SóProvas



Questões de Meio Terrestre


ID
541090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quanto à ocorrência e ao controle da poluição do solo, analise as afirmativas abaixo.
I - O manejo integrado de pragas é um problema grave na recuperação dos solos.
II - A biomagnificação explica a disseminação de alguns defensivos agrícolas em escala mundial.
III - Os fertilizantes sintéticos podem causar a eutrofização de águas.
IV - O efeito residual do DDT apresenta vantagens para o meio ambiente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II - Biomagnificação seria a acumulação de algum elemento químico à medida que sobe os níveis tróficos da cadeia alimentar, por isso explica a disseminação dos defensivos (animais de topo de cadeia com toda a concentração de defensivos da cadeia)

    III - Aumenta a quantidade de nutrientes na água proveniente de fertilizantes, gerando grandes quantidades de matéria orgânica e como consequência ocorre um aumento na quantidade de plantas aquáticas indesejáveis, além da morte de organismos e animais endêmicos do local.


ID
541096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Qual a função do húmus na qualidade de matéria depositada no solo?

Alternativas
Comentários
  • Propriedades Físicas do Solo – O húmus ajuda a melhorar as propriedades físicas do solo.

    Liberação de Nutrientes – O húmus libera nutrientes de forma lenta o que ajuda a tornar a adubação mais eficaz e prolongada.

    Tamponamento do Solo – O húmus também aumenta a capacidade de tamponamento do solo.

    Umidade – Esse composto ajuda a reter a umidade por mais tempo no solo.

    Reservatório Fixo de Nitrogênio – Uma das principais vantagens do húmus é funcionar como um tipo de reservatório fixo de nitrogênio o que deixa o solo mais fértil.

    Compactação – O húmus evita que haja a compactação dos solos argilosos e contribui para a agregação dos solos arenosos.

    Adubo Foliar – Quando o húmus é diluído na água pode ser usado como um tipo de adubo foliar suave que ajuda a prevenir o surgimento de diversas pragas.

     

    http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/o-que-e-humus-e-os-seus-beneficios-para-o-solo


ID
541099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quando um solo pode ser considerado limpo?

Alternativas

ID
541138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a avaliação de risco a que estão expostas as populações, com relação a passivos de contaminação de solos e águas subterrâneas.
I - O resultado da avaliação de risco orientará a definição da faixa de concentração dos contaminantes que serão alcançados pela remediação.
II - A avaliação de risco é usada para quantificação das consequências de um episódio de contaminação.
III - A base para a avaliação de risco é a quantificação de risco à saúde da fauna.
IV - A qualidade das informações levantadas em campo é indiferente para a qualidade dos resultados obtidos na avaliação de risco.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • De uma maneira geral, o gerenciamento de riscos pode ser entendido como um processo, cujos passos básicos são: 1. Identificação dos perigos; 2. Análise dos riscos; 3. Implementação de um plano de controle/redução dos riscos; 4. Monitoração do plano 5. Reavaliação periódica do plano.

    Conforme indicado no quadro acima, os dois primeiros passos constituem a fase de análise do gerenciamento dos riscos: primeiramente, busca-se identificar todos os perigos (ou seja, as fontes de risco). Existem várias técnicas para isso, que serão vistas no Módulo 3. O segundo passo consiste na avaliação dos riscos decorrentes dos perigos identificados. Este passo é essencial para se poder traçar um plano de controle/redução de riscos que seja otimizado, ou seja, que aloque os recursos existentes de acordo com o nível de risco de cada perigo. Pode-se ainda dizer que Gerenciamento de Risco: - É um processo de decisão no qual escolhas podem ser feitas dentre um conjunto de alternativas capazes de atingir a um “resultado requerido” Os resultados requeridos de um Programa de Gerenciamento de Risco podem decorrer de: - Exigências regulatórias (legislação) - Normas ambientais internacionais ou - Normas ou procedimentos da própria empresa Em última instância, os seus resultados devem sempre resultar na redução dos riscos para níveis “toleráveis ou aceitáveis” dentro das restrições impostas pelos recursos disponíveis. 

     

  • Gabarito A


ID
541144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os processos de reabilitação de solos e águas subterrâneas contaminadas, os mais comumente aplicados são:

Alternativas
Comentários
  • C

     

  • Biomagnificação: não é tratamento, na vdd é um processo indesejado de acúmulo de poluentes ao longo da cadeia alimentar

    Biomagnetismo: viagem do examinador, isso cabe no máximo em pseudociência do povo exotérico

    Absorção de nutrientes: também não é tratamento, é apenas um processo natural de plantas e microorganismos

    Desorção química/térmica: processo natural em que os poluentes podem se espalhar no meio devido a certas condições. É o inverso da adsorção: substâncias antes presas a substratos são liberadas devido ao calor ou pH do meio, por exemplo. Novamente, não são nenhuma medida mitigadora

    Os processos de remediação corretos são: biorremediação; remoção e redisposição do solo (processo ex situ); atenuação natural monitorada (= biorremediação passiva); bioventilação (um tipo de biorremediação); bombeamento e tratamento de águas subterrâneas

    Procurem material sobre esses tipos de medidas mitigadoras, pois são importantes. RESPOSTA: C


ID
545500
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Há um processo de pré-tratamento para remediação de solos, aos quais são misturados aditivos com rejeitos ou solos contaminados, objetivando minimizar a taxa de migração de contaminantes no meio ambiente e promover uma transformação química e/ou física dos resíduos ou dos contaminantes dissolvidos no solo de maneira a diminuir sua toxicidade. Tal processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • O método de Solidificação ou Estabilização promove o isolamento de poluentes, como CHC e metais pesados, mas não a sua remoção. Trata-se da imobilização física ou química dos contaminantes, através da introdução de material que pode provocar a solidificação ou pode causar uma reação química ou modificação do pH que acarretará na imobilização destes compostos.

    É considerado um processo simples e barato, por utilizar equipamentos convencionais e facilmente disponíveis, contudo o processo exige um longo período de monitoramento porque o processo pode reverter e liberar os contaminantes.

  • Air Stripping/Sparging - Processo de transferência de massa que implica na volatilização de compostos da água através da passagem de ar pela água, aumentando-se assim a transferência entre as fases gasosa e líquida do solo. É muito usado na remediação de água subterrânea contaminada com substâncias orgânicas voláteis, tais como solventes.

     

    Pump and treat - Técnicas “off-site”, que consistem na remoção da água subterrânea do terreno para seu posterior tratamento. 


ID
560914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A degradação física do solo ocorre quando processos naturais ou induzidos pelo homem diminuem a capacidade da terra de suportar a agricultura, a pecuária ou as espécies selvagens. O movimento dos componentes do solo, em especial do lixo da superfície e do solo superficial de um lugar para outro, em que os dois principais agentes são a água corrente e o vento, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b.

     

    Erosão é o transporte do produto da rocha intemperizada.

    Alcalinização é relacionado à elevação do pH, se ficar acima de 7, é alcalino. É uma degradação química.

    Compactação como o nome já diz é compactar o solo, deixando suas partículas mais perto umas das outras (gado, ao pisar no solo e máquinas agrícolas compactam o solo).

    Salinização é o aumento de sais no solo, principalmente o sódio (Na).


ID
564835
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os solos zonais têm características bem desenvolvidas e, dos vários fatores intervenientes, o clima e a vegetação foram os mais determinantes em suas formações. Coloração cinza-escuro, elevado teor de argila, expansão com o umedecimento e contração e endurecimento com ressecamento são características de solos zonais encontrados no Brasil, conhecidos como

Alternativas

ID
564841
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As mudanças geológicas baseadas direta ou indiretamente na energia solar e na gravidade são chamadas de processos externos. O processo causado em sua maior parte pela água corrente e pela chuva, em que o material é dissolvido, perdido ou desgastado em uma parte da superfície terrestre e depositado em outro lugar, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Intemperismo é o processo seja físico e/ou quimico de desgaste das rochas, ou seja, é o nome dado a todos os processos de desagregamento das rochas. 

    Erosão é o transporte deste material desagregado.

  • Gabarito A


ID
766897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As cavernas, hoje bastante ameaçadas, têm sido foco de atenção de pesquisadores e conservacionistas. 


A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.

Todas as cavernas são protegidas pela legislação brasileira.

Alternativas
Comentários
  • decreto 99.556/1990 e 6.640/ 2008 (flexibilização por relevância de proteção integral)

  • CF: art. 20. São Bens da União: X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;

    "Decreto nº 99.556, de 1º de outubro de 1990 Classifica as cavernas em graus de relevância (máxima, alta, média e baixa) e a depender deles determina se elas podem ser utilizadas e como isso pode ser feito. Ele foi alterado pelo Decreto nº 6.640, de 7 de novembro de 2008"

    "Resolução CONAMA nº 347, de 10 de setembro de 2004 Cria o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE) e estabelece os procedimentos de uso e exploração do patrimônio espeleológico nacional."

    fonte: https://www.icmbio.gov.br/cecav/images/stories/publicacoes/Cartilha_PCB/Cartilha_Protegendo_as_Cavernas_do_Brasil.pdf


ID
766900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As cavernas, hoje bastante ameaçadas, têm sido foco de atenção de pesquisadores e conservacionistas.

A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.

A maioria das cavernas forma-se em um complexo de rochas sedimentares, em constante modificação, denominado carste.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    As rochas carbonáticas se destacam na superfície da Terra devido às suas espetaculares paisagens, onde desenvolve-se um tipo especial de relevo denominado “carste”. Este relevo apresenta uma morfologia específica, caracterizada pela presença de feições características como dolinas, afloramentos, vales cegos, surgências e sumidouros, cavernas, lapas e abrigos, entre outras.

    Fonte: https://institutominere.com.br/blog/introducao-a-espeleologia-o-carste-e-o-patrimonio-espeleologico


ID
766903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As cavernas, hoje bastante ameaçadas, têm sido foco de atenção de pesquisadores e conservacionistas.

A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.

No interior das cavernas, longe da entrada, a umidade relativa do ar é sempre elevada, e a temperatura é, em geral, constante e similar às médias anuais do meio externo circundante.

Alternativas
Comentários
  • olha o "sempre" acabando com a gente ..

ID
766906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As cavernas, hoje bastante ameaçadas, têm sido foco de atenção de pesquisadores e conservacionistas.

A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.

A pintura rupestre corresponde a manifestações artísticas de povos primitivos que habitaram cavernas situadas junto aos campos rupestres.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Arte rupestre é a denominação das criações artísticas realizadas no período pré-histórico, principalmente entre o Paleolítico (40.000 a.C.) e o Neolítico (10.000 a 6.000 a.C.). Era caracterizada por pinturas e gravuras feitas em paredes e rochas de cavernas, bem como ao ar livre, e retratavam os costumes e práticas humanas daquela época.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/arte-rupestre

    .

    O Campo Rupestre é um tipo fitofisionômico predominantemente herbáceo- arbustivo, com a presença eventual de arvoretas pouco desenvolvidas de até dois metros de altura. Abrange um complexo de vegetação que agrupa paisagens em micro-relevos com espécies típicas, ocupando trechos de afloramentos rochosos. Geralmente ocorre em altitudes superiores a 900 metros, ocasionalmente a partir de 700 metros, em áreas onde há ventos constantes e variações extremas de temperatura, com dias quentes e noites frias. 

    Fonte: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/bioma-cerrado/campo-rupestre

  • Acredito que está duplamente errado.

    Ponto 1. Está errado atestar que pinturas rupestres foram "manifestações artísticas". Elas podem ter sido religiosas ou registros sociais, por exemplo.

    Ponto 2. "Campo rupestre" é um tipo de ecorregião. Não me parece óbvio a relação entre pinturas antigas e uma ecorregião.


ID
766909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As cavernas, hoje bastante ameaçadas, têm sido foco de atenção de pesquisadores e conservacionistas.

A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.

Rochas calcáreas nas cavernas estão submetidas a constantes reações físico-químicas, sendo uma das mais comuns a formação de precipitados.

Alternativas
Comentários
  • Pena de censura, seria uma punição?

  • As rochas carbonáticas ou calcárias são rochas sedimentares constituídas predominantemente por calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio). Podem ainda conter impurezas como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros.


ID
1290244
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os minerais extraídos conjuntamente ao mineral-minério principal e que aumentam a margem de lucro de uma jazida recebem o nome de

Alternativas
Comentários
  • Aquele que, de forma ainda que transitória E sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função em entidades estatais ou em representações diplomáticas de país estrangeiro.

    esse E não deixa a questão errada?


ID
1379401
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A estocagem indevida dos resíduos industriais perigosos pode gerar problemas ambientais como a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito_ C

     

  • Questão idiota, quem fez não tinha idéia do que estava fazendo.


ID
1493893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da conservação e degradação do solo, julgue o item que se segue.

A exploração florestal predatória e o fogo são causas relevantes para a degradação da Floresta Amazônica. A exploração rompe a cobertura do dossel da floresta, permitindo, assim, que a radiação solar seque o solo úmido da floresta, facilitando o alastramento do fogo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    .

    Quando a cobertura vegetal original da floresta é retirada, teremos várias consequências, entre elas a incidência de maior luminosidade na floresta, o que acaba gerando aumento da temperatura do ambiente, diminuição da umidade e aumento da incidência de ventos, (propício para o alastramento de fogo), estes aspectos são muito conhecidos nos efeitos de borda.

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.


ID
1493896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da conservação e degradação do solo, julgue o item que se segue.

A erosão inicia-se no momento em que um grande volume de água de chuva atinge o solo desagregando-o, pois este, com menor granulometria, preenche os poros da superfície do solo remanescente, formando uma crosta e provocando sua selagem.

Alternativas
Comentários
  • A erosão inicia-se no momento em que um grande volume de água de chuva atinge o solo desagregando-o, uma vez que ela pode iniciar de outras formas, como o vento, como abalos sísmicos etc.

    Esse conceito ae deve ser de deslizamento.

  • Gabarito: Errado.

    O salpicamento é o primeiro estágio de um processo erosivo superficial. É causado pela incidência direta da água da chuva sobre o solo, causando a selagem superficial e o destacamento de partículas do solo que ficam em predisposição para serem transportadas e sedimentadas em outras regiões. No momento em que cada gota de chuva incide sobre a superfície do solo ela provoca o efeito “splash”, ou erosão por salpicamento, dando início ao processo erosivo. 

    Fonte:http://www.ig.ufu.br/sites/ig.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/Anexos_RicardoReis.pdf


  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.

  • Esse processo se chama intemperismo.

  • está errado porque é o certo era:

    A erosão pluvial inicia-se no momento em que um grande volume de água de chuva atinge o solo desagregando-o, pois este, com menor granulometria, preenche os poros da superfície do solo remanescente, formando uma crosta e provocando sua selagem.

  • O processo erosivo é causado pelo impacto das gotas de chuva sobre a superfície do solo, provocando destruição dos agregados e desprendimento de partículas; e também pela ação cisalhante do escoamento superficial, que provoca desprendimento de partículas ao superar a força de coesão dos agregados


ID
1493899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da conservação e degradação do solo, julgue o item que se segue.

O embaciamento, considerado uma prática de controle da erosão em culturas permanentes, como o café, consiste na realização de vários cortes profundos no terreno em cada rua da cultura. Essa prática tem como vantagens o baixo custo e a facilidade de execução, e como desvantagens, a baixa eficácia e redução de 30% da perda de terra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    AS  PRÁTICAS DE CARÁTER MECÂNICO PARA CONTROLE DE EROSÃO:
    - PLANTIO EM CONTORNO (NÍVEL);
    -TERRACEAMENTO;
    - CANAIS ESCOADOUROS;.
    Fonte:http://abge.org.br/uploads/arquivos/archivoseccion_244_emfococontroledeeros.pdf
  • embaciamento é uma técnica agrícola que abre valas entre as ruas das culturas com o objetivo de reduzir o escoamaneto superficial e aumentar a infiltração.

    A questão errou ao dizer que é de "baixa eficácia"

  • Terraceamento

  • Seria a caixa seca?

  • Professores favor comentar!!

    Afinal pagamos para isso também.

  • O embaciamento, considerado uma prática de controle da erosão em culturas permanentes, como o café, consiste na realização de vários cortes profundos no terreno em cada rua da cultura. Essa prática tem como vantagens o baixo custo e a facilidade de execução, e como desvantagens, a baixa eficácia e redução de 30% da perda de terra.

    Acredito que a questão tenha se referido a terraceamento:

    "O terraceamento é uma técnica agrícola de plantio elaborada para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas. Com isso, as águas das chuvas, ao escoarem superficialmente, perdem sua força, removendo menos sedimentos do solo e causando menos impactos sobre ele.

    Além de evitar a erosão e ampliar as áreas de cultivo, o terraceamento também é importante no sentido de aumentar o aproveitamento da água, pois, dependendo do tipo de terraço aplicado, as águas das chuvas são armazenadas ou retidas, podendo ser reaproveitadas ou direcionadas para outros lugares.

    Apesar de todas essas vantagens, o terraceamento apresenta alguns problemas. O primeiro deles é o alto custo de sua aplicação, que exige um estudo detalhado prévio. Assim, é preciso compreender o tipo de solo e suas características, além de dimensionar corretamente os níveis dos terraços conforme a área e a declividade do terreno, pois, caso contrário, em vez de se evitar erosões, pode-se agravá-las."

    Gabarito: Errado.

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.


ID
1493902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da conservação e degradação do solo, julgue item que se segue.

O fator de práticas conservacionistas de solo (P) da equação universal de perda de solo é definido pela razão entre a perda de solo que ocorre em uma área com determinada cobertura e a perda que ocorre em uma área mantida continuamente descoberta.

Alternativas
Comentários
  • “Universal Soil Loss Equation” (USLE), modelo que estima a perda de solo por erosão hídrica.

    “Revised UniversalSoil Loss Equation” (RUSLE) que é um modelo de base empírica que calcula a erosão do solo através de valores determinados por índices que representam os principais fatores, tais como chuva, solo, topografia e uso do sol.

    Equação: A = R x K x LS x C x P

    A - perda de solo por unidade de área no tempo;

    R - fator erosividade da chuva;

    K - fator de erodibilidade do solo;

    LS - fator topográfico;

    C - fator uso e manejo, isto é, a relação entre perdas de solo de um terreno cultivado em dadas condições e as perdas correspondentes de um terreno mantido continuamente descoberto;

    P - fator de prática conservacionista, entendido com o a relação entre a perda de solo de um terreno cultivado com determinada prática.


    Fonte: https://www.abrh.org.br/sgcv3/UserFiles/Sumarios/92d68e628e893ebf92c119cd18f30876_709b84efb8c6f760cfdcb95cb2a4ccd2.pdf


  • O fator de práticas conservacionistas representa a relação entre as perdas de solo esperadas de um terreno que foi cultivado adotando-se determinada prática conservacionista e as perdas quando se planta no sentido do declive, ou seja, morro abaixo.

  • Gabarito.: Errado.

    O fator de práticas conservacionistas de suporte (P), por sua vez, representa o efeito de práticas de conservação do solo como preparo e plantio em contorno (nível) e terraceamento e plantio em faixas em contorno, expressando a relação entre a perda de solo com determinada prática conservacionista e a correspondente perda quando a cultura está implantada no sentido do declive (morro abaixo) (Wischmeier & Smith, 1978).

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/VkyPqGf8MmrJP8wnn7YdRJK/

  • Aos assinantes do QC peçam aos professores que respondam as questões! É um absurdo tantas questões da área ambiental sem comentário dos professores.


ID
1540870
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A contaminação do solo tem se tornado uma das questões ambientais mais preocupantes, sendo que o lançamento de produtos químicos ou de resíduos no solo pode resultar na sua poluição, afetando o meio ambiente. As principais fontes de poluição do solo estão associadas à aplicação de defensivos agrícolas ou de fertilizantes, despejo de resíduos sólidos, lançamento de esgotos domésticos e industriais. No que se refere à utilização de agrotóxicos, seu uso de forma inadequada pode não apenas causar a contaminação do solo, como também dos lençóis freáticos, afetando o curso das águas superficiais, a fauna e a flora, além de trazer possíveis danos à saúde humana. Em 1962, com o livro Silent Spring, Rachel Carson, expôs os problemas associados ao _________, que penetrava na cadeia alimentar, acumulando-se nos tecidos gordurosos dos animais, inclusive do homem, ocasionando risco de câncer e alterações genéticas.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    a) DDT - dicloro-difenil-tricloroetano.



ID
2100811
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de plantio direto é uma técnica que contribui para

Alternativas
Comentários
  • Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, tais como a eosão. 

    O plantio direto favorece a infiltração do solo, reduzindo erosões.

     


ID
2100814
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Topografia, profundidade, permeabilidade, textura, estrutura e fertilidade do solo influenciam o controle da erosão. Quanto à

Alternativas
Comentários
  • Solos rasos, geralmente, apresentam maior abundância de fragmentos grosseiros de material rochoso que ainda não sofreu intemperismo. Em função disso, esses solos apresentam restrições agrícolas ao seu uso.

     Essa restrição ocorre em função desses solos rasos apresentarem baixa capacidade de armazenar água provinda da chuva. Nesse sentido, eles tendem a ter um decréscimo acentuado na capacidade de infiltração devido ao encharcamento e, logo em seguida há a formação de escoamento superficial que é o grande responsável pela erosão dos solos.


  • A) Menos sujeito à erosão;

    B) Favorecem o escorrimento superficial da água;

    C) Correto. Solos se desagregam facilmente;

    D) Mais água é necessário;

    E) A remoção da camada vegetal intensifica o processo erosivo.


ID
2100817
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O solo contaminado com diferentes substâncias em função do uso, muitas vezes, inadequado, pode ser descontaminado por meio de diversas tecnologias. Entre elas, podemos citar a técnica air sparging, que consiste

Alternativas
Comentários
  • Air sparging: E uma metodologia que tem como objetivo desprender os compostos orgânicos voláteis (VOCs) presentes na água subterrânea contaminada, através de borbulhamento de ar na zona saturada do aqüífero promovendo a volatilização destes compostos.

    Letra E


ID
2429158
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos. A degradação do solo pode ocorrer de vários fenômenos:

I. Erosão ou desertificação do solo.

II. Utilização de tecnologias inadequadas.

III. Falta de práticas de conservação de água no solo.

IV. Destruição da cobertura vegetal, nomeadamente para a expansão urbana.

Estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2429911
Banca
VUNESP
Órgão
IPSMI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No dia 5 de novembro do ano passado, o rompimento da Barragem de Fundão derramou 32 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração no Rio Doce. O episódio causou a morte de 17 pessoas, destruiu municípios e continua causando impactos ambientais graves no rio e no oceano.
(R7, 19 jan.16. Disponível em: <http://migre.me/sRe2p>Adaptado)
Um dos desdobramentos do rompimento da barragem foi

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    Como eu sei que o governo não quer perder dinheiro, fui na alternativa que mais beneficiaria o país monetariamente, e deu certo. :P


ID
2453398
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os sedimentos são formados depois que as rochas formadas no interior da terra são expostas devido à atividade tectônica e antes de retornarem para os níveis mais profundos.

Analise as afirmativas a seguir sobre os processos que estruturam os estágios de sedimentação dos ciclos das rochas.

I. O intemperismo é um processo que contribui para a formação de sedimentos, pois altera as rochas fisicamente apenas.

II. A erosão é um estágio da sedimentação, pois carrega as partículas produzidas pelo intemperismo.

III. A deposição faz parte do ciclo das rochas e ocorre quando as partículas de sedimentos se depositam em função do aquietamento dos ventos, da desaceleração das águas, entre outros processos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • (...)  II. A erosão é um estágio da sedimentação, pois carrega as partículas produzidas pelo intemperismo. Escrito de forma eestranha isso ai. 


ID
2453407
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ocorrem alterações nas rochas, em seus ciclos, quando seus constituintes minerais reagem com o ar e a água. Nessas reações, alguns minerais se dissolvem enquanto outros se combinam com a água e alguns componentes da atmosfera, como o oxigênio e o gás carbônico.

Esse tipo de processo recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

     

    O intemperismo químico atua através de mecanismos modificadores  das características químicas (composição química e estrutura cristalina) dos minerais e rochas.

    O principal agente do intemperismo químico é a água da chuva, que infiltra e percola as rochas.

  • Falou em reação é intemperismo químico.

  • RESPOSTA A

    Intemperismo físico – degradação da rocha por meio de processos físicos, sem alteração da sua composição química. Intemperismo químico – conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas.

    #IBAMA


ID
2453416
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os movimentos de massa são processos pelos quais massas de rocha e solo se deslocam encosta abaixo devido à influência da força da gravidade. Tais massas podem ser carreadas mais adiante por vários agentes de transporte.As observações de campo levam os geólogos a identificarem fatores primários que influenciam tais movimentos.

São fatores de influência nos movimentos de massa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    O ventos não influenciam em nada para um deslizamento de encosta.


ID
2453422
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Esse metamorfismo “desenvolve-se em extensas regiões e alcança níveis profundos da crosta, relacionado geralmente a cinturões orogênicos nos limites das placas convergentes. As transformações metamórficas se processam pela ação combinada da temperatura, pressão litostática e pressão dirigida, que persistem durante centenas de milhares a alguns milhões de anos. [...] [Ele] é responsável pela formação da grande maioria das rochas metamórficas na crosta da Terra e, frequentemente, está associado a expressivos volumes de rochas graníticas” (TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO, M. C. M.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. p. 388).

Esse tipo de metamorfismo recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: tipos de metAMORFISMO

    orogênico, dínamotermal ou regional "gabarito" (nas regiões de convergencia de placas, grande extensão);

    soterramento (nas fossas oceânicas);

    contato ou termal (nas encaixantes junto a corpos fortemente aquecidos intrusivos);

    dinâmico ou cataclástico (nas zonas de falha);

    de impacto (nas zonas afetadas por impactos meteoríticos).

    fundo oceânico (junto às ridges meso-oceânicas)

    fonte: http://sigep.cprm.gov.br/glossario/textos/met1/index.htm


ID
2453428
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A mineração a céu aberto ou subterrânea pode apresentar alguns problemas diante da presença de água, tais como atolamento de equipamentos de escavação e transporte, aumento do custo de transporte devido à umidade do terreno, maior custo de desmonte com utilização de explosivos especiais, entre outros. Nesse sentido, é necessária a adoção de alguns procedimentos na mineração de ferro, para se efetivar o rebaixamento do nível de água.

Analise as afirmativas a seguir sobre esses procedimentos.

I. Deve haver um projeto de rebaixamento, com definição do modelo geológico, hidrografia e inventário de nascentes e a definição e implantação de rede de monitoramento, entre outros elementos.

II. Na fase de lavra, deve-se operar um sistema de rebaixamento, com monitoramento sistemático para reavaliações da metodologia e recalibrações do modelo hidrogeológico.

III. Na fase de descomissionamento do sistema de rebaixamento, deve ocorrer um monitoramento da recuperação de níveis de água subterrânea e formação de lagos nas cavas exauridas.

Est(á)ão correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
2453434
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“O resfriamento rápido na superfície terrestre produz as rochas (...) que mostram texturas de granulação fina ou têm aparência vítrea. Essas rochas, que contêm proporções variáveis de vidro vulcânico, formam-se quando a lava ou outro material vulcânico é ejetado”. (PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 120).

O nome dado a esse tipo de rocha é:

Alternativas
Comentários
  • A palavra ígnea vem do latim ignis e significa fogo.

     

    O magma pastoso se transforma em rocha através do processo de solidificação: são as rochas magmáticas ou ígneas.

     

    As rochas ígneas compõem cerca de 80% das formações rochosas terrestres.

     

    As rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).

  • As rochas ígneas extrusivas (conhecidas também como vulcânicas ou efusivas) são formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas. O resfriamento é rápido, o que faz a que estas rochas, por vezes, apresentem material vítreo.


ID
2453437
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“A feição textural mais proveniente das rochas de metamorfismo regional é a foliação, um conjunto de superfícies paralelas, planas ou onduladas, produzidas pela deformação. Essas superfícies ou planos de foliação podem cortar o acamamento em qualquer ângulo ou ser paralelas a ele” (PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 233).

Esse processo resulta em rochas foliadas que podem ser classificadas conforme os critérios a seguir, EXCETO:

Alternativas

ID
2595487
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No tocante à formação dos solos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • solo é formado por processos de intemperismo

  • A letra D é muita brisa kkk

  • vulanismo também não forma solo?


ID
2595493
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o perfil dos solos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.

    - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.

    - Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

    - Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.

    - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.


ID
2654719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A textura do solo é uma importante característica para o direcionamento do seu uso, e parte de sua avaliação é expressa pela proporção dos componentes granulométricos.


Segundo a classificação utilizada no Brasil para o tamanho das partículas, o cascalho é menor que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Sei nem que e matacao mas por eliminacao...acertei
  • Matacão, ou penedo, chamado popularmente de rochedo, é uma grande massa de rocha saliente em encostas, constituída pelo afloramento de rocha nua.


ID
2654731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O modelo da estrutura da Terra propõe que o manto terrestre seja subdividido em

Alternativas

ID
2654734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos solos, o tamanho de suas partículas e sua distribuição granulométrica têm importante influência na determinação de suas propriedades.


Qual dos ensaios abaixo deve ser usado para determinar, respectivamente, a fração grosseira e a fração fina dos solos?

Alternativas

ID
2654773
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução Conama n° 420/2009 estabelece classes de qualidade de solos conforme a concentração de substâncias químicas. A classe 1 se refere a solos que apresentam concentrações de substâncias químicas menores ou iguais ao Valor de Referência de Qualidade (VRQ).


O VRQ representa a(o)

Alternativas
Comentários
  • - Valor de Referência de Qualidade-VRQ: é a concentração de determinada

    substância que define a qualidade natural do solo, sendo determinado com base em interpretação

    estatística de análises físico-químicas de amostras de diversos tipos de solos;


ID
2697154
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desmatamento em uma área de manancial favorece a ocorrência de fenômenos naturais como

Alternativas
Comentários
  • erosão e assoreamento

  • MMA

    O aumento da demanda por água é consequência direta do crescimento populacional e da ampliação dos níveis de consumo per capita, e tais fatores  aumentam a pressão sobre os mananciais de abastecimento. Entre as situações que causam degradação das áreas de mananciais, podem ser destacadas: ocupação desordenada do solo, em especial áreas vulneráveis como as APP; práticas inadequadas de uso do solo e da água; falta de infraestrutura de saneamento (precariedade nos sistemas de esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos); superexploração dos recursos hídricos; remoção da cobertura vegetal; erosão e assoreamento de rios e córregos; e atividades industriais que se desenvolvem descumprindo a legislação ambiental.

  • Resposta: alternativa e, erosão e escoamento.

     

    Erosão porquê aumenta o escoamento superficial e assoreamento pelo mesmo motivo.

    As florestas faz com que a água da chuva não atinja o solo diretamente, diminuindo a erosão, impede o efeito splash, e também devido ao fato que impede de formar córregos de água (geralmente).

  • exato.


ID
2834884
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a formação dos solos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d


    Para responder a questão é necessário saber o que é o intemperismo, como ele age e saber o que são solos e como se formam


    O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra.

    Em resumo, os fatores fatores que controlam a ação do intemperismo são o clima, relevo, fauna e flora, rocha parental e o tempo de exposição.


    A pedogênese (formação do solo) ocorre quando as modificações causadas nas rochas pelo intemperismo, além de serem químicas e mineralógicas, tornam-se, sobretudo estruturais, com importante reorganização e transferência dos minerais formadores do solo entre os níveis superiores do manto de alteração. Aí desempenham papel fundamental a fauna e flora do solo que, ao realizarem suas funções vitais, modificam e movimentam enormes quantidades de material, mantendo o solo aerado e renovado em sua parte mais superficial.



ID
2834887
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para Prado (2005, p.1) “a interação positiva dos aspectos físico-hídricos e químicos dos solos é decisiva para qualificar um ambiente ou produção.Considerando as características dos diversos solos do Brasil, podemos qualificá-los (ou desqualificá-los) em termos de ambientes de produção”.


Sobre os solos no Brasil, é correto afirmar que os

Alternativas

ID
2834905
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São considerados recursos naturais os bens extraídos da natureza de forma direta ou indireta e transformados para a utilização na vida do ser humano.


A esse respeito, avalie o que se afirma.


I. O solo terrestre é considerado um recurso natural, pois nele é possível encontrar outros recursos minerais, além de cultivar alimentos.

II. Do ponto de vista de sua origem e interação com a economia, os recursos naturais podem ser classificados em bióticos e abióticos, renováveis e não renováveis.

III. Do ponto de vista ecológico, os recursos naturais abióticos não renováveis são os que estão fora da lista do esgotamento, pois dependem do avanço tecnológico para a sua produção e exploração.

IV. O mundo está se movendo para um novo e melhor padrão de produção e consumo, que demandará o uso mais inteligente dos recursos naturais, visando atender o que se almeja no desenvolvimento sustentável.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • IV. O mundo está se movendo para um novo e melhor padrão de produção e consumo, que demandará o uso mais inteligente dos recursos naturais, visando atender o que se almeja no desenvolvimento sustentável.

    CONTA pra mim onde isso aqui está certo. Muito vago esse termo melhor padrão de produção e consumo! O que é isso? É qualidade e responsabilidade ao se consumir ? É melhoria da economia , de aspectos sociais? O que é se mover para uma melhor produção? É produzir com maior sustentabilidade? Estamos nos movendo pra isso?

    Achei super esquisita e confusa a questão.

  • Creio que a banca utilizou das inovações tecnológicas e a crescente preocupação com os ambientalistas sobre os recursos naturais do planeta.


ID
2839588
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a concentração de substâncias químicas, devem ser enquadrados como Classe 2 os solos que apresentam concentrações de

Alternativas
Comentários
  • tente visualizar assim:

    Classe 1-----VRQ------Classe 2-----VP-----Classe 3-----VI------Classe 4

  • Art. 13. Ficam estabelecidas as seguintes classes de qualidade dos solos, segundo a concentração de substâncias químicas:

    I - Classe 1 - Solos que apresentam concentrações de substâncias químicas menores ou iguais ao VRQ;

    II - Classe 2 - Solos que apresentam concentrações de pelo menos uma substância química maior do que o VRQ e menor ou igual ao VP;

    III - Classe 3 - Solos que apresentam concentrações de pelo menos uma substância química maior que o VP e menor ou igual ao VI; e

    IV - Classe 4 - Solos que apresentam concentrações de pelo menos uma substância química maior que o VI.


ID
2905579
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao solo e os seus fatores de formação, assinale a opção FALSA:

Alternativas

ID
2931442
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a classificação das terras em classes de capacidade de uso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A identificação é feita dentre 4 GRUPOS, 8 CLASSES, 4 subclasses e diversas unidades de capacidade de uso.

  • Complementando:

    Grupo A: terras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e/ou reflorestamento e vida silvestre;

    Grupo B: terras impróprias para cultivos intensivos, mas ainda adaptadas para pastagens e/ou reflorestamento e/ou vida silvestre;

    Grupo C: terras não adequadas para cultivos anuais, perenes, pastagens ou reflorestamento, porém apropriadas para proteção da flora e fauna silvestre, recreação ou armazenamento de água.

    As classes de capacidade de uso são oito, convencionalmente designadas por algarismos romanos, em que a intensidade de uso é decrescente no sentido I-VIII.

    Classe I: terras cultiváveis, aparentemente sem problemas especiais de conservação;

    Classe II: terras cultiváveis com problemas simples de conservação e/ou de manutenção de melhoramentos;

    Classe III: terras cultiváveis com problemas complexos de conservação e/ou de manutenção de melhoramentos;

    Classe IV: terras cultiváveis apenas ocasionalmente ou em extensão limitada, com sérios problemas de conservação; Classe V: terras adaptadas – em geral para pastagens, e, em alguns casos, para reflorestamento, sem necessidade de práticas especiais de conservação – cultiváveis apenas em casos muito especiais;

    Classe VI: terras adaptadas – em geral para pastagens e/ou reflorestamento, com problemas simples de conservação – cultiváveis apenas em casos especiais de algumas culturas permanentes protetoras do solo;

    Classe VII: terras adaptadas – em geral somente para pastagens ou reflorestamento – com problemas complexos de conservação;

    Classe VIII: terras impróprias para cultura, pastagem ou reflorestamento, que podem servir apenas como abrigo e proteção da fauna e flora silvestre, como ambiente para recreação ou para fins de armazenamento de água. 

    Gabarito: Letra C.


ID
3137284
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os manguezais são

Alternativas

ID
3179827
Banca
IDCAP
Órgão
CONSED-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O pousio é a prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por um período (anos) máximo, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo. Assinale a alternativa correta que corresponde a esse período máximo.

Alternativas
Comentários
  • ô confusãooo....essa banca já optou pela 12651. Vai entender ....poderiam deixar claro, com base em qual lei!

  • LEI 12.651 DE 2012 (CÓDIGO FLORESTAL) - XXIV - pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo; 

    LEI 11.428 DE 2006 (LEI DA MATA ATLÂNTICA) - III - pousio: prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo por até 10 (dez) anos para possibilitar a recuperação de sua fertilidade;

    RESPOSTA DA BANCA: LETRA A)


ID
3225445
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos:

Alternativas

ID
3270301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As propriedades morfológicas do solo são características presentes e observáveis, as quais permitem distinguir um determinado tipo de solo dos demais.

A determinação da diferenciação da magnitute da adesão e coesão de partículas do solo, observadas em campo, em três condições de umidade, são características distintivas relacionadas à propriedade de

Alternativas

ID
3306196
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca das noções de geologia e pedologia, associe adequadamente as colunas a seguir.


I. Intemperismo.

II. Lixiviação.

III. Sedimentação.

IV. Halomorfismo.


(A) Processo que se verifica quando o agente transportador perde energia e os precipitados se depositam. Pode ocorrer em ambientes terrestres, mas é mais importante e frequente em ambientes aquáticos. No seu processo de transporte, os precipitados são depositados em locais relativamente calmos, ou seja, mais abrigados, nos quais a ação dos agentes de erosão e transporte é menor. Como exemplos destes locais temos rios, lagos e lagoas, praias e fundos oceânicos.

(B) Processos de desagregação e decomposição de rochas por ação da água, vento, gelo e organismos. É um dos dois processos fundamentais para a vida no planeta, pois sem este não haveria a destruição das rochas e a formação dos solos, originando, assim, os minerais secundários.

(C) Processo específico de formação de solos que apresentam acumulação de sais no perfil. É comum nesses solos o processo de adição de sais pelo lençol freático ou pela erosão das elevações circundantes. Esses solos estão associados a planícies ou depressões onde a drenagem é deficiente e a precipitação pluviométrica é menor do que a evapotranspiração.

(D) Processo pelo qual os elementos químicos do solo migram, de forma passiva, das camadas mais superficiais de um solo para as camadas mais profundas, em decorrência de um processo de lavagem devido à ação da água da chuva ou de irrigação, tornando-se indisponíveis para as plantas. Nas regiões de clima úmido, os solos tornam-se estéreis com poucos anos de uso, devido, em grande parte, aos efeitos deste processo, o qual também ocorre em vazadouros e aterros de resíduos, quando são dissolvidos e carreados certos poluentes ali presentes para os corpos d'água superficiais e subterrâneos.


A sequência está correta em

Alternativas

ID
3306709
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Convenção das Nações Unidas, a desertificação é a degradação de terras de zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas resultante de fatores diversos, tais como as variações climáticas e as atividades humanas. Dentre as consequências do aumento do processo de desertificação destaca-se:
I. Degradação do solo e dos recursos hídricos.
II. Degradação da vegetação e da biodiversidade.
III. Redução da qualidade de vida da população.
IV. Aumento da concentração de metais pesados e poluentes no solo e nos recursos hídricos.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o Gabarito C.


ID
3306718
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as terminologias e suas respectivas definições.
I. Meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordens física, química, biológica, social, cultural e econômica.
II. Solo: camada superficial da crosta terrestre que resulta da decomposição das rochas do subsolo e contém substâncias orgânicas derivadas da decomposição de vegetais e de animais.
III. Bacia hidrográfica: áreas extensas e abertas topograficamente, cuja principal entrada de água é a precipitação pluvial e a saída é o volume de água escoado superficialmente.
IV. Áreas de preservação permanente: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
A terminologia e sua respectiva definição está INCORRETA apenas em

Alternativas
Comentários
  • Como pode ser a letra C se a questão pede a incorreta?

  • III. Bacia hidrográfica: áreas extensas e abertas topograficamente, cuja principal entrada de água é a precipitação pluvial e a saída é o volume de água escoado superficialmente. 

    As bacias hidrográficas são delimitadas por altos topográficos, ou divisores de águas.

  • Segundo a 6.938/81

    "Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

    I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;"


ID
3308011
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A erosão é um dos principais fatores que causam perda de nutrientes nos solos, tanto pela sua atuação na diminuição da capacidade de retenção de água disponível no solo, quanto pela degradação da estrutura do solo, resultando em perdas diretas de nutrientes decorrentes do arraste de suas partículas. Contudo, em condições de erosão mínima, a exportação de nutrientes pelo deflúvio se dá por outros fatores relacionados com o solo. NÃO se trata de um destes fatores:

Alternativas

ID
3308017
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito do ciclo hidrológico e seus aspectos, analise as afirmativas a seguir.
I. Do total de água doce da Terra, 77,2% encontram-se na forma sólida, nas calotas polares, 22,4% constituem a água subterrânea, e cerca de 0,4% compreende a água dos rios, os lagos e o vapor atmosférico.
II. O termo “água doce” foi criado para diferenciar este tipo de água dos oceanos, uma vez que, ao contrário da água salgada dos mares e oceanos, a água de rios e aquíferos subterrâneos é completamente livre de sais minerais dissolvidos, os quais estão presentes na proporção de 35% nos mares.
III. A declividade tem pouca relação com a infiltração, o escoamento superficial e a umidade do solo em uma bacia hidrográfica. Além disso, pouco influencia no tempo de duração do escoamento superficial e de concentração da precipitação nos leitos dos cursos d’água.
IV. De acordo com o período de tempo durante o qual o fluxo nos cursos d’água ocorre, distinguem-se os seguintes tipos de rios: perenes: há fluxo o ano todo, ou pelo menos em 90% do ano, em um canal bem definido; intermitentes: geralmente, só há fluxo na estação chuvosa (50% do período ou menos); e, efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não estão bem definidos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
3308044
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da poluição e assuntos correlatos, associe corretamente as colunas a seguir.
I. Eutrofização.
II. Biomagnificação.
III. Autodepuração.
IV. Biorremediação. 
(A) Fenômeno indesejável que ocorre principalmente em lagos, represas e açudes, causado pelo acúmulo de nutrientes como Nitrogênio e Fósforo, encontrados em abundância nos resíduos corporais de homens e animais. A água enriquecida faz com que proliferem bactérias, plâncton e algas, muitas delas tóxicas que, ao morrerem, causam gosto e odores desagradáveis, além de causarem a depleção dos níveis de oxigênio dissolvido na água e mortandade de peixes. Ocorre também em ambientes naturais não antropizados, ao longo do tempo, de forma lenta e contínua.
(B) Processo ou estratégia que visa destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados com poluentes. Fundamenta-se no processo de degradação microbiana (fungos, bactérias) e em reações químicas combinadas (enzimas) com processos de engenharia, a fim de modificar os contaminantes, transformando-os em subprodutos menos nocivos, para que não ofereçam riscos ao ambiente e às populações residentes.
(C) Fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivo de substâncias (por exemplo metais pesados) de um nível trófico para outro ao longo de uma teia alimentar. Assim, os predadores de topo apresentarão maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas.
(D) Processo natural, no qual cargas poluidoras, de origem orgânica, lançadas em um corpo d’água são neutralizadas. É um fenômeno de sucessão ecológica, em que o restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, ou seja, a busca pelo estágio inicial encontrado antes do lançamento de efluentes é realizada por mecanismos essencialmente naturais. A decomposição da matéria orgânica por micro-organismos aeróbios corresponde a um dos mais importantes processos integrantes deste fenômeno. Esse processo é responsável pelo decréscimo nas concentrações de oxigênio dissolvido na água devido à respiração dos micro-organismos que, por sua vez, decompõem a matéria orgânica. 
A sequência está correta em 

Alternativas

ID
3318916
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A formação do solo é um dos mais importantes produtos do intemperismo. O solo pode se diferenciar muito de área para área, não só na espessura de suas camadas, mas também do ponto de vista qualitativo. Os solos são formados por processos físico-químicos e / ou biológicos.

São fatores que afetam a formação dos solos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Fatores de formação do solo: solo, material de origem, organismos vivos, relevo, clima, temperatura e AÇÃO humana

  • a ocupação humana tambem afeta a formaão de solo. Um exemplo é a terra preta de indio, com muita materia organica


ID
3318946
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Matéria e energia são conceitos fundamentais ligados à vida no planeta. Os processos de ciclagem da matéria são de suma importância, uma vez que os recursos na Terra são finitos, e a vida depende do equilíbrio natural de tais ciclos. Alguns elementos essenciais à vida fazem parte desses ciclos, que são definidos como ciclos biogeoquímicos.

O elemento que atribui o nome a um determinado ciclo, que é incorporado na cadeia alimentar pelas plantas leguminosas e desempenha importante papel na constituição de moléculas proteicas, é o:

Alternativas

ID
3318952
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O solo é um material encontrado na superfície da crosta terrestre e é de extrema importância para a vida no ecossistema. No estudo dos solos, é comum cavar buracos profundos para entender suas propriedades. Por meio da profundidade do solo, é possível classificá-lo em termos de composição e propriedades físico-químicas. A profundidade do solo pode variar de centímetros a muitos metros. A transição entre os horizontes pode ser difusa ou facilmente identificável.

Nesse contexto, é correto afirmar que o horizonte mineral caracterizado pelo acúmulo de argila, ferro, alumínio e pouca matéria orgânica é classificado pelo nome de:

Alternativas

ID
3321655
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O gerenciamento de áreas contaminadas constitui-se em ações ou estratégias sequenciais à identificação e caracterização dos impactos associados à contaminação, à estimativa dos riscos e às decisões quanto às formas de intervenção no local. Área contaminada é o local onde há comprovadamente contaminação do solo e das águas subterrâneas, e a gestão de uma área contaminada é dividida em duas fases. Na primeira fase, são apresentados os processos de identificação de áreas contaminadas e, na segunda, são apresentados os processos de recuperação das áreas contaminadas.

Nos processos de recuperação da segunda fase da gestão de uma área contaminada, faz-se primeiramente

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito.

    Análises laboratoriais são realizadas na fase de Analise Confirmatória.

  • Segundo a RESOLUÇÃO CONAMA N 420/2009

    Art. 6º - IX - Investigação detalhada: etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso;

  • Processo de identificação: Definição da região de interesse; identificação de áreas com potencial de contaminação; avaliação preliminar e investigação confirmatória.

    Processo de reabilitação: Investigação detalhada; Avaliação de risco; Concepção da remediação; Projeto de remediação; Remediação e; Monitoramento.


ID
3321679
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre as muitas classificações existentes para os solos, a granulometria é a mais conhecida e aceita, e estabelece as frações para componentes minerais dos solos. A classificação textural dos solos pode ser realizada de acordo com as proporções de silte, areia e argila, que são suas menores frações granulométricas.

Sobre essas menores frações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C - A fração argila do solo é a parte ativa da fração mineral por sediar fenômenos de troca de íons determinantes da fertilidade dos solos.

  • GABARITO C

    Ordem de granulometria:

    Argila - Silte - Areia - Pedregulho - Matacão

    Quanto maior a granulometria, maior será a capacidade de drenagem.


ID
3337210
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os solos são definidos como corpos naturais independentes, constituídos de materiais minerais e orgânicos, organizados em camadas e / ou horizontes.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os perfis dos solos às suas principais características.

COLUNA I
1. Horizonte O
2. Horizonte A
3. Horizonte E
4. Horizonte R

COLUNA II
( ) Horizonte mineral resultante de intenso processo de perda (eluviação) de argila.
( ) Horizonte mineral de material consolidado, que constitui substrato rochoso.
( ) Horizonte ou camada orgânica superficial.
( ) Horizonte mineral superficial adjacente à camada orgânica.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    [...] (Horizonte E) Horizonte mineral resultante de intenso processo de perda (eluviação) de argila. (Horizonte R) Horizonte mineral de material consolidado, que constitui substrato rochoso. (Horizonte O) Horizonte ou camada orgânica superficial. (Horizonte A) Horizonte mineral superficial adjacente à camada orgânica.

    #IBAMA


ID
3338857
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São fatores de degradação dos solos, EXCETO:

Alternativas

ID
3351679
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, foram estabelecidas em Lei 12 tipos distintos de Unidades de Conservação. Em quais delas é proibida a visitação pública (exceto quando com objetivo educacional)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    SNUC(lei 9985/2000)

    Art. 9 A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

    § 2 É proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico.

    Art. 10. A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

    § 2 É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.


ID
3351685
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito de erosão dos solos, analise as afirmativas a seguir.

I. A degradação da qualidade do solo pelo cultivo é manifestada por processos erosivos, redução de matéria orgânica, perda de nutrientes, compactação do solo, redução de populações microbianas, de atividades enzimáticas e pH.

II. Em áreas não agrícolas, como as de extração de minério, o ambiente solo é alterado devido ao desmatamento, remoção da camada superficial do solo e intenso revolvimento, com impacto negativo imediato na microbiota do solo e seus processos; os solos que recebem resíduos industriais são normalmente contaminados por metais pesados, comprometendo a qualidade dos mesmos.

III. A presença de micorriza nas raízes das plantas favorece a instabilidade dos agregados do solo pela ação danosa das hifas externas, o que torna este solo circundante mais suscetível à erosão eólica e hídrica.

IV. O corte raso de uma floresta pode acarretar modificações, exceto no microclima da área cortada e na hidrologia local, uma vez que há uma diminuição no escoamento superficial e na erosão dos solos.

V. A crescente preocupação com o impacto ambiental da exploração agrícola tem estimulado a adoção de sistemas conservacionistas de manejo do solo. O sistema de plantio direto, associado ao retorno de resíduos culturais, tem evoluído sensivelmente dentro do conceito de sistema conservacionista. Alguns pontos têm sido frequentemente considerados como relevantes nesse sistema: redução sensível das perdas de solo por erosão, aumento da matéria orgânica e da fertilidade do solo e menor custo de produção em relação ao preparo convencional.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • (V) I. A degradação da qualidade do solo pelo cultivo é manifestada por processos erosivos, redução de matéria orgânica, perda de nutrientes, compactação do solo, redução de populações microbianas, de atividades enzimáticas e pH.

    (V) II. Em áreas não agrícolas, como as de extração de minério, o ambiente solo é alterado devido ao desmatamento, remoção da camada superficial do solo e intenso revolvimento, com impacto negativo imediato na microbiota do solo e seus processos; os solos que recebem resíduos industriais são normalmente contaminados por metais pesados, comprometendo a qualidade dos mesmos.

    (F) III. A presença de micorriza nas raízes das plantas favorece a instabilidade dos agregados do solo pela ação danosa das hifas externas, o que torna este solo circundante mais suscetível à erosão eólica e hídrica.

    "A associação micorrízica, ou micorriza, tornou-se um tema de pesquisa de interesse desde que foi constatada a sua capacidade de proporcionar um aumento da absorção de nutrientes do solo pelas plantas, principalmente do fósforo. As micorrizas não aumentam o teor total de nutrientes no solo, mas permitem que a planta explore melhor as suas reservas. Nos solos de baixa fertilidade, a pouca disponibilidade de fósforo para as plantas implica na sua adição através de fertilizantes fosfatados. Neste caso, espera-se que as micorrizas contribuam para a econômia do fósforo na agricultura, através da obtenção de bons rendimentos com níveis moderados de adubação fosfatada. A presença de associações micorrízicas nas plantas é mito comum em condições naturais do solo." ( MIRANDA, J.C. C. Utilizacao das micorrizas na agricultura. EMBRAPA, 1986.)

    (F) IV. O corte raso de uma floresta pode acarretar modificações, exceto no microclima da área cortada e na hidrologia local, uma vez que há uma diminuição no escoamento superficial e na erosão dos solos.

    "É evidente, finalmente, que o corte raso da floresta, além do efeito significativo sobre a diminuição da transpiração, pode acarretar, também, modificações no microclima da área cortada, com possíveis efeitos sobre a hidrologia local em termos de escoamento superficial, erosão, ciclagem de nutrientes, etc." (HIDROLOGIA FLORESTAL APLICADA AO MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, p. 82)

    (V) V. A crescente preocupação com o impacto ambiental da exploração agrícola tem estimulado a adoção de sistemas conservacionistas de manejo do solo. O sistema de plantio direto, associado ao retorno de resíduos culturais, tem evoluído sensivelmente dentro do conceito de sistema conservacionista. Alguns pontos têm sido frequentemente considerados como relevantes nesse sistema: redução sensível das perdas de solo por erosão, aumento da matéria orgânica e da fertilidade do solo e menor custo de produção em relação ao preparo convencional.

  • Questão mal elaborada!

    II. Em áreas não agrícolas, como as de extração de minério, o ambiente solo é alterado devido ao desmatamento, remoção da camada superficial do solo e intenso revolvimento, com impacto negativo imediato na microbiota do solo e seus processos; os solos que recebem resíduos industriais são normalmente contaminados por metais pesados, comprometendo a qualidade dos mesmos. - Na extração de minérios é removida apenas a camada superficial do solo?


ID
3445972
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um analista ambiental foi chamado para avaliar o perfil de um solo, a respeito do qual é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Horizonte O - Horizonte orgânico (Serapilheira);

    Horizonte A - Horizonte com formação de matéria orgânica decomposta, com cor escura;

    Horizonte B - Horizonte com máxima concentração de argila e óxidos;

    Horizonte C - Horizonte com rocha parcialmente decomposta, podendo corresponder ou nao ao material originário do solo (rocha mãe);

    Horizonte R - horizonte com rocha consolidada, sem intemperismo.


ID
3445999
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O uso inadequado do solo tem como principal impacto negativo o processo de erosão, no qual ocorre o desgaste desigual do solo, causado pelas enxurradas, formando calhas ou valas estreitas que, aos poucos, vão se aprofundando.


A que tipo de erosão a descrição refere-se?

Alternativas
Comentários
  • Sulcos: Pequenos canais

    Ravinas: Cavidades

    Voçorocas: Crateras


ID
3462220
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Essas medidas têm por finalidade reconstruir o cenário precedente à ocorrência de um evento danoso sobre o recurso ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, por meio de atividades de controle ou de erradicação do agente provocador do impacto.” Podemos classificar as medidas referendadas no texto como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Medidas Mitigadoras Corretivas

    Visam restabelecer a situação anterior à ocorrência de um evento adverso sobre o item ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, através de ações de controle ou de eliminação/controle do fator provocador do impacto.

  • Medidas Mitigadoras Preventivas: estas têm como principal objetivo erradicar ou minimizar ocorrências que se revelem com capacidade de causar danos aos elementos ambientais do meio natural – biótico, físico e antrópico. A medidas preventivas procuram preceder os impactos negativos.

    Medidas Mitigadoras Corretivas: têm por finalidade reconstruir o cenário precedente à ocorrência de um evento danoso sobre o recurso ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, por meio de atividades de controle ou de erradicação do agente provocador do impacto.

    Medidas Mitigadoras Compensatórias: são as medidas que visam à reposição dos patrimônios socioambientais lesados, em virtude das atividades indiretas ou diretas do empreendimento. São alguns exemplos destas medidas: o plantio compensatório de mudas pela necessidade de supressão vegetal, a aquisição de áreas de reserva ambiental pela empresa, as atividades ambientais junto à população local.


ID
3462223
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Normalmente é um lixão coberto de terra. Não tem proteção do solo e contamina os lençóis freáticos. O fato de o problema não ser visível faz desse caso uma solução muitas vezes até pior que o lixão. Já que funciona como um tumor que causa prejuízos à natureza por baixo da terra e não é visível. Fatalmente os problemas de poluição aparecerão um dia, quem sabe com epidemias difíceis de controlar. Caso não tenham um sistema de coleta de gases, oferecem risco grande de explosão. Como não possui isolamento inferior do solo, pode também contaminar os lençóis freáticos. Assim como os lixões devem ser exterminados.”

Fonte: https://portalresiduossolidos.com/disposicao-final-ambientalmente-adequada-de-rejeitos em 22/12/2018


O ambiente descrito é mais bem classificado como sendo:

Alternativas
Comentários
  • ITEM C - Aterro Controlado

  • Aterro Controlado é a resposta ,pois na questão fala de não existir um sistema de coleta de gases. Já no aterro sanitário há um sistema de drenagem de chorume.


ID
3463570
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O ser humano tentando tornar sua vida mais agradável, vem mudando, destruindo e contaminando tudo que está ao seu redor, sem preocupar-se com os efeitos danosos a natureza. Tais efeitos podem ser causados por:


1- Destruição da camada de ozônio.
2- Liberação de gases causadores do efeito estufa.
3- Desmatamento e queimadas.
4- Uso descriminado de agrotóxicos.


Marque os itens que contribuem para o aumento e agravamento de tais problemas:

Alternativas
Comentários
  • 4- "Uso descriminado de agrotóxicos."

    Creio que faria mais sentido de usasse a palavra "INdiscriminado".

  • Não compreendi essa questão. Para mim, o item 1 estaria errado porque ele pede 'causas' e, para mim, destruição da camada de ozônio seria 'consequência' no contexto dessa questão.

    Outra coisa: no item 4, também havia considerado errado porque a palavra 'DEScriminado' está incoerente aí. É como o colega acima falou, talvez se tivesse "indiscriminado", faria sentido e poderíamos assinalar este item como verdadeiro no que concerne ao agravamento de problemas ambientais.

    Eu havia marcado somente os itens 2 e 3 como corretos.


ID
3463579
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É comum nas grandes metrópoles, a pratica de remoção da vegetação para o processo de impermeabilização dos solos lembrando que isso em épocas de chuva pode levar:

Alternativas

ID
3463591
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Normalmente é um lixão coberto de terra. Não tem proteção do solo e contamina os lençóis freáticos. O fato de o problema não ser visível faz desse caso uma solução muitas vezes até pior que o lixão. Já que funciona como um tumor que causa prejuízos à natureza por baixo da terra e não é visível. Fatalmente os problemas de poluição aparecerão um dia, quem sabe com epidemias difíceis de controlar. Caso não tenham um sistema de coleta de gases, oferecem risco grande de explosão. Como não possui isolamento inferior do solo, pode também contaminar os lençóis freáticos. Assim como os lixões devem ser exterminados.”


Fonte: https://portalresiduossolidos.com/disposicao-finalambientalmente-adequada-de-rejeitos em 22/12/2018


O ambiente descrito é mais bem classificado como sendo:

Alternativas

ID
3463597
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Infelizmente, devido ao baixo grau de instrução e de conscientização da sociedade brasileira, os resíduos perigosos gerados todos os dias em nossos domicílios são descartados de forma incorreta, provocando danos ambientais graves e colocando em risco a vida de muitos seres vivos, incluindo os seres humanos. Celulares e suas baterias muitas vezes são descartados em lixo comum. De acordo com nossa legislação, as baterias e celulares:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Art. 33. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos

    São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

    I – agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;

    II – pilhas e baterias;

    III – pneus;

    IV – óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

    V – lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

    VI – produtos eletroeletrônicos e seus componentes.


ID
3463663
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Normalmente é um lixão coberto de terra. Não tem proteção do solo e contamina os lençóis freáticos. O fato de o problema não ser visível faz desse caso uma solução muitas vezes até pior que o lixão, já que funciona como um tumor que causa prejuízos à natureza por baixo da terra e não é visível. Fatalmente os problemas de poluição aparecerão um dia, quem sabe com epidemias difíceis de controlar. Caso não tenham um sistema de coleta de gases, oferecem risco grande de explosão. Como não possui isolamento inferior do solo, pode também contaminar os lençóis freáticos. Assim como os lixões devem ser exterminados.”


Fonte: https://portalresiduossolidos.com/disposicao-finalambientalmente-adequada-de-rejeitos em 22/12/2018



O ambiente descrito é mais bem classificado como 

Alternativas
Comentários
  • Aterro Controlado = Fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. É feita uma contenção do resíduo que é coberto por uma camada de argila e grama.

  • A questão tem inicio com o seguinte trecho:

    “Normalmente é um lixão coberto de terra."

    Logo, eliminamos as alternativas que trazem o conceito céu aberto. Por fim, aterro sanitário corresponde ao local adequado para a disposição de rejeitos, não se enquadrando assim na descrição apresentada.

    Gabarito C


ID
3465745
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação à qualidade do solo, leia as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:


I- O solo é a formação natural que se desenvolve na porção superficial da crosta terrestre, resultado da interação dos processos físicos, químicos e biológicos sobre as rochas, e que tem como característica importante o fato de permitir o desenvolvimento da vegetação.

II- A qualidade do solo tem relação direta com algumas características locais naturais (vegetação, permeabilidade, relevo, zona saturada) e com o tipo de uso que lhe é dado.

III- O solo é constituído por matéria mineral, matéria orgânica, umidade ear.

IV- As características físicas dos solos dependem do tamanho relativo dos elementos (textura) e do arranjo dos mesmos (estrutura).

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E

    esse é o tipo de questão onde aprendemos de um assunto sem estudar inicialmente nele...

    #ibama


ID
3491566
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O uso inadequado do solo para agricultura contribui para:

Alternativas
Comentários
  • Correta B

    A degradação e o manejo inadequado dos solos têm provocado desequilíbrio em fluxos hídricos, na emissão de gases de efeito estufa e na atenuação dos efeitos de poluentes, influenciando diretamente a regulação da qualidade da água e do ar.  

    O solo está diretamente relacionado a questões climáticas. A pesquisa agropecuária está empenhada em desenvolver soluções tecnológicas que permitam que o solo não se degrade do ponto de vista da capacidade de produção e que emita o menos possível os chamados gases de efeito estufa (GEE), processo que é agravado pelo uso inadequado de fertilizantes nitrogenados. Nesse sentido, o carbono existente no solo ganha uma atenção especial. Além de evitar as emissões de GEE, a pesquisa busca maneiras de reduzir esses gases na atmosfera por meio da atividade agropecuária, processo conhecido como sequestro de carbono, sendo o solo um dos principais reservatórios de carbono do planeta.

    Fonte: Embrapa


ID
3533116
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um aterro de resíduos sólidos urbanos está apto a receber

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Os aterros sanitários não podem receber resíduos de construção civil e resíduos considerados perigosos.


ID
3533122
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No acidente ocorrido em Mariana/MG, as autoridades colocaram 9.000 m de barreiras de contenção entre Regência e Povoação, na região de Linhares/ES, na tentativa de impedir o avanço da lama presente no Rio Doce para o mar. A lama conseguiu chegar até o mar mesmo com a presença das barreiras, sendo que o insucesso dessa medida ocorreu

Alternativas

ID
3544015
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Podemos classificar as areias, quanto a sua granulometria em:

Alternativas

ID
3545785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2004
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca de noções básicas de geologia e solos, julgue o próximo item.

Os fatores responsáveis pela formação do solo incluem a rocha-matriz, os elementos orgânicos, a topografia e o clima. Conforme o local, alguns desses fatores podem ter maior ou menor influência na formação dos solos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

    Fonte: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/solos/-/asset_publisher/1ZCT5VQ5Hj1S/content/o-que-e-e-como-se-forma-o-solo-/1355746?inheritRedirect=false


ID
3553723
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2013
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O termo boçoroca é utilizado para designar uma erosão linear

Alternativas

ID
3561769
Banca
FEPESE
Órgão
EMASA-SC
Ano
2013
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O solo possuí camadas horizontais de morfologia diferentes entre si. Essas camadas são chamadas de horizontes e a soma delas define o perfil do solo. O horizonte A equivale ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Horizonte A – zona com mistura de matéria orgânica e substâncias minerais, com bastante influência do clima e alta atividade biológica.

    Fonte: http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Canal-Escola/Os-Solos-2620.html


ID
3583471
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Raposa - MA
Ano
2018
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A ação do homem no Brasil prejudica o meio ambiente de diversas formas como, por exemplo, o desmatamento ilegal e predatório por madeireiras e queimadas provocadas por fazendeiros para ampliação de área de cultivo, colocando várias espécies em risco de extinção. Essas ações podem culminar, dentre vários outros exemplos, a fragmentação de habitats, que possui como consequência, EXCETO: 

Alternativas

ID
3611311
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A principal forma de emissões terrestre de enxofre, produzido pelas bactérias redutoras de sulfato, é o:

Alternativas
Comentários
  • O gás sufídrico

ID
3613651
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O seqüestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofi lados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose (C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    O Sequestro de carbono é a expressão utilizada para definir o processo de retirada de gás carbônico (CO2) da atmosfera para transformá-lo em oxigênio. Esse processo é feito naturalmente pelo solo, florestas e oceanos.

    Nas florestas, juntamente aos efeitos positivos do solo, as enormes quantidades de carbono são armazenadas por árvores e por outras plantas. Como parte da fotossíntese, elas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera, armazenando o carbono como açúcar, amido (carboidrato) e celulose como fonte de desenvolvimento.

    Vale lembrar que cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver de 150 a 200 toneladas de carbono. Por isso, o desmatamento é um grande inimigo do sequestro de carbono, já que o corte de árvores promove a liberação do CO2 capturado pelas plantas.

    Fonte: https://www.politize.com.br/sequestro-de-carbono/

  • a) As atividades vulcânicas fazem parte da dinâmica da terra e aumentam a concentração de gás carbônico na atmosfera apenas momentaneamente. ITEM INCORRETO.

    b) A manutenção das florestas é importante para o sequestro de carbono. ITEM INCORRETO.

    c) A instalação de hortas pouco contribuiria para o sequestro de carbono da atmosfera. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: D


ID
3613660
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quando se estuda o ciclo do nitrogênio, verifica-se que os seres que devolvem este elemento à atmosfera são bactérias particularmente denominadas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Ciclo do nitrogênio

    Bactérias (Rhizobium) fixadoras de N2

    Bactérias (Nitrosomonas e Nitrobacter) nitrificantes N2 --> NO3

    Bactérias (Pseudomas) desnitrificação NO3 -->N2

  • Processo de Nitrificação: bactérias que transforman amônia (NH3) em Nitrito (NO2) e depois Nitrato (NO3), que pode ser assimilado pelas plantas.

    Processo de desnitrificação: É o trabalho inverso, onde bactérias heterotróficas desnitrificantes em ambientes anóxicos utilizamo oxigênio (O2) presente nas moléculas de Nitrato para oxidar a matéria orgânica presente no meio, em decorrencia deste processo é liberado N2 molecular de volta para o meio.


ID
3613663
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O mar de Arai, um lago de água salgada localizado em área da antiga União Soviética, tem sido explorado por um projeto de transferência de água em larga escala desde 1960. Por meio de um canal com mais de 1.300 km, enormes quantidades de água foram desviadas do lago para a irrigação de plantações de arroz e algodão. Aliado às altas taxas de evaporação e às fortes secas da região, o projeto causou um grande desastre ecológico e econômico, e trouxe muitos problemas de saúde para a população. A salinidade do lago triplicou, sua área superficial diminuiu 58% e seu volume, 83%. Cerca de 85% das áreas úmidas da região foram eliminadas e quase metade das espécies locais de aves e mamíferos desapareceu. Além disso, uma grande área, que antes era o fundo do lago, foi transformada em um deserto coberto de sal branco e brilhante, visível em imagens de satélite.

MILLER JR..GT. Ciência Ambiental. São Paulo: Editora Thomson, 2007.


Suponha que tenha sido observada, em uma vila rural localizada a 100 km de distância do mar de Arai, alguns anos depois da implantação do projeto descrito, significativa diminuição na produtividade das lavouras, aumento da salinidade das águas e problemas de saúde em sua população. Esses sintomas podem ser efeito:

Alternativas

ID
3613666
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere os seguintes processos biológicos:


I. dispersão de sementes

II. decomposição

III. polinização

IV. evolução orgânica

V. fixação biológica de N2


Contribuem para aumentar o teor de nitratos nos solos apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Fixação biológica de N2 por bactérias Rhizobium e decomposição dos compostos orgânicos.


ID
3620083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2008
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os solos variam bastante de um lugar para outro, sendo necessário, então, que se recorra a uma classificação dos mesmos para o conhecimento de suas características. Como exemplo, pode ser citado o solo conhecido como Tiomórfico, que tem como característica principal apresentar

Alternativas

ID
3648787
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação à poluição ambiental, analise as afirmativas a seguir.


I. O dióxido de enxofre emitido, principalmente por fábricas de celulose, é oxidado na atmosfera; posteriormente, lavado pelas chuvas, cai na forma de ácido sulfúrico. Este acidifica tanto a terra quanto a água, causando impactos nos seres vivos e acelerando a corrosão das construções urbanas e industriais.

II. Entre as medidas de controle da poluição acústica/sonora tem-se o estabelecimento de níveis máximos de ruídos para as diversas zonas de uma cidade, em função dos usos; para zonas residenciais ou de hospitais, por exemplo, devem ser estabelecidos níveis mais baixos do que para áreas comerciais ou industriais.

III. O chorume é um tipo de biogás originado apenas em aterros sanitários (e não em lixões ou aterros clandestinos); ele poderá ser encaminhado para Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) onde será queimado em fornalhas especiais para ter seu poder poluente diminuído.

IV. A presença de poluentes na atmosfera pode resultar em prejuízos à saúde humana (maior incidência de doenças respiratórias, irritação nos olhos e pulmões, podendo causar até a morte), aos animais (doenças, podendo causar até a morte), aos vegetais (descoloração de folhas, e flores, queda de folhas, falhas na floração e produção de frutos, malformação e até mesmo a morte de plantas) e aos materiais, em geral. Pode ocorrer também redução da visibilidade, devido à presença de partículas de materiais na atmosfera.

V. O único reuso de águas permitido é o do tipo “indireto não planejado”, no qual a água já utilizada (como esgoto doméstico) é descarregada no meio ambiente (normalmente em rios), onde é diluída, e novamente utilizada à jusante (rio abaixo), de maneira não intencional. Outros usos, mesmo que as águas com esgotos domésticos sejam devidamente tratadas, não são possíveis.

VI. Os dejetos de animais (por exemplo, de gado, porcos, galinhas etc.) podem conter micro-organismos patogênicos, os quais podem causar doenças ao homem, por meio do contato com o solo contaminado por tais dejetos, ou com a água poluída a partir do contato com esse solo.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
3648796
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Atualmente, _________% do papel produzido no Brasil é proveniente de reflorestamentos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica. Além de não provocar o desmatamento, por ser feito em áreas já desmatadas, o plantio de árvores para produção de celulose, papel e de outros produtos industriais, contribui para que as árvores, ao crescerem, capturem ________ da atmosfera e convertem em ________. Porém, uma das consequências negativas deste processo é o uso de componentes químicos à base de _________ para o branqueamento do papel. Esses resíduos podem prejudicar o meio ambiente, quando são descartados incorretamente, afetando os ecossistemas aquáticos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

    Esclarecendo alguns pontos do texto e da resposta:

    Ao menos desde 2012, o Código Florestal (Cflo) exige que empresas industriais que utilizam grande quantidade de matéria-prima florestal elaborarem e implementem Plano de Suprimento Sustentável - PSS, o qual assegurará produção equivalente ao consumo de matéria-prima florestal pela atividade industrial, que é o caso da produção de papel, por isso que 100% do papel produzido no Brasil é proveniente det reflorestamento.

    Na fotossíntese, as plantas utilizam o CO2 + H2O (água) para formar CH2O + O2.


ID
3649681
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Embora a presença de árvores nas calçadas contribua para diminuir a temperatura local, além de tornar o ambiente mais agradável, nem todas as espécies são adequadas a áreas urbanas. Em passeios com largura entre 1,5 e 2,0 metros é necessário que se priorize espécies

Alternativas

ID
3649684
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao selecionar a espécie de porte ideal para o local, evitam-se podas desnecessárias para adaptar árvores que ultrapassam o limite físico local. Existem diferentes tipos de poda, cada qual com seu objetivo. Assim, a poda

Alternativas

ID
3658297
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A decomposição da matéria orgânica presente no lixo resulta na formação de um líquido de cor escura, chamado de ______________, que pode contaminar o solo e as águas superficiais ou subterrâneas pela contaminação do lençol freático.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    O chorume liquido proveniente da decomposição da MO, que pode contaminar o solo e as águas subterrâneas.


ID
3661522
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quando declaradas por ato do Poder Público, são também consideradas de preservação permanente, as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas a: 


I. Fixar as dunas. 

II. Assegurar condições de bem-estar público. 

III. Manter o ambiente necessário à vida das populações silvícolas. 

IV. Atenuar a erosão das terras. 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s): 

Alternativas

ID
3668632
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No Brasil, a perda da camada superficial é a principal forma de degradação dos solos. Segundo Hernani et al. (2002) estimaram perdas totais anuais de solo em áreas de lavoura da ordem de 750 milhões de toneladas e de 70 milhões de toneladas para as áreas de pastagens em todo o país. Sobre a erosão de solos, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3669160
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma linha de transmissão de grande extensão, implantada próxima a terrenos úmidos, indique qual alternativa representa o principal impacto ambiental da operação dessa linha de transmissão sobre a fauna e a flora. 

Alternativas

ID
3695683
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SECAD-TO
Ano
2004
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O chamado manejo ecológico e integrado de pragas é considerado um dos principais instrumentos de controle da poluição do solo. A medida condizente com esse instrumento é o(a):


Alternativas
Comentários
  • LETRA - A

    O manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças de se adaptarem a alguma prática defensiva em especial.


ID
3717520
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2018
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito das modalidades de regeneração artificial, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes alternativa B


ID
3812725
Banca
COPESE - IF-TM
Órgão
IF-TM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Papel!
Como se fabrica?
       O papel é um dos materiais mais versáteis que conhecemos. Ele é usado para escrita e impressão, na forma de guardanapos, papéis higiênicos, embalagens, etc. A utilização do papel como suporte para a escrita ocorreu inicialmente na China, no ano 105 d.C. A expansão para o ocidente começou em 751, daí em diante o uso do papel foi cada vez mais disseminado e surgiram fábricas em várias cidades do mundo. A principal matéria-prima para a produção do papel é a madeira. O processo de fabricação do papel a partir da madeira começa com o corte das árvores, depois as toras são lavadas e picadas em cavacos e, a seguir, é realizado o processo de polpação. No processo químico de polpação, mais utilizado no Brasil, os cavacos de madeira são submetidos à reação com uma solução contendo, hidróxido de sódio (NaOH) e sulfeto de sódio (Na2S). A seguir, a polpa, formada por celulose, passa pelo processo de branqueamento, que ocorre em várias etapas. Neste processo, são utilizados vários reagentes químicos, entre eles estão; cloro (Cl2), dióxido de cloro (ClO2), hipoclorito de sódio (NaClO), oxigênio (O2) e ozônio (O3). No processo de branqueamento, entre uma etapa e outra, a polpa é lavada com grande quantidade de água. Além disso, dependendo do tipo de papel, vários aditivos, como colas e corantes podem ser acrescentados. 
Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc14/v14a01.pdf> Acesso em: 1 nov. 2011 (adaptado).

Lendo o texto acima, é possível prever uma série de problemas ambientais que a fabricação de papel pode causar. As afirmativas abaixo indicam algumas sugestões de providências que as indústrias produtoras de papel podem tomar, para evitar maiores danos ao meio ambiente. Entre as sugestões indicadas, é incorreto:

Alternativas