SóProvas



Prova IF-BA - 2014 - IF-BA - Aluno


ID
4063858
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“E passando imediatamente a obrar [agir], equipou canhoneiras que têm hostilizado as ilhas de Santo Antônio de Maré, a costa da Saubara, a barra do Paraguaçu, mandou metralhar Itaparica, encravar a Artilharia de sua Fortaleza, interceptou nossa comunicação com a cidade, aprisionando e roubando as embarcações que faziam nosso comércio interior e proibindo a importação de mercadorias e víveres para o Recôncavo, fez mandar tropa lusitana e barcas de guerra para atacar e ocupar a rica povoação de Nazaré [combate do Funil] e finalmente preparar-se com estrépito terror para nos acometer e obstar entrada da esquadra que vem da Corte do Brasil em nosso socorro; e por outro lado, a Junta Provisória do Governo, aliás composta de sábios e honrados brasileiros, de quem a Pátria esperava tudo, ou por coação, ou por natural fraqueza, não respondeu à participação do ato da Aclamação de Sua Alteza Real, feita pelas Câmaras e Autoridades, tem se abstido de toda correspondência conosco, e finalmente pelas suas Reclamações de doze e vinte e três de Julho próximo passado se declaram contra nós, arguindo-nos de rebeldes e facciosos, e forçando com tão inauditos procedimentos a nossa involuntária subtração à sua Autoridade. Deixemos, Senhores, de observar miudamente, quanto seja irrisório, que o opressor da Bahia apelide, fiel a uma assaz pequena fração da Província, e rebelde a toda ela constitucional, a minguada caterva de soldados iludidos Europeus da Bahia, e facciosa a numerosa Povoação da Província inteira.”

Ata da Câmara da Vila de Nossa Senhora do Rosário do porto da Cachoeira datada de 21 de agosto de 1822. In: TAVARES, Luís Henrique Dias. Independência do Brasil na Bahia. (Coleção Bahia de Todos). Salvador: EDUFBA, 2005, p. 132-133

Alternativas
Comentários
  • Isabela Mendes, sim a elite, classes medias e baixas, principalmente os escravos pela promessa da Carta de Alforria

  • https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/11768862

  • GAB. B)

    As guerras de consolidação da Independência espalhadas pelo Brasil após o famoso Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, contaram com a participação de sujeitos de vários grupos sociais. Na Bahia, a participação de negros libertos e cativos que buscavam ser recompensados com a Carta de Alforria foi marcante. As mulheres também estiveram presentes. Nessa narrativa, Maria Quitéria é considerada grande heroína da Guerra de Independência na Bahia.


ID
4063867
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo:

“Anteontem, ao ser conhecida, nesta cidade, a notícia de que fora sancionada a lei de extinção do cativeiro, o povo manifestou o mais profundo e entusiástico júbilo de que se achava possuído. Subiram ao ar girândolas de foguetes e grandes multidões enchiam a cidade do rumor dos vivas e das grandes aclamações. Este movimento acentuou-se, extraordinariamente, à noite. Organizaram-se várias passeatas que percorreram as ruas desta cidade, a qual apresentava um aspecto festivo.

(...)

O préstito compunha-se de numerosíssimos cavaleiros, grande massa de povo e carros de comissões de sociedades abolicionistas conduzindo retratos dos vultos mais salientes da campanha em prol dos cativos.”

Jornal Diário da Bahia, 15 de Maio de 1888, p. 1. In: BRITO, Jailton Lima. A Abolição na Bahia: Uma história política – 1870-1888. Dissertação de Mestrado –Salvador, PPGH-UFBA, 1996, p. 6. Adaptado.

Sobre a Abolição da escravatura, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre B e C

    A alternativa B tem ambiguidade. Marquei pensando que a alternativa se referia à pena de ave, creio que não existia caneta ainda kakakak

    Fui pesquisar e a lei realmente foi assinada com uma pena, das gringa ainda.

    "Confeccionada especialmente para a assinatura da Lei Áurea, a pena é em ouro 18 quilates. Tem 27 diamantes e 28 pedras vermelhas, mede 22 centímetros e pesa 13 gramas."

    link da matéria:  → cultura.estadao.com.br/noticias/geral,museu-adquire-pena-usada-para-assinar-a-lei-aurea,20060503p5971

  • as sociedades abolicionistas, compostas por intelectuais e políticos negros e brancos, foram importantes instrumentos na luta contra a escravidão, ainda que tenham respeitado a propriedade escrava.

  • Euuu entrava com recurso hahahahaha. A letra B ta certa, uai!

  • momento que vc tem que larga os livros e entender o que a banca quer que vc marque.

  • Essa é pra pegar os desinformados mesmo!! Desde quando que a Princesa foi a grande protagonista?? A abolição foi resultado de uma série de lutas!!

    Parem de comentar que a B ou A ou outra está certa e vão estudar!!

  • A- errada. todo mundo sabe que a abolição da escravatura NÃO mudou completamente a vida dos ex-cativos. Eles ganharam a liberdade sem nenhuma contrapartida de terras ou trabalhos... muitos, por não terem outra opção de vida, continuaram a servir seu Sr., ou seja, os ex-cativos ainda continuaram em condições sub-humanas

    B-errada. "A abolição não foi resultado da benevolência dela, mas de um processo de luta de abolicionistas e escravos ao longo da década de 1880. A princesa Isabel teve o mérito de assinar o documento, o que, muito provavelmente, D. Pedro II jamais teria coragem de assinar, por conta das reações que isso poderia causar entre as elites econômicas, que o sustentavam no poder." (https://brasilescola.uol.com.br/biografia/princesa-isabel.htm)

    C-correta

    D- errada.A abolição não foi exclusivamente resultado de um projeto do Estado imperial, "mas de um processo de luta de abolicionistas e escravos ao longo da década de 1880"

    E-errada. Só em um conto de fadas que todos, "imbuídos de ideais liberais e humanitários", estariam de acordo com a abolição. Os fazendeiros, que exerciam grande poder à época, por exemplo, eram diametralmente contra.

    ---

    Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, ou simplesmente princesa Isabel, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de julho de 1846. A princesa Isabel era a segunda filha de  D. PEDRO II com sua esposa, Teresa Cristina. Mesmo sendo a segunda filha, tornou-se a herdeira do trono com 11 meses de idade, por causa da morte do filho mais velho do imperador, Afonso Pedro, com dois anos de idade.

    Assim, a princesa Isabel foi nomeada herdeira presuntiva, que ocorre quando não havia melhor opção de herdeiro ao trono. Tempos depois, o imperador e sua esposa tiveram outro herdeiro do sexo masculino – Pedro Afonso –, mas esse, assim como o primeiro herdeiro, faleceu na infância. Isso fez, novamente, com que a Princesa Isabel fosse nomeada herdeira presuntiva.

    A educação da princesa Isabel foi digna da realeza e seguiu os moldes que foram aplicados a seu pai, D. Pedro II. Na sua infância, durante seis dias na semana, a princesa tinha aulas de astronomia, história, literatura, física e filosofia e ainda aprendia diversos idiomas, como latim, francês, inglês e alemão. Também estudava dança, piano, desenho, geografia, geologia etc.

  • Acredito que a letra B esteja errada ao afirmar que a princesa Isabel foi a grande protagonista, uma vez que a abolição da escravatura foi uma série de lutas como a lei do sexagenário, ventre livre, Eusébio...

  • Fui seco na B.

  • Protagonista = diz-se de ou o personagem mais importante do teatro grego clássico, em torno do qual se constrói a trama

    Eu entrava com recurso neh lkkkk

  • Sério que vocês não leram o enunciado???

    "Jornal Diário da Bahia, 15 de Maio de 1888, p. 1. In: BRITO, Jailton Lima. A Abolição na Bahia: Uma história política – 1870-1888. Dissertação de Mestrado –Salvador, PPGH-UFBA, 1996, p. 6. Adaptado.

    Sobre a Abolição da escravatura, é correto afirmar que:"

    Na alternativa está 13

  • me desculpa, mas estava lendo alguns comentários e também discordo, a B está correta sim, se pegar o texto e interpretar, leva ao momento em que foi assinado a lei, nesse ato por dias foram realizado festas em comemoração ao ato da Isabel

ID
4063873
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No relato da viagem empreendida pelo navegador, explorador e escritor inglês Wiliam Dampier (1651- 1715) na passagem pela terra do Brasil, há um interessante trecho sobre a cidade de Salvador no século XVII:
A Baía de Todos os Santos, situada a 13 graus de latitude sul, é a mais importante cidade do Brasil, quer pela beleza das suas construções, pelo seu tamanho, pelo seu comércio, ou ainda, pela sua receita. A cidade conta com as vantagens de um porto capaz de receber navios de grande tonelagem. Aentrada deste porto é guardada por uma poderosa fortaleza, situada do lado e fora, de nome Santo Antônio; vimos a luz desse forte, que é mantida acesa com o propósito de auxiliar as embarcações, na noite anterior à nossa entrada. Há outros pequenos fortes que comandam o porto, um dos quais está construído sobre rochedo no meio do mar, a meia milha da costa (...). Próximo ao lugar de ancoragem, de frente para o porto, há outro forte, construído sobre a elevação onde se encontra a cidade. A cidade, a propósito, conta com 2 mil casas aproximadamente, a maior parte das quais não é visível do porto, porém, tão logo se pode avistálas, misturadas às árvores e erguidas a tal elevação, desfruta-se de um belo prospecto.

(In. FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. A construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII. Antologia de textos 1591-1808. RJ: José Olympio; SP: UNESP, 2012, p. 457-458)

Sobre a cidade de Salvador e seu porto em tempos coloniais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D está correta quando diz que a cidade de Salvador foi distinguida em cidade Alta e cidade Baixa por suas características próprias de relevo. O erro está em dizer que a cidade Alta era zona dedicada especialmente ao comércio.

    Na verdade era na cidade Baixa que se dedicava em especial ao comércio.

    Eu decorei isso imaginando que o motivo é que era na parte de baixo que chegavam os navios com mercadorias, ou partiam com mercadorias aqui do Brasil.

    Lembra também que na cidade Baixa hoje é onde se encontra o Mercado Modelo.

  • GAB LETRA A


ID
4063876
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:


Em 8 de novembro de 1799, quatro homens foram enforcados e esquartejados em praça pública na cidade de Salvador. Condenados por conspirarem contra a Coroa de Portugal, os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira, e os soldados Lucas Dantas de Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga participaram do movimento, que ficou conhecido como Conjuração Baiana, ou Conjuração dos Alfaiates. Era o fim de um processo deflagrado no ano anterior, quando, em 12 de agosto, a população de Salvador fora convocada, por panfletos afixados em locais públicos da cidade, para uma “revolução”, que instituiria uma “república democrática” no Brasil.

(VALIM, Patrícia. O preço da Liberdade. (2007). Revista de História. Disponível em: . Acesso em 18 set. 2014, às 14h44)


Sobre a Conjuração Baiana e outros movimentos sociais no Brasil em fins do século XVIII é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a Conjuração baiana, conhecida também como Conjuração dos Alfaiates, reclamava, dentre outras coisas, pelo fim da ordem escravista na colônia.

  • A letra B esta correta mas qual o erro da A?

  • Lazaro Mendes de Oliveira, a Conjuração Baiana nao tinha ideias de um separatismo "radical" da coroa.

  • BIZU: A Inconfidência Mineira não foi um movimento abolicionista

  • Acredito que um dos Erros da C é que na alternativa diz: ...severa punição a todos os envolvidos.

    Quando na verdade a Elite teve punições mais brandas e alguns até absolvidos...

    Isso serve pra alternativa D também.

  • Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

  • Qual o sentido das pessoas replicarem, nos comentários, a resposta certa? kkkk, rindo sem entender.

  • Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial. Foram por esses pontos que os revoltosos lutaram na Bahia.

    Fonte: Infoescola

  • a A não tem erro, revolução separatista é revolução separatista, uai! Só por que colocaram ''radical'' estaria errada? não tem nem lógica, passível de anulação.

  • Qual o erro da alternativa A ?


ID
4063879
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:

No dia 28 de dezembro de 1879, a capital do Império viu algo inédito desde 1863, quando o Brasil rompeu relações com a Inglaterra por conta da questão Christie: uma multidão protestando na rua. A manifestação aconteceu no Campo de São Cristovão, no Rio de Janeiro, em frente ao palácio imperial. Cerca de cinco mil pessoas, lideradas por um militante republicano, o médico e jornalista Lopes Trovão, reuniram-se para entregar a D. Pedro II uma petição solicitando a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano, ou seja, bondes puxados a burro. O vintém era moeda de cobre, a de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Enquanto os manifestantes se retiravam, o imperador mandou dizer que receberia uma comissão para negociar.

(CARVALHO, José Murilo de. A guerra do vintém. In. FIGUEIREDO, Luciano. (org.). Guerras e batalhas brasileiras. RJ: Sabim, 2009. P. 57)

Com base no trecho destacado acima, analise as proposições abaixo.


I- O Rio de Janeiro, então capital do Império brasileiro, nunca havia presenciado agitações populares até fins do século XIX, sendo este movimento – denominado Revolta do Vintém – caso excepcional.

II- O Brasil vivenciava turbulências políticas em torno do debate das ideias republicanas, que fervilhavam nos centros urbanos, como na manifestação da Revolta do Vintém, que pretendia expressamente a abdicação de D. Pedro II.

III- A Revolta do Vintém representava a insatisfação com a implantação de cobrança de tarifa no transporte público e de alguns impostos sobre produtos de consumo popular, que marcaram a economia imperial nas últimas décadas do século XIX.


Assinale a opção em que todas as proposições estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • dava para resolver por dedução. Gab C
  • GAB: C III- A Revolta do Vintém representava a insatisfação com a implantação de cobrança de tarifa no transporte público e de alguns impostos sobre produtos de consumo popular, que marcaram a economia imperial nas últimas décadas do século XIX.

    A Revolta do Vintém foi uma série de manifestações que ocorreram entre 28 de dezembro de 1879 e 4 de janeiro de 1880 contra o aumento das passagens de bonde no Rio de Janeiro. O imposto era uma forma de tentar conter o déficit da coroa e consistia na cobrança de um vintém (ou 20 reis) sobre o valor dos bilhetes do transporte público.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/revolta-do-vintem-a-populacao-contra-o-aumento-da-passagem-de-bonde.htm?cmpid=copiaecola


ID
4063882
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Brasil é visto pelos países latino-americanos como a nação mais influente da América Latina, superando o tradicional EUA no nível de influência regional. Isso se deve:

I – a investimentos do país em propaganda política.
II – à evolução da democracia brasileira e otimismo em relação ao progresso do Brasil.
III – ao positivo desempenho da economia brasileira durante a crise financeira mundial de 2008.

Estão corretas a(as) afirmativa(as):

Alternativas

ID
4063885
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a globalização é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Eu quase fui na C, ao ler rápido, no entanto, de forma alguma diminuiu as distâncias de fato. Por quê? A distância ainda é a mesma, porém, hoje, com o mesmo trajeto é realizado milhões de vezes mais rápido. O que antes duraria meses, hoje é questão de horas.. Então, teoricamente diminuiu as distâncias..

    Mas as redes conectaram diversas culturas e diversos lugares..

  • Quase fui também, esse naipe de questão é ratazana, ela extrapola e fala que ta errada.

    Veja:

    C) diminuiu de fato a distância entre os lugares.

    A distância não diminuiu, é a mesma, mas como o kLOS citou, é de mais fácil acesso

    D) acabou com os limites políticos dos países.

    Não acabou, sim diminuiu com a criação de inúmeras alianças políticas.

    E) suas redes conectaram diferentes lugares e culturas. ✅  

    Fato, hoje é muito mais acessível falar com alguém em outro país por exemplo, o que antigamente era muito difícil e mais caro. Cabe ressaltar também que ao se falar sobre Globalização, pode-se pensar em uma Aldeia Global, guarde essas palavras, a qual exclui dela todos que não tem acesso a meios comunicativos e informacionais, como a internet.

  • A vitória está próxima , persista ! 

    Erro da C)

    A distância continua a mesma , muda que hoje o tráfego de informações/pessoas etc está muito mais ágil .

    #PMPR2020

  • Globalização é o motor da economia. ..Novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra ótica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras, que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros.

    GAB letra D: Suas redes conectaram diferentes lugares e culturas.

  • Não diminuiu de FATO, apenas nos trouxe essa impressão, pois as viagens são muito rápidas comparadas às viagens de antigamente.

  • a C trata da teoria de david harvey

    Na perspetiva de Harvey, o espaço e o tempo foram “comodificados” . Homogeneizados, por um lado e fragmentados, por outro, convertem-se em mercadorias transacionáveis, constituindo um sustentáculo do capitalismo e da globalização, ao contribuir para a cada vez maior irrelevância do Estado nacional em prol da economia financeira mundial (Löw, 2008). O conceito de Harvey pretende dar conta de um processo que altera a relação entre o espaço e o tempo, nomeadamente através da inovação tecnológica e da globalização. Segundo Harvey, a compressão está ligada ao aumento da velocidade associado ao desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação, porque a experiência do espaço depende, em grande parte, do tempo que é necessário para o percorrer (Rosa, 2013). Refletindo sobre a própria natureza do espaço, Harvey (2015) propõe três dimensões de análise: o espaço absoluto, o espaço relativo e o espaço relacional.


ID
4063888
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Blocos econômicos são associações que procuram estabelecer relações econômicas entre estadosnações, no sentido de tornar a economia dos membros mais competitiva, e, assim, poderem participar de forma efetiva no mundo globalizado. São exemplos de blocos sul americanos:

Alternativas
Comentários
  • Fui por eliniação, não sei todos.

    Gabarito: C ✅ MERCOSUL e CAN

    A) CEI e MERCOSUL : Comunidade dos Estados Independentes → FIM da união soviética

    B) SADC e APEC: Southern African Development Community → África do Sul

    D)UE e CARICOM: União Europeia

    E)ASEAN e NAFTA: North American Free Trade Agreement → EUA, México e Canadá

  • CAN: Comunidade Andina

    Mercosul: Mercado Comum do Sul


ID
4063894
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

O planeta é revestido de uma capa rígida formada pela crosta terrestre e pelo manto superior, como uma casca. A essa camada mais superficial do globo damos o nome de litosfera. É sobre ela que o relevo ganha seus contornos, formando desde depressões até cadeias montanhosas.

(GUIAAbril do Estudante. Geografia. São Paulo: Abril, 2015, p. 28)

Esses contornos do relevo a que o texto se refere, são agrupados, atualmente, em três estruturas geológicas, denominadas:

Alternativas
Comentários
  • escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. Alternativa: C

  • Cadeias montanhosas são resultados de dobramentos modernos. #Bizu

  • OBS: O Brasil não possui dobramentos modernos,pois essas recentes estruturas geológicas encontram-se nas bordas das placas tectônicas.

  • Brasil não possui dobramentos modernos, FILHO DE JOJO TODYNHO

  • essa é pra quem não ler a questão. em nenhum momento a questão cita o Brasil.

  • Cambada, a questão está falando do Planeta e não do Brasil especificamente , presta atenção no comando da questão pra não errar.

    da aquele like

  • montanha= dobramento moderno.

  • Escudos cristalinos: 36% do território. Rochas metamórficas e magmáticas , fontes de minerais.

    Bacias sedimentares: 64% do território. Fonte de combustíveis fósseis.

    Dobramentos modernos: Não tem no Brasil - questão se refere ao

    planeta.


ID
4063903
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o processo de modernização do meio rural, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A)  ✅ 

    com o aumento das áreas cultivadas, surgiu a agricultura de precisão, que permite o conhecimento detalhado da lavoura, por meio de sinais de satélite e softwares.

    B) o aumento da produtividade veio acompanhado do desenvolvimento socioeconômico do meio rural, com diminuição da concentração fundiária e da dependência tecnológica.

    Apenas o desenvolvimento econômico dos grandes latifundiários, não da população rural. Ocorreu o aumento da concentração fundiária.

    C) a disseminação de sementes melhoradas e de insumos industriais permitiu a elevação da produtividade e a redução expressiva dos impactos ambientais no meio rural.

    A alternativa estaria certa se não fosse pela palavra grifada, pois ocorreu um aumento expressivo nos impactos ambientais junto com o aumento da produtividade.

    D) a revolução verde caracterizou-se pelo aumento do controle humano sobre os processos naturais e pelo domínio de técnicas que aumentaram a produtividade, gerando benefícios significativos ao meio ambiente.

    A alternativa estaria certa se não fosse pela palavra grifada, pois ocorreu um aumento expressivo nos impactos ambientais junto com o aumento da produtividade.

    E) a intensa mecanização levou à ampliação do trabalho humano no meio rural, sendo que há um processo de retração da aplicação de recursos biotecnológicos no mundo.

    O que ocorreu foi o contrário, a intensa mecanização levou à diminuição do trabalho humano no meio rural. Visto que as máquinas substituíram a mão de obra humana. Sendo necessário um nível de conhecimento superior para controlar as máquinas, o número que pessoas que tem esse conhecimento comparado à quantidade de pessoas que trabalhavam no campo é quase nada.

  • a)   ITEM CORRETO.

    b)  O aumento da produtividade NÃO veio acompanhado do desenvolvimento socioeconômico do meio rural NEM da diminuição da concentração fundiária. ITEM INCORRETO.

    c)   A disseminação de sementes melhoradas e de insumos industriais permitiu a elevação da produtividade, MAS NÃO a redução dos impactos ambientais no meio rural. ITEM INCORRETO.

    d)  A revolução verde NÃO gerou benefícios significativos ao meio ambiente. ITEM INCORRETO.

    e)   A intensa mecanização levou à DIMINUIÇÃO do trabalho humano no meio rural, sendo que há um processo de AMPLIAÇÃO da aplicação de recursos biotecnológicos no mundo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A

  • a)  ITEM CORRETO.

    b) O aumento da produtividade NÃO veio acompanhado do desenvolvimento socioeconômico do meio rural NEM da diminuição da concentração fundiária. ITEM INCORRETO.

    c)  A disseminação de sementes melhoradas e de insumos industriais permitiu a elevação da produtividade, MAS NÃO a redução dos impactos ambientais no meio rural. ITEM INCORRETO.

    d) A revolução verde NÃO gerou benefícios significativos ao meio ambiente. ITEM INCORRETO.

    e)  A intensa mecanização levou à DIMINUIÇÃO do trabalho humano no meio rural, sendo que há um processo de AMPLIAÇÃO da aplicação de recursos biotecnológicos no mundo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
4063906
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos estudos geográficos, é comum aparecer o termo paisagem natural para se referir à vegetação de uma determinada área. A paisagem vegetal é resultado da combinação de vários fatores, tais como luz, calor, umidade, tipo de solo, a presença e a quantidade de água em determinada região

(MORAES, P.R. Geografia do Brasil. 3. ed. São Paulo: Harbra, 2005, p.178)

Em relação à umidade, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Xérofilas--->Caatinga

  • Plantas xerófitas ou xerófilas, são plantas adaptadas a climas extremamente secos e quentes. Possuem raízes largas e profundas para retirarem a pouca água do solo, caules grossos para armazená-la e folhas atrofiadas, geralmente reduzidas a espinhos para evitar a evaporação.2 de ago. de 2015. Fonte:

  • reposta letra A

    a única que poderia confundir é a letra B , porem não é em areas montanhosas e sim litorâneas ou proximo ao mar

    deixa o like

  • UMIDADE:

    Ø Higrófila – adaptada a grande umidade;

    Ø Tropófila – adaptada a ambientes alternados, um período úmido e outro seco;

    Ø Xerófila – adaptada à ambiente seco.

     

    FOLHA:

    Ø Latifoliada – folhas largas;

    Ø Aciculifoliada – folha em forma de agulha ou pontiaguda;

     

    SAZONALIDADE:

    Ø Perenifólia - floresta sempre verde, não perdendo as folhas em nenhuma estação.

    Ø Decídua - folhas caducas, ou seja, plantas que perdem suas folhas em certas épocas do ano (principalmente no inverno).

     

    TAMANHO (PORTE):

    Ø Florestal – Árvores altas, mata fechada;

    Ø Arbustivas – Árvores esparsas, predomínio de arbustos;

    Ø Herbáceas – Formações de gramíneas, campos;

     

     

    OUTROS TERMOS IMPORTANTES:

    Ø Coníferas – árvores com aparelho reprodutor em forma de cone (pinheiros).

    Ø Orófila – planta adaptada às grandes altitudes.

    Ø Vegetação Heterogênea - vegetação constituída de grande variedade de espécies

    Ø Vegetação Homogênea - vegetação constituída de poucas ou de uma única espécie.

     

  • Xerófilas ->Desertos

ID
4063909
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabendo-se que:

x =1685

A = x4 + 3x3 -125x -375,

B = x2 -2x -15,

C = x2 +5x2 + 25x.

O número N= BC/337A é:

Alternativas
Comentários
  • Oremos.

  • MISERICÓRDIA SENHOR!

  • No da tempo nao, qq isso mds, isso é pro cargo de aluno kkkk nem pra Professor em especial de Matemática cai uma dessa

  • Esta é a maior questão que eu já vi.

ID
4063912
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja ABCD um losango, cuja diagonal BD mede 4 e a diagonal AC mede 8. Se O é o centro do losango e P um ponto sobre CD tal que CD é perpendicular a OP, então a área do triângulo OPD vale:

Alternativas

ID
4063915
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja ABC um triângulo isósceles inscrito em um círculo. Se AB = AC, BC=4√6 e a altura relativa à base BC mede 12, então a área do círculo é:

Alternativas

ID
4063918
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O ponto P é interior ao retângulo ABCD tal que PA=3, PB=4 e PC=5. A área do círculo de centro em e raio PD é:

Alternativas
Comentários
  • Enunciado incompleto

    O ponto P é interior ao retângulo ABCD tal que PA=3, PB=4 e PC=5. A área do círculo de centro em e raio PD é:

    https://brainly.com.br/tarefa/7879635

    Resposta

    Gab A


ID
4063921
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

É dado um quadrado ABCD de lado oito. O raio da circunferência que contém os vértices A e B e é tangente ao lado CD é:

Alternativas

ID
4063927
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um técnico em eletrotécnica recebeu a incumbência de cortar dois rolos de fios em pedaços de mesmo comprimento e de maior tamanho possível, sem que ocorra desperdício de fios. Se um deles tem 196 m e o outro 140 m, cada pedaço deve medir:

Alternativas
Comentários
  • Só de saber que o 28 é múltiplo de 196 e 140 já daria para matar a questão... gabarito: B

  • Questão de MÁXIMO DIVISOR COMUM:

    MDC(196,140)=28


ID
4063930
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma2 das unidades de medidas em informática, bastante conhecida, é o MEGABYTE (Mb), que equivale a 1024 KILOBYTE (Kb). Fazendo a decomposição no número 1024 em fatores primos obtêm-se:

Alternativas
Comentários
  • Basta decompor o número 1024 por 2, aí encontra-se o número de fatores. Letra C, a correta.

  • Faz o MMC


ID
4063933
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Paulo tem a necessidade de levar seus três filhos à rodoviária de Salvador para chegarem aos destinos: Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. Ligando para as empresas de ônibus, Paulo obteve a informação de que, a partir das 3 horas da manhã, partem, simultaneamente, do terminal rodoviário ônibus para essas três cidades. Além disso, foi informado de que saem ônibus para Feira de Santana a cada 1 hora, para Santo Antônio de Jesus a cada 2 horas e para Santo Amaro a cada 1 hora e 20 minutos. Devido a alguns transtornos, Paulo, somente, consegue chegar ao terminal rodoviário às 9:45. O tempo que Paulo deve aguardar para deixar os três filhos, simultaneamente, nos ônibus para os destinos pretendidos é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Palavras chaves das questões de MMC: ''quando irão se encontrar juntos novamente'' ou ''que horas tomará os remédios juntos novamente'', ''que hora tais eventos acontecerão juntos novamente''.

    Sabendo que um trem sai a cada uma hora, outro a cada 2 horas e o outro a cada 1 hora e 20, iremos primeiro converter tudo para minutos e depois achar o MMC.

    1 hora = 60 minutos;

    2 horas = 120 minutos;

    1 hora e 20 = 80 minutos.

    MMC

    60, 120, 80 | 2

    30, 60, 40 | 2

    15, 30, 20 | 2

    15, 15, 10 | 2

    15, 15, 5 | 3

    5, 5, 5, | 5

    1, 1, 1 | 2^4 * 3 * 5 = 16 * 3 * 5 = 240 minutos.

    Então agora sabemos que os 3 trens saem juntos a cada 240 minutos, que, transformando para horas dá:

    240 / 60 = 4 horas.

    Se os trens partem pela primeira vez simultaneamente(juntos) as 3 horas, então os horários que eles partem juntos são:

    3 (+4 h) 6 (+4 h) 9 (+4 h) 11 horas (...)

    Se Paulo chegar ao terminal às 9h45min, então deverá esperar o ônibus das 11 horas, portanto deverá esperar 1 hora e 15 minutos, pois das 9h45min até as 10h temos 15 minutos, mais 1 hora para dar 11 horas => 1h 15min.


ID
4063954
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 4 (Questão)

SETE ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA

1) Distraia o público: o elemento primordial do controle social é desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. 

2) Crie problemas, depois ofereça soluções.

3) Use a estratégia da gradação: para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos.

4) Utilize o aspecto emocional muito mais do que a reflexão.

5) Mantenha o público na ignorância e na mediocridade: faça com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão.

6) Estimule o público a ser complacente na mediocridade: faça-o achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

7) Reforce a revolta pela autoculpabilidade: faça o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. 

Noam Chomsky (Linguística em MIT). Disponível em: < h t t p : / / w w w . f o r u m s e c u l o 2 1 . c o m . b r / p a g i n a s / 0 3 1 3 _sec_21_(pag.10).pdf>. Acesso em: 03 out 2014. Texto adaptado. 

Considerando as estratégias expostas no texto 4, analise as informações abaixo.

I. Usar a emotividade é uma forma estratégica de a mídia manipular o público.
II. Influenciar, abruptamente, é a forma mais eficaz de controle social e mais comum de manipulação midiática. III. Por ser mais emotiva do que reflexiva, a mídia torna o ser humano consciente de sua incapacidade de compreender e manipular as tecnologias.
De acordo com a análise das proposições, a alternativa verdadeira é:

Alternativas

ID
4063957
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 4 (Questão)

SETE ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA

1) Distraia o público: o elemento primordial do controle social é desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. 

2) Crie problemas, depois ofereça soluções.

3) Use a estratégia da gradação: para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos.

4) Utilize o aspecto emocional muito mais do que a reflexão.

5) Mantenha o público na ignorância e na mediocridade: faça com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão.

6) Estimule o público a ser complacente na mediocridade: faça-o achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

7) Reforce a revolta pela autoculpabilidade: faça o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. 

Noam Chomsky (Linguística em MIT). Disponível em: < h t t p : / / w w w . f o r u m s e c u l o 2 1 . c o m . b r / p a g i n a s / 0 3 1 3 _sec_21_(pag.10).pdf>. Acesso em: 03 out 2014. Texto adaptado. 

Com relação ao texto 4, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.


ID
4063960
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 4 (Questão)

SETE ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA

1) Distraia o público: o elemento primordial do controle social é desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. 

2) Crie problemas, depois ofereça soluções.

3) Use a estratégia da gradação: para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos.

4) Utilize o aspecto emocional muito mais do que a reflexão.

5) Mantenha o público na ignorância e na mediocridade: faça com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão.

6) Estimule o público a ser complacente na mediocridade: faça-o achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

7) Reforce a revolta pela autoculpabilidade: faça o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. 

Noam Chomsky (Linguística em MIT). Disponível em: < h t t p : / / w w w . f o r u m s e c u l o 2 1 . c o m . b r / p a g i n a s / 0 3 1 3 _sec_21_(pag.10).pdf>. Acesso em: 03 out 2014. Texto adaptado. 

Em relação à frase abaixo, é correto afirmar:

“Crie problemas, depois ofereça soluções.”

Alternativas
Comentários
  • Crie problemas, depois ofereça soluções.” Dois verbos, sendo, portanto, duas orações.

  • Somente o ponto final, o interrogativo, o exclamativo e a reticências fecham período.