SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2020 - MJSP - Analista de Governança de Dados - Big Data


ID
4832053
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

A que gênero textual pertence o texto?

Alternativas
Comentários
  • Crônica.

    s.f. Gênero literário que consiste na apreciação pessoal dos fatos da vida cotidiana. Literatura. Coletânea de fatos...

     

    https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=Cr%C3%B4nica.

  • Gabarito: E

    Crônica: é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revista e programas da TV.

  • GABARITO: E

    Para quem marcou a letra B, a narração é uma tipologia textual, e a questão pede o gênero, que é a crônica.

  • A tipologia textual diz respeito a estrutura/forma/conteúdo do texto, já o gênero textual relaciona-se com o contexto e função comunicativa, ou seja, é o uso das estruturas textuais no cotidiano.

    Alguns exemplos de gêneros textuais que podem fazer parte da tipologia narrativa, são: crônica (texto curto baseado em recortes do cotidiano), conto (texto curto e fictício), fábula (apresenta como personagens animais e objetos animados), biografia, romance, piadas, tiras, dentre outras.

  • Para quem marcou a letra B, a narração é uma tipologia textual, e a questão pede o GÊNERO TEXTUAL, que é a crônica.

    _____________________________________________________

    TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNERO TEXTUAL 

    TIPOLOGIA TEXTUAL --> ORGANIZAÇÃO INTERNA / FORMA

    DESCRIÇÃO;

    NARRAÇÃO;

    DISSERTAÇÃO;

    ARGUMENTAÇÃO;

    INJUNÇÃO;

    DIÁLOGO;

    GÊNERO TEXTUAL ---> ESTRUTURA / TEMA / ESTILO / OBJETIVO

    CARTA

    E-MAIL

    ANÚNCIO

    ARTIGO

    RESUMO

    POESIA

    PIADA

    TIRINHA

    LISTA

    CRÔNICA

  • LETRA E

    CONTO - Narração breve, oral ou escrita, de um sucesso imaginário. Tem um número reduzido de personagens que participam de uma só ação, em um foco temático. Sua finalidade é provocar no leitor uma única resposta emocional. Originariamente, o conto é uma das formas mais antigas de literatura popular de transmissão oral. 

    CRÔNICA - Atualmente, é um gênero literário que explora qualquer assunto, principalmente os temas do cotidiano. Geralmente escritas para serem publicadas em jornais e revistas — que, mais tarde, podem ou não ser reunidas em livro — a crônica se caracteriza pelo tom humorístico ou crítico

    NARRAÇÃO É UM TIPO TEXTUAL, NÃO GÊNERO!!!!

  • Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos. Além disso, eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido as mudanças de comunicação na sociedade. 

    Dentre os gêneros textuais mais comuns estão: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema e e-mail. 

    Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade. Ou seja, resumidamente, os tipos textuais são responsáveis pela forma como um texto se apresenta, e os mais usados são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. 

    https://blog.enem.com.br/diferenca-entre-generos-e-tipos-textuais/#:~:text=Os%20g%C3%AAneros%20textuais%20s%C3%A3o%20textos,em%20uma%20dada%20situa%C3%A7%C3%A3o%20comunicativa.&text=J%C3%A1%20a%20tipologia%20textual%2C%20se,textos%2C%20seu%20objetivo%20e%20finalidade.

  • O texto é uma crônica.

    Crônica: narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revista e programas da TV. Gabarito Letra E.

    FONTE: Estratégia.

  • Para mim, esse texto nao fala nada de cotidiano... por isso marquei como conto :(

  • Gab: E

    GÊNERO TEXTUAL X TIPOLOGIA TEXTUAL

    Gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa.

    - Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos.

    - Eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido as mudanças de comunicação na sociedade. 

    Dentre os gêneros textuais mais comuns estão:

    - conto; crônica; artigo; resumo; receita culinária; carta; propaganda; novela; dicionário; resenha; poema; e-mail. 

    Ou seja, lembre-se que o gênero textual refere-se ao papel que aquele elemento comunicativo exerce. Quando a banca quiser de você o gênero, sempre se pergunte “quem é este texto?

     

    Tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.

    Os mais usados são:

    - narrativo; descritivo; dissertativo; expositivo; injuntivo.

    Quando a banca quiser de você a tipologia textual, sempre se pergunte como se estrutura este texto? 

  • Gêneros textuais: 

    São os textos materializados que encontramos em nosso cotidiano; tais textos apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Como exemplos, temos:

    receita culinária;

    e-mail;

    reportagem;

    monografia; 

    poema;

    editorial piada; 

    debate;

    agenda;

    inquérito policial;

    fórum;

    blog...

    A escolha de um determinado gênero discursivo depende, em grande parte da situação de produção, ou seja, a finalidade do texto a ser produzido, quem são os locutores e os interlocutores, o meio disponível para veicular o texto, etc. 

    Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a es feras de circulação. Assim: 

    Na esfera jornalística, por exemplo, são comuns gêneros como notícias reportagens editoriais, entrevistas e outros;

    Na esfera de divulgação científica são comuns gêneros como verbete de dicionário de enciclopédia artigo ou ensaio científico seminário conferência.

  • "Procura-se um martelinho de ouro" - marquei um anúncio

  • CRONICA = E A FUSÃO DA LITERATURA + JORNALISMO OU SEJA PARA QUE SEJA E PRECISO QUE TENHA EMOÇÃO E INFORMAÇÃO NO TEXTO.

  • GABARITO: LETRA E

    Gênero Textual está relacionado a um contexto histórico e cultural e são diversos os exemplos, como uma carta, e-mail, receita culinária, telefonemas, etc.

    Por outro lado, a Tipologia Textual se relaciona com a estrutura, o conteúdo e a forma como um texto se apresenta, e os quatro principais tipos que abordaremos são os seguintes:

    -Narração;

    -Dissertação;

    -Descrição; e

    -Injunção.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tipologia-textual-saiba-como-identificar-os-4-principais-tipos-de-texto/

  • Infernooo

  • GABARITO: E

    A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

    Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

    Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/cronica/

  • Português me deprime

  • Vi que muitas pessoas erraram essa questões, assim uma dica rápida.

    Como é de alternativa, utilizamos o método anular as opções e assim conseguir chegar a resposta.

    A) Anúncio - podemos eliminar, pois não se trata de publicidade, venda, ou algo semelhante.

    B) Narração - (muitas pessoas escolheu e errou) até aceitável o erro, pois a situação tem personagem e história, porém, não tem cronologia (acontecimentos de tempo) começo, meio e fim, o que faz com que a alternativa fique como uma das opções para ser decidido no final.

    C) Conto - Um conto é uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e um enredo. Podemos também anular essa alternativa.

    D) Notícia - de jeito nenhum.

    E) Crônica - nossa opção mais sensata a se marcada, pois, na literatura e no jornalismo, uma crónica ou crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio.

  • Narração é tipologia e não gênero! Mas mesmo assim, tem que ficar esperto!! Já vi enunciados que davam a entender uma coisa e a resposta seria justamente a contrária...todo cuidado é pouco nessa banca kkkkkkkk

  • Crônica seria um texto Narrativo Pessoal?

  • A narração é uma tipologia textual, e a questão pede o gênero, que é a crônica.


ID
4832056
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Assinale a alternativa correta sobre a memorabilia de que trata o autor do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

  • Caramba... aquele.. aquele o que? aquele memorabilia. achei sem sentido... acho que aquele refere-se a museu pessoal.
  • Aquele retoma museu, nao entendi pq a resposta foi a letra b. Marquei a letra A.

  • Aquele retoma ( lugar de destaque na memorablia). Se retomasse museu o pron. seria ESSE.

    Me corrijam caso eu tenham viajado. kkkk

  • memoria de mobilhada o nome já é bem sugestivo algo que todos nos guardamos objetos de valores irrelevantes para os demais, mas de grande valor pessoal

  • a) Memorabilia é o nome dado pelo autor à vitrine que fica em sua casa. Errado.

    Memorabilia não é um lugar físico e sim um "hipotético museu" "que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto" uma "vitrine imaginária".

    b) Gabarito.

    c) Na memorabilia, ficam expostos vários objetos de grande importância para todos aqueles que os observam. Errado.

    "...pequenos objetos desimportantes para o mundo."

    d) Como a memorabilia do autor não é grande, cabem nela apenas objetos de tamanho reduzido: cinzeiro, livro, chaveiro, LP, caneca e calção. Errado.

    Mesma justificativa da a)

    e) Na memorabilia, o cinzeiro exibia o mesmo estatuto que os demais objetos. Errado.

     "...o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia..."

  • O sentido da questão está na memória dos objetos importantes para cada ser. O museu nesse sentido está no acervo sentimental.

  • memorabilia = mobílias na memória. Todos nós temos. Na dele, o cinzeiro ocupava lugar de destaque.

  • Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

    B

  • Questão completamente DÚBIA.

    Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

    MEU HIPOTÉTICO MUSEU... Pronome possessivo MEU, me deixou confuso, não remete a pluricidade como gabarito da questão diz... Errei por isso!!!

  • GAB B

    Nossa resposta se encontra no trecho:

    Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo ...

    FONTE: Estratégia

  • Eu não tenho uma, e o escritor não induziu que todo mundo tinha. Questão estranha.

  • Minha pequena contribuição, pois tive bastante dificuldade de resolver a questão mas acabei acertando.

    observe a parte do trecho que soluciona o gabarito. FUI POR ELIMINAÇÃO EM ALGUNS PONTOS.

    Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

    Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

    ALTERNATIVAS

    (E) Na memorabilia, o cinzeiro exibia o mesmo estatuto que os demais objetos.

    Destaquei em vermelho no texto. o cinzeiro ocupava lugar de destaque, não tinha o mesmo valor dos outros objetos.

    (D) Como a memorabilia do autor não é grande, cabem nela apenas objetos de tamanho reduzido: cinzeiro, livro, chaveiro, LP, caneca e calção.

    Observe que apesar de ele citar na alternativa todos os objetos que ele descreve no texto,cinzeiro, livro, chaveiro, LP, caneca e calção. Em nenhum momento ele cita o tamanho da MEMORABILIA.

    (C) Na memorabilia, ficam expostos vários objetos de grande importância para todos aqueles que os observam.

    Destaquei em verde no texto, o treco em que o autor deixa bem claro que são objetos desimportantes para o mundo. isso é o sucifiente para eliminar a alternativa.

    (B)Todas as pessoas possuem sua própria memorabilia.(GABARITO DA QUESTÂO)

    Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, esta fazendo referência a MEMORABILIA do meu hipotético museu pessoal.

    pode inferir desse trecho do texto o que ele propôs na alternativa. De que todas as Pessoas possuem sua propria MEMORABILIA. ''Aquela que todas nós criamos.''

    (A) Memorabilia é o nome dado pelo autor à vitrine que fica em sua casa.

    Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos,.........

    A vitrine é imaginaria não é possível ficar na casa do autor.

    QUALQUER ERRO ME REPORTEM.

  • namoral, questões como essa eu deixaria pra fazer no final da prova, fazia primeiro as de gramatica e o resto da prova dai depois voltava e com mais paciência leria várias vezes pra tentar entender a cabeça do examinador

  • A resposta é extraída da parte em destaque:

    Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo. 

  • [GABARITO: LETRA B]

    Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

  •  Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo

  • Embora não consiga ver o erro da C, já que se todos têm sua própria memorabilia, cada um pode observar a sua, a letra B está mais correta, pois não fica com as mesmas palavras do autor.

  • Eu discordo da questão pois: a memorabilia é um item do hipotético museu pessoal.

    Ex: A coleira do meu cão.

    Assim entendi que memorabilia é parte integrante do hipotético museu, logo o que TODOS temos não é a memorabilia mas sim o museu hipotético.

    Não sei se mais alguém raciocinou assim.

  • Galera Memorabilia, CLARAMNENTE É ALGO QUE FICA NA MENTE( MEMORIA ), LOGO A UNICA ALTERNATIVA QUE FAZ SENTIDO É A LETRA B

  • Discordo do gabarito, contudo nao adianta chorar, bora estudar.

  • Nunca nem vi.

  • Memorabilia = RECORDAÇÕES

  • Letra B

    "Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo."

  • Está no texto:

    "...o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo."

    Gabarito:B

  • Fonte: vozes da minha cabeca

  • E eu achando que era uma vitrine mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... assassinei a aula de interpretação!


ID
4832059
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Em relação ao texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

  • Se fosse FGV, estaria errada. Pois ele tem certeza de que o concerto não faráo cinzeiro voltar ao seu estado anterior.

  • Letra E tbm não está incorreta, pois "restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas", e o texto é de 2018.

  • Gabarito: D.

    a) Errado. Na segunda linha do texto: "Não se trata de joia de valor financeiro incalculável".

    b) Errado. Típica extrapolação textual. Quem é aposentado e não fuma mais é o narrador. Não há nenhuma informação a respeito de seus familiares.

    c) Errado. No terceiro parágrafo: "Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher".

    d) Gabarito. Extraindo um trecho que permita confirmar: "Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso." Ele tem uma esperança de que o cinzeiro possa voltar a sua condição original, mas caso não possa, que volte a ficar o mais parecido possível.

    e) Errado. Extrapolação textual novamente. Pelo item C nós sabemos que não há certeza de quem foi que deu o isqueiro. Ademais, não há forma de se ter estimativa de quando que o isqueiro foi recebido pelo pai do narrador. Sobre o comentário da colega Lucineide, acredito que há equívoco. Primeiro pelo fato de a prova não fornecer o ano do texto, e sim o ano de acesso. Ela conseguiu tal informação buscando na internet. Além disso, o autor fala que o texto está em sua família há mais de 5 décadas, certo? Então, considerando o ano de 2018 - 50 anos = 1968. Porém, como fala que está há mais de 5 décadas, nós não sabemos se são 6, 7, enfim, o total exato. Portanto, não há como concluir o que a assertiva pede.

    Bons estudos!

  • o narrador não tem total certeza de que o conserto do cinzeiro fará com este retorne exatamente ao que era antigamente.

    o correto não seria "esse"? alguém pode me confirmar?

  • Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

  • GAB D

    Vejamos o trecho: Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

    Não há uma certeza por parte do narrador.

    Estratégia.

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • ler esse texto mata um tempo !

  • Não o "P" em relevo do cinzeiro do PIGNATARI, não é pq ele tinha esse nome...

    E se a mulher dele deu pra o amante, o cinzeiro não é mais dele, afinal...

    #TáSertu

  • LETRA: D

    "Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável."

  • Gab: D

    Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

  • Errei por falta de atenção... sigamos.

  • Sobre a letra C: deduzir o P era até fácil, mas estaríamos INTERPRETANDO, já que o texto não fala nada, de modo direto! E o enunciado é claro '' em relação ao texto'', ou seja, COMPREENSÃO

  • Letra C está incorreta:

    o cinzeiro foi entregue pessoalmente ao pai do narrador por Baby Pignatari, por isso o objeto tinha a letra “P” em relevo.

    Resposta:

    Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira..... 

    Letra D está correta:

    o narrador não tem total certeza de que o conserto do cinzeiro fará com este retorne exatamente ao que era antigamente.

    Resposta:

    Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.


ID
4832062
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Referente ao excerto “Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes [...]”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  “Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes [...]”

    A) Em ambos os casos, o pronome “se” exerce a mesma função. → Correto, se tentarmos passar a frase para a voz passiva analítica, é notório que estamos diante de uma partícula apassivadora, vajamos: Procura-se um martelinho de ouro; um martelinho de ouro é procurado; Aceitam-se indicações; indicações são aceitas.

    GABARITO. A

  • Pronome apassivador – Particula Apassivadora

     Relaciona-se a verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, estando na voz passiva sintética.

    E se o verbo está no PLURAL tem grandes chances de ser particula apassivadora

    Índice de indeterminação do sujeito Relaciona-se a verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação, uma vez conjugados na 3ª pessoa do singular.

    TRATA-SE DE - PLURAL PRA QUE?

  • "Aguardando comentário dos erros das outras alternativas".

    Gratidão!

  • GABARITO -A

    VTD + SE = Partícula apassivadora.

    em

    Procura-se um martelinho de ouro. / Aceitam-se indicações de profissionais pacientes.

    Temo dois VTD + SE = Partículas apassivadoras.

    A voz é passiva sintética.

    NÃO ESQUECER :

    A voz passiva pode ser analítica : Verbo auxiliar " se" + Verbo principal no particípio .

    Ou

    Sintética = VTD + SE

    _______________________________________________________

    a) Em ambos os casos, o pronome “se” exerce a mesma função.

    Procura / algo VTD + SE = Partícula apassivadora

    Indica=se / algo = VTD +SE = Partícula apassivadora

    _______________________________________________________

    b) A expressão “aceitam-se” poderia ser substituída por “aceita-se” sem que isso causasse prejuízo sintático ou semântico ao período.

    Uma peculiaridade da partícula apassivadora é que ela transforma o OD em sujeito. Logo, se o OD está no plural o verbo também deve estar.

    ex: Vende-se casas ( errado )

    Vedem-se casas

    ________________________________________________

    c) Ambas as orações estão na voz ativa.

    Voz passiva sintética

    VTD + SE

    __________________________________________________

    d) Em “aceitam-se”, o pronome indica que o sujeito do verbo é indeterminado.

    A partícula apassivadora transforma o OD em sujeito.

    __________________________________________________

    e) Em “procura-se”, “eu” é sujeito oculto do verbo, sendo a oração parafraseável por “eu procuro um martelinho de ouro”.

    O sujeito não é oculto. O OD é transformado em Sujeito.

    _________________________________________________

    Fonte: José Maria.

  • Funções do SE

    1 – Substantivo (vem determinado – artigo):

    Exemplo: Você adora um se.

    2 – Conjunção condicional (equivale a: Caso):

    Exemplo: Se ela vier, eu fico.

    3 – Conjunção integrante (quando a partir dele der para substituir por isso):

    Exemplo: Não sei se você entendeu.

    4 – Partícula apassivadora (quando perguntar: Quem é que ou o que é que e houver uma resposta);

    Exemplo: Vive-se uma vida boa.

    5 – Índice de indeterminação do sujeito (quando perguntar: Quem é que ou o que é que e não houver uma resposta), verbo 3° pessoa do singular + se:

    Exemplo: Precisa-se de amor.

    6 – Pronome reflexivo (Quando estiver na voz reflexiva), pratica e recebe a ação:

    Exemplo: Ana se riscou.

  • Letra A

    a) Correta. Em ambos os casos, o pronome “se” exerce a mesma função.

    Exercem a função de PARTÍCULA APASSIVADORA.

    b) A expressão “aceitam-se” poderia ser substituída por “aceita-se” sem que isso causasse prejuízo sintático ou semântico ao período.

    Causa prejuízo gramatical sim, pois o verbo deve concordar com o sujeito que está no plural, ou seja, com INDICAÇÕES...

    c) Ambas as orações estão na voz ativa.

    Ambas estão na VOZ PASSIVA, esta que pode ser sintética ( com a partícula SE) ou analítica ( Locução verbal = Verbo SER + Particípio).

    d) Em “aceitam-se”, o pronome indica que o sujeito do verbo é indeterminado.

    O sujeito está determinado, ou seja é o termo MARTELINHO DE OURO...

    e) Em “procura-se”, “eu” é sujeito oculto do verbo, sendo a oração parafraseável por “eu procuro um martelinho de ouro”.

    O sujeito NÃO está oculto, ele é determinado, ou seja, é o termo MARTELINHO DE OURO...

    Erros? Só avisar!! RESISTA!

  • O SE possui várias funções na língua no caso é uma partícula apassivadora que se encontra na voz sintética VTD + SE

    O que você pode achar que é objeto direto vira sujeito paciente.

    Na dúvida você pode transpor para voz analítica Ser + particípio

    Um martelinho de ouro é procurado

    Indicações de profissionais pacientes são aceitadas

    Partícula apassivadora o verbo flexiona para concordar com o sujeito

    índice de indeterminação do sujeito verbo no singular

    gabarito A exerce a mesma função

  • A) SE (Partícula Apassivadora):

    I. SE + VTD

    II. SE + VTDI

    B) SE (Partícula Indeterminadora)

    I. SE + VL

    II. SE + VI

    III. SE + VTI

  • GABARITO A

    Em ambos os casos o se exerce função de partícula apassivadora.

    Partícula Apassivadora: VTD ou VTDI + sujeito paciente; o verbo concorda com o sujeito; encontra-se na voz passiva.

  • GABARITO: LETRA  A

    COMPLEMENTANDO:

    Voz Passiva Analítica

    Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo:

    A escola será pintada.

    O trabalho é feito por ele.

    Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de. Por exemplo:

    A casa ficou cercada de soldados.

    - Pode acontecer ainda que o agente da passiva não esteja explícito na frase. Por exemplo:

    A exposição será aberta amanhã.

    Voz Passiva Sintética

    A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Por exemplo:

    Abriram-se as inscrições para o concurso.

    Destruiu-se o velho prédio da escola.

    Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • O pronome nunca poderá iniciar uma oração!

  • Os dois são VTD:

    1- procura o quê? --> um martelinho de ouro (OD, que vira sujeito paciente)

    2 - aceitam o quê? --> indicações de profissionais pacientes (OD, que vira sujeito paciente)

    Em ambos casos, o "se" vira partícula apassivadora.

  • Ambos pronome apassivador VTD+SE

  • GABARITO: A

    “Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes [...]”

    A) Em ambos os casos, o pronome “se” exerce a mesma função. → Correto, se tentarmos passar a frase para a voz passiva analítica, é notório que estamos diante de uma partícula apassivadora, vejamos:

    Procura-se um martelinho de ouro =um martelinho de ouro é procurado; Aceitam-se indicações=indicações são aceitas.

    Fonte: Alison

  • GAB.: A

    Tanto o verbo "procurar" quanto "aceitar" são VTD. Somada à partícula "SE" só pode ocorrer partícula apassivadora.

  • CAUSA É DIFERENTE DE CONDIÇÃO.

  • Os dois são VTD:

    1- procura o quê? --> um martelinho de ouro (OD, que vira sujeito paciente)

    2 - aceitam o quê? --> indicações de profissionais pacientes (OD, que vira sujeito paciente)

    Em ambos casos, o "se" vira partícula apassivadora.

  • “Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes".

    Em ambos exerce a mesma função.

    O "se" é partícula apassivadora e introduz uma voz passiva analítica, podendo ser facilmente transformada em ativa como prova real.

    1 - Um martelinho de ouro é procurado.

    2 - Indicações de profissionais pacientes são aceitas.

    Gab: Letra A.

  • Gabarito: A

    ➡ Nas duas o SE exerce a função de partícula apassivadora.

  • Partícula apassivadora:

    VTD ou VTDI

    voz passiva sintética

    Há sujeito passivo, mas não OD

  • #RevisãoAtiva

    Referente ao excerto “Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes [...]”, assinale a alternativa correta.

    Explicação: Seguindo a regra gramatical geral, temos que tanto o verbo "procurar" quanto "aceitar" são transitivos diretos que devem concordar com os respectivos sujeitos. Além disso, percebe-se uma ideia de sujeito paciente, pois "um martelinho de ouro" está sendo procurado e "indicações de profissionais pacientes" são aceitas. Muito embora o sujeito não possa ser determinado, pois quem procura e quem aceita não inferidos pelo texto, o pronome "se" exerce em ambos a mesma função, de "partícula apassivadora.

    a) Correta! Em ambos os casos, o pronome “se” exerce a mesma função. (Partícula apassivadora)

  • Quem procura, procura algo, quem aceita, aceita algo

  • GABARITO A

    “Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes [...]”

    VERBO SER + VERBO NO PARTICÍPIO = PARTÍCULA APASSIVADORA

    ( É PROCURADO MARTEILINHO DE OURO )

    ( É ACEITADO INDICAÇÕES DE PROFISSIONAIS )


ID
4832065
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Em relação à pontuação empregada no último parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab : C

    ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Quanto à melodia da frase, indica um tom ligeiramente descendente, mas capaz de assinalar que o período não terminou. Emprega-se nos seguintes casos: - Para separar orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardem relação entre si.

  • só eu que achei elipse do verbo cabe?
  • GABARITO -C

    A) A vírgula (,) indica uma pausa longa, encerrando o período.

    A pausa máxima é assinalada pelo ponto final.

    ______________________________________________________

    B) As reticências (...) indicam que a fala do autor foi interrompida por alguém.

    (.....) uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

    As reticências podem ser usas para :

    Indicar continuidade de ação ou fato : O balão foi subindo.....

    II) Suspensão ou interrupção de pensamento: Trabalhei tanto que....

    III) Representar uma Hesitação na Língua . Não quero subir porque...

    No trecho apresentado percebemos uma continuidade de ação. O autor continua a listar o que cabe na vitrine imaginária.

    _______________________________________

    C) O ponto e vírgula (;) enuncia pausa mais forte em um trecho longo no qual já existe vírgula.

    Uma das finalidades do ponto e vírgula é ser uma pausa mais forte que a vírgula, mas não mais forte que o Ponto final.

    _____________________________________________

    D) O ponto e vírgula (;) indica a elipse de verbos.

    Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado;

    o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

    Muito cuidado! vc marca a omissão de termos por meio de Vírgulas.

    Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo:

    Eles querem comida; nós, arte.

    Fontes: P & Spadoto , 558

    F. Pestana

    ( https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/#:~:text=Usa%2Dse%20v%C3%ADrgula%20para%20separar,coordenados%20

    (dispostos%20em%20enumera%C3%A7%C3%A3o)%3A&text=Usa%2Dse%20a%20v%C3%ADrgula%20para

    ,querem%20comida%3B%20n%C3%B3s%2C%20arte. )

    Q1239546

    __________________________________________________________________

    E) Em todas as suas ocorrências, o ponto e vírgula (;) poderia ser substituído por ponto (.) sem que isso causasse prejuízo sintático ou semântico ao parágrafo.

    Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

    Perceba que no trecho grifado temos uma enumeração. Em alguns pontos foi substituída por ponto e vírgula, porque já temos vírgula no interior do período, certo?

    Não seria adequada a substituição por uma pausa mais forte provocada pelo ponto final.

    ______________________________________________

    Fontes: P & Spadoto , 558

    F. Pestana

  • tudo bem que o ponto e vírgula representa uma pausa mais forte, todavia, representa tmb enumerações e era o que o texto tratava. PORTUGUÊS E SUAS MAZELAS. Não tem jeito, Nao adianta discutir com o gabarito. É FORÇA, FÉ E FOCO
  • Letra C

    Sobre o PONTO E VÍRGULA:

    -Não utilizo para separar orações subordinadas.

    -Indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto.

    -Pode substituir o ponto final.

    -Separa orações coordenadas não unidas por conjunções.

    -Separa orações coordenadas quando pelo menos uma delas possui elementos separados por vírgula.

    -Separa itens de uma enumeração.

    Fonte: Prof: Elias Santana, Gran Cursos. Erros? Só avisar! RESISTA :)

  • AOCP sendo AOCP.

    As alternativas D e E são perfeitamente adequadas também.

  • Errado. O ponto e vírgula (;) indica a elipse de verbos. Motivo: Não existe ponto e vírgula vicária.

    Atenção!

    Elipse é com vírgula vicária.

  • o ; apenas foi utilizado porque as vírgulas anteriores já indicava uma explicação

  • Caramba AOCP, fui na D com vontade.

  • Muito cuidado! vc marca a omissão de termos por meio de Vírgulas.

    Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo:

    Eles querem comida; nós, arte.

  • O que que cabe nesta vitrine ?

     o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

    O sujeito está em ordem posposto ao verbo.

    Não vai caber ponto final, separ o sujeito do verbo nunca.

    Omissão do verbo também não, pois é o sujjeito que está seguindo uma ordem.

    Gab. C.

    Podem corrigir, caso errado estiver...

    esta primeira vírgula só está dando um estado, descrevendo como ele estava.

  • S.m.j, não houve elipse, e sim, zeugma.

    A elipse é quando não há um termo expresso, mas, pelo contexto, é facilmente identificado.

    Ex.: Tenho duas filhas, um filho e amo todos da mesma maneira.

    (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".)

    ○○○

    Já na ZEUGMA, a omissão é de um termo já dito em um momento anterior

    Ex.: Todos aqui gostam de futebol; eu, de vôlei.

    (Note que eu "gosto de vôlei", mas houve a zeugma do verbo).

    Erros, favor, avisem-me. ☺

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Ponto e vírgula ( ; )

    O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Quanto à melodia da frase, indica um tom ligeiramente descendente, mas capaz de assinalar que o período não terminou. Emprega-se nos seguintes casos:

    - Para separar orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardem relação entre si.

    Por Exemplo:

    O rio está poluído; os peixes estão mortos.

    - Para separar orações coordenadas, quando pelo menos uma delas já possui elementos separados por vírgula.

    Por Exemplo:

    O resultado final foi o seguinte: dez professores votaram a favor do acordo; nove, contra.

    - Para separar itens de uma enumeração.

    Por Exemplo:

    No parque de diversões, as crianças encontram:
    brinquedos;
    balões;
    pipoca.

    - Para alongar a pausa de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.) , substituindo, assim, a vírgula.

    Por Exemplo:

    Gostaria de vê-lo hojetodavia, só o verei amanhã.

    - Para separar orações coordenadas adversativas quando a conjunção aparecer no meio da oração.

    Por Exemplo:

    Esperava encontrar todos os produtos no supermercado; obtive, porém, apenas alguns.

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono31.php

  • dejair bento, por um momento, também pensei em elipse. Porém, eliminei esta hipótese por estar o verbo no plural.

    Para percebermos mais claramente, vamos tirar todos os "penduricalhos" e deixar só os núcleos. Teríamos:

    Cabem nessa vitrine o primeiro livro, o chaveiro, o LP, uma caneca, o calção e o velho cinzeiro.

    Assim fica mais fácil perceber que o verbo CABEM se refere a todas as palavras seguintes.

    Em minha opinião, se fosse Cabe, daí o ; marcaria uma elipse.

  • ELIPSE X ZEUGMA

    Elipse: consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração ainda não mencionados no texto/frase. O termo omitido na sentença está subentendido, sendo identificável por conta do contexto.

    Ex.: Quero sua risada mais gostosa. Perceba que o sujeito está subentendido "eu".

    Zeugma: consiste na omissão de um termo ou expressão já mencionados no texto/frase.

    Ex.: Rita levou meu sorriso. No sorriso dela, (aqui há o termo "levou" omitido) meu assunto.

    GABARITO: C

  • muitas teorias sobre esse gabarito, por favor, peçam comentário do professor.

  • A banca simplesmente atribuiu um uso do ; que não existe e considerou certo, é isso mesmo?

  • vírgula vicária é aquela que substitui um termo da oração. Trata-se de uma figura de linguagem chamada zeugma, um tipo especial de elipse que ocorre quando há a omissão de uma palavra anteriormente enunciada. ex: Você joga a bola para mim e eu, para você


ID
4832068
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Assinale a alternativa em que todas as palavras fazem parte de um uso informal da língua.

Alternativas
Comentários
  • Estripulias, beleléu, diacho.

  • Memorabilia: aquilo que faz lembrar, que traz consigo uma lembrança ou memória.

    Fonte: dicio.com.br

    gab. E

  • GAB: E

    Você é obrigado a conhecer as gírias, palavras do dia-a-dia de outras localidades do Brasil. Questão para encher a prova.

  • Quem é Nordestino igual a mim, não erra essa questão rsrsr.

  • Nordestinos NUNCA irrariam uma questão dessas rsrs

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Eu sou é matuto do pé da serra e não erro essa jonsa aí não.., que questão medonha de fácil, vamos pra outra....

  • mas bah tchê, se até eu que sou gaúcho acertei kkk se vocês ai de cima errassem tinham que se matar namoral

    o que é estripulias?

  • Quando criança era cada Estripulia que fazíamos beleléu, lembro-me das quedas de bicicleta arri diachoo

  • hahahhahaha.... esse diacho foi de épico ahahahhahaha

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/linguagem-formal-e-informal/

  • kkkkkkkk, que banca, hein... Seguimos!

  • Linguagem formal → Pautado na forma de escrita correta da língua Portuguesa.

    Linguagem informal(Coloquial) → ou coloquial representa a linguagem cotidiana.

  • fgv sem grife

  • Diaaaaacho

  • Goiano raiz não erra essa questauuuuuuuuuuum rs rs

  • Numa conversa informal você usa palavras bonitas como "incalculável", "memorabilia", "repleto", "ganhara"?

    Nem atentei a linguagem regionais, acho que dá pra acertar por eliminação.

  • ô diacho!

  • Acertei pq tem um "blogueiro" no instagram que fala muiiiiito diacho nos vídeos (graças a minha procrastinação kkk)


ID
4832071
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Em “Mesmo assim, não acredito em perda total.”, a expressão em destaque poderia ser substituída adequadamente por

Alternativas
Comentários
  • Mesmo assim equivale a apesar disso.

  • GABARITO: D

    "Mesmo assim" é uma expressão concessiva, equivalente a "apesar disso".

  • Gab: D

    Oração subordinativa adverbial concessiva: indicam ideia contrária, ideia oposta.

    Dica: Encaixar a conjunção embora.

    Exemplos: Embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

    Fonte: Língua Portuguesa para concursos - Duda Nogueira - 5° edição - Pág. 353.

  • GABARITO - D

    Vc está vendo esse "mesmo"?

    cara, ele cai muito!

    O mesmo é concessivo

    expressam o mesmo valor: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

  • Letra D

    O sentido é de CONCESSÃO.

    Conjunções subordinadas concessivas = Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese...

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

    Erros? Só avisar!!!

  • Para complementar uma dica que me ajuda bastante:

    Concessiva indica uma quebra de expectativa. Se espera por algo mas outra coisa acontece. 

  • Sempre que tenho dúvida, coloco em outra frase mais fácil de analisar:

    Ele me pagou, mesmo assim, não o perdoei.

    Não o perdoei, apesar dele ter pago.

    Ideia concessiva.

  • Realmente cai bastante essa concessiva.
  • Gaba: D

    "Mesmo assim" pode ser substituído por "apesar disso", por ser uma conjunção concessiva. Aprofundando mais, "apesar disso" pode ser substituído por "a despeito de", cuja expressão é muito utilizada pelas bancas (e escritores para passar uma maior formalidade).

    Bons estudos!!

  • Macete da concessiva.

    Concessiva é a teimosa, aconteceu isso, aquilo, mas eu ainda irei...

    Mesmo que as passagens para o Pará estejam caras, irei fazer a prova da pc.

    Embora não acreditasse em mim, já passei em alguns concursos.

    Ainda que levasse chifres, não deixaria a Doraci.

    Apesar de ter estudado pouco, consegui aprovação.

    Eu sou é teimoso também.

  • Não li o texto e fui na B. Soou tão certo!

  • cara, cuidado. Se fosse “assim mesmo, não acredito em perda total.”

    já é outra história, tendo como sentido a ideia de conclusão, caso meu raciocinio esteja equivocado me avisem

  • cara, cuidado. Se fosse “assim mesmo, não acredito em perda total.”

    já é outra história, tendo como sentido a ideia de conclusão, caso meu raciocinio esteja equivocado me avisem

  • Mesmo que esteja dificil, vença.

  • MESMO QUE ,CONGUANTO ,EMBORA.CONCESSIVA

    PORQUANTO-explicativa

  • GABARITO: LETRA D

    Concessiva:

    É comum que exista uma certa dificuldade em diferenciar o sentido de conjunções concessivas e adversativas. Estamos mais acostumados à ideia trazida pelas conjunções adversativas: uma contraposição ao que fora levantado anteriormente na frase.

    No caso da concessão, a ideia expressa após essa conjunção é diversa àquilo apresentado anteriormente, porém, não é tão “forte” e oposta a ponto de anular essa informação anterior.

    Principal conjunção concessiva: embora.

    Outras conjunções: ainda que, se bem que, conquanto, mesmo que.

    Eleonora teria sido aprovada mesmo que estivesse com o braço quebrado.

    Embora trouxesse lágrimas em seus olhos, conseguiu seguir em frente.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/conjuncoes-subordinativas-aprenda-como-utilizar-e-classificar/

  • CONJUNÇÕES

    CONCESSIVAS

    E mbora

    C onquanto

    A pesar de (malgrado)

    A inda que

    M esmo que

    P or mais que

    P osto que

    S e bem que

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento em conectores e seus significados. O candidato deve indicar qual assertiva possui um conector que pode substituir "mesmo assim". Vejamos:

    "Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

    Mesmo assim, não acredito em perda total."

    Percebam que mesmo o período anterior dizendo que houve um estrago na tampa giratória, o autor não acredita na perda total. Ou seja, uma ideia contrária da normal. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Diante disso⇨ possui valor conclusivo.

    Ex: Fiz toda a preparação da festa, diante disso, festejamos.

    b) Incorreta.

    Desse modo⇨ possui valor conclusivo.

    Ex: Fiz toda a preparação da festa, desse modo, festejamos.

    c) Incorreta.

    Por isso⇨ possui valor conclusivo.

    Ex: Fiz toda a preparação da festa, por isso, festejamos.

    d) Correta.

    Apesar disso⇨ conector que indica adversidade. Indica uma ideia contrária ao fato anterior.

    "Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

    Apesar disso, não acredito em perda total."

    e) Incorreta.

    Portanto⇨ possui valor conclusivo.

    Ex: Fiz toda a preparação da festa, portanto, festejamos.

    Gabarito: D


ID
4832074
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Assinale a alternativa em que a sílaba em destaque, em ambas as palavras, é um prefixo com o significado de “negação, ação contrária”.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Desmontar, desamassar.

  • Desmontar, desamassar.

  • gab:b

    é só fazer a leitura e buscar o significado contrario eu fiz assim kkk

  • GABARITO - B

    Isto pode ajudar em eventuais cobranças :

    a-, an-: Afastamento, privação, negação, insuficiência, carência. Exemplos: anônimo, amoral, ateu, afônico

    anti-: Oposição, ação contrária. antídoto, antipatia, antagonista, antítese

    des-, dis- Negação, ação contrária, separação. Exemplos: desventura, discórdia, discussão

    Pra cima deles!!

  • GAB: B

    Não entendi bem o enunciado, mas utilizei como raciocínio a substituição pelos seus antônimos:

    Montar = Desmontar;

    Amassar = Desamassar.

    Deu certo. Ainda não entendi onde há negação, mas tá ai.

  • Questão pra não zerar a prova. haha

  • Desmontar, desamassar.

  • Essa ai é pra você dizer que acertou uma de português.

  • a e an são prefixos de negação.

  • cada questão tosca kkkk

  • se alguém quiser trocar correções de redação eu faço, por exemplo, você lê e corrigi a minha e eu leio e corrijo a sua. OBS: tudo de graça né, é claro.

    manda um e-mail para : jeronimoajalaborgesjunior@gmail.com

    assim como eu deve ter um monte de gente que não tem condição de pagar prof particular para fazer correções etc...

  • Essa é pra não zerar

  • vcs são fodas - errei, não entendi o enunciado e aprendi c vc. GRATTO

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    a, an,des, in: privação, negação

    a-, an-: Afastamento, privação, negação, insuficiência, carência. Exemplos: anônimo, amoral, ateu, afônico.

    de-: Movimento de cima para baixo, separação, negação. Exemplos: decapitar, decair, depor.

    de(s)-, di(s)-: Negação, ação contrária, separação. Exemplos: desventura, discórdia, discussão.

    i-, in-, im-: Sentido contrário, privação, negação. Exemplos: ilegal, impossível, improdutivo.

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf7.php

  • Questao simples, a unica opcao que tirando o DES a palavra ainda faria sentido.

    # futuro a deus pertence,porem so depende de nos.


ID
4832077
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Referente ao excerto “Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari [...]”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

     “Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari [...]”, temos um aposto, explicando quem é o patrão do seu pai, no caso, o empresário baby pignatari.

  • Gostaria de alguma explicação ref ao item (A), o "o" de "o ganhara" seria um pronome obliquo átono nesse contexto???

  • Gabarito: C.

    a) Primeira ocorrência: artigo; segunda: pronome oblíquo átono; terceira: artigo.

    b) Refere-se ao cinzeiro.

    d) Relação explicativa.

    e) Arredondado é a FORMA do material.

  • GABARITO - C

    “Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari [...]”

    ----------------------------------------------

    A) Nas três ocorrências, “o” é um artigo definido.

    1º Artigo definido

    2º Pronome oblíquo átono

    3º Artigo definido

    ----------------------------------------

    B) Em “o ganhara”, “o” se refere à palavra “pai”

    Ganhara o q ?

    refere-se ao cinzeiro.

    --------------------------------

    C) A expressão “o empresário Baby Pignatari” é um aposto explicativo, referente ao substantivo “patrão”.

    seu patrão, o empresário Baby Pignatari.

    Temos um aposto explicativo : Refere-se a um termo anterior para explicá-lo.

    ------------------------------------

    D) A relação semântica estabelecida entre as duas orações é de adição.

    Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara (...)

    Temos uma noção de explicação...

    Chegou lá em casa , pois....

    ------------------------------------

    E) Tanto “arredondado” quanto “de alumínio” indicam o material de que o cinzeiro é feito.

    Arredondado é uma característica, mas não pode ser definido como um material compontente..

    ------------------------

    Bons estudos!

  •  perto do precipício- a palavra perto da ideia de adverbio de lugar , é complemento nominal : adjetivo/adverbio e substantivo abstrato

  • GAB: C

    Na alternativa E faltou imaginação para elaborar mais um item...

  • LETRA C

  • se alguém quiser trocar correções de redação eu faço, por exemplo, você lê e corrigi a minha e eu leio e corrijo a sua. OBS: tudo de graça né, é claro.

    manda um e-mail para : jeronimoajalaborgesjunior@gmail.com

    assim como eu deve er um monte de gente que não tem condição de pagar prof particular para fazer correções etc...

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Aposto:

    Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

    Por Exemplo:

    Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

    Segunda-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente equivalente ao termo a que se relaciona porque poderia substituí-lo. Veja:

    Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça.

    Obs.: após a eliminação de ontem, o substantivo segunda-feira assume a função de adjunto adverbial de tempo.

    Classificação do aposto:

    De acordo com a relação que estabelece com o termo a que se refere, o aposto pode ser classificado em:

    a) Explicativo: A Ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual.

    b) Enumerativo: A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.

    c) Resumidor ou Recapitulativo: Vida digna, cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de um país melhor.

    d) Comparativo: Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

    e) Distributivo: Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa.

    f) Aposto de Oração: Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.

    Além desses, há o aposto especificativo, que difere dos demais por não ser marcado por sinais de pontuação (vírgula ou dois-pontos). O aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase:

    Por Exemplo:

    poeta Manuel Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda.

    rua Augusta está muito longe do rio São Francisco.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR


ID
4832080
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

Em relação aos excertos “[...] um cinzeiro que está na família mais de cinco décadas.” e “É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, que respeitar isso.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na segundo o Há não tem sentido de existir e sim algum que deva ser uma obrigação 

     

    Letra D

  • GABARITO: D

    Em ambas as ocorrências, “há” possui o mesmo significado. INCORRETA. Na primeira ocorrência, o verbo haver indica tempo decorrido; na segunda, indica obrigação, pois equivale a "tem".

    B) Na primeira ocorrência, “há” expressa sentido de futuro. INCORRETA, indica tempo decorrido, ou seja, ideia de passado.

    C) Na primeira ocorrência, “há” poderia ser substituído por “a” sem que isso causasse prejuízo sintático ou semântico ao período. INCORRETA. O "a" é utilizado quando há ideia de futuro.

    D) Na segunda ocorrência, “há” tem um sentido de obrigação, equivalente a “tem”. CORRETA. Vide alternativa a.

    E) Na primeira ocorrência, o sujeito de “há” é o substantivo “cinzeiro”. INCORRETA. O verbo haver indica tempo decorrido, portanto é impessoal, ou seja, não tem sujeito.

  • Para Lembrar!

    → tempo passado. Ex.: Vivo aqui há oito anos.

    A → tempo futuro. Saio daqui a pouco.

    À → Regras da Crase.

    gab. D

  • Há: Passado

    A: Futuro

    Com este macete, já mata a questão :)

    Foco, força e fé!

  • GABARITO - D

    um cinzeiro que está na família  mais de cinco décadas.” e “É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.”, assinale a alternativa correta.

    A ) Em ambas as ocorrências, “há” possui o mesmo significado.

     mais de cinco décadas

    Faz mais de cinco décadas - Tempo decorrido

    há que respeitar isso.

    Tem que se respeitar isso

    -------------------------------------------------------------------

    B) Na primeira ocorrência, “há” expressa sentido de futuro.

    Faz mais de cinco décadas ...

    A ideia é de tempo decorrido e não futuro.

    -------------------------------------------------------------------

    C) Na primeira ocorrência, “há” poderia ser substituído por “a” sem que isso causasse prejuízo sintático ou semântico ao período.

    Como o colega pontuou....

    A- Tempo futuro

    Há - Tempo passado.

    -------------------------------------------------------------------

    E) Na primeira ocorrência, o sujeito de “há” é o substantivo “cinzeiro

    Verbo haver no sentido de existir = Impessoal....

    O que vem após é OD.

    -----------------------------------

    Bons estudos!

  • Tem que respeitar!

    Posição de sentido qndo o naval passar!

    hahaha

    Pra quem nao entendeu:

    https://www.youtube.com/watch?v=jRb6WDqwAaw

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • não gosto dessa banca, tirando algumas questões de interpretação que são dúbias, as questões são muito fáceis, colocando quem começa a estudar com edital aberto na equivalência de quem já esta estudando a mais de 2 ou três anos...

    por isso que as notas de corte dessa banca sempre são altas

    na PC-ES a nota de corte foi 95 de 100 pontos

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

     é a forma conjugada do verbo haver na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Pode indicar tempo passado ou ser sinônimo de existir.

    -há muito tempo;

    -há muitos anos;

    -há vagas de emprego;

    -há coisas que não mudam.

    À é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Pode indicar um lugar ou introduzir um objeto indireto. É, também, usado em muitas locuções adverbiais.

    -à noite;

    -à exceção;

    -à vontade;

    -à toa;

    -à parte.

    A é uma preposição simples, sem contração com um artigo definido. Pode introduzir um objeto indireto ou indicar tempo futuro.

    -daqui a cinco minutos;

    -daqui a pouco;

    -daqui a nada.

    FONTE: https://duvidas.dicio.com.br/ha-ou-a/

  • Pra matar logo, vejam a diferença:

    • Nós chegamos  dez minutos. (Tempo passado)

     

    • Nós vamos chegar daqui A dez minutos. (Tempo futuro)

  • HÁ : é usado na indicação de tempo decorrido, tempo passado.

    Na prática, pode ser trocado pelo verbo fazer.

    Exemplo: um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. há = faz

    A forma também pode ser usada em outros sentidos.

    Exemplo:

    Aqui não há vagas para pessoas fracas. há = existe

    Há que respeitar isso. há = tem.

    O segredo é não desistir, se você desiste não é só você que perde, todos os seus entes queridos também perdem.

  • HÁ não tem sujeito! Tem objeto direto, mas sujeito não!

  • Feliz por acertar uma questão :)

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em análise sintática do verbo "haver". O candidato deve indicar a assertiva correta analisando os verbos destacados abaixo. Vejamos:

    “[...] um cinzeiro que está na família mais de cinco décadas.”

    "É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, que respeitar isso.”

    a) Incorreta.

    Na primeira, o verbo "haver" está com significado de tempo passado e no segundo com sentido de "ter".

    b) Incorreta.

    Na primeira ocorrência, “há” expressa sentido passado.

    c) Incorreta.

    Para se referir ao passado, usa-se "há" e para se referir ao futuro, usa-se "a". Portanto, causaria prejuízo sim ao sentido do texto.

    d) Correta.

    Na segunda ocorrência, “há” tem um sentido de obrigação, equivalente a “tem”.

    "Tem/ há que respeitar"

    e) Incorreta.

    O verbo "haver" com sentido de tempo decorrido não possui sujeito, portanto, não há que se falar de sujeito.

    Gabarito: D


ID
4832083
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

In English, a noun is a word used to name a person, place, thing, or idea. In this sense, choose the alternative that shows the right definition of abstract nouns.

Alternativas
Comentários
  • what fuc....

  • c-

    Abstract nouns contrast to concrete nouns and the common definition is that they cannot be detected by our senses - no touching, smelling, seeing, hearing or taste it. they usually refer to a quality, an emotion, an idea or a fact.

  • Concrete you can experience or detect with our 5 senses. Ex: flavor, smile, cake, etc.

    Abstract is about our feelings, ideas and qualities. Ex: love, beauty, dream, etc.

  • marquei a d bem feliz da vida kkkk


ID
4832086
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A MJSP system analyst needs coding a ‘for’ statement that varies the control variable from 7 to 77 in increments of 7. Choose the right sentence concerned that ‘for’ statement.

Alternativas
Comentários
  • b-

    the for loop makes use of three elements: first it's necesary to assign an initial value to the var within the for loop. next up is its value at which the for loop should be halted. lastly one needs to specificy the incremented value assigned to the var so the latter will eventually reach the max value assigned in order to close the loop and set the number of iterations

  • Rapaz, entendo pouquíssimo de inglês e menos ainda de programação, mas acredito que a questão pediu uma range que começasse no 7(start), parasse no 77 (stop) e que fosse de 7 em 7 (step).

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
4832089
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Analyze the following phrase: "I'm afraid you're right." Afraid in this sense means feeling

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    I'm afraid you're right.

    Receio que você esteja certo.

  • a-

    in the context above 'afraid' is being used for showing concern or reservations about a proposition or event, which fits the answer-choice "aprehensive"

  • Analise a seguinte frase: "I'm afraid you're right." (Temo que você esteja certo). "Afraid" neste sentido significa sentir:

    Analisando a frase, podemos inferir que a palavra "afraid" indica uma preocupação, temor. Dessa forma, a alternativa a é a única correta.

    A) Correta - apreensão.

    B) incorreta - piedade.

    C) incorreta - Apoio, suporte.

    D) Incorreta - empatia.

    E) Incorreta - pena.

    Gabarito: A


ID
4832092
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

A data scientist obtained the following error message: “session attached to some other process; cannot switch session.” The word ‘attached’ in this message means

Alternativas
Comentários
  • d-

    a questao remete ao problema de uma interação no sistema estar ocupada por algum processo, e nao ser possivel alternar para outra sessao, justamente por essa sessao estar associada a algum processo que deve ser terminado primeiro. é comparavel ao problema do deadlock


ID
4832095
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the right preposition to fill up the following sentence: “I’m data scientist ____ MJSP.”

Alternativas
Comentários
  • b-

    at specifies the company to stress out the physical location where you work. e.g.: i work at cia. i work at the town hall. he works at the city council etc. for is meant to indicate the company at which you hold an employment position. e.g.: i work for the government.

  • Essa questão explora a compreensão de preposições. Preposições são palavras invariáveis que ligam dois elementos de uma oração, estabelecendo entre eles determinadas relações de sentido e de dependência. O candidato deve assinalar a opção que traz a preposição que completam corretamente a frase: “I'm data scientist ____ MJSP."

    Note que a preposição a ser escolhida deve ligar a atividade profissional e o local onde ela é exercida.

    Vejamos as opções:

    Alternativa A.
    ERRADA. Quando se refere a um lugar, “in" indica dentro de um lugar ou área, ou cercado ou fechado por algo.

    Alternativa B.
    CORRETA. Usamos “at" para indicar um local em particular. É esse o caso da oração sob análise. “At" indica o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Trata-se de um local específico.

    Alternativa C.
    ERRADA. Ao se referir a lugares, “on" indica que algo está sobre algo, isto é, na superfície.

    Alternativa D.
    ERRADA. “Within" também significa dentro. Usamos “within" para indicar algo que não ultrapassa os limites do local onde se encontra.

    Alternativa E.
    ERRADA. A preposição “for" tem muitos usos, porém não tem o condão de estabelecer uma ligação entre uma profissão e o local onde ela é exercida. São os principais usos de “for": Usos de “for": indicar para quem algo se destina; indicar a finalidade de algo; indicar a causa/motivo; indicar a duração.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • GAB B

    PREPOSIÇÕES DE LUGAR= MACETE= ATINON

    At – em, junto a

    Inem, dentro de

    On sobre, em, em cima de


ID
4832098
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere que a cidade “A” dista 45 km da cidade “B”, que a cidade “B” dista 180 km da cidade “C” e que a cidade “C” dista 55 km da cidade “D”. Carlos inicia uma viagem na cidade “A”, passa pela cidade B e termina a viagem na cidade “C”. Eduardo inicia, também, uma viagem, partindo da cidade “D”, passando pela cidade “C” e terminando a viagem na cidade “B”. Em relação às distâncias totais percorridas por Carlos e Eduardo, em quilômetros, em cada uma de suas viagens, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão e só somarmos as distâncias

    A até B = 45 B até C = 180 C até D = 55

    Carlos Percorreu = A passando por B ate chegar a C = 45 + 180 = 225

    Eduardo Percorreu = D passando por C chegando ate B = 235

    Somando as duas distâncias percorridas temos = 225 + 235 = 460

    ENTÃO = ele percorreu 460 km

    REPOSTA LETRA D

  • A até B = 45 

    B até C = 180 

    C até D = 55

    Total de A até D = 280 km

    Carlos = A até B + B até C = 45 + 180 = 225 (Percorreu 10Km a menos que Eduardo)

    Eduardo = D até C + C até B = 55 + 180 = 235 (Percorreu 10 Km a mais que Carlos. Se percorresse mais 40 km não chegaria em A)

    Somando as duas distâncias percorridas temos = 225 + 235 = 460, que é inferior a 461 Km. (Letra D)

  • 1 km inferior

  • Carlos e Edu = 460 km

  • Tenho medo de me enrolar na PCPA. Errar conta de matemática básica.

  • Acertei uma!

    Glória!


ID
4832101
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma prateleira, estão dispostos 100 produtos de informática, numerados de 1 a 100. Para realizar um teste de controle de qualidade, Bia seleciona os produtos dessa prateleira cujos números que os identificam são múltiplos de 9, enquanto Raul seleciona os produtos da mesma prateleira cujos números que os identificam são múltiplos de 7, exceto aqueles que já foram selecionados por Bia. Dessa forma, sendo x o total de produtos selecionados por Bia e y o total de produtos selecionados por Raul, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Números dos produtos selecionados por Bia: 9, 18, 27, 36, 45, 54, 63, 72, 81, 90, 99.

    Números dos produtos selecionados por Raul: 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70, 77, 84, 91, 98.

    ***O 63 não é considerado para Raul, pois já foi selecionado por Bia.

    Total de itens selecionados por Bia é o nosso X = 11;

    Total de itens selecionados por Raul é o nosso Y = 13;

    X + Y = 24

    Bons estudos!

  • Alguém também levou uns 15 minutos para resolver essa questão?? :-(

  • O dobro de x (11), não é maior que o dobro de y (10)?

  • Aquela questão que tem que fazer na força bruta kkk

  • Em uma prateleira, estão dispostos 100 produtos de informática, numerados de 1 a 100. Para realizar um teste de controle de qualidade, Bia seleciona os produtos dessa prateleira cujos números que os identificam são múltiplos de 9, enquanto Raul seleciona os produtos da mesma prateleira cujos números que os identificam são múltiplos de 7, exceto aqueles que já foram selecionados por Bia. Dessa forma, sendo x o total de produtos selecionados por Bia e y o total de produtos selecionados por Raul, é correto afirmar que

    COMENTÁRIOS

    QUESTÃO QUE LEVA ALGUNS MINUTOS PARA ENTENDER O ENUCIADO E MAIS MINUTOS PARA RESOLUÇÃO

    SÃO 100 PRODUTOS NUMERADOS DE 1 A 100

    BIA SELECIONA MULTIPLOS DE 9 = x

    9, 18, 27, 36, 45, 54, 63, 72, 81, 90, 99

    RAUL SELECIONA MULTIPLOS DE 7 = y

    7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70, 77, 84, 91, 98.

    Observe o enunciado: exceto aqueles que já foram selecionados por Bia

    o número 63 está na seleção dos dois, então vamos tirar fora esse número do conjunto de seleção do Raul

    Bia são 11 números selecionados

    Raul são 13 números selecionados

    somando x + y temos

    x =11

    y = 13

    11 + 13 = 24

    letra E

    No total foram selecionados 24 produtos dessa prateleira para a realização desse teste de controle de qualidade

  • Gente, Zero não é múltiplo?

  • putz parei de contar no 90 e no 70 nem me liguei nisso.

  • Ideia para diminuir a força bruta usando a tabuada.

    no intervalo de 1 a 100 tem toda a tabuada do 9 sendo a ultima 9 x 10 = 90. tendo 10 múltiplos mais 1 (que é o 99) totalizando 11 múltiplos.

    no mesmo intervalo tem toda a tabuada do 7 sendo 10 múltiplos até 7x 10 = 70 + 4 (77, 84, 91, 98) totalizando 14 múltiplos.

  • AOCP gosta de fazer o candidato rascunhar.


ID
4832104
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as proposições:


• p: “Sexta-feira não é feriado”

• q: “Sexta-feira ocorre uma compensação de horas”


Considere a proposição condicional p → q , isto é, “Se sexta-feira não é feriado, então na sexta-feira ocorre uma compensação de horas”. Dessa forma, a contrapositiva associada a p → q será dada por

Alternativas
Comentários
  • A contra positiva P-->Q ~Q-->~P "Se Sexta-feira não é feriado, então Sexta-feira ocorre uma compensação de horas. “Se na sexta-feira não ocorre uma compensação de horas, então sexta-feira é feriado”. obs: aqui foi aplicado uma equivalência lógica, e quando se trata de equivalência, temos dois tipos de equivalência: a contra positiva, inverte negando tudo... ou o Neymar, Nega a primeira OU Mantém a segunda. (Gab B)

  • volta negando.

  • Contrapositiva ou contrarrecíproca: Cruza e nega.

  • Assertiva B

    “Se na sexta-feira não ocorre uma compensação de horas, então sexta-feira é feriado”.

    Se A -> B

    Se ~B->~A

  • Na contrapositiva de uma sentença, o antecedente e o consequente são invertidos e negados.

  • contrapositiva: negação. volta negando

  • Letra B

    Eu aprendi que a CONTRAPOSITIVA É IGUAL A EQUIVALÊNCIA.

    Quais são as equivalências da CONDICIONAL?

    Nego tudo, inverto e mantém o "SE...ENTÃO". Essa foi utilizada no caso da questão.

    Nega a primeira e mantém a 2° e troca pelo "OU".

    Erros? Só avisar. Bons estudos!

  • Então quer dizer que contrapositiva é a mesma coisa que equivalência?

  • Contrapositiva = Equivalência

  •  CONTRAPOSITIVA É IGUAL A EQUIVALÊNCIA.

     CONTRAPOSITIVA É IGUAL A EQUIVALÊNCIA.

     CONTRAPOSITIVA É IGUAL A EQUIVALÊNCIA.

     CONTRAPOSITIVA É IGUAL A EQUIVALÊNCIA.

     CONTRAPOSITIVA É IGUAL A EQUIVALÊNCIA.

  • Contra positiva = equivalência

    descrito as preposições:

    p: “Sexta-feira não é feriado”

    q: “Sexta-feira ocorre uma compensação de horas”

    Se sexta-feira não é feriado, então na sexta-feira ocorre uma compensação de horas”

    PQ

    CONTRA POSITIVA = ~Q~P

    ( inverte e nega, mantendo o condicional) " → "

    GABARITO - B "BOLA"

  • A-->B : ~B-->~A (CONTRAPOSITIVA)

    A-->B : ~A v B (SILOGISMO DISJUNTIVO)

  • Discordo do pessoal abaixo, contrapositiva não é apenas um dos vários casos de equivalência?

  • Considere a proposição condicional p → q , isto é, “Se sexta-feira não é feriado, então na sexta-feira ocorre uma compensação de horas”. Dessa forma, a contrapositiva associada a p → q será dada por

    Contra positiva” e a negação da proposição condicional: QUE PODEMOS CHAMAR DE EQUIVALÊNCIA

    TEMOS DUAS MANEIRAS DE FAZER

    1º - MANEIRA

    PODE NEGAR A PRIMEIRA E MANTER A SEGUNDA, TROCAR O SE ENTÃO, PELO OU

    “Se na sexta-feira é feriado, OU na sexta-feira ocorre uma compensação de horas”.

    2ª- MANEIRA

    NEGAR AS DUAS PARTES, INVERTER AS PROPOSIÇÕES E PERMANECER COM CONECTIVO SE ENTÃO

    “Se na sexta-feira não ocorre uma compensação de horas, então sexta-feira é feriado”.

    A única resposta que condiz é a letra B

    CONFIA NO SENHOR E TUDO TEM SUA HORA CERTA

    RUMO PC/PA

  • ESSA E A FAMOSA CONTRAPOSITIVA: INVESTE E NEGA!

    NO FINAL, VAI DAR TUDO CERTO.

  • inverte e nega

  • Descobrindo hoje que contrapositiva quer dizer equivalência, jurava que fosse negação. Mas que bom que ja vou para aproxima prova sabendo.

  • Oposta --------------- p → q ­­= q → p

    Inversa --------------- p → q = ¬p → ¬q

    Contrapositiva ----- p → q = ¬q → ¬p

    A contrapositiva, a grosso modo, é a "soma" da oposta com a inversa.

  • Volta negando

  • TEORIA DO NEYMAR

  • • Contrapositiva

    AB <═> ~B~A

  • De forma simples quando se trata de equivalência do si... então...:

    R = vc investe a ordem das proposições e nega tudo

  • Volta negando. Se não dê certo, chamar NEyMA
  • Errei porque não sabia o que era uma contrapositiva.

  • Na arte do RLM o burracha é topado.

  • Contrapositiva : Transforma o se então no se então

    Negamos as duas partes e invertemos as proposições.

  • Regra de equivalência do se então nega tudo e inverte.

  • ou você inverte e nega tudoooooo. OU você mantém a primeira e nega a segunda.

    deu certo....

  • Famosa cruz e nega

  • Eu aprendi que a CONTRAPOSITIVA É IGUAL A EQUIVALÊNCIA.

  • Se P , entao Q , contrapositiva e uma das equivalencias do se entao, assim :

    Fica

    Se ~Q, entao ~ P.

  • Cruza e nega.

  • 1 - Cruza e nega ( primeira opção)

    ou

    2- CHAMA NEyMAR ( segunda opção,caso a primeira opção falhar, lembrando y= ou)

    Prof. Márcio Flávio.

  • CONTRAPOSITIVA DO SE, ENTÃO: Ivete se mantém nega = inverte a ordem, "se então" mantém, nega tudo

  • EQUIVALÊNCIA DA CONDICIONAL

    Ex.1

    Se P então Q = ~Q então ~P

    Nega os dois e troca a ordem. ~Q então ~P

    Ex.2

    Se P então Q = ~P ou

    Regra da (NE ou MA)

    Nega o primeiro e coloca o conectivo ou e Mantém o segundo. ~P ou Q  

  • inverte e nega
  • PCPA. Procurei logo SE NA SEXTA NÃO OCORRE....

  • Para CONDICIONAL.

    Regra " NEYMAR" ; "MANÉ", para equivalência e negação, respectivamente.

    NEYMAR: NEGA A ANTECEDENTE OU MANTÉM A CONSEQUENTE.

    MANÉ: MANTÉM A ANTECENDENTE E NEGA A CONSEQUENTE.

  • Equivalência lógica: Condicional

    Contrapositiva da condicional: p -> q = ~ q -> ~ p

    " “Se sexta-feira não é feriado, então na sexta-feira ocorre uma compensação de horas”".

    Se na sexta-feira não ocorre uma compensação de horas, então sexta-feira é feriado.

  • Todo mundo comenta A MESMA COISA. Por quê?


ID
4832107
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma proposição composta A é formada por quatro proposições simples e cada proposição simples pode ser valorada com os valores lógicos F ou V. Para determinar o valor lógico da proposição composta A, elabora-se uma tabela-verdade com k linhas. Nesse caso, o valor de k é igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    O número de linhas da tabela verdade é determinado por 2 elevado à N.

    Sendo 2 o número fixo e N o número que varia conforme a quantidade de proposições simples.

    No caso, temos 4 proposições simples. Então:

    2 elevado a 4 = 16.

    Bons estudos!

  • 2^4=16

  • Letra C

    Base será sempre 2.

    N = Número de proposições.

    2 elevado a N = 2 x 2 x 2 x 2 = 16 LINHAS.

    Obs: A questão traz no enunciado que são 04 PROPOSIÇÕES.

  • 2^n (onde o "2" é a base e o "n" é o número de preposições)

    Logo: 2*2*2*2 = 16.

    Gabarito: C

  • de graça

  • GABARITO ALTERNATIVA C

    O número de linhas de uma tabela-verdade pode ser calculado por 2 ^ n (2 elevado à n)

    onde n é o número de proposições simples.

    Neste caso, 2 ^ 4 = 16

    "A persistência realiza o impossível"

  • N= 2*

    N= 2 elevado a 4x4=16

    N= 16

    Espero ter somado conhecimentos.

  • JÁ FIZ 4 QUESTÕES NESSE ESTILO.

  • GABARITO LETRA C

    A FORMULA É A QUANTIDADE DE PROPOSIÇÕES ELEVADO AO QUADRADO. LOGO SERÁ 4^2 = 2X2X2X2 = 16 LINHAS.

  • Formula: 2^n ( dois ELEVADO a n)

    N é o numero de preposição

    A questão diz ter 4 preposições simples, então:

    N= 2^4 = 16

  • 2=n (sendo n o total de proposições)=4

    2^4 (dois elevado a 4)

    Logo,2^4= 4.4 = 16

    Boa sorte guerreiros

  • Fórmula : N= 2ˣ

    N= número de linhas

    2= Fixo

    X= número de proposições diferentes em uma expressão.

  • 2 elevado na 4 (proposições simples) =16 linhas

  • 2^n

    n =numero de proposições

    2^4 = 16

  • N=4

    2 elevado a N=

    2.2.2.2= 16

  • 2 elevado a N=

    2.2.2.2= 16

  • GABARITO ALTERNATIVA C

    O número de linhas de uma tabela-verdade pode ser calculado por 2 ^ n (2 elevado à n)

    onde n é o número de proposições simples.

    Neste caso, 2 ^ 4 = 16

    A FORMULA É A QUANTIDADE DE PROPOSIÇÕES ELEVADO AO QUADRADO. LOGO SERÁ 4^2 = 2X2X2X2 = 16 LINHAS.

  • A QUESTÃO DIZ QUE SÃO 4 PREPOSIÇÕES.

    PARA SABER A QUANTIDADE DE LINHAS, USA-SE A FORMULA: 2 ^ n ( dois elevado à n)

    2 = base ( sempre será 2)

    n = quantidade de preposição

    RESOLUÇÃO:

    2 ^ 4 (dois elevado à quatro)

    2 x 2 x 2 x 2 = 16 GABARITO: C

    OBS: SE APARECECER MAIS DE UMA VEZ A PREPOSIÇÃO, SE CONTA UMA VEZ.

    Exemplos:

    ( P v Q ) ----> Q = ( 2 ^ 2 ) = 2 x 2 = 4 linhas

    ( P v Q ) <----> R v ~P =( 2 ^ 3 ) = 2 x 2 x 2 = 8 linhas

    ESPERO TER AJUDADO!!

  • Minha contribuição.

    Número de linhas da tabela verdade = 2^n (em que o "2" é a base e o "n" é o número de proposições - letras)

    Abraço!!!


ID
4832110
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas três proposições p, q e r e utilizando a representação de proposições e de conetivos utilizados na Lógica Sentencial ou Proposicional, assinale a alternativa que apresenta uma lei da lógica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Usando a propriedade DISTRIBUTIVA, temos que a alternativa E pode ser desmembrada como consta.

    Bons estudos!

  • A letra b está incorreta pois a negativa de ~(p^q) é ~pV~q.

    A letra d está incorreta pois a negativa de ~(pvq) é ~p^~q

  • Distributiva ( Conjunção e Disjunção)

    A^(BvC) = (A^B) v (A^C)

    O sinal de fora vai para dentro e o de dentro para fora.

    Só trocar A B C por P Q R do exercício e dará letra E)

    Grave essa dica.

    Ainda, poderia mexer as conjunções dentro, pois o "OU" e "E", são os únicos que permitem. Ex.: (C^A) v (B^A).

    Ou parta para tabela e veja qual coluna fica igual a outra coluna.

    GABARITO LETRA E)

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Acertei, porém perdi 10 minutos. Não vale o tempo em prova.

  • GABARITO E

    Função distributiva, esqueço mais nunca! Assim espero kkk

    O sinal que ta dentro vai pra fora, o sinal que tá fora vai pra dentro! Entendedores entenderão!

  • Fui eliminando as erradas ...

  • quem diria que um dia eu ia achar uma questão dessa fácil....rsrsrssrs, rumo a PC-PA

  • quando estamos aprendendo esse tipo de questão parece um bicho de sete cabeças,mas aplicando a propriedade distributiva chega a dá uma clareada na mente !

  • Alguém recomenda uma aula? Eu não entendi porque a D está errada...

  • GABARITO: E

    Fiz essa questão a principio utilizando a tabela verdade, logo perdi bastante tempo, mas utilizando a propriedade distributiva ganha-se um tempo absurdo na resolução da questão.

  • Eu acertei só utilizando meus métodos mirabolantes kkkkkkkkkkkk

  • Não é uma questão difícil, da para resolver apenas olhando. Só precisa saber quando troca o conectivo na sentença negativa e não deixar a conjunção (E/^) ficar negativa.

  • Propriedade Distributiva

    A ^ ( B v C ) <═> ( A ^ B ) v ( A ^ C )

    A v ( B ^ C ) <═> ( A v B ) ^ ( A v C )

  • Acho que seriam assim as respostas:

    A= (P V Q) ^ (P V Q)

    B= ~ Q V ~ R

    C= (P V P) ^ (P V Q)

    D= ~P ^ ~R

  • Nessas eu sou artista. Deus é bom.

    GABARITO: E

  • Alguém sabe alguma questão parecida com gabarito do professor? :)

  • Por que não é a letra C?

  • Galera, para quem não entendeu a letra A --> (p v q) ^ (p v r)

  • Isso aqui nao deveria exixtir

  • PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA

    Ex. com número: 2. (X + Y) = 2.X + 2.Y

  • Cadê o comentário do professor? Totalmente sem noção.

  • não entendi PN nesta questão.... que raiva....

  • Questão tranquila!

  • LETRA E -

    Distributiva (Conjunção e Disjunção)

    A^(BvC) = (A^B) v (A^C)

    O sinal de fora vai para dentro e o de dentro para fora.

  • E uma propriedade distribuitiva, a questão quer saber se do lado direito e igual do lado esquerdo.

    Ex: 2•( x + y) = 2•x +2•y

    2•( x - y) = 2•x - 2•y

    P• ( Q + R ) = P•Q + P•Q

    P• ( Q - R ) = P•Q - P•Q

    Percebam sempre o sinal de dentro do parenteses.

    Assim Vamos ver se primeiro e igual o segundo , lado esquerdo e igual o lado direito

    A) p v ( q ^ r ) = p v q ^ p v r

    Ou colocando no parenteses ( p v q) ^ ( p v r )

    Perceba que trocou do sinal ( conectivo) entre os parenteses.

    B) fez a negação errada.

    pois a negativa de ~(p^q) é ~pV~q.

    C) igual a A

    D) fez a negação errada

    pois a negativa de ~(pvq) é ~p^~q

    E) p ^ ( q v r) fazendo a distribuitiva, e repete o sinal de dentro

    ( p ^ q ) v ( p ^ r) , CORRETA.

  • acertei por eliminação.

  • https://www.youtube.com/watch?v=ZgiAt5GsInM

    Desistir não é opção!

  • Bom treinar esse tipo de questão. PCPA vai cair, ou para agente, ou para escrivão.

  • Propriedade 1 da lógica formal.

    Propriedade distributiva.

    Gab: E


ID
4832113
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

Considerando o que dispõe a Lei n° 13.709/2018, de Proteção de Dados, o titular tem direito ao acesso facilitado às informações sobre o tratamento de seus dados, que deverão ser disponibilizadas de forma clara, adequada e ostensiva acerca, dentre outras características, de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

    Justificativa: art 9º, V, Lei 13.709/2018 (LGPD)

    Art. 9º O titular tem direito ao acesso facilitado às informações sobre o tratamento de seus dados, que deverão ser disponibilizadas de forma clara, adequada e ostensiva acerca de, entre outras características previstas em regulamentação para o atendimento do princípio do livre acesso:

    (...)

    V - informações acerca do uso compartilhado de dados pelo controlador e a finalidade;

    Erradas: A, C, D e E - art 9º, I, III, IV, e VI, Lei 13.709/2018 (LGPD)

    Art. 9º O titular tem direito ao acesso facilitado às informações sobre o tratamento de seus dados, que deverão ser disponibilizadas de forma clara, adequada e ostensiva acerca de, entre outras características previstas em regulamentação para o atendimento do princípio do livre acesso:

    I - finalidade específica do tratamento; (LETRA E)

    (...)

    III - identificação do controlador; (LETRA D)

    IV - informações de contato do controlador; (LETRA A)

    (...)

    VI - responsabilidades dos agentes que realizarão o tratamento; e (LETRA C)

    :)

  • GABARITO: LETRA B

  • Comentários ao Art. 9º

    Trata do direito do titular de ser informado sobre os tratamentos de seus dados pessoais. Controladores e operadores têm uma série de obrigações nesse sentido, sendo importante destacar que as informações solicitadas devem ser fornecidas de forma clara e acessível — não cabem, por exemplo, relatórios altamente técnicos.

    O titular tem direito de solicitar informações sobre a finalidade, a duração e a forma de tratamento dos dados, assim como saber se seus dados estão sendo ou foram compartilhados com outros agentes.

    O primeiro parágrafo especifica que, nos casos em que for identificado que o consentimento não foi solicitado seguindo as regras da LGPD, ele será considerado inválido. Além disso, caso o controlador altere a finalidade para a qual originalmente pediu o consentimento, ele deve ser solicitado novamente. O titular pode, se preferir, optar por não renovar o consentimento para essa nova finalidade.

    O controlador ainda deve informar claramente ao titular sobre os produtos e serviços a que ele deixará de ter acesso caso não forneça o consentimento. Dessa forma, garante-se a plena ciência do titular e seu discernimento sobre aceitar ou não o tratamento de seus dados para os fins propostos.

    FONTE: https://guialgpd.com.br/lgpd-comentada/

  • GABARITO -B

    Art. 9º O titular tem direito ao acesso facilitado às informações sobre o tratamento de seus dados, que deverão ser disponibilizadas de forma clara, adequada e ostensiva acerca de, entre outras características previstas em regulamentação para o atendimento do princípio do livre acesso:

    I - finalidade específica do tratamento;

    II - forma e duração do tratamento, observados os segredos comercial e industrial;

    III - identificação do controlador;

    IV - informações de contato do controlador;

    V - informações acerca do uso compartilhado de dados pelo controlador e a finalidade;

    VI - responsabilidades dos agentes que realizarão o tratamento; e

    VII - direitos do titular, com menção explícita aos direitos contidos no art. 18 desta Lei.

  • Sabendo que o significado de ostensivo é "para ser mostrado ou visto".(fonte Google) E o titular tem o direito de ser informado sobre tudo o que acontece com os dados dele que estão com o controlador.

    Então é só marcar a opção que fala que o administrador tem que mostrar ao titular informações acerca do uso compartilhado de dados por ele controlado e a finalidade.

    Gabarito letra B

  • Nos termos do art. 9, inciso V:

    Art. 9º O titular tem direito ao acesso facilitado às informações sobre o tratamento de seus dados, que deverão ser disponibilizadas de forma clara, adequada e ostensiva acerca de, entre outras características previstas em regulamentação para o atendimento do princípio do livre acesso:

    V - informações acerca do uso compartilhado de dados pelo controlador e a finalidade;

    Gabarito: B


ID
4832116
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

Para fins da Lei n° 13.709/2018, de Proteção de Dados, considera-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Justificativa: art. 5º, II, Lei 13.709/2018 (LGPD)

    Art. 5º Para os fins desta Lei, considera-se:

    (...)

    II - dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

    Erradas: A, B, D e E - art. 5º, III, VI, VII, e XI, Lei 13.709/2018 (LGPD)

    Art. 5º Para os fins desta Lei, considera-se:

    (...)

    III - dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento; (LETRA A)

    (...)

    VI - controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais; (LETRA D)

    VII - operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador; (LETRA B)

    (...)

    XI - anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo; (LETRA E)

    :)

  • C DE COMPETÊNCIA

    Dado pessoal sensível o dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

  • GABARITO: LETRA C

  • Operador = quem opera (que realiza o tratamento)

    Controlador = quem controla (a quem competem as decisões)

    Anonimização = processo (meios técnicos, dado perde a possibilidade de associação ao indivíduo)

    anonimizado = singular, coisa (dado relativo a titular)

    A banca trocou os conceitos só pra confundir, mas indo por exclusão ficou fácil marcar a C de CORRETO.

    "Tudo é possível àquele que crê" Marcos 9:23.

  • LETRA C

    A e E estão invertidas. A saber:

    Anonimização: é o PROCESSO para tornar os dados Anomizados

    Dado Anonimizado: É o RESULTADO do processo de Anonimização.

    B e D estão invertidas. A saber:

    Operador: Quem FAZ.

    Controlador: Quem MANDA.

  • GABARITO - C

    Vai ajudar na resolução:

    dado anonimizado - " dado relativo a titular que não possa ser identificado"

    anonimização  - " Técnica"

    Bons estudos!

  • Art. 5º Para os fins desta Lei, considera-se:

    (...)

    (A) Anonimização a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta,a um indivíduo.( dá uma ideia de AÇÃO )

    (B) Controlador a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões ( Manda ) referentes ao tratamento de dados pessoais.

    (C) dado pessoal sensível o dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

    (D) Operador a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados ( Obedece o controlador ) pessoais em nome do controlador.

    (E) Dado anonimizado o dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.

    Sobre o Controlador, Operador e Encarregado, vamos criar uma Hierarquia :

    • Controlador ---> Manda...Dita o que fazer para[...]
    • Operador que Obedece e passa para[...]
    • Encarregado que vai ficar na linha de frente...( fica com a bucha ) e tem comunicação com o controlador.

    "Nós vamos conseguir, Valeu ! "

  • Não importa a matéria, 80% das questões do Instituto AOCP são interpretação de texto pura. O resto é memorizar número.

  • A) ERRADA: Isso é a anomanização, dado anonimizado é: Art 5, III - dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento

    B) ERRADA: É o controlador, art 5, VI - controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

    C) CORRETA: Art. 5, II - dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

    D) ERRADA: Art 5, VII, é em nome do controlador.

    E) ERRADA: Art. 5, XI - anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo

  • Então, a letra A e a E foram invertidas suas respostas, a B o operador não decide, ele recebe e cumpre ordens do controlador, Alternativa D teria quer ser: Operador...em nome do controlador.

    GABARITO C

  • Art. 5º Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - dado pessoal;

    II - dado pessoal sensível: dado sobre origem racial ou étnica etc

    III - dado anonimizado: não possa ser identificado

    IV - banco de dados: conjunto estruturado de dados pessoais,

    V - titular: pessoa

    VI - controlador: pessoa natural ou jurídica que decide com dados pessoais;

    VII - operador: mexe com dados pessoais em nome do controlador;

    VIII - encarregado: indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação

    IX - agentes de tratamento: o controlador e o operador;

    X - tratamento: operação com dados pessoais

    XI - anonimização: dado perde a possibilidade de associação

    XII - consentimento: concorda com o tratamento de seus dados

    XIII - bloqueio: suspensão temporária de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou banco de dados;

    XIV - eliminação: exclusão

    XV - transferência internacional de dados: para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro;

    XVI - uso compartilhado de dados: com autorização específica

    XVII - relatório de impacto à proteção de dados pessoais: documentação do controlador dos processos de tratamento de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais e mecanismos de mitigação de risco;

    XVIII - órgão de pesquisa: sem fins lucrativos com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica de caráter histórico, científico, tecnológico ou estatístico

    XIX - autoridade nacional: órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta Lei em todo o território nacional.


ID
4832119
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

Considerando o que dispõe a Lei n° 13.709/2018, de Proteção de Dados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

    Justificativa: art. 15, I, Lei 13.709/2018 (LGPD)

    Art. 15. O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nas seguintes hipóteses:

    I - verificação de que a finalidade foi alcançada ou de que os dados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada;

    Erradas: B, C, D e E - art. 18, incisos I, VIII, §1º e §7º, Lei 13.709/2018 (LGPD)

    Art. 18. O titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:

    I - confirmação da existência de tratamento; (LETRA B)

    (...)

    VIII - informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; (LETRA D)

    (...)

    § 1º O titular dos dados pessoais tem o direito de peticionar em relação aos seus dados contra o controlador perante a autoridade nacional. (LETRA E)

    (...)

    § 7º A portabilidade dos dados pessoais a que se refere o inciso V do caput deste artigo não inclui dados que já tenham sido anonimizados pelo controlador. (LETRA C)

    :)

  • A de alvo

    Art. 15. O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nas seguintes hipóteses:

    I - verificação de que a finalidade foi alcançada ou de que os dados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada

  • GABARITO: LETRA A

  • GABARITO - A

    Art. 15. O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nas seguintes hipóteses:

    I - verificação de que a finalidade foi alcançada ou de que os dados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada;

  • Art. 15. O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nas seguintes hipóteses:

    I - verificação de que a finalidade foi alcançada ou de que os dados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada;

    II - fim do período de tratamento;

    III - comunicação do titular, inclusive no exercício de seu direito de revogação do consentimento conforme disposto no § 5º do art. 8º desta Lei, resguardado o interesse público; ou

    IV - determinação da autoridade nacional, quando houver violação ao disposto nesta Lei.

  • O artigo 15 prevê as hipóteses em que ocorrerá o término do tratamento de dados, sendo o item A mencionado no inciso I deste artigo.

    O item C está errado, pois dados anonimizados não poderão ser objeto de portabilidade.

    Os demais itens B, D, E estão errados pois afirmam que o direito a confirmação, informações sobre as consequências do não consentimento e direito de petição não são hipóteses elencadas como direito do titular em relação ao controlados de dados.

    Gabarito: A

  • GABARITO - A

    Art. 15. O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nas seguintes hipóteses:

    I - verificação de que a finalidade foi alcançada ou de que os dados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada;

  • Colaborando

    Dados pessoais são DIFERENTES de dados anonimizados (p.ex.: criptografados), "SALVO" estes puderem ser revertidos facilmente (p.ex.: tiver uma senha/criptografia fraca, insegura, fácil acesso).

    Bons estudos.


ID
4832122
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo o que prevê a Instrução Normativa 01/2019, SEGES/ME, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser juntado aos autos do processo administrativo, pelo menos,

Alternativas
Comentários
  • IN 01/2019 art 38

    II - identificação, análise, avaliação e tratamento de novos riscos.

    § 4º O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser juntado aos autos do processo administrativo, pelo menos:

    I - ao final da elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico;

    II - ao final da fase de Seleção do Fornecedor;

    III - uma vez ao ano, durante a gestão do contrato; e

    IV - após eventos relevantes.

    gab E

  • GABARITO: LETRA E


ID
4832125
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para fins da Instrução Normativa 01/2019, SEGES/ME, considera-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

  • Gabarito: D

    A) Área Administrativa: unidades setoriais e seccionais do Sistema de Serviços Gerais - SISG - com competência para planejar, coordenar, supervisionar e executar as atividades relacionadas aos processos de contratação.

    B) Fiscal Administrativo do Contrato: servidor representante da Área Administrativa, indicado pela autoridade competente dessa área para fiscalizar o contrato quanto aos aspectos administrativos.

    C) Fiscal Técnico do Contrato: servidor representante da Área de TIC, indicado pela autoridade competente dessa área para fiscalizar tecnicamente o contrato.

    D) Fiscal Requisitante do Contrato: servidor representante da Área Requisitante da solução, indicado pela autoridade competente dessa área para fiscalizar o contrato do ponto de vista de negócio e funcional da solução de TIC.

    E) Área Requisitante da solução: unidade do órgão ou entidade que demande a contratação de uma solução de TIC.


ID
4832128
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados, uma dependência funcional existe quando

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    o valor de um ou mais atributos determina o valor de um outro atributo.

    É uma restrição entre dois subconjuntos de atributos (A e B) 

  • Alternativa correta: A.

    .

    Dependência funcional ocorre quando uma ou mais colunas da tabela podem ser usadas para descobrir o valor de outra coluna. Por exemplo, as colunas PREÇO_UNITÁRIO e QUANTIDADE podem ser usadas para descobrir o valor da coluna PREÇO_TOTAL.

  • Seja E uma entidade, e X e Y dois atributos quaisquer de E. Dizemos que Y é funcionalmente dependente de X se e somente se cada valor de X tiver associado a ele exatamente um valor de Y.


ID
4832131
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um administrador de banco de dados disparou o seguinte comando em SQL ANSI para uma tabela de pessoas: “CONSTRAINT NomeSobrenome UNIQUE (PrimeiroNome, UltimoNome);”. Sabendo disso, assinale a alternativa correta acerca desse comando.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    O comando cria uma restrição para que a combinação de nome e sobrenome de uma pessoa seja única.

    É restrição exclusiva é um único campo ou combinação de campos que define exclusivamente um registro

    CREATE TABLE table_name (

    ...

    column_name data_type CONSTRAINT unique_constraint_name UNIQUE

    ...

    );


ID
4832134
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um administrador de banco de dados do MJSP necessita migrar dados de uma tabela para outra. Para isso, ele irá utilizar a instrução SQL ANSI INSERT. Sabe-se que a tabela de onde virão os dados chama-se SERVIDOR_PUB e que ela possui os seguintes atributos: Nome, Nacionalidade e DataNascimento. Sabe-se também que a nova tabela irá se chamar SERVIDOR_PUB_IMP. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a instrução SQL ANSI correta para que o administrador efetue essa migração.

Alternativas
Comentários
  • INSERT INTO table_name (column1, column2, column3, ...)

    VALUES (value1, value2, value3, ...);

  • OBS: se as tabelas tiverem o mesmo número de colunas e do mesmo tipo, a Letra E também estaria correta.

    Letra B é a mais confiável, apesar do enunciado não falar quais atributos existem em SERVIDOR_PUB_IMP.


ID
4832137
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um administrador de banco de dados do MJSP disparou os comandos SQL ANSI GRANT e REVOKE em um banco de dados. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a função desses comandos.

Alternativas
Comentários
  • GRANT concede privilégios, REVOKE remove privilégios. Alt E

  • Assertiva E

    Com o comando GRANT, o administrador de banco de dados deu acesso a algum objeto do banco para algum usuário, enquanto, com o comando REVOKE, ele retirou o acesso de algum objeto para algum usuário.


ID
4832140
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em um banco de dados MongoDB, uma projeção apresenta quais campos, em um documento, são incluídos ou excluídos da saída final. Um administrador de banco de dados MongoDB do MJSP necessita realizar uma projeção. Sabendo que tal projeção assume a forma de uma expressão JSON que consiste em pares, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses pares.

Alternativas
Comentários
  • O JSon para facilitar a leitura utiliza na escrita a chave: valor (key:value).

    Pense em seu objetivo e não desista!

  • O MongoDB se baseia em documentos BSON, que é um formato similar ao JSON, só que armazenado em formato binário. Um detalhe interessante sobre o MongoDB é que tanto os documentos quanto as expressões de sua linguagem de consulta seguem o mesmo padrão.

    Assim, nas expressões de objetos BSON utilizados na operação de projeção de um comando find, todo objeto terá seus campos no formato nome:valor. O nome do campo também pode ser chamado de chave, ou key em inglês. Assim, nossa resposta é a letra A, key:value.


ID
4832143
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para suportar inteligência empresarial, em geral, os bancos de dados são montados de forma a fornecer relatórios e ferramentas úteis para a análise. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente um programa que possibilite que os usuários explorem dados de diferentes perspectivas para conduzir à inteligência empresarial.

Alternativas
Comentários
  • O processamento analítico online (OLAP) é uma tecnologia que é usada para organizar grandes bancos de dados empresariais e oferecer suporte à Business Intelligence

  • OLAP é um conceito de interface com o usuário que proporciona a capacidade de ter idéias sobre os dados, permitindo analisá-los profundamente em diversos ângulos. As funções básicas do OLAP são:

    • Visualização multidimensional dos dados;
    • Exploração;
    • Rotação;
    • Vários modos de visualização.

    O OLAP e o  são destinados a trabalharem juntos, enquanto o DW armazena as informações de forma eficiente, o OLAP deve recuperá-las com a mesma eficiência, porém com muita rapidez. As duas tecnologias se complementam, ao ponto de que um Data Warehouse para ser bem sucedido, já na sua concepção, deve levar em consideração o que se deseja apresentar na interface OLAP.

    F:devmedia

    D

  • GAB D

    "Os data warehouses e os online analytical processing (OLAP) — processamento analítico on-line — são utilizados em muitas empresas para extrair e analisar as informações úteis dos bancos de dados para a tomada de decisões."

    fonte: Sistema de banco de dados - Navathe, pg.9


ID
4832146
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um analista de dados do MJSP necessita entregar, a seus usuários, dados que sejam compreensíveis para os negócios e, ainda, ofereça desempenho rápido para consultas. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da técnica ideal, amplamente difundida, que o analista de dados deve utilizar para atender às necessidades dos usuários do MJSP.

Alternativas
Comentários
  • Os Data Warehouses existem para facilitar consultas complexas, intensivas em termos de dados, e ad-hoc frequentes.

    Gabarito: letra B.

  • GABARITO: B

    Modelagem dimensional é uma técnica de projeto lógico normalmente usada para data warehouses que contrasta com a modelagem entidade-relacionamento. Segundo o prof. Kimball, a modelagem dimensional é a única técnica viável para bancos de dados que devem responder consultas em um data warehouse. Ainda segundo ele, a modelagem entidade-relacionamento é muito útil para registro de transações e para fase de administração da construção de um data warehouse, mas deve ser evitada na entrega do sistema para o usuário final.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelagem_dimensional#:~:text=Modelagem%20dimensional%20%C3%A9%20uma%20t%C3%A9cnica,consultas%20em%20um%20data%20warehouse.


ID
4832149
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um analista do MJSP implementou o seguinte programa em Python:


01 a = [1, 2, 3];

02 b = list(a);

03 print(a);

04 print(b);

05 print(a==b);

06 print(a is b);


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o resultado do programa quando executado.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C.

    a = [1, 2, 3];

    b = list(a);

    print(a);

    print(b);

    print(a==b);

    print(a is b);

    ---------------------------

    [1, 2, 3]

    [1, 2, 3]

    True

    False

  • GABARITO C!

    Acredito que o que mais causou dúvidas foi o quarto comando de print.

    == compara se as variáveis possuem o mesmo valor. is verifica se ambas se referenciam ao mesmo objeto ou não.

    >>> x = [1, 2]

    >>> y = [1, 2]

    >>> x == y (true)

    >>> x is y (false)

    x e y possuem o mesmo valor [1, 2], mas são objetos diferentes.

    Outro exemplo:

    >>> a = [1, 2, 3]

    >>> b = a

    >>> a is b

    True

    >>> c = list(a)

    >>> a is c

    False

    Foi utilizado list( ) com a finalidade de não utilizar a mesma instância que os identificadores a e b estão associados. Assim conseguimos garantir que teremos uma mesma lista, porém ocupando um outro local na memória. Assim o operador is verifica se duas variáveis apontam para o mesmo objeto na memória.

  • Genteee, que absurdo a questão vem sem o segundo colchete e ainda está certa???

    A resposta do programa é:

    [1, 2, 3 ????????

    [1, 2, 3]

    True

    False

  • Gabarito: C.

    Pessoal, apenas um detalhe:

    O QC errou na digitação no item C, esqueceram de fechar o colchete em [1,2,3. Quem estava em dúvida quanto a isso, pode consultar na prova. É a questão 33.

    Link da prova: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/78297/aocp-2020-mjsp-analista-de-governanca-de-dados-big-data-prova.pdf?_ga=2.59312936.480353860.1603659759-945052076.1595430951

    Bons estudos!

  • Questão interessantíssima para aprender que em Python, apesar de comumente não ser recomendado, é permitido se usar ponto e vírgula ao final das instruções.

    "Em boa parte das linguagens de programação as linhas de código devem terminar com um ponto e vírgula (;). No Python isso é opcional. Um caso onde o ponto e vírgula seria necessário é quando temos mais de um comando em uma mesma linha."

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/python-tutorial-tour-pela-linguagem/40646#:~:text=N%C3%A3o%20%C3%A9%20necess%C3%A1rio%20usar

    %20ponto,comando%20em%20uma%20mesma%20linha.

    Comentado por um professor:

    https://cursos.alura.com.br/forum/topico-ponto-e-virgula-e-opcional-50460#:~:text=O%20ponto%20e%20v%C3%ADrgula%20%C3%A9,podem%20causar%20quebra%20de%20funcionalidade.&text=Ent%C3%A3o%20%C3%A9%20bom%20n%C3%A3o%20utilizar%20pra%20evitar%20cometer%20esse%20tipo%20de%20erro.

  • Quer saber a diferença do is e do == ?

    https://dbader.org/blog/difference-between-is-and-equals-in-python

  • Interessante é que "is" do Python é equivalente a "==" do Java, ambos comparam se é a mesma referência.

    Já o "==" do Python se assemelha ao "equals" do Java, ambos comparam o conteúdo.

  • *Complementando:

    Código:

    >> a = [1, 2, 3];

    >> b = list(a);

    A função list() cria uma nova lista, atribuindo os valores de "a" para "b".

    Caso o código fosse alterado para a seguinte forma, sem a função list():

    >> a = [1, 2, 3];

    >> b = a;

    Nesse caso, "b" receberia a instância de "a" e toda alteração realizada na lista de "b" replicaria em "a".

    Assim, o resultado do código alterado seria:

    [1, 2, 3]

    [1, 2, 3]

    True

    True

    Resposta letra c.

    Bons estudos! ;)


ID
4832152
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um analista do MJSP armazenou nomes e ID no seguinte programa Python:


01 dados = {

02 'Machado de Assis': 7575,

03 'Santos Dumont': 7475,

04 'Rui Barbosa': 1675,

05 };


Agora, o analista necessita apresentar em tela o ID 7475 referente ao nome informado. Assinale a alternativa que apresenta o código correto para imprimir esse ID na tela para o usuário.

Alternativas
Comentários
  • Foi criado um Dicionário que em Python é representado por {}

    Sobre Dicionários

      - Chave e valor são separados por dois pontos 'chave:valor'

      - Tanto chave quanto valor podem ser de qualquer tipo de dados

      - Podemos misturar tipos de dados;

    Para consultar uma informação no Dicionário em vez de informar o índice como é feito em uma lista (que é representado por []) em Python utilizasse a chave.

    O valor 7475 está associado a chave Santos Dumont

    Logo para o obter o valor da chave Santos Dumont é utilizado: print(dados['Santos Dumont']);

    Alternativa: E

  • GABARITO E!

    >>> dados = {'Machado de Assis': 7575, 'Santos Dumont': 7475, 'Rui Barbosa': 1675}

    a) >>> print (7475)

    7475

    b) NameError: nome 'nome' não está definido.

    c) NameError: nome 'ID' não está definido.

    d) Faltou uma aspa após Dumont, mas de qualquer forma o resultado do print dará False, pois o operador == testa igualdade de valores.

    e) GABARITO!

    >>> print(dados['Santos Dumont']);

    7475

  • Gabarito: e

    Lembrando das notações:

    Listas representadas por [ ]

    Tuplas por ( )

    Sets e Dicionários por { }

    Listas- coleção de valores ordenados, mutáveis, indexáveis e que pode conter valores duplicados.

    Tuplas- valores ordenados, imutáveis e indexáveis e pode ter valores duplicados.

    Sets- valores desordenados, mutáveis, não indexáveis e não pode ter valores duplicados.

    Dicionários- valores desordenados, mutáveis, indexáveis e não pode ter valores duplicados.

  • Só pra acrescentar aos comentários dos colegas, não é obrigatório o uso do ponto e vírgula no final de cada comando.

    poderia muito bem ser: print(dados['Santos Dumont']) apenas.

  • O dicionário é uma coleção de valores que utiliza uma estrutura de chave:valor – as chaves delimitam um conjunto de chave:valor.

    DicioQualquer = {

    "marca": "Ford",

    "modelo": "Fiesta",

    "ano": 2015"

    }

    print(DicioQualquer)

    #Retornará {'marca': 'Ford', 'modelo': 'Fiesta', 'ano': 2015}

    Vejam que realmente se trata de uma coleção, uma vez que armazena múltiplos valores em uma única variável.

    Para acessar um valor específico

    DicioQualquer = {

    "marca": "Ford",

    "modelo": "Fiesta",

    "ano": 2015

    }

    print(DicioQualquer["modelo"])

    #Retornará Fiesta

    Observem que eu passei como parâmetro uma chave e ele me retornou um valor.

    O acesso a esse valor específico também poderia ser feito utilizando a função get():

    print(DicioQualquer.get("modelo"))

    #Retornará Fiesta 

    PDF, Estratégia.


ID
4832155
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O MJSP possui uma coleção de conjuntos de dados cujo volume, velocidade e variedade é grande e difícil de armazenar, gerenciar, processar e analisar. Esse conjunto de dados é definido atualmente como

Alternativas
Comentários
  • Big data.

    Big data é um conjunto de ferramentas capaz de receber um grande volume e variedade de dados. Por ter um volume gigantesco e muita variedade, esses dados não podem ser interpretados e processados por softwares convencionais. 

     

  • 3 Vs do Big Data: Velocidade, Variedade, Volume

  •  O intuito do Big Data é oferecer uma abordagem consistente no tratamento do constante crescimento e da complexidade dos dados. Para tanto, o conceito considera os 5 V's do Big Data:

    o Volume;

    a Velocidade;

    a Variedade;

    a Veracidade e

    o Valor.

  • BIG DATA

    5 VsVAL VEL VOL VAR VER

    Valor = O uso do Big Data agrega valor à instituição que o utiliza. Uma vez que há a capacidade de análise em tempo real de um grande número de dados, torna-se possível fazer análises de tendências dos dados para, então, trazer soluções.

    Velocidade = É equipado com tecnologia capaz de lidar com esse volume de variedade de dados em um tempo útil e real.

    Volume = Trata-se de um grande número de dados. Um estudo acerca do tema revelou que, a cada 18 meses, a população dobra a quantidade de dados produzidos, sendo esta uma das preocupações do Big Data.

    Variedade = O Big Data trabalha com os mais diversos tipos de dados possíveis, preocupando-se em ter a capacidade de analisar esses tipos de dados.

    Veracidade = O Big Data preza pela veracidade dos dados. Logo, os dados lançados serão consistentes, confiáveis e que dizem a realidade do contexto situacional.

  • a-

    Big Data descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados com grandes impactos aos negócios. Ele é formado aplicações para analisar dados, transformando-os em um modelo visual, como gráficos e tabelas para análises sofisticadas da realidade e das tendências do negócio.

  • De maneira geral, Big Data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos (CESPE/2018).

    A IBM cita 7 dimensões que devem ser consideradas ao avaliar a viabilidade de uma solução de Big Data. São elas:

    -Volume dos dados que são capturados;

    -Variedade das fontes, tipos e formatos dos dados;

    -Velocidade na qual os dados são gerados, a velocidade em que é preciso agir com relação a eles ou a taxa em que estão mudando;

    -Veracidade dos dados, ou seja, a incerteza ou fidelidade dos dados.

    -Valor de negócios do insight que pode ser obtido ao analisar os dados;

    - Pessoas com aptidões relevantes disponíveis e compromisso de patrocinadores de negócios. Tais aptidões incluem conhecimento do segmento de mercado, domínio técnico sobre as ferramentas de Big Data e conhecimentos específicos de modelagem, estatística, matemática etc.

    -Considerações sobre governança para as novas fontes de dados e a maneira como os dados serão usados.

    (Gran Cursos - Patrícia Quintão)

    Bons estudos!

  • GAB A

    Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.

    Volume: O primeiro V refere-se exatamente à essa quantidade de dados que o Big Data lida.

    Variedade: Quanto mais dados e fontes eu tenho, maior é a complexidade para trabalhar os dados, mas também maiores as possibilidades que tenho para gerar informação útil. 

    Velocidade: Esse é um dos grandes desafios do Big Data. Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias. Os dados fluem em uma velocidade sem precedentes e devem ser tratados em tempo hábil. 

    PROF ÉRICO ARAÚJO

  • BIG DATA

    Grande banco de dados.

    Engloba todos os tipos de dados.

    Dados estruturados ou não estruturados.

    Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.

    Os dados possuem "5V's":

    Volume -> Grande quantidade.

    Variedade -> São variados.

    Velocidade -> São criados de uma forma extremamente rápida.

    Valor -> Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.

    Veracidade -> Devem ser verídicos, verdadeiros.

    ________

    Bons Estudos!

  • Assertiva A

    velocidade e variedade é grande e difícil de armazenar, gerenciar, processar e analisar = Big data

  • O MJSP possui uma coleção de conjuntos de dados cujo volume, velocidade e variedade é grande e difícil de armazenar, gerenciar, processar e analisar. Esse conjunto de dados é definido atualmente como?

    Senhores, é sabido que são características de BIG DATA, mas a questão ficou sem alternativa valida!

    Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas p/ processar volumes muito grandes e c/ grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise;

    Por conseguinte, na falta de um contexto apropriado, creio que um conjunto de características armazenadas que refere-se a dados seja chamado de metadados

    (por falta de alternativa, vai de A mesmo^^)

    AVANTE

  • Só para complementar... Diferenças entre Business Intelligence e Big Data Analytics:

    • Business Intelligence: encontrar respostas que explicam o PASSADO;
    • Big Data Analytics: encontrar respostas que explicam o FUTURO.

    Fonte: Estratégia Concursos - Diego Carvalho, Renato da Costa, Raphael Henrique Lacerda, Thiago Rodrigues Cavalcanti

  • gab. A

    Big Data

    Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar imenso volume de dados (estruturados e não estruturados), e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.

    Seu principal conceito, descobrir padrões de dados

    Cinco dimensões "V" ( segundo Bergson Lopes Rêgo):

    Volume

       Quantidade de dados. Quanto maior o volume , maiores os esforços na gestão de dados.

    Velocidade

       Desafio de lidar com o tempo rápido de resposta que os novos dados são criados e os dados existentes, modificados.

    Variedade

       Implementações de dados que requerem tratamento de vários formatos e tipos, incluindo dados estruturados e não estruturados

    Veracidade

       Consiste no grau de incerteza e insconsistência dos dados devido às ambiguidades, à baixa qualidade e à completeza dos dados. 

       representa a confiabilidade dos dados

    Valor

       Retorno, financeiro ou não.

    ________________________________________________________________

    (CESPE - Q933316 - PF) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. CERTO!

    (CESPE - 1933197) De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTO!

    FONTE: CESPE + COLEGAS DO QC + MEUS RESUMOS.

    Espero ter ajudado! BONS ESTUDOS!

  • GAB: A

    BIG DATA:

    Velocidade --> Refere-se à velocidade com que os dados são criados.

    Variedade --> dados estruturados, dados semiestruturados e dados não estruturados.

  • PRF 202?

  • Sobre a E:

    O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

  • Letra A

    Conceitos:

    engloba todos os dados: estruturadosnão estruturados, e semi estruturados.

    é a análise e interpretação de grandes volumes de dadoscomplexos e incomuns.

    NÃO é utilizado para problemas triviais (comuns), como por ex: armazenar dados de uma lanchonete. (esses problemas tradicionais utiliza-se o Small Data)

    ________________________

    3Vs

    - Volume: há um grande volume de dados

    - Velocidade: os dados são transmitidos muito rápidos

    - Variedade: analisa diferente tipos e formatos de dados (estruturados, não estruturados, semi estruturados)

    - - - - - -

    5Vs (+)

    - Veracidade: os dados são verdadeiros e confiáveis

    - Valor: os dados têm que trazer valor para a empresa

    - - - - - -

    7Vs (+)

    - Viscosidade: dificuldade de navegar entre os dados (inércia), além de certa inconsistência

    - Viralidade: os dados se espalham rapidamente 

    _________________________

    (CESPE) Em soluções Big Dataa análise dos dados comumente precisa ser precedida de uma transformação de dados não estruturados em dados estruturados(CERTO)

    ________

    (CESPE) Além de estar relacionado à grande quantidade de informações a serem analisadas, o Big Data considera o volume, a velocidade e a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos. (CERTO)

    ________

    (CESPE) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)

    ________

    (CESPE) De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. (CERTO)


ID
4832158
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um analista do MJSP necessita criar a seguinte matriz em linguagem R: 


     [1]  [2]

[1] 45 51

[2] 75 0.17


Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente o código que o analista deverá escrever em linguagem R. 



Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Função matrix()

    Toma um vetor e o transforma em matriz, dividindo os dados presentes no vetor em várias linhas da matriz.

    Sintaxe:

    matrix(data = NA, nrow = x, ncol = y, byrow = TRUE | T | F | FALSE)

    Onde:

    data é a fonte dos dados (por exemplo, um vetor)

    nrow é o número de linhas desejadas

    ncol é o número de colunas desejadas

    byrow indica se a matriz será preenchida por linhas ou colunas. O padrão é F ou FALSE (por colunas).

    fonte: http://www.bosontreinamentos.com.br/programacao-em-r/como-criar-matrizes-em-r/

  • GAB=D

    Quem ficou na duvida entre a letra 'd)' e 'e)' o erro da - e) c=

    ou seja não pode ter aquele igual, e também não teria matriz se a letra c fosse substituída por qualquer outra, pois é um comando de concatenação.

  • A) array(data=c(45,75,51,0.17),nrow=2,ncol=2).

    ELIMINADA, array precisa do parâmetro DIM para criar a array:

    ex:

    v <- c(1:5)

    res <- array (v, dim = c (3,3,1))

    print (res)

    ,,1

    ___[,1][,2][,3]

    [1,] 1 4 2

    [2,] 2 5 3

    [3,] 3 1 4

    B)array(c=(45,75,51,0.17),row=2,col=2).

    ERRADA DE CARA, é NROW (com n) e não ROW(sem n)

    C)data=c(45,75,51,0.17),nrow=2,ncol=2.

    ERRADA, data é o vetor de entrada que se torna o elemento de dados da matriz;

    SINTAXE MATRIX:

    matrix ( data, nrow, ncol, byrow, dimnames)

    D)matrix(data=c(45,75,51,0.17),nrow=2,ncol=2).

    GABARITO.

    E) matrix(c=(45,75,51,0.17),row=2,col=2).

    ERRADA DE CARA, é NROW (com n) e não ROW(sem n)

  • Gab.: D

    OBS: uma maneira de chamar o array

    > array(data=c(45,75,51,0.17))

    [1] 45.00 75.00 51.00 0.17

  • array(c(45,75,51,0.17),dim=c(2,2)) também gera a resposta correta


ID
4832161
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um analista do MJSP necessita apresentar um gráfico para seus usuários. Para tanto, ele irá utilizar a linguagem R. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da função que o analista deve utilizar para gerar o gráfico em linguagem R.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Para construir um gráfico de dispersão, utilizamos a função plot(). Seus principais parâmetros são:

    . x, x - Vetores para representarem os eixos x e y.

    . type- Tipo de gráfico. Pode ser pontos, linhas, escada, entre outros.

    fonte: https://material.curso-r.com/rbase/#:~:text=Para%20construir%20um%20gr%C3%A1fico%20de,type%20%2D%20Tipo%20de%20gr%C3%A1fico.

  • Linguagem R ;

    criar um gráfico = plot ()

    tipos de gráficos :

    pizza = pie ()

    barras= table() e barplot().

  • Letra C

    plot - gera um gráfico de plano cartesiano, utilizado x e y.

    outros comandos que geram gráficos.

    hist - gráfico em histograma que calcula a frequência.

    pie - gráfico em formato de pizza.

    Atenção - O comando deve ser em letra minúscula pois a linguagem R diferencia.

  • Em MATLAB também é PLOT

  • As funções gráficas de alto nível são aquelas que iniciam um dispositivo gráfico de tela e arranjam os elementos essenciais do gráfico no dispositivo. A principal função de alto nível é plot()

    Fonte: USP


ID
4832164
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um administrador de banco de dados Oracle precisa criar novos tipos de objetos usando a linguagem PL/SQL. Assinale a alternativa que apresenta corretamente parte da sintaxe do comando para a criação desses objetos.

Alternativas

ID
4832167
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O administrador de dados do MJSP gerou uma Common Table Expression (CTE) em TSQL para realizar uma consulta e apresentar aos usuários os salários maiores que 1000. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a CTE gerada sabendo que o nome da tabela é SALARIO e que ela tem como atribulos Cargo e Valor

Alternativas
Comentários
  • WITH expression_name [ ( column_name [,...n] ) ]

    AS

    ( CTE_query_definition )


ID
4832170
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um analista de sistemas do MJSP implementou o seguinte código em MATLAB:


s=0;

z=[1,3,5,6]

for v=z

s=s+v;

end


O resultado desse código implementado é apresentado corretamente em qual das seguintes alternativas?




Alternativas
Comentários
  • 1+3+5+9 = 15

    s=s+v

    v=15


ID
4832173
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Você, atuando como gerente de projetos, se planeja da seguinte forma: um projeto no qual o trabalho a ser realizado no curto prazo é planejado em detalhes e o trabalho futuro é planejado em um nível mais alto. Assim, qual conceito você está aplicando?

Alternativas
Comentários
  • Planejamento por ondas sucessivas.

    E)

  • Planejamento por ondas sucessivas conforme o avanço do projeto os detalhes posteriores se tornam mais claros.


ID
4832176
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando a estrutura organizacional em um projeto (PMBOK - Versão 4), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Idealmente, o orçamento do projeto deve estar sob controle do gerente de projeto.

    Correta. Não tem como o orçamento fica de fora! Caso contrário o projeto vai à falência

  • Estrutura Funcional mandou lembranças...

  • Prova em 2020 cobrando PMBOK 4...sacanagem.


ID
4832179
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um princípio vinculado à Qualidade de Dados.

Alternativas
Comentários
  • Alguma dica onde encontro esses principios?


ID
4832182
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

José está enfrentando problemas relacionados ao armazenamento em vários formatos, com estrutura de dados geralmente inconsistente, e à dificuldade de integração. Esses problemas, conhecidos em Qualidade de Dados para Big Data, podem ser respectivamente classificados como

Alternativas
Comentários
  • Variabilidade: No contexto do big data, refere-se a algumas questões peculiares. Um é o número de inconsistências nos dados. Eles precisam ser encontrados por métodos de detecção de anomalia e outlier para que qualquer análise significativa ocorra. É variável também devido à multiplicidade de dimensões de dados resultantes de vários tipos e fontes de dados diferentes. Variabilidade também pode se referir à velocidade inconsistente na qual os dados são carregados em um banco de dados.

  • Gabarito: A.

    Viscosidade é uma das novas características que tem sido cobrada.

    A viscosidade tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.

    Bons estudos!

  • Por que não poderia ser velocidade? Alguém pode me ajudar por favor?

  • Note que ao falar em vários formatos estamos falando da variabilidade ou variedade. E ao falar em dificuldade de integração (ou seja, ter os dados juntos) estamos falando da viscosidade. Essa falta de integração dos dados leva a dificuldade de navegação. Portanto, letra A.

    Fonte: Gran Cursos

  • Velocidade: está relacionada com o fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo. É o que acontece com as postagens nas redes sociais.

    Volume: está relacionado com a quantidade de espaço que é necessário para armazenar dados de big data. Geralmente, esses dados não irão caber, por exemplo, no seu computador de casa.

    Variedade: está ligada ao fato dos dados possuírem diferentes naturezas. O big data não tem preconceito. Todo tipo dado é bem vindo. Seja ele estruturado ou não estruturado.

    Variabilidade: é a oscilação nos níveis dos dados colhidos e trabalhados. Como essas informações vêm de múltiplas fontes, dizemos que o nível é variável.

    Viscosidade: tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.

    Volatilidade: diz respeito às inconsistências nos dados ou à mudança de dimensões entre eles, já que vêm de vários tipos origens.

    GAB:A

  • É necessário ter cautela em relação a essas questões de Big Data. Uma boa parte vai muito além do que se cobra, por exemplo, em concursos da área policial.

  • INFORMÁTICA: quanto mais estudo, mais novidades aparecem.

    Big Data eram 3 V, daqui uns dias são 15 V

  • Há mais de 30 V's. sacanagem a banca cobrar algo além dos 5

  • Quando irão parar de adicionar V's ao BigData??! Eles estão Viciados nisso!! kkkjjkkkjkk

  • Ao falar em vários formatos estamos falando da variabilidade ou variedade

    Ao falar em dificuldade de integração (ou seja, ter os dados juntos) estamos falando da viscosidade.

    Portanto, letra A.

  • Não era cinco v's? Volume, velocidade, variedade, valor e veracidade

  • Já elimina a letra "A" porque não é. A banca vem e te dá uma lição.

    Lição de hoje: Na informática vc nunca terá certeza de algo.

  • PRF 202?

  • Pelo amor de Deus, viscosidade?
  • Só lembrei do Rei leão "viscoso, porém gostoso. Hakuna matata"

  • Gabarito: A.

    Viscosidade é uma das novas características que tem sido cobrada.

    A viscosidade tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.

    Bons estudos!

  • A prova era pra analista de dados por isso que cobraram algo mais especifico da área dele.

  • Letra A

    Conceitos:

    engloba todos os dados: estruturadosnão estruturados, e semi estruturados.

    é a análise e interpretação de grandes volumes de dadoscomplexos e incomuns.

    NÃO é utilizado para problemas triviais (comuns), como por ex: armazenar dados de uma lanchonete. (esses problemas tradicionais utiliza-se o Small Data)

    ________________________

    3Vs

    - Volume: há um grande volume de dados

    - Velocidade: os dados são transmitidos muito rápidos

    - Variedade: analisa diferente tipos e formatos de dados (estruturados, não estruturados, semi estruturados)

    - - - - - -

    5Vs (+)

    - Veracidade: os dados são verdadeiros e confiáveis

    - Valor: os dados têm que trazer valor para a empresa

    - - - - - -

    7Vs (+)

    - Viscosidade: dificuldade de navegar entre os dados (inércia), além de certa inconsistência

    - Viralidade: os dados se espalham rapidamente 

    _________________________

    (CESPE) Em soluções Big Dataa análise dos dados comumente precisa ser precedida de uma transformação de dados não estruturados em dados estruturados(CERTO)

    ________

    (CESPE) Além de estar relacionado à grande quantidade de informações a serem analisadas, o Big Data considera o volume, a velocidade e a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos. (CERTO)

    ________

    (CESPE) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)

    ________

    (CESPE) De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. (CERTO)

  • Letra A.

    Vamos colocar as fontes, galera.

    Ajuda muito tbém.

    https://blog.grancursosonline.com.br/a-viscosidade-no-big-data/


ID
4832185
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um problema ocorreu em um software adquirido, porém o contrato de manutenção e suporte para esse software não está mais vigente. Considerando o COBIT 4.1, assinale a alternativa que apresenta a boa prática ignorada relacionada a Gerenciar Serviços Terceirizados.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Gerenciamento de Riscos do Fornecedor.

     

    Não foi pensado que quando a licença expirasse o que seria feito


ID
4832188
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na organização em que você trabalha, houve uma retomada bem-sucedida da função de TI depois de um desastre. Assim, depois dessa retomada bem-sucedida, segundo o COBIT 4.1, o que deve ser feito?

Alternativas

ID
4832191
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando as recomendações do COBIT 4.1 para adquirir e manter Software Aplicativo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O gerenciamento deve aprovar as especificações de projeto para assegurar que o projeto de alto nível atenda aos requisitos.
( ) Deve-se assegurar que as funcionalidades automatizadas sejam desenvolvidas em conformidade com as especificações de projeto.
( ) Deve-se acompanhar a situação individual dos requisitos com exceção dos requisitos rejeitados.
( ) Deve-se garantir que não haja mudanças nos requisitos levantados inicialmente.

Alternativas
Comentários
  • Conhecer apenas a IV já matava a questão.

    Foco!

  • As mudanças irão existir, inclusive faz parte AI6 (adquirir implementar) Gerenciar Mudanças. Matou.


ID
4832194
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Que tipo de informação pode ser obtida consultando um “servidor de WHOIS”?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    WHOIS is a query and response protocol that is widely used for querying databases that store the registered users or assignees of an Internet resource, such as a domain name, an IP address block or an autonomous system, but is also used for a wider range of other information.

  • Serviço Whois - permite descobrir informações sobre o dono de um domínio. é um protocolo TCP que tem como objetivo consultar contato e DNS. Ele apresenta, geralmente, três principais linhas de contato do dono de um website, o contato administrativo, o contato técnico e o contato de cobrança. Além disso, são exibidos telefones e endereços físicos.

    Letra E

  • Assertiva E " Show "

    servidor de WHOIS” = Identificar responsáveis por cada bloco de números IP existentes.

  • O banco de dados de domínios WHOIS nada mais é do que , sendo usado regularmente para vários fins jurídicos. Os administradores de rede usam a busca WHOIS para identificar e corrigir problemas. As informações do WHOIS podem ser usadas, por exemplo, para verificar a disponibilidade de nomes de domínio, identificar violação de marcas registradas e manter a responsabilidade do registrante do nome de domínio.

  • WHOIS--- é para voce saber quem é o dono do site.

  • Whois —> quem é o dono do domínio (IP)


ID
4832197
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a situação em que NÃO se aplica o “direito a ser esquecido”, descrito no GDPR.

Alternativas
Comentários
  • Contestar a exatidão dos dados pessoais, durante um período que permita ao responsável pelo tratamento verificar a sua exatidão.


ID
4832200
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Pedro está aplicando a norma ISO 27002 em sua organização. De acordo com essa norma, qual vulnerabilidade Pedro deve estar ciente que pode surgir durante a autorização para recursos de processamento de informação?

Alternativas
Comentários
  • primeira questão que vejo sem comentários.

  • Banca lixo fazendo uma questão lixo sobre um assunto lixo

  • Essa questão não é lixo, mas exige compreensão da norma e atenção ao "recursos de **processamento** de informação", ou seja, notebooks e computadores pessoais.
  • Redação da questão muito ruim.


ID
4832203
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em uma situação na qual é necessário o acesso externo a informações, assinale a alternativa que apresenta uma recomendação da ISO 27002.

Alternativas
Comentários
  • Bloquear totalmente o acesso às informações antes da implantação dos controles apropriados.

  • “Tudo é proibido a menos que expressamente permitido"

    GABARITO: D


ID
4832206
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O valor de um Ativo pode ser considerado uma vulnerabilidade relacionada a qual tópico previsto na ISO 27002?

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(C)

    Está relacionado aos seguintes itens:

    9.2.5 Análise crítica dos direitos de acesso de usuário

    ➥Informações adicionais: Este controle compensa possíveis vulnerabilidades na execução dos controles 9.2.1, 9.2.2 e 9.2.6.

    9.2.6 Retirada ou ajuste de direitos de acesso

    ➥Controle: Convém que os direitos de acesso de todos os funcionários e partes externas às informações e aos

    recursos de processamento da informação sejam retirados logo após o encerramento de suas

    atividades, contratos ou acordos, ou ajustados após a mudança destas atividades.

    Fonte: ABNT/CB-21 PROJETO ABNT NBR ISO/IEC 27002 SET 2013

  • Brincadeira hein

  • GABARITO: C

    9 Controle de acesso

    Informações adicionais

    Este controle compensa possíveis vulnerabilidades na execução dos controles 9.2.1, 9.2.2 e 9.2.6.

    9.2.6 Retirada ou ajuste de direitos de acesso

    Controle

    Convém que os direitos de acesso de todos os funcionários e partes externas às informações e aos recursos de processamento da informação sejam retirados logo após o encerramento de suas atividades, contratos ou acordos, ou ajustados após a mudança destas atividades.


ID
4832209
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A organização em que você trabalha possui um comitê para assuntos relacionados a GDPR que está criando uma política interna de gerenciamento dos dados. Nesse sentido, quanto às decisões relacionadas à remoção de dados de e-mails, esse comitê deve informar aos funcionários que

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

     

     b)do ponto de vista técnico, o apagamento de dados de e-mail pode ser bastante complexo.

    Errada. Esse processo é muito simples. 

     

     

     c)e-mails não têm impacto direto na exposição a GDPR.

    Errada. E-mail é um forma de comunicação que é utilizada o tempo todo . Dados importantes trafegam o tempo todo. Assim, com certeza , há um impacto direto , pois dados podem cair em mãos erradas, já que é possível um destinatário indejado ser incluído na lista de envio  de mensagem

     

     d)o apagamento de dados pessoais desnecessários é recomendado, mas não é exigido.

    Errada. Dados por mais que sejam pessoais devem ser guardados para ser usado contra comprovação de alguma violação na norma da empresa.

     

     e)cada funcionário deve criar sua política de armazenamento nas caixas de correio eletrônico. 

    Errada. A política deve ser padronizada e ser seguida por todos.

  • O que, vamos combinar, é ingênua. Quantidade não é qualidade. A pessoa pode ter 1Tb de besteira no e-mail e a violação de dados para ele não impactará a instituição.

    Outra pessoa pode ter uma quantidade muito menos significativa de volume de informações e sensíveis ao negócio da empresa. Essa violação será muito mais determinante.

    Mas, brigar contra o sistema para quê? Perder o seu e o meu tempo.

  • E o erro da B), qual é?


ID
4832212
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Uso inapropriado de privilégios de administrador de sistemas pode ser um grande fator de contribuição para falhas ou violações de sistemas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma diretriz prevista na ABNT NBR ISO/IEC 17799 especificada para esse problema.

Alternativas
Comentários
  • Esta ABNT NBR ISO/IEC 17799  foi cancelada de acordo com o catálogo ABNT, vejam:

    https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=60452

    Apesar disso, a justificativa do gabarito encontra-se na ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 que está em vigor:

    https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=306582#

    Se vocês quiserem baixar essa ABNT para ler sem ter que comprá-la, cliquem nesse link aqui : http://jkolb.com.br/nbr-isoiec-270022013-gerenciamento-da-informacao-de-autenticacao-secreta-de-usuarios/

    Vejam:

    Convém que a concessão de informação de autenticação secreta seja controlada por meio de um processo de gerenciamento formal.

    Convém que o processo inclua os seguintes requisitos:

    a) solicitar aos usuários a assinatura de uma declaração, para manter a confidencialidade da informação de autenticação secreta e manter as senhas de grupos de trabalho, exclusivamente com os membros do grupo; esta declaração assinada pode ser incluída nos termos e condições da contratação

    b) garantir, onde os usuários necessitam manter suas próprias informações de autenticação secreta, que lhes sejam fornecidas uma informação de autenticação secreta temporária, as quais o usuário

    é obrigado a alterá-la no primeiro uso;

    c) procedimentos sejam estabelecidos para verificar a identidade de um usuário antes de fornecer uma informação de autenticação secreta, temporária, de substituição ou nova;

    d) fornecer informação de autenticação secreta temporárias aos usuários de maneira segura; o uso de mensagens de correio eletrônico de terceiros ou desprotegido (texto claro) seja evitado;

    e) Informação de autenticação secreta temporária seja única para uma pessoa e que não seja fácil de ser advinhada;

    f) os usuários acusem o recebimento da informação de autenticação secreta;

    g) as informações de autenticações secretas padrão sejam alteradas logo após a instalação de sistemas ou software.


ID
4832215
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os riscos de segurança, relacionados a danos, furto ou espionagem, podem variar consideravelmente de um local para outro, e convém que sejam levados em conta para determinar os controles mais apropriados. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta uma ação relacionada à Política de “mesa limpa”.

Alternativas
Comentários
  •  a) Convém que seja evitado o uso não autorizado de máquinas fotográficas digitais.

    Correto. Porque pode contribuir para a espionagem de um futuro invasor. Há Órgãos Públicos que é proibido o uso de fotografia por visitantes externos. Por exemplo na Imbel , não pode usar celular para fotografar

  • 11.2.9 Política de mesa limpa e tela limpa

    Controle: Convém que seja adotada uma política de mesa limpa de papéis e mídias de armazenamento removíveis e uma política de tela limpa para os recursos de processamento da informação.

    Convém que as seguintes diretrizes sejam consideradas:

    (...)

    c) convém que sejam evitados o uso não autorizado de fotocopiadoras e outra tecnologia de reprodução (por exemplo, scanners, máquinas fotográficas digitais); -- Justificativa da A.

    d) convém que os documentos que contêm informação sensível ou classificada sejam removidos de impressoras imediatamente. -- Justificativa da E está errada.

    Moçada, é tanta regra dessa ISO q, como hj em dia as coisas mudaram e o camarada põe caneta espiã no bolso da camisa, entra com óculos tipo googleglass, botão de camisa falso, dente postiço com microfone etc, q já estão dizendo por aí q a proxima atualização da norma para a política sala limpa vai ser igual "festa de cabide": tdo mundo entra nú!

    Fonte:

    [1] ISO 27002:2013

  • MESA LIMPA: evitar que qualquer documento e informação fique espalhada ou até mesmo na sua mesa, porque outra pessoa pode vim e olhar. No caso a questão apresentou a máquina fotográfica que pode capturar docs deixados a mercÊ de terceiros.

    A opção B, C e D não fazem sentido.

    A opção E erra pelo "nunca".


ID
4832218
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Júlia está projetando um banco de dados que mantém a consistência dos registros de uma entidade a partir de valores provenientes de outras entidades. Nesse caso, ela está aplicando o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Integridade Referencial

    A regra da integridade referencial zela pela consistência dos registros de uma entidade a partir de valores provenientes de outras entidades (chaves estrangeiras) Ou seja, determinado registro vai depender diretamente de um registro em outra tabela.

     

    Fonte:http://ebrito.com.br/profa-elaine/2BD.pdf

     

  • Assertiva A

     ela está aplicando o conceito de integridade referencial.

  • Integridade de domínio especifica que as colunas de uma tabela em um banco de dados relacional devem ser declaradas em um domínio definido.

    Integridade referencial diz respeito ao conceito de . A regra de integridade referencial estabelece que qualquer valor de chave estrangeira pode ser apenas em um de dois estados: normalmente o valor de chave primária de alguma outra tabela ou, ocasionalmente, dependendo das regras do proprietário dos dados, .

    Fonte:google

  • Na falta da aula... https://www.youtube.com/watch?v=BurdDn16ZgE


ID
4832221
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um motivo pelo qual NÃO é recomendado relacionamento entre tabelas do tipo umpara-um.

Alternativas
Comentários
  • Gab (D).

    Se fosse para reutilizar, seria 1-N

  • Assertiva D

    Reutilizar informação entre vários registros.

    entidade pai corresponde exatamente a uma instância da entidade filha e vice-versa.

  • Tem que haver o comando de restrição uniqe, senão teremos 1-N.


ID
4832224
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Lara percebeu que, em seu banco de dados, ocorre a presença de estoque negativo de um produto. Essa situação é classificada como uma violação relacionada à

Alternativas
Comentários
  • Resposta D) Integridade de Domínio

  • Integridade de Domínio

    Definir o conjunto de valores possíveis ou permitidos que um campo pode ter.

  • Gabarito D

    Integridade de Domínio

    "Consiste em uma diversidade de processos que asseguram a precisão de cada parte dos dados de um domínio. Ou seja: são os valores aceitáveis que cada coluna pode conter.

    Aqui, podem ser inseridas regras que limitam o formato e a quantidade de informações adicionadas. Se um banco de dados, por exemplo, usar valores monetários para incluir centavos, três casas decimais não serão permitidas."

    Fonte: https://blog.in1.com.br/o-que-%C3%A9-integridade-de-dados-e-por-que-ela-%C3%A9-importante


ID
4832227
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Rafael está definindo a utilização de Serviços de Cloud Computing em sua organização. Qual é a norma mais indicada para ajudá-lo nessa tarefa?

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO/IEC 27018:2018  

    Esta Norma estabelece objetivos de controle, controles e diretrizes comumente aceitos para imple­mentação de medidas para proteger as Informações de Identificação Pessoal (PII) de acordo com os princípios de privacidade descritos na ISO/IEC 29100, para o ambiente de computação em nuvem pública.

     

    https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=406634

     

  • Questão nível expert. Quem diabos estuda ISO ?

  • O que é?

    A ISO/IEC 27018 é um código de práticas para proteção de informações de identificação pessoal (PII) em nuvens públicas que fornece orientações específicas para CSPs (Cloud Services Provider, ou, provedores de serviços de nuvem) que atuam no processamento de PII, bem como avaliam os riscos e implementam controles avançados para a proteção das informações nesses ambientes.

    As Informações de Identificação Pessoal ou PIIs são definidas como qualquer informação que seja utilizada para identificar um usuário específico de forma direta ou indireta. 

    Sabendo disso, pode-se considerar que a ISO/IEC 27018 trata de um dos fatores mais críticos na tecnologia cloud: a privacidade. E, faz isso através de controles existentes na ISO 27002 com itens específicos para a questão da privacidade de nuvem e fornece novos controles de segurança para dados pessoais e sensíveis. 

    Para quem é?

    Esta norma serve para organizações de todos os tamanhos e segmentos, dos setores público e privado, bem como entidades governamentais e ONGs que forneçam serviços de processamento de PIIs através de nuvem pública, além de se aplicar às controladoras de PII, que são pessoas ou empresas que determinam os propósitos para a coleta e processamento de dados pessoais. 

    As controladoras de PII, no entanto, podem estar sujeitas a legislações, obrigações e regulamentações de proteção de dados adicionais a que empresas atuantes como apenas processadoras de PII não estão sujeitas. 

    Grandes empresas que oferecem serviços de nuvem pública, como o Google Cloud Platform e o G Suite , aMicrosoft Azure ,IBM, Dropbox  e Amazon Web Services  possuem certificado da ISO/IEC 27018.

    Fonte: https://introduceti.com.br

  • Eu sei lá que ISO vai usar. Chutei e errei!

  • bem aleatória a questão ein... espero que essa ISO esteja elencada expressamente no edital..

  • Eu só sei o ISO 27001 kkkk

    E por não ter nada a ver com nuvem, imaginei que a 27018 tbm não teria


ID
4832230
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019, e suas disposições

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 10.046, DE 9 DE OUTUBRO DE 2019

    Dispõe sobre a governança no compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10046.htm

  • GABARITO: LETRA A