SóProvas



Questões de Venda de Produtos


ID
28768
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A evolução da tecnologia e da teleinformática permitiu um acelerado desenvolvimento da troca de informações entre os bancos e seus clientes. Um dos mais notáveis exemplos dessa evolução é o home banking. O home banking é basicamente

Alternativas
Comentários
  • A evolução das tecnologias de informá tica e telecomunicações permitiu a troca eletrônica de
    informações entre banco e cliente, criando a possibilidade de novos produtos de serviços via internet como, por exemplo, O HOME BANKING.
    Sendo assim, a resposta é a letra (B).
  • os caixas 24 horas, são os 'remote banking'
  • HOME BANKING SIGNIFICA "BANCO EM CASA!
    RESPOSTA: toda e qualquer ligação entre o cliente e o banco, que permita às partes se comunicarem a distância, possibilitando ao cliente realizar operações bancárias sem sair de SUA CASA ou escritório, como o pagamento de contas pela internet.
  • O Home Banking possibilita ligações entre o computador do cliente e a central de computador dos bancos. Esse serviço permite que um determinado cliente execute operações bancárias à distância, tais como: - Obtenção de extrato e saldo bancário; - Transferências de recurso; - pagamentos de obrigações; - aplicações de resgate; - operações de empréstimos com a utilização do CDC;
  • O Home Banking possibilita ligações entre o computador do cliente e a central de computação dos bancos. Esse serviço permite que um determinado cliente execute operações bancárias à distância. Todas as operações são seguras, pois será utilizada utilizada uma senha ou palavra-chave, limitando, assim, o acesso às informações. As operações também contam com o uso do fax.
  • Home Banking: É  toda  e  qualquer  ligação  entre  o  computador  do  cliente  e  o 
    computador  do  banco,  independentemente  do  modelo  ou 
    tamanho, que permita as partes se comunicarem a distância. 
  • a) o atendimento remoto ao cliente com o objetivo principal de redução das filas nos Bancos, sendo um exemplo comum a utilização dos caixas 24 horas. REMOTE BANKING.
    b) toda e qualquer ligação entre o cliente e o banco, que permita às partes se comunicarem a distância, possibilitando ao cliente realizar operações bancárias sem sair de sua casa ou escritório, como o pagamento de contas pela internet. CERTA!!! Outros exemplos: central de atendimento, unidade de resposta audível, fax.
    c) toda operação realizada pelo banco com o uso de tecnologia avançada com o objetivo de gerar comodidade ao cliente, como, por exemplo, o cadastramento de contas em débito automático. Aqui parece que mistura REMOTE BANKING com MOBILE BANKING (auto atendimento pelo telefone celular), já que fala em "toda operação" e "uso de tecnologia avançada".
    d) qualquer serviço de atendimento ao cliente realizado pelo banco, permitindo a troca de documentação sem a necessidade de o cliente sair de casa, como, por exemplo, a entrega de talões de cheque em domicílio. REMOTE BANKING.
    e) a disponibilização de serviços no caixa 24 horas, que anteriormente só poderiam ser realizados nas agências bancárias, sendo a liberação de crédito automática um exemplo desse tipo de serviço. Não sei se o exemplo tá certo, mas o resto... REMOTE BANKING.
  • Essa seria uma questão passível de anulação, uma vez que o serviço disponível para escritório  - PJ é o OFFICE BANK, serviço este que diferencia-se do Home Bank por possibilitar a determinados clientes a emissão do próprio talão de chegues, tipo de papel emitido e fornecido pelo banco.

    A questão D dentro da definição correta para Home bank.
  •                                                        HOME OFFICE BANKING
    O home banking é basicamente, toda e qualquer ligação entre o computador de cliente e o computador do banco, independete de modelo ou tamanho, que permita às partes se comunicarem à distância.
     Através do home banking, o cliente, sem sair de seu escritório, tem, entre outros serviços, informaçãos sobre: saldo e movimentação em conta corrente; saldo e movimentação de cobrança/contas a pagar; posição, aplicações e resgates em fundos; operações de empréstimo; cotações de moedas/índices de bolsas de valores; saldos em caderneta de poupança.



    ESPERO TER AJUDADO.
  • Home Banking Conceito ligação entre o computador (ou fax) do cliente e o computador do banco 
    Características * A ligação é feita através da linha telefônica podendo ser pública ou privada e utilizando os mais diferentes meios como: cabo; fibra ótica; satélite. * Os computadores do banco e cliente não necessitam ser os mesmos, deve haver, porém compatibilidade entre eles * É necessária uma segurança na conexão e na transmissão dos dados, o que é possível devido à utilização de:    - senha para que o computador do banco possa reconhecer quem e o cliente que esta se comunicando com ele.    -  criptografia (codificação) dos dados que estiverem trafegando na linha telefônica, impedindo que os mesmo sejam interceptados por terceiros. Serviços prestados através do homebanking * Consulta de saldos em conta corrente e caderneta de poupança; * consulta de movimentações em conta corrente; * consultas de saldo e movimentação de cobrança, contas a pagar, * consultas sobre posição de aplicações e resgate de fundos; * cotações de moedas, índices e bolsa de valores" * solicitação de alterações dos seus títulos em cobrança; * solicitação de talões de cheques; * movimentação de conta; Considerando o home banking a troca eletrônica de informações entre o banco e o cliente podemos classificar as duas pontas da comunicação, bem como o seu meio, da seguinte forma: * Base de difusão de informação pelo banco * central de atendimento * unidade de resposta audível (talker) * talker com fax * telex * micro * mainframe (servidor de redes de computador) * Canal utilizado para envio da informação: * modem (modelador / demodulador) -aparelho que transforma as informações do formato gerado pelo computador. para o formato aceito pela linha de comunicação e vice-versa. * linha telefônica (todas com a mesma função - transferência de informações - diferindo na velocidade, qualidade e quanti-dade de informação transferida) * discada * dedicada * transdata da embratel * Renpac *FM (receptor especial) * Veículo do cliente * telefone * fax * telex * monitor de videotexto * microcomputador * terminal ponto de venda * pager
  • Banco internético (do inglês Internet banking), e-bankingbanco onlineonline banking, às vezes também banco virtualbanco eletrônico ou banco doméstico (do inglês home banking), são termos utilizados para caracterizar transações, pagamentos e outras operações financeiras e de dados pela Internet por meio de uma página segura de banco. Isto é bastante útil, especialmente para utilizar os serviços do banco fora do horário de atendimento ou de qualquer lugar onde haja acesso à Internet.

  • Atenção:

    Cuidado para não confundir:

    Remote banking;

    Home banking;

    Office banking.

  • O Home Banking conecta o computador do cliente ao do banco com o intuito de trocarem informações a respeito de saldo e movimentação em conta-corrente, de cobrança, aplicações, resgates, operações de empréstimos, cotação de moedas, índices e bolsas de valores, saldo de poupança.

  • Para responder questões de múltipla escolha, comece sempre lendo todas as alternativas, e risque aquilo que é absurdo ou que você sabe que é errado, essas alternativas. Mas lembre que muitas vezes as questões de múltipla escolha não possuem apenas uma alternativa correta, ou não possuem uma alternativa com a resposta perfeita. Neste tipo de questão, o gabarito correto é aquele que apresentar a melhor resposta entre as apresentadas nas alternativas.

    Assim, a alternativa correta é a B, por citar o relacionamento à distância entre banco e usuário e o uso da internet.

    Resposta: B.

  • Para responder questões de múltipla escolha, comece sempre lendo todas as alternativas, e risque aquilo que é absurdo ou que você sabe que é errado, essas alternativas. Mas lembre que muitas vezes as questões de múltipla escolha não possuem apenas uma alternativa correta, ou não possuem uma alternativa com a resposta perfeita. Neste tipo de questão, o gabarito correto é aquele que apresentar a melhor resposta entre as apresentadas nas alternativas.

    Assim, a alternativa correta é a B, por citar o relacionamento à distância entre banco e usuário e o uso da internet.

    Resposta: B

  • Gabarito duvidoso, já que na letra B afirma-se que "toda e qualquer ligação entre cliente e banco que permita às partes se comunicarem a distância"

    Essa definição, na minha opinião, abrangeria outras modalidades, como "office banking", "mobile banking" e até o "remote banking". Tá certo que pela data da questão, alguns serviços nem estavam disponíveis ainda. Não obstante, discordo do gabarito.

  • MARQUEI LETRA A 22/07/21 ERRADA


ID
109090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Júlia abriu conta-corrente com direito a crédito. Assinou o contrato e recebeu o cartão para operações no caixa eletrônico e a senha para Internet, mas não recebeu cópia do contrato. Após reunir certa quantia, dirigiu-se ao guichê para efetuar o depósito, quando foi informada de que seu contrato previa a utilização exclusiva dos caixas eletrônicos para esse modelo de operação. Nesse caso, o Banco

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. As instituições referidas no art. 1. e vedado negar ou restringir, aos clientes e ao publico usuário, atendimento pelosmeios convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de atendimento alternativo ou eletrônico.RESOLUÇÃO N. 002878, de 26.07.2001
  • Lembrando que pela RESOLUÇÃO 3.694/09 ficam revogadas as Resoluções ns. 2.878 e 2.892



    Segundo a RESOLUÇÃO 3.694:

    Art.  3º   É  vedado às instituições referidas  no  art.  1º
    recusar  ou  dificultar, aos clientes e usuários de seus  produtos  e
    serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive
    guichês   de   caixa,  mesmo  na  hipótese  de  oferecer  atendimento
    alternativo ou eletrônico.                                           
                                                                        
             §  1º   O  disposto  no caput não se aplica às  dependências
    exclusivamente eletrônicas nem à prestação de serviços de cobrança  e
    de  recebimento  decorrentes de contratos ou convênios  que  prevejam
    canais de atendimento específicos.                                  
                                                                        
             §   2º   A  opção  pela  prestação  de  serviços  por  meios
    alternativos  aos  convencionais é admitida  desde  que  adotadas  as
    medidas necessárias para preservar a integridade, a confiabilidade, a
    segurança  e  o  sigilo  das  transações  realizadas,  assim  como  a
    legitimidade  dos  serviços  prestados,  em  face  dos  direitos  dos
    clientes  e  dos  usuários, devendo as instituições  informá-los  dos
    riscos existentes.
  • O acesso ao Guichê é sempre facultativo aos clientes dos Bancos, independente das demais facilidades tecnológicas à disposição da Clientela e do público em geral.

  • d) não pode se recusar à prestação do serviço no guichê, mesmo que ofereça atendimento alternativo ou eletrônico e a restrição esteja em destaque no contrato.

  • Minha dúvida na Letra D é na parte que fala " ... e a restrição esteja em destaque no contrato." .

    Na minha opinião esse tipo de restrição(atendimento/depósito no guichê) jamais estaria num contrato justamente por conta da proibição desse tipo de restrição. 

    Não concordo plenamente com essa questão. Mas, por exclusão eu mararia essa também.


  • mas se não pode restringir, pq teria uma restrição no contrato? que sentido tem isso?

  • A questão diz "MESMO QUE... ....A RESTRIÇÃO ESTEJA EM DESTAQUE NO CONTRATO." ou seja, o Banco pode colocar a restrição em Caixa Alta, Negrito, Fonte 20... porém, é nula, pois o banco só pode restringir o uso dos guichês caso o atendimento na agência seja EXCLUSIVAMENTE eletrônico, coisa que não é dita na questão.

  • Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

     II - recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes;

  • Ao resolver a questão, imaginei o caso de um idoso ou analfabeto por exemplo. Nem todo mundo sabe lidar com o atendimento eletrônico....

  • da Resolução CMN 3.694:

    " Art. 3º É vedado às instituições [...] recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico. "

  • Letra: D

    Resolução nº 3.694/09 - BCB

    Art. 3º É vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.

    § 1º O disposto no caput não se aplica às dependências exclusivamente eletrônicas nem à prestação de serviços de cobrança e de recebimento decorrentes de contratos ou convênios que prevejam canais de atendimento exclusivamente eletrônicos. (A questão não fala se as dependências eram ou não exclusivamente eletrônicas).

  • MARQUEI LETRA A 22/07/21


ID
965650
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Ao nível de planejamento estratégico, as ações de vendas estão voltadas, para fins de execução, ao consumidor final. Com vistas ao planejamento de vendas em si,

Alternativas
Comentários
  • As vendas estão relacionadas com os níveis estratégico, tático e operacional.
  • O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia.

    O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A area financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

    O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.

    Desta maneira que os planejamentos Estratégico, Tático e Operacional trabalham juntos. Cada um tem um escopo dentro da empresa e seguem uma ordem: Estratégia >> Tática >> Operação

    (
    http://adm.esobre.com/planejamento-estratgico-ttico-operacional)

  • atenção: após ler as respostas, fique atento a mais correta!
  • letra B ! Achei q fosse a A 

  • Também achei que fosse a A, mas como estava referindo do nível de planejamento estratégico, a B está mais coerente.

  • Essas alternativas são meio parecidas. Não há uma que parece mais correta que as outras, daí fica complicado.

  • A chave para acertar muitas questões está no enunciado. O desta questão induz o candidato a relacionar a resposta com o nível estratégico de planejamento. Mas na segunda parte do enunciado já se fala em planejamento de vendas. Não existe possibilidade do setor de vendas estar somente relacionado ao nível estratégico. É preciso ler o enunciado até o fim, por mais fácil que pareça a questão.

    Boa sorte a todos.

  • Ótimo comentário p revisar os tipos de níveis, do colega Hudson Satolo.

  • Eu achei a pergunta meio confusa, mas pelas alternativas deu pra entender o que pedia a questão. 

    O planejamento de vendas está relacionado aos três níveis. 


  • Complementando os amigos acima,

    Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.

    → Estratégico: tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).

    Tático: tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores.

    → Operacional: de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.


    gab b

  • questão confusa. Acertei no chute....

  • Alternativa A. Errada. As vendas estão relacionadas ao planejamento estratégico que é de longo prazo, porém não se relacionam apenas a esse planejamento.

    Alternativa B. Correto. A área de vendas relaciona-se com todos os níveis organizacionais de uma empresa.

    Alternativa C. Errado. A contratação de uma empresa é uma tarefa. Não ocorre durante o planejamento, mas durante a execução de um plano.

    Alternativa D. Errado. O planejamento que faz a integração de todas as partes, que considera a organização como um todo é o planejamento estratégico e não os subsistemas de planejamento.

    Alternativa E. Errado. A alternativa não trata sobre aspectos do planejamento de vendas.

    Gabarito: B

  • Atenção: está relacionada com os três níveis (em maior ou menor grau).


ID
965653
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A promoção de vendas é uma das ferramentas de comunicação integrada de marketing mais eficazes e vem ganhando cada vez mais importância dentro do composto de marketing. Sua utilização é feita, principalmente, para completar as demais ferramentas, e é nesse sentido que consiste a sua força

Dessa forma, as promoções de vendas são direcionadas .

Alternativas
Comentários
  • A promoção de vendas é um incentivo geralmente a curto prazo para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos. Temos como exemplo: amostras, brindes, prêmios, feiras, demonstrações, descontos, testes gratuitos, etc.
  • Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:

    Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra; Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor; Brindes: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores; Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta. Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores. Concursos e Sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.

    As promoções podem ser dirigidas para o consumidor ou para os intervenientes no negócio. As promoções para os intervenientes no negócio podem ser dirigidas para os revendedores ou para a força de vendas. A audiência alvo dita os objectivos e as ferramentas a usar.

    Fonte: Wikipédia.

     

  • A comunicação integrada de marketing consiste em integrar os mais variados elementos da  comunicação a fim de que todos comuniquem uma mesma mensagem, dando unidade às ações da empresa e contribuindo para uma sinergia de forças.
     
    Promoção de vendas: Seu objetivo é fazer com que o consumidor final de determinado produto ou serviço realize o ato da compra, normalmente a curto prazo. Shimp resume promoção a “qualquer incentivo usado por um fabricante para induzir o comércio (atacadista e varejista) e/ou os consumidores a comprar uma marca ou para incentivar a equipe de vendas a vendê-la de forma agressiva” (SHIMP, 2002, p. 404).
     
     (http://repositorio.unesc.net/bitstream/handle/1/1676/Marcos%20Francisco%20Borges%20Milanese.pdf?sequence=1)
  • A promoção de vendas é uma espécie do gênero Promoção. 

    Promoção pode ser por: Propaganda, Venda pessoal, Promoção de vendas, Relações públicas e Marketing direto.

    Bons estudos!

  • Promoção de Vendas - Para o cliente

    Promoção para vedas - Para estimular que o vendedor venda.

  • Promoção de vendas é um instrumento de comunicação que concede incentivos de curto prazo para estimular a compra de produtos ou serviços, sendo que pode ser direcionada para toda a cadeia produtiva: intermediários, atacadistas, varejistas ou consumidores finais. Com esse conhecimento vamos analisar cada uma das alternativas.

    Alternativa A. Parcialmente correto. A promoção de vendas pode ser direcionada ao consumidor final. Depende da estratégia da empresa.

    Alternativa B. Errado. A promoção de vendas é para estimular a venda. Para fomentar a participação de empregados na concepção de produtos existem outros instrumentos específicos dentro do chamado endomarkerting (marketing institucional interno direcionado para empregados, acionistas, etc).

    Alternativa C. Parcialmente correto. Um dos objetivos da promoção de vendas é atrair novos clientes.

    Alternativa D. Errado. Relação entre custos e benefícios é analisada dentro do conceito de valor e é um dos aspectos que influenciam na formação do preço. Não se relaciona com a promoção de vendas.

    Alternativa E. Correto. Essa alternativa está “mais correta”, pois expõe a aplicabilidade da promoção de vendas em toda a cadeia produtiva.

    Resposta: E

  • questao doutrinaria

    Promoção de vendas: Shimp resume promoção a “qualquer incentivo usado por um fabricante para induzir o comércio (atacadista e varejista) e/ou os consumidores a comprar uma marca ou para incentivar a equipe de vendas a vendê-la de forma agressiva” 


ID
965662
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Neymar Neto considera-se cliente fiel do Banco STU. Consultado sobre as razões de sua fidelidade, afirmou que, sem dúvida, o que o fez escolher esse banco foi a maneira como é atendido. A qualidade do atendimento bancário pode ser uma estratégia para atrair e fidelizar clientes, pois

Alternativas
Comentários
  • plavra chave: serviço
  • VARIOUS CAMINHOUS LEVAUM A ROUMA

  • "o que o fez escolher esse banco foi a maneira como é atendido" = serviço


  • se os produtos bancários estão altamente padronizados, o grande diferencial estará no atendimento, pois se tem a variabilidade. É uma das maneiras que o banco pode se destacar de outro no mercado.


ID
1086064
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O processo de vendas tem-se transformado, ao longo do tempo, em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor. Em função disso, o foco da administração de vendas também mudou. Hoje, em função do mercado, o foco dessa área é no(a)

Alternativas
Comentários
  • Orientação para o Marketing- Preocupação constante com a satisfação das necessidades e desejos dos clientes... O lucro estar ligado a satisfação.

  • A letra "C" - As ações de marketing e administração de vendas visualiza as necessidades dos clientes.

  • Se não tiver cliente, não tem empresa. 

               O foco agora , é satisfazer os clientes . Portanto, letra C

       

  • A empresa deve se importar e avaliar as necessidades do cliente. Devido a concorrência, o produto de determinada empresa tem que buscar ao máximo atingir ou superar a expectativa do consumidor, seja via produto ou serviço. Item correto C

  • Hoje em dia, as organizações precisam focar e seguir os rastros de seus clientes, para que todas suas expectativas sejam atendidas, e com isso ele volte a consumir seu produto ou serviço novamente, fidelizando-o e fazendo com que ele realize o famoso "marketing boca-a-boca". Portanto letra C

  • Por isso, fazer levantamentos e pesquisas com os clientes sobre os serviços e produtos ofertados é fundamental para chegar ao nível máximo de satisfação, quando o desempenho supera as expectativas do consumidor, gerando o encantamento. A fidelização do cliente se dá a partir do somatório da relação de valor (custo x benefício), da satifação (desempenho x expectativas), qualidade dos produtos e bom atendimento.
     

  • Isso decorre do fato de os microempreendedores terem contato direto com os clientes. São os MEI os responsaveis por essa cultura preocupada com o cliente. letra C.

  • Atualmente, procura-se focar não somente nas vendas, mas também no cliente. Atender pré e pós-venda garantindo assim uma fidelização por parte cliente-empresa. 

    Gabarito: C

  • Satisfação do cliente = Lucro para empresa.

  • Os clientes são as "andorinhas que fazem verão", logo estando os preços equitativos, o que vai definir se o cliente adquirirá um produto ou serviço é a qualidade do serviço prestado.

    Sendo assim, temos a letra "c" como gabarito, já que é a única que valoriza o cliente.

  • Hoje em dia, a comunicação está muito rápida e fácil, o mundo se encontra totalmente conectado e o cliente não é só aquele que está na sua frente e sim aquele que está utilizando todos os meios de comunicação – celulares, pagers, correio de voz, e-mail, fax, videoconferência, salas de bate papo na internet, redes sociais etc… a concorrência é acirrada e ele está sempre em busca de novos negócios com um concorrente seu.

    A comunicação é um ponto fundamental entre o colaborador e o cliente, o que requer muito cuidado, já que estamos na era da tecnologia, aonde podemos nos comunicar com todos a qualquer hora e de qualquer lugar. Não podemos deixar que essas falhas na comunicação atrapalhe uma boa negociação ou o fechamento de um novo contrato. Saber se comunicar é cada vez mais importante e se você lida com pessoas, seu trabalho envolve comunicação, portanto, será necessário estabelecer esta ligação.

    Quando lidamos com pessoas devemos entender seus desejos, anseios e suas necessidades naquele momento, para que se estabeleça um vínculo de parceria e confiança.



    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/54230/foco-no-cliente#ixzz40XMLxuTc

  •  

    Em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor, bem como, a padronização cada vez maior dos produtos/serviços ofertados (por exemplo, os serviços bancários) o atendimento ao consumidor vem ganhando cada vez mais espaço, as empresas estão buscando formas de satisfazer seus clientes e o serviço está orientado nesse sentido. A única alternativa que explora essa situação é a alternativa C (CORRETA).

     

    Reforço:

    Orientação para produção: produzir cada vez mais, visando baixar preços e colocar os produtos ou serviços no maior número de pontos de venda.

    Orientação para o marketing: preocupação constante com a satisfação das necessidades e desejos dos clientes.

    Orientação para o produto: consideraram que os clientes darão preferência aos produtos que oferecem melhor qualidade, desempenho e benefícios.

    Orientação para vendas: empresas que adotam o pensamento de que os clientes não decidem, por si sós, a efetuar/executar as compras.

  • Todas as opções apresentadas na questão são importantes no processo de vendas. Produção, orçamento, área de vendas e valorização do vendedor são elementos que não podem ser desprezados. Porém hoje em dia, o foco principal não está na empresa que vende e sim para quem se vende. No passado, acreditava-se que o conhecimento profundo do produto a ser vendido, era suficiente para convencer o cliente a adquiri-lo. Modernamente, já se tem a certeza de que a empresa deve ir ao encontro dos desejos dos cliente e não o contrário. Por isso, temos que a questão C é a correta pois é a que valoriza o cliente acima de tudo.

    Gabarito: letra C

  • Cada vez mais a área de vendas aproxima-se da área de marketing no sentido de ter como foco a satisfação do cliente. O cliente é, em última análise, a razão da existência de qualquer organização.

    Gabarito: C

  • PRODUÇÃO------------PRODUZIR MAIS GASTANDO MENOS.

    MARKETING------------SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

    PRODUTO---------------- MELHOR QUALIDADE, BENEFICIO.

    VENDAS----------------CLIENTES PRECISAM DE AJUDA PARA COMPRAR.

  • LETRA C: foco das vendas está no atendimento às necessidades e às expectativas dos clientes, tendo em vista que essa é a essência da existência das empresas.

    No setor BANCÁRIO, o FOCO sempre será o CLIENTE.

  • Quando uma questão fala em agradar o cliente, satisfazer, dar boas expectativas e etc, pode ter certeza que tem grandes chances de ser a correta.

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia. (Robert Collier)

    vc consegue!

  •  Cliente, avaliando suas necessidades e expectativas em relação aos produtos ofertados.


ID
1086073
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A carteira de clientes é o principal ativo de uma agência bancária.

Portanto, na relação com os clientes, é essencial nortear-se pelo seguinte princípio:

Alternativas
Comentários
  • Letra "E".

    Marketing de relacionamento tem como objetivo a fidelização de todos os clientes, independentemente do retorno financeiro que cada um dê individualmente.


  • Creio que a letra "C" esteja errada ao generalizar os tipos de atendimento bancário. Ela afirma que TODOS os atendimentos devem ser prestados da mesma forma. Isso não é possivel, até porque, as necessidades de cada cliente são diferentes.

    Já a letra "E" trata somente do BOM RELACIONAMENTO, que se deve ter com todos os clientes, independentemente das suas necessidades e se ele traz receitas imediatas ou não.

  • Resposta letra: E

    Logo de cara podemos achar que a correta seja a letra C, mas se analisarmos, veremos que existem os atendimentos diferenciados, como os preferencias, o que torna a questão errada.

  • Letra E.

    Porém o texto: ''O bom relacionamento com todos os clientes deve ser feito independentemente do retorno financeiro que esses clientes proporcionam à agência bancária. ''  só funciona no papel, pois sabemos que existem tratamentos diferenciados.

  • Existe uma duvida entre a letra C e a E, sendo a letra E a resposta certa.

  • Cada tipo de cliente tem um tipo de atendimento dedicado ao seu perfil.
    Um exemplo são as agências "personalite" ou "estilo" que os bancos possuem para seus clientes mais ricos. Ou locais adaptados para PNE, como mencionaram previamente.
    Para quem falou sobre "na prática sabemos que o atendimento é diferente", isso não responde a questão, pois ela é teórica e visa a resposta ideal de como deve ser, não de como é. Esse tipo de diferenciação implícita que sabemos que ocorre não conta na hora de responder a prova. Só se for algo em ética sobre como não fazer.

  • a) O bom atendimento deve ser feito em todas as áreas do Banco.
    b) A qualidade do atendimento não pode ser feita em função da área.
    c) Operação de crédito e operação de débito, por exemplo, são tipos de operações diferentes. Vale notar que aqui é falado do tipo de atendimento e não da qualidade.
    d) A importância do atendimento não deve ser em função da pessoa (jurídica ou física). Acho que o banco quer quem oferece mais R$ heheh..
    e) correta.

  • Resposta certa é claro que é a letra E.

    Mas isso funciona apenas na teoria, na pratica é totalmente diferente.

  • Alternativa E, porém nao é o acontece na vida real. 

  • A questão não exige muita perspicácia teórica. Basta ler as alternativas com bom senso e ver que as empresas não ligam para dinheiro. Daí você chega na letra E.

  • A questão pode ter duas repostas, acho que é passível de anulação. 

    Todos os clientes devem ter o mesmo tipo de atendimento bancário, mesmo possuindo diferentes solicitações de serviços bancários

    O bom relacionamento com todos os clientes deve ser feito independentemente do retorno financeiro que esses clientes proporcionam à agência bancária.


  • Marcio , é correto falar que todos devem ser atendidos da melhor maneira possível, contudo, afirmar que todos os clientes devam ter o mesmo TIPO de ATENDIMENTO BANCÁRIO é considero errado segundo a política bancária, pois existe sim clientes mais importantes que outros pelos investimentos que estes realizam naquela empresa. Portanto, há uma "distinção" na forma de proceder com esses "clientes de mais peso" e aqueles outros (não que estes últimos não mereçam ser atendidos de maneira adequada, é somente uma questão de prioridades).


    Logo , a alternativa E é a única correta. 


    Bons estudos!

  • Deve se manter um bom relacionamento com todos os clientes,porém o atendimento é diferenciado para cada segmento.

  • Se fossem pra ter o mesmo atendimento, não existiriam o Itaú Personalité, o Santander Van Gogh, o Bradesco Prime etc.

  • O marketing de relacionamento visa a fidelização de todos os clientes, independentemente do retorno financeiro que cada um dê individualmente,

  • O cliente bancário é uma incógnita. Ele pode não manter grandes operações com o banco em que você trabalha mas manter tais operações em outros. Fidelizar o cliente é fazer com que ele mantenha todas as suas operações com você. E, a melhor maneira de obter sucesso nesse ramo, é não julgar ninguém pelo que se vê na "superfície" e muito menos discriminar os seus clientes. Portanto, a resposta óbvia para esta pergunta é que o relacionamento com o cliente deve ser excelente não importa o quanto o cliente renda para a Instituição.

    Gabarito: letra E

  • Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. A responsabilidade pelo bom atendimento é de todos os empregados. Todos devem buscar satisfazer as necessidades dos clientes.

    Alternativa B. Errado. O atendimento deve ser boa qualidade para todos os clientes, sendo tão específico e personalizado quanto possível para atender a cada tipo de demanda.

    Alternativa C. Errado. Clientes diferentes devem possuir atendimentos diferentes.

    Alternativa D. Errado. Clientes diferentes devem possuir tratamentos diferentes. Isso não significar dar mais importância a um do que a outro. Significa personalizar o atendimento de acordo com cada tipo de necessidade.

    Alternativa E. Correto. A empresa deve construir bons relacionamentos com todos os tipos de clientes. É comum que um cliente à medida que prolonga seu relacionamento com um banco contrate mais serviços e passe a atuar também como uma espécie de vendedor do banco, pois propaga a sua satisfação com os serviços para outros potenciais clientes. Nesse sentido, é importante que o banco invista em todos os clientes para que o relacionamento vá sendo construindo de forma progressiva ao longo do tempo.

    Gabarito: E

  • INDEPENDENTE DO RETORNO BANCÁRIO, OS CLIENTES DEVEM TER UM BOM ATENDIMENTO.

  • Não concordo com essa questão. Mais uma questão subjetiva da terra do faz de conta.

  • Na prática não é assim.

  • Imagine um estabelecimento onde se preocupe somente àqueles que detém grande aporte financeiro. Os demais clientes que teriam possivelmente péssimas experiências com certeza iriam compartilhar com outras pessoas, que sequer pisaram alguma vez no estabelecimento, mas tem a percepção de que o atendimento é ruim. A empresa deve se importar tanto na captação de novos clientes como na fidelização com os que já são clientes. Isso torna a e) correta.

  • Nubank inicialmente fornece inúmeros serviços sem, teoricamente, cobrar por isso, visando o relacionamento no longo prazo e na geração de confiança por parte do cliente, para que então, posteriormente, venha a fazer investimentos ou adquirir empréstimos. É a essência do marketing de relacionamento.

  • pq a letra c não é correta?

  • Por mais que não seja assim que ocorre na prática, nós estamos estudando a teoria, portanto...

    C) Todos os clientes devem ter o mesmo tipo de atendimento bancário, mesmo possuindo diferentes solicitações de serviços bancários. ERRADA

    O atendimento ao cliente deve ser diferenciado, ou seja, produto P não deve ser ofertado da mesma forma que produto J. Além disso, os clientes procuram cada vez mais atendimentos personalizados, independente do produto.

  • gabarito para não assinantes: "E"

  • letra "C" esteja errada ao generalizar os tipos de atendimento bancário. Ela afirma que TODOS os atendimentos devem ser prestados da mesma forma. Isso não é , até porque, as necessidades de cada cliente são diferentes.

    letra "E" trata somente do BOM RELACIONAMENTO, que se deve ter com todos os clientes, independentemente das suas necessidades e se ele traz receitas imediatas ou não.


ID
1086079
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O relacionamento que os bancos mantêm com seus clientes é um fator que contribui para sua captação e sua fidelização. Pensando nisso, os bancos têm utilizado diferentes ferramentas e estratégias no desenvolvimento de sua liderança no mercado.

De maneira geral, o marketing de relacionamento é conceituado como o processo pelo qual uma empresa constrói alianças com clientes atuais e potenciais de tal forma que ambos, vendedor e comprador, trabalhem em busca de um conjunto específico de objetivos comuns.

Os objetivos do marketing de relacionamento são atingidos quando.

Alternativas
Comentários
  • É preciso estabelecer um relacionamento de longo prazo com o consumidor de seus produtos, para que se mantenham fiel e se tornem fonte segura de renda, a medida que esse relacionamento contribua para o aumento de sua participação nas transações e nos contratos realizados com a organização.

  • Construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes-chaves (clientes, fornecedores, distribuidores...) a fim de conquistar ou manter negócios com ela. (Kotler, 2006)

  • Dizer que "é assegurado que os funcionários satisfaçam às necessidades dos clientes" não significa dizer que o relacionamento pare por aqui, mas sim constitui um elo para o futuro. Além do mais, não há outra alternativa possível.

  • Questão um tanto quanto confusa, mas vamos que vamos que essa vaga é nossa!!!

  • A letra "a" esta errada pois fala em uma relação distante

    A letra "b" esta errada por falar em curto prazo

    A letra "c" fala em relacionar-se com o cliente a cada ocasião de compra, porém o relacionamento deve acontecer independente se o cliente vai ou não realizar a compra.

    A letra "e" o não torna a questão errada, alias sem bem olharmos praticamente toda questão que tem um "não" normalmente esta errada

    Logo somente nos resta a alternativa "d" como correta

  • LETRA B NÃO PODE SER POIS MARKETING DE RELACIONAMENTO É A LONGO PRAZO.

    RESPOSTA LETRA D

  • meio confusa a questão, mas creio que o que torna a "D" correta é a frase "vendedor e comprador, trabalhem em busca de um conjunto específico de objetivos comuns." e esse objetivo só pode ser a satisfação do cliente, que em marketing de relacionamento vai muito além disso.

  • Sinceramente, essa questão poderia ser passível de anulação...  "Satisfazer as necessidades do cliente" pode imaginar quantas necessidades ou "necessidades doentias" temos?  ahuAH  Olá, eu quero que você coloque dinheiro na minha conta mas não quero pagar nada. Tenho necessidade disso pois não tenho como pagar. - Tudo bem senhor, estamos aqui para satisfazer uma necessidade sua.

    Poderia ter uma complemento para que esse "assegurar" estivesse dentro da política interna.

  • Questão deixa muitas dúvidas!!

    Marketing de relacionamento  atenta para as necessidades de “criar, manter e acentuar

    sólidos relacionamentos com os clientes e outros públicos”. Para o autor, cada vez mais o

    Marketing vem transferindo o centro, das transações individuais, para a construção de mais

    próximos relacionamentos com os clientes, com o foco em maior valor agregado. Trata-se de

    oferecer/propor valor de longo prazo ao cliente, e proporcionar a ele satisfação contínua.


  • "Os objetivos do marketing de relacionamento são atingidos quando é assegurado que os funcionários satisfaçam às necessidades dos clientes." Ah, tá. Só isso? Foram satisfeitas as necessidades dos clientes, bum, pronto, está consolidado o Marketing de Relacionamento. Observem o texto que acompanha a questão: o Marketing de Relacionamento é um processo de construção de alianças, algo que demanda tempo e confiança, não algo tão simplório e bruto como dito na alternativa D. Esse tipo de questão desanima quem estuda pra valer, sinceramente... quem elabora esse tipo de coisa é muito mal intencionado.

  • O marketing de relacionamento, busca-se conquistar e manter a simpatia, confiança e lealdade e construir relações que são um ativo e podem ser um recursos valioso e fonte de vantagem competitiva. Constituindo um relacionamento de longo prazo na qual há conhecimento, confiança mútua e bom relacionamento com clientes, funcionários e distribuidores e não podem ser comrados ou imitados pelos concorrentes.

  • Pessoal, em questões de múltipla escolha, por muitas vezes precisamos identificar qual seria a alternativa menos incorreta (se é que já não seria uma incorreção esse conceito). Logo, mais que discordar ou concordar com o gabarito, é preciso acertá-lo.


    Assim sendo, a alternativa D seria a menos inadequada. Para quem ficou na dúvida quanto a alternativa C, segue uma citação do livro de um dos maiores autores de marketing. Segundo Kotler, 


    O marketing de relacionamento estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes. Ele reduz o dinheiro e o tempo investidos nas transações. Nos casos mais bem sucedidos, as transações deixam de ser negociadas de tempos em tempos e se tornam rotineiras. (KOTLER, 2000, p.35)




  • Assegurar que os funcionários satisfaçam os clientes ... tenso mais eliminando as outras alternativas seria a mais correta (d)

  • Uma dica, vejam todas as alternativas, procurem a "mais correta", ou "menos errada", em relação às outras. Não adianta ficar na peleja com a questão. Pela exclusão, a alternativa mais correta, ou menos errada,  seria a letra D.


    Bons estudos.

  • A afirmativa que se enquadra, dentro das demais, como um objetivo do marketing de relacionamento é a “D”, quando fala dos funcionários que satisfaçam as necessidades dos clientes.

     

    http://blog.alfaconcursos.com.br/professor-lilian-comenta-a-prova-do-banco-do-brasil/

  • Questão mal formulada. Impossível uma empresa "assegurar" a satisfação dos clientes. A expressão "É assegurado " mostra que os funcionários devem sempre satisfazer os clientes. Isso é impossível. 

    Então eu vou à agencia e digo ao atendente que quero R$ 1 milhão na minha conta. E ele deve assegurar a minha satisfação.

    Isso não existe.

    Essa banca é fraca demais. 

  • Uma questão sinceramente mal formulada. Tipo de questão em que procuramos a "menos errada" e não a certa. Neste sentido podemos remeter ao conceito de satisfação do cliente, compreendendo que este seria o objetivo principal da Instituição. Porém se a ideia é, de fato, manter um relacionamento com o cliente, não basta que a relação seja fria, profissional, nem ocasional. Ela deve ser duradoura e se consolidar quando os clientes se satisfazem e esta satisfação seja diretamente relacionada ao atendimento que tiveram, ao tratamento que foi dado a eles. Assim , por eliminação, verificamos que a opção D é a que mais se ajusta a esta ideia.

    Gabarito: letra D

  • É ASSEGURADO, POIS OS BANCOS FAZEM DE TUDO PARA QUE NÃO ACONTEÇA INSATISFAÇÃO.

  • Satisfazer as necessidades dos clientes em relação aos produtos ofertados.

  • Esse tipo de matéria para uma prova de concurso me deixa preocupado, o grau de subjetividade de um tipo de questão dessas é muito grande. Infelizmente é triste.

  • muito subjetiva e complexa !!

  • Muito subjetiva, pois algumas necessidades dos clientes não dependem apenas dos funcionários do banco, suponhamos que um cliente necessite de um empréstimo bancário, e seu cadastro não seja aprovado. Não satisfará a necessidade do cliente.

  • A cada ocasião de compra é o Mkt de Transação.

  • Necessidade é diferente de vontade Oscar .

  • A resposta está praticamente no enunciado, quando ele cita no conceito de marketing de relacionamento "vendedor e cliente" e "objetivos comuns"

  • Satisfazer às necessidades dos clientes.

  • se eu tivesse que assegurar toda necessidade de cliente que eu atendo, já teria falido a empresa faz tempo


ID
1086082
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O grau de percepção de valor, pelo cliente, em relação ao produto ou serviço, é dinâmico, podendo variar de acordo com o momento – antes da aquisição, imediatamente após a aquisição, após longo tempo de aquisição e utilização, entre outras circunstâncias.

Essa mudança na percepção de valor ocorre porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - O que motiva o cliente antes da compra pode não ser mais depois da compra...

  • Onde está o erro da E?

  • O erro da "E" é tudo, está totalmente errada: padronizar necessidades, tratados uniformemente.

  • A questão é que na E tá escrito como as empresas fazem e não como é a teoria, infelizmente na prática a teoria muda.

  • Bárbara, O erro da E é afirmar que os clientes são tratados de maneira uniforme, cada cliente apresenta necessidades diferentes, logo isso não seria possível.

     

  • ACERTEI...MAS FIQUEI EM DUVIDA COM A 'B'. PQ ESTA ERRADA?

  • O que, muitas vezes, nos faz errar questões como esta, é o fato de esquecermos de relacionar a alternativa com o enunciado: a alternativa B, por exemplo, estaria correta se o enunciado pedisse a afirmativa que indicasse a mudança especificamente positiva na percepção de valor do cliente em relação ao produto, mas o que a questão pede é a alternativa que indique mudança de percepção, que nesse caso, pode ser positiva ou negativa, por isso se enquadra a letra C. Isso nos "pega" facilmente devido ao cansaço que diminui nossa capacidade de concentração durante os estudos e a prova.

  • É o tipo de questão que o candidato deve está bem atento ao que o enunciado está pedindo, pois o elaborador da questão está pedindo o atributo na percepção de valor do cliente em relação ao produto, que é dinâmico, tanto no aspecto positivo como negativo. Com isso, de cara, eliminamos a alternativa B.

    A correta C nos dá uma visão que o valor percebido ao cliente pode varia durante ao tempo, tanto no aspecto posivito como no negativo.

  • Ao analisar o enunciado você percebe uma variação positiva ou negativa de três fases, antes da aquisição, logo depois a aquisição e ao longo de sua aquisição, nessa três etapas, e por uma série de fatores o cliente pode mudar sua satisfação de forma positiva ou negativa perante o produto. É necessário obviamente uma convivência com o produto, para o cliente ultrapassar essas três fases e obter o grau de valor satisfatório ou não de um produto ofertado. Portando a questão que melhor complementa este enunciado é a letra C. Que cita o tempo de convivência, isto é a relação que aumenta do cliente com o produto.


  • A alternativa que se enquadra quanto a percepção de valor pelo cliente é a “C” o grau de importância dos atributos de valor muda, à medida que a relação do cliente com o produto aumenta, podendo aumentar ou diminuir o valor percebido.

     

    http://blog.alfaconcursos.com.br/professor-lilian-comenta-a-prova-do-banco-do-brasil/

  • Se prestarmos atenção no enunciado verificamos a palavra dinâmico, que é a chave para a solução da questão. Dinâmico é algo que muda em diversas direções e isso ocorre no decurso do tempo. Devemos então considerar que as percepções dos clientes podem ser para o bem ou para o mal. Devemos então descartar as opções que demonstram a percepção do cliente variando somente em um sentido (positivo ou negativo), casos das letras A, B e D. Já a letra E fala de generalizações e atendimentos padronizados. O inverso do que o mercado prega, ou seja, o atendimento moderno busca personalizar o atendimento (nunca confundir com discriminações). Portanto, a letra C acerta o diagnóstico pois informar que, conforme o cliente "convive" com o produto, sua relação com ele se modifica podendo se tornar mais próxima ou mais distante, menos ou mais importante.

    Gabarito: letra C

  • A QUESTÃO ESTA LIGADA UM FATO ÚNICO, POIS QUANDO NÓS CLIENTES FICAMOS ÍNTIMOS DOS NOSSOS PRODUTOS ADQUIRIDO PERCEBEMOS O VALOR DELE.

  • A percepção de valor em relação aos bens e serviços pode se modificar ao longo do tempo em razão da utilidade que o bem ou serviço possui para o cliente. Isso pode ser exemplificado de diversas maneiras. Imagine, por exemplo, que você está estudando a disciplina de Vendas para passar em um concurso público. Nesse momento, um curso preparatório para a disciplina de vendas possui um alto valor percebido. Após o concurso, o mesmo curso pode perder grande parte do valor percebido, pois você pode ter sido aprovado no concurso ou, simplesmente, decidido estudar para concursos que não exijam esse conhecimento. Em outras palavras, a importância que você dava ao conhecimento sobre vendas modificou-se e, assim, o valor percebido no curso também.

    Feita essa breve revisão, vamos analisar as alternativas:

    Alternativa A. Errado. A alternativa descreve uma situação, na qual a empresa não entrega o que promete. Isso pode gerar maior satisfação do cliente (caso a entrega da empresa seja superior à promessa que ela realiza) ou insatisfação do cliente (caso a entrega seja inferior à promessa). A mudança no valor percebido pelo cliente não decorre desse gap (lacuna) entre a promessa da empresa e a entrega dela.

    Alternativa B. Errado. Ao comprar um bem ou serviço não, necessariamente, as expectativas do cliente serão superadas. Eventualmente, as expectativas podem ser frustradas, o que conduzirá a uma insatisfação. Assim, a alternativa erra ao afirmar que a mudança no valor percebido decorre de uma superação das expectativas do cliente.

    Alternativa C. Certo. É exatamente isso! O grau de importância que o cliente confere aos atributos modifica-se com o uso do bem ou serviço, o que gera reflexos no valor percebido. De maneira mais prática, sempre achei insensato pagar R$50-R$70 por um assento com alguns centímetros adicionais de espaço em um voo. Eu atribuía, portanto, um baixo valor percebido a esse serviço. Entretanto, mesmo sendo bem “mão de vaca”, em alguns períodos que precisei viajar com mais frequência, fazia questão de pagar pelos assentos com mais espaço. Em outras palavras, o valor percebido que eu atribuía ao serviço modificou-se.

    Alternativa D. Errado. A alternativa faz uma verdadeira salada. “O vendedor, ao adquirir um produto,”? Se é vendedor ele vai vender o produto, e não adquirir. 

    Alternativa E. Errado. O tratamento uniforme de clientes reduz o valor percebido. Afinal, os clientes possuem necessidades e desejos diferentes e, assim, esperam que as empresas atentem para essas diferenças. Daí a importância da segmentação de mercado para as empresas. Dentre outros objetivos, as empresas segmentam o mercado justamente para criar bens e serviços mais adequados a tipos específicos de clientes. 

    Gabarito: C

  • Fernanda Marcela, Belo comentário.

  • O principal fator motivador de uma compra é a alta percepção de valor no produto adquirido. O que pode variar de acordo com experiência na relação do cliente com o produto.

  • Gab C

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    O grau de percepção de valor pelo cliente, em relação ao produto ou serviço, é dinâmico, podendo variar de acordo com o momento (ou seja: antes da aquisição, imediatamente após a aquisição, após longo tempo de aquisição e utilização, entre outras circunstâncias). Essa mudança na percepção de valor pelo cliente ocorre pois o grau de importância dos “atributos” de valor muda, à medida em que a relação do cliente com o produto aumenta (isso acontece pois o cliente passa a ter mais contato com o produto, ele fica mais “íntimo” do produto), podendo aumentar ou diminuir o valor percebido pelo cliente.


ID
1086091
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No momento da venda, ao apresentar um serviço bancário, o funcionário deve levar em conta o conceito de custo total para o cliente.

Esse conceito envolve, além das condições financeiras do serviço que se pretende adquirir, outros fatores, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa questão?

  • Renan, o que eu entendi: O que está sendo questionado é o conceito de custo para o cliente. E dentre as alternativas, o que mais se enquadra como custo é o tempo e a energia psicológica que o cliente gasta para ouvir o funcionário apresentando o serviço bancário. Espero ter ajudado...

  • Ajudou sim Natalia, mui obrigado. Tem questões que nos deixam na dúvida. Obrigado pela preocupação em me elucidar.

  • custo total  de pagamento???

  • “Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. Custo total para o cliente é o conjunto de custos em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter , utilizar e descartar um produto ou serviço”. (Kotler)

    O custo total para o cliente inclui os custos de tempo de energia física e psíquico do comprador.

  • LETRA ( A )   - É simples !  Vamos analisar o exemplo do cartão de Crédito.

    Alem dos custos financeiros ( ex : Anuidade do Cartão de crédito ) , também se inclui o custo do tempo, energia física e psicológica .

                           o cartão facilita a vida de todo mundo. Por tanto seu custo de tempo, energia física e psicológica são baixos.

  • Além do custo monetário, o custo total para o cliente inclui os custos de tempo, de energia física e psíquicos do comprador, que leva em conta esses custos juntamente com o custo monetário para formar um quadro do custo total para o cliente.

    Bom estudo a todos.


  • Satisfação, valor e retenção do cliente – Administração de Marketing:

    “Além do custo monetário, o custo total para o cliente inclui os custos de tempo, de energia física e psíquicos do comprador, que leva em conta esses custos juntamente com o custo monetário para formar um quadro do custo total para o cliente.” (KOTLER, 2000, p.57)

  • A questão cita:" além das condições financeiras do serviço" e "o funcionário deve levar em conta o conceito de custo total para o cliente" que significa que para vender o produto(e receber a comissão) ele vai gastar TEMPO para apresentar o serviço/produto, ENERGIA FÍSICA (que pode ser várias, tipo levantar para pegar fôlder, contrato, se deslocar até o cliente e etc, e principalmente a PSICOLÓGICA que envolve o entusiasmo ao oferecer o produto e etc.

  • O custo total ao qual a questão cita, se refere ao cliente e não ao vendedor.


    “Além do custo monetário, o custo total para o cliente inclui os custos de tempo, de energia física e psíquicos do comprador, que leva em conta esses custos juntamente com o custo monetário para formar um quadro do custo total para o cliente.” (KOTLER, 2000, p.57)

  • Se não fosse essa citação de Kotler, acharia um tanto engraçada essa questão. Mas essa citação não se encaixa a produtos financeiros. Questão estranha! 

  • Essa questão não é bem elaborada é possível de derrubar é só pegar conceitos clássicos de administração.

  • Geralmente tudo que envolve custos envolve tempo, aprendi isso na disciplina de contabilidade de custos.

  • Definição de valor e de satisfação para o cliente  Custo total consiste em mais do que o custo monetário. Além do custo monetário, o custo total para o cliente inclui os custos de tempo, de energia física e psíquicos do comprador.  Você pode melhorar sua oferta de três maneiras básicas, a saber: 1. Aumentar o valor total para o cliente, melhorando os benefícios relacionados ao produto, serviços, pessoal e imagem. 2. Redução custos não-monetários (tempo, energia, desgaste psíquico). 3. Redução custos monetários.

     

    Em marketing, o valor de um produto é a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à quantia real paga pelo produto.

    Segundo o dicionário virtual MICHAELIS valor é "Apreciação feita pelo indivíduo da importância de um bem, com base na utilidade e limitação relativa da riqueza, e levando em conta a possibilidade de sua troca por quantidade maior ou menor de outros bens."[1]

    Pode ser expresso pela equação:

    Valor = Benefícios / Preço ou

    Valor = Benefícios recebidos / Expectativas

    Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens:

    os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e

    o custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).

    A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra.

  • Esta pergunta é bastante curiosa. Envolve a ideia de custos o que é estranho nesta disciplina. De qualquer forma, podemos respondê-la com o raciocínio de que o conceito de custos envolve, além do aspecto monetário, o aspecto do tempo utilizado para sua maturação e as forças envolvidas para sua confecção. Por exemplo, ao se vender um seguro de automóvel, um atrativo maior que o preço do seguro é o tipo de proteção que ele pode oferecer. Se o seguro trouxer muita tranquilidade e maior proteção que seus concorrentes, ao cliente, ele ponderará os custos e poderá consumir este produto.
    Assim, podemos considerar que o tempo e a energia (desgaste, aborrecimentos, etc.) dispendidos também fazem parte do custo.

    Gabarito: letra A



  • CUSTO TOTAL EM MARKETING ----------- ENVOLVE TODOS OS CUSTOS INCLUINDO TEMPO, ENERGIA FÍSICA E PSICOLÓGICA.

  • Que questão em ... kkkkkk

  • custo tb envolve além do capital fixo (máquinas, equipamentos...) o capital variável (o ser humano), ou seja, seu trabalho (energia dispensada física e psicológica) tb é um custo que é considerado no preço final do produto. - Definição dos cursos de Economia.

  • Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo. (Winston Churchill)

    a vaga é nossa

  • Esse conceito envolve, além das condições financeiras do serviço que se pretende adquirir, outros fatores, tais como:

    A) tempo e energia física e psicológica (vc o convence que terá muito menos trabalho, menos estresse, mais segurança)

    B) prazo e condições de pagamento (CONDIÇÕES FINANCEIRAS)

    C) vantagens esperadas (CONDIÇÕES FINANCEIRAS)

    D) necessidades e desejos (PREFERÊNCIAS PESSOAIS são subjetivas e amplas e não estão no conteúdo)

    E) imagem funcional e psicológica (MARCA FUNCIONAL não agrega ao custo total do cliente mas à propria empresa)


ID
1833757
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II


    Da Política Nacional de Relações de Consumo

            Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: (Redação dada pela Lei nº 9.008, de 21.3.1995)

            I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;

            II - ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor:

            a) por iniciativa direta;

            b) por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas;

            c) pela presença do Estado no mercado de consumo;

            d) pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.

  • LETRA: B

    CDC LEI 8.078

    Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: 

    IV - educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo;


ID
2668399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado.


Entre os diversos fins de sua aplicabilidade pelas empresas, está a

Alternativas
Comentários
  • Por que segmentar o mercado?

     

    A necessidade da segmentação de mercado facilita o entendimento de que tipo de público é prioritário para o marketing, transmitindo as características do produto com foco no grupo de consumidores desejado, otimizando e direcionando os esforços do marketing.

     

    Com foco, podemos ser mais específicos inclusive na mensuração dos resultados. Podemos entender e medir as reações que clientes de perfis semelhantes têm em relação aos produtos.

     

    A melhor mensuração possibilitará direcionar melhor os investimentos, e prever melhor os lucros a partir desses investimentos.

     

    http://agenciapomar.com.br/segmentacao-de-mercado/

  • LETRA D

    Falou em segmentar, falou em NICHO

  • Gabarito: letra D

    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos(nicho), com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

    fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Segmentação_de_mercado

  • Em 11/07/19 às 22:17, você respondeu a opção C.

    Em 24/06/19 às 19:30, você respondeu a opção C.

    :/

  • SEGMENTAR MERCADO = ACHAR NICHOS RENTÁVEIS.

  • Ué, tem que ter um público alvo (segmento) para entrar em "um mercado"

  • Alternativa "c" está intimamente ligada à análise SWOT.

  • Gabarito: letra D

    segmentação = ninchos

  • TOP.

  • Tá uma bagunça. tudo misturado a área bancária


ID
2668408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um gerente analisou as atividades da agência sob sua responsabilidade e notou que o movimento de clientes aumenta em quase três vezes entre os dias 5 e 10 de cada mês, quando se concentram os pagamentos de contas de consumo. Nos demais dias do mês, os funcionários passam parte do tempo sem terem clientes para atender. O gerente lamentou não ter como utilizar essa ociosidade em dias de maior procura e focou no treinamento dos funcionários para que o atendimento fosse mais rápido nos dias mais intensos.


A situação apresentada se relaciona à característica diferenciadora dos serviços que está associada à impossibilidade de estocagem ou revenda de serviços denominada

Alternativas
Comentários
  • Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:

     

    Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.

     

    Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

     

    Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.

     

    Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.

     

    Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.

     

  • B) Perecibilidade. Os serviços são perecíveis. Não usou, está perdido.

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Dentre essas características, aquela que indica que o serviço não pode ser estocado é a característica da perecibilidade. Portanto, o gabarito da questão é a alternativa B.

    Se quiser relembrar, veja a seguir:

    Variabilidade: indica que a qualidade de um serviço pode oscilar muito de uma ocasião para outra.

    Intangibilidade: indica que os serviços não são tangíveis, isto é, não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos.

    Perecibilidade: indica que os serviços não podem ser estocados. 

    Inseparabilidade: indica que os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente.

    Gabarito: B

  • INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, IMPOSSÍVEL ESTOCAR SERVIÇOS, ASSIM, SERIA PERECÍVEL POR CONTA DE NÃO UTILIZÁ-LOS.

  • Essa eu realmente não compreendi!

  • São característica de Serviço Vi esse assunto em ADM Geral ficou fácil, tanto que acertei só pelo comando da questão
  • não entendi pq não poderia ser inseparabilidade

  • Gabarito: A

    "...impossibilidade de estocar..." ou seja, é PERECÍVEL

    A - variabilidade - a qualidade do serviço muda em função de quem faz

    B - perecebilidade

    C - intangibilidade - o serviço não pode ser tocado ou visto

    D - inseparabilidade - o serviço está vinculado ao prestador

    E - heterogeneidade = variabilidade

  • B) Perecibilidade

    O SERVIÇO NÃO PODE SER ARMAZENADO PARA DEPOIS.

    EX: Quando vende produto pode fabricar e estocar, com o serviço não é possível pois a prestação e o consumo são simultaneos.

  • Acredito que a própria banca errou ao escrever : Ociosidade em dias de ''maior '' procura, na verdade a ociosidade é nos dias de ''menor '' procura ! Mas tudo bem né ! Não afetou na resolução da questão. Corrijam se eu tiver enganada ..

  • A dor é temporária. Desistir dura para sempre. (Lance Armstrong)

    vc consegue

  • Sempre confundo isso, as características dos serviços, ele não ser estocado com Isso esta relacionado com a (Perecebilividade)


ID
2668414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando começou a pensar na construção de relacionamentos de longo prazo com clientes, o diretor de uma empresa precisou determinar qual seria o valor financeiro desses relacionamentos no longo prazo.


Pressupondo-se que um ciclo de vida médio, para clientes bancários Pessoa Jurídica, é de 20 anos e que cada cliente desses gera, aproximadamente, negócios mensais de R$ 3.000,00, o valor de cada cliente bancário Pessoa Jurídica é de

Alternativas
Comentários
  • (...) 20 anos e que cada cliente desses gera, aproximadamente, negócios mensais de R$ 3.000,00 (...)


    Anos x negócios mensais = 20 (anos) x 12 (meses em 1 ano) x 3.000 (Quantidade de negócios mensais) = 720.000

  • 20 anos x 12 meses x 3.000 por mês = 720.000,00

  • Tipo de questão que alguns erram por ser muito fácil.

  • Tipo de questão que alguns erram por ser muito fácil.

  • Questão de multiplicação, apenas.

  • pegadinha de unidades diferentes (ano x meses), típica pra pegar quem não lê o enunciado com calma.

  • Questão de multiplicação que o pessoal acaba errando por não ler o enunciado direito.

    3.000x12 (MESES) = 36.000 x 20(ANOS)= 720.000

    Bons estudos!

  • 3,000.00 x 12 = 36

    36 x 20 = 720

    resp: 720.000,00

  • É só realizar o seguinte cálculo :

    20 × 12 = 240

    240 x 3.000,00 = 720.000,00

  • 3 x 24 = 72

    aí é so olhar as alternativas q comecar com 72

  • Se você marcou a alternativa "c" e, mesmo lendo todos os comentários não entendeu como chegar ao gabarito, na sua prova apenas lembre de multiplicar o que você achar por dois.

  • fiquei chocada ao errar a primeira vez. até ler dnv
  • Enunciado grande só para deixar o candidato assuntado, mas a resolução da questao é simples. Basta ter um pouco de calma e atenção, que você mata essa questão. 20 anos × 12 meses = 240 meses 240 meses × 3000 por mês = 720.000
  • Comentário: 20 anos 20x12 = 36 meses

    36x3000/mês = 720.000,00

    Questão pra pegar o candidato dormindo.

  • De longe, a mais fácil! Errei por pular alguns termos. Entendi 3000 por ano.

ID
2674264
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em vendas, ao apresentar um produto bancário, o técnico bancário deve:

Alternativas
Comentários
  • Para seu um bom negociador, lembre-se de:


    – Ter certeza que sua solução é a melhor para o seu cliente
    – Enfatizar seu interesse em solucionar problemas do seu cliente
    – Aprender tudo que for preciso sobre a necessidade do cliente
    – Ter coragem em enfrentar objeções e superá-las
    – Estabelecer uma situação que ambas as partes saiam ganhando.

     

    Quando você sistematiza informações sobre seus clientes, torna-se facilitada a tarefa de identificar as suas necessidades. Pense da seguinte forma: seu cliente sempre tem um problema a resolver, uma demanda de consumo, e você precisa ter uma solução a oferecer, algo que seja realmente útil e agregue valor para ele.

     

     

    Quem deseja vender com foco no cliente não pode se dar por satisfeito ao identificar aquilo que ele busca. É preciso determinar como atender a essa necessidade.

     

     

  • Gabarito: letra A

    A) focar na necessidade do cliente;

    B) deixar que o cliente controle a entrevista; (jamais, o vendedor que tem o controle da situação)

    C) usar linguagem culta e sofisticada para causar boa impressão; (não adianta a linguagem culta se o cliente não entender como funciona o produto)

    D) mostrar ao comprador o máximo de conhecimento técnico sobre o produto; (não adianta o conhecimento técnico se o cliente não entender o que se está mostrando)

    E) manter um clima de simpatia para que o cliente não faça objeções. (as objeções podem ser importantes para entender o funcionamento do produto e se atende as reais necessidades do cliente)

  • A

    focar na necessidade do cliente

  • A questão exige conhecimento de Vendas e Negociação.

    A)     focar na necessidade do cliente.

    B)     o técnico bancário precisa ter controle da conversa para apresentar produtos adequados ao cliente e assim conseguir fazer a venda.

    C)     usar linguagem culta e sofisticada todo tempo pode dificultar a comunicação, o cliente pode não entender o que está sendo dito.

    D)     o cliente precisa ter conhecimento prático do produto/serviço, e qual será o benefício que ele obterá.

    E)     o técnico deve permitir as objeções, porque elas vão ajudar a esclarecer possíveis dúvidas e então saber qual produto/serviço se adequada as necessidades do cliente.

    Gabarito: Letra A.


ID
2674267
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Todo atendimento passa por momentos da verdade, que são os contatos entre o cliente e as empresas.

Esses contatos são preciosos porque:

Alternativas
Comentários
  • O foco na excelência de atendimento ao cliente deve ser uma obsessão dentro de toda a empresa, e não apenas em departamentos específicos. Todos os funcionários devem agir pensando em como aumentar a felicidade dos clientes.

     

    Também é importante mapear e reconhecer práticas de sucesso no atendimento dentro da empresa. Histórias de experiências fantásticas dos consumidores podem servir de inspiração para os demais funcionários e para atrair novos clientes a se relacionarem com a marca.

  • Porque a alternativa B está errada?

  • Momento da verdade é o ponto crítico em que o cliente compara o serviço ou o atendimento anunciado, ou prometido, pela empresa e o que ele está de fato recebendo.

    A expectativa é o esperado que aconteça e o tipo de tratamento que se imagina, ou seja, aquilo que acredita-se que vai acontecer ao entrar em contato com a empresa, e do tratamento de qualidade que se espera receber por parte dos atendentes.

    O contato, que é esse momento da verdade (de saber que aquilo anunciado é ou não verdade), pode favorecer uma venda, se for de boa qualidade. Letra C

    A) são avaliados apenas nos primeiros momentos; errado, pois é avaliado em todos instantes do atendimento

    B) criam as condições para que as objeções sejam vencidas; errado, pois essa é etapa específica de vendas

    C) Certo

    D) são construídos unicamente pelos profissionais de atendimento; errado, pois qualquer atendimento, por qualquer profissional põe em xeque o que foi anunciado

    E) podem ser uniformizados e replicados no momento da verdade. errado em partes, pois aquilo que foi anunciado poderia ser algo padronizado e replicado no momento do atendimento, mas a questão trata de vendas e atendimento de uma forma genérica, e não de casos uniformizados.

  • Fui seco na B ! Pressa é inimiga da perfeição

  • C

    podem favorecer uma venda, se forem de boa qualidade;


ID
2674279
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma ação que faz parte do mix de marketing, muito utilizada pelas organizações que prestam serviços, como é o caso das instituições bancárias, representada pela oferta de incentivos e vantagens para os clientes, e que visa a aumentar significativamente as vendas é a(o):

Alternativas
Comentários
  • Os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.

     

    Preço

    Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.

     

    Praça

    A praça refere-se aos pontos de contato do público-alvo com o produto ou serviço. O principal é o local em que a venda será feita. Neste caso, pode ser online ou em lojas físicas. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.

     

    Produto

    Dentro do conceito do mix de marketing, a definição de produto refere-se muito mais aos aspectos intangíveis do que aos técnicos. Existem alguns atributos de marca que podem ser passados na experiência de uso de um produto ou serviço.

     

    Promoção

    A promoção refere-se a todo o âmbito das estratégias de divulgação utilizadas pela empresa. Não só os canais, mas a comunicação que será passada para o público-alvo. A personalidade da marca e a linguagem que será usada também são pontos muito importantes no plano de marketing.

  • Gabarito: letra A

    questão tranquila se ler com calma simplificando o comentário do Rafael

    A promoção é apenas uma parte do mix de marketing, que inclui os esforços para promover negócios, marcas ou produtos e serviços. A promoção tem como objetivo de atrair os clientes certos a fim de realizar vendas. E também de aumentar o reconhecimento de marca.

    fonte: viverdeblog.com/mix-de-marketing/

  • Uma ação que faz parte do mix de marketing, muito utilizada pelas organizações que prestam serviços, como é o caso das instituições bancárias, representada pela oferta de incentivos e vantagens para os clientes, e que visa a aumentar significativamente as vendas é a(o):

    É promoção. São incentivos de curto prazo, que visam aumentar as vendas. Cuidado para não confundir com promoção de vendas.

    Promoção: Tudo que visa aumentar as vendas (divulgação, propaganda etc.)

    Promoção de vendas: Faz parte da promoção, porém, aqui temos a oferta de curto prazo (brindes, descontos, pague 2 leve 3 etc.)

    Promoção para vendas: São ações voltadas ao time de vendas para engajamento

  • A

    promoção;

  • Comentário: o Mix de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

    Dentro do escopo da questão, a única alternativa que representa um dos pilares do marketing é a LETRA A.


ID
2674288
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em vendas, o conhecimento dos produtos e serviços bancários é imprescindível, por permitir que:

Alternativas
Comentários
  • é preciso identificar o que é uma objeção para diferenciá-la de um rejeição. Quando o cliente simplesmente rejeita seu produto ou serviços, é preciso repensar toda a estratégia. Não vai adiantar insistir e transformar sua venda em um confronto: a rejeição só vai aumentar!

     

    A dica é: se for uma objeção, tente contorná-la mostrando valor. Se for uma rejeição, recue momentaneamente.

  • Gabarito: letra C

    completando

    a) o vendedor passe autoridade ao discorrer sobre o acúmulo de informações que ele detém;

    autoridade não quer dizer que sei vender

    b) o comprador perceba a profundidade do conhecimento do vendedor;

    não adiante ter conhecimento profundo e não saber passar ao cliente as informações necessárias

    c) o vendedor mostre segurança e habilidade para responder objeções;

    d) o comprador obtenha as informações técnicas que só o vendedor pode dar;

    o correto é evitar as informações técnicas e explicar de forma simples e clara para que o cliente entenda

    e) comprador e vendedor possam estar em equilíbrio com relação às informações.

  • C

    o vendedor mostre segurança e habilidade para responder objeções


ID
2765965
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O risco de reputação decorre da percepção desfavorável da imagem de uma instituição pelos próprios clientes, contrapartes e acionistas. Quanto a essa categoria de risco, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D (que é o gabarito) diz respeito ao ganho de reputação por investir em empresas sustentáveis, que consiste em ativo intangível — eu vi ontem na cartilha Agenda 30 BB (sobre aspectos ASG, ambiental, social e governança corporativa). Vale a pena lê-la!

  • B

    o período em que o cliente deseja manter o investimento

  • Alternativa D. Quando se fala de imagem de uma instituição, fica claro que causar danos e ter uma relação de conflito com os clientes afeta diretamente na mesma.

  • Gabarito: Letra D

    Comentário: O risco de reputação representa uma categoria de risco mais evasiva com relação aos demais riscos bancários, pois:

    i) quantificar os seus efeitos é complexo;

    ii) mecanismos que geram este risco são difíceis de serem compreendidos.

    Fatores de risco (risco de reputação):

    1) Financiamento de empresas que atuam em segmentos econômicos criticados pela mídia e organizações não-governamentais;

    2) Participação direta ou indireta em ações que causam danos ao meio-ambiente;

    3) Conduta empresarial em desacordo com os valores vigentes da sociedade;

    4) Desempenho econômico-financeiro abaixo das expectativas de mercado;

    5) Relacionamento conflituoso com clientes e contrapartes. 

    Fonte: http://portalabbc.org.br/arquivos/risco_reputacao.pdf


ID
2908840
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os produtos e serviços bancários, oferecidos pelos bancos comerciais, são objeto de regulação do Banco Central do Brasil (BACEN). Portanto, para o funcionário da instituição, compreender as expectativas do cliente

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    As outras questões não valem nem a pena serem comentadas pois não fazem o menor sentido lógico

  • Poxa QC separa as questões nas disciplinas corretas!!!!!!!

    Questão de Atendimento (técnicas de vendas)

  • É trabalho do funcionário conhecer quais as expectativas do cliente para que possa atende-las e gerar satisfação do cliente, melhorando a lealdade.

  • A resposta ta bem obvio dessa questao
  • Bem óbvio. Gabarito Letra C

  • Realmente ! so uma se encaixa.

    R: C

  • de graça!!!!

  • Essa foi de graça.

  • Preço : Está relacionado a dinheiro.

    Valor: São todas as características que agregam um produto ou serviço.

  • Letra (C)

    é óbvio

  • Significado de Acintoso

    adjetivo Apoquentador; que provoca aborrecimento; que contraria e aborrece.Malévolo; que demonstra más intenções.Provocador; que contém ou se relaciona com acinte, com o ato praticado premeditadamente com o intuito de contrariar alguém.Pl.metafônico. Pronuncia-se: /acintósos/.Etimologia (origem da palavra acintoso). Acinte + oso.

    Sinônimos de Acintoso

    Acintoso é sinônimo de: malévolo, proposital, provocador, premeditado, intencional

    https://www.dicio.com.br/acintoso/


ID
2908870
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando-se algumas das principais etapas de um processo de venda, dentre as abaixo, a sucessão correta de algumas dessas etapas, do início para o final do processo, é:

Alternativas
Comentários
  • Existem tantos modelos para etapas de vendas quanto autores tratando do assunto. Apesar disso, é claro que o primeiro passo é prospectar o cliente e o último está ligado ao pós-venda. No mais, era só eliminar as que não fossem condizentes com essa ideia geral para se chegar ao modelo específico considerado nessa questão.

  • 1º PROSPECÇÃO DE CLIENTES ---- ACHAR CLIENTES

    2º SONDAGEM DE NECESSIDADES ----- Primeiro vc precisa saber se o joãozinho é funcionário publico ou aposentado antes de oferecer um credito consignado pra ele.

    3º APRESENTAÇÃO

    4º CONTORNO DE OBJEÇÕES ------ Joãozinho fala : ta caro

    Vc fala : consignado é o que tem os juros mais baixos do mercado.

    5º VENDA

    6º PÓS VENDA ------------------- Vc liga pro joãozinho e fala : Eai seu lindo, tudo bem ? O que acha de ter um cartão de Credito Consignado ?

  • prospecção de clientes; sondagem de necessidades; apresentação do produto; contorno de objeções; pós-venda.

    D

  • Muito boa a questão! Segundo Philipi Kotler são 8 etapas das técnicas de vendas:

    Prospecção

    Qualificação

    Abordagem

    Apresentação e demonstração

    Follow up (sondagem)

    Negociação

    Fechamento

    Pós - venda.


ID
2908873
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Desde a primeira Revolução Industrial até os dias atuais, passamos da “era da produção” para a “era do cliente”. Uma consequência dessa passagem é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor.

    A venda deixa de ser o "ponto final" na relação empresa-cliente. Hoje em dia também existe a preocupação com o pós-venda e com a fidelização.

  • errado. Marketing e vendas são áreas cada vez mais importantes da organização.

    Errado. Pesquisas de mercado são cada vez mais importantes para que o consumidor possa ser bem compreendido.

    errado. A comunicação com o cliente é cada vez mais importante!

    errado. Ao contrário: o foco é cada vez maior na atuação segmentada e com posicionamento específico para comunicar valor para o cliente.

  • Desde a primeira Revolução Industrial até os dias atuais, passamos da “era da produção” para a “era do cliente”. Uma consequência dessa passagem é:

    A) a decadência dos departamentos de vendas e das ações de marketing das empresas.

    R > (ERRADO). MESMO QUE A ORGANIZAÇÃO TENHA O PRODUTO PERFEITO É NECESSÁRIO AÇÕES DE VENDA E MARKETING PARA QUE TAL PRODUTO CHEGUE AO CLIENTE.

    B) a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor.

    R > (CORRETO) GABARITO.

    C) a redução da importância das pesquisas de mercado.

    R > (ERRADO) COM AS PESQUISAS AS ORGANIZAÇÕES CONSEGUEM ENTENDER E ATENDER MELHOR SEUS CLIENTES.

    D) o abandono dos canais de comunicação com os clientes, como os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), que se tornaram obsoletos.

    R > (ERRADO) A CADA DIA SE FAZ MAIS IMPORTANTE TER UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE. O CLIENTE PRECISA E QUER SER OUVIDO.

    E) o abandono de estratégias como a segmentação e o posicionamento de mercado, com o advento do consumo de massa.

    R > (ERRADO). O CLIENTE QUER QUE SUAS EXPECTATIVAS E DESEJOS SEJAM ATENDIDAS, PORÉM AQUELA EMPRESA QUE PRETENDE "ABARCAR" A TODOS É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ATENDER A ESTAS EXPECTATIVAS. POR ISTO A IMPORTÂNCIA DE SEGMENTAR E SE CONCENTRAR NESTE NICHO.

  • Questão cobra o conhecimento sobre a transição da abordagem de vendas tradicional para a “era do cliente”. Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Não ocorreu uma decadência da área de vendas e de marketing. Pelo contrário, essas áreas tornaram-se mais interligadas e mais preocupadas em atender as expectativas dos clientes.

    Alternativa B. Correto. A alternativa descreve a transição do vendedor tradicional para o vendedor mais voltado para o marketing, ou seja, aquele vendedor que se preocupa em atender as necessidades do cliente. Chamamos muito atenção a essa nova postura cobrada dos vendedores em nossas aulas, vamos ver um trechinho do nosso curso:

    “O que seria uma postura mais voltada para o marketing, Marcelo?”

    Um vendedor com uma postura mais voltada para o marketing seria aquele vendedor que vai além de um mero entregador de produto. Assemelha-se a um consultor ou melhor um vendedor de soluções para o cliente.

     Sabe aquele vendedor que antes de te apresentar um produto, preocupa-se em conhecer você, saber o que realmente precisa para então indicar o produto correto? Tem empresas que dão show nessa parte e fortalecem essa postura de vendas desde a indicação do nome do cargo. Quer um exemplo?

    Perceba que não existem vendedores(as) de empresas como Boticário, Natureza, MaryKay...existem consultoras(es) de beleza!! A própria empresa traça o papel que espera que seus representantes adotem. Então, retomando: estaria errado um vendedor assumir uma postura mais voltada para o marketing??

    Resposta: NÃO!! Isso caiu em prova e acabou pegando muita gente desprevenida, pois havia estudado que vendas e marketing eram áreas diferentes. Olha só a questão (Eu adaptei para o formato Certo/Errado):

    CESGRANRIO - BR Distribuidora- 2010 - ADAPTADA) O gerente de vendas de uma empresa automotiva identifica um comportamento EQUIVOCADO de sua equipe, na medida em que seus vendedores estão assumindo uma postura muito mais voltada para o marketing do que para vendas.

    RESPOSTA:

    Errado! Como vimos não está errado um vendedor assumir uma postura mais voltada para o marketing. Na verdade, isso é um aspecto positivo que auxilia muito na fidelização de clientes.

    Gabarito: Errada

    Alternativa C. Errado. O conhecimento sobre as peculiaridades de cada tipo de cliente tornou-se ainda mais valorizado. Nesse sentido, houve um aumento da importância das pesquisas de mercado.

    Alternativa D. Errado. A alternativa descreve importantes canais de comunicação entre a empresa e a organização. O SAC é uma importante ferramenta de marketing de relacionamento.

    Alternativa E. Errado. É exatamente o contrário. Os consumidores almejam cada vez mais serviços personalizados, o que reforça a importância da segmentação e posicionamento das empresas.

    GABARITO: B

  • "a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor."

    Redução da importância do ato de venda.... kkkkk vai nessa...

    Se não tem venda, não tem vendedor, cliente ou empresa.

    conversa pra boi dormir...

  • Redução da importância do ato de venda como FIM EM SI MESMO, não tá dizendo que o ato de venda não é importante não. Se tu só vender teu produto, deixar o cliente pra lá e ele tiver algum problema com o teu produto, ele vai falar mal dele e o teu negócio vai ser afetado.

    Daí que vem a importância do PÓS-VENDA.

  • Gabarito: B - a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor.

    Comentário: hoje o maior foco das empresas não é apenas vender, e sim reter o cliente (fidelização).


ID
2908876
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A chamada Gestão da Experiência do Cliente

Alternativas
Comentários
  • A “gestão da experiência” é o gerenciamento de como o cliente receberá o serviço (qual será sua experiência com o serviço). Está ligada à satisfação do cliente, ao estabelecimento de um relacionamento, e à agregação de valor para o cliente.

  • Gabarito: letra E

    completando

    a) tem seu foco exclusivo no ato de condicionar o cliente a realizar somente determinadas operações.

    b) não se preocupa com a construção do relacionamento com o cliente, centrando-se na lógica da transação.

    c) pode ser aplicada na estratégia de segmentação de mercado e de definição de públicos-alvo da empresa, mas não em sua estratégia de posicionamento.

    d) está centrada na visão da empresa que ao ofertar seus produtos despreza o chamado insight do cliente.

    única questão que poderia causar dúvida, mas insight do cliente quer dizer entender o cliente

    e) tem uma visão geral da maneira pela qual a empresa e seus produtos podem ser importantes em todas as fases da vida do cliente. gabarito

  • Para esclarecer o conceito da opção D - insight do cliente: empresas globais e agências de publicidade investem cada vez mais no consumer insight para tentar “entender” quem é o consumidor e o que ele quer, de fato.

  • Alternativa A. Errado. O foco da Gestão da Experiência do Cliente é que a organização orquestre/desenhe uma experiência memorável para o cliente. Em outras palavras, quem deve se adequar é a organização aos anseios do cliente, e não o contrário. A alternativa rompe essa lógica ao propor que o foco é mudar/condicionar o cliente. 

    Alternativa B. Errado. Um dos objetivos centrais da Gestão da Experiência do Cliente (CEM) é criar um vínculo duradouro entre empresa e cliente. Existe, portanto, um foco no relacionamento de longo prazo em vez de focar apenas em uma transação.

    Alternativa C. Errado. A Gestão da Experiência do Cliente depende uma ampla compreensão das necessidades e expectativas do cliente. Deve considerar ainda a estratégia de posicionamento da empresa, isto é, o espaço que a empresa pretende ocupar no mercado. Ela quer se conhecida como a empresa líder em participação no mercado, a empresa com produtos de qualidade superior, a empresa com produtos mais baratos etc.

    Alternativa D. Errado. A Gestão da Experiência do cliente é centrada no cliente, ou seja, considera seus insights, sentimentos e percepções sobre cada uma das interações com a empresa.

    Alternativa E. Certo. A Gestão da Experiência do cliente tem como um de seus objetivos o vínculo duradouro com os clientes. Para tanto, planeja produtos (bens e serviços) que podem ser úteis em todas as fases da vida do cliente.

    Gabarito: E

  • jfhgfhf

  • "Desprezar", "excluir", "não se preocupar" são termos-chaves indicando o erro das assertivas.

  • A Gestão da Experiência do cliente tem uma “visão geral”.


ID
3595324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2007
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item subsequente, referentes a técnicas de negociação.


Caso o negociador tenha interesse em realizar o fechamento rápido de um negócio, ele pode utilizar a tática de oferecer uma vantagem adicional condicionada ao fechamento do negócio, a qual poderá ser retirada caso o acordo não seja alcançado naquele momento.

Alternativas
Comentários
  • Virgem maria, mas isso não é venda casada??

  • Infelizmente isso é muito comum no Brasil.....

  • kkkkkkkkkkkkkkk venda casada não é mole não

  • Não se trata de venda casada pois não condiciona a compra de um produto ou serviço a outro, trata-se apenas de uma vantagem (leia-se benefício).

  • Entendo como certa a questão, porque no:

    Capítulo II, da resolução nº 4.539, no Art. 2º diz...

    As instituições de que trata o art. 1º, no relacionamento com clientes e usuários de produtos e serviços, devem conduzir suas atividades com observância de princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência, propiciando a convergência de interesses e a consolidação de imagem institucional de credibilidade, segurança e competência.

    Esta é a base 'caput'.

    No parágrafo único, deste mesmo capítulo, reforça, dentre outros aspectos, no inciso III que:

    • a inexistência de barreiras, critérios ou procedimentos desarrazoados para a extinção da relação contratual relativa a produtos e serviços, bem como para a transferência de relacionamento para outro instituição, a pedido do cliente.

    A questão deixa implícito o fato de que, o cliente pode ou não aceitar a oferta adicional a qual se configura como benefício para o mesmo. Vale ressaltar que, toda a negociação fora abordada de forma transparente, visto que o negociador não ocultou a inclusão do produto, dando a possibilidade de o cliente aceitar ou não a oferta. Nesse caso, entendo que o negócio está assegurado em observância ao disposto no capítulo aqui mencionado.