-
Comentário: Preliminarmente, a banca apontou a letra (C) como resposta da questão. Entretanto, o contexto nos mostra que o adjetivo unânimes não se relaciona países, e sim ao sintagma cientistas de todo o mundo, cujo elemento nuclear é cientistas: "(...) cientistas de todo o mundo, inclusive (cientistas) de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes em considerar que a ciência (...)".
Nas demais opções:
a) o predicativo inegável concorda com o sujeito oracional que a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos implica uma discussão ética (=ISSO é inegável);
b) no contexto, avançadas concorda com o núcleos pequisas e indústrias, substantivos que integram o constituinte pesquisas e indústria farmacêutica.
d) no interior da oração subordinada substantiva subjetiva mencionada na letra (A), a forma verbal implica concorda com o vocábulo opção, constante do trecho a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos implica (...) ;
e) a forma verbal deve concorda com o sintagma o homem.
Uma vez que não há outra resposta possível, a questão deve ser anulada.
Por Fabiano Sales
-
socorro. essa banca FGV é um lixo. meu deus.
-
Que provinha lascada, tá louco
-
Como?? pra mim a palavra Unânimes se refere aos cientistas: os cientistas de todo o mundo (...) são unânimes em considerar...
-
Peçam comentários ao professor!!
-
Como essa questão não foi anulada gente??? Medo dessa banca.
-
Meu professor disse que essa questão deveria ter sido anulada. E que dentre as alternativas, a que mais se aproxima de estar correta é a letra B, pois o adjetivos “avançadas” concorda com “pesquisas”, mas também concorda com "indústria farmacêutica". E que a considerada correta, letra C, está errada pois o adjetivo "unânimes" concorda com "cientistas".
-
Questão passível de ser eliminada, não fiz essa prova, caso tivesse feita entraria com recurso.....
-
-
Apenas uma palavra: PALHAÇADA! De verdade, é uma piada essa questão. ONDE É QUE UNÂNIMES SE REFERE A PAÍSES? Está mais do que explicito que UNÂNIMES se refere aos CINETISTAS DE TODO O MUNDO.
Assim dificulta né? Pelo amor de deuuuuuuuuuuus
-
"cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes em considerar...."
FGV...
-
Pior que a banca não anulou a questão.
E ninguém me convence que unânimes concorda com países e não com cientistas.
-
Impossível aguentar essa banca. " ...cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes em considerar que a ciência ainda não pode prescindir totalmente dos testes com organismos vivos, ... " Ah tá, FGV e professor, os países é que acham não podem, ainda, deixar de usar animais em testes científicos! Pelo menos, precisávamos de uma explicação melhor. Assim, até eu faço vídeo de questão aqui. Aconselho a todos, quando for assim,que marquem: não gostei, na explicação dada.
-
Unânimes não são os cientistas????
AFF
-
Como pode uma questão dessas valer em um concurso?? Como pode ser o gabarito a alternativa C eu no caso marquei a letra B por considerar a menos errada, agora falar que é a opção C, a correta, tá de sacanagem. Cadê as leis do nosso país?? Sacanagem com o concursando que se dedica e muito aos estudos pra na hora H valer a regra criada pela própria banca indo contrário as normas gramaticais em vigor em nosso país ou isso é a nova gramatica FGV?? Me diz onde comprar o livro. Fala sério!
-
"Cientistas de todo o mundo, inclusive de países..."são unânimes, ou seja, os cientistas e não os países
-
O professor Alexandre, ao deparar com esses tipos de questões, quase sempre se ''flexibiliza''. Não é ruim um professor admitir que a questão foi mal-elaborada. È nítido que ''unânimes'' refere-se à ''cientistas'', e não ''países''.
-
Questão ridícula!!!!!!
-
Questão ridícula. Pela resposta, o sujeito ainda pode ser preposicionado (de países). Uma questão dessas elimina um candidato. Inaceitável uma banca ter a última palavra sobre questões nitidamente erradas. Arbitrariedade!
-
Isso só pode ser palhaçada! Como a FGV faz uma coisa dessas? Espero que nesse concurso do IBGE isso não aconteça.
-
Só pode ser sacanagem...
Só no Brasil mesmo.
-
Absurdo!
-
Pior do que o gabarito ridículo (sujeito preposicionado e separado por vírgula), é o professor fingir que a questão faz sentido na explicação. Ele nem leu a oração inteira!! Qual o problema em dizer: "a questão está errada"?
-
Eu estou sempre fazendo exercícios dessa banca, e cada dia que passa, estou tomando nojo dessa FGV!!!
-
O professor do vídeo está delirando....
-
É realmente muito estranho o caso dessa questão. O mais curioso é que a questão foi para o cargo de assistente social (nível superior) e, de fato, o gabarito definitivo saiu com a letra C constando como sendo a resposta correta. O que nem precisa dizer que é absurdo. Curiosa, resolvi dar uma checada geral em todas as provas deste mesmo concurso e para minha surpresa, as provas de nível médio, todas, sem exceção, tiveram mais de 80% de suas questões de português anuladas. De 15 questões cerca de 13 foram anuladas para cada tipo de prova aplicada para cargos de nível médio. Faz pensar, não é? Se havia tantas questões erradas nas provas de nível médio (que foram anuladas), quem garante que as questões das provas de nível superior (nesse caso em particular da prova para assistente social) também não continham erros nos gabaritos? E mais, porque não foram anuladas? Quem quiser comprovar procure no google por este concurso: FGV 2013 Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, vão achar as provas e os gabaritos.
-
Impressionante como um deslize desses tira toda credibilidade de um professor.
a partir do comentário dessa questão, não dá mais pra confiar.....
-
Achei que havia errado a questão por bobeira, mas ao ler os comentários fico mais (ou menos) aliviado. Espero que a FGV não faça a mesma sacanagem no concurso do IBGE.
-
Pior é ter que aguentar a cara de pau do professor Alexandre justificando o gabarito. Não custa nada fazer um crítica sobre a questão.
-
Depois de ver o comentário do professor, fiquei mais angustiada. Como pode? FGV só pode estar brincando.
-
poxa, achava que era com cientistas =/
-
Estou quase enlouquecendo. Não sei se estudo pela gramática portuguesa de norma culta, ou pela gramática da FGV... São inúmeras questões assim, erradas que eles tomam por certas.
-
Capaz mesmo
-
..., inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil,... Esse trecho esta cercado de vírgula. Por esse motivo podemos tira-lo da frase sem que a frase perca o sentido. Unânimes esta concordando com cientistas. Países só esta ali pra especificar de onde é uma parte dos cientistas.
Dá vontade de desistir de estudar
-
Pensei que os meus estudos não estavam sendo corretos, mas ao ler os comentarios, vejo que o erro está na questao, complicado isso!!!
-
Pessoal este tipo de questão da FGV é um absurdo. Um desrespeito com os concurseiros. Preparei uma página no facebook chamada "Portugues FGVes" para a gente reunir forças e dar um basta nesta banca. Participem lá!
-
Questão absurda.
Para tirar a prova, basta colocar "países" no singular. "(...) cientistas de todo o mundo, inclusive de um país com pesquisas e indústria farmacêutica avançadas como o Brasil, são unânimes...". Para o sujeito da banca ficaria "é unânime", no singular?? Não tem como.
Aliás, ali na frase ainda tem "cientistas" elíptico: "(...) cientistas de todo o mundo, inclusive [cientistas] de países...". A palavra países não tem nada a ver com isso. Se a resposta é C, então temos que dizer: "As mulheres de casaco preto, irritado por saber que...".
Em tempo: o termo "inclusive" tem importância em concordância verbal, mas nem lá ele manda. "Você, inclusive eu, gosta/gostamos de...". A concordância é com os dois elementos, eu e você, ou só com o primeiro, você. O mesmo vale para o uso de bem como, assim como, tanto como. Tirei isso do livro do grande Fernando Pestana, A gramática para concursos públicos.
-
Questão passível de anulação. Está errada e ponto final. Refere-se à "cientistas", não "países". "That's all"
-
Achei que estava mal, mas depois de ler os comentários, vi que o problema é a FGV. To estudando para o IBGE e resolvendo muitas questões da FGV. A maioria polêmica!
-
Parece que o professor estava vendo a resposta em algum lugar. Toda hora ficava olhando para seu lado direito.
-
Eu apertei "não gostei" para o comentário do professor. Ele é o único professor que explicou uma resposta ERRADA!!! Essa questão deveria ser anulada com certeza...
-
Esses professores do Qconcurso ganham por questão comentada né?
Porque na maioria das vezes que queremos uma explicação bem elaborada para nossas dúvidas, esse professor Alexandre Soares só aparece para nos dizer o óbvio.
Sabemos que a FGV disse que o gabarito é a letra c, e??????????????????????????????????
Vamos pedir nosso dinheiro de volta porque deve ser a vigésima questão que eu vejo isso.
-
Triste demais o comentário desse professor!! O cara só cospe o gabarito da banca... não chega nem a refletir na questão!
-
GALERA.. CRITIQUEM OS COMENTÁRIOS RUINS !!! SÓ ASSIM O QCONCURSOS PODE AJEITAR ISSO E PARAR COM ESSA PALHAÇADA.... PRA VER GABARITO DA BANCA JÁ SE TEM AUTOMATICAMENTE!! PRECISAMOS DE PROFESSORES COM VISÕES CRÍTICAS, QUE EXPLIQUEM AS DÚVIDAS, AS POLÊMICAS... E NÃO QUE APENAS DIGA O GABARITO DA BANCA!! ISSO EU JÁ SEI!!
-
Absurdo completo o gabarito dessa banca! Nojo!
Isso desclassifica um aluno que estuda e garante o acerto de um imbecil que chuta a questão.
Fora FGV! Fora Augustinho!
-
Hilário. O professor mal explica e desconsidera por completo que se a C estiver certa pressupõe que o sujeito está seprado do verbo pela vírgula. Hilário.
-
Essa foi ridicula mesmo!!!! Tambem cliquei em nao gostei e escrevi minha opiniao.
-
Poxa, gosto das explicações do professor Alexandre mas este comentário me decepcionou. Até o professor Arenildo, o qual não costumo gostar dos comentarios, critica as bancas quando há esse tipo de erro.
-
Impressionante essa FGV... A questão deveria ter sido anulada! Lógico que "unânimes" se refere a cientistas...... Isso que desanima estudar para concurso...
-
Senti o cheiro do mal nesse gabarito.
"Cientistas, de todos os países, são unânimes..."
Ficou mais fácil de enxergar que "unânimes" se refere a cientistas? Pois é!
De qualquer jeito, guerra é guerra! Não adianta reclamarmos da nossa "inimiga" FGV nesse combate. Ninguém disse que seria justo ou que não seria difícil.
Faca na caveira!
-
E o pior de tudo é o professor dizendo que isso tá certo. Pedi uma revisão do comentário.
-
esa FGV é COMPLETAMENTE ridicula. E o professor que me perdoe, mas que explicação mal feita...Mal olhou e ja disse que era a C..
-
Até o professor ficou de "saco cheio" da questão que nem quis voltar o Slide! kkkkkkkkkkkkk
-
Professor comentou sem ler a frase inteira.
-
...cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes...
Retirado todo o período em negrito do período, ficaria "Cientistas de todo o mundo são unânimes".
Países só realça a ideia de lugar dos cientistas.
Sacanagem!
-
É nao concordo com o professor,
fiz da seguinte forma ...é apenas uma contribuição.
a)o adjetivo “inegável” concorda com “opção”. Não com a oração toda
b)o adjetivos “avançadas” concorda com “pesquisas”. (está é uma opção que pode estar certo pq concorda com pesquisas e industria farmaceutica.
c)o adjetivo “unânimes” concorda com “países”. não com os cientistas.
d)a forma verbal “implica” concorda com o sujeito “discussão”. concorda com opção.
e)a forma verbal “deve” concorda com o sujeito “questão”.não com homem.
-
As provas de português da FGV, como sempre, são mal feitas. Sempre há, ao menos, uma questão que deveria ter sido anulada e não foi, e(ou) uma questão com mais de uma alternativa correta. Inacreditável a incapacidade de fazer provas decentes de português.
-
Para mim, "unânimes" concordava com "cientistas".
-
Lamento pela fraca exposição do professor. Era pra elucidar aos alunos aqui interessados e não para tratar com objetividade uma questão de discordância quase unânime.
Discordo plenamente do gabarito, que foi dado com C.
-
Na boa, acho que o Qconcursos deveria fazer um processo de reciclagem com esses professores, ou orientá-los de forma a explicarem a questão, e não narrar a justificativa que a própria banca deu para a resposta. Eu e os colegas, que desejamos ser aprovados no concurso para o qual estudamos, não queremos respostas prontas e sem qualquer tipo de raciocínio.
"[...] cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes [...]"
É visível que "unanimes" não concorda com "países", até porque se retirarmos o trecho entre vírgulas não há prejuízo de sentido.
Ridículo o papel a que se prestam esses "professores" do Qconcursos. Deveria ter assinado um plano de outro site qualquer.
-
Falar que tô indignada é pouco! Só quem ''fumou'' defende que a C está certa.
-
dessa forma fica complicado estudar, to cheio de dúvidas e pra piorar a banca faz isso com a gente.... pelo amor de DEUS HEIM...
-
Por eliminação se chega a RESPOSTA CONTROVERSA:
A-o adjetivo “inegável” concorda com O SUJEITO ORACIONAL(que a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos implica uma discussão ética. )
b) o adjetivos “avançadas” concorda com pesquisas E indústria farmacêutica ;
d) a forma verbal “implica” concorda com o sujeito a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos;(NÚCLEO DO SUJEITO - OPÇÃO)
CUIDADO!
DISCUSSÃO É O NÚCLEO O OBJETO DIRETO ( uma discussão ética) DA FORMA VERBAL IMPLICA.
DESSA FORMA O VERBO NÃO CONCORDA COM O SEU OBJETO DIRETO .
e) a forma verbal “deve” concorda com o sujeito O HOMEM.
-
Acredito que unânimes Concorda com cientistas, e também com países
-
Unânimes combina com cientistas, até um cego bêbado vê isso....
-
pior é o professor do QC justificando o erro da banca
questão sem resposta, pelos motivos que os colegas abaixo já disseram
próxima...
-
Meu caro Alexandre Soares. Desta vez te faltou humildade e o que falar... Até pra explicar foi difícil...tsc tsc tsc
-
pra mim, a resposta adequada seria a B
o adjetivos “avançadas” concorda com “pesquisas”.
não disse que concorda SÓ com pesquisas...
-
Eu acertei... Chutando. FGV é maluca?
-
genteee, que droga errada é essa que o examinador usou? e que droga errada é essa que esse professor de araque usou pra (não) explicar a questão? não estou entendendo mais nada
-
essa questao nao foi anulada? alguem pode responder, já q o professor ñ esclareceu nada? está mais do q claro q se refere a "cientistas"
-
A mais correta seria letra B. "Avançadas" concordando com pesquisas. Mas "avançadas" está no plural para concordar com "pesquisas e indústria".
Quando o adjetivo estiver posposto ao substantivo, ele pode ir para o plural concordando com todos os substantivos (claro se fizer sentido; não poderia ser,por exemplo, blusa e manga maduras) ou concordar com o mais próximo.
-
Pq os gestores do site não se manisfestaram face a UNANIMIDADES no comentarios sobre este professor?
Acho que estamos esperando o site se manisfesta.. vamos personificar-lo, dando-o a prerrogativa para tal, enquanto pessoa juridca.. uma vez que as pessoas fisicas nao o fizeram...talvez assim.... só talvez.. tentaremos entender pq a concordancia com UNANIMIDADES nao é com gestores e sim com site....SEGUE O BAILE!!!!!!
-
Pq os gestores do site não se manisfestaram face a UNANIMIDADES no comentarios sobre este professor?
Acho que estamos esperando o site se manisfesta.. vamos personificar-lo, dando-o a prerrogativa para tal, enquanto pessoa juridca.. uma vez que as pessoas fisicas nao o fizeram...talvez assim.... só talvez.. tentaremos entender pq a concordancia com UNANIMIDADES nao é com gestores e sim com site....SEGUE O BAILE!!!!!!
-
"(...) cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes ((...)"
Olhem bem essas VÍRGULAS...
Pode SEPARAR O SUJEITO do VERBO (de ligação, inclusive) ???
O mais lamentável é o professor dizer que está correto o gabarito. Talvez não tenha dada a atenção necessária à questão.
-
Gosto muito do Alexandre Soares. Mas desta vez ele forçou demais a barra.
-
gabarito C
só indo por eliminação mesmo
A) o adjetivo “inegável” concorda com “opção”
sujeito oracional
B) o adjetivos “avançadas” concorda com “pesquisas”
.."o, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas..."
2 concordâncias possíveis (com mais próxima ou com ambas)
teria que concordar com indústria nesse caso estaria no singular "avançada"
ou concorda com ambas por isso está no plural e não porque a palavra "pesquisas" está no plural
no caso do gabarito o sujeito é toda a expressão "cientistas de países"
cientistas de países...são unânimes (nesse caso está concordando com o mais próximo)
porém colocaram "de países" numa frase que é um adjunto adverbial.
não há separação do sujeito e do verbo, o que há é a inclusão de um termo entre eles.
..."cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes ..."
(veja que o núcleo do sujeito continua sendo cientistas e ele está na posição correta, ) acho que a confusão está em confundir núcleo do sujeito x sujeito
-
As questões menos piores são a letra 'A' e 'B'.
Alternativa 'A', 'inegável' concorda com 'opção'? Sim, sei do fato de que 'inegável' concorda com a oração inteira, mas 'opção' não esta dentro da oração? Não faz parte? O enunciado é muito vago, ao meu ver da margem para interpretação, e se o professor do QC faz malabarismo para defender a banca eu faço malabarismo para defender a questão que para mim é a menos errada kkkkkkkkkk.
Alternativa 'B', fiquei pensativo e essa também poderia ser facilmente o gabarito. O único problema é que deveria incluir 'industrias', mas relembrando que o enunciado é fraco, não da para afirmar nada.
-
Me recuso a ver o gabarito da questão e entender essa questão.
-
É claro que concorda com cientistas e não com países. Pode fazer o malabarismo que quiser.
-
esse foi de doer. basta tirar as vírgulas de onde estão citados os tais "países" que dão o gabarito que o texto segue naturalmente
-
Retirando as vírgulas e demonstrando o absurdo "Mas a questão não é se o homem deve ou não recorrer a cobaias; cientistas de todo o mundo, são unânimes em considerar que a ciência ainda não pode prescindir totalmente dos testes com organismos vivos
-
É LAMENTÁVEL VER ESTE TIPO DE GABARITO!
-
Só para constar, não há gabarito nessa questão, de acordo com a resolução dos professores (exceto a do Alexandre do QC). Há, na verdade, um entendimento próprio da FGV no caso, o que é um absurdo.
-
Uma resolução honesta: youtu ponto be barra NbNqIOSDFo8?t=9758
Troque o ponto por . e o barra por /
Junte tudo e dê play no vídeo.