SóProvas



Prova CECIERJ - 2015 - CEDERJ - Vestibular


ID
1747420
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2012, um artigo publicado na revista Nano Letters (DOI: 10.1021/nl3039162) confirmou, por visualização direta, a estrutura de dupla hélice do DNA que havia sido proposta por Watson e Crick em 1953. As duas fitas que compõem a molécula de DNA são ligadas pelas bases complementares de nucleotídeos por:

Alternativas
Comentários
  • alternativa: B

    A molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA) é constituída por duas cadeias ou fitas de nucleotídeos que se mantêm unidas em dupla hélice por pontes de hidrogênio entre as bases dos nucleotídeos. Esses, por sua vez, são compostos por um grupo fosfato, uma molécula de açúcar de cinco carbonos (uma desoxirribose que possui um átomo de hidrogênio no carbono 2’, diferentemente da ribose, componente do RNA, que apresenta uma hidroxila nessa posição) e bases nitrogenadas que podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T).

  • As forças intermoleculares (ou força de Van der Vaals) são as diferentes formas de interação entre moléculas por ligações covalentes. Existem três tipos de forças entre as substâncias formadas por ligações covalentes:
    - dipolo-induzido: força que ocorre entre moléculas apolares com os elétrons distribuídos de forma uniforme na eletrosfera, podendo se acumular em uma região da molécula, criando um polo positivo e um negativo.
    - dipolo-dipolo (ou dipolo permanente): força que ocorre entre moléculas polares, apresentando polos positivo e negativo.
    - ligações de hidrogênio: força que ocorre em moléculas polares, apenas com o hidrogênio ligado diretamente ao flúor, oxigênio e nitrogênio, elementos mais eletronegativos da tabela periódica.
    As ligações por pontes de hidrogênio determinam a forma das proteínas e constituem a força que une as hélices do DNA. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)




    Analisando as alternativas sobre a ligação das bases do DNA:
    a) Forças de Van der Vaals são as forças intermoleculares por ligação covalente. Incorreta.
    b) Pontes de Hidrogênio ocorrem entre hidrogênio e F, O ou N. Correta.
    c) Interações Hidrofóbicas ocorrem entre compostos apolares. Incorreta.
    d) Ligações Covalentes são todas as ligações das forças intermoleculares. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
1747423
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de peixes cartilaginosos ou condrictes o:

Alternativas
Comentários
  • O filo dos cordados está dividido em três subfilos: cefalocordados, urocordados ou tunicados e vertebrados. Todos os cordados possuem, ao menos em sua fase embrionária, um bastão dorsal de sustentação, sistema respiratório derivado da faringe, sistema nervoso tubular e cauda musculosa pós anal. Os vertebrados são divididos em sete superclasses:
    Peixes
    - ágnatos: não possuem mandíbulas, mas sim uma boca circular sugadora. Ex. lampreias.
    - condrictes: animais marinhos com esqueleto de cartilagem calcificada e boca com mandíbula. Ex. tubarão, arraia e quimera.
    - osteíctes: esqueleto predominantemente ósseo e nadadeiras flexíveis. Ex. salmão, sardinha e dourado.
    Tetrápodes
    - anfíbios: pele úmida, sem escama e pouco queratinizada. Ex. sapos, rãs e salamandra.
    - répteis: pele impermeável, com escamas, placas, garras. Ex. cobras, tartarugas e jacarés.
    - aves: pele revestida de pena e membros anteriores formados por asas. Ex. pardais, galinhas e pinguins.
    - mamíferos: animais recobertos de pelo e que apresentam glândula mamária. Ex. ornitorrinco, cão, rato, baleia e homem. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Os peixes cartilaginosos são:
    a) tubarão e a arraia. Correta.
    b) peixe boi e o golfinho (mamíferos). Incorreta.
    c) bonito e a sardinha (peixes ósseos). Incorreta. 
    d) peixe elétrico e a moreia (peixes ósseos). Incorreta. 

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
1747426
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Glicocálice é formado basicamente por glicoproteínas e glicolipídios e está envolvido em importantes funções como a adesão e o reconhecimento celular. As organelas envolvidas na síntese desta estrutura celular são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • • Retículo endoplasmático liso:

    - Síntese de lipídios.

    • Retículo endoplasmático rugoso:

    - Síntese de proteínas.

    • Complexo de Golgi:

    - Síntese de Carboidratos

    (Glicocálix é um carboidrato)

    Conclusão: letra B

  • Todas as células possuem na sua superfície uma película, a membrana plasmática, que tem como funções manter separada do ambiente externo a estrutura organizada de matéria viva e controlar a entrada e saída de substâncias. Fixadas na parte externa da membrana das células animais há glicoproteínas (glicídios ligados a proteínas) e glicolipídios (glicídios ligados a lipídios), e o conjunto de glicoproteínas e glicolipídios forma o glicocálice, estrutura proveniente do Complexo de Golgi que protege a célula contra danos químicos e mecânicos, participa do reconhecimento de uma célula por outra e promove a adesão entre elas. Nas células, há organelas que desempenham funções específicas na célula: 
    - centríolos: participam da formação de cílios e flagelos.
    - ribossomos: realizam a síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos.
    - retículo endoplasmático liso: sintetizam diversos tipos de lipídios e enzimas de desintoxicação.
    - retículo endoplasmático rugoso: produz proteínas para enviar ao Complexo de Golgi.
    - complexo de Golgi: recebe proteínas e lipídios e secreta para outras organelas ou para fora da célula.
    - lisossomos: responsáveis pela digestão intracelular.
    - peroxissomas: iniciam a oxidação de lipídios e oxidam moléculas tóxicas.
    - mitocôndrias: responsáveis pela respiração celular.
    - vacúolos: responsáveis pela regulação osmótica. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) Complexo de Golgi e Mitocôndria (responsável pela respiração celular). Incorreta.
    b) Retículo e Complexo de Golgi. Correta.
    c) Glicossomos (lipídios que se transformam em glicídios nos vegetais) e Lisossomos (responsável pela digestão intracelular). Incorreta.
    d) Retículo e Lisossomo (responsável pela digestão intracelular). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
1747429
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao receber o resultado de um hemograma completo, um rapaz observou que a quantidade de leucócitos estava 14.000, acima dos padrões de referência (4 a 12 mil células por milímetro cúbico de sangue).

Com base neste resultado, pode-se afirma que o rapaz estava,

Alternativas
Comentários
  • LETRA C 

    O aumento do nível de leucócitos no sangue pode indicar a presença de um organismo ou substância estranha que precisa ser combatido e eliminado do corpo para não causar complicações. Quando aparece leucócitos altos no hemograma, ou seja, leucócitos acima de 12000, dizemos que a pessoa está com leucocitose. Leucocitose não é uma doença; é sinal de que o corpo está reagindo contra alguma doença que pode ser uma infecção bacteriana, inflamação, traumatismo, exercícios intensos ou estresse

  • O volume de sangue de um indivíduo é formado por 55% de plasma, líquido amarelado que consiste de água, proteínas e sais minerais e transporta oxigênio, alimento, hormônio e excretas. No plasma se encontram os glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos (hemácias) contém hemoglobina, proteína com ferro responsável pelo transporte de oxigênio. A baixa concentração de hemoglobina caracteriza a anemia. Os glóbulos brancos (leucócitos) são: neutrófilos - englobam e destroem bactérias; eosinófilos - defendem o corpo contra vermes parasitas e agem nas alergias; basófilos - liberam histamina; monócitos - podem transformar-se em macrófagos e fagocitar micro-organismos e células mortas; linfócitos - sistema de defesa do corpo. O número de leucócitos pode aumentar nas infecções ou diminuir em caso de imunossupressão. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    No resultado de leucócitos acima dos padrões de referência:
    a) estaria anêmico se a contagem de glóbulos vermelhos estivesse baixa. Incorreta. 
    b) apenas estaria imunodeprimido se os leucócitos estivessem abaixo dos padrões. Incorreta.
    c) com inflamação. Correta.
    d) com alto volume de sangue (o volume de sangue não altera por conta dos leucócitos). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.

ID
1747432
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A história da araucária ou pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia) pode ter um triste fim com a extinção da espécie em menos de um século de exploração predatória. Atualmente, as florestas de araucária estão reduzidas a aproximadamente 1,2% da área original.

Fonte: http://matadasaraucarias.blogspot.com.br/2010/04/ pinheiros-do-parana-beira-da-extincao.html.

A araucária, por ser uma planta em que a semente fica em estruturas denominadas de megastróbilos, ou pinha, é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • As briófitas não possuem vasos de condução de seiva. Em geral, o corpo desses vegetais não está protegido contra a perda de água, por isso crescem em local úmido e que não há luz direta do sol, onde o risco de desidratação é menor. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, mas não possuem flor e semente. A presença dos vasos condutores permite maior eficiência no transporte de alimento e forma tecidos resistentes, permitindo a essas plantas atingir altura maior que as briófitas e receber mais luminosidade. As gimnospermas possuem sementes descobertas ou expostas, mas não possuem frutos. Essa planta possui folhas longas aciculadas destinadas à fotossíntese e folhas reprodutoras, com sementes em sua superfície. Essas folhas estão reunidas em estruturas chamadas de estróbilos. As angiospermas possuem um vaso onde as sementes se desenvolvem, e apresentam flores e frutos. Elas possuem flores com folhas reprodutoras (carpelos) que se fecham e formam um vaso, onde as sementes se desenvolvem. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) briófitas (germinação por esporos). Incorreta.
    b) pteridófitas (germinação por esporos). Incorreta.
    c) angiosperma (óvulo maduro fecundado, com reserva do endosperma). Incorreta.
    d) gimnosperma (óvulo fecundado envolto por tegumento). Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
1747447
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma pequena lâmpada encontra-se acesa em frente a um espelho plano como ilustram as figuras.

Assinale a alternativa que representa como dois raios de luz incidentes são refletidos no espelho.

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa C o erro está no ângulo das refrações. Cada raio de luz refrata independentemente do outro, logo, por princípios das leis que regem a propagação da luz, cada raio terá seu respectivo ângulo de refração que não serão iguais, como sugere tal alternativa.


ID
1747450
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

                                                            Leia o texto a seguir.
                   
                                                    A REDE URBANA BRASILEIRA

A partir da década de 1940, à medida que a infraestrutura de transportes e comunicações foi se expandindo pelo país, o mercado se unificou e a tendência à concentração urbano-industrial ultrapassou a escala regional, atingindo o país como um todo. Assim, grandes polos industriais da região Sudeste, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a
atrair um enorme contingente de mão de obra das regiões que não acompanharam seu ritmo de crescimento econômico.

SENE, E.; MOREIRA, J. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. 322.

O processo histórico e geográfico descrito acima elevou as duas cidades mencionadas à posição de:

Alternativas

ID
1747459
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

                                                  Leia o texto a seguir.
A diversidade biológica amazônica, que sustenta historicamente a vida dos grupos indígenas e os surtos econômicos extrativistas, foi alçada ao status de biodiversidade das mais ricas do mundo. Entre as múltiplas possibilidades oferecidas pelos recursos naturais regionais, a biodiversidade se configura como a de maior capacidade de gerar riqueza e inclusão social sem destruir a natureza, abrangendo toda a escala regional, inclusive as comunidades que habitam as extensões florestais.

BECKER, B.; STENNER, C. O futuro da Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008, p. 35.

No texto, a biodiversidade amazônica é ressaltada por seu valor:

Alternativas

ID
1747465
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“É certo, senhor, que as comarcas nesses estados e jurisdições se conservam indivisas e, por isso, derivado da boa razão que o costume introduziu, havendo um descoberto, fica este pertencendo àquela jurisdição que primeiro nele exerceu atos possessórios." (Ouvidor daComarca do Rio das Mortes, 1749, apud: Claudia Fonseca. Arraias e Vilas D`el Rei. Belo Horizonte, UFMG, 2011, p. 287).

O processo de regularização da ocupação de terras na América Portuguesa,

Alternativas

ID
1747480
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam A e B dois conjuntos disjuntos, tendo B três elementos. Se o número de subconjuntos de AUB é 128, o número de elementos do conjunto A é:

Alternativas
Comentários
  • Eu fiz da seguinte forma:

    AUB = 128 (subconjuntos)  

    Fórmula do subconjunto: 2^n, onde n é o numero de elementos. Então 2^n = 128 ; n=7 (elementos)

    AUB = A + B - A (intercessão) B => 7 = A - 3 - 0 => A = 4 

    Observação: O numero de elementos do conjunto B é dado e o numero de elementos de intercessão também, quando o problema fala que os dois conjuntos são disjuntos. 

     

     

     

  • 128 => 2²=> 4

    tem que fatorar 128 


ID
1747483
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabendo-se que 2,777...= 2 + 7/10 + 7/10² +...+ 7/10n +...  e   0,111...= 1/10 + 1/10² +...+ 1/10n +... , conclui-se  que (2,777...)0,5 + (0,111...)0,5 é igual a:



Alternativas
Comentários
  • 2,777... = 27-2/9 = 25/9 elevado a 0,5, que é igual a 1/2, = raiz de 25/9 -> 5/3

    0,111... = 1/9 elevado a 0,5, que é igual a 1/2, = raiz de 1/9 -> 1/3

    5/3 + 1/3 = 6/3 = 2.

  • Utilizando os conhecimentos de dizima periodica simples vc resolve facil facil..

    2,7777 .....   27-2\9 =  25\9

    0,1111..... 1-0\9 = 1\9  

    com esses resultados é  so substituir e felicidades!!!

     

     


ID
1747486
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se os números a1 = x, a2 = x + 10,  a3 = x + 40 são termos consecutivos de uma PG, então a soma a1 + a2 + a3 é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Então gente,

    Muito simples!

    Para P.G : (a1/a2) = (a3/a2)

    Substituindo: (x+10/x) = (x+40/x+10)

    Multiplicando cruzado, vai ficar assim:

    (x+10).(x+10) = x.(x+40)

    x² + 20x + 100 = x² + 40x

    20x = 100

    X = 5

    Como ele quer a soma de a1+a2+a3

    Ficará:

    x + x +10+ x + 40

    Substituindo ...

    5+5+10+5+40 = 60

    Letra D.


ID
1747489
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja f: IR → IR uma função. Sabe-se que f(1) = 37 e f (x+1) = 5 f(x) – 3 para todo x real. O valor de f(0) é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Dados:

    f(1) = 37

    f(x + 1) = 5.f(x) - 3

    f(0) = ?

    Resolução:

    f(0) = ?

    f(1) = 37

    Observe que para x = 0, temos f(x) = f(0) e f(x + 1) = f(0 + 1) = f(1). Portanto:

    f(1) = 37 => 5.f(0) - 3 = 37 => 5.f(0) = 37 + 3 => 5.f(0) = 40 => f(0) = 40 / 5 = 8

    ALTERNATIVA B.


ID
1747495
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O balanceamento de equações químicas consiste em igualar o número de elementos do produto com os reagentes. Numa equação química, não podemos deixar de verificar sempre se o número de átomos de cada elemento é o mesmo em ambos os lados da equação, ou seja, se ela está balanceada. Para realizar o balanceamento, é necessário colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Considere a seguinte reação não balanceada:

C3H8O + CrO3 + H2SO4 Cr2(SO4)3 + C3H6O + H2O.

É correto afirmar que os números que tornam esta reação balanceada, no que se refere apenas aos produtos, são:

Alternativas

ID
1747498
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido perclórico (HClO4) é um oxiácido do cloro e é um líquido oleoso incolor solúvel em água. Em concentração superior a 72,0%, tende facilmente a explodir e, por isso, dificilmente é produzido puro. O ácido perclórico, de massa molar 100,5 g, tem densidade de 1,54 g.mL-1 e concentração de 9,20 mol.L-1. A massa percentual (p/p) do ácido perclórico na solução é, nas condições apresentadas, aproximadamente:

Alternativas

ID
1747501
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido metanoico, também conhecido como ácido fórmico, foi obtido há bastante tempo a partir da maceração de formigas. Trata-se de um líquido incolor, de cheiro irritante, que, quando injetado nos tecidos, provoca dor e irritação característica. Sua reação de neutralização total com hidróxido de sódio origina um produto orgânico que pode ser denominado de:

Alternativas

ID
1747504
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Vinagre, o ácido acético comercial (CH3COOH),. é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos, embora seja um composto bastante utilizado no preparo de alimentos. O pH e o grau de ionização (α) de uma solução de CH3COOH 0,10 mol.L-1 à 250C são aproximada e respectivamente:

Dados: Ka (CH3COOH) = 1,8 x 10-5 (250C), log 2 = 0,30 e log 3 = 0,47.

Alternativas

ID
1747507
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As reações de adição são aquelas em que um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona a uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados especialmente nos alcenos e nos alcinos. São caracterizadas pela quebra das ligações duplas e triplas. Uma das principais reações de adição é aquela denominada “adição de HX". Esta reação (hidrohalogenação) é feita adicionando HX (X é o halogênio), por exemplo, nos alcenos.

Considerando a informação, assinale a alternativa que apresenta o produto da reação entre o 2 metil 2 buteno e o HCl:

Alternativas
Comentários
  • Regra de Markovnikov: o H do HCl entra no carbono mais hidrogenado da insaturação.

  • O correto seria o enunciado dar a reação 2-metil but-2-eno, depois disso você reage com o HCl e usa a regra de Markovnikov, vai ficar... http://sketchtoy.com/69996433