SóProvas



Prova IF-BA - 2015 - IF-BA - Aluno


ID
4096501
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1500 e 1822, o Brasil era uma das colônias portuguesas. Umas das primeiras tentativas de colonização do território foi a implantação das Capitanias Hereditárias, sobre as quais se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB.D

    O gigantismo territorial, poucos recursos financeiros e altos tributos a serem pagos à Coroa Portuguesa foram alguns dos motivos que contribuíram para que as Capitanias Hereditárias não prosperassem.

  • letra c tbm está certa

  • De testa o enunciado já está errado. O Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal em 1815, passando a ser

    Reino Unido a Portugal e Algarves até 1822 quando proclamada a independência.

    Gabarito :D) o gigantismo territorial, poucos recursos financeiros e altos tributos a serem pagos à Coroa Portuguesa foram alguns dos motivos que contribuíram para que as Capitanias Hereditárias não prosperassem. ✔

     → A questão é autoexplicativa.

    C) as Capitanias de Pernambuco e de São Vicente tiveram êxito, porque os seus respectivos Capitães Donatários não aceitaram as condições impostas pela Coroa Portuguesa.

     → Errada. Visto que a Capitania de Pernambuco teve êxito porque era mais próxima de Portugal e propícia para o plantio da cana de açucar. Além disso, a Captania de São Vicente deu certo também por outro ciclo econômico da região Sudeste, o ciclo do ouro.

    Qualquer erro manda mensa

    bons estudos

  • Letra C tbm está corretíssima! Passível de Anulação!

    Rumo à PM-PR!

  • Tanto a alternativa C quanto a D estão corretas.

  • A alternativa C não está certa, pelo fato de que a capitania de São Vicente teve êxito devido às condições climáticas, tanto é que até mesmo nos dias de hoje o maior produtor de cana é São Paulo (antigo São Vicente), e a de Pernambuco foi devido à escolha do cultivo da cana de açúcar e prosperou.

  • Foram 15 capitanias distribuídas para 12 donatários. Apenas Pernambuco e São Vicente tiveram sucesso, porem o sucesso da capitania de São Vicente foi temporário e logo teve seu declínio. O fracasso das capitanias se deu pela má administração, falta de recursos, conflitos entre colonos, alem dos ataques indígenas.


ID
4096504
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os negros livres e libertos preocuparam os observadores do acaso do Império português no Brasil, mas foi, sobretudo, pensando nos escravos que eles distinguiram a atuação de um “partido negro”. Um anônimo informante da Coroa portuguesa escrevería numa data entre 1822 e 1823: “(...) embora havendo no Brasil aparentemente só dois partidos [portugueses e brasileiros], existe também um terceiro: o partido dos negros e das pessoas de cor, que é o mais perigoso, pois se trata do mais forte numericamente falando. Tal partido vê com prazer e com esperanças criminosas as dissensões existentes entre os brancos, os quais dia a dia têm seus números reduzidos”.


Fonte: REIS, João José. O Jogo Duro do Dois de Julho: o “Partido Negro” da Independência da Bahia. In: REIS, João José & SILVA, Eduardo. Negociação e Conflito. A resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 79-98.


A denúncia da existência de um perigoso “partido negro”, no contexto da luta pela independência na Bahia, pode ser explicada pela:

Alternativas
Comentários
  • Que formação lixo.

  • letra C) Os negros livres e libertos preocuparam os observadores do acaso do Império português no Brasil, mas foi, sobretudo, pensando nos escravos que eles distinguiram a atuação de um “partido negro.Depois da guerra do paraguai grande parte do exercito brasileiro foi composta por negros que obtiveram sua alforria em troca do alistamento e por ter lutado e vencido a guerra,diante disso o negro ainda se deparava com seus ´´irmãos´´sendo açoitados e escravizados,situação que causou grande ressentimento do negro contra o governo portugues e aristocratas.

  • Vamos melhorar essa formatação aí QC!

  • Alguém sabe explicar o erro da D) ?

  • Os negros livres e libertos preocuparam os observadores do acaso do Império português no Brasil, mas foi, sobretudo, pensando nos escravos que eles distinguiram a atuação de um “partido negro”. Um anônimo informante da Coroa portuguesa escrevería numa data entre 1822 e 1823: “(...) embora havendo no Brasil aparentemente só dois partidos [portugueses e brasileiros], existe também um terceiro: o partido dos negros e das pessoas de cor, que é o mais perigoso, pois se trata do mais forte numericamente falando. Tal partido vê com prazer e com esperanças criminosas as dissensões existentes entre os brancos, os quais dia a dia têm seus números reduzidos”.


ID
4096507
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Neste país, que se presume constitucional e onde só deverão ter ação poderes delegados, responsáveis, acontece, por defeito do sistema, que só há um poder ativo onímodo, onipotente, perpétuo, superior à lei, e à opinião, e esse é justamente o poder sagrado, inviolável e irresponsável. (Trecho do Manifesto Republicano, publicado no Jornal A República, do Rio de Janeiro, em dezembro de 1870.)

Disponível em: <http://www.historiamais.cx>m/manifesto.

htm>. Acesso em 20.09.2015.


A crítica apresentada pelo Manifesto Republicano de 1870 pode ser associada:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    pense no poder moderador como um brasil sem estabilidade para nenhum servidor. o imperador mandava e desmandava em quem quisesse, se não obedecesse era mandado embora

    a CF de 1824 3 Estabelece 4 poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador

    o poder moderador era a ‘’chave’’ do jogo político do período monárquico

    era exclusivo do imperador (enquanto pessoa) Não havendo imperador não há moderador 

    Pode dissolver a assembleia 

    Indica e demite ministros (legislativo)

    Admite e demite o judiciário 

    Interferência no executivo 

    OBS.: imperador é chefe do executivo e moderador 

    bons estudos

  • O poder moderador foi outorgado com a constituição de 1824-, como foi imposto por Dom Pedro I, foi uma questão que provocou inúmeras revoltas e contradições.


ID
4096510
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia com atenção o texto sobre República Velha (1889-1930) e, em seguida, assinale a alternativa correta sobre esse período.


A República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. A República da Espada abrange os governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Foi durante a República da Espada que foi outorgada a Constituição que iria nortear as ações institucionais durante a Primeira República. Além disso, o período foi marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta da Armada. A República Oligárquica foi marcada pelo controle político exercido sobre o Governo Federal, pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período, ainda, que se desenvolveu, mais fortemente, o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país.

Disponível em: < www.brasilescola.com>. Acesso em: 23.09.2015. Adaptado

Alternativas
Comentários
  • A) A República Velha foi marcada, politicamente, pelo Voto de Cabresto, que consistia no voto livre apenas para os homens. → Voto de Cabresto: Controle do voto popular através do poder regional dos coronéis.

    B) Durante esse período, ocorreram movimentos que pediam a volta da monarquia, como, por exemplo, o acontecido em Canudos-BA, liderado por Antônio Conselheiro. → O sertanejos liderados por Antônio Conselheiro, Canudos, NÃO visavam a volta da monarquia, sim melhores condições de vida, combater a miséria da região e medidas repressivas oficiais.

    "Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.

    Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos"

    fonte:  pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos

    C) Gabarito: As revoltas e os movimentos ocorridos na República Velha, com o Contestado, Canudos, Chibata e Cangaço, nasceram de classes populares, que não eram assistidas ou privilegiadas pelo poder público

    D) Com a Proclamação da República no Brasil, houve a separação entre a Igreja Católica e o Estado, permitindo, assim, o reconhecimento do casamento civil, o que foi duramente contestado pelo Padre Cícero Romão, no Ceará.

    → Frase do Padre Cícero, sobre o casamento civil: “O casamento civil é a lei e a segurança da família. Não abençoo quem não casa primeiro no civil. O civil é a lei da Nação, mas é preciso também a união com a Igreja". Créditos ao professor Thiago Veronezzi.

  • A Guerra de Canudos ocorreu entre 1896 - 1897, portanto, foi durante a república oligárquica!! Além disso, Antônio conselheiro era monarquista e crítico do regime republicano (ou seja, favorável à volta da monarquia), o que torna a alternativa bastante perigosa e duvidosa.

  • A Política do Café com Leite garantia a manutenção do poder político nacional entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, sendo contestado na Região Nordeste pelos bandos de Cangaceiros, sendo o de Lampião o mais famoso. primeiramente,Lampião nasceu em 1898 não fazendo menção ao período destacado que vai de 1891 a1894.

  • tararau pmpr, na vdd conselheiro queria sim a volta da monarquia, tanto eh que em varios livros os autores dizem isso.... questao passivel de anulacao

  • oq tem de erro na B?

  • C - Revoltas de caráter popular.

    APMBB

  • As revoltas e os movimentos ocorridos na República Velha, com o

    • Contestado;
    • Canudos;
    • Chibata;
    • Cangaço.

    nasceram de classes populares, que não eram assistidas ou privilegiadas pelo poder público

  • C- apesar de discordar que o “banditismo” e uma revolta.
  • Acertei essa por causa de uma música do DK-47(ADL), Sem Memória.


ID
4096513
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Política e cultura andaram muito próximas nos anos 20. Cada uma a seu modo trazia ventos de mudança. (...). Na cultura, o grande evento, sem dúvida, foi a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, (...) que ajudou a projetar uma geração de importantes escritores e artistas, como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos e Guiomar Novais, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Vitor Brecheret.

(Fonte: TEIXEIRA, Francisco M. R Brasil: História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2002. p. 255. Adaptado.)


No contexto de efervescência político, cultural e ideológico, que marcou o Brasil a partir dos anos de 1920, a Semana de Arte Moderna cumpre o importante papel de:

Alternativas

ID
4096522
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Falava-se de um "Brasil Grande", "Brasil Potência", e distribuíam-se adesivos com a inscrição "Brasil, ame-o ou deixe-o". Com bandeiras do Brasil na mão, cantava-se repetidamente: "Este é um país que vai pra frente”.

(Fonte: GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8. Adaptado)


O contexto político-econômico em que ocorre a situação exposta é o: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E) do Milagre Econômico durante o regime Militar, período de rápido crescim ento favorecido pela recuperação da capacidade financeira do Estado e pela estabilidade monetária.

     Sabendo que o slogan "Brasil, ame-o ou deixe-o" é marca da ditadura da pra matar a questão.

     "Brasil, ame-o ou deixe-o". A frase ficou conhecida como slogan do período da ditadura militar brasileira, associada à repressão de movimentos e ideias contrárias ao governo.

     → fonte: poder360.com.br/midia/brasil-ame-o-ou-deixe-o-sbt-revive-slogan-e-musicas-da-ditadura/

  • A questão já deu a resposta na fonte, veja:

    (Fonte: GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8. Adaptado)


ID
4096525
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Derramou-se fraterno o sangue no Congo.

Derramou-se luminoso, escorreu-se errante.

Derramou-se farto de bravas veias pulsantes.


Derramou-se em resistência o sangue de Canudos.

Derramou-se até onde foi possível derramar.

Derramou-se Hei sem mais se guardar


O sangue milagroso e particular em meu corpo,

de alguma estranha maneira sanguinária,

tomou-se o sangue coletivo dessas memórias.


(Fonte: CORREIA, Wesley. Deus é negro: da partida, da chegada, da multiplicação: poesia. Salvador Pinaúna, 2013, p. 36)


O poeta Wesley Correia sintetiza no poema “Memória a sangue” as dores dos irmãos escravizados e apresenta, em “sangue coletivo dessas memórias” (v.9), as diferentes formas de resistência negra à condição que lhe fora imposta pelo branco dominador, entre os séculos XV ao XIX. Na História do Brasil, é possível identificar algumas formas de resistência negra, como a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C) ação dos chamados irmãos da senzala, grupos que, no contexto da luta abolicionista, invadiam as fazendas, libertando os escravos e aterrorizando as famílias dos senhores.

    As duas únicas alternativas que citam formas de resistência negra, como a questão exige, são C e a D. Eliminando, portanto, todas as outras.

    Erro da D) Revolta dos Malês, em que negros islamizados propunham uma aliança com os brancos baianos para libertar o Brasil de Portugal e estabelecer um regime republicano.

    Revolta dos Malês: foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.

  • ação dos chamados irmãos da senzala, grupos que, no contexto da luta abolicionista, invadiam as fazendas, libertando os escravos e aterrorizando as famílias dos senhores.

  • Parece que quanto mais estudo mais aparecem assuntos novos de história...

    Não é fácil ser concurseiro!

    Rumo à PMPR.


ID
4096528
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil é reconhecido como um país tropical, porque 92% do seu território encontra-se na zona intertropical. Mesmo assim, possui diferentes tipos de clima. Adiversidade de climas no Brasil e no mundo é determinada pela dinâmica de seus elementos climáticos e pelos fatores climáticos que interferem nestes elementos.


(JOIA, A. L. & GOETTEM S, A. A. - Geografia: leituras e interpretações. V.1,1 aed.- São Paulo: Leya, 2013.p. 172.)


São exemplos de fator e elemento climáticos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • TEM DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS NESSA QUESTÃO, B e D

     exemplo. Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

  • Gabarito (C)

    Cuidado! O comentário do colega Alkitro Divikitro está equivocado, pois a questão pede 1 fator climático e 1 elemento climático.

    Elementos Climáticos:

    Radiação Solar

    Temperatura

    Pressão atmosférica

    Umidade

    Chuvas

    Fatores Climáticos:

    Latitude

    Altitude

    Massas de ar

    Correntes marítimas

    Continentalidade / Maritimidade

    Vegetação

    Relevo

    Bons estudos!

  • fator determina o clima.Diz a causa do clima da regiao.

    elemento é apenas uma grandeza do clima

  • Adversidade*

  • Elementos Climáticos:

    Radiação

    Temperatura

    Pressão

    Umidade

    Chuvas

    Fatores Climáticos:

    Latitude

    Altitude

    Massas de ar

    Correntes marítimas

    Continentalidade

    Vegetação

    Relevo

  • Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.

    Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes. São eles que ajudam a explicar o porquê de uma região ser quente e úmida e outra ser fria e seca, por exemplo. Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

  • Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.

    Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes. São eles que ajudam a explicar o porquê de uma região ser quente e úmida e outra ser fria e seca, por exemplo. Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.


ID
4096534
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Algumas mudanças no padrão demográfico brasileiro se intensificaram a partir da metade da década de 1970, quando a queda na taxa de natalidade, associada à baixa mortalidade, iniciou o processo de transição demográfica [...]. As principais causas dessa mudança devem-se às transformações econômica e cultural, às migrações, à urbanização e à reorganização na composição e no tamanho da família brasileira.

(JOIA, A. L. & GOETTEMS, A. A. - Geografia: leituras e interpretações. V.2, 1aed.- São Paulo: Leya, 2013. p. 251 .Adaptado.)


Sobre a população brasileira, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A) houve um aumento na taxa de fecundidade.

    Vem diminuindo devido inúmeros fatores, como inserção da mulher no mercado de trabalho, métodos contraceptivos e outros.

    B) houve um crescimento na taxa de mortalidade infantil.

    Vem diminuindo devido inúmeros fatores, como avanço da medicina, maior distribuição do saneamento básico entre outros.

    C) o percentual de idosos é menor que nas nações desenvolvidas..

    D) a taxa de natalidade vem aumentando aceleradamente nas últimas décadas.

    Vem diminuindo devido inúmeros fatores, como inserção da mulher no mercado de trabalho, métodos contraceptivos e outros.

    E) a expectativa de vida tem diminuído devido ao surgimento de bactérias altamente resistentes.

    Vem aumentando devido inúmeros fatores, como avanço da medicina, maior distribuição do saneamento básico entre outros.

  • gab c

    no entanto, o percentual se assemelha, cada vez mais.

  • O percentual de idosos é menor que nas nações desenvolvidas.

    GAB C

  • Sobre a população brasileira em qual período? Atual ou 1970?

  • Victor Xavier as perguntas são baseadas nos trechos do texto, 2013.

  • LETRA C

    Japão, Itália, Grécia, Finlândia e Portugal são os países com mais idosos no mundo, segundo estudo realizado pela Euromonitor International.


ID
4096537
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre a matriz de transporte e suas modalidades no Brasil e no mundo, podemos afirmar.


I. Matriz de transporte é o conjunto dos meios de que um país dispõe para transportar pessoas e mercadorias.

II. O transporte terrestre é composto por rodovias e ferrovias, sendo que as rodovias são indicadas para interligar pontos próximos e cargas urgentes.

III. Uma matriz de transporte moderna leva em conta o transporte intermodal, ou seja, aquele que envolve diversas modalidades (ferrovias, rodovias, hidrovias).

IV. Uma matriz de transporte deve adequar-se ao tipo e volume dos produtos transportados,às características geográficas e às distâncias a serem percorridas.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
4096540
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conceito de bioma, além da formação vegetal, inclui a fauna, o clima, o solo e o relevo para identificar as unidades espaciais. Um bioma pode abranger áreas com dimensões superiores a um milhão de quilômetros quadrados. No Brasil, pela classificação do IBGE, nós temos seis biomas.

(JOIA, A. L. & GOETTEMS, A. A. - Geografia: leituras e interpretações. V.1, 1aed.- São Paulo: Leya, 2013.p. 213.)


Dentre os biomas brasileiros, o primeiro a sofrer alterações antrópicas, que comprometeram historicamente a fauna e a flora, bem como as comunidades indígenas, diz respeito ao:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    A palavra tropical diz respeito ao clima e não aos biomas brasileiros.

    A Mata Atlântica tem menos de 10% do seu total por conta de mudanças antrópicas e etc...

  • A alternativa é a lera E devido a plantação da cana-de-açúcar, na época da colonização, e posteriormente da plantação do café (na região sudeste).

    Se eu estiver errada ou estiver faltando informações alguém me corrija. Obrigada!

  • alternativa E, devido ser localizada ao litoral , foi o primeiro bioma a sofrer por açoes antrópicas, pois além dos plantios o homem precisava adentrar o interior do Brasil.

    deixa o like!!!

  • Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente e, desses remanescentes, 80% estão em áreas privadas.

ID
4096543
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Baseando-se em seus conhecimentos sobre a questão agrária no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas.

II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social.

III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia.


Podemos considerar corretas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  •  I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas. Correto. Movimento articulado pelo PCB (partido comunista br) Movimento surgiu em 1946

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social. Correto

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia. Começou ai  

  • I - Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas. - Assertiva correta, mas vale lembrar que as ações da reforma agrária no Brasil começaram a ocorrer de forma efetiva apenas nos anos de 1990+. Essas tiveram folego nos últimos 16 anos, entendendo como os dois mandatos de FHC , os dois mandatos de Lula , sendo , ao poucos, perdendo forças no governo Dilma + .

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social. - Com previsão na nossa CF/88 em seu art 5 Inciso - XIII ''- a propriedade atenderá a sua função social; ''

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia. Sim, herança maldita que demorou a ser combatida - ou nunca foi. No entanto , foi a maneira de incentivar o povoamento no BR.

  • para complementar o resumo dos senhores e das senhoras, e para aqueles que ficaram em dúvida sobre o que seria a função social da terra , segue o conceito:

    A " função social da terra " se resume em explorá-la de forma a gerar riquezas e trabalho para o povo . Expandindo essa noção , podemos dizer que a " função social da terra " é justamente a sua distribuição de forma igualitária para os que todos nela querem trabalhar 

  •       I.    As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. ITEM CORRETO.

         II.    Reforma agrária é uma política que visa dar novas definições para a distribuição da terra, a fim de garantir a finalidade social desta. ITEM CORRETO.

         III.    Durante o Brasil Colônia, o sistema agrícola que se valia de grandes propriedades rurais (o latifúndio) e mão de obra escrava ficou conhecido como PLANTATION. ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  •  I.    As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. ITEM CORRETO.

         II.    Reforma agrária é uma política que visa dar novas definições para a distribuição da terra, a fim de garantir a finalidade social desta. ITEM CORRETO.

         III.    Durante o Brasil Colônia, o sistema agrícola que se valia de grandes propriedades rurais (o latifúndio) e mão de obra escrava ficou conhecido como PLANTATIONITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • TODAS ESTÃO CORRETAS, COMPLEMENTO DE CADA UMA:

    I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas.

    Liga dos camponeses: começou no Nordeste na década de 50. 

    • No início de seu funcionamento, lutavam pelo fim do foro e do cambão, e pela assistência técnica e creditícia aos pequenos proprietários rurais 
    • A partir de 1961, assumiu uma luta radical a favor da reforma agrária. 

    -------------

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social.

    • REFORMA AGRÁRIA: Distribuição/reorganização igualitária de terras que não desempenham o papel social da produção de alimento. 
    • QUEM FAZ ISSO É O INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é uma autarquia federal da Administração Pública brasileira. Foi criado pelo decreto nº 1 110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária

    -------------

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia.

    Concentração fundiária: Evolução da estrutura fundiária

    -Período colonial (até 1822): monocultura com capitanias hereditárias. 

    • Foi com as sesmarias, a primeira forma de distribuição da terra, que a concentração fundiária se inicia. A coroa portuguesa entregava aos integrantes da nobreza grandes extensões de terra, eram as capitanias hereditárias. Os donatários das capitanias hereditárias poderiam deixar essas terras como herança e, ainda, distribuí-las em parcelas a outros membros da elite que pudessem explorá-la

    -Lei de terras (1850): passariam a ser adquiridas terras por meio da compra e venda ou por doação do Estado, com registro em cartório, ficando proibida a obtenção de terras por meio de ocupação. 

    • objetivo era manter os privilégios da elite, que na época eram os senhores escravocratas. Porque dando um preço a terra restringe-se o acesso a ela e, mantinha-se a classe de ex-escravos e imigrantes europeus subordinados como mão-de-obra, pois não conseguindo adquirir um pedaço de terra continuariam dependentes desta elite. 


ID
4096546
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Vivem hoje no mundo 1,8 bilhão de crianças e jovens, com idade entre 10 e 24 anos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), jamais o planeta abrigou tantos jovens. A maior parte desse crescimento ocorre em países em desenvolvimento, que concentram nove em cada dez jovens. Agrande proporção de jovens na população em geral dessas nações representa um potencial enorm e para impulsionar o crescimento econômico e é chamado de bônus demográfico.

Revista Atualidades. Guia do Estudante: Geografia - vestibular + Enem, 2° semestre 2015, p.150.)


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre dinâmica demográfica no Brasil e no mundo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Além dos erros de digitação, creio que a alternativa A também esteja correta.

    Visto que, por exemplo, se eu estou andando de bike com um colega e ele esta na minha frente e passa em um buraco e cai. Eu, naturalmente, irei desviar do buraco, tenho tempo de me planejar.

    O mesmo acontece com países que não atravessaram a transição demográfica. Creio, então, que eles podem se beneficiar mais do que os que já passaram por ela, assim tendo tempo para planejar e tirar maior proveito do bônus demográfico com políticas públicas, visando investir tudo, mesmo sendo pouco, em nível de instrução para os jovens. Haja vista que podem, também, analisar os erros cometidos por países que estão na fase última fase, da população idosa.

    Posso estar equivocado, qualquer erro mande mensa

  • gabarito letra C

    tararau, nesse caso o país vai passar pela transição demográfica, tendo em vista que investir em tudo isso que vc falou favorece o envelhecimento da população e o controle da natalidade, invertendo a base da pirâmide, portanto.

    e outro ponto, se os países não atravessam como podem se beneficiar do bônus? se pra ter o bônus eles primeiro tem que passar pela transição demográfica.

    espero ter ajudado, qualquer erro manda MSG

    bons estudos

  • transição (é basicamente a mudança da estrutura populacional de determinado local)

    exemplo

    se eu tenho a pirâmide 1 ,de modo fixo em um país, tenho que investir em escolas e etc, pois a população será, majoritariamente, jovem. (lembrem-se da base larga)

    a partir do momento que ocorrer a transição (jovens já podem trabalhar), aí sim terei o benefício da chamada transição, teoricamente: vou ter mão de obra de sobra, além de poder investir "menos" em escolas e etc.

    é o chamado bônus demográfico.

    e, de fato, cada país tem seu próprio ritmo de envelhecimento populacional, conforme o estágio em que se encontra na chamada transição demográfica.

  • O erro da alternativa D é o investimento em geração de emprego, pois é feito com ênfase depois ou durante a transição demográfica.

  • bônus demográfico, pelo que sei, é quando a maior parte da população é economicamente ativa e geralmente jovens ainda não estão produzindo, porém consomem, por exemplo: educação.


ID
4096549
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crise hídrica vivida pelos moradores do Sudeste chamou atenção pelo ineditismo e por ocorrer na região mais desenvolvida e populosa do Brasil, um país que é abundante em água. O território nacional é cortado por centenas de rios,  entre eles o Amazonas, o mais caudaloso do planeta, que acumula a maior reserva de água doce do globo, equivalente a 12% do total. Na América do Sul, somos donos de 70% dos mananciais de água doce.

(Fonte: Revista Atualidades. Guia do Estudante: Geografia- vestibular + Enem, 2° semestre 2015, p.74)


A partir da afirmação anterior e de seus conhecimentos sobre a hidrografia e a crise hídrica no Brasil e no mundo, leia as proposições a seguir.


I. A falta de chuvas é a principal causa da crise hídrica no Sudeste do país, mas outros fatores também contribuíram para o problema, tais como o crescimento desordenado das cidades e as falhas no sistema de distribuição.

II. O enfrentamento da falta de água passa, necessariamente, pelo uso racional do recurso por toda a sociedade, cabendo à população economizar no uso diário; aos agricultores, encontrarem meios eficazes de irrigar as lavouras; e as indústrias, implantarem sistemas de reuso de água.

III. A falta de água no mundo está tão somente ligada à sua distribuição geográfica, uma vez que esses mananciais hídricos estão ligados a regiões que apresentam altos índices pluviométricos, o que justifica sua escassez em climas mais secos.


Das afirmações elencadas acima, pode-se considerar que: 

Alternativas
Comentários
  • A falta de chuvas é a principal causa da crise hídrica no Sudeste do país?

    Não seria o crescimento desordenado das cidades e as falhas no sistema de distribuição os motivos primários da crise e a ausência de chuva um segundo nível desse problema?

  • a III está errada pois a crise dagua nao esta somente ligada a questoes geograficas, mas também a questoes politicas.

  • A crise hídrica é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, no momento em que deveriam estar em níveis normais para atender as necessidades da população.

    No Brasil, a falta de água tornou-se mais grave a partir do ano de 2014. Na ocasião, a região Sudeste foi a principal afetada. A atual crise hídrica do Brasil é considerada a pior da história.

    Apesar do Brasil apresentar quase um quinto das reservas hídricas do mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões do país. Alguns estudos indicam que os episódios de falta de recursos hídricos devem se repetir nos próximos anos.

    Além disso, a água não é igualmente distribuída no território brasileiro. Por exemplo, a região Norte concentra a maior parte da reservas hídricas do país, ao mesmo tempo é a região com a menor densidade demográfica.

    No Sudeste e Nordeste, onde está concentrada a maior parte da população e atividades industriais, existem poucas reservas hídricas.


ID
4096555
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O Sr. João tem três filhos: Jessé, Jesselan e Jessenildo. A idade de Jessé é metade da idade de Jessenildo mais quatro anos; a idade de Jesselan é igual à de Jessé mais 3 anos; e a soma da idade dos três filhos é igual a 35 anos. De acordo com estas informações, a idade de Jesselan é igual a:

Alternativas

ID
4096558
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carlos comprou um celular e uma bicicleta. Posteriormente, ele teve necessidade de vendêlos. O celular foi vendido com 20% de prejuízo, e a bicicleta com 20% de lucro. Carlos vendeu cada um por R$ 960,00. No final da transação:

Alternativas

ID
4096561
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Marta chegou em casa após 30 dias de viagem, e notou que uma torneira estava um pouco aberta, gotejando água em intervalos de tempo constantes. Em tempos de economia de água, ela, preocupada, resolveu medir o desperdício, e, para isso, usou um copo de 200 mL, que a torneira encheu em 20 minutos. Deste modo, o total desperdiçado, em litros, foi, no mínimo, igual a: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    60 min / 20 min = 3 copos - A cada hora são desperdiçados 3 copos

    Temos 24 horas em um dia, então multiplica - 3 x 24 = 72 copos em um dia

    Agora, multiplica por 30 dias = 72x30= 2160 copos

    Para achar a quantidade desperdiçada = 2160 x 200 ml = 432.000 ml = 432 litros

  • Gabarito: letra B

    Converteremos o valor gasto em uma hora:

    200 -> 20m = 600 ml -> 60m (1 hora)

    Regra de 3 simples inversa para saber o total gasto em um dia:

    600 ml - 1h

    x - 24h

    (+) - (+)

    x = 600 * 24

    x = 14400

    Mais uma regra de 3 simples e inversa para saber o total gasto em um mês:

    14400 - 1 dia

    x - 30 dias

    x = 43200

    agora basta fazer a conversão:

    L dL cL mL

    432000 ml -> l = volta-se 3 casas = 432 L


ID
4096567
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Alguns estudantes, no caminho de volta para casa, perceberam que, num determinado momento, na mesma avenida, havia três semáforos que apresentavam o sinal verde simultaneamente. Considerando as observações a seguir:


• o semáforo I demorava 60 segundos para chegar ao sinal verde;

• o semáforo II demorava 40 segundos;

• o semáforo III demorava 2 minutos.


O tempo necessário para que os três semáforos estejam na cor verde de forma simultânea novamente será de:

Alternativas
Comentários
  • Propriedades do MMC: o MMC entre dois ou mais números em que o maior é múltiplo dos menores, será o número maior.

    60 seg / 40 seg / 120 seg (2min). 120 é múltiplo de 40 e de 60.

  • Só é transformar minutos em segundos.

    O semáforo A= 60s

    O semáforo B= 40s.

    O semáforo C= 2.60= 120s.

    Tirando o mmc de 60, 40 e 120= 120segundos

    Agora transformando em minutos, só é dividir 120 por 60, cada minuto tem 60 segundos ou por regra de 3.

    1 forma de responder

    120/60= 2

    2 forma de responder:

    1 minuto tem 60 segundos

    x >>>> 120 segundos tem quantos minutos

    x.60= 120

    X= 120/60

    X= 2

    Espero ter ajudado.

  • MMC - Mínimo Múltiplo Comum

    Conforme aprendi e acho importante lembrar: "as divisões sempre serão feitas pelo menor número primo possível, mesmo que esse número divida apenas um dos componentes".

    Calculei da seguinte forma:

    60seg 40seg 120seg / 2

    30 20 60 / 2

    15 10 30 / 2

    15 5 15 / 3

    5 5 5 / 5

    1 1 1

    LOGO: X = 2³ . 3 . 5

    X = 8 . 15

    X = 120seg (2minutos)

  • RESUMINDO...

    Primeiro passo: tira o MMC de 60,40 e 2= 120, ou seja, 120s.

    Segundo passo: transforma em minutos= 2 min.

    Gabarito: A

  • mmc normal... a dificuldade que a questão trouxe foi transformar o 2 min em segundos

  • outra forma: observar que 2 minutos = 120 segundos, que é múltiplo de 60 e 40 e como o MMC entre múltiplos é o maior deles, logo 120.

  • GAB-A

    2 minutos

    MMC 60, 40, 120------VOCÊ TRANSFORMOU MINUTOS EM SEGUNDOS

    60, 40, 120------2

    30, 20, 60-------2

    15, 10, 30-------2

    15, 5, 15-------3

    5, 5, 5--------5

    1, 1, 1

    5*3*2*2*2=120

    PEGA 120/60= TRANSFORMA EM MINUTOS 2MIN

    QUEM VAI PARA A PMSC, DEIXA O LIKE.

  • GABARITO: LETRA A

    MMC

    60, 40, 2------2

    30, 20, 60-------2

    15, 10, 30-------2

    15, 5, 15-------3

    5, 5, 5--------5

    1, 1, 1

    5*3*2^3 = 120s = 1m


ID
4096570
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma chácara, com formato retangular, de dimensões 52mx117m, vai ser cercada com arame farpado de 8 fios em cada estaca. Sabendo que as estacas estão igualmente espaçadas, encontre o número mínimo de estacas e a quantidade de fios de arame farpados para realizar o serviço:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que seja desta forma:

    1) Calcular o perímetro: 52 + 52 + 117 + 117 = 338 x 8 (com arame farpado de 8 fios em cada estaca) = 2704

    2) Para calcular o número de estacas com o mesmo espaçamento, usamos o MDC. MDC(52,117) = 13, mas esse é o número de estacas e um dois lados correspondentes a largura e em um dois lados correspondentes a largura, logo multiplica por 2 = 26 (nem precisava calcular a quantidade de fios de arame)

    Resposta: C

    Se essa não é a forma de resolver, respondam-me.

  • na minha opinião gabarito é A


ID
4096573
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere um decágono de perímetro 30 cm, cujo raio da circunferência inscrita mede 4 cm. Assim sendo, a medida da área da região poligonal formada pelo decágono é igual a:

Alternativas
Comentários
  • De cara pense que temos 10 triângulos desenhados nesse decágono

    A base vale 3 cm pois 30 cm (perímetro) é a soma dos 10 lados do nosso polígono ou no caso das bases do nossos triângulos.

    O raio pode ser interpretado como a altura dos triângulos

    3x4/2(área de um triângulo)

    6 cm^2 é a área de uma ''fatia''

    Agora é só multiplicar por 10 ,pois temos 10 triângulos

    Ficamos com gabarito A 10 x 6=60 cm^2

    Valeu !!


ID
4096576
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um triângulo retângulo de perímetro 12 cm está inscrito numa circunferência cuja área mede 25π/4 cm².


Deste modo, a medida da área desse triângulo, em cm², é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo as medidas do triângulo pitagórico você faz de cabeça.

    lados 3 ; 4 ; 5

    perímetro é a soma de todos os lados, portanto, temos um triângulo pitagórico.

    3 + 4 + 5 = 12

    Área do triângulo = Cateto 1 . Cateto 2 / 2

    3 . 4 / 2 = 6

    Gabarito: B) 6

  • Valeu, Tararau PM-PR!!!


ID
4096579
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O professor Joaquim avisou a um grupo de alunos que, quando os encontrasse novamente, adivinharia o número de alunos deste grupo, sem olhar, e eles teriam que pagar o lanche do professor. Certo dia, na hora do recreio, o professor Joaquim gritou lá de dentro da sala:

- Olá, meus queridos vinte e sete alunos!

Um deles respondeu:

- Professor, nós não somos vinte e sete. Nós, metade de nós, um oitavo de nós, e vós, professor, é que somos vinte e sete.


De acordo com a conversa, a quantidade de alunos no pátio era um número:

Alternativas
Comentários
  • Alguém conseguiu resolver?

  • "Nós, metade de nós, um oitavo de nós, e vós, professor, é que somos vinte e sete."

    Matematicamente o que isso quer dizer?

    Nós + metade de nós + 1 oitado de nós + o professor = 27

    N = Nós (alunos)

    P = Professor. O P você já sabe que vale 1, porque só tem um professor.

    N + 1N/2 + 1N/8 + P = 27

    Como somar números em bases diferentes? Tem que deixar todas iguais. Então temos que fazer com que todas as bases da primeira parte fiquem sobre 8.

    8N/8 + 4N/8 + 1N/8 + 8P/8 = 27

    Agora que todas bases estão na base 8, passa o 8 multiplicando pro outro lado

    8N + 4N + 1N + 8P = 27*8

    13N + 8P = 216

    Lembra que a gente já sabe que 1P = 1, porque só tem 1 professor? Então vamos multiplicar 8P = 8*1 = 8

    13N + 8 = 216

    13N = 216 - 8

    13N = 208

    Passa o 13 dividindo

    N = 208/13

    N = 16

    16 é um quadrado perfeito. 4*4 = 16

  • x( Nós)

    x/2 = (a metade de nós)

    1/8*x = x/8 (Um oitavo de nós)

    professor (+1)

    MONTA A EQUAÇÃO

    X + X/2 + X/8 + 1 = 27

    É SÓ RESOLVER, TIRANDO O MMC.

    8X+4X+X+8/8 = 216/8

    CORTA O DENOMINADOR

    8X+4X+X+8 = 216

    13X +8 = 210

    13X = 216 - 8

    13X = 208

    X = 208/13

    X = 16 (QUADRADO PERFEIRO : 4*4 = 16) --------------> LETRA E


ID
4096603
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no trecho da música “Silêncio de um minuto”, de Noel Rosa, analise as quatro primeiras orações da estrofe a seguir e identifique o tipo de sujeito de cada uma delas.


Não te vejo, nem te escuto,

o meu samba está de luto,

eu peço o silêncio de um minuto...

Homenagem à história

De um amor cheio de glória,

que me pesa na memória.

Disponível em:<http://www.vagalume.com.br/maria-bethania/silencio-de-um-minuto.html> . Acesso em: 18.09.2015.

Alternativas
Comentários
  • (eu - oculto) Não te vejo, nem (eu - oculto) te escuto,

    o meu samba está de luto,

    eu peço o silêncio de um minuto...

  • GABARITO -A

    I) Não te vejo, nem te escuto ( ...)

    Não te vejo

    O sujeito não está expresso, mas pode ser retomado pelo contexto.

    = Sujeito oculto/ desinencial / Elíptico

    nem te escuto

    O sujeito não está expresso, mas pode ser retomado pelo contexto.

    = Sujeito oculto / oculto/ desinencial / Elíptico ..

    ------------------------------------------

    o meu samba está de luto (..)

    O sujeito é simples - Apresenta somente um núcleo explícito

    eu peço o silêncio de um minuto.

    Sujeito é simples - Apresenta somente um núcleo explícito.

    ------------------------------------------

    Bons estudos!!

  • Se o Núcleo pode ser um pronome pq a partícula "Se" não é um sujeito?


ID
4096606
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a anedota de Ziraldo e indique a opção que corresponde aos tipos de predicado presentes na fala atribuída à professora, obedecendo à ordem em que eles aparecem no texto.


A inspetora da escola visitando todas as turmas quando o Juquinha levou um tombo no corredor e berrou todos os palavrões que conhecia.

Escandalizada, a inspetora perguntou:

- Onde essa criança aprendeu tanto palavrão?

E a professora, muito sem graça:

-Aprendeu nada! Isso é dom natural.


(Fonte: Ziraldo. Mais anedotinhas do Bichinho da Maçã. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1993. p. 10-11.)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Os tipos de predicado presentes na fala da professora, respectivamente:

    -Aprendeu nada! ➡ Predicado Verbal, pois indica uma ação, sendo constituído por um núcleo, que é um verbo nocional;

    Isso é dom natural. ➡ Predicado nominal, pois indica estado ou qualidade, constituído por um verbo de ligação.

  • Tipos de predicado

    1.     Predicado verbal

    Verbos transitivos e intransitivos indicando ação ou movimento.

    Exemplo: João andou pela escola.

    2.     Predicado nominal

    Predicativo do sujeito / Contém verbo de ligação

    Exemplo: João parece triste. (verbo de ligação – parece)

    3.      Predicado verbo-nominal

    Verbo de ação + Predicativo (Acontece quando o verbo não está na lista dos verbos de ligação)

    *Verbos de ligação

    Verbo ser;

    Verbo estar;

    Verbo parecer;

    Verbo andar;

    Verbo ficar;

    Verbo continuar;

    Verbo permanecer;

    Verbo viver;

    Verbo virar;

    Verbo tornar-se;

    Verbo achar-se;

    Verbo encontrar-se;

    Verbo fazer-se.

    a)   Verbo intransitivo + predicativo do sujeito

    Exemplo: Joãos saiu cabisbaixo.

    Obs) existe predicativo do sujeito, no caso é a forma como João saiu, porém o verbo não está na lista de VL, é um verbo que se torna VL.

    b)   Verbo transitivo + predicativo do objeto

    Exemplo: João achou a menina melancólica.

    Achar – Verbo transitivo

    Melancólica – Predicativo do objeto.

    Aprendeu nada! - Predicado verbal: Verbo de ação, verbo transitivo (aprender)

    Isso é dom natural - Predicado nominal: Verbo de ligação (ser)

    LETRA B

  • GABARITO - B

    -Aprendeu nada!

    ( PREDICADO VERBAL )

    Isso é dom natural.

    ( PREDICADO NOMINAL )

    -----------------------------------------

    Tipos de predicado >>

    Predicado Verbal

    Quando temos verbos de ação / Nocionais ou significativos

    Matheus trabalha muito.

    Predicado Nominal

    Quando temos verbos não nocionais ou significativos.

    Ex: Ele parecia legal.

    Predicado Verbo - Nominal

    Temos um a presença de um verbo de ação + Um predicativo.

    Ex: Ele saiu satisfeito.

    --------------------------------------

    Fonte: José Maria.

  • Verbal e nominal