SóProvas



Prova IF-TO - 2016 - IF-TO - Professor Engenharia Elétrica


ID
2134408
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A grande extensão da base de informações disponíveis na Internet têm gerado situações onde a quantidade de resultados torna o processo de busca ineficiente. Para melhorar os índices de exatidão nestas buscas, os sistemas de busca (p.ex. google) utilizam códigos especiais associados aos termos de busca para refinar seus resultados. Em uma situação de rotina em que se pretende encontrar sites que se referem a animais e em especial a coelhos brancos, deve-se digitar os termos de busca no formato:

Alternativas
Comentários
  • ---------------------------------------------- Pesquisa no Google ----------------------------------------------

    Pesquisa de Frase (“”) → o Google vai pesquisar exatamente o que estiver entre “aspas”

    Pesquisa em site Específicos (site) → [ iraque site:estadao.com.br] o Google pesquisará no site estadao.com.br tudo que tiver relacionado com iraque

    Termos a Serem Excluídos)(-) → couve -flor a flor será excluído da pesquisa e somente aparecerá a couve

    Preenchimento de Espaços (*) → O Google considerará o asterisco como um espaço reservado para termos desconhecidos e tentará encontrar os resultados que melhor corresponderem. Google * aparecerá todos os produtos do Google.

    Pesquisa Exata (+) → o Google junta as palavras com “+” na busca Prefeitura + foz do iguaçu

    (~) Inclusão de palavras similares (sinônimos)
    (..) intervalos numéricos. Ex: 1900..2000
    filetype:pdf Realiza buscas somente no formato PDF

     

  • Em uma situação de rotina em que se pretende encontrar sites que se referem a animais e em especial a coelhos brancos:

     

    animal +coelho +branco 

     

    Para aprende outros operadores, consulte: https://support.google.com/vault/answer/2474474?hl=pt-BR&ref_topic=3215534

     

    [Gab.D]

     

    bons estudos

  • Conteúdo entre aspas: o comando “entre aspas” efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.

    Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências que você procurar, exceto as que estejam após o sinal de subtração. É chamado de filtro (ex: baixaki -download)

    OR (ou): OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de “Carro (vermelho OR verde)” (sem as aspas), Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.

    Asterisco coringa: utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite.

    Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define:abacate).

    Info: info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info:www.eujafui.com.br).

    Palavra-chave + site: procura certa palavra dentro de um site específico (download site:www.baixaki.com.br).

     

     

    https://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/23-saiba-procurar-no-google-da-melhor-forma.htm

  • Ótima explicação Rafael, obrigada ! 

     

     

  • Asssim ele nao acharia "animais brancos" ??

    O erto nao deveria ser:

    Animais +"coelhoes brancos" ????

    Nao entendi direito a resposta

  • No caso Renata Leão, a solicitação de pesquisa animal + coelho branco retornaria resultados muito parecidos com uma busca do tipo animal + coelho +branco. 

     

    O foco da questão é escolher dentre as alternativas oferecidas, aquela mais alinhada com a busca desejada. Dentre elas a mais apropriada é a alternativa D.

  •  d)

    animal +coelho +branco 

  • Questão mal formulada. A busca animais +coelho +branco equivale a simplesmente pesquisar por animais coelho branco. Além da quantidade de sites retornados ser bem maior, a lista retornaria sites que possuíssem apenas animais, animais branco, animais coelho, que provavelmente não teriam relação com a pesquisa sobre animais e especialmente coelho branco.

    Ao utilzar a pesquisa "COELHO BRANCO", o google retornaria sites que possuem a expressão exata. Utilizando um pouco de lógica, sabemos que coelho é um animal, e como se deseja pesquisar pelos brancos, utilizar esse filtro retornaria certamente uma porcentagem de sites, dentro do total de encontrados, maior referindo-se a coelhos brancos.

    Fiz as duas pesquisas e comprovei o que foi supracitado.

     

    Abraços.

  • Não entendi, essa busca com sinal de "+" não está em desuso?


ID
2142844
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Pais sem limites

                   A educação liberal é confortável para os pais.

       Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.

– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes?

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar. 

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter?

                                                                         Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível   em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto.

Alternativas
Comentários
  • A idéia principal de um texto é aquela que expressa em sua essência o que o autor quer transmitir. Ela pode estar explícita ou implícita no texto, e não há uma forma clara para identificá-la. No entanto, ela é a que gera maiores conexões lógicas e a que tem maior carga  informativa.

    No presente texto, a idéia central está explícita logo no início: A educação liberal é confortável para os pais, mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações. A partir dela é que se desenvolve as outras idéias.

  • Alternativa C: O texto responsabiliza os pais por maus hábitos dos filhos, visto que os mesmos muitas vezes permitem que os filhos ajam sem obediência a certos padrões sociais.


ID
2142847
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Pais sem limites

                   A educação liberal é confortável para os pais.

       Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.

– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes?

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar. 

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter?

                                                                         Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível   em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

Marque a alternativa falsa em relação ao objetivo do uso dos exemplos de comportamentos de pais e filhos no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    A criança não pode agir de acordo com a sua vontade.

     

    O que o autor propõe com o texto é, justamente, a reflexão sobre a necessidade de os pais colocarem limites nos filhos.

  • Atenção com o enunciado "falsa".


ID
2142862
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as regras de concordância foram obedecidas.

Alternativas
Comentários
  • a) inscreveram-se

    b) GABARITO

    c) foi

    d) deve

    e) sobram

  • A) Cada um deverá receber... (A expressão CADA UM mantém o verbo no singular).

    B) gabarito.

    C) Já deram dez... (Em indicações de datas, horas, tempo, distancia, a concordância será feita com a expressão numérica).

    D) Deve haver... (O verbo auxiliar da locução verbal, cujo verbo impessoal é o principal da locução, fica no singular).

    E) sobram (Estudantes disciplinados sobram)

     

    Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html

  • a) inscreveram-se ( concordar com pesquisadores)

    c) não foi...

    d) deve haver ( haver quando e secundário "contamina" o verbo anterior)

    e) sobraram ( concorda com estudantes)

  • Para quem ficou em dúvidas entre a letra a) e b)

    Sujeito representado pela expressão CADA UM + NOME NO PLURAL exige o verbo no singular.

    a) Cada um dos pesquisadores, ao inscrever-se, deverão (DEVERÁ) receber as orientações necessárias.

    b) Mais de um aluno correu em direção à porta de emergência

    CORRETISSIMA

     

  • a)  Cada um dos pesquisadores, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias.    (ERRADO)  OBS.  A locução verbal tem que concordar com o numeral "UM",  logo poderá ficar no singular.  

     

    b) Mais de um aluno correu em direção à porta de emergência  (CORRETO)

     

    c) Já deu dez horas e a entrega das provas ainda não foram feitas.      (ERRADO)  OBS.  FORAM deve ficar no singular, para concordar com "A entrega"  

     

    d) Devem haver, certamente, sites mais seguros do que outros.       (ERRADO)  OBS.  Verbo Haver no sentido de existir, ocorrer e acontecer é impessoal, logo não tem sujeito, como também seu auxiliar "DEVER" ficará no singular.

     

    e) Com certeza, sobra, no campus, estudantes muito disciplinados.      (ERRADO)  OBS.   O verbo "SOBRAR" vai para o plural para concordar com estudantes. Sobram.

  • a) Cada um dos pesquisadores, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias. [Escreverem-se]

     

    b)Mais de um aluno correu em direção à porta de emergência. [CORRETO]

     

    c)Já deu dez horas e a entrega das provas ainda não foram feitas. [Foi]

     

    d) Devem haver, certamente, sites mais seguros do que outros. [Deve]

     

    e)Com certeza, sobra, no campus, estudantes muito disciplinados. [Sobram]

  • O relógio DEU três horas.

    DERAM três horas no relógio.

    O primeiro passo é identificar o sujeito da oração. Na primeira, quem deu as ?

    “O relógio”. Por isso, o verbo fica no singular para concordar com o referido sujeito: O relógio deu três horas.

    Já na segunda oração, não aparece o sujeito “relógio”. Nesse caso, o sujeito é o número que indica as horas. Portanto: Deram três horas no relógio.

    Vale acrescentar que os verbos “bater” e “soar”, na indicação de , seguem a regra do verbo “dar”. Veja:

    O sino da capela bateu dez horas.

    Bateram dez horas no sino da capela.

     O relógio da igreja soou cinco horas.

    Soaram cinco horas no relógio da igreja.

     Para concluir:

    Os verbos dar”, “bater” e “soar concordam com o sujeito a que se referem!

    https://blogs.uai.com.br/paraentenderoportugues/2018/08/31/deu-tres-horas-ou-deram-tres-horas/

     


ID
2142865
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial

Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    3.4.2. Forma e Estrutura

            Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

  • Em memorando para o encaminhamento de informações ou para a solicitação de ... que contenha documento anexo,

     

    a) o destinatário deve ser identificado pelo nome e pelo cargo que ocupa. ....

    b) indica seu destinatário apenas pelo cargo que ocupa.

  • Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.

     a)O uso do pronome de tratamento Ilustríssimo é adequado para o memorando por se tratar de correspondência de servidores públicos.("FICA DISPENSADO O EMPREGO DO SUPERLATIVO ILUSTRÍSSIMO PARA AS AUTORIDADES QUE RECEBEM O TRATAMENTO DE VOSSA SENHORIA E PARA PARTICULARES")

     b)O memorando é utilizado para o expediente externo de correspondências oficiais entre servidores públicos. (TRATA-SE DE UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO EMINENTEMENTE INTERNA).

     c)No memorando, o destinatário é identificado apenas pelo cargo que ocupa, sendo um dos aspectos estruturais que diferencia esse documento do ofício.

     d)O memorando não apresenta o item “Assunto” que indica de forma sucinta do que trata a correspondência. (ERRADO , O MEMORANDO APRESENTA SIM O ASSUNTO)

     e)O memorando destina-se, exclusivamente, a comunicações entre unidades administrativas de níveis diferentes.ERRADA


ID
2142868
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa correta quanto ao uso ou não da crase nos três enunciados abaixo, respectivamente. 

As Coordenações do IFTO se propõem bastante ___ construir uma educação de qualidade.

Nós, alunos do IFTO, aspiramos ___ pesquisa voltada para melhoria da vida das pessoas.

As queimadas em Palmas ultrapassam ___ capacidade de se suportar as fumaças constantes. 

Alternativas
Comentários
  • *As Coordenações do IFTO se propõem bastante _A__ construir uma educação de qualidade. Nessa primeira oração temos A somente como preposição para o verbo propor.


    *Nós, alunos do IFTO, aspiramos _À__ pesquisa voltada para melhoria da vida das pessoasAspirar no sentindo de almejar(VTI) exige preposição A.Mais o artigo definido A para o verbo (pesquisar) temos o fenômeno da crase.

     

      As queimadas em Palmas ultrapassam _A__ capacidade de se suportar as fumaças constantes. Ultrapassar VTD ,portanto, não exige preposição. A artigo definido para capacidade.


     

  • a ---->não vai crase antes de verbo

    à ---->aspirar no sentido de almejar + pesquisa substantivo feminino

    a ---->utrapassar não exige preposição

    GABA A

  • construir ( proibido crase antes de verbo)  A

    quem aspira.... aspira A  ..... À

     quem ultrapassa... ultrapassa alguma coisa .... A

  • As Coordenações do IFTO se propõem bastante _A__ construir uma educação de qualidade.       OBS. diante de verbo não tem artigo, somente preposição, logo não tem crase. 

     

    Nós, alunos do IFTO, aspiramos _À_ pesquisa voltada para melhoria da vida das pessoas.    OBS. Neste sentido o Verbo é VTI, logo pede preposição, como também "pesquisa" é palavra feminina, logo pede artigo definido.

     

    As queimadas em Palmas ultrapassam _A__ capacidade de se suportar as fumaças constantes.    OBS.  Quem ultrapassa, ultrapassa algo. VTD, logo não pede preposição.

     

    Gabarito:A

  • Isaias de Cha Grande -PE


ID
2142871
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa em que a ausência de vírgula não altera o sentido do enunciado.

Alternativas
Comentários
  • letra A

    ( o famoso adjunto adverbial pequeno deslocado) .... hoje ...

  • GABARITO: A

     

    O professor espera um, sim. O PROF. ESTA ESPERANDO UM ALGO, QUANDO TIRO A VIRGULA ELE FICA ''ESPERANDO UM SIM''.

     

    Recebo, obrigada. A PESSOA RECEBE E DIZ OBRIGADO, QUANDO TIRO A VIRGULA ELE PASSA A RECEBER É UM OBRIGADO.

     

    Não, vá ao estacionamento do campus. ''VÁ AO ESTACIONAMENTO'', QUANDO TIRO A VIRGULA PASSA A ''NÃO VÁ AO ESTACIONAME...''

     

    Não, quero abandonar minha funções no trabalho. EU QUERO ABANDONAR, QUANDO TIRO A VIRGULA FICA NEGADO ''NÃO QUERO...'' 

    todas mudaram de sentido, menos a ultima.

     

    Fonte:

    Eliel Madeiro, Q711454.

     

    BONS ESTUDOS.


ID
2142874
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

“No paradigma da inclusão, talvez um dos maiores problemas enfrentados no contexto brasileiro seja a escassez de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais” (MEC, 2007). Nesse contexto, não pode ser considerada uma ação de inclusão:

Alternativas
Comentários
  • Procrastinar -transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 13.146

    Art. 98.  A Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, passa a vigorar com as seguintes alterações:

    “Art. 3o  As medidas judiciais destinadas à proteção de interesses coletivos, difusos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis da pessoa com deficiência poderão ser propostas pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela União, pelos Estados, pelos Municípios, pelo Distrito Federal, por associação constituída há mais de 1 (um) ano, nos termos da lei civil, por autarquia, por empresa pública e por fundação ou sociedade de economia mista que inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção dos interesses e a promoção de direitos da pessoa com deficiência.

    .................................................................................” (NR)

    “Art. 8o  Constitui crime punível com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa:

    I - recusar, cobrar valores adicionais, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso 

  • Bastava saber o que significava a palavra ''PROCRASTINAR'' 

    Fui pelo meu raciocínio, ''procrastinar'' nunca é bom. kkkk

  • QUEM QUER SER SERVIDOR NÃO PODE PROCRASTINAR E MUITO MENOS ERRAR UMA QUESTÃO DESSAS 

     

    FUAAAARK

  • Procrastinar- adiar, fazer corpo mole e deixar pra outro dia, deixar pra última hora. 

  • A questão exige conhecimento da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência - EPD) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando uma ação que não pode ser considerada como inclusão. Vejamos:

    a) Desenvolver atividades que levem a família e a comunidade a acolher a criança com sua diferença, sem protecionismos.

    Correto. O desenvolvimento de atividades que levem a família e a comunidade a acolher a criança com a sua diferença, sem protecionismo é uma ação inclusiva, nos termos do art. 1º, EPD: Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

    b) Procrastinar a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou nível de ensino, público ou privado, em razão de suas necessidades educacionais especiais.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Procrastinar significa adiar. E adiar a inscrição de aluno em razão de suas necessidades educacionais especiais NÃO é uma ação inclusiva, além disto, constitui crime, nos termos do art. 8º da Lei n. 7.853/89: Constitui crime punível com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa: I - recusar, cobrar valores adicionais, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência;

    c) Remover barreiras arquitetônicas das unidades educacionais.

    Correto. Trata-se de ação inclusiva, nos termos do art. 28, II, EPD: Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: II - aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena;

    d) Garantir a atuação de uma equipe multiprofissional, composta por educadores especializados, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e outros, com o objetivo de auxiliar no processo de reabilitação das crianças com deficiência física.

    Correto. A atuação de uma equipe multiprofissional com o objetivo de auxiliar no processo de reabilitação das crianças com deficiência física uma ação inclusiva, nos termos do art. 1º, EPD.

    e) Realizar reservas de vagas a pessoas com deficiência, em conformidade com a legislação vigente.

    Correto. A reserva de vagas às pessoas com deficiência é uma ação inclusiva.

    Gabarito: B

  • “No paradigma da inclusão, talvez um dos maiores problemas enfrentados no contexto brasileiro seja a escassez de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais” (MEC, 2007). Nesse contexto, não pode ser considerada uma ação de inclusão: Procrastinar a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou nível de ensino, público ou privado, em razão de suas necessidades educacionais especiais.


ID
2142877
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com o artigo 16 da Lei n.º 9394/1996, compõem o sistema federal de ensino:

I. Universidades federais;

II. Instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

III. Instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

IV. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;

V. Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

VI. Instituições de educação especial mantidas pela União;

VII. Escolas estaduais de ensino médio;

VIII. As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

Marque a alternativa que contempla todas as instituições do sistema federal de ensino anteriormente mencionadas, e não relacione instituição dos sistemas de ensino estadual ou municipal.

Alternativas
Comentários
  • LETRA - D

    LEI LDB

    Art. 16. O sistema federal de ensino compreende:        

    I - as instituições de ensino mantidas pela União;

    II - as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III - os órgãos federais de educação.

  • Grande pegadinha...., pois na assertiva número V, temos:

    V. Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

     

    Se não terminamos de ler a frase, automaticamente excluímos os colégios de aplicação do sistema de ensino da UNIÃO.

  • Uma escola de nivel fundamental ou médio vinculada a uma universidade estadual ainda será do sistema de ensino da UNIÃO?

  • E o CAP das universidades estaduais???

  •  Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

  • I. Universidades federais;

    II. Instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III. Instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

    IV. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;

    V. Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

    VI. Instituições de educação especial mantidas pela União;

    VII. Escolas estaduais de ensino médio;

    VIII. As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.


ID
2142880
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com Libâneo (2013), no que concerne à Didática no processo educacional, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A pr´atica educativa n˜ao ´e apenas uma exigˆencia da vida em sociedade, mas tamb´em o processo de prover os indiv´ıduos de conhecimentos e experiˆencias culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transform´a-lo em fun¸c˜ao de necessidades econˆomicas, sociais e pol´ıticas da coletividade (LIBANEO, 1994). ˆ Ainda segundo Libˆaneo (1994), Did´atica ´e a disciplina que estuda os objetivos, os conte´udos, os meios e as condi¸c˜oes do processo de ensino, tendo em vista finalidades educacionais que s˜ao sempre sociais; ela se fundamenta na Pedagogia, sendo assim uma disciplina pedag´ogica.

  • O objeto de estudo é o processo de ensino 

  • Gabarito letra A

    primeiro coloquem o gabarito, depois os comentários.


ID
2142883
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Segundo Luckesi (2011:263), “a Avaliação da aprendizagem é um recurso disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem sucedidas”. Nesse sentido, no que concerne à avaliação numa ótica operacional, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O educador, no ato avaliativo, deve investigar a qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados relevantes, decorrentes de sua aprendizagem e, se necessário, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação. 


ID
2142886
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

“Quando utilizamos o termo tecnologia educacional, os educadores consideram como um paradigma do futuro, mas a tecnologia educacional está relacionada aos antigos instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem” (Tajra, 2012). São elementos instrumentais da tecnologia educacional:

I. O giz e a lousa;

II. O rádio, o aparelho de som e o gravador de fitas cassete e de vídeo;

III. O retroprojetor, o jornal impresso e a televisão;

IV. O livro;

V. O computador.

A alternativa que define todos os elementos instrumentais da tecnologia educacional citados anteriormente é:

Alternativas

ID
2142889
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A remoção e a redistribuição são importantes institutos jurídicos presentes na Lei n.º 8.112/90. Consubstanciados nesses dois instrumentos assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) art 36, III, "c" em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.<<independentemente do interesse da Administração​

    CORRETA b) art 36, III, "b", por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) Modalidades de remoção

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

            II - a pedido, a critério da Administração; 

            III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

           a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

            b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; 

            c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

    d) Art 37Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

     

    e) Art 36, Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

  • A) ERRADO - Nesse caso, independe do interesse da Administração

    B) CORRETO - Sendo bem sucinto, independe do interesse da administração remoções em casos de 1) Saúde; 2) Acompanhar cônjuge ou companheiro transferido e 3) Processo seletivo explicado na alternativa A

    C) ERRADO - São três possibilidades 1) De ofício 2) A pedido, a critério da Administração 3) A pedido, independente do interesse da Administração

    D) ERRADO - Mesmo cargo, com ou sem mudança de sede, aplica-se à remoção

    E) ERRADO - Quadro tem que ser o mesmo e poder ser com mudança ou não de sede


ID
2142892
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Mesmo diante da importância dada à educação no texto constitucional, sendo um direito de todos e dever do Estado e da família, o Estado brasileiro ainda luta para concretizar certas garantias educacionais, mesmo após duas décadas da criação da Constituição Cidadã. Assinale a alternativa que NÃO corresponde expressamente as disposições relativas à Educação trazidas pela Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C (PEDE A INCORRETA)

     

     

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

     

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

  • A letra "b" também está certa. Art. 208, parágrafo 2º, da CF.

  • CF/88

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    c) Um dos princípios do ensino é o singularismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

  • PLURALISMO de ideias.

  • Questão possui cunho educacional, situada no bojo do texto constitucional. O candidato deverá assinalar a alternativa que NÃO corresponde expressamente as disposições relativas à Educação trazidas pela Constituição Federal de 1988. Vejamos:

    Alternativa “A” correta. Conforme art. 208, §2º da CF/88 “O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente”.    

    Alternativa “B” correta. É o que determina o §1º, art. 208 da CF/88, litteris: “§1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo”.

    Alternativa “C” incorreta. Diverge do preconizado no inciso II, art. 206 da CF/88, litteris: “Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino”.

    Alternativa “D” correta. Conforme determinado no art. 211 da CF 88: “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”.

    Alternativa “E” correta. Aqui, temos o inteiro teor do art. 209 e incisos, litteris: “Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público”.

    GABARITO: C.


ID
2142895
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Todo servidor público civil do Poder Executivo Federal deve observar as regras contidas no Decreto n.º 1.171/94, por ser o seu Código de Ética Profissional. Com base nessa norma, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Esta questão esta no lugar errado, deveria estar nos estudo de Etica do Decreto n.º 1.171/94, e não na parte de informatica.

     

  • Gab. E

    Todas as alternativas estão incorretas. Lembrando que a única pena aplicável ao servidor pela comissão de ética é apenas a de CENSURA.

     

     

    B) As penas aplicáveis ao servidor público pela Comissão de Ética são a de censura e a de advertência e suas fundamentações constarão do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

  • LETRA E.

    a) Não é considerado como um dever fundamental do servidor público manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e as legislações pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.  q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções; (É DEVER).

    b) As penas aplicáveis ao servidor público pela Comissão de Ética são a de censura e a de advertência e suas fundamentações constarão do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    c) Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister não é vedado ao servidor público. e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; (É VEDEDAO).

    d) Não é vedado ao servidor público o uso do cargo ou função para obter facilidades para amigos e parentes. m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; ( É VEDADO).

  • nenhuma das alternativa esta correta, mas a letra e tbm eh uma alternativa, acho que é tipo uma linguaguem metalinguistica, a alternativa falando da propria alternativa

  • Só censura! 

  • Apenas Censura, advertência não faz parte da lei .1.171/94


ID
2142898
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Todas as informações acadêmicas e administrativas que trafegam nas redes de computadores das instituições de ensino devem ser protegidas de ataques, invasões ou alterações não autorizadas ou não autenticadas. As sentenças a seguir definem ações relacionadas à proteção e segurança das informações, que todos os usuários corporativos devem realizar com regularidade, exceto.

Alternativas
Comentários
  • o mínimo q vc precisa fazer é ATIVAR O FIREWALL PARA TER PROTEÇÃO NA REDE.

    o resto só se for configurações avançadas, mas aí não é mínimo.

     

  • Firewell significa parede de fogo.. Proteção bilateral

     

    #Rumo a Posse!!

  • E quanto à letra A? Evitar executar arquivos de "qualquer natureza"??? isso ta certo?

  • Manter a configuração do sistema de firewall em níveis mínimos para facilitar o tráfego dos dados.

     

    o certo seria: máximos

  • O estudioso, eu também questionei a letra A, mas atentei ao "EXCETO" do enunciado da questão.

     

    A) Evitar executar arquivos de qualquer natureza recebidos anexados em mensagens de e-mail é uma ação relacionada à proteção e segurança das informações, que todos os usuários corporativos devem realizar com regularidade.

     

    As configurações do firewall não devem estar em níveis mínimos para facilitar o tráfego na rede, pois pode abrir brechas para invasões.

    Gab. B


ID
2142901
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O LibreOffice é um pacote gratuito de aplicações para escritório, que suporta a criação e a edição de textos formatados, planilhas eletrônicas, desenhos vetoriais, gráficos e apresentações multimídia. Considere as alternativas a seguir e marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d)

    O aplicativo WRITER do LibreOffice possui recursos para a criação de índices em textos longos, definição de formatação de parágrafos e de fontes.

  • Acredito que o erro da A seja a inversão dos campos para valores verdadeiros e falsos. Na verdade é =SE (CONDIÇÃO; VALOR_SE_CONDIÇÃO_VERDADEIRA; VALOR_SE_CONDIÇÃO_FALSA).

  • O Writer é o editor de texto do LibreOffice e o seu formato de arquivo padrão é o .odt (Open Document Text)


ID
2142904
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Alguns processos administrativos geram relatórios que devem ser auditados pelos órgãos de controle internos ou externos. É comum a necessidade de digitalizar tais documentos para facilitar seu compartilhamento. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmações e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para garantir a segurança dos dados, o backup representa uma atividade que garante que os documentos digitalizados não estejam contaminados por vírus. 

     

     

    obs: quando em uma frase estiver a palavra GARANTE, GARANTIR.... a possibilidade de estar errada e 99,99% .... na informática nada e garantido.

  • Tudo bem que a letra "e" é a mais errada, mas a letra "C" pra mim tá está... Se levar ao pé da letra um pem drive de 3gb, mesmo sendo novo, nunca tem disponível 3gb de armazenamento... Mas td bem! 

     

    Resposta letra E

     

  • A alternativa C está errada, porque um Pen Drive de 4 GB  tem a capacidade para armazenamento de 3,7 GB, ou seja, para gravar um arquivo de 3.000 MB é necessário um Pen Drive de 4 GB e não 3 GB.

    Mesmo sabendo que o gabarito é a letra E, eu discordo!

  • Entra com recurso e manda o examinador testar. kkk

  • Essa questão tem vários erros de unidade.

    GB = Gigabyte

    Gb = Gigabit

    8 Gigabits = 1 Gigabyte

    Deveria ser anulada.


ID
2142907
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os sistemas de informação são gravados em diferentes dispositivos ou mídias de armazenamento permanente. Para atividades de backup de dados, primordiais no dia a dia, têm-se destacado alguns dispositivos devido à alta capacidade de armazenamento. Selecione a alternativa a seguir que identifica estes dispositivos.

Alternativas
Comentários
  • O disco virtual mencionado na questão refere-se ao armazenamento de dados na nuvem.

  • ter alguns megabytes, gigabytes e por que não terabytes a mais seria genial, não? Muita gente sofre com falta de espaço no disco ou até mesmo desordem devido a criação de pastas e mais pastas. Uma solução parece bem remota em uma hora dessas, não é? Mas não há motivo para desespero. A novidade é que você pode adicionar novas partições a partir de um arquivo VHD, ou seja, Virtual Hard Disk. Funciona como se você tivesse um disco rígido a mais.

     

    https://www.tecmundo.com.br/windows-7/3210-dicas-do-windows-7-adicione-um-novo-disco-virtual-ao-computador.htm

  • (Para quem não é assinante) Gabarito: Letra A.

  • Gabarito A

    Os discos virtuais são baseados na computação em nuvem (do inglês "Cloud Computing") onde os arquivos do cliente são armazenados em discos rígidos em algum servidor na Internet.

    Discos Virtuais seguros podem ser utilizados para compartilhar arquivos, fazer back up, acessar arquivos quando não se está no local do seu computador como por exemplo do escritório ou viagens.

    Exemplos de discos virtuais gratuitos: Dropbox, Google Drive, iCloud, OneDrive, ZumoDrive

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_virtual

  • a) Disco virtual = COMPUTAÇÃO EM NUVEM.

    Disco rígido externo = HD EXTERNO.

  • Letra A.

    Apenas para abrir um pouco o conhecimento, o disco virtual não está necessariamente atrelado à nuvem.

    Se eu tenho um ambiente virtualizado dentro da minha infraestrutura, esse disco virtual pode ser entregue por meio de um mapeamento realizado a partir de dispositivos de armazenamento em minha empresa, como uma SAN, por exemplo. O fato de ser virtual é porque esse disco não está fisicamente em um servidor, mas entregue de forma "virtualizada".


ID
2142913
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As sentenças a seguir apresentam conceitos relacionados às principais características de implementação física e lógica, segurança e de serviços oferecidos pelas redes privadas chamadas de INTRANET. Tecnicamente é verdadeiro afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Intranet: É uma rede interna, utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acessa-lo através de esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc). A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

  • apesar que a D não está muito correta, eu acho

  •  

    ·        INTRANET. É UMA REDE PRIVADA. ACESSO RESTRITO. É PARA DENTRO. REDE INTERNA. REDE CORPORATIVA.      NÃO PRECISA ESTÁ CONECTADO. A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

     

    ATENÇÃO:    O uso da Intranet permite que usuários em locais distantes de uma empresa se comuniquem com facilidade, necessitando-se apenas de um browser. 

    EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

     

     

    ·        EXTRANET: acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos para realizar operações comerciais com fornecedores externos através do acesso por navegador  Web.   Tanto a Internet, intranet, extranet usam o protocolo TCP/IP

     

  • Gabarito 'D"  > por ser a MENOS errada.

     

    Tecnicamente, a rede INTRANET utiliza a estrutura local de rede cabeada ou wireless para o compartilhamento de aplicações e serviços. Também são compartilhados arquivos, documentos e dispositivos de entrada e saída. Os aplicativos restritos da INTRANET não podem ser acessados fora da rede local e o acesso dos usuários é controlado por login e senha.

    -

    João Antônio dita:

     Intranet é, no mais simples conceito, um site interno a uma corporação. Esse conjunto de
    páginas é acessível somente pelos funcionários da empresa (restrito) e pode ou não ser acessado
    de fora da estrutura física da rede da empresa.

    -

    Para bancas como cespe, esaf  muito cuidado!! com banquinhas, sempre, é a menos errada.

  • Por que a letra B está errada? Caso alguém saiba, favor me enviar uma mensagem particular, pois posso não voltar a ver essa questão.

  • essa letra B é um atentado contra as regras de crases: Uma INTRANET representa um conjunto de pequenas redes locais integradas por protocolos de comunicação. Estas redes ((((oferecem à computadores)))) localizados remotamente, o acesso aos aplicativos, bases de dados e servidores da instituição.

    rsrs

    Gab correto: D

  • d) Tecnicamente, a rede INTRANET utiliza a estrutura local de rede cabeada ou wireless para o compartilhamento de aplicações e serviços. Também são compartilhados arquivos, documentos e dispositivos de entrada e saída. Os aplicativos restritos da INTRANET não podem ser acessados fora da rede local e o acesso dos usuários é controlado por login e senha.

    Intranet - Rede privada. Usa os mesmos protocolos, serviços e softwares da Internet. É restrita aos funcionários de uma empresa, mas não ao seu espaço físico. É uma plataforma de rede independente, ou seja, não depende da Internet para existir.


ID
2142916
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa verdadeira.

     

    a) (ERRADA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice, o valor da célula A2 poderá ser testado utilizando-se a seguinte função: =SE(A2>500;A2*0,15;A2*0,05). Então, se o referido valor da célula A2 for maior que 500, este deverá ser multiplicado por 0,05.

    O valor será multiplicado por 0,15 (primeira opção).

     

    b) (ERRADA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice, a célula A2 foi carregada com o valor 300. Com a aplicação da seguinte função: =SE(A2>=400;Alto;SE(A2

    O texto será médio, pois não é Alto (=>400) e não é Baixo (<200)

     

    c) (ERRADA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice a aplicação da seguinte função: =SOMA(A1:B2;B4) irá executar a soma dos valores contidos nas células A1, B2 e B4. 

    Serão somados os valores de A1 até B2 e B4.

     

    d) (CORRETA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice, com a aplicação da seguinte função: =SOMA(A1:A5)/A6, ocorre a soma dos valores contidos nas células A1, A2, A3, A4 e A5 e, em seguida ocorre a divisão do resultado dessa soma pelo valor armazenado na célula A6. 

     

    e) (ERRADA) O pacote LibreOffice é formado por diferentes aplicativos com funções específicas. Pode-se utilizar o aplicativo IMPRESS para criação e edição de documentos de texto. O aplicativo CALC permite a criação de apresentações multimídia e o aplicativo WRITER é capaz de apoiar a construção e modificação de planilhas eletrônicas. 

    Writer = Editor de texto - Calc = Planilha eletrônica - Impress = Apresentação em Slides.

     

    GABARITO "D"

  • Gabarito: D

    : ATÉ (intervalo)

    ; E (união)

    =SOMA(A1:A5)/A6    (É O MESMO QUE)  =SOMA(A1;A2;A3;A4;A5)/A6 


ID
2143360
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Pais sem limites

                             A educação liberal é confortável para os pais.

              Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta. – Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes? 

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar.

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter? 

Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

A escolha do uso de certas palavras no texto contribui para a construção do posicionamento argumentativo constituinte desse texto. Esse é o caso da palavra sinceramente, usada duas vezes, seguidamente. Com isso, marque a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir sinceramente no texto sem alterar o posicionamento argumentativo do mesmo. 

Alternativas
Comentários
  • Sinônimos de Sinceramentelhanamente, francamente, lealmente.

     

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/sinceramente/

  • ALGO SINCERO, FRANCO SÃO SINÔNIMOS.


ID
2143363
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Pais sem limites

                             A educação liberal é confortável para os pais.

              Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta. – Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes? 

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar.

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter? 

Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

Ao longo do texto, a conjunção mas foi usada várias vezes. Em qual das alternativas a substituição da conjunção mas altera o sentido do enunciado no texto?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    "Similarmente" pode ser substituído, por exemplo, por "da mesma forma". Se substituir por "mas", o sentido é alterado.

     

    Todas as outras alternativas possuem termos/conjunções que aceitam tal subsituição.

  • Similarmente Pode dar ideia de Semelhança, comparação, conformidade. NO TEXTO, A IDEIA É DE ADIÇÃO.

  • Conjunção Adversativa: Mas, contudo, porém, todavia, no entanto, ...

     

    Gabarito: B


ID
2201536
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O conjugado da impedância Z = 2 + j Ω é:

Dados: √3 = 1,73; tan(26,56° ) = 1/2

Alternativas
Comentários
  • esta questao foi anulada

  • A questão foi anulada, porém, o Conjugado em notação cartesiana seria 2-j. Então em coordenadas polares o módulo seria Raíz(2*2+1*1)=raíz(5)... o ângulo seria a tg^-1(-1/2)=-26,56°.. então não tinha a resposta certa na questão.


ID
2201542
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação ao gerador de corrente contínua rotativo, a configuração que permite a melhor regulação da tensão de armadura é a que tem o circuito de campo:

Alternativas
Comentários
  • No gerador de corrente contínua a corrente do enrolamento de campo gera um campo magnético que induz tensão nos enrolamentos de armadura. Nesse caso, controla-se a tensão induzida na armadura através da corrente de campo, ou seja, melhor é o controle de tensão quando se tem uma excitação independente da própria máquina, usando uma fonte externa por exemplo.


ID
2201545
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação ao motor de corrente contínua, a configuração do circuito de campo, que permite a melhor regulação de velocidade da máquina com carga variável no eixo é:

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra D não está certa também?

  • Na minha atividade o correto é composto. Eu marquei em derivação por achar que estava certa na minha conclusão, mas errei.


ID
2201548
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A inserção de resistências no circuito rotórico de um motor de indução com rotor bobinado tem a função de:

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação. Inserir resistências não diminui efeito Joule (elimina letra B), perdas no entreferro tem relação com a tensão aplicada na máquina e inserir resistências altera a corrente na máquina (elimina C), a velocidade da máquina tem relação com a frequência do sinal de tensão e com o número de polos (elimina as letras D e E.. apesar que vale a ressalva que quanto maior a carga, maior o escorregamento, o que altera a velocidade sobre carga momentaneamente). Só sobrou a letra A..


ID
2201551
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A impedância percentual de um transformador de força de 2 MVA - 13,8/13,2/12,6 kV – 380/220 V é de 11% referida ao tape de 13,2 kV. O valor percentual dessa mesma impedância referida ao tape de 12,6 kV é:

Alternativas
Comentários
  • Para V=13,2kV:

    Sb=Vb^2/Xb, então:

    Xb=Vb^2/Sb = (13,2)^2/2 = 87,12 Ohm.

    Xpu = Xn/Xb

    Xn=Xpu.Xb = 0,11*87,12 = 9,58 Ohm

    Para V=12,6kV

    Xb=Vb^2/Sb = (12,6)^2/2 = 79,38 Ohm.

    Xpu = 9,58/79,38 = 0,12

    Xpu = 12%


ID
2201554
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema elétrico trifásico desequilibrado as tensões trifásicas VA1, VB1 e VC1 de sequência positiva são dadas respectivamente por:

Obs.: considere sequência de fase A – B – C.

Alternativas

ID
2201557
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os fabricantes de motores elétricos têm buscado, nos últimos anos, aumentar o rendimento dos motores elétricos. Esses motores utilizam materiais de melhor qualidade e, para a mesma potência no eixo, consomem menos energia durante um mesmo ciclo de operação. São características desse tipo de motor, exceto:

Alternativas

ID
2201560
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

São exemplos de sensores de vazão, temperatura, pressão e nível, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • c)

    Tubo de Pitot; termopar; extensômetro; sensor tipo contato de eletrodos.


ID
2201563
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Seja uma rede passiva contendo um único elemento indutivo de circuito, a tensão senoidal aplicada v(t) = Vm.cosωt, resulta em uma corrente senoidal que se atrasa em 90 ° , i(t) = Im.cos(ωt - 90° ). A potência instantânea p e a potência média P méd. são dadas respectivamente por:

Alternativas
Comentários
  • P(t)=V(t).I(t) = Vm.Im.cos(wt).cos(wt-90)=Vm.Im.cos(wt).sen(wt)... Sabe-se que cos(wt).sen(wt)=sen(2wt)/2.. substituindo fica 1/2 Vm.Im.sen(2wt).... por sí só já nos dá apenas a letra C como resposta


ID
2201566
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Um sinal analógico senoidal foi processado em um Conversor Analógico-Digital de n bits. Se a amplitude do sinal é V Volts, a resolução do sinal na saída do conversor é dada por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alterado do item a) para o item d)


ID
2201569
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor de indução trifásico de quatro polos, 10cv e 380 volts está conectado em estrela a uma fonte de tensão trifásica equilibrada de 60 Hz. Quando o motor opera com escorregamento nominal de 4%, o fator de potência é de 0,8 atrasado e seu rendimento é de 85%. Para a condição de operação descrita, o valor da corrente de linha solicitada pelo motor, em Ampères, é:

Considerar √3 = 1,73 e 1cv = 736 w.

Alternativas
Comentários
  • A corrente de linha é a divisão da potência monofásica pela tensão de fase. I=Pm/Vf... a potência trifásica é a potência monofásica x 3... Pt=3.Pm e a tensão de fase é a de linha dividido por raiz(3).. Vf=VL/(raiz3)... substituindo ficamos que I=Pt.raiz3/(3.VL).. a corrente é inversamente proporcional ao rendimento e ao fator de potência.. então I=Pt.raiz3/(3.VL.R.FP) = 10*736*1,73/(3.380.0,85.0,8)=16,46A


ID
2201572
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor de indução trifásico de seis polos está conectado em uma rede trifásica equilibrada de 60 Hz. Quando o motor estiver a plena carga o seu escorregamento será de 0,05 pu. Para a operação do motor descrita, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Fr= 0.05*60= 3hz

    Ns=(120*60)/6 = 1200 rpm

    como o escorregamento é 5% logo 1200*0.05=1140 portanto a alternativa D está errada ao afirmar 1710.


ID
2201578
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os condutores múltiplos por fase, de dois a quatro condutores por fase, são empregados em linhas de transmissão de energia de Extra Alta Tensão (EAT) para reduzir as perdas e danos provocados por qual fenômeno físico:

Alternativas

ID
2201581
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O proprietário de uma residência pretende redefinir a instalação elétrica da sala de acordo com as normas técnicas. A sala possui 5m de comprimento, 3,5m de largura e 3m de pé direito. Determine a potência total da iluminação e o número de pontos de tomadas de uso geral respectivamente, que deverão ser instalados nessa sala segundo os critérios mínimos da NBR5410/2004.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

     

    Iluminação: para os primeiros 6m² 100VA; adiciona-se mais 60VA para cada 4m² inteiros adicionais.

    Área = 5*3,5 = 17,5m²

    6m²+4m²+4m²+3,5m² = 100+60+60 = 220VA

     

    Pontos de tomada (sala): 1 ponto de tomada para cada 5m de perímetro ou fração.

    Perímetro = 17m

    5m+5m+5m+2m = 4 pontos de tomada 

  • Gabarito A

    Regra

    100VA para o 1º 6m² e

    60VA para os demais 4m² completos

    3,5 x 5 = 17,5m² = 6m²+4m²+4m²+3,5m²

    6m² ----> 100VA

    4m²------> 60VA

    4m²-------> 60VA

    3,5m² ----> 0VA

    17,5m² ---> 220VA Total.

    Iluminação

    9.5.2.1.2 Na determinação das cargas de iluminação, como alternativa à aplicação da ABNT NBR 5413,

    conforme prescrito na alínea a) de 4.2.1.2.2, pode ser adotado o seguinte critério:

    a) em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de

    100 VA;

    b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA

    para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

    NOTA Os valores apurados correspondem à potência destinada a iluminação para efeito de dimensionamento dos

    circuitos, e não necessariamente à potência nominal das lâmpadas.

    Sala: Perímetro = 17m = 5m + 5m + 5m + 2m

    5m -------> 1 Tomada

    5m -------> 1 Tomada

    5m -------> 1 Tomada

    2m -------> 1 Tomada. (fração de perímetro)

    Número de Pontos de Tomada

    9.5.2.2.1 Número de pontos de tomada

    d) em salas e dormitórios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração,

    de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível;


ID
2201584
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O modelo institucional do setor elétrico brasileiro passou por grandes mudanças nas últimas décadas. Nos anos 90, através do Programa Nacional de Desestatização – PND iniciou uma ampla abertura do setor elétrico nacional com a privatização das principais companhias operadoras e que também resultou na criação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997. É atribuição da ANEEL, exceto:

Alternativas

ID
2201587
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Portaria Interministerial nº 1.007, de 31 de dezembro de 2010, do Ministério de Minas e Energia – MME estabeleceu o dia 30 de junho 2016 como data limite para a fabricação e importação das lâmpadas incandescentes para fins de comercialização no País. A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas que apresentam maior eficiência energética visa principalmente minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Nesse contexto, a eficiência energética de uma lâmpada é definida como sendo a razão entre:

Alternativas
Comentários
  • Fluxo luminoso (lúmem) --> Quantidade de luz que uma determinada fonte emite em todas as direções.

    Candela (Cd) - Intensidade luminosa (grandeza básica do SI)

    Iluminância (Lux) - É o fluxo luminoso dividido pela área do ambiente. NOTA: Para cada tipo de ambiente as normas vigentes determinam um nível de iluminância. A iluminância é muito utilizada nos cálculos luminotécnicos.

    Eficiencia das lâmpadas = fluxo luminoso / Watts.


ID
2201590
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre a geração de energia elétrica no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O maior potencial eólico esta na região NORDESTE.

  • a) a energia eólica é um recurso abundante, que não emite gases poluentes e nem gera resíduos, e de acordo com Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, estima-se que o maior potencial eólico está localizado na região Centro – Norte do País. -> REGIÃO NORDESTE.

    b) o carvão, dentre os combustíveis fósseis, é o que apresenta os menores índices de emissão de poluentes. -> MAIORES ÍNDICES.

    c) a exploração comercial da energia solar para produção de energia elétrica ainda tem como desvantagem o alto custo de implantação do sistema. -> CORRETO.

    d) as usinas hidroelétricas tem como principal vantagem a possibilidade de serem construídas próximas aos centros consumidores de energia, possibilitando uma redução nos custos de transmissão de energia. -> SÃO CONSTRUÍDAS LONGE DOS CENTROS CONSUMIDORES.

    e) atualmente no Brasil, a potência instalada das pequenas centrais hidroelétricas – PCH’s, corresponde aproximadamente à metade de toda a geração de energia elétrica proveniente de fontes hidráulicas. Isso ocorre em função de que as legislações ambientais brasileiras estão mais rigorosas para construção de grandes empreendimentos hidroelétricos. -> A MAIOR PARTE DA ENERGIA GERADA VEM DAS GRANDES HIDRELÉTRICAS.


ID
2201593
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com a Resolução Normativa nº414 da ANEEL a modalidade tarifária é o conjunto de tarifas aplicáveis às componentes de consumo de energia elétrica e demanda de potência ativas. A respeito das modalidades tarifárias, qual das afirmações abaixo é incorreta.

Alternativas
Comentários
  • B) modalidade tarifária horária verde: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia, assim  como de uma única tarifa de demanda de potência.

  • Na tarifa Verde o valor da demanda é o mesmo na P e FP, já o consumo tem seu valor mais oneroso na P.

    Letra B)

  • Grupo B

    Convêncional monômia --> consumo de energia elétrica independe das horas de utilização do dia

    Horária Branca  --> consumo de energia elétrica depende das horas de utilização do dia

     

     

    Grupo A

    Convencional binômia  --> consumo de energia elétrica e demanda de potência independe das horas de utilização do dia

    Horária Verde  --> consumo de energia elétrica depende das horas de utilização do dia

                         --> demanda de potência independe das horas de utilização do dia

    Horária Azul  --> consumo de energia elétrica depende das horas de utilização do dia

  • a) modalidade tarifária convencional monômia: aplicada às unidades consumidoras do grupo B, caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica, independentemente das horas de utilização do dia;

    b) modalidade tarifária horária branca: aplicada às unidades consumidoras do grupo B, exceto para o subgrupo B4 e para as subclasses Baixa Renda do subgrupo B1, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia; 

    c) modalidade tarifária convencional binômia: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica e demanda de potência, independentemente das horas de utilização do dia;

    d) modalidade tarifária horária verde: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia, assim como de uma única tarifa de demanda de potência; e

    e) modalidade tarifária horária azul: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência, de acordo com as horas de utilização do dia;  

  • a) modalidade tarifária convencional monômia: aplicada às unidades consumidoras do grupo B, caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica, independentemente das horas de utilização do dia;

    b) modalidade tarifária horária branca: aplicada às unidades consumidoras do grupo B, exceto para o subgrupo B4 e para as subclasses Baixa Renda do subgrupo B1, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia; 

    c) modalidade tarifária convencional binômia: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica e demanda de potência, independentemente das horas de utilização do dia;

    d) modalidade tarifária horária verde: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia, assim como de uma única tarifa de demanda de potência; e

    e) modalidade tarifária horária azul: aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência, de acordo com as horas de utilização do dia;  


ID
2201596
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos ensaios realizados em transformadores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A “E” está errad pq no ensaio a vazio se alimenta pelo secundário por segurança e por melhor controle da corrente é tensão.
  • A resposta correta é a letra D

  • A alternativa E está errada pelo seguinte fato: 

    Com o secundário do transformador em circuito aberto, alimenta-se o primário com tensão e frequências nomianais. Motivos de ordem prática levam a preferir o lado da baixa tensão como sendo o primário.


ID
2201599
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os esquemas de aterramento para instalações elétricas de baixa tensão estão descritos na norma NBR5410. Em relação a esses esquemas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado!... O esquema TT, conforme a definição apresentada acima, aparenta estar correta, mas faltou uma importante observação: a massa é ligada a eletrodo ELETRICAMENTE DISTINTO do eletrodo de aterramento da alimentação. Ou seja, esta condição inviabiliza a opção (a).

  •  a) o esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas ao eletrodo de aterramento da alimentação.

     b) no esquema IT todas as partes vivas da massa e o condutor neutro são conectadas a um barramento de equipotencialização solidamente ligado ao aterramento da instalação.

     c) no esquema TN-S, o condutor neutro e o condutor de proteção são aterrados em eletrodo(s) de aterramento distintos.

     d) esquema TN-C-S possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção, no qual o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos.

     e) CORRETA

    o esquema TN-C possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção, no qual as funções de neutro e de condutor de proteção são combinadas num único condutor. 

  • Gabarito E


ID
2201602
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As chaves de partida para motores elétricos se constituem num conjunto de componentes instalados de forma que tanto a operação quanto à proteção do motor possa ser realizada. Algumas destas chaves associam a estas funções a propriedade de redução na corrente de partida do motor visando à minimização da perturbação no sistema elétrico no qual o motor está ligado. Em relação as características da chave de partida Estrela-Triângulo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) errada- A tensão reduz para 58% b)certo, tanto o torque quanto a corrente são reduzidos a 1/3 c)errada- tem que coincidir com a tensão em triângulo d) errada e) isso ocorre na partida com chave compensadora.