-
Função poética: O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.
Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
fonte:http://www.brasilescola.com/gramatica/funcoes-linguagem.htm
-
Função poética
Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações.
-
Para complementar os estudos.
São 6 os elementos da comunicação:
1) Emissor (remetente, transmissor, 1a pessoa do discurso, locutor, falante etc.): aquele que envia uma mensagem.
2) Receptor (destinatário, recebedor, 2a pessoa do discurso, interlocutor, ouvinte etc.): aquele que recebe uma mensagem.
3) Mensagem: aquilo que é transmitido pelo emissor.
4) Código: signos compartilhados pelo emissor e pelo receptor.
5) Referente (contexto): é o assunto da mensagem, o elemento extralinguístico dela.
6) Canal (contato): é o meio, o veículo transportador da mensagem.
Funções da Linguagem: para cada elemento da comunicação, há uma função da linguagem.
1) Função Emotiva (Expressiva) - o “eu” do texto é o centro da mensagem, na qual ele destaca seus próprios sentimentos, expressa suas emoções, impressões, atitudes, expectativas etc.
2) Função Conativa (Apelativa) - o receptor é o centro da mensagem, na qual ele é estimulado, provocado, seduzido, amparado etc.; é um texto normalmente claro e objetivo que visa à persuasão;
3) Função Poética - a mensagem por si é posta em relevo; mais do que seu conteúdo, o destaque dela se encontra na forma como ela é construída, criativa e inusitadamente; é a linguagem dos poemas e prosas poéticas (literária), da publicidade criativa e afins.
4) Função Metalinguística - o código usado para estabelecer comunicação é o centro da mensagem, no sentido de que ele é instrumento de explicação de si mesmo; usa-se um signo para explicar a si próprio; encontramos em poemas que falam sobre o fazer poético (metapoema),
sambas que abordam esse gênero musical, filmes que discutem o cinema, palavras usadas para explicar outras em dicionários, narradores
que refletem sobre a arte de narrar (metanarração) etc.
5) Função Referencial (Informativa/Denotativa) - o referente é o centro da mensagem; destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva;
6) Função Fática - o canal (contato) é o centro da mensagem; essa linguagem se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou
encerrar o contato entre o emissor e o receptor (como em ligações telefônicas, saudações, cumprimentos etc.
Fonte: gramática professor Pestana - pag: 1188
Bons estudos.
-
Função Emotiva ou Expressiva
Também chamada de Expressiva, na função Emotiva, como o próprio nome já indica, o emissor ao utilizar essa função tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.
A partir disso, esse tipo de texto apresenta na primeira pessoa enfatizando seu caráter pessoal e pode ser encontrado nos textos poéticos, nas cartas, nos diários marcada pelo uso de sinais de pontuação, por exemplo, reticências, ponto de exclamação.
A função Poética é característica das obras literárias, da utilização do sentido conotativo das palavras, em que o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem.
De qualquer forma, esse tipo de função não pertence somente aos textos literários posto que aparece também na publicidade ou nas expressões cotidianas em que há o uso frequente de metáforas (provérbios, anedotas, trocadilhos, músicas).
-
Resposta por eliminação. Letra a, a única que fala da Função emotiva que é presença do "Eu" no texto.
-
GABARITO: Letra A
-
FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA
Essa função tem uma linguagem que reflete emoções e sentimentos, usada quando o emissor centra a linguagem em si mesmo.
Onde a função emotiva ou expressiva é usada?
- Depoimentos;
- Cartas pessoais;
- Autobiografias;
- Entrevistas.
Quais as características da função emotiva ou expressiva?
- A mensagem transmitida é subjetiva, ou seja, de acordo com a visão do emissor;
- Utiliza muitos pontos de exclamação e reticências para que a entonação emocional seja acentuada;
- Utiliza a 1ª pessoa do singular ou do plural.
FUNÇÃO POÉTICA OU ESTÉTICA
A função poética possui uma linguagem usada quando há preocupação por parte do emissor com o ritmo da frase, com a sonoridade das palavras e com o jogo de ideias. Ou seja, o emissor se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. Embora essa função da linguagem seja própria da obra literária não é uma exclusividade dela.
Onde a função poética é usada?
- Poemas;
- Obras literárias;
- Letras de músicas;
- Propagandas;
- Expressões cotidianas de valor metafórico.
Quais as características da função poética?
- Utiliza uma linguagem bem elaborada;
- Utiliza figuras de linguagem;
- Utiliza palavras em sentido conotativo;
- Preocupação com a forma que a mensagem é transmitida.