SóProvas



Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Santa Luzia - MG - Professor de Educação Básica - PEB III Ciências


ID
3035815
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Acerca dessa organização e estrutura, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior. (art 21)

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos (5 anos) de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade. (Art 29.)

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (oito) ( 9 anos) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão. (art. 32)

    D) (CERTO - art 35)

  • Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.          (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

     

    FONTE : LDB

  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente (NÃO HÁ ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA), pelo Ensino Superior.

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (5) (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade.

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (9) (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão.

    D) CORRETO


ID
3035818
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos.

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos.

Alternativas
Comentários
  • Art 61.

    Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:         

    I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;            

    II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;          

    III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.         

  • A) ART 61. I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho (CERTO)

    B) Art 61. II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço (CERTO)

    C) Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica (ERRADO - Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.)

    D) Art 61. III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades (CERTO)

  • Gabarito (C)

    Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica;

    MOTIVO DO ERRO, pois, conforme o artigo 62, a regra é a formação em nível superior, em curso de licenciatura plena. Porém, foi apresentada a exceção, a própria lei admite o docente com formação em nível médio, na modalidade normal, para dar aula na educação infantil (creche e pré-escola) e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Ou seja, conclui-se que, a obrigatoriedade de nível superior, na educação básica, é somente para o 6º ao 9º ano e os 3 anos do ensino médio.

    FONTE:

    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035821
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

COLUNA I

1. Educação Básica

2. Educação Superior

3. Educação não formal

4. Educação e mídia

COLUNA II

( ) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação.

( ) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos.

( ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos.

( ) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.

( ) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

    COLUNA I

    2. Educação Superior

    2. Educação Superior

    3. Educação não formal

    4. Educação e mídia

    COLUNA II

    ( 3) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação. 3. Educação não formal

    (1) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos. 1. Educação Básica

    ( 2 ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos. 2. Educação Superior

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar. 2. Educação Superior

    ( 4) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação. 4. Educação e mídia

  • Só corrigindo o amigo.

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.  1. Educação Básica

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035824
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, estabeleceu as diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos que devem ser observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação em Direitos Humanos é um dos eixos fundamentais do direito à educação, tendo por finalidade promover a educação para a mudança e a transformação social.

II. Dada a sua relevância, a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos deverá, prioritariamente, ocorrer na forma da disciplinaridade, ou seja, como um conteúdo específico de uma das disciplinas do currículo escolar.

III. A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.

IV. O desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados, é uma das dimensões da Educação em Direitos Humanos.

Essa Resolução prevê o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 4º A Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se às seguintes dimensões:

    IV - desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados;

  • O problema da questão está na palavra PRIORITARIAMENTE que aparece no item II, sendo que, no artigo 7 da norma apresenta mais de uma forma. Art. 7º A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer das seguintes formas: I - pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II - como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III - de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade. Sendo assim o item II é o único incorreto. Gabarito: D
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035827
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que contém o Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe, no Art. 53, que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...]” (BRASIL, 1990).

São direitos da criança e adolescente previstos no referido artigo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com o "ECA", lei 8069/90:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.  (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • exceto , não entendi a pergunta !

  • Letra B - é garantido o Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

  • ECA, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; LETRA A

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; LETRA C

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; LETRA D

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência (OLHA AÍ O ERRO DA LETRA B),garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.             

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    Acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.- art.53 V- acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Direito de ser respeitado por seus educadores.

    Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • Se for pela prática, erra! hahahaha

  • mas a pergunta diz "exceto" então B estaria errada pois ela estaria certa somente se não tivesse esse "exceto"

  • Atenção para o enunciado da questão que traga o referido tema, pois, de acordo com a jurisprudência do STJ, o direito previsto inciso V do art. 53 NÃO é um direito absoluto, vejam:

    "RECURSO ESPECIAL – MATRÍCULA EM ESTABELECIMENTO PÚBLICO DE ENSINO – CRITÉRIO DE GEORREFERENCIAMENTO – PONDERAÇÃO – INTERPRETAÇÃO LÓGICO-SISTEMÁTICA – VIOLAÇÃO DO ART. 53, I E V, DA LEI 8.069/90 – INOCORRÊNCIA.

    1. O simples desacolhimento da tese defendida pela recorrente não se confunde com a negativa de prestação jurisdicional.

    2. O inciso V do art. 53 da Lei 8.069/90 prevê o direito de o aluno (criança ou adolescente) estudar em escola próxima de sua residência, evitando deslocamento de longas distâncias para acesso à educação pública e gratuita.

    3. A regra não constitui uma imposição e sim uma possibilidade, subordinada ao interesse maior de facilitar o acesso à educação.

    4. No caso dos autos, as instâncias ordinárias consideraram que a manutenção da aluna na escola já frequentada em anos anteriores mostrava-se mais benéfica do que a transferência para atender à regra da aproximação.

    5. Recurso especial não provido."

    Como a questão cobrou a literalidade do referido artigo, o gabarito é mesmo a LETRA B.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (alternativa A)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (alternativa C)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (alternativa D)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Conforme se observa dos incisos do art. 53, a única alternativa que não está de acordo com os incisos é a letra B: acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.

    Em verdade, o que esse dispositivo prevê é o direito de acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Gabarito: B

  • engraçado que na prova de Auxiliar Educacional o gabarito oficial manteve-se como D.


ID
3035830
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tipifica as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A esse respeito, caracteriza-se por modalidade da violência psicológica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lei 11340,

    Art. 7º. São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    ...

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

  • Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; 

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: letra C

    Formas de violência doméstica

    Física - qualquer ato que agride a integridade corporal;

    Psicológica - qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc.

    Sexual - qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, praticar, participar de relação sexual de que não deseja, ou que a force à gravidez, ao matrimônio, ao aborto, à prostituição etc.

    Patrimonial - qualquer conduta que se constitua em subtração, retenção, destruição ou inutilização de seus bens.

    Moral - qualquer conduta que prejudique o respeito que a mulher tem na sociedade. Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GAB: C

    pois trata da violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • art 7º

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria

    GB C

    PMGOOO

  • Por mais que eu tenha acertado não concordo com o gabarito, pois o lei configura a violência psicológica como: "qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc."

    Ser vítima de qualquer dos crimes contra a honra pode gerar esses danos...

  • Caberia recurso.

    LETRA A

  • Leia atentamente... se ligue nos detalhes.

  • calunia difamação e injuria caracteriza violência moral.

  • A - Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima - violência psicológica

    B - Qualquer conduta que vise degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões - violência psicológica

    C - Qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria - violência moral - GABARITO

    D - Qualquer conduta que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento - violência psicológica

  • GAB [C] AS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    #ESTABILIDADESIM !

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações. Assim, surge a Lei 11.340 de 2006, que cria referidos mecanismos, dispondo em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".


    A Lei 11.340/2006 tem a finalidade de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a violência de gênero, violência preconceito, que visa discriminar a vítima, o que faz com que a ofendida necessite de uma maior rede de proteção e o agressor de punição mais rigorosa.


    Com isso, trouxe diversos meios de proteção ao direito das mulheres, como as medidas protetivas previstas no capítulo II da Lei 11.340/06 e também descreve em seu artigo 7º (sétimo) as formas de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras, vejamos:


    1 - Violência Física: Segundo o artigo 7º, I, da lei 11.340, a violência física é aquela “entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal".


    2 - Violência Patrimonial: Segundo o artigo 7º, IV, da lei 11.340, a violência patrimonial é aquela “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades".


    3 - Violência Psicológica: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência psicológica é aquela “entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação".


    4 - Violência Sexual: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência sexual é aquela “entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos".


    A lei “Maria da Penha" ainda traz que:


    a) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    b) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público;


    c) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    d) a concessão das medidas protetivas pelo Juiz de ofício ou mediante representação do Delegado de Polícia, requerimento do Ministério Público, da ofendida, podendo ser concedidas de imediato, sem audiência das partes ou de manifestação do Ministério Público.    

    A) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima (...)"

    B) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões (...)".


    C) CORRETA (a alternativa): a presente afirmativa traz formas de violência moral e não psicológica prevista, conforme no artigo 7º, V, da lei 11.340: “a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria".


    D) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento (...)".


    Resposta: C


    DICA: Leia sempre os comentários e os artigos de lei citados, mesmo que você tenha entendido a questão vá até o artigo citado e faça a leitura, pois ajuda na memorização da matéria.



  • FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física

    entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal

    II - a violência psicológica

    entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação

    III - a violência sexual

    entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos

    IV - a violência patrimonial

    entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades

    V - a violência moral

    entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: c No geral das 5 formas de violência a mulher, a psicológica e a moral são as mais fáceis de confundir. Faço por exclusão, pois na moral está ligada aos crimes contra a Honra, caso não configure, será violência psicológica.

ID
3035833
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisadas no Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012:

    >>> O conceito de quilombo incorpora também as comunidades quilombolas que ocupam áreas urbanas, ultrapassando a ideia de que essas se restringem ao meio rural. Diferentemente dos quilombos de resistência à escravatura ou de rompimento com o regime dominante, como o de Palmares, que se situavam em locais distantes das sedes de províncias, com visão estratégica para se proteger das invasões dos adeptos da Coroa, existiram os chamados ?quilombos urbanos?, que se localizavam bem próximos das cidades, com casas de p au a pique, construídas com barro e pequenos troncos de árvores. Plantadas em clareiras na mata, as casas eram rodeadas pela criação de cabras, galinhas, porcos e animais de estimação.

    ? Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_quilombola.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3035836
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, instituiu as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Sobre essa Resolução, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.

( ) O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.

( ) As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana.

( ) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, considerando as áreas das avaliações em larga escala.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. 

    Art. 2° 

    § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. 

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.

    Art. 3°

    § 2° As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares

    § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. 


ID
3035839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, que instituiu as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, os sistemas de ensino, além dos princípios e diretrizes que orientam a Educação Básica no País, observarão, no processo de normatização complementar da formação de professores para o exercício da docência nas escolas do campo, os seguintes componentes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Parcimônia= moderação ou ato de poupar...

    D) Parcimônia na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

    Substituindo:

    Moderação na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

  • Que banca preguiçosa

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3035842
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Tendo em vista as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do campo, estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação do campo abrange a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, excluindo-se o Ensino Médio e a educação profissional técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio.

II. A educação do campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – por exemplo, agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas.

III. A educação do campo deverá atender, no ensino regular e preferentemente, as populações rurais que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental em idade própria.

IV. A organização e o funcionamento das escolas do campo respeitarão as diferenças entre as populações atendidas quanto à sua atividade econômica, seu estilo de vida, sua cultura e suas tradições.

Essas diretrizes preveem o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • No item III ele misturou educação especial com alunos que não terminaram na idade própria.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035845
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Conforme apresentado no Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, “[...] a visão de currículo proposta por Moreira e Candau (2007) presente no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica” (BRASIL, 2015, p. 14) defende determinados aspectos.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que não se tem esses aspectos.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035848
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização escolar por ciclos surge em contraposição ao sistema de seriação que se baseia na estruturação rígida de uma sequência de conteúdos, distribuídos ao longo do tempo, em blocos estanques e cumulativos.

II. O pressuposto da homogeneidade de ritmos de aprendizagem no sistema seriado implicou formas de avaliação que culpabilizam individualmente o sujeito ou seu meio social pelo fracasso escolar.

III. A organização das redes de ensino por ciclos de aprendizagem pressupõe a disciplinaridade como uma estratégia de organização do ensino por meio da separação e posterior integração didática dos conteúdos escolares.

IV. A organização escolar por ciclos considera a sala de aula como espaço preferencial de aprendizagem, uma vez que é o local que melhor propicia a dinamização das interações e a mobilização da vontade de conhecer das crianças.

Ao abordar os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, o Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) afirma o que está expresso em

Alternativas
Comentários
  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035851
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme explicitado por Vasconcelos (2003) e corroborado pela perspectiva da avaliação no contexto de um currículo inclusivo (BRASIL, 2015), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = B

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

  •  A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

    Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

  • B.Corretíssima.

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

    Falou de inclusão, lembre-se de aspectos formativos Processuais e contínuos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035854
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 1.474, de 10 de dezembro de 1991, que contém o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Santa Luzia, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são penalidades disciplinares, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035857
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 2.644, de 29 de março de 2006, dispõe sobre a reorganização do regime de previdência dos servidores públicos do município de Santa Luzia.

Tendo em vista as regulamentações apresentadas por essa Lei, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3035860
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São objetivos considerados prioritários para o município de Santa Luzia, conforme disposto pela Lei Orgânica do Município (2004), exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
3035863
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia (2012), analise as atribuições a seguir.

I. Diretor escolar I e II e coordenador escolar: administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.

II. Vice-diretor escolar I e II: controlar a frequência do corpo docente e administrativo, encaminhando relatório ao diretor para as providências.

III. Supervisor pedagógico: coordenar a elaboração do currículo pleno da escola, envolvendo a comunidade escolar.

IV. Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II (PEB I e PEB II): estimular a participação dos alunos no processo educativo e comprometer-se com a eficiência dos instrumentos essenciais para o aprendizado: leitura, escrita, expressão oral, cálculo e solução de problemas.

Apresentam correta e respectivamente atribuições dos profissionais da educação desse município

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3035866
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia (2012), no que se refere ao Conselho de Classe, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • n e so consultiva e deliberativa e sim fiscalizadora e mobilizadora

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3035869
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tendo em vista o Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Santa Luzia, dispostos na Lei nº 2.819, de 7 de abril de 2008, analise os objetivos a seguir.

I. Motivar o titular de cargo de carreira efetivo ao aprimoramento no cumprimento de suas atribuições.

II. Mensurar o desempenho, de forma justa e criteriosa, com base em fatores considerados relevantes para o exercício funcional.

III. Fornecer subsídios para aprovação no estágio probatório, para desenvolvimento na carreira e para eventual processo de exoneração.

IV. Identificar necessidades de treinamento e capacitação.

Segundo essa lei, a avaliação periódica de desempenho tem por objetivos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


ID
3035872
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.

São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

  • A alternativa C corresponde à diretriz 17 do eixo orientador IV que fala sobre a Segurança pública, acesso a justiça e combate à violência. E também é a única das alternativas que não traz algo relacionado a educação ou cultura.

  • V – Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    ALTERNATIVA (A) - CORRETA:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    ALTERNATIVA (B) - CORRETA:

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    ALTERNATIVA (C) - CORRETA

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

    IV – Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: 

    (...)

    ALTERNATIVA (D) - INCORRETA:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    a) Diretriz 11: Democratização e modernização do sistema de segurança pública;

    b) Diretriz 12: Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal;

    c) Diretriz 13: Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos;

    d) Diretriz 14: Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária;

    e) Diretriz 15: Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    f) Diretriz 16: Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; e

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

    V - Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos; e

    GAB - C

  • Para quem ta procurando um mnemônico das Diretrizes do Eixo IV, relativo à Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

    Acertei pelo fato da letra C ser a única que não fala sobre educação.

  • Bem no início da questão é afirmado que possui 5 eixos, só que no decreto possui 6. Acho que o examinador tava com presa em elaborar essa questão

  • Copiou da MS CONCURSOS...

    GAB C. Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos. (pertence ao eixo IV - Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:)

  • Gabarito: C.

    Só parar e considerar que é o único item localizado no Eixo Educacional/Cultural que não se relaciona diretamente com esses assuntos.

  • GABARITO: C

    Perceba que a única alternativa que não trata sobre "Educação e Cultura dos Direitos Humanos" é a "C".

    A alternativa C nos passa uma ideia de efetivação, agilidade, ou acesso dos direitos humanos... Já vi uma questão parecida com essa..

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GAB C

    Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • EXCEEEEEETOOO

    EXCEEEEEETOO

    EXCETEETOOOO

    E-X-C-E TOOOOOOOKKKKK

  • Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos

    O que sistema de justiça tem haver com educação?

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

  • nem sabia, respondi por interpretação pura e acertei. A alternativa C era a unica que não citava algo sobre educação ou cultura.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Temos que memorizar todas as diretrizes, OE, e ações estratégicas? Tá osso.

  • Mais que "cinco eixos" gente, são "seis eixos". Banca viajou. É interessante este decreto, melhor do que ler sobre o Plano Nacional de Segurança Pública de Defesa social. Aquilo é chato demais, misericórdia!

  • O que tá acontecendo com essas bancas???
  • da pra matar a questão olhando as palavras chave.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Justiça = Segurança

  • pessoal gravar tudo desse decreto é muito complicado. o macete pra maiorias das questões é prestar atenção nas palavras chaves.

    nesse mesmo pediu a que era a errada , então a que não tinha a palavra chave educação é a resposta.

    se pedisse a correta eu ia marcar a que tinha uma palavra chave.

    DEUS É CONTIGO.

  • (UM BIZU PARA TODOS VOCES QUE REALMENTE ESTUDAM.)

    NO: EIXO ORIENTADOR V: EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS

    TODAS AS DIRETRIZES DEVEM VIR COM A PALAVRA DIREITO HUMANOS.

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em DIREITOS HUMANOS para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos DIREITOS HUMANOS nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos DIREITOS HUMANOS;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em DIREITOS HUMANOS no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em DIREITOS HUMANOS; e

    EIXO SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS? TODAS DIRETRIZES VEM COM A PALAVRA DIREITOS HUMANOS


ID
3875803
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os princípios da classificação biológica foram lançados pelo naturalista Carl Von Linné (1707-1778). O sistema de classificação desenvolvido por ele ainda é a base dos atuais sistemas taxonômicos utilizados no meio científico.

Sobre esse sistema de classificação biológico é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O hábitat dos seres vivos é levado consideração para classificação a partir do conceito ecológico de espécies, não no sistema classificatório de Lineu.

    Lineu originalmente se baseava em características morfológicas e anatômicas dos organismos, portanto correta.

    O táxon mais restritivo de acordo com o sistema de Lineu é espécie, não gênero.

    Os atuais sistemas de classificação levam sim em consideração os aspectos ligados aos processos evolutivos.

  • Alternativa B - B

    Carl Von Linné estabeleceu como principais critérios classificatórios a anatomia e a estrutura dos seres vivos


ID
3875806
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise a cadeia alimentar representada seguir.

Planta → Gafanhoto → Sapo → Cobra → Gavião

Levando em consideração a cadeia alimentar apresentada, analise estas afirmativas.

I. A energia disponível para o gavião é maior que a energia disponível para o gafanhoto, pois ele ocupa o último elo da cadeia alimentar.

II. A planta possui a maior quantidade de energia para oferecer aos consumidores, pois nesse organismo ocorre a fotossíntese.

III. Se o sapo for eliminado da cadeia alimentar por alguma alteração ambiental, nada irá ocorrer devido ao nível trófico ocupado por esse organismo.

IV. O gafanhoto é um consumidor primário e, por esse motivo, consegue absorver mais energia na cadeia que o gavião.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • João Paulo, vacilão, não avacalha os não pagantes, então a certa é a C

  • A letra certa é a C, a energia é maior nos produtores de energia, os autótrofos, e aqueles que se alimentam são chamados de consumidores, então quem come primeiro, consumidor primário, aquele que consome o consumidor primário é o secundário e por ai vai.


ID
3875809
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema circulatório é um tipo de estrutura presente em muitos indivíduos do Reino Animal e exerce importante papel na manutenção da vida desses organismos.

Sobre o sistema circulatório nos indivíduos do Reino Animal, são feitas as seguintes afirmativas.

I. Os sistemas circulatórios abertos se caracterizam por fazerem circular a hemolinfa, que também faz a função de líquido intersticial que banha as células dos tecidos dos animais.

II. Nos peixes ósseos, a circulação acontece em um duplo circuito, onde o coração é composto por 3 (três) câmaras, fazendo com que o único ventrículo bombeie sangue nos dois circuitos do sistema.

III. Os sistemas circulatórios fechados se caracterizam por terem o sangue circulando em circuito fechado, sendo bombeado por um ou mais corações. A pressão exercida sobre o sangue nesses sistemas é relativamente baixa, o que permite uma melhor absorção de oxigênio pelos tecidos.

IV. O coração de aves e mamíferos é formado por 4 cavidades e por uma independência dos circuitos sistêmico e pulmonar, o que é um fator fundamental na manutenção da temperatura corporal.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Corrigindo:

    II- Coração é bicavitário.

    III- A pressão exercida sobre o sangue nesses sistemas é muito forte. Só imaginar a pressão necessária para o sangue circular em um elefante.

  • Nos peixes ósseos e cartilaginosos o coração é bicavitário. A circulação é SIMPLES e COMPLETA.


ID
3875812
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ciências

Analise a situação a seguir.

Um professor de ciências estava trabalhando com seus estudantes sobre a importância das proteínas. Em determinado momento, um estudante questionou o professor sobre como o nosso organismo sabe como nossas proteínas devem ser construídas.

A resposta conceitualmente correta do professor para a turma deve infomar que as proteínas no corpo humano

Alternativas

ID
3875818
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um conceito plenamente conhecido na ciência é o de que existe uma diminuição de energia disponível ao longo de uma cadeia alimentar. O motivo que leva a essa perda energética é a

Alternativas
Comentários
  • Resp: C

    calor, transpiração

  • Resposta: alternativa c

    Dentre as perdas de energia ao longo da cadeia trófica, existe a perda pela dispersão da energia, sob forma de calor, em cada um dos níveis tróficos (energia respirada), mas também há a energia egestada, que é a parte do alimento consumido que não é digerido, ou seja, ele é excretado ou regurgitado.

  • A energia vai seguindo, não temos capacidade de prende-la totalmente, assim ela vai se perdendo pro meio em forma de calor, pela transpiração por exemplo.

  • ENTROPIA


ID
3875827
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um jovem estudante comenta, em sua aula de ciências, sobre um texto em que eram descritas espécies de peixes cegos que viviam em cavernas. Após o comentário, vários outros estudantes buscaram justificar o motivo da cegueira dos peixes cavernícolas. Foram feitas as seguintes afirmativas sobre o fenômeno:

I. A ausência de luminosidade da caverna fez com que os olhos dessas espécies de peixe se atrofiassem, levando-as a desenvolver outras habilidades compatíveis com o ambiente, sendo que esas habilidades foram passadas a seus descendentes.

II. Uma explicação para a presença maior de peixes cegos em cavernas pode ser o fato de eles serem presas mais fáceis fora das cavernas, fazendo com que sua população seja maior nos ambientes cavernícolas.

III. O cruzamento de diferentes espécies de peixe deu origem aos peixes cegos, que acabaram migrando para as cavernas devido à ausência de luz.

IV. Houve um processo de seleção natural, no qual os peixes cegos foram selecionados por possuírem outras características que permitiram sua boa adaptação ao meio cavernícola, como um bom olfato.

Considerando a perspectiva neodarwinista de evolução, estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • "Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.''

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/evolution-and-natural-selection/a/darwin-evolution-natural-selection#:~:text=Charles%20Darwin%20era%20um%20naturalista,e%20compartilham%20um%20ancestral%20comum.


ID
3875830
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante compara a função das mitocôndrias das células humanas a um motor à combustão de um veículo.

Essa comparação é pertinente, pois nas mitocôndrias ocorre o fenômeno da

Alternativas
Comentários
  • >Alternativa A<

    As mitocôndrias são responsáveis por utilizar da energia da glicose e dos ácidos graxos para ocorrer a respiração celular.

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3875833
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Alguns animais conseguem caminhar e ficar estacionados na superfície da água. Isso se deve a uma propriedade da água conhecida como tensão superficial.

Tal tensão é formada pela interação entre as moléculas de

Alternativas
Comentários
  • Observação: Não se utiliza mais o termo "ponte de hidrogênio". O correto é ligações de hidrogênio.
  • Letra - A

    água, conhecida como pontes de hidrogênio.


ID
3875839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No sistema digestório humano, encontra-se uma estrutura chamada de apêndice, localizada na transição do intestino delgado para o intestino grosso. Nos humanos, o apêndice não possui uma função clara, enquanto em outros mamíferos ele abriga bactérias que realizam a digestão da celulose.

A presença do apêndice na espécie humana indica que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D


ID
3875842
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns agricultores têm como hábito plantar leguminosas em seus terrenos. Após a colheita dessas leguminosas, normalmente são plantadas outras culturas, como o milho, que se desenvolvem melhor quando o solo é manejado dessa forma.

Assinale a alternativa que apresenta a explicação para esse resultado.

Alternativas
Comentários
  • bactérias fixadoras = Rhizobium que fixam N2 no solo

  • C


ID
3875845
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ciências

As células possuem especializações para variadas funções. Umas dessas especializações pode ser a concentração de diferentes organelas no citoplasma, dependendo da função despenhada pela célula.

Em um tecido com grande índice de secreção de substâncias, como a mucosa oral é esperado que as células tenham uma alta concentração de

Alternativas

ID
3875851
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ciências

Uma mulher albina e polidáctila se casa com um homem normal para as duas características. O pai do homem é albino e polidáctilo, e que a mãe da mulher é normal para as duas características. Além disso, sabe-se que o albinismo é uma herança autossômica recessiva e a polidactilia é uma herança autossômica dominante.

Sendo assim, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3875854
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O controle hormonal é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Entre os vários hormônios produzidos pelo nosso organismo, tem-se o paratormônio, produzido pelas paratireoides. Esse hormônio atua na regulação da concentração de íons de cálcio em nosso organismo.

Sobre esse tema, é correto afirmar que, quando a paratireoide libera

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Paratormônio também chamado de PTH: Retira o cálcio dos ossos e leva para o sangue

  • O cálcio atua diretamente nos processos de coagulação sanguínea e contração muscular. A concentração de íons cálcio no sangue é controlada por dois hormônios: a calcitonina e o paratormônio.

    A calcitonina é produzida pela tireoide e sua atuação consiste em diminuir a concentração de cálcio no sangue, causando o deslocamento desses íons do plasma para os ossos. Além do mais, a calcitonina inibe a absorção intestinal e a reabsorção renal dos íons cálcio.

    Já o paratormônio é produzido pela paratireoide e sua atuação consiste em aumentar a concentração de cálcio no sangue, causando o deslocamento desses íons dos ossos para o plasma. No mais, o paratormônio estimula a absorção intestinal e a reabsorção renal dos íons cálcio.

  • Calcitonina (tireóide): diminui o cálcio no sangue - tira o excesso de cálcio do sangue e joga para os ossos, ou seja, usado quando há um excesso de cálcio.

    Paratormônio (paratireóide): aumenta o cálcio do sangue - tira cálcio dos ossos e joga para os ossos, ou seja, usado quando ocorre a falta de cálcio.


ID
3875857
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

A importância da pele

A pele faz parte dos órgãos que possuímos e é o maior deles, pois recobre praticamente todo nosso corpo. Sua função principal é envolver o organismo e delimitar seu contato com o ambiente externo. A pele, também conhecida como derme ou cútis, é responsável por 16% do nosso peso corporal e também exerce outros papeis fundamentais: regulação de temperatura; defesa do organismo; controle do fluxo sanguíneo; proteção contra agentes externos; funções sensoriais (calor, frio, tato, pressão e dor). Somente por estes motivos é possível perceber a importância da pele para o ser humano, ou seja, ela é um órgão vital.

Disponível em: <https://www.dermatologiasp.com/aimportancia-da-pele/>. Acesso em: 28 abr. 2019.


Sobre os tecidos que compõem a pele humana foram feitas as seguintes afirmativas:

I. A pele é composta por tecido epitelial de revestimento, não possuindo outro tipo de tecido epitelial em sua constituição.

II. A derme é constituída de tecido conjuntivo, propiciando suporte e nutrição às células da epiderme.

III. A camada córnea ou camada queratinizada corresponde a um estrato de células mortas e achatadas.

IV. A hipoderme é uma camada mais profunda da pele, na qual se nota a ausência de tecido adiposo.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I) A pele é composta por tecido epitelial de revestimento, não possuindo outro tipo de tecido epitelial em sua constituição. Errada: a pele é composta de tecido epitelial (epiderme) e conjuntivo (derme).

    IV) A hipoderme é uma camada mais profunda da pele, na qual se nota a ausência de tecido adiposo. Errada: na hipoderme há presença de tecido adiposo.

  • O tecido conjuntivo é um tipo de tecido epitelial?

  • o tec conjuntivo não é 1 tipo de tec epitelial, mas a pele não consegue se nutrir sozinha e precisa que o tec conjuntivo situado abaixo (lamina basal ou lamina propria a depender do tipo de tecido epitelial) das células epiteliais façam a nutrição. por isso a alternativa 2 ta certa

  • Sobre erro na primeira: I. A pele é composta por tecido epitelial de revestimento, não possuindo outro tipo de tecido epitelial em sua constituição. *NA PELE PODE HAVER TECIDO EPITELIAL GLANDULAR TAMBÉM. Glândulas sudoríparas e sebáceas são exemplos!*

ID
3875860
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os medicamentos utilizados no tratamento da AIDS são conhecidos com antirretrovirais. Eles têm ação eficaz devido à

Alternativas
Comentários
  • inativação da transcriptase reversa do vírus, fazendo com que o material genético do vírus não se incorpore à célula hospedeira.

  • Essa classe de medicamentos atua sobre a enzima transcriptase reversa, tornando defeituosa a cadeia de DNA que o vírus HIV cria dentro das células de defesa do organismo. Essa ação impede que o vírus se reproduza.


ID
3875869
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudantes discutindo a respeito do sangue humano elaboraram as seguintes afirmativas sobre o assunto.

I. As hemácias humanas são iguais às das aves, não possuindo núcleo, o que otimiza a ação de transporte de oxigénio.

II. Pessoas do tipo sanguíneo A podem ser doadoras para pessoas de tipo sanguíneo AB, pois indivíduos que possuem o sangue AB não apresentam anticorpos anti-A e nem anticorpos anti-B em seu sangue.

III. Uma mãe que possui o sangue Rh e tem um filho com sangue Rh+, configura uma situação de risco de eritroblastose fetal em caso de outro filho Rh+.

IV. O portador de sangue tipo O é conhecido como receptor universal, visto que o indivíduo que possui esse tipo sanguíneo não produz os anticorpos anti-A e anti-B.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. As hemácias humanas são iguais às das aves, não possuindo núcleo, o que otimiza a ação de transporte de oxigénio.

    Errado, as hemácias das aves possuem núcleo enquanto dos humanos não possuem.

    II. Pessoas do tipo sanguíneo A podem ser doadoras para pessoas de tipo sanguíneo AB, pois indivíduos que possuem o sangue AB não apresentam anticorpos anti-A e nem anticorpos anti-B em seu sangue.

    Certo

    III. Uma mãe que possui o sangue Rh– e tem um filho com sangue Rh+, configura uma situação de risco de eritroblastose fetal em caso de outro filho Rh+.

    Certo

    IV. O portador de sangue tipo O é conhecido como receptor universal, visto que o indivíduo que possui esse tipo sanguíneo não produz os anticorpos anti-A e anti-B.

    Errado. O portador de sangue O é considerado o doador universal, pois não apresenta aglutinina em sua superfície celular.

  • GAB. B)

    I. As hemácias humanas são iguais às das aves, não possuindo núcleo, o que otimiza a ação de transporte de oxigénio.

    II. Pessoas do tipo sanguíneo A podem ser doadoras para pessoas de tipo sanguíneo AB, pois indivíduos que possuem o sangue AB não apresentam anticorpos anti-A e nem anticorpos anti-B em seu sangue.

  • Vamos analisar as alternativas:

    I. As hemácias humanas são anucleadas, enquanto a hemácia das aves possui núcleo.

    II. O tipo sanguíneo AB é considerado o receptor universal, portanto, pode receber doação de tipo sanguíneo A

    III. Correto. Como vimos, a mãe Rh negativo, no momento do parto, tem contato com o sangue do filho Rh positivo, sendo sensibilizada. A produção de anticorpos decorrente dessa sensibilização gera risco de eritroblastose fetal na segunda gestação, caso a criança também seja Rh positivo. 

    IV. O tipo sanguíneo O é considerado o doador universal e produz anticorpos anti-A e anti-B. 

    Portanto, alternativa B está correta.


ID
3875872
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Atlas Histórico, Geográfico e Cultural do Município de Santa Luzia (2009) indica que existem dois grande biomas presentes na cidade. Um é o cerrado, bioma mais representativo no estado de Minas Gerais. O outro é a Mata Atlântica, bioma característico da região mais próxima ao Oceano Atlântico.

Sobre a Mata Atlântica, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito''C''.

    A questão exigiu conhecimento sobre o espaço geográfico do município de Santa Luzia (MG) e sobre as características dos biomas brasileiros. 

    No Brasil, os biomas recebem classificações regionais : Amazônia (floresta densa e latifoliada); Cerrado (Gramineas e espécies com troncos tortuosos); Mata Atlântica (floresta bastante diversa, latifoliada, presença de lianas e epífitas); Mata de Araucária ( presença de Araucárias); Pampas (campo de gramíneas); Pantanal (presença de espécies de outros biomas); Caatinga (presença de cactos e espécies xeromórficas). 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3875875
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos seres humanos, todos os dias várias células morrem e são repostas por divisões celulares das células restantes no tecido. Pode-se considerar que existem duas formas de morte celular: a necrose e a apoptose.

Analise as afirmativas a seguir sobre esses dois processos.

I. A cauda dos girinos desaparece ao longo da metamorfose em função de diversas apoptoses que ocorreram nessa estrutura, permitindo a continuidade do processo de desenvolvimento do indivíduo.

II. A necrose pode ser induzida por venenos, como o da Loxoxeles sp (aranha marrom).

III. Na necrose, ocorre a fragmentação do núcleo, porém não ocorre extravasamento de material celular.

IV. As apoptoses ocorrem em função de falhas de formação de algumas proteínas celulares, e sua ocorrência pode evitar a formação de tumores no organismo.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    III. A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorréxis, cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia.  

    IV.  As apoptoses ocorrem em função de falhas de formação (mentira) de algumas proteínas celulares, e sua ocorrência NÃO pode evitar a formação de tumores no organismo.

  • Necrose: Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando há a digestão da célula por enzimas lisossomais. Dentro da célula, existem cisternas (lisossomos) cheias de substâncias (enzimas), que são responsáveis pela digestão da célula (autólise), assim como o estômago é responsável pela nossa digestão.

    A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas.


ID
3875878
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema imunológico humano.

I. Um dos mecanismos de defesa imunológica dos seres humanos são células que fagocitam antígenos, que por ventura entrem em contato com o nosso organismo. Entre essas células pode-se citar os neutrófilos, os macrófagos e os linfócitos “assassinos naturais” (linfócitos NK).

II. A resposta imunológica é ativada quando os linfócitos B e T identificam uma proteína ou um polissacarídeo estranho ao corpo humano.

III. Uma outra forma de atuação do sistema imune é a produção de substâncias chamadas de interferons. Essas proteínas proporcionam uma forma de defesa inata contra infecções virais.

IV. Quando se entra em contato com um vírus pode-se afirmar, por exemplo, que a intensidade da resposta é a mesma em todos os contatos com o antígeno, pois o sistema imunológico é dotado de uma propriedade chamada de memória imunológica.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Explicando a diferença da resposta imunológica inata e adquirida.

    Inata: não é especifica mas é rápida. Nela temos as primeiras linhas de defesas como a pele já a segunda linha de defesa estão os interferons, o sistema complemento e a inflamação.

    Adquirida: específica e mais lenta essa resposta pode ser: Celular- sem anticorpos, tem a participação do linfócitos TCD8. Já na resposta humoral tem anticorpos, aqui vão participar os linfócitos CD4 e B.

  • I - Incorreta - Pois linfócitos NK não realizam fagocitose, mas realizam funções apoptóticas semelhantes as células T citotóxicas em células infectadas.

    IV - Incorreta - Pois a resposta imune gerada pela memória imunológica graças a exposição secundária ao mesmo antígeno é conhecida como resposta secundária.

    Ela é uma reposta mais intensa e mais rápida que elimina o antígeno rapidamente, diferente da resposta primária que é gerada após a primeira exposição ao antígeno, cujo é lenta e de baixa magnitude.

    Conclusão a intensidade da resposta não é a mesma em todos os contatos, diferente da imunidade inata que responde da mesma forma após vários contatos seguidos do mesmo patógeno.

  • A questão cabe recurso. A afirmativa II também está incorreta. A resposta imunológica é ativada quando macrófagos e células dendríticas residentes no tecido reconhecem PAMPS e DAMPS. Os macrófagos liberam citocinas pró-inflamatórias e quimiocinas para atrair neutrófilos e monócitos da corrente sanguínea, enquanto as células dendríticas migram para os linfonodos para apresentar o antígeno para os linfócitos T. Até tem a sub-população de linfócitos da imunidade inada, com um repertório de TCRs para reconhecer um número limitado de antígenos. Mas, não temos uma resposta imune adaptativa se não tivermos a expansão clonal de linfócitos T, só possível se a célula dendrítica apresentar o antígeno.


ID
3875884
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síntese de proteínas é um dos processos mais importantes do organismo. Uma das principais etapas da síntese de proteínas é a transcrição.

Analise o esquema a seguir, que representa as bases nitrogenadas de um trecho de DNA:

AGG CTA CCC AAA GCA TTA AGA

Assinale a alternativa que apresenta o resultado do processo de transcrição desse trecho de DNA.

Alternativas
Comentários
  • processo de transcrição: É a formação da fita de RNA

    A se liga com U

    G se liga com T

    letra c

  • Errei essa de vacilo, eu não prestei atenção no trecho "processo de transcrição" e marquei letra A.

    Esse é o processo do DNA.

    A se liga a T

    C se liga a G.

    E do RNA é:

    A se liga com U

    G se liga com T.

  • TRANSCRIÇÃO!!! DNA -> RNA

    No RNA, as base pirimídicas são Citosina e Uracila, a última substituindo a Timina.

  • DNA: 3' AGG CTA CCC AAA GCA TTA AGA 5'

    RNA: 5' UCC GAU GGG UUU CGU AAU UCU 3' 

  • Aos comentários anteriores: Gente pelo amor de Deus, Guanina não se liga com Timina.

    No DNA :

    A = T

    G = C ( PORÉM COM 3 PONTES DE HIDROGÊNIO)

    No RNA:

    A = U

    G = C (GUANINA CONTINUA SE LIGANDO COM CITOSINA)

  • Quando se transcreve o DNA as bases nitrogenadas resultantes são as bases nitrogenadas do RNA, que são combinadas da seguinte forma:

    Guanina <-> Citosina

    Adenina <-> Uracila

    Gabarito letra C


ID
3875890
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais, assim como outros tipos de seres vivos do planeta, desenvolvem adaptações referentes às características do meio que estão inseridos. Sobre adaptações dos vegetais ao meio no qual se encontram foram feitas as seguintes afirmativas.

I. Plantas de ambientes desérticos apresentam folhas reduzidas, visando a diminuir a superfície de perda de água por transpiração. Essas plantas, em função dessa morfologia de suas folhas, são chamadas de latifoliadas.

II. Plantas chamadas de suculentas são mais frequentes nas regiões úmidas e de alta insolação. A adaptação das folhas para a retenção de água se deve ao alto índice de transpiração desses indivíduos.

III. O metabolismo CAM (crassulacean acid metabolism) está presente em plantas de regiões secas, e essa estratégia metabólica visa à diminuição dos índices de perda de água por transpiração.

IV. Nas florestas tropicais, é comum observar que as árvores apresentam folhas grandes, o que auxilia esses indivíduos na competição pela luz.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. as folhas latifoliadas são largas e grandes, geralmente presente em regiões quentes (tropicais) para permitir a intensa transpiração.

    item I incorreto

    II. Plantas chamadas de suculentas são mais frequentes nas regiões úmidas e de alta insolação. A adaptação das folhas para a retenção de água se deve ao alto índice de transpiração desses indivíduos.

    são plantas que preferem o sol

    item II incorreto

    gabarito III e IV, c