SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Educação Física


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2367901
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com Costa e Greguol (2013) profissionais de Educação Física que atuam no universo da Educação Física Adaptada assumem um papel transformador com competência específica da área. Com relação à Educação Física Adaptada, analise as frases abaixo e assinale a seguir a alternativa CORRETA.
I) Na atualidade, o termo “pessoa portadora de deficiência” é o mais aceito para se referir à pessoa que possua algum tipo de deficiência.
II) Em termos de conteúdo, os programas de atividade motora adaptada não se distinguem dos programas convencionais.
III) O profissional de Educação Física Adaptada deve considerar que as pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições, atualmente, devem ser vistas mais do ponto de vista biológico e menos do ponto de vista ambiental.

Alternativas
Comentários
  •  Para Seaman, DePauw (1989) há uma diferença entre Educação especial e Educação Física Adaptada, ela está relacionada a constituição dos grupos. A primeira ele firma que não tem condições de se engajar de modo irrestrito de forma que não oferece se nenhum risco ao estudante, em atividades vigorosas de um programa de Educação Física, em virtude de suas limitações. Exigia se então um programa diferenciado em seus objetivos e instruções.

     No entanto a Educação Física Adaptada consiste em uma parte da Educação Física, cujo objetivo é o estudo e a intervenção profissional no universo das pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática de atividades físicas. Seu foco então é o desenvolvimento da cultura corporal de movimento​.

        O desafio consiste em saber lidar com o abundante potencial presente nas pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática das atividades físicas, interagindo nos mais diferentes contextos. (GORGATTI; COSTA, 2005).​

  • I) Na atualidade, o termo “pessoa portadora de deficiência” é o mais aceito para se referir à pessoa que possua algum tipo de deficiência.

    III) O profissional de Educação Física Adaptada deve considerar que as pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições, atualmente, devem ser vistas mais do ponto de vista biológico e menos do ponto de vista ambiental.

    são incorretas 

  • pessoa com deficiência

  • Questão desatualizada, o termo correto é: pessoas com deficiência!


ID
2367907
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física

Com relação à obra: O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht (VAGO, 1996), marque a alternativa que melhor representa a ideia defendida pelo autor sobre a temática:

Alternativas

ID
2367913
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O ser humano é homeotérmico, isto é, sua temperatura corporal é fisiologicamente regulada para manter-se em certo nível apesar da variação da temperatura ambiente. A troca de calor com o meio se dá através de vários mecanismos importantes, dentre eles podemos destacar a convecção, a condução, a radiação e a evaporação. A evaporação do suor se configura como um dos principais mecanismos de eliminação do excesso de calor do corpo quando falamos em atividades físicas em ambientes quentes. A respeito desse mecanismo é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O resfriamento da pele que ocorre com a evaporação do suor presente na superfície molhada das roupas é maior que o resfriamento proveniente da evaporação que ocorre diretamente da pele para o ar. 

    incorreto 


ID
2367919
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O Esporte Educação é uma manifestação social do fenômeno esportivo que sustenta dois diferentes conceitos, o Esporte Educacional e o Esporte Escolar. Tais conceitos são sustentados por Tubino (2001) e pelo Decreto Nº 7.984 de 08 de abril de 2013 que regulamenta a legislação esportiva no Brasil. Em relação a esses dois conceitos, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO.
( ) O esporte educacional tem a finalidade de dar oportunidade de uma prática diferenciada para aqueles jovens que possuem talentos e biótipos adequados para determinadas modalidades esportivas.
( ) O esporte educacional tem a finalidade de formação para a cidadania e se apoia em princípios em que a inclusão de todos reforça a democratização da prática esportiva.
( ) O esporte escolar é desenvolvido através de treinamentos específicos e também por competições escolares.
( ) O esporte educacional se alicerça principalmente sobre o princípio do fair play, pelo qual as crianças e adolescentes aprendem nas competições a respeitar os adversários, companheiros, árbitros, dirigentes e todos os códigos, inclusive as regras.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( F) O esporte educacional tem a finalidade de dar oportunidade de uma prática diferenciada para aqueles jovens que possuem talentos e biótipos adequados para determinadas modalidades esportivas.

    ( V) O esporte educacional tem a finalidade de formação para a cidadania e se apoia em princípios em que a inclusão de todos reforça a democratização da prática esportiva.

    (V ) O esporte escolar é desenvolvido através de treinamentos específicos e também por competições escolares.

    (F ) O esporte educacional se alicerça principalmente sobre o princípio do fair play, pelo qual as crianças e adolescentes aprendem nas competições a respeitar os adversários, companheiros, árbitros, dirigentes e todos os códigos, inclusive as regras.

     

     

    Resposta: letra C

  • Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir

  • Não entendi porque essa ultima alternativa esta incorreta. Se "fair play" é jogar justo, na minha concepção engloba respeitar os adversários, companheiros e árbitros. Alguem tem uma explicação mais aprofundada sobre o tema????

  • Grande maioria segundo as estatísticas foram na letra ''e'' e com razão.


ID
2367925
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Kenney; Wilmore e Costill (2013) defendem que há vários princípios que podem ser aplicados a todas as formas de treinamento físico. Relacione os princípios do treinamento à esquerda com suas respectivas definições.
I) Princípio da individualidade.
II) Princípio da especificidade.
III) Princípio da reversibilidade.
IV) Princípio da sobrecarga progressiva.
V) Princípio da variação.
( ) Qualquer programa de treinamento deve levar em consideração as necessidades específicas e as habilidades do indivíduo para qual o programa foi planejado.
( ) Com o destreinamento, os ganhos obtidos através da prática regular de exercício físico são diminuídos gradativamente.
( ) Processo sistemático de alterar uma ou mais variáveis no programa de treinamento – como o volume ou intensidade – ao longo do tempo, para permitir que o estímulo do treinamento permaneça apropriado e efetivo.
( ) Um programa de treinamento deve enfatizar os sistemas fisiológicos fundamentais para o desempenho ideal a fim de que sejam efetuadas as adaptações desejadas no treinamento.
( ) Para que sejam maximizados os benefícios de um programa de treinamento, o estímulo deve ser aumentado de forma progressiva à medida que o corpo se adapta ao estímulo atual.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Qualquer programa de treinamento deve levar em consideração as necessidades específicas e as habilidades do indivíduo para qual o programa foi planejado. I) Princípio da individualidade.

    ( ) Com o destreinamento, os ganhos obtidos através da prática regular de exercício físico são diminuídos gradativamente. III) Princípio da reversibilidade.

    ( ) Processo sistemático de alterar uma ou mais variáveis no programa de treinamento – como o volume ou intensidade – ao longo do tempo, para permitir que o estímulo do treinamento permaneça apropriado e efetivo. V) Princípio da variação.

    ( ) Um programa de treinamento deve enfatizar os sistemas fisiológicos fundamentais para o desempenho ideal a fim de que sejam efetuadas as adaptações desejadas no treinamento. II) Princípio da especificidade.

    ( ) Para que sejam maximizados os benefícios de um programa de treinamento, o estímulo deve ser aumentado de forma progressiva à medida que o corpo se adapta ao estímulo atual. IV) Princípio da sobrecarga progressiva.


ID
2367931
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Elenor Kunz (2006) apresenta um capítulo sobre “o estudo do movimento humano”, a fim de interpretá-lo e analisá-lo enquanto referência teórica para orientação e a condução da prática pedagógica da Educação Física. Nesse sentido, aborda o interesse na análise do movimento na dança, sobre a qual podemos elencar algumas afirmativas. Analise as afirmativas abaixo a esse respeito.
I) A tendência da desportivização na dança avança na medida em que ela adquire espaço de apresentação na forma competitiva.
II) A caracterização mais típica para a dança e os seus movimentos é, sem dúvida, a constante busca da alegria e do prazer proporcionado por movimentos ritmados e compassados, desenvolvendo de forma tecnicista funções mímicas e pantomímicas.
III) Um sentido pedagógico da dança seria o desenvolvimento de um ser humano mais orientado pelo estético do que pelo lógico, mais emocional-afetivo do que intelectual-racional;
IV) Os movimentos na dança são, em geral, um ritual de imitação/representação de movimentos da natureza, do mundo da vida ou dos deuses, consistindo na formação de figuras que, pelo acompanhamento de sons musicais, desenvolvem uma linguagem própria e rica em sentidos e significados.
Com base na obra do referido autor, assinale a alternativa que melhor representa a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • II) A caracterização mais típica para a dança e os seus movimentos é, sem dúvida, a constante busca da alegria e do prazer proporcionado por movimentos ritmados e compassados, desenvolvendo de forma tecnicista funções mímicas e pantomímicas. 

    incorreta

  • Como afirma Kunz (1999, p. 66) "o que se precisa pensar, com urgência, para uma mudança metodológica do ensinar, é uma verdadeira ‘terapia’ psicossocial para libertar professores e alunos de uma concepção metodológica de ensinar centrada na técnica e na instrução."

  • Na concepção crítico-emancipatória, o indivíduo manifesta pela linguagem ou representação cênica o que aprenderam!


ID
2367937
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Dentro da evolução da modalidade coletiva voleibol, buscaram-se os melhores gestos técnicos, ou fundamentos para rebater e redirecionar a bola em cada contato com a mesma, possibilitando o surgimento de variações técnicas para cada ação (ROSE JUNIOR, 2006). Em relação aos fundamentos técnicos do voleibol e suas aplicações segundo o referido autor, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    o saque “viagem” vem sendo cada vez mais utilizado por equipes de alto nível, principalmente femininas, em que as atletas conseguem aplicar maior potência à bola, obtendo o ponto diretamente com o saque, o chamado ace, ou fazendo com que a bola seja devolvida facilmente pela equipe adversária;

    incorreta 

  • Resp. d

     

    d. Errado. O saque “viagem” é mais utilizado por equipes masculinas. O saque flutuante que é o mais usado nos equipes femininas.

  • Saque viagem, anos 80 com Bernardo...ultrapassado.

  • D

    o saque “viagem” vem sendo cada vez mais utilizado por equipes de alto nível, principalmente femininas, em que as atletas conseguem aplicar maior potência à bola, obtendo o ponto diretamente com o saque, o chamado ace, ou fazendo com que a bola seja devolvida facilmente pela equipe adversária;

    As mulheres também executam esse saque, o erro da questão é dizer que facilita a recepção da equipe adversária, o que não é verdade, dificulta a recepção por ser um saque em suspensão e forte.


ID
2367943
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com Betti e Zuliani (2002), a avaliação em Educação Física tem características e dificuldades comuns aos demais componentes curriculares, mas também apresenta peculiaridades. Com relação à avaliação, analise as frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I) A avaliação sempre deve ser realizada, na medida em que serve para afirmar a ação pedagógica, atribuindo uma nota ao aluno.
II) É importante informar ao aluno quais são os momentos de avaliação formal, e quais aspectos serão avaliados e transformados em conceito.
III) A avaliação deve englobar os domínios cognitivo, afetivo ou emocional, social e motor.
IV) Testes de desempenho de habilidades ou capacidades físicas somente são condenáveis se utilizados como único instrumento ou estiverem descontextualizados do programa, avaliando aspectos que não foram objeto de ensino.

Alternativas
Comentários
  • A letra "D" inclui a alternativa "IV", a palavra "somente" restringe a condenação apenas as duas situações descritas no ítem, porém, o mesmo deixa de fora um aspecto fundamental dos testes de desempenho de hailidades ou capacidades físicas no universo escolar, que é avaliar o aluno com base em sua prórpia evolução e não de acordo com indicadores pré-estabelecidos, média da turma ou qualquer outro que não considere os limites individuais. Desta forma, ou a palavra "somente" é retirada ou o gabarito deveria ser a letra "A".

  • II) É importante informar ao aluno quais são os momentos de avaliação formal, e quais aspectos serão avaliados e transformados em conceito.

    III) A avaliação deve englobar os domínios cognitivo, afetivo ou emocional, social e motor.

    IV) Testes de desempenho de habilidades ou capacidades físicas somente são condenáveis se utilizados como único instrumento ou estiverem descontextualizados do programa, avaliando aspectos que não foram objeto de ensino.


ID
2367949
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em relação aos sistemas defensivos adotados no handebol, propostos na obra de Rose Júnior (2006), associe a segunda coluna com a primeira.
I) Sistema defensivo Zonal
II) Sistema defensivo Combinado
III) Sistema defensivo Individual
( ) É um tipo de sistema que utiliza a marcação por pressão o tempo todo, com o objetivo de desajustar o ritmo de jogo, dificultar os passes e os deslocamentos ofensivos.
( ) Um tipo de defesa empregado contra equipes que possuam jogadores atacantes dotados de habilidades individuais diferenciadas tanto em nível de arremesso quanto na capacidade de organização de jogo ofensivo, podendo ser utilizado com cinco jogadores na primeira linha de defesa e um exercendo marcação individual.
( ) É utilizado em função dos procedimentos táticos individuais e coletivos ofensivos empregados pelas equipes de handebol, sendo que toda formação defensiva desta natureza é caracterizada por ser organizada por seis postos específicos, no qual cada defensor é responsável por determinado posto.
( ) Neste sistema, em determinada situação, quando se está em inferioridade numérica, por exemplo, os cinco defensores devem estar ligados aos conceitos táticos que visam proteger o semicírculo espacial central da defesa.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) É um tipo de sistema que utiliza a marcação por pressão o tempo todo, com o objetivo de desajustar o ritmo de jogo, dificultar os passes e os deslocamentos ofensivos. III) Sistema defensivo Individual

    ( ) Um tipo de defesa empregado contra equipes que possuam jogadores atacantes dotados de habilidades individuais diferenciadas tanto em nível de arremesso quanto na capacidade de organização de jogo ofensivo, podendo ser utilizado com cinco jogadores na primeira linha de defesa e um exercendo marcação individual. II) Sistema defensivo Combinado

    ( ) É utilizado em função dos procedimentos táticos individuais e coletivos ofensivos empregados pelas equipes de handebol, sendo que toda formação defensiva desta natureza é caracterizada por ser organizada por seis postos específicos, no qual cada defensor é responsável por determinado posto.

    I) Sistema defensivo Zonal

    ( ) Neste sistema, em determinada situação, quando se está em inferioridade numérica, por exemplo, os cinco defensores devem estar ligados aos conceitos táticos que visam proteger o semicírculo espacial central da defesa. I) Sistema defensivo Zonal


ID
2367955
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Analise as frases abaixo sobre o diabetes melito.
I) O Tipo I está associado à elevada produção de insulina pelo pâncreas.
II) É um distúrbio associado à incapacidade de as membranas celulares captarem eficientemente a glicose para dentro da célula.
III) O Tipo II é adquirido e está relacionado com o sobrepeso.
De acordo com Foss e Keteyian (2014), assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • II) É um distúrbio associado à incapacidade de as membranas celulares captarem eficientemente a glicose para dentro da célula.

    III) O Tipo II é adquirido e está relacionado com o sobrepeso.

    gabarito b

  • Tipos de Diabetes 

    1-diabetes tipo 1> pâncreas produz pouca ou nenhuma  insulina. Ocorre mais na infância e adolescência. O indivíduo é insulinodependente. Fator genético.

    2-diabetes tipo 2> as células são resistentes à ação da insulina. Pode ou não ser insulinodependente. Em geral, pessoas com mais de 40 anos.

     

    Sintomas do diabetes Mellitus: poliúria, polidpsia, polifagia, alterações visuais, impotência sexual, infecções, feridas, destúrbio cardíacos e renais.

    A insulina é inibidora da lipólise, assim a ingestão de insulina antes do exercício pode levar a hipoglicemia.

     


ID
2367961
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em relação aos conceitos associados às manifestações sociais do esporte propostos por Manoel Tubino, associe a segunda coluna com a primeira.
I) Esporte Educação
II) Esporte Participação
III) Esporte Performance
( ) Referenciado pelo princípio do prazer lúdico, tendo no bem estar social sua principal finalidade.
( ) Exige uma organização complexa e investimentos, e cada vez mais passa a ser uma responsabilidade da iniciativa privada.
( ) Também está fundamentado em propósitos como a diversão, a descontração, a relação interpessoal e o desenvolvimento pessoal, oferecendo oportunidades de liberdade a cada praticante.
( ) Está pautado em princípios como participação, cooperação, coeducação, integração e responsabilidade.
( ) Deve estar inserido no contexto escolar assumindo um fim eminentemente social e com conteúdo fundamentalmente educativo.
( ) Traz consigo os propósitos de novos êxitos esportivos, a vitória sobre adversários nos mesmos códigos, e é exercido sob regras preestabelecidas pelos organismos internacionais de cada modalidade.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Referenciado pelo princípio do prazer lúdico, tendo no bem estar social sua principal finalidade.II) Esporte Participação

    ( ) Exige uma organização complexa e investimentos, e cada vez mais passa a ser uma responsabilidade da iniciativa privada. III) Esporte Performance

    ( ) Também está fundamentado em propósitos como a diversão, a descontração, a relação interpessoal e o desenvolvimento pessoal, oferecendoo portunidades de liberdade a cada praticante. II) Esporte Participação

    ( ) Está pautado em princípios como participação, cooperação, coeducação, integração e responsabilidade. I) Esporte EducaçãoI

    ( ) Deve estar inserido no contexto escolar assumindo um fim eminentemente social e com conteúdo fundamentalmente educativo. I) Esporte Educação

    ( ) Traz consigo os propósitos de novos êxitos esportivos, a vitória sobre adversários nos mesmos códigos, e é exercido sob regras preestabelecidas pelos organismos internacionais de cada modalidade. III) Esporte Performance


ID
2367967
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com Matthiesen (2010), numa prova de revezamento 4x100, em que é utilizada a passagem não-visual, ascendente, com troca de mãos, de estilo de passagem do bastão, se o atleta que abriu a prova largar segurando o bastão na mão direita, em qual das mãos os demais corredores receberão o bastão no momento da passagem?

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Esquerda; esquerda; esquerda. 

  • Gabarito errado. Resposta: esquerda, direita, esquerda
  • Gabarito errado, Saída na DIREITA - Esquerda, direita, esquerda
  •  O atleta que entrega o bastão segura-o na mão direita, enquanto o segundo corredor recebe-o com a mão esquerda. Desta forma, o segundo corredor não precisa passar o bastão para a mão esquerda a fim de entregá-lo ao corredor seguinte. Assim o corredor tem mais segurança e não deixa cair o bastão

    .

    Segunda passagem do bastão:

    Na segunda passagem, o atleta que entrega o bastão aproxima-se do companheiro pelo lado direito da baliza e segura o bastão com a mão esquerda. O terceiro corredor utiliza o lado esquerdo da baliza e recebe o bastão com a mão direita.

    Terceira passagem do bastão:

    Na terceira passagem, o atleta que passa o bastão se aproxima do companheiro pelo lado esquerdo da baliza e segura o bastão com a mão direita. O quarto corredor utiliza o lado direito da baliza, recebe o bastão com a mão esquerda completa o percurso.

    Gabarito deveria ser a letra ''c'' ,


ID
2367973
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo Costa e Greguol (2013), a deficiência motora refere-se aos problemas osteomusculares ou neurológicos que afetam a estrutura ou a função do corpo, interferindo na motricidade. Diante deste contexto, assinale a alternativa que melhor representa uma sequência de esportes adaptados destinados a pessoas com deficiência motora que foram disputados nas Paralimpíadas Rio 2016.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Hipismo; bocha; iatismo.

  • Coloque um comentário sobre a questão...e não repetir qual a questão correta. Pois o aplicativo já fiz a certa.
  • São esportes paralímpicos

    Esportes de marca: Atletismo, Ciclismo, Halterofilismo, Triatlon, Natação, Canoagem, Vela (Iatismo) e Remo.

    Esportes de Invasão: Basquete c/r, Rugby c/r, Futebol de 5 e Futebol de 7.

    Esportes de quadra dividida: Goalball, Voleibol sentado, Tênis de mesa e Tênis c/r.

    Esportes de precisão: Tiro c/ arco, Tiro esportivo e Bocha.

    Esporte de combate: Esgrima e Judô.

    Esporte Técnico/Estético: Hipismo.

    Handebol, equitação e badminton não são paralímpicas.

    Goalball e Judô são para deficiente visual e não motor.

    Por isso resposta letra: c


ID
2367979
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em relação aos elementos táticos do jogo de futsal propostos na obra de Rose Júnior (2006), analise as afirmativas abaixo.
I) As dimensões da quadra, a capacidade técnica de uma equipe e da equipe adversária, aspectos psicológicos e condições especiais ocorridas durante a partida e a condição física são fatores que determinam a escolha dos sistemas posicionais a serem utilizados durante uma partida de futsal.
II) Existe uma infinidade de padrões de movimentação usados dentro dos diferentes sistemas posicionais defensivos e ofensivos existentes no futsal.
III) São exemplos de sistemas posicionais utilizados no futsal os sistemas 2x2, 3x1 e 4x0 ou quatro em linha.
IV) Para se obter maior dinamismo junto às ações ofensivas, normalmente é utilizado o goleiro linha em função de se garantir o trabalho com superioridade numérica.
Assinale a alternativa que apresenta a composição das afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I) As dimensões da quadra, a capacidade técnica de uma equipe e da equipe adversária, aspectos psicológicos e condições especiais ocorridas durante a partida e a condição física são fatores que determinam a escolha dos sistemas posicionais a serem utilizados durante uma partida de futsal.

    II) Existe uma infinidade de padrões de movimentação usados dentro dos diferentes sistemas posicionais defensivos e ofensivos existentes no futsal.

    III) São exemplos de sistemas posicionais utilizados no futsal os sistemas 2x2, 3x1 e 4x0 ou quatro em linha.

    IV) Para se obter maior dinamismo junto às ações ofensivas, normalmente é utilizado o goleiro linha em função de se garantir o trabalho com superioridade numérica.

    todas corretas 


ID
2367985
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O desenvolvimento das habilidades específicas no basquetebol está diretamente relacionado a fatores como o desenvolvimento físico, técnico e tático dos praticantes. No entanto é fundamental que o desenvolvimento da capacidade cognitiva esteja associado a este processo de formação do praticante da modalidade (ROSE JÙNIOR, 2006). São exemplos de ações que envolvam a capacidade cognitiva do praticante, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    realizar uma jogada previamente desenhada pelo professor;

  • Quando o aluno repete uma jogada desenhada pelo professor, ele está apenas reproduzindo algo que foi pensado por outra pessoa. Não utiliza o cognitivo por si


ID
2367991
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com Kunz (2006), uma teoria pedagógica no sentido crítico-emancipatório precisa, na prática, estar acompanhada de uma didática comunicativa, pois ela deverá fundamentar a função do estabelecimento e da prevalência social de todo agir educacional. E uma racionalidade com o sentido do esclarecimento implica sempre uma racionalidade comunicativa. Com relação ao ensino do esporte, na perspectiva da pedagogia proposta por Kunz, analise as frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I) Emancipação é o processo de libertar o aluno das condições que limitam o uso da razão crítica e com isso todo o seu agir social, cultural e esportivo, que se desenvolve pela educação.
II) Conduzir o ensino na concepção crítico-emancipatória, com ênfase na linguagem, é ensinar o aluno a ler, interpretar e criticar o fenômeno sociocultural do esporte.
III) O esporte, para ser praticado nos padrões e nos princípios do alto rendimento, requer exigências de que cada vez mais pessoas conseguem dar conta, por isso, ele é o modelo que todos querem seguir.

Alternativas
Comentários
  • I) Emancipação é o processo de libertar o aluno das condições que limitam o uso da razão crítica e com isso todo o seu agir social, cultural e esportivo, que se desenvolve pela educação.

    II) Conduzir o ensino na concepção crítico-emancipatória, com ênfase na linguagem, é ensinar o aluno a ler, interpretar e criticar o fenômeno sociocultural do esporte.

  • lll- Cada vez menos as pessoas conseguem dar conta, querer seguir a profissão é uma condição, se manter nela é uma realidade para poucos. Por que depende de inúmeros fatores: talento, perseverança, sorte de um olheiro te achar, condições físicas e pisicológica para aguentar a pressão, dentre outros.

  • A afirmativa III elimina as alternativas C,D,E

    As duas primeiras afirmativas estão certas, alternativa B correta.

  • Elenor Kuns autor da tendência crítica emancipatória, faz uma severa crítica ao dopping e ao esporte de alto rendimento. Portanto, gabarito letra ''B''.


ID
2367997
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com Kunz (2006), o treinamento especializado precoce no esporte acontece quando crianças são introduzidas, antes da fase pubertária, a um processo de treinamento planejado e organizado de longo prazo e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além de participação periódica em competições esportivas. Sobre as consequências do treinamento especializado precoce, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.
I) Formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva.
II) Fortalecimento de estruturas corporais que prevenirão lesões.
III) Unilaterização de um desenvolvimento que deveria ser plural.

Alternativas
Comentários
  • I) Formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva.

    III) Unilaterização de um desenvolvimento que deveria ser plural.

  • ll- Fadiga e desgaste da musculação ao longo do tempo, em consequência disso, uma grande parte de jogadores já tiveram e tem que fazer inúmeras sessões de fisioterapia para a devida recuperação, aLém disso, é uma das poucas profissões que se aposentam ainda jovens devido ao esforço físico continuo que é exigido nos campos.

  • Início muito cedo nos treinamentos causa uma grande perda no desenvolvimento da criança, quanto mais intenso maior o prejuízo no desenvolvimento corporal,
  • A afirmativa II já elimina as alternativas B,C,D,E

    Logo a resposta é a alternativa A

  • Elenor Kuns autor da tendência crítica emancipatória, faz uma severa crítica ao dopping e ao esporte de alto rendimento. Portanto, gabarito letra ''A''.


ID
2368003
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Após passar por um processo de revisão conceitual, a partir de uma referência pedagógica numa perspectiva de rendimento mantida por muito tempo, o esporte moderno, na amplitude do seu campo social, acumulou conhecimentos técnicos e científicos, juntando todo um acervo de saber esportivo, o qual compõe uma teoria geral do esporte. Quando o fenômeno esportivo já era discutido na exaustão social do esporte de alta competição, surgiu, como síntese de uma reação da intelectualidade mundial do esporte, a vinculação da prática esportiva ao conjunto de direitos sociais do homem contemporâneo. Este novo quadro [...] passou a exigir que os conteúdos e estratégias fossem totalmente revistos nas novas dimensões surgidas: a do esporte na educação e a do esporte na vida do homem comum” (TUBINO, 2001). Essa passagem indica um marco importante no processo de modernização conceitual do esporte e caracteriza o que podemos chamar de:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    direito de todos à prática esportiva;

  • "...a vinculação da prática esportiva ao conjunto de direitos sociais do homem contemporâneo. Este novo quadro [...] passou a exigir que os conteúdos e estratégias fossem totalmente revistos nas novas dimensões surgidas: a do esporte na educação e a do esporte na vida do homem comum” (TUBINO, 2001)


ID
2368006
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Durante uma corrida de meio fundo, como a prova dos 800 metros, qual(is) do(s) substrato(s) energético(s) abaixo é(são) utilizado(s) pelo organismo como fonte de energia?

Alternativas
Comentários
  •  e)

    Carboidrato, gordura e proteína.

  • Resposta "E"

    Eu marquei a "d" porque não considerei a contribuição das proteínas que teoricamente é  muito pequena e normalmente ocorre em exercícios prolongados.

    Contudo, em uma prova com duração de mais de 3` min estão envolvidos os três tipos de metabolismos energéticos.

    Atp-cp

    Anaeróbio lático (glicolítico)

    Aeróbio

    Portanto, se o sistema aeróbio está envolvido, tem-se como possibilidade de substrato.

    O glicogênio (carboidrato)

    Os ácidos graxos (gorduras)

    Os metabólitos e alanina (Proteínas)

    Desta forma a resposta da banca "E" está correta, pois é mais completa.

  • ....a vinculação da prática esportiva ao conjunto de direitos sociais do homem contemporâneo.

  • O comentário do colega RODRIGO DA ROCHA é muito esclarecedor, mas está ERRADO. Seria uma boa justificativa se a prova dos 800 metros não fosse feita em menos de 2 minutos. Logo, a banca não deveria ter considerado proteína na resposta pois o tempo da prova dos 800 metros é menor do que o necessário para o corpo passar a utilizar o carboidrato como fonte energética


ID
2368009
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em relação ao universo das provas que compõem o atletismo, analise as afirmativas abaixo com base na obra de Matthiesen (2010).
I) As provas de corridas rasas de velocidade são compostas exclusivamente pelas disputas dos 100m, 200m e 400m.
II) Salto em altura, salto triplo e salto em distância são as únicas provas existentes do programa de saltos no atletismo.
III) Os arremessos compreendem as provas de arremesso de disco, arremesso de martelo e arremesso de peso.
IV) As provas combinadas estão representadas pelas disputas do heptatlo no feminino e decatlo no masculino.
V) A prova de 1.500m é considerada uma prova de corrida de meio fundo.
Assinale a alternativa que representa o conjunto das afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I) As provas de corridas rasas de velocidade são compostas exclusivamente pelas disputas dos 100m, 200m e 400m.

    IV) As provas combinadas estão representadas pelas disputas do heptatlo no feminino e decatlo no masculino.

    V) A prova de 1.500m é considerada uma prova de corrida de meio fundo.

  • Resp. b

     

    I. Certo.

     

    II. Errado. No salto, são provas existentes: salto em altura, salto triplo, salto em distância e salto com vara.

     

    III. Errado. Os arremessos compreendem as provas de arremesso de dardo, arremesso de disco, arremesso de martelo e arremesso de peso.

     

    IV. Certo.

     

    V. Certo.

  • O dardo não era considerado lançamento?

  • No atletismo, as corridas rasas se subdividem em três grupos: as de velocidade ou curta distância, as de médio-fundo e as de longa distância ou de fundo. As corridas de velocidade são as de 100m200m 400m. As de médio-fundo são as de 800m 1500m. Por fim, as de longa distância ou de fundo são as de 5000m 10000m.

  • A 2 está errada porquê está faltando salto com vara

    E a 3 está errada porquê as provas de martelo,disco,dardo são lançamentos e a unica de arremesso é a prova de arremesso de peso

  • I) As provas de corridas rasas de velocidade são compostas exclusivamente pelas disputas dos 100m, 200m e 400m. Correta.

    II) Salto em altura, salto triplo e salto em distância são as únicas provas existentes do programa de saltos no atletismo. Salto com vara.

    III) Os arremessos compreendem as provas de arremesso de disco, arremesso de martelo e arremesso de peso. São lançamentos de disco, martelo e dardo e arremesso de peso.

    IV) As provas combinadas estão representadas pelas disputas do heptatlo no feminino e decatlo no masculino. Correta.

    V) A prova de 1.500m é considerada uma prova de corrida de meio. Correta.


ID
2368012
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em relação às finalidades que a Educação Física deve assumir enquanto componente curricular na perspectiva adotada por Betti e Zuliani (2002), assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO:
( ) É preciso preparar o leitor/espectador para analisar criticamente as informações que recebe dos meios de comunicação sobre a cultura corporal de movimento.
( ) Deve-se instrumentalizar o aluno para uma apreciação estética e técnica, fornecer as informações políticas, históricas e sociais para que ele possa analisar criticamente a violência, o doping, os interesses políticos e econômicos no esporte espetáculo.
( ) É tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível.
( ) É preciso preparar o cidadão que vai aderir aos programas de ginástica aeróbica, musculação, natação, etc., em instituições públicas e privadas, para que possa avaliar a qualidade do que é oferecido e identificar as práticas que melhor promovam sua saúde e bem-estar.
( ) Se o aluno aprende os fundamentos técnicos e táticos de um esporte coletivo, precisa também aprender a organizar-se socialmente para praticá-lo, precisa compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível (portanto é preciso também que aprenda a interpretar e aplicar as regras por si próprio), aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não um inimigo, pois sem ele não há competição esportiva.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) É preciso preparar o leitor/espectador para analisar criticamente as informações que recebe dos meios de comunicação sobre a cultura corporal de movimento.v

    ( ) Deve-se instrumentalizar o aluno para uma apreciação estética e técnica, fornecer as informações políticas, históricas e sociais para que ele possa analisar criticamente a violência, o doping, os interesses políticos e econômicos no esporte espetáculo. v

    ( ) É tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível. v

    ( ) É preciso preparar o cidadão que vai aderir aos programas de ginástica aeróbica, musculação, natação, etc., em instituições públicas e privadas, para que possa avaliar a qualidade do que é oferecido e identificar as práticas que melhor promovam sua saúde e bem-estar. v

    ( ) Se o aluno aprende os fundamentos técnicos e táticos de um esporte coletivo, precisa também aprender a organizar-se socialmente para praticá-lo, precisa compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível (portanto é preciso também que aprenda a interpretar e aplicar as regras por si próprio), aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não um inimigo, pois sem ele não há competição esportiva. v


ID
2368015
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, a ação pedagógica em face das influências externas à escola deve, dentre outros, superar barreiras preconceituosas e reivindicar o direito à informação e ao conhecimento acerca das práticas corporais. Para tanto, é fundamental:
I) enfatizar o discurso do combate à marginalização social por meio da Educação Física, fortalecendo a ideia de que o exercício de práticas corporais sistematizadas, controladas por professores e instituição escolar, é um antídoto para grandes males que assolam a sociedade moderna, tais como: consumo de drogas, criminalidade, gravidez precoce, entre outros;
II) construir o discurso de ascensão socioeconômica através do esporte, que acaba afastando muitos jovens das mazelas socais;
III) garantir a participação irrestrita de todos em todas as práticas esportivas possíveis, independentemente de suas qualificações prévias ou aptidões físicas e desportivas.
De acordo com o documento citado, analise as frases acima e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • III) garantir a participação irrestrita de todos em todas as práticas esportivas possíveis, independentemente de suas qualificações prévias ou aptidões físicas e desportivas.


ID
2368018
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Com relação aos conceitos e definições dos métodos de treinamento, propostos por Foss e Keteyian (2014), associe a segunda coluna com a primeira.
I ) Treinamento Intervalado.
II) Treinamento Resistido.
III) Treinamento Pliométrico.
IV) Treinamento de Velocidade.
V) Jogo de Velocidade (Fartlek)
( ) Método de treinamento de força e potência que envolve uma sobrecarga excêntrica de músculos e tendões seguida por uma contração excêntrica rapidamente sincronizada.
( ) Sistema de condicionamento físico no qual o corpo é submetido a períodos curtos porém repetidos regularmente de trabalho intenso, entremeados por períodos de recuperação.
( ) Sistema de treinamento que utiliza piques repetidos com velocidade máxima.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Método de treinamento de força e potência que envolve uma sobrecarga excêntrica de músculos e tendões seguida por uma contração excêntrica rapidamente sincronizada. III) Treinamento Pliométrico.

    ( ) Sistema de condicionamento físico no qual o corpo é submetido a períodos curtos porém repetidos regularmente de trabalho intenso, entremeados por períodos de recuperação. I ) Treinamento Intervalado

    ( ) Sistema de treinamento que utiliza piques repetidos com velocidade máxima. IV) Treinamento de Velocidade.

  • desta forma fica mais fácil o entendimento do enunciado.


ID
2368021
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em relação aos fundamentos técnicos utilizados no handebol e suas aplicações durante o jogo, analise as afirmativas abaixo.
I) O passe é a ação de tomada de contato com a bola, controlando-a para realizar na continuação outra ação.
II) A finta é a ação técnica que oferece ao jogador o máximo de possibilidades de progressão espacial com a bola.
III) O arremesso é a ação de aplicar um impulso à bola de forma que percorra uma distância determinada em direção ao gol, procurando superar o goleiro e conseguir o gol.
IV) Uma troca de passes em velocidade no ataque é capaz de provocar um desequilíbrio defensivo em determinada situação de jogo.
V) Um drible pode ser entendido como uma ação realizada pelo jogador com bola que, por meio de um engano, tenta iludir uma marcação em proximidade do oponente direto.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • III) O arremesso é a ação de aplicar um impulso à bola de forma que percorra uma distância determinada em direção ao gol, procurando superar o goleiro e conseguir o gol.

    IV) Uma troca de passes em velocidade no ataque é capaz de provocar um desequilíbrio defensivo em determinada situação de jogo.

  • O item I refere-se à recepção de bola!

  • Passe é um dos principais Fundamentos técnicos do Handebol, o passe é o ato de lançar a bola entre os jogadores de uma mesma equipe.

    Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

    Arremesso é também um dos principais Fundamentos Técnicos do Handebol, é através do arremesso que se marca os gols em um jogo de Handebol. O Arremesso é o ato de lançar a bola em direção ao gol (meta) da equipe adversária.

    Drible é um fundamento básico do Handebol, trata-se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola.


ID
2368024
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

No futsal, os gestos específicos que são empregados durante a prática da modalidade são adaptados às condições e às situações do jogo, às características físicas do jogador e quanto à função individual do mesmo (ROSE JÚNIOR, 2006). Em relação aos aspectos técnicos do futsal, analise as alternativas abaixo e marque a INCORRETA tendo como base o referido autor.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    O futsal se assemelha ao futebol, porém é disputado em uma área de jogo menor, com proporcionalmente maior número de jogadores por área, mesmo assim, o ritmo de jogo e execução das ações técnicas permanece bem semelhante ao futebol.

  • ...com proporcionalmente maior número de jogadores por área, ERRADA!

  • EU ACREDITO QUE A INFORMACAO PROPORCIONALMENTE MAIOR NUMERO DE JOGADORES POR AREA ESTEJA CORRETO SE PENSARMOS QUE TEMOS 5 JOGADORES, QUASE METADE DO FUTEBOL POREM A QUADRA NAO É METADE DO QUE O CAMPO.... ACREDITO QUE O ERRO ESTA NA INFORMACAO SOBRE O RITMO DE JOGO, AI SIM... MUITO DIFERENTE... FUTSAL MUITO MAIS INTENSO


ID
2368027
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Qual das opções abaixo NÃO representa uma clássica adaptação ao treinamento anaeróbico, de acordo com Foss e Keteyian (2014):

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Aumento no tamanho e número das mitocôndrias.

  • Uma das principais modificações ocorridas no organismo em decorrência do treinamento físico-esportivo envolvendo exercícios físicos de longa duração é o aumento na quantidade e qualidade funcional de mitocôndrias do tecido muscular esquelético.

    Gabarito letra ''B'',


ID
2368030
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo Costa e Greguol (2013), ao se pensar em desenvolver um programa de atividade motora voltado a pessoas com deficiência visual, surge uma sensação de insegurança, que conduz à busca de informações para respaldar tal prática pedagógica. A singularidade das situações que se apresentam ao professor de Educação Física requer diagnóstico adequado e prescrição individualizada de exercícios e atividades motoras. Sobre a deficiência visual, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • b)

    A perda da capacidade visual total ou parcial de apenas um dos órgãos visuais é considerada deficiência, pois, para tanto, é necessário que a perda visual comprometa apenas um dos olhos.

    incorreto

  • Questão desatualizada !!!! 2019 - a perda de visão em apenas um dos olhos foi considerada deficiência.

  • QUEM ENXERGA COM APENAS UM OLHO AGORA JÁ É CONSIDERADO PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ASSIM COMO JÁ ACONTECIA COM QUEM TEM SURDEZ UNILATERAL


ID
2368033
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Uma das grandes críticas apresentadas pelas orientações curriculares para o ensino médio (2006) se dá quanto à forma esportiva/competitiva utilizada como método e princípio orientador das práticas pedagógicas das aulas de Educação Física. Em linhas gerais, a crítica reside na esportivização dos conteúdos ao longo das últimas décadas. Com base nessa perspectiva, podemos afirmar que são características comuns ao contexto apresentado, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    os conteúdos como lutas e dança foram uns dos poucos que não sofreram ações esportivizantes, pois apresentam seus próprios princípios de orientações pedagógicas de suas práticas;

  • todos as temáticas pedagógicas sofreram influencia da esportivização


ID
2368036
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Uma das modalidades mais clássicas do atletismo, e atraentes aos olhos do público, é a prova de revezamento. Com relação à esta modalidade do Atletismo, pergunta-se: quantas zonas de passagem existem nas provas de revezamento 4X400 e 4X100 respectivamente?

Alternativas
Comentários
  •  c)

    1 e 3.

  • O revezamento 4 x 400 metros é realizado por quatro atletas e cada um deve dar uma volta completa na pista de atletismo. Assim como no revezamento 4 x 100 metros, o atleta precisa carregar um bastão e passá-lo ao próximo atleta mas tem outras zonas de passagem 3 no total.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • 4x400 tem coincidentemete a mesma zona de passagem portanto 1

    e na 4x100 há 3 zonas já que 4 ateltas participam e o ultimo não passa o bastão a nenhum outro


ID
2368039
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em um modelo baseado no paradigma da aptidão física, Guedes e Guedes (2006) classificam as capacidades motoras em componentes da aptidão física relacionada à saúde e em componentes da aptidão física relacionada ao desempenho atlético. A aptidão física relacionada à saúde envolve componentes que, em questões motoras, podem ser creditados alguma proteção ao surgimento e ao desenvolvimento de disfunções degenerativas induzidas pelo estilo de vida sedentário. Abaixo estão relacionadas e numeradas oito capacidades motoras.
I) Equilíbrio
II) Força
III) Flexibilidade
IV) Velocidade
V) Resistência cardiorrespiratória
VI) Coordenação
VII) Potência
VIII) Agilidade
Com base no contexto apresentado e nos autores referenciados, indique a sequência numérica, de cima para baixo, que melhor representa o conjunto de capacidade motoras relacionadas à saúde:

Alternativas
Comentários
  • II) Força

    III) Flexibilidade

    V) Resistência cardiorrespiratória

    relacionado a saúde

  • As capacidades motoras analisadas neste estudo fazem parte dos componentes de aptidão física relacionados à saúde, sendo estes: força, resistência muscular, resistência cardiovascular, flexibilidade e composição corporal.

    Gabarito letra ''c'',


ID
2368042
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Em modalidades esportivas coletivas, para que tenhamos jogadores inteligentes, que tomem decisões com iniciativa própria e que não sejam meramente repetidores de tarefas programadas ensinadas nos treinos é preciso que seja estimulado o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva ao logo de sua formação. Tal capacidade se expressa com o desenvolvimento de alguns processos cognitivos (ROSE JÚNIOR, 2006). Com base no referido autor, assinale a alternativa abaixo que melhor exemplifica um conjunto de processos cognitivos desempenhados pelos praticantes de modalidades esportivas coletivas:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    tomada de decisão, imaginação, velocidade de reação, pensamento, percepção, antecipação e sentido de tempo e espaço;


ID
2368045
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo Kenney, Wilmore e Costill (2013), durante muitos anos, presumiu-se que as crianças e os adolescentes apresentavam respostas e adaptavam-se ao exercício da mesma forma que os adultos. Atualmente existem estudiosos (os fisiologistas do exercício pediátrico) que se concentram nas respostas ao exercício e nas adaptações da criança e do adolescente a esse tipo de atividade. Sobre crianças e adolescentes no esporte e no exercício, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  e)

    A capacidade anaeróbica de adolescentes não sofre qualquer alteração (melhoria) com o treinamento anaeróbico.

    incorreta


ID
2368048
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

No basquetebol, a tática coletiva é expressa pelos sistemas de ataque e defesa que são elaborados a partir de diversos aspectos, dentre eles os sistemas utilizados pelas equipes, as peculiaridades de uma determinada equipe, as situações momentâneas do jogo, dentre outras (ROSE JÙNIOR, 2006). Em relação a estes aspectos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    um dos sistemas de ataque é o ataque posicionado que ocorre quando a defesa está toda estabelecida na sua quadra defensiva e exige ações individuais e criativas dos atacantes em detrimento de uma maior organização tática do ataque;

    incorreta

     


ID
2368051
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Para Foss e Keteyian (2014), existem várias razões fisiológicas para a realização do aquecimento, alongamento e volta à calma. Com relação à esse tema, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O alongamento é a amplitude de movimento ao redor de uma articulação, aprimorado por meio dos exercícios de flexibilidade.

    incorreto 

  • Não entendi essa questão .

  • Exercícios de alongamento aprimoram a flexibilidade.
  • O correto seria A flexibilidade é a amplitude de movimento ao redor de uma articulação, aprimorado por meio dos exercícios de alongamento.

  • Essa banca é confusa... Porém, dá pra tirar algumas coisas interessantes. No enunciado fala sobre "aquecimento e alongamento", portanto não pode ser a letra A)

    Ficando assim, por eliminação, a letra D)

  • Essa banca é confusa... Porém, dá pra tirar algumas coisas interessantes. No enunciado fala sobre "aquecimento e alongamento", portanto não pode ser a letra A)

    Ficando assim, por eliminação, a letra D)

  • na verdade, alongamento é a capacidade do músculo de se alongar, pois o que se estica não é a cápsula articular, e sim o músculo, então letra D) incorreta;


ID
2368054
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Relacione os desportos apresentados à esquerda com seus respectivos sistemas energéticos predominantes apresentados à direita e assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima para baixo, segundo Foss e Keteyian (2014):
I) Voleibol.
II) Corrida 6 milhas (10Km).
III) Natação, prova dos 200m livre.
( ) Sistema aeróbico.
( ) ATP-PC* e glicólise anaeróbica.
( ) Glicólise anaeróbica e sistema aeróbico.
* = sistema do fosfagênio.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Sistema aeróbico. II) Corrida 6 milhas (10Km).

    ( ) ATP-PC* e glicólise anaeróbica.  I) Voleibol.

    ( ) Glicólise anaeróbica e sistema aeróbico. III) Natação, prova dos 200m livre.

    * = sistema do fosfagênio.

  • Sistema | Combustível | Oxigênio | Potência | Capacidade

    Anaeróbio | | | |

    ATP-PC | Fosfocreatina | Não | Muito rápida | Pouca/limitada

    Láctico |Glicogênio (glicose)| Não | Rápida | Pouca/limitada

    Aeróbio

    Oxidativo | Glicogênio; GO; | Sim | Lenta | Muita/ ilimitada

    Proteína

  • Ao meu ver questão errada, quanto ao item 1 concordo com a gabarito

    Aos itens 2 e 3 vejo uma inversão:

    como pode uma atividade de 1m42s (recorde mundial da natação de 200m livres) utilizar mais o sistema aeróbico do que uma partida de volei com duração minima de 1 hora?


ID
2368057
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

As orientações curriculares para o ensino médio (2006), no que tange à Educação Física, apresentam alguns direcionamentos para os quais deve ser o papel deste componente curricular junto às ações na escola e a contribuição junto aos alunos. Em relação a este contexto, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    a ideia é que os jovens adquiram autonomia na vivência, criação, elaboração e organização das práticas corporais;


ID
2368060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Leia as afirmações sobre a obesidade e o controle de peso corporal e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O tecido adiposo pode sofrer hipertrofia, porém não sofre hiperplasia.

    incorreta

  • Hiperplasia é o aumento do número de células, portanto, no tecido adiposo pode SIM ocorrer esse fato.

  • Hipertrofia = aumento de massa muscular.

  • Ginoide (Pera)= mulher

    Androide (Maça)= homem

  • A obesidade ginoide está mais relacionada ao gênero feminino devido à ação do hormônio estrogênio, pois ele tem como função armazenar gordura nas mamas, nos glúteos e nas coxas. No homem, a predominância é do hormônio testosterona e, portanto, ele apresenta baixas concentrações de estrogênio, fazendo com que a gordura não seja direcionada para a região periférica, ficando então armazenada na região central (GHASHGHAEI; SADEGHI; RABIEI, 2012).


ID
2368063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Uma das provas clássicas do atletismo é o salto em distância que, independente do estilo de salto adotado, apresenta uma fase de preparação, envolvendo a concentração inicial do atleta e a corrida de aproximação; o impulso, que deverá ser realizado com a perna de impulsão; uma fase de deslocamento ou flutuação, que é diferenciada de acordo com a técnica de movimento empregada; a queda, que concluirá o salto em distância (MATTHIESEN, 2010). Segundo a referida autora, são considerados erros comuns na execução do salto em distância, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    utilização do movimento dos braços no momento da elevação e flutuação;

    exceto


ID
2368066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

No voleibol, cada equipe ocupa uma metade da quadra que, por sua vez, é subdividida em zona de ataque e zona de defesa. Diferentemente de outras modalidades coletivas, há uma obrigatoriedade de posicionamento para os jogadores dentro de quadra em determinadas situações do jogo. Em relação a esta regra do posicionamento é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    pela regra do posicionamento, a posição 3 está situada na zona de ataque, sendo que deve estar sempre à frente da posição 6 e entre as posições 2 e 4;

  • As posições dos jogadores em quadra são numeradas da seguinte forma:

    Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita);

    Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 5 (traseira esquerda), 6(traseira central) e 1 (traseira direita).

    Posição relativa entre jogadores:

    Cada jogador da linha de trás deve estar posicionado mais afastado da linha central do que seu jogador correspondente da linha de frente.

    Os jogadores da linha de frente e os da linha de trás, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente.

    As posições dos jogadores são determinadas e controladas conforme a posição do contato de seus pés com o solo da seguinte forma: 

    Cada jogador da linha de frente deve ter ao menos parte de seu pé mais próximo à linha central que os pés do jogador correspondente da linha de trás;

    Cada jogador à direita ou esquerda das linhas de frente e de trás deve ter ao menos parte de seu pé mais próximo da linha lateral direita ou esquerda que os pés do jogador central naquela linha.

    Após o golpe do saque, os jogadores poderão se mover livremente dentro de sua quadra assim como na zona livre. 


ID
2368069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Na passagem do século, novas implicações sociais passaram a ocorrer no fenômeno sociocultural do esporte. Estas modificações se iniciaram no início dos anos 90 e prosseguiram com muita ênfase no início do século XXI (TUBINO, 2001). Essas modificações podem ser listadas abaixo, EXCETO uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    O reconhecimento do esporte performance.

    exceto

  • o esporte performance já era inserido no contexto histórico a traves das abordagens higienistas e tecnicistas

  • Esporte Performance não está vinculado a educação física escolar.

  • Modificações no modelo sociocultural do esporte

    • A ampliação da dimensão social Esporte Educação.
    • A mídia, principalmente a TV, potencializou o processo de difusão das práticas esportivas.
    • O movimento por uma cultura da paz incorporou no Esporte um componente fundamental.
    • A existência de uma Ciência ou Ciências do Esporte.

ID
2368072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A reposição de água e eletrólitos antes, durante e após a realização de um trabalho no calor é essencial, não sendo raro um atleta perder de 2,27 a 4,54L (principalmente perda de água, ou seja, suor). Analise as afirmações abaixo sobre a reposição de líquidos e eletrólitos e marque a alternativa CORRETA.
I) A ingestão de líquidos com temperatura próxima à temperatura corporal durante o exercício é mais eficiente que líquidos gelados, pois previnem o choque térmico e a consequente queda do desempenho.
II) Uma das consequências da desidratação durante o exercício é a perda de volume sanguíneo com consequente comprometimento da função cardiovascular.
III) O suor é hipertônico e, portanto, é extremamente rico em sódio. Assim, o risco de o nível sérico de sódio tornar-se extremamente baixo é muito comum durante o exercício. O consumo de comprimidos suplementares de sal durante exercícios que promovem produção de suor representa uma boa estratégia para prevenção de desequilíbrio eletrolítico.

Alternativas
Comentários
  • II) Uma das consequências da desidratação durante o exercício é a perda de volume sanguíneo com consequente comprometimento da função cardiovascular.

  • suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.


ID
2368075
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Para Betti e Zuliani (2002), a escolha de conteúdos específicos e estratégias a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física do ensino médio devem obedecer a alguns princípios metodológicos gerais, tais quais estão listados abaixo. Com base no texto dos autores, associe os princípios metodológicos às suas respectivas caracterizações.
I) Princípio da inclusão
II) Princípio da complexidade
III) Princípio da diversidade
IV) Princípio da adequação ao aluno
( ) Os conteúdos devem adquirir dificuldade crescente com o decorrer das séries, tanto do ponto de vista estritamente motor (habilidades básicas à combinação de habilidades, habilidades especializadas, etc.) como cognitivo (da simples informação à capacidade de análise, de crítica, etc.).
( ) A escolha dos conteúdos deve, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal de movimento, incluindo jogos, esporte, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, ginásticas e práticas de aptidão física, com suas variações e combinações.
( ) Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar o envolvimento de todos os alunos.
( ) Em todas as fases do processo de ensino devese levar em conta as características, capacidades e interesses do educando, nas perspectivas motora, afetiva, social e cognitiva.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Os conteúdos devem adquirir dificuldade crescente com o decorrer das séries, tanto do ponto de vista estritamente motor (habilidades básicas à combinação de habilidades, habilidades especializadas, etc.) como cognitivo (da simples informação à capacidade de análise, de crítica, etc.). II) Princípio da complexidade

    ( ) A escolha dos conteúdos deve, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal de movimento, incluindo jogos, esporte, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, ginásticas e práticas de aptidão física, com suas variações e combinações. III) Princípio da diversidade

    ( ) Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar o envolvimento de todos os alunos. I) Princípio da inclusão

    ( ) Em todas as fases do processo de ensino devese levar em conta as características, capacidades e interesses do educando, nas perspectivas motora, afetiva, social e cognitiva. IV) Princípio da adequação ao aluno

  • Resp. d

     

    II) Princípio da complexidade -  Os conteúdos devem adquirir dificuldade crescente com o decorrer das séries, tanto do ponto de vista estritamente motor (habilidades básicas à combinação de habilidades, habilidades especializadas, etc.) como cognitivo (da simples informação à capacidade de análise, de crítica, etc.).

     

    III) Princípio da diversidade - A escolha dos conteúdos deve, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal de movimento, incluindo jogos, esporte, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, ginásticas e práticas de aptidão física, com suas variações e combinações.

     

    I) Princípio da inclusão - Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar o envolvimento de todos os alunos.

     

    IV) Princípio da adequação ao aluno - Em todas as fases do processo de ensino devese levar em conta as características, capacidades e interesses do educando, nas perspectivas motora, afetiva, social e cognitiva.


ID
2368078
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, uma das grandes expectativas dos professores de Educação Física, quando se prepara um documento curricular, é a definição de uma grade de conteúdos e sua sequência didático-pedagógica. O que ensinar, como ensinar e quando ensinar é o eixo da expectativa em geral. Acerca dos conteúdos curriculares da Educação Física escolar, assinale a questão que é INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    O acesso às práticas corporais de outras regiões e mesmo países ganha sentido justamente quando elas nos levam a pensar sobre as diferenças entre as culturas e como essas diferenças podem influenciar nossa identidade, de forma que, a ideia seja justamente priorizar as práticas esportivas locais para não perdermos nossa identidade.

     

  • ...a ideia seja justamente priorizar as práticas esportivas locais para não perdermos nossa identidade. ERRADA!!!


ID
2368081
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Basicamente, as fibras musculares podem ser do tipo I (de contração lenta) ou do tipo II (de contração rápida). Com relação às fibras musculares podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a)

     as fibras do tipo I possuem maiores reservas de triglicerídeos;

  • FIBRAS MUSCULARES

     

    Lentas= Fibra do tipo I

    Características: contração lenta, cor vermelha, alto n de mioglobina, alto n de mitocôndrias, alto n de enzimas oxidativas, alta resistência à fadiga, menor diâmetro, menor tensão, grande reserva de triglicerídeos.

     

    Intermediárias= Fibra do Tipo II-A

    Características: cor mais branca, quantidade mediana de mitocôndrias, metabolismo anaeróbico (prevalência) e aeróbio, não fadiga rápido.

     

    Rápidas= Fibras do tipo II-B

    Características: contração rápida, cor branca, baixa taxa de mioglobina, baixa taxa de mitocôndria, baixa capacidade oxidativa, alto n de enzima glicolítica, enzimas ATPase, baixa resistência à fadiga, maior diâmetro, maior tensão, acúmulo de ácido lático, elasticidade alta


ID
2368084
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O texto de Rodrigues e Darido (2008), intitulado “A Técnica Esportiva em Aulas de Educação Física”, apresenta as abordagens socioculturais da Educação Física nas últimas décadas e tece severas críticas à relação entre Educação Física e Esporte. Em relação a este contexto, analise as afirmativas abaixo.
I - O que se propõe é que os gestos técnicos sejam um meio privilegiado para alcançar outras finalidades educativas e não a única aprendizagem necessária.
II – É fundamental conhecer as técnicas esportivas para usufruir prazerosamente do esporte e/ ou do seu consumo como espectador esclarecido.
III - A aprendizagem da técnica pelos alunos não é antagônica ao prazer e ao lúdico nas aulas, podendo, dependendo do tipo de intervenção pedagógica do professor, ser aspectos simultâneos e complementares.
IV - Os gestos técnicos devem ser condição necessária e indispensável para que o aluno vivencie e pratique o esporte.
V – Em linhas gerais há um consenso entre as obras de tendências socioculturais, que defendem a exclusão do ensino dos gestos técnicos em detrimento da construção de um entendimento mais amplo a respeito do esporte na escola.
A alternativa que representa o conjunto das afirmativas INCORRETAS é:

Alternativas
Comentários
  • IV - Os gestos técnicos devem ser condição necessária e indispensável para que o aluno vivencie e pratique o esporte.

    V – Em linhas gerais há um consenso entre as obras de tendências socioculturais, que defendem a exclusão do ensino dos gestos técnicos em detrimento da construção de um entendimento mais amplo a respeito do esporte na escola.

    incorreta

  • II – É fundamental conhecer as técnicas esportivas para usufruir prazerosamente do esporte e/ ou do seu consumo como espectador esclarecido (??)

    Como pode estar certa? Para mim a II também está incorreta.

    Discordo do gabarito (E).

  • Não faz sentido a 2 estar correta.