SóProvas



Prova AMEOSC - 2018 - Câmara de Descanso - SC - Contador


ID
5237641
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei nº 6.404/76, artigo 187, a demonstração do resultado do exercício discriminará, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Lei 6404/76

    Art. 187. A demonstração do resultado do exercício (DRE) discriminará:

    I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

    II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

    III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

    IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

    V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

    VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

    VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

  • É a DMPL que demonstra a destinação dos dividendos.

    Bons estudos.


ID
5237644
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias o Anexo de Metas Fiscais, sobre o qual é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Conforme LRF art. 4:

    § 1º Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    § 2º O Anexo de Metas Fiscais conterá, ainda:

    • I - avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior;
    • II - demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;
    • III - evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;
    • IV - avaliação da situação financeira e atuarial:
    1. dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;
    2. dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial;
    • V - demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

    § 3º A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

    § 4º A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subsequente


ID
5237647
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando os aspectos referentes aos restos a pagar, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B).

    A) (CORRETO). A afirmação decorre do art. 36, da Lei 4.320/64:

    "Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas e não processadas.".

    B) (ERRADO). Restos a pagar com prescrição interrompida correspondem à despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, MAS AINDA VIGENTE O DIREITO DO CREDOR.

    C) (CORRETO). Trata-se da literalidade do parágrafo único, do art. 39, da Lei 4.320/64:

    "Os empenhos que sorvem a  conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como restos a pagar no último ano de vigência do crédito."

    D) (CORRETO). Trata-se da literalidade do inciso I, do art. 92, da Lei 4.320/64:

    "A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços de dívida ativa"...

  • Gabarito: Letra B

    Complementando:

     Lei 4320/64

    Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

    Qualquer erro, favor informar.

  • Plurienal é a mesma coisa de Plurianual.( Período de 4 anos) O que é: Lei 4320/64 Art. 23. As receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo um triênio.

    Parágrafo único. O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital será anualmente reajustado acrescentando-se-lhe as previsões de mais um ano, de modo a assegurar a projeção contínua dos períodos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os restos a pagar. Neste caso, marquemos a afirmativa incorreta.

    Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

    O seu registro será feito por exercício e credor. Os restos a pagar se subdividem:

    • Restos a pagar processados: despesas empenhadas, liquidadas, mas não pagas. Eles não podem ser cancelados, tendo em vista que o fornecedor de bens/serviços cumpriu com a obrigação de fazer e a Administração não poderá deixar de cumprir com a obrigação de pagar.

    • Restos a pagar não processados: despesas empenhadas, não liquidadas e não pagas. Os empenhos ainda estão em execução, assim, o credor ainda não adquiriu o direito ao recebimento por parte do erário.

    De acordo com o artigo 68 do decreto 9.378/86 com alteração dada pelo decreto 9.428/18, os restos a pagar inscritos em não processados e que não forem liquidados serão bloqueados pela Secretaria do Tesouro Nacional em 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrição, e serão mantidos os referidos saldos em conta contábil específica no SIAFI. Contudo, há as seguintes exceções no § 3º: “Não serão objeto de bloqueio os restos a pagar não processados relativos às despesas:

    • I - Do Ministério da Saúde; ou
    • II - Decorrentes de emendas individuais impositivas discriminadas com identificador de resultado primário 6, cujos empenhos tenham sido emitidos a partir do exercício financeiro de 2016.”

    O Decreto 9428, de 28 de junho de 2018, retirou da ordem jurídica federal o instituto da prescrição sobre os Restos a Pagar Processados e Não Processados. Com o fim do instituto da prescrição, os restos a pagar processados ficam abertos até o efetivo pagamento. Na prática, porém, a prescrição ainda existe, mas deve ser contada da data do ato ou fato do qual se originar.

    No âmbito federal, caso os restos a pagar não processados não sejam liquidados até 30 de junho do segundo ano subsequente ao da inscrição, eles devem, em regra, ser cancelados. Vide as exceções do decreto acima.

    Os empenhos com vigência plurianual, que não forem liquidados, só serão contados como RP no último ano de vigência do crédito. Durante os demais exercícios só serão inscritos em RP os créditos plurianuais liquidados.

    Os recursos obtidos do cancelamento de despesas inscritas em restos a pagar não devem ser reconhecidos como receitas orçamentárias, visto que não se tratam de uma receita nova, mas apenas o restabelecimento de saldo de uma disponibilidade comprometida em exercícios anteriores.

    Se uma despesa for empenhada em um exercício, mas paga somente no exercício seguinte, será contabilizada como pertencente ao exercício em que foi empenhada. Assim, notamos que os restos a pagar serão contabilizados como despesas extraorçamentárias.

    Se a despesa inicialmente fixada na LOA vier a ser inscrita em restos a pagar no fim do exercício, segundo a Lei 4.320/64, art. 103, será necessário computá-la como RP do exercício na receita extraorçamentária do balanço financeiro, para compensar sua inclusão na despesa orçamentária da LOA daquele ano. Na contrapartida, também no balanço financeiro, os restos a pagar, serão classificados como despesas extraorçamentárias quando forem pagos.

    Em relação aos restos a pagar de despesas plurianuais, podemos recorrer à lei n° 4.320/64:-

    • Art. 36. Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

    Isso significa que se houvesse um crédito que fosse destinado a um projeto de 3 anos e ao final do primeiro ano tivesse ocorrido apenas o empenho, ele seria cancelado.

    Para finalizar, tenhamos bem em mente que os restos a pagar com prescrição interrompida serão pagas à conta de Despesas de Exercícios Anteriores. Mas o que são mesmo esses RP com prescrição interrompida? São os RPs cancelados, mas que ainda tem vigente o direito do credor.

    Agora passemos às afirmativas.

    A - correta. Representam as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro.

    B - incorreta. Restos a pagar com prescrição interrompida correspondem à despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada e, consequentemente, perda do direito do credor.

    • como foi destacado no resumo acima, no caso dos restos a pagar com prescrição interrompida, o empenho é cancelado, mas subsiste o direito do credor.

    C - correta. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como restos a pagar no último ano de vigência do crédito.

    D - correta. Os resíduos passivos constituem modalidade de dívida pública flutuante.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: B

  • Importante prestar atenção ao comando da questão. Estamos em busca da alternativa incorreta.

    Vamos lá!

    A) CORRETA. Restos a pagar correspondem às despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas (Lei n.º 4.320/64, art. 36).

    B) INCORRETA. Restos a Pagar com prescrição interrompida correspondem à despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas o direito do credor ainda está vigente.

    C) CORRETA, pois é isso que diz o parágrafo único do art. 36 da Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 36, Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito."

    D) CORRETA, pois, de acordo com o art. 92, da Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;
    II - os serviços da dívida a pagar;
    III - os depósitos;
    IV - os débitos de tesouraria."

    Todos esses são resíduos passivos.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5237650
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando os aspectos orçamentários, analise os itens a seguir:


I - Os orçamentos que, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional, são os orçamentos fiscais e de investimentos das estatais;

II - O plano plurianual compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente;

III - A estrutura da programação orçamentária da despesa, no aspecto qualitativo, compreende a classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional e estrutura programática.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • I - art. 165

    § 4º Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta

    Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e

    apreciados pelo Congresso Nacional.

     § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

            I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público;

            II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente,

    detenha a maioria do capital social com direito a voto;

            III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela

    vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações

    instituídos e mantidos pelo poder público.

    § 7º Os orçamentos previstos no § 5º, I e II,

    deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções

    a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

    II- LDO;

    III-Estrutura de programação de despesa - sentido QUALITATIVO: "(...)sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do Programa e da Ação (...)".

  • Gabarito: B

  • Para responder corretamente ao questionamento, e preciso que tenhamos conhecimentos sobre o orçamento público, seus instrumentos e estrutura. Neste caso, julguemos as afirmativas, marcando a alternativa que contém as corretas ao fim.

    I - correta. Os orçamentos que, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional, são os orçamentos fiscais e de investimentos das estatais;

    II - incorreta.

    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente;

    III - correta. A estrutura da programação orçamentária da despesa, no aspecto qualitativo, compreende a classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional e estrutura programática.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

  • I - Os orçamentos que, compatibilizados com o plano plurianual...

    A palavra orçamento aqui está com o sentido restrito, ou seja, está relacionado com a LOA.

    § 7º Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

  • Vamos analisar cada um dos itens:

    I. Correto. De acordo com a Constituição Federal:

    “§ 7º Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional."

    Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, do artigo 165, são justamente os orçamentos Fiscal (OF) e de Investimento das estatais (OI).

    Cuidado para não cair na pegadinha aqui: você pensa que reduzir desigualdades é uma função muito nobre, por isso deve estar no Orçamento da Seguridade Social (OSS). Mas não! O Orçamento da Seguridade Social (OSS) não tem a função de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional. Quem tem essa função é o OF e o OI.

    II. Incorreto. O plano plurianual (PPA) não estabelece metas e prioridades da administração pública federal. Quem faz isso é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal. Confira na Constituição Federal:

    “Art. 165, § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Art. 165, § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (Redação dada pela Emenda Constitucional n.º 109, de 2021.)"

    III. Correto. Nos termos do Manual Técnico de Orçamento (MTO), o orçamento público está organizado em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas.

    No que diz respeito à classificação qualitativa, o programa de trabalho, que define qualitativamente a programação orçamentária, deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas que caracterizam o ato de orçar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do Programa e da Ação.

    Portanto, apenas os itens I e III estão corretos.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5237653
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação a dívida e ao endividamento na Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    B) Dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    C) Concessão de garantia: compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada;

    D) Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento


ID
5237656
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando a classificação por natureza da despesa, aquela que tem como finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação, eliminando a dupla contagem de recursos transferidos ou descentralizados é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Os 3º e 4º dígitos da classificação por natureza de despesa dizem respeito à modalidade de aplicação da despesa.

    Antes de mais nada, modalidade de aplicação indica se os recursos serão aplicados mediante:

    1. transferência financeira, inclusive a decorrente de descentralização orçamentária para outros níveis de Governo, seus órgãos ou entidades;
    2. diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituições; ou,
    3. diretamente pela unidade detentora do crédito orçamentário, ou por outro órgão ou entidade no âmbito do mesmo nível de Governo.

    Dessa maneira, a modalidade de aplicação objetiva, principalmente, eliminar a dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados

  • Modalidade de Aplicação nº90 DESPESA

    Modalidade de Aplicação nº91 RECEITA

    DEA nº92

  • A questão trata da CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) e, também, a Portaria Interministerial STN/SOF n.º 163/2001 (Port. 163/2001).

    A Port. 163/2001 menciona em seu art. 3, §1º:

    “A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada 'modalidade de aplicação', a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados".

    De acordo com o item 4.2.4.4. Modalidade de Aplicação, da pág. 74 do MCASP:

    “Trata-se de informação gerencial que tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades. Indica se os recursos serão aplicados diretamente pela unidade detentora do crédito ou mediante transferência para entidades públicas ou privadas. A modalidade também permite a eliminação de dupla contagem no orçamento".

    Portanto, a natureza da despesa é complementada pela informação gerencial denominada de Modalidade de Aplicação. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura das mencionadas normas.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5237659
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A execução de despesas orçamentárias se dá em três estágios, conforme a Lei nº 4.320/64, quais sejam: empenho, liquidação e pagamento. Considerando o assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Porém eu entendo que a alternativa D também está correta.

  • D ESTÁ ERRADA POIS ALUGUEIS É EMPENHO GLOBAL!
  • "A execução de despesas orçamentárias..."

    Também entendo a letra D como correta.

    A despesa para pagar a concessionária de água o empenho é o estimativo.

    Na letra B temos uma das etapas da receita.


ID
5237662
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Assinale a alternativa que representa receitas correntes:

Alternativas

ID
5237665
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos, conforme determinações legais ou constitucionais, os valores transferidos aos entes federados, é o conceito da:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado.. sobre o item II o art. 1º da LINDB é norma subsidiária, ou seja, a regra é que o prazo esteja previsto expressamente na lei publicada, conforme art. 8º, LC95/98. Sendo 45 dias apenas quando não estiver expressamente previsto prazo na lei. (Comentário da colega Karolina MN)

  • Gab. B

    LRF

    Art. 2º

    IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

    a) na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na alínea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituição;

    b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;

    c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição.


ID
5237668
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São consideradas dívida pública flutuante, exceto:

Alternativas

ID
5237671
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa apresentou as seguintes informações referentes ao fim do exercício financeiro de 2017, em R$:


- Lucro Líquido do Exercício: 100.000 - Despesas com Depreciação: 10.000

- Aumento da conta empréstimos bancários: 20.000

- Aumento da conta clientes: 15.000

- Aumento da conta nota promissória a pagar: 5.000

- Redução da conta dividendos a pagar: 5.000


Diante das informações acima e com base nas recomendações do CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa, o fluxo de caixa gerado pelas atividades operacionais, em R$, será de:

Alternativas
Comentários
  • - Lucro Líquido do Exercício: 100.000 + Despesas com Depreciação: 10.000 - Aumento da conta clientes: 15.000 =

    = 95.0000

    - Aumento da conta empréstimos bancários: 20.000 financiamento

    - Aumento da conta nota promissória a pagar: 5.000 Financiamento

    - Redução da conta dividendos a pagar: 5.000 Financiamento


ID
5237674
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As receitas financeiras, inclusive as variações cambiais ativas, receitas como os dividendos relativos a investimentos avaliados ao custo, aluguéis e direitos de franquias devem ser apropriados na Demonstração do Valor Adicionado como:

Alternativas
Comentários
  • CPC 09 - Gabarito letra A

    Valor adicionado recebido em transferência

    Resultado de equivalência patrimonial - o resultado da equivalência pode representar receita ou despesa; se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo.

    Receitas financeiras - inclui todas as receitas financeiras, inclusive as variações cambiais ativas, independentemente de sua origem.

    Outras receitas - inclui os dividendos relativos a investimentos avaliados ao custo, aluguéis, direitos de franquia, etc.

  • VA

    Valor adicionado recebido em transferência

    Resultado de equivalência patrimonial

    Receitas financeiras (inclui variações cambiais ativas)

    Outras receitas (inclui dividendos de investimentos avaliados pelo custo, aluguéis, direitos de franquias etc)


ID
5237677
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que contém erro de concordância nominal:

Alternativas
Comentários
  • Todos permaneceram sós na sala de espera.

    "Sós", sinônimo de sozinhos, concorda com o sujeito "todos"

    Salsa, segundo os cozinheiros, é bom para tempero.

    A palavra "salsa" não vem determinada pelo artigo "a", então o verbo n concorda com ela.

    Eles trouxeram as mais geladas cervejas possíveis.

    Ordem direta: Eles trouxeram as cervejas mais geladas possíveis. Quem era mais geladas possíveis? "as cervejas"

    Os filhos eram tal qual o pai.

    A expressão "tal qual" apresenta a forma de plural quando:

    Se o sujeito está no plural, o tal se refere a ele ficando no plural tbm, se o complemento fica no plural, o qual tbm se refere a ele, concordando.

    ex: Os filhos eram tal qual o pai.

    Forma correta: Os filhos eram tais qual o pai.

  • GAB: D

    • Estou tão só sem minha irmã. (adjetivo singular: sozinho)
    • Estamos tão sós sem nossa irmã. (adjetivo plural: sozinhos)
    • Só há uma resposta para essa pergunta. (advérbio: somente)
    • Preferia que me deixassem a sós. (locução adverbial: sem mais companhia)

    Possível

    O(a) Mais ... possível

    Os(as) Mais ... possíveis

    Menos

    Ele concordará com o artigo

    Ex: Ele é o mais esforçado possível.

    Eles são os mais esforçados possíveis.

    Eles são o mais esforçados possível 

    Tal qual

    TAL – CONC. ANAFÓRICA

    QUAL – CONC. CATAFÓRICA

    Ex:

    O filho é tal(Concorda com filho) quais(concorda com os pais)  os pais.

    Os jogadores são tais(concorda com os jogadores) qual(concorda com o treinador) o treinador.

  • "Tal qual" significa "exatamente igual", "sem diferença". A concordância dessas duas palavras deve ser feita com muito cuidado, pois a primeira - tal - concorda com o elemento anterior a ela; a segunda - qual - concorda com o elemento posterior a ela. Então as possíveis concordâncias são:

    Esses meninos são tais quais os pais.

    Esses meninos são tais qual o pai.

    Esse menino é tal quais os pais.

    Esse menino é tal qual o pai....

    - Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/duvidas-de-portugues/esses-meninos-sao-tal-qual-os-pais.htm?cmpid=copiaecola


ID
5237680
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acerca dos encontros vocálicos e consonantais, analise:


I - Dá-se o nome de encontro consonantal à sequência de consoantes num vocábulo, ou seja, a contiguidade de duas ou três consoantes efetivamente pronunciadas;

II - Quando as duas consoantes se encontram em uma mesma sílaba, diz-se que o encontro consonantal é próprio ou perfeito. Quando as consoantes ficam em sílabas diferentes, diz-se que o é um encontro consonantal impróprio ou imperfeito;

III - Encontro vocálico é a sucessão de vogais em um vocábulo – gaiola, Bahia, caule, Uruguai, averiguei. Classificam-se em: ditongo, hiato e tritongo.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Encontro Vocálico = Vogais

    Encontro Consonantal = Consoantes

    Encontro Consonantal = duas consoantes ==>dois sons.

    Dígrafo = duas consoantes ==> um som

    ENCONTRO CONSONANTAL==> (DUAS PALAVRAS) DUAS CONSOANTES, DOIS SONS

    DÍGRAFO ( UMA PALAVRA) DUAS CONSOANTES, UM SOM.

  • Porque o encontro vocálico diz que é encontro de vogais, quando na teoria se diz que é o encontro de uma vogal com uma semi-vogal, no caso de ditongo e tritongo?

  • GAIOLA = GAI-O-LA = HIATO

    BAHIA = BA-HI-A = HIATO

    CAULE = CAU-LE = DITONGO

    URUGAUI = U-RU-GAUI =TRITONGO

    AVERIGUEI = A-VE-RI-GUEI =TRITONGO

  • Pelo que já li, o que da um ditongo é uma vogal e uma semivogal, e tritongo é uma semi, vogal, semi. Por que na questão está escrito que são duas vogais em uma sílaba? Essa porr@ é só pra confundir!!!

  • A questão é de fonologia e quer que identifiquemos as alternativas corretas. Vejamos:

     .

    I - Dá-se o nome de encontro consonantal à sequência de consoantes num vocábulo, ou seja, a contiguidade de duas ou três consoantes efetivamente pronunciadas;

    Certo.

    Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra. Ou seja, é o encontro de duas ou mais consoantes numa palavra, sem existir uma vogal no meio delas. Ex.: brado, creme, plano, regra, ciclo, atleta, atrás, transtorno, psíquico...

    O encontro consonantal pode ocorrer:

    • na mesma sílaba: cli-ma, flo-res, du-plo, bra-do, re-pre-sa, le-tra, czar, pseu-dô-ni-mo... (São encontros consonantais inseparáveis, mais frequentemente formados de consoante + ou r)
    • em sílabas diferentes: ad-ven-to, ob-tu-so, ap-to, pac-to, suc-ção, naf-ta, sub-lo-car...(São encontros consonantais separáveis. Ocorrem sempre no interior das palavras e geralmente são formados de duas consoantes)

     .

    II - Quando as duas consoantes se encontram em uma mesma sílaba, diz-se que o encontro consonantal é próprio ou perfeito. Quando as consoantes ficam em sílabas diferentes, diz-se que é um encontro consonantal impróprio ou imperfeito;

    Certo. Os encontros consonantais inseparáveis são chamados também de próprios ou perfeitos. Já os encontros consonantais separáveis são chamados também de impróprios ou imperfeitos.

     .

    III - Encontro vocálico é a sucessão de vogais em um vocábulo – gaiola, Bahia, caule, Uruguai, averiguei. Classificam-se em: ditongo, hiato e tritongo.

    Certo. Os encontros vocálicos são três: ditongo, tritongo e hiato.

    Ditongo: é a combinação de uma vogal + uma semivogal (V + SV), ou vice-versa (SV + V), na mesma sílaba. Ex.: pai, rei, sou, pão, fui, herói, sério, quando.

    Ditongo crescente: (semivogal + vogal): gênio, pátria, série, quatro, aguentar, quantia, tênue, vácuo etc.

    Ditongo decrescente: (vogal + semivogal): pauta, meu, riu, constitui, dói, ouro, jeito etc.

     . 

    Tritongo: é conjunto semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba. O tritongo pode ser: a) oral: iguais, averiguei, averiguou, delinquiu, sequoia, Uruguai. b) nasal: quão, saguão, saguões, mínguam (mínguão).

     . 

    Hiato: é o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes: Sa-a-ra, fa-ís-ca, po-di-a, sa-ú-de, ci-ú-me, pre-en-cher, cru-el, fre-ar, ju-í-zo, a-or-ta, do-er, vo-o, cre-em, pas-se-e-mos, po-ei-ra, me-ei-ro, fu-i-nha, la-go-a, fri-ís-si-mo.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra D


ID
5237683
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com o emprego do acento grave indicador de crase, analise a regra abaixo e assinale a alternativa que contempla tal regra:


“Recebe acento grave o “a” das locuções adverbiais “à moda de” e “à maneira de”. Frequentemente essas expressões aparecem subentendidas, mas, ainda assim, o acento grave será de rigor sobre o ‘a’.”

Alternativas
Comentários
  • todos apreciam pratos (À JAPONESA) ESSA ESSA EXPRESSÃO ESTÁ subentendido pois á japonesa dá pra trocar por à moda de
  • Todos apreciavam pratos à (maneira) japonesa - termo subentendido

    À medida que estudava, aprendia todos os macetes da Língua Portuguesa - locução conjuntiva

    Ele permaneceu horas e horas à espera de um médico - locução prepositiva

    Andamos várias horas à procura de um local para beber água - locução prepositiva

    GAB A


ID
5237686
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a palavra é acentuada pela seguinte razão: acentuam-se com agudo ou circunflexo se a sílaba for aberta ou fechada respectivamente, os vocábulos paroxítonos terminados em ditongos orais.

Alternativas
Comentários
    • Ditongos orais--> Éus, Éis, Óis
  • neste casa temos uma dupla pronuncia quanto ao som, nos dois casos estao certos

  • Letra B – correta = acentuam-se com agudo ou circunflexo se a sílaba for aberta ou fechada, ditongos orais terminados em éu(s), éi(s), ói(s)

    a) Córtex – paroxítona terminada em X.

    b) CORRETA.

    c) Álbuns - paroxítona terminada em uns

    d) Lápis – paroxítona terminada em s

     

    lembrando que:

    Os ditongos oral aberto perderam acento quando no inicio ou no meio da palavra, a regra sendo valida somente para quando estiverem no final da palavra.

    Ex: ideia, assembleia, boia, plateia

  • A questão quer saber qual assertiva é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo oral. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Córtex⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "X", ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "X". Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, l, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente.

    b) Correta.

    Pusésseis⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "EIS" que por sinal é um ditongo decrescente, pois é formada por vogal "e" + semivogal "i" e o seu som é emitido oralmente pela boca, ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "EIS" (ditongo oral decrescente). Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, l, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente e decrescente.

    c) Incorreta.

    Álbuns⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "UNS", ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "UNS". Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, l, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente.

    d) Incorreta.

    pis⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "IS", ou seja, entra na regra das oxítona terminada com "IS". Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    Gabarito do monitor: B


ID
5237689
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Que felicidade tremenda sentia no peito o nosso personagem.”. A partícula “que” destacada exerce função morfológica de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    O "que" como pronome indefinido       

    • Sempre acompanha substantivo (felicidade é substantivo)
    • Equivale a “quanto”

    Perceba: Que/Quanta felicidade tremenda sentia no peito o nosso personagem

  • Pronome indefinido em gênero (masculino ou feminino), numeral ( singular ou plural), ideia.

    Exemplo: Alguém encontrou vários erros da prova.

  • Não sei se está correta minha dedução, mas fiz dessa forma:

    1 - Que felicidade tremenda sentia no peito o nosso personagem.

    2 - O nosso personagem sentia no peito uma felicidade tremenda.

    Uma é artigo indefinido, então reescrito de forma adequada pode ser trocada por QUE

    Me corrijam, por gentileza, se estiver errado.

  • Que acompanhando substantivo é considerado pron. indefinido.

    Ex: Que lugar bonito.

    Que acompanhando adjetivo ou advérbio é considerado advérbio de intensidade.

    Ex: Que gentil!


ID
5237692
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Placas do MERCOSUL começam a valer em 1º de setembro no Brasil. Primeiro, as placas do novo padrão serão adotadas para os zero quilômetro, em transferências ou em substituição de placas. Veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para mudar.

(Fonte adaptada: g1.com>acesso 07 de março de 2018)


Assinale a alternativa correta em relação a alteração visual das novas placas dos veículos:

Alternativas

ID
5237695
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo a Lei Orgânica de Descanso - SC, a autonomia política, administrativa, legislativa e financeira do Município, se expressa fundamentalmente:


I - Pelas diretrizes orçamentárias e tributárias próprias;

II - Pela eleição direta de seus Vereadores, que constituem o Poder Legislativo Municipal;

III - Pela eleição direta de seu Prefeito e Vice-Prefeito, que constituem o Poder Judiciário Estadual.


Dos itens acima:

Alternativas

ID
5237698
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O maior arquipélago fluvial do mundo fica no Brasil, no leito do Rio Negro, na Região Norte e se chama:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    Você sabia que o maior arquipélagoConjunto de ilhas. fluvial do mundo fica no Brasil? Bem no leito do Rio Negro, na Região Norte. Ele se chama Mariuá e tem 700 ilhas.

  • Brasil, a cada dia me impressionando.