SóProvas



Prova IPEFAE - 2018 - Prefeitura de Andradas - MG - Fisioterapeuta


ID
4074646
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"O olhar continua desconfiado. As vestimentas são as mesmas: botina, calça e camisa esgarçados, chapéu de abas largas. Em vez de agregado, ele agora é funcionário. Na choupana, ainda reinam o fogão, a lenha e o banquinho de três pés. Do lado de fora, uma antena parabólica denuncia a modernidade. Nos bolsos, nada de telefone celular. Aí seria demais. O caipira do século 21 permanece nas terras da Buquira, a fazenda do Vale do Paraíba que já foi do escritor Monteiro Lobato e lhe serviu de cenário para seu primeiro livro, Urupês, cujo conto inicial foi publicado nas páginas do Estado. No livro, aparecia pela primeira vez a figura do Jeca Tatu, descrito como uma espécie de 'piolho da terra'."

Fonte: Estado de S. Paulo em < http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,jeca-
tatu-sobrevive-na-terra-de-monteiro-lobato,70002212697> Acesso 07 de março de
2018.

Monteiro Lobato ficou marcado no imaginário brasileiro como autor de livros infantis. Assinale o título que não faz parte da obra do autor:

Alternativas

ID
4074649
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"Numa inédita jogada de marketing Elon Musk enviou no dia 06/02/2018 um carro ao espaço. Para isso, ele criou a sua própria companhia espacial, a SpaceX, construiu seu próprio foguete (o Falcon Heavy, considerado o equipamento aeroespacial mais potente do mundo em atividade) e, como não poderia ser diferente, enviou para lá, um carro de sua badalada marca de automóveis elétricos, a Tesla. (...). Antes do Tesla, o único automóvel enviado ao espaço havia sido o "jipe" Lunar Roving Vehicle (LRV), usado por astronautas das missões Apollo 15, 16 e 17, entre 1971 e 1972. É, basicamente, um chassi com quatro rodas, motor elétrico e com capacidade para dois tripulantes - passados 46 anos de sua última missão, o LRV ainda está na Lua à espera de novos motoristas."

Fonte: O Globo <https://oglobo.globo.com/economia/carros/como-o-tesla-roadster-
carro-que-foi-enviado-ao-espaco-22376038>Acesso 05de março de 2018.

Em 1969, a humanidade enviou o primeiro homem à Lua. O país responsável por essa façanha foi:

Alternativas

ID
4074652
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"O ano de 1968 começou com a declaração do Papa Paulo VI de que aquele seria um período de paz, mas entrou para a história por uma série de revoltas e levantes em escala global. No contexto da chamada Guerra Fria (1945-1991), a juventude se rebelou em todo o mundo e protagonizou uma revolução cultural e nos costumes. Já o Brasil vivia um contexto de endurecimento da ditadura militar, instalada em 1964 e que só viria a ruir em 1985."

Fonte: Brasil de Fato<https://www.brasildefato.com.br/2018/01/04/nos-50-anos-de-
1968-relembre-11-fatos-que-abalaram-o-mundo/> . Acesso 07 de março de 2018.

Assinale o acontecimento que não ocorreu no ano de 1968:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    O Golpe de Estado de 11 de Setembro, ocorrido no Chile em 1973, foi um golpe militar que derrubou o regime democrático constitucional do Chile e de seu presidente, Salvador Allende, tendo sido articulado conjuntamente por oficiais sediciosos da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos e da CIA, bem como de organizações terroristas chilenas, como a Patria y Libertad, de tendências nacionalistas-neofascistas tendo sido encabeçado pelo general Augusto Pinochet, que se proclamou presidente.

  • 1968:

    • Passeata dos cem mil foi uma manifestação popular de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil, ocorrida em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, organizada pelo movimento estudantil e que contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira. Um dos motivos foi morte do estudante secundarista Édson Luis de Lima Souto. 
    • França- transformação do sistema educativo (alunos da universidade de soboorne) ;
    • EUA- movimento hippie contra a guerra do Vietnã;
    • Morte de Martin Luther King nos EUA;
    • Greve dos trabalhadores/operários em SP e Bahia. 
    • Massacre de estudantes em Tlatelolco no México.

ID
4074655
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

No início do texto, em “A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde” o termo em destaque estabelece ideia de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A humanização hospitalar é essencial para(=A FIM DE) garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde” 

    As conjunções finais Iniciam uma oração subordinada que indica a finalidade, objetivo.

    são elas: para que, a fim de que, porque [para que], que..

  • A questão é sobre conjunções e quer saber qual o valor semântico da conjunção "para" em "A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde". Vejamos:

     . 

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     . 

    A) Causa

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que, na medida em que, dado que...

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

     . 

    B) Finalidade

    Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...

    São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, para que você passe nas provas.

     . 

    C) Oposição

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

     . 

    D) Consequência

    Conjunções subordinativas consecutivas: têm valor semântico de consequência, resultado, produto...

    São elas: que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), sem que, de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que...

    Ex.: Estudou tanto que passou na prova.

     . 

    Gabarito: Letra B


ID
4074658
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

Assinale a alternativa em que a passagem destacada no 2º parágrafo “A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida”, esteja reescrita segundo a norma padrão da língua, com as adaptações necessárias para a manutenção do sentido original:

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso se fosse VTI não pluralizava, como é VTD pluraliza.

    Depois a vírgula, não se pode separar entre vírgulas sujeito, verbo e seu complemento, por isso a única possível é a alternativa A, onde as vírgulas não estão seperando e sim explicando (aposto)

  • Se há P.A, não há O.D > Sujeito paciente, concordancia será com ele

  •  Pronome apassivador : o verbo (VTD) concordará em número e pessoa com o sujeito, que normalmente vem posposto ao verbo. 

     

    -Ex.: Vendeu-se [o sítio].  /   Venderam-se (os sítios)


ID
4074661
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

Segundo a passagem do 2º parágrafo “Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano”, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4074664
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

No 5º parágrafo, em “Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente”, os termos em destaque recuperam, por coesão anafórica:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    ''No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. 

    Entenderam qual processo? Entenderam a humanização.

    Rejeitam qual movimento? Rejeitam a humanização.

    Os pronomes demonstrativos estão retomando ''humanização''.


ID
4074667
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

Considerando que toda palavra assume sentido específico quando no contexto em que ocorre, o termo em destaque na passagem do 5º parágrafo “Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes” poderia ser corretamente substituído, fazendo-se as adaptações necessárias e mantendo-se o sentido original, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Fomentar: estimular, apoiar, sustentar ou incitar algo.

    Há também um outro significado de ''fomentar'' que é friccionar a pele, mas não foi esse o sentido usado no texto.

    Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta (=ESTIMULA) relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes”.


ID
4074670
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

Sobre a passagem do 7º parágrafo “Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva”, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4074673
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

Pode-se afirmar que a definição de saúde, proposta pela OMS, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 

    Segundo o texto, saúde vai muito além do que não estar doente pois envolve o completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, há uma definição ampla sobre saúde.


ID
4074676
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entenda o conceito de humanização hospitalar
        A humanização hospitalar é essencial para garantir uma experiência positiva entre os pacientes e os profissionais da área da saúde.
    A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, porém o enfoque essencialmente técnico tende a desconsiderar uma visão integral do ser humano
        A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
     Por conta da relevância do assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Em 2003, o projeto foi transformado em uma política pública de saúde — batizado de Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos objetivos do programa é o fortalecimento do vínculo entre os médicos e pacientes.
        No mercado da medicina diagnóstica e serviços de saúde, a humanização é uma tendência irreversível. Algumas empresas já entenderam esse processo, enquanto outras ainda precisam definir novos rumos e desapegar dos dogmas que rejeitam esse movimento crescente. O atendimento humanizado tem uma relação intrínseca com a motivação da equipe e, como consequência, impacta na produtividade da empresa. Pesquisas no mundo todo apontam que trabalhar em um ambiente humanizado fomenta relações de confiança e gera maior satisfação entre os funcionários e clientes.

Comunicação e a humanização hospitalar
       A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o processo de humanização da área da saúde. Isso acontece porque muitas das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e profissionais podem ser evitadas quando se escuta com atenção, há acolhimento e consideração a respeito das necessidades e queixas dos pacientes.
         Humanização precisa ser uma palavra de ordem em segmentos como a saúde — afinal, trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, sorriso, cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são alguns dos aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva.

Inteligência Emocional e a humanização da saúde
        Durante a década de 1940, a organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma definição para o termo saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência/presença de doenças ou enfermidade”. Essa definição foi responsável por ampliar a discussão sobre a sensação de bem-estar, que também pode ser promovida pela melhoria das relações interpessoais. 
         A Inteligência Emocional propõe a identificação das próprias emoções e a dos outros, melhorando a comunicação e o entendimento entre gestores, colaboradores, enfermeiros, médicos e pacientes. A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar. Nesse contexto, pode-se desenvolver valores como ética, reconhecimento e respeito. E todos os indivíduos precisam ser vistos os como peças fundamentais para construção de um ambiente mais humano e empático.

FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-humanizacao-hospitalar/ 

Sobre o uso da vírgula na passagem “A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar”, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     “A Inteligência Emocional envolve o desenvolvimento da empatia, que é a base da humanização hospitalar”.

    O uso da vírgula é adequado, pois temos uma oração subordinada adjetiva explicativa, pois traz uma generalização acerca do substantivo a que se refere (=empatia) e pode ser removido da frase sem causar problemas semânticos.

    Macete:

    Oração subordinada adjetiva restritiva => vem sem vírgulas.

    Oração subordinada adjetiva explicativa => vem entre vírgulas.

    Erros, avisem-me.


ID
4074679
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se hoje é terça-feira e ontem foi dia 27, que dia foi terça-feira retrasada?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Hoje é terça feira e ontem foi dia 27 -> logo terça-feira é dia 28;

    Terça-feira passada = dia 21;

    Terça-feira retrasada = dia 14.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
4074682
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um casal tem três filhos, dos quais dois são casados, e cada um destes filhos casados tem um casal de filhos. Ao todo, quantas pessoas compõem essa família?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Um casal = 2 pessoas

    três filhos = + 3 pessoas

    dois filhos são casados = + 2 pessoas (que são os companheiros(as) dos filhos)

    cada um dos dois filhos casados possui um casal de filhos = + 4 pessoas.

    Somando tudo: 2 + 3 + 2 + 4 = 11 pessoas.


ID
4074685
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e liberdades estabelecidos pela Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Como consequência direta dessa premissa, o segundo tópico do Artigo 2, censura:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    Artigo II

    1 - Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

    2 - Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. 

    FONTE : DUDH

  • Ah, pronto! Agora o cãocurseiro tem que decorar a ordem dos artigos.

  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

    GABARITO: B

    Não é necessário decorar a ordem dos artigos, mas é necessário ter lido integralmente o teor da Declaração.

    ASSERTIVA A) A prática de avaliação e classificação de candidatos à vaga no ensino superior.

    A Declaração não específica as formas de ingresso ao Ensino Superior, apenas define que ele será "MERITOCRÁTICO":

    Artigo XXVI, 1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

    ASSERTIVA B) Qualquer tipo de distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa.

    Artigo II, 2 - Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

    ASSERTIVA C) Toda forma de cobrança por serviços básicos, sejam eles oferecidos por entidades públicas ou privadas.

    A declaração é silente sobre a cobrança pelo uso dos serviços públicos, apenas define que:

    Artigo XXI, 2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.

    ASSERTIVA D) Qualquer forma de interferência na educação de pessoa tutelada, praticada por pais ou responsáveis.

    Não há censura nesse direito, pelo contrário, pois a Declaração autoriza a prioridade dos pais sobre a escolhe do gênero de instrução dos filhos:

    Artigo XXVI, 3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

  • Glr pra facilitar a resolução dos enunciados sobre DUDH ,

    LEMBREM SEMPRE !!

    A declaração de Direitos Humanos é PARA O MUNDO INTEIRO ou seja as questões abordadas dentro dos 30 artigos sempre será mais ampla . Não conceituará temas polêmicos .

    Então para fixar ...

    Se você vê que a alternativa está restringindo demais sobre determinado tema haverá grandes possibilidades de não ser o gabarito .

    Essa é apenas uma das formas de olhar para as questões sobre DUDH

    Espero ter ajudado #PMPA2020

  • pergunta muita, mal feita. alem de concurseiro temos que ser vidente.

  • Art.2

    2 - Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

  • DUDH

    Artigo 2

    I) Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

    II) Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

  • ATENÇÃO AO LER O ENUNCIADO. OBSERVEM A PALAVRA ''CENSURA''

  • Art.2º

    2 - Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

  • Artigo II

    1 - Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

     

    2 - Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

    II - Proibição de qualquer tipo de discriminação                                                  

    "ideia reforça a ideia de IGUALDADE"

  • Gab B

    2 - Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, que sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

  • Artigo 2°

    Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.  

  • RESPONDI POR LÓGICA E INTERPRETAÇÃO: todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e liberdades estabelecidos pela Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição . Como consequência direta dessa premissa, o segundo tópico do Artigo 2, censura:

    Qualquer tipo de distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa.

    PRA MIM, É A QUE MAIS TEM A VER COM A PERGUNTA, LOGO, ESSA FOI MINHA ESCOLHA!!


ID
4074688
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF-88), a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. Assim foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos. São princípios e diretrizes do SUS, exceto:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

  • GABARITO: D

    CF/88

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada(letra B) e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única(letra A) em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral(letra C), com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade(letra C).

    Nada é dito sobre universalização e equiparidade.

  • O CORRETO SERIA EQUIDADE E NÃO EQUIPARIDADE...

  • Me desculpem, mas essa questao e passivel de anulacao. Existem duas alternativas erradas, letra A e D.

    A alternativa A esta dizendo comando unico, quando na CF/88 descreve direcao unica em cada esfera de governo.

    A alternativa D tambem nao consta na CF/88 o termo equiparidade e sim equidade.

    Avaliem e opinem por favor.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social, no tocante à saúde e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) Descentralização e Comando único.

    Correto, nos termos do art. 198, I, CF: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    b) Regionalização e Hierarquização dos serviços .

    Correto, nos termos do art. 198, caput, CF: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:     

    c) Participação popular e Integralidade.

    Correto, nos termos do art. 198, II e III, CF: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:  II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.   

    d) Universalização e Equiparidade.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. De fato, a saúde é universal e há uma equidade e não equiparidade. Inteligência do art. 196, CF: Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    Gabarito: D


ID
4074691
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. De acordo com essa Lei, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    § 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

    #Foco

  •  O dever do Estado NÃOOOOOOOOOO exclui o das pessoas, da família e das empresas.

    #FORABOLSONARO

  • a letra c ta errada , ta faltando Educação física
  • Art. 3o  Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.         (Redação dada pela Lei nº 12.864, de 2013)

ID
4074694
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde, pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do SUS. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4074697
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A respeito das doenças transmissíveis no Brasil, leia o excerto abaixo assinale a alternativa correta.

As doenças transmissíveis eram a principal causa de morte nas capitais brasileiras na década de 1930, respondendo por mais de um terço dos óbitos registrados nesses locais, percentual provavelmente muito inferior ao da área rural, da qual não se tem registros adequados. As melhorias sanitárias, o desenvolvimento de novas tecnologias, como as vacinas e os antibióticos, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e as medidas de controle fizeram com que esse quadro se modificasse bastante até os dias de hoje. A situação das doenças transmissíveis no Brasil apresenta um quadro complexo, que pode ser resumido em três grandes tendências: doenças transmissíveis com tendência descendente, doenças transmissíveis com quadro de persistência e doenças transmissíveis emergentes e reemergentes.

Alternativas

ID
4074700
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Joana, 63 anos, foi encaminhada para a clínica de fisioterapia com queixa de incontinência urinária. Refere urgência para ir ao banheiro, acompanhada de perda urinária, fato que a deixa muito incomodada. Relata intervalos médios de 45 minutos entre as micções diurnas. Apresenta alteração do sono em função da necessidade de levantar à noite para urinar. Ao exame, o fisioterapeuta identificou força 3 da musculatura de assoalho pélvico na Escala de Oxford, com PERFECT 3/5/5/4. Como fisioterapeuta de Joana, qual seria a melhor conduta?

Alternativas
Comentários
  • os artigos publicados apresentam baixo nível de evidência e que a EE não apresenta melhores resultados que a cinesioterapia para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

    Indicação de ELETROESTIMULAÇÃO : A EE é indicada para pacientes com IUE, pois promove contração do AP em pacientes incapazes de realizá-la voluntariamente13. Este tratamento também é efetivo, minimamente invasivo e os seus efeitos colaterais são raros

    Artigo : Eletroestimulação intravaginal para o tratamento da incontinência urinária de esforço: revisão sistemática 

    a letra A tbm está correta.

    OBS: em nenhum momento fala que a paciente é incapaz de contrair, ou seja, pra mim, ela pode usar cone e fazer cinesio .

    Grau de força 3 é moderado - sustentada por 3 segundos !.

  • Para o tratamento da IUU é recomendada frequência baixa de estímulo, particularmente de 10Hz . Isso se deve ao fato de o principal objetivo ser de inibição do detrusor e não de reforço muscular.


ID
4074703
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

D. Ana, 76 anos, encontra-se no pós-operatório de câncer de mama. Relata ter sido submetida a uma mastectomia radical modificada com linfonodectomia axilar esquerda há 5 anos. Apresenta linfedema de membro superior grau III (Classificação da Sociedade Internacional de Linfologia). Ao exame, foi observada uma diferença de 6 centímetros entre os membros, com aumento de consistência à palpação. Nesse caso, qual seria a terapêutica mais adequada para D. Ana?

Alternativas

ID
4074706
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O movimento que ocorre no plano sagital entre os côndilos do fêmur e da tíbia é a:

Alternativas
Comentários
  • GAB A


ID
4074709
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando a avaliação da amplitude de movimento do quadril, assinale a alternativa que apresenta os valores dentro da normalidade de uma avaliação goniométrica para flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta seria a D, mas trocaram as posições da abdução e adução .

    Abdução : 0-45º

    Aduçãp : 0-15º


ID
4074712
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre a técnica de Vibrocompressão torácica.

I - São contrações isométricas repetidas realizadas sobre a parede do tórax do paciente, durante a fase expiratória do ciclo respiratório, associada a manobras de vibração torácica no sentido anatômico dos arcos costais, de forma constante, lenta e moderada.
II - É realizada com as mãos espalmadas, acopladas e com certa pressão no tórax do paciente. O punho e o cotovelo do fisioterapeuta durante a realização da vibrocompressão torácica devem permanecer imóveis impulsionando os movimentos vibratórios (tremor energético)
III - Tem como objetivo promover fluidificação e deslocamento de secreções pulmonares para as vias aéreas de maior calibre, para posteriormente ser eliminadas pela tosse ou aspiração.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • A vibrocompressão consiste em aplicar vibrações por meio de contração dos músculos agonistas do antebraço do terapeuta, trabalhando em sinergia com a palma da mão aplicada perpendicularmente sobre o tórax do paciente, preferencialmente no final da expiração. Tem como objetivo clínico promover a modificação das propriedades físicas do muco, como diminuição da viscosidade em razão do tixotropismo. Em certas frequências, as vibrações são capazes de alterar a viscoelasticidade do muco brônquico e, assim, facilitar sua depuração.

    GABARITO: I, II, III.


ID
4074715
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Antônio, 59 anos, foi acometido por um acidente vascular encefálico isquêmico há 6 meses e chega à fisioterapia para dar início ao atendimento com o seguinte padrão patológico: padrão flexor do membro superior com retração, adução e rotação interna do ombro, flexão de cotovelo, pronação de antebraço, flexão de punho e dedos, e adução de polegar; padrão extensor de membros inferiores com extensão e adução de quadril, extensão de joelho, inversão de tornozelo e flexão plantar e de dedos. Em função desse padrão, Antônio apresenta assimetria de tronco. Assinale a alternativa que apresenta a conduta inadequada para as sessões iniciais de fisioterapia de Antônio.

Alternativas

ID
4074718
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e responda.

I - Síndrome dolorosa crônica de etiopatogenia multifatorial complexa, não totalmente conhecida, que acomete preferencialmente mulheres, sendo caracterizada por dores musculoesqueléticas espalhadas e sítios dolorosos específicos à palpação, associados frequentemente a distúrbios do sono, fadiga, sintomas somáticos e cognitivos, e distúrbios psiquiátricos.
II - Desordem regional neuromuscular caracterizada pela presença de locais sensíveis nas bandas musculares tensas/contraídas, ocorrência de dor em queimação, peso ou dolorimento, às vezes em pontadas, dor e diminuição da força muscular, limitação da amplitude de movimento e, em alguns casos, fadiga muscular, produzindo dor referida em áreas distantes ou adjacentes.
III - Presença de fadiga intensa que pode piorar com a atividade física ou mental, mas não melhora com o repouso. O paciente sente-se persistentemente cansado sem uma causa aparente, independentemente da quantidade de repouso que realize.

Refere-se ao conceito de Fibromialgia:

Alternativas
Comentários
  • II: A síndrome da dor miofascial (SDM) é uma desordem regional neuromuscular caracterizada pela presença de locais sensíveis nas bandas musculares tensas/contraídas, ocorrência de dor em queimação, peso ou dolorimento, às vezes em pontadas, dor e diminuição da força muscular, limitação da amplitude de movimento e, em alguns casos, fadiga muscular, produzindo dor referida em áreas distantes ou adjacentes. Os fenômenos autonômicos, que podem ser concomitantes com a zona de referência do ponto-gatilho (PG), incluem: vasoconstrição, sudorese e pilo ereção. Os distúrbios proprioceptivos que podem estar associados são: desequilíbrio, tontura, zumbido e distorção do peso dos objetos.

    A SDM é uma das causas mais comuns de dor músculo esqueléticas, acomete músculo, tecido conectivo e fáscias, podendo ser decorrentes de acometimento por processos degenerativos, metabólicos, inflamatórios, infecciosos, neoplásicos, macro ou micro traumatismos de inúmeras estruturas, principalmente nas regiões cervical, cintura escapular e lombar. Apesar de ser umas das causas mais comuns de dor e incapacidade em pacientes que apresentam algias dessa natureza, muitos profissionais da área de saúde não a reconhecem. Sabe-se que a dor miofascial costuma acometer pacientes na faixa etária entre 31 e 50 anos de idade, e isto sugere que os indivíduos nas faixas etárias mais ativas são mais acometidos.


ID
4074721
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a estimulação precoce para a recuperação funcional de crianças com microcefalia.

Alternativas

ID
4074724
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à fisioterapia em pacientes com desordens da articulação têmporo-mandibular (ATM), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a postura esta interligada com problemas de ATM

    estrutura cabeça e pescoço


ID
4074727
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Qual teste especial descrito abaixo avalia especificamente o músculo supraespinhoso?

Alternativas
Comentários
  • Speed - Cabeça longa do biceps

    Yergason - Articulação sacroilíaca

    Neer - Síndrome do impacto

  • Yergason é para membro superior, não sacroiliaca


ID
4074730
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Algumas diretrizes devem ser observadas para a atuação da fisioterapia em pacientes geriátricos em cuidados paliativos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4074733
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre as modificações cardiovasculares na gestação.

Alternativas