SóProvas



Prova UEMA - 2015 - UEMA - Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior


ID
4040056
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No livro Vidas Secas, tanto as dificuldades de interlocução de Fabiano como o silêncio que lhe é característico, relacionam-se à condição subalterna que a personagem vivencia em seu meio social. Essa relação é evidenciada no seguinte fragmento:

Alternativas

ID
4040110
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com o estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a produção agrícola brasileira apresentava, em 2011, índices de desenvolvimento acima da média mundial. Projeções mostram que, até 2022, a produção de grãos aumentará 22%, a de carne de frango, que se baseia na produção agrícola, poderá crescer 4,2% e deve liderar o ranking. O trigo, o milho, as carnes bovina e suína também aparecem nos resultados preliminares como produtos que vão puxar esse crescimento.

http://www.cidademarketing.com.br/. Adaptado.

O aumento da produção agrícola brasileira ocorreu pela incorporação de novas áreas e tecnologias. Os dois fatores que contribuíram para que a Região Centro-Oeste se transformasse em grande produtora de grãos são o tipo de clima e de plantio, respectivamente, indicados em


Alternativas

ID
4040113
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A degradação dos solos por diferentes fatores antrópicos tem provocado dois processos distintos, porém ambos têm deixado a base de sustentação dos biomas, os solos, sem condições suficientes à vegetação. Esses processos situam-se em biomas diferentes, distantes 2.200 quilômetros no sentido Norte-Sul.

Amazônia - http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/; Caatinga - ; Cerrado - ; Mata Atlântica - . Pampa – MMA.. Campos Sulinos, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Brasília: MMA, 2009.

Os processos de desertificação e de arenização ocorrem em determinados biomas, climas, regiões, devido a fatores antropogênicos que concorrem para sua ocorrência. Esses processos podem ser expressos, respectivamente, por

Alternativas

ID
4040125
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nunca o Brasil recolheu tanto imposto. Creio que a corrupção nunca foi tão alta. Alguma relação? Claro que sim! Os impostos financiam a corrupção. Esmagamos o nosso corpo, retorcemos a nossa estrutura para financiar a mordomia de poucos sortudos.
Isso sempre existiu em toda parte do mundo. No Brasil, então, é condição essencial para o convívio entre os agentes sociais. Entretanto, somos obrigados a conviver com um elemento muito particular nosso: o respeito às autoridades. Além de pagar imposto, o brasileiro sabe respeitar alguém que usa terno. Além do terno, tem a farda, a beca e o avental. O brasileiro sabe respeitar. Aí está o seu erro: a adulação às autoridades. Dizem que a autoridade só é autoridade para servir ao coletivo. Não existe autoridade sem função de serviçal.

http: congressoemfoco. uol.com.br/ autor/ rodolfo.

Com relação ao significado do respeito às autoridades, conforme o texto afirma, identificamos que a formação do povo brasileiro foi-se construindo por meio de práticas silenciosas com base no respeito. Decorre dessas práticas a intenção de formar cidadãos, caracterizando-os como

Alternativas

ID
4040131
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

(...) Uma opinião diversa da minha, um modo de se comportar oposto ao meu, obriga-me a refletir. Eu me questiono, o que enriquece minha maneira de ver, de pensar e de agir. Enfim, o outro me faz progredir e ajuda-me na construção de minha personalidade. Não se trata de aceitar, sem refletir, os modismos ou de ser um catavento girando aos quatro ventos. Trata-se, somente, de se abrir ao mundo exterior, de ficar atento aos outros; ou seja, de estar pronto a compreender, reagir, construir. O racismo somente será vencido quando nós soubermos dizer ao outro um “muito obrigado”, tanto maior quanto maiores forem as diferenças entre nós.

JACQUARD, Albert. Todos semelhantes, todos diferentes. São Paulo: Augustos, 1993.

Os seres humanos se percebem na relação social com o outro e esse outro, dentro de um possível, nos leva a refletir sobre o nosso modo de ser, de pensar e de agir. Na relação do eu – outro constrói-se

Alternativas

ID
4040137
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A incivilidade gourmet

(...) Em entrevista à Folha de S. Paulo, o sociólogo espanhol Manuel Castells chegou a tempo de enfiar o dedo nas escancaradas escaras da sociedade brasileira. (...) A imagem mítica do brasileiro simpático só existe no samba. Na relação entre pessoas, sempre foi violento. A sociedade brasileira não é simpática, é uma sociedade que se mata”. Continua a matéria, “para os leitores de Sergio Buarque de Holanda, o sociólogo espanhol apenas redescobre as raízes da sociedade brasileira plantadas nos terraços da escravidão, entre a casa-grande e suas senzalas. (...) Sob a capa do afeto, o cordialismo esconde as crueldades da discriminação e da desigualdade.”

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A incivilidade gourmet. Carta Capital, Ano XXI, Nº 854.

A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro teria como característica a cordialidade, sendo, ao contrário, preconceituoso e agressivo. As frases expressivas da arrogância discriminativa presente no cotidiano da sociedade brasileira estão indicadas em

Alternativas

ID
4040140
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos fenômenos sociais de destaque nos estudos sociológicos são as instituições sociais. Conceituadas como “toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo – ou seja, ela define regras e exerce formas de controle social”. Por isso, mudanças nas instituições sociais geralmente envolvem disputas entre conservadores e progressistas

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008.

situação que tem gerado disputa ideológica na sociedade brasileira tanto no discurso de senso comum como nas instâncias de poder, em virtude do processo de mudança na formatação da instituição social denominada de família, é

Alternativas

ID
4040143
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia como ciência foi criada no século XIX em um contexto marcado por “mudanças sociais” que demandavam explicações para a intervenção nos problemas detectados.
O tipo de sociedade que propiciou o surgimento da sociologia e a indicação de suas características são, respectivamente,

Alternativas

ID
4040146
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia, tradicionalmente, é a ciência que estuda a sociedade. Expressão abstrata, visto que não há uma definição precisa. Mas, a literatura indica que toda sociedade deriva de grupos sociais, compreendidos como “um agregado de seres humanos no qual (1) existem relações específicas entre indivíduos que o compreendem e (2) cada indivíduo tem consciência do próprio grupo e de seus símbolos”. É necessário, portanto, que haja interação e identidade entre os membros do grupo.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (editores). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008.

Um exemplo de grupo social é (são)

Alternativas
Comentários
  • Bem pensado, colega.

  • Pensei da seguinte forma: O Processo de socialização primária ocorre na família e na escola, logo a opção C é a correta.
  • Para que haja um grupo social é necessário ter ''interação social''.

    Neste caso, a única que há uma interação social é na escola, pois os indivíduos estão vivendo em um ambiente onde há trocas de experiências, trocas de culturas e etc.

    LETRA C

    APMBB


ID
4040149
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Hoje, tudo que chamam de “reformas” constitui de fato um conjunto de recuos sucessivos em matéria de direitos sociais, de proteção aos assalariados, com privilégios para os poderosos e prerrogativas ampliadas para o grande patronato. Isso provoca no povo uma rejeição de qualquer ideia de “reforma”, pois ele pressente que em nome dessa palavra mágica vão lhe pedir novos sacrifícios.

DION, Jack. A esquerda esqueceu do povo (entrevista). In: Carta Capital. Ano XXI. Nº 850.

O texto retrata a visão de uma corrente político-ideológica, que tende a exercer o controle sobre a sociedade, denominada de

Alternativas

ID
4040152
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Até meados de 1970, mais de dois terços de todas as sociedades do mundo poderiam ser consideradas autoritárias. Atualmente menos de um terço das sociedades é de natureza autoritária. A democracia não está mais concentrada nos países ocidentais, ela agora é defendida, ao menos em princípio, em muitas regiões do mundo.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Um exemplo de situação vivenciada em países democráticos é

Alternativas

ID
4040161
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um marceneiro tem como seu principal produto bancos de madeira, os quais são envernizados, antes da sua montagem, para melhor acabamento. Tais bancos são compostos pelo assento circular e quatro pernas de seção quadrada. O assento tem raio de 30cm e espessura de 5cm, enquanto as pernas têm 3cm de lado e 40cm de altura. Sabe-se que o verniz utilizado pelo marceneiro tem rendimento de 8m² , por litro, e é vendido, apenas, em latas de um litro.

Para envernizar toda a sua produção mensal, 40 (quarenta) bancos, a quantidade de latas de verniz a ser adquirida é de

Considere 1m² = 10000cm² e π = 3,14

Alternativas

ID
4040167
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para os jogos olímpicos que serão realizados no Brasil, em 2016, espera-se bater o recorde na prova de nado borboleta em piscina de 50m, alcançada no campeonato brasileiro, de 2012, no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade, a prova foi realizada em 22,76 segundos, quando César Cielo desenvolveu uma velocidade de, aproximadamente, 2,00m/s.

HTTP://tribunadonorte.com.br.

A velocidade empreendida pelo atleta na prova corresponde, em km/h, a

Alternativas

ID
4040170
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

CTB – Lei n° 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro


Art.65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.

http://www.jusbrasil.com.br.


O uso do cinto de segurança, obrigatório por lei, remete-nos a uma das explicações da Lei da Inércia, que corresponde à

Alternativas

ID
4040176
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os espaços públicos fazem uso de muitos aparelhos de ar condicionado, com vistas ao uso racional da energia-água. Sabendo-se que uma academia utiliza, na sua refrigeração, 10 aparelhos de ar condicionado, o proprietário deseja reaproveitar a água proveniente das unidades condensadoras para o consumo da água nos seus banheiros.

Cada aparelho utilizado na academia condensa um volume de 20 litros, por dia, com consumo, em média, de 120.000 litros de água por mês (adote mês de 30 dias).

O percentual de economia de água obtido com o reaproveitamento da água condensada ao final do mês e a quantidade de aparelhos de ar condicionado que garantiriam uma economia de, pelo menos, 3%, são, respectivamente,

Alternativas

ID
4040179
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Os eclipses solar e lunar são fenômenos astronômicos que ocorrem sob determinadas condições naturais. A época de ocorrência, a duração e as circunstâncias desses eclipses dependem da geometria variável do sistema Terra-Lua-Sol.

As fases da Lua em que ocorrem os eclipses solar e lunar, respectivamente, são

Alternativas

ID
4040182
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma das aplicações dos capacitores é no circuito eletrônico de um flash de máquina fotográfica. O capacitor acumula carga elétrica por um determinado tempo (alguns segundos) e, quando o botão para tirar a foto é acionado, toda carga acumulada é “despejada” sobre a lâmpada do flash, daí o seu brilho intenso, porém de curta duração.

Se nesse circuito houver um capacitor de dados nominais 315V e 100µF, corresponderá a uma carga, em coulomb, máxima, acumulada de

Alternativas

ID
4040185
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Biologia é uma ciência que estuda os seres vivos e explica os fenômenos ligados à vida e à sua origem. É de extrema importância para entender o funcionamento do nosso ecossistema, que, por sua vez, se torna essencial para a sobrevivência humana. A importância do conhecimento biológico pode ser percebida desde a base do que compõe o planeta Terra. Hoje, a Biologia está presente no nosso dia a dia e possui uma influência direta em tudo que está relacionado aos seres vivos, desde os mecanismos que regulam as atividades vitais até as relações que estabelecem entre si e com o ambiente em que vivem. Estudar Biologia consiste em adquirir conhecimentos de como o mundo se organiza, desde os níveis mais simples até os mais complexos. E assim, prever e mensurar os fenômenos que podem melhorar a existência na Terra, e, consequentemente, garantir a manutenção dos sistemas biológicos de forma sustentável.

PANIAGO, G.L. Descubra a importância da Biologia. https://www.portaleducacao.com.br

O texto faz referência à hierarquia de complexidade da organização biológica, cuja sequência correta é a seguinte:

Alternativas

ID
4040191
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os padrões e a frequência com que as infecções parasitárias, tais como malária e esquistossomose ocorrem em determinadas localidades dependem de interações complexas entre hospedeiros, parasitas e ambiente. A ação do homem dominando e alterando a natureza pode se constituir em fator de progresso e de melhoria da qualidade de vida, porém, também pode introduzir ou espalhar infecções parasitárias, minimizando ou até inviabilizando os efeitos benéficos sobre o bem-estar da população.

CHIEFF, P.P. Alterações ambientais e infecções parasitárias. Arq. Med. v.47, n.1. março de 2002. Adaptado.

Segundo o texto, as alterações ambientais provocadas pela atividade humana influenciam a incidência de infecções, pois

Alternativas

ID
4040194
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir para analisar as assertivas e responder à questão.

A fotossíntese é um processo físico-químico, em nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água para obter glicose através da energia da luz solar. A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes. Ao nos alimentarmos, parte das substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. Além do mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos aeróbicos.

A fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na Biosfera, essencial para a manutenção da vida na Terra, porém, muitos fatores do ambiente podem afetar as taxas de fotossíntese, limitando-as em diferentes regiões da Terra. 

Analise as assertivas a seguir.

I. A concentração de dióxido de carbono é geralmente o fator limitante da fotossíntese para as plantas terrestres, em geral, devido a sua baixa concentração na atmosfera, que é em torno de 0,04%.

II. Para a maioria das plantas, a temperatura ótima para os processos fotossintéticos está entre 30 e 38 °C. Acima dos 45°C, a velocidade da reação decresce, pois cessa a atividade enzimática.

III. A água é fundamental como fonte de hidrogênio para a produção da matéria orgânica. Em regiões secas, as plantas têm a água como um grande fator limitante.

IV. A disponibilidade de água e as temperaturas podem afetar a fotossíntese e modificar a morfologia foliar.

São corretas as assertivas

Alternativas

ID
4040197
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia a notícia que trata do transporte e da expansão do manganês.

A VLI, empresa especializada em operações logísticas, além de incentivar por meio do projeto “Trilhos Culturais – Jovens multiplicadores” a difusão de diversos conhecimentos em comunidades que ficam às margens das linhas férreas brasileiras, a promoção e a participação social em ações educativas, incluiu em suas atividades o transporte de manganês, pelo corredor Centro Norte. Este metal apresenta vários estados de oxidação em diferentes espécies, como por exemplo, MnCO3, MnF3, K3MnO4 e MnO4 -2 . O manganês é transportado da cidade paraense, Marabá, até o porto do Itaqui, passando pela estrada de ferro Carajás, e segue em navios para outras cidades do litoral brasileiro, como também, para a Europa, Ásia e Estados Unidos.

Jornal o Estado do Maranhão.

Os números de oxidação do manganês nas espécies relacionadas, no texto, respectivamente, são

Alternativas

ID
4040200
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia a notícia abaixo divulgada em jornal maranhense.

“Furto de fiação elétrica, telefônica, de internet e de TV causa prejuízos em São Luís”. São cabos de cobre e de alumínio, levados por bandidos que furtam não apenas as redes de telefonia, mas principalmente a rede elétrica. Esses materiais são visados por criminosos por causa do alto valor de venda no mercado.

Jornal o Estado do Maranhão. Adaptado.


Pode-se afirmar em relação às propriedades dos metais citados que

Alternativas

ID
4040203
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A indústria sucroalcooleira, considerada uma das principais responsáveis pela movimentação interna da economia, gerando bilhões de dólares, mantém os cortadores de cana de açúcar no país, em condição subumana e com vida útil equiparada à dos escravos. Cerca de 97% do que o Maranhão colherá em cana de açúcar, na atual safra 2015/2016, será destinado à produção de etanol (C2H5OH) anidro e hidratado. O etanol anidro é misturado à gasolina com um dos objetivos de aumentar sua octanagem, pois um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18), combustível automotivo, que, por meio da sua combustão, libera energia, permitindo que o carro entre em movimento.

Jornal o Estado do Maranhão. Adaptado.

Suponha que determinada gasolina seja composta de hidrocarbonetos com fórmula (C8H18). Nessas condições, as equações químicas que representam as reações de combustão completas do etanol e do octano, devidamente balanceadas, permitem afirmar que a combustão de

Alternativas

ID
4040206
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia a seguinte manchete recentemente veiculada em emissora de televisão nacional. “Combustível é uma substância que em contato com outra provoca uma reação química, produzindo energia que é liberada na forma de calor”.

PETROBRAS. Peça publicitária veiculada na TV Globo.

Não é simples definir energia, mas é fácil perceber sua existência. Nesse contexto, pode-se inferir que energia é a

Alternativas

ID
4040209
Banca
UEMA
Órgão
UEMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As atividades econômicas praticadas na região da Amazônia, tais como o garimpo, a extração de madeiras e os grandes projetos que demandam a exploração ambiental, são causas de impactos ambientais e de agravos à saúde, como desmatamento das barrancas dos cursos d’água, com o assoreamento dos rios, o descontrole das cheias e a escassez de caça e de pesca, e, no caso específico do garimpo, o mercúrio jogado nas águas pode ser posteriormente ingerido pelas pessoas, causando como efeito mais deletério as anomalias de formação de fetos humanos.

LIMA, Deborah e POZZOBON, Jorge. Estudos avançados, 19, 54, 2005.

Em relação às causas e às consequências do desmatamento é correto afirmar, com base no texto, que

Alternativas