- ID
 - 91981
 - Banca
 - FCC
 - Órgão
 - TCM-PA
 - Ano
 - 2010
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Financeiro
 - Assuntos
 
A despesa obrigatória de caráter continuado
A despesa obrigatória de caráter continuado
Acerca do que disciplina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF),
julgue os itens seguintes. 
Considera-se despesa obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
Com relação a despesas e receitas públicas, julgue os itens de
Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, de medida provisória ou de ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
Em relação às despesas, assinale a afirmativa incorreta.
Em relação às despesas, assinale a afirmativa incorreta.
Quanto à despesa obrigatória de caráter continuado, é INCORRETO afirmar:
A respeito das normas de controle da gestão pública instituídas
pela Lei Complementar n.º 101/2000 - Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF) -, julgue os itens de 55 a 62. 
O demonstrativo das medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado não acompanha o projeto de lei orçamentária em obediência ao princípio da exclusividade, que restringe o conteúdo da lei orçamentária à previsão da receita e à fixação da despesa.
A respeito das normas de controle da gestão pública instituídas
pela Lei Complementar n.º 101/2000 - Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF) -, julgue os itens de 55 a 62. 
Se um município pretende aumentar o número de crianças atendidas pelo programa de merenda escolar, deve fazê-lo somente depois de cumpridas as exigências para a criação ou expansão de despesas obrigatórias de caráter continuado.
A repartição dos limites globais com despesa com pessoal pelos Estados NÃO poderá exceder, respectivamente,
A despesa obrigatória de caráter continuado conceitua-se legalmente como despesa
Com base nos fundamentos do direito administrativo, julgue o
próximo item. 
Considera-se obrigatória e de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LCF n.º 101/00) 
Com  relação  à  despesa  pública,  analise  as  afirmativas  a  seguir:  
I.  Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa  corrente  derivada  de  lei,  medida  provisória  ou  ato  administrativo normativo que  fixe para o ente a obrigação  legal  de  sua  execução  por  um  período  superior  a  dois  exercícios.  
II.  Não é considerada aumento de despesa a prorrogação da  despesa criada de acordo com as  regras da LC 101/2000,  ainda que por prazo determinado.  
III.  A  criação,  expansão  ou  aperfeiçoamento  de  ação  governamental  que  acarrete  aumento  da  despesa  serão  acompanhados, entre outras exigências, pela estimativa do  impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva  entrar em vigor e nos dois subsequentes.  
Assinale:
 
Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.  
I.  Considera-se  obrigatória  de  caráter  continuado  a  despesa  corrente  derivada  de  lei,  medida  provisória  ou  ato  administrativo  normativo  que  fixem  para  o  ente  a  obrigação  legal  de  sua  execução por um período superior a dois exercícios.  
II.  A despesa  total  com pessoal  será apurada  somando-se a  realizada no mês em  referência com as  dos onze imediatamente anteriores e encontra limites na Lei de Responsabilidade Fiscal.  
III. A despesa  total com pessoal dos Estados e do Distrito Federal não poderá exceder a 50% de sua  receita corrente líquida.  
Nos termos da Lei Complementar n° 101/2000 (LRF), despesa obrigatória de caráter  continuado é:
 
Com relação aos limites, vedações e obrigações instituídos pela Lei
de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens que se seguem.
 
Se uma lei municipal determinar, por exemplo, a construção de um hospital público por período superior a dois exercícios financeiros, então as despesas correspondentes a essa obra devem ser consideradas obrigatórias de caráter continuado.
 
Despesa pública obrigatória de caráter continuado
 
O demonstrativo da estimativa e a compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado devem compor, entre outros elementos, o Anexo de Metas Fiscais do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.
 
De  acordo  com  a  Lei  de  Responsabilidade  Fiscal,  considera-se  obrigatória  de  caráter  continuado  a  despesa corrente derivada de lei, medida provisória  ou  ato  administrativo  normativo  que  fixem  para  o  ente  a  obrigação  legal  de  sua  execução  por  um  período superior a 
 
De acordo com o que determina a Lei Complementar no 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), é correto afirmar:
 
Despesa Obrigatória de Caráter Continuado é toda despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo e que gera obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
 
Quanto à responsabilidade na gestão fiscal, marque a alternativa incorreta:
 
Segundo legislação específica, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente que decorra :
 
No que diz respeito ao direito financeiro e tributário, julgue os itens
que se seguem. Nesse sentido, considere que as siglas ICMS, IPI
e LRF, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, a
imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e
sobre prestação de serviços de transporte interestadual e
intermunicipal e comunicação, imposto sobre produtos
industrializados e Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
Despesa obrigatória de caráter continuado é a despesa corrente oriunda de lei, de medida provisória ou de ato administrativo normativo que fixe para o ente estatal a obrigação legal de executá-la por um período superior a dois exercícios.
 
A respeito das normas concernentes ao orçamento público e à Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens a seguir.
 
Somente no caso de despesa obrigatória de caráter continuado, é facultada a declaração do ordenador da despesa decorrente de ação governamental que acarrete aumento de despesa de que o aumento é orçamentária e financeiramente adequado em relação à lei orçamentária anual e compatível com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias (LDO).
 
Com  base  na  Lei  de  Responsabilidade  Fiscal (Lei Complementar nº  101, de  4 de maio de  2000), assinale a alternativa INCORRETA:
 
À luz da LRF, assinale a opção correta relativamente aos limites para a realização de despesas públicas.
A despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios, nos termos da Lei Complementar 101/00, é considerada
Sobre as despesas públicas, é correto afirmar:
14. Conforme previsto na Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2.000, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo, que fxe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a:
Em conformidade com a Lei Complementar nº 101/00,  analisar os itens abaixo:
I  -  A  Lei  de  Diretrizes  Orçamentárias  conterá  Anexo  de  Riscos  Fiscais,  no  qual  serão  avaliados  os  passivos  contingentes  e  outros  riscos  capazes  de  afetar  as  contas  públicas,  informando  as  providências  a  serem  tomadas, caso se concretizem.  
II  -  É  vedado  consignar  na  lei  orçamentária  crédito  com  finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.  
III  -  Considera-se  obrigatória  de  caráter  continuado  a  despesa corrente derivada de  lei, medida provisória ou  ato  administrativo  normativo  que  fixem  para  o  ente  a  obrigação  legal  de  sua  execução  por  um  período  superior a dois exercícios.
 IV - O Poder Executivo da União promoverá, até o dia 30  de  junho,  a  consolidação,  nacional  e  por  esfera  de  governo, das  contas dos entes da Federação  relativas  ao exercício anterior, e a sua divulgação,  inclusive por  meio eletrônico de acesso público. 
Estão CORRETOS:  
Conforme previsto na Lei Complementar n o 101, de 4 de maio de 2.000, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo, que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a:
Analise  as  assertivas  e  assinale  a  alternativa  que  aponta as corretas.
I.  Constituem  requisitos  essenciais  da  responsabilidade  na  gestão  fiscal  a  instituição, previsão e efetiva arrecadação de  todos  os  tributos  da  competência  constitucional do ente da Federação.
II.  A  criação,  expansão ou  aperfeiçoamento de  ação  governamental  que  acarrete  aumento  da  despesa  será  acompanhado  de:  estimativa  do  impacto  orçamentário- financeiro  no  exercício  em  que  deva  entrar  em  vigor  e  nos  dois  subseqüentes;  declaração do ordenador da despesa de que  o  aumento  tem  adequação  orçamentária  e  financeira  com  a  lei  orçamentária  anual  e  compatibilidade  com  o  plano  plurianual  e  com a lei de diretrizes orçamentárias. 
III.  Considera-se  obrigatória  de  caráter  continuado  a  despesa  corrente  derivada  de  lei, medida  provisória  ou  ato  administrativo  normativo que fixem para o ente a obrigação  legal  de  sua  execução  por  um  período  superior a um exercício.    
IV.  Os valores dos contratos de terceirização de  mão-de-obra  que  se  referem  à  substituição  de  servidores  e  empregados  públicos  não  serão  contabilizados  como  "Outras  Despesas de Pessoal".  
Com relação às despesas públicas e consoante às previsões da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), assinale a assertiva INCORRETA.
Em relação as despesas com saúde previstas na Constituição Federal, pode-se afirmar:
Sobre a despesa obrigatória de carater continuado prevista no art. 17 e paragrafos da Lei de Responsabilidade Fiscal, e correto afirmar:
Conforme previsto na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2.000, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo, que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a:
Qual das afirmações está em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal?
De acordo com a Lei Complementar n° 101/00, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios. Para fins da referida lei, a prorrogação de despesa criada por prazo determinado considera-se
A Lei de Responsabilidade Fiscal, no Capítulo IV Da despesa obrigatória de caráter continuado, em seu Art.17, considera que despesa corrente derivada de Lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
Com base no exposto, assinale a alternativa que NÃO é correta.
Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal e às demais regras relacionadas à despesa e à receita públicas, julgue o item.
O ato que provocar aumento de gastos com o serviço da
dívida pública pode entrar em vigor sem demonstrar a
origem dos recursos para seu custeio.
Analise as afirmativas a seguir sobre a elaboração de projeto de lei orçamentária anual, consoante aos dispositivos da Lei Complementar Nº 101/2000.
I. Será acompanhado das medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado.
II. Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
III. Conterá Anexo de Riscos Fiscais, no qual serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
A partir dessa análise, estão CORRETAS as afirmativas:
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a
A Lei da Responsabilidade Fiscal dispõe que
Analise as afirmativas a seguir:
I. Salvo mediante lei específica, não podem ser utilizados recursos públicos, inclusive de operações de crédito, para socorrer instituições do Sistema Financeiro Nacional, ainda que mediante a concessão de empréstimos de recuperação ou financiamentos para mudança de controle acionário, conforme determina o artigo 28 da Lei Complementar nº 101, de 2000.
II. O artigo 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal considera obrigatória e de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois meses.
III. Uma transferência voluntária compreende a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde, conforme definição da Lei Complementar nº 101, de 2000, em seu artigo 25.
Marque a alternativa CORRETA: