SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - Prefeitura de Curitiba - PR - Profissional do Magistério – Docência II – Educação Física


ID
5029663
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em entrevista à Revista Veja, Claire Wardle, pesquisadora da Universidade de Harvard que lidera o First Draft, projeto de combate à desinformação na internet, fala sobre notícias falsas que circulam na internet. Quanto a um trecho dessa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. Diz a máxima que não existe publicidade ruim. A verificação não pode acabar servindo como divulgação para informações deturpadas?

2. E qual é o ambiente em que essas habilidades deveriam ser ensinadas?

3. A senhora já afirmou que o WhatsApp está sob pressão no Brasil. Como lidar com a questão da poluição informativa na plataforma?

4. Qual foi o ponto de virada que fez o tema da desinformação se tornar tão central?


( ) No Brasil, poderia haver uma telenovela com um enredo sobre isso. Deveríamos falar disso em Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar, porque todo mundo é afetado por isso.


( ) Há muita pesquisa acadêmica que sugere que dar oxigênio a um rumor é danoso. É preciso ter cuidado, porque um rumor sem amplificação não é problemático.


( ) Quando Duterte foi eleito, nas Filipinas, houve um questionamento sobre a desinformação no Facebook, mas poucos pesquisadores estavam examinando a questão de perto. Então Trump foi eleito e as pessoas passaram a se questionar do porquê de um resultado eleitoral tão surpreendente. Começaram a investigar, e encontraram, por exemplo, sites de notícias enganosas feitas por adolescentes macedônios.


( ) Precisamos pensar em um processo de dispersão de baixo para cima, achar influenciadores que tenham participação em muitos grupos de WhatsApp por todo o país. Precisamos mapear o país dessa maneira, de forma mais estratégica. 



Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    2 – 1 – 4 – 3.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Questão que vc deve fazer com calma.

    Gab.D

  • 2 – 1 – 4 – 3.

  • Questão chata da p*

  • Você não sabe o quanto eu caminhei

    Pra chegar até aqui

    Percorri milhas e milhas antes de dormir

    Eu nem cochilei

    Os mais belos montes escalei

    Nas noites escuras de frio chorei ei ei ei

    Ei ei ei ei ei ei

    Uh uh uh

    No começo de 2020 só tomava porrada da UFPR , mais de um ano estudando pra essa prova ,agora eu faço essas questões com o pé nas costas . kkkkkkkk

  • questão bem complexa, mas com calma deu boa. #pracimadeles.

  • QUESTÃO PARA TER CALMA!

    AVANTE PM-PR!!!

  • PC-PR 2021


ID
5029666
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O aplauso de pé, por Ruy Castro


    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
     Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
    Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    primeira-ministra= A forma correta é com o hífen, nesse caso primeiro é adjetivo e esta ligado ao nome ministro, no caso chefe de estado.

    Se fosse empregado sem o hífen, daria a ideia de numeral ou ordinal. EX: Ele foi o Primeiro ministro a se demitir.

    há: Quando usado de maneira a dizer o tempo, o emprego de Há (refere-se ao a passado)

    EX Estou esperando por você há duas horas

    O emprego de A refere-se ao tempo que ainda vai decorrer, tempo futuro

    EX: daqui a cinco minutos

    plateia= Não há mais o emprego de acento

    por que= O porque separado e sem acento, pode ser usado para introduzir uma pergunta, ou estabelecer uma relação com o termo anterior.

    • por que motivo;
    • por qual motivo;
    • por que razão;
    • por qual razão.

    papéis= há o emprego do acento agudo, por ser uma oxitona terminada em : éi, éu, ói.

    anéis, chapéus, fiéis, cruéis, céu, véu, réus, faróis

  • 4P - PRFS

    Por que → Pergunta

    Porque → Resposta

    Por quê → Fim de frase

    Porquê → Substantivo

  • Se você teve dúvidas sobre a palavra "plateia" ter ou não acento: A nova ortografia da língua portuguesa altera a acentuação dos ditongos abertos das paroxítonas: do "ei" e do "ói" que aparecem na penúltima sílaba das palavras.

    Ex: Estreia, plateia e paranoico perderam os acentos.

  • 1. Substantivo Composto; 2. Há>>> tempo; 3. Não há mais acento; 4. Por que >>> Pergunta; 5. Oxítona terminada em éi.
  • ... tempos...

    A tempos atrás...

    Plateia – paroxítona terminada em A não se acentua.

    Papéis – paroxítona terminada em I(s) carrega acento. 

  • A ortografia do substantivo composto primeira-dama, com hífen, não sofreu qualquer alteração com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico. 

    Segundo o acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio.

    Mantém-se assim o hífen nas palavras compostas em que o primeiro elemento é um numeral, como:

    • primeira-dama;
    • primeiro-ministro;
    • terceiro-mundo;
    • quinta-essência;
    • segunda-feira;
    • sexta-feira;
    • ...

    plural do substantivo primeira-dama é primeiras-damas.

    Segundo as regras de formação do plural dos substantivos compostos, ocorre a flexão em número dos dois elementos da palavra quando se trata de um numeral e um substantivo. 

    https://duvidas.dicio.com.br/primeira-dama-ou-primeira-dama/

  • PLATEIA - Nos ditongos abertos 'éi' e 'ói' das paroxítonas, o acento caiu com o novo acordo ortográfico. Ex: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, joia.

    PAPÉIS - Oxítonas terminadas em 'éu', 'éi', 'ói' + plurais são acentuadas.

  • Fui matando de trás pra frente, pulei o texto.

  • PC-PR 2021

  • Questão top!

    • Mantém-se assim o hífen nas palavras compostas em que o primeiro elemento é um numeral
    • = nesse caso indica tempo aproximado
    • PLATEIA - Nos ditongos abertos 'éi' e 'ói' das paroxítonas, o acento caiu com o novo acordo ortográfico. Ex: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, joia.
    • Por que ( separado e sem acento ) se utiliza no meio da frase, quando as palavras motivo/razão estão subentendidas, como pronome interrogativo no inicio da frase.
    • PAPÉIS - Oxítonas terminadas em 'éu', 'éi', 'ói' + plurais são acentuadas.

  • Novo Acordo: ditongos em paroxítona não levam mais acento. Se for oxítonas continua levando
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre uso da língua culta. O candidato deve indicar o conjunto de palavras que preenche as lacunas do texto. Vejamos:

    Primeira-ministra⇢ Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido: ano-luz, arcebispo-bispo, arco-íris, decreto-lei, és-sueste, médico-cirurgião, rainha-cláudia, tenente-coronel, tio-avô, turma-piloto; alcaide-mor; amor-perfeito, guarda-noturno, mato-grossense, norte-americano, porto-alegrense, sul-africano; afro- -asiático, afro-luso-brasileiro, azul-escuro, luso-brasileiro, primeiro-ministro, primeiro-sargento, primo-infeção, segunda-feira; conta-gotas, finca-pé, guarda-chuva..

    Há tempos⇢ Para indicar tempo passado usa-se o verbo haver na terceira pessoa do singular. Para indicar tempo futuro usa-se o "a". Como a oração acima indica tempo passado, será usado o "há".

    Plateia⇢ O novo Acordo Ortográfico aboliu o acento agudo nos ditongos -ei/-oi abertos das palavras paroxítonas. Por isso, o correto é o uso da palavra "plateia" sem o acento ( pla- te- ia)

    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas por que de pé?Em perguntas diretas ou indiretas, o uso correto do porquê é separado e sem acento "por que".

    Papéis⇢ Continua acentuado os ditongos abertos das oxítonas. Por isso, "papéis" continua tendo acento (pa- péis).

    Portanto, a sequência correta ficou assim: primeira-ministra – há – plateia – por que – papéis.

    Referência bibliográfica: ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

    Gabarito do monitor: A


ID
5029669
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O aplauso de pé, por Ruy Castro


    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
     Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
    Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)

No trecho “E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu [...]”, a expressão sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Conjunções subordinativas

    Embora, conquanto, ainda que, apesar de que, mesmo que, posto que, sem que, se bem que, por, por mais que

    , dado que.

  • vi o embora ja fui direto procurar concessao

  • alguém pode me explicar pq ñ é a E? Vi o E antes da vírgula e me deu impressão de adição.

  • EMBORA = CONCESSÃO

    GAB = B

  • Embora = concessão

  • Conjunções subordinativas concessivas: embora, apesar de, mesmo que, ainda que, se bem que, nem que, quando, conquanto, a despeito de, em que pese, por mais que, por pior que, por melhor que, posto que, malgrado.


ID
5029672
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O aplauso de pé, por Ruy Castro


    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
     Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
    Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)

Em qual dos trechos a seguir a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    Quando a vírgula marca o missão de um verbo, geralmente tal verbo está escrito em oração/frase anterior, para melhor visualizar o verbo omitido, reescrevi a frase da alternativa e grifando o verbo substituído:

    “[…] o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro foi sim”.

  • Exemplo de um ZEUGMA

  • RUMO PMPR

  • DEUS ACIMA DE TUDO!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Virgula chamada de vicária.


ID
5029675
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O aplauso de pé, por Ruy Castro


    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
     Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
    Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. No primeiro parágrafo, “cabeças coroadas” faz menção a diferentes títulos da nobreza.

2. No início do terceiro parágrafo, a expressão “sempre foi assim” retoma a ideia presente em “o aplauso sentado é mais que suficiente”.

3. No terceiro parágrafo, “de saída” significa que ela foi premiada com o Oscar só mais ao final da carreira.

4. No terceiro parágrafo, o autor fez uso de travessão em vez de vírgula para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade da atriz.


Assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • 1. No primeiro parágrafo, “cabeças coroadas” faz menção a diferentes títulos da nobreza.

    E--astros do cinema e teatro

    2. No início do terceiro parágrafo, a expressão “sempre foi assim” retoma a ideia presente em “o aplauso sentado é mais que suficiente”.

    E--retoma, Representar direito o papel.

    3. No terceiro parágrafo, “de saída” significa que ela foi premiada com o Oscar só mais ao final da carreira.

    E--Ela era jovem ainda/hoje ela tem 82 anos

    4. No terceiro parágrafo, o autor fez uso de travessão em vez de vírgula para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade da atriz.

    certinho

  • Já pelejei muito nessa questão.

    Gab. A


ID
5029678
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O aplauso de pé, por Ruy Castro


    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
     Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
    Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)

Com base no texto, é correto inferir que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas.

    #PMPR

  • No Brazel, independente de uma apresentação ser boa ou ruim, é aplaudida de pé.

  • AVANTE PM-PR!!!

  • "Tenha gostado ou não, começam a bater palmas".

    R: C

    aplaudir de pé, no Brasil, não tem significado especial.

    PC-PR 2021

  • "tenham gostado ou não, começam a bater palmas." 

    O trecho leva a conclusão de que aplaudir em pé não tem nenhum significado especial, já que as pessoas vão aplaudir achando bom ou não o espetáculo.


ID
5029681
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O aplauso de pé, por Ruy Castro


    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
     Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
    Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)

No trecho “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes”, a oração grifada indica:

Alternativas
Comentários
  • Correta, B

    O FATO DE = causa / FAZ COM QUE = consequência:

    “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes”

    Aliás, O FATO DE o cinema nunca ter sido sua primeira opção, FEZ COM QUE ele fizesse poucos filmes.

    Pertenceremos !!!

  • PC-PR 2021

  • Toda causa tem um porque

    Toda consequência tem um por isso

    GAB = B


ID
5029684
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta, conforme a língua padrão escrita. 

Alternativas
Comentários
  • D

    #PMPR

  • Resposta: alternativa d

    Alternativa a. Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveria: mais idosos e menos jovens; processo que estamos atravessando para valer agora.

    Dois pontos inadequado.

    Alternativa b. Outra consequência, é que a pirâmide etária brasileira seria invertida ou seja, haveria mais idosos, e menos jovens. Processo que estamos atravessando para valer, agora.

    Vírgula separa sujeito (consequência) do predicado.

    Alternativa c. Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida. Ou seja, haveria mais idosos e menos jovens, processo que estamos atravessando, para valer agora.

    Faltou uma vírgula depois do "ou seja".

    Alternativa d. Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveria mais idosos e menos jovens – processo que estamos atravessando para valer agora.

    Correta.

    As vírgulas isolam uma expressão explicativa.

    Travessão usado corretamente, poderia ser substituído por vírgula.

    Alternativa e. Outra consequência é que, a pirâmide etária brasileira, seria invertida, ou seja: haveria mais idosos, e menos jovens (processo que estamos atravessando para valer, agora).

    Não pode isolar o sujeito entre vírgulas.

  • RUMO PMPR

  • AVANTE PM-PR!!!

  • PC-PR 2021


ID
5029687
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Uma espécie comum na fauna das redes sociais é o comentarista que não se conforma com os gastos em ciência que não se revertem diretamente em descobertas classificadas como “úteis”. Por “úteis”, entenda a cura do câncer, a solução para a miséria na África ou algo do tipo. Esse leitor acha que não tem cabimento apontar antenas para o céu em busca de ETs enquanto os hospitais públicos do Rio não têm antibióticos.
    Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […]
    Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia.
    Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

(Adaptado de: https://super.abril.com.br/opiniao/porque-procurar-ets-e-bom-para-a-ciencia-e-a-sociedade/)

O autor emite sua opinião a partir de uma perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    Nota-se que o autor sempre faz comparações econômicas , exemplos:

    " ... gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares ...", "... 2,1 bilhões de dólares ...

  • Emite uma opinião política através de uma perspectiva econômica.

  • Assertiva D

    econômica.

     Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […]

  • Econômica.

  • PC-PR 2021


ID
5029690
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Uma espécie comum na fauna das redes sociais é o comentarista que não se conforma com os gastos em ciência que não se revertem diretamente em descobertas classificadas como “úteis”. Por “úteis”, entenda a cura do câncer, a solução para a miséria na África ou algo do tipo. Esse leitor acha que não tem cabimento apontar antenas para o céu em busca de ETs enquanto os hospitais públicos do Rio não têm antibióticos.
    Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […]
    Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia.
    Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

(Adaptado de: https://super.abril.com.br/opiniao/porque-procurar-ets-e-bom-para-a-ciencia-e-a-sociedade/)

Considere as seguintes estratégias discursivas:


1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.


É/São estratégia(s) do autor para debater com os internautas identificados na primeira linha do texto:

Alternativas
Comentários
  • É/São estratégia(s) do autor para debater com os internautas identificados na primeira linha do texto:

    ???????????????? - NÃO HÁ COERÊNCIA NAS AUTERNATIVAS !

    Se alguém tiver uma explicação para isso me marque pls!

  • 1- ''Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado.''

    2- ''Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece.'' .

    ''Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit.''

  •  Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público - 1 paragrafo

  • Pra mim a única certa é a alternativa 1

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • Tipo de questão que erro com orgulho. Não vi " recursos econômicos" nem sequer no primeiro parágrafo

  • 1 ( ELA QUASE NUNCA FOI ADOTADA )

  • não entendi, o enunciado pede a primeira linha.
  • Acertei, mas essas questões de inferição da UFPR, pra mim, é inferição da imaginação do examinador. As alternativas nunca são claras.


ID
5029693
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


    Há quem diga que um dos sonhos das mães que têm filhos homens é poder levá-los ao altar. Dona Zenaide, porém, talvez não __________. Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão, ela __________ ausente da cerimônia em que o filho, Marcos Zimmermann, __________ a união com Jaqueline Sadzinski.
    Mas Marcos não __________ admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não __________ ali. E foi assim, como o apoio de médicos, enfermeiros, que ele começou a organizar uma logística para que a mãe pudesse participar do matrimônio, que ocorreu na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar. Deu certo. Mesmo com dificuldades por conta das questões que envolvem a saúde da mulher de 59 anos, ela entrou na igreja empurrada pela filha, e ao lado do noivo, o filho.

(Disponível em: <https://www.nsctotal.com.br/noticias/com-apoio-de-medicos-mae-sai-da-uti-para-ir-ao-casamento-do-filho-em-gaspar>. Acesso em 25, mar. 2019)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • conseguisse e estivesse: pretérito imperfeito do subjuntivo. Indica hipótese. Um fato passado anterior a outro já ocorrido.

    ficaria, celebraria, poderia: futuro do pretérito. Indica hipótese. Um fato posterior a outro fato no passado.

  • SSE+ RIA =Verbo no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo - expressa uma possibilidade!

    Gab: B

  • ficaria – celebraria – poderia = Presente => tempo simples condicional;

    conseguisse –  estivesse = Pretérito Imperfeito => tempo simples conjuntivo.

  • Gabarito: B) conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse. ✅

    Há quem diga que um dos sonhos das mães que têm filhos homens é poder levá-los ao altar. Dona Zenaide, porém, talvez não _conseguisse_. Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão, ela _ficaria_ ausente da cerimônia em que o filho, Marcos Zimmermann, _celebraria_ a união com Jaqueline Sadzinski. Mas Marcos não _poderia_ admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não _estivesse_ ali.

    Bizu UFPR → 90% das questões de tempo verbal você mata com o bizu: SSERIA. Com dois S, pois se estudaSSE sabeRIA que Pretérito Imperfeito é parsa do Futuro do Pretérito

    conseguisse – estivesse = Pretérito Imperfeito → Pretérito Imperfeito

    ficaria – celebraria – poderia

    Qualquer erro manda mensa coisa

    Oi acabou a água

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • sse + ria ria + sse pega esse bizu, que muitas das vezes, elimina as outras olhando. acertei essa só procurando esse bizu!
  • PC-PR 2021

  • conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse.


ID
5029696
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte início de um texto adaptado da Folha de S. Paulo (03/2019):


Como tratar o refluxo?

O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.


Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima.


( ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.


( ) A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.


( ) Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.


( ) “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.


( ) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    Como tratar o refluxo?

    O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.

    1- A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

    2- A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.

    (...)

  • estilo de questão mais chata que certo x errado.

  • Questão precisa de calma e paciência, português é treino, repetição... uma hora vai.

  • Para resolver essa questão eu vou direto nas respostas e procuro o 1 , a partir dai só vou seguindo

    depois que comecei a fazer assim melhorou muito meu nível de acertos , na verdade , raramente eu erro essas questões agora

    Espero ter ajudado

    Pertenceremos!!!

  • 3 – 1 – 5 – 4 – 2.

  • Fiz igual o colega , procuro o 1 e vou seguindo vendo se tem lógica.

  • Gabarito letra E

    O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.

    (3 ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

    ( 1 ) A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

    (5 ) Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

    (4) “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.

    (2 A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • Gabarito E - Nessas questões, primeiro eu procuro o 1° fragmento e vou montando o restante da sequência.

  • PC-PR 2021

  • questão digna de 20 minutos pra resolver
  • Boas Dicas, tente achar algo que vai ligar um fragmento a outro, no meu caso, reparei que o fragmento:

    " A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã."

    Se liga ao fragmento:

    "Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia."

    o "também" ajudou a evidenciar a ligação desses fragmentos...


ID
5029699
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte texto:


Quantos anos você tem (de acordo com seu intestino)?


    O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou.
    Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino. Usando inteligência artificial, eles descobriram que a coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária. Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento – o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo.
    Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

(Revista Superinteressante, ed. 400, março 2019)


Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

( ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

( ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.


Assinale a alternativa correta que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade-1. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou-2. Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino. Usando inteligência artificial, eles descobriram que a coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária. Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal”3 incompatível com a data de nascimento – o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo. Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (Revista Superinteressante, ed. 400, março 2019)

    Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    (F) A nova forma de medir a idade (IDADE INTESTINAL)das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice. (RETARDAR É DIFERENTE DE MELHORAR A VELHICE)

    (V) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

  • não entendi a terceira

  • Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva. DISCREPÂNCIA= discordância, desacordo e oposição. Desacordo entre idade biológica e intestinal. Letra C

  • Não sou cientista e o texto não deixa claro que a segunda forma de medir a idade não é eficaz. Como marcar a C e não a B?
  • Acredito que a segunda opção seja falsa porque extrapola o que diz no texto. Em nenhum momento é mencionado que a forma de medir a idade (intestinal) vai retardar a velhice, mas diz que vai ajudar a estudar a longevidade, o que é diferente.

  • Bizu UFPR → 90% das questões que citam que o autor citou X maneiras de fazer algo tem como gabarito Verdadeiro e no texto parece que tem umas 30 ou nenhuma.

    Oi acabou a água

  • PC-PR 2021

  • Muito estranho a maneira de cobrança da UFPR

    1. O número de voltas que a terra dá
    2. como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos
    3. cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino

    Item II

    eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo # retardar

    Item III

    Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento – o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo

  • A questão é de compreensão textual. Assinalemos como verdadeiro ou falso o item. Vejamos:

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1ª O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade.

    2ª Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros.

    3ª Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino

     Essas são as três formas de calcular a idade mostrada pelo texto.

    (F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

    Não fala que vai retardar a idade e sim investigar como melhorar o envelhecimento. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    O autor no último parágrafo fala que vai melhorar a velhice de todo mundo e não na possibilidade de discrepância, o autor não propõe nenhum tipo de fonte da juventude. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    A sequência correta é: V, F, V

    Gabarito do monitor: C


ID
5029708
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um estudante menor de idade tentou conversar com a diretora da escola sobre critérios de avaliação utilizados por um professor. A diretora da escola considerou tal atitude improcedente, não viabilizou diálogo e encerrou o caso. Com base nessa situação hipotética, e à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90, Capítulo IV, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.  

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    O enunciado traz uma situação hipotética em que um aluno tentou conversar com a diretora da escola sobre os critérios de avaliação utilizados por um professor. Apesar disso, a diretora não considerou o pedido do aluno e encerrou o caso.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA sobre o tema:

    Art. 53, III, ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Dessa forma, o aluno estava em seu direito ao contestar os critérios avaliativos do professor para a diretora (instância superior), devendo a diretora ouvir o estudante.

    Assim, a única alternativa correta é a letra D: a atitude da diretora violou o ECA, visto que essa lei assegura o direito da criança e do adolescente de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Gabarito: D

  • Continue assim UFPR. PM-PR

    GAB. D

  • Veja o que diz o art. 53 do ECA sobre o tema:

    Art. 53, III, ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Dessa forma, o aluno estava em seu direito ao contestar os critérios avaliativos do professor para a diretora (instância superior), devendo a diretora ouvir o estudante.

    Assim, a única alternativa correta é a letra D: a atitude da diretora violou o ECA, visto que essa lei assegura o direito da criança e do adolescente de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Gabarito: D

  • PM-PR / PC-PR 2021

  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069compilado.htm acessado em 19/08/2021

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    ...

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    Logo:

    Gabarito letra D - A atitude da diretora violou o ECA, visto que essa lei assegura o direito da criança e do adolescente de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • gab d

    Eca

    Capítulo IV

    Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • menor de 18 e o google podem tudo


ID
5029711
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

- Em 2015 foi sancionada a Lei nº 13.146/2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Observa-se que esse Estatuto estabelece mudanças relacionadas à proteção da dignidade da pessoa com deficiência, avançando em muitos aspectos relacionados à garantia de direitos, à cidadania, à educação, à acessibilidade, ao trabalho e ao combate ao preconceito e à discriminação. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. O Estatuto garante à pessoa com deficiência direito à igualdade de oportunidades e a não sofrer nenhuma espécie de discriminação, negligência, exploração, violência, tratamento degradante ou desumano e opressão.

2. Outros avanços na legislação contidos no Estatuto referem-se à plena capacidade civil da pessoa com deficiência, garantindo-lhe o direito de constituir família, casar-se, realizar planejamento familiar e decidir sobre o número de filhos.

3. A Lei incube ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis e modalidades.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    1- Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    2- Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    (...)

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    (....)

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    3- Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;

    Lei 13.146/2015

  • INCUBE !!

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    1. O Estatuto garante à pessoa com deficiência direito à igualdade de oportunidades e a não sofrer nenhuma espécie de discriminação, negligência, exploração, violência, tratamento degradante ou desumano e opressão.

    Correto. Inteligência dos arts. 4º e 5º do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    2. Outros avanços na legislação contidos no Estatuto referem-se à plena capacidade civil da pessoa com deficiência, garantindo-lhe o direito de constituir família, casar-se, realizar planejamento familiar e decidir sobre o número de filhos.

    Correto, nos termos do art. 6º, I, III e V do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I - casar-se e constituir união estável; III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar; V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    3. A Lei incube ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis e modalidades.

    Correto, nos termos do art. 28, I, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;

    Portanto, os itens 1, 2 e 3 estão corretos.

    Gabarito: E

  • O plural não ta na lei kkkk, me fodi


ID
5029714
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, regulamentando a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todos os níveis de ensino. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Essas Leis possibilitam ações educativas que podem ampliar a consciência política, histórica e cidadã dos estudantes, fortalecendo identidades étnico-raciais e culturais de povos indígenas, africanos e afro-brasileiros, ressaltando a diversidade que caracteriza a formação da população brasileira.


( ) As sanções dessas leis determinam como dever restrito aos professores de história incluir conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo oficial de suas disciplinas.


( ) A promulgação dessas Leis contribuiu para ressignificar a pluralidade étnico-racial brasileira, valorizando a cultura afro-brasileira, africana e indígena.


( ) A relevância dessas Leis para a sociedade brasileira está relacionada, principalmente, ao rompimento de imagens negativas ou distorcidas, historicamente construídas, sobre os povos africanos, os afro-brasileiros e os indígenas, e à obrigatoriedade de ações educacionais que combatam quaisquer tipos de preconceito e discriminação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5029717
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Lei nº 13.803/19, que altera o Artigo 12 da Lei nº 9.394/96, é dever das instituições de ensino notificar imediatamente ao Conselho Tutelar do Município a relação de alunos que apresentarem quantidade de faltas acima do seguinte percentual permitido em lei: 

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o texto oficial (LDB) no art. 12: "VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei;"

    A alternativa B está correta


ID
5029720
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e habilidades essenciais que devem garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. A respeito do assunto, conforme a última versão desse documento, considere as seguintes afirmativas:


1. A BNCC tem como um de seus marcos legais o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como um direito fundamental de todos e um dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família.


2. Conforme a BNCC, as decisões pedagógicas devem considerar o desenvolvimento de competências, com indicações claras sobre o que os alunos devem “saber”, e sobre o que eles devem “saber fazer”.


3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende.


4. Considerando que a Educação Básica deve propender à formação e ao desenvolvimento humano, a BNCC defende explicitamente o compromisso com a educação integral.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D

    3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende. (erro do item)

    • Não se usa como base para a construção do currículo somente as necessidades da comunidade local, pois é obrigatório incluir os conteúdos e exigências base.
  • A afirmativa 3 é falsa. As competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos. Essas são duas noções fundantes da BNCC. A BNCC é um documento normativo, que define o conjunto de aprendizagens essenciais que TODOS os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Além do que, existem marcos legais que embasam a BNCC, como a LDB, que no inciso IV de seu artigo 9º afirma que cabe à União estabelecer, em colaboração com os Estados, o DF e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

    A relação entre o que é básico-comum e o que é diverso é retomada no Artigo 26 da LDB, que determina que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).


ID
5029723
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Com relação às modalidades olímpicas da Ginástica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Na ginástica rítmica, as atletas combinam saltos, giros, acrobacias e interpretação musical com a manipulação de implementos, como corda, bola, arco, fita e maças.


( ) A ginástica aeróbica esportiva será incluída nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), tendo como critérios de pontuação a qualidade artística, a execução e a dificuldade dos movimentos aeróbicos e coreografados.


( ) O programa de ginástica artística masculina inclui eventos de solo, salto, barras fixas, barras paralelas, cavalo com alças e argolas; as provas femininas são solo, salto, barras assimétricas e trave de equilíbrio.


( ) Na ginástica de trampolim, incluída nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000), os competidores saltam sobre uma cama elástica e realizam séries de acrobacias contendo saltos simples, duplos e triplos, com e sem piruetas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  

Alternativas
Comentários
  • Olá Renato, IR e CSLL entram na contabilização para descobri o lucro liquido?

    Meu gabarito deu errado, mas não contabilizei o IR nem o CSLL...

  • Renato já desativou a conta... Passou para auditor em Rondônia... Comenta questões la no TEC

  • QC deu mole, era pra ter contratado o Renato. O cara era onipresente aqui.

  • QC deu mole mesmo! Aquele TEC é o oh!

  • HAHAHA verdade! O cara é o bicho!


ID
5029726
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A compreensão de que o conceito de cultura corporal se configura como objeto de estudo e de ensino na Educação Física tornou-se relativamente assente na área. Acerca do tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A incorporação do conceito de cultura à área contribuiu para a “desnaturalização” da Educação Física, uma vez que buscou contextualizar social e historicamente o objeto de estudo. Dessa forma, a associação da dimensão corporal referente aos conteúdos da Educação Física à cultura de uma forma geral possibilitou a superação da visão biologicista e naturalizada de corpo.


( ) No Brasil, embora tenha sido reconhecido amplamente a partir do livro Metodologia do Ensino de Educação Física, o conceito de cultura corporal já se fazia presente nos debates em meados da década de 1980, num contexto nacional de abertura política e num contexto específico de crítica à esportivização da Educação Física, sob influência de intercâmbios entre Brasil e Alemanha.


( ) Na perspectiva da cultura corporal, ao contextualizar as influências sofridas pela Educação Física no seu percurso histórico e social, o trabalho docente tem como objetivo intervir pedagogicamente de acordo com os princípios da não exclusão, da simultaneidade, da espiralidade, da equifinalidade e da diversidade dos conteúdos, ancorados nos preceitos da tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.


( ) O conceito de cultura corporal opera com a ideia de seleção, organização e sistematização do conhecimento historicamente acumulado acerca do movimento humano, transformando-o em saber escolar, a fim de garantir aos estudantes o acesso às manifestações culturais tematizadas na forma de jogos e brincadeiras, ginástica, dança, lutas, esportes e outras práticas corporais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
5029729
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Tendo como base os princípios metodológicos para organização e sistematização dos conteúdos da Educação Física do Currículo do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Curitiba (2016), assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas

ID
5029732
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Com relação aos Jogos Paralímpicos, considere as seguintes afirmativas:


1. No atletismo, os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional. Os atletas que disputam provas de pista, de rua e de saltos são identificados com a letra “T” (track); os das provas de campo (arremesso e lançamentos), identificados com a letra “F” (field).


2. O tênis de mesa é disputado por atletas cadeirantes, amputados e deficientes visuais do sexo masculino e feminino, em competições individuais e em duplas. A classificação funcional é realizada a partir da mensuração do alcance de movimentos do atleta, força muscular, restrições visuais e locomotoras, equilíbrio na cadeira de rodas e habilidade de segurar a raquete.


3. Nas provas de natação, competem atletas com limitações físico-motoras, deficiência visual e deficiência intelectual. As classificações funcionais são: “S” para os nados livre, costas e borboleta; “SB” para o nado peito; e “SM” para o nado medley.


4. O parataekwondo, modalidade incluída pela primeira vez no programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio (2020), será disputado por atletas com amputação (unilateral ou bilateral, do cotovelo até a articulação da mão), dismelia (unilateral e bilateral), monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5029735
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esportes de precisão podem ser definidos como o “conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo”. São esportes de precisão, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Kabaddi é um esporte coletivo de contato. É fácil de aprender e tem origem na história milenar da antiga Índia e do Sul Asiático. As regras gerais do Kabaddi são simples: dois times de sete jogadores cada se enfrentam em uma grande arena quadrada em dois tempos de vinte minutos.


ID
5029738
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define esportes de combate como as modalidades de “disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa”. Dos esportes de combate abaixo relacionados, qual NÃO será disputado nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020)?

Alternativas
Comentários
  • Wrestling é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. O Wrestling é uma competição física entre dois competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior.


ID
5029741
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O movimento que visa a “proteger e promover os interesses comuns da sociedade humana, tais como paz, amizade e progresso [por meio de] valores humanistas que são universalmente aceitos pela sociedade humana, como a busca pela excelência, o fair play, a justiça e o respeito” e que utiliza o esporte como método básico de pedagogia, uma vez que suas referências “transcendem etnia, religião, política, status social e várias outras barreiras sociais” é chamado de: 

Alternativas
Comentários
  • Está certo isso, Arnaldo?

  • onde é que eu tô?

  • nunca ouvi falar sobre isso...kkkk
  • Qual a referência que possamos ler para que a letra B seja a correta!

  • Questão com certeza com item errado!

  • Oxe?? Nunca ouvi falar kkkk


ID
5029744
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O período pós-Segunda Guerra Mundial representou um momento importante na renovação da Educação Física em escala global. Um conjunto de métodos, de diferentes matizes, foi apresentado em congressos e cursos dedicados à formação de professores, promovendo mudanças na forma de compreender a disciplina, especialmente no que tange às metodologias de ensino e aos conteúdos da Educação Física. Especificamente no Brasil, tiveram considerável impacto o Método Natural Austríaco e a Educação Física Desportiva Generalizada (ou Método Desportivo Generalizado). Os professores estrangeiros responsáveis pela divulgação desses métodos em território brasileiro foram, respectivamente:

Alternativas

ID
5029747
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Das classificações e categorizações possíveis para o conteúdo lutas, podem ser levados em consideração critérios como a distância entre os oponentes, bem como a utilização de implementos (como bastões e espadas) para a prática propriamente dita. Sobre essa última possibilidade, o Currículo do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Curitiba (2016) apresenta a seguinte definição para as lutas com instrumentos mediadores: “Práticas corporais que envolvem elementos das lutas e utilizam instrumentos mediadores”. É um exemplo de luta correspondente a essa definição:

Alternativas

ID
5029750
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a dimensão de conhecimento que “implica a apreciação estética das experiências sensíveis geradas pelas vivências corporais, bem como das diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos [...], vinculada com a apropriação de um conjunto de conhecimentos que permita ao estudante desfrutar da realização de uma determinada prática corporal” é denominada:

Alternativas

ID
5029753
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

 Com relação à educação inclusiva e à educação física adaptada, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) As atividades físicas aconselhadas para os alunos com síndrome de Down são aquelas em que a hiperflexão e a hiperextensão articular são estimuladas, fortalecendo a musculatura em torno das articulações, estabilizando-as a fim de evitar problemas como hérnias, deslocamentos, distensões ou entorses.


( ) A utilização de equipamentos especializados, como bolas sonoras, apitos ou campainhas, e a tutoria de colegas orientados para oferecer comandos cinestésicos e auditivos aos alunos deficientes visuais são formas de promover a participação mais inclusiva nas aulas de educação física.


( ) A prática de atividades físicas e esportivas orientadas, para cadeirantes, pode estimular a musculatura do tronco e membros superiores, resultando na maior aquisição de força, flexibilidade e resistência, além de elevar sua autoestima, desenvolvendo a autonomia e a socialização ao viabilizar novas experiências, buscando explorar seu potencial e reconhecer suas limitações.


( ) A inclusão de alunos com distúrbios de comportamento e autismo nas classes “regulares” deve basear-se no conceito do ambiente menos restritivo, levando-se em conta a frequência e intensidade dos episódios comportamentais. Para os alunos com perfis comportamentais leves, a classe regular pode ser a melhor alternativa de colocação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
5029756
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

 De acordo com José Luiz Cirqueira Falcão (2014), capoeira é “uma manifestação cultural afro-brasileira que se expressa pela combinação de jogo, luta e dança, praticada ao som de instrumentos musicais, como berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e reco-reco”. Para jogar capoeira, os praticantes utilizam a movimentação básica – chamada de ginga – e intercalam golpes de ataque e movimentos de defesa. São exemplos que correspondem a essas movimentações de ataque e de defesa, respectivamente:

Alternativas

ID
5029759
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Considerando as regras convencionais do xadrez, o lance inicial da partida deve ser realizado pelo jogador de posse das peças claras (brancas), movimentando: 

Alternativas

ID
5029762
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao adotar um “modelo de classificação baseado na lógica interna dos esportes, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação”, possibilita compreender as modalidades esportivas em categorias. Das categorias apresentadas no referido documento, destacam-se:


Rede/quadra dividida ou parede de rebote: reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento.

Campo e taco: categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.


Com base nas categorias acima, assinale a alternativa que contém exemplos que representam, respectivamente, um esporte de rede/quadra dividida ou parede de rebote e um esporte de campo e taco.

Alternativas
Comentários
  • Squash e softbol

ID
5029765
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Antoni Zabala e César Coll são autores que têm contribuído para ampliar o conceito de conteúdo, reforçando a necessidade de o ensino abranger não somente as capacidades cognitivas ou práticas, mas as demais dimensões dos saberes, a fim de atingir objetivos educacionais mais amplos. Embora não seja possível fragmentar o conteúdo em apenas uma dimensão – conceitual, procedimental ou atitudinal –, é possível, durante a intervenção, haver ênfase em uma ou mais delas. A respeito dessa questão e das dimensões do conhecimento, considere as seguintes afirmativas:


1. Numa situação de ensino em que o professor aborda o tema atividade física e saúde, relaciona as transformações urbanas e do mundo do trabalho, as mudanças dos hábitos de vida dos indivíduos e a necessidade de prática de atividade física para o combate de doenças hipocinéticas, é contemplada a dimensão conceitual do conteúdo.


2. A dimensão procedimental da educação física é trabalhada com mais ênfase nos momentos específicos da prática, como nas vivências de alguns fundamentos básicos dos esportes, na experimentação de ritmos e movimentos relacionados à dança, entre outras situações nas quais o saber fazer assume centralidade.


3. Ao final da aula, procurando refletir sobre a necessidade de reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas relacionadas a gênero, etnia, classe social ou religião em quaisquer práticas corporais, está sendo contemplada com mais intensidade a dimensão atitudinal do conteúdo.


4. Durante a realização de exercícios de alongamento e flexibilidade em duplas, ao explicar a importância e benefícios de tais exercícios e a importância do reconhecimento dos seus limites corporais e dos limites do colega, o professor está realizando uma prática que privilegia as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5029768
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao propor o trabalho com a unidade temática Ginásticas, apresenta a seguinte definição para uma de suas formas de organização: “Práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas [e] exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental”. Essa definição refere-se à ginástica: 

Alternativas

ID
5029771
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu os jogos como parte do Patrimônio Cultural Intangível ou Imaterial da Humanidade. Esse fato reforça a importância de conhecer, vivenciar e valorizar elementos das diferentes culturas ligadas ao universo lúdico como temas nas aulas de educação física. Uma das dimensões a ser trabalhada se refere às origens dessas manifestações. São jogos originados na África e na Ásia, respectivamente:

Alternativas

ID
5029774
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Com relação aos estilos e classificações da dança, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • A dança clássica tem como característica a fluência dos movimentos alternados, variando entre o livre e o controlado, representando a manifestação dos sentimentos e emoções. Os bailarinos dançam descalços, dando centralidade ao eixo de sua performance no tronco, no contato, na queda, na improvisação e na respiração, em diferentes graus de tensão/relaxamento muscular.

    dança clássica exige uma grande concentração por parte do bailarino, o qual deve executar movimentos corporais com muita precisão, coordenação e graciosidade. O treino é imprescindível, já que muitas das formas do ballet requerem elasticidade e flexibilidade.


ID
5029777
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Com relação às atividades circenses, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O malabarismo pode ser definido como a ação de executar desafios complexos de lançar, receber ou equilibrar um ou mais objetos, podendo ser classificado nas seguintes categorias: malabarismo de lançamento, malabarismo de equilíbrio dinâmico, malabarismo giroscópico e malabarismo de contato.


( ) As acrobacias de solo são consideradas a base da preparação corporal dos artistas circenses e compostas por destrezas como rolamento para frente, rolamento para trás, parada de mãos, estrela, rodante, ponte para trás, reversão para frente e flic-flac.


( ) O universo do palhaço de picadeiro envolve criações corporais e elementos cênicos nos quais a gestualidade, a memória, a imaginação e a improvisação são fontes para a construção cênica da personagem. Augusto e Branco são as categorias de encenação mais comuns de palhaços, formando um par de personalidades contrastantes.


( ) Nas acrobacias coletivas (pirâmides, na linguagem circense), os participantes assumem funções específicas na realização do desafio de acordo com sua estatura e capacidades físicas, sendo denominados base, intermediário e volante.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  

Alternativas

ID
5029780
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Pablo Greco e Rodolfo Benda (1998) apresentam uma proposta de iniciação esportiva universal para o ensino dos esportes, sobretudo os coletivos. Um dos aspectos abordados pelos autores refere-se à estrutura temporal do processo, organizada a partir de fases ou momentos, em diálogo com os preceitos do desenvolvimento motor. Com base nos pressupostos da proposta, assinale a alternativa correta.

Alternativas