SóProvas



Prova UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 07


ID
4214653
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O caldo de mandioca é um alimento que contém bastante carboidrato. Essa substância é bastante concentrada na raiz da planta, parte apreciada na culinária, sendo produzida pelo próprio vegetal.


Esse ser vivo, no processo de fabricação do carboidrato, retirou do ambiente

Alternativas
Comentários
  • toda planta armazena energia em forma de amido


ID
4214656
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma célula que apresenta material genético disperso no citoplasma e ausência de estruturas intracelulares, como mitocôndria, retículo endoplasmático e complexo de Golgi, pertence a

Alternativas

ID
4214662
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O albinismo é causado por um gene autossômico recessivo. A probabilidade do primeiro filho de uma mulher albina casada com um homem normal, heterozigoto, ser albino e do sexo feminino é de

Alternativas
Comentários
  • Autossômico recessivo (aa)

    Homem normal, heterozigoto (Aa)

    possibilidades | aA; aa; aA; aa

    Para ser albino deverá ser aa, logo, 50%

    Para ser do sexo feminino é 50%

    A (0,5) e F(0,5) = 0,25 = 25%

  • Gene do albinismo é recessivo.

    Mulher albina: aa

    Homem heterozigoto: Aa

    Cruzando: aa x Aa

    Aa; aa; Aa; aa. 2/4

    Probabilidade de ser do sexo feminino:

    1/2

    Multiplicando:

    2/4 • 1/4 = 2/8 = 1/4 (25%)


ID
4214665
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existe uma substância chamada de agente superfície - ativo ou simplesmente surfactante que é secretada para os alvéolos por células epiteliais localizadas nas paredes alveolares. Essa substância é importante, porque

Alternativas

ID
4214671
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando estamos em um ônibus em movimento, é muito comum sermos “jogados” para frente, quando o veículo é freado bruscamente. Essa tendência que temos de continuar com o mesmo movimento se deve

Alternativas
Comentários
  • O princípio da inércia (1 Lei de Newton) fala que um corpo tende a permanecer em repouso ou em m.r.u

  • Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

    Essa lei diz que, ao menos que haja alguma força resultante não nula sobre um corpo, esse deverá manter-se em repouso ou se mover ao longo de uma linha reta com velocidade constante. A Lei de Inércia também explica o surgimento das forças inerciais, isto é, as forças que surgem quando os corpos estão sujeitos a alguma força capaz de produzir neles uma aceleração. Por exemplo: ao pisar no acelerador do carro, um motorista pode sentir-se comprimido em seu banco, como se houvesse uma força puxando-o para trás. Na verdade, o que ele sente é a expressão de sua inércia, ou seja, a tendência que seu corpo tem de permanecer parado ou em velocidade constante.


ID
4214674
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Existem diferentes opções de produção de energia elétrica, e todas elas apresentam vantagens e desvantagens. Relacione, a seguir, as colunas que representam a forma de produção de energia elétrica com o impacto ambiental que ela provoca:


Forma de produção:

1. Usinas hidrelétricas.

2. Usinas termoelétricas.

3. Baterias.

4. Usinas termonucleares.


Impacto ambiental:

( ) Gases na atmosfera que aumentam o efeito estufa.

( ) Contaminação do solo, do ar e da água por radionuclídeos.

( ) Degradação do solo por materiais pesados.

( ) Alagamento de grandes áreas e mudança do ecossistema da região.


A seqüência correta dessa associação é:

Alternativas

ID
4214680
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sentados em volta de uma fogueira, assando mussarelas, duas amigas – Vega e Sirius – discutiam sobre a origem da energia irradiada pela combustão da madeira. Ao longo da conversa, as duas amigas fizeram as afirmativas abaixo. Classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

Vega: A energia que está sendo liberada pela combustão foi obtida pela árvore por meio da luz solar.

Sirius: A energia que está armazenada nessa mussarela também é proveniente da luz solar.


A classificação correta é:

Alternativas

ID
4214683
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil, a partir da década de 1990, inicia uma política de incentivos para que os carros passassem a utilizar o gás natural como fonte alternativa para os combustíveis como a gasolina e o álcool em virtude do baixo preço ocasionado pelo excedente de produção. Atualmente, aumentos sucessivos realizados pelo país fornecedor, resultaram no encarecimento e escassez desse gás aos consumidores.

Nesse contexto, constata-se que o país fornecedor é a ______________________, cuja produção é transportada por meio do _________________________.


As palavras que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O Brasil recorre à Bolívia, através de instalações que servem como veículos para o consumo nas regiões onde há necessidade, porém, sem oferta.

    Obs: Lembrar desse gasoduto, galera que vai prestar EsPCEx, principalmente.

    B

    EsPCEx 2022


ID
4214689
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em Franca, emprego em alta nos calçados


Na contramão de outras cidades que têm no calçado o principal eixo da economia, Franca (SP) viu crescer o número de empregos em 2012. Os dados revelam que o Rio Grande do Sul teve um decréscimo de 4,8%, enquanto o Ceará apresentou declínio de 2% e a Bahia de 10,5%. Em Franca o crescimento do nível de emprego gira na ordem de 4%. Empresários do setor garantem que se não fossem as vendas internas seria impossível aumentar os empregos, já que as exportações caíram 15% em setembro de 2012. O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca diz que a alta do imposto de importação dos sapatos chineses ajudou um pouco a indústria nacional, mas que é preciso mais. A alegação é que os países asiáticos estariam enviando partes dos sapatos para montagem no Brasil, livrando-se da alíquota de importação para o sapato completo.


Para lidar com a concorrência das importações asiáticas, a indústria brasileira de calçados tem empreendido ações com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • concentrar as vendas no mercado nacional e pleitear o aumento dos impostos de importação de calçados e partes de calçados originados da Ásia.

  • Como focar na exportação se ela deve um declínio de 15%? Elimina A

    Como estabelecer cooperação com a China se o Brasil aumentou as tarifas para a importação ? Elimina D

    " Empresários do setor garantem que se não fossem as vendas internas seria impossível aumentar os empregos," esse trecho entrega a resposta -> B

  • Pleitear->Defender.


ID
4214692
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quem anda pelas ruas de Mumbai, a capital econômica da Índia, não imagina que, por trás de tanta miséria, caos social e analfabetismo extremo, exista tanta tecnologia de ponta e coleções de Prêmio Nobel. A sede do IV Fórum Social Mundial foi, por si só, uma aula sobre os contrastes sociais do mundo moderno.

Lixo na rua, trânsito caótico, ausência de saneamento básico, desemprego em alta, enorme déficit habitacional, mais de 300 milhões de analfabetos... E ao mesmo tempo, como podem ter tecnologia de ponta em softwares, pesquisas avançadas na área de saúde, uma elite científica.

(Disponível em: http://www.confea.org.br/revista/materias/edicao_17/materia_11/materia.asp. Acesso em: 05/05/2007. Adaptado.)


Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, dizia que um conjunto de técnicas baseadas na ciência e uma determinada forma política de utilizar essas técnicas resultam na globalização perversa. É característica da indústria de alta tecnologia e contradição na vida social da Índia:

Alternativas
Comentários
  • É característica da indústria de alta tecnologia e contradição na vida social da Índia:

    Implantação de centros acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento / analfabetismo extremo.

  • a India possui pesquisas e desenvolvimenton tecnologico, porém, é extreamemente desigual


ID
4214695
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As ações de revitalização do centro de Belo Horizonte mudaram o cenário da região, que já convivia há alguns anos com imóveis vazios e com a atuação dos vendedores ambulantes. O centro voltou a ser atrativo, tanto para o comerciante, quanto para o consumidor, graças aos investimentos feitos na melhoria da região.

(http://goo.gl/36kCn. Acesso: 25/07/2012. Adaptado.)


Projetos de revitalização, como o de Belo Horizonte, mostram que a cidade é alvo de políticas urbanas que visam

Alternativas

ID
4214698
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fragmento de texto sobre a escravidão no Brasil.


A cada parcela quitada, o escravo coartado recebia um recibo que se mostrava particularmente útil principalmente no caso de falecimento do proprietário, quando então o libertando se via obrigado a comprovar que havia pagado regularmente os valores estabelecidos para sua coartação.

(GONÇALVES, A. As margens da liberdade: Estudo sobre a prática de alforrias em Minas colonial e provincial. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 228. Adaptado.)


Identifica-se no texto que os escravos no Brasil poderiam

Alternativas
Comentários
  • Creio que alguns conseguiam quitar porém eram muito pouco, os que mais chegava a conquistar sua liberdade era os escravos de ganho que eles vendiam coisas na rua e tinha parte do dinheiro da vendo, com isso eles quitavam pra conquistar a liberdade

  • coartado?????

  • Havia dois tipos de Carta de Alforria: as Cartas de Alforria pagas e as Cartas de Alforria gratuitas. As primeiras eram geralmente concedidas mediante pagamento parcelado. Assim, caso o escravo não conseguisse pagar alguma parcela, voltava a se tornar escravo do seu antigo senhor. O escravo também poderia pegar empréstimos com outras pessoas para quitar a dívida da carta de alforria como instituições benfeitoras, bancos e amigos. Poderia também trabalhar por conta própria a fim de conseguir o dinheiro para pagar a carta de alforria e esses trabalhos poderiam ser como barbeiro, vendendo doces e bolos, sapateiro, carregando materiais. Já as cartas que eram gratuitas eram utilizadas para libertar adultos e esses começavam a trabalhar com seus ex-proprietários, passando a ser um trabalhador assalariado. As crianças também eram libertadas

    fonte: https://www.infoescola.com/historia/carta-de-alforria/


ID
4214701
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo Angela de Castro Gomes, “JK foi quem melhor soube mobilizar a esperança como recurso do poder, combinando o desenvolvimento econômico para a democracia política na história do Brasil e na memória popular”.

(SCHMIDT, M. F. Nova História Crítica. S. P: Editora Nova Geração, 2007, p. 641.)


Juscelino Kubitschek, em sua campanha à presidência da República, usou um discurso baseado no lema “50 anos em 5”, ou seja, cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Para tanto, JK estabeleceu um Plano de Metas, baseado nos estudos realizados pela Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL –, direcionado para os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Priorizando os investimentos para modernizar o país, o governo de JK assumiu uma parceria do capital nacional com o capital estrangeiro, mudando, dessa forma, os rumos dos investimentos estatais, antes concentrados no setor de bens de capital, para o de bens de consumo duráveis, em particular a indústria automobilística e a eletrodoméstica. O governo de Juscelino foi apelidado de

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    JK - o presidente “Bossa Nova”

    Governo marcado por :

    1- Tentativa de pacificação política do país = anistia aos envolvidos na tentativa de golpe

    2- Ideologia do “ Desenvolvimentismo” - Crescimento e industrialização de 50 anos feitos em 5 anos de governo

    3- Prática do Desenvolvimentismo – PLANO DE METAS O Plano de Metas previa investimentos em energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.

    4-Proposta de interiorização do desenvolvimento – estradas de rodagem, hidrovias e novas cidades - construção de Brasília como símbolo ( Brasil moderno)

    5-Instalação de multinacionais principalmente ligadas ao setor automobilístico no sudeste

    6-Criação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste)e SUDAM ( Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia)

    bons estudos

  • LETRA C. O nacional-desenvolvimentismo estava ligado a ideia de que cabia ao Estado brasileiro ter o controle da indústria básica e a infraestrutura do país ficando outras áreas econômicas nas mãos da iniciativa privada.


ID
4214704
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1967, cresciam em todo o país movimentos de oposição ao regime militar, fazendo o governo decretar a Lei de Segurança Nacional, que previa

Alternativas
Comentários
  • ----> Lei de segurança nacional criada no governo do Castelo Branco

    Gab> B

  • GABARITO LETRA B- penas elevadas para qualquer cidadão que se opusesse ao regime.

    COMPLEMENTO

    Castello Branco também promulgou o AI-4, obrigando o Congresso a discutir e aprovar uma nova Constituição com características autoritárias. No último ano de seu mandato, em 1967, o presidente ainda editou uma nova Lei de Segurança Nacional (LSN). Com o pretexto de defesa da soberania, essa lei se transformou em um poderoso instrumento de controle e vigilância política sobre todos os setores da sociedade civil. Severas punições foram estabelecidas aos transgressores da LSN.

    FONTE: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-castello-branco-1964-1967-democracia-de-mentira.htm?cmpid=copiaecola

    ---------------------

    Lei de Segurança Nacional, que permitia ao regime julgar civis e decretar prisões e exílios sob o argumento de que ações contrárias ao poder representavam ameaça à segurança nacional. 

    FONTE: Castello Branco: biografia, governo e ditadura militar (guiaestudo.com.br)

    --------------------

    A Lei de Imprensa entrou em vigor em 14 de março de 1967. Um dia antes, porém, o Decreto-lei nº 314 abarcou-lhe parcialmente a matéria. Vários abusos de imprensa, alguns típicos, outros não, passaram para a égide dessa nova Lei de Segurança Nacional: divulgação de notícias falsas capazes de por em perigo o nome, a autoridade e crédito ou prestígio do Brasil; ofensa à honra do presidente de qualquer dos poderes da União; incitação à guerra ou à subversão da ordem político-social, à desobediência coletiva às leis, à animosidade entre as forças armadas, à luta entre as classes sociais, à paralisação dos serviços públicos, ao ódio ou à discriminação racial; propaganda subversiva; incitamento à prática de crimes contra a segurança nacional. Para julgamento de tais delitos passou a ser competente o foro militar. Tal quadro foi mantido e até agravado pelo Decreto-lei nº 510, de 20 de março de 1969, uma nova Lei de Segurança Nacional.

    FONTE:LEI DE IMPRENSA | CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (fgv.br)


ID
4214710
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O período conhecido como Idade Moderna caracterizou-se pelo desenvolvimento do comércio europeu, a expansão marítima e a instituição do tráfico intercontinental de escravos. Nessa época, enormes quantidades de populações de origem africana foram feitas escravas e levadas para trabalhar nas colônias americanas. A utilização da mão-de-obra escrava permitiu aos europeus acumularem riquezas, possibilitando o desenvolvimento de um novo sistema econômico conhecido como

Alternativas
Comentários
  • O texto nos remete ás práticas mercantilistas, ou seja, capitalismo mercantil.

    Resposta letra A


ID
4214713
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apaga o fogo, Mané

(Adoniran Barbosa)

Inês saiu dizendo

que ia comprar um pavio

pro lampião


Anoiteceu e ela não voltou

Fui pra rua feito louco

Pra saber o que aconteceu

Procurei na Central

Procurei no Hospital e no xadrez

Andei a cidade inteira

E não encontrei Inês


Voltei pra casa triste demais

O que Inês me fez não se faz

E no chão bem perto do fogão

encontrei um papel

escrito assim:

“Pode apagar o fogo, Mané, que eu não volto mais”.

(http://goo.gl/BYWps. Acesso: 24/12/2012. Adaptado.)


Tendo-se em vista a linguagem usada, o bilhete reproduzido no texto está inserido em

Alternativas

ID
4214719
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

UM CÃO, APENAS

Subidos, de ânimo leve e descansado passo, os quarenta degraus do jardim — plantas em flor, de cada lado; borboletas incertas; salpicos de luz no granito —, eis-me no patamar. E a meus pés, no áspero capacho de coco, à frescura da cal do pórtico, um cãozinho triste interrompe o seu sono, levanta a cabeça e fita-me. É um triste cãozinho doente, com todo o corpo ferido; gastas, as mechas brancas do pêlo; o olhar dorido e profundo, com esse lustro de lágrima que há nos olhos das pessoas muito idosas. Com um grande esforço acaba de levantar-se. Eu não lhe digo nada; não faço nenhum gesto. Envergonha-me haver interrompido o seu sono. Se ele estava feliz ali, eu não devia ter chegado. Já que lhe faltavam tantas coisas, que ao menos dormisse: também os animais devem esquecer, enquanto dormem... Ele, porém, levantava-se e olhava-me. Levantava-se com a dificuldade dos enfermos graves: acomodando as patas da frente, o resto do corpo, sempre com os olhos em mim, como à espera de uma palavra ou de um gesto. Mas eu não o queria vexar nem oprimir. Gostaria de ocupar-me dele: chamar alguém, pedir-lhe que o examinasse, que receitasse, encaminhá-lo para um tratamento... Mas tudo é longe, meu Deus, tudo é tão longe. E era preciso passar. E ele estava na minha frente inábil, como envergonhado de se achar tão sujo e doente, com o envelhecido olhar numa espécie de súplica. Até o fim da vida guardarei seu olhar no meu coração. Até o fim da vida sentirei esta humana infelicidade de nem sempre poder socorrer, neste complexo mundo dos homens. Então, o triste cãozinho reuniu todas as suas forças, atravessou o patamar, sem nenhuma dúvida sobre o caminho, como se fosse um visitante habitual, e começou a descer as escadas e as suas rampas, com as plantas em flor de cada lado, as borboletas incertas, salpicos de luz no granito, até o limiar da entrada. Passou por entre as grades do portão, prosseguiu para o lado esquerdo, desapareceu. Ele ia descendo como um velhinho andrajoso, esfarrapado, de cabeça baixa, sem firmeza e sem destino. Era, no entanto, uma forma de vida. Uma criatura deste mundo de criaturas inumeráveis. Esteve ao meu alcance; talvez tivesse fome e sede: e eu nada fiz por ele; ameio, apenas, com uma caridade inútil, sem qualquer expressão concreta. Deixei-o partir, assim humilhado, e tão digno, no entanto: como alguém que respeitosamente pede desculpas de ter ocupado um lugar que não era seu. Depois pensei que todos nós somos, um dia, esse cãozinho triste, à sombra de uma porta. E há o dono da casa, e a escada que descemos, e a dignidade final da solidão.

(Cecília Meireles. Janela mágica. São Paulo: Moderna, 1988.)


Entre as palavras e expressões destacadas no texto, estão listadas abaixo aquelas que se referem ao cãozinho:

I. “Eu não lhe digo nada (...)”.

II. “Deixei-o partir, assim humilhado (...)”

III. “(...) um cãozinho triste interrompe seu sono (...)”.

IV. “Até o fim da vida sentirei esta humana infelicidade (...)”.

V. “Gostaria de ocupar-me dele: chamar alguém, pedir-lhe que o examinasse (...)”.


Os trechos em que as expressões negritadas referem-se apenas ao cãozinho são

Alternativas

ID
4214722
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere a concordância nas seguintes frases:


I. A moça usava uma saia verde-clara.

II. Muito-obrigada, disse ela, meia confusa.

III. Eles mesmo foram enganados pela espertinha.

IV. Fomos nós quem pintamos a casa, mas fui quem pintou o muro.


São corretas apenas as frases:

Alternativas

ID
4214728
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A média das idades de um grupo com N pessoas é 25 anos. Com a entrada de mais uma pessoa no grupo, a nova média passou a ser de 26 anos. Determine a idade do novo integrante em função de N.

Alternativas
Comentários
  • Média simples  Σxi/N= X

    media antiga = 25

    •  Σxi/N = 25

    entrou mais uma pessoa no grupo N, isto é, N +1, levando a nova media ter um valor de 26. Nessa entrada de uma pessoa, o somatório das idades foi acrescida da idade da nova pessoa, que vou chamar de y. A formula ficara:

    •  Σxi + y/N+1 = 26

    calculando a primeira equação para isolar o  Σxi

     Σxi=25N. Inserindo na segunda equação temos:

    (25N+ Y)/N + 1 = 26

    25N + Y= 26N + 26

    isolando o Y para achar a relação da nova idade, temos:

    Y=N + 26

    letra B)


ID
4214734
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Do conjunto de todas as permutações das letras da palavra PONTA, retira-se uma, ao acaso. Qual é a probabilidade de se retirar uma palavra que começa e termina com vogal?

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, é necessário fazer o anagrama que será 5!=120 possibilidades ,em seguida procure a restrição que o problema propõe

    O 3 2 1 A=6 (multiplique por 2 , pois poderia começar por A e terminar com O)

    (o 3 2 1 seria a quantidade de letras q vc poderia colocar em cada espaço, ou seja, depois do O poderia ser P,N ou T e assim por diante )

    Portanto,

    12/120=1/10

    GAB B


ID
4214737
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Num fim de semana, um cinema exibiu dois filmes de gêneros diferentes, um romance e uma comédia. De um grupo de pessoas entrevistadas, que assistiram a pelo menos um dos filmes, 45 assistiram ao filme de romance, 50 ao de comédia e, destes, 15 assistiram a ambos. O número de pessoas entrevistadas é

Alternativas
Comentários
  • Romance = 45

    Comédia = 50

    Ambos = 15

    Então a intersecção é 15:

    45 - 15 = 30

    50 - 15 = 35

    Soma tudo para saber a quantidade de que pessoas que assistiram pelo menos um dos filmes:

    35 + 30 + 15 = 80

    Gab: B

  • Se for possível, SEMPRE comece pela intersecção.


ID
4214740
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O posto de combustível ABASTECER vendia o litro da gasolina por R$1,00. Hoje vende o litro da gasolina por R$2,50. Qual foi a porcentagem de aumento que o posto ABASTECER aplicou no preço do litro da gasolina?

Alternativas
Comentários
  • o valor do aumento percentual pode ser dado pela divisão entre o valor final pelo valor inicial subtraido de 1.

    Vf/Vi - 1 = Aumento percentual em decimal

    Vf aqui foi 2,5

    Vi foi 1

    2,5/1 - 1 = 1,5 de aumento percentual em decimal, como ele quer na forma escrita percentual, multiplica por 100.

    1,5 * 100 = 150%

  • Se tivesse um aumento de 100%, o preço ficaria 2,00. Como o preço ficou 2,50, só é possível ter aumentando 150%. Caso você não se sinta seguro resolvendo dessa maneira, dá para resolver rápido calculando também.

    Alternativa C.


ID
4214743
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os sólidos covalentes são formados por redes de ligações covalentes que podem assumir uma estrutura em camadas ou tetraédrica.


As ligações covalentes são formadas

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que na ligação iônica tem o papel fundamental de ter o compartilhamento de eletróns seguindo então a regra do octeto

  • Ligação covalente compartilha elétrons


ID
4214746
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água oxigenada é utilizada como agente antisséptico devido à produção de gás oxigênio na sua decomposição, que ocorre conforme a equação


2H2O2(l) → 2H2O(l) + O2(g)


Essa equação indica que a espécie ganhadora de elétrons é

Alternativas
Comentários
  • Alguém podem explicar?

  • quem perde o oxigenio, reduz

    se reduz, ganha eletrons


ID
4214749
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O suco gástrico, presente no nosso sistema digestivo, contém ácido clorídrico (HCl), necessário para promover a digestão dos alimentos. No entanto, quando está em excesso, causa a chamada azia. Para aliviá-la, é comum a ingestão de alguns antiácidos, como bicarbonato de sódio (NaHCO3l) e leite de magnésia à base de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2. Esses antiácidos

Alternativas
Comentários
  • Pois são bases, diminuindo a acidez.

  • E o que acontece quando ingerimos um antiácido estomacal? O princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que a base Mg (OH) – hidróxido de magnésio. Ela tem a função de neutralizar o meio ácido de seu estômago, daí o alívio imediato. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg (OH).


ID
4214752
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os detergentes sintéticos atuam da mesma forma que os sabões na limpeza de utensílios engordurados. A diferença está na estrutura molecular. Enquanto os sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa e linear CH3(CH3)16COONa, os detergentes sintéticos apresentam a fórmula


CH3(CH2)10CH2OSO3H.


A similaridade de atuação entre os sabões e os detergentes ocorre porque eles

Alternativas
Comentários
  • O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de . Assim, elementos como a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados.

    Assim como os sabões, os detergentes sintéticos são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo polar em uma de suas extremidades. Da mesma forma que o sabão, o detergente é um  - quem dá a ele essas propriedades costumam ser os sais de ácidos sulfônicos. Atualmente, existem muitos outros tipos de detergentes com estruturas diferentes, mas que, invariavelmente, possuem uma longa cadeia apolar e uma extremidade polar.

    No caso do detergente, os tensoativos sintéticos vêm do petróleo e podem ou não ser biodegradáveis

    Para um maior poder de limpeza do detergente são adicionados agentes sequestrantes e quelantes. Estes  retiram os íons de cálcio e magnésio que estão presentes na água e que podem reduzir a ação do detergente. Se o detergente não tivesse estes compostos, o tensoativo reagiria com os íons de magnésio e de cálcio que estão em excesso, formando um sal insolúvel. Desta maneira, impediriam uma boa lavagem.


ID
4214755
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uso do ácido acetil salicílico como princípio ativo de medicamentos analgésicos é bastante comum. Ao ser ingerida, essa substância se dissocia no estômago, em uma reação que apresenta equilíbrio químico. A equação abaixo representa a reação de dissociação do ácido acetil salicílico, cuja fórmula é representada de forma simplificada por HAs.


HAs(aq) ⇌ H+ (aq) + As- (aq).


O organismo humano absorve apenas a forma dissociada dessa substância, sendo o íon As- o responsável pelo efeito analgésico.

O procedimento que acelera a absorção do medicamento pelo organismo é

Alternativas