SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Palestina - AL - Controlador


ID
4980934
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, constitui ato de improbidade administrativa conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
II. Auditorias não programadas são aquelas que não se encontram previstas no plano de auditorias da instituição, podendo ser solicitadas internamente (por iniciativa do gestor, por exemplo) ou externamente.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Ambas verdadeiras


ID
4980937
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A auditoria de conformidade veda qualquer análise com foco em determinar se um particular objeto está em conformidade com critérios pré-estabelecidos em normas.
II. Os recursos legalmente vinculados a uma finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.
III. Considera-se desnecessária e de caráter descontinuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que só o item II está correto

  • misturaram auditoria e orçamento publico

ID
4980940
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Registrar os procedimentos de trabalho realizados pelo auditor e seus resultados, omitindo se foram executados conforme o planejado, é um dos objetivos da documentação de auditoria.
II. A auditoria de conformidade veda qualquer análise com foco em determinar se um particular objeto está em conformidade com critérios pré-estabelecidos em normas.
III. À luz da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, constitui ato de improbidade administrativa receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Apenas o item III está correto

  • O erro da afirmativa I está na palavra Omitindo.

  • GABARITO: B

    Apenas o item III está correto.

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

    CAPÍTULO II - Dos Atos de Improbidade Administrativa

    Seção I - Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    X - receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado;


ID
4980943
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O acompanhamento sistemático dos programas é um dos objetivos do orçamento base zero.
II. À luz da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade pública.
III. O objeto de uma auditoria operacional compreende, entre outros elementos, as ações, programas e projetos de governo do poder judiciário, exclusivamente.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Exclusivamente deixou o item III incorreto


ID
4980946
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Embora o orçamento público seja um instrumento de administração, ele não auxilia o gestor no controle das despesas.
II. O estabelecimento de um planejamento estratégico é um dos objetivos do orçamento base zero.
III. O orçamento base zero impossibilita o planejamento orçamentário para o próximo exercício.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Apenas a 2 está certa

  • acredito que a única correta seja a TERCEIRA lll, já que o base zero inicia um novo planejamento a cada ano, ele impossibilita que seja feito um planejamento que passe para o próximo exercício. ademais o planejamento estratégico é de longo prazo, o que torna a SEGUNDA INCORRETA.

  • Peçam comentário do professor

  • Penso que a II é a única correta, pois o OBZ busca verificar do zero as despesas e não simplesmente ir incrementando. Deve ter uma razão de existir para cada despesa.

  • I. Embora o orçamento público seja um instrumento de administração, ele não auxilia o gestor no controle das despesas. 

    II. O estabelecimento de um planejamento estratégico é um dos objetivos do orçamento base zero. 

    1. O processo do orçamento de base zero concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades, o que requer que cada administrador justifique seu orçamento proposto em detalhe e cada quantia a ser gasta, aumentando a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos.

    III. O orçamento base zero impossibilita o planejamento orçamentário para o próximo exercício.

    1. No orçamento de base zero são confrontados os novos programas pretendidos com os programas em execução, sua continuidade e suas alterações. Isso faz com que os gerentes de todos os níveis avaliem melhor as prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderação de custos e benefícios, a fim de que ocorra uma aplicação eficiente das dotações em suas atividades.

    Gab.b

    Fonte ;estratégia..

  • Questão sobre tipos/técnicas orçamentárias.

    Os métodos de elaboração orçamentária compreendem um conjunto de teorias, características e classificações próprias, que classificam o orçamento público de determinado período.

    O orçamento público passa ao decorrer dos anos por um contínuo processo de reforma, com efeitos importantes nas práticas e processos, começando pelo antigo orçamento tradicional, um mero instrumento de controle político, até o moderno orçamento programa, instrumento de administração e planejamento.  

    Dica! Esses são os dois tipos de orçamento mais cobrados em prova, mas existem diversos outros métodos. Uma das técnicas mais utilizadas no setor privado é o orçamento base zero, que também é utilizado em algumas entidades públicas, com adaptações.

    O orçamento base zero se contrapõe ao orçamento incremental. No primeiro, existe a necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário. No segundo existe maior facilidade de elaboração através de ajustes marginais nas receitas e despesas é característica do orçamento incremental (ou inercial).

    Nesse contexto, a doutrina¹ específica alguns objetivos do orçamento base zero. Vou transcrever aqui todo o trecho, pois o examinador retirou de um autor específico os pontos da questão:

    “De acordo com João Batista Fortes de Souza Pires (1998), a principal característica do orçamento base zero é a avaliação dos resultados alcançados. Ainda segundo esse autor, os objetivos do orçamento base zero são:

    Planejamento orçamentário para o exercício seguinte;
    Obediência ao princípio da Economicidade;
    Planejamento estratégico para identificar as reais necessidades financeiras;
    Acompanhamento sistemático dos programas; e
    Planejamento estruturado a longo prazo."

    Feita a revisão, já podemos analisar cada alternativa:

    I. Errado, o orçamento público é um instrumento de administração, bem como auxilia o gestor no controle das despesas. Essa é uma das principais funcionalidades de qualquer tipo de orçamento, comparar o que é gasto com o orçado inicialmente.

    II. Certo, como vimos, um dos objetivos do orçamento base zero é o planejamento estratégico para identificar as reais necessidades financeiras da organização. Como os gestores são obrigados a justificar todos os gastos a cada novo ciclo orçamentário, as necessidades da organização são evidenciadas nesse processo, o que facilita a tomada de decisão estratégica em relação à alocação dos recursos.

    III. Errado, um dos objetivos do orçamento base zero é justamente concretizar o planejamento orçamentário para o exercício seguinte. O que ele não se propõe a fazer é viabilizar o planejamento orçamentário para vários ciclos futuros (exercícios financeiros subsequentes), pois a cada novo ciclo o orçamento deve começar "do zero", ou seja, todos os programas devem ser rediscutidos.

    Apenas uma afirmativa (II) está correta. 


    Fonte:
    ¹ Nascimento, Edson Ronaldo. Gestão Pública 3ª ed. – São Paulo: Saraiva 2014.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • I- E - O orçamento base-zero auxilia os gestores; as prioridades são classificadas em ordem de importância e busca a maximização da eficiência na alocação dos recursos públicos.

    II- E - planejamento orçamentário.

    III -O orçamento base zero impossibilita o planejamento orçamentário para o próximo exercício.

    -porque a cada novo exercício é realizada a programação pormenorizada dos gastos, de forma justificada e detalhada.


ID
4980949
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No orçamento base-zero, devem existir direitos adquiridos sobre todas as verbas autorizadas em exercícios anteriores.
II. O orçamento é uma peça autorizativa com a qual o recebimento dos recursos financeiros e a realização dos gastos previstos são impugnados.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • mapas mentais para concursos :https://memoravelpconcursos.blogspot.com/

  • Orçamento é uma peça contábil

  • Gabarito: D

  • No orçamento base zero não há direitos adquiridos sobre verbas......

    o orçamento é peça contábil

  • Pessoal cuidado ...

    ORÇAMENTO AUTORIZATIVO OU IMPOSITIVO: No Brasil, considera-se o orçamento de natureza autorizativa, cuja função é permitir a realização das despesas públicas, sem, contudo, obrigar a Administração Pública. Se a receita é incerta (apenas estimada) como pode a despesa pública ser obrigatória.

    https://vilacaneto.jusbrasil.com.br/artigos/405044067/o-orcamento-publico-analise-geral-e-leis-orcamentarias#:~:text=OR%C3%87AMENTO%20AUTORIZATIVO%20OU%20IMPOSITIVO%3A%20No,a%20despesa%20p%C3%BAblica%20ser%20obrigat%C3%B3ria.

    O orçamento consiste num instrumento público de planejamento do Estado que permite o estabelecimento da previsão de suas receitas e a fixação das suas despesas para um determinado período de tempo. Mas o orçamento não apresenta somente um aspecto contábil, ele não pode ser visto apenas sob seu ângulo financeiro. Ele é, na verdade, um quadro orgânico da Economia Político. Ele apresenta os seguintes aspectos:

    Político: Faz funcionar os Três Poderes, assegurando-lhe recursos para que cumpram suas finalidades. Esse é o aspecto que exterioriza as ideologias dos partidos que estão nos poderes, já que eles definirão metas e prioridades de acordo com seus objetivos - programa de governo. Expõe as políticas públicas estatais, que envolvem, sobretudo, decisões de interesse coletivo, contemplando as pretensões e as necessidades de cada um dos três poderes.

    Econômico: Aqui, verifica-se que o equilíbrio que deve imperar entre receitas e despesas, dando a justa medida da ponderação das forças em jogo. Definido por regras econômicas e pelo mercado. O orçamento deve atender as conjunturas econômicas, buscando uma planificação, tendo uma economia nem deficitária nem superavitária. Este aspecto demonstra a dimensão financeira das atividades estatais.

    Técnica Orçamentária ou Técnico: Ressalta o aspecto contábil. Alinham-se os princípios orçamentários com a técnica de elaboração da peça. Apesar de seguir rígidas regras contábeis, ele deve permitir fácil compreensão para o cidadão.

    Jurídico: Apresenta esse aspecto por se materializar através de três leis: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual.

    O orçamento não é mera peça financeira, nem apenas simples plano de governo, mas representa compromisso político de cumprimento de promessas sérias levadas ao povo.

    https://vilacaneto.jusbrasil.com.br/artigos/405044067/o-orcamento-publico-analise-geral-e-leis-orcamentarias

    O erro da questao nao está em dizer que o orcamento é uma peça autorizativa portanto.

    Acredito que o erro seja em dizer que os gastos sao previstos quando na verdade eles sao fixados, quem é prevista é a receita. Porém quanto a parte de impugnacao nao sei dizer, estou pesquisando aqui , mas nao encontrei nada , alguem pode ajudar?

    Qquer erro por favor me avisem !

    Bons estudos!

  • O orçamento base-zero pressupõe um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental após cada ciclo orçamentário, de modo que não haja direitos adquiridos sobre o montante dos gastos do exercício anterior.

    O orçamento de base zero – OBZ consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. Nesse tipo de abordagem, na fase de elaboração da proposta orçamentária, haverá um questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/bolsonaro-presidente-o-orcamento-sera-base-zero-o-que-e-isso-e-como-cai-em-provas/

    Questao similar Q949583


ID
4980952
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da Lei nº 286/2014, do município de Palestina – AL, ampliar e aperfeiçoar os serviços públicos prestados diretamente pela municipalidade é um dos objetivos da Administração Pública Municipal.
II. O conceito de receita corrente líquida refere-se ao somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos os valores previstos em lei.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4980955
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A documentação de auditoria, também denominada papéis de trabalho, compreende todos os documentos e anotações que registram as evidências dos trabalhos executados pelo auditor e fundamentam sua opinião e comentários.
II. Registrar os procedimentos de trabalho realizados pelo auditor e seus resultados, omitindo se foram executados conforme o planejado, é um dos objetivos da documentação de auditoria.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • Em nenhuma parte da norma fala sobre fundamentar comentários. opinião do auditor sobre as demonstrações sim. Mas, comentários não tem nada a ver. As duas estão incorretas


ID
4980958
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Dissimular os níveis de confiança depositados nos sistemas de controles internos é um dos objetivos da documentação de auditoria.
II. À luz da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, constitui ato de improbidade administrativa realizar operação financeira com a observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia suficiente ou idônea.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Ambas falsas

  • Se no Qc tivesse filtro para excluir determinada banca, certamente eu excluiria essa...

    Banca horrível da peste :(


ID
4980961
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem os órgãos e entidades auditados.
II. O orçamento base zero não deve obedecer ao princípio da economicidade.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Vamos analisar a questão.

    A questão pede o conhecimento do assunto ESPÉCIES DE ORÇAMENTO, especificamente sobre Orçamento Base-Zero e, também, das Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI), desenvolvidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), especificamente da Auditoria de Conformidade.

    Seguem comentários de cada afirmativa:


    I. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem os órgãos e entidades auditados.


    VERDADEIRA. De acordo com a ISSAI-400 (Princípios Fundamentais de Auditoria de Conformidade), item 12: “auditoria de conformidade é a avaliação independente para determinar se um dado objeto está em conformidade com normas aplicáveis identificadas como critérios. As auditorias de conformidade são realizadas para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada".


    Então, a alternativa ESTÁ de acordo com a norma.


    II. O orçamento base zero não deve obedecer ao princípio da economicidade.


    FALSA. Orçamento Base Zero ou por Estratégia tem como característica a não existência de direitos adquiridos da unidade orçamentária em relação às verbas autorizadas no orçamento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolverá no exercício corrente.

    Faz um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental. Nessa técnica, não há compromisso (direitos adquiridos) como o montante dos dispêndios ou com o nível de atividade do exercício anterior. Ao contrário do orçamento tradicional que já parte de uma determinada base orçamentária, acrescentando apenas uma projeção da inflação, o orçamento base zero, como o próprio nome indica, exige que o administrador, a cada novo exercício, justifique detalhadamente os recursos solicitados. Faz uma revisão crítica dos gastos.
     
    De acordo com o Tesouro Nacional, Orçamento Base-Zero é a abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

    A Economicidade representa a análise do mérito, para verificar se o órgão procedeu, na aplicação de despesa pública, de modo mais econômico, atendendo, por exemplo, uma adequada relação custo-benefício, sem comprometer o padrão da qualidade.


    Então, o Orçamento Base Zero deve obedecer ao princípio da economicidade, tornando a afirmativa INCORRETA.


    Portanto, a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.



    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
4980964
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da Lei nº 286/2014, do município de Palestina - AL, assegurar o cumprimento dos programas, projetos e atividades a cargo da municipalidade é um dos objetivos da Administração Pública Municipal.
II. Considera-se desnecessária e de caráter descontinuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a três exercícios consecutivos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LC 101 - LRF    

     Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.


ID
4980967
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A receita representa aumentos da situação líquida patrimonial durante o exercício financeiro que podem ser entradas de recursos, redução de ativos ou aumento de passivos.
II. O orçamento público é uma prévia autorização do Legislativo para que se bloqueiem receitas e despesas de um ente público, desassociado de qualquer período de tempo.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Erro do item I:

    A receita representa aumentos da situação líquida patrimonial durante o exercício financeiro que podem ser entradas de recursos, redução de ativos ou aumento de passivos.

    O correto seria dizer aumento de ativos (meios de rendimentos) e redução de passivos (despesas feitas).

  • Trata-se do conceito de receita patrimonial e da função do orçamento público.

    O item I está INCORRETO. Ao contrário da afirmação, a receita (aumento na situação líquida) pode ocorrer sob a forma de entrada de recursos ou do aumento de ativos ou redução de passivos.

    O item II está INCORRETO. Ao contrário da afirmação, o orçamento público é uma prévia autorização do Legislativo para que se estimem receitas e fixem despesas de um ente público, geralmente, associado a um exercício financeiro (Princípio da Anualidade).

    Por fim, as duas afirmativas são falsas.

    Gabarito: Letra D.


ID
4980970
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A auditoria financeira visa a determinar se a informação financeira de órgãos e entidades é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro, sendo desconsiderado qualquer marco regulatório relacionado ao tema.
II. À luz da Lei nº 286/2014, do município de Palestina - AL, cumprir as leis e os regulamentos em vigor no município é um dos objetivos da Administração Pública Municipal.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


ID
4980973
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A auditoria concomitante representa um conjunto de atividades que podem ser realizadas por contadores, auditores ou controladores com o objetivo de ocultar as informações referentes ao patrimônio de uma entidade pública ou mesmo de camuflar as movimentações financeiras no âmbito dessa organização.
II. À luz da Lei nº 286/2014, do município de Palestina - AL, coordenar e integrar todas as ações desenvolvidas por seus diversos órgãos, direcionando-os para o bem-estar coletivo, é um dos objetivos da Administração Pública Municipal.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


ID
4980976
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, constitui ato de improbidade administrativa negar-se a receber para si dinheiro a título de gratificação, de quem tenha interesse direto na ação decorrente das atribuições do agente público.
II. Auditorias programadas são aquelas não previstas no plano de auditorias aprovado para a instituição.
III. A auditoria financeira visa a determinar se a informação financeira de órgãos e entidades é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro, sendo desconsiderado qualquer marco regulatório relacionado ao tema.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Todas erradas!


ID
4980979
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Qualquer benefício ou serviço relativo à seguridade social poderá ser majorado ou estendido mesmo sem a indicação da fonte de custeio total.
II. A receita representa aumentos da situação líquida patrimonial durante o exercício financeiro que podem ser entradas de recursos, redução de ativos ou aumento de passivos.
III. Constituem requisitos acessórios da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e inócua arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Qualquer benefício ou serviço relativo à seguridade social poderá ser majorado ou estendido mesmo sem a indicação da fonte de custeio total. ERRADA

    Art. 24. Nenhum benefício ou serviço relativo à seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a indicação da fonte de custeio total. (Lei Complementar Nº 101)

    II. A receita representa aumentos da situação líquida patrimonial durante o exercício financeiro que podem ser entradas de recursos, redução de ativos ou aumento de passivos. ERRADA

    Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio. (CPC 00)

    III. Constituem requisitos acessórios da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e inócua arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação. ERRADA

    Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação. (Lei Complementar Nº 101)

    Gabarito : A

  •  Trata-se do reconhecimento de receita e requistos da LRF.

    O item I está INCORRETO. É necessário indicação de fonte. Segundo o art. art. 24 da LRF, "Nenhum benefício ou serviço relativo à seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a indicação da fonte de custeio total, nos termos do § 5o do art. 195 da Constituição, atendidas ainda as exigências do art. 17". 

    O item II está INCORRETO. Ao contrário da afirmação, a receita pode ocorrer sob a forma de entrada de recursos ou do aumento de ativos ou redução de passivos.

    O item III está INCORRETO. Refere-se a requisito essencial, e não acessório.  Segundo o art. art. 11 da LRF, "Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação".

    Por fim, nenhuma afirmativa está correta.

    Gabarito: Letra A.

  • LETRA A

    O item I está INCORRETO. É necessário indicação de fonte. Segundo o art. art. 24 da LRF, "Nenhum benefício ou serviço relativo à seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a indicação da fonte de custeio total, nos termos do § 5o do art. 195 da Constituição, atendidas ainda as exigências do art. 17". 

    O item II está INCORRETO. Ao contrário da afirmação, a receita pode ocorrer sob a forma de entrada de recursos ou do aumento de ativos ou redução de passivos.

    O item III está INCORRETO. Refere-se a requisito essencial, e não acessório.  Segundo o art. art. 11 da LRF, "Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação".


ID
4980982
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da Lei nº 286/2014, do município de Palestina – AL, promover o desenvolvimento municipal de forma harmônica, reduzindo as desigualdades regionais, é um dos objetivos da Administração Pública Municipal.
II. À luz da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, não constitui ato de improbidade administrativa receber dinheiro para facilitar a incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens integrantes do acervo patrimonial de entidades públicas.
III. O orçamento público não possui relação com o controle dos recursos com os quais a sociedade terá que contribuir para manter em funcionamento os serviços públicos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B. Apenas a primeira está correta.
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão interdisciplinar sobre tópicos de direito financeiro e direito administrativo.

    Atenção! Essa banca tem a característica quase que singular de elaborar questões interdisciplinares. Por isso, iremos analisar uma a uma trazendo as disposições pertinentes em cada caso. 

    Vejamos cada afirmativa:

    I. Certo, esse é um dos objetivos da administração pública do município de Palestina, conforme lei local (Lei n.º 286/2014):

    II. Errado, constitui ato de improbidade administrativo que causa prejuízo ao erário, segundo a Lei n.º 8.429/92:

    "Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    I - facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei."

    III. Errado, segundo a doutrina, o orçamento público possui relação direta com o controle dos recursos com os quais a sociedade terá que contribuir para manter em funcionamento os serviços públicos. Veja a lição de Giacomoni¹:

    "A função principal do Orçamento é o controle dos recursos que a sociedade terá que contribuir para manter em funcionamento os serviços públicos necessários ao atendimento das necessidades econômicas e sociais da população, bem como da aplicação desses recursos por parte do Estado (FORTES, 2011, p.76)."

    Apenas uma afirmativa está correta (I).


    Fonte:
    ¹GIACOMONI, James. Orçamento Público. 15ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
4980985
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O orçamento é uma peça autorizativa com a qual o recebimento dos recursos financeiros e a realização dos gastos previstos são impugnados.
II. A auditoria concomitante é aquela efetuada antes de uma situação/ato, precedendo a sua realização. Pode ocorrer, por exemplo, na fiscalização da execução de um contrato a ser realizado.
III. A documentação de auditoria deve obedecer às técnicas de auditoria governamental e registrar as informações obtidas e os exames, as análises e as avaliações efetuadas, disfarçando as bases das constatações do auditor, suas conclusões, opiniões e recomendações.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra

    Nenhuma das afirmações está correta.


ID
4980988
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, as previsões de receita, observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.
II. Dissimular os níveis de confiança depositada no sistema de controles internos é um dos objetivos da documentação de auditoria.
III. O orçamento público não permite verificar a real situação econômica do Estado, também não evidencia os seus gastos com a saúde, educação, saneamento ou obras públicas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    I. À luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, as previsões de receita, observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas. CORRETA

    Art. 12 LRF

    II. Dissimular os níveis de confiança depositada no sistema de controles internos é um dos objetivos da documentação de auditoria. INCORRETA

    Não achei na LRF.

    Mas com certeza não seria dissimular.

    Dissimular → ocultar, abafar, calar, camuflar, cobrir, disfarçar, eclipsar

    III. O orçamento público não permite verificar a real situação econômica do Estado, também não evidencia os seus gastos com a saúde, educação, saneamento ou obras públicas. INCORRETA

    Não achei na LRF.

    Mas com certeza seria permitir verificar...

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB


ID
4980991
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O objeto de uma auditoria operacional compreende, entre outros elementos, as ações, programas e projetos de governo do poder judiciário, exclusivamente.
II. O balanço patrimonial não pode ser considerado uma demonstração contábil.
III. Garantir o planejamento estruturado a longo prazo não é um dos objetivos do orçamento base zero.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa A.

    I. Qualquer tipo de organização, não apenas no poder judiciário.

    https://portaldeauditoria.com.br/objetivos-e-finalidades-da-auditoria-operacional/

    II. Balanço patrimonial é uma demonstração contábil.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanço_patrimonial

    III. Orçamento base zero pode ser usado para o planejamento de longo prazo (assim como o orçamento tradicional).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Orçamento_base_zero

  • Orçamento Base Zero é Longo Prazo? alguém me explica?


ID
4980994
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Para cercar completamente um imóvel localizado em um terreno com largura igual a 259 metros e comprimento igual a 297 metros, será necessária uma cerca com comprimento superior a 1.089 metros e inferior a 1.176 metros.
II. Se uma piscina tem formato retangular e possui dimensões iguais a 130m, 20m, e 6m, então o seu volume será maior que 15.350 m³ e inferior a 15.935 m³.
III. Uma empresa precisa distribuir 3 camisas brancas para cada um dos seus 237 funcionários. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que essa empresa precisará de mais de 723 camisas e menos de 738 camisas para cumprir com a sua meta.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4980997
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Hellen adquiriu um empréstimo no valor de R$ 6.200,00. Após 1 mês, foi necessário pagar juros de 3,5% sobre o valor do empréstimo. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que Hellen pagou um valor superior a R$ 207,50 e inferior a R$ 219,25 em juros no 1º mês.
II. Alice adquiriu um empréstimo no valor de R$ 2.000. Após 1 mês, foi necessário pagar juros de 5,7% sobre o valor do empréstimo. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que Alice pagou mais de R$ 92 e menos de R$ 98 em juros no 1º mês.
III. Alice abasteceu sua moto com R$ 39,00 de gasolina. Sabendo que ela só possuía moedas de 10 centavos para pagar, pode-se dizer que Alice utilizou mais de 352 moedas para pagar pelo combustível.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Somente os itens I e III estão corretos.

    3,5% de R$ 6.200,00 é R$ 117,00, portanto dentro do estabelecido pela questão.

    Se o valor abastecido foi R$ 39,00 então ela terá que usar mais de 350 moedas de 10 centavos, ou seja, 390 moedas de 10 centavos.

  • GABARITO: B

    Somente os itens I e III estão corretos.

    Item I = 3,5% de R$ 6.200,00 é R$ 217,00, portanto acima dos 207 e abaixo de 219 como afirma o item I - CORRETA

    Cálculo é 6200 * 0,035 = 217,00

    Item II = 5,7% de R$ 2000

    Cálculo = 0,057 * 2000 = 114,00 - a questão afirma que que Alice pagou mais de R$ 92 e menos de R$ 98 em juros no 1º mês - ERRADA

    Item III - Se o valor abastecido foi R$ 39,00 então ela terá que usar 390 moedas de 10 centavos. Ou seja, mais de 350 moedas - item está CORRETO


ID
4981000
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Um produto é vendido à vista por R$ 1.800,00 ou então com R$ 400,00 de entrada mais uma parcela de R$ 1.500,00 após 1 mês. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, podemos afirmar que a taxa mensal de juros do financiamento é superior a 5% e inferior a 6%.
II. A raiz quadrada de 119.025 é um número maior que 347 e menor que 352.
III. Há 2 meses, o peso de Luana era de 83 kg. Há 1 mês, seu peso era de 84 kg. Atualmente, seu peso é 86 kg. Assim, é correto afirmar que seu peso médio, no período considerado, é superior a 82,4 kg e inferior a 85,6 kg.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Apenas o item I está correto.

    Visto que o valor inicial era R$ 1.800,00 e foi para R$ 1.900,00 com o acréscimo, então a taxa de juros ficou em torno de 5,6% a.m.

  • Gabarito errado, o correto é letra C pois há duas afirmativas corretas

  • Vejo a I e III como corretas!

    I dá 5,555% ao mês

    III a média dá 84 , superior a 82,4 kg e inferior a 85,6 kg

    Alguém fez de outra forma e pode ajudar ?

    Pesquisei esse gabarito em outras questões e está como B mesmo !

  • Um produto é vendido à vista por R$ 1.800,00 ou então com R$ 400,00 de entrada mais uma parcela de R$ 1.500,00 após 1 mês. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, podemos afirmar que a taxa mensal de juros do financiamento é superior a 5% e inferior a 6%. 

    Se o valor do produto é 1800 a vista e a cliente deu 400,00 então faltou pagar 1400 do capital. Sobre esse valor a loja cobrou juros de 100,00 totalizando 1500,00 após 1 mês.

    Fórmula: taxa de juros = juros / capital x tempo

    tx = 100 / 1400.1

    tx = 100/1400

    tx = 0,0714

    0,0714 x 100 = 7,14 % - Gab: ERRADA

    II. A raiz quadrada de 119.025 é um número maior que 347 e menor que 352. 

    Para descobrir a raiz quadrada é necessário decompor o número em fatores primos.

    119.025 = Raiz quadrada de 5.2.23 = 345

    345*345 = 119.025

    OBS: Haja tempo para fazer essa conta no dia da prova. Gab: ERRADA

    III. Há 2 meses, o peso de Luana era de 83 kg. Há 1 mês, seu peso era de 84 kg. Atualmente, seu peso é 86 kg. Assim, é correto afirmar que seu peso médio, no período considerado, é superior a 82,4 kg e inferior a 85,6 kg

    83+84+86 = 253

    253/3 = 84,33 Gab. Correto.

    Alternativa B


ID
4981003
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Juliana realizou o pagamento antecipado de uma dívida com valor de R$ 7.657,00 e recebeu um desconto equivalente a 39,7%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor efetivamente pago por Juliana foi superior a R$ 3.008,45 e inferior a R$ 3.977,12.
II. Olivia leu um manuscrito em 25 dias, lendo 80 páginas por dia. Se tivesse lido 16 páginas por dia, ela teria concluído a leitura desse manuscrito em um período superior a 102 dias e inferior a 109 dias.
III. Considere os seguintes dados referentes aos gastos com energia elétrica de uma residência nos 5 últimos meses: R$ 112,50, no mês 1; R$ 98,30, no mês 2; R$ 101,20, no mês 3; R$ 88,40, no mês 4; R$ 93,60, no mês 5. Assim, com base nos dados apresentados, é correto afirmar que o valor médio dos gastos com energia elétrica, no período considerado, é superior a R$ 97,30 e inferior a R$ 99,40.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Apenas o item III está correto, visto que a média de R$ 494,00 é R$ 98,80.

  • I - 7657,00 - 39,7% ?

    1 (sempre como referencial) - 39,70 (desconto dado) Para descobrir taxa= 60,3 / 100 = 0,603

    Agora basta multiplicar a taxa pelo valor 7657,00 para descobrir o valor pago com o desconto. = 7657,00 x 0,603 = 4.617,171... , Logo o valor que ela pagou foi 4.617,17

    II- Utilizei um equação simples :

    25 (dias) x 80 (pg por dia) = 2000 (qt de pg lidas)

    Substituir: x (dias que queremos saber) x 16 (questão dá) = 2000

    X.16=2000

    16X=2000

    X= 2000/16 = 125 DIAS

    III- Somar todos os valores e dividir por 5. Encontra-se a média = 98,8 (ÚNICA CORRETA)

  • III - Somar tudo e dividir por 5;

    Média: 98,8 .

    Gabarito: B


ID
4981006
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Um veículo consumiu 42,7 litros de combustível para percorrer a distância de 512 km. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, em média, esse veículo consegue percorrer mais de 11,7 km com 1 litro de combustível.
II. Há 2 meses, o peso de Rochelle era de 108 kg. Há 1 mês, seu peso era de 112 kg. Atualmente, seu peso é 116 kg. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que seu peso médio, no período considerado, está compreendido no intervalo entre 113 kg e 116 kg.
III. Dulci abasteceu sua moto com R$ 33,00 de combustível. Sabendo que ela só possuía moedas de 25 centavos para pagar, pode-se dizer que Dulci utilizou mais de 138 moedas e menos de 147 moedas para pagar pelo combustível.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Um veículo consumiu 42,7 litros de combustível para percorrer a distância de 512 km. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, em média, esse veículo consegue percorrer mais de 11,7 km com 1 litro de combustível. 

    R: 512/42,7 = 11,99 - CORRETO

    como fazer conta de dividido quando o divisor tem vírgula?? Corte a vírgula do divisor e inclua um zero no dividendo.

    fica 5120/427 = 11,99

    II. Há 2 meses, o peso de Rochelle era de 108 kg. Há 1 mês, seu peso era de 112 kg. Atualmente, seu peso é 116 kg. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que seu peso médio, no período considerado, está compreendido no intervalo entre 113 kg e 116 kg. 

    R: 108 + 112 + 116 = 336

    336 / 3 = 112 KG - ERRADA

    III. Dulci abasteceu sua moto com R$ 33,00 de combustível. Sabendo que ela só possuía moedas de 25 centavos para pagar, pode-se dizer que Dulci utilizou mais de 138 moedas e menos de 147 moedas para pagar pelo combustível.

    R: Sabe-se que 1 real é = a 4 moedas de 0,25 centavos.

    Logo 33 x 4 = 132 moedas; ERRADA

    GAB: B


ID
4981009
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INDESEJÁVEL

Para este indecoroso pecado recôndito
Placebo milagroso não encontro
De almíscar é tua fragrância
Blasfêmia, serias tu a segunda, a outra, meu outro?
Em teus braços, encanto encontro solene
A todos jamais nos mostraremos Ilícito,
interdito, irrefreado. 
(Autor (a) anônimo (a))

Com base no texto 'INDESEJÁVEL', leia as afirmativas a seguir:
I. Para o eu poético, o amor e o relacionamento que pode concretizar com sua amada são antagônicos. Enquanto aquele remete à ideia de lucidez, este é lícito.
II. Existe, no poema, uma associação que faz o relacionamento ser um pecado tão grave que não apresenta solução.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4981012
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INDESEJÁVEL

Para este indecoroso pecado recôndito
Placebo milagroso não encontro
De almíscar é tua fragrância
Blasfêmia, serias tu a segunda, a outra, meu outro?
Em teus braços, encanto encontro solene
A todos jamais nos mostraremos Ilícito,
interdito, irrefreado. 
(Autor (a) anônimo (a))

Com base no texto 'INDESEJÁVEL', leia as afirmativas a seguir:
I. As palavras do eu poético sugerem que, apesar de existir uma relação paradoxal entre os amados, há uma permissividade interna, já que o amor deles é irrefreado.
II. Apesar de, nos quatro primeiros versos, o eu poético se encontrar em conflito com o relacionamento, ele reconhece o conforto oferecido pela amada no trecho “Em teus braços, encanto encontro solene”.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4981015
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INDESEJÁVEL

Para este indecoroso pecado recôndito
Placebo milagroso não encontro
De almíscar é tua fragrância
Blasfêmia, serias tu a segunda, a outra, meu outro?
Em teus braços, encanto encontro solene
A todos jamais nos mostraremos Ilícito,
interdito, irrefreado. 
(Autor (a) anônimo (a))

Com base no texto 'INDESEJÁVEL', leia as afirmativas a seguir:
I. Há um conflito de emoções explicitado pelo “eu”, que ora condena a amada à condição de ser o próprio pecado, ora acredita na materialização da transgressão.
II. O eu lírico sugere que a amada é a personificação do pecado (blasfêmia), mas deseja tornar público o relacionamento que tem com ela.
Marque a alternativa CORRETA

Alternativas

ID
4981018
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INDESEJÁVEL

Para este indecoroso pecado recôndito
Placebo milagroso não encontro
De almíscar é tua fragrância
Blasfêmia, serias tu a segunda, a outra, meu outro?
Em teus braços, encanto encontro solene
A todos jamais nos mostraremos Ilícito,
interdito, irrefreado. 
(Autor (a) anônimo (a))

Com base no texto 'INDESEJÁVEL', leia as afirmativas a seguir:
I. Há um desalento por parte do eu poético que não encontra solução para o seu problema, que é a relação proibida com sua amada.
II. A amada a quem se dirige o “eu” chega a receber um chamamento que a coloca numa condição de herege. É como se o “eu” retirasse parte de sua culpa por estar na relação.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4981021
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INDESEJÁVEL

Para este indecoroso pecado recôndito
Placebo milagroso não encontro
De almíscar é tua fragrância
Blasfêmia, serias tu a segunda, a outra, meu outro?
Em teus braços, encanto encontro solene
A todos jamais nos mostraremos Ilícito,
interdito, irrefreado. 
(Autor (a) anônimo (a))

Com base no texto 'INDESEJÁVEL', leia as afirmativas a seguir:
I. O eu poético invoca um amor inacessível, cuja manifestação se dá apenas em sua própria consciência.
II. O eu poético parece experimentar uma relação desaprovada e chega a associá-la à palavra “pecado”, como um evento que acontece às escondidas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas