SóProvas



Prova IADES - 2013 - CAU-BR - Assistente Técnico Contábil


ID
1210567
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando a afirmação “Todo arquiteto é louco por futebol”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Então pessoal...

    Tomando como verdade que “Todo arquiteto é louco por futebol” e, se encontramos alguém que não seja louco por futebol, concluimos portanto que este alguém também não é arquiteto. Pois segundo a afirmação do enunciado da questão “Todo arquiteto é louco por futebol”. Vejo então que a alternativa que mais se aproxima disto é a "C".

    espero ter ajudado, Deus abençoe e bons estudos,


    Alê


  • Alguém poderia explicar ? 

  • EU CONCLUI COM DOIS DIAGRAMAS LÓGICOS.

    1º - UM GRUPO DE ARQUITETO MENOR INSERIDO A UM GRUPO MAIOR QUE SERIA OS LOUCOS POR FUTEBOL.
    2º - UM GRUPO DE ARQUITETO DO MESMO TAMANHO INSERIDO A UM GRUPO QUE SERIA OS LOUCOS POR FUTEBOL.

    GABARITO ''C''



    Nos diagramas com a palavra TODO, costumo tomar cuidado e usar a 2ª forma somente para esse tipo de questão...
  • Vejam a aula do professor Luis Telles. É muito bacana.

  • Resolvi através da equivalência contrapositiva* da lei condicional:

    "Todo" é considerado como sinônimo de "se... então".

    Dessa forma "Todo arquiteto é louco por futebol" <=> "Se é arquiteto, então é louco por futebol":

    A: Arquiteto

    LF: Louco por futebol

    A > LF

    Aplicando a contrapositiva fica:

    ¬LF > ¬A

    = (Se) Aquele que não é louco por futebol (então) não é arquiteto. (LETRA C)

    *CONTRAPOSITIVA: Lei condicional de equivalência que inverte e nega ambas as proposições da condicional mantendo a condicional.

  • Uma dica para resolver a questão é desenhar um circulo maior para os "loucos por futebol" e, dentro dele, um círculo menor para os "arquitetos", pois todos os arquitetos estão inseridos no grupo dos loucos por futebol.

    Depois é só analisar as alternativas e comparar com o diagrama.


ID
1210570
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma empresa onde trabalhava um grupo de arquitetos fez o pagamento mensal escalonado em pequenos grupos: primeiramente, pagou um terço dos arquitetos, depois pagou metade dos restantes e, por último, pagou os 10 arquitetos que restavam. Conforme essas informações, nessa empresa trabalham

Alternativas
Comentários
  • 1/3 X + (1/3 X)/2 - X = 10
    X = 20 (foi o que ele pagou) + 10 (que restavam pagar) = 30 (Nº de funcionarios)


  • 1/3X + 1/2*2/3X + 10 = X multipliquei 1/2 e 2/3 )

    1/3X + 1/3X + 10 = X (elimine o demoninador )

    X + X + 30 = 3X

    X = 30

     

  • Total de arquitetos 3/3

    1° Pagou 1/3, restaram 2/3

    2° Pagou metade dos restantes(2/3) = 1/3,    restaram 1/3

    3° Pagou os 10 arquitetos restantes = (1/3)

    Se 1/3 = 10 então 3/3 = 30 

    Simples não...sem essa de X,Y,Z,kkkkk



ID
1210573
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma empresa, trabalham 5 administradores, 8 arquitetos e 6 engenheiros. O menor número de pessoas sorteadas aleatoriamente, de modo a formar um grupo com, pelo menos, 3 representantes de cada profissão é

Alternativas
Comentários
  • Usando apenas o pensamento lógico, podemos resolver essa questão: Temos 8 Arquitetos, 6 Engenheiros e 5 Adm. Indo pela pior das hipóteses, se escolhermos 8 pessoas, há a possibilidade de serem 8 arquitetos; se escolhermos 8+6 ainda há  a possibilidade de serem 8 Arquitetos, seguidos de 6 Engenheiros, o que ainda não satisfaz o problema. Porém a partir daí fica mais fácil, pois se escolhermos 8+6 e adicionarmos 3 Adm, que satisfaz a condição de pelo menos 3 de cada profissão, então nessa situação teremos: 8+6+3=17. Resposta letra e). Espero ter ajudado. 

  • Por que não pode 3 de cada? 

  • Não entendi.


    E se eu sortear 3 vezes e sair 3 administradores. Depois sortear mais 3 vezes e sair 3 arquitetos. E por fim, sortear mais 3 vezes e sair 3 engenheiros???


    Consegui completar o requisito, qual seja, 3 representantes de cada grupo com apenas 9 sorteios.


    É uma probabilidade bem reduzida de acontecer, nada obstante possa, de fato, ocorrer.


    Alguém para dar uma luz?

  • Acredito q faltou a banca ser mais clara nessa questão, pois ela fala em um número mínimo de possibilidades, sendo assim, mesmo sabendo q a probabilidade de se conseguir em apenas 9 tentativas  formar os grupos com os 3 representantes de cada profissão, sabemos q isso é possível, dessa forma, acho q ela deveria dizer no enunciado o número mínimo para se TER CERTEZA q os grupos realmente estariam formados pelos 3 profissionais de cada uma das profissões mencionadas na questão.


    Perseverança e fé em Deus sempre!!!

  • Aplicando o Princípio das das Gavetas de Dirichlet (ou Princípio da Casa dos Pombos), poderemos resolver essa questão com facilidade.
    Vamos pensar no pior dos casos, ou seja, suponhamos que no grupo a ser sorteado já existam 8 arquitetos e 6 engenheiros, com isso, o grupo já contém pelo menos 3 pessoas das duas profissões. Assim, basta adicionarmos mais 3 administradores para que haja pelo menos três trabalhadores de cada profissão.
    Somando o número de trabalhadores: 8 + 6 + 3 = 17.

    Resposta: Alternativa E.
  • Usem o método do azarado.

    Se você for muuuuuiitooo azarado na hora de sortear, o que de pior pode acontecer se quiser tirar 3 de cada e parar?

    Primeiro sorteará 8 arquitetos, depois 6 engenheiros e por fim 3 administradores.

    Total 17..... foi muito azarado mas garantiu em 17 sorteios os 3 de cada.

    Valeuuuuu

  • Não entendi, todos que resolveram a questão fizeram do azar escolher os 3 administradores, mas e se o azar fosse os arquitetos? 3 arquitetos + 6 engenheiros + 5 administradores = 14. Acho que as respostas aqui não estão convincentes.

  • O raciocínio mais simples é partir do Princípio do Azarado. Pensar sempre no pior caso possível:

    1) Supondo que seja azarado o bastante para retirar 8 vezes e sempre sair arquiteto;

    2) Azarado o bastante para, após sortear os 8 arquitetos, sortear os 6 engenheiros (até então não conseguiu sortear nenhum administrador), já se foram 14 tentativas;

    3) De qualquer modo, só restaram 5 administradores, com certeza irei tirar 3 nos próximos sorteios: 8 + 6 + 3 = 17 tentativas no pior caso possível.

  • Antônio Júnior acontece que o comando da questão fala NO MENOR NÚMERO possível de pessoas sorteadas aleatoriamente, então, usaremos o seu mesmo raciocínio, só que começando com o MENOR NÚMERO dos três e partindo para o maior.

     

    Assim, podemos sortar 5 administradores + 6 engenheiros e + 3 arquitetos = 14, garantindo assim um número mínimo de 3 de cada proposto pela questão.

     

    Repare que a questão pede o MENOR NÚMERO DE PESSOAS sorteadas aleatoriamente, e 14 é MENOR que 17, pelo menos os professores da minha escola disseram que é.

     

    O gabarito está errado e deveria ser alterado, se eu tivesse feito esta prova teria entrado com um recurso.

  • Elton Neto, desculpe mas o raciocínio que você falou está equivocado. O que se espera na questão é que seja identificado o menor número, mas com a certeza de que foram escolhidos 3 de cada profissão.

    Com 14 tentativas não se garante que sejam escollhidos 3 de cada uma vez que podem ter saído, de maneira aleatória, 8 arquitetos, 6 engenheiros e 0 administradores. Essa situação não satisfaz a condição.

    Gabarito correto, como apresentado é sim 17.

  • Princípio da casa dos pombos.

  • PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBO 

     

    MÉTODO TELLES!

  • Galera que usou o metodo do azarado... otimo. Provavelmente acertaram pois ja resolveram questoes dese tipo. Mas alguem, como eu, que pela primeira vez se depara com uma questao dessa... pelo enunciado nao da pra ter esa certeza de que é "metodo do azarado"... as menores chances de se ter 3 de cada é claro que sao 9 tentativas. A questão tinha q ter falado o mínimo possivel para que se garanta a certeza que tenha 3 de cada profissão

  • Utilizei este vídeo para entender o princípio da casa dos pombos:

    https://www.youtube.com/watch?v=kZGiHP91P14

    Fiz a fórmula apresentada no vídeo:

    (n-1).p+1

    Administradores: (5-1).3+1= 13

    Arquitetos: (8-1).3+1=22

    Engenheiros: (6-1).3+1=16

    Total: 51. Teremos pelo menos 3 de cada profissão, então dividir 51 por 3. Resposta 17.

    Caso tenha algum erro, favor avisar ;-)

  • Estou de acordo com os colegas André Julião e Tony Montana.Questão mal formulada, pois o menor número de pessoas sorteadas para se completar o requisito claramente são 9. Se pedisse a certeza o resultado seria 17.

  • A ideia do princípio da casa dos pombos é imaginar o pior cenário possível. Imaginem que você tenha 19 pessoas para sortear, e queira sortear, pelo menos, 3 de cada das categorias que compõem essas 19 pessoas (trabalham 5 administradores, 8 arquitetos e 6 engenheiros).

    Dito isto, se ao sortear, no pior dos cenários possíveis, você tira 8 arquitetos e não tira mais ninguém de outra categoria, terá que continuar sorteado, vez que cumpriu apenas uma das condições, qual seja, pelo menos 3 arquitetos. Ao continuar o sorteio, novamente, acontece o pior dos cenários possíveis, você retira os 6 engenheiros, mas não sai nenhum dos 5 administradores, no entanto, cumpre outra condição: pelo menos 3 engenheiros. Por fim, o que resta é sortear mais 3 pessoas, tendo, desta vez, a certeza de que sairão 3 administradores, porque foi o que restou.

    Pela fórmula (n-1).p+1/p, o resultado realmente é 17. No entanto, se for só usar o raciocínio do pior cenário possível, daria para encontrar diferentes resultados, pois a ordem em que o cenários acontecessem alteraria completamente o resultado, e foi ai que eu me perdi.

    Se todos os adminstradores saíssem primeiro: 5; em seguida todos os engenheiros: 6; ou seja, ja temos 11 pessoas e dois requisitos cumpridos (3 de cada uma das duas categorias). Continuando o sorteio teríamos +3 arquitetos com certeza, perfazendo-se 14 pessoas e completando todas as 3 condicões. PROBLEMA: nesse cenário, a letra D também seria uma resposta válida.

    Se todos os adminstradores saíssem primeiro: 5; em seguida todos os arquitetos: 8; ou seja, ja temos 13 pessoas e dois requisitos cumpridos (3 de cada uma das duas categorias). Continuando o sorteio teríamos +3 engenheiros com certeza, perfazendo-se 16 pessoas e completando todas as 3 condicões. Nesse cenário, não haveria alternativa a ser marcada.

    Alguém foi por esse raciocínio também?

  • Criei um esquema maluco pra resolver essa questão.

    O menor número de pessoas para formar um grupo de 3 é? 3

    Dessa forma - ADM 3 e ARQ 3 e ENG 3

    3 X 3 X 3 = 27 menos as pessoas que sobraram de cada profissão, ou seja, não participaram do sorteio.

    27 - 2(ADM)- 5(ARQ) - 3(ENG) = 17

  • Questão muito subjetiva, pois se for analisar, a resposta pode ser 09 ou 12, já que pede “pelo menos” 3 de cada profissão.

  • É uma questão tranquila...Veja por que:

    Caso I) Vamos supor que sou azarado e assim saiu a seguinte sequencia:

    6-> ENGENHEIROS

    5-> ADM

    3 -> ARQUITETOS

    Total = 14 pessoas

    Caso II) Vamos supor que sou azarado e assim saiu a seguinte sequencia:

    6-> ENGENHEIROS

    3-> ADM

    8 -> ARQUITETOS

    Total = 17 pessoas

    Caso III) Vamos supor que sou azarado e assim saiu a seguinte sequencia:

    3-> ENGENHEIROS

    5-> ADM

    8 -> ARQUITETOS

    Total = 16 pessoas

    Conclusão: Esses são os piores casos possíveis de acontecer (foco da questão) . Mas veja que 14 é o menor número de pessoas sorteadas que atende o comando, porém, não garante um grupo com 3 pessoas de cada profissão, o mesmo ocorre com 16 pessoas. Por isso só podemos escolher 17 pessoas, já que é o número que GARANTE o que a questão pede.

  • https://www.youtube.com/watch?v=CeURpgvVBr0&list=PLlwAyoLpNt2R4Pt072VHONrWByn_iYWUl&index=12


ID
1210576
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No projeto de um jardim, há uma fonte rodeada de cinco estátuas diferentes. De quantas maneiras distintas podem ser dispostas as estátuas em volta da fonte?

Alternativas
Comentários
  • Resolvi como uma permutação circular:


    PC = (n-1)!

    PC=(5-1)!

    PC=4!

    PC=4.3.2.1= 24

    GABARITO: C

  • Alternativa C.
    Permutação circular = P(n-1)
    P(5-1) = 4! = 4*3*2*1 = 24

  • Letra C.

     

    Fatorar um círculo deve-se excluir um dos itens.

     

    5-1=4!

    4.3.2.1=24

     

     

    https://www.youtube.com/watch?v=qQ5b3DqjmS8

     

    Minuto 28:20

  • Galera, como sofro com esse tipo de questão vou passar aqui o método que utilizo:

    quando falou que está rodeado, ou em círculo, ou qualquer coisa que faça voltas, como quadros em parede redonda, pessoas sentadas em mesas redondas... enfim... no caso em tela temos 5 estátuas rodeando um jardim:

    estátuas 

                          A#

               B                    E

                   C          D        

    Feito isso, eu prendo uma das estátuas, a "A", por exemplo... e fatoro as demais > 4!==> 4.3.2.1 = 24  

  • Permutação ciruclar. Trave uma, depois permuta o resto. Na questão eram 5 estátuas, trave uma e faça P=4! = 24.

  • Permutação Circular 

     

    Pc (n) = (n-1)!

    Pc (5) = (5-1)!

    Pc (5) = 4!

    Pc (5) = 4 x 3 x 2 x 1 = 24

     

  • 5*4*3*2=120 120/5=24

  • Permutação circular:

    • (PC)n=(n-1)!

    (PC)5=(5-1)!

    (PC)5=4!

    (PC)5=4.3.2.1

    (PC)5=24

  • Maneira mais simples de resolver no meu entendimento.

    5x4x3x2=120 Quantas estátuas estão rodeadas na fonte? 5 né?

    Então é só dividir 120/5 que vai da 24. BONS ESTUDOS! ESPERO TER AJUDADO.


ID
1210579
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na reunião dos arquitetos de uma empresa, compareceram 16 pessoas, sendo 8 homens e 8 mulheres, mas só havia 13 cadeiras. De quantas maneiras distintas as 16 pessoas podem ocupar as 13 cadeiras, sendo que em nenhuma vez fique uma mulher em pé?

Alternativas
Comentários
  • Esta questão é simples!

    Já que no enunciado diz que todas as mulheres devem ficar sentadas, então calcularemos apenas o que restão para os homens.

    8!/5! 3!=

    336/6=56 são as maneiras distintas que podem ocupar as 13 cadeiras!

  • São 16 pessoas. 8 homens e 8 mulheres.

    Para às 16 pessoas existem apenas 13 cadeiras.

    Todas as mulheres devem ficar sentadas.

    M.M.M.M.M.M.M.M.H.H.H.H.H.

    Portanto das 8 mulheres 8 sentarão, não importando a ordem pois todas sentaram.

    então Combinação C 8/8= 1

    Dos 8 homens apenas 5 sentaram. Mais quais dos 5? Tanto faz. Apenas queremos 5 homens sentados.

    então combinação C 8/5= 8x7x6x5x4 / 5x4x3x2x1 = 6 720 / 120 = 56.


  • O meu também. 

  • Como todas as mulheres sempre deverão ficar sentadas, de um total de 13 cadeiras, restarão para os homens sentarem apenas 5 cadeiras. Como temos 8 homens, vamos fazer uma combinação tomando de 8 a 13.


    Letra A.

  • Se todas as mulheres expressamente têm de ficarem sentadas, então precisamos apenas contar as possiblidades  dos homens que serão 5 dentre os 8.

    Portanto, 8.7.6.5.4/5!

    56 maneiras.

  • que questão fácil , fiz o pior caminho pra nada

  • Essa banca adora confundir, por exemplo:

    "sendo que em nenhuma vez fique uma mulher em pé?"
    Com isso induz o candidato a pensar que apenas 1 mulher não pode ficar de pé, más que 2 ou 3 podem.
    Deveriam escrever assim:
    "sendo que em nenhuma vez fique QUALQUER mulher em pé?"
  • Alana, não pode ser por permutação, pois permutação é um tipo de arranjo, e a questão é de combinação!

    entendeu?
    Bons estudos!!
  • Eu faria por permutação.. daria um número gigante! Não entendi ainda como a ordem não importa!

  • O exercicio não diz que existe diferença na ordem das pessoas sentadas, portanto Fulano sentado = Sicrano sentado, ou seja ,apenas precisamos diferenciar se a pessoa está sentada ou não.

    Foi dito que sempre as mulheres estarão sentadas, sendo portando apenas 1 possibilidade. Entre os 8 homens restaram as 5 cadeiras, logo um combinação: C (8,5) = C (8,3) = 8*7*6 / 3*2*1 = 56

    Possibilidades das mulheres = 1

    Possibilidades dos homens = 56

    Possibilidade da combinação: 1 * 56 = 56

     

  • A pergunta quer saber quem vai ficar em pé, lembrando que todas as mulheres vão ficar sentadas. Logo você vai tirar 5 lugares de 8 homens.

    Pra saber quem vai ficar em pé e contagem...

    C8/3...Porque os números são de homens e de quantos vão ficar em pé.

    C= 8.7.6/3.2.1->simplifica 6 pelo 3 e 2 de baixo, sobrando 8 e 7 que se multiplicam dando 56.

     

    Espero ter explicado para todos entenderem.

     

     

     

  • Alternativa A.
    Das 13 cadeiras, 8 estarão ocupadas pelas mulheres. Então resta fazer a Combinação (sem ordem) dos 8 homens pelas 5 cadeiras restantes.
    Para diminuir o cálculo, uso a combinação complementar  --> 8-5 = 3
    C(8,5) = C(8,3) = 8.7.6 / 3.2.1 = 56

  • Enunciado dá a entender que a ordem importa.

  • A ordem não importa...

  • Tenho 8 HOMENS e 8 MULHERES PARA 13 CADEIRAS.

    Bizu: As mulheres não podem ficar em pé! Logo.... só restam 5 cadeiras para os homens!

    Então fica assim: Não interessa a ordem! Independente de onde as mulheres vão sentar, só restará 5 cadeiras para os homens!!

       8          x            7          x            6            x           5           x     4

    _______________________________________________________=   56

                                                    5x4x3x2

  • Na minha opinião, para que se configure formas distintas, as mulheres ,nas 8 cadeiras, deveriam mudar de lugar.

    Se a ordem não importasse elas poderiam se sentar nas mesmas cadeiras alterando apenas os homens que se sentariam.

    Acho que ficou faltando esse detalhe.

  • Lendo o enunciado,parece que a ordem importa. Mal feita .

  • TÃO DIFÍCIL PRA MIM, JESUS!!!!!!

    SOU UMA ANTA

  • Sempre que for fazer esse tipo de questão desenhe primeiro, para ter uma visão melhor do problema.

    os oitos lugares das mulheres já estão garantidos, sobrando assim somente 5 lugares para os homens se sentarem.

    |H|H|H|H|H|M|M|M|M|M|M|M|M|

    sendo assim, como a ordem da posição dos homens não importa, faz-se por combinação:

    C 8,5 = 56

    gab. A

  • Alguém poderia me enviar o por quê de não ser necessário fazer uma permutação entre as mulheres? Pois se todas vão sentar, também há a possibilidade delas trocarem de lugar entre elas, não?!

    Obrigada!

  • 8/1*7/2*6/3*5/4*4/5*3/6*2/7*1/8*8/1*7/2*6/3*5/4*4/5 - Ai vc corta os números q são iguais, os que estão em negrito respectivamente. Dessa forma, sobrando:8/1*7/2*6/3=56 e gerando o resultado correto.

    @André Ricardo, no anunciado da questão deixa claro a pergunta de quantas maneiras DISTINTAS as 16 pessoas podem ocupar a cadeira SENDO TODAS AS MULHERES SENTADAS, ou seja não importa se a mulher está sentada na primeira, segunda ou as seguintes contanto que nenhumas esteja em pé.

    Espero ter ajudado, att(...)

  • PM/PA

    Mal elaborada, se for de maneiras distintas, entende-se que as mulheres podem também mudar de lugar, pois o único requisito é elas estarem sentadas.

    Mas não devemos brigar com a banca durante a prova, queremos é a vaga. Depois brigamos kkk

    Combinação se oito vagas já estão ocupadas pelas mulheres, sobram 5 lugares para escolher entre os oito homens.

    escolher sem restrições passa ideia de combinação

    C8,5 = 56

    #FÉ NO PAI


ID
1210582
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura

A respeito do CAU/BR, assinale a alternativa correta conforme o previsto no respectivo Regimento Geral (Resolução CAU/BR nº 33/2012).

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO 33        

     a)  Art. 1º O CAU/BR é autarquia federal federal uniprofissional  dotada de personalidade jurídica de direito público, que constitui serviço público federal...

     b) Art. 2º O CAU/BR exerce ações:

    I -  orientadora, disciplinadoras e fiscalizadoras

    II -  regulamentadoras

    III - JUDICANTES,  decidindo, em última instância as demandas instauradas nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos  Estados e do Distrito Federal (CAU/UF).   

    IV - promotoras de condições para o exercício, fiscalização e aperfeiçoamento das atividades profissionais...     

    V - Informativas (interesse público)

    VI - administrativas

    d) A Secretaria Geral, Gerências Técnica, Administrativa e Financeira ficarão vinculadas e subordinadas à  Gerência Geral.

    e) Para o desempenho de atividades e funções específicas o CAU/BR poderá constituir comissões temporárias.





ID
1210585
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura

Em relação aos campos de atuação e às atividades e atribuições do arquiteto e urbanista, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    a) O arquiteto e urbanista realiza o estudo de viabilidade contábil e rural.

    Art. 2  As atividades e atribuições do arquiteto e urbanista consistem em: 

    estudo de viabilidade técnica e ambiental; 

    b) O arquiteto e urbanista faz assistência técnica, vedada a assessoria e a consultoria.

    Art. 2 o As atividades e atribuições do arquiteto e urbanista consistem em: 

    III - estudo de viabilidade técnica e ambiental;

    c) O arquiteto e urbanista desempenha cargo e função técnica, vedada a elaboração de orçamentos.

    Art. 2 o As atividades e atribuições do arquiteto e urbanista consistem em: 

    X - elaboração de orçamento

    d) O campo de atuação da arquitetura de interiores envolve a concepção e execução de projetos de ambientes. GABARITO

    e) O campo de atuação da arquitetura paisagística envolve a concepção e a execução de projetos de ambientes.

    Art. 2 o As atividades e atribuições do arquiteto e urbanista consistem em: 

    III - da Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial; 


ID
1210591
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura

Quanto ao Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Código de ética

    Resolução 52

    a) As REGRAS, que são derivadas dos PRINCÍPIOS, devem ser seguidas de forma específica e restrita às circunstâncias objetivas e concretas. A transgressão às REGRAS será considerada infração ético- disciplinar imputável.

    b) 1 Obrigações Gerais

    1.2 REGRAS

    1.2. 6 - O arquiteto e urbanista responsável por atividade docente das disciplinas de arquitetura e urbanismo deve, além de deter conhecimento específico sobre o conteúdo a ser ministrado, ter executado atividades profissionais referentes às respectivas disciplinas.

    c) CORRETA

    3 Orientações para com o Contratante

    3.2 REGRAS

    3.2.14 - O arquiteto e urbanista deve assumir a responsabilidade pela orientação transmitida a seus contratantes.

    d) 3 Orientações para com o Contratante

    3.2 REGRAS

    3.2.18 - O arquiteto e urbanista DEVE RECUSAR-SE receber honorários, pagamentos ou vantagens de duas partes de um mesmo contrato vigente.

    e) 4 Obrigações para com a Profissão

    4.2 Regras

    4.2.1 - O arquiteto e urbanista DEVE DECLARAR-SE IMPEDIDO de contratar, representar ou associar-se a pessoas que estejam sob sanção disciplinar, excluídas ou suspensas por seus respectivos conselhos profissionais


ID
1210594
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura

Assinale a alternativa que apresenta competências do CAU/BR, conforme previsto no art. 28 da Lei Federal no 12.378/2010.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D: Art. 28, inc. XIV: "aprovar e divulgar tabelas indicativas de honorários dos arquitetos e urbanistas".

  • a) ERRADO - Art. 28. Compete ao CAU/BR: 

             II - Editar, alterar o Regimento Geral, o Código de Ética, as Normas Eleitorais e os provimentos que julgar necessários; 

    b) ERRADO Art. 28., IV - Intervir nos CAUs quando constatada violação desta Lei ou do Regimento Geral;

    c) ERRADO - Art. 28., VI - Firmar convênios com entidades públicas e privadas, observada a legislação aplicável;  

    d) CORRETO - Art. 28., XIV - Literalidade da lei  

    e) ERRADO - Art. 28., XV - Contratar empresa de auditoria para auditar o CAU/BR e os CAUs...

    Fonte: LEI Nº 12.378/2010


ID
1210597
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O processo que envolve a produção e a transmissão de energia elétrica passou a ser motivo de grande discussão no Brasil e no mundo. Os temas abordam a necessidade de se produzir energia e, ao mesmo tempo, manter a proteção ambiental ou estabelecer uma linha para o desenvolvimento sustentável. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a- A maioria das formas de geração de eletricidade requerem altíssimos investimentos de capital e baixos custos de manutenção. Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica, onde os custos com a construção de cada aerogerador de alta potência podem alcançar milhões de reais, os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero. 

    c - Há uma preocupação quanto aos riscos de construção de usinas nucleares no Japão devido à sua história de terremotos e atividades sísmicas, que frequentemente resultam em tsunamis e que podem vir a atingir alguma destas usinas causando assim algum acidente nuclear. O acidente mais sério dos últimos anos foi o de Fukushima I, que aconteceu após a tsunami de Tohoku em 2011.

    Segundo pesquisadores e especialistas no assunto, o Japão seria um local arriscado para a construção de usinas nucleares, podendo ser a causa de uma catástrofe para o país e para o mundo.

    Enquanto ativistas do movimento antinuclear alertam sobre a possibilidade de danos que poderiam ser causados às usinas em eventos naturais como terremotos ou tsunamis, os responsáveis pelas usinas afirmam que elas são planejadas de forma que esta seria uma hipótese improvável ou até impossível.

    d- Ainda não. As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental. Exemplos de fontes alternativas de energia: - Energia eólica - gerada a partir do vento. -Energia solar (fotovoltaica) - gerada a partir dos raios solares.

     

    e - A produção de etanol no Brasil, atualmente, ocorre em larga escala, e o país é o segundo maior produtor mundial de álcool combustível, atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, diferentemente dos norte-americanos, o etanol brasileiro é feito a partir do beneficiamento da cana-de-açúcar.


ID
1210600
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os conflitos do Oriente Médio e da África são recorrentes na história e as causas são diversas, incluindo questões políticas, econômicas, territoriais, água, entre outras situações. No momento, o nível mais dramático ocorre em um país islâmico, de maioria sunita, mas governado por uma minoria alauíta; a guerra civil já deixou, até o momento, mais de 120 mil mortes e milhões de refugiados em países vizinhos. O conflito de interesses entre duas das principais nações do mundo, Estados Unidos e Rússia, recrudescem a tensão nessa nação.

É correto afirmar que o texto apresentado se refere à(ao)

Alternativas

ID
1210603
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A expansão urbana gerou grandes desafios aos arquitetos e urbanistas do mundo, pois esses profissionais devem gerar condições para que as cidades sejam aprazíveis e consigam ordenar milhões de pessoas de forma sustentável. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  • Gabarito A

    D - Errada . A palavra sempre invalida a questão.

  • C - Para além dos transtornos diários de congestionamento que prejudicam a qualidade de vida da população, decorrentes do crescimento acelerado da frota de veículos, soma-se a esse problema a diminuição das áreas verdes no Distrito Federal. Esses são fatores que, de forma conjunta, estão colocando o DF em uma situação de maior risco e vulnerabilidade ambiental. É o que revela um estudo realizado por professores da Universidade Católica de Brasília (UCB), divulgado em matéria no Correio Braziliense.

     


ID
1210606
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A produção de lixo virou uma das grandes preocupações do mundo atual e a sua destinação é sempre um motivo de controvérsia. Os administradores das cidades apontam para soluções paliativas, tornando necessária a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  • GAbarito A

    C - errada. Pois a reciclagem também é uma alternativa importante e viável para a destinação dos resíduos. 

  • a) A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. CORRETA.

    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 

    b) Os lixões a céu aberto só serão permitidos nas áreas mais afastadas das principais regiões metropolitanas do País. ERRADA.

    Na realidade o documento estabelece como meta a extinção progressiva dos lixões a céu aberto.

    c) A incineração dos resíduos sólidos e os aterros sanitários são as soluções mais viáveis para a destinação do lixo urbano. ERRADA.

    VII - destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

    d) A responsabilidade da destinação dos resíduos sólidos fica a cargo dos fabricantes e dos importadores, de acordo com a PNRS. ERRADA.

    XVII - responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos: conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei; 

    e) O lixo hospitalar e o radioativo são os principais focos dessa nova política de resíduos sólidos. ERRADA.

    § 2  Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica. 

    Também não trata de lixo hospitalar.

  • logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial"

    usado muito na farmácia em que recomenda não armazenar medicamentos vencidos, abertos usados por muito tempo, não jogue no lixo, coloque em um saco plástico e entregue a farmácia.

    Logística reversa.


ID
1217422
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabe-se, com certeza, que “o arquiteto gosta de legumes e a nutricionista faz natação” e que “a nutricionista corre ou faz natação”. Além disso, sabe-se que “se o empresário viaja, então a nutricionista não faz natação” é falso. Acerca disso, é correto afirmar que a(o)

Alternativas
Comentários
  • Mto maldosa, preste atenção q o  terceiro argumento e falso (VF) portanto a resposta vai ser a verdade do argumento falso. 

  • Como a questão diz ""se o empresário viaja, então a nutricionista não faz natação” é falso". A única possibilidade de ser falsa é o antecedente ser verdadeiro e o consequente falso. 

    Desmembrando a proposição composta em proposição simples.

     o empresário viaja = V

    a nutricionista não faz natação = F

    Analisando a primeira proposição. 

    "com certeza, que “o arquiteto gosta de legumes e a nutricionista faz natação”".

    Como é uma conjunção e está afirmando que é verdade, logo:

    o arquiteto gosta de legumes = V

    nutricionista faz natação = V

    Agora a segunda proposição.

    “a nutricionista corre ou faz natação”.

    Como é uma disjunção inclusiva e devemos considerá-la verdadeira e sabemos "a nutricionista faz natação" é verdade, já é suficiente para considerar verdadeira. Basta que uma proposição simples seja verdadeira em uma disjunção inclusiva.

    Analisando as opções de resposta:

    A - nutricionista corre - Indeterminado.

    B - arquiteto não gosta de legumes - Falso, como afirmado na proposição composta que é uma conjunção.

    C - nutricionista não faz natação - Falso, pois é o consequente da condicional falsa.

    D - empresário não viaja - Falso, pois é o antecedente da condicional falsa.

    E - empresário viaja - Verdadeiro, que o antecedente da condicional falsa. Resposta correta.




  • Senhores (as),

    Só há uma forma de a tabela verdade de uma condicional ser falsa (V → F), o famoso "Vera Fischer". Dessa forma, nem seria necessário reescrever a proposições.

    Questão boa para ganhar tempo na prova.

    Bons estudos!


ID
1217425
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura

Sobre o Plenário do CAU/BR, assinale a alternativa correta conforme o previsto no respectivo Regulamento Geral (Resolução CAU/BR nº 33/2012)

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º Plenário do CAU/BR

    a)- 1 conselheiro representante de cada Estado e do Distrito Federal

    - 1 conselheiro representante das Instituições de ensino superior de arquitetura e Urbanismo

    b) correta

    c) Parágrafo Único: Serão tomadas pela maioria  simples as manifestações do Plenário, ressalvados nos seguintes casos...

    d) VIII - CAU/BR  apreciar e decidir, em última instância, sobre matéria referente ao exercício da profissão de arquiteto e urbanista.

    e) XVII - apreciar e decidir sobre o registro temporário de:

    a)  empresas estrangeiras sem sede no País;

    b) profissionais diplomados no exterior, sem domicilio no País. 


ID
1217428
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilidade está ligada à administração, ao direito e à economia, desempenhando função administrativa e econômica ao manter controle sobre o patrimônio da organização e apurando os respectivos resultados econômicos. Considerando essa informação, é correto afirmar que a contabilidade

Alternativas
Comentários
  • a - A Contabilidade é, objetivamente, é um sistema de informação e avaliação que fornece demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. (Ibracon)

    b - “A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos” (Prof F.Hermann Jr.);

    c - “A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa” (Osni Moura);

    d - Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte. http://www.fea.usp.br/contabilidade-e-atuaria/graduacao/o-que-e-contabilidade

    e - “É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco).

  • Gabarito alternativa A

    é um sistema de informação e avaliação que fornece demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.


ID
1217431
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as características da informação a ser fornecida pela contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • caracteristica das informações contabeis: informações para tomada de decisões. 

     

    Fonte de tomada de decisão: nenhuma decisão que envolva negócios é tomada a esmo, pois está em jogo o patrimônio que não se constitui de maneira tranquila. Quem controla o Patrimônio tem obrigação de gerar o alicerce para a decisão.

    D)


ID
1217434
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando que o patrimônio é a soma dos bens, dos direitos e das obrigações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • • BENS NUMERÁRIOS: São os bens já convertidos em espécie. Ex.: Dinheiro em Caixa ou Banco.

    • BENS FIXOS: São bens duráveis que a entidade utiliza na sua estrutura com a finalidade de, através do seu uso, realizar o seu objeto social. Ex.:Veículos, Móveis e Utensílios, Imóveis, Instalações Fabris, etc. Esses bens são contabilizados em contas do grupo Ativo Permanente IMOBILIZADO.

    Os bens podem ser classificados segundo o modo como são considerados. Neste caso, a classificação os divide em:

    • BENS MATERIAIS - BENS TANGÍVEIS, CORPÓREOS OU MATERIAIS, como o próprio nome diz, são aqueles que possuem corpo, matéria.

    • BENS IMATERIAIS - BENS INTANGÍVEIS, INCORPÓREOS OU IMATERIAIS: são aqueles Bens que não possuem corpo, não têm matéria. Em sua maioria das vezes se apresentam na forma de gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados parte do seu Patrimônio.

    BENS: São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Sob o ponto de vista contábil, pode-se definir como Bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformação, numerário, de renda, de venda ou troca e fixos.

    DIREITOS: são bens pertencentes a um ente e que se encontram em poder de terceiros. São representados na composição Patrimonial como valores a receber e normalmente são apresentados coma identificação do bem seguida da expressão a receber.

    OBRIGAÇÕES: São valores a pagar na forma de dívidas ou dividendos resultantes de compromissos assumidos pela empresa.

    http://professorprates.blogspot.com.br/2009/09/contabilidade-introdutoria-aulas-do-dia.html

     

     

  • GAB: E

     

    Obrigações: São dívidas, valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física). Fazem parte do PASSIVO.

     

    Quando se compra um bem a prazo, ele integra-se ao patrimônio a partir do momento que o fornecedor o entrega. Como foi uma venda a prazo, a empresa passa a ter uma obrigação com o fornecedor, representada por uma conta a pagar equivalente ao preço do bem. Assim como aumenta de um lado o Ativo (bem) da empresa, de outro lado aumenta o Passivo (obrigação) da empresa.

    Exemplos de Obrigações: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, Fornecedores ou Duplicatas a pagar (referente a compra de mercadorias a prazo), impostos a pagar (ou impostos a recolher), etc.

     

    fonte: http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/patrimonio1.php


ID
1217437
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Com relação aos componentes do Ativo e do Passivo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1217440
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B


    Questão retirada da Lei 4.320/64:

    Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os Anexos números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.

     Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

     Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

     Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

     Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício



ID
1217443
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Teoria Patrimonialista classifica as contas em dois grupos: Contas Patrimoniais (contas de ativo e passivo) e Contas de Resultado (contas de receitas e despesas). Assinale a alternativa em que todas as contas apresentadas pertencem ao mesmo grupo.

Alternativas
Comentários
  • Todas as contas apresentadas na letra A são Receitas (Contas de Resultados). Portanto, o gabarito é letra A.


ID
1217446
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4320/64 -  art. 105.

    § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

    § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

    § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.

    § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

    § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.

     

    BISU: f(IN)anceiro - INdepende de autorização orçamentária


ID
1217449
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as características das Variações Patrimoniais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais. NBC T 16.4

     

    Transcrição literal do item Variações Patrimoniais da NBC T 16.4 - Transações do setor público

    Q512182

    (V ) As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não, o seu resultado. NBC T 16.4
    (V )
    As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais. NBC T 16.4
    (V )
    Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado. NBC T 16.4
    (V )
    Entende-se como variações patrimoniais quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido. NBC T 16.4
    (V )
    Entende-se como variações patrimoniais qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.NBC T 16.4


ID
1217452
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O balancete de uma empresa apresentava, em determinado momento, Ativo = $950. Considere o seguinte fato contábil: rendimento creditado de aplicação financeira no montante de $19. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  "rendimento creditado de aplicação financeira no montante de $19"

    não seria uma redução no ativo? 

  • b) Trata-se de um fato modificativo aumentativo.

     

     

  • O rendimento foi creditado na conta da empresa. Ou seja, aumenta o valor do ATIVO. Com isso, gera um aumento no Patrimônio Líquido da Empresa.


    D - BCM

    C - Receita financeira---- 19



    Bons estudos!


ID
1217455
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da definição de atos e fatos administrativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    a) Os Atos Adm. não provocam alteração patrimonial.

    b) Fatos Adm. são Fatos Contábeis que provocam alteração patrimonial, podendo alterar ou não o PL.

    c) A contratação é Ato Adm.; o pagamento dos mesmos acarreta um Fato Adm.

    d) correta

    e) Os Fatos Adm que possuem essa classificação (permutativos, modificativos ou mistos)

  • Obs: Todo FATO ADM. é FATO CONTÁBIL , mas nem todo FATO CONTÁBIL é FATO ADM.

  • Letra d.

    O ato administrativo está relacionado a uma tomada de decisão e não envolve contas, assim, o seu registro para fins de controle não afetará o patrimônio da empresa. O fato contábil envolve contas contábeis, altera itens patrimoniais, sem necessariamente afetar o patrimônio líquido. Deve ser registrado por meio de um lançamento contábil, sendo que o fato pode ser permutativo, modificativo ou misto.

  • GAB: D

    Os acontecimentos no mundo contábil podem ser divididos em dois grandes grupos:

    a) "Atos contábeis ou Atos Administrativos: são acontecimentos que ocorrem na entidade e não provocam alterações do patrimônio, ou apenas irão alterar o Patrimônio no futuro, tal como admissão de empregados".

    b) "Fatos contábeis ou Fatos Administrativos: são os acontecimentos que provocam variações no patrimônio da entidade. Pois, os fatos contábeis são contabilizados através das contas patrimoniais (ativo, passivo, patrimônio líquido) e/ou das contas de resultado (receitas e despesas)". 


ID
1217458
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A elaboração de um Plano de Contas em graus permite agrupar os elementos patrimoniais em níveis, de acordo com o grau de detalhamento. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A


    Quanto ao desdobramento das Contas:

    • -  Sintéticas (1o Grau): São contas que agrupam os saldos de contas analíticas (subcontas) semelhantes, tal como a conta Bancos Conta Movimento, que consolida saldo das contas de todos os bancos. Os valores sintéticos são úteis para a análise gerencial dos relatórios contábeis.

    • -  Analíticas (2o Grau): As contas analíticas são as contas reais, que recebem os lançamentos. As contas sintéticas são simplesmente a soma de um conjunto de contas analíticas.

    Como exemplo, temos a conta no Banco X. Assim:


    Caixa Geral é conta de 1o grau                                 100.000 (80.000 + 20.000)

     

    Caixa da Matriz é conta de 2o grau                           20.000


    Caixa da Filial é conta de 2o grau                             80.000 

     


  • Olá amigos do QC,

    As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento. O saldo deste tipo de conta é conseguido através dos lançamentos realizados no financeiro, ou seja, recebem diretamente o valor lançado.

    Já as contas sintéticas são aquelas cujo saldo é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas

    Resumindo, a conta sintética será a soma de diversas contas analítcas

    fonte:

    https://suporte.sigecloud.com.br/hc/pt-br/articles/206336427-Diferen%C3%A7a-entre-conta-anal%C3%ADtica-e-sint%C3%A9tica-no-plano-de-contas

     

    Grande abraço e bons estudos.

     


ID
1217461
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere hipoteticamente que uma empresa comercial efetuou determinada venda de mercadoria a prazo no valor de $1.800. Sabendo que a mercadoria vendida foi adquirida por $1.100, assinale a alternativa que apresenta o lançamento contábil correspondente

Alternativas
Comentários
  • Lançamento de compra de mercadorias:

     

                   D - estoque de mercadorias---------------1.100,00

                   C - caixa-----------------------------------------1.100,00

     

    Lançamento de venda de mercadorias ocorre em duas etapas:

     

    1º) baixa no estoque de mercadorias:

                  C - estoque de mercadorias----------------1.100,00

                  D - CMV------------------------------------------1.100,00

     

    2º) reconhecimento de receita de vendas:

                  D - clientes-------------------------------------1.800,00

                  C - receita de vendas------------------------1.800,00

     

    Assim, a venda de mercadorias pode ser sintetizado em um lançamento de 4º fórmula:

     

                 

                 D - clientes----------------------------1.800,00

                 C - receita de vendas---------------1.800,00

               

                D - CMV---------------------------------1.100,00

                C - estoque de mercadorias-------1.100,00

                 


ID
1217464
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos livros contábeis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas (saldo de cada conta) escrituradas no diário e constantes do balanço.

    É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações DIÁRIAS de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada SEMPRE antes da conta crédito.

     


ID
1217467
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa adquiriu de um mesmo fornecedor um aparelho de ar-condicionado no valor de $950,00 e material de expediente diverso no valor de $380,00. No ato da compra, foram pagos $500,00 e o restante será pago por meio de duplicata a vencer em 30 dias. Com relação ao lançamento contábil desse caso hipotético, é correto afirmar que se trata de um lançamento de

Alternativas
Comentários
  • GAB:D

    ATIVO

    C - "CAIXA" 500
    D - "AR CONDICIONADO" 950
    D - "MATERIAL DE EXPEDIENTE" 380

    PASSIVO
    C - "FORNECEDORES" 830

  • Alternativa D.

    Trata-se de um lançamento de 4 Fórmula (2 ou + D e 2 ou + C). 

    Pois houve dois débitos e dois creditos, conforme abaixo. 

    D - Móveis e utensílios = 950,00

    D - Material de Expediente = 380,00

    C - Caixa = 500,00

    C - Duplicatas a pagar = 830,00.

     

    Bons estudos!

  • Trata-se das fórmulas do lançamento contábil conforme a natureza credora e devedora.

    Lançamento................Débito.......Crédito 

    1ª fórmula...........................1.....................1 

    2ª fórmula...........................1.....................2 

    3ª fórmula...........................2.....................1 

    4ª fórmula...........................2.....................2 

    ➤ Dados e informações:

    Uma empresa adquiriu de um mesmo fornecedor um aparelho de ar-condicionado no valor de $ 950 e material de expediente diverso no valor de $ 380. No ato da compra, foram pagos $ 500 e o restante será pago por meio de duplicata a vencer em 30 dias.

    ➤ Lançamento contábil da aquisição:

    D: Móveis e utensílios (ativo não circulante): $ 950

    D: Material de expediente diverso (ativo circulante): $ 380

    C: Caixa (ativo circulante):$ 500

    C: duplicatas a pagar (passivo circulante): $ 830

    Portanto, é correto afirmar que se trata de um lançamento de 4ª fórmula.

    Gabarito: Letra D.


ID
1217479
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Sucesso S/A recebeu, em espécie, o pagamento de uma duplicata no valor de $1.000, com 10% de juros pelo atraso. Na contabilização desse fato contábil hipotético, a conta

Alternativas
Comentários
  • Recebimento de Duplicata de 1.000, com juros ativos de 10% (Receita Financeira).



    D - Caixa----------------------------1.100,00

    C - Duplicatas a receber--------1.000,00

    C - Juros Ativos--------------------100,00


    gab: A
  • Trata-se de uma fato misto aumentativo.

    A empresa Sucesso S/A recebeu, em espécie, o pagamento de uma duplicata no valor de $ 1.000, com 10% de juros pelo atraso.

    Lançamento contábil:

    D: Caixa (ativo circulante): $ 1.100

    C: Duplicatas a receber (ativo circulante): $ 1.000

    C: Receita financeira (DRE): $ 100

    ➣ Resolução: Por fim, podemos eliminar as letra B, C, D e E, pois estão inconsistentes com o lançamento acima.

    Gabarito: Letra A.


ID
1217482
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Ao realizar a conciliação contábil da conta “Caixa”, o contador constatou que o saldo contábil era maior que o saldo extracontábil. Para corrigir essa divergência, uma possível solução seria

Alternativas

ID
1217485
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A técnica de análise das demonstrações financeiras, que mede a evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, a partir de um exercício fixado como ano-base=100, chama-se análise

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B;

    Análise horizontal (De evolução), é o processo desenvolvido com a finalidade de calcular a variação de um ou mais elementos em determinados períodos, buscando estabelecer tendências, se houve crescimento real ou não desse elemento;

    Bons estudos! ;)


ID
1217488
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As informações a seguir foram extraídas das demonstrações financeiras da hipotética empresa Contrato S/A, referente ao exercício 2012.

Ativo Circulante: $8.670
Passivo Circulante: $2.890
Saldo da conta Caixa: $950
Saldo da conta Estoque de Mercadorias: $3.468

Com base nesses números, o índice de Liquidez Seca foi igual a

Alternativas
Comentários
  • ÍNDICE DE LIQUIDEZ SECA:

               ILC = ATIVO CIRCULANTE - ESTOQUE / PASSIVO CIRCULANTE

               ILC = 8670 - 3468 / 2890

              ILC = 1,8

  • Como vimos,

    Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

    Liquidez Seca = (8670 – 3468) / 2890

    Liquidez Seca = 1,8

    Resposta: C


ID
1217491
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras da empresa Sucesso S/A mostrou que o índice de endividamento Participação de Capitais de Terceiros (PCT = Passivo Exigível/Patrimônio Líquido) passou de 1,18 no exercício 2011, para 1,32 no exercício 2012. Com base nas informações desse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ´Se o PL fosse maior daria 0, .... alguma coisa.