SóProvas



Prova UFSJ - 2015 - UFSJ - Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais


ID
1638898
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o Parágrafo único do Art. 2º da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, nos processos administrativos, no âmbito da Administração Pública, diversos critérios serão observados.

Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que NÃO se refere a um critério a ser observado nos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Art. 2º XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

  • e a SUM 21 ?

  • Súmula Vinculante 21, STF

    É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.

    Precedente Representativo

    "Ementa: (...) A exigência de depósito ou arrolamento prévio de bens e direitos como condição de admissibilidade de recurso administrativo constitui obstáculo sério (e intransponível, para consideráveis parcelas da população) ao exercício do direito de petição (CF, art. 5º, XXXIV), além de caracterizar ofensa ao princípio do contraditório (CF, art. 5º, LV). A exigência de depósito ou arrolamento prévio de bens e direitos pode converter-se, na prática, em determinadas situações, em supressão do direito de recorrer, constituindo-se, assim, em nítida violação ao princípio da proporcionalidade. Ação direta julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade do art. 32 da MP 1699-41 - posteriormente convertida na Lei 70.235/72." (ADI 1976, Relator Ministro Joaquim Barbosa, Tribunal Pleno, 28.3.2007, DJ de 18.5.2007)

  • Gabarito C

     

    Atenção ao enunciado, ele pede conforme o Parágrafo único do Art. 2º da Lei nº 9.784 e não conforme súmula.

  • XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;


ID
1638901
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considere os itens a seguir que, de acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, indicam o que é vedado ao servidor público.

I. Usar cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

II. Exercer atividade no setor privado.

III. Utilizar avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

IV. Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

V. Iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

  • Letra B

    I. é Vedado -> Usar cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

    II. Não configura vedação o Exercício de atividade no setor privado.

    III. é vedado se o servidor não Utilizar avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

    IV. Jamais pode ser desviado servidor público para atendimento a interesse particular.

    V. Em nenhuma hipótese dever ser  Iludido ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.



ID
1638904
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando o expresso no Decreto nº 1.171/94, assinale cada afirmativa a seguir como certa (C) ou errada (E).

( ) O servidor público não pode omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

( ) O servidor público deve zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

( ) Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público apenas aquele que, por força de lei, preste serviço de natureza permanente e esteja ligado diretamente a qualquer órgão do poder estatal.

( ) A ética no serviço público exige do servidor uma conduta não apenas de acordo com a lei, mas, também, com os valores de justiça e honestidade.

( ) É proibido ao servidor público, no ambiente de trabalho, usar símbolos que destaquem sua crença religiosa.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


    ( V ) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;


    ( F) Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.


    ( V ) O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


    ( F ) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

  • Questão passível de ser anulada, pois o servidor público presta serviço de natureza  permanente, temporária ou excepcional. Na alternativa, não menciona as demais qualidades.

  • Oi Lucas! 

    Realmente, para fins do decreto é permanente ou temporária. Porém, o erro não está no fato da frase estar incompleta e sim na palavra "apenas". Quando a banca faz isso, está excluindo qualquer outra menção implícita vigente no decreto.

    "Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público apenas (caráter excludente) aquele que, por força de lei, preste serviço de natureza permanente e esteja ligado diretamente a qualquer órgão do poder estatal."


    Espero ter colaborado.

  • Gab. D

    Lucas Andrade, anulada por quê? 

    A alternativa (a qual você se refere) foi dada como errada justamente por ter usado o "apenas" e ter considerado servidor público aquele que somente preste serviço de natureza permanente. 

     


ID
1638907
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Consuelo Seixas, aprovada no concurso público da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), teve sua portaria de nomeação publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de agosto de 2014. No dia 6 de agosto do mesmo ano, recebeu correspondência da Instituição com as informações e documentos necessários para sua posse.

Considerando a situação e o expresso na Lei nº 8.112/90, é CORRETO afirmar que a posse de Consuelo Seixas deveria acontecer até o dia:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    Art. 13  § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.
  • Nomeação------------30 dias------------posse----------15dias --------------exercicio

                             Se não tomar posse                       caso não entre em exercicio

                          o ato de nomeação se torna                      será exonerado

                           sem efeito


ID
1638910
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere os casos a seguir.

Caso 1. João Pinheiro é servidor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), estando lotado no Campus Sete Lagoas. Com a proximidade de seu casamento com Luana, que reside e trabalha na cidade de Belo Horizonte, João deseja ir trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha.

Caso 2. Margarida Dias é servidora efetiva há 10 anos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), estando lotada no Campus Dom Bosco, na cidade de São João del-Rei. Ultimamente, Margarida está querendo ir trabalhar no Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ, em Divinópolis, porque seu marido conquistou um emprego nessa cidade.

Nesse contexto e em conformidade com o expresso na Lei nº 8.112/90, eles devem requerer, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos

  • Questão sem resposta. Nos dois casos pode acontecer a remoção. Em nenhum dos casos cabe redistribuição. Não houve deslocamento de cargo e a redistribuição só se dá ex ofício. 

  • acertei por eliminação..

  • acho que os dois casos seriam de remoção

  • Esta questão deveria ser anulada por conta da primeira situação hipotética! 

  • Nos dois casos houveram mudanca de sede sem que haja mudanca de cargo....

    Os dois sao REMOCAO! Esta questao deveria ser anulada!

  • QUESTÃO ERRADA,MAS FILHO FAÇA O Q A BANCA QUER!

    caso 1 :deslocamento para outro órgão.........redistibuição

     

    caso 2:deslocamento Mesmo quadro.......reMoção

  • Outro detalhe é  que a redistribuição somente se dá, de oficio, ele nao tem que querer nada

     

    NAO TEM TRANSFERENCIA NA LEI 8.112 ENTÃO NÃO TEM COMO ERRAR ESSA QUESTÃO, POR MAIS MAL FORMULADA QUE ESTEJA

  • "Margarida está querendo ir trabalhar"... Foi um atendente de telemarketing quem elaborou essa questão?! Muito mal formulada! Ambos os casos são de remoção; redistribuição não pode ser a pedido do servidor!
  • Nunca vi uma questão tão imbecil quanto esta. 

  • Questão absurda, deveria ter sido anulada!

  • Desde quando se "requisita" uma redistribuição? Já que a redistribuiçao é de ofício da adm...
    Uma banca merd@ dessas merecia ficar, no mínimo, cinco anos sem poder fazer concurso.

  • Questão totalmente sem noção, cabe remoção nos dois casos:

    Pra nunca mais esquecer, tudo sobre remoção:

    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE

  • Péssima questão.

    Os dois casos são hipóteses de remoção, trata-se de remoção a pedido, a critério da administração (art. 36, parágrafo único, inciso II da Lei 8.112/90), pois se concedida pela Administração, se dará com deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com mudança de sede, no primeiro caso, e sem mudança de sede, no segundo.

  • Só acho que as pessoas deveriam tentar interpretar melhor a questão e/ou ler comentários antes de sair dizendo que é uma "péssima questão".

  • Eles não anularam essa questão obviamente errada, pois no primeiro caso NAO CABE REDISTRIBUIÇÃO.

     

    Segundo L 8112/90 art.37. §1º . A REDISTRIBUIÇÃO OCORRERÁ EX OFFICIO ( a administração que faz por obrigação e regimento ). Então como o servidor vai solicitar ? 

     

    Se eu ficasse por uma questão nessa prova entraria com ação juducial, em regra, o Judicário não pode intervir em questões de concurso pôs as comissões examinadoras organizam e avaliam as provas com discricionariedade técnica” (REsp 11211, DJU 26/09/94).

     

    Mas o  STJ, todavia, abrandando o rigor da exegese limitativa que predomina nos seus arestos, firmou precedente segundo o qual, na hipótese de erro material, “considerado aquele perceptível primo ictu oculi, de plano, sem maiores indagações, poder o Poder Judiciário, excepcionalmente, declarar nula questão de prova objetiva de concurso público(REsp 722586/MG, DJ de 3/10/2005).

     

    GABARITO: ''NAO TEM''

  • É por eliminação mesmo... a única que cabe, como menos errada, é a B.


ID
1638913
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à fixação da jornada de trabalho dos servidores públicos, a Lei nº 8.112/90 estabelece, como regra geral, que a duração máxima do trabalho semanal será de:

Alternativas
Comentários
  • gab C

         Art. 19. Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. 
  • Questão interessante.

    Servidores públicos: 40 horas semanais.

    Pessoas normais: 44 horas semanais


ID
1638916
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, analise as seguintes afirmativas a respeito dos princípios fundamentais e dos direitos e garantias fundamentais.

I. Um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

II. O registro civil de nascimento e a certidão de óbito são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei.

III. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

IV. A prática de racismo, a prática de tortura e o terrorismo constituem crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

V. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou de prévio aviso às autoridades, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. 


    I - Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;


    II -  LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei:

    a) o registro civil de nascimento;

    b) a certidão de óbito

    XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado

  • I. Um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. CORRETA

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
    II - garantir o desenvolvimento nacional;
    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
    V - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    II. O registro civil de nascimento e a certidão de óbito são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei. CORRETA

    art. 5º, inciso LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei:
    a) o registro civil de nascimento;
    b) a certidão de óbito;

    III. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. CORRETA
    Art.5º, inciso XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;


    IV. A prática de racismo, a prática de tortura e o terrorismo constituem crimes inafiançáveis e imprescritíveis. ERRADA.
    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
    - Racismo: inafiançável e imprescritível
    - Tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins,terrorismo e crimes hediondos (T T T H): inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia.
    - Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático: inafiançável e imprescritível

    V. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou de prévio aviso às autoridades, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local. ERRADA
    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

    Gabarito: A
  •  Repassando a dica de um colega:


    CRIMES INAFIANÇÁVEIS E IMPRESCRITÍVEIS

    Art. 5 - XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.


    Lembrando que:

    Crimes imprescritíveis -    Racismo e Ação de Grupos Armados.

    Crimes insuscetíveis de graça e anistia -  Tráfico, Terrorismo, Tortura e Hediondos. 

    Crimes inafiançáveis  (soma-se os dois acima)   -  Racismo, Ação de Grupos Armados, Tráfico, Tortura, Terrorismo e Hediondos.

    MNEMÔNICO

    Imprescritível: É a RAÇÃO - Racismo; ação de grupos armados.

    Insuscetível de graça  ou anistia: 3TH

    Inafiançáveis: Todos

  • O item 5 está errado pois para reuniões em locais públicos faz-se necessária a informação da mesma junto às autoridades.

    Se o item está errado, logo a alternativa que concorda com isso é a LETRA A.

  • RA é imprescritível. 


    R= RACISMO


    A=AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS


    Inafiançáveis: 
    3T, HRA = Tortura,Tráfico, Terrorismo, Hediondos, Racismo, Ação de grupos armados.

    Imprescritíveis:
    RA = Racismo, Ação de grupos armados.


    Insuscetíveis de graça ou anistía e indulto:
    3TH = Tortura, Tráfico, Terrorismo e Hediondos.

    Hediondos: 
    1 - Homicídio (Simples ñ):
            1.2 - Qualificado. 
            1.3 - Praticado por grupo de extermínio;
    2-  Latrocínio;
    3 - Extorsão: 
             3.1 - Qualificada.
             3.2 - Qualificada pela morte.
             3.3 - mediante sequestro;
    4 - Estupro:
             4.1 - Comum.
             4. 2- De vulnerável;
    5 - Epidemia com resultado morte;
    6 - Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapeuticos ou medicinais;
    7 - Genocídio.
    Equiparados: 3T

  • Boa questão !!

  • boa questao 

  • GABARITO: A

    I - CERTO: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    II - CERTO: LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certidão de óbito;

    III - CERTO: XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado; 

    IV - ERRADO: XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;  XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;  

    V - ERRADO: XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

  • Só tome cuidado, pois o registro civil, hoje, alcança a todos.

  • Imprescritível: É a RAÇÃO - Racismo; ação

    de grupos armados.

    Insuscetível

    de graça ou anistia: 3TH

    Inafiançáveis: Todos

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais assegurados na Constituição Federal. Nesse sentido, vejamos as assertivas comentadas:

    I. CORRETO. A Constituição tem como um de seus OBJETIVOS FUNDAMENTAIS a ERRADICAÇÃO da pobreza/marginalização e a REDUÇÃO das desigualdades sociais e regionais (até porque isso é impossível numa sociedade capitalista). Vejamos o art. 3º, III, da CF:

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    [...] III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    II. CORRETO. Aos RECONHECIDAMENTE POBRES é concedida a gratuidade no registro civil de nascimento e na certidão de óbito. Vejamos o art. 5º, LXXVI, Constituição Federal:

    Art. 5º [...] LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: 

    a) o registro civil de nascimento;

    b) a certidão de óbito;

    III. CORRETO. A TODOS é assegurado o direito de receber INFORMAÇÕES de interesse PARTICULAR, COLETIVO ou GERAL, à EXCEÇÃO daquelas cujo SIGILO seja INDISPENSÁVEL à segurança da sociedade/do Estado, senão vejamos:

    Art. 5º [...] XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;                    

    IV. FALSO. Há disposição legal expressa na Constituição Federal determinando que o RACISMO É CRIME INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL (art. 5º, XLII, CF). 

    Art. 5º. [...] XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; [...]

    Tanto a tortura quanto o terrorismo, ainda que crimes INAFIANÇÁVEIS, NÃO são imprescritíveis. Por outro lado, são INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA OU ANISTIA. (Art. 5º, XLIII, CF):

    Art. 5º. [...] XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

    V. FALSO. Há previsão legal do direito de reunião INDEPENDENTEMENTE de autorização, devendo apenas haver COMUNICAÇÃO PRÉVIA da autoridade competente. (art. 5º, XVI, CF).

    Art. 5º. [...] XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    Dessa forma, vejamos as alternativas comentadas abaixo:

    a) CORRETO.

    b) ERRADO. IV e V são falsas.

    c) ERRADO. V é falsa.

    d) ERRADO. IV e V são falsas.

    GABARITO: LETRA “A”

  • Gabarito: letra A.

    I - Certo.

    II - Certo.

    III - Certo.

    IV - Errado. Imprescritíveis: Racismo e ação de grupos armados. Tortura e terrorismo não é imprescritível.

    V - Errado. Precisa de aviso prévio.


ID
1638919
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com seu Estatuto, são objetivos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:

    Art. 5o São objetivos da UFSJ:
    I. estimular o desenvolvimento do espírito científico e da reflexão crítica;
    II. incentivar a pesquisa científica e tecnológica e a produção cultural;
    III. promover ampla divulgação dos conhecimentos culturais, científicos e
    técnicos, tanto aqueles que constituem patrimônio da humanidade, quanto os
    produzidos pela Universidade Federal de São João del-Rei;
    IV. incentivar o permanente aperfeiçoamento científico, cultural e profissional.


ID
1638922
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme o Art. 43 do Regimento Geral da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Colegiado de Curso de graduação é o órgão responsável pela fixação das diretrizes didático-pedagógicas do curso, bem como pela definição do perfil acadêmico-profissional do estudante.

Compõem o Colegiado de Curso de graduação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 44. O Colegiado de Curso de graduação é composto:

    I – pelo coordenador de curso que a ele preside;

    II – pelo vice-coordenador de curso;

    III – por três docentes do curso;

    IV – por um discente do curso, indicado pelo órgão representativo e, na falta desse órgão, eleito pelos seus pares.

    Parágrafo único. Os docentes a que se refere o inciso III deste artigo são:

    a) docentes do curso no semestre ou que o foram no semestre anterior e

    b) eleitos pelos docentes que ministram aulas no semestre em curso


ID
1638925
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) possui Pró-reitorias, que são órgãos auxiliares da Reitoria, e seus titulares são designados e empossados pelo reitor para exercerem suas funções em cargo de confiança.

Considerando o Estatuto e o Regimento Geral da UFSJ, analise as afirmativas a seguir e assinale-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A UFSJ possui atualmente sete Pró-reitorias, sendo que a composição e as competências de cada uma delas estão especificadas no Regimento Geral e em regimentos próprios.

( ) A Comissão Permanente de Licitação encontra-se subordinada à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

( ) Ao pró-reitor de Ensino compete, entre outros, coordenar programas de fomento, intercâmbio e divulgação da graduação e de pesquisas.

( ) O pró-reitor de Administração tem como uma de suas competências gerenciar os recursos humanos de sua Pró-reitoria, propondo programas de treinamento para os seus servidores.

( ) Executar o controle sistêmico das operações de processamento de dados para a elaboração da folha de pagamento dos servidores é atribuição do próreitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Assinale a opção que contempla a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
1638928
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Analise o trecho a seguir e preencha as lacunas.

A Libras é uma língua usada pela comunidade surda e ouvinte (amigos, família e profissionais). O Brasil conta com aproximadamente 5.750.805 pessoas surdas e desse total pode-se afirmar que 90% são usuários da Libras, uma língua reconhecida como nacional pela Lei nº ____________ e regulamentada pelo Decreto nº ____________ .

Assinale a opção que contempla CORRETAMENTE o preenchimento das lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta (B)  -Legislação específica na área de surdez: Lei nº 10.436/2002-

    DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

  • Qual a utilidade desse tipo de questão? Aff


ID
1638931
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

O precursor nas pesquisas sobre Línguas de Sinais foi J. B. Bulwer, que editou um livro sobre a Língua de Sinais inglesa: Cherologic: or the natural language of the hand London R. Whitaker. Posteriormente, também na Inglaterra, em 1895, foi publicado outro livro: The sign of Language of the deaf and dumb, de R. W. Nevins. Nos Estados Unidos, a primeira publicação foi de iniciativa dos surdos, em 1848: os Annals of the Deaf, que reuniram, durante séculos, um inventário da cultura surda americana. Ainda em 1878, foi publicado também o artigo “Thinking in words and gesture”, de E. Booth, nos Annals of the Deaf 23. 

Após um longo período sem pesquisa nessa área, talvez devido à tradição oralista, nos Estados Unidos, iniciaram-se as pesquisas propriamente linguísticas sobre a American Sign Language (ASL), com:

Alternativas

ID
1638934
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

A Língua de Sinais, por ser uma língua espaço-visual, tem características próprias que a tornam diferenciada das línguas orais. Sua característica principal é o uso do espaço físico para a realização das relações gramaticais.

Com relação ao uso do espaço, há várias formas de determinar os pontos estabelecidos. O mais comum é a apontação explícita envolvendo referentes presentes e não presentes.

É INCORRETO afirmar que, em relação aos referentes:

Alternativas

ID
1638937
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

A Língua de Sinais é uma língua de modalidade espaço-visual. Sua informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos.

Assinale a opção que NÃO corresponde ao significado da Língua de Sinais.

Alternativas

ID
1638940
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir em relação à Língua de Sinais e sua estrutura gramatical.

I. Segundo Quadros e Karnopp (2004), a fonologia procura determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais e pretende estabelecer os padrões possíveis de combinação entre as unidades e as variações no ambiente fonológico.

II. No que se trata de Incorporação de Numeral, na Libras, as unidades mínimas podem se combinar para criar novos significados. Os números de 0 a 9 são expressos por sinais monomorfêmicos. Entretanto, a Configuração de Mão (CM), que aceita a incorporação de numeral, pode ser mudada até o nº 4. Acima disso, o sinal é articulado separadamente.

III. Na Incorporação da Negativa na Língua Brasileira de Sinais, o item a ser negado não passa por alterações em um dos parâmetros.

A respeito das afirmativas acima, conclui-se que:

Alternativas

ID
1638943
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Dentre as opções a seguir, a que contempla as palavras que têm a mesma configuração de mãos que a palavra APRENDER é a da letra:

Alternativas

ID
1638946
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Ao se considerar a iconicidade na Língua Brasileira de Sinais, dentre os sinaisabaixo citados, representados por GLOSAS, o que NÃO apresenta iconicidade é oda opção:

Alternativas

ID
1638949
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Incorporação do numeral ao sinal é um processo morfológico existente na Língua de Sinais.

Os exemplos abaixo, representados por GLOSAS, demonstram uma possível incorporação do numeral ao sinal, EXCETO o da opção:

Alternativas

ID
1638952
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Sinalize com (V) para verdadeira e (F) para falsa as afirmações a seguir.


( ) A Língua de Sinais é considerada uma língua mecânica e não natural. Ela não possui gramática própria, além dos níveis linguístico, fonológico, morfológico, semântico, sintático e pragmático. Além disso, a Língua de Sinais descende e depende da língua oral.


( ) Na Língua Brasileira de Sinais, os verbos direcionais dar e entregar são verbos que concordam com o sujeito ou o objeto da frase; sempre haverá uma relação entre os pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo.


( ) Na Língua Brasileira de Sinais, a face do sinalizador é sempre neutra; a sinalização não pode ser acompanhada pelos movimentos do corpo, cabeça e olhar.

A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
1638955
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Na Libras, os pares mínimos, estudados pela Fonologia, são sinais que se diferenciam somente por uma característica específica.

Representados por GLOSAS, os sinais a seguir se diferenciam apenas quanto ao Ponto de Articulação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ESTUDAR: a configuração de mão é a direita em B sobre a mão esquerda. No caso de EDUCAÇÃO, o que muda é o ponto de articulação que é a mão em B descendo o braço.


ID
1638958
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Segundo Quadros (2004), o ato de interpretar envolve, EXCETO:

Alternativas

ID
1638961
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

O Intérprete Educacional é aquele que atua como profissional intérprete de Língua de Sinais na área da educação. Atualmente, tanto no Brasil quanto em outros países, é a área que mais apresenta oferta de trabalho.

É INCORRETO afirmar que o Intérprete Educacional,

Alternativas

ID
1638964
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

A Lei Federal que regulamenta a profissão de Intérprete de Língua de Sinais no Brasil é a nº :

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.319, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010.

    Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

    ¯\_(ツ)_/¯


ID
1638967
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

A Lei nº 10.432, de 24 de abril de 2002, representa uma conquista inigualável em todo o processo dos movimentos sociais surdos e tem consequências extremamente favoráveis para o reconhecimento do profissional Intérprete de Libras no Brasil.

Além dessa Lei, respaldam a atuação do Intérprete de Libras direta ou indiretamente, EXCETO a:

Alternativas

ID
1638970
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

No Brasil, os estudos sobre a Língua de Sinais foram iniciados por Gladis Knak Rehfeldt (1981). Lucinda Ferreira Brito publicou artigos de suas pesquisas na área no início dos anos 1990. Depois desses trabalhos, as pesquisas começaram a explorar diferentes aspectos da Língua Brasileira de Sinais.

Pode-se citar as seguintes autoras dessas pesquisas, EXCETO:

Alternativas

ID
1638973
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Segundo Quadros (2004), os componentes fundamentais do modelo do processo de interpretação são os seguintes: (1) a análise da mensagem-fonte; e (2) a composição da mensagem-alvo.

Vários aspectos são considerados nesse modelo, EXCETO:

Alternativas

ID
1638976
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

As crenças sobre a tradução e o tradutor são todas aquelas percepções que se tem sobre o que seja traduzir, o que é uma boa tradução e o papel do intérprete. Sendo assim, as crenças, comprovadamente, desempenham um papel social mais amplo e, portanto, mais crítico, uma vez que, além de influenciarem a performance do tradutor, elas determinam a forma como a sociedade em geral tende a avaliar a tradução.

Com base nessas percepções, assinale a opção que NÃO corresponde à relação entre crenças e performance e entre crenças e julgamento.

Alternativas

ID
1638979
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Sabe-se que a tradução de um texto se faz por partes. Em princípio, essas partes podem ser construídas sequencialmente no texto-chegada, tomando-se por base a estrutura do texto-partida.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Estudos da tradução dão a essas partes o nome de UNIDADE DE TRADUÇÃO (UT). A delimitação de uma UT depende fundamentalmente de como o tradutor se posiciona em relação à dicotomia fidelidade versus liberdade.

II. Newmark (1988) advoga que, quanto mais livre a tradução, maior será a UT e que, quanto mais fiel a tradução, menor será a UT.

III. As UT podem variar de acordo com a compreensão do texto pelo tradutor. Vários fatores contribuem para isso, como conhecimentos linguísticos, tanto na língua de partida quanto na língua de chegada, e no conhecimento prévio sobre
o assunto tratado.

Após a análise, conclui-se que:

Alternativas

ID
1638982
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Analise o trecho a seguir.

“[...] é possível perceber uma cadeia de responsabilidade em torno desse profissional que, ao ser atravessado pela cultura do outro, necessita construir um universo de conhecimentos que lhe permita operar com suas estratégias e executar com sucesso os seus objetivos” (ANATER; PASSOS, 2010, p.212).

Com relação ao Tradutor e Intérprete de Libras (TIL), a opção que NÃO corresponde à afirmativa das autoras é a da letra:

Alternativas

ID
1638985
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

O método educacional considerado mais adequado para crianças surdas e defendido pela comunidade surda é:

Alternativas

ID
1638988
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Gomes Matos, em 1984, na Revista Cultura Vozes, propôs os Direitos Linguísticos dos Surdos, conforme citado por Lucinda Ferreira Brito (apud GESSER, 2009).

O manifesto aponta questões que devem ser respeitadas pela sociedade ouvinte, EXCETO o direito:

Alternativas

ID
1638991
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Lucinda Ferreira Brito (1995) apresenta alguns tipos básicos de negação na Libras.

Assinale a opção que NÂO corresponde ao escopo da negação.

Alternativas

ID
1638994
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, autilização da ideia de uma palavra em uma outra classe gramatical. Forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente.

Um tipo de processo morfológico bastante comum na Língua Brasileira de Sinais é aquele que deriva nomes de verbos, e vice-versa.

Seguindo a proposta de Supalla e Newport (1978) para a American Sign Language (ASL), Quadros e Karnopp (2004) observam que na Libras pode-se derivar nomes de verbos pela mudança no tipo de movimento.

Assinale a opção que corresponde a essa derivação.

Alternativas

ID
1638997
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Quanto à FLEXÃO, os primeiros estudos realizados por Klima e Bellugi (1979) na ASL e Quadros e Karnopp (2004) na Libras identificam vários processos de flexão descritos na Língua de Sinais. Klima e Bellugi (1979) citam oito processos e as pesquisadoras brasileiras confirmam que estes encontram-se na Língua Brasileira de Sinais. São eles, EXCETO:

Alternativas

ID
1639000
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os verbos manuais envolvem uma configuração de mão em que se representa estar segurando um objeto na mão. Tais verbos são usados nas seguintes sentenças (representados por GLOSAS), nas opções a seguir, EXCETO em:

Alternativas