A aprendizagem da língua inglesa pode ser explicada por uma teoria cognitiva da aprendizagem. Assinale a alternativa que representa esta teoria.
A aprendizagem da língua inglesa pode ser explicada por uma teoria cognitiva da aprendizagem. Assinale a alternativa que representa esta teoria.
A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000 no § 2º do Art. 21 preconiza que a língua estrangeira é componente na oferta e prestação de exames supletivos do tipo
Com relação ao ensino de línguas estrangeiras, assinale a afirmação falsa.
A concepção de linguagem que o professor de língua estrangeira (LE) possui é um fator que interfere em sua prática pedagógica. Utilizar diversas frases-modelo e propor exercícios orais nas aulas - em detrimento de exercícios escritos - são indícios de que, este professor, entende a linguagem como:
Acerca da metodologia de ensino da língua inglesa, julgue o item a seguir.
A revisão textual feita pelos alunos é uma estratégia que
diminui a tensão causada pelas notas e os ajuda a tornarem-se
mais independentes.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica (vol. II), quais afirmações referentes ao ensino e aprendizagem de língua estrangeira estão CORRETAS:
I- Aprender uma língua estrangeira visa formar um cidadão crítico.
II- Aprender uma língua estrangeira é engrandecer a base cultural do aprendiz.
III- As escolas básicas municipais de Blumenau oferecem apenas uma língua estrangeira, ou seja, a língua alemã.
IV- A aprendizagem de um idioma estrangeiro atua como condutor para outro mundo, outra etnia, outra forma de dialogar, de agir e de ser no mundo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Infelizmente ainda convivemos com a impossibilidade de se incluir mais de uma Língua Estrangeira no currículo, mesmo conhecendo a real importância do aprendizado de vários idiomas. Os fatores podem ser diversos, desde uma grade já repleta, falta de profissionais dentre outros. Quanto às escolhas de quais línguas estrangeiras se incorporar ao currículo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O conhecimento de fatores históricos, no qual há notoriedade na escolha do inglês, por motivos culturais, sociais e econômicos, mas o crescimento do espanhol que se mostrou pela aliança criada pelo MERCOSUL (Mercado das Nações do Cone Sul).
II. O conhecimento dos fatores históricos, que nos apresenta o inglês como idioma mundial e de maior influência nas negociações do primeiro mundo, sem perspectiva de mudanças.
III. O estudo de fatores relativos à tradição, ou seja, o papel que determinadas línguas representam tradicionalmente a um país.
IV. O estudo dos fatores relativos às comunidades locais, como a própria interação entre comunidades, convivências de relações culturais, afetivas e de parentesco.
V. O conhecimento regional e das necessidades estaduais, ou seja, uma escolha feita através de estudos regionais e o que seja mais propício para o aumento da comunicação entre pessoas de diferentes países.
Fragmento 1 - No português brasileiro, observam-se mudanças no uso da língua pelos falantes de pelo menos cinco ordens: fonética, morfológica, sintática, léxica e semântica [...].
Muitos autores apontam então para a existência- no português brasileiro- de registros ou níveis de linguagem, ou seja, mudanças no uso da língua pelos falantes.
Em suma, seja na fala ou na escrita, cada usuário da língua utiliza vários registros de linguagem, em conformidade com seu nível social, a situação sociocomunicativa e as circunstâncias, e também em conformidade com a necessidade de imprimir a seu texto maior ou menor formalidade [...].
DIDIO, Lucie. Leitura e produção de textos: comunicar melhor, pensar melhor, ler melhor, escrever melhor. São Paulo: Ed Atlas, 2013. p. 33 -35.
Fragmento 2 - A variação é constitutiva das línguas humanas, ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existiráꞏ, independentemente de qualquer ação normativa. Assim, quando se fala em Língua Portuguesa está se falando de uma unidade que se constitui de muitas variedades. Embora no Brasil haja relativa unidade linguística e apenas uma língua nacional, notam-se diferenças de pronúncia, de emprego de palavras, de morfologia e de construções sintáticas, as quais não somente identificam os falantes de comunidades linguísticas em diferentes regiões, como ainda se multiplicam em uma mesma comunidade de fala. Não existem, portanto, variedades fixas: em um mesmo espaço social convivem mescladas diferentes variedades linguísticas, geralmente associadas a diferentes valores sociais. Mais ainda, em uma sociedade como a brasileira, marcada por intensa movimentação de pessoas e intercâmbio cultural constante, o que se identifica é um intenso fenômeno de mescla linguística, isto é, em um mesmo espaço social convivem mescladas diferentes variedades linguísticas, geralmente associadas a diferentes valores sociais.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília:MEC/SEF, 1998. p. 29.
A cidadania e a consciência crítica são os objetivos principais dessa proposta didática presente nos PCN de Língua Estrangeira, os quais afirmam a possibilidade de se utilizar o aprendizado de línguas na escola para se compreender as várias maneiras de se viver a experiência humana.
A alternativa que apresenta a proposta didática mencionada nos PCN de Língua Estrangeira é
Analise o caso 1.
Caso 1
Com o objetivo de ensinar o vocabulário sobre frutas, o professor solicita que cada aluno leve uma fruta para sala de aula. A aula trancorreu com à exposição ao vocabulário feita pelo Professor e perguntas sobre o conteúdo feitas pelo Professor aos alunos (MOREIRA, 2010).
Considerando-se as concepções teóricas do processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, como proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da língua estrangeira, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nessa aula, ocorreu uma aprendizagem significativa.
( ) A proposta dessa aula apresenta uma visão behaviorista.
( ) A aula levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos.
( ) Houve participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A Secretaria de Município de Educação de São José, através do Setor Pedagógico, define o papel do professor de LE (Língua Estrangeira), afirmando ser fundamental no processo de ensino e aprendizagem.
O professor de LE é o ...................... entre o sujeito, o conhecimento e a cultura da LE a ser aprendida e o ...................... do processo. Cabe a ele tornar esse processo significativo para ser aprendido, ...................... , explicitar, criar condições para que o estudante possa ser capaz de resolver problemas, intervindo, através do diálogo, como um dos ......................... , possibilitando uma prática pedagógica discursiva diversificada.’
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A proposta curricular de São José determina que a Avaliação dos conhecimentos em LE deve ser diagnóstica, contínua e global.
Em relação a esse tema, é correto afirmar que:
Analise os objetivos que discorre sobre o desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas.
I – Proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas e ciências;
II – Garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não indígenas.
Com base em sua análise e conhecimento prévio, é correto o que se afirma.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A aprendizagem de uma língua estrangeira não possibilita ao
aluno envolver-se nos processos de construção de significados
nessa língua.
II. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.
Marque a alternativa CORRETA
Leia as afirmativas a seguir:
Considere o texto abaixo.
“Na visão __________, a aprendizagem de Língua Estrangeira é compreendida como um processo de adquirir novos hábitos linguísticos no uso da língua estrangeira. Isso seria feito, primordialmente, por meio da automatização desses novos hábitos, usando uma rotina que envolveria estímulo, a exposição do aluno ao item lexical, à estrutura sintática, etc. a serem aprendidos, fornecidos pelo professor; resposta do aluno; reforço, em que o professor avaliaria a resposta do aluno. Essa visão na sala de aula de Língua Estrangeira resultou no uso de metodologias que enfatizavam exercícios de repetição e substituição.”
(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. pág. 56. Brasília :MEC/SEF, 1998.)
A alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto é:
Sobre o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira, assinale a alternativa correta:
Ao longo dos quatro anos do ensino fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno seja capaz de:
I. Identificar no universo que o cerca as línguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngue e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico.
II. Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo.
III. Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe possibilita atarantar o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo.
IV. Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna.
V. Empregar vocabulário apropriado para a apreciação e caracterização dos próprios trabalhos, dos trabalhos de colegas e de profissionais do teatro.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Estrangeira, assinale a alternativa correta.
Com relação ao ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, considere o texto abaixo.
“Uma ou mais línguas estrangeiras que concorram para o desenvolvimento individual e nacional podem ser também entendidas como força libertadora tanto em termos culturais quanto profissionais. Essa força faz as pessoas aprenderem a escolher entre possibilidades que se apresentam. (…) A aprendizagem de Língua Estrangeira aguça a percepção e, ao abrir a porta para o mundo, não só propicia acesso à informação, mas também torna os indivíduos, e, consequentemente, os países, mais bem conhecidos pelo mundo. Essa é uma visão de ensino de Língua Estrangeira como força libertadora de indivíduos e de países. (…) Pode-se considerar o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a linguagem como parte dessa visão linguística como libertação.”
(Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira).
O texto faz referência a um conceito de educação:
Assinale a alternativa correta sobre leitura e produção de textos.
Partindo de uma premissa que, para que o ensino de Língua Estrangeira tenha uma função formativa no sistema educacional, deve-se encontrar maneiras de garantir que essa aprendizagem deixe de ser uma experiência decepcionante, levando à atitude fatalista de que língua estrangeira não pode ser aprendida na escola.
Assinale a alternativa INCORRETA:
De acordo com os PCN em Língua Estrangeira, os conteúdos atitudinais envolvem:
Coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) A preocupação em ser compreendido e compreender outros, tanto na fala quanto na escrita;
( ) A valorização do conhecimento de outras culturas como forma de compreensão do mundo em que vive;
( )O reconhecimento de que as línguas estrangeiras aumentam as possibilidades de compreensão dos valores e interesses de outras culturas;
( )O reconhecimento de que as línguas estrangeiras possibilitam compreender-se melhor;
( ) O interesse por apreciar produções escritas e orais em outras línguas.
Marque a sequência CORRETA:
Sobre os eixos organizadores do componente LI da BNCC é falso afirmar:
Julgue as sentenças abaixo como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
1.( )O desenvolvimento da escrita infantil está vinculado à vida social.
2.( )A descoberta da escrita pela criança é um fenômeno homogêneo e ocorre a partir dos 4 anos.
3.( )A escrita infantil se desenvolve a partir da imitação de uma atividade do adulto.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Sobre a língua inglesa como língua franca, assinale a alternativa INCORRETA.
A teoria de aprendizagem desta abordagem consiste no tipo de hábito de aprendizagem. Para tanto, utiliza-se de frases previamente prontas, que são apresentadas aos alunos e relacionadas a diferentes situações ou contextos para que esses as memorizem e repitam. Desse modo, frases já prontas são apresentadas aos alunos, sendo relacionadas a diferentes situações ou contextos para que os alunos as memorizem e repitam. Esses exercícios de repetição são referidos como ‘drills’.
O texto acima se refere a qual das abordagens e métodos de ensino de língua inglesa?