SóProvas



Prova IF-SC - 2017 - IF-SC - Professor - Português


ID
2556490
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 1.171 de 22/06/1994, analise as afirmações:


I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens.

II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

V. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Correta, E

    I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público - CORRETO - bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens - ERRADO.


    II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

    Decreto 1171/94 - XV - É vedado ao Servidor Público - m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.


    III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    Decreto 1171/94 - VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


    IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade - CORRETO - mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública - ERRADO. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar - CORRETO.


    V. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    Decreto 1171/94 - V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • A banca modificou algumas palavras nos textos do decreto (afirmações) que podem pegar o candidato de surpresa.
    Leiam bem pessoal e treinem bastante!

  • Cuidado, direitos e vatangens não se encontra no código de ética, esse é o erro da alternativa I.

    Gabarito E

  • Fiquei na dúvida com relação a I por causa da frase "além dos seus direitos e vantagens"... (adendo após a última vírgula - típica pegadinha).

    Mas a certeza de que a IV estava errada foi o que me salvou, porque apenas uma alternativa (E) não a dava como correta.

    Publicidade NÃO É para qualquer ato administrativo.

  • Concordo. Além do que a declaração de ausência é bem mais ampla do que a abertura da sucessão provisória.


ID
2556508
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Leia as afirmativas em relação a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - CEFET-SC em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSC, que ocorreu em 2008.


I. Com a transformação de CEFET-SC para IFSC, as “Unidades de Ensino” passaram a ser denominadas “Câmpus”.

II. No ano de 2008, o IFSC era composto pelos Câmpus de Florianópolis, São José, Jaraguá do Sul, Joinville, Chapecó, Araranguá e Florianópolis-Continente.

III. No ano de 2008, ocorreu a federalização das escolas comunitárias: Centro Politécnico Geraldo Werninghaus - CEPEG em Jaraguá do Sul e Centro Tecnológico Industrial Metal-Mecânico - CETIMM em Xanxerê, que passaram a compor os campus do IFSC.

IV. O Câmpus Florianópolis-Continente, é a antiga Escola Catarinense de Gastronomia.

V. A sede da Reitoria do IFSC está situada na cidade de Blumenau.


Assinale a alternativa que apresenta somente as alternativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. 


ID
2556514
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Os edifícios que com põem os Câmpus dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC) constituem edifícios públicos e de uso coletivo. Na construção, ampliação ou reforma de edifícios do IFSC alguns requisitos de acessibilidade deverão ser observados. De acordo com a Lei n° 10.098/2000, m arque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) Pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) Os locais de conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante.

( ) Pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei.

( ) Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, incluindo habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.

( ) Os edifícios deverão dispor, pelo menos, de dois banheiros acessíveis, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) As disposições da Lei 10.098/2000 não se aplicam aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico, a serem adaptados.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Item I: CORRETO

    Art. 11, parágrafo único, II – pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;

     

    Item II: CORRETO

    Art. 12. Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação.

     

    Item III: CORRETO

    Art. 11, parágrafo único, III – pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei; 

     

    Item IV: ERRADO

    Art. 14. Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.

     

    Item V: ERRADO

    Art. 11, parágrafo único, IV – os edifícios deverão dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

     

    Item VI: ERRADO

    Art. 25. As disposições desta Lei aplicam-se aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico, desde que as modificações necessárias observem as normas específicas reguladoras destes bens.

  • Complementando:

     

    Percentuais-NPD

     

    1. Semáforos para pedestres serão instalados nas vias públicas - Lei 10.098/2000.

     

    a. CASO a intensidade do fluxo de veículos e a periculosidade da via assim determinarem.

    b. Serão equipados com mecanismo que emita sinal sonoro OU mecanismo alternativo.

    c. Mecanismo que emita sinal sonoro tem como caracteristicas

    - SUAVE;

    - Intermitente;

    - Sem estridência.

    d. Mecanismo alternativo ao sinal sonoro deverá servir como

    - Guia/Orientação para travessia de pessoas deficientes visuais.

     

     

    2. Banheiro de uso público - pelo menos 1 sanitário e lavatório acessível - Lei 10098/2000 - art. 6.

    fazer nº 1 → em 1 banheiro público

     

     

    3. Brinquedos dos parques de diversões - no mínimo 5% de cada brinquedo - Lei 10098/2000 - art. 4.

    brinquedo5 → parks (5 letras em inglês) → 5%

     

     

    4. Frotas de táxis - 10% - Lei 13146/15 - art. 51.

    frotas de Táxi → Ten = 10%

    ou táXi → X (algarismo romano) = 10%

     

     

    5. Telecentros e as lanhouses  - 10% dos computadores - pelo menos 1 computador - Lei 13146/15 - art. 63.

    telecentro (10 letras) → 10%

    cyber cafés → (10 letras) → 10%

     

     

    6. Vagas de estacionamento - 2% do total de vagas - garantida no mínimo uma vaga. Lei 13146/15 - art. 47.

    cadeira de rodas → 2 rodas → 2%

     

     

    7. Unidades habitacionais - mínimo de 3%. Lei 13146/15 - art. 32.

    mo - ra - da ( 3 sílabas) → mínimo de 3%

     

     

    8. Vagas em hotéis/pousadas - pelo menos 10% da habitações - garantido pelo menos uma unidade acessível. Lei 13146/15 - art. 45.

    hospedagem ( 10 letras ) = 10% no mínimo

     

     

    9. Condutores de táxi com deficiência - 10% das vagas. Lei 13146/15 - art. 119.

    Condutores de Táxi → Ten = 10%

    ou táXi → X (algarismo romano) = 10%

     

     

    10. Locadora de veículo - 1 veículo adaptado para cada conjunto de 20 veículos da frota. Lei 13146/15 - art. 52.

    locadora de Veículos → Vinte =  1 a cada 20 

     

     

    11. Concursos públicos - mínimo de 5% - até 20% das vagas. Decreto 3298/1999 art. 37 e lei 8112/1990 art. 5.

    concur5o → 5% no mínimo

     

     

     

    GABARITO LETRA D 

  • GABARITO: LETRA B

  • Importante em Questões de V ou F, ir excluindo os itens

    No meu caso, já vi que o terceiro item era V, então exclui A e E.
    Percebi que na primeira frase a alternativa era Correta, com isso eliminei as alternativas restantes.
    Com duas frases já acertaria a questão, por desencargo de consciencia, eu conferi as outras frases também, mas mantendo  o mesmo gabarito, letra B!

    IMPORTANTE: Na prova só vamos precisar saber marcar o item correto!
    Bons estudos!

  • A questão cobra o conhecimento sobre os requisitos de acessibilidade que estão previstos na Lei nº 10.098/00.

    (VERDADEIRO) É exatamente o que diz este dispositivo legal:

    "Art. 11, Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, na construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser observados, pelo menos, os seguintes requisitos de acessibilidade: II – pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida".

    (VERDADEIRO) Este item também está de acordo com a lei, no seguinte dispositivo:

    "Art. 12. Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação."

    (VERDADEIRO) Essa exigência também está prevista na lei, conforme este dispositivo:

    "Art. 11, parágrafo único, III – pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei". 

    (FALSO) A exigência de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado em edifícios a serem construídos NÃO se aplica às habitações unifamiliares. É o que diz este dispositivo legal:

    "Art. 14. Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade".

    (FALSO) A exigência mínima é de um banheiro acessível (e não "de dois" como diz o item), conforme este dispositivo legal:

    "Art. 11, parágrafo único, IV – os edifícios deverão dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida".

    (FALSO) Ao contrário do que o item trouxe, a Lei nº Lei 10.098/2000 também é aplicada aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico. Isso está expresso neste dispositivo:

    "Art. 25. As disposições desta Lei aplicam-se aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico, desde que as modificações necessárias observem as normas específicas reguladoras destes bens."

    GABARITO: LETRA B


ID
2579215
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei 9394/1996 a educação profissional é composta por várias modalidades e níveis. Qual a sequência CORRETA de cursos que inclui toda a educação profissional?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    Art. 39.  A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.          (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 1o  Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 2o  A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II – de educação profissional técnica de nível médio;         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.   

  • Letra - E


    Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.          (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 1o Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 2o A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II – de educação profissional técnica de nível médio;         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. 

  • Rumo ao IF Ceará 2022!!!!


ID
2579221
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Artigo segundo da Lei 11.892, está expresso: “§ 2° No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.” Acreditação e certificação, referem-se respectivamente a:

Alternativas

ID
2579227
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A avaliação do estágio probatório de servidor nomeado para cargo de provimento efetivo será realizada observando-se a sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo. Neste período, de acordo com o previsto na Lei n° 8.112/1990 serão observados os seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

     Art. 20.  da Lei 8112 de 1990 - Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • Responsabilidade

    Assíduidade

    Produtividade

    Iniciativa

    Disciplina

  • A Ca Di Pro Re

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:     

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    R responsabilidade

    A assiduidade

    P produtividade

    I iniciativa

    D disciplina

  • letra B

    assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:      

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    § 1  4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo. 

    § 3   O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 20, Lei 8.112/90. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    Dito isso:

    A. ERRADO. Pontualidade, lealdade, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. Erros em negrito.

    B. CERTO. Assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

    C. ERRADO. Disciplina, responsabilidade, eficiência e coragem. Erros em negrito.

    D. ERRADO. Efetividade, eficiência e eficácia no desempenho das funções. Erros em negrito.

    E. ERRADO. Proatividade, regularidade, efetividade e compatibilidade. Erros em negrito.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • GABARITO: LETRA B

    RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    INICIATIVA (CAPACIDADE DE)

    DISCIPLINA

    -----------------------------------------

    Lei 8.112/90, art. 20:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990


ID
2579230
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o Decreto 9.057/2017 e a atuação do IFSC na Educação a Distância, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) As Instituições de Ensino Superior (IES) passam a ter permissão para criar polos sem a necessidade de visita de avaliação do Ministério da Educação.

( ) Ao IFSC o decreto permite a oferta de educação superior a distância e interdiz a oferta de educação básica.

( ) O Decreto permite que instituições brasileiras como o IFSC tenham polos de educação a distância no exterior.

( ) Ao estabelecer proibição à oferta da educação básica na modalidade a distância o Decreto apresenta algumas situações emergenciais em que tal regra pode ser rompida, como no caso de pessoas que estejam impedidas de acompanhar o ensino presencial por motivo de saúde.

( ) O IFSC tem a obrigatoriedade de solicitar ao Ministério da Educação credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

( ) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância devem ter as atividades presenciais realizadas exclusivamente nos polos da oferta.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    (V) As Instituições de Ensino Superior (IES) passam a ter permissão para criar polos sem a necessidade de visita de avaliação do Ministério da Educação.

    Art. 12. As instituições de ensino superior públicas dos sistemas federal, estaduais e distrital ainda não credenciadas para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância ficam automaticamente credenciadas, pelo prazo de cinco anos, contado do início da oferta do primeiro curso de graduação nesta modalidade, condicionado à previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional.

    Parágrafo único. As instituições de ensino de que trata o caput ficarão sujeitas ao recredenciamento para oferta de educação na modalidade a distância pelo Ministério da Educação, nos termos da legislação específica.

    Art. 13. Os processos de credenciamento e recredenciamento institucional, de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos superiores na modalidade a distância serão submetidos à avaliação in loco na sede da instituição de ensino, com o objetivo de verificar a existência e a adequação de metodologia, de infraestrutura física, tecnológica e de pessoal que possibilitem a realização das atividades previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico de Curso.

    (F) Ao IFSC o decreto permite a oferta de educação superior a distância e interdiz a oferta de educação básica.

    Art. 2º A educação básica e a educação superior poderão ser ofertadas na modalidade a distância nos termos deste Decreto, observadas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas nos espaços e meios utilizados.

    (V) O Decreto permite que instituições brasileiras como o IFSC tenham polos de educação a distância no exterior.

    Art. 5º O polo de educação a distância é a unidade descentralizada da instituição de educação superior, no País ou no exterior, para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância.

  • (F) Ao estabelecer proibição à oferta da educação básica na modalidade a distância o Decreto apresenta algumas situações emergenciais em que tal regra pode ser rompida, como no caso de pessoas que estejam impedidas de acompanhar o ensino presencial por motivo de saúde.

    Art. 2º A educação básica e a educação superior poderão ser ofertadas na modalidade a distância nos termos deste Decreto, observadas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas nos espaços e meios utilizados.

    (F) O IFSC tem a obrigatoriedade de solicitar ao Ministério da Educação credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

    Art. 12. As instituições de ensino superior públicas dos sistemas federal, estaduais e distrital ainda não credenciadas para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância ficam automaticamente credenciadas, pelo prazo de cinco anos, contado do início da oferta do primeiro curso de graduação nesta modalidade, condicionado à previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional.

    (F) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância devem ter as atividades presenciais realizadas exclusivamente nos polos da oferta.

    Art. 15. Os cursos de pós graduação lato sensu na modalidade a distância poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de educação a distância.


ID
2579239
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmações abaixo, relativas aos cursos técnicos de nível médio:


I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é sempre desenvolvida de forma articulada ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, e têm suas cargas horárias mínimas de 1.400 horas.

III. É permitido atividades não presenciais de até 20% (vinte por cento) da carga horária diária dos cursos.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

V. As escolas particulares devem solicitar autorização ao Conselho Estadual de Educação, para a oferta de cursos técnicos.


Quais das afirmações NÃO estão corretas?

Alternativas
Comentários
  •                                                                                               Capítulo III
                                                                                        Duração dos cursos
    Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

  • Gabarito D

  • I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é sempre desenvolvida de forma articulada ao Ensino Médio. (Errada)

    Pode ser subsequente ao ensino médio, caso já o tenha concluído

    II - Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, e têm suas cargas horárias mínimas de 1.400 horas. (Errada) Carga mínima de 2.400 horas, sendo 1.200 horas para o ensino médio, mais 1.200horas para o ensino profissional.


ID
2579242
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma de suas obras, Pedro Demo (2015) apresenta pressupostos de educar pela pesquisa. Considerando as proposições do autor, analise as afirmativas a seguir:


I. A convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica.

II. O reconhecimento de que o questionamento reconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa.

III. A necessidade de fazer da pesquisa obrigação cotidiana do professor e do aluno.

IV. A definição de educação como processo de formação de competência histórica humana.


Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    A necessidade de fazer da pesquisa atitude cotidiana no professor e no aluno, ... Demo, a base da educação escolar é a pesquisa, não a aula, ou o ambiente de socialização, ou a ambiência física, ou o mero contato entre professor e aluno. Não basta a qualidade formal, marcada pela capacidade de inovar pelo conhecimento.


ID
2579245
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o estabelecido no Decreto n° 5840/06, que institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) As instituições federais de educação profissional devem ofertar o PROEJA desde 2006.

( ) A oferta do PROEJA poderá ser articulada com as instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (“Sistema S”).

( ) O PROEJA abrangerá formação inicial e continuada de trabalhadores; e educação profissional técnica de nível médio.

( ) Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e deverão ser articulados ao ensino fundamental, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores e ao ensino médio no caso de cursos técnicos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os cursos de qualificação FIC (Formação Inicial e Continuada) podem se articular tanto ao Ensino Fundamental quanto ao Ensino Médio, pela modalidade EJA, com carga horária de 1400h. O PROEJA TÉCNICO é o Ensino Médio Técnico, com 2400h.

    resumindo: QUALIFICAÇÃO (FIC)= FUNDAMENTAL E MÉDIO     

    TÉCNICO = MÉDIO

  • DECRETO nº 5.840 de 2006


    § 2o Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e

    poderão ser articulados:


    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no

    caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho

    de 2004; e


    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no

    5.154, de 2004.

  • Gabarito: A

    I - Correta

    II - Correta

    III - Correta

    IV - Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e deverão (poderão) ser articulados ao ensino fundamental, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores e ao ensino médio no caso de cursos técnicos.


ID
2579248
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F), sobre o acesso à Educação Inclusiva:


( ) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas especiais, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais.

( ) O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

( ) Escolas regulares que possuam orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.

( ) Importante que os governos adotem o princípio de educação inclusiva em forma de lei ou de política, matriculando todos os sujeitos em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( F) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas especiais (NOrmais), orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais.

    (V ) O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

    ( V) Escolas regulares que possuam orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.

    (V ) Importante que os governos adotem o princípio de educação inclusiva em forma de lei ou de política, matriculando todos os sujeitos em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.

    GABARITO: B

  • O erro da letra A está em dizer, nas escolas ESPECIAIS o correto seria escolas regulares.


ID
2579251
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Autores como Maria Margarida Machado, João Ferreira de Oliveira, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos, dentre outros, vêm debatendo a relevância de uma formação integrada para o trabalhador. Formação essa que supere uma formação fragmentada ou aligeirada, pressa essa muitas vezes exigida pelo mercado de trabalho e pela realidade econômica e social dos brasileiros.


Já a educação integral, vem sendo discutida desde a época do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-se uma alternativa para a superação dos problemas de desigualdades sociais e educacionais do Brasil.


Todavia, existe distinção entre formação integrada e formação integral. Dessa forma, assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F) sobre o assunto.


( ) A Formação Integral é considerada uma formação que visa atingir seus sujeitos no desenvolvimento qualitativo de todas as suas dimensões pessoais: afetividade, corporeidade e racionalidade.

( ) O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, apresenta meta que afirma que deve-se oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, vinte por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, dez por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.

( ) A educação integral está posta para as pessoas em desenvolvimento, crianças e adolescentes, já a educação ou formação integrada está posta para o trabalhador, que se encontra numa condição de exercício de atividades produtivas que requerem cada vez mais qualificação profissional.

( ) A formação integrada tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho: seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos como a formação inicial, como o ensino técnico, tecnológico ou superior.

( ) Considerando a realidade dos Institutos Federais, criados pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, uma das formas de educação integrada se dá pela educação profissional técnica de nível médio, que é desenvolvida de forma articulada com o ensino médio.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, apresenta meta que afirma que deve-se oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, vinte por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, dez por cento dos(as) alunos(as) da educação básica. ERRADA. --> Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.

  • Resposta: E


ID
2579254
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as colunas de acordo com a associação entre conceitos:


1. Ensino Médio

II. Formação Integral

III. Formação Integrada

IV. Educação Profissional

V. Reconhecimento de saberes


( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia

( ) É o processo de certificação de competências adquiridas fora do ambiente escolar

( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) Articula a formação geral, profissional, social, ética e cultural, voltado para um projeto de vida e formação cidadã.

( ) Tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos.


Qual a sequência CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • B) IV, V, I, II, III


ID
2579257
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo articula diferentes conceitos e práticas pedagógicas que precisam constituir-se como parte do currículo escolar em diferentes níveis de oferta. Considerando essa premissa, leia as afirmativas que seguem e coloque (F) quando forem falsas e (V) quando forem verdadeiras.


( ) A pesquisa como princípio educativo articula o conhecimento a um Projeto Político Pedagógico, a uma concepção de educação. Essa concepção estabelece relações entre prática pedagógica e projeto de sociedade desejado influenciando o conhecimento que se quer construir.

( ) O diálogo é elemento fundamental na concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo, pois elimina as condições da pesquisa como mera descoberta ultrapassando os limites da análise teórica.

( ) O pesquisador nasce nos meandros da pós-graduação, pois é nesse espaço que se torna possível dialogar e fazer pesquisa pela primeira vez inserindo-se na realidade a ser pesquisada.

( ) O papel da educação e da pesquisa é fundamental para o processo emancipatório, pois é através da educação permeada pela pesquisa que o sujeito será capaz de conhecer sua realidade e conhecer-se para criticamente criar condições de transformação das diferentes realidades vividas.


Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
2579260
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Santa Catarina é um estado rico em falares, com diferentes padrões linguísticos herdados especialmente das línguas dos colonizadores. Na capital e municípios das redondezas, há um fenômeno linguístico típico que pode ser encontrado no trecho a seguir da banda palhocense “Nós Naldeia”:

Reggae na casa amarela

Nós Naldeia


Senhora dos Navegantes, me ajude a navegar

Me leve a terras distantes, mas me dê onda pra voltar

Tô indo pra Garopaba, vou descendo o Siriú

Hoje o sol nasceu mais forte, no Sonho e na Guarda do Embaú

Então eu fico assim quando eu vejo os olhos dela

Quando ela chega bate o vento na janela

O sonho humano bom a luz de vela

Reggae na casa amarela, pra dançar...

Disponível em: https://www.letras.mus.br/nos-naldeia/803802/. Acesso em 8 set. 2017.


Assinale a alternativa que contém o fenômeno linguístico CORRETO da região citada:

Alternativas
Comentários

  • C

    Palatalização da fricativa alveolar em coda.


ID
2579263
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias sobre variação linguística, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:


( ) A variação diatópica ocorre por conta das diferenças na composição de cada comunidade linguística, geralmente ocorrendo no nível semântico. Um exemplo, a palavra “mandioca”, também conhecida como “macaxeira” e “aipim”.

( ) A variação linguística pode ocorrer nos níveis semântico, fonético e morfológico, mas nunca no nível sintático.

( ) A variação diastrática é relacionada aos grupos sociais. Como exemplo, é possível citar o vocabulário específico de membros de uma profissão.

( ) A variação diafásica é relacionada ao contexto comunicativo. Cada instância determinará o uso de determinados recursos linguísticos.

( ) A variação sincrônica ocorre através do tempo. Os usuários de um determinado grupo linguístico vão adaptando sua língua ao passar dos anos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • SINCRÔNICA NÃO: DIACRÔNICA.

    A variação diacrônica ocorre através do tempo. São as pessoas do mesmo grupo social ou da mesma região mudando a maneira de falar com o decorrer dos anos.


ID
2579266
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Santa Catarina é um estado rico em falares, com diferentes padrões linguísticos herdados especialmente das línguas dos colonizadores. Na capital e municípios das redondezas, há um fenômeno linguístico típico que pode ser encontrado no trecho a seguir da banda palhocense “Nós Naldeia”:
Reggae na casa amarela
Nós Naldeia
Senhora dos Navegantes, me ajude a navegar
Me leve a terras distantes, mas me dê onda pra voltar
Tô indo pra Garopaba, vou descendo o Siriú
Hoje o sol nasceu mais forte, no Sonho e na Guarda do Embaú
Então eu fico assim quando eu vejo os olhos dela
Quando ela chega bate o vento na janela
O sonho humano bom a luz de vela
Reggae na casa amarela, pra dançar...
Disponível em: https://www.letras.mus.br/nos-naldeia/803802/. Acesso em 8 set. 2017.


Analise as informações a seguir e assinale a alternativa que contém informação INCORRETA sobre a língua no espaço catarinense:

Alternativas

ID
2579269
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O campo interdisciplinar da Linguística que se ocupa do estudo dos dialetos, das dinâmicas territoriais das línguas, da variação linguística no plano espacial é a _______________________.


Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • A geolinguística é um campo interdisciplinar compartilhado pela linguística e a geografia. É também conhecida com os nomes de geografia linguística e geografia das línguas. A geolinguística ocupa-se de estudar as línguas no seu contexto geográfico.


    Gabarito: E


ID
2579272
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para simbolizar na escrita a pronúncia real de um som, usa-se um alfabeto especial, o alfabeto fonético. Os sinais fonéticos são colocados entre colchetes e os fonemas entre barras oblíquas (CUNHA; CINTRA, 2001, p.28). Com base nas possibilidades de alterações fonéticas existentes na Língua Portuguesa e o fenômeno de variação e mudança linguística, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
2579275
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Fonologia desenvolve estudos sobre a pronúncia adequada das palavras, segundo a variedade padrão da língua portuguesa. Esses estudos chamam-se ortoépica e prosódia. De acordo com essa informação, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2579278
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considere o texto da campanha do agasalho realizada pela empresa de trens urbanos de Porto alegre (Trensurb) em 2008:


“O primeiro passo para ser solidário começa por aqui. Participe doando nas estações da Trensurb sapatos, roupas e qualquer tipo de agasalho. Esse é o caminho da solidariedade.” 


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2579281
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas que orientam o professor de Português a trabalhar com gêneros textuais em sala de aula, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).


I. O professor de Português deve seguir a indicação dos PCN’s e trabalhar com gêneros discursivos variados, possibilitando que os alunos reconheçam a função social dos textos.

II. Devem ser privilegiados para a prática de leitura e escuta de textos os gêneros compreendidos nestes três grupos: gêneros acadêmicos, publicitários e de divulgação científica.

III. Acerca dos gêneros orais, é preciso que os alunos dominem aqueles que apoiam a aprendizagem escolar de Língua Portuguesa e de outras áreas (como exposição, relatório de experiência, entrevista, debate) e, também, os gêneros da vida pública no sentido mais amplo do termo (como debate, teatro, palestra, entrevista).

IV. O professor de Português deve escolher uma das sugestões didáticas para a formação de leitores: a leitura autônoma (feita pelo aluno) ou a leitura em voz alta pelo professor.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I. O professor de Português deve seguir a indicação dos PCN’s e trabalhar com gêneros discursivos variados, possibilitando que os alunos reconheçam a função social dos textos.

    III. Acerca dos gêneros orais, é preciso que os alunos dominem aqueles que apoiam a aprendizagem escolar de Língua Portuguesa e de outras áreas (como exposição, relatório de experiência, entrevista, debate) e, também, os gêneros da vida pública no sentido mais amplo do termo (como debate, teatro, palestra, entrevista).


ID
2579284
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL - foi criado em 2006 e tem o objetivo de promover políticas públicas para a formação de leitores no Brasil. A respeito desse plano, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Governos estaduais.. e os municípios?

  • O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) é produto de uma ação liderada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, que consolidou o resultado de sugestões de representantes de todas as cadeias relacionadas à leitura, e também de educadores, bibliotecários, universidades, especialistas em livro e leitura, organizações da sociedade, empresas públicas e privadas, governos estaduais, prefeituras e interessados em geral.

    Trata-se de diretrizes básicas para assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia nacional.

    O PNLL é constituído por projetos, programas e ações de ministérios, instituições vinculadas e empresas estatais da administração pública federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal; e, ainda, de empresas e entidades privadas e de organizações não-governamentais mediante a assinatura de termo de adesão.

    Quatro eixos orientam a organização do Plano:

    • Eixo 1 – Democratização do acesso
    • Eixo 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores
    • Eixo 3 – Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico
    • Eixo 4 – Desenvolvimento da economia do livro

    A constituição do PNLL foi um marco significativo para a elaboração de uma Política de Estado, de natureza abrangente, que possa para nortear, de forma orgânica, políticas, programas, projetos e ações continuadas e permanentes.


ID
2579287
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando os fatores coesão e coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA:


FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2009

Alternativas
Comentários
  • A coesão textual [coesão intertextual] se dá, no texto, de maneira linear, ou seja, é uma relação entre elementos do texto, entre sentenças ou enunciados e esta relação é determinante da coerência textual.


    GAB: C

  • C- A coesão textual se dá, no texto, de maneira linear, ou seja, é uma relação entre elementos do texto, entre sentenças ou enunciados e esta relação é determinante da coerência textual.


ID
2579290
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

1. Leia o texto de Paulo Franchetti, apresentado originalmente no V Congresso de Pesquisa em Literatura “Estudos literários: permanência e literatura”, em outubro de 2014:


(...) o que me parece mais notável é a perda do lugar central ocupado pela literatura nos estudos das Humanidades, em todos os níveis.

[...]

É verdade que a perda da relevância pública da literatura pode, por um lado, ser explicada pela implacável crítica ao caráter ideológico dos cânones que se processou ao longo da segunda metade do século passado. (...) Mas creio que igual ou maior peso têm, para o tom deste momento, as alterações nas formas de produção da cultura e de sociabilidades, derivadas do enorme desenvolvimento da indústria cultural e das redes sociais informáticas. E ainda a facilidade de acesso à informação, que traz, na ponta dos dedos, o que antes apenas o longo trato erudito e a familiaridade com os textos permitia compilar.

[...]

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dos cursos graduação e pós-graduação foi bastante grande, nas últimas décadas. Um sistema de bolsas de estudo e um investimento notável na pós-graduação formou centenas de mestres e doutores. Esse grande contingente de intelectuais preparados para a desconstrução dos cânones ou para o trabalho especializado com arquivos, autores ou temas, por sua vez, não tem campo de atuação na escola básica e média, na qual a literatura tem espaço cada vez menor e importância quase só garantida pela permanência das obras canônicas nos vestibulares das universidades que ainda não adotaram o Sistema de Seleção Unificada (SISU). E sua atuação como professores de universidade, para os que o conseguiram, tem como público estudantes que também não terão lugar como docentes de literatura no ensino médio.

[...]

A solução para o que entendo como impasse não me parece que resida na maior especialização do crítico e do professor, consubstanciada num discurso autorreferenciado e hermético para os não especialistas. Tampouco creio que passe pelo que me parece ser hoje um movimento curioso e forte: o de a crítica ocupar o lugar da literatura, seja como prática seja como interesse crítico. Passaria, isso sim, pela busca de um lugar novo para a literatura, no âmbito de uma formação humanística ampla, em que a preocupação central não fosse a formação de professores de português ou de literatura.

Para a conquista desse lugar, a erudição do professor e do crítico, a multiplicidade dos seus interesses e o ecletismo das suas perspectivas de aproximação ao texto seriam de primeira importância, pois ele seria antes de tudo um professor de leitura, um profissional capaz de obter o maior rendimento da leitura de um texto literário com vistas à formação de um público culto, capaz de extrair do passado o diferente, o que ainda permanece vivo e o que já morreu, e também capaz de perceber no presente o que já está em vias de deixar de ser ou de se renovar, ou ainda, com sentido diverso, ressuscitado do passado. (FRANCHETTI, Paulo. O que fica do que passa: considerações sobre o estudo e o ensino de literatura. In: CECHINEL, André (Org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Ediunesc, 2016. p.429- 431. Adaptado)


Observe as afirmativas:


I. O professor de literatura deve visar à formação do leitor, instrumentalizando-o para que este, via texto literário elaborado em outros tempos e/ou contextos, seja capaz de observar e analisar criticamente o próprio presente.

II. A perda da relevância pública pela qual passa a literatura tem relação predominante com a denúncia do caráter ideológico, de classe, etnocêntrico, falocêntrico etc. que o cânone promoveu.

III. Uma nova proposta para o ensino de literatura deve considerar a inserção de tecnologias, múltiplas linguagens e a compilação das informações sobre obras. Nesse sentido, a sobrevivência do ensino de literatura na escola será assegurado na medida em que a centralidade dos estudos esteja organizada em torno de outros objetos de ensino, que não o texto literário.

IV. A presença do cânone nas leituras obrigatórias dos vestibulares é o que garante a importância do ensino de literatura na educação básica hoje.


Considerando o texto acima, de Paulo Franchetti, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmação/afirmações) incoerente(s) com a leitura:

Alternativas

ID
2579293
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leias as afirmativas a seguir:


I. O tópico frasal assemelha-se ao lead do texto jornalístico. Pode estar expresso na forma interrogativa e, geralmente, é utilizado no começo do parágrafo, contribuindo com o desenvolvimento da ideia.

II. São formas de desenvolvimento de parágrafo: exploração de aspectos espaciais, citação de exemplos, exposição de ideias análogas ou apresentação de razões, causas, consequências e efeitos.

III. Paralelismo semântico e gramatical são vícios de linguagem que configuram problemas de coesão textual.

IV. No que se refere à coerência textual, a intertextualidade é um fator importante.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

ID
2579296
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia os trechos que expõem considerações acerca do ensino de línguas:


I. “ A educação linguística implica a ação pedagógica que leve o estudante a perceber a língua e a linguagem como fenômenos históricos complexos, a compreender seu funcionamento, usos e formas, bem como a saber usá-la com propriedade nas modalidades oral e escrita, em especial para estudar e aprender e viver sua subjetividade.” (BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p.84)

II. “Uma obra literária é um texto que faz pensar e sentir de modo mais profundo e duradouro e que, por isso, tem de ser lido mais vagarosamente, e mesmo relido.” (PERRONE-MOISES, Leyla. Mutações da Literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p.37)

III. A consciência explícita por parte do falante acerca da influência da relação fala/escrita concorre para melhorar o desempenho no letramento, paralelamente à ação natural da escolarização através da autocorreção por exemplo. (MOLLICA, Maria Cecília. Da Linguagem Coloquial à Escrita Padrão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003, p.7)

IV. A defesa do cânone, por parte de Harold Bloom, sugere que já quem 1994, ano de publicação de seu livro, se consolidara a desconfiança perante a história da literatura tradicional, apoiada em identidades nacionais e autoriais até então indiscutíveis. O resultado é que, ao ser jogada fora a água do banho, talvez o bebê tenha ido junto, já que o descarte da História da Literatura foi acompanhado do desmanche de um conceito unitário de literatura. (ZILBERMAN, Regina. A teoria da Literatura nos bancos escolares. In: CECHINEL, André (Org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Ediunesc, 2016, p.411).


Assinale somente a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) divergência(s) em relação à proposta de ensino de línguas orientada pelos documentos norteadores para a educação nacional:

Alternativas

ID
2579299
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos 1750-1880, Antônio Cândido (2013, p.353) afirma que, no Romantismo, o nacionalismo se exprimiu em vários poemas épicos, sendo estes representados pelos textos:

Alternativas
Comentários
  • A independência do Brasil, de Teixeira e Sousa, A confederação dos tamoios, de Gonçalves de Magalhães e Os Timbiras, de Gonçalves Dias.

     

    Letra E

     

  • alguem sabe o erro da A?

  • O Uraguai é de Basilio Da Gama.

  • Qual o erro da Letra A??

  • Acho que o erro da Letra A é que José de Alencar destacou-se mais o seu nacionalismo na PROSA

  • literatura é difícil

  • O erro da letra A é o seguinte: O guarani não é poema, é romance. E Canção do exílio não é um poema épico.

  • O ERRO DA LETRA (A) É QUE A CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS NÃO E DE GONÇALVES DIAS E DE GONÇALVES DE MAGALHÃES


ID
2579302
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

Observe as frases:


I. Ela mesmo falou a verdade.

II. Mesmo que você chegue tarde, precisará apresentar o documento de identificação.

III. Presente nas questões do ENEM, a teoria literária tem espaço na educação básica, pois a mesma é legitimada pelos documentos orientadores da educação nacional.

III. Os objetivos específicos deste projeto são os mesmos vistos da última vez.

IV. Vai anexa a declaração solicitada.

V. Dado a circunstância, ficamos sem alternativa.


Em observância à gramática normativa, analise o uso das palavras em destaque e assinale a alternativa que apresenta somente os empregos inadequados: 

Alternativas

ID
2579305
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com Maria Margarida de Andrade e João Bosco Medeiros (2009, p.209), no livro Comunicação em Língua Portuguesa,


“Escrever é uma atividade intelectual que se caracteriza como processo; suas várias fases comportam seleção e delimitação do assunto, planejamento das ideias, formulação de um objetivo a atingir. O princípio orientador da formação de um parágrafo é o mesmo de um texto com vários parágrafos: há sempre necessidade de introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas são as três partes de um parágrafo” (ANDRADE; MEDEIROS, 2009, p.209)


Nesse sentido, são formas de desenvolvimento de parágrafo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A- do parágrafo por interação com o conhecimento linguístico do interlocutor.


ID
2579308
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre texto, leitura e produção de sentido, considere as afirmações a seguir:


KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006


I. Texto é a representação do pensamento de um sujeito o qual controla o seu dizer, cabendo ao leitor a decodificação dessa representação mental.

II. O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos não sendo algo que preexista a essa interação.

III. Texto é o lugar de funcionamento dos implícitos, que são detectáveis apenas quando se tem o contexto sociocognitivo dos participantes da interação.

IV. A leitura é o ato de ler o texto e compreender o seu sentido, e exige do leitor a mobilização de estratégias como seleção, inferência, compreensão, elucidação para a captação do sentido.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra D.


ID
2579311
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com Bakhtin, os usos da língua são tão variados quanto as possibilidades de interação humana. Assim, enunciados específicos para determinadas situações sociais, constituídos historicamente, configuram aquilo que esse autor chama de____________________________ .


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • C= São os Gêneros textuais 

  • Alternatica (A) Texto: conjunto de palavras, frases ou expressões. INCORRETA
    Alternativa (B) Tipos Textuais: estrutura de um texto, exemplo: fábula, piada, biografia (...). INCORRETA
    Alternativa (C) Gênero: função social no uso contidiano. CORRETA
    Alternativa (D) Discurso: exposição de ideias, orações, falas, improvisadamente ou antecipadamente escrita com um propósito. INCORRETA
    Alternativa (E) Contexto: é algo que se passa, fato, circunstância. INCORRETA

    Bons estudos!

  • Tem função social = GÊNERO TEXTUAL

    Tem apenas estrutura = TIPO TEXTUAL


ID
2579314
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A cultura digital está alterando a forma como nos comunicamos e tem criado novos comportamentos comunicacionais, muitos dos quais podem ser considerados disruptivos em relação à fase das interações analógicas. Nesse contexto, o professor lida cotidianamente com situações novas e tem vivenciado uma crescente integração de tecnologias da informação e comunicação à vida dos estudantes, inclusive, na relação com o professor e com os conteúdos na sala de aula.


Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas:


( ) O MOODLE, amplamente utilizado na educação, é o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial do IFSC. Dentre as diversas opções de recursos e atividades deste ambiente encontra-se o “Laboratório de avaliação”. Tal funcionalidade possibilita um workshop no qual os estudantes realizam a submissão de texto digital diretamente na atividade ou por upload de arquivo, revisão, atribuição de notas, correção e classificação a partir de critérios definidos pelo professor.

( ) A comunicação síncrona em sala de aula é alcançada, por exemplo, com o uso de ferramentas digitais como e-mail e fórum.

( ) O hipertexto provoca no leitor uma sensação de desorientação e tem como principais características a não linearidade discursiva, a alternância entre tipos de linguagens e a utilização de diferentes fontes de informação. Por isso, na definição de uma arquitetura pedagógica com uso de mídias, deve-se evitar o hipertexto para salvaguardar assim o ritmo do processo de ensino e aprendizagem.

( ) A ubiquidade tecnológica é um processo superado contemporaneamente que tende a desaparecer dada a presença de equipamentos mobile como os smartphones e os tablets.

( ) Além de e-mail, grupos de mensagens instantâneas e comunicações oficiais em formato digital, outras ferramentas como conferências online passaram a ser necessárias ao fazer profissional na educação em rede. A videoconferência permite a comunicação assíncrona entre os participantes com áudio e vídeo a partir de localizações geográficas distintas.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    "A plataforma Moodle é uma sala de aula virtual onde o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso pela internet. O aluno terá acesso à plataforma com uso de um usuário e uma senha pessoal. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com internet. Ele é a principal platforma de sustentação das atividades. É através dele que o usuário poderá ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos."

    Fonte: https://www.ufmg.br/ead/sitee/index.php/f-a-q/ead/323-o-que-e-a-plataforma-de-ambiente-virtual-de-aprendizagem-moodle

  • Comunicação síncrona: Quando o emissor está em contato “direto” com o receptor e vice-versa. Não há, em princípio, nenhum “delay” ou tempo a mais na comunicação. O exemplo clássico é a comunicação telefônica. Também modernamente temos os chats, salas de conversações online entre duas ou mais pessoas. 

    Comunicação assíncrona: Quando o emissor envia uma mensagem ao receptor e esse não necessariamente a recebe no mesmo momento, ou, se a recebe, não necessariamente a acessa naquele mesmo momento, daí o termo assíncrono. Como exemplo temos o e-mail.


ID
2579317
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com o texto do linguista Sírio Possenti, qual alternativa apresenta uma construção em uso no português brasileiro atual?


CONJUGAÇÕES


A conjugação verbal é um lugar bem propício para observar mudanças no português. Na escola, aprendíamos a recitar seis formas verbais. Assim:


Eu lavo, tu lavas, ele lava, nós lavamos, vós lavais, eles lavam


As coisas se complicavam um pouco com subjuntivos e imperativos, e ainda mais com verbos irregulares. Descontados casos, que, a rigor, precisam de memorização (como se conjugará “explodir”?), a grande diferença entre esta lista e o que se ouve de fato (mais do que se lê) é bem significativa. Atualmente, uma conjugação como a acima seria:


Eu lavo, você lava (tu lavas, tu lava), nós lavamos (a gente lava), vocês lavam, eles lavam


As maiores diferenças são o desaparecimento, em muitas regiões, da segunda do singular, devida à diminuição do uso do pronome “tu” e o sumiço total da segunda do plural (vocês em vez de vós). Para muitos falantes, o presente do indicativo tem três formas:


Eu lavo, Você / ele / a gente lava, vocês / eles lavam (quase como o inglês, que tem duas, no máximo).


Defendi que a segunda do plural desapareceu, mas defendi também que falar em desaparecimento de uma forma linguística não significa dizer que ela nunca mais será empregada. Asegunda do plural, por exemplo, reaparece no apelo popular “Jogai por nós”. Mas o interessante não é constatar, é analisar! (Adaptado)

Disponível em: https://blogdosirioblog.wordpress.eom/page/3/. Acesso em 8 set. 2017


Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão:

Alternativas
Comentários

  • A

    Não deem ouvidos aos que declaram que essa política há de acarretar a ruína econômica. Nem tampouco atendam aos que anunciam que tal tarefa não é factível.


ID
2579320
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do papel que deve ser desempenhado pelo professor de Língua Portuguesa, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) As práticas de letramento têm a ver com o desenvolvimento de habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.

( ) Espera-se que o professor de Língua Portuguesa seja um educador a partir da visão “bancária” proposta por Paulo Freire.

( ) Na visão sócio-histórica de Vygotsky, a sala de aula é o local da sistematização de conhecimentos e o professor é o mediador.

( ) A elaboração didática proposta por Haltè aplica a teoria da transposição didática, que é o fato de transpor o conhecimento científico para o conhecimento aplicável, ou seja, o conhecimento que será ensinado aos alunos.

( ) A alfabetização pode ser entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita, de modo que o aluno consiga ler e escrever.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Qual erro do texto 4?

  • A ELABORAÇÃO DIDÁTICA

    Halté (1998), defende uma didática praxiológica (ensino operacional e reflexivo) no ensino de língua materna e analisa a noção de transposição didática de Chevallard, diz que, no caso do ensino de línguas, há menos transposição didática e muito mais reelaboração de conhecimentos, que convoca pluralidade de saberes de referência e que é preciso selecionar, interagir e operacionalizar. Por isso, ele nomeia esse processo como Elaboração Didática dos Conhecimentos. A elaboração didática (ED), para o autor, situa-se num projeto didático que privilegia o sistema didático inteiro como protagonista da operacionalização do conhecimento.

    Halté (1998) defende que, no ensino de língua materna, a aula de leitura ou escritura abrange em sala de aula conhecimentos de todos os tipos, porque há sincretização, ou seja, há mistura entre o conhecimento científico, a prática social de referência, a especialidade e o conhecimento geral. Para o autor, sem a sincretização, o ‘puro’ conhecimento científico, o modelo das práticas e o conhecimento especializado não teriam o menor sentido e nem chance de serem apropriados. O conhecimento produzido em sala de aula é um acontecimento único e irrepetível, pois o texto produzido por meio da interação verbal muda, à medida que é construído, direcionando-se pela atividade interativa. Assim, a lógica que prevalece.

    É a das atividades de linguagem em que as intenções de dizer pré-construídas correspondem aos ditos efeitos que não encobrem as intenções que surgem nos jogos de interpretação recíproca, nos ‘riscos do ao vivo’ [...]. (HALTÉ, 1998: 19, grifo do autor).

    Dessa forma, na elaboração didática do conhecimento, a aprendizagem é construída por meio das práticas de linguagem exercidas pelos turnos de fala do professor e dos alunos.


ID
2579323
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Rocha Lima (2002, p. 13) ao conceituar os fonemas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa diz que “à gramática só interessa classificar aqueles sons da fala que concorrem para distinguir uma palavra de outra; de tal sorte que eles não podem substituir-se mutuamente sem alterar o sentido das palavras onde figuram.” Pode(m) servir de exemplo(s) para a afirmativa do autor:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Qual o erro da A e da C?

     

  • Eu acho que é aletra"A"

  • Bem em minha humilde opinião a letra A não esta certa, pois deve se ter um cuidado extremo principalmente em relação ao regionalismo, que tem como ponto forte o sotaque ou seja a palavra expressa no texto "tjia" não existe...

  • Para este exercício é necessário que se leia ATENTAMENTE E PAUSADAMENTE o enunciado.


    Neste sentido, ao ler no enunciado:


    "à gramática só interessa classificar aqueles sons da fala que concorrem para distinguir uma palavra de outra; de tal sorte que eles não podem substituir-se mutuamente sem alterar o sentido das palavras onde figuram."


    Na letra B possuímos palavras, que são escritas com consoantes iniciais diferentes e que se diferenciam no som. Ao serem trocadas as letras indicadas, o sentido das palavras muda totalmente.


    Matamos a questão =)

  •  

    Talita SP

     

    A questão pediu a resposta que ratifica o texto do autor Rocha Lima transcrito na passagem acima que diz:

    “à gramática só interessa classificar aqueles sons da fala que concorrem para distinguir uma palavra de outra; de tal sorte que eles não podem substituir-se mutuamente sem alterar o sentido das palavras onde figuram.” 


ID
2579326
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cacoepia é a pronúncia irregular, diferente da prevista ou postulada pela prosódia (acentuação e entonação adequada dos fonemas de acordo com a variedade padrão da língua). Há palavras que admitem dupla pronúncia, como xérox e xerox; outras como a palavra “rubrica” aceitam apenas a pronúncia como paroxítona; dessa forma, pronunciar “rúbrica” (como proparoxítona) causaria uma inadequação. Com base nessas informações, assinale a única alternativa que não admite dupla pronúncia.

Alternativas
Comentários
  • FÚNIL.FUNIS.

  • Gab.: C

  • Misericórdia

  • Misericórdia - Misericordía kkk


ID
2579329
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo, acerca da atuação do professor de Português no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.


I. É necessário que o professor elabore seu plano de ensino de forma a pensar em estratégias e modos de interdisciplinaridade com outras unidades curriculares, mesmo com aquelas que compõem a grade técnica dos cursos.

II. Nos projetos integradores que envolvem mais de uma unidade curricular, o professor de Português deve atuar como revisor de textos dos alunos.

III. Em projetos de pesquisa e extensão, os editais preveem que o professor de Português deve ficar restrito a propostas de projeto nas áreas de Língua e Literatura.

IV. É muito enriquecedor para os alunos quando o professor de Português trabalha em parceria com professores de outras áreas, por exemplo, na preparação de aulas que envolvem pesquisa de campo e posterior elaboração de relatório técnico.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Aceitei resolvendo por eliminação, pois de cara o item III está errado.

    Gab: E



ID
2579332
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...). Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais”.


Sobre os aspectos gerais da redação oficial, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

( ) Há consenso de que o padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal, e se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

( ) O uso do padrão culto implica emprego de linguagem burocrática e figuras de linguagem próprias da língua literária.

( ) A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.

( ) A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial e atende, basicamente ao princípio de economia linguística, fazendo-se necessário eliminar passagens substanciais do texto para reduzi-lo em tamanho.

( ) Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza é algo que se atinge por si só: ela independe das demais características da redação oficial.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

            A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.

            As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

            Ressalte-se que há necessariamente uma distância entre a língua falada e a escrita. Aquela é extremamente dinâmica, reflete de forma imediata qualquer alteração de costumes, e pode eventualmente contar com outros elementos que auxiliem a sua compreensão, como os gestos, a entoação, etc., para mencionar apenas alguns dos fatores responsáveis por essa distância. Já a língua escrita incorpora mais lentamente as transformações, tem maior vocação para a permanência, e vale-se apenas de si mesma para comunicar.

            A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua, a finalidade com que a empregamos.

            O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.

  •    Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária.

            Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.

            A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.

    Outras questões sobre a linguagem, como o emprego de neologismo e estrangeirismo, são tratadas em detalhe em 9.3. Semântica.

  • Gabarito: E

     

    Impessoalidade de quem recebe? Hã? Não é de quem comunica? 

    Alguém pode explicar isso, por favor? 

     

    Acompanhando os comentários... 

  • Examinador desgraçado, acho que a impessoalidade de quem recebe é porque não é em relação a "pessoa" o objetivo da comunicação oficial, mas de uma x situação relacionada ao cargo ou ao órgão (algo objetivo, como característica da impessoalidade de quem escreve e de quem recebe e não o caráter subjetivo).

  • A importância de fazer muitas questões, o máximo que puder, tá nisso... 

    A algum tempo atrás tive uma dúvida, esclarecida pela minha salvadora Fernanda, hoje fazendo mais questões me deparei com uma que vai ao encontro da minha indagação.

     

    Quem puder dê uma olhada: Q335518

     

    Bons estudos a todos. Não desistam. 

  • "Percebe-se assim que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica [...]

    b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação [...]

    c) do carater impessoal dopróprio assunto tratado [...]"

    MRPR.

  • @EXAMINADOR DESGRAÇADOR

    A impessoalidade da correspondência oficial deve abranger sempre três esferas:

    Þ     quem emite a comunicação (emissor);

    Þ     o assunto a ser tratado (mensagem);

    Þ     quem vai receber a comunicação (receptor). 

  • Gab E

    (F) O uso do padrão culto implica emprego de linguagem burocrática e figuras de linguagem próprias da língua literária.

    Correção: Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. A língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade;

    o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário

    .

    (F) A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial e atende, basicamente ao princípio de economia linguística, fazendo-se necessário eliminar passagens substanciais do texto para reduzi-lo em tamanho.

    Correção: Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    (F) Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza é algo que se atinge por si só: ela independe das demais características da redação oficial.

    Correção: para se atingir a clareza é necessário observar/utilizar alguns elementos como utilizar palavras e expressões simples, usar frases curtas, bem estruturadas; buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto etc.

    MRPR.


ID
2611780
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC - PDI 2015-2019, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) O PDI, com vigência quinquenal, é o documento que manifesta o ideal de educação, que registra o processo de construção da identidade institucional e que dá suporte para as ações educativas programadas pela lei.

( ) A Lei n° 11.892/2008 traz a obrigatoriedade de as instituições de ensino superior construírem o Projeto Pedagógico Institucional - PPI.

( ) A missão do IFSC é promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

( ) Para o ciclo do PDI 2015-2019, a estrutura voltada a subsidiar o alinhamento institucional em prol do alcance da estratégia concebida, coletivamente, é o Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.

( ) A cada exercício será concebido o PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, instrumento operacionalizador dos objetivos traçados no planejamento estratégico, o qual possibilita também a organização da disponibilidade de recursos orçamentários em projetos e demandas alimentares da instituição.

( ) O Relatório de Autoavaliação Institucional, elaborado anualmente pela Comissão Própria de Avaliação - CPA e o Relatório de Gestão/Prestação de Contas constituem-se nos principais documentos de avaliação do desenvolvimento institucional.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Penso que a resposta seria A. Alguém saberia dizer o motivo da questão ter sido anulada?