SóProvas



Prova FUNCERN - 2015 - IF-RN - Assistente em Administração


ID
1672816
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as opções a seguir, a sequência de ações que o usuário deverá desenvolver para aplicar o recurso Negrito em todo um parágrafo de um texto digitado no Microsoft Word 2013, na versão em Português para Sistema Operacional Windows, é:

Alternativas
Comentários
  • Na Barra de Formatação encontramos os botões para aplicação destes efeitos. Eles são identificados pela letra do nome do próprio efeito, isto é N de negrito, I de itálico , S de sublinhado.

    Para aplicarmos tais efeitos, basta selecionar a região e dar 3 cliques sobre o efeito desejado. Poderá ser aplicado mais de um efeito a mesma região. Para remover o formato, selecione a região e clique outra vez sobre o botão desejado.

  • Word:

    1 clique: posiciona o cursor

    2 cliques: seleciona a palavra

    3 cliques: seleciona o parágrafo

    CTRL + T: selecionar todo o texto

    Avante!

  • Qual é o erro da alternativa C?

     

  • Gêrglyson Lima, o erro da  "C" é que com 2 cliques seleciona apanes a palavra e não o paráfrago.

  • Que isso, Leonardo C.! Induzindo os colegas em erro? Tanto a letra C quanto a D estão erradas! Onde já se viu colocar o cursor do mouse no início do parágrafo, pressionar o botão N e todo o parágrafo ficar em Negrito! E a letra C também está errada, pois dois cliques no mouse seleciona uma palavra, e não o parágrafo todo!

     

    Gabarito: letra B.

  • 3 clique seleciona o parágrafo.
    Na guia Página inicial, Grupo Fonte, Opção Negrito.

    GABARITO -> [B]

  • Questão repetida :/


ID
1672819
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao ligar um computador tipo PC (Personal Computer), o programa que se responsabiliza por verificar o hardware da máquina e iniciar o carregamento do sistema operacional instalado é o

Alternativas
Comentários
  • BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS


    gab b

  • Primeiro passo é saber o que é Memória ROM

    Memória ROM é somente utilizada para leitura, pois nela está gravada as características do computador. Essa memória vem de fábrica com toda a rotina necessária e não deve ser alterada. Dentro dela vem:

    BIOS: Sistema básico de entrada e saída, "ensina" o processador a trabalhar com os periféricos mais básicos do sistema.

    POST: Faz um autoteste sempre que ligamos o micro.

    SETUP: programa de configuração de hardware do pc.

    OBS: É muito comum haver confusões nos nomes (chamar POST ou SETUP de BIOS). Atualmente usa-se o nome BIOS para algo genérico, podendo ser interpretado como "tudo que está contido na memória ROM do micro".

    (A casa do concurseiro)

    Avante!

  • Sistema Básico de Entrada e Saída ( BIOS -Basic Input Output System)

    Uma noção de inglês responde a questão.

  • BIOS (Basic Input/ Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída): é um programa (software) pré-gravado pelo fabricante da placa-mãe e colocado em uma memória ROM (permanente), na placa-mãe do computador. Quando um computador é ligado, é a BIOS que inicializa a máquina, verificando as memórias, discos rígidos e dispositivos de entrada e saída. Somente depois do “OK” da BIOS que o sistema operacional do computador é inicializado.

    Fonte: www.estrategiaconcursos.com.br

    Prof: Victor Dalton

  • A palavra BIOS é um acrônimo para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Trata-se de um mecanismo responsável por algumas atividades consideradas corriqueiras em um computador, mas que são de suma importância para o correto funcionamento de uma máquina. Se a BIOS para de funcionar, o PC também para.

  • Sistema Básico de Entrada e Saída = BIOS

  • AO LIGAR O COMPUTADOR =ENTRA EM AÇÃO O (BIOS) SISTEMA BÁSICO DE ENTRADA E SAÍDA.

  • Importante saber a diferença:

    Bios: sistema básico de entrada e saída. O primeiro a ser acionado quando quando inicializamos o PC.

    Boot: é o nome dado ao processo de inicialização do PC.


ID
1672822
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O computador digital é um sistema composto por partes que, atuando em conjunto, permitem que ele realize as tarefas que foram especificadas. As quatro partes básicas que compõem o computador digital são

Alternativas
Comentários
  • A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados[1] . A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador[2] . O termo vem sendo usado desde o início de 1960.[3] A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.


    Dispositivo de entrada são dispositivos que fornecem informação para as operações num programa de computador, também chamados de unidades ou periféricos de entrada (no inglês input/output - entrada/saída).


    unidade de memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.


    Dispositivo de saída são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Exemplos: projetor de vídeo, impressora e monitor.



  • Questão ridícula...

     

  • Computador digital são as unidades básicas: entrada, saída, processamento e memória.

    Computador físico são componentes básicos: teclado, monitor, mouse e gabinete.

  • É de pirar o CA-BE-ÇÃO! kkkkkkkkkkkk

  • Cobrou o conceito de Arquitetura de Von Neumann

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_von_Neumann

  • unidade de entrada de dados, unidade de memória, unidade de processamento, unidade de saída de dados = ARQUITETURA DE VON NEUMANN

  • Estudar informática é um verdadeiro carnaval...

ID
1672825
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando se utiliza um documento com muitas páginas no Microsoft Word 2013, na versão em Português para Sistema Operacional Windows, torna-se demorado localizar ou mesmo substituir uma determinada palavra apenas fazendo uma leitura e redigitação do texto. No entanto, o referido aplicativo disponibiliza as ferramentas Localizar e Substituir que podem ser acessadas através do grupo

Alternativas
Comentários
  • Para Localizar textos no word 2010 navegue na guia Página Inicial e vá até o grupo Edição, localizado à direita da barra de ferramentas, você encontrará os botões Localizar e Substituir.


    gab d

  • Página Inicial >>> grupo Edição >>> Localizar / Substituir / Selecionar

    Atalho: CTRL + U

    Atalho!

  • Atalho ctrl + U. Está na última guia da página inicial. 

  • ALTERNATIVA D)

     

    Reparem que o comando da questão fala em grupo. Nesse caso você ja eliminaria as alternativas B e C por se tratarem de guias. A palavra inserção não se refere nem a grupo e nem a guia, restanto apenas a alternativa d.

  • Na guia “página inicial” existem os seguintes comandos:

     

    - ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

    - FONTE

    - PARÁGRAFO

    - ESTILO

    - EDIÇÃO

  • Questão idiota. Eu faço Ctrl-L e Ctrl-U há mais 20 anos, sempre funcionou em todas as versões do word... e agora tenho que saber o nome do "grupo"? Se fosse nome da "guia", beleza, questão de localização é importante... mas para que serve o nome do grupo???

  • Menu: Página Inicial Grupo: Edição = Contém as opções: Localizar, Substituir Selecionar.

    ATALHOS:

    Localizar (Ctrl+L)

    Substituir (Ctrl+U)

    OBSERVAÇÃO: No botão Localizar há a opção Ir para (Alt+Ctrl+G)

     

    “Se o caminho é difícil, então é porque você vai no rumo certo.”

     


ID
1672828
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma rede de computadores de uma empresa de médio ou grande porte, diversos equipamentos podem ser utilizados. Dentre esses equipamentos,

Alternativas
Comentários
  • Um comutador (em inglês switch) é uma ponte multiportas, o que quer dizer que se trata de um elemento ativo que age no nível 2 do modelo OSI, é um equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se ligam a ele, que então direciona os dados enviados de um computador especificamente para outro. É como um sistema de PABX que conecta sua ligação exatamente para o ramal desejado deixando os outros livre. Outro equipamento com a mesma função é o HUB (concentrador), a diferença dos dois reside no fato de que o HUB não é capaz de direcionar os dados de um nó, ao contrário, ele os envia a todos conectados à rede ao mesmo tempo, o destino desencapsula a mensagem e os outros a ignoram, é como diversas pessoas falando numa extensão de telefone. Não é preciso dizer que o Switch é mais eficiente que o HUB já que ele organiza para onde vai a mensagem enviada.

  • Hub

    O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

    Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

    Caso o cabo de uma máquina seja desconectado ou apresente algum defeito, a rede não deixa de funcionar, pois é o hub que a "sustenta". Também é possível adicionar um outro hub ao já existente. Por exemplo, nos casos em que um hub tem 8 portas e outro com igual quantidade de entradas foi adquirido para a mesma rede.

    Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho.


    Switch

    O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

    Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.

    O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.


  • Não conhecia esse "telnet"

  • GAB : C 

  • Gab C

     

    Complementando...

    TELNET é um protocolo que permite acessar os computadores a distância ( assistência técnica, hack, invasão...)

  • SWITH= CONECTA REDES


ID
1672831
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Processadores da família x64 são comuns em computadores pessoais. Uma de suas principais características é a de serem capazes de processar, conceitualmente, por ciclo de clock, blocos de até

Alternativas
Comentários
  • É assim chamado devido ao fato de os primeiros processadores dessa linha terem os nomes de 8086, 80186, 80286, 80386 e o 80486 (esses 3 ultimos popularmente conhecidos por 286, 386 e 486). Como não é possível registrar marca sobre números, os fabricantes de processadores passaram a usar nomes como Pentium, Athlon, entre outros. capazes de processar, por ciclo de clock, blocos de até 8 bytes


    gab a

  • Num belo de um chute...

  • A banca quis confundir o candidato.

    Um processador que trabalha com 32 bits, transmite 32 bits de cada vez; por sua vez, um processador de 64 bits transmite 64 bits de cada vez, e não 64 bytes de cada vez.

    64 bits equivale a 8 bytes.

  • Entenda que 1Byte equivale a 8 bites. Nesse caso, faça a regra de três:

    1 Byte = 8bits

    X Byte = 64bits  =>>>>>>>>>>>>>> X= 64/8 ; X= 8.

     

  • 8 bits = 1 byte

     

    portanto:

     

    64 bits = 8 bytes

  • kkkkkkkkkkkk errei !

    Prova de que nem sempre o que parece óbvio é a resposta!

    Joinha pra quem marcou 64 bytes!   =)

     

    1 byte -------- 8 bits

    X bytes ------ 64 bits

    X = 64 / 8 = 8 bytes

  • 64 Bits = 8 Bytes
    32 Bits = 4 Bytes

  • 1 bit=8 bytes

    logo 64 bits =8 bits

  • GABARITO LETRA "A"

    x64 processa até 64 bits e, não, 64 bytes. Como 1 byte tem 8 bits, ele é capaz de processar blocos de até 8 bytes.

    FONTE: Estratégia Concursos.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"


ID
1672837
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre os comandos de formatação do Microsoft Word 2013, na versão em Português para Sistema Operacional Windows, o ícone que é responsável por remover toda a formatação de um texto selecionado, deixando apenas o texto normal, não formatado, é

Alternativas
Comentários
  • a-  LIMPAR FORMATAÇÃO

    b- EFEITO DE TEXTO - alterando seu preenchimento ou contorno ou adicionando efeitos, como sombras, reflexos, brilhos, bisel ou rotações tridimensionais (3D).

    c- COR DO REALCE DO TEXTO -  fazer o texto como se tivesse marcado com um marca-texto

    d- COR DA FONTE -  alterar com do texto


    gab a

  • Econtra-se na guia PÁGINA INCIAL, grupo FONTE.

    GABARITO -> [A]

  • Em página inicial: Grupo fonte explica todos dos ícones. 


ID
1672846
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A ausência ou o afastamento é considerado como efetivo exercício, previsto pela Lei nº 8.112/1990, quando ocorre

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de

     I - férias;

      II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

      III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído ou em programa de pós-graduação stricto sensu no País, conforme dispuser o regulamento;

      V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

      VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;

      VII - missão ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento, conforme dispuser o regulamento;

      VIII - licença:

      a) à gestante, à adotante e à paternidade;

      b) para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo;

      c) para o desempenho de mandato classista ou participação de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores para prestar serviços a seus membros, exceto para efeito de promoção por merecimento;

      d) por motivo de acidente em serviço ou doença profissional;

      e) para capacitação, conforme dispuser o regulamento;

      f) por convocação para o serviço militar;

      IX - deslocamento para a nova sede de que trata o art. 18;

      X - participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior, conforme disposto em lei específica;

      XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.


  • Letra A- falsa. Para casamento sao 8 dias.

    Letra B - falsa. Para licenca paternidade sao 5 dias consecutivos 

    Letra C - correta. 

    Letra D. Falsa. Para tratamento da propria saude o limite eh de ate 24 meses.

  • Gab. C



    A) 8 dias Casamento ou Morte - Art. 97


    B) 5 dias Licença-Paternidade - Art. 208.


    C) Gabarito - Art. 102. XI


    D) Até 24 meses - Art. 102 -VIII alínea B



  • Qual é o problema da (B)?

  • licença paternidade são 5 dias. art. 208. 

  • Alternativa A (Errada)

     Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: 

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :        a) casamento;

     

    Alternativa B (Errada)

     Art. 208.  Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.

     

    Alternativa C (Certa)

      XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere

     

    Alternativa D (Errada)

     b) para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo; 

  • Se pode se ausentar por oito dias, pode por sete também. E vai ser contado como efetivo exercício.

  • Se faltar 7 dias por causa de casamento leva falta então?

  • Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

      XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

     

    gabarito letra C.

  • É tudo ou nada!????

    ou fica 8 dias curtindo a lua de mel, ou fica trabalhando!!! 

    7 dias não pode??

  • Diego Lima, dá-se a entender que se passar de 7 não conta como efetivo exercício.

  • Questão mal elaborada.

    A) Se a pessoa casar e quiser voltar com 7d não pode? pode e será considerado efetivo exercício ora;

  • Zaqui Silva, não leva falta. O erro nesta assertiva é que pela lei 8112 são 8 dias consecutivos. 

    Se a assertiva A estivesse correta, então o seu 8ª dia de "lua-de-mel" seria descontado, sendo que a lei 8112 não diz isso. 

     

    Então o servidor se casando, pode faltar 8 dias e será contado como efetivo exercicio.

  • A) 8 dias de licença para casamento. INCORRETA

    B) 5 dias licença paternidade. INCORRETA

    C) CORRETA

    D) licença para tratamento de saúde é de até 24 meses. INCORRETA

  • Muita graça esses examinadores que pegam letra de lei e inventam entendimentos próprios em relação aos parágrafos e incisos. Muita graça...

     

     

  • Agora, os servidores regidos pela lei 8.112/90 terão direito a 20 dias de licença-paternidade, cinco dias concedidos pelo art. 208 pela lei 8.112/90, mais quinze dias de prorrogação.

  • Conta como tempo de serviço, s/ remuneração

  • A) pelo prazo de sete dias consecutivos, em razão de casamento.

    8 dias

    B) pelo prazo de oito dias consecutivos, em razão de licença-paternidade.

    5 dias

    C) para servir em organismo internacional de que o Brasil participa ou com o qual coopera.

    Correto

    D) para tratamento de saúde, até o limite de um ano e meio, em cargo de provimento efetivo.

    24 meses

  • a alternativa C é a correta, mas lembrando que há prejuízo da remuneração!!

    (artigo 96)

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.112/90. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 97, Lei 8.112/90. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento.

    B. ERRADO.

    Art. 208, Lei 8.112/90. Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.

    C. CERTO.

    Art. 96, Lei 8.112/90. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração.

    D. ERRADO.

    Art. 102, Lei 8.112/90. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    VIII - licença:

    b) para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
1672849
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, ao entrar em exercício, ficará sujeito a estágio probatório por período de vinte e quatro meses, durante o qual a sua aptidão e a sua capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados, entre outros, os fatores de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 

      I - assiduidade;

      II - disciplina;

      III - capacidade de iniciativa;

      IV - produtividade;

      V- responsabilidade.


  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • (A)
    Mnemônico do Evandro Guedes (Alfa)
    ACADIPRORE

    Avaliação para o desempenho do cargo

     I -   Assiduidade;
     III - CApacidade de iniciativa;
     II -  DIsciplina;
     IV - PROdutividade;
     V-  REsponsabilidade.


  • Mas a EmC n19 não diz que são 3 anos de estágio probatório? Pq as bancas ainda não obedecem isso nas perguntas?

  • ESTÁGIO PROBATÓRIO


    - ASSIDUIDADE

    - DISCIPLINA 

    - CAPACIDADE DE INICIATIVA

    - PRODUTIVIDADE

    - RESPONSABILIDADE


    DEVERES DO SERVIDOR


    - EXERCER COM ZELO E DEDICAÇÃO AS ATRIBUIÇÕES

    - SER LEAL

    - OBSERVAR NORMAS LEGAIS E REGULAMENTARES

    - CUMPRIR AS ORDENS SUPERIORES

    - ATENDER COM PRESTEZA

    - LEVAR AS IRREGULARIDADES DE QUE TIVER CIÊNCIA EM RAZÃO DO CARGO

    - ZELAR PELA ECONOMIA DO PAPEL E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

    - GUARDAR SIGILO SOBRE ASSUNTO DA REPARTIÇÃO

    - MANTER CONDUTA COMPATÍVEL COM A MORALIDADE ADMINISTRATIVA

    - SER ASSÍDUO E PONTUAL

    - TRATAR COM URBANIDADE AS PESSOAS

    - REPRESENTAR CONTRA ILEGALIDADE, OMISSÃO OU ABUSO DE PODER

  • ESTÁGIO PROBATÓRIO


    - ASSIDUIDADE

    - DISCIPLINA 

    - CAPACIDADE DE INICIATIVA

    - PRODUTIVIDADE

    - RESPONSABILIDADE


    DEVERES DO SERVIDOR


    - EXERCER COM ZELO E DEDICAÇÃO AS ATRIBUIÇÕES

    - SER LEAL

    - OBSERVAR NORMAS LEGAIS E REGULAMENTARES

    - CUMPRIR AS ORDENS SUPERIORES

    - ATENDER COM PRESTEZA

    - LEVAR AS IRREGULARIDADES DE QUE TIVER CIÊNCIA EM RAZÃO DO CARGO

    - ZELAR PELA ECONOMIA DO PAPEL E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

    - GUARDAR SIGILO SOBRE ASSUNTO DA REPARTIÇÃO

    - MANTER CONDUTA COMPATÍVEL COM A MORALIDADE ADMINISTRATIVA

    - SER ASSÍDUO E PONTUAL

    - TRATAR COM URBANIDADE AS PESSOAS

    - REPRESENTAR CONTRA ILEGALIDADE, OMISSÃO OU ABUSO DE PODER

  • Pra nunca mais errar

    A CA DI PRO RE


    A           ssiduidade

    CA        pacidade e iniciativa

    DI          sciplina

    PRO     dutividade

    RE       sponsabilidade


    Fonte:

    Evandro Guedes do Alfacon


  • Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

    Iniciativa

    Disciplina

  • Capacidade de iniciativa

    Assiduidade

    Responsabilidade

    Produtividade

    Disciplina

  • Mnemônico:

    CD de RAP

    Capacidade de Iniciativa

    Disciplina

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

  • Artigo 20 da lei 8112/90 I assiduidade II disciplina III CAPACIDADE DE INICIATIVA IV RESPONSABILIDADE
  • CRAPD

    Capacidade de Iniciativa

    Disciplina

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

  • A - CA - DI - PRO -RE 

    Assiduidade

    Disciplina

    Capacidade de Iniciativa

    Produtividade

    Responsabilidade

  • É o famoso RAPID:

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

    Iniciativa

    Disciplina

     

  • NDR, pois não são 24meses e sim 36.

  • Todo mundo está cansado de saber que a sujeição pelo prazo de 24 meses no estágio probatório já foi revogado pela EC 19/98 passando para 36 meses. Típica questão de ctrl C + ctrl V da versão desatualizada da lei ainda. 

  • A DICA REPROva

    A - ASSIDUIDADE

    DI - DISCIPLINA

    CA - CAPACIDADE DE INICIATIVA

    RE - RESPONSABILIDADE

    PRO - PRODUTIVIDADE

  •  Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • Macete: Sabe quando você tá estudando e CAI A DPRÊ?

  • Desatualizada. 36 meses. 

  • GABARITO LETRA A.

    Tenho que passar pelo estágio probatório de forma RAPID.

     

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

    Iniciativa

    Disciplina

     

    #JESUS PRÍNCIPE DA PAZ

  • Antonio Neto, é necessário se atentar ao comando da questão:

    CF : 3 anos

    Lei 8112/90: 24 meses

    Se o comando da questão pedir de acordo com a lei 8112/90, o estágio probatório será de 24 meses.

     

  • PADRI : 

    Produtividade

    Assiduidade

    Disciplina

    Responsabilidade

    Iniciativa

  • Jura que estágio probatório são 24m? e a CF, Senhor examinador, ficou debaixo do travesseiro?

     

  • Se a Lei 8.112/90 contraria a CF/88, pq não alterar o texto da lei?

    E pq uma banca safada usa isso como texto?

  • Daniela Matos e aos outros colegas que pesam sobre os 24 meses da Lei 8.112/90. A eficácia do inciso já era, contudo, para fins de prova de concursos, ela tá valendo porque está la na letra da Lei. Portanto, se a banca pedir o que está expresso na 8.112/90 devemos marcar a assertiva, caso não haja uma relacionada a 36 meses, a que pede os 24.

     

    Confuso, não? Pois é! Bem vindos ao mundo LINDO dos concursos.

  • CD de RAP

    capacidade de iniciativa

    disciplina

     

    Responsabilidade

    assiduidade

    produtividade

     

  • CD de RAP

  • Questão desatualizada


ID
1672855
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

O ensino médio, além de atender à formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. Segundo a Lei nº 9.394/1996,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A Seção IV-A Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008) Art. 36-A. Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008) Parágrafo único. A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008) Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008) I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008) II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)
  • Gabarito A Art. 36-A. Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008) Parágrafo único. A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

ID
1672858
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, as instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares,

Alternativas
Comentários
  • Art. 42.  As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.


    Resposta letra D

  • Gabarito D Art. 42. As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)
  • Art.C 42. Instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares

    -> oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade

     

  • Art. 42. As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade

  • Corrigindo:
    A) Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    B) A parte diversificada  dos  currículos  de  que  trata o caput do art. 26, definida em cada sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural.        

    C)Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. 

    D) CORRETA.

  • Letra "D"

    CAPÍTULO III

    DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Da Educação Profissional e Tecnológica

    Art. 42.  As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.          (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)


ID
1672864
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um processo seletivo para a ocupação de vagas em uma empresa, 40 candidatos se inscreveram. Desses, 16 são do sexo masculino, 9 se declararam fumantes e 19 são mulheres que se declararam não fumantes.
Diante desses quantitativos, o total de maneiras distintas que podemos utilizar para selecionar 2 homens e 2 mulheres entre os não fumantes é de

Alternativas
Comentários
  • 16 homens, sendo 12 ñ fumantes e 4 fumantes = combinação (12;2) =  66

    24 mulheres sendo 19 ñ fumantes e 5 fumantes = combinação(19;2)= 171

    resposta: 66 x 171 = 11286 combinações


  • Fórmula da combinação simples: C (m, p) = m! / p! (m-p)!

    No caso da questão, C (12,2) e C (19,2) ...

  • C n,p =      n!     
              p! (n – p)!

    n é a quantidade de elementos de um conjunto
    p é um número natural menor ou igual a n, que representa a quantidade de elementos que irão formar os agrupamentos.

     

  • NÃO ENTENDI PQ SÃO 4 HOMENS  FUMANTES SE A QUESTÃO DIZ QUE SÃO 9?

    ALGUÉM EXPIQUE!

  • Lendo o texto com cuidado, podemos ver que são 9 candidatos que se declararam fumantes... e não homens.

  • Eu fiz

    12x11x19x18/4    = 11.286

  • Essa faz perder tempo kkk, pura interpretação

  • Alguém, por favor, poderia me explicar o porquê de o resultado da combinação de (12;2) ser = 66

    e da (19;2) ser = 171.

    Os meus cálculos aqui estão dando completamente diferentes. ;/

  • "Desses, 16 são do sexo masculino, 9 são fumantes..."

    "Desses" se refere aos 40, logo 9 fumantes também. Então:

    16 homens

    24 mulheres - 19 (não fumantes) - 5 fumantes

    Se vc tem 5 fumantes do sexo feminino e dos 40 são 9 fumantes restam 4 fumantes do sexo masculino

    16 homens - 4 fumantes - 12 (não fumantes)

  • A ordem não importa, porém por se tratar de pessoas não pode repetir.

    Combinação de 12 para 2 e 19 para 2, logo temos 6x11x19x9 = 11.286 (GAB. B)

    Talvez a sua dúvida seja sobre a questão dos fumantes e não fumantes e como eu cheguei a 12 (não fumantes)

    para tal usei o diagrama de Venn levando em consideração a intersecção entre o conjunto dos homens e fumantes.

    Para mim deu certo dessa forma, a modelagem é individual o resultado é geral.

    Força de honra!

  • I) Desses, 16 são do sexo masculino → logo, 24 são mulheres (restante para atingir 40, que é o total)

    II) 19 são mulheres que se declararam não fumantes → se das 24 mulheres 19 não fumam, então 5 fumam

    III) 9 se declararam fumantes → se já há 5 mulheres fumantes, então 4 são homens fumantes (para completar 9)

    Então, combinando as informações de I e III, temos que 16 são homens e desses apenas 4 fumam, logo 12 são os que não fumam.

    Homens(16) = Fuma(4) + ÑFuma(12)

    Mulheres(24) = Fuma(5) + ÑFuma(19)

    Combinando 2 homens não fumantes: C12,2

    Combinando 2 mulheres não fumantes: C19,2

    C12,2*C19,2 = 11.286

    LETRA C

  • Capciosa.


ID
1672867
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante uma aula de curso técnico, um aluno ficou intrigado com a decoração de um escritório de arquitetura que contava com um aquário, cuja forma era a de um paralelepípedo reto retângulo, apoiado em uma mesa. As dimensões desse aquário mediam 50 cm x 80 cm x 40 cm. O fato que intrigou o aluno foi observar que o aquário, quando apoiado sobre a face de dimensões 50 cm x 80 cm, tinha o nível da água a 30 cm de altura. O estudante decidiu calcular a altura em que a água ficaria, imaginando o aquário apoiado sobre a face de dimensões 40 cm x 80 cm e mantendo o mesmo volume de água.

O resultado dessa altura seria de:

Alternativas
Comentários
  • 50*80*30=12000 ->volume

    virou o aquário, mas o volume é o mesmo.   40*80*x=12000 ----> x=12000/40*80   ---> x=37,5 cm

  • Raciocínio:

    Temos que igualar o volume atual com o volume que pretendemos encontrar.


    - Para temos que encontrar o volume do aquário atual, sendo paralelepípedo, com 30cm de altura:

         - V = a.b.c

    - V = 50*80*30 = 120.000

    - Agora tenho que igualar com a nova proposta, colocando um icógnita na altura que não sabemos:

         - 40*80*x = 1200

    - 3200x = 120000

    - x = 120000/3200 = 37,5cm.

  • SEM MUITA ENROALÇÃO!!!

    REGRA DE TRÊS SIMPLES


ID
1672870
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A circunferência de equação cartesiana (x – 1)² + (y – 1)² = 5 intercepta os eixos coordenados nos pontos (a, b), (c, d), (e, f) e (g, h).

O valor absoluto da soma a + b + c + d + e + f + g + h é igual a

Alternativas
Comentários
  • Bem simples,

    para achar os valores onde a circunferência intercepta o eixo X é só admitir y=0 e resolver a equação ou x=0 para achar Y

    para y = 0

    (x-1)^2 = 5   >>>>> x^2 - 2x + 1 - 5 = 0  >>>>>  x^2 - 2x - 4 =0   >>>>> delta = 16   >>>>>>>> x1 = 3 e x2 = -1

    para x = 0

    (y-1)^2 = 5   >>>>> y^2 - 2y + 1 - 5 = 0  >>>>>  y^2 - 2y - 4 =0   >>>>> delta = 16   >>>>>>>> y1 = 3 e y2 = -1

    logo os pontos são (-1,0); (3,0) para o eixo X e (0,-1); (0,3) para o eixo Y

    R = -1 + 0 +3 +0 + 0 - 1 + 0 + 3 = 4 

    resposta D

  • x = 0 eu vou obter y = 3 e y = -1

    y = 0 eu vou obter x = 3 e x = -1

     

    Os pontos serão: 

    (a) x = 0 , (b) y = 3

    (c) x = 0 , (d) y = -1

    (e) x = 3 , (f) y = 0

    (g) x = -1 , (h) y = 0

     

    Substituindo as letras: 0 + 3 + 0 + (-1) + 3 + 0 + (-1) + 0 = 3 - 1 + 3 - 1 = 4

     

    Gabarito: letra D

  • Alguém poderia explicar?

  • Os pontos (2,3) e (3,2) também satisfazem a equação e são interceptados pela circunferência, assim como os pontos (0,3) e (3,0) já citados pelos colegas. Mas ao fazer a soma com esses quatro pontos que citei não se encontra a resposta correta, então gostaria de saber o porquê desses pontos [ (2,3) e (3,2) ] não estarem corretos e só os pontos achados ao substituir x ou y por 0 estão corretos. Acredito que qualquer ponto que satisfaça a equação e seja interceptado pela circunferência seja válido. Se alguém entedeu de outra forma ou sabe em que estou errando fala aí, agradeço.

  • vamos usar X=0 e Y=0, todavia só farei X=0. O msm vcs farão para o Y=0.

    X=0 :       ( 0 - 1 )² + ( Y - 1 )² = 5

                    ( 0 - 1 ) ( 0 - 1 ) + ( Y - 1 ) ( Y - 1 ) = 5

                     + 1+ Y² - Y - Y + 1 - 5 = 0

                      Y² - 2Y - 3 = 0

                      a = 1    b = - 2    c = - 3

                       ( 2 +- √ 4 + 12 ) / 2  --->>> ( 2+4 ) /2 = 3 

                                                        --->>> ( 2-4 ) /2 = -1

    Para X = 0 --->>> Y = 3 e Y = -1

    Para Y = 0 --->>> X = 3 e X = -1

    Logo :   ( a ) X=0, ( b ) Y=3

                 ( c ) X=0, ( d) Y=-1

                 ( e ) X=3, ( f ) Y=0

                 ( g ) X=-1, ( h) Y=0

    soma = 0+0+0+0+3+3-1-1= 4 

     

                          


ID
1672876
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma sala de aula com 38 estudantes, há 18 homens e 20 estudantes com idade acima de 15 anos, dos quais 8 são mulheres.

Escolhendo aleatoriamente um estudante dessa sala, a probabilidade de ser mulher ou ter idade superior a 15 anos equivale a

Alternativas
Comentários
  • 20 mulheres(8 acima de 15 anos+12 abaixo) + 12 (homens acima de 15 anos ) / 38 (total de estudantes ) = 32/38 = 16/19

  • São 38 estudantes

     

    Destes 38: 

    18 Homens e 20 Mulheres

    Dos 18 homens: 12 acima de 15 anos + 6 abaixo de 15 anos

    Das 20 mulheres: 8 acima de 15 anos + 12 abaixo de 15 anos

     

    A questão diz: "a probabilidade de ser mulher ou ter idade superior a 15 anos"

    Probabilidade de ser mulher: 20

    Probabilidade de ter idade superior a 15 anos: as 8 mulheres já foram incluídas nas 20 (acima) e agora acrescenta os homens com idade superior a 15 anos > 12

    Total: 20 + 12 = 32 estudantes

     

    Para calcular a probabilidade sempre coloca o valor total no denominador e o valor achado nos calculos no numerador: 32 dividido por 38 

    Simplificando vamos obter: 16/19

     

    Gabarito: letra A

  • ESSA QUESTÃO NÃO TEM PÉ NEM CABEÇA

    O ENUNCIADO NÃO DIZ SE AS PESSOAS QUE TEM MAIS DE 15 ANOS TEM QUE SER HOMEM

  • Dá pra inferir, renê

  • SÃO 2 PROBABILIDADES

    20/38*8/20= 16/19

    obs.multiplica e simplifica.

  • SE TIVER O (ou) É PROBABILIDADE DA UNIÃO DE DOIS EVENTOS.

  • 32/38+12/38=32/38=

    16/19

  • É uma disjunção com intersecção:

    P(A U B) = P(A) + P(B) - P(AeB)


ID
1672879
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam x, y e z três números naturais distintos tais que a média aritmética entre y e z vale 116 e a média aritmética entre x, y e z vale 183.

A soma dos algarismos do número x é igual a

Alternativas
Comentários
  • 1) (y+z)/2 = 116

    2) (x+y+z)/3 = 183

    ---

    Resolvendo a equação 1:

    (y+z)/2 = 116

    = (y+z) = 232

     

    Substituindo na equação 2:

    (x+y+z)/3 = 183

    (x + 232) / 3 = 183

    x + 232 = 549

    x = 317

     

    Somando os algarísmos: 3 + 1 + 7 = 11

     

    Gabarito: letra C 

  • 1º 116 x 2 = 232 

    2º 183 x 3 = 539 

    3º 539 - 232 = 317 (valor de x)

    somando os algarismos de x: 3 + 1 + 7 = 11

  • sheila sua resolucao e muito longa aff


ID
1672882
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A Loja Alfa encomendou uma pesquisa de mercado sobre a venda de seus produtos. Em relação ao produto Beta, a pesquisa concluiu que a cada real que baixasse no preço de um certo produto, a Loja Alfa conseguiria um aumento mensal de 40 unidades vendidas. Atualmente, o preço de venda do produto Beta é de R$ 42,00 por unidade, produzindo uma receita mensal de R$ 16.800,00.

De acordo com esse estudo, a loja Alfa conseguirá, com o produto Beta, a máxima receita se o preço unitário for de:

Alternativas
Comentários
  • http://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=21&t=9740

  • se a receitra mensal é 16.800 por 42 reais, temos:
    Unidades: 16.800 / 42 = 400 unidades.

     

    Para cada x real a menos no preo (42 - x) temos 40 unidades a mais (400 + 40x)

    A equação fica:
    (400 + 40x) . (42-x) = 16.800 

    Resolvendo:

    16.800 - 400x + 1680x - 40x² = 16.800

     

    -40x² + 1280x = 0 (divide por 10 para simplificar)

    -4x² + 128x = 0

    a formula para achar o valor máximo de X é:

    -b / 2a

    -128 / -8

    Máximo = 16. Esse é o desconto máximo possível:  42 do preço original menos 16

    Resposta: R$ 26,00


ID
1672885
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere x um arco tal que π/2 < x < π e sen x = 3/5 .

Sobre os referidos dados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fórmulas:

     

    a) sen²x + cos²x = 1

    b) sen2x = 2.senx.cosx

    c) cos2x = sen²x - cos²x

     

    Sabemos pela questão que sen x = 3/5

    Agora é só substituirmos nas equações para acharmos os valores de: cosx, sen2x e cos2x

     

    Vamos encontrar: 

    cosx = -4/5 (sinal negativo devido π/2 < x < π referir-se ao segundo quadrante e no cosseno o sinal é negativo)

    sen2x = -24/25

    cos2x = -7/25

     

    Gabarito: letra D

    sen 2x < cos x < sen x

    -24/25 < -4/5 < 3/5

     

    * Acredito que seja essa a resolução da questão. Se alguém souber outra forma poste nos comentários.

  • Olá Sheila... Muito boa sua colocação. Só um porém, o seno não seria positivo por estar no segundo quadrante ? Se sim, já contrariaria a resposta

  • Solução:

    Para responder esta questão precisamos conhecer uma formula das relações fundamentais da trigonometria: sen²x + cos²x = 1 e mais duas fórmulas, seno do arco duplo e cosseno do arco duplo: sen2x = 2.senx.cosx e cos2x = sen²x - cos²x

    aplicando a primeira fórmula temos: sen²x + cos²x = 1 à (3/5)² + cos²x = 1 à Cosx = 4/5 mas como a questão menciona que está entre os ângulos 90º e 180º teremos um cosseno de valor negativo Cosx = -4/5.

    Aplicando a fórmula do seno do arco duplo temos: sen2x = 2.senx.cosx à 2*(3/5)*(-4/5) à sen2x = -24/25

    Aplicando a formula do cosseno do arco duplo temos: cos2x = sen²x - cos²x à 9/25 – 16/52 = -7/15

    Temos:

    Senx = 3/5 Cosx = -4/5 Sen2x = -24/25 Cos2x = -7/25à tirando o mmc de todos os denominadores e multiplicando o resultado pelos numeradores teremos números inteiros que representarão de forma proporcionais os valores dos senx, cosx, sen2x e cos2x: Senx = 15 Cosx = -20 Sen2x = -24 Cos2x = -7 à colocando em ordem: sex2x (-24) < cosx (-20) < cos2x (-7) < senx (15)

    Gabarito letra D

  • Só uma pequena ressalva aos comentários abaixo: cos(2x) = cos²x - sen²x, e, desta maneira, tem-se:

    cos(2x)= 0,8² - 0,6² = 0,28 (positivo mesmo!)


ID
1672894
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pesquisa realizada com os clientes de uma cantina na hora do intervalo apontou que, na compra de 7 chocolates, 3 pasteis e um suco, gasta-se R$ 24,00. Se a compra for de 10 chocolates, 4 pasteis e um suco, o preço será de R$ 33,00.

Para comprar um chocolate, um pastel e um suco, o gasto, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • 10 c + 4p + s = 33

    7 c + 3p + s = 24

    Resolvendo o sistema temos que : 3 c + p = 9

    logo :

    3 (3c+ p) + c + p +s = 33

    3 x 9 + c + p + s = 33

    c + p + s = 33 - 27 = 6

  • Não resolvi em forma de equação, apenas por dedução!!!

     

    10 chocolates — 4 pasteis — 1 suco = R$ 33,00

    7 chocolates — 3 pasteis — 1 suco = R$ 24,00

     

    Se observarmos nessas duas primeiras opções houve diminuição de 3 chocolates, 1 pastel e o suco se manteve em 1. Em relação ao valor pago houve redução de R$ 9,00. Podemos então "tentar" manter esse padrão para ver o que acontece!

     

    10 chocolates — 4 pasteis — 1 suco = R$ 33,00

    7 chocolates — 3 pasteis — 1 suco = R$ 24,00

    4 chocolates — 2 pasteis — 1 suco = R$ 15,00

    1 chocolate — 1 pastel — 1 suco = R$ 6,00   →→→ E chegamos ao resultado da questão que pergunta: "Para comprar um chocolate, um pastel e um suco, o gasto, em reais, é de ????"  Resposta: R$ 6,00

     

    Gabarito: letra C

  • Apenas simplifiquei o que entendi pelo raciocínio dos dois primeiros comentários dessa questão.


    10 c + 4p + 1s = 33

    7 c + 3p + 1s = 24

    Resolvendo o sistema temos que : 3 c + p = 9

    Isso significa que a cada 3 chocolates e 1 pastel a conta "sobe" R$ 9,00. O mesmo acontece se retirarmos esses itens da "comanda":


     7 c + 3p + 1s = 24

    - 3c -1p = -9

    4C + 2P + S = 15


    ... continua retirando


    4C + 2P + 1S = 15

    - 3c  -1p  = -9


    Resultado: 1C + 1P + 1S = 6






  • se acrescentarmos a mais uma equação (representando o acréscimo), o sistema terá solução, facilitando a resolução, 3 equações 3 icógnitas.

    7c+3p+s=24

    10c+4p+s=33

    3c+p+s=9 (esta eq. representa o acréscimo da segunda compra em relação a primeira)

    agora o sistema tem solução,ao resolve-lo temos:

    c=1,5

    p=4,5

    s=0

    somando c p e s teremos 6 reais.


ID
1672900
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática

Uma indústria instalada numa cidade iniciou a sua produção no ano de 2012, com a fabricação de 10.000 (dez mil) unidades do seu principal produto. A partir de então, a taxa de elevação da sua produção tem sido de 20% a cada ano.

Baseando-se nessas informações, sabendo-se que log2 = 0,30,   log3 = 0,48 e considerando amanutenção dessa mesma taxa de aumento na produção, a indústria terá triplicado a produção do seu principal produto, no ano de

Alternativas
Comentários
  • an = a1 . q ^ (n - 1)

    3 . 10 ^ 3 = 10 ^ 3 . (6 / 5) ^ (n - 1)

    3 = (6 / 5) ^ (n - 1)

    Log[6 / 5] 3 = (n - 1)

    Log 3 / Log (6 / 5) = (n - 1)

    Log 3 / Log (12 / 10) = (n - 1)

    Log 3 / (Log 12 - Log10) = (n - 1)

    Log 3 / (Log 4.3 - Log10) = (n - 1)

    Log 3 / (Log 2^2 + Log 3 - Log 10) = (n - 1)

    Log 3 / (2Log 2 + Log 3 - Log 10) = (n - 1)

    0,48 / (0,6 + 0,48 - 1) = (n - 1)

    0,48/0,08 = n - 1

    48/8 = n - 1

    6 = n - 1

    n = 7

    2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017 - 2018

  • an = a1 . q ^ (n - 1)

    3 . 10 ^ 3 = 10 ^ 3 . (6 / 5) ^ (n - 1)

    3 = (6 / 5) ^ (n - 1)

    Log[6 / 5] 3 = (n - 1)

    Log 3 / Log (6 / 5) = (n - 1)

    Log 3 / Log (12 / 10) = (n - 1)

    Log 3 / (Log 12 - Log10) = (n - 1)

    Log 3 / (Log 4.3 - Log10) = (n - 1)

    Log 3 / (Log 2^2 + Log 3 - Log 10) = (n - 1)

    Log 3 / (2Log 2 + Log 3 - Log 10) = (n - 1)

    0,48 / (0,6 + 0,48 - 1) = (n - 1)

    0,48/0,08 = n - 1

    48/8 = n - 1

    6 = n - 1

    n = 7

    2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017 - 2018


ID
1681723
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Artigo 2º da Lei nº 11.892/2008,

Alternativas
Comentários
  • A) Art 2º § 3o  Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica.

    B) Art 2º §1o  Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior, os Institutos Federais são equiparados às universidades federais.

    C) Art 12 § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção.

  • a) errada - Art. 2º -  § 3o  Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica.


    b) errada - Art. 2º - § 1o  Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior, os Institutos Federais são equiparados às universidades federais.


    c) errada  - Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.


    Art 12 - § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção.

    d) correta - Art 2º - § 2o  No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.


  • Alternativa correta: D

    Art. 2º
    [...]

    § 2o  No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.
  • d) no âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

  • Muito boa a questão, coisa de gente feliz e de Deus.

  • Por serem equiparados a UNIVERSIDADES FEDERAIS, os INSTITUTOS FEDERAIS independem de autorização para funcionamento de curso superior, devendo apenas dar ciência à secretaria competente da abertura dos cursos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento (para isto estabelece um prazo de sessenta dias.

     

    Vale ressaltar que a autorização prévia para abertura de cursos não isenta qualquer instituição (mesmo universitária) da avaliação para fins de reconhecimento de curso, que deve ocorrer em cada unidade onde o curso é desenvolvido (ainda que haja um curso de mesma nomenclatura e desenho curricular em unidades diferentes o reconhecimento deverá ocorrer em cada unidade) e é condição necessária para a validação dos diplomas em nível nacional.

  • § 2o  (RECONHECIMENTO) No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

     

    Reconhecimento de competências profissionais e comprovação de seus saberes para fins de exercício profissional e/ou re-inserção na estrutura formal de educação, visando seu aperfeiçoamento e ampliação de seus conhecimentos.

  • § 3o  Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de CURSOS A DISTÂNCIA, a legislação específica.

     

    O Conselho Superior é o ÓRGÃO MÁXIMO dentro do Instituto Federal de Ensino, de caráter consultivo e deliberativo. Presidido pelo REITOR, conta com representantes dos docentes, discentes, servidores técnico-administrativos, egressos, representantes da sociedade civil, do Ministério da Educação e dos diretores-gerais de campus. É um órgão colegiado que tem por finalidade analisar e regular as diretrizes de atuação do Instituto Federal de Educação, no âmbito acadêmico e administrativo, tendo como finalidade o processo educativo de excelência. A partir das atividades decididas desse colegiado o Conselho Superior publica convocações, atas de reuniões e resoluções.

     

    Pode-se inferir que na sua área territorial de abrangência, ou seja, ao conjunto de seus campi, está assegurada a condição legal para a criação de cursos, bastando para tanto a autorização do seu Conselho Superior.

     

    Não se trata de um conjunto aleatório de cursos. O objetivo primeiro dos institutos federais é a profissionalização e, por essa razão, sua proposta pedagógica tem sua organização fundada na compreensão do trabalho como atividade criativa fundamental da vida humana e em sua forma histórica, como forma de produção. Essa compreensão é válida para qualquer atividade de ensino, extensão ou pesquisa. O que está posto para os institutos federais é formação para o exercício profissional tanto para os trabalhadores que necessitam para a realização de suas atividades profissionais de formação em nível superior, como para os que precisam da formação em nível médio técnico, como para aqueles que atuam em qualificações profissionais mais especializadas, ao mesmo tempo, as atividades de pesquisa e extensão estão diretamente relacionadas ao mundo do trabalho.

  • § 3o  Os PRÓ-REITORES são nomeados pelo REITOR DO INSTITUTO FEDERAL, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção.

     

    Observações de Legislação Aplicável

     

    DECRETO Nº 6.986, DE 20 DE OUTUBRO DE 2009. Regulamenta os arts. 11, 12 e 13 da Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para disciplinar o processo de escolha de dirigentes no âmbito destes Institutos.

     

    DECRETO Nº 6.095, DE 24 DE ABRIL DE 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica.

  • Como resolvi:

    1- Na lei diz que os INSTITUTOS FEDERAIS que poderão criar cursos.

    2- Achei estranho a parte de "nível medio"

    3- M.E. não tem essas atribuições na lei. Pró reitories são nomeados pelos reitores.