SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Jr - Gestão da Informação


ID
2908405
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Assinale a alternativa que identifica a intenção geral do texto.

Alternativas
Comentários
  • gab e ..errei essa...a resposta está nas 3 ultimas linhas

  • Qual o potencial não explorado de que a alternativa está se referindo?

  • Alguns programadores têm se esforçado para projetar, intencionalmente, jogos com o fim de apoio psicológico

  • Todas as vezes corto as letras B, C e D, ficando apenas A e E, terceira vez que respondo A e erro.

  • Complicada essa resposta...

    Pois primeiramente pensei que o "potencial" do texto se referia aos jogos com fins terapêuticos, nesse caso a alternativa E estaria errada pois esse potencial já está sendo explorado.

    Contudo, após reler o texto eu acredito que o potencial ao qual a alternativa E se refere é a combinação do efeito Proteus com o avatar do jogador...

    Acredito que por isso a alternativa E esteja correta.

  • ufpr e suas perguntas furadas de português ...como que não está sendo explorado se já tem jogos produzidos com esse objetivo:Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

  • Como o potencial não é explorado?

    Exemplo 01: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas.......

    Exemplo 02: Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos....

    **Questão sem resposta correta, pois assumir a letra E) como correta é extrapolar o texto, e se interpretar assim, a letra A) se torna correta também, pois também extrapola o texto.

  • A alternativa A está errada porque o texto reconhece que, em alguns casos, os jogos digitais podem sim ser nocivos à saúde humana. O texto não está negando esse fato, mas apresentando uma tendência de "evolução" desses jogos para que possuam função de amenizar ou até ajudar jovens na vida real em vários problemas, fazendo com que a alternativa E seja a correta.

  • Questão exagerada.

  • AQUI É TENTAR ESCOLHER A MENOS ERRADA QUE O EXAMINADOR "ACHOU" E EU PENSANDO QUE TINHA QUE VIAJAR SÓ NAS QUESTÕES DA CESPE!KKKK

  • Li praticamente um livro pra ter uma pergunta mal elaborada dessas

  • Ao meu entendimento, a banca buscou mostrar , com a alternativa(e), que alguns jogos possuem uma relevância e são considerados sérios, justamente por apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais, no qual traz benefícios ao jogador extra-game.

  • Mano, resposta letra A tá deixando Loko essas questões

  • CUIDADO! O examinador está pedindo para analisarmos qual é a intenção do texto (sentido/objetivo geral) e não apenas um dos seus objetivos específicos.

    Bons estudos!

  • Alternativa E

    Analisando a última frase do 1º texto que é uma pergunta :

     "se os jogos podem ... , o que mais podem fazer para nos beneficiar?"

    Lendo os textos vemos que os jogos são basicamente usados para entretenimento e distração ( muitas vezes de problemas) , agora sendo usados como parte de um tratamento.

  • alem dos jogos trazerem algo que não seja bom, nos últimos anos ultilizar jogos como solução para outros problemas psicológicos dentre outros.

  • Alternativa E

    p-2, l- 6.

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

    Não explorado quer dizer sem exploração alguma..

    O texto cita 3 jogos que exploram exatamente esse campo.

    Questão ruim.

  • Gabarito letra "E"

    Analisando o seguinte trecho pode-se chegar nessa conclusão:

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

    #PCPR

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • tem que conhecer a personalidade do examinador para acerta

  • Essa é aquela questão que tem 2 alternativas quase certas, na hora de liberar o gabarito o examinador escolhe a que ele quer.

  • sinceramente a banca escolhe a resposta que ela quer e geralmente não tem nada a ver com o enunciado.
  • Como é "um potencial não explorado" se o texto cita uns 5 exemplos de jogos???????

  • Assertiva E.

    Justifico a resposta através do seguinte trecho: "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [..."

  • Se a questão trouxesse POUCO explorado, nem questionaria. Agora, considerar certo uma resposta que diz "não explorado" quando o texto traz vários exemplos de jogos que, justamente, explorarm essa área é forçar demais a amizade.

  • Responder às questões de interpretação desta banca está mais complicado que jogar ao lado de Sergi Roberto.

  • Quem sou eu para discordar do gabarito, mas seguem minhas considerações...

    Gabarito: E) Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais. (Na verdade poderiam colocar em vez de não explorado, pouco explorado. Creio que a ficaria mais correto, uma vez que o texto traz a informação de que: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.)

    Acabei marcando a letra A, pois na introdução o autor diz: Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. 

    Portanto, ficaria correta a letra A) Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

    Enfim... =/

  • Percebam que a enunciado quer saber a ideia geral do texto, ou seja, não podemos levar em consideração o conteúdo de apenas um parágrafo.

    Concordo plenamente que a letra E poderia ser melhor redigida, mas não há dúvidas de que ela é a mais correta, pois o texto traz, na maioria dos seus parágrafos, o potencial dos jogos sérios, que é uma área pouco explorada dos jogos digitais.

    #PERTENCEREMOS

  • se já possui jogos, então está sendo explorado.

  • O texto é basicamente um elenco de exemplos nos quais o potencial positivo dos jogos é explorado. Todos utilizados para fazer oposição ao primeiro parágrafo.

    GABARITO: E

    Comentário tão estranho quanto a questão.

  • Gabarito E só por que o examinador quis..

  • Não sou autoridade nenhuma no assunto, mas acho que a alternativa A está correta também, de acordo com esse trecho que destaquei do próprio texto da questão:

     Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] 

    A -Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

  • Impressão que tenho que a UFPR adota uma postura especial quando são provas de nível superior:

    • Textos de Revistas "Comuns" ou da Internet (em contrapartida de literatura / técnicos)
    • Questões de Interpretação → pelo menos 1-2 com alternativas dúbias para "dificultar"
    • Questões de Gramática → Ortografia de palavras/verbos menos comuns.

    Isso é postura de examinador preguiçoso.

  • Para resolver as questões da UFPR: seguraaaaa na mão de Deeeeeuusss e vaaaaai

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

     Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

       Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

    Se isso não é exploração eu não sei o que é!!!!

  • Na minha opinião, a letra A também seria correta.

  • TEM QUE QUERER!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Fiquei entre a D e E, e assinalei a D, pois o texto citou até jogos na categoria de sérios, então, como não está sendo explorado? :(

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • A letra A não está errada, pelo menos não no meu ponto de vista.
  • Na minha opinião tem duas respostas a letra A e E sendo que as duas faz jus ao que o texto pede posso estar errado mais aí fica difícil por mais que eu escolhi a letra E fiquei uns 3 a 5 min tentando entender e isso tempo demais para somente uma pergunta.


ID
2908408
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Conforme o texto, o principal diferencial dos jogos apresentados como “sérios” é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade...

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo."

  • Gabarito: C.

    Final do texto diz: " (...) esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo."

    Bons estudos.

  • "foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]"linha 3 1 paragrafo -- caberia fácil fácil a D

  • Algumas questões dessa banca vem "facil" outras só DEUS para ajudar

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]"

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Essa questão, sim, foi objetiva, a 1° extramamente tênue a interpretação entre a "d" e "e".


ID
2908411
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Sobre a construção argumentativa do texto acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

( ) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

( ) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

    "Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos,..." O autor usou o verbo haver com sentido de tempo decorrido a fim de enfatizar os 15 anos de pesquisa que o psicólogo Chris Ferguson possui em seu currículo.

    (V) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

    O autor na primeira parte usa o verbo SER no modo subjetivo justamente para demonstrar que é uma hipótese, uma possibilidade. Na segunda parte usa o modo indicativo para afirmar.

    (F) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.

    "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos."

  • Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos.

    Oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgulas). E o pronome relativo (que) está exercendo a função de sujeito, salvo engano.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908414
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o porquê da letra B estar certa... Mas não o porquê da A estar errada... Alguém?

  •  Gabarito: B

    Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real.

    Joana a "A" está errada, pois no texto não fala que projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

  • Joana, acredito que a A é o típico caso de extrapolação, pois, por mais que possa ser mais difícil projetar jogos sérios a jogos comuns, no texto não fala nada sobre isso.

  • GABARITO B

    Porém, o comando da questão é em relação ao trecho.

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    O que é possível inferir desse trecho?

    Que está sendo feito esforços pelos programadores para se projetar tal coisa...

    Alternativa A: jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Definição do adjetivo (trabalhoso): que é difícil, custoso

    Assim sendo, tudo que é custoso, necessita-se de esforço.

    E é essa relação de interpretação que leva ao erro da alternativa A, pois mesmo que analisado separadamente o trecho, é necessário um entendimento sobre "jogos digitais" que refere-se ao jogos sérios. Restaria então, analisarmos somente a alternativa B e como na alternativa o verbo usado foi -podem- é a alternativa a ser marcada.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    :/

  • o erro da letra A é algo comum na interpretação de texto, pois as bancas adoram EXTRAPOLAR, ou seja, colocar uma afirmativa verdadeira, porém não consta em nenhum parágrafo do texto esta afirmativa, tornando assim a questão incorreta...

    Espero ter ajudado.

    FORÇA E FÉ!

  • Letra B - "jogos digitais comuns (ou seja, não são os jogos sérios) podem propiciar apoio psicológico", como podemos evidenciar no segundo parágrafo "Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas".

    Porém, ao meu ver, essa interpretação é sobre o texto em geral e não sobre o trecho da questão

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • O verbo inferir no enunciado, da sentido de conclusão, dedução. sendo assim, ao meu entender, busca-se uma interpretação do texto nas alternativas, algo q vá ALÉM do texto. A alternativa B mostra uma idéia de compreensão do texto. por que seria compreensção e não interpretação ?

  • Letra A errada, pois a alternativa compara: que fazer jogos sérios é mais complicado que fazer jogos comuns, entretanto, em nenhum momento no texto ele compara isso, ele apenas diz: "Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.". Logo, é difícil fazer jogos sérios, mas não significa que seja mais difícil do que fazer jogos comuns.

    Essa banca cobra questões de lógica gramatical, talvez essa questão tenha que ser interpretada dessa maneira. E nesse caso, não caberia nem recurso :/

  • Tem que ler o texto todo para responder. Equanto isso, os elaboradores de questoes fazem o que querem. Gab B

  • Alternativa correta é letra B. Porém não se pode chegar até ela com base no trecho que foi pedido no comando da questão.

    Não precisa fazer malabarismo pra justificar a alternativa correta.

  • Discordo das justificativas dos caros colegas.

    É possível sim responder apenas a partir do trecho, vejamos:

    Trecho do enunciado - Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. 

    --> Ou seja, podemos inferir que podem existir outros jogos digitais que propiciam apoio psicológico, porém sem intenção. (caso contrário não haveria razão para colocar a palavra "intencionalmente" na frase!)

    Logo, a resposta B está correta.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    Resumindo:

    Jogos digitais com o fim de apoio psicológico --> propiciam apoio psicológico INTENCIONALMENTE.

    Jogos digitais comuns --> propiciar apoio psicológico NÃO É SEU OBJETIVO, mas podem propiciar.

  • Discordo do gabarito.

    O comando da questão diz: "Do trecho...infere-se", não disse do texto.

    Avaliado o trecho isoladamente não tem nada, nenhuma palavra indicando que os jogos digitais comuns podem proporcionar apoio psicologico. No caso, pode-se inferir isso do texto mas do trecho não. Achei sacanagem da banca.

  • A palavra "esforço" é sinônima de "empenho" "dedicação", não se confunde com "trabalhoso", "sofrido", "dificultoso". Eis porque a alternativa A não pode ser o gabarito.

  • Eu até concordaria com o gabarito se a alternativa dissesse:

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente do texto que:

    É possível fazer a seguinte comparação: se os jogos comuns podem propiciar apoio psicológico, mesmo não sendo o seu objetivo, é sinal que não houve esforço algum para essa finalidade, ou seja, para dar apoio psicológico. O fato de dar apoio é mera coincidência.

    No entanto, há programadores se esforçando para projetar intencionalmente jogos digitais, conformo o trecho da questão, e se eles estão se esforçando, fica claro que é mais trabalhoso que projetar jogos comuns, pois a finalidada entre eles é diferente!

  • Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    Não entendi este gabarito.

    Os textos dizem que os jogos podem ajudar os players, OK, mas foi pedido apenas de acordo com o trecho e não textos.

  • Gabarito - "B"

    Erro da alternativa...

    A) projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Não dá para inferir do texto que projetar jogos comuns é menos ou mais trabalhoso.

  • Por favor, da onde vem que isso: " “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”.

    Quer dizer isso: "os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo".

  • tá loco, hoje eu tô errando tudo kkkkkk
  • Essa banca não é mto boa nos anunciados... questões como essa vale a pena voltar ao texto sem dúvida...

  • a)extrapolação das ideias do texto

    b)os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológicomas não é seu objetivoPara resolver a questão basta atentar-se a palavra “intencionalmente” no enunciado da questão. De forma não intencional em algum momento, alguns programadores desenvolveram jogos que propiciam também certo apoio psicológico. Portanto, é o gabarito.

    c)extrapolação das ideias do texto

    d)restrição das ideias do autor

    e)oposição com as ideias do autor

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908417
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Na frase “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”, a parte sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    "Ao jogar com personagens mais poderosos"

    O trecho sublinhado estabelece uma relação de simultaneidade, isto é, ao mesmo tempo que a mudança de atitude ocorre, o jovem está jogando com personagens mais poderosos.

    Cuidado!!!

    A causa da mudança de atitude é do ‘efeito Proteus’

    Consequência: os jovens são mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line.

    Quem vai direto na questão tende a errar.

  • Temporais= logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto, mal, até que, sempre que, por fim, finalmente, então.

  • Resposta A

    Trata-se de uma oração reduzida no infinitivo.

    Como aquelas propagandas de remédio

    AO = Quando = Tempo

    Ao persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de tempo. (Não bom)

    A = Se= Condição

    A persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> Talvez o problema persista, questão de se acontecer. (isso é o que se espera de um remédio)

    POR = Já Que = Causa

    Por persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de causa. (melhor não tomar o remédio)

  • QUANDO passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line??? ao jogar com personagens mais poderosos.

    Relação de tempo.

  • GABARITO D

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    bons estudos

  • Ao + infinitivo = ideia de tempo.

    Fonte: Professora Flavia Rita

  • “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

    Oração adverbial temporal deslocada reduzida de infinitivo. Vejam:

    “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, quando jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

  • Gab.: D

    AO + INFINITIVO = TEMPO 

    AO JOGAR COM PERSONAGENS MAIS PODEROSOS

    TEMPORAIS --> QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, LOGO QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, MAL, DEPOIS QUE, EIS QUE. 

  • Ao+ infinitivo= temporalidade

    #Rumoa2020!

  • Ao mais verbo no infinitivo ideia de tempo.

    fonte professora Helena .

  • Rumo à PM/PR.

  • "AO em inicio de oração é quase sempre tempo na mão"

    GAB: D

    Rumo à PM/PR

  • To até emocionada de ter acertado uma dessa banca haha

    AO JOGAR = QUANDO JOGAM > Temporalidade

    GAB D

  • Por + infinitivo = causa

    Para + infinitivo = finalidade

    Apesar de + infinitivo = concessão

    Ao + infinitivo = tempo

    A + infinitivo = condição

  • AO + INFINITIVO = TEMPORAL

    POR + INFINITIVO = CAUSAL

    A + INFINITIVO = CONDIÇÃO

  • Ao + infinitivo = tempo

    ao + jogar

    ao + colocar

    ao + brincar

    dá uma ideia de tempo!

  • Substitui o "AO" por "QUANDO" ::Se der certo= (TEMPORAL)
  • ERREI DUAS VEZES. OMG.

  • Muitos jogadores tímidos passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line QUANDO jogam com personagens mais poderosos. (temporalidade)

  • putz, preciso melhorar nisso, fui reto em "causa"
  • Macete: A + o + Infinitivo = ideia temporal;

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

    #PERTENCEREMOS

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • pra ficar de lembrete p mim mesmo.. Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • AO = Quando (tempo)

    A = Se (condição)

  • PC-PR 2021

  • "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, QUANDO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ENQUANTO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    Em todos os casos acima, as orações destacadas exprimem matiz semântico de temporalidade.

  • Gabarito letra D- Oração reduzida - Temporalidade (quando).

  • Responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos...passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. QUANDO eles passam a ser mais decididos ? ao jogar com personagens mais poderosos. Temporalidade.


ID
2908420
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as formas verbais estão grafadas corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    a) Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.

    Nem todos os armários contêm livros; alguns só armazenam papéis avulsos

    b) Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõem um cenário novo no mercado editorial.

    c) Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    Não são muitos os estudantes que retêm as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    d)O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.

    O aparelho mantém o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde

    e) Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.

    Correta.

  • acento agudo na 3ª pessoa do singular 

    acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. 

    ele contém; eles contêm (*sem acento = verbo contar)

    ele mantém; eles mantêm

    ele retém; eles retêm

    ele intervém; eles intervêm

    ele provém; eles provêm

    ele advém. eles advêm

  • E.

    Veem.

  • A)    CONTÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “armários”);

    B)     COMPÕEM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “edições”);

    C)     RETÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “estudantes”; nesse caso o “que” é pronome relativo que retoma/tem função sintática de sujeito, iniciando a OSA restritiva);

    D)    MANTÉM (singular, concordando com o núcleo do sujeito “aparelho”);

    E)     Correta => depois da ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “EE” na 3ª pessoa do plural foi abolido, ficando VEEM, e não mais “vêem”;

    Obs.: por favor, em caso de erro me corrijam e me enviem msg no pv! Tks :)

  • A)   Contém, com acento agudo, está na 3ª pessoa do singular.

    contêm, com acento circunflexo, está na 3ª pessoa do plural.

    Contem, sem acento, não é uma forma conjugada do verbo conter, mas do verbo contar.

  • voo

    veem

  • Com o acordo ortográfico o CREDELEVE perdeu o acentos. São os verbos CRER, DAR, LER E VER.

    Dica: Profª Adriana Figueiredo

  • Fiquei na dúvida entre a Letra D e E, porém FELIZMENTE ACERTEI ao lembrar que o Acento da vorma verbal VER na terceira pessoa do plural foi abolida com o Novo Acordo e que tambem existe oxitona terminada em EM com acento gráfico como a palavra ARMAZÉM.

  • a) E. Contém = usado para singular. Contêm = usado para plural. Note que o sujeito está no plural [armários], logo o verbo deve estar flexionado no plural

    'contêm'.

    b) E. O que compõe uma novo no mercado editorial? Diversas iniciativas de edições colaborativas. Note que o sujeito está no plural [iniciativas]. Logo o verbo

    deve concordar com ele, sendo o correto 'compõem'.

    c) E. Retém = singular, retêm = plural. O sujeito está no plural [estudantes], logo o verbo deve ser flexionado no plural.

    d) E. Mantém = singular, mantêm = plural. Sujeito no singular, a forma deveria ser 'mantém'.

    e) C.

  • Professora de Português

    As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo compor no presente do indicativo. 

    Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas:

    Compõe está na 3.ª pessoa do singular: ele compõe.

    Compõem está na 3.ª pessoa do plural: eles compõem.

  • A

    Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.CONTÊM

    B

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.COMPÕEM

    C

    Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.RETÊM

    D

    O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.MANTÉM

    E

    Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.GABARITO

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE - não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra vêem está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.

  • No caso da alternativa E ( gabarito ), pode-se usar a regra das paroxítonas que não haverá erro.

    Não se acentua as paroxítonas com terminações de oxítonas acentuadas, quais sejam ( terminadas em a, e, o, em, ens ) . - veem - parox. terminada em em...

  • a) Contém / contêm.

    b) Compõe / compõem.

    c) Retém / retêm.

    d) Mantém / mantêm.

    e) Veem = verbo ver. / Vêm = verbo vir.

  • Letra A – ERRADA – É necessário empregar a forma plural “contêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o sujeito plural “Nem todos os armários”.

    Letra B – ERRADA – É necessário o emprego da forma plural “compõem”, parra que haja concordância com o sujeito plural “Diversas iniciativas de edições colaborativas”.

    Letra C - ERRADA – É necessário empregar a forma plural “retêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o antecedente plural “os estudantes”.

    Letra D - ERRADA – É necessário empregar a forma singular “mantém” – com acento agudo -, para que haja concordância com o sujeito singular “O aparelho”.

    Letra E – CERTA – Vale ressaltar que não mais acento no primeiro E do EE.

    Resposta: E

  • PESSOAL, usem mnemônico CRE DE LE VE para resolver essa questão.

    Ele/Ela crê Eles/Elas creem

    Ele/Ela Eles/Elas deem

    Ele/Ela Eles/Elas leem

    Ele/Ela Eles/Elas veem

    CUIDADO: VEM (sentido de vir)

    ELE/ELA vem ELAS/ELAS vêm

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • GOSTEI:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

  • a) contêm

    b) compõem

    c) retêm

    d) mantém

    e) veem

  • Após a reforma ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “ee”, na terceira pessoa do plural, foi abolido. Portanto, não se escreve mais vêem e sim veem.

  • PC-PR 2021


ID
2908423
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho sublinhado por pronome está correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Regras de pronomes oblíquos:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as, se) ou de objeto indireto (lhe, lhes).

    De acordo com o verbo a que estão ligados, os pronomes pessoais oblíquos átonos podem sofrer alterações.

    Se a forma verbal terminar em -r, -s ou -z, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas lo, la, los, las.

    Se a forma verbal terminar em "m" ou noutro som nasal, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas no, na, nos, nas.

  • Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral – ...acatá-las.

    Invertendo a ordem fica:

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral (Sujeito) cabe (VTI) a vocês. (OI)

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral = Acatá-las

  • A)    Correta: quem acata, acata alguma coisa; “as decisões etc...” é objeto direito do verbo acatar, então se usa os pronomes "O/A, OS/AS" => "acatá-las";

    B)     Incorreta: “o mau uso” não é sujeito do verbo “denunciaram” para concordar com ele em número; o sujeito está indeterminado na forma da 3ª pessoa do plural, sem referente, e o trecho “o mau uso...” é OD do verbo; assim, fica no singular o pronome oblíquo átono, e como o verbo termina com a nasalização "m", os pronomes transformam-se em "NO/NA, NOS/NAS" => “denunciaram-no”;

    C)     Incorreta: o verbo “informar” é bitransitivo no caso da alternativa; “os enfermeiros” é OD e “sobre o estado...” é OI; como o pronome colocado está fazendo referência ao trecho “os enfermeiros”, pelo fato de ser OD jamais vai poder se usar “lhe/lhes”, mas somente “O/A, OS/AS” => “informei-os”;

    D)    Incorreta: mesmo erro da assertiva anterior, o verbo “responder” é transitivo direto, o trecho “o ofício etc...” é OD, motivo pelo qual não podem ser usados os pronomes “lhe/lhes”, apenas "O/A, OS/AS" => “respondê-lo”;

    E)      Incorreta: quem solicita, solicita algo A alguém; na alternativa, “a esse departamento” é objeto indireto do verbo solicitar (no caso bitransitivo), com a preposição A; contudo, os pronomes “O/A, OS/AS” não podem desempenhar função sintática de OI, mas apenas de OD, motivo pelo qual, no caso, deve-se usar “lhe, lhes” => “solicitar-lhe”;

    Obs.: nessa alternativa eu acredito que a oração “que providencie a atualização...” é uma OSS objetiva direta, sendo o “que” conjunção integrante;

    Por favor, peço que me corrijam e enviem msg no PV em caso de erro no comentário, ok?! Tks! :)

  • GABARITO= A

    VERBOS TERMINADOS NO INFINITIVOS= ( TERMINOU EM (R) ) RETIRA DA PALAVRA E COLOCAR= LO, LA, LOS, LAS

    ACATAR= ACATÁ-LOS

    AVANTE GUERREIROS.

    @UESLEI.MENDONCA

  • R: Gabarito A

    A) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral  CABE A VOCÊS ACATÁ-LAS (corta o "R" e acrescenta " LA")

    B) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos DENUNCIARAM-NO ( TERMINADO EM "m", "n", "til" - NO, NA,NOS,NAS)

    C) Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente INFORMEI-OS (OS ENFERMEIROS É OBJETO DIRETO, LOGO USA-SE O,A,OS,AS)

    D) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico FALTA RESPONDÊ-LO (corta o "R" e acrescenta "LO")

    E) Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema VENHO SOLICITAR-LHE ( " a esse departamento é OBJETO INDIRETO, LOGO USA-SE " LHE")

    au revoir

  • Oi, pessoal!

    Tenho uma dúvida: Se "as decisões tomadas na assembleia geral" é objeto direto do verbo "acatar", então o sujeito é "vocês", certo? O verbo não teria de concordar com o sujeito? "Cabe a vocês acatarem as decisões tomadas na assembleia geral".

    Isso não muda em nada a questão, que continua certa, porque "em" seria apenas a desinência do infinitivo pessoal. É só para eu não errar alguma questão que cobre especificamente isso.

  • b) Denunciaram-no.

    c) Informei-os.

    d) Respondê-lo.

    e) Solicitar-lhe.

  • A questão tem como assunto principal a colocação dos pronomes, contudo exige conhecimento de concordância e transitividade verbal para responder com sucesso.

    a) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral.

    O verbo atacar é transitivo direto e tem como objeto direto um termo no feminino plural e tem sua terminação em R, assim acrescenta o LAS. CORRETA.

    Cabe a vocês acatá-las.

    b) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos.

    Quando o verbo transitivo direto terminar em nasal e seu objeto direto for masculino singular, acrescenta o NO na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: Denunciaram-no.

    c) Informei os enfermeiros...

    O verbo é bitransitivo terminado com vogal e tem seu objeto direto no plural masculino(os enfermeiros), assim acrescenta o OS. INCORRETA.

    Forma correta: Informei-os.

    d) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico 

    Em verbos transitivos diretos terminados em R, S, Z com objetos diretos masculino singular, acrescenta o LOS. INCORRETA.

    Forma correta: falta respondê-lo

    e) Venho solicitar a esse departamento...

    Em verbos transitivos indiretos na terceira pessoa do singular acrescenta o LHE na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: venho solicitar-lhe

    GABARITO A

  • Para ter certeza que o verbo "acatar" da primeira frase é VTD, é só ver que na expressão original não vai crase após o verbo, ou seja, não exige preposição

  • Finalmente acertei uma. _/\_

  • b - denuciaram o mau uso (denunciaram-no)

    c - informei-os

    d - respondê-lo

    e - venho solicitar-lhe

  • Pra quem ficou com dificuldades de saber qual a transitividade da C e E

    Percebam que na C: "Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente"; após o verbo está uma palavra no masculino, logo, se estivesse preposição, esta viria explicitamente - Informei aos enfermeiros. Assim, VTD.

    Do mesmo modo, na letra E: "Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema"; departamento é masculino, tirando-se o pronome demonstrativo, percebam que ficaria - solicitar ao departamento. Assim, VTI.

    #PERTENCEREMOS

  • verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.


ID
2908429
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

Para caracterizar o princípio de funcionamento do GPS, o autor cita a contribuição de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. 

  • hmm, achei meio polêmica: as áreas do conhecimento citadas são a física (eletromagnetismo, newton e relatividade espacial e geral) e astronomia (também a relatividade, e a geometria esférica do planeta, que nao deixa de pertencer à física)... se fossemos rigorosos, apenas a física é a área citada, ja que a astronomia é um ramo da física! quem fez essa prova desconhece ciência

  • o termo usado pelo elaborador-área do conhecimento-é equivocado,uma vez que ciências exatas,biológicas e afins são classificadas dessa forma.Questão passível de anulação.

  • Gabarito C

    mas achei meio forçado afirmar que são "áreas distintas de conhecimento".

  • Questão bem xexelenta. Tinha que ser anulada uma questão dessa!

  • Pensei que seria apenas 1 área do conhecimento (física), mas como não havia essa opção, marquei 4.

  • Usando ideias de eletromagnetismo, (para que?) para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana / para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geralpara tratar a defasagem dos sinais emitidos, E (valor de inclusão) da geometria esférica do planeta...

  • concordo com Cindy Ro.. Na realidade tudo é física, apenas muda os campos de estudo dentro da matéria.

  • nada ve irmao

  • 1 - Ideias de eletromagnetismo

    2 - Física newtoniana

    3 - Teoria da relatividade especial e geral

    4 - Geometria esférica do planeta

    GAB C de #CASCAVEL

    RUMO A PMPR

  • Compreendo as indignações, mas tem que levar em consideração que a prova foi feita para engenheiros.

  • Pelos sinais de pontuação mata a questão!

  • Questão deveria ser anulada.

  • Pessoal,

    A análise deve ser feita com base NO TEXTO. Existem outras áreas do conhecimento envolvidas? Claramente sim. No entanto, a questão diz: "o autor cita a contribuição de".

    Deixarei grifado para aqueles que não visualizaram:

    O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

    Notem que antes de todos os trechos que destaquei, implicitamente temos: "Usando ideias de/da".

    Ele cita uma área e logo depois diz o porquê de ter sido utilizada, ou melhor, para qual função. Não teve nada de conhecimento absurdo, ou por ser prova de engenheiro. É só ter atenção no texto e no enunciado.

    Gabarito: C.

    Bons estudos!

  • Marquei 4 pelo número de assuntos citados, Mas não sei se são distintos.

  • Usando ideias de eletromagnetismo (1), ..., da física newtoniana (2), ..., da teoria da relatividade especial e geral (3), ..., e da geometria esférica (4) ...,[...]

  • Reclamar da banca não dá ponto.

  • As alternativas foram mal formuladas. A resposta correta mesmo seria: 2 áreas de conhecimento. Mas como a prova é de português e não de física, vamos responder dentro do contexto.

  • Eu também marquei a D (5 áreas). Contudo, em rápida pesquisa no Pai do burros (Google), lembrei que a teoria da relatividade de Einstein é uma só. Ocorre que, ela emprega parte geral para determinados casos, e a especial para outros, por exemplo: a parte especial é um caso particular do princípio da relatividade geral em que efeitos da gravidade são ignorados; enquanto a parte geral estuda os efeitos da gravitação por serem integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

    Boa sorte a nós!

  • O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado.

    1 -Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos,

    2 - da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita,

    3 - da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos,

    4 - e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros.

    Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

  • caia na minha prova amem

  • Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta.

    Pra mim, são dois temas específicos: Física e Matemática.

  • Questão para ser anulada. É possível justificar 3 alternativas como sendo corretas!!

  • Pensei em 5

    Usando ideias de eletromagnetismo(1), para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana(2), para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial (3) e geral (4), para tratar a defasagem dos sinais emitidos (5), e da geometria esférica do planeta.

    Poderia ter 3 tipos de resposta diferente, eu erraria dnv se viesse uma dessa

    5 areas

    4 areas

    2 areas (fisica e geometria)

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908432
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

O texto acima encerra uma matéria sobre o percurso da comprovação científica de que o planeta Terra é redondo (em resposta a quem o julga plano):


Nesse contexto, é correto inferir que “muitos”, no último período, refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Ironia: consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

    Gab: D

  • O sarcasmo é mais escrachado e pode ser utilizado através de diversas formas, como através do riso, de palavras, atitudes, gestos e etc. 

    A ironia é caracterizada em situações onde a pessoa diz o oposto daquilo que pensa, em tom de crítica e censura, o sarcasmo é mais voltado para a provocação e comédia.

  • Falando nisso, alguém aqui acredita em Terra plana? hahahha

  • GABARITO: LETRA D

    A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.

    Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • GABARITO LETRA D. O autor foi irônico.

  • Engraçado

  • Explícito: que é claro, explicado sem ambiguidade;

    Claro: óbvio, distinto, evidente;

    Específico: próprio

    Irônico: referente a ironia, em afirmar o contrário do que se quer dizer. (GABARITO)

    Sarcasmo: zombaria, dizer o oposto do que se quer de maneira mordaz e amarga. É uma ironia cáustica.

  • IRONIA: Olha só quem chegou! Não tá nem um pouco atrasado!

    SARCASMO: Chegou cedão para a reunião de amanhã.

    DEBOCHE: Eeeita! Lá vem o prêmio nobel da pontualidade!

  • Eita farpada violenta.

  • Achei a questão difícil, mas a porcentagem de erros é de apenas 18%, isso, sim, é ironia....rs

    Acertei!

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!


ID
2929732
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está adequada à língua padrão escrita e mantém o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Questão sobre a voz ativa e voz passiva.

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Gabarito Letra C.

    Voz ativa e voz passiva:

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Questão insuportável. Porém, típica desta banca.

  • voz ativa e voz passiva.

    o sujeito da frase fica : A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são...

  • verificar os marcadores: proporciona e propicia

  • Na B ainda tem um erro de concordância.

  • a) Errado, inversão das ideias, o que causa, portanto, alteração semântica. É a “operação interligada...”, sujeito, quem proporciona vantagens e não o oposto. Ademais, o OI sumiu.

    b) Errado. O verbo “propor” não é substituto viável para “proporcionar”. Ademais, há erro na concordância referencial entre “benefícios” e “elas” (o pronome deveria estar flexionado no masculino). 

    c) Certo. Houve, no item, além algumas pequenas modificações, houve uma mudança de voz verbal – da voz ativa para a voz passiva.

    d) Errado. Houve, aqui, alteração semântica, pois não são as concessionárias que apresentam as vantagens para a operação interligada de sistemas, mas sim o oposto. Ademais, o termo “confiabilidade”, por quebra do paralelismo sintático, está incidindo sobre a “exploração dos recursos” e não sobre a empresa em si (concessionárias), como propõe o enunciado da questão.

    e) Errado. O período revela -se incoerente. Uma correção adequada seria “o fato de que a interligação…”, pois não é o fato que traz as referidas vantagens, mas sim a própria “interligação dos sistemas elétricos…”. Outro equívoco está em dizer que a confiança se dá nos recursos energéticos, quando na verdade, o trecho propõe, implicitamente, que o aumento da confiabilidade se dá em relação às próprias concessionárias e não aos recursos energéticos.

    fonte: P. caveira.

  • PC-PR 2021

  • PC-PR 2021

  • Não sei vocês, mais esta banca ela pega metade do texto para final e joga para começo e coloca a pontuação e pronto está feito a reescrita, pelo menos isso que tenho reparado em várias questões.


ID
2936755
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

McGee e Prusak (1994, p. 165), afirmam: “A primeira etapa no gerenciamento da política de informação é saber quais os modelos utilizados pelas pessoas na empresa, qual desses modelos predomina no momento, qual o mais desejável e como proceder para alcançá-lo”. Levando em consideração o texto apresentado, bem como os estilos de gerência de informação explicados pelos referidos autores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Para os não assinantes


ID
2936758
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Turban e Volonino (2013), “sistemas de informação corporativos (SIC), ou sistemas corporativos, são sistemas que ajudam administradores e empresas a melhorar o seu desempenho, permitindo que compartilhem dados entre os departamentos e com seus parceiros de negócio”. Sobre os Sistemas de Informação Corporativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

  • Sistema Legado descreve um sistema antigo que permanece em operação em uma organização. Geralmente utilizam bancos de dados obsoletos.

    As tecnologias de informação e comunicação evoluem de forma rápida e dramática. Contudo, os sistemas legado não acompanham esta evolução em razão do seu tamanho, complexidade e importância para o negócio. A motivação para essa migração é de ter:

    Sistema estruturado para crescer e se integrar ao controle operacional;

    Previsibilidade de custeio e risco de manutenção;

    Reavaliação e recuperação do conhecimento do funcionamento do processo.


ID
2936761
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Disponível no site do Conarq, “o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – e-ARQ Brasil – especifica todas as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos desde a produção, tramitação, utilização e arquivamento até a sua destinação final”. Considerando esse modelo em conjunto com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    O documento arquivístico deve refletir corretamente o que foi comunicado e decidido ou a ação implementada, conter os metadados necessários para documentar a ação, ser capaz de apoiar as atividades e prestar contas das atividades realizadas.e.

  • Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • ERROS EM VERMELHO:

    A) Considera-se gestão arquivística de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à coleta, produção, tramitação, uso, avaliação, arquivamento e disseminação de documentos, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Gestão Arquivística de Documentos: Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos arquivísticos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    B) Considera-se sistema informatizado de gestão arquivística de documentos o sistema desenvolvido para coletar (pode ser por meio de redes sociais ou outras fontes), produzir, receber, armazenar, dar acesso, destinar e disseminar documentos arquivísticos em ambiente eletrônico ou não.

    Sistema Informatizado de Gestão Arquivística (SIGAD)- É um sistema desenvolvido para produzir, receber, armazenar, dar acesso e destinar documentos em ambiente eletrônico. Envolve um conjunto de procedimentos e operações técnicas característicos do sistema de gestão arquivística de documentos, processado eletronicamente e aplicável em ambientes digitais ou em ambientes híbridos, isto é, documentos digitais e não digitais ao mesmo tempo. 

    C) O documento arquivístico não é, necessariamente, único no conjunto documental ao qual pertence, podendo existir cópias em um ou mais grupos de documentos, assim como o conjunto de suas relações com os demais documentos do grupo nem sempre é único.

    Segundo o e-ARQ Brasil, (p. 36) o programa de gestão arquivística de documentos deve garantir as seguintes características do documento arquivístico: relação orgânica, unicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade.

    Nesse sentido, conforme a unicidade, o documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o conjunto de suas relações com os demais documentos do grupo é sempre único.

    D) Os documentos arquivísticos são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa no plano de classificação, que os contextualiza no conjunto ao qual pertencem.

    Segundo o e-ARQ Brasil, (p. 222), os documentos arquivísticos não são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa por meio do registro ou do plano de classificação ou do arquivamento, que os contextualiza no conjunto ao qual pertencem. Os documentos arquivísticos apresentam um conjunto de relações que devem ser mantidas".

    E) O documento arquivístico deve refletir corretamente o que foi comunicado e decidido ou a ação implementada, conter os metadados necessários para documentar a ação, ser capaz de apoiar as atividades e prestar contas das atividades realizadas. Correta! Está em conformidade com o e-ARQ Brasil (Págs. 35 e 36).

    GABARITO: LETRA E.


ID
2936764
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A segunda parte do modelo e-ARQ Brasil apresenta a “especificação de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD)”. Os requisitos são classificados em O – Obrigatório, AD – Altamente Desejável ou F – Facultativo. Assinale a alternativa que apresenta um requisito FACULTATIVO.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    3.1.3 Um SIGAD pode automatizar a produção de documentos por meio da exibição de formulários e modelos predefinidos pelo programa de gestão arquivística de documentos. F

  • A) Ser capaz de gerenciar volumes para subdividir dossiês/processos, fazendo a distinção entre dossiês/processos e volumes. - Altamente Desejável (AD)

    B) Assegurar que um volume conterá somente documentos. Não é permitido que um volume contenha outro volume ou outro dossiê/processo. - Obrigatório (O)

    C) Automatizar (lembre dessa palavra) a produção de documentos por meio da exibição de formulários e modelos predefinidos pelo programa de gestão arquivística de documentos. - Facultativo (F) - Gabarito

    D) Prever a inserção dos metadados obrigatórios, previstos em legislação específica na devida esfera e âmbito de competência, no momento da captura de processos. - Obrigatório (O)

    E) Permitir que um usuário transmita documentos a outro usuário para completar o processo de captura, caso os procedimentos dessa captura sejam distribuídos entre vários usuários. - Altamente Desejável (AD)

    GABARITO: LETRA C


ID
2936767
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da preservação de documentos arquivísticos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A degradação do suporte e a obsolescência tecnológica são os principais fatores de comprometimento da preservação dos documentos digitais, uma vez que ameaçam sua autenticidade, integridade e acessibilidade.

  • Letra B

    A degradação do suporte e a obsolescência tecnológica são os principais fatores de comprometimento da preservação dos documentos digitais, uma vez que ameaçam sua autenticidade, integridade e acessibilidade.


ID
2936770
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Lorenzo Parodi, “O advento da Lei 11.419/2006, que instituiu o processo eletrônico nos tribunais brasileiros, e, mais ainda, a difusão universal dos sistemas informáticos como meios de gestão, escritura e comunicação resultaram numa explosão de documentos em formato digital, utilizados como provas em processos tanto cíveis quanto penais” (Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-jun-07/lorenzo-parodi-validade-prova-documental-formato-digital).

Considerando sua obra “Falsificação de documentos em processos eletrônicos” (2018), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O documento digitalizado é um tipo de documento digital. Os documentos digitais têm duas origens distintas: os que já nascem digitais e os que são gerados a partir de digitalização. Contudo nem todo documento digital é um documento digitalizado.

    Exemplo:

    1) Documento nato digital (born digital): Textos em Microsoft Word, fotografias tiradas em câmeras digitais, plantas de arquitetura e urbanismo criadas em AutoCAD, mensagens de correio eletrônico, planilhas eletrônicas.

    2) Documento digitalizado: Cópia digitalizada da Lei Áurea; negativos e fotografias escaneados.

    Portanto, letra "B"

    Fonte:

  • Katyana, acho seu comentário legal, mas não diz o porque da letra B ser a correta eu achei a obra na Amazon, mas não tenho como citar. Acho interessante comentários com justificativas plausíveis.

    Eu não conheço a expressão documento digital misto, se alguém tiver algo a acrescentar, será legal.

  • Gabarito Letra B

    Fundamentação: Os documentos digitais têm duas origens distintas: os que já nascem digitais e os que são gerados a partir de digitalização. Contudo nem todo documento digital é um documento digitalizado, logo, documento digital é aquele que nasce digital, (born digital ou nato digital), e o documento digitalizado é a cópia digitalizada de um documento físico.


ID
2936773
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considerando a taxonomia de modelos de Recuperação de Informação (RI) apresentada por Baeza-Yates e Ribeiro-Neto (2013), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2936776
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Baeza-Yates e Ribeiro-Neto (2013), no capítulo 7, desde os tempos da Grande Biblioteca de Alexandria, bibliotecários tinham de lidar com o armazenamento de documentos. Com o aumento das coleções, surgiu a necessidade de rótulos que agrupassem documentos por tópicos comuns. Cada grupo rotulado constitui uma classe. As classes são utilizadas não apenas para descrever os tópicos mas também outras características, tais como linguagem, gênero, autoridade, popularidade etc. Sobre classificação de textos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O aprendizado supervisionado precisa que os dados sejam rotulados para identificar padrões, isto é, para que a aprendizagem supervisionada funcione é preciso inserir os valores de entrada, no mesmo momento em que antecipa o valor de saída esperado, conhecido como sinal de supervisão. A aprendizagem supervisionada possui duas técnicas: classificação e previsão.

  • O erro da E:

    Para avaliação dos classificadores, são utilizados documentos pré-selecionados, para os quais as classes são conhecidas – o conjunto de TESTES.


ID
2936782
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Castro e Ferrari (2016) mencionam que as funcionalidades da mineração de dados são utilizadas para especificar os tipos de informação a serem obtidos nas tarefas de mineração. Sobre esse tema, considere as seguintes funcionalidades:

1. Análise de grupos: tarefa supervisionada que separa um conjunto de objetos em grupos.

2. Classificação: tarefa supervisionada para predição de valores discretos.

3. Regressão (ou estimação): tarefa supervisionada para predição de valores contínuos.

4. Associação: tarefa que descobre relações entre atributos por meio da detecção de anomalias nos conjuntos de dados.

É/São funcionalidade(s) da etapa de mineração:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Castro e Ferrari (2016), o termo mineração de dados diz respeito à exploração de uma base de dados por meio de algoritmos para obtenção do conhecimento, em uma alusão à extração de minerais preciosos (conhecimento) em uma mina (base de dados).

    Fonte:https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52937

    Há diversas tarefas de mineração de dados, todavia, as principais são classificação, agrupamento, regressão, clusterização, sumarização, descoberto de sequencias, detecção por desvio e associação. 

    Fonte: file:///C:/Users/usu/Downloads/01538256247%20(1).pdf


ID
2936788
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) correto

    b) A tecnologia BIM proporciona a construção de modelos digitais de edificações, mas reduz a comunicação em papel entre os vários atores envolvidos. - justamente ao contrário. aumenta a comunicação em papel entre os vários atores envolvidos

    c) O benefício da tecnologia BIM somente é atingido quando o projeto apresenta um número pequeno de pessoas envolvidas. - é atingido quando há um número grande de profissionais envolvidos.

    d) O modelo desenvolvido pela tecnologia BIM torna-se progressivamente mais benéfico quando desenvolvido nas fases finais da construção - é benéfico em todas as fases envolvidas, principalmente no início

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2936791
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A tecnologia Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM) objetiva suprir as necessidades de interoperabilidade entre vários atores envolvidos em um projeto de construção. Entre esses atores estão os provedores de serviços de construção civil. A respeito do uso da tecnologia BIM por essas empresas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Durante a elaboração arquitetônica e conceitual da edificação, o fornecedor de serviços poderá acompanhar o processo criativo, mas não poderá interferir no sentido de modificar o projeto. Poderá sim.

    b) Apesar das diversas vantagens de comunicação oferecidas pela tecnologia BIM, sua adoção incorre no risco de aumentar o tempo de projeto, por estimular as conversações entre os diversos participantes envolvidos na construção. Ela diminui o tempo.

    c) Correta!" Provedores de serviços de construção civil podem se beneficiar da tecnologia BIM para reduzir o custo financeiro das obras, visto que os modelos digitais podem ser avaliados e testados antes da construção real iniciar.

    d) Apesar de inúmeras evoluções na tecnologia BIM, aspectos relacionados com sustentabilidade ainda estão fora do alcance dos fornecedores de serviço. Não estão fora do alcance. " Com a tecnologia BIM conseguimos obter dados e fazer simulações de alternativas sustentáveis antecipadamente. Com essa facilidade, a equipe envolvida consegue entender e avaliar os benefícios de se investir em materiais e em sistemas que podem custar mais inicialmente, mas que podem ter um melhor retorno sobre a vida útil do edifício."

    e) Uma das grandes vantagens da adoção da tecnologia BIM é já se encontrar bastante difundida entre muitos provedores de serviços diretos e indiretos. Infelizmente ela ainda não é tão difundida assim.

    @cabide.concurseira

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
2936794
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo Kerzner (2002), a gestão de projetos passou por evoluções, partindo de um modelo tradicional, avançando para um período de renascimento e finalmente atingindo a Moderna Gestão de Projetos. Na Moderna gestão de projetos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Erro da D?


ID
2936797
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Projetos geram custos e consomem tempo durante sua execução. Reduzir custos e tempo influencia a viabilidade de um projeto, motivo pelo qual existem estratégias para reduzi-los. Uma estratégia para reduzir custos é:

Alternativas
Comentários
  • E. avaliar a utilização de recursos mais produtivos

  • Gab E.

    Quanto melhor for sua avaliação em relação a utilização de seus recursos, menor a chance de você ter recursos ineficientes nas suas atividades.


ID
2936800
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

É comum que uma política de segurança de informação seja organizada em uma estrutura hierárquica, apresentando seus conceitos categorizados. A respeito de tais categorias (regulamentos, procedimentos, diretrizes e normas), considere as seguintes afirmativas:

1. Regulamentos são obrigatórios e sua não observância pode levar a penalidades disciplinares.

2. Procedimentos são descritivos vagos e superficiais a respeito de práticas cotidianas.

3. Diretrizes não são obrigatórias e têm caráter consultivo.

4. Normas estabelecem parâmetros a serem observados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Somente a alternativa 2 que está errada, pois:

    Procedimentos descrevem em detalhes como medidas particulares devem ser conduzidas e podem, por vezes, incluir instruções de trabalho, como, por exemplo, uma política de mesa limpa. Visando assegurar que materiais sensíveis não sejam facilmente removidos, é necessária a política de mesas limpas. Nenhuma informçaão deve ser deixada sobre uma mesa sem supervisão de alguém e, após o expediente, toda informação deve ser guardada em algo que possa ser trancado.

     

    Fonte: 

    Fundamentos de Segurança da Informação: com base na ISO 27001 e na ISO 27002 Hans Baars pg 68

     

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
2936803
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Entre os aspectos existentes em uma Política de Segurança de Informação encontra-se a gestão de ativos, visto que “os ativos de negócio são necessários para uma organização; eles custam dinheiro ou possuem certo valor”. Acerca dessa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A própria ITIL cita que Pessoas são ativos das empresas...

     

  • GABARITO: E

  • ativo é tudo aquilo que pode ser transformado em valor para a empresa.

    fonte: internet

  • Vou tentar contribuir com experiências...pq referenciar esse monte de informacao com fonte formal PG fica dificil

    A) O dono de um ativo de negócio é aquele indivíduo que realizou seu processo de compra para a organização.

    O dono do ativo é o responsavel pelo ativo. O Feitosa do setor de compras não pode ser responsabilizado por um notebook roubado pq o usuário, o Zé Pilintra, o esqueceu no banco da praça. O Zé Pilintra q pague o notebook!!!

    B) Ativos de negócio classificados como BYOD devem ser evitados da Política de Segurança da Informação.

    BYOD = bring your own device, ou traga seu proprio dispositivo. É uma realidade cada vez mais presente nas empresas.

    C) Entre as informações relacionadas a um ativo de negócio que devem ser excluídas do relatório de auditoria, citam-se o formato, o custo inicial e o dono.

    Excluir essas informações de relatorios de auditoria é o mesmo q não auditar. É um relatório vassoura sem cabo (não serve pra nada)

    D) Entre os modelos existentes para exercer o controle sobre ativos de negócio, destacam-se o SWEbok, o CMMI e o SCRUM.

    Todos os modelos citados são empregados na área de engenharia/desenvolvimento de software.

    E) Pessoas e seus conhecimentos são entendidos como ativos de negócio.

    Sim, ativo é aquilo que pode ser transformado em valor para a empresa.

    Fonte:

    [1] Experiencia de Vida, mais precisamente na PMPA - Prefeitura Municipal de P*A*U Amarelo


ID
2936806
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O processo de Business Intelligence (BI) reúne ferramentas e técnicas modernas para realizar investigações que permitam a identificação e a determinação dos motivos da ocorrência de eventos de interesse, gerando assim conhecimento novo e útil. Para tal, esse tipo de sistema apresenta aspectos arquiteturais e tecnológicos muito diferentes dos existentes em SIGs. A respeito dos aspectos arquiteturais e tecnológicos desse tipo de sistema, considere as seguintes afirmativas:

1. O processo de BI ocorre sobre um Data warehouse e não sobre a base de dados transacional (OLTP), pois o Data warehouse já foi gerado a partir de processos de limpeza de dados, duplicação de registros, sumarização de dados e seleção de atributos.

2. O processo de BI procura identificar as causas dos eventos de interesse por meio da aplicação de OLAP em algoritmos supervisionados de Mineração de Dados.

3. Durante a execução do processo de BI, a Mineração de Dados gera modelos preditivos multidimensionais intermediários, que são então organizados em cubos OLAP para a geração de dashboards analíticos.

4. Durante o processo de BI, os dados são organizados multidimensionalmente, para permitir a análise sob vários pontos de vista por meio do OLAP.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Boa noite,

    Acredito que o gabarito esta errado, a questão 'A' deveria ser Deduplicidade de registros, ou seja, a eliminação de registros duplicados, ela manda duplicar os registros.

  • No gabarito estariam corretas as opções 1 e 4. Resposta Letra B.

  • Acredito que o correto seria eliminar as duplicidades, já que o DW é integrado. Seguimos.
  • Nem adianta pedir comentário de professor, pois só tem professor de direito aqui

  • 2. O processo de BI procura identificar as causas dos eventos de interesse por meio da aplicação de OLAP em algoritmos supervisionados de Mineração de Dados.

    Pense em um algoritmo supervisionado, por exemplo, usando uma rede neural, ele te dá as causas de um fenômeno? Ele gera um modelo que classifica o modelo em classes, ou mesmo pode ser usado para prever um resultado futuro, mas o porquê desse resultado quem pode dizer é o especialista, interpretando as saídas, e isso inclusive combina mais com algoritmos não supervisionados, por exemplo, por que esse ponto está agrupado nesse cluster, o que esse cluster representa...Fora que OLAP é aplicada em dados, não em algoritmos

    3. Durante a execução do processo de BI, a Mineração de Dados gera modelos preditivos multidimensionais intermediários, que são então organizados em cubos OLAP para a geração de dashboards analíticos.

    Bem fora de contexto, data mining não gera os modelos para serem organizados em cubos OLAP, cubos OLAP são gerados a partir dos dados, data mining gera modelos para extrair conhecimento, predição, associações, etc

  • Errei a questão por causa do termo "duplicação de dados" na questão 1 . Acredito que caberia recurso.

  • Gabarito: Somente a 4 está correta

    Deveria anular.

    Acho que ele tentou forçar a barra para o dado ser duplicado se não levar em conta o quesito tempo.

    Mas o tempo é um aspecto fundamental do DW, que pertence ao BI. Não dá para forçar essa barra...

  • Tive esse mesmo entendimento :/

  • Tive esse mesmo entendimento :/

  • Não basta ser legal, tem que ser moral. por isso, a violação da moralidade é passível de invalidação do ato.

  • ela quis dizer que a falta de moralidade pode ensejar em anulação de um ato, e isso é verdade!!! vamoquevamo


ID
2936809
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os algoritmos de Mineração de Dados podem ser classificados quanto a seus objetivos, sendo alguns a classificação, o agrupamento e a identificação de regras de associação. A respeito dessas classificações e seus algoritmos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Algoritmos de agrupamento podem ser utilizados para classificação não supervisionada.

    Correta, gabarito da questão;

    .

    b) Algoritmos de agrupamento são também chamados de algoritmos (não) supervisionados.

    Incorreta

    .

    c) Algoritmos de classificação têm como resultado um modelo descritivo dos dados de entrada.

    Incorreta, algoritmos de classificação seguem o modelo preditivo;

    .

    d) Algoritmos de identificação de regras são também conhecidos como algoritmos preditivos.

    Incorreta, Identificação de regras, ou regras de associação, segue o modelo descritivo;

    .

    e) Algoritmos de agrupamento são equivalentes a algoritmos de identificação de anomalias.

    Incorreta, aqui o examinador fez um mixes de conceitos; Identificação de anomalias é do modelo preditivo, para identificar outliers, por sua vez, algoritmo de agrupamento - clustering- segue o modelo Descritivo para encontrar propriedades comuns em certos elementos;

  • Supervisionado = classificação --> preditivo --> algoritmo ID3, por exemplo

    Não supervisionado = clusterização (agrupamento) --> descritivo

  • Aprendizado:

    Supervisionado: Classificação e Regressão Linear.

    Não supervisionado: Sumarização, Agrupamento (clustering) e Associação.


ID
2936812
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de Computação em Nuvem (Cloud Computing), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, não necessariamente então em "diversos Data Centers distribuídos"

  • Também concordo que os dados não necessariamente estão distribuídos. O termo "podem estar em diversos Data Centers" cairia melhor.

    A computação em nuvem roda sob sistemas distribuídos na internet o que significa que as partes de um sistema podem estar em diversos Data Centers distribuídos geograficamente

  • CARACTERÍSTICAS DA COMPUTAÇÃO NA NUVEM

    ↳ Autosserviço sobre demanda:

    Um serviço de nuvem deve prover ferramentas para que o cliente possa administrar seus recursos de forma independente, sem que seja necessária a intervenção de um funcionário específico do serviço de nuvem, ou mesmo chegar a partes de mais baixo nível do datacenter.

    • Geralmente essa administração é feita através de plataformas de administração web, SDKs ou APIs.

    [...]

    ↳ Amplo acesso via rede:

    Os serviços de nuvem devem ter amplo acesso via rede, permitindo que diversos dispositivos clientes possam se conectar aos recursos hospedados nele. Além da variedade de dispositivos, pela própria natureza da nuvem, a conectividade deve envolver meios de redundância, além da alta largura de banda.

    [...]

    ↳ Isolamento entre ambientes:

    Esse conceito também pode ser encontrado com nome de “agrupamento de recursos multi-inquilino”. Um inquilino (ou “tenant”, expressão inglesa comumente utilizada) é um cliente que utiliza uma determinada aplicação hospedada em um provedor de cloud computing, sendo que esta mesma aplicação é utilizada por vários e diferentes clientes ao mesmo tempo. Por isso, aplicações que dão suporte à utilização de vários clientes dentro da mesma estrutura são chamadas aplicações “multi-inquilino” (ou “multi-tenant”).

    [...]

    ↳ Elasticidade rápida:

    O cliente deve ser capaz de aumentar os recursos computacionais rapidamente de forma manual ou automática, sem a necessidade de interação humana ou de processos demorados de encomenda de novos equipamentos. Por exemplo: se sua aplicação está enfrentando uma carga muito grande de processamento, o serviço deve prover uma maneira de se aumentar a capacidade do processador ou a quantidade de memória disponível para o processamento, além de permitir que retornemos as configurações para o estado inicial após a carga de processamento.

    [...]

    ↳ Mensuração dos serviços:

    O serviço de nuvem deve permitir que seus clientes possam consultar, de forma fácil, a quantidade de recursos utilizados em um determinado intervalo de tempo. Entre estes recursos que são interessantes de serem mensurados, podemos citar o armazenamento utilizado, a capacidade computacional utilizada pelo serviço e a largura de banda (já que os serviços de nuvem geralmente calculam suas tarifas com base nestes números).

    • Se um serviço não possuir essas 5 características, não podemos o considerar como sendo um serviço de computação em nuvem.

    [...]

    Características essenciais da Cloud Computing

    - Elasticidade

    - On-demand

    - Acesso por rede

    - Agrupamento Mensurado

    [...]

    Resumindo:

    1} Suporta o processamento de um grande volume de dados;

    2} Suas tecnologias não estão totalmente consolidadas, sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos;

    3} É constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.

    [...]

    ____________

    Fontes: Treina Web; Questões da CESPE; Colegas do QC.


ID
2936815
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação ao Modelo Relacional utilizado nos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e)

     

    Uma instância de banco de dados representa o conjunto dos dados em um determinado momento. (Silberschatz)

  • Complementando o comentário do colega. Esquema de banco de dados representa a configuração lógica da totalidade ou de parte de uma base de dados relacional. Ele pode existir tanto como uma representação visual quanto como um conjunto de fórmulas conhecidas como restrições de integridade que regem um banco de dados

    Fonte: https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-esquema-de-banco-de-dados

  • GABARITO E!

    .

    .

    “O conjunto de informações contidas em determinado banco de dados, em um dado momento, é chamado instância do banco de dados”. Ou seja, uma instância é o estado atual do banco de dados. É como uma “fotografia” da base de dados em determinado momento. Ela tende a ser alterada com muita frequência, pois a cada atualização do banco de dados – inserção, alteração ou exclusão de dados – obtém-se um novo estado.

    A descrição do banco de dados denomina-se esquema. Esse é definido na fase de projeto do banco de dados e, geralmentesofre pouca mudança (ELMASRI; NAVATHE, 2011, p. 21).

    Fazendo uma analogia com os fundamentos das linguagens de programação, diz-se que o valor de uma variável em um determinado instante corresponde à instância do banco de dados. Já a definição do tipo dessa variável corresponde ao esquema de banco (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN, 1999, p. 6). 


ID
2936818
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A recursividade presente em consultas realizadas com SQL na forma SELECT a.id,... FROM a WHERE ... IN (SELECT atributo FROM b WHERE b.x=a.id) pode ser evitada por meio:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C.

    A query quer os valores que as tabelas têm em comum somente. Para isso você precisa de um inner join. Lembrando que, de acordo com o comando da questão, deve-se evitar a recursividade (consulta dentro de consulta).

    a) ERRADA: IN e EXISTS vão fazer coisas similares, além de ambos promoverem uma segunda consulta (recursividade) dentro da primeira;

    b) ERRADA: a questão não quer elementos que não tenham relação entre si. Sendo assim, NÃO se deve preservar os valores de nenhuma das colunas que não tenham correlação com nenhum valor da outra coluna (LEFT e RIGHT JOIN estão descartados).

    c) GABARITO;

    d) ERRADA: idem B. Além disso, juntar com o valor NULL vai trazer elementos que NÃO têm correlação;

    e) ERRADA: CTE vai realizar uma consulta recursiva (https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/t-sql/queries/with-common-table-expression-transact-sql?view=sql-server-2017).

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Vamos pensar um pouquinho: quando temos consultas aninhadas com o operador IN, queremos saber se valores do SELECT externo coincidem com valores do SELECT interno. Quem faz exatamente a mesma coisa? INNER JOIN! Ele retorna elementos em comum entre dois conjuntos!


ID
2936821
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando os SGBDs MySQL e PostgreSQL, em qual cláusula do comando SELECT o resultado das funções de agregação pode ser utilizado em condições de filtragem dos registros?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B.

    >WHERE deve ser usado antes de funções de agregação, incidindo sobre todos os campos da cláusula SELECT

    >HAVING deve ser usado depois das funções de agregação, incidindo sobre os campos que surgirem/restarem depois das agregações


ID
2936824
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Segundo o ANSI SQL, as “window functions” são as funções:

Alternativas
Comentários
  • As funções de janela (window functions) auxiliam de forma intuitiva na resolução de uma variedade de tarefas. Neste contexto, a janela se refere a um conjunto de linhas cujo conteúdo é definido na cláusula OVER. A função de janela RANK retorna a classificação de cada linha na janela.

ID
2936827
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual das proposições abaixo apresenta a associação correta entre os comandos e o respectivo grupo de comandos previstos pelo ANSI SQL?

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

     a) Data Definition Language (DDL): INSERT, DELETE e UPDATE.

    Errada. DML: INSERT, DELETE e UPDATE 

     

     c) Data Transaction Language (DTL): BEGIN TRANSACTION, COMMIT E ROLLBACK.

    Errada.? DTL: COMMIT E ROLLBACK. BEGIN TRANSACTION já vi citar que é DTL. 

     

    d) Data Manipulation Language (DML): CREATE, ALTER e DROP.

    Errada. DDL: CREATE, ALTER e DROP.

     

    e) Data Control Language (DCL): GRANT, REVOKE E DENY.

    Errada. ? DCL GRANT, REVOKE já vi sendo citado que DENY é DCL

  • Alguém poderia explicar qual o erro da alternativa "c"?

  • DDL - Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados.

    São os comandos que interagem com os objetos do banco.

    São comandos DDL: CREATE, ALTER e DROP

    DML - Data Manipulation Language - Linguagem de Manipulação de Dados.

    São os comandos que interagem com os dados dentro das tabelas.

    São comandos DML: INSERT, DELETE e UPDATE

    DQL - Data Query Language - Linguagem de Consulta de dados.

    São os comandos de consulta.

    São comandos DQL: SELECT (é o comando de consulta)

    Aqui cabe um parenteses. Em alguns livros o SELECT fica na DML em outros tem esse grupo próprio.

    DTL - Data Transaction Language - Linguagem de Transação de Dados.

    São os comandos para controle de transação.

    São comandos DTL: BEGIN TRANSACTION, COMMIT E ROLLBACK

    DCL - Data Control Language - Linguagem de Controle de Dados.

    São os comandos para controlar a parte de segurança do banco de dados.

    São comandos DCL: GRANT, REVOKE E DENY.

  • Pois é, também achei estranho C e E estarem erradas

  • 3 alternativas corretas. Faltou só mais uma para pedir a alternativa INCORRETA.

  • o erro é que o examinador colocou essa questao só para o filho dele acertar


ID
2936830
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação às propriedades ACID do modelo transacional utilizado nos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Isolamento é quando uma transação T1 fica invisível de uma outra transação T2, até que T1 fique ok, para que T2 possa ver a transação T1.

  • Banco de Dados: TRANSAÇÃO :

    Atomicidade: Operações indivisíveis(atômicas) = TRANSAÇÃO ocorre TUDO OU não ocorre NADA.

    Consistência: TRANSAÇÃO consistente → TRANSAÇÃO consistente = Mantém estado(INTEGRIDADE).

    IsolamentoTRANSAÇÃO em execução → garantia que não é afetada por outras(SEM CONCORRÊNCIA).

    Durabilidade: TRANSAÇÃO executada → garantia que não será perdida(PERSISTE NO BD).


ID
2936842
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere a seguinte instrução SQL:

WITH RECURSIVE cte(n) AS (

SELECT 1

UNION ALL

SELECT n+1 FROM cte WHERE n<5

)

SELECT * FROM cte;

Ao ser executada no PostgreSQL, ela produz como resultado:

Alternativas

ID
2936845
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual das alternativas abaixo apresenta uma relação característica de metadado ao descrever o modelo relacional de um sistema de Workflow, em que os fluxos de processos e os processos são armazenados no SGBD?

Alternativas
Comentários
  • Metadados = dados sobre dados.
  • Metadados = dados sobre dados, como o Miguel falou

    Os metadados armazenam informações sobre como as tabelas serão construidas, que tipos de dados (Texto,numérico,booleano...) serão adicionados em cada campo. Também armazena os relacionamentos, as restrições, um glossário sobre o que significa cada campo, e outras informações relevantes.


ID
2936848
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação aos campos de autoincremento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B. 

    a) ERRADA: auto_increment não faz commit/rollback. Se você der rollback em uma transação e iniciá-la novamente depois, nos dois casos ela vai receber valores de auto_increment diferentes. Via de regra, valores gerados automaticamente não são reutilizados (há exceções).

    b) CORRETA: http://www.postgresqltutorial.com/postgresql-serial/

    c) ERRADA: valores de auto_increment não são reutilizados, salvo se forem resetados.

    d) ERRADA: a questão descreveu o nextval().

    e) ERRADA: ela pode receber esses valores manualmente sem problema nenhum, embora não seja recomendado. Caso não sejam informados, o MYSQL vai escolher o próximo valor que não esteja sendo usado.


ID
2936851
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Segundo o ANSI SQL 92 e posteriores, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2936854
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual das funções abaixo NÃO se aplica aos metadados?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Os metadados não traduzem recursos, mas auxiliam na sua organização, identificação (possibilitam a busca) e facilitam a interoperabilidade.


ID
2936857
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual das alternativas descreve um metadado?

Alternativas
Comentários
  • Rapaz, li retardado.

  • Um dicionário de dados (do inglês data dictionary) é uma coleção de metadados que contém definições e representações de elementos de dados.

    Dentro do contexto de SGBD, um dicionário de dados é um grupo de tabelas habilitadas apenas para leitura ou consulta, ou seja, é uma base de dados propriamente dita que, entre outras coisas, mantém as seguintes informações:

    Definição precisa sobre elementos de dados

    Perfis de usuários, papéis e privilégios

    Descrição de objetos

    Restrições de integridade

    Stored procedures (pequeno trecho de programa de computador, armazenado em um SGBD, que pode ser chamado frequentemente por um programa principal) e gatilhos

    Estrutura geral da base de dados

    Informação de verificação

    Alocações de espaço

    Índices

  • (C)

    Outra que ajuda a responder:

    CESPE / METADADOS

    Dicionário de dados é um catálogo de todos os elementos que fazem parte de um dado, com seus nomes, estruturas e informações sobre sua utilização.(C)

  • Engraçado que está questão abaixo tem o mesmo gabarito.

    Q1228227 - Qual das funções abaixo NÃO se aplica aos metadados?

    • A) A relação de veículos identificados por suas respectivas placas em um sistema de estacionamento.
    • B) Os produtos de um catálogo de uma loja virtual.
    • C) Dicionário de dados dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados.
    • D) Os termos presentes no glossário do livro Recuperação de Informação: Conceitos e tecnologia das máquinas de busca.
    • E) Os nomes associados aos números nas listas telefônicas.


ID
2936860
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos sistemas de Recuperação de Informação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acrescentando...

    Segundo Costa e Pimentel (2014, p. 32-33):

    O modelo Booleano é um modelo de recuperação simples baseado na teoria de conjunto e na álgebra Booleana. Como consequência, o modelo é bastante intuitivo e possui uma semântica precisa. O modelo Booleano segundo Baeza-Yates (2013) considera que os termos de indexação estão presentes ou ausentes nos documentos, ou seja, as frequências na matriz termos por documentos são todas binárias.

    O modelo vetorial reconhece que a recuperação Booleana é bastante limitada e propõe um quadro no qual casamentos parciais são possíveis. Isso é feito por meio da atribuição de pesos não binários aos termos de indexação das consultas e dos documentos, que, por sua vez, são usados para computar o grau de similaridade entre cada documento armazenado no sistema e a consulta do usuário.

    Fonte: https://faceel.unifesspa.edu.br/images/works/TCC/2014/UM-FRAMEWORK-PARA-RECUPERAO-SEMANTICA-DE-OBJETOS-DE-APRENDIZAGEM-CONTEXTUALIZADOS.pdf

  • Conforme Svoboda Junior (2008, p. 25):

    O modelo probabilístico supõe que para uma dada consulta q e um documento d, é estimada a probabilidade de o usuário classificar o documento como sendo relevante. Esta probabilidade depende apenas da representação da consulta e do documento.

    Gab. D

    Fonte: http://www.inf.ufrgs.br/~galante/wiki/lib/exe/fetch.php?id=former_students&cache=cache&media=tc-2008-luizhermes.pdf


ID
2936863
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em sistemas de Recuperação de Informação, os termos de indexação podem ser extraídos diretamente do texto dos documentos, fornecendo uma visão lógica dos documentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das operações realizadas para obter as palavras-chaves.

Alternativas
Comentários
  • Em morfologia linguística e recuperação de informação a stemização (do inglês, stemming) é o processo de reduzir palavras flexionadas (ou às vezes derivadas) ao seu tronco (stem), base ou raiz, geralmente uma forma da palavra escrita.


ID
2936866
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à classificação de textos em Recuperação de Informação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O classificador multinomial Naïve Bayes é um dos modelos mais populares no aprendizado de máquina. Tomando como premissa a suposição de independência entre as variáveis do problema, o modelo de Naïve Bayes realiza uma classificação probabilística de observações, caracterizando-as em classes pré-definidas. 

    Sendo um modelo adequado para classificação de atributos discretos, o Naïve Bayes tem aplicações na análise de crédito, diagnósticos médicos ou busca por falhas em sistemas mecânicos. (https://www.digitalhouse.com/br/blog/naive-bayes)

    [...] também utilizado na área de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para categorizar textos com base na frequência das palavras usadas.

    Entre as possibilidades de aplicações está a classificação de um e-mail como SPAM ou Não-SPAM e a identificação de um assunto com base em seu conteúdo.

    B - AGRUPAMENTO É NÃO SUPERVISIONADO

    C - SVM - cria um campo multidimensional para classificar os dados. Não sei se faz sentido não considerar a frequência dos dados

    D - Ensambles é a combinação de classificadores

    E - Classificador de Rocchio é um método de ranqueamento de documentos baseado na SIMILARIDADE (links para o documento parece o page-rank, do Google)


ID
2936869
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em sistemas de Recuperação de Informação, quando a busca inclui documentos irrelevantes e exclui documentos relevantes, respectivamente, esses fenômenos são chamados de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: falso-positivo e falso-negativo.

    gab: B

  • Não entendi nada...

  • GABARITO: B

    Silberschatz et al. (2006) fazem uma abordagem sobre a eficácia e eficiência dos sistemas de RI, baseando-se na precisão e rechamada, em função do falso positivo ou falso negativo a que muitos sistemas estão sujeitos. Neste sentido, o falso negativo como não recuperação de documentos relevantes pode ocorrer se os documentos recuperados forem considerados como relevantes e de classificação baixa para o usuário. Já o falso positivo como recuperação de documentos irrelevantes se o sistema classificar com o grau alto documentos irrelevantes, em detrimento dos relevantes para o caso específico da necessidade do usuário ( NHACUONGUE, 2015).

    Carvalho et al. (2011) apresenta um exemplo de matriz de confusão para um classificador baseado em duas classes distintas onde VP, FN, FP e VN são assim definidas:

    - VP corresponde ao número de objetos da classe positiva classificando-os corretamente;

    - FN corresponde ao número de objetos pertencentes à classe positiva que foram incorretamente atribuídos à classe negativa;

    - FP corresponde ao número de objetos cuja classe verdadeira é negativa, mas que foram classificados incorretamente como pertencentes à classe positiva;

    - VN corresponde ao número de objetos da classe negativa classificados corretamente (ALMEIDA; LEITE; RAMOS, 2019).


ID
2936872
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação à busca por texto utilizando os operadores LIKE, SIMILAR TO, expressão regular, Full Text Search (FTS), funções e operadores relacionados à busca textual no PostgreSQL, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C. 

    a) ERRADA: LIKE não resolve problemas de ortografia. Se você mandar ele pesquisar por "qustoes" ao invés de "questoes" ele vai pesquisar o termo errado;

    b) ERRADA: a pesquisa é baseada em strings. A diferença dele pro LIKE é que no SIMILAR TO é necessário que os resultados sejam idênticos à toda string passada, e não somente parte dela (como no LIKE);

    c) GABARITO: FTS pode ser usado para buscar textos similar ao LIKE e ao SIMILAR TO, com a diferença de também ter suporte ao ISPELL, que corrige erros de ortografia em palavras passadas como parâmetros de busca (fonte: vai no subtítulo "search configurations" desse posthttps://www.compose.com/articles/mastering-postgresql-tools-full-text-search-and-phrase-search/ );

    d) ERRADA: o "@@" do postgresql busca por padrões armazenados em um vetor, equanto o "RLIKE" do mysql trabalha com expressões regulares;

    e) ERRADA: não achei o erro desta. Alguém comenta, por gentileza. 

  • Gabarito: C

    O operador SIMILAR TO do PostgreSQL é equivalente ao operador RLIKE do MySQL.

  • Quanto à alternativa E, creio que o erro esteja em "são conjuntos de trigrans das strings informadas", porque tsquery e tsvector não têm relação com trigramas, mas com uma lista de lexemas (palavras de dicionário).