SóProvas



Prova NC-UFPR - 2017 - COPEL - Técnico Industrial de Eletrônica I


ID
2392903
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       A monumental tarefa de limpar a praia neozelandesa com centenas de baleias mortas

      Na última semana, mais de 600 baleias encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, e pelo menos 300 morreram, apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar.

      Ainda não se sabe por que as baleias foram parar nessa praia no extremo norte da Ilha Sul do país. Diante da morte dos animais, o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos.

      “As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido.

      As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos. Eles serão transferidos a dunas de areia na região que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.

      “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant, do Departamento de Conservação, explicando que o processo só pode ocorrer durante a maré baixa e que, por isso, levará vários dias.

      Antes disso, é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam.

      Quando o animal morre, ele começa um processo natural de decomposição, e gases se acumulam no seu estômago.

      “Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs.

      Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.

(http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38967073, acesso em 14 fev. 2017.)

De acordo com o texto, a sequência correta dos procedimentos para a remoção das baleias é:

( ) Retirada dos corpos da praia com uso de escavadeira.

( ) Interdição da praia onde se encontram as baleias.

( ) Transporte das carcaças para uma reserva natural com dunas de areia.

( ) Perfuração da pele das baleias com facas e agulhas gigantes.

Assinale a alternativa com a numeração correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: A

  • No meu ponto de vista a perfuração deve acontecer antes de as baleias serem removidas. "Antes disso, é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam...Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. "

    Achei essa questão um pouco confusa.

  •     “As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido. 

    POR CAUSA DO QUE DIZ ESSE TRECHO, ELES DEVERIAM INTERDITAR A PRAIA PRIMEIRO.

  • Achei a questão um pouco confusa. Primeiro entendi que a questão queria saber a sequência dos fatos descritos no texto. Porém o que a questão pede é a sequência correta dos procedimentos necessários para a remoção dos animais, não necessariamente na ordem que os mesmos foram apresentados no texto, logo:
    1º se interdita a praia, depois perfura os corpos, em seguida faz a remoção dos corpos com ajuda da escavadeira e por último faz o transporte das carcaças.
    Dando assim a sequêcia:
    3 - 1 - 4 - 2

    Alternativa: A

  • Concordo contigo Duda, de acordo com o texto, a resposta não seria a letra A.

  • Concordo com os comentários dos colegas, fiz duas vezes a questão e as duas vezes coloquei a mesma resposta!! E entendo que o primeiro passo é INTERDITAR o local! To ferrada com esta banca, é principal dos concursos da minha região.

  • Federal tá zuando!!

  • Nossa que questão confusa, resposta tudo ao contrário.

  • O texto deixa bem claro que após interditar a praia é preciso furar a pele das baleias para não explodirem durante o transporte...

    Portanto primeiro é preciso interditar a praia e em segundo lugar furá-las, para só após, removê-las da praia para transporte.

  • O gabarito está corretíssimo.

    Teria sentido mover um animal desse tamanho sem antes furá-lo sabendo do risco de explodir durante o transporte? Acredito que não.

  • NÃO CONCORDO COM O GABARITO=

    NÃO FAZ SENTIDO, TRANSPORTAR A BALEIA E DEPOIS INTERDITAR A PRAIA, AO MEU ENTENDER PARA QUE INTERDITAR SE JÁ NÃO TEM BALEIA?

  • Ueslei de Castro,

    Você anda interpretando de maneira equivocada, ademais teu questionamento não fez o menor sentido. Atente-se para o texto:

    Primeiro: a praia é isolada.

    Segundo: É realizada a perfuração da baleia em função do acúmulo de gás.

    Terceiro: Uso da escavadeira para retirar os corpos.

    Quarto: Transporte.

    Gabarito: A.

    Bons estudos!

  • SÓ EM ULTIMO LUGAR QUE VAI INTERDITAR A PRAIA?????????????????????????????????

    SÓ POR DEUS MESMO!!!!!

  • "De acordo com o texto". :@

  • Sei que pode ser complicado de entender... Mas a questão está correta.

    Uma análise que pode ajudar quem está estudando:

    Ainda não se sabe por que as baleias foram parar nessa praia no extremo norte da Ilha Sul do país. Diante da morte dos animais, o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos. (1- interditar a praia)

    As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos (3- Retirada dos corpos da praia com uso de escavadeira). Eles serão transferidos a dunas de areia na região (4- Transporte das carcaças para uma reserva natural com dunas de areia) que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.

       “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant, do Departamento de Conservação, explicando que o processo só pode ocorrer durante a maré baixa e que, por isso, levará vários dias.

       Antes disso (ou seja, ANTES DO processo de retirar os corpos e levá-los até as dunas), é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam. (2-Perfuração da pele das baleias com facas e agulhas gigantes)

    Preenchendo as lacunas da questão:

    (3) Retirada dos corpos da praia com uso de escavadeira.

    (1) Interdição da praia onde se encontram as baleias.

    (4) Transporte das carcaças para uma reserva natural com dunas de areia.

    (2) Perfuração da pele das baleias com facas e agulhas gigantes.

    GAB: A (3-1-4-2)

    Também errei essa questão e resolvi entender ela melhor antes de tecer um comentário... É questão de treino pessoal. Não se apavorem, vai dar tudo certo no final.

    Bons estudos!!

  • bora pc pr papi!

  • Gabarito correto A

    1° - Interdita a praia;

    2° - Fura

    3° - Retira da praia; e

    4° - Leva para reserva natural.

  • O cerne dessa questão esta marcado em negrito abaixo.

       As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos. Eles serão transferidos a dunas de areia na região que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.

       “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant, do Departamento de Conservação, explicando que o processo só pode ocorrer durante a maré baixa e que, por isso, levará vários dias.

       Antes disso, é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam.

  • Acredito que o QC mudou algo nessa questão, os comentários mais antigos explicam de uma maneira lógica e a sequência do gabarito está sem nexo, estanho!

  • Fala galera !

    Analisando o texto, deve-se furar os corpos para movimentá-los. Logo, o número da última coluna " ( ) Perfuração da pele das baleias com facas e agulhas gigantes. " deve vir primeiro que o da primeira " ( ) Retirada dos corpos da praia com uso de escavadeira. ". Dessa forma, dá para eliminar as alternativas " B,C,D ".

    Reparem na alternativa "A":

    3 – 1 – 4 – 2.

    Bem como, a "E"

    3 – 4 – 1 – 2.

    Depois fica tranquilo, esse trecho do texto deixa claro que a praia foi interditada "Diante da morte dos animais, o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos."

    Ou seja, o gabarito é a alternativa "A".

    Eu geralmente faço esse tipo de análise e ajuda muito, fica a dica ! Qualquer coisa estou à disposição.

  • Essa questão está confusa demais. Se falasse de acordo com o TEXTO, tudo bem, seria até aceitável, porém é para completar de acordo com o TEXTO, e não de acordo com a QUESTÃO.

    Exemplo:

    o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos. (1- interditar a praia)

    As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos (3- Retirada dos corpos da praia com uso de escavadeira). Eles serão transferidos a dunas de areia na região (4- Transporte das carcaças para uma reserva natural com dunas de areia) que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.


ID
2392906
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       A monumental tarefa de limpar a praia neozelandesa com centenas de baleias mortas

      Na última semana, mais de 600 baleias encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, e pelo menos 300 morreram, apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar.

      Ainda não se sabe por que as baleias foram parar nessa praia no extremo norte da Ilha Sul do país. Diante da morte dos animais, o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos.

      “As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido.

      As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos. Eles serão transferidos a dunas de areia na região que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.

      “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant, do Departamento de Conservação, explicando que o processo só pode ocorrer durante a maré baixa e que, por isso, levará vários dias.

      Antes disso, é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam.

      Quando o animal morre, ele começa um processo natural de decomposição, e gases se acumulam no seu estômago.

      “Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs.

      Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.

(http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38967073, acesso em 14 fev. 2017.)

O termo “insalubre”, utilizado na última linha do texto, pode ser substituído, sem prejuízo de significado, por:

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Significado de Insalubre:Que não faz bem à saúde; diz-se do local cujas condições são prejudiciais à saúde; deletério.Que provoca doenças; insalutífero.Que pode causar danos à saúde do trabalhador; diz-se das circunstâncias de trabalho.

    https://www.dicio.com.br/insalubre/

  • sinônimos de insalubre para 1 sentido da palavra insalubre: Que é nocivo para a saúde e causa doenças: 1 nocivo, insalutífero, patógeno, patogênico, patogenético, deletério, molesto, mórbido, morbígero, morbígeno, morbífico, morboso, malsão, doentio, morbíparo.

  • Significado de NOCIVO

     

    Quando se usa o termo nocivo, pode-se dizer que é algo prejudicial. Na maioria das vezes é utilizado para designar tudo o que é visto como perigoso ou prejudicial a um sujeito. Ademais, a noção de nocivo ou de prejudicial a saúde influencia muito na vida das pessoas.

    Para se obter uma boa saúde é necessário que se livre de bebidas alcoólicas e cigarros.  

    A qualidade de algo nocivo aplicado a qualquer tipo de produto ou item é considerado como perigoso para a saúde ou o bem-estar físico de uma pessoa, animal ou vegetal.

    Além disso, é considerado como nocivo, quando um produto que é tóxico ou de um grau de nocividade entra em contato com as células do corpo humano e é capaz de modificar a divisão celular. 

  • GABARITO A

     

    insalubridade é algo nocivo(prejudical) à saúde

    penoso é algo sofrível.

    Imensurável não tem como ser medido

  • cheiro insalubre???

  • INSALUBRE = É ALGO QUE PREJUDICA A SAÚDE.

    INSALUBRE= NOCIVO.

    NOCIVO= ALGO QUE PREJUDICA.

    GABARITO= A

  • Nocivo Shomon


ID
2392909
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       A monumental tarefa de limpar a praia neozelandesa com centenas de baleias mortas

      Na última semana, mais de 600 baleias encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, e pelo menos 300 morreram, apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar.

      Ainda não se sabe por que as baleias foram parar nessa praia no extremo norte da Ilha Sul do país. Diante da morte dos animais, o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos.

      “As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido.

      As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos. Eles serão transferidos a dunas de areia na região que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.

      “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant, do Departamento de Conservação, explicando que o processo só pode ocorrer durante a maré baixa e que, por isso, levará vários dias.

      Antes disso, é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam.

      Quando o animal morre, ele começa um processo natural de decomposição, e gases se acumulam no seu estômago.

      “Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs.

      Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.

(http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38967073, acesso em 14 fev. 2017.)

A principal finalidade do texto é:

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Fato:"Na última semana, mais de 600 baleias encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, e pelo menos 300 morreram, apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar."

    citações de especialistas:"As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido."

    “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant."

    “Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs."

    Ademais, lendo o texto, é possível afirmar que o autor não faz nenhum julgamento.

  • "Se chegar a acontecer, melhor não estar perto"... nenhum julgamento..

     

  • O último período do texto deixa claro que o autor não faz julgamento dos fatos: " Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.

  • Verdade, falta de atenção minha.

    Obrigado

  • O erro da "C":

    Contar uma história que aconteceu com as baleias. Não é qualquer história, mas A História. O UMA é genérico, já o artigo definido A, especificaria...

  • se o autor não faz nenhum julgamento, então quem disse isso: ´´Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem``.

    não creio que tenha sido o tal Higgs, pois ele já havia encerrado a sua opinião no parafrafo anterior. 

     

  • Em textos jornalísticos, na grande maioria das vezes, os autores relatam fatos que ocorreram, que estão ocorrendo ou ainda prestes a ocorrer. Apesar de que podemos observar algum trecho opinativo, como citado pela colega Camila, fica evidente que o texto não é exclusivamente opinativo. Pelo contrário ele relata o fato e traz o posionamento dos especialistas envolvidos na retirada das baleias.

    Gabarito "E" mesmo.

  • Acho que realmente foi um problema afirmar que não houve nenhum julgamento. O certo seria ter apontado que o texto não possui, no geral, viés opinativo, e não que não possui nenhum julgamento, pois possui no último parágrafo.

  • O adjetivo "monumental", do titulo, não indica opinião?

  • Pelo menos em três passagens há juízo de valor:

      monumental 

    apesar do trabalho incansável de voluntários;

    Se chegar a acontecer, melhor não estar perto.

  • Gabarito: E.

    De fato, não há emissão de opinião por parte do autor.

    Os comentários mais antigos dos outros colegas não podem ser utilizados como base. O termo "monumental" do título faz referência ao trabalho que é árduo e demorado, o que é ratificado pelo fato de poder ser realizado apenas nos períodos de maré baixa. Ademais, quando o autor diz "melhor não estar perto" no final do texto, perceba que a informação logo em seguida é atribuída a um juízo de valor feito pelos profissionais da área que já presenciaram explosões, não meramente uma opinião por parte do autor.

    Bons estudos!

  • [...] apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar.

    Se isso não é julgamento de valor rsrs... eu não sei o que é.

  • INCANSÁVEL, ta de sacanagem UFPR


ID
2392912
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       A monumental tarefa de limpar a praia neozelandesa com centenas de baleias mortas

      Na última semana, mais de 600 baleias encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, e pelo menos 300 morreram, apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar.

      Ainda não se sabe por que as baleias foram parar nessa praia no extremo norte da Ilha Sul do país. Diante da morte dos animais, o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos.

      “As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido.

      As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos. Eles serão transferidos a dunas de areia na região que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.

      “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant, do Departamento de Conservação, explicando que o processo só pode ocorrer durante a maré baixa e que, por isso, levará vários dias.

      Antes disso, é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam.

      Quando o animal morre, ele começa um processo natural de decomposição, e gases se acumulam no seu estômago.

      “Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs.

      Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.

(http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38967073, acesso em 14 fev. 2017.)

Qual das palavras abaixo foi acentuada pela mesma regra que a palavra “cadáver” usada no texto?

Alternativas
Comentários
  • ELETRÔNICO: proparoxítona

    ZÍPER : paroxítona

    PICOLÉ: oxítona

    PÉSSIMO: proparoxítona

    ALGUÉM: oxítona

     

    CADÁVER: paroxítona

  • Zíper - Paroxítona terminada em R

  • Ai o cara vai i lê um texto desse :D na prova"

     

  • Nó... não colocou nem outra paroxítona pra confundir!

  • São acentuadas as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, ps.

  • Gabarito:B , paroxítona terminada em R.

  • São Paroxítomas: 

    Zíper

    Cadáver

     

    Regra Gramatical:

    São acentuadas as oxítonas terminadas em: N-I-R-IS-L-UM-US-Ditongos Ã-ÃO-PS

     

    Neste caso letra  B - Zíper - Oxítona terminada em R - muito fácil.

  • Paroxítonas: Acentuam-se as paroxítonas terminadas em r (caver)

  • REGRA DAS PAROXÍTONAS, TERMINDAS EM " R" 

  • Resumão pra nunca mais perder questões sobre acentuação:

     

     

     

    proparoxítonas: TODAS são acentuadas. 

     

    Paroxítonas: NÃO são acentuadas as terminadas em A, E ,O e M (Oh MÃE!) ; SÃO acentuadas: R, I, N, PS, X (RIXNoPS!)

     

    Oxítonas: SÃO acentuadas as terminadas em: A, E, O, EM, ENS

     

    Monossílabas tônicas: SÃO acentudas as terminadas em A, E, O,

     

    Hiatos: São acentuados: I, U

     

    Ditongos abertos: SÃO acentuados se forem oxítonos e monossilábicos: EU, EI, OI 

     

    Formas verbais com hífen: Cada caso é um caso.

     

    Verbos "ter" e "vir": Se for 3º pessoa do singular NÃO TEM; Se for 3º pessoa do plural TEM

     

    Derivados dos verbos: "ter" e "vir": 3º pessoa do singular recebe acento agudo (´); Se for 3º pessoa do plural recebe o circunflexo (^)

     

     

    Qualquer correção, manda no privado!

    Abraço e bons estudos.

  • Paroxítona: terminados em: UNS ....X. UM DITONG .ÃO, RPS

  • Regra usada. Cadáver- Paroxítona terminada em ( r )

     

     

     a) eletrônico. Proparoxítona

     b) zíper. Paroxítona terminada em ( r )

     c) picolé. Oxítona

     d)  péssimo. Proparoxítona

     e) alguém. Oxítona

     

  • Cadáver e zíper levam a regra de acentuar paroxítonas terminadas em R.

     

    Terminadas em:

    L, N, R, X, OS, I, US: AMÁVEL, HÍFEN, REPÓRTER, TÓRAX, BÍCEPS, TÊNIS, VÍRUS;

    UM, UNS, Ã, ÃS, ÃO, ÃOS, EI: álbum, ímã, órgão...

     

    Quando ocorrer ditongo crescente (semivogal + vogal): CÁRIE, POLÍCIA, HISTÓRIA.

     

    Marque B e seja feliz!

     

  • Resumo sobre acentuação gráfica:

     

    Proparoxítonas (antepenúltima sílaba é a tônica): TODAS são acentuadas. 

     

    Paroxítonas (penúltima sílaba é a tônica): NÃO são acentuadas as terminadas em A, E ,O e M (Oh MÃE!) ; SÃO acentuadas: todas as demais e terminadas em ditongos crescente.

     

    Oxítonas (a última sílaba é a tônica): SÃO acentuadas as terminadas em: A, E, O, EM, ENS

     

    Monossílabas tônicas: SÃO acentudas as terminadas em A, E, O

     

    Hiatos: São acentuados: I, U

     

    Ditongos abertos: SÃO acentuados se forem oxítonos e monossilábicos: EU, EI, OI 

     

    Formas verbais com hífen: Cada caso é um caso.

     

    Verbos “ter” e “vir”: Se for 3º pessoa do singular NÃO TEM; Se for 3º pessoa do plural TEM

     

    Derivados dos verbos: “ter” e “vir”: 3º pessoa do singular recebe acento agudo (´); Se for 3º pessoa do plural recebe o circunflexo (^

  • A palavra “cadáver” foi acentuada por ser paroxítona terminada em R.

    Analisemos as opções:

    Letra A – ERRADA – A palavra “eletrônico” foi acentuada por ser proparoxítona.

    Letra B – CERTA – Assim como “cadáver”, a palavra “zíper” é acentuada pela seguinte razão: são paroxítonas terminadas em R.

    Letra C– ERRADA– Trata-se de uma oxítona terminada em E(S).

    Letra D – ERRADA – A palavra “péssimo” foi acentuada por ser proparoxítona.

    Letra E – ERRADA – A palavra “alguém” é acentuada por ser oxítona de final EM/ENS.

    Resposta: B 

  • BOM SE TODAS QUESTÕES FOSSEM IGUAL ESSA!! :)

  • Ufa!!! Enfim uma questão desse mundo por essa banca.

  • A questão é sobre acentuação gráfica e quer que identifiquemos qual das palavras abaixo foi acentuada pela mesma regra que a palavra “cadáver”. Vejamos: 

     .

    A) eletrônico.

    Errado. E-le-trô-ni-co é acentuada por ser uma proparoxítona.

    Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

     .

    B) zípe r.

    Certo. Zí-pe r, assim como ca-dá-ver, é uma paroxítona terminada em "r".

    Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), en, om, ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

     .

    C) picolé.

    Errado. Pi-co-lé é acentuada por ser uma oxítona terminada em "e".

    Oxítonas: a sílaba tônica é a última. Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O (S), mesmo quando seguidas de LO(S), LA(S); e as terminadas em EM, ENS (com duas ou mais sílabas). Acentuam-se também as oxítonas terminadas com ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU, seguidas ou não de “s”.

     .

    D) péssimo.

    Errado. Pés-si-mo é acentuada por ser uma proparoxítona.

     .

    E) alguém.

    Errado. Al-guém é acentuada por ser uma oxítona terminada em "em".

     .

    Gabarito: Letra B


ID
2392915
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte texto sobre os palácios Alvorada e Jaburu:

A fachada de vidro do Alvorada permite fotografar o morador, como já ocorreu com Dilma. No Jaburu, voltado para um pátio interno, isso não ocorre.

Os conectores a seguir podem ser usados para unir as duas sentenças num único período sem alterar o significado do texto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • PORTANTO é um conector conclusivo, que não encaixa no contexto.

  • a) portanto. (Conjunção conclusiva)

    b) no entanto. (Conjunção adversativa) 

    c) mas. (Conjunção aditiva)

    d) entretanto. (Conjunção adversativa)

    e) e. (Conjunção aditiva)

  • Rafa, a conjunção "mas" não seria caso de conjunção adversativa? Acho que ela só teria valor de aditiva se estivesse acompanhada do advérbio "também" ("mas também"). Correto?

     

    Fontes: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/conjuncao-e-mas-ou-logo-pois-que-como-porque.htm

                https://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3o

                https://rachacuca.com.br/educacao/portugues/conjuncoes-coordenativas/

     

     

    ----

    "A subida pode cansar, mas a vista vale a pena."

  • A conjunção"e" tb pode ter valor de adversativa. Ex; o homem passou mal e ninguém o ajudou. Já o conectivo portanto é exclusivo de uma conjunção conclusiva.
  • Portanto não encaixou legal nesse contexto :/

    Entretanto seria mais condizente

  • Willian, não é para encaixar mesmo.

    O enunciado pede o conectivo que altera o sentido do texto.

  • COMPLEMENTANDO

    a) portanto. (Conjunção conclusiva)

    b) no entanto. (Conjunção adversativa) 

    c) mas. (a Conjunção pode ser aditiva ou adversativa, sendo que na questão a conjunção utilizada está no valor adversativo).

    d) entretanto. (Conjunção adversativa)

    e) e. (a Conjunção pode ser aditiva ou adversativa, sendo que na questão a conjunção utilizada está no valor adversativo).

     

  • GABARITO A

     

    Conjunções conclusivas, são elas: : logo, pois, então, portanto, assim, enfim, por fim, por conseguinte, conseguintemente, consequentemente, donde, por onde, por isso. 

     

    bons estudos.

  • Ressaltando os comentários dos colegas em relação ao conectivo "E" ter valor de adversidade, realmente, esse conectivo pode ser tanto de adição quanto de adversidade. Porém vale dizer que, para ele ter valor de adversidade, o mesmo tem que estar precedido de vírgula, somente assim que o mesmo terá valor de adversidade. Exemplos:


    Estudou muito e dormiu pouco. (adição).


    Estudou muito, e não foi bem na prova. (adversidade) - NESSE contexto, teria o mesmo valor de: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto...

    Ou seja, galerinha, é só ficarem ligados na vírgula, pois é a condição primordial de a conjunção "E" ter valor adversativo.


    Bons estudos!

  • Questão muito estranha.

  • Gabarito letra "A"

    Questão fácil.

    Errei por falta de atenção... A questão pedia para indicar o conector que não encaixa nas sentenças....

    É o costume de sempre querer procurar a alternativa correta.

    Bons estudos a todos.

  • Rafaela A, o conectivo (mas) é adversativo!

  • Voce responde 93847478 questões que pede a certa, aí no meio ele pede a incorreta... é pra comer a prova de raiva mesmo.

  • A fachada de vidro do Alvorada permite fotografar o morador, como já ocorreu com Dilma. No Jaburu, voltado para um pátio interno, isso não ocorre.

    Os conectores a seguir podem ser usados para unir as duas sentenças num único período sem alterar o significado do texto, EXCETO:

    VAMOS LÁ AMIGOS:

    SENTENÇA = É ATÉ O PONTO FINAL, A PARTIR DO PONTO É OUTRA SENTENÇA.

    A fachada de vidro do Alvorada permite fotografar o morador, como já ocorreu com Dilma e no Jaburu, voltado para um pátio interno, isso não ocorre. (E = ADICIONA A INFORMAÇÃO)

    A fachada de vidro do Alvorada permite fotografar o morador, como já ocorreu com Dilma, no entanto no Jaburu, voltado para um pátio interno, isso não ocorre. (NO ENTANTO = ADVERSATIVO)

    MAS, ENTRETANTO= SÃO ADVERSATIVO =LOGO, VAI DAR CERTO ASSIM COMO (NO ENTANTO)

    A fachada de vidro do Alvorada permite fotografar o morador, como já ocorreu com Dilma, PORTANTO no Jaburu, voltado para um pátio interno, isso não ocorre.

    PORTANTO = É CONCLUSIVO.

    VOU TE FAZER UMA PERGUNTA.

    O FATO DE NO ALVORADA PERMITIR FOTOGRAFAR, DA PARA CONCLUIR QUE NO JABURU VOLTADO PARA O PÁTIO ISSO NÃO OCORRE?

    NÃO DA PARA CONCLUIR ISSO.

    GABARITO= A

    PORTANTO.

  • Apenas um adendo:

    Notem que ali caberia qualquer adversativo. Assim, ficamos entre os conectivos "E" e "portanto". A depender de como for empregado, o "E" poderá ser equivalente ao mas, implicando adversidade.

    Gabarito: A.

    Bons estudos!

  • Os conectores a seguir podem ser usados para unir as duas sentenças num único período sem alterar o significado do texto, EXCETO: perdi a questão fácil porque não me liguei nesse exceto.

  • EXCETO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pqp

  • EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:EXCETO:

  • ele disse EXCETO, inseto.


ID
2392921
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Retida na Venezuela após subir monte, brasileira relata caos e fuga pela mata

Gabriela (nome fictício), 60, chegou no dia 9 à Venezuela para subir o monte Roraima com mais nove brasileiros. Uma semana depois, ao voltar a Santa Elena de Uairén, encontrou a cidade sob o caos ocasionado pela decisão de Caracas de retirar de circulação a nota de 100 bolívares. A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14. O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

                                                                                                 (Folha de S. Paulo, 21 dez. 2016.)

A origem da necessidade de os brasileiros voltarem ao Brasil pela mata está no fato de:

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião, o gabarito deveria ser letra D.

     

    Não foi devido à retirada de circulação das notas de 100 bolívares que os brasileiros tiveram que voltar ao Brasil pela mata, mas sim porque a fronteira estava fechada.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Outra questão da prova sobre o mesmo texto se contradiz com essa, vejam:

     

    Q797639

     

     Retida na Venezuela após subir monte, brasileira relata caos e fuga pela mata

    Gabriela (nome fictício), 60, chegou no dia 9 à Venezuela para subir o monte Roraima com mais nove brasileiros. Uma semana depois, ao voltar a Santa Elena de Uairén, encontrou a cidade sob o caos ocasionado pela decisão de Caracas de retirar de circulação a nota de 100 bolívares. A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14. O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

                                                                                                     (Folha de S. Paulo, 21 dez. 2016.)

     

    Qual dos conectores abaixo pode ser utilizado para unir as duas últimas frases do texto num único período, mantendo seu sentido original? 

     a) pois

     b) porque 

     c) conforme 

     d) motivo pelo qual 

     e) posto que 

     

    GABARITO: D

     

    O período ficaria assim:  A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14, motivo pelo qual o grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

  • Também acho que deve ser a letra D. A cidade de Santa Elena de Uairén estava em caos em função de que a nota de 100 bolívares havia sido retirada de circulação. A fronteira estava fechada em função do caos em que se encontrava tal cidade. E os brasileiros cruzaram pela mata em função de que a fronteira estava fechada. Independente dos outros fatos, o que se compreende do texto é que se a fronteira estivesse aberta eles não precisariam cruzar pela mata, ou seja: cruzaram pela mata porque a fronteira estava fechada!

  • Concordo com o gabarito C

    a questão pede a ORIGEM...

    a fronteira com o Brasil estava fechada devido ao caos na cidade ocasionado pela retirada das notas!

    Notem que a retirada das notas de 100 bolívares de circulação causou o caos que causou a fornteira ser fechada!

  • Analisando melhor, eu concordo com a Azimara Santos. Fiquei P* da vida quando vi que errei essa questão. Agora pensando melhor, a questão quer a ORIGEM ....

  •  A origem da necessidade de os brasileiros voltarem ao Brasil -> As notas de 100 bolívares terem sido retiradas de circulação. 

    pela mata -> as fronteiras estarem fechadas.

    Não consigo ver outra resposta a não ser a letra D...

  • A origem da necessidade de os brasileiros voltarem ao Brasil pela mata está no fato de a nota de 100 bolívares ter sido tirada de circulação.

     

    Fato origem: nota de 100 bolívares tirada de circualação.
    Efeitos: caos na cidade; fronteira entre Brasil e Bolívia fechada.
    Fato derivado: O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata.

     

    Gabarito Letra C.

  • Se for ficar filosofando na ORIGEM chegaremos até o Big Bang. kkkkk

  • A letra D é o motivo ou causa, já a alternativa C é de fato a origem de tudo, sendo assim a resposta certa. Mas sendo bem chato, tem ainda um outro fato que gerou a retirada de circulação da nota de 100, e esse fato foi gerado por outro, e assim por diante. Uma pergunta impecável seria: "De acordo com o texto,..." 

  • Hora alguma fez conexão entre a suspensão das notas de 100 e a fronteira estar fechada. Na verdade o texto não fala sobre o porque de a fronteira estar fechada. E o motivo real é a fronteira estar fechada, perceba que mesmo ocorrendo o problema do caos se a fronteira estivesse aberta passariam por ela....  Banca de bosta já vi 3 questões nada a  ver dela.

  • Mi Dios! Se a fronteira estivesse aberta obviamente não utilizariam um jipe alugado para atravessar a mata!! Eu alugaria um jipe e passaria pela fronteria, com notas de 100, ou sem notas de 100. Hahaha
  • A palavra chave está no enunciado: "Origem" Se não fosse a retirada de circulação da nota de 100 a cidade não estaria um caos e as fronteiras não estariam fechadas.
  • A conclusão mais adequada é a que confirma a banca em questão como uma das mais subjetivas na composição de perguntas e apresentação de respostas.

  • Mais um texto sem contexto da NC-UFPR. Assim, fica difícil de fazer prova. É preciso entrar na "malandragem" do elaborador de questões!

  • Como assim? Eu entendi que a origem de todo o caos foi a retirada das notas de 100 de circulação, mas se a fronteira estivesse aberta, os brasileiros não voltariam pela mata. Ficou sem nexo esta resposta.

  • A palavra "MATA" desqualifica o gabarito.

  • Concordo com o Luís Felipe. A UFPR é uma banca traiçoeira. Sempre desconfie de alguma coisa quando a questão vier assim. Eles são sutis em armadilhas que quase sempre não cabem recurso, como é o caso em tela.

  • Pode até haver conexão entre a fronteira estar fechada e a retirada de circulação de notas de 100 bolívares, mas isso ao meu ver não está implícito no trecho da questão. Baita sacanagem esse gabarito...

  • Na época esta questão é passível de anulação. O motivo pela qual o grupo de brasileiros voltou pela mata foi o fechamento da fronteira com o Brasil.

    Mesmo alguns colegas corroborando a resposta dada pela banca (alternativa "C"), ainda assim, a questão gera duplicidade de resposta.

  • Correta, C

    Ao meu ver, questão difícil.

    A assertiva pergunta qual a ORIGEM da necessidade de os brasileiros voltarem ao Brasil pela mata.

    Assim, também originou o fechamento das fronteiras o fato de as notas de 100 bolívares terem sido retiradas de circulação. Logo, letra C correta.

  • Pqp... Que banca mais subjetiva... Vai p/ inferno!

  • É uma questão dificílima. De fato, maldosa e bem inteligente por parte da banca.

    Note que com a retirada da nota de 100, desencadearam-se vários problemas. Utilizar o veículo para atravessar para o Brasil, de fato ocorreu pela fronteira fechada. No entanto, a fronteira estava fechada pela retirada da nota de 100. Essa foi a origem.

    Acredito que se tivesse CESPE no lugar de NC-UFPR, mais usuários aqui tinham acertado e não criticariam a banca pela sensibilidade de cada palavra no enunciado. Essa questão foi apenas mais um exemplo que isso não é restrito ao CESPE.

    Gabarito: C.

    Bons estudos!

  • Pra mim essa questão é uma apelação pra não fechar a matéria

  • É um absurdo ser a letra C. Para não dizer outra coisa. A cidade poderia estar pegando fogo, se a fronteira estivesse aberta eles não teriam ido pela mata. Ponto Final.

  • Pra começo de conversa, a origem foi eles terem ido pra Venezuela. Mas não dá pra ficar brigando com a banca, bola pra frente.

  • estamos há 0 dias sem xingar o examinador de português da UFPR, nosso record é de 01 dias....

  • Prometo para mim mesmo que hoje vou me controlar e não mandar essa banca pra &*#$¨#(Q)*&%*!*

  • Fui cego na D, mas depois que li "a origem da necessidade"...

  • Nao entendo o porque a letra D esta errado, e por que a C esta certo o que tem haver 100 bolivares com eles ter atravessado pela mata com jipe...!

  • Banca desgraçada examinador nao transa kkkkkk

  • Errei por falta de atenção. A própria pergunta já da a resposta =(. origem da necessidade...

  • Questão indicada para comentário!

  • Se quis resolver rápido errou kkkk

  • nossa, fiquei muito indignado kkkkk, realmente tem algumas questões que eles são malandros, vida que segue.

  • Efeito cascata

    Retirar de circulação a nota de 100 bolívares resultou em cidade sob o caos resultou em

    A fronteira com o Brasil estar fechada

    Só prestar atenção no enunciado!

    A origem da necessidade de os brasileiros voltarem ao Brasil pela mata está no fato de:

    Letra C

  • O erro do examinador foi ter especificado na questão o caminho por onde o grupo voltou.

    "A origem da necessidade dos brasileiros voltarem ao brasil pela mata é..."

    Ora, o grupo voltou porque tiraram de circulação a nota de 100, mas voltou pela mata porque a fronteira estava fechada.

    A resposta deveria ser letra D, mas como já não nos surpreendemos com a incapacidade cognitiva do examinador da UFPR... essa foi apenas mais uma das inúmeras provas de imperícia da banca.

    Nada mudou.

    #segueoenterro

    #boasorteatodosnós

  • Pessoal, pede comentário do professor ai

  • meu, na moral, o real motivo é porque a fronteira estava fechada, ou vocês acham que se estivesse aberta, eles voltariam pelo meio do mato por causa das notas de 100 bolivares ????? não costumo reclamar, mas essa foi paia. pra mim a correta é a D
  • Então, pelo raciocínio da banca, também está correto considerar que o motivo de terem voltado para o Brasil pela mata foi pelo fato de eles terem chegado à Venezuela, assim como também é motivo o fato de eles terem resolvido subir o monte Roraima, e por que não dizer tbm que foi pelo fato de eles terem nascido, desenvolvido e crescido?

  • Gabarito correto C

    O questionamento é: qual a ORIGEM DA NECESSIDADE DE VOLTAR e não de a volta ter sido pela mata. Essa foi phoda, pegou muita gente. (eu me incluo nessa) KKKKKKKK

  • letra D! se nao a origem seria quererem ir subir um monte na venezuela

  • questão capciosa, pergunta sobre a origem deles voltarem pela mata, não por que eles atravessaram pela mata.

  • Quanto mais estudo o critério de interpretação de texto da UFPR mais me surpreendo com algumas questões!

  • Essa banca de examinadores noiados viajam na interpretação de texto, afff... é muita droga envolvida. puts.

  • Na minha opinião, o correto seria:

    Se eles não tivessem nascidos, não teriam que voltar pela mata .

  • Origem onde se deu inicio! quando se tornou o caos? quando retiraram as notas.

  • É perigoso uma dessa cair na prova, e eu errar de novo. :)

  • Inacreditável!

  • Faça a questão da mesma prova e perceba a que a assertiva "D" está correta, ou seja, que a origem da necessidade de os brasileiros voltarem ao Brasil pela mata está no fato de a fronteira com o Brasil estar fechada.

    Um bom recurso teria anulado essa questão. Veja:

    () Qual dos conectores abaixo pode ser utilizado para unir as duas últimas frases do texto num único período, mantendo seu sentido original?

    A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14. O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

    A pois

    B porque

    C conforme

    D motivo pelo qual

    E posto que


ID
2392924
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Retida na Venezuela após subir monte, brasileira relata caos e fuga pela mata

Gabriela (nome fictício), 60, chegou no dia 9 à Venezuela para subir o monte Roraima com mais nove brasileiros. Uma semana depois, ao voltar a Santa Elena de Uairén, encontrou a cidade sob o caos ocasionado pela decisão de Caracas de retirar de circulação a nota de 100 bolívares. A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14. O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

                                                                                                 (Folha de S. Paulo, 21 dez. 2016.)

Qual dos conectores abaixo pode ser utilizado para unir as duas últimas frases do texto num único período, mantendo seu sentido original?

Alternativas
Comentários
  •  A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14. O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

     

     A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14, MOTIVO PELO QUAL o grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

     

    Qual o motivo de o grupo ter cruzado para o lado brasileiro pela mata? O fato de a fronteira com o Brasil estar fechada desde o dia 14.

  • E quaç a razão de não usar o concectivo "porque"?

  • Em resposta ao colega Aldo Silva  (E quaç a razão de não usar o concectivo "porque"?):

     

    O termo porque indica causa. A segunda frase é consequência, por isso precisa de conector que assim indique.

  • A resposta dessa questão já mostra o erro grotesco da banca na questão Q797638. hahahahhahaha

  • Brindes ^^

  • aldo "meu brother"...usaria "porque" se a consequência viesse antes da causa

    exemplo: O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado, (porque) a fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14

    entendeu "mam"?

    as bancas gostam bastante de usar frases e confundir causa//consequência e consequência//causa cuidado!!!

    Jesus no controle...

  • A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14, motivo pelo qual O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado.

    O grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado, pois/porque A fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14

  • Podemos resolver essa questão apenas se perguntando:

    '' Por qual motivo o grupo cruzou para o lado brasileiro pela mata, com um jipe alugado?''

     Porque a fronteira com o Brasil estava fechada desde o dia 14. 

    Agora faz mais sentido tal conectivo motivo pelo qual.


ID
2392927
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:

Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem ______________ 833.000 dólares foram depositados em uma conta na Suíça.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • gab: E

     

    Por que: pronome interrogativo. Por que você saiu mais cedo hoje?

    Por que (no meio da oração) : equivale-se a o motivo pelo qual. Ex: não sei por que insisto tanto em nós.

    Por quê: perto de pontuação. A pontuação DEVE vir após o termo. EX: Estamos tão distantes. Queria entender por quê.

    Porque: justificativa. Ex: Não irei porque estou cansada.

    Porquê: substantivado. Há termos determinantes antes do verbo (artigo, pronome, numeral...) Ex: O porquê dessa crise econômica ainda não foi esclarecido.

     

    Fonte: anotações pessoais. Bons estudos! Fé em Deus.

  • Por que: pode ser trocado por "pelo qual"

    porque: pode ser trocado por "pois", "já que", "para que"

    porquê: sempre antecedido de artigo, pronome, numeral e adjetivo

    por quê: final de frase, antes de qualquer pontuação

     

  • Gabarito: Letra E.

     

    Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem por que (a razão pela qual) 833.000 dólares foram depositados em uma conta na Suíça.

  • Ajudem...

    não consigo entender porque não pode ser "o porquê", já que ele tem sentido de "o motivo".

     

    "A grafia “Porquê” funciona como substantivo, uma vez que é precedida pelo artigo definido “o”, e tem o seu significado equivalente ao da palavra “motivo”:

    Todos sabem o porquê (motivo) de sua revolta." (INFOESCOLA)

     

    Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem O PORQUÊ (o motivo) 833.000 dólares foram depositados em uma conta na Suíça.

     

    Não está claro pra mim, alguém?

  • por quê = no Final (finalizador)

    por que = por qual motivo, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual (pronome relativo)

    porquê = O motivo (substantivo)

    porque =  já que, pois ou a fim de que (conjução)

     

    P.S. Para perguntar usa-se o "por que". Exemplo: Por que (qual o motivo) para passar em um concurso é preciso se lascar de estudar?

    Porquê (o motivo) tem muita gente se lascando de estudar também.

     

  • Alana, respondendo a sua pergunta : "

    Ajudem...

    não consigo entender porque não pode ser "o porquê", já que ele tem sentido de "o motivo". "

    Acredito que o uso de "o porquê " nesse caso não caberia pelo fato de que, nessa frase (Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem _o porquê de_ 833.000 dólares foram (terem sido) depositados em uma conta na Suíça.), teria que vir acompanhado da preposição "de"  o que implicaria também na mudança do verbo "foram" para "terem sido". Assim a resposta correta é a alternativa "E" -> por que (por qual razão). 

  • 2ª Temporada na Ponta da Língua | 5° Episódio professor Elias Santana Aula dos porquês.

    https://www.youtube.com/watch?v=JVyVGDZXGI8

  • POR QUE - QUANDO A PALAVRA MOTIVO/RAZÃO ESTIVER IMPLÍCITA. IGUAL CASAMENTO ... rsrs TEM MOTIVO SEPARA

    POR QUÊ -  QUANDO A PALAVRA MOTIVO/RAZÃO ESTIVER IMPLÍCITA, DESTA VEZ NO FINAL DE FRASE. AINDA SIM IGUAL O CASAMENTO ... rsrs TEM MOTIVO SEPARA

    PORQUÊ - USADO COM VALOR DE SUBSTANTIVO, PRECEDITO DE DETERMINANTE. SE NÃO TEM MOTIVO NÃO TEM O POR QUE SEPARAR.

    PORQUE - CONECTIVO(CONJUNÇÃO) DE VALOR EXPLICATIVO OU CAUSAL. EQUIVALE A POIS, JA QUE ...

    O macete é primeiro definir se a palvra MOTIVO/RAZÃO está implícita. Se tem MOTIVO separa. Após, basta atentar se leva acento ou não. Faço assim. Dica do Professor Fabricio Dutra

  • Por que não pode ser letra B ja q porquê tem o determinante ???

  • Confesso que também cai no erro. Analisando a letra B, faltou acrescentar a preposição após "porquê".
    A frase correta seria:

    "(...) nem o porquê DOS 833.000 dólares (...)"

    A outra construção possível é o gabarito:

    "(...)​ nem por que 833.000 dólares (...)"

    Espero ter ajudado.

  • USO DOS PORQUÊS:

    1° PORQUE = POIS

    2° POR QUÊ = ANTES DA PONTUAÇÃO( PONTO DE EXCLAMAÇÃO, INTERROGAÇÃO OU PONTO FINAL).

    3° O PORQUÊ = EQUIVALE O MOTIVO/ A RAZÃO.

    4° POR QUE = RESTO( EQUIVALE A PELO QUAL/PELA QUAL/ A QUAL/ O QUAL...)

     

    OBS: DICAS DO PROFESSOR ELIAS SANTANA( GRANCURSOS)

    DEPOIS DISSO NUNCA MAIS ERREI QUESTÕES REFERENTE A ESTE ASSUNTO.

  • Confesso que também cai no erro. Analisando a letra B, faltou acrescentar a preposição após "porquê".
    A frase correta seria:

    "(...) nem o porquê DOS 833.000 dólares (...)"

    A outra construção possível é o gabarito:

    "(...)​ nem por que 833.000 dólares (...)"

    Espero ter ajudado.

  • Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem  por que 833.000 dólares foram depositados em uma conta na Suíça.

    por que - pergunta que pode ser trocada  (por qual razão) ou (pelo qual motivo)

  • Depois da aula do prof Elias Santana do Grancursos é praticamente impossível esquecer o uso dos PORQUÊS.

  • Autor: Arenildo Santos

     

    Síntese Teórica -  Emprego de  “porquês”
     

    Por que (separado e sem acento)

    1) Expressão adverbial interrogativa de causa (ou explicação), podendo aparecer em interrogações diretas e indiretas.  Nesse caso, pode estar explícito ou não o termo “motivo” (“razão”).  Veja.

    Por que razão o homem maltrata a natureza?

    Por que o homem maltrata a natureza?

    Ninguém sabe por que razão o homem maltrata a natureza.

    Ninguém sabe por que o homem maltrata a natureza.

     

    2) Expressão relativa com função anafórica.  Nesse caso, equivale a uma das seguintes expressões: pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais.

    A estrada por que vim é tranquila. (por que = pela qual)

    O fax por que enviei a texto é antigo. (por que = pelo qual)

    Obs.1: Também se usa “por que” quando a palavra “que” funciona como pronome indefinido adjetivo (equivalendo a “qual”).  Nesse caso, “por que” equivale a “por qual”.

    Você sabe por que caminho ela está vindo?

    Obs. 2: Cuidado.  Por vezes o segmento “por que” corresponde à seguinte morfologia: a preposição “por” é exigida por um termo anterior; e “que” é conjunção integrante.  Veja:

    Minha luta por que você supere isso é grande.

     

    Por quê (separado e com acento) 

    Também tem valor adverbial interrogativo.  O acento ocorre diante de pausas fortes.  Veja:

    O homem maltrata a natureza por quê?

    O homem maltrata a natureza, mas ninguém sabe por quê.

    Ninguém sabe por quê, mas o homem maltrata a natureza.

    Ela admitiu o homicídio, mas explicar por quê será difícil.

     

    Porque (junto e sem acento)

    Trata-se sempre de conjunção: seja explicativa, seja causal, seja final.

    Não chore, porque me daria pena.

    Não chorei porque não tive vontade.

    Não chorarei porque não demonstre fragilidade.

    Você se assustou porque eu gritei?

     

    Porquê (junto e com acento)

    Trata-se de substantivo.

    Ninguém sabe o porquê, mas o homem maltrata a natureza.

  • Resposta E.

    Por que pode ser substituido "por qual razão"

  • Emprego de Porques

    Porque: conjunção pois/explicação

    estabelece relação de causa e efeito

    Porquê: substantivo motivo

    Aceita determinante e plural

    Por que: Perguntas diretas ou indiretas

    por que razão

    com valor de pronome relativo

    pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais

    Por quê - perguntas diretas ou indiretas no fim de frase

    Prof. Flávia Rita.

  • POR QUAL RAZÃO><><><>><<<><<><><><><><>><>><>><>

  • ...o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem por que 833.000 dólares...

    QUE ISSO? ESTAMOS NO TEMPO DA PEDRA?

    como nem por que KKKKK bizarro

  • Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem ______________ 833.000 dólares foram depositados em uma conta na Suíça.

    por que = (por) = preposição que (pronome)

    por que= troca por ( por qual motivo )

    gabarito= E

  • Gabarito letra E.

    Para caber "o porquê", da letra B, teria de acrescentar a partícula "de": "o porquê de..." Além disso, deveria haver mudança na forma verbal de "foram" para "terem sido..." A frase ficaria assim:

    "não saber como nem o porquê de 833.000 dólares terem sido depositados..."

  • É uma pergunta IMPLÍCITA

  • caramba, leiam com atenção, eu não li o texto direito já fui logo marcando "o porquê" levei um susto de ter errado, aí fui ver (cadê a preposição ??????) então LEIAM COM ATENÇÃO, NÃO SEJAM AFOBADO COMO EU KKKKK
  • Poxa... errei essa...

  • Caveira!

  • a)   Por que: A forma por que (separada) pode ser uma locução adverbial interrogativa de causa quando equivale a “por qual razão/motivo’ ou ‘a razão pela qual”.

    b)   Porque: A forma porque (junta e sem acento) pode ser uma conjunção explicativa ou causal (equivalendo a pois, visto que, já que, etc.); para alguns gramáticos pode ser também uma conjunção final (equivalendo a “para que”).

    c)   Por quê: A forma por quê (separada e com assento) pode ser usada antes de pausa representada por sinal de pontuação, em fim de frase ou isolada.

    d)     Porquê: A forma porquê (junto e com acento) é um substantivo e vem comumente acompanhada de um determinante (artigo, pronome, numeral ou adjetivo/locução adjetiva).

    Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem POR QUAL RAZÃO 833.000 dólares foram depositados em uma conta na Suíça.

  • Não sabe como e nem o MOTIVO.

    PC-PR 2021

  • fui reto no "o porquê" kkkk
  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer que preenchamos corretamente a lacuna a seguir: "Em um devastador ataque de amnésia, o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem ______________ 833.000 dólares foram depositados em uma conta na Suíça". Vejamos: 

     .

    A) porque.

    Errado.

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

     .

    B) o porquê.

    Errado. "O porquê" equivale a "o motivo / a razão". Substituindo, ficaria: "...o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem O MOTIVO / A RAZÃO 833.000 dólares foram depositados...", o que fica errado.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    C) por quê.

    Errado.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e significa “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases. Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

      ..

    D) porque que.

    Errado. "Porque que" seria equivalente a "pois que", "uma vez que que", o que fica errado.

     .

    E) por que.

    Certo. Por que = por qual razão / motivo: "...o ex-ministro do Turismo disse não saber como nem POR QUE 833.000 dólares foram depositados...".

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    Gabarito: Letra E


ID
2392930
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O carnavalesco Paulo Barros, que levou a Portela ao primeiro lugar, concedeu entrevista à revista Veja sobre o carnaval de 2017. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 

1. Você teria paciência para passar a noite assistindo ao desfile na TV?

2. Aqui entre nós: o senhor tem uma escola do coração?

3. Já recebeu propostas para trocar de escola?

4. Vê algum sucessor no horizonte? 


( ) Graças a Deus, não. Mas quando aparecer um espero que compartilhe o pensamento que aprendi: fazer diferente de todo mundo.

( ) Acho que ele bate por todas. Eu vou para a Sapucaí na torcida para que tudo dê certo.

( ) Não mesmo. A repetição é cansativa. Se pudesse, teria vestido a escola inteira como aquela ala das pessoas engatinhando sob a pele de crocodilo, mas isso exige muita técnica e ensaio.

( ) Não, mas se o telefone tocar serei frio e calculista. Não aceito convite de escola à beira da morte. Vai dar erro, e a culpa vai ser minha. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (D)

    (4)P: Vê algum sucessor no horizonte?  R: Graças a Deus, não. Mas quando aparecer um espero que compartilhe o pensamento que aprendi: fazer diferente de todo mundo.

    (2)P: Aqui entre nós: o senhor tem uma escola do coração?  R: Acho que ele bate por todas. Eu vou para a Sapucaí na torcida para que tudo dê certo.

    (1)P: Você teria paciência para passar a noite assistindo ao desfile na TV? R: Não mesmo. A repetição é cansativa. Se pudesse, teria vestido a escola inteira como aquela ala das pessoas engatinhando sob a pele de crocodilo, mas isso exige muita técnica e ensaio.

    (3)P: Já recebeu propostas para trocar de escola? R: Não, mas se o telefone tocar serei frio e calculista. Não aceito convite de escola à beira da morte. Vai dar erro, e a culpa vai ser minha.

  • Questão idiota!

  • Em questões bestas cmo esta comecei avaliar palavras que podiam ser associadas nas frases. Comecei pelo item 2. Aqui entre nós: o senhor tem uma escola do coração

    Resposta: Acho que ele bate por todas. Eu vou para a Sapucaí na torcida para que tudo dê certo.

    Aí eu já eliminei 3 opções. 

    Em seguida fui para o item 3. Já recebeu propostas para trocar de escola?

    Resposta: Não, mas se o telefone tocar serei frio e calculista. Não aceito convite de escola à beira da morte. Vai dar erro, e a culpa vai ser minha. 

    Assim obtive a resposta: D) 4, 2, 1, 3.

     

  • 1. Você teria paciência para passar a noite assistindo ao desfile na TV?

    2. Aqui entre nós: o senhor tem uma escola do coração?

    3. Já recebeu propostas para trocar de escola?

    4. Vê algum sucessor no horizonte?

    (4) Graças a Deus, não. Mas quando aparecer um espero que compartilhe o pensamento que aprendi: fazer diferente de todo mundo.

    (2) Acho que ele bate por todas(ELE QUEM? CORAÇÃO). Eu vou para a Sapucaí na torcida para que tudo dê certo.

    (1) Não mesmo. A repetição é cansativa. Se pudesse, teria vestido a escola inteira como aquela ala das pessoas engatinhando sob a pele de crocodilo, mas isso exige muita técnica e ensaio.

    (3) Não, mas se o telefone tocar serei frio e calculista. Não aceito convite de escola à beira da morte. Vai dar erro, e a culpa vai ser minha.

    GABARITO= D

  • Meio sem noção as respostas, mas se ler bem e com interpretação vemos que a correta é a D

  • Amigoooo.. nem o tarso responderia a alternativa 1 dessa forma.

    credo, bicho.

    povo estranho com gente esquisita. Banca N0jenta

  • tipo assim ou nao faz sentido nenhum ou é muito facil, nao tem meio termo

  • Essa está boa para resolver, tem umas dessa banca desse jeito que é muito difícil.

  • A ufpr era tão boazinha... o que será que aconteceu com essa criaturinha?

  • Estou em dúvida sobre quem é mais esquizofrênico: quem fez ou quem respondeu as perguntas


ID
2392933
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um fabricante de bebidas decide lançar uma versão premium de sua tradicional marca de cerveja. No rótulo da versão premium, além do destaque para os ingredientes de melhor qualidade, há um alerta para os consumidores de que esta cerveja tem um teor alcóolico 40% superior à versão tradicional. Sabendo que o teor alcóolico da versão premium é de 6,3%, qual é o teor alcóolico da versão tradicional dessa marca de cerveja?

Alternativas
Comentários
  • Regrade três simples:

    6,3 ------------ 140
    x  ------------- 100

    140x = 630
    x = 630/140
    x = 4,5

  • x.(1+0,4)=0,63 

    x=4,5%

  • 6,3% = Teor alcóolico Versão Premium (VP)

    1,4 = 40% a mais de teor alcóolico

    Pode-se afirmar que:

    6,3% = 1,4 * Teor alcóolico Versão Tradicional (VT)

    Então:

    6,3% = VP

    6,3% = 1,4 * VT

    VT = 6,3/1,4

    VT = 4,5%

     

  • Tradicional = x

    Premium = 1,4x

    1,4x = 6,3%

    x = 0,063/1,4

    x = 0,045 = 4,5%

  • QUANDO FOR QUESTÕES ASSIM PEGA PELAS ALTERNATIVAS

    4,5 * 40% = 1,8

    4.5+1.8 = 6.3

    LOGO, GABARITO= C

  • Gabarito: Letra C

    100% --- x

    140% --- 6,3 ( a versão premium tem um teor alcoólico de 40% a mais do que a tradicional)

    140x = 630

    x = 630 / 140

    x = 4,5

  • GAB C

    4,5*1,4 = 6,3%

  • 6,3% --------- 140%

    x% ------------ 100%

    x = 4,5 %

  • Só para complementar...

    O valor é 140% por que é 40% a mais que a tradicional, isto é, a tradicional tem 100% + 40% que tem a premium= 140%.

    Isso também vale para quando a questão dizer que comprou com 13% de desconto ou vendeu algo com 17% de lucro...

    13% de desconto faz o cálculo com 87% (100-13).

    17% de lucro faz o cálculo com 117% (100+17).


ID
2392936
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Três amigos decidiram criar uma companhia para produzir aplicativos para celular. O investimento inicial de cada um deles foi o seguinte: Juliana R$ 20.000,00, Lauro R$ 32.000,00 e Maria R$ 38.000,00. Após três anos de trabalho e muito sucesso de um de seus produtos, a companhia foi vendida para uma multinacional por R$ 1.350.000,00. Sabendo que esse valor de venda foi dividido proporcionalmente ao investimento inicial de cada um dos três amigos, considere as seguintes afirmativas:

1. Juliana recebeu R$ 300.000,00.

2. Lauro recebeu R$ 450.000,00.

3. Maria recebeu R$ 570.000,00.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Divisão diretamente proporcional:

    J = 20.000
    L = 32.000
    M = 38.000

    J/20.000 + L/32.000 + M/38.000 = 1.350.000/90.000 = 15

    J = 15 x 20.000 = 300.000
    L = 15 x 32.000 = 480.000
    M = 15 x 38.000 = 570.000 

    Corretas 1 e 3.

  • J= 20/2=10

    L= 32/2=16

    M= 38/2=19

    10+16+19=45


    1350/45=30


    30*10=300

    16*30=480

    19*30=570

  • Gab. "D" (1 e 3).

  • Divisão diretamente proporcional:

    20.000K + 32.000K + 38.000K = 1.350.000

    90.000K = 1.350.000

    K = 1.350.000 / 90.000

    K = 15

    Juliana: 20.000 * 15 = R$ 300.000

    Lauro: 32.000 * 15 = R$ 480.000

    Maria: 38.000 * 15 = R$ 570.000

    Portanto:

    1. Juliana recebeu R$ 300.000,00 (V)

    2. Lauro recebeu R$ 450.000,00 (F)

    3. Maria recebeu R$ 570.000,00 (V)

    Gabarito: D

  •    Fiz por porcentagem!

    JULIANA INVESTIU R$20.000,00 CORRESPONDE A 22,22%

    LAURO INVESTIU R$32.000,00 CORRESPONDE A 35,55%

    MARIA INVESTIU R$38.000,00 CORRESPONDE A 42,22%

    TOTAL DO INVESTIMENTO DOS 3 R$90.000,00

    1. Juliana recebeu R$ 300.000,00.  (C)   CORRESPONDE AOS 22,22% DE R$ 1.350.000,00

    2. Lauro recebeu R$ 450.000,00. (E)     CORRESPONDE A 33,33%,

    ERRADO LAURO DEVERIA RECEBER R$480.000,00

    3. Maria recebeu R$ 570.000,00. ( C)  CORRESPONDE AOS 42,22% DE R$1.350.000,00

  • FIZ DA SEGUINTE MANEIRA

    A=20x

    B=32x

    C=38x

    20x+32x+38x=1350 (soma os X)

    90x=1350 (mult passei dividindo)

    x=1350/90 (corta os zeros)

    x=135/9 (divide normal)

    x=15 (resultado)

    A=20.15 = 300

    B=32.15 = 480

    C=38.15 = 570

  • questão simples apenas pensei

    1. Juliana investiu 20.000

    2. Lauro investiu 32.000

    3. Maria investiu 38.000

    o investimento multiplicado por um numero q bata com o retorno

    15*20.000=300.000

    15*32.000=480.000

    15*38.000=570.000 logo vi que só estaria correta a alternativa D.

  • PC-PR 2021


ID
2392939
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um terreno plano possui o formato triangular com um ângulo reto. Sabendo que os dois maiores lados medem 60 m e 68 m, qual é o perímetro desse terreno?

Alternativas
Comentários
  • Pitágoras para descobrir o lado que falta:

    a²+b² = c²
    60² + x² = 68²
    3600 + x² = 4624
    x² = 4624 - 3600
    x² = 1024
    x = raiz de 1024
    x = 32

    Como quer saber o perímetro, só somar todos os lados:
    68+60+32 = 160

  • Primeiro devemos observar que o problema cita os dois maiores lado, ou seja, um cateto e a hipotenusa.


    Após aplicamos o teorema de Pitágoras para encontrar o outro cateto:


    Hipotenusa² = Cateto² + Cateto²

    a² = b² + c²

    68² = 60² + c²

    4624 = 3600 + c²

    4624 - 3600 = c²


    (inverti para visualizar melhor)


    c² = 1024

    c = Raiz(1024)

    c = 32


    Após encontrar o outro cateto, somamos todos para encontrar o perímetro.


    68 + 60 + 32 = 160


    SE GOSTOU DÁ UM JOINHA

  • A "disgrama" é encontrar a raiz quadrada no "braço", só na tentativa, e demora muito.

  • 68*68=4,624

    60*60=3,600

    4,624+3,600=8,224

    raiz de 8,224

    corta o penúltimo número que é 2

    faz a raiz de 4 que é 2

    raiz de 82 não tem mas a de 81 é 9 raiz de 9 é 3

    isso é 32

    32+60+68=160


  • Gab. B

    Usando Pitágoras:

    ( 68 )²= x² + ( 60 )²

    4624 = x² + 3600

    x² = 4624 - 3600

    x² = 1024

    x = √1024

    x = 32m(esse é o tamanho do terceiro lado do triângulo)

    Agora basta somar os três lados para acharmos o perímetro:

    perímetro= 68 + 60 + 32

    perímetro = 160m

    OBS: Perímetro é uma medida observada em figuras geométricas planas, isto é, figuras bidimensionais. Ele é definido como a medida do contorno de uma figura geométrica, logo, é uma medida de comprimento. O perímetro de um polígono é dado pela soma das medidas dos seus lados. É possível usar essa propriedade para todo polígono, uma vez que os lados dos polígonos sempre serão segmentos de reta.

  • O pessoal que encontrou dificuldade em encontrar a raiz de 1024, eu faço assim (qual o número que elevado ao quadrado chega mais próximo das duas primeira casas de 1024?, o 3! porque 3x3=9 ?) loga o resultado está entre 30 - 39. agora é só ir eliminando.

  • Letra B

    a² = b² + c²

    68² = 60² + c²

    4624 = 3600 + c²

    4624 - 3600 = c²

    c²=1024

    (Fui mutiplicando e encontrei 32x32=1024)

    ou seja, o outro carteto equivale a 32

    68+60+32=160

  • 60 e 68 são pitagóricos de 15, 17, e 8 respectivamente.

    Se dividirmos 60/15= 4

    Se dividirmos 68/17=4

    Logo, se multiplicarmos 8*4 = 32, o que. Se você souber os triângulos pitagóricos, não necessita fazer essa caralhada de conta, o que facilita sua vida e você ganha tempo.

    A partir disto, é só somar 60+68+32= 160.

    Espero ter ajudado!! :)

  • AJUDA PARA ENCONTRAR A RAIZ:

    Para achar a raiz eu decomponho o número e pego em dois em dois.

    Farei um esquema de cores para explicar o "pegar em dois em dois".

    Exemplo:

    1024/2

    512/2

    256/2

    128/2

    64/2

    32/2

    16/2

    8/2

    4/2

    2/2

    1

    Reparem, fica 2⁵ ( 5 blocos de 2 em dois 2)

    Agora é só elevar: 2⁵ = 32.

    Isso também serva para raiz cúbica, mas nesse caso pega de "três em três".

  • gab b

    para fazer pelo método dos triangulos pitagóricos,

    (fatorar os catetos e ver quais são seus divisores.) se eles se encaixarem nos modelos do 3 pitagóricos

    pitagóricos fica mais fácil fazer.

    segue vídeo dos profs do mpp explicando

    https://www.youtube.com/watch?v=-5TtP9kGv-w

  • para achar o valor de x deve-se usar a seguinte fórmula:

    hipotenusa ^2 = cateto ^2 cateto ^2

    68^2 = 60^2 + x^2

    4624 = 3600 +x

    4624 - 3600 = x^2

    x = 1024 -> raiz = 32

    o lado x mede 32 -> conferindo: o perimetro é a soma dos lados, logo 60+68+32 = 160

  • Sabendo que os dois maiores lados medem 60 m e 68 m, qual é o perímetro desse terreno?

    -> Quais são os dois lados maiores? cara, a hipotenusa sempre é o maior lado, logo, o outro valor vai ser um dos catetos, mas qual deles? tanto faz para a questão

    -Hipotenusa= 68

    -Cateto= 60

    • H^2= C^2 + C^2
    • 68^2= 60^2 + C^2
    • 4624= 3600 + C^2
    • 4624 - 3600 + C^2
    • 1024= C^2
    • RAIZ DE 1024= C
    • 32= C (O que é esse 32? é o cateto que estávamos procurando)

    -Como se acha o perímetro dessa parada? Soma tudo, ou seja, os valores iniciais da hipotenusa e do cateto que lhe foram dados e o valor do cateto que foi encontrado

    • 68 + 60 + 32 = 160 (GAB B)
  • 68^2=60^2+X^

    4624=3600+X^

    4624-3600=1024

    32^=1024

    PERÍMETRO SOMA TODOS OS LADOS

    68+60+32=160M

    gab.B

  • ola, só usar os termos pitagóricos 17,15 e 8

    68/17=4

    60/15=4

    sobra o 8

    8x4=32

    logo, 68+60+32= 160

  • gab b!

    Fórmulas das relações métricas do triangulo retângulo:

    projeções: B² = a.m / c² = a.n

    relação projeção com altura = h² = n.m

    Pitágoras: hipotenusa² = cateto² + cateto²

    perímetro: soma de todos os lados.

    para calcular raiz quadrada: Fatoração, decompor pelo menor número primo, agrupar de 2 em dois.

    área: base . altura / 2


ID
2392945
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Aumentando o raio de um círculo em 20%, sua área será aumentada em:

Alternativas
Comentários
  • Área da circunferência = pi.r²
    Estipule um valor para o raio. Escolhi 10.
    A=3,14(valor de pi). 10²
    A= 3,14 x 100
    A = 314

    20% de 10 é igual a 2. Logo, descobrir a área com o raio de 12.

    A= 3,14 x 12²
    A = 3,14 x 144
    A = 452,16

    Agora é só fazer uma regra de três simples:

    314 ------------ 100
    452,16 -------- x

    314x = 45216
    x = 45216/314
    x = 144.

    Logo: a área será aumentada em 44%.

  • A = [3,14 * (12^2)] / [3,14 * (10^2)] = 1,44 --->  44%

  • Para tornar a resolução mais rápida no momento da prova, não é necessário calcular o valor do PI

  • área do círculo = pi . R²

    suponha R = 1

    aumente em 20% ===> 1 x 0,20 = 1,20

    eleve ao quadrado 1,20² = 1,44

    GABARITO D ===> aumentou de 1 para 1,44 - aumento de 44%

  • PROCURE ATRIBUIR UM VALOR PARA FACILITAR SUA VIDA

  • se r=10,

    A=πr²

    A=π100

    20% de 10= 2

    A=π12²

    A=π144

    aumento: 44%

  • Não precisava nem atribuir o valor de pi, visto que é uma constante, a diferença estará justamente no valor do raio.

  • Trabalhando com a suposição que o raio seja 10 metros:

    10^10=100

    100*3,14=314

    12^12=144 (aumentamos 20% do raio inicial)

    144*3,14=452,16

    452,16 / 314 = 1,44

  • Área do círculo: pi.r^2

  • Estipule um valor para R (estipulei como 10).

    Ac= pi.r²

    Ac=pi.10²

    Ac=pi.100

    Agora aumente o raio em 20%.

    Ac=pi.r²

    Ac=pi.12²

    Ac=pi.144

    A diferença entre os resultados corresponde ao aumento da área, isto é 44. Logo, 44%.

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/8M6f2kfONFg

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • Área do círculo:

    A= π x R^2

    Situação hipotética:

    Considerando um raio que será fácil de aumentar 20%

    Raio: 100

    A= π x 100^2

    = π x 10000

    Pois se aumentar a área em 20% fica

    A= π x 120^2

    = π x 14400

    Comparando

    10000-14400 = 4400

    Regra de 3

    100% ------- 10000

    X --------- 4400

    X = 44%

    Letra D

  • Antes de realizar o calculo, escolha um valor para o RAIO (RAIO= 10)

    Círculo 1

    • A= PI.r^2
    • A= PI.10^2
    • A= PI.100

    Círculo 2- Aumente 20% de 10= 12

    • A= PI.r^2
    • A= PI. 12^2
    • A= PI. 144

    Aumentando o raio de um círculo em 20%, sua área será aumentada em:

    • 100 ---- 100%
    • 144 ---- X
    • 100X=14400
    • X=14400/100= 144
    • LOGO, aumento 44, se comparado a 100.
  • Fiz assim: raio é a metade de um círculo, então a área é todo o círculo, sendo assim dobrei os 20%.

    Dessa forma, calculei:

    20% + 20% = 40%

    2 x 2 = 4% (Volta uma casa de cada 20% e multiplica)

    Total: 44%

    Sou péssimo em explicar, mas é um macete de porcentagem, e deu certo.

  • RESOLVI DA SEGUINTE MANEIRA

    Vamos supor q o raio seja 10cm 10^2=100.3,14=314CM DE AREA

    aumentando o raio em 20% passaria a ser 12 12^2=144.3,14=452,16

    44% DE 314=138,16 138,16=44%+314=452,16 ENTÃO A AREA FOI AUMENTADA EM 44%.

    GAB.D


ID
2392948
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Mantendo a velocidade constante de 75 km/h, um automóvel percorre certo trecho de uma rodovia em 4 h. Logo, se essa velocidade fosse 5 km/h superior, a mesma distância seria percorrida em:

Alternativas
Comentários
  • 1h - 75 km
    2h - 150 km
    3h - 225 km
    4h - 300 km

    5km/h a mais

    1h - 80 km
    2h - 160 km
    3h - 240 km

    60 min ------- 80 km
    x min --------- 60 km (o que falta pra completar os 300 km)

    80x = 3600
    x = 3600/80
    x = 45 min. 
    Logo: 3 horas e 45 minutos.

  • Vm= distância/ tempo                

    Dist. =75*4

    dist.=300km

    Agora é só trocar:

    Tempo= 300km/80km/h

    tempo= 3,75h

    Converte: 0,75h*60= 45min.

    Resposta: 3 horas e 45minutos.

  • PROCESSSO               Produto final 

    km/h      h                  (Distância percorrida)

    75           4         =     1 (quando não tem valor)

    80            x         =    1 (quando não tem valor)

    multiplica os termos da mesma cor e iguala os termos

    80. x = 75. 4

    20x = 75

    x= 3,75 h  ( converte 0,75 em minutos)

    0,75 . 60= 45 minutos + 3 h = 3h 45minutos

     

     

  • (C)

    Regra de 3 inversamente proporcional 


    240------75
    X---------80

    240-----80
    X--------75

    240x75=18.000

    18.0000/80=225

    Transformando 225 em tempo Têm-se 3h 45m

  • Ferraz F, de onde vc tirou o valor de 240 para usar no calculo? 

  • Alisson Oliveira....

    4 horas equivale as 240 min

  • REGRA DE 3 COMPOSTA

     

    75 - 300 - 4

    80 - 300 - x

     

    90.000 DIVIDIDO POR 24 000 = 3,75

     

    75% DE UMA HORA = 45 MIN.

     

    LOGO, 3 HORAS E 45 MIN

  • 80↑ - x↓

    75 - 4

    80*x = 75*4

    3,75 h


    0,25 = 15min

    0,50 = 30min

    0,75 = 45min


    3h45min

  • 1 caso


    V=/\S//\T

    75=/\S/300

    /\S=300


    2caso


    V=/\S//\T

    80=300//\T

    /\T=3HRS E 45 MIN

  • QUESTÃO FÁCIL, PORÉM NÂO SE PODE ESQUECER QUE SÃO GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS NA HORA DE FAZER OS CALCULOS.

  • 75 ----------- 4

    80 ----------- x (inversamente proprocionais)

    75 ---------- x

    80 ---------- 4

    80x = 300

    x = 300/ 80

    x = 3,75 -------- > lembrando que 0, 75 representa 75% de 1hora, ou 45 minutos e não 60 minutos mais 15 minutos, como a alternativa E nos induz a marcarmos, portanto:

    letra c 3h45 min.

  • 75*4=300

    300/80=3,75

    3,75=3h45m

  • Para fixar: INVERSAMENTE SIMPLES = MULTIPLICA EM LINHA EX. 75x4.

    INVERSAMENTE COMPOSTA = INVERTE A FRAÇÃO.

    O que não é o exercício acima, apenas comentei poís de tanto fazer composta ACABEI invertendo uma simples e errando.

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Quem puder dar uma força se inscrevendo no meu canal, ativando o sininho e indicando para os amigos, o link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da NC - UFPR 2017.

    https://www.youtube.com/watch?v=3jEM7pnfYUc&feature=youtu.be

  • Questão Simples, mas cheio de pegadinhas... muita gente se bate para converter o tempo e muita gente não presta atencão que o enunciado diz 5Km a mais igual a 80 ...

  • 1) 5km/h a mais, logo 80km/h (antes de fazer a regra de três);

    2) Faça a regra de três inversa. Pois quanto maior a velocidade menor será o tempo, veja:

    75 km - 4h

    80km - X (multiplique direto)

    80x= 75.4

    x= 300/80

    x= 3,75

    Por fim, haverá 3h e os 75 de 60 min. equivalem a 45 (75*60).

  • Questão pode ser resolvida de varias formas, eu prefiro converter horas em minutos antes de calcular:

    **ATENÇÃO** Multiplica reto, pois uma grandeza aumenta (velocidade) enquanto a segunda diminui (tempo).

    Grandeza 01 -------------Grandeza 02

    . 75Km/h ---------- 4horas (240minutos)

    . 80Km/h ---------- X

    80.X = 75. 240

    80X = 18.000

    X = 18.000/80

    X = 225 (minutos)

    X = 3h e 45min

  • gab b: 3h45min

    grandezas inversamente proporcionais. Multiplicação reta.

  • Sem enrolação. USe a fórmula da velocidade média:

    1º Vm= Δ S/Δ t >>> 75= Δ s/ 4 = > Δ s= 300 km

    2º Δ t= Δ s/ Vm ==> Δ t= 300/80 ==> Δ t= 3,75 H ( 0,75 = 45 minutos, logo 3 horas e 45 minutos)

    Me ajudem a crescer nossa página @legiaopolicial

  • O dia que vocês assistirem à aula do professor PEIXOTO no youtube, nunca mais irão errar regra de três. Esqueçam essa ideia de inversamente proporcional, isso é passado. #ficaadica

  • Super indico: Canal no you tube " bando de estudiosos"

  • Super indico: Canal no you tube " bando de estudiosos"

  • 75km --- 1hr =300km ENTÃO 300Km ----- 4h /aumentou 5km/h ,passando a 80km/h LOGO:

    X ----- 4>

    80km --- 1h

    300km ---X = 3h e 45min


ID
2392954
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Seja A ={1,2,3, ..., 12} o conjunto dos números naturais entre 1 e 12. O número de subconjuntos de A com pelo menos 2 elementos é:

Alternativas
Comentários
  • o número de subconjuntos é dado pela fórmula 2 elevado a número de elementos. Ou seja 2 elevado a 12.  Como a questao quer os subconjuntos"com pelo menos 2 elementos", é necessario descontar os conjutos com apenas 1 elemento e o conjunto vazio. O problema é fazer 2 elevado a 12 sem calculadora !

  • Fiz os calculos mas não entendi os subconjutos de A com pelo menos 2 elementos porem por aproximação da a letra "A". Porém não sei a validez.

       2x2 2x2  2x2 2x2 2x2 2x2

        4  x 4     4  x 4     4  x 4

           16   x    16          16

                256       x      16

                       4096

  • Vazio -> 1 subconjunto
    com apenas 1 número_ -> 12 subconjuntos
    Total de subconjunto -> 2^12 = 4096 subconjuntos

    Como ele pede que contenha PELO MENOS 2 elementos:

    4096 - 12 - 1 = 4083 subconjuntos

  • Número de subconjuntos de um conjunto finito = 2^n, onde "n" é o número de elementos do conjunto finito.

    No caso, existem 12 subconjuntos com 1 elemento: {1}, {2}, {3}, ... {11}, {12}

    além do subconjunto vazio, que pertence a qualquer conjunto, ou seja:

    N = 2^12 - 12 - 1 = 4083 (O número de subconjuntos com pelo menos 2 elementos é igual ao número de subconjuntos total menos o número de subconjuntos com 1 elemento)

    Letra A)

  • quais são esses 12 subconjuntos com um numero????????

  • A={1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12}

    Subconjunto: 2^12 quer dizer cada um de 2 como fosse infinito. faz conta de 12... "2, 2, 2, 2, 2, 2, 2, 2, 2, 2, 2, 2" que vc fez conta 12,certo. então faz multiplicar o dobro em baixo.

    Por exemplo:

    2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2= 

    4x4x4x4x4x4= 16 x 16 x 16 = 4096...  Vamos calcular: N= 2^12 - 12 - 1

    2^12 = 4096, certo. 12 = Conjunto A, certo. 1 = Elemento.

    N=4096 - 12 - 1

    N=4084 - 1

    N= 4083.

    A resposta é letra A.

  • Pulo...

  • Exemplo:

    B={1,2,3}

    total subconjuntos=2³ = 8

    subconjuntos possíveis:

    (vazio)

    (1)

    (2)

    (3)

    (1,2)

    (1,3)

    (2,3)

    (1,2,3)

     

     

     

     

     

  • CONUNTO A { 1 a 12} - Quantos subconjuntos de A podemos formar, contendo PELO MENOS 2 algarismos do CONUNTO A

    A ORDEM É IRRELEVANTE ? SIM, PORTANTO COMBINAÇÃO

     

    C(12,2) = 66

    C(12,3) = 220

    C(12,4) =495

    C(12,5) = 792

    C(12,6) = 924

    C(12,7) = 792

    C(12,8) = 495

    C(12,9) = 220

    C(12,10) = 66

    C(12,11) = 12

    C(12,12) = 1

     

     

    SOMA TUDO = 4083

     

  • Se tivesse alternativa com 4084 eu cairia igual uma pata hahaha

  • A gente vai fazendo as combinações e eliminando as alternativas, nem precisa ir até o final.

  • Letra A

    Relativamente simples...

    ____________________________________________________________________________________

    Mas a dica de ouro aqui é saber como calcular o total de subconjuntos de de conjunto que é dado por:

    2^n, sendo n o número de elementos, logo:

    2^12= 4096(total)

    OBS: aqui você pode fazer as formulas de combinação para cada caso, ex. C(12,2)+ C(12,3)... e somar tudo.

    ____________________________________________________________________________________

    Porém a questão não quer os subconjuntos com 1 elementos, então:

    Sendo 12 elementos, o numero de subconjuntos com 1 elemento é o próprio 12.

    OBS: ficou na dúvida, faça combinação C(12,1)= 12

    _____________________

    Pra fechar...

    4096-12= 4084

  • Pelo menos 2. Isso quer dizer que ele não quer os subconjuntos com 1 elemento.

    Para otimizar o tempo é só seguir a dica.

    Total - o que não pode = o que pode

    2^12 - (C12,1) = 4096 - 12

    Lembrando do conjunto vazio = 4084 - 1 = 4083

  • chuto, nem perco tempo

  • Gente, não precisa fazer TODAS as combinações. Só lembrar que C (12,2) = C(12,10) , C(12,3) = C(12,9), e assim vai...

  • quais são esses 12 subconjuntos com um numero????????

  • GABARITO: A

    A: {1,2,3....12}

    Total de Subconjuntos 2^n = 2^12 = 4096

    Questão pede com PELO MENOS 2 ELEMENTOS, logo temos que subtrair o subconjuntos com apenas 1 elemento.

    Os subconjuntos com apenas 1 elemento são: {1}; {2}; {3}; {4}; {5}; {6}; {7}; {8}; {9}; {10}; {11}; {12}; {vazio}

    Totalizando 13 subconjuntos com apenas 1 elemento.

    Sendo assim:

    4096 - 13 = 4083 subconjuntos com pelo menos 2 elementos.


ID
2392957
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas a respeito da equação x2 - (n+1)x + n =0

1. O discriminante Δ ≥ 0, qualquer que seja o número inteiro n.

2. Quando n≠1, essa equação possui duas raízes reais distintas.

3. O valor x=1 é raiz da equação, qualquer que seja o número inteiro n.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I)

    D = b^2 - 4.a.c
    D = (n+1)^2 -4.1.n
    D = n^2 +2.n +1 -4.n
    D = n^2 - 2.n + 1
    D = (n - 1)^2

    D é um quadrado perfeito, para qualquer valor de "n", D sempre será igual ou maior do que zero.
    CORRETO

    II) Duas raízes iguais significa D = 0, logo:
    (n - 1)^2 = 0 <=> n = 1
    Para as raízes não serem iguais, D tem que ser diferente de zero, ou seja, "n" diferente de 1.
    CORRETO

    III) Substitua x=1 e verifique se dará mesmo zero idependente do valor de "n"

    x^2 - (n+1).x + n = 0
    1^2 - (n+1).1 + n = 0
    1 - n - 1 + n = 0
    0=0 

    x=1 é raíz idependente do valor de "n"
    CORRETO

    Resposta: letra E
     

  • Não sei nem por onde começar....

  • Meu Deus

  • luis felipe, para ter raizes diferentes D deve ser maior que zero e nao diferente, pois se fosse diferente os negativos entrariam como opção

  • fiz por Soma e Produto e deu certo.

  • Resumo prático que ajuda:

    Δ = 0 > x1=x2 são reais

    Δ > 0 > x1 ≠ x2 são reais

    Δ < 0 = Não existe raiz

    Fiz um rascunho no sketch toy pra auxiliar no meu raciocínio sobre a expressão do discriminante.

    http://sketchtoy.com/69499880

    A ideia da questão é olhar pra dentro do Δ e testar o que as assertivas estão falando.

    1) 1. O discriminante Δ ≥ 0, qualquer que seja o número inteiro n.

    Correto. Se jogarmos 3 números inteiros no delta, veremos que para qualquer valor negativo o resultado será maior que 0. Assim como para qualquer numero positivo e o zero.

    2)  Quando n≠1, essa equação possui duas raízes reais distintas.

    Correto. Para equação possuir duas raízes reais distintas, o discriminante deve ser maior que zero. O único valor que zera o determinante é o 1.

    3)  O valor x=1 é raiz da equação, qualquer que seja o número inteiro n.

    Correto. Agora olhando para equação completa e não somente para o discriminantes, jogando x=1 chegamos a:

    x2 - (n+1)=0

    1 - (n+1)1 + n = 0

    1 - n - 1 + n = 0

    0 = 0

    Independente do valor de n, se x = 1 a equação vai a zero.


ID
2392960
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sendo p,q e r números naturais tais que mdc(p,q,r) =15 e mmc(p,q,r)= 15, então:

Alternativas
Comentários
  • a) e a correta.

    mdc(p,q,r) =15   mmc(p,q,r)= 15

    p=15                p=15                          a) p + q / r=2       15+15/15=2 

    q=15                q=15                          b) p - r / q=1        15-15/15 = 0

    r=15                 r=15                          c) p + q + r =15    15 + 15 + 15 = 45

                                                            d) p x q = r            15 x 15 =225

                                                            e) p + q = r + 1      15 + 15 = 30

     

  • ACERTEI A QUESTÃO MAS NÃO SEI EXPLICAR COMO ENCONTREI O NÚMERO 15, QUE CORRESPONDE AO VALOR DE P,Q E R, ALGUÉM PODERIA CLAREAR???

  • mmc = minimo multiplo comum = 15                                                    mdc maximo divesor comum = 15

    15/p é um numero natural só pode ser 3,5,15                                      p/15 tambem é um numero natural quer dizer que p é igual ou  multiplo                                                                                                                             de 15 pode 30,45

                                                                                                                               conclusão  p = 15                       

    seguindo o raciocino q =15                  

    r = 15    conclui q=p=r=15  substituindo p,q, r por 15  chegamos na alternativa A

     

  • MMC = 15 = 3 x 5 x 1

    MDC = 15 logo p, q e r  que são proporcinais a 3, 5 e 1, são iguais a: 45, 75 e 15

    assim, (75 + 15)/45 = 2. ou seja 45=r, 75=p ou q, 15=p ou q

    Alternativa A : (p+q)/r=2

  • Nao entendi qual o critério de definição de valores por letra. Pois poderia ser p=45, r=15 e q=75 por exemplo. Na vdd  nao entendi bem a questão.

    MMC = 15 = 3 x 5 x 1

    MDC = 15 logo p, q e r  que são proporcinais a 3, 5 e 1, são iguais a: 45, 75 e 15

    assim, (75 + 15)/45 = 2. ou seja 45=r, 75=p ou q, 15=p ou q

    Alternativa A : (p+q)/r=2

  • Se considerar os três valores como 15 também é possível resolver a questão. 15+15/15 = 2

  • ACERTEI POR ELIMINAÇÃO, MAS NÃO SEI COMO.

  • MMC DE 15

    15, 15, 15 | 3

    5, 5,5. |5

    1,1,1. ___ 3*5 = 15


    O MDC DARÁ O MESMO RESULTADO NA FATORAÇÃO.

    3*5=15


    SUBSTITUINDO OS TERMOS:


    P+Q

    ____. = 2

    R


    15+15

    ---------- = 2


    Letra A

    15

  • Galerinha, não confundam.

    O enunciado está claro em dizer que tando o MMC quanto o MDC dos 3 números resultam em 15. Por conta disso, a única forma, de o mmc e o mdc serem o mesmo valor, é os 3 números sendo os mesmos, ou seja, todos tem que ser 15 (p=15 / q=15 / r=15).

    Esqueçam os números 15 / 45 / 75, afinal, por mais que o MDC de 15 / 45 / e 75 resulte em 15, o MMC não resultará em 15.

    Simples assim, falou que os dois (mmc e mdc) resultam no mesmo valor, os números a serem fatorados serão os mesmos.

  • P + Q =2 15 +15 = 30 ====> 30/15 = 2

    R 15

  • A condição do enunciado (MDC=MMC) faz com que 'p', 'q' e 'r possuam necessariamente possuam o mesmo valor.

  • Alguém com comentário mas claro!

  • 1° Escolhemos valores que chegam a 15 no MDC (DIVISÍVEL PELOS DOIS ALGARISMOS)

    MMC ou MDC

    p , q , r

    15, 15,15 / 3

    5 , 5 , 5 / 5 3 x 5= 15

    1 , 1, 1

    2° Substituição dos valores e comparamos com as alternativas

    A) p+q / r = 2 ? ------ 15 + 15 / 15 = 2 VERDADEIRO

    B) p - r / q = 1 ? -------- 15 - 15 / 15 = 0 FALSO

    C) p + q + r = 15 ? ---------- 15 + 15 + 15 = 45 FALSO

    D) p x q = r ? ---------- 15 x 15 = 225 FALSO

    E) p + q = r + 1 ? ---------- 15 +15 = 30 FALSO


ID
2393212
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Um conjunto de 32 bits é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • B)Double Word. 

  • Acertei por ELIMINAÇÃO !

    GABARITO B

  • Em ciências da computação, uma dword é uma unidade de dados que possui o dobro do tamanho de uma word. Numa plataforma x86, esta unidade de dados teria 32 bits.


ID
2393227
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a resolução de uma conversão A/D em um multiteste com quatro algarismos significativos na base decimal (d = 4).

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu?

     

    Pelo que entendi:

    O multiteste possui 4 dígitos, então vai até 9999

    2^13 = 8192

    2^14= 16384

    Então, o menor número de bits possível para englobar o número 9999 será 14!

     

    Não sei se está certo, às vezes o resultado bate por pura coincidência!

  • Concordo, Erildo Cavalcante. Acredito que sua explicação esteja correta. 


ID
2393230
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Com relação às instruções de um microcontrolador, numere a coluna da direita, relacionando cada instrução com o respectivo resultado obtido.
1. BSF REG, 2
2. BCF REG, 2
3. MOVWF TMR0
4. MOVF TMR0, W
( ) A instrução fará com que o conteúdo presente no registrador W seja copiado para o registrador TMR0.
( ) Coloca o bit 2 em estado lógico (0) do registrador REG.
( ) A instrução fará com que o conteúdo presente no registrador TMR0 seja copiado para o registrador W.
( ) Coloca o bit 2 em estado lógico (1) do registrador REG.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2393245
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Sobre os dispositivos semicondutores utilizados para o processamento de energia elétrica em circuitos eletrônicos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os diodos Schottky apresentam um elevado tempo de recuperação da capacidade de bloqueio, motivo pelo qual são usados em aplicações envolvendo altas frequências.
( ) Uma vez polarizado corretamente e aplicada uma corrente de gatilho apropriada, o tiristor comporta-se como um diodo em condução, não havendo mais controle externo sobre o seu instante de bloqueio.
( ) Um transistor bipolar é formado pela adição de uma segunda região “p” ou “n” a um diodo de junção “pn”, formando assim duas junções, a junção Coletor-Base e a junção Base-Emissor.
( ) Os transistores MOSFET são dispositivos controlados por tensão, implicando a necessidade de um circuito de baixa corrente para o seu acionamento. Além disso, apresentam melhores características para operação em altas frequências quando comparados com os transistores bipolares.
( ) O MOSFET apresenta alta impedância de entrada, com a vantagem de proporcionar menores perdas em condução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
2393248
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

- Para a construção de uma fonte fixa de +5 VCC, qual CI deve ser escolhido?

Alternativas
Comentários
  • È utilizado o circuito integrado 7805 pois consiste num regulador positivo de tensão fixa para 5 V, fornecendo uma saída de 5 V sob corrente até 1 A.

    ETB 4i


ID
2393254
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Qual é o nome do instrumento utilizado para medir a resistência de isolamento entre a carcaça e os enrolamentos de um transformador?

Alternativas