SóProvas



Questões de NR 15 - Norma Regulamentadora n° 15 - Atividades e Operações Insalubres (Acústica, Temperatura e IBTG e Ventilação Industrial)


ID
6739
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale as proposições relativas à CLT e NR 15 e assinale, a seguir, a opção correta.

I. Ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 10 (dez) segundos, a intervalos superiores a 10 (dez) segundos.

II. Ativa-se o direito à percepção do adicional de insalubridade, quando os valores de exposição ocupacional, para agentes químicos, ultrapassarem, 50% do limite permitido.

III. A neutralização, parcial, das condições ensejadoras de insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.

IV. O exercício de trabalho em condições insalubres assegura a percepção de adicional compreendido, em escala contínua, entre 10% (dez por cento) e 40% (quarenta por cento) do salário mínimo da região.

Alternativas
Comentários
  • As proposições são relativas à CLT e NR 15, então, o item IV está errado porque não há escala contínua de adicional entre 10% e 40% do salário mínimo da região.

    CLT art. 192


    NR
    15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:
    15.2.1 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
    15.2.2 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
    15.2.3 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;

  • Item I – FalsoAnexo 2 - 1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo. Item II - FalsoAnexo 11 - 1. Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro n.1 deste Anexo.Anexo 11 - 4. Na coluna "VALOR TETO" estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho.Item III - Falso15.4 A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo. 15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;b) com a utilização de equipamento de proteção individual.Item IV – Falso15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a: 15.2.1 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo; 15.2.2 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; 15.2.3 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;
  • Anderson,Os livros de Direito do Trabalho usam o termo "região"
  • quanto ao item II , quando ultrapassar 50 % do limite de tolerância, na verdade ativa-se o Nivel de Ação, conforme NR 9
  • I - duração inferior a 1seg. e a intervalos superiores a 1 seg. - ERRADA

    II- enseja o direito à percepção do adicional de insalubridade caso sejam ultrapassados os limites de tolerância, ou, se for o caso, o valor teto ou o valor máximo de exposição ao agente químico. - ERRADA

    III - as ações que excluem ou minimizam a exposição a agentes insalubres deve ter sua eficiência comprovada, por meio de laudos, para que seja cessado o pagamento do adicional de insalubridade, sendo que é obrigatório que a exposição fique abaixo do LT para o agente. - ERRADA

    IV - não existe escala contínua. 10% grau minimo; 20% grau médio; 40% grau máximo. - ERRADA

  • I. ERRADO. Ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 10 (dez) segundos, a intervalos superiores a 10 (dez) segundos.

    NR15, ANEXO N.º 2 - 1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.
    ____________________________________________________

    II. ERRADO. Ativa-se o direito à percepção do adicional de insalubridade, quando os valores de exposição ocupacional, para agentes químicos, ultrapassarem, 50% do limite permitido.

    NR15, ANEXO N.º 11 - 1. Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de
    insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro n.o 1 deste Anexo.

    ____________________________________________________

    III. ERRADO. A neutralização, parcial, das condições ensejadoras de insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.

    15.4 A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
    15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:
    a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
    b) com a utilização de equipamento de proteção individual.
    ___________________________________________________

    IV. ERRADO. O exercício de trabalho em condições insalubres assegura a percepção de adicional compreendido, em escala contínua, entre 10% (dez por cento) e 40% (quarenta por cento) do salário mínimo da região.

    15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:
    15.2.1 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
    15.2.2 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
    15.2.3 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;
     

    GABARITO: E

     

     


ID
6778
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tomado como base a NR-15, anexo 14, sobre atividades que envolvem agentes biológicos e a caracterização de insalubridade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Insalubridade de grau máximo:

    Trabalho ou operações, em contato permanente com:
    - pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
    - carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
    - esgotos (galerias e tanques);
    - lixo urbano (coleta e industrialização).

    Insalubridade de grau médio:
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infectocontagiante, em:
    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);
    - hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha
    contato com tais animais);
    - contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;
    - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);

    - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao
    pessoal técnico);
    - cemitérios (exumação de corpos);
    - estábulos e cavalariças;
    -resíduos de animais deteriorados.

  • Item A - Grau médio - Anexo-14 da NR-15Item B - Grau máximo - Anexo-14 da NR-15Item C - A caracterização da insalubridade é feita em grau mínima, mmédio ou máximo para os agentes agressivos físicos, químicos e biológicos e não exclusivamente para agentes biológicos.Item D - não há previsão para adicional de grau mínimo no Anexo-14 da NR-15 e sim aos graus médio ou máximo e quando em contato permanente com materiais que não foram previamente esterelizados ou com contatos com animais.
  • O comentario do anderson está perfeito conforme o anexo 14 NR 15 .  Nao existe previsao de insalubridade em grau minimo para agentes biológicos.

  • a) Exumação de corpos em cemitérios é atividade caracterizada como insalubre em grau máximo.ERRADA - Grau médiob) A atividade de coleta e industrialização de lixo urbano é caracterizada como insalubre em grau médio.ERRADA - Grau máximoc) A caracterização da insalubridade decorrente da exposição a agentes biológicos é feita em graus mínimo, médio e máximo.ERRADA - No caso de exposição a agentes biológicos, o anexo 14 da NR 15 só prevê casos em que a insalubridade será em graus médio e máximo
    d) Trabalhadores da Saúde que desenvolvem atividades em ambulatório e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana fazem jus à insalubridade grau mínimo (10% do salário mínimo).ERRADA - Grau médio, adicional de 20%e) O pessoal técnico dos laboratórios de análise clínica e histopatológica tem assegurado o recebimento do adicional de insalubridade em grau médio.CORRETA 
  • Lembrando também que para agentes biológicos (caso de trabalho em hospitais, ambulatórios, laboratórios, etc) não existe grau mínimo, apenas MÉDIO ou MÁXIMO.

  • A - Exumação de corpos em cemitérios é atividade caracterizada como insalubre em grau máximo. ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Insalubridade de grau médio
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

    - cemitérios (exumação de corpos);
    ________________________________________________________________________________________________
     

    B -  A atividade de coleta e industrialização de lixo urbano é caracterizada como insalubre em grau médio. ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Insalubridade de grau máximo
    Trabalho ou operações, em contato permanente com:
    - lixo urbano (coleta e industrialização);

    ________________________________________________________________________________________________

    C - A caracterização da insalubridade decorrente da exposição a agentes biológicos é feita em graus mínimo, médio e máximo. ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa.
    Insalubridade de grau máximo.

    Insalubridade de grau médio.
    ________________________________________________________________________________________________

    D - Trabalhadores da Saúde que desenvolvem atividades em ambulatório e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana fazem jus à insalubridade grau mínimo (10% do salário mínimo) ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Insalubridade de grau médio
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:
    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);
    ________________________________________________________________________________________________

    E - GABARITO

    Insalubridade de grau médio
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:
    - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);
     


ID
6781
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base no anexo 12 da NR-15, em relação à exposição ao manganês e seus compostos, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quando vi essa questão me veio a mente que a alternativa correta seria a letra "A" e para meu espanto errei a questão pois a respsota do teste indica alternativa "C". Lá na NR 15 no item 3 no titulo "Manganês e seus compostas, a redação da alternativa "A" está igualzinha. A alternativa "C" está errada pois é uma questão de bom senso e qualquer técnico saberia disso, mesmo porque no já citado anexo 12, item 6 da NR recomenda-se: "Substituição de perfuração a seco por processos úmidos.". NR 22 também recomenda a mesma coisa.
  • c) 6. As seguintes recomendações e medidas de prevenção de controle são indicadas para as operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem
    sido ultrapassados ou não:
    - substituição de perfuração a seco por processos úmidos;
    - perfeita ventilação após detonações, antes de se reiniciarem os trabalhos;
    - ventilação adequada, durante os trabalhos, em áreas confinadas;
    - uso de equipamentos de proteção respiratória com filtros mecânicos para áreas contaminadas;
    - uso de equipamentos de proteção respiratórios com linha d ar mandado, para trabalhos, por pequenos períodos, em áreas altamente contaminadas;
    - uso de máscaras autônomas para casos especiais e treinamentos específicos;
    - rotatividade das atividades e turnos de trabalho para os perfuradores e outras
    atividades penosas;
    - controle da poeira em níveis abaixo dos permitidos.
  • O Vinícios não entendeu que ele queria exatamente a resposta incorreta!!
  • A - NR15 - ANEXO N.º 12, 3. Sempre que os limites de tolerância forem ultrapassados, as atividades e operações com o manganês e seus compostos serão consideradas como insalubres no grau máximo.

     

    B - NR15 - ANEXO N.º 12, 1. O limite de tolerância para as operações com manganês e seus compostos referente à extração, tratamento, moagem, transporte do minério, ou ainda a outras operações com exposição a poeiras do manganês ou de seus compostos é de até 5mg/m3 no ar, para jornada de até 8 (oito) horas por dia.
     

    C - independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados, é recomendada a substituição dos processos de perfuração úmidos por perfuração a seco. ERRADO/ GABARITO.

    NR15 - ANEXO N.º 12, 6. As seguintes recomendações e medidas de prevenção de controle são indicadas para as operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não: - Substituição de perfuração a seco por processos úmidos;

     

    D - NR15 - ANEXO N.º 12, 7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:
    - Exames periódicos de acordo com os tipos de atividades de cada trabalhador, variando de períodos de 3 (três) a 6 (seis) meses para os trabalhos do subsolo e de 6 (seis) meses a anualmente para os trabalhadores de superfície;
     

    E - NR15 - ANEXO N.º 12, 7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    - Banho obrigatório após a jornada de trabalho;
    - Troca de roupas de passeio/serviço/passeio;
     

  • A questão solicitou o item INCORRETO em relação ao Anexo 12 da NR-15 (Atividades e Operações Insalubres).

    Vamos analisar cada uma dessas assertivas à luz desse Anexo.

    A- CORRETA. A alternativa está nos exatos termos do item 3 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "3. Sempre que os limites de tolerância forem ultrapassados, as atividades e operações com o manganês e seus compostos serão consideradas como insalubres no grau máximo".

    B- CORRETA. A alternativa está nos exatos termos do item 2 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "2. O limite de tolerância para as operações com manganês e seus compostos referente à metalurgia de minerais de manganês, fabricação de compostos de manganês, fabricação de baterias e pilhas secas, fabricação de vidros especiais e cerâmicas, fabricação e uso de eletrodos de solda, fabricação de produtos químicos, tintas e fertilizantes, ou ainda outras operações com exposição a fumos de manganês ou de seus compostos é de até 1mg/m3 no ar, para jornada de até 8 (oito) horas por dia"

    C- INCORRETA. Há incorreção em relação à recomendação da substituição dos processos de perfuração úmidos por perfuração a seco. Enquanto o item 6 da NR-15 versa o contrário:

    "6. As seguintes recomendações e medidas de prevenção de controle são indicadas para as operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    • Substituição de perfuração a seco por processos úmidos"; 

    D- CORRETA. A alternativa encontra-se nos exatos termos do item 7 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    • Exames periódicos de acordo com os tipos de atividades de cada trabalhador, variando de períodos de 3 (três) a 6 (seis) meses para os trabalhos do subsolo e de 6 (seis) meses a anualmente para os trabalhadores de superfície; 

    E- CORRETA. A alternativa está nos exatos termos do item 7 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    • Banho obrigatório após a jornada de trabalho;"

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
6784
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Baseado no anexo 12 da NR-15, que regula as atividades que envolvem a exposição ao asbesto, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) 5. Fica proibida a pulverização (spray) de todas as formas do asbesto. (115.019-7 / I4)
  • pura pegadinha essa questão!
  • A) 5. Fica proibida a pulverização (spray) de todas as formas do asbesto.B) 19. Cabe ao empregador, após o término do contrato de trabalho envolvendo exposição ao asbesto, manter disponível a realização periódica de exames médicos de controle dos trabalhadores durante 30 (trinta) anos. 19.1. Estes exames deverão ser realizados com a seguinte periodicidade: a) a cada 3 (três) anos para trabalhadores com período de exposição de 0 (zero) a 12 (doze) anos; b) a cada 2 (dois) anos para trabalhadores com período de exposição de 12 (doze) a 20 (vinte) anos;c) anual para trabalhadores com período de exposição superior a 20 (vinte) anos. b) a cada 2 (dois) anos para trabalhadores com período de exposição de 12 (doze) a 20 (vinte) anos; 19.2. O trabalhador receberá, por ocasião da demissão e retornos posteriores, comunicação da data e local da próxima avaliação médica.C) 20. O empregador deve garantir informações e treinamento aos trabalhadores, com freqüência mínima anual, priorizando os riscos e as medidas de proteção e controle devido à exposição ao asbesto.D) 14. O empregador deverá fornecer gratuitamente toda vestimenta de trabalho que poderá ser contaminada por asbesto, não podendo esta ser utilizada fora dos locais de trabalho. 14.1. O empregador será responsável pela limpeza, manutenção e guarda da vestimenta de trabalho, bem como dos EPI utilizados pelo trabalhador. 14.2. A troca de vestimenta de trabalho será feita com freqüência mínima de duas vezes por semana.E) 18. Todos os trabalhadores que desempenham ou tenham funções ligadas à exposição ocupacional ao asbesto serão submetidos a exames médicos previstos no subitem 7.1.3 da NR-7, sendo que por ocasião da admissão, demissão e anualmente devem ser realizados, obrigatoriamente, exames complementares, incluindo, além da avaliação clínica, telerradiografia de tórax e prova de função pulmonar (espirometria).
  • Acertei por meio de raciocínio lógico, mas numa prova CESPE deixaria em branco. Se tivermos que decorar todas as NR´s morreremos tentando. Alguém tem alguma dica de estudos?

  • A pulverização de asbesto é proibida, além disso, apenas pode-se trabalhar com o asbesto do tipo crisotila.

  • A - A pulverização de asbesto só poderá ser feita utilizando- se fibras do tipo crisotila e croxidolita. ERRADO.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 5. Fica proibida a pulverização (spray) de todas as formas do asbesto.

     

    B - José é empregado de uma empresa de fibrocimento há 15 anos, da qual se demitiu, tendo sido avisado pelo SESMT da empresa que deveria comparecer para realizar exames médicos de controle a cada 2 anos pelos próximos 30 anos, e que o ônus dos exames seriam da empresa.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 19. Cabe ao empregador, após o término do contrato de trabalho envolvendo exposição ao asbesto, manter disponível a realização periódica de exames médicos de controle dos trabalhadores durante 30 (trinta) anos.
    19.1. Estes exames deverão ser realizados com a seguinte periodicidade:
    b) a cada 2 (dois) anos para trabalhadores com período de exposição de 12 (doze) a 20 (vinte) anos;

     

    C - Os trabalhadores deverão receber treinamento, pelo menos, uma vez ao ano, priorizando-se os riscos, bem como as medidas de proteção e controle decorrentes da exposição ao asbesto.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 20. O empregador deve garantir informações e treinamento aos trabalhadores, com freqüência mínima anual, priorizando os riscos e as medidas de proteção e controle devido à exposição ao asbesto.

     

    D - NR15 - ANEXO N.º 12. A limpeza, manutenção e guarda das vestimentas do trabalhador é de responsabilidade do empregador.

    14.1. O empregador será responsável pela limpeza, manutenção e guarda da vestimenta de trabalho, bem como dos EPI utilizados pelo trabalhador.
     

    E - Os trabalhadores têm o direito de receber, em formulário próprio, os resultados dos exames a que foram submetidos, incluindo telerradiografia de tórax e espirometria.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 18. Todos os trabalhadores que desempenham ou tenham funções ligadas à exposição ocupacional ao asbesto serão
    submetidos a exames médicos previstos no subitem 7.1.3 da NR-7, sendo que por ocasião da admissão, demissão e anualmente devem ser realizados, obrigatoriamente, exames complementares, incluindo, além da avaliação clínica, telerradiografia de tórax e prova de função pulmonar (espirometria).

    NR15 - ANEXO N.º 12. 18.2. As empresas ficam obrigadas a informar aos trabalhadores examinados, em formulário próprio, os resultados
    dos exames realizados.

  • Conforme Anexo XII - NR 15 do MTE, Gabarito - A


ID
6790
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Com base no anexo n. 6 da NR-15, analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.

I - Os mergulhadores são classificados em duas categorias: a "MR", constituído por mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que exijam a utilização de mistura respiratória artificial; e a "MP", caracterizada por mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando "ar comprimido".

II - Entre as responsabilidades dos mergulhadores está a de comunicar ao empregador, dentro do menor prazo possível, a ocorrência de acidente ou qualquer situação de risco ocorrida durante a operação.

III - Os exames médicos dos mergulhadores terão validade quando realizados em território nacional, devendo ser realizados anualmente por todos os trabalhadores em efetiva atividade de mergulho ou em situações específicas, por solicitação do mergulhador ao empregador.

IV - Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será de 2 (dois) dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo esse intervalo ser inferior a 24 horas.

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma correta.

    I- 2.7.1 Os mergulhadores serão classificados em duas categorias:
    a) MR - mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando ar
    comprimido;
    b) MP - mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que
    exijam a utilização de mistura respiratória artificial.

    II-Será de responsabilidade do mergulhador:
    g) comunicar ao supervisor as irregularidades observadas durante a operação de mergulho;

    III- 2.9.7 Os exames médicos dos mergulhadores serão realizados nas seguintes condições:
    a) por oc asião da admissão;
    b) a cada 6 seis meses, para todo o pessoal em efetiva atividade de mergulho;
    c) imediatamente, após acidente ocorrido no desempenho de atividade de mergulho ou moléstia grave;
    d) após o término de incapacidade temporária;
    e) em situações especiais, por solicitação do mergulhador ao empregador.
    2.9.7.1 Os exames médicos a que se refere o subitem anterior, só terão validade quando realizados em território nacional.

    IV- 2.10.13.8 Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será
    de 28 (vinte e oito) dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo este intervalo ser inferior a 14 (quatorze) dias. O tempo total de permanência sob saturação num período de 12 (doze) meses consecutivos não poderá ser superior a 120 (cento e vinte) dias.

  • Item II é responsabilidade do Supervisor de mergulho. NR 15. anexo 6 item 2.5, letra l)
  • I - ERRADO -  Os mergulhadores são classificados em duas categorias: a "MR", constituído por mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que exijam a utilização de mistura respiratória artificial; e a "MP", caracterizada por mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando "ar comprimido".

    NR15, ANEXO N.º 6. 2.7.1 Os mergulhadores serão classificados em duas categorias:
    a) MR - mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando ar comprimido;
    b) MP - mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que exijam a utilização de mistura respiratória artificial.

     

    II - ERRADO -  Entre as responsabilidades dos mergulhadores está a de comunicar ao empregador, dentro do menor prazo possível, a ocorrência de acidente ou qualquer situação de risco ocorrida durante a operação.

    NR15, ANEXO N.º 6. 2.5.1 Será de responsabilidade do supervisor de mergulho:
    l) comunicar ao empregador, dentro do menor prazo possível, todos os acidentes ou todas as situações de riscos, ocorridos durante a operação, inclusive as informações individuais encaminhadas pelos mergulhadores.

     

    III - ERRADO -  Os exames médicos dos mergulhadores terão validade quando realizados em território nacional, devendo ser realizados anualmente por todos os trabalhadores em efetiva atividade de mergulho ou em situações específicas, por solicitação do mergulhador ao empregador.

    NR15, ANEXO N.º 6. 2.9.7 Os exames médicos dos mergulhadores serão realizados nas seguintes condições:
    b) a cada 6 seis meses, para todo o pessoal em efetiva atividade de mergulho;

     

    IV - ERRADO - Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será de 2 (dois) dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo esse intervalo ser inferior a 24 horas.

    NR15, ANEXO N.º 6.  2.10.13.8 Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será de 28 dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo este intervalo ser inferior a 14 dias. O tempo total de permanência sob saturação num período de 12 meses consecutivos não poderá ser superior a 120 dias.

     

    GABARITO: E


ID
6859
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

  

Analise as proposições sobre acústica e, a seguir, assinale a opção correta.

I. Define-se som como energia na forma de ondas mecânicas longitudinais audíveis que se propagam através de meio elástico.

II. A audibilidade humana está compreendida, em regra, entre 20 Hz e 20 KHz.

III. O que diferencia o ruído do barulho é o caráter subjetivo deste, notadamente desagradável ao ouvido humano.

IV. O sistema auditivo humano divide-se didaticamente em três partes, quais sejam: epicraniana, mesocraniana e intracraniana.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está um pouco fora do edital.Só com os conhecimentos da NR 7 e NR 15, era quase impossível de responder :(
    Para mim,a resposta é "a",pois a I,II e III estão corretas:
    I- som é "toda e qualquer vibração ou onda mecânica em um meio elástico dentro da faixa de audio-freqüência."
    II- As ondas audíveis são aquelas que conseguimos ouvir. A sua frequência está compreendida aproximadamente entre as frequências de 20 Hz e 20 kHz
    III-A definição de ruído não é fácil, porque envolve muito de ordem fisiológica e psicológica e não apenas de ordem física, mas podemos dizer que ruído é um som ou conjunto de sons desagradáveis e/ou perigosos, capazes de alterar o bem estar fisiológico ou psicológico das pessoas, de provocar lesões auditivas que podem levar à surdez e de prejudicar a qualidade e quantidade do trabalho.
    IV- ERRADA- O sistema auditivo humano divide-se em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

    Fonte : http://www.univ-ab.pt/formacao/sehit/curso/ruido/uni1/sistema.html

  • Nossa ! mas o portugues está péssimo porque entendi que ele queria diferenciar ruído e barulho.Quando na verdade ele ta fazendo uma diferença entre o ruido chamado barulho ( do outro existente que é o som) ?

  • concordo com a colega, a estrutura do item está ruim e caberia uma anulação da questão.

ID
97018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Insalubridade é a exposição do trabalhador, dentro do limite de tolerância, a um agente nocivo à sua saúde, quando exercendo atividade na empresa.

Alternativas
Comentários
  • exposição acima do limite de tolerância e não dentro do limite de tolerância.
  • NR 15, Artigo 189 da CLT:
    Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
  • , dentro do limite de tolerância,(erro)

    Acima dos limites de tolerância  (Correto)


ID
97069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

Na umectação, um método usado na indústria de cerâmica, as peças de cerâmica são molhadas para evitar a emanação de poeira quando da sua manipulação.

Alternativas
Comentários
  •  Umectação

    É um antigo método usado na industria cerâmica inglesa, permanecendo até os dias de hoje, em que as peças de cerâmica são molhadas, evitando-se a emanação de poeira quando da sua manipulação.

    Exemplo: perfuração de minas, britadores , moinhos , etc.


ID
97072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

A ventilação geral diluidora consiste em insuflar o ar no ambiente ocupacional, ou em exaurir o ar desse ambiente, ou ambos, a fim de promover uma redução na concentração de poluentes nocivos.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a parte de "exaurir o ar desse ambiente".
  • Está corretíssima!
    A ventilação geral é mecânica o ar pode ser insuflado(pressão positiva) ou exaurido (pressão negativa) para o ambiente externo
  • Ventilação Geral Diluidora - combina a ventilação e a exaustão mecânica, proporcionando uma troca de ar constante, um fluxo laminar suave e ambiente limpo.


ID
97075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

Para a classificação dos sistemas de ventilação, é preciso levar em conta a finalidade a que se destinam. Dessa forma, os objetivos da ventilação são: ventilação para manutenção do conforto térmico, ventilação para manutenção da saúde e segurança do homem e ventilação para conservação de materiais e equipametos.

Alternativas
Comentários
  • objetivo sempre deixar o ambiente salubre

  • Como ventilação industrial entende-se o processo de retirar ou fornecer ar por

    meios naturais ou mecânicos de, ou para, um recinto fechado. O processo de ventilação

    têm por finalidade a limpeza e o controle das condições do ar, para que homens e

    máquinas convivam num mesmo recinto sem prejuízo de ambas as partes.

  • Para classificar os sistemas de ventilação é necessário levar em consideração a finalidade a que se destinam. As finalidades da ventilação podem então ser:

    a) Ventilação para a manutenção do conforto térmico,

    - ela restabelece as condições atmosféricas num ambiente alterado pela

    presença do homem

    - refrigera o ambiente no verão

    - aquece o ambiente no inverno

    b) Ventilação para a manutenção da saúde e segurança do homem,

    - reduz concentrações no ar de gases, vapores, aerodispersóides em geral,

    nocivos ao homem, até que baixe a níveis compatíveis com a saúde;

    - mantém concentrações de gases, vapores e poeiras, inflamáveis ou explosivos

    fora das faixas de inflamabilidade ou explosividade,

    c) Ventilação para a conservação de materiais e equipamentos

    - reduz o aquecimento de motores elétricos, máquinas, armazéns ventilados com

    o fim de evitar deterioração.


ID
97078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

A ventilação, empregada para qualquer finalidade, pode ser classificada nos tipos natural, geral, geral para conforto térmico, geral diluidora e local exaustora.

Alternativas
Comentários
  • vou dividir de uma forma melhor para vocês entenderem e ter como anotação

    1 - VENTILAÇÃO NATURAL

    2 - VENTILAÇÃO GERAL (MECÂNICA)

    2.1 - VENTILAÇÃO GERAL PARA CONFORTO TÉRMICO

    2.2. - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA

    2.2.1 - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA POR INSUFLAMENTO

    2.2.2 - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA POR EXAUSTÃO

    3 VENTILAÇÃO LOCAL EXAUSTORA.


ID
97081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

No campo da higiene do trabalho, a ventilação tem a finalidade de evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial, bem como diluir concentrações de gases e vapores, para reduzir o risco de doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos e vapores.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. 

    Perfeito o conceito utilizado pela banca. Contribuindo para o entendimento, vamos a alguns exemplos:
    Evitar a dispersão: a utilização de coletores próximos as fontes de agentes, exemplo na galvanoplastia em que é indicado a utilização de captores próximo a fonte de produção de fumos. 
    Diluir a concentração: com a utilização de uma ventilação geral ou uma local exaustora se consegue reduzir a concentração de agentes no ambiente. Exemplo em um setor de soldas, se indica a instalação de exaustores próximos ao trabalhador e também ventilação geral para evitar a concentração de fumos. 

ID
103903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma manutenção periódica na casa de máquinas do
sistema de condicionamento central de ar de determinada empresa,
os técnicos observaram pó de lã de vidro depositado nos filtros e
nos dutos. Na bandeja de condensação, detectaram água com
biofilme e alguns insetos em decomposição. Considerando como
fonte do ruído apenas os 2 equipamentos da sala de máquinas, o
ruído equivalente medido foi de 90 dB (A).

Com base nessa situação hipotética e na legislação sobre riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

Para a medição do nível de ruído, é correto que o técnico use um decibelímetro.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Nível de ruído = decibelímetro
    Dose (se não quiser ter muito trabalho usando o decibelímetro e fazer as integrações) = dosímetro
  • O decibelimetro mede um "flagrante" de ruido, ou seja, o momento/instante que o se aciona, pra medição da pressão sonora que o ouvido recebe ou aguenta (decibéis), servindo apenas pra medição de incômodo (reclamação, denuncia, etc). 

    Já o dosimetro de ruido é um aparelho trabalhista, programado, onde mede ruidos durante o trabalho, com computação interna do niveis máximos tolerados e tempo de audição, relatando após horas de audição, se tais ruidos ultrapassam ou não por horas de medição, as normas da ABNT.

    Fonte: Yahoo respostas

  • Favor não colocar Fonte: Yahoo Respsotas, tem muita coisa errada por lá.


ID
103906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma manutenção periódica na casa de máquinas do
sistema de condicionamento central de ar de determinada empresa,
os técnicos observaram pó de lã de vidro depositado nos filtros e
nos dutos. Na bandeja de condensação, detectaram água com
biofilme e alguns insetos em decomposição. Considerando como
fonte do ruído apenas os 2 equipamentos da sala de máquinas, o
ruído equivalente medido foi de 90 dB (A).

Com base nessa situação hipotética e na legislação sobre riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

Considerando que ao desligar um dos equipamentos o nível de ruído passou para 87 dB(A), é correto afirmar que as duas máquinas produzem igual nível de ruído.

Alternativas
Comentários
  • O q isso tem a ver com a NBR 14.001?
  • O decibéis não pode ser somado aritimeticamente.

    NPS = 10log ( 100.1x87 + 100,1x87) = 90,01 db(A)

    NPS = 10log(100,1xF1+100,1xF2+100,1xF3+.....)
  • NPS = 87 + 10log (2)

    NPS = 87 + 3 = 90dB

     

  • Decibel por ser uma escala logarítmica, considera-se que em potencia sonora uma diferença de 3dB é metade da potência, portanto se for desligada uma máquina e medição representou uma queda de 3dB, ela representa metade da potencia que para este caso, é igual a outra máquina. logo 84dB é o ruído proveniente de outras fontes além dessas.

  • correto a alternativa do Fabiano santos, no caso do Daniel Munhoz, ele usou a fórmula para diferentes níveis de ruídos em um espaço, pode ate bater resultado por ser duas máquinas, além de ser bem mais complicado..


    uma dica importante, é legal decorar que 10log(2) = 3... pois esse é o valor de dobra, caso a banca cobre uma pequena formula, comprovando de onde vem o valor de dobra 3... é bom lembrar desse log. abraço.


    Por isso devemos levar para a vida que o fator de dobra 5 (de acordo com a NR15)... É UNICAMENTE indenizatório... ele não tem valor previdenciário. não tem de onde tirar dobra 5... foi colocado forçadamente na NR por questões políticas, tripartite, entre os empresários e o meio político... ficando de fora o trabalhador.


    muitas questões, coloca dobra 3 ou dobra 5... e a gente fica perdido será que aceito como NR 15 ou como NHO1... a dica para ganhar um possível recurso é aceitar dobra 5 apenas quando for citado de forma clara em enunciado a nr15, para outras opções, você terá argumento e muitos para justificar ter aceitado dobra 3.


ID
103999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de segurança e medicina do trabalho, de acordo com a
Lei n.º 6.514/1977, julgue os próximos itens.

As atividades ou operações insalubres são aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei nº 6.514, de 22.12.1977:

    (...)

    Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

    (...)


ID
104263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a psicopatologia do
trabalho, agentes químicos e riscos à saúde.

O limite de tolerância ao asbesto é de 4 fibras maiores que 5 micrômetros por centímetro cúbico.

Alternativas
Comentários
  • Para todas as fibras de asbesto maiores do q 5 micra o limite de exposição permitido é de 0,1 fibra/cm3  , apar fibras respiráveis  de crisólitas o LT é de 2 fibras /m3.
  • LT = 2 f/cm^3


ID
104266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens que se seguem com relação a psicopatologia do
trabalho, agentes químicos e riscos à saúde.

Entre as recomendações e medidas de prevenção de controle para as operações com manganês e seus compostos estão o uso de equipamento de proteção respiratória (filtros mecânicos) para áreas contaminadas e a exigência de construção de refeitórios nos canteiros de obra.

Alternativas
Comentários
  • NR 15
    As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:
    - Exames médicos pré-admissionais e periódicos;
    - Exames adicionais para as causas de absenteísmo prolongado, doença, acidentes ou outros casos;
    - Não-admissão de empregado portador de lesões respiratórias orgânicas, de sistema nervoso central e disfunções sanguíneas para trabalhos em exposição ao manganês;
    - Exames periódicos de acordo com os tipos de atividades de cada trabalhador, variando de períodos de 3 a 6 meses para os trabalhos do subsolo e de 6 meses a anualmente para os trabalhadores de superfície;
    - Análises biológicas de sangue;
    - Afastamento imediato de pessoas com sintomas de intoxicação ou alterações neurológicas ou psicológicas;
    Banho obrigatório após a jornada de trabalho;
    - Troca de roupas de passeio/serviço/passeio;
    - Proibição de se tomarem refeições nos locais de trabalho. 

ID
104269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na NR 15, que trata das atividades e operações
insalubres, julgue os próximos itens.

A tolerância máxima de exposição diária permissível para ruído contínuo ou intermitente de 100 dB é de 2 horas.

Alternativas
Comentários
  • Aparentemente o máximo é 1 hora.

  • Anexo 1 da NR-15 diz la 100dB limite de tolerancia 1hr.
  • 85 8 horas

    86 7 horas

    87 6 horas

    88 5 horas

    89 4 horas e 30 minutos

    90 4 horas

    91 3 horas e 30 minutos

    92 3 horas

    93 2 horas e 40 minutos

    94 2 horas e 15 minutos

    95 2 horas

    96 1 hora e 45 minutos

    98 1 hora e 15 minutos

    100 1 hora

  • ERRADO

    1 HORA


ID
110329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atenção à saúde do trabalhador requer uma atuação intersetorial e sua operacionalização é pautada em legislação específica composta por normas, portarias e leis que visam garantir os direitos e deveres do trabalhador e sua qualidade de vida. Julgue os itens a seguir acerca da competência dos diversos setores na saúde do trabalhador e da legislação de segurança, higiene e medicina do trabalhador.

Compete à Delegacia Regional do Trabalho notificar as empresas em relação à insalubridade, estipulando os prazos para a sua eliminação e(ou) neutralização.

Alternativas
Comentários
  • Art . 191 - A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá:
    I - com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
    II - com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.
    Parágrafo único - Caberá às Delegacias Regionais do Trabalho, comprovada a insalubridade, notificar as empresas, estipulando prazos para sua eliminação ou neutralização, na forma deste artigo.

  • NR 01

     

    1.4.1. Compete, ainda, à Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou à Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, nos limites de sua jurisdição:

     

    d) notificar as empresas, estipulando prazos, para eliminação e/ou neutralização da insalubridade.


ID
177604
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As ocupações em Fundição e laminação de chumbo, de zinco velho, cobre e latão; empalhamento de animais à base de composto de arsênico; e fabricação de porcelana com esmaltes de compostos de chumbo, expõem, respectivamente, os trabalhadores aos graus de insalubridade

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Todas as respostas são encontradas na Norma Regulamentadora 15, anexo 13, referente a agentes químicos:

    Fundição e laminação de chumbo, de zinco velho, cobre e latão - grau máximo, anexo 13 da NR 15

    Empalhamento de animais à base de composto de arsênico - grau mínimo, anexo 13 da NR 15

    Fabricação de porcelana com esmaltes de compostos de chumbo - grau médio, anexo 13 da NR 15


ID
177646
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O regime de trabalho intermitente com descanso no próprio local de trabalho deve considerar a intensidade de trabalho e a intensidade do calor, medido através do IBUTG. Assim, em função dos limites de tolerância de exposição ao calor, recomenda-se, para trabalhadores em atividades pesadas, um regime de trabalho de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o QUADRO 1, do ANEXO 3, da NR15, a alternativa correta é a letra d. Pena que, nesse tipo de questão, o candidato tem pouca chance de raciocinar em cima dos dados fornecidos, se não tiver decorado.
  • sem o quadro o que nos resta é decoreba pura...

  • famosa deixa pra lá

ID
196552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB), com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação A e circuito de resposta lenta.

Alternativas
Comentários
  • Consta no Anexo I da Norma Regulamentadora 15:
    2. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão
    sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas
    próximas ao ouvido do trabalhador.
    Portanto pela letra da NR

ID
196558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente a 89 dB, a máxima exposição diária permissível é de 4 horas e 30 minutos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o anexo I da NR 15 quando o NÍVEL DE RUÍDO dB (A) ​= 89 a MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMISSÍVEL​ = 4 horas e 30 minutos

    Agora, convenhamos, ter que decorar tabela é surreal... 


ID
196582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A eliminação ou neutralização da insalubridade, que pode ocorrer por meio de medidas de ordem geral ou por meio de equipamentos de proteção coletiva ou individual, determina a cessação do pagamento do referido adicional.

Alternativas
Comentários
  • CLT Art. 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho
  • Questão desatualizada!!!

    NR-15 Consulta no site:

    Consultado em (23/10/2019)

    15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:

    a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;

    b) com a utilização de equipamento de proteção individual.

    Na redação não consta equipamentos de proteção coletiva.

    Atentem para as redações vigentes!


ID
196585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os trabalhos desenvolvidos de maneira habitual e permanente em galerias e tubulações de esgoto, bem como na coleta e industrialização do lixo urbano, dão direito aos trabalhadores a um adicional de 30% do salário mínimo regional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 192 e 193 CLT
    O adicional de insalubridade é de 40%, 20% ou 10% do salário minimo
    já o adicional de periculosidade é 30% do salario do empregado
  • - esgotos (galerias e tanques); e - lixo urbano (coleta e industrialização).insalubridade é de 40%.

  • Primeiro: não seria periculosidade e sim insalubridade.

    Segundo: o adicional seria de 40% (insalubridade máxima) sobre o salário mínimo da região.

  • ERRADO

    40%


ID
196600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atividade não será considerada insalubre quando ultrapassado o limite diário permitido para ruído contínuo e intermitente sem o uso de protetor auricular.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Claro que será  insalubre  !


ID
198463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito da identificação de riscos à
saúde do trabalhador.

Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 105 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    NR 15 - NORMA REGULAMENTADORA 15
    ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    ANEXO Nº 1

    5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.
  • ERRADO

    Dependendo do tempo de exposição, é permitido !


ID
198466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito da identificação de riscos à
saúde do trabalhador.

A monitoração individual externa da exposição de trabalhadores de estabelecimentos de saúde a radiações ionizantes deve ser feita por meio de dosimetria com periodicidade semestral, levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.

Alternativas
Comentários
  • NR 32
    32.4.3 O trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve:
    a) permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento; 
    b) ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho; 
    c) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteção radiológica; 
    d) usar os EPI adequados para a minimização dos riscos; 
    e) estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante, nos casos em que a exposição seja ocupacional.
    32.4.5 Toda instalação radiativa deve dispor de monitoração individual e de áreas. 
    32.4.5.1 Os dosímetros individuais devem ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratórios de 
    monitoração individual acreditados pela CNEN.
    32.4.5.2 A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita através de dosimetria 
    com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais 
    previstas. 
    32.4.5.3 Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental, os dosímetros devem ser encaminhados para leitura no 
    prazo máximo de 24 horas.

ID
213670
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O ruído torna-se fator de risco da perda auditiva ocupacional se o nível de pressão sonora e o tempo de exposição ultrapassarem certos limites. Como regra geral, é tolerada a exposição de no máximo oito horas diárias a ruído contínuo ou intermitente, com média ponderada no tempo, de, em dB (A),

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES  no Anexo I temos:

    LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE

    NÍVEL DE RUÍDO   85 DB (A)    e  a  MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMISSÍVEL 8 horas


ID
215986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De quantas horas deve ser o período de trabalho máximo de trabalhador que atua no interior de uma câmara de trabalho sob ar comprimido a uma pressão de trabalho de 2,0 kgf/cm²?

Alternativas
Comentários
  • Lê-se na NR 15, Anexo VI: "1.3.4 A duração do período de trabalho sob ar comprimido não poderá ser superior a 8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm²; a 6 (seis) horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm²; e a 4 (quatro) horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm²".
  • Gabarito letra C

    1.3.4 A duração do período de trabalho sob ar comprimido não poderá ser superior a:

    8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm2;

    6 (seis) horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm2; e

     4 (quatro) horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm2.

  • A questão exigiu conhecimento acerca das disposições do Anexo nº 6 da NR-15.

    Esse Anexo versa sobre trabalhos em condições hiperbáricas.

    Em relação aos trabalhos sob ar comprimido em tubulões pneumáticos e túneis pressurizados, podemos extrair as seguintes informações.

    • O limite é de 1 (uma) compressão no período de 24 h.
    • O limite de pressão é 3,4 kgf/cm2, exceto em caso de emergência ou durante tratamento em câmara de recompressão, sob supervisão direta do médico responsável.

    Em relação ao período de trabalho e pressão, temos o seguinte esquema retirado das informações contidas no subitem 1.3.4, não superiores:

    • a 8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm2;
    • a 6 (seis) horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm2;
    • e a 4 (quatro) horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm2.

    A questão quer saber qual o período máximo de trabalho para o empregado submetido a uma pressão de 2,0 kgf/cm².

    A resposta é até 6h, pois a pressão está dentro do limite de 1,1 a 2,5 kgf/cm2, conforme podemos ver na explicação acima.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
225859
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O que significa limite de tolerância, com base nas Normas Regulamentadoras 9 e 15 do Ministério do Trabalho e Emprego?

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra D

    NR 15

    15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

ID
225880
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dentre as substâncias apresentadas no anexo 11 da NR-15, o agente com grau de insalubridade máximo, se ultrapassado o limite de tolerância (LT), é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) cloro.

    Não tem o que comentar, pois são apenas dados constantes da tabela do Quadro 1, Anexo 11 da NR-15. Não vou colar a tabela aqui, pois ela é gigante. Infelizmente a banca quer que decoremos tabelas.
  • Esse tipo de questão mata, haja neurônios pra tanta decoreba.
  • decorme os dois ácidos de grau médio:

    Ácido acético, Ácido fórmico

    o restante é tudo grau máximo...

  • Questão fora da curva.... Não há o que fazer!!!

    Fui na D pelo benzeno.... Mas nem assim!!!

  • Completando os comentários, os ácidos Metanóico e Etanóico também são "Grau médio".


ID
225895
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Consolidação das Leis do Trabalho, o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, de:

Alternativas
Comentários
  •  

    SE O EMPREGADO RECEBER PERICULOSIDADE A PORCENTAGEM É DE 30% DO SALÁRIO BASE. 

    JÁ A INSALUBRIDADE VAI DEPENDER NO NÍVEL DE ISALUBRIDADE QUE O FUNCIONÁRIO ESTÁ SUBMETIDO, QUE PODEM SE 10%, 20%, OU NO MÁXIMO 40% ISSO EM CIMA DO SALÁRIO MÍNIMO. 

  • Art . 193 - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

    § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

    § 2º - O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

    Art . 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

    Art . 195 - A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.

    § 1º - É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas.

    § 2º - Argüida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de grupo de associado, o juiz designará perito habilitado na forma deste artigo, e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente do Ministério do Trabalho.

    § 3º - O disposto nos parágrafos anteriores não prejudica a ação fiscalizadora do Ministério do Trabalho, nem a realização ex officio da perícia.


ID
225988
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR15, NÃO é permitida, para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos, exposição a níveis de ruído acima de:

Alternativas
Comentários
  • O limite de tolerância é 85 dB NR 15 e o ponto de ação é 80 dB segundo a NR 9. Então tem algo de errado nessa resposta.
  • Ele quis dizer sem proteção ! a resposta é 115db
  • O trabalhador exposto a 115dB poderá ficar exposto por até 7 minutos sem EPI. Acima desse valor é terminantemente proibido o trabalho sem o EPI!

    ;)
  • A questão cobra conhecimento sobre o Anexo nº 1 da NR-15.

    Em relação à exposição a níveis de ruídos acima de 115 dB (A), qual a recomendação da NR?

    "5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

    (...)

    7. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente".

    Ou seja, esse limite para exposição a ruídos contínuos ou intermitentes é de 115 dB(A) sem proteção adequada.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
227956
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o Anexo 12 da NR-15, em atividades com exposição ao asbesto, a troca de vestimenta de trabalho será feita com frequência mínima de

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra B

    Anexo 12 da NR-15

    14.2 A troca de vestimenta de trabalho será feita com freqüência mínima de duas vezes por semana.
  • Concordo! Fiquei Matutando os que estavam na CF! Péssima questão!!

  • Concordo! Fiquei Matutando os que estavam na CF! Péssima questão!!


ID
228121
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da insalubridade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 15.4.1.1  Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a
    insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado,
    fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.
  • d) ERRO

    O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

ID
231328
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O limite de tolerância para ruído de impacto avaliado em decibéis, com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto é de:

Alternativas
Comentários
  • Anexo 2

    2.Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no
    circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O
    limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá
    ser avaliado como ruído contínuo.
  • Particulamente eu acho confuso essa questão:

     

    4. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente.

  • A NR-15 (Atividades e Operações Insalubres) traz dois anexos sobre ruídos: o primeiro deles, o anexo nº 1, trata dos ruídos contínuos ou intermitentes; o anexo nº 2 versa sobre os ruídos de impacto. A questão nos cobra conhecimento a respeito desse último caso.

    A partir do Anexo nº 2 da NR-15, temos as seguintes disposições:

    "2. Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo".

    GABARITO LETRA D


ID
231331
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Abaixo encontram-se listados a relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa. Marque a única que corresponde à insalubridade de grau médio.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C
    A, B, D e E - Grau máximo
  • ANEXO N.º 14 (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979) AGENTES BIOLÓGICOS 


    Insalubridade de grau médio


     Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em: - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados); - hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais); - contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos; - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico); - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico); - cemitérios (exumação de corpos); - estábulos e cavalariças; e - resíduos de animais deteriorados. 

  • Insalubridade de grau máximo:Trabalho ou operações, em contato permanente com: - pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados; - carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose); - esgotos (galerias e tanques); e - lixo urbano (coleta e industrialização).

    Insalubridade de grau médio:Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em: - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados); - hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais); - contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos; - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico); - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico); - cemitérios (exumação de corpos); - estábulos e cavalariças; e - resíduos de animais deteriorados.

  • GAB.: C

    Grau mÁximo - DEL - Doenças infectocontagiosas // Esgoto // Lixo urbano

  • A questão cobrou conhecimento sobre o grau de insalubridade nas atividades que envolvem agentes biológicos, de acordo com os anexos da NR-15:

    Nesse caso, o grau pode ser máximo ou médio (De acordo com o Anexo nº14):

    Grau máximo: trabalhos ou operações, em contato permanente com:

    • "Pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
    • Carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infecto-contagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
    • Esgotos (galerias e tanques); e
    • Lixo urbano (coleta e industrialização)".

    Grau médio: trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infectocontagiante, em:

    • "Hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);
    • Hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);
    • Contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;
    • Laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);
    • Gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);
    • Cemitérios (exumação de corpos);
    • Estábulos e cavalariças; e
    • Resíduos de animais deteriorados". 

    Analisando as alternativas, em busca de uma atividade que seja enquadrada em como insalubridade de grau médio.

    A- INCORRETO. De acordo com a NR-15, essa atividade é de grau máximo.

    B- INCORRETO. De acordo com a NR-15, essa atividade é de grau máximo.

    C- CORRETO. De acordo com a NR-15, essa atividade é de grau médio.

    D- INCORRETO. De acordo com a NR-15, essa atividade é de grau máximo.

    E- INCORRETO. De acordo com a NR-15, essa atividade é de grau máximo.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
231349
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos graus de insalubridade estabelecidos na NR-15, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

Percentual

(A) 20%
(B) 40%
(C) 10, 20 e 40%
(D) 20 e 40%

Atividade ou operações que exponham o trabalhador a:

( ) níveis de ruído contínuo ou intermitente superiores aos limites de tolerância fixados no quadro constante do anexo I.
( ) agentes biológicos.
( ) agentes químicos cujas concentrações sejam superiores aos limites de tolerância fixados no quadro I.
( ) trabalhos sob condições hiperbáricas.
( ) níveis de radiações ionizantes com radioatividade superior aos limites de tolerância fixados nos anexos da NR-15.
( ) frio considerado insalubre em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.
( ) atividades e operações, envolvendo agentes químicos considerados insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "a" NR-15 - Anexo XIV Níveis de ruído contínuo ou intermitente superiores aos limites de tolerância fixados no Quadro constante do Anexo 1 e no item 6 do mesmo Anexo = 20%
    Níveis de ruído de impacto superiores aos limites de tolerância fixados nos itens 2 e 3 do Anexo 2 = 20% Exposição ao calor com valores de IBUTG, superiores aos limites de tolerância fixados nos Quadros 1 e 2 = 20% Níveis de radiações ionizantes com radioatividade superior aos limites de tolerância fixados neste Anexo = 40%
    Ar comprimido = 40% (condições hiperbáricas)
    Radiações não-ionizantes consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho = 20%
    Vibrações consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho = 20%
    Frio considerado insalubre em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho = 20%
    Umidade considerada insalubre em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho = 20%
    Agentes químicos cujas concentrações sejam superiores aos limites de tolerância fixados no Quadro 1 = 10%, 20%, 40% 
    Poeiras minerais cujas concentrações sejam superiores aos limites de tolerância fixados neste Anexo = 40%
    Atividades ou operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho = 10%, 20%, 40%

    Agentes biológicos = 20 e 40%
  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o conteúdo dos anexos da NR-15.

    Os anexos vigentes versam sobre os seguintes riscos, que em alguns casos, referem-se à exposição superiores aos limites estabelecidos. Esquematizando as informações dos anexos com as informações que encontram-se na última página da NR-15, temos o seguinte:

    Riscos Físicos 

    • Anexo nº 1: Ruído contínuo ou intermitente. Grau médio: 20%. Quantitativo.
    • Anexo nº 2: Ruído de impacto. Grau médio: 20%. Quantitativo.
    • Anexo nº 3: Calor. Grau médio: 20%. Quantitativo.
    • Anexo nº 4: Revogado.
    • Anexo nº 5: Radiação Ionizante. Grau máximo: 40%. Quantitativo.
    • Anexo nº 6: Ar-comprimido / Condições Hiperbáricas. Grau máximo: 40%. Qualitativo.
    • Anexo nº 7: Radiação não-ionizante. Grau médio: 20%. Qualitativo.
    • Anexo nº 8: Vibrações. Grau médio: 20%. Quantitativo.
    • Anexo nº 9: Frio. Grau médio: 20%. Qualitativo.

    *Condição do ambiente (não é agente ambiental).

    • Anexo nº 10: Umidade. Grau médio: 20%. Qualitativo.

    Riscos Químicos

    • Anexo nº 11: Agentes químicos. Pode ser grau mínimo, médio ou máximo (10, 20 ou 40%). Quantitativo.
    • Anexo nº 12: Poeiras minerais. Grau máximo: 40%. Quantitativo.
    • Anexo nº 13: Agentes químicos tidos como insalubres em decorrência de inspeção. Pode ser grau mínimo, médio ou máximo (10, 20 ou 40%). Qualitativo.

    Riscos Biológicos

    • Anexo nº 14: Agentes biológicos. Pode se enquadrar em grau médio ou máximo (20 ou 40%, respectivamente). Qualitativo.

    Em posse dessas informações, vamos associar corretamente as duas colunas:

    (A- 20%) níveis de ruído contínuo ou intermitente superiores aos limites de tolerância fixados no quadro constante do anexo I.

    (D- 20 ou 40%) agentes biológicos.

    (C- 10, 20 ou 40%) agentes químicos cujas concentrações sejam superiores aos limites de tolerância fixados no quadro I.

    (B- 40%) trabalhos sob condições hiperbáricas.

    (B- 40% ) níveis de radiações ionizantes com radioatividade superior aos limites de tolerância fixados nos anexos da NR-15.

    (A- 20%) frio considerado insalubre em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.

    (C- 10, 20 ou 40%) atividades e operações, envolvendo agentes químicos considerados insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.

    Logo, a sequência correta é: A-D-C-B-B-A-C.

    Fonte: Bibliografia: CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
244756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa do ramo de abate de reses e preparação
de produtos de carne contratou um médico do trabalho para
elaborar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional
(PCMSO) de seus estabelecimentos. O referido médico
implantou, inicialmente, um cronograma de realização de
exames médicos para a atualização dos registros da empresa.
Entre esses exames, incluem-se os admissionais, os periódicos,
os de retorno ao trabalho, os de mudança de função e os
demissionais.

Em relação a essa situação, julgue os itens a seguir.

Os trabalhadores da empresa que realizam a atividade de limpeza dos banheiros têm direito a receber adicional de insalubridade de grau máximo, independentemente da realização de exames médicos.

Alternativas
Comentários
  • Qua, 19 Fev 2014 15:51:00)Fazer a limpeza de banheiros e o recolhimento de lixo sanitário de lugares onde há grande circulação de pessoas, como no caso de uma instituição financeira, sujeita o empregado ao contato diário com agentes nocivos transmissores das mais variadas doenças. Sendo assim, é devido o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo. Esta foi a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (RS), mantida por unanimidade pela Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST).FONTE: http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/limpar-banheiro-e-coletar-lixo-de-agencia-enseja-adicional-de-insalubridade-em-grau-maximo 
  • No recurso de revista foram apontadas decisões de outros Tribunais Regionais divergentes com o acórdão do TRT gaúcho. A defesa do Estado do Rio Grande do Sul alegou que a coleta do lixo urbano é distinta daquela ligada à limpeza e higienização de banheiros no interior das empresas, equiparável somente ao recolhimento de lixo doméstico. Argumentou, ainda, que o lixo urbano está enquadrado como atividade insalubre em portaria do Ministério do Trabalho, o que não ocorre quanto à limpeza de banheiros.

    O ministro Luciano de Castilho registrou a existência de uma Orientação Jurisprudencial (OJ) firmada pela Subseção de Dissídios Individuais – 1 do TST sobre o tema. O entendimento inscrito na OJ-170 estabelece que “a limpeza em residências e escritórios e a respectiva coleta de lixo não podem ser consideradas atividades insalubres, ainda que constatadas por laudo pericial, porque não se encontram dentre as classificadas como lixo urbano, na Portaria do Ministério do Trabalho”.

    O relator ressaltou, contudo, que a OJ-170 não poderia ser aplicada ao processo em exame, pois as decisões devem ser tomadas de acordo com cada situação. “Se o perito afirma, como registrado pelo Tribunal Regional, que no caso concreto o lixo com o qual lidava o empregado tinha exatamente as mesmas características insalubres do lixo urbano, não há como se dizer que não há insalubridade”.

    “A lei e a jurisprudência devem se ajustar à realidade dos fatos”, concluiu ao negar o recurso de revista do Estado do Rio Grande do Sul. (RR 773555/2001.9)

    Ou seja, assunto polêmico, nem sempre haverá insalubridade. E apenas a limpeza de lixo urbano está classificada na Portaria do Ministério do Trabalho.

  • caramba isso tudo pra nada.

  • Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa. Insalubridade de grau máximo Trabalho ou operações, em contato permanente com:

     - pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;

     - carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);

    - esgotos (galerias e tanques); e

    - lixo urbano (coleta e industrialização).

    1 - . Insalubridade. Adicional de insalubridade. Sanitários. Atividade insalubre. Caracterização. Previsão na Norma Regulamentadora 15 da Portaria do Ministério do Trabalho 3.214/1978. Instalações sanitárias. (Conversão da , com nova redação do item II).  e 

    «I - Não basta a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao respectivo adicional, sendo necessária a classificação da atividade insalubre na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho.

    II – A higienização de instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação, e a respectiva coleta de lixo, por não se equiparar à limpeza em residências e escritórios, enseja o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo, incidindo o disposto no Anexo 14 da NR-15 da Portaria do MTE 3.214/78 quanto à coleta e industrialização de lixo urbano.»


ID
244786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa do ramo de intermediação monetária -
banco comercial - tem registrado reclamações de seus funcionários
quanto às condições ergonômicas de seus postos de trabalho. Tais
postos de trabalho conseguem acomodar apenas 60% dos
empregados de forma adequada às suas dimensões e a ocorrência de
afastamentos por distúrbios osteomusculares relacionados ao
trabalho (DORT) tem-se elevado drasticamente nos últimos anos.
Por esse motivo, a empresa decidiu contratar uma consultoria
especializada com o objetivo de melhorar as condições de trabalho
de seus empregados.

Em relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

O conforto térmico nos ambientes de trabalho deve ser avaliado com base no índice de bulbo úmido e no termômetro de globo (IBUTG).

Alternativas
Comentários
  • Esta relacionado apenas ao Termometro de Globo .
  • FONTE:  http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_15.pdf


    Parametros estabelecidos por meio da NR-15, mencionados no:

                                                                                                                    ANEXO N.º 3:
                                                                         LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA EXPOSIÇÃO AO CALOR

    1. A exposição ao calor deve ser avaliada através do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo" - IBUTG


    2. Os aparelhos que devem ser usados nesta avaliação são: termômetro de bulbo úmido natural, termômetro de globo e
    termômetro de mercúrio comum.

    condições de conforto:
    ... b)  índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados); "
  • Complementando: NR-17: Anexo 2:  4.2.2. As empresas podem instalar higrômetros ou outros equipamentos que permitam ao trabalhador acompanhar a temperatura efetiva e a umidade do ar do ambiente de trabalho.
  • O conforto térmico é medido a partir do bulbo seco e umidade relativa, de acordo com a NBR 16.401 parte 2.

  • ja vi questão que considera para conforto térmico NR 17, o aparelho adequado, como um tal de arvore de termômetro. fui jogar no google isso, e pareceu o aparelho do IBUTG...

    cespe/2005/brb/técnico de segurança do trabalho

    Dentro do PPRA de uma empresa foi realizada uma avaliação do conforto térmico dos postos de trabalho de um setor, utilizando-se uma árvore de termômetros. O índice de bulbo úmido e temperatura de globo (IBUTG) obtido foi de 24,5 ºC no posto 1 e de 30,5 ºC no posto 2. O trabalho realizado nesse setor é do tipo pesado, com uma taxa de metabolismo média ponderada de 500 kcal/h. 

    131 - A árvore de termômetros é um equipamento adequado para realizar o tipo de avaliação descrito.

    gabrito: CERTO


ID
294874
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os profissionais que podem assinar laudos de insalubridade e periculosidade são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) engenheiros de segurança do trabalho e médicos do trabalho.

    CLT

    Art . 195
    - A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.

ID
294880
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um local de trabalho foi constatada a presença de ruídos contínuos e de ruídos de impactos. Em relação a estes dois agentes, conforme o expresso na NR15 (atividades e operações insalubres) e em seus anexos 1 e 2, assim como na NR09 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D) errada. o limite de tolerancia para ruido de impacto é de 130 dB (linear).
  • Vejamos:

    a) o trabalhador , em hipótese alguma, pode ser exposto a ruído contínuo sem proteção adequada acima de 130 dB (A).
    ERRADA. Acima de 115 dB(A) o trabalhador precisa de proteção adequada.

    b) ruídos de impactos devem ser medidos em circuito de resposta lenta (SLOW).
    ERRADA. Os ruídos de impactos devem ser medidos no circuito de resposta para impacto. Caso o medidor de nível de pressão sonora não possua esse circuito, admite-se a medição no circuito de resposta rápido (FAST).

    c) o nível de ação para ruído contínuo, para fins legais, ocorre quando a dose atinge a 50% da máxima exposição diária permissível.
    CORRETA. É o que preconiza a NR-09 – PPRA:
    9.3.6.2Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:
    b)  para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6.

    d) o limite de tolerância (LT) para ruído de impacto é de 140dB (linear).
    ERRADO. O limite de tolerância para impacto será de 130 dB(linear) - nessa utiliza-se medidor de pressão sonora com resposta para impacto – ou de 120 dB(C), quando se utiliza medidor que não tenha resposta para impacto, ou seja, utiliza-se o circuito de compensação C e o circuito de resposta FAST.

    e) o adicional de insalubridade é de grau máximo, constatada a insalubridade por ruído contínuo.
    ERRADO. Tanto na insalubridade por ruído contínuo, intermitente ou de impacto o grau de insalubridade é médio (20%).

ID
294904
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 15 estabelece em alguns de seus anexos que a insalubridade pode ser caracterizada por avaliação qualitativa, como por exemplo, anexos 13 (agentes químicos) e 14 (agentes biológicos). Em relação a esta NR e aos anexos 13 e 14, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha: pela NR 15, a aplicação de organoclorado é grau médio de insalubridade.

    Entretanto, a aplicação deste produto é proibida no brasil desde 2005. Estranho uma prova de 2008 colocar uma questão destas.
  • ANEXO XIII

    CHUMBO

     
    Insalubridade de grau máximo
     Fabricação e emprego de chumbo tetraetila e chumbo tetrametila.


    HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS DE CARBONO
     Insalubridade de grau médio
     
    Emprego de defensivos organoclorados: DDT (diclorodifeniltricloretano) DDD (diclorodifenildicloretano), metoxicloro (dimetoxidifeniltricloretano), BHC (hexacloreto de benzeno) e seus compostos e isômeros. 

    SILICATOS
    Insalubridade de grau máximo

    Operações de extração, trituração e moagem de talco. 

    ANEXO XIV

    Insalubridade de grau médio Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

     - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);

    Insalubridade de grau médio Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);

    A única correta é a alternativa A, que diz que  o emprego de defensivos organoclorados como DDT é considerado atividade insalubre de grau médio.

ID
311752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca dos princípios que regem a
segurança e higiene do trabalho.

Atividade insalubre é aquela em que o trabalhador fica exposto a um agente nocivo à sua saúde, acima do limite de tolerância.

Alternativas

ID
318844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as disposições da NR-15, que prescreve sobre
atividades e operações insalubres, julgue os itens subsecutivos.

Considere que um empregado trabalhe, no turno matutino, em atividade classificada com insalubridade de grau médio, e, no turno vespertino, em atividades classificadas com insalubridade de grau máximo. Nessa situação, para cumprimento da legislação, o empregado terá direito ao adicional de insalubridade correspondente às suas atividades do turno matutino.

Alternativas
Comentários
  • 15.3 No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para

    efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.

  • Quanto tiver mais de uma atividade classificada com insalubre, deverá receber o percentual ref ao maior grau.
    No exemplo da questão deverá ser o de grau máximo => 40% do salário mínimo
  • 15.3 No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.


ID
318847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as disposições da NR-15, que prescreve sobre
atividades e operações insalubres, julgue os itens subsecutivos.

É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio das superintendências regionais do trabalho e emprego, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar, ou determinar, atividade insalubre.

Alternativas
Comentários
  • 15.5 É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do

    Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e

    classificar ou determinar atividade insalubre.


ID
318850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as disposições da NR-15, que prescreve sobre
atividades e operações insalubres, julgue os itens subsecutivos.

Consideram-se insalubres as atividades ou operações que exponham os trabalhadores a radiações de luz negra ultravioleta com comprimento de onda na faixa de 320 a 400 nanômetros.

Alternativas
Comentários
  • Na faixa de 320 a 400 nanômetros e comprimento não é insalubre. (NR-15 - Anexo n° 7)
  • ANEXO N.º 7  RADIAÇÕES NÃO-IONIZANTES 
    3. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores às radiações da luz negra (ultravioleta na faixa - 400-320 nanômetros) não serão consideradas insalubres. 

ID
318853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando as disposições da NR-15, que prescreve sobre
atividades e operações insalubres, julgue os itens subsecutivos.

Micro-ondas, ultravioleta e laser são radiações não ionizantes.

Alternativas
Comentários
  • NR 15

    ANEXO N.º 7
    RADIAÇÕES NÃO-IONIZANTES

    1. Para os efeitos desta norma, são radiações não-ionizantes as microondas, ultravioletas e laser.
    2. As operações ou atividades que exponham os trabalhadores às radiações não-ionizantes, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres, em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho. 
    3. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores às radiações da luz negra (ultravioleta na faixa - 400- 320 nanômetros) não serão consideradas insalubres.
  • As micro-ondas são do tipo de energia radiante e, assim como as ondas de rádio, a luz visível, o infra-vermelho e a eletricidade, fazem parte do espectro eletromagnético, ou seja, são uma forma de radiação eletromagnética. São classificadas como radiação não-ionizante, pois, diferentemente dos raios-X e dos raios Alfa, Beta e Gama, seus efeitos são estritamente térmicos e, portanto, não alteram a estrutura molecular do item que está sendo irradiado.

  • e ai? virou delta?

  • provavelmente né... 11 anos depois kkkk deve ta metendo bala virado na giraia

  • provavelmente né... 11 anos depois kkkk deve ta metendo bala virado na giraia

  • COM UMA RESPOSTA DESSA EM 2010. HOJE DEVE SER JUÍZA !!!

  • Nada menos do que procuradora


ID
320218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O supervisor de uma empresa construtora deve escalar trabalhadores para atividades em tubulões pneumáticos e túneis pressurizados. Ciente dos riscos que essas atividades envolvem, ele está atento às recomendações do serviço de segurança do trabalho em consonância com a norma regulamentadora — NR 15, anexo 6 (trabalho sob condições hiperbáricas). Acerca dessa situação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 1.3.2 O trabalhador não poderá sofrer mais que uma compressão num período de 24 (vinte e quatro) horas.

    1.3.6 Para trabalhos sob ar comprimido, os empregados deverão satisfazer os seguintes requisitos:
    a) ter mais de 18 (dezoito) e menos de 45 (quarenta e cinco) anos de idade;

    1.3.8 É proibido ingerir bebidas gasosas e fumar dentro dos tubulões e túneis.

    f) em caso de ausência ao trabalho por mais de 10 (dez) dias ou afastamento por doença, o empregado, ao retornar,
    deverá ser submetido a novo exame médico.

    1.3.15.5 Em relação à ventilação e à temperatura, serão observadas as seguintes condições:

    b) a temperatura, no interior da campânula ou eclusa, da câmara de trabalho, não excederá a 27ºC (temperatura de globo
    úmido), o que poderá ser conseguido resfriando-se o ar através de dispositivos apropriados (resfriadores), antes da
    entrada na câmara de trabalho, campânula ou eclusa, ou através de outras medidas de controle.

    Provavelmente a questão  está desatualizada,pois última atualização da norma foi em 2014.

     


ID
324340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação às noções de funcionamento de um serviço de medicina e segurança do trabalho em empresas, julgue os seguintes itens.

O art. 169 da NR 15 prevê a obrigatoriedade da notificação das doenças profissionais e das produzidas em virtude de condições especiais de trabalho, comprovadas ou objeto de suspeita, conforme instruções expedidas pelo Ministério Público

Alternativas
Comentários
  • Art.. 169 da CLT: Será obrigatória a notificação das doenças profissionais e das produzidas em virtude de condições especiais de trabalho, comprovadas ou objeto de suspeita, de conformidade com as instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho.


ID
331186
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma obra ou indústria, o adicional pago aos trabalhadores que exercem atividades ou operações que, por sua natureza, condições ou métodos de execução os exponham a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade dos agentes e do tempo máximo de exposição aos seus efeitos é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. CLT. Art . 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo. 

  • A insalubridade é um tema que causa muita confusão entre os trabalhadores, mas é de fácil compreensão, eis que é caracterizada pela exposição do trabalhador a determinados agentes físicos, químicos ou biológicos. Tal exposição necessariamente deve decorrer do ambiente de trabalho ou da atividade desenvolvida pelo obreiro.

    Ademais, o artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define insalubridade como as atividades ou operações que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

    A existência de insalubridade no ambiente de trabalho é caracterizada por meio da realização de perícia técnica. Ao realizar a perícia, o perito avalia todo o ambiente de trabalho, bem como todos os equipamentos utilizados para a proteção dos trabalhadores. No final, conclui se estes são capazes de eliminar ou neutralizar os agentes insalubres, conforme estabelece a Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho.

    Mesmo nos casos em que o empregador fornece os equipamentos de proteção individual, é possível incidir o adicional de insalubridade, pois muitas vezes esses equipamentos são incapazes de neutralizar a insalubridade do ambiente, apenas reduzindo os seus danos.


ID
336370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da insalubridade no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos (CLT)

ID
336439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As atividades sujeitas a risco biológico classificadas como insalubres de grau médio incluem

Alternativas
Comentários
  • http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEF4594225E31/nr_15_anexo14.pdf

  • Gabarito: B

     

    NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES​

     

    ANEXO N.º 14  AGENTES BIOLÓGICOS

     

    Insalubridade de grau médio:  Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

     

    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);

     

    - hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);

     

    - contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;

     

    - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);

     

    - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);

     

    - cemitérios (exumação de corpos);

     

    - estábulos e cavalariças; e

     

    - resíduos de animais deteriorados

     

     


ID
342964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à NR15, responda às questões 21 e 22.

Quanto à natureza e ao tempo de exposição ao agente, NÃO causará dano à saúde do trabalhador, o risco que durante a sua vida laboral não ultrapasse o limite de tolerância, que é:

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra conhecimento literal da NR-15 (Atividades e operações insalubres).

    De acordo com a referida Norma Regulamentadora, a definição de limite de tolerância é a seguinte:

    "15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral".

    A- Incorreta. Está incompleta.

    B- Incorreta. Está incompleta.

    C- Incorreta. O certo é a concentração ou intensidade máxima ou mínima.

    D- Incorreta. O certo é a concentração ou intensidade máxima ou mínima.

    E- Correta. Esta é a única alternativa que trouxe corretamente as disposições da NR-15 sobre limite de tolerância.

    GABARITO: LETRA E


ID
342967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à NR15, responda às questões 21 e 22.

Para fins legais, somente ficará caracterizada a eliminação ou neutralização da insalubridade através de avaliação quan- do houver:

Alternativas
Comentários
  • Letra a ) - correta !

    NR 15.4.1.2
    A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.

  • Porque perguntou somente ficará caracterizada. A letra B fala como a eliminação deve correr. Leia artigo 195 CLT

  • Atenção!! A alternativa B está incorreta devido à finalidade!!! A questão pede a caracterização para fins legais, logo avaliação pericial deve ser feita por órgão competente.

    Isso quer dizer que o empregado não vai parar de receber o adicional só porque houve a "adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância". Para  que isso ocorra deverá ser atestado legalmente que as medidas foram tomadas. 

    NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    15.4 A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.

    15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:

    a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;

    b) com a utilização de equipamento de proteção individual.

    15.4.1.1 Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.

    15.4.1.2 A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.







  • A questão cobra conhecimento literal da NR-15 (Atividades e operações insalubres).

    De acordo com a referida Norma Regulamentadora, em relação à eliminação ou neutralização da insalubridade:

    Como deve ocorrer essa eliminação/neutralização:

    "15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:

    a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;

    b) com a utilização de equipamento de proteção individual".

    Como fica caracterizada, para fins legais:

    "15.4.1.2 A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador."

    A questão quer saber como essa eliminação ou neutralização de insalubridade fica CARACTERIZADA.

    A- Correta. Nos termos do subitem 15.4.1.2.

    B- Incorreta. Na verdade, isso é como a neutralização deve ocorrer, de que forma ela pode ser alcançada. Não é isso que a questão quer.

    C- Incorreta. O uso de EPI não caracteriza a eliminação ou neutralização de insalubridade. Ele é das maneiras pela qual a eliminação ou neutralização de insalubridade devem ocorrer.

    D- Incorreta. Não caracteriza a eliminação da insalubridade.

    E- Incorreta. Vide comentário da letra "c".

    GABARITO: LETRA A


ID
342985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando impraticável a eliminação ou neutralização de um determinado risco, a insalubridade deverá ser comprovada através de laudo técnico por profissional devidamente habilitado. Os profissionais que podem emitir este laudo técnico são:

I - Médico do trabalho.

II - Engenheiro de Segurança do Trabalho.

III - Técnico de Segurança do Trabalho.

IV - Enfermeiro do Trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • I - Médico do trabalho.

    II - Engenheiro de Segurança do Trabalho.


ID
343804
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR-15, excede o limite de tolerância a atividade ou operação insalubre que

Alternativas
Comentários
  • A) Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.


    B) limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear).


    C) CORRETA


    D)  O trabalhador não poderá sofrer mais que uma compressão num período de 24 (vinte e quatro) horas. 


    E) O limite de tolerância para fibras respiráveis de asbesto crisotila é de 2,0 f/cm3. 

  • Anexo VI NR-15:, não caracteriza insalubridade por limite de tolerância, a atividade em si já caracteriza insalubridade (item 15.1.3);

    12. O limite de tolerância para fibras respiráveis de asbesto crisotila é de 2,0 f/cm 3

    Concordo resposta letra E.


ID
355060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dois casos de leptospirose foram registrados em Alagoas,
após a ocorrência de fortes chuvas que atingiram o estado nos
últimos dias. A doença, comum em situações de enchente, também
afetou Pernambuco, onde foram registrados dezesseis casos
suspeitos desde a enxurrada. Para evitar esse e outros problemas
enfrentados por moradores de áreas atingidas, como diarreias,
hepatite A e picadas de animais peçonhentos, as secretarias
estaduais de saúde, em parceria com as prefeituras, têm realizado
ações preventivas. Técnicos da vigilância epidemiológica e de
saúde estão visitando cada um dos municípios atingidos pela chuva
e visitando abrigos para detectar precocemente sinais de sintomas
de doenças. Eles orientam a população sobre medidas de higiene e
ensinam como lavar e cozinhar os alimentos. Além disso, há
distribuição de hipoclorito de sódio para uso na água.
Alagoas e Pernambuco têm ações para prevenir doenças causadas
por enchentes. Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima e com base nas normas
regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego
(MTE), julgue os itens a seguir.

Consideram-se insalubres as atividades desenvolvidas em ambiente de enchentes, em razão da umidade excessiva e do risco de danos à saúde dos trabalhadores, devendo a condição de insalubridade constar em laudo de inspeção feito no local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    ANEXO X

    UMIDADE

    1. As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.

    RESPOSTA: CERTO.

  • Assertiva correta. 

    Questão tranquila de resolver. Umidade excessiva - risco físico + Danos à saúde - risco biológico + laudo de inspeção do local = condição insalubre. Certamente com apenas um dos agentes já se poderia considerar o risco, dependendo de sua dimensão. Nessa situação a união dos dois gera a condição insalubre do local. 
  • Apenas para reforçar a aprendizagem:

    NR 15 [Atividades e Operações Insalubres]
    Grupo 01- São desenvolvidas acima dos limites de tolerência Grupo 02- A existência da atividade é suficiente para sua caracterização Grupo 03 - Necessária comprovação por laudo de inspeção do local de trabalho.
    1. Ruído contínuo ou intermitente 6. Condições hiperbáricas 7. Radiações não ionizantes
    2. Ruído de impacto 13. Agentes químicos 8. Vibrações
    3. Exposição ao calor 14. Agentes biológicos 9. Frio
    5. Radiações ionizantes   10. Umidade
    11. Agentes químicos*   11. Agentes químicos*
    12. Poeiras minerais    

    Ressalvas:

    1. O número representa o número do anexo.
    2. O anexo 4 foi revogado
    3. O anexo 11 representa os agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada tanto pelo limite de tolerância quanto pela inspeção. 


    Abraços e bons estudos.
  • Umidade - Anexo 10

    1. As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho


ID
355075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a realização, por equipe de segurança do trabalho, de
inspeção na cozinha, na oficina de manutenção, no arquivo e na
garagem de determinada empresa, para a avaliação das condições
ambientais de segurança e a exposição dos trabalhadores a agentes
agressivos, potenciais causadores de acidentes, julgue os itens que
se seguem.

Suponha que, durante a inspeção, tenha sido constatada a exposição rotineira dos empregados que trabalham na garagem ao monóxido de carbono, principal produto liberado dos veículos. Nessa situação, a equipe de segurança deve atestar, no laudo de inspeção, grau médio de insalubridade.

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do Anexo 11 da NR 15,o grau de insalubridade a ser considerado para a hipótese corresponde ao grau máximo.

  • Assertiva incorreta. 

    Quando a banca insinuar algum tipo de classificação de grau de risco baseada apenas na visualização do local. Chuta com os dois pés no peito que tá errada! A unica situação descrita na NR 15, onde teremos a classificação do ambiente insalubre é quanto aos agentes biológicos. Em outras duas, umidade e frio, não existe parâmetro, porém também a norma não descreve os quantitativos para classificação. E todas as demais trazem valores ara serem aferidos antes da classificação por um laudo de inspeção. Portanto, em provas de concurso, as únicas situações em que haverá classificação direta, pela situação fática, é na classificação de agentes biológicos. Quando a questão falar em outro agente, e não limitar os parâmetros de risco, estará errada. 
    Claro, caso a banca coloque os valores, poderá sim cobrar. Mas com tanta matéria para estudar, ficar decorando tabela de limites de tolerância, NÃO PERCA TEMPO COM ISSO. 
  • Quadro I - agentes químicos - Tabela de limites de tolerância

    Monóxido de carbono - até 48h/semana - 39 ppm e  43mg/m3 - grau de insalubridade - máximo.

    Mas realmente, decorar tabela, muitas tabelas e conteúdos, não é tão simples assim, melhor gravar os mais comuns, tentar associar e pedir ajuda a Deus!

  • Dois erros: a insalubridade dos agentes químicos listados no anexo 11 é QUANTITATIVA. Diferente dos agentes químicos do anexo 13, que é qualitativa (se o cara trabalha em operações que envolvem carvão, chumbo, cromo... não há o que medir: é atividade insalubre). Assim, tratando-se de monóxido de carbono, a questão teria que afirmar que a concentração no ambiente excedeu o limite de tolerância para esse agente. Outro erro é afirmar que seria insalubridade em grau médio, pois caso caracterizada a insalubridade, essa seria em grau MÁXIMO, segundo o quadro I do anexo 11 da NR 15. 

  • ERRADO

    monóxido de carbono => INSALUBRIDADE GRAU MÁXIMO


ID
355078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a realização, por equipe de segurança do trabalho, de
inspeção na cozinha, na oficina de manutenção, no arquivo e na
garagem de determinada empresa, para a avaliação das condições
ambientais de segurança e a exposição dos trabalhadores a agentes
agressivos, potenciais causadores de acidentes, julgue os itens que
se seguem.

Suponha que, na cozinha dessa empresa, os trabalhadores executem, sem a proteção adequada, tarefas no interior de um frigorífico cuja temperatura seja mantida em torno de –15 ºC. Nessa situação, de acordo com a legislação, tal atividade não deve ser considerada insalubre, visto que a temperatura do frigorífico está dentro dos limites avaliados como toleráveis ao organismo humano.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR 15, anexo 9. A questão estar ERRADA porque no texto ele colocou a seguinte expressão: " sem a proteção adequada".

    O que diz o anexo 9:

    As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições 
    similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em 
    decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho
  • Assertiva errada. 

    Nem esquimó fica nessa temperatura sem a proteção adequada. Não precisa saber nada de segurança do trabalho para responder essa pergunta. Nessa temperatura a pessoa certamente morreria por hipotermia em algumas horas de exposição sem proteção adequada.

    Vale lembrar, o texto da NR 36 já foi para consulta pública, e deve estar em fase de finalização. Essa norma trará regulamentações específicas para o setor de frigoríficos e atingirá a indústria alimentícia brasileira de forma direta. As regulamentações quanto à exposição a temperaturas inferiores certamente serão tratadas e terão outra disciplina.  
  • CLT ART 253 Parágrafo único - Considera-se artificialmente frio, para os fins do presente artigo, o que for inferior, nas primeira, segunda e terceira zonas climáticas do mapa oficial do Ministério do Trabalho, Industria e Comercio, a 15º (quinze graus), na quarta zona a 12º (doze graus), e nas quinta, sexta e sétima zonas a 10º (dez graus).

    NR-36 

    36.13.1.1 Considera-se artificialmente frio, o que for inferior, na primeira, segunda e terceira zonas climáticas a 15º C, na quarta zona a 12º C, e nas zonas quinta,
    sexta e sétima, a 10º C, conforme mapa oficial 
    do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

    “Artigo 191. A eliminação ou neutralização da insalubridade ocorrerá:

    I – com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;

    II – com a utilização de equipamentos de proteção individual do trabalhador que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.”

    Atente-se que o legislador não cogita, apenas, de eliminação do agente insalubre, mas, também da sua “neutralização”, quer dizer, mantida a fonte geradora da insalubridade, 
    há como neutralizar seus efeitos. O frio amolda-se a essa segunda espécie: potencialmente, é insalubre e, em muitas atividades, não pode ser eliminado, mas seus efeitos
    podem ser afastados. Estando, o empregado, adequadamente protegido, “neutraliza-se” a insalubridade, como expresso no art. 191 da CLT, e o trabalho, potencialmente 
    insalubre, deixa de sê-lo. 

    O que tornou a questão ERRADA foi justamente
    "sem a proteção adequada", caso estivesse com proteção, a ponto de neutralizar ou diminuir a intensidade do frio, não faria jus ao adicional de insalubridade. 

    Além do mais, trago o item 15.1.4 da NR-15, que alude sobre ser comprovada por Laudo de inspeção.

    15.1.4 Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos Anexos n.º 7, 8, 9 e 10.
     


     

     


ID
355081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a realização, por equipe de segurança do trabalho, de
inspeção na cozinha, na oficina de manutenção, no arquivo e na
garagem de determinada empresa, para a avaliação das condições
ambientais de segurança e a exposição dos trabalhadores a agentes
agressivos, potenciais causadores de acidentes, julgue os itens que
se seguem.

As radiações geradas durante o processo de soldagem elétrica, no setor de manutenção eletromecânica, devem ser classificadas, pela equipe de inspeção, como radiações ionizantes.

Alternativas
Comentários
  • Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. A energia mínima típica da radiação ionizante é de cerca de 10 eV.[1] Pode danificar células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte.

    Alguém pode me explicar, porque eu realmente acho que esse gabarito está errado. Soldagem elétrica gera radiação ionizante? como? 


     

  • Marcelo você tem razão. Conferi o gabarito oficial da banca no site pciconcursos e a assertiva está errada.
    Em resumo as radiações ionizantes são aquelas derivadas de material radioativo e nucleares. As demais são consideradas não-ionizantes, como a que descreve a questão.
  • São exemplos de radiação ionizante as partículas alfapartículas beta (elétrons e pósitrons), os raios gamaraios-x e nêutrons.
     
    Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Sem radiações não ionizantes, nós não poderíamos apreciar um programa de TV em nossos lares ou cozinhar em nosso forno de microondas.
  • Assertiva incorreta. 

    Lembre-se sempre ionizantes ocorre a dispersão de íons. Não-ionizante, sem íons.
    Algumas curiosidades:

    FONTE: http://criancasemissoes.blogspot.com.br

     FONTE:http://panoramagaranhuns.com.br
  • O processo de soldagem libera radiação ultravioleta, que é NÃO ionizante.

    NR 15, anexo 7: Para os efeitos desta norma, são radiações não-ionizantes as microondas, ultravioletas e laser.


ID
355108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao controle da poluição ambiental nas indústrias,
julgue os itens que se seguem.

Em ambientes com geração de aerodispersoides carcinogênicos, prioriza-se o uso de ventilação geral diluidora.

Alternativas
Comentários
  • A ventilação local exaustora é mais 
    apropriada, pois capta as emissões 
    próximas a fonte, antes de alcançar a 
    zona de respiração 
    A ventilação geral diluidora é menos 
    eficiente e pode pode interferir com a 
    qualidade da solda, caso o ar atija a poça 
    de fusão
  • Ventilação local exaustora:
    A ventilação local exaustora captura o contaminante no seu ponto de origem antes que o mesmo se espalhe pelo ambiente e atinja a zona respiratória do trabalhador, usando para isto a menor quantidade de ar possível. O contaminante capturado é levado por tubulações, ao exterior ou ao sistema de coleta adequado, tendo-se o cuidado de evitar a contaminação do ambiente externo.
    Ventilação local diluídora: A ventilação geral diluidora diminui a concentração de contaminantes ambientais através da introdução de grandes volumes de ar, efetuando a diluição  dos mesmos. É recomendada para aqueles ambientes nos quais o contaminante é produzido em vários lugares de um mesmo recinto.
  • Assertiva errada. 

    A ventilação deve ser exaustora e também, no caso de substância carcinogênicas, a inclusão de um lavador de gases ou filtro de absorção se faz necessário.

    Lavador gases | Lavador | Gases | Lavador de gases - BELFANO (11)2162.5000 
    FONTE: http://www.lavadorgases.com/
    Lavador de gases
  • ERRADO

    DILUIDORA NÃÃÃOOOOO..... DEVE SER EXAUSTORA


ID
355117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao controle da poluição ambiental nas indústrias,
julgue os itens que se seguem.

Os objetivos de um adequado sistema de ventilação industrial incluem a minimização dos riscos ocupacionais relacionados a poluentes, a diminuição do impacto ambiental causado às comunidades vizinhas à unidade e a redução do risco de multas aplicadas bem como dos custos para a mitigação de impactos ambientais.

Alternativas

ID
355150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à exposição humana a ruídos.

Não há, nas normas legais que estabelecem os limites de tolerância humana a ruídos, referência aos limites permitidos para a exposição humana ao infrassom ou ultrassom.

Alternativas
Comentários
  • A faixa de freqüência de sensação auditiva está na banda de 20 Hz a 20.000 Hz.

    Ondas acústicas com freqüências abaixo e acima da faixa audível são  respectivamente dominadas por ondas infrassônicas e ultrassônicas. O infrasom pode ser gerado por processos naturais, tais como terremoto, ruptura vulcânica, ventos, grandes ondas oceânica e cataratas ou por processo de explosão, ondas sônicas e equipamentos de refrigeração e aquecimento. O ultrasom pode ser gerado por processos industriais tais como limpeza, soldagem de plástico, entre outros. 

    Nao existem limites permitidos para a exposição humana ao infrassom e ao ultrassom.


ID
355153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à exposição humana a ruídos.

De acordo com norma regulamentadora do MTE, a exposição a ruído de 110 dB (A) não é permitida a indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

Alternativas
Comentários
  • ruído acima de 115 dB(A) 
  • NR 15

    ANEXO N.º 1
    LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE

    5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

ID
355180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando que, em uma oficina, trabalham dez mecânicos de
automóveis com idade entre 18 e 40 anos, os quais não apresentam
doenças crônicas, julgue os itens a seguir, acerca de medicina do
trabalho e ergonomia.

Um mecânico exposto a ruído contínuo de 87 dB (A) deverá cumprir jornada de trabalho inferior a sete horas diárias, em face do risco de desenvolver perda auditiva induzida por ruído (PAIR) de origem ocupacional.

Alternativas
Comentários
  • não seria inferior a 6 horas?
  • LÓGICO QUE NÃO
    Inferior a 7h podem ser 6h e 30min, 6h e 59min...
    e o Anexo 1 da NR15 fala que quem se expõe a nível de ruido de 87 dB(A) pode se expor no máximo diariamente por 6 horas
    Gabarito equivocado
  • E mais uma vez o Cespe avacalha. 


     
  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 1 LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE NÍVEL DE RUÍDO dB (A) MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMISSÍVEL

     85 -  8 horas

    86 - 7 horas

    87  - 6 horas 

  • Gabarito equivocado ou questão absurdamente errada. Ora, se o trabalhador esta exposto a um ruído ocupacional de 87 dB sendo que a NR15 apresenta o limite de tolerância de 6 horas para este limiar auditivo, não há o que falar sobre trabalho abaixo de 7 horas e sim de 6 horas.

     

     

     

  • CERTO

    85 dB     -   8h
    87 dB    -   6h  ==> 6h < 7h
    90  dB    -   4h

     

     

  • Para o CESPE, o trabalhador pode se expor a 87 dB(A) em uma jornada inferior a 7 horas ( 6 horas e 50 minutos, por exemplo). . Errado, gabarito da banca equivocado. Jornadas acima de 6 horas e abaixo de 7 horas não estão na faixa aceitável do quadro da NR-15 ( e são inferiores a 7 horas).


ID
355294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na Lei nº. 6.514/1977, julgue os itens que se seguem.

O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos níveis de tolerância estabelecidos pelo MTE, assegura a percepção de adicional de 10%, 20% e 40% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem, respectivamente, nos graus máximo, médio e mínimo.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria:
    respectivamente, nos graus mínimo, médio e máximo.
  • Lembrando que o salário mínimo é unificado em todo território nacional.
  • CLT

    Art . 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

    NR 15


    15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:
    15.2.1 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
    15.2.2 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
    15.2.3 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;

ID
394459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

À luz da legislação referente a segurança e medicina do trabalho,
julgue os itens de 23 a 28. Nesse sentido, considere que a sigla
MTE, sempre que utilizada, se refere ao Ministério do Trabalho e
Emprego.

O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo MTE, assegura a percepção de adicional de 40%, 20% e 10% do salário mínimo, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • 15.2 Oexercíciode trabalhoemcondiçõesdeinsalubridade,deacordocom ossubitensdoitemanterior,asseguraao trabalhadorapercepçãode adicional,incidentesobreosaláriomínimodaregião,equivalentea:
     
    15.2.1 40%(quarentaporcento), para insalubridadede graumáximo;
     
    15.2.2 20%(vinteporcento), para insalubridade de graumédio;
     
    15.2.3 10%(dezporcento),parainsalubridade degraumínimo;
  • Salario Mínimo Regional..... Embora se saiba que ele não existe!!!


ID
394903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os preceitos das normas regulamentadoras em
segurança e medicina do trabalho, julgue os próximos itens.

As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, são automaticamente consideradas insalubres.

Alternativas
Comentários
  • ANEXO N.º 10
    UMIDADE
    1. As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho. 
  • 1. As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade

    excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres

    em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho. (115.014-6 / I2)

  • ERRADO

    Somente com laudo de inspeção realizado no local


ID
395017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a toxicologia ocupacional.

No controle biológico da exposição ocupacional ao monóxido de carbono mediante a análise da carboxiemoglobina presente no sangue, adota-se o valor de referência 3,5% NF — não fumantes.

Alternativas

ID
404200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos agentes biológicos, julgue os itens a seguir.

Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infectocontagiante, em laboratórios de análise clínica e histopatologia, são classificados como insalubridade de grau médio e aplica-se a classificação tão-somente ao pessoal técnico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    NR15 anexo 14


    Insalubridade de grau médio:
    ...
    -laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);

ID
404314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um eletricista experiente do quadro efetivo de uma universidade sofreu um choque elétrico enquanto fazia o reparo de um quadro elétrico de controle de uma das caldeiras do restaurante universitário.Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Nesse caso, a perícia pode estabelecer que o trabalho é insalubre devido à exposição a eletricidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    ]Sobre a eletricidade incide adicional de periculosidade, não de insalubridade, como afirma a questão.

  • poderia ser considerado como periculoso, caso não cumpra alguns itens da NR 16, como o processo de desenergização.


ID
408037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na serralheria da prefeitura do campus de uma
universidade, existe um ambiente cuja exposição ao ruído tem
sido objeto frequente de reclamações por parte dos trabalhadores
locais. Nesse ambiente, estão instaladas duas máquinas idênticas
que geram altos níveis de ruído. Após uma avaliação da
exposição ao ruído no ambiente, o laudo apresentou a conclusão
de que a dose de exposição ao ruído no local é de 110%.

Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Para se chegar à conclusão apresentada no laudo, a avaliação da exposição ao ruído deve ter sido feita com a utilização de um decibelímetro, com as medições sendo realizadas em um ponto fixo entre as duas máquinas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva incorreta.

    O decibelímetro é utilizado para medir nível de pressão sonora e não a dose de ruído. Para medir a dose, utiliza-se um dosímetro de ruído. Alguns dosímetros possuem a "função" decibelimetro (apresenta o NPS em decibéis).
  • Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora, ou seja, o decibelímetro. Porém as leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.

  • NR  15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    ANEXO N. 1 - Limites de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente

    2. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos, em decibeis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.

     


ID
408040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na serralheria da prefeitura do campus de uma
universidade, existe um ambiente cuja exposição ao ruído tem
sido objeto frequente de reclamações por parte dos trabalhadores
locais. Nesse ambiente, estão instaladas duas máquinas idênticas
que geram altos níveis de ruído. Após uma avaliação da
exposição ao ruído no ambiente, o laudo apresentou a conclusão
de que a dose de exposição ao ruído no local é de 110%.

Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Mesmo que o ruído da serralheria incomode a vizinhança do local, o ruído não pode ser classificado como poluição.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva incorreta.

    Esse é um caso de poluição sonora, que se refere ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos.

ID
408061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um restaurante universitário foi feita uma avaliação
da exposição ao calor em um ambiente da cozinha que resultou
em um índice de bulbo úmido e temperatura de globo (IBUTG)
com média de 34 ºC.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Alteração na umidade do local pode causar uma variação no IBUTG.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta

    A resposta está na fórmula para o cálculo do IBUTG
    Ambientes internos ou externos sem carga solar:  IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg  Ambientes externos com carga solar:  IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg  onde:  tbn = temperatura de bulbo úmido natural (esta medida está diretamente relacionada à umidade do ar no local avaliado) tg = temperatura de globo  tbs = temperatura de bulbo seco.
  • velocidade do ar

    umidade relativa do ar

    temperatura


    tudo isso influência.


ID
408064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um restaurante universitário foi feita uma avaliação
da exposição ao calor em um ambiente da cozinha que resultou
em um índice de bulbo úmido e temperatura de globo (IBUTG)
com média de 34 ºC.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Alteração na velocidade do ar no local pode causar variação no IBUTG.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    TERMÔMETRO DE BULBO ÚMIDO

    Parâmetros do meio que afetam a leitura: Temperatura do Ar, Velocidade do ar e Umidade Relativa do Ar.
    
  • A Alteração da velocidade do ar altera o TBN (Termômetro de Bulbo Úmido Natural), onde fica o pavio umedecido com água destilada.


ID
408082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à realização de exames com raios X, julgue os itens
seguintes.

Uma diferença entre a radiação X e a radiação alfa consiste no fato de que somente a radiação alfa emite partículas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.
    Raios-X: São ondas eletromagnéticas.
    Radiação Alfa: partículas.
    Energia e partículas emitidas de núcleos instáveis são capazes de causar ionização. Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.
    Fonte: 
    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html

ID
446590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca dos agentes ambientais para subsidiar o PPRA e de
instrumentos e técnicas aplicados nas medições dos riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

Em situações de trabalho pesado, em ambientes de altas temperaturas, mede-se a carga de calor ambiental por meio do IBUTG (índice de bulbo úmido-termômetro de globo).

Alternativas
Comentários
  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES 
    ANEXO N.º 3 
    LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA EXPOSIÇÃO AO CALOR 
    A exposição ao calor deve ser avaliada através do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo" - IBUTG definido 
    pelas equações que se seguem: 
     
    Ambientes internos ou externos sem carga solar: 
    IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg 
     
    Ambientes externos com carga solar: 
    IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg 
     
    onde: 
    tbn = temperatura de bulbo úmido natural 
    tg = temperatura de globo 
    tbs = temperatura de bulbo seco. 
  • Carga de calor ambiental? Fiquei na dúvida. De fato, não me recordo desse termo.

ID
483058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo por base a legislação sobre saúde do trabalhador vigente
no Brasil, julgue os itens de 49 a 60.

O indicador biológico para controle da exposição ao tolueno é o ácido hipúrico na urina, cujo valor de referência da normalidade é até 1,5 g desse ácido por grama de creatinina.

Alternativas

ID
483067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo por base a legislação sobre saúde do trabalhador vigente
no Brasil, julgue os itens de 49 a 60.

Nas perícias requeridas às Delegacias Regionais do Trabalho, desde que comprovada a insalubridade, o perito do Ministério do Trabalho e Emprego indicará o adicional devido.

Alternativas
Comentários
  • NR 15



    15.5.1 Nas perícias requeridas às Delegacias Regionais do Trabalho, desde que comprovada a insalubridade, o perito do Ministério do Trabalho indicará o adicional devido.


ID
483070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo por base a legislação sobre saúde do trabalhador vigente
no Brasil, julgue os itens de 49 a 60.

O limite de tolerância para o cloro no ambiente de trabalho, considerando-se a jornada de trabalho máxima de 48 horas/semana, é de 8 ppm.

Alternativas
Comentários
  • 0,8 ppm.


ID
502018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de higiene industrial e segurança do trabalho, julgue os itens seguintes.

Quanto maior o nível de ruído ao qual o trabalhador está exposto, maior o tempo de exposição diária permitido.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Quanto maior o nível de ruído ao qual o trabalhador está exposto, MENOR o tempo de exposição diária permitido.

  • Faz todo sentido hehehe


ID
531484
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere uma jornada de trabalho em ambiente com níveis de pressão sonora elevados. Levando em conta o fator de dobra igual a 3 (Q=3), recomendado pela Norma de Higiene Ocupacional Zero (NHO Zero), na qual o limite de tolerância para 8 horas é igual a 85 dB, qual o nível de ação, em dB, para uma jornada de 4 horas?

Alternativas
Comentários
  • Jornada de 8h

    Limite de Tolerância = 8h ---> 85dB(A)

    Nível de Ação = 16h ---> 82dB(A)

    Jornada de 4h

    Limite de Tolerância = 4h ---> 88dB(A)

    Nível de Ação = 8h ---> 85dB(A)

    *O Nível de ação é metade do L.T. -> 0,5

    **Lembrando que foi utilizado o fator de dobra q=3dB(A).


ID
531508
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR-15, para uma jornada de trabalho com duração de 3 horas, cujo limite de tolerância a sons intensos é de 92 dB, qual é, em dB, o nível legal de ação?

Alternativas
Comentários
  • X/3= 0,5 x=6  logo para 6h pela nr 15corresponde a 87db aí se não sabe vai por eliminação pois 8 h é 85 e 4h é 90h 

  • De acordo com a NR-15, o limite de tolerância da exposição ao ruído para uma jornada de 8h é de 85dB. Nesta situação o nível de ação será correspondente a 80dB, já que para o agente ruído, a cada 5dB a exposição dobra ou reduz.

ID
540949
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante um período de 8 horas de trabalho, foram realizadas seis medições pontuais de ruído a que está exposto um trabalhador, com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação A e no circuito de resposta lenta (SLOW).
As leituras foram realizadas próximas ao ouvido do trabalhador, e os resultados são apresentados na tabela abaixo.

                                        Tabela de Avaliação de Ruído

Medições        Nível de ruído encontrado dB(A)                 Tempo de exposição
   1                                     85                                                     2 horas
   2                                     90                                                     2 horas
   3                                     95                                                     30 minutos
   4                                     90                                                     1 hora
   5                                     85                                                     30 minutos
   6                                     80                                                      2 horas

De acordo com os dados apresentados, a dose diária de ruído a que está exposto esse trabalhador é

Alternativas
Comentários
  • cáculo

    D= c1/t1+ C2/t2+...Cn/Tn.: tranforamndo os tempos de exposição do trabalhador  em minutos:. 120min : 480min + 120min:240min+ 30min:120min+60min:240min+30min:480+120min:960min = 144 % letra D

  • Caro Malcher malcher 

    Boa Noite 

    Lembro que para o nível de 80 dB(A) não é  considerado para cálculo de dose de exposição. 

     

  • Como pode dar o calculo 144% de dose,sendo que a conta o resultado fica em 131,25%?

  • Questãoi errada

  • Nível máximo de ruído

    80dB(A) - 16h 

    85dB(A) - 8h 

    90dB(A) - 4h

    95dB(A) - 2h

    MACETE( CADA VEZ QUE AUMENTA 5, O TEMPO CAI PELA METADE)

    2/8 + 2/4 + 0,5/2 + 1/4 + 0,5/8 + 2/16 = SIMPLIFICANDO = 1/4 + 1/2 + 0,5/2 + 1/4 + 0,5/8 + 1/8 = SIMPLIFICANDO =   1 + 0,5/2 + 0,5/8 + 1/8

    1 + 0,5/2 + 1,5/8 = 1,4375 APROXIMANDO = 1,44(144%)

    LETRA D

  • Acredito que está questão está errada. Só entraria na conta a dose e tempo de exposição em 80 db se estivéssemos falando de NHO 01. Porém, percebe-se que não, já que o fator de duplicação é 5 e não 3. Desta forma, fazendo os cálculos da maneira correta o valor encontrado seria de 131,25%.

  • Questão errada.

    A NR-15 não estabelece limite de tolerância para 80 dB(A).

    A NH01 da Fundacentro estabele o limite de tolerância para 80 dB(A) de 1523,90 minutos. Dessa forma, não teria alternativa correta.


ID
540985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para prevenir o surgimento de doenças ocupacionais em um trabalhador que realiza atividade exposto a calor acima de 32,5 °C, é recomendado

Alternativas
Comentários
  • Essa prova devia ser anulada... digo essa questão... já vi muitas questões ruins mas essa prova superou as espctativas..

     

  • Calor é anexo III

  • Acima de 32,2.... Não é permitido trabalho sem as medidas de controle adequadas!!!


ID
541732
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nas empresas onde trabalhadores exerçam atividades insalubres, expostos a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, ou a calor intenso, os banheiros deverão ser dotados de chuveiros.
A proporção exigida é de 01 (um) chuveiro para quantos trabalhadores em atividade?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    18.4.2.4. A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração.

  • A proporção exigida é de 01 (um) chuveiro para quantos trabalhadores em atividade?

    e) 10 - GABARITO

    _____________________________________________________________________________________________________

    NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
     

    18.4.2.4 A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração.
     

  • A questão exige conhecimento acerca do texto vigente (2021) da NR-18, que versa sobre Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.

    Em relação às instalações sanitárias, a NR-18 traz as seguintes exigências:

    "18.4.2.4 A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração". 

    Portanto, de acordo com a NR-18, deve haver um chuveiro a para cada 10 trabalhadores ou fração.

    GABARITO: LETRA E


ID
545029
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR-15, a definição “A concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a vida laboral”, refere-se a

Alternativas
Comentários
  • NR 15 - 15.1.5
    Entende-se por LIMITE DE TOLERÂNCIA,para fins dessa Norma,  a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a vida laboral ..     .

ID
545032
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um estudo realizado sobre a exposição ao calor foram obtidas as seguintes medições: Temperatura de bulbo úmido natural = 27,3°C, Temperatura de bulbo seco = 25,7°C e Temperatura de globo = 28,5°C. Considerando a atividade em área externa com carga solar, o valor do Índice de Bulbo Úmido Termômetro Globo - IBUTG do ambiente é

Alternativas
Comentários
  • Para ambientes externos com carga solar:
    IBUTG = 0,7xTbn + 0,2xTg + 0,1xTbs
    IBUTG = 0,7x27,3 + 0,2x28,5 + 0,1x25,7
    IBUTG = 27,38 ~27,4 °C.
    OPÇÃO d)

ID
545293
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a avaliação de ruídos de impacto, a NR-15 estabelece que

Alternativas
Comentários
  • ANEXO N.º 2
    LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDOS DE IMPACTO
     

    a) Errado - 1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo,
    a intervalos superiores a 1 (um) segundo.

    b) Errado - 2. Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo.

    c) Errado - 2. Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB).

    d) Errado - 3. Em caso de não se dispor de medidor do nível de pressão sonora com circuito de resposta para impacto, será válida a
    leitura feita no circuito de resposta rápida (FAST) e circuito de compensação "C". Neste caso, o limite de tolerância será
    de 120 dB(C).

    e) Correto

  • Gabarito letra E

    ANEXO N.º 1
    LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE

    1. Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente, para os fins de aplicação de Limites de Tolerância, o ruído que não
    seja ruído de impacto.
    2. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão
    sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas
    próximas ao ouvido do trabalhador.

    3. Os tempos de exposição aos níveis de ruído não devem exceder os limites de tolerância fixados no Quadro deste
    anexo.
    4. Para os valores encontrados de nível de ruído intermediário será considerada a máxima exposição diária permissível
    relativa ao nível imediatamente mais elevado.


ID
549985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador está a um metro de distância de um motor em funcionamento, que gera um ruído de 91 dB(A) em sua zona auditiva. Após mudanças no layout do local de trabalho, a distância entre o trabalhador e o motor passou a ser de quatro metros. Sem levar em conta outras fontes, paredes e reflexões sonoras, e considerando que o log 4 = 0,6 e o log 1/4 = -0,6, o novo nível de pressão sonora que chega à zona auditiva do trabalhador passou a ser, em dB(A), igual a

Alternativas
Comentários
  • A cada duplicação da distância, o ruído cai 6 db(A).
    Assim, como a distância quadruplicou, 91 - 2x6 = 91 - 12 = 79 dB(A). 
  • Houve 2 dobras, de 1 para 2 metros e de 2 para 4 metros, por isso subtrai-se os 12 dB.
  • Fácil resolver pelo conceito da dobra, mas se não fosse uma dobra exata???

    Neste caso, acho mais prudente conhecer a origem do conceito de dobra, ou seja:

    NPS1-NPS2 = 20 x log (d1/d2) ; onde:

    NPS1 = Nível de pressão sonora na situação 1 = 91 dB (A)
    NPS2 = Nível de pressão sonora na situação 2 = ? dB(A)
    d1 = distância da situação 1 = 1 m
    d2 = distância da siruação 2 = 4 m

    Fazendo-se as substiutuições, teremos:

    91 - NPS2 = 20 x log (4/1) => NPS2 = 91 - 20 x log(4) = 91 - 20 x 0,6 = 91 - 12 = 79 dB(A).
  • Eduardo, onde está essa fórmula?

  • Só complementando:   Quando se dobra a distância, temos uma redução de 6 db!

    já que tivemos 2 dobras...então 6 + 6= 12

    então: 91 - 12= 79 db

  • VI - polícias penais federal, estaduais e distrital. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)


ID
549988
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um técnico realizou a avaliação ambiental de uma substância química que apresenta ação generalizada sobre o organismo, absorção apenas por via respiratória e cujo efeito sobre a pessoa depende da quantidade absorvida. De acordo com o Anexo 11, da NR-15, essa substância tem limite de tolerância de 20 ppm e fator de desvio de 1,5. Das dez amostragens realizadas, oito revelaram concentrações variando entre 15 e 20 ppm, e duas, entre 21 e 25 ppm. A concentração média foi de 18 ppm. Analisando esses dados, conclui-se que o valor máximo é igual a

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: Conforme o anexo N 11 da NR 15 em seu item 7 diz que cada uma das concentrações obtidas nas amostragens não deverá ultrapassar os valores obtidos na equação que segue, sob pena de ser considerada situação de risco grave e iminente.
    Valor máximo= LT X FD
    Onde :
     
    LT= limite de tolerância
    FD= Fator de desvio
     
    Em seu item 8 diz que o limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no quadro N 1
    Sabendo-se que a média aritmética foi 18 ppm , podemos concluir que o limite de tolerância de 20 ppm não foi ultrapassado e através da fórmula apresentada no item 7 da NR 15 calculamos o Valor máximo
     
    Valor máximo= 20 x 1,5 - > Valor máximo= 30 ppm  , analisando o resultado pode-se ver que segundo o item 7 nenhuma das concentrações (oito variando entre 15 e 20 ppm e duas variando entre 21 e 25 ppm) ultrapassou o valor máximo de 30 ppm, logo não representa risco grave e iminente.

ID
549994
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para fins de determinação do limite de tolerância do calor, a avaliação em um ambiente de trabalho apresentou os seguintes dados:

• IBUTGt = 32 °C;
• IBUTGd = 23 °C;
• Tt = 40 minutos; e
• Td = 20 minutos.

De acordo com esses dados, o IBUTG médio ponderado para uma hora, em °C, é igual a

Alternativas
Comentários
  • IBUTG médio ponderado para uma hora = (IBUTGt x Tt + IBUTGd x Td)/60 = (32 x 40 + 23 x 20)/60 = 29°C
  • Complementando a resposta do colega. Segundo a NR15 anexo 3, temos as seguintes definições:

    IBUTGt = valor do IBUTG no local de trabalho

    IBUTGd = valor do IBUTG no local de descanso

    Tt = soma dos tempos, em minutos, em que se permanece no local de trabalho

    Td =  soma dos tempos, em minutos, em que se permanece no local de descanso

    Os tempos Tt e Td devem ser tomados no período mais desfavorável do ciclo de trabalho, sendo  Tt + Td = 60 minutos corridos

  • A questão exige conhecimento sobre o cálculo do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo) em relação à exposição ao calor. De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO6) da Fundacentro, as equações para o cálculo do valor do IBUTG são as seguintes:

    Para ambientes internos ou para ambientes externos sem carga solar direta:

    (I) IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg

    Para ambientes externos com carga solar direta:

    (II) IBUTG = 0,7 tbn + 0,2 tg + 0,1 tbs 

    Onde:

    • tbn = temperatura de bulbo úmido natural em °C;
    • tg = temperatura de globo em °C;
    • tbs = temperatura de bulbo seco (temperatura do ar) em °C.

    Do enunciado da questão, temos as seguintes informações, já temos os valores dos IBUTG e não precisaremos utilizar as equações. Agora devemos calcular a média ponderada em relação à exposição.

    • IBUTGt = 32 °C;

    • IBUTGd = 23 °C;

    • Tt = 40 minutos; e

    • Td = 20 minutos.

    Agora vamos achar a média ponderada do calor em relação ao tempo (60 minutos) de exposição desse trabalhador nesses três locais e condições já mencionadas:

    IBUTG = [(32°C x 40 min) + (23°C x 20 min)]/ 60 min

    IBUTG = = 1740/60 = 29 °C 

    Fonte: NHO6. Norma de higiene ocupacional: procedimento técnico : avaliação da exposição ocupacional ao calor. 2. ed. São Paulo: Fundacentro, 2017

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
550084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para trabalhos sob ar comprimido em tubulões pneumáticos, o Anexo 6, da NR-15, estabelece que os empregados

Alternativas
Comentários
  • Algumas considerações
    • Após descompressão os trabalhadores devem permanecer no mínimo 2 horas no canteiro de obra para observação médica
    • Idade 18 a 45 anos
    • num período de 24 horas o trabalhador não pode sofrer mais que uma compressão!
  • Alternativa correta letra A.

    "Trabalho em tubulões a ar comprimido, trata-se de fundações com transmissão das cargas estruturais para solos de maior capacidade de suporte, situados em maiores profundidades. As escavaçôes devem ter formato cilíndrico, possuindo ou não base alargada de formato trono-cônico."

    FONTE: Prof. Giovani Moraes. 

     
  • a) sejam submetidos aos exames médicos pré-admissionais e periódicos. CORRETA 1.3.6 Para trabalhos sob ar comprimido, os empregados deverão satisfazer os seguintes requisitos: (...) b) ser submetido a exame médico obrigatório, pré-admissional e periódico, exigido pelas características e peculiaridades próprias do trabalho; b) tenham entre 18 e 48 anos de idade. ERRADA 1.3.6 Para trabalhos sob ar comprimido, os empregados deverão satisfazer os seguintes requisitos: a) ter mais de 18 (dezoito) e menos de 45 (quarenta e cinco) anos de idade; c) possam trabalhar quando tiverem afecções pulmonares apenas leves. ERRADA 1.3.7 Antes da jornada de trabalho, os trabalhadores deverão ser inspecionados pelo médico, não sendo permitida a entrada em serviço daqueles que apresentem sinais de afecções das vias respiratórias ou outras moléstias. d) sejam submetidos a no máximo duas compressões por dia. ERRADA 1.3.2 O trabalhador não poderá sofrer mais que uma compressão num período de 24 (vinte e quatro) horas. e) permaneçam no mínimo uma hora, após a descompressão, no canteiro de obras, em observação médica. ERRADA 1.3.5 Após a descompressão, os trabalhadores serão obrigados a permanecer, no mínimo, por 2 (duas) horas, no canteiro
    de obra, cumprindo um período de observação médica.
  • Gabarito letra A

    1.3.5.1 O local adequado para o cumprimento do período de observação deverá ser designado pelo médico responsável.
    1.3.6 Para trabalhos sob ar comprimido, os empregados deverão satisfazer os seguintes requisitos:
    a) ter mais de 18 (dezoito) e menos de 45 (quarenta e cinco) anos de idade;
    b) ser submetido a exame médico obrigatório, pré-admissional e periódico, exigido pelas características e peculiaridades próprias do trabalho;
    c) ser portador de placa de identificação, de acordo com o modelo anexo (Quadro I), fornecida no ato da admissão, após a realização do exame médico.

  • A questão exigiu conhecimento acerca das disposições do Anexo nº 6 da NR-15.

    Esse Anexo versa sobre trabalhos em condições hiperbáricas.

    Em relação aos trabalhos sob ar comprimido em tubulões pneumáticos e túneis pressurizados, podemos extrair as seguintes informações.

    • O limite é de 1 (uma) compressão no período de 24 h.
    • O limite de pressão é 3,4 kgf/cm2, exceto em caso de emergência ou durante tratamento em câmara de recompressão, sob supervisão direta do médico responsável.
    • O trabalhador deve ter mais de 18 anos e menos de 45 anos para trabalhar nessas condições.

    Em relação ao período de trabalho e pressão, temos o seguinte esquema retirado das informações contidas no subitem 1.3.4, não superiores:

    • a 8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm2;
    • a 6 (seis) horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm2;
    • e a 4 (quatro) horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm2.

    Além disso, de acordo com o item 1.3.5 após a descompressão, os trabalhadores serão obrigados a permanecer, no mínimo, por 2 (duas) horas, no canteiro de obra, cumprindo um período de observação médica.

    Analisando as alternativas, temos que:

    A- CORRETA.

    A NR-15 dispõe que os trabalhadores devem passar por exames admissionais e também por exames periódicos.

    "ser submetido a exame médico obrigatório, pré-admissional e periódico, exigido pelas características e peculiaridades próprias do trabalho;"

    B- INCORRETA.

    Devem ser maiores de 18 anos e menores de 45 anos.

    C- INCORRETA.

    De acordo com a NR-15, haverá inspeção médica antes do início da jornada de trabalho.

    "1.3.7 Antes da jornada de trabalho, os trabalhadores deverão ser inspecionados pelo médico, não sendo permitida a entrada em serviço daqueles que apresentem sinais de afecções das vias respiratórias ou outras moléstias. 

    D- INCORRETA.

    O limite é de apenas uma compressão a cada 24h.

    E- INCORRETA.

    O período mínimo de permanência nessa situação é de 2h.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
550093
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador está a um metro de uma fonte sonora que emite 86 dB(A). Se esse trabalhador se colocar a dois metros dessa fonte, num ambiente livre de obstáculos, o ruído, em dB(A), será de

Alternativas
Comentários
  • Na NR 15 o tempo de exposição cai a metade com o fator de dobra 5, ou seja, de 85 dB(A)- equivalente a 8 horas de exposição, a 90dB(A) – 4 horas de exposição. 
    Então se ele se afasta o dobro, 85-5 = 80

    Muito embora, matematicamente o fator de dobra é na verdade 3! Mas enfim, a  ACGIH utiliza fator de dobra 3...menos o MTE
  • A resposta não tem a ver com os valores de tolerância e os fatores de dobra.
    É, na verdade, uma relação de ruído x distância da fonte emissora.
    Se vc dobra a distância referente ao local de medição, como no caso, passou de 1 para 2 metros, há um declínio de 6 dB.
    Se houvesse nova dobra, de 2 para 4 metros, a noma medição, teoricamente seria de 86 dB - 12 dB (2 x 6 dB) = 74 dB.

    Logo, a resposta é a letra C, pois houve 1 dobra, reduzindo a leitura original de 86 dB para 80 dB.
  • * NPS (Nível de pressão sonora) e distância

    Som originado de uma fonte pontual em campo livre. Mostre que:

    Lp será reduzido de 6 dB cada vez que dobrar a distância.

    Lp será aumentado de 6 dB cada vez que a distância diminuir pela metade.

    Exemplos e aplicações:

    Um ruído de 105 dB é medido a uma distância de 25 metros do equipamento. Qual será o NPS a uma distância de 50 m? 12.5 m? 100 m?

    Resposta:

    99 dB

    111 dB

    93 dB



  • Leitura atual = Leitura anterior - 20*Log(distância atual / distância anterior)

    Leitura atual = 86 - 20*log(2/1)

    Leitura atual = 80dB


     

  • Se esse trabalhador se colocar a dois metros da fonte sonora que emite 86 dB(A), num ambiente livre de obstáculos, o ruído será de 80 dB(A), pois o ruido atenua 3 dB(A) a cada metro distanciado.

    Alternativa correta: Letra C


ID
550096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um profissional avaliou as concentrações de um determinado agente químico presente em uma atividade, utilizando método de amostragem instantânea, tendo encontrado, nas 10 amostragens realizadas, valores de 2,0 a 6,0 ppm. O agente avaliado tem limite de tolerância de 4,0 ppm e valor-teto assinalado na tabela de limite de tolerância do Anexo 11, da NR-15. Analisando esses dados, o profissional concluiu que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 15, para as substÂncias assinaladas como "valor teto" na tabela do anexo 11, basta q 1 das 10 medições esteja acima do limite para considerar a atividade insalubre.
  • Anexo 11 da NR 15

    9. Para os agentes químicos que tenham "VALOR TETO" assinalado no Quadro n.° 1 (Tabela de Limites de Tolerância) considerar-se-á excedido o limite de tolerância, quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no mesmo quadro.

    Sendo assim, como nas 10 amostras realizadas tiveram amostras cujos valores ultrapassaram o limite de tolerância de 4,0 ppm, então a atividade é considerada insalubre
  • Obs: Realmente a Norma indica que devem ser feitas 10 amostras, porém faltou dizer que o outro requisito é que o intervalo entre cada uma dessas amostras seja de no mínimo 20 minutos.

  • A, B ERRADAS e C CERTA) Possui Valor de Teto, logo se alguma amostragem ultrapassar o Valor de Teto, a atividade é INSALUBRE. Como o resultado das amostragens, variou de 2 a 6 ppm e o Limite de Tolerância é 4 ppm, O Limite de Tolerância FOI ULTRAPASSADO e a atividade é INSALUBRE.

    D) ERRADA. Salário-Base NNÂÂÂOOOOO. É salário-mínimo.

    E) ERRADA. São, no mínimo, 10 amostragens.


ID
550102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em determinada atividade pesada, o IBUTG é igual a 31 oC, e não foram adotadas medidas adequadas de controle.
Nessas condições, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Como a questão não mencionou se o trabalhador goza os descansos no mesmo local de trabalho ou em local diverso temos duas situações de acordo com a NR 15:

    - descanso no mesmo local do trabalho: acima de 30° não é permitido o trabalho sem adoção de medidas adequadas de controle
    - descanso em local diverso (mais ameno): para a menor taxa de metabolismo, o limite de IBUTG é 30,5° (para taxas de metabolismo maior, o limite seria ainda menor)

    Portanto para ambos os casos a temperatura ultrapassou o limite de tolerância, o que configura risco grave e iminente.
  • A resposta está no quadro 1 do anexo 3 da nr 15.

  • Trabalho contínuo                                                    leve                       moderada                      pesada

                                                                              até 30,0                      até 26,7                         até 25,0

     

     

    45 minutos trabalho 15 minutos descanso               leve                          moderada                      pesada

                                                                             30,1 a 30,5                   26,8 a 28,0                   25,1 a 25,9

     

     

    30 minutos trabalho 30 minutos descanso             leve                          moderada                      pesada

                                                                            30,7 a 31,4                  28,1 a 29,4                   26,0 a 27,9

     

     

    15 minutos trabalho 45 minutos descanso            leve                          moderada                      pesada

                                                                           31,5 a 32,2                   29,5 a 31,1                    28,0 a 30,0

     

     

                               Não é permitido o trabalho, sem a adoção de medidas adequadas de controle acima de

                                                      leve                              moderada                                     pesada

                                                acima 32,2                     acima de 31,1                            acima de 30,0 

  • Só fiquei na dúvida se realmente se trata de caso de RISCO GRAVE E IMINENTE..... Não encontrei nada na Norma.


ID
550111
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A coleta de lixo urbano e o transporte de inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos em caminhão-tanque são atividades consideradas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • NR 15

    ANEXO N.º 14
    (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979)
    AGENTES BIOLÓGICOS

    Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa.
    Insalubridade de grau máximo
    Trabalho ou operações, em contato permanente com:
    - pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente
    esterilizados;
    - carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
    - esgotos (galerias e tanques); e
    - lixo urbano (coleta e industrialização).

    NR 16

    16.6.
    As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.

    CLT

    Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. 

    Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:  

    I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;      
    II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
  • RESPOSTA: B

    Coleta de lixo urbano ===> INSALUBRIDADE

    Transporte de inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos ===> PERICULOSIDADE

    Penosidade:

    Carece de regulamentação na CLT e criação de normas relacionadas.

    Para atividades insalubres existe previsão legal na CLT e na NR 15, para periculosidade existe previsão na CLT e na NR 16, já as atividades penosas, embora seja citada na CF, carecem de regulamentação.

    CF:

    "Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXIII – adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;"

  • Não deixa de ser penosas kkkkkkkk

  • A questão cobrou a diferença entre as atividades insalubres (NR-15) e as atividades perigosas (NR-16). Esquematizando, temos o seguinte:

    • Atividades/Operações Insalubres = Trazem riscos à saúde do trabalhador.
    • Atividades/Operações Perigosas = Trazem risco à vida do trabalhador.

    A NR-15 considera como atividades ou operações insalubres de acordo com os seus anexos, entre outras, as exposições aos agentes físicos, químicos e biológico. Podemos resumi-las da seguinte forma:

    • Ruídos (contínuos, intermitentes, de impacto).
    • Calor.
    • Radiação Ionizantes.
    • Sob condições hiperbáricas.
    • Vibração.
    • Frio.
    • Umidade.
    • Agentes Químicos.
    • Agentes Biológicos.

    São atividades perigosas, devidamente detalhadas nos anexos da NR-16, as seguintes:

    • Atividades e operações perigosas com explosivos.
    • Atividades e operações perigosas com inflamáveis.
    • Atividades e operações perigosas com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
    • Atividades e operações perigosas com energia elétrica.
    • Atividades perigosas em motocicleta.
    • Atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.

    A partir disso, analisaremos as duas atividades trazidas no enunciado.

    1. Coleta de lixo urbano: há exposição a agentes biológicos, portanto, é uma atividade insalubre (NR-15).
    2. Transporte de inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos em caminhão-tanque: há riscos de explosão, ou seja, à vida do trabalhador, logo, é uma atividade perigosa (NR-16)

    Portanto, as atividades são consideradas, respectivamente, insalubre e perigosa.

    GABARITO: LETRA B


ID
550507
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Diversas substâncias químicas podem estar presentes nos processos produtivos. O Médico do Trabalho deve realizar detalhado levantamento da história ocupacional do trabalhador para identificar os produtos químicos aos quais o profissional já foi submetido e dar continuidade no controle de sua saúde. Para tal, o Médico do Trabalho deve conhecer os principais processos produtivos e os produtos químicos. Nesse contexto, as substâncias químicas que são descritas como insalubres na NR-15, Anexos 13 e 13 A, são:

Alternativas
Comentários
  • Anexo 13: agentes químicos: arsênico, carvão, chumbo, cromo, hidrocarbonetos, mercúrio, silicatos, e substâncias cancerígenas 

    Anexo 13a: benzeno

  • AGENTES QUÍMICOS INSALUBRES 

    Anexo 13: Arsênico, Carvão, Chumbo, Cromo, Fósforo, Hidrocarbonetos, Mercúrio, Silicatos, e Substâncias cancerígenas (Para as substâncias ou processos as seguir relacionados, não deve ser permitida nenhuma exposição ou contato, por qualquer via:  4 - amino difenil (p-xenilamina); Produção de Benzidina; Betanaftilamina; 4 - nitrodifenil)

    Anexo 13a: benzeno