SóProvas



Prova Prefeitura de Fortaleza - CE - 2018 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Assistente Social


ID
2765506
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

José Paulo Netto (1996) investigou as condições histórico-sociais da emergência do Serviço Social no capitalismo monopolista. Assinale a alternativa correta quanto às evidências encontradas pelo autor nessa obra.

Alternativas
Comentários
  • Sempre critiquei o fato de, muitas vezes, só "lermos as orelhas dos livros". Nesse caso, ler somente a orelha do livro, poderia garantir a questão (rs)...Mas ler todo o livro garantiria essa e todas as outras, né? rsrsr

  • Fiquei na dúvida entre a B e a D.
  • Resposta correta é a letra D

  • (...) Além de garantir as condições externas para produção e ampliação do capital, “[...] no capitalismo monopolista, as funções políticas do Estado imbricam-se organicamente com as suas funções econômicas.” (PAULO NETTO, 2009a, p. 25, grifo do autor).

  • Qual o erro da B?


ID
2765509
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

José Paulo Netto (1996) afirma que o sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social. Neste sentido, assinale a alternativa correta quanto aos sincretismos apontados pelo autor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • LEIA

    Três notas sobre o sincretismo no Serviço Social*

    file:///C:/Users/JOSUE/Documents/LIDO/sincretismo%20e%20jose%20paulo%20neto.pdf

  • file:///C:/Users/JOSUE/Documents/LIDO/sincretismo%20e%20jose%20paulo%20neto.pdf


    Gostei (

    0

    )

    não conseguir ter acesso ao arquivo se puder verificar o link e mandar novamente agradeceria

  • file:///C:/Users/JOSUE/Documents/LIDO/sincretismo%20e%20jose%20paulo%20neto.pdf


    Gostei (

    0

    )

    não conseguir ter acesso ao arquivo se puder verificar o link e mandar novamente agradeceria

  • http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n119/a07n119.pdf

  • Qual livro do José Paulo Netto, aborda sobre os sincretismos?

  • Link para embasamento da resposta: Três notas sobre o sincretismo no Serviço Social. http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n119/a07n119.pdf

  • Gabarito: C - O sincretismo prático-profissional, o sincretismo ideológico e o sincretismo “científico”.

    “O sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social.

    Três são os fundamentos objetivos da estrutura sincrética do Serviço Social: o universo problemático original que se lhe apresentou como eixo de demandas histórico-sociais, o horizonte do seu exercício profissional e a sua modalidade específica de intervenção. Todo o complexo de outras determinações sincréticas próprias ao Serviço Social – valorações, componentes de referência teórica etc. – assenta em e concorre e reforça estas bases factuais.”

    NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social – 2.2. Serviço Social e sincretismo 


ID
2765512
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos eixos de preocupações fundamentais do Movimento de Reconceituação do Serviço Social analisados por Iamamoto (1998).

Alternativas
Comentários
  • Tome Nota!

     

    Pontos sintetizados por Iamamoto acerca das preocupações fundamentais concernentes ao Movimento de Reconceituação do Serviço Social:

      

    1) A busca pela construção de um novo Serviço Social/ Trabajo Social latino-americano, enraizado em seus processos sócio-históricos e capaz de decifrar os rumos de sua condição de dependência com os países centrais, contextualizando a inserção profissional;

     2) Os esforços de reconstrução do próprio Serviço Social, na recusa e crítica ao tradicionalismo, denunciando a sua pretensa neutralidade político-ideológica e debilidade teórica;

     3) A necessidade de atribuir um estatuto científico ao Serviço Social;

     4) A afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social”, numa explícita politização da ação profissional; e

     5) A reestruturação da formação profissional na articulação entre ensino, investigação e prática profissional, evidenciando serem as escolas universitárias o principal lócus da Reconceituação.

     

     

    Batistoni, Maria Rosângela - O Movimento de Reconceituação no Brasil: o Projeto Profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais (1964-1980).

  • GABARITO A

  • a) A busca pela construção de um novo Serviço Social/Trabajo Social latino-americano, enraizado em seus processos sócio-históricos e capaz de decifrar os rumos de sua condição de dependência com os países centrais, contextualizando a inserção profissional.

    B)Os esforços de reconstrução do próprio Serviço Social, com a aceitação(na recusa e crítica) do tradicionalismo, garantindo a necessária(denunciando a sua pretensa ) neutralidade político-ideológica e fortalecimento(debilidade) teórica.

    C)A necessidade de atribuir um estatuto científico ao Serviço Social e a afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social”, sem uma(numa explícita) politização da ação profissional.

    D)A reestruturação da formação profissional na articulação entre ensino, investigação e prática profissional, evidenciando serem as instituições privadas e as ONGs(escolas universitárias) os principais lócus da reconceituação.

  • Gabarito: A

    "Os eixos de preocupações fundamentais do movimento, e que assentam sua unidade, são analisados por Iamamoto (1998, ) e sintetizados nos seguintes pontos:

    1)a busca pela construção de um novo Serviço Social/Trabajo Social latino-americano, enraizado em seus processos sócio-históricos e capaz de decifrar os rumos de sua condição de dependência com os países centrais, contextualizando a inserção profissional;

    2) os esforços de reconstrução do próprio Serviço Social, na recusa e crítica ao tradicionalismo, denunciando a sua pretensa neutralidade político-ideológica e debilidade teórica;

    3) a necessidade de atribuir um estatuto científico ao Serviço Social;

    4) a afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social”, numa explícita politização da ação profissional; e

    5) a reestruturação da formação profissional na articulação entre ensino, investigação e prática profissional, evidenciando serem as escolas universitárias

    o principal lócus da Reconceituação.“

    BATISTONE, Maria Rosângela. O Movimento de Reconceituação no Brasil: o Projeto Profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais (1964-1980) Pág. 139


ID
2765515
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As economias capitalistas, desde a década de 1970, têm alterado o tratamento teórico da questão social. Tornou-se consenso, nos meios profissionais e acadêmicos do Serviço Social, a questão social como pedra de toque nas concepções teórico-práticas do Serviço Social. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à noção de questão social presente no Serviço Social, a partir de uma perspectiva teórico-crítico-marxista.

Alternativas
Comentários
  • A letra A está errada porque está falando da nova questão social, quando na verdade, segundo a teoria social crítica não há uma nova questão, mas novas expressões da questão social.


    A letra B está errada porque já começa tratando a questão social como um aporia, que significa caminho sem saída, no qual é citado por Robert Castel (1998) , autor pós-moderno que fala da "nova questão social"


    A letra C está errada, pois só se refere a pobreza como questão social, algo que está na "nova questão social"


    A letra D está correta, pois essa fala é de Marilda Iamamoto que se baseia na teoria social crítica de Marx


    Espero ter ajudado!

  • Fonte : serviço social na contemporaneidade


ID
2765518
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com a flexibilidade estrutural do trabalho no Brasil, algumas particularidades da “questão social” têm-se acentuado. Assinale a alternativa correta quanto a essas expressões.

Alternativas
Comentários
  • Ou seja, muito embora em pequenas proporções, se considerarmos o desemprego aberto75, a crescente tendência à informalidade e, principalmente, à elevação das taxas de rotatividade do trabalho, tendem a “mascarar” esses índices pela flexibilidade estrutural e precariedade da estrutura de ocupações do regime de trabalho no Brasil (p. 144)

    [...]  a flexibilidade estrutural do trabalho no Brasil tem acentuado o desemprego e a informalidade. [...] (p. 168)

    Fonte: Particularidades da "questão social" no capitalismo brasileiro.

    Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp062620.pdf


ID
2765521
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos fenômenos históricos que caracterizam as particularidades constitutivas do capitalismo na formação social brasileira como elementos determinantes das particularidades da “questão social” assinalados por Santos (2010).

Alternativas
Comentários
  • A

    Caráter conservador da modernização capitalista no Brasil, os processos de “revolução passiva” e o específico desempenho do Estado na sociedade brasileira. 

    B

    Natureza do Estado desenvolvimentista, reedição do sistema escravista e abertura gradual e segura da democracia.

    C

    Elevado grau de exploração da força de trabalho, industrialização restrita e participação popular nos processos de decisão política.

    D

    Crescimento público nacional, apropriação de alta tecnologia industrial e o Estado como agente econômico central.


ID
2765524
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta que corresponde à proposta resultante de um longo movimento da sociedade civil brasileira em defesa da democracia, dos direitos sociais e de um novo sistema de saúde. Tendo se transformado em projeto, a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde, e desenvolveu-se em processo, desde então centrado na democratização da saúde, do Estado e seus aparelhos e da sociedade e da cultura.

Alternativas
Comentários
  • O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Porque a resposta não foi a letra C? Tendo se transformado em projeto, a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde

    A parti da VIII conf. não seria o SUS?


ID
2765527
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao modelo de desenvolvimento capitalista, como projeto político que defende uma maior presença do Estado nas estratégias do país, induzindo a expansão do capital, mas adotando também políticas sociais compensatórias, com aumento do gasto público, redução da pobreza extrema.

Alternativas
Comentários
  • A palavra “neodesenvolvimentismo” passou a ser utilizada de forma corriqueira recentemente no Brasil, como uma espécie de modismo, sem que se aprofunde o debate sobre seu significado. A confusão mais frequente acorre quando se tenta adaptar um conceito econômico para descrever o cenário político. Se o objetivo de ressuscitar o termo “desenvolvimentismo” é definir campos político-partidários, ele se torna inadequado.

    O termo faz referência ao projeto nacional-desenvolvimentista dos anos 50, nos moldes da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), que implantou um modelo econômico baseado no Estado planejado para apoiar o setor privado, com participação do capital estrangeiro, o que veio a gerar a crise da dívida nos anos 80. Hoje, o papel do Estado mantém a função de transferir mais-valia social para o setor privado, principalmente através da expansão do agronegócio e de projetos energéticos e de infra-estrutura, centrados no controle da terra, água e minério.

    Portanto, em termos econômicos, não existe diferença entre o neoliberalismo e o chamado “desenvolvimentismo”, até porque o Estado mínimo nunca existiu para o capital. O processo que caracterizou o período chamado de neoliberal também foi marcado pela transferência de mais-valia social para o setor privado através do aparato estatal, como no caso das privatizações de setores estratégicos. Com o agravamento da crise econômica, o que vemos na conjuntura mundial é a aplicação deste tipo de política, tanto pela social-democracia quanto por setores considerados neoliberais. Este fenômeno foi caracterizado pelo escritor Tariq Ali como “ditadura do centro”, já que as vozes críticas passam a ser reprimidas.

    A volta da utilização do conceito de desenvolvimento no Brasil causa confusão ideológica, pois normalmente é relacionado à ideia de “progresso” ou “avanço tecnológico”, como se a própria história fosse um processo progressivo e linear rumo a um suposto patamar ideal. De acordo com essa perspectiva, a concepção de desenvolvimento refere-se a um movimento natural e inevitável. Tal visão distorce o conceito de desenvolvimento das forças produtivas analisado por Marx no modo de produção capitalista, essencial para entendermos a crítica à economia política. Nossa análise, portanto, deve procurar entender as contradições próprias ao capitalismo e buscar aprofundá-las através de movimentos de resistência no campo e na cidade.

  • Todos são formas de neodesenvolvimentismo. Em suas devidas proporções, todas as formas de neodesenvolvimentismo têm uma forte presença do Estado induzindo a expansão do capital, mas adotando também políticas sociais, compensatórias, com aumento do gasto público, redução da pobreza extrema. Isso é indiscutível, não há como dizer que são a mesma coisa os governos de Collor, FHC e Lula, Dilma. É claro que o Estado é o Estado neoliberal.

     

    ENTREVISTA COM GIOVANNI ALVES
    Lívia de Cássia Godoi Moraes1 Vinícius Tomaz Fernandes2

     


ID
2765530
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta que corresponde ao posicionamento teórico de Antunes e Alves (2005) quanto às principais determinações concretas da crise e das metamorfoses do mundo do trabalho no contexto da mundialização do capital.

Alternativas
Comentários
  • Nossa tese central é a de que, se a classe trabalhadora não é idêntica àquela existente em meados do século passado, ela também não está em vias de desaparição, nem ontologicamente perdeu seu sentido estruturante. Vamos, portanto, procurar compreendê-la, em sua conformação atual.

    Devemos indicar, desde logo, que a classe trabalhadora hoje compreende a totalidade dos assalariados, homens e mulheres que vivem da venda da sua força de trabalho – a classe-que-vive-do-trabalho, conforme nossa denominação (Antunes, 1995 e 1999) – e que são despossuídos dos meios de produção. Mas ela vem presenciando um processo multiforme, cujas principais tendências indicaremos a seguir. Vamos enumerá-las:

    1) Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada de tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis que se estruturavam por meio de empregos formais.

     ANTUNES, RICARDO; GIOVANI, ALVES. AS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004. pg. 336

    Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br


ID
2765533
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Avalie o conteúdo dos itens por V para verdadeiro ou F para falso, com base na relação entre o Serviço Social e o projeto profissional, possibilidades e limites colocados para os assistentes sociais.

( ) A “desregulamentação” e a “flexibilização” que o grande capital vem implementando nas relações e condições de trabalho afetam os padrões de produção consolidados e não os direitos laborais conquistados pela classe trabalhadora.
( ) A efetivação do projeto profissional do Serviço Social é tensionada pela condição de assalariamento de seus profissionais e pela construção democrática de espaços coletivos, juntamente com outras categorias profissionais e movimentos sociais.
( ) No contexto de profundas transformações societárias, de retração e desregulamentação do trabalho acentuam-se os problemas sociais. O conjunto dessas alterações incide diretamente na materialidade e na sociabilidade do sujeito vivo, repercutindo na saúde física e mental dos assistentes sociais, nas formas de objetivação e subjetivação do seu trabalho.
( ) Situados em uma dinâmica societária, orientada pelos preceitos da reestruturação produtiva, os assistentes sociais, assim como os demais trabalhadores, submetem-se à lógica da flexibilização e da precarização do trabalho, consequência das mudanças gestadas no conjunto da vida social, notadamente no mundo do trabalho a partir dos anos 2000.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • ( ) A “desregulamentação” e a “flexibilização” que o grande capital vem implementando nas relações e condições de trabalho afetam os padrões de produção consolidados e não os direitos laborais conquistados pela classe trabalhadora.

    ( ) Situados em uma dinâmica societária, orientada pelos preceitos da reestruturação produtiva, os assistentes sociais, assim como os demais trabalhadores, submetem-se à lógica da flexibilização e da precarização do trabalho, consequência das mudanças gestadas no conjunto da vida social, notadamente no mundo do trabalho a partir dos anos 2000. 

  • GABARITO: B

    Justificativa do último item:

     (FALSO) Situados em uma dinâmica societária, orientada pelos preceitos da reestruturação produtiva, os assistentes sociais, assim como os demais trabalhadores, submetem-se à lógica da flexibilização e da precarização do trabalho, consequência das mudanças gestadas no conjunto da vida social, notadamente no mundo do trabalho a partir dos anos 2000.

    Explicação:

    "Portanto, o crescimento da flexibilização trabalhista e a precarização das relações do trabalho que se inicia na década de 1990 – a “década neoliberal” – prosseguiu com vigor, na década de 2000, a “década do neodesenvolvimentismo”. Enquanto na década de 1990, as políticas neoliberais promoveram a reestruturação do capitalismo no Brasil, com impactos diruptivos no mundo do trabalho, principalmente com o crescimento abrupto do desemprego aberto nas metrópoles brasileiras; na década de 2000, ocorreu a reorganização do capitalismo na base da acumulação flexível (o que denominei de “toyotismo sistêmico”). Apesar da queda do desemprego aberto, a partir de 2003, ampliou-se a mancha de precariedade laboral" (ALVES, 2000 apud ALVES 2015, p. 16).

    http://seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado&page=article&op=download&path%5B%5D=1228&path%5B%5D=1224


ID
2765536
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O documento Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, publicado em 2010, é apresentado pelo CFESS com a finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde. O documento considera que os assistentes sociais na saúde atuam em grandes eixos que são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o texto "Parâmetros para atuação de assistentes sociais na Política de Saúde" (CFESS/2010), em sua página 14, consta: "a partir de quatro eixos de ação, a saber: ações de atendimento direto aos usuários; ações de mobilização, participação e controle social; ações de investigação, planejamento e gestão; ações de assessoria, qualificação e formação profissional."


ID
2765539
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, enquanto tripé da seguridade social, vem, desde 2004, com a Política Nacional de Assistência Social, consolidando a organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com esse propósito o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Resolução do CNAS nº 109 de 11 de novembro de 2009, que trata da Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais. Assinale a alternativa correta quanto ao serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as submetem a situações de risco pessoal e social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

     

  •  O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é  um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.

     

    Este serviço tem como objetivos:

     

    1. Contribuir para o fortalecimento da família no seu papel de proteção;

    2. Incluir famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos;

    3. Contribuir para acabar com as violações de direitos na família;

    4. Prevenir a reincidência de violações de direitos.

  • Art. 24-B (LOAS): "Fica instituido o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos(Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos."

    Segundo a PNAS, item 4, descrição: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

  • Média Complexidade

    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) – baseado no apoio, acompanhamento e orientação a famílias e indivíduos que se encontram em situação de ameaça ou violação de direitos, este serviço busca a promoção e restauração de seus direitos, além de fortalecer ou restabelecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo a reincidência de violações.

    Fonte: Apostila Nova Concursos

  • GABARITO : D

    PAEFI - serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos

  • GABARITO: D

    -RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) / OBJETIVOS

    -Contribuir para o fortalecimento da família no seu papel de proteção;

    - Incluir famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos;

    -Contribuir para acabar com as violações de direitos na família;

    -Prevenir a reincidência de violações de direitos.

    -ART. 24-B (LOAS)

    Fica instituido o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos(Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos


ID
2765542
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providencias, no seu Art. 5º constitui atribuição privativa do Assistente Social:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a lei 8.662, é atribuição privativa do assistente social:

     V - assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;

  • Gabarito: letra B

    Vale lembrar:

    ATRIBUIÇÃO = somente o Assistente Social pode realizar;

    COMPETÊNCIA = não é privativo do Serviço Social;

  • A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão de assistente social, explana e normatiza o exercício profissional.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A, C e D – Incorretas. De acordo com o “Art. 4º”, da Lei nº 8.662/93, as alternativas constituem competências do/a assistente social.

    B – Correta. Assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular. De acordo com o “Art. 5º”, inciso V, da Lei nº 8.662/93, a alternativa constitui uma atribuição privativa do/a assistente social.

    Gabarito: B


ID
2765545
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A educação em saúde é um dos principais instrumentos do trabalho profissional do assistente social no campo da saúde, no entanto tem historicamente assumido concepções diversas, modelos distintos e até mesmo divergentes quanto às ações socioeducativas. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à definição dos modelos de educação em saúde.

Alternativas
Comentários
  • O modelo tradicional de Educação em Saúde corresponde a forma de educar como educação bancária, em que o papel do educador consiste em “encher” os educandos de conteúdos, fazendo depósitos de comunicados. Nesta visão, os homens são seres passivos, de forma que cabe a educação adaptá-los à realidade. Nesta forma de educar, formam-se indivíduos medíocres, em que não há estímulo para a criação, sendo o educador também considerado medíocre porque não é adaptável e não busca outros conhecimentos, uma vez que não é desafiado pelos educandos. A educação ainda permanece verticalizada, com o educador sendo considerado um ser superior que ensina ao ignorante. Tem-se um estilo de pensamento curativista, com foco nas patologias, apresentando uma relação profissional-paciente impositiva.


    Modelo Dialógico de Educação em Saúde: Nesse modelo, a solução de problemas implica na participação ativa e no diálogo constante entre educandos e educadores. A aprendizagem deve ser idealizada como resposta natural do educando ao desafio de uma situação-problema. Contrariamente, á educação tradicional, a pretensão de toda educação é preparar os indivíduos para reinvestirem suas aquisições em contextos variados, em situações de vida cotidiana. O educador já não é mais o que apenas educa, mas o que enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os argumentos de autoridade já não valem.


    OBS: educação bancária:  esse modelo de educação parte do pressuposto que o aluno nada sabe e o professor é detentor do saber.


    Gabarito: D


ID
2765548
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta que corresponde ao potencial ético-político da intervenção do profissional de Serviço Social nas ações de educação em saúde.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • A

    Articular as diversas mediações e contribuições que surgem no cotidiano dos espaços sócio-ocupacionais, potencializando outras formas de condução da dimensão métodológica e política que transforme a realidade.

    B

    Conhecer a realidade do usuário e priorizar ações de ordem individual, com a aposta na emancipação do indivíduo de modo a melhor norteá-lo pela prática da higiene para manter-se saudável.

    C

    Regulamentar, disciplinar os comportamentos, hábitos e discursos das classes subalternas, valorizando seus modos e usos de saber sobre o binômio saúde e doença, pois dessa forma fomentará a operacionalização do projeto político da profissão, tornando possível a transformação no cotidiano dos usuários.

    D

    Fomentar o caráter exclusivamente político da prática profissional, baseando-se na concepção hegemônica do processo saúde versus doença, com ênfase nos aspectos biológicos, reforçando a responsabilidade individual na promoção e garantia da saúde.


ID
2765551
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta, que corresponde ao conjunto organizado, coerente, sistemático, planejado de diversas políticas sociais, financiado pelo fundo público e que garante ampliação de direitos, bens e serviços sociais, nas áreas de emprego, saúde, previdência, habitação, assistência social, educação, transporte, entre outros bens e serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • "O que configura a existência de um sistema de proteção social é o conjunto organizado, coerente, sistemático, planejado de diversas políticas sociais, financiado pelo fundo público e que garante proteção social por meio de amplos direitos , bens e serviços sociais, nas áreas de emprego, saúde, previdência, habitação, assistência social, educação, transporte, entre outros bens e serviços públicos."

    BOSCHETTI, Ivanette. Assistência Social e Trabalho no Capitalismo

  • Letra D

  • SEGURIDADE SOCIAL: saúde, previdência social e assistência social.

  • sistema de proteção social - a questão pode confundir se não prestar atenção.

     

  • Seguridade Social é PAS

    previdência social

    assistência social

    saúde


ID
2765554
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Evilasio Salvador (2017) analisa o orçamento da seguridade social e sua relação com a política de ajuste fiscal no Brasil. Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso, com base em suas linhas argumentativas.

( ) Como parte da política de ajuste fiscal, em curso desde 1993, que prioriza a realização de superávits primários para o pagamento de juros, encargos e amortização da dívida pública, o Governo Federal vem se apropriando das contribuições sociais destinadas à seguridade social.
( ) A tendência atual é de elevados déficits previdenciários o que justifica as reformas previdenciárias como saída sustentável.
( ) As renúncias tributárias sobre as contribuições sociais se destacam como outro instrumento de política fiscal que vem agravando a retirada de recursos para o financiamento da seguridade social.
( ) O Brasil compromete, há pelo menos 25 anos, cerca de um terço do orçamento público anual com a implementação de políticas sociais, programa e ações em prol do desenvolvimento social.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • Quem dera se fosse 1/3 do orçamento!

  • Justificativa da incorreta:

     (FALSO) O Brasil compromete, há pelo menos 25 anos, cerca de um terço do orçamento público anual com a implementação de políticas sociais, programa e ações em prol do desenvolvimento social.

     

    "O Brasil compromete, há pelo menos 25 anos, cerca de um terço do orçamento público anual comprometido com o pagamento de juros, encargos e amortização da dívida pública" (Salvador, 2015 apud Salvador 2017 p. 430)

    Fonte: SALVADOR, Evilasio. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 130, p. 426-446, set./dez. 2017. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n130/0101-6628-sssoc-130-0426.pdf

    GABARITO: C


ID
2765557
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao que ocupa um papel relevante na articulação das políticas sociais e na sua relação com a reprodução do capital, sendo uma questão estrutural do capitalismo, envolvendo toda a capacidade de mobilização de recursos que o Estado tem para intervir na economia e nas políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • "O fundo público envolve toda a capacidade de mobilização de recursos que o Estado tem para intervir na economia, além do próprio orçamento, as empresas estatais, a política monetária comandada pelo Banco Central para socorrer as instituições financeiras etc. A expressão mais visível do fundo público é o orçamento estatal. No Brasil, os recursos do orçamento do Estado são expressos na Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pelo Congresso Nacional." (Fundo público e políticas sociais na crise do capitalismo, Evilasio Salvador, 2010)

    Gabarito: B

  • Achei a pergunta confusa!


ID
2765560
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na proposta original da Reforma Sanitária sobressaíram, na produção acadêmica e não acadêmica, grandes questões e conceitos que expressam a defesa por mudanças na saúde da população brasileira. Assinale a alternativa correta que contém essas questões.

Alternativas
Comentários
  • A partir da década de 90, e mais acentuadamente nos anos recentes, verifica-se um deslocamento na produção, acadêmica e não acadêmica, das grandes questões envolvidas na proposta original da Reforma Sanitária - democracia, papel do Estado, dimensões estruturais do processo saúde/doença, projeto nacional de nação - para estudos de caráter pragmático e tecnicista. Não se trata aqui de atribuir juízos de valor a um e outro, mas tão somente de apontar a perda do caráter reflexivo da produção do campo, subsumida pela visão tecnicista da implantação, ou implementação do SUS.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009000700020


ID
2765563
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A política de assistência social consolidou importantes avanços no campo normativo-jurídico, contribuindo para melhor identificar as particularidades do modelo de gestão. Assinale a alternativa correta quanto a essas normatizações.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB/RH/SUAS/2006) representou um avanço regulatório fundamental para o processo de defesa da desprecarização do setor público, ao definir as equipes de referência, aprimorada pelas resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que delimitaram as atribuições das categorias profissionais de nível superior e dos trabalhadores com formação de nível médio e fundamental no SUAS.

  • O erro da letra C foi falar que os Pactos de Aprimoramento está na NOB/SUAS 2005; na verdade os Pactos ocorre na NOB/SUAS 2012.

     

    Os Pactos de Aprimoramento NOB/SUAS 2012 traz mais qualidade, consolidação e especificidades aos serviços da Política e Assistencia Social. Ela foi necessária, pois, após a NOB/SUAS 2005 surge a Lei 12.435 de 11 que versa sobre tudo da Política de Assistência, e outra coisa importante nessa NOB/SUAS 2012 é que, a Vigilância Socioassistencial  ganha corpo e passa ser a base fundamental de execução dessa Política.

  • GABARITO B

  • Resposta letra “B”



     a) Incorreta: Coube à Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS/2005) a regulação e organização do sistema público estatal, visando a sua unificação e integração em todo o território nacional. 



     c) Incorreta: A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS/2012) agregou o conjunto de instrumentos normativos que detalham a Lei Orgânica da Assistência Social, impulsionado pela lógica do aprimoramento, considerando responsabilidades, metas e prioridades nacionais a ser detalhadas nos Pactos de Aprimoramento do SUAS em todas as unidades federativas.



     d) Incorreta: O I Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026) reforça o compromisso (...) com a garantia dos direitos socioassistenciais, com a gestão compartilhada, democrática e participativa e com a transparência pública. Sua elaboração expressa um novo estágio de amadurecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.  


  • pessoal é bom colocar a fonte o artigo para a explicação fica completa.

  • pessoal é bom colocar a fonte o artigo para a explicação fica completa.

  • Uma questão que cobra datas... é pra acabar mesmo kkk


ID
2765566
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A previdência social é uma das políticas estruturantes do Estado de bem-estar social, delimitada pela luta das classes trabalhadoras, e ao longo da história, por meio dos textos constitucionais e legislações, garantiu o direito à proteção durante a velhice e nos casos de invalidez para o trabalho. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto às políticas de saúde e previdenciária brasileira.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO a) Em 1923 (Em 1933), o governo Vargas criou a modalidade de instituição previdenciária, os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), com financiamento tripartite, criados pelo Estado e organizados por categoria profissional, aglutinando trabalhadores de várias empresas.

    ERRADO  b) Em 1933  (Em 1923), pelo Decreto-lei nº 4.682, Lei Eloy Chaves, foram criadas as primeiras caixas de aposentadorias e pensões, as CAPs, que obrigavam as empresas responsáveis pelas estradas de ferro a instituírem as caixas de aposentadorias e pensões, garantindo aos trabalhadores assalariados do setor urbano e rural o direito ao atendimento médico, ao medicamento, à aposentadoria (ordinária ou por invalidez).

  • Resposta letra C

     


ID
2765569
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos argumentos apresentados pelo Banco Mundial a favor da necessidade da reforma na Previdência Social no Brasil, desde a década de 1990.

Alternativas
Comentários
  • Os argumentos centrais dos documentos do Banco Mundial articulam-se em dois eixos-diagnósticos: o envelhecimento demográfico e a falência de numerosos sistemas públicos de aposentadoria, com um suposto déficit da previdência. É com base nesses dois argumentos que se encontra o solo propício para a realização da primeira “reforma” da previdência no Brasil em 1998, sob a lógica da reforma do Estado implementada no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).


    Texto: A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: UMA POLÍTICA EM REESTRUTURAÇÃO SOCIAL SECURITY IN BRAZIL: A POLICY IN RESTRUCTURING. Flávia Rebecca Fernandes Rocha.

  • Letra C


ID
2765572
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A mobilização, participação e controle social configuram-se como eixos de atuação dos assistentes sociais no âmbito da política de saúde. Assinale a alternativa correta quanto aos objetivos dessas ações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO a)  Viabilizar a participação de usuários e familiares, independente das correlações de força presentes no processo de elaboração, planejamento e execução nas unidades de saúde e na política local, regional, municipal, estadual e nacional de saúde. 

     

    ERRADO  b)  Garantir a comunicação direta entre o usuário e a instituição, pois as críticas e sugestões devem ser apresentadas individualmente, para garantir a agilidade do atendimento. Devem-se evitar considerações mais gerais como as dificuldades e impasses da não efetividade do SUS vividos pela população em geral. 

     

    ERRADO  c)  Efetivar a articulação com movimentos sociais para fortalecer os fóruns e/ou conselhos, para estabelecer relações com determinadas demandas institucionais e para discutir a política de saúde, dado o caráter consultivo e não deliberativo das instâncias de controle social. 

  • 3. 2. 2 MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

    Este eixo envolve um conjunto de ações voltadas para a mobilização e participação social de usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais em espaços democráticos de controle social (conselhos, conferências, fóruns de saúde e de outras políticas públicas) e nas lutas em defesa da garantia do direito à saúde. As atividades realizadas têm por objetivo contribuir na organização da população e dos usuários enquanto sujeitos políticos, que possam inscrever suas reivindicações na agenda pública da saúde. (p.56)

    FONTE: Parâmetros para a atuação de assistentes sociais na Política de Saúde.


ID
2765575
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social constituiu democraticamente a sua normatização, expressa no Código de Ética de 1993. Assinale a alternativa correta que corresponda a um dos princípios fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • a) A defesa intransigente dos direitos humanos mediante a preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

    II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

     

     b) O posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

    V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

     

     c) A supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. 

    (LOAS/Princípio)

    Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios;

    I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

     

     d) A igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.

    (LOAS/Princípio)

    Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios;

    IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

     

  • A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social, que foi instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993. São princípios fundamentais do Código de Ética de 1993:

    I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

    II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

    III. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;

    IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

    V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

    VI. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;

    VII. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

    VIII. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero;

    IX. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as;

    X. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;

    XI. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

    Analisando as alternativas, temos:

    A, C e D – Incorretas.

    B – Correta. O posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática. De acordo com o inciso V, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui um princípio fundamental do Código de Ética.

    Gabarito: B


ID
2765578
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, que redefine a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas, considera-se cuidador:

Alternativas
Comentários
  • PQ A LETRA C ESTÁ ERRADA

  • A letra C está errada porque o cuidador não necessariamente recebe remuneração e porque não são apenas idosos que tem cuidadores.

    A letra D apresenta uma definição muito mais completa:
    pessoa, com ou sem vínculo familiar com o usuário, apta para auxiliá-lo em suas necessidades e atividades da vida cotidiana, e que, dependendo da condição funcional e clínica do usuário, deverá estar presente no atendimento domiciliar

  • Segundo a Portaria cuidador é a pessoa(s), com ou sem vínculo familiar com o usuário, apta(s) para auxiliá-lo em suas necessidades e atividades da vida cotidiana e que, dependendo da condição funcional e clínica do usuário, deverá(ão) estar presente(s) no atendimento domiciliar.

    Veja que para ser considerado cuidador não precisa ser da família, pode ser formal ou informal, não precisa ser juridicamente responsável pelo paciente e nem remunerado para exercer tal atividade.

    Portanto a única alternativa de acordo com a definição da Portaria é a letra D, as demais não estão de acordo com o expressado no documento.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html



ID
2765581
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta referente à definição de atenção básica de acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica.

Alternativas
Comentários
  • Conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

  • A questão cobra a integralidade do art. 2º

    Art. 2º A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

  • Segundo a Portaria 2436/17 a Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

    Veja que a Portaria não se refere a atendimento especializado e foca na situação preventiva e não curativa (hospital, ambulatórios de especialidades). Lembrando que o atendimento é sempre por regiões definidas. A Atenção Básica trabalha com menor complexidade de atendimento voltada para a prevenção e educação em saúde.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html


  • QUESTÃO :

    ALTERNATIVA CORRETA referente à definição de ATENÇÃO BÁSICA de acordo com a Portaria nº 2.436 de 2017, que aprova a POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA ( PNAB ) :

    ATENÇÃO BÁSICA CONFORME ( PNAB ) É :

    Conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem : promover , prevenir , proteger , diagnósticar , tratar , reabilitar , reduzir danos ao indivíduo , promover cuidados paliativos e vigiar a saúde .

    Praticar cuidados integrados ( integralidade das ações e serviços de saúde) .

    Proporcionar gestão qualificada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido ( equipes assumem responsabilidade sanitária ) .

    GABARITO : B )


ID
2765584
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, que redefine a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas, no seu Art. 3º, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tem como objetivos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O SAD tem como objetivos:

    I - redução da demanda por atendimento hospitalar;

    II - redução do período de permanência de usuários internados;

    III - humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários; e

    IV - a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da RAS.

  • Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é um serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). Tem tem como objetivos:

    - redução da demanda por atendimento hospitalar;

    - redução do período de permanência de usuários internados;

    - humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários; e

    - a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da RAS.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html


  •  

     

    tem que favorecer a atenção dormicilar .se for para garantir a institucionalização.o pct deve continuar hospitalizado.

    segundo a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016,seu objetivo é favorecer  a desinstitucionalização.


ID
2765587
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, que redefine a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas, no seu Art. Art. 6º, a atenção domiciliar (AD) será organizada em três modalidades (AD 1, AD 2 e AD 3). Assinale a alternativa correta quanto a essas modalidades.

Alternativas
Comentários
  • b) Correto AD 1.

    C) correto AD 2.

    D) Correto AD 3.

  • A prestação da assistência à saúde na modalidade AD 1 é de responsabilidade das equipes de atenção básica, por meio de acompanhamento regular em domicílio, de acordo com as especificidades de cada caso. Além disso, devem ser apoiadas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, ambulatórios de especialidades e centros de reabilitação. Portanto a alterantiva A está correta.

    O atendimento aos usuários elegíveis nas modalidades AD 2 e AD 3 é de responsabilidade do Serviço de Atenção Domiciliar. Portanto a alternativa B está errada.

    A modalidade descrita na alternativa C refere-se ao AD2 e não ao AD1.

    A modalidade descrita na alternativa D refere-se ao AD3 e não ao AD2.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html


  • As equipes de atenção básica que executarem as ações na modalidade AD 1 devem ser apoiadas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, ambulatórios de especialidades e centros de reabilitação.

  • O atendimento aos usuários elegíveis nas modalidades AD 2 e AD 3 é de responsabilidade do Serviço de Atenção Domiciliar. Portanto a alternativa B está errada.

    A modalidade descrita na alternativa C refere-se ao AD2 e não ao AD1.

    A modalidade descrita na alternativa D refere-se ao AD3 e não ao AD2.

  • Modalidade AD1 (Atenção Básica):

    Modalidade AD1:

    _ destina-se a pacientes que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde;

    _ de pacientes que necessitem de cuidados de menor intensidade, incluídos os de recuperação nutricional, de menor frequência de visitas, com menor necessidade de recursos de saúde e dentro da capacidade de atendimento de todos os tipos de equipes que compõem a atenção básica.

    Modalidade AD2 e AD3  (domicílio) (SAD)

    Modalidade AD2:

    _ os usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica;

    _ é de responsabilidade das equipes de atenção básica, por meio de acompanhamento regular em domicílio, de acordo com as especificidades de cada caso;

    _ o fim de abreviar ou evitar hospitalização, apresente afecções agudas ou crônicas agudizadas, com necessidade de cuidados intensificados e sequenciais, como tratamentos parenterais ou de reabilitação.

    Modalidade AD3:

    _ destinam-se aos usuários semelhantes aos da AD2, mas que façam uso de equipamentos específicos, portanto o AD3 são pacientes de maior complexidade que dificilmente terão alta dos cuidados domiciliares;

    _ o usuário que necessitar de cuidado multiprofissional mais frequente, uso de equipamento(s) ou agregação de procedimento(s) de maior complexidade, usualmente demandam períodos maiores de acompanhamento domiciliar.

    Logo podemos observar que a alternativa correta, encontra-se na alternativa (A).

    b) O correto seria AD2

    c) O correto seria AD2

    d) O correto seria AD3


ID
2765590
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, a qual aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, serão denominados:

Alternativas
Comentários
  • Unidade Básica de Saúde (UBS)

  • A questão pede a denominação do estabelecimento.

    PSF e RAS não se configuram como estabelecimentos.

    Sobram UPA e UBS

    UBS abragem todo o campo da AB, as UPAs são um campo mais específico

     

    Portanto, Letra C é a correta.

  • Art. 6º Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, de acordo com esta portaria serão denominados Unidade Básica de Saúde - UBS.

  • Programa Saúde da Família (PSF) – é uma estratégia de atendimento de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.

    Redes de Atenção à Saúde (RAS) – são os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS.

    Unidade Básica de Saúde (UBS) - é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

    Unidades de Pronto Atendimento (UPA) - é um dos Componentes da Rede de Atenção às Urgências.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html


  • QUESTÃO : PORTARIA 2017 :

    AÇÕES e SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA :

    UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) :

    GABARITO C ) .

  • Portaria de Consolidação nº 2 de 28.09.2017 - ANEXO XXII - Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) (Origem: PRT MS/GM 2436/2017)

     

    Art. 6º Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, de acordo com esta portaria serão denominados Unidade Básica de Saúde - UBS. (Revogado por consolidação)

    Parágrafo único. Todas as UBS são consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a RAS. (Revogado por consolidação)

    Art. 6º Os estabelecimentos de saúde que ofertem ações e serviços de Atenção Primária à Saúde, no âmbito do SUS, de acordo com o Anexo XXII, serão denominados: (Redação dada pela PRT GM/MS nº 397 de 16.03.2020)

    I - Unidade Básica de Saúde (UBS): estabelecimento que não possui equipe de Saúde da Família; (Redação dada pela PRT GM/MS nº 397 de 16.03.2020)

    II - Unidade de Saúde da Família (USF): estabelecimento com pelo menos 1 (uma) equipe de Saúde da Família, que possui funcionamento com carga horária mínima de 40 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população. (Redação dada pela PRT GM/MS nº 397 de 16.03.2020)

    Parágrafo único. As USF e UBS são consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a RAS. (Redação dada pela PRT GM/MS nº 397 de 16.03.2020)

    Art. 6º-A Aplicam-se à USF os dispositivos do Anexo I deste Anexo referentes à UBS, quando estes dispositivos dispuserem sobre estabelecimentos de saúde com equipe de Saúde da Família. (Redação dada pela PRT GM/MS nº 397 de 16.03.2020)


ID
2765593
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no seu Art. 3º, são princípios do SUS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) a serem operacionalizados na Atenção Básica:

Alternativas
Comentários
  • Alternattivas A, B e C são diretrizes da Pnab/17

  • São Diretrizes:

    a) Regionalização e Hierarquização:

    b) Territorialização;

    c) População Adscrita;

    d) Cuidado centrado na pessoa;

    e) Resolutividade;

    f) Longitudinalidade do cuidado;

    g) Coordenação do cuidado;

    h) Ordenação da rede; e

    i) Participação da comunidade.

  • Art. 3º São Princípios do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica:

    a) Universalidade;

    b) Equidade; e

    c) Integralidade.

  • São Princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica:

    - Universalidade - É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

    - Equidade – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

    - Integralidade - É o reconhecimento na prática dos serviços de que: cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade; as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas; as unidades prestadoras de serviço, com seus diversos graus de complexidade, formam também um todo indivisível configurando um sistema capaz de prestar assistência integral.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    http://www.planalto.gov.br

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html


  • LEI 8080

    CAPÍTULO II

    ART.7º AS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE E OS SERVIÇOS PRIVADOS CONTRATADOS OU CONVENIADOS QUE INTEGRAM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, SÃO DESENVOLVIDOS DE ACORDO COM AS DIRETRIZES PREVISTAS NO ART. 198 DA CF, OBEDECENDO AINDA OS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

    I - UNIVERSALIDADE DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM TODOS OS NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA;

    II - INTEGRALIDADE DE ASSISTÊNCIA, ENTENDIDA COMO UM CONJUNTO ARTICULADO E CONTÍNUO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PREVENTIVOS E CURATIVOS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, EXIGIDOS PARA CADA CASO EM TODOS OS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DO SISTEMA;

    III - PRESERVAÇÃO DA AUTONOMIA DAS PESSOAS NA DEFESA DE SUA INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL;

    IV- IGUALDADE DA ASSISTÊNCIA Á SAÚDE, SEM PRECONCEITOS OU PRIVILÉGIOS DE QUALQUER ESPÉCIE;

    V- DIREITO Á INFORMAÇÃO, AS PESSOAS ASSISTIDAS, SOBRE SUA SAÚDE;

    VI - DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO QUANTO AO POTENCIAL DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E A SUA UTILIZAÇÃO PELO USUÁRIO;

    VII - UTILIZAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA PARA O ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES, A ALOCAÇÃO DE RECURSOS E A ORIENTAÇÃO PROGRAMÁTICA;

    VIII - PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE;

    IX - DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, COM DIREÇÃO ÚNICA EM CADA ESFERA DE GOVERNO;

    A) ÊNFASE NA DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA OS MUNICÍPIOS;

    B) REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE;

    X- INTEGRAÇÃO EM NÍVEL EXECUTIVO DAS AÇÕES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO;

    XI - CONJUGAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS, TECNOLÓGICOS, MATERIAIS E HUMANOS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA Á SAÚDE DA POPULAÇÃO;

    XII - CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DOS SERVIÇOS EM TODOS OS NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA; E

    XIII - ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE MODO A EVITAR DUPLICIDADE DE MEIOS PARA FINS IDÊNTICOS;

    XIV - ORGANIZAÇÃO DE ATENDIMENTO PÚBLICO ESPECÍFICO E ESPECIALIZADO PARA MULHERES E VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMESTICA EM GERAL, QUE GARANTA, ENTRE OUTROS, ATENDIMENTO, ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO E CIRURGIAS PLÁSTICAS REPARADORAS.

  • QUESTÃO :

    PRINCÍPIOS DO SUS E DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE (RAS) a serem operacionalizados na : ATENÇÃO BÁSICA :

    GABARITO : D ) :

    U NIVERSALIDADE .

    I NTEGRALIDADE .

    E QUIDADE .