SóProvas



Prova CECIERJ - 2016 - CEDERJ - Vestibular - Segundo Semestre


ID
1945177
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No final de 2015, foi confirmada pelo Ministério da Saúde a relação entre um vírus, transmitido por mosquitos, e uma má-formação do cérebro de bebês. Essa doença, que provoca sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas, é causada pelo vírus da

(Adaptado de:http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/ 160127)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

     

    DENGUE

    Doença: Dentre as três, é a mais conhecida e presente no Brasil. O país vive hoje uma epidemia da doença com 367,8 casos para cada 100 mil habitantes registrados até o dia 18 de abril.

    Transmissão: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti

    SintomasFebre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar - até 18/04 foram registrados 229 óbitos.

    Tratamento: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar um médico novamente.

     

    CHIKUNGUNYA

    Doença: Até 18/04 deste ano, foram registrados 1.688 casos de chikungunya. Os primeiros casos “nativos” da doença no Brasil apareceram em setembro do ano passado em Oiapoque, no Amapá. Antes disso, já haviam sido detectados casos de pessoas que contraíram a virose fora do país. A origem do nome chikungunya é africana e significa “aqueles que se dobram”. É uma referência à postura dos doentes, que andam curvados por sentirem dores fortes nas articulações.

    TransmissãoÉ transmitida pelos mosquitos aedes aegypti (presente em áreas urbanas) e aedes albopictus (presente em áreas rurais).

    Sintomas: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.

    Tratamento: Como na dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

     

    ZIKA

    Doença: pode ter sido detectada na Bahia, mas ainda não está confirmada. A suspeita é de que ela tenha sido trazida para o Brasil durante a Copa do Mundo.

    Transmissão:  o aedes aegypti é o vilão da história. Mas também é transmitido pelo aedes albopictus e outros tipos de aedes.

    SintomasO vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.

    Tratamento: Como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS. 

     

    Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/dengue-zika-ou-chikungunya-saiba-finalmente-a-diferenca

  • O Ministério da Saúde concluiu que um vírus que é transmitido por mosquitos, pode provocar uma má formação no cérebro dos bebes. Esse vírus ficou conhecido como zica vírus. Ele é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti (mesmo da dengue e chicungunha) e o Aedes albopictus. Uma gestante sendo picada e contaminada por esse vírus, está relacionada à microcefalia e outras malformações no feto, além de alterações articulares, oculares e outras.
    Alternativa correta: Letra A

ID
1945180
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas. Algumas flores podem apresentar órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, enquanto outras apresentam órgãos reprodutores de apenas um dos sexos. As plantas que apresentam flores de apenas um dos sexos são chamadas de

Alternativas
Comentários
  • As plantas dióicas possuem apenas um sexos em suas flores, as  plantas monóicas apresentam os dois sexos eem suas flores.

    Letra A

  • A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas. Algumas plantas possuem os órgãos reprodutores de ambos os sexos e são chamadas de monoicas. Já as plantas que apresentam órgãos reprodutores de apenas um sexo é chamada de dioicas.
    Alternativa correta: Letra A

     
  • Diocas = ou possuem só gineceu , ou possui só androceu

    Monóclina ou Monoicas = possuem gineceu e androceu na mesma flor

    LETRA A

    APMBB


ID
1945183
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns inseticidas utilizam como alvo a enzima acetilcolinesterase do invertebrado. Mutações pontuais do gene desta enzima estão associadas à resistência de insetos a organofosforados e carbamatos.
(Proc. Natl. Acad. Sci. USA 91, 5922-5926, 1994)

A acetilcolinesterase é uma enzima que quebra a acetilcolina, quando esta é liberada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    ACETILCOLINESTERASE é uma enzima que quebra a acetilcolina, neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável, entre outros, pelos impulsos nervozos. Quando a acetilcolina é liberada na fenda sináptica, imediatamente ela deve ser removida e é justamente aí que entra a ACETILCOLINESTERASE, hidrolizando-a.

     

    Fonte: https://pt.scribd.com/doc/134210605/ACETILCOLINESTERASE-e-uma-enzima-que-quebra-a-acetilcolina

  • "ACETILCOLINESTERASE é uma enzima que quebra a acetilcolinaneurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável, entre outros, pelos impulsos nervozosQuando a acetilcolina é liberada na fenda sináptica, imediatamente ela deve ser removida e é justamente aí que entra a ACETILCOLINESTERASE, hidrolizando-a."

     Letra C

     

  • A acetilcolinesterase é uma enzima que quebra a acetilcolina, um neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável pelos impulsos nervosos. Essa acetilcolinesterase é liberada na fenda sináptica que efetua a hidrólise, quebrando a colinesterase em colina e ácido acético.

    Alternativa correta: Letra C

ID
1945186
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica que vem sendo utilizada em diversos métodos de diagnósticos de doenças provocadas por microrganismo. Esta técnica tem como objetivo identificar

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito: Alternativa  

     

    TÉCNICA PCR (Polymerase Chain Reaction)

     

    Considerada uma técnica de biologia molecular revolucionária, a reação em cadeia da polimerase - PCR permitiu o rápido desenvolvimento do estudo de sequências de ácidos nucléicos (MOLINA et tal, 2004). Desenvolvida por Kary Banks Mullis (prêmio Nobel de química de 1993 pelo desenvolvimento dessa técnica) em abril de 1983, essa técnica de biologia molecular consiste na síntese enzimática de cópias de ácidos nucléicos (COSTA, 2010).

     

    A técnica de PCR promove, por meio de etapas de variação de temperatura, a duplicação de cadeias de DNA in vitro. A reação de amplificação de DNA por PCR envolve o emprego dos quatro nucleotídeos (dNTP’s) do DNA, sequências iniciadoras (primers) e uma DNA polimerase termoestável. Assim, é possível a obtenção de muitas cópias de uma sequência específica de ácido nucléico, a partir de uma fita molde.

     

    O princípio da PCR envolve três etapas básicas de variação de temperatura por ciclo.

    a) Desnaturação da fita molde de DNA - etapa com duração entre 30 s a 1 min a temperatura entre 92 ºC a 96 ºC;

    b) Pareamento de dois iniciadores sintéticos de composições distintas, que funcionam como os iniciadores da reação de polimerização, ligando-se à região complementar da fita de DNA alvo que sofrerá a duplicação. Etapa com duração de 30 s a 1 min a temperatura entre 58 ºC e 65 ºC;

    c) Amplificação por meio da enzima Taq DNA polimerase, das novas fitas de DNA a partir de cada um dos iniciadores, utilizando os quatro dNTP’s como substrato da reação de polimerização. Etapa com duração entre 45 s e 1 min a 72 ºC (COSTA, 2009).

     

    Fonte: http://www.cpgls.pucgoias.edu.br/6mostra/artigos/SAUDE/CLEYTON%20FLORENCIO%20DE%20CAMARGO%20E%20PAULO%20ROBERTO%20QUEIROZ.pdf

  • A PCR é a reação em cadeia da polimerase, utilizamos essa técnica em laboratório para amplificar (multiplicar) um fragmento de DNA. 

    A PCR revolucinou a genética molecular, pois em algumas horas é possível obter uma quantidade bem maior de DNa a partir de uma única molécula. Isso facilita muito as análises posteriores que são feitas para determinar o genótipo de um indivíduo, por exemplo.

     

    Estudar é o melhor caminho!

  • O PCR ou a Reação em Cadeia da Polimerase é uma técnica utilizada para fazer cópias de uma região especifica do DNA. Essas cópias são feitas para que o técnico que esta realizando a prática tenha material suficiente para analisar o DNA de microrganismos que são responsáveis por doenças.

    Alternativa correta: Letra B


ID
1945189
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns seres vivos são eucarióticos, multicelulares e heterótrofos, como

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    As plants são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento através da fotossintese.

    Algumas bactérias també realizam fotossíntese, como as cianobactérias.

  • Dentre toda a gama de seres vivos existentes, temos os que são, conjuntamente eucarióticos (núcleo definido), multicelulares (constituído de mais de 1 célula) e heterótrofos (que não produzem seu próprio alimento), como os mamíferos. Os protozoários e bactérias não são em sua totalidade multicelulares, as plantas não são heterótrofas, restando então, apenas os mamíferos que possuem todas as características citadas.
    Alternativa correta: Letra D
  • Postado, provavelmente em 2013, e não tem um comentário de professor, fod@ né QC?

  • Postado, provavelmente em 2013, e não tem um comentário de professor, fod@ né QC?

  • Postado, provavelmente em 2013, e não tem um comentário de professor, fod@ né QC?

  • Postado, provavelmente em 2013, e não tem um comentário de professor, fod@ né QC?

  • Postado, provavelmente em 2013, e não tem um comentário de professor, fod@ né QC?


ID
1945192
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma pessoa caminha em linha reta na direção sul-norte, com velocidade constante de 2,0m/s por 60s. Ela então vira instantaneamente e retorna na mesma direção, porém, em sentido contrário, percorrendo 30m em 30s.

O módulo da velocidade média dessa pessoa ao longo de todo o seu percurso é

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre velocidade escalar média e MRU (Movimento Retilíneo Uniforme)

     

    É preciso primeiramente definir uma origem e um sentido para a trajetória do movimento. Adotando-se o sul como origem e o deslocamento sul-norte com sentido positivo, temos para o primeiro percurso:

    S = So + v . t

    S - So = 2,0 . 60 = 120 m

     

    No segundo percurso, a pessoa percorreu 30 metros no sentindo contrário, ficando então a 90 metros da origem (120m -30m). Sendo essa, sua posição final em relação a origem.

    Tempo total ao longo do percurso:

    Delta t = 60 + 30 = 90s

     

    Vm = S - So/ Delta t

    Vm = 90 - 0/90 = 1m/s

     

    Na definição de velocidade escalar média, interessa o deslocamento escalar, ou seja, posição final menos a posição inicial. Não se leva em consideração o espaço total percorrido.

  • o carinha andou ate o norte com velocidade 2m/s por 60segundos ,logo :

    VM =S/T  >>> 2 = S/60   >>>> S= 120 metros (ele andou 120metros ate parar)

     

    ai ele voltou 30 metros ou seja -30 metros daquele 120  em 30 segundos

    assim fica: 90metros    30+60 =90 segundos

    vm=s/t >>>> vm= 90/90  >>>> vm = 1m/s  


ID
1945201
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma pessoa, flutuando em uma boia no meio de um lago, percebe que, ao balançar periodicamente o seu pé na água, é capaz de produzir ondas que se propagam na superfície da água com uma velocidade de propagação v e com um comprimento de onda λ. Ao aumentar o ritmo com que ela balança seu pé na água, o que acontece com λ e v?

Alternativas
Comentários
  • Velocidade de propagação depende apenas do meio, logo não se altera.

    A frequência aumenta pois depende da fonte(balançar o pé na água), o comprimento dimui pois: comprimento = velocidade(constante)/frequência(aumenta).


ID
1945204
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Três garrafas de plástico idênticas contêm diferentes quantidades de água a temperaturas distintas. A primeira garrafa contém 100 ml de água, inicialmente a 10 oC; a segunda, 300 ml de água a 20 oC e a terceira, 500 ml de água a 30 oC. Os três recipientes são deixados em cima de uma mesa e, depois de algum tempo, eles atingem o equilíbrio térmico com o meio ambiente a uma temperatura de 40 0C. Sendo Q1 , Q2 e Q3 as respectivas quantidades de calor absorvidas pela água nas três garrafas, a relação entre Q1 , Q2 e Q3 , durante esse processo, é:

Alternativas
Comentários
  •  Q= m٠c٠ΔT  

     

    Garrafa 1: Q=100.1.30    Q=3000

    Garrafa 2: Q=300.1.20    Q=6000         Então, Q2>Q3>Q1 ou Q1<Q3<Q2 (tanto faz, é a mesma coisa)

    Garrafa 3: Q=500.1.10    Q=5000

     

    Onde: Q = quantidade de calor sensível (cal ou J).

              c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C). (o da água todo mundo sabe que é 1 !!!)

             m = massa do corpo (g ou kg).

             ΔT= variação da temperatura em celsius. É só fazer a conta para cada uma! 40º-10º=30º  

                                                                                                                                 40º-20º=20º

                                                                                                                                 40º-30º=10º


ID
1945207
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O mundo dos negócios produz e investe como se a economia mundial fosse um grande mercado; vai além das fronteiras nacionais. Ele se aproveita do progresso tecnológico que reduziu os custos de transportes, das comunicações e multiplicou as redes de informação. A globalização está também vinculada a fenômenos socioculturais que adquirem uma dimensão mundial: a pobreza das massas, os deslocamentos migratórios de uma magnitude sem precedentes ou a degradação do entorno natural.

SERNACLENS, P. Crítica de la globalización. Barcelona: Bellaterra, 2004, p. 7-8.

No texto, a globalização é apresentada como um processo resultante da

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) sofisticação das condições técnicas.

    Bons estudos!

  • Gabarito : C)

    abolição das fronteiras nacionais é consequência da globalização, sofisticação das condições técnicas é o fator que gerou.

    "Ele se aproveita do progresso tecnológico que reduziu os custos de transportes, das comunicações e multiplicou as redes de informação."


ID
1945210
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agropecuária finalizou 2015 ainda com algum fôlego. Segundo o IBGE, é o único setor que, no ano passado, apresentou taxa acumulada positiva. Apesar da baixa participação da agropecuária no PIB, o agronegócio é extremamente relevante para as exportações do Brasil, representando, em 2015, parcela de 46,2% do valor total exportado. Em apenas 14 anos, o setor obteve ganho de cem milhões de toneladas.

ROCHA, D.; LOPES, I. Agronegócio em risco. O Globo. 23 mar. 2016, p. 13. Adaptado.

No período indicado, o avanço do agronegócio decorreu, principalmente, do fator

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: d) elevação do nível de produtividade.

    Bons estudos!


ID
1945216
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os biocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural. Trata-se de uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol, o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros. Atualmente, o Brasil possui uma produção de etanol que supera os 21,5 milhões de barris por ano. As perspectivas, segundo a Agência Internacional de Energia, é que essa produção aumente cerca de 200% até o ano de 2050, o que tornaria o Brasil uma referência internacional em biocombustíveis. As vantagens dos biocombustíveis são várias, mas também podem ser identificadas algumas desvantagens da produção desse tipo de combustível.


Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/ biocombustiveis.htm. Acesso em 24 abr. 2016. Adaptado.

Dentre as desvantagens da produção nacional dos biocombustíveis, identifica-se

Alternativas
Comentários
  • Devastação de áreas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis, ou seja, quanto maior a produção, maior a devastação.


ID
1945222
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para alguns autores, o Absolutismo seria um sistema político ancorado no mercantilismo. Por conseguinte, é correto afirmar que as principais características do mercantilismo são

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) a essencial presença do Estado e o protecionismo alfandegário.

    Bons estudos!

  • Outros pontos importantes a serem considerados sobre o Mercantilismo: incentivo ao desenvolvimento

    manufatureiro, incentivo à construção de embarcações (base para a expansão comercial

    na época), Balança comercial favorável: essa teoria defendia que a soma das transições comerciais de um

    Estado deveria ser positiva, ou seja, o volume de mercadorias vendidas deveria ser superior ao volume

    de mercadorias compradas(exportar > importar).

  • PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MERCANTILISMO

    Forte intervenção do Estado na economia

    Bulionismo--ACUMULAÇÃO DE METAIS PRECIOSOS

    Proteção alfandegária

    Balança comercial favorável

    OBS: É de extrema importância ressaltar que uma das principais causa do inicio da expansão marítima portuguesa foi a busca por metais preciosos. METAIS ESSES QUE POSTERIORMENTE CAUSARAM A REVOLUÇÃO DOS PREÇOS NA EUROPA( AUMENTO EXORBITANTE DA INFLAÇÃO).


ID
1945225
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Guerra Franco-Prussiana foi um conflito ocorrido entre o Império da França e o Reino Prussiano no final do século XIX. Muitos monumentos espalhados pela França homenageiam os mortos dessa guerra. Assinale a opção que melhor identifica a Guerra Franco-Prussiana.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) Correspondeu ao avanço das forças francesas contrárias à unificação alemã.

    Bons estudos!


ID
1945231
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O ideal desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitchek foi consolidado em seu governo num conjunto de metas a serem alcançadas e que se tornou conhecido como Plano de Metas. O axioma “cinquenta anos em cinco”, que caracterizou o Plano de Metas do governo JK, tinha como principal objetivo

Alternativas
Comentários
  • A. superar os obstáculos estruturais da economia brasileira.




ID
1945237
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dentre os quatros números racionais 7/8, 5/4,3/4,1/9,o mais próximo do número 1 é

Alternativas
Comentários
  • Basta dividir realmente os números:

    7/8= 0,87...

    5/4= 1,25

    3/4 = 0,75

    1/9=0,111...

    portanto 0,87 é o número que mais se aproxima do numero pedido pela questão. Gabarito é a alternativa A.


ID
1945240
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam U = {x∈ IR | a x + b = x + 1} e V = { x ∈ IR| a x + b = x – 1}, com a e b constantes reais. Se a = 1 e b = 1, então

Alternativas
Comentários
  • Substituindo os valores de "a" e "b" nos conjuntos "U" e "V", temos:

    = {x∈ IR | x + 1 = x + 1}, que é o próprio conjunto IR;

    V = { x ∈ IR| x + 1 = x – 1}, que é o conjunto vazio ø (não existe número real que, somado uma unidade, seja igual ao mesmo número real diminuindo uma unidade);

    Logo, letra B)


ID
1945246
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A área do triângulo cujos vértices são os pontos P = (–3, – 1), Q = (0, 0) e R = (4, 0) é igual a 

Alternativas
Comentários
  • Por Determinante:

    |x1 y1 1|x1 y1
    |x2 y2 1|x2 y2
    |x3 y3 1|x3 y3

     

    |-3 -1 1| -3 -1
    | 0  0 1|  0  0
    | 4  0 1|  4  0

     

    D= 0+(-4)+0-[0+0+0]
    D=-4

     

    Área = 1/2 * |D| ==> A=1/2 * |-4| ==> /A=2/

     

    Resposta: Letra A


ID
1945252
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Existem quatro números quânticos: número quântico principal; número quântico de momento angular ou azimutal (secundário); número quântico magnético e número quântico de spin. Esses quatro números quânticos, além de se complementarem, nos permitem fazer uma descrição completa dos elétrons nos átomos, pois eles representam o nível principal de energia do elétron, o subnível de energia, a orientação espacial da nuvem eletrônica e a orientação do próprio elétron na nuvem.

Considerando as informações, dentre as seguintes séries de números quânticos abaixo, aquela que descreve corretamente um elétron em um dado átomo é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A: impossível, pois os valores possíveis de l são 0, 1, 2 e 3 (ou s, p, d, f).

     

    Alternativa B: impossível, pois para o valor de l = 2 os valores possíveis de ml são -2, -1, 0, 1 e 2.

     

    Alternativa C: impossível, pois n pode assumir valores de 1 a 7 (ou K, L, M, N, O, P, Q).

     

    Alternativa D: possível.

  • Como descrito no enunciado, existem quatro números quânticos que podem descrever os elétrons nos átomos:


    número quântico principal (n) - especifica o nível de energia ou “camada" que o elétron ocupa:





    número quântico de momento angular ou secundário ou azimutal (l) e número quântico magnético (ml) - o l especifica o subnível de energia em que o elétron está, enquanto o ml especifica a orientação dos orbitais no espaço, regiões em que há maior probabilidade de encontrar o elétron. Cada subnível de energia possui uma determinada quantidade de orbitais, sendo que cada orbital comporta, no máximo, 2 elétrons: 



    número quântico de spin (ms) – especifica a orientação do elétron quanto à sua rotação, podendo ser m= +1/2 ou ms = -1/2. Dessa forma, existem no máximo 2 elétrons em um orbital e cada um apresenta um spin diferente.

    Com base no exposto, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA – n = 4, l = 4, ml = 3, m= + ½
    Com o n = 4, como mostrado na primeira tabela acima, tem-se que esse elétron está no nível de energia N;
    Não existe l = 4, ele só assume valores até 3, como mostrado na segunda tabela acima, pois só existem 4 subníveis de energia (s, p, d e f) e o valor de l começa no 0.
    Dessa forma, essa não é uma descrição correta para um elétron de determinado átomo.

    B) ERRADA – n = 3, l = 2, ml = - 3, ms = - ½
    Com o n = 3, como mostrado na primeira tabela acima, tem-se que esse elétron está no nível de energia M;
    Com o l = 2, como mostrado na segunda tabela acima, esse elétron se encontra no subnível de energia d;
    Com o ml = -3, como mostrado na segunda tabela acima, esse elétron precisaria estar no subnível de energia f e, portanto, não teria como apresentar um l = 2. 
    Logo, essa não é uma descrição correta para um elétron de determinado átomo.

    C) ERRADA – n = 0, l = 0, ml = 0, ms = + ½
    Não existe n = 0, uma vez que os níveis de energia começam em 1, como mostrado na tabela acima. Sendo assim, essa não é uma descrição correta para um elétron de determinado átomo.

    D) CORRETA – n = 3, l = 1, m
    l = 0, m= - ½
    Com o n = 3, como mostrado na primeira tabela acima, tem-se que esse elétron está no nível de energia M;
    Com o l = 1, como mostrado na segunda tabela acima, esse elétron está localizado no subnível de energia p;
    Com o ml = 0, como mostrado na segunda tabela acima, esse elétron se encontra num orbital que pode pertencer a qualquer subnível de energia, mas, como l = 1, ele se encontra num orbital do subnível p;
    Com o ms = -1/2, isso indica apenas o sentido de rotação do elétron, que, de acordo com os outros números quânticos se encontra no nível de energia M e subnível de energia p.
    Portanto, essa alternativa está correta, pois é uma descrição possível para um elétron de determinado átomo.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
1945255
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma amostra de CaCl2 impura foi dissolvida e titulada com solução de AgNO3 :

CaCl2 + 2AgNO→ Ca(NO3 )2 + 2AgCl

Determinou-se que 46.35 mL de uma solução de AgNO3 0.1034 M titulam uma amostra de CaCl2 de massa 0.2843 g.

O percentual de CaCl2 na amostra é

Alternativas
Comentários
  •  Para a resolução desta questão é importante entender como funciona a titulação de uma solução. Na titulação, a concentração de um composto ou solução desconhecidos é determinada por meio de outra solução com concentração conhecida. Observemos os dados fornecidos e a resolução da questão:


    Dados:

    V (AgNO3) = 46,36 mL = 0,0436 L;

    Concentração (AgNO3) = 0,1034 M = 0,1034 mol/L;

    Massa (CaCl2) = 0,2843 g;

    Massa atômica dos elementos (de acordo com a tabela periódica): Ca = 40; Cl = 35,5.


    Resolução:

    No caso do enunciado, uma amostra de CaCl2 foi titulada por AgNO3, promovendo a seguinte reação:


    CaCl2 + 2 AgNO3 → Ca(NO3)2 + 2 AgCl


    1) A partir da concentração da solução de AgNO3 pode-se determinar o número de mols de AgNO3:

    M (AgNO3) = n (AgNO3)/V (AgNO3)

    0,1034 = n (AgNO3)/0,04636

    n (AgNO3) = 0,04636 ∙ 0,1034 ≅ 4,79 ∙ 10-3 mols


    2) Com o número de mols de AgNO3 é possível saber quantos mols de CaCl2 contidos na amostra reagiram com essa quantidade de AgNO3, usando a informação em mols dada pela reação, por regra de três simples:

    2 mols de AgNO3  reagem com 1 mol de CaCl2

       4,79 ∙ 10-3         -----------          X

    X = 4,79 ∙ 10-3/2 ≅ 2,39 ∙ 10-3 mols de CaCl2


    3) Com o valor da massa molar (MM) de CaCl2 é possível saber quantos gramas estão contidos em 1 mol:

    MM (CaCl2) = 40 + 35,5 ∙ 2 = 111 g/mol

    Por regra de 3:

    1 mol de CaCl2  possui  111 g

         2,39 ∙ 10-3    ------    Y

    Y ≅ 0,265 g de CaCl2


    4) Com a quantidade em gramas de CaCl2 é possível saber sua porcentagem na amostra:

    0,2843 g de amostra corresponde a 100%

                0,265             --------------    Z

    Z = 0,265 100/0,2843

    Z 93,3 %


    Portanto, a porcentagem de CaCl2 na amostra é igual a 93,3%.


    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
1945258
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Titularam-se 20.00 mL de uma solução de HCl 0.1000 M com uma solução de NaOH 0.1000 M.

O valor de pH quando o volume titulante adicionado for 1.00% maior do que o volume necessário para que o ponto de equivalência seja alcançado é

Alternativas
Comentários
  • Esta questão envolve conceitos de titulometria. Dessa forma, é importante saber que numa titulação, a concentração de um composto ou solução desconhecidos é determinada por meio de outra solução com concentração conhecida. O ponto de equivalência é o momento em que o titulante (solução de concentração conhecida) reage completamente com o titulado (solução de concentração desconhecida), ou seja, o volume exato do titulante necessário para que a reação aconteça completamente. Com base nesses conceitos, observemos os dados fornecidos e a resolução:

    Dados:
    V (HCl) = 20,00 mL = 0,02 L
    M (HCl) = 0,1 mol/L
    M (NaOH) = 0,1 mol/L

    Resolução:

    Essa questão descreve uma titulação ácido-base em que o HCl é titulado pelo NaOH, em que acontece a seguinte reação:
    NaOH (aq) + HCl (aq) → NaCl (aq) + H2O (l)

    1) Pela reação é possível perceber que 1 mol de NaOH reage com 1 mol de HCl, logo, o número de mols de NaOH e HCl para que a reação aconteça de forma completa são iguais:
    n (NaOH) = n (HCl)
    M (NaOH) ∙ V (NaOH) = M (HCl) ∙ V (HCl)
    Dessa forma:
    0,1 ∙ V (NaOH) = 0,1 ∙ 0,02
    V (NaOH) = 0,02 L

    2) O volume de NaOH necessário para atingir o ponto de equivalência é igual a 0,02 L, entretanto, o enunciado pede o pH quando o volume é 1,00% maior que o necessário para atingir o ponto de equivalência (Vreal (NaOH)). Logo:
    Vreal (NaOH) = 0,02 + 1/100 ∙ 0,02 = 0,0202 L

    3) Como foi utilizado um volume maior que o necessário para atingir o ponto de equivalência, a partir do momento em que esse ponto é alcançado não há mais ácido na solução, pois o HCl reagiu completamente com o NaOH. Dessa forma, o pH é determinado pela concentração de OH- proveniente do NaOH adicionado em excesso:
    n (NaOH) = 0,0202 ∙ 0,1 = 0,00202 mols
    n (HCl) = 0,002 ∙ 0,1 = 0,002 mols

    De acordo com a reação:




    Logo, ao final da titulação há 0,0002 mols de NaOH.

    4) A partir do número de mols final de NaOH é possível calcular a concentração de OH-:
    [OH-] = nfinal (NaOH) / Vtotal = 0,00002/0,0402 ≅ 4,98 x 10-4 mol/L
    pOH = - log [OH-] = -log (4,98 x 10-4) = - [log (4,98) + log (10-4)] = - (0,7 - 4) = 3,30

    5) Por fim, calcula-se o pH:
    pH + pOH = 14
    pH = 14 - 3,3 = 10,70

    Gabarito do professor: Letra C.

    Dica: como é difícil saber o log de números como 4,98 sem o uso da calculadora, é possível supor o valor final do pH pelo log de 10-4, que é igual ao expoente da base 10, - 4. Dessa forma, como o log de 4,98 com certeza é < 1,0, pode-se perceber que o valor do pOH será um pouco menor que 4, e, portanto, o pH será próximo de 10, o que nos leva à alternativa C.

ID
1945261
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando os conceitos de mol e do valor da constante de Avogadro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Verdadeiro, já que o mol é igual para todas as substâncias, é a mesma quantidade de partículas independente da massa.

    seria a mesma analogia da duzia, que pode ser de laranja (12 laranjas) ou de ovo (12 ovos)

    1 mol tem sempre a mesma quantidade de partículas... ( é constante!)

     

    Fonte:

    http://brainly.com.br/tarefa/1070790

     

  • O conceito de mol estabelece um padrão para expressar a quantidade de matéria, como átomos e moléculas. A constante de Avogadro, que vale 6 x 1023, é uma constante física que representa 1 mol de entidades elementares (átomos, moléculas, íons, etc.). Com base nesses conceitos, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA – A constante de Avogadro representa 1 mol de entidades elementares, como o mol. Logo, em um mol de átomos de magnésio há 6 x 1023 átomos de magnésio e em um mol de átomos de sódio há 6 x 1023 átomos de sódio. Portanto, é correto afirmar que um mol de átomos de magnésio contém o mesmo número de átomos que um mol de átomos de sódio. 
     
    B) ERRADA – Como a água é uma molécula composta por átomos de hidrogênio e oxigênio, de fórmula H2O, em 1 mol de água há 6 x 1023 mols de moléculas e não 6 x 1023 átomos.

    C) ERRADA – O padrão de medida atual para a quantidade de matéria é o Carbono-12, já que a massa de seu núcleo pode ser relacionada de forma precisa aos pesos atômicos dos elementos, sendo o isótopo do carbono mais abundante. Além disso, possui a vantagem de ser sólido à temperatura ambiente, o que o torna mais fácil de medir quando comparado ao oxigênio.

    D) ERRADA – Em 1 mol de gás cloro (Cl2) tem-se, a partir da constante de Avogadro, 6 x 1023 moléculas. Logo, para saber quantas moléculas existem em 1,75 mols, basta multiplicar a constante de Avogadro por 1,75: 6 x 1023 x 1,75 = 10,5 x 1023 moléculas de Cl2.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
1945264
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação de combustão de um dos componentes do gás de cozinha, o gás butano, pode ser representada pela seguinte equação química não balanceada: C4 H10(g) + O2(g) → CO2(g) + H2 O(l). Considerando que o volume molar de um gás ideal, nas CNTP é 22.4 L/mol, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 2 C4H10(g) + 13 O2(g) → 8 CO2(g) + 10 H2O(l)

  • Para a resolução dessa questão é importante entender as relações numéricas envolvidas na reação apresentada. Dessa forma, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA – Para saber a quantidade de mols de oxigênio necessária para reagir com 2 mols de C4H10 é preciso primeiramente balancear a equação. Essa equação pode ser balanceada pelo método de tentativas, uma vez que é uma equação simples. Sendo assim, é possível seguir a “regra do macho", que sugere uma ordem a ser seguida no balanceamento, em que se inicia pelo metal, seguido por ametal, carbono, hidrogênio e oxigênio, respectivamente. Logo, iniciando o balanceamento pelo carbono, como são 4 carbonos no reagente (C4H10), basta colocar um 4 na frente do CO2 no produto. Para balancear o hidrogênio, como são 10 no reagente (C4H10), basta colocar um 5 na frente do H2O. Por fim, para balancear o oxigênio, como são 13 no produto, pode-se colocar um 13/2 na frente do O2:

    1 C4H10(g) + 13/2 O2(g) 4 CO2(g) + 5 H2O(l)

    Com as informações em mol obtidas pela equação, sabe-se que 1 mol de C4H10 reage com 13/2 mols de O2. Para saber quantos mols de O2 reagem com 2 mols de C4H10 basta multiplicar 13/2 por 2, que é igual a 13. Logo, a afirmação está correta.

    B) ERRADA – De acordo com a Lei de Proporções Definidas, a relação entre as massas das substâncias presentes na reação é sempre a mesma. Dessa forma, dobrando-se as massas dos gases butano e oxigênio, as massas de COe de água aumentarão duas vezes cada.

    C) ERRADA – De acordo com a equação balanceada mostrada na alternativa A, 1 mol de C4H10 produz 5 mols de H2O. A partir das massas molares (MM) é possível passar essa informação para gramas:
    MM (C4H10) = (4 ∙ 12 + 10 ∙ 1) g = 58 g
    MM (H2O) = (2 ∙ 1 + 16) g = 18 g
    Dessa forma, sabe-se que em 1 mol de C4H10 tem-se 58 g, que, de acordo com a reação, produz 5 mols de H2O, ou, 5 ∙ 18 g = 90 g. Logo, a queima de 58 g de C4H10 produz 90 g de água.

    D) ERRADA – De acordo com a equação balanceada mostrada na alternativa A, 1 mol de C4H10 reage com 13/2 mols de O2. Sabe-se que nas CNTP, em 1 mol de gás ideal há 22,4 L. Como em 1 mol de C4H10 há 58 g, para saber quantos litros de O2 são necessários para reagir com 232 g de C4H10 basta realizar uma regra de três simples:
    58 g de C4H10  reage com  13/2 ∙ 22,4 L de O2
           232           ----------        X
    X = 232 ∙ 13/2 ∙ 22,4/58 = 2 ∙ 13 ∙ 22,4 = 582,4 L de O2.
    Sendo assim, são utilizados 582,4 L de gás oxigênio nas CNTP na queima de 232 g de butano.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
1945267
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

 TEXT 1

  Houston’s Poor Neighborhoods Could Be Prime Zika Real Estate


The World Health Organization (WHO) has warned of the potential for the explosive spread of the Zika virus through the Americas. Margaret Chan, the director of the WHO, advised that the Americas could be hit by 4 million cases of Zika this year. The outbreak of Zika virus now centered in Brazil has been linked to a sudden increase in severe birth defects including microcephaly, babies born with smaller heads and brains. The National Public Radio – USA (NPR) recently reported that other neurological problems, such as babies born blind, may also be linked to Zika. Researchers do not fully understand Zika or have not yet proven causality, but the circumstantial evidence connecting the Zika outbreak to the sudden, large increase in birth defects is very strong.

Reports quoted experts who said that Zika was a low risk to the United States because the U.S. doesn’t have the poverty and high population densities that have caused the explosive spread of Zika in Brazil. However, Dr. Peter Hotez, a tropical disease researcher who lives in Texas, has warned that poverty and high population density makes Houston highly vulnerable to a Zika outbreak. He warned that the whole Mexican Gulf coast is already suffering from increasing levels of tropical diseases spread by mosquitoes, in particular dengue fever. Because Zika virus is related to dengue fever and has the same mosquito vector, the expansion of dengue in the Gulf coast region is a good indicator of the potential spread of Zika virus.

 Adapted from: <http://www.democraticunderground.com/

112796307>

According to TEXT 1, several birth defects may be linked to the Zika virus. These include

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o TEXTO 1, vários defeitos congênitos podem estar ligados ao Zika vírus. Incluindo:
    A) condições cardíacas graves.
    B) apenas cegueira.
    C) apenas microcefalia
    D) microcefalia e cegueira.
    The outbreak of Zika virus now centered in Brazil has been linked to a sudden increase in severe birth defects including microcephaly, babies born with smaller heads and brains. The National Public Radio – USA (NPR) recently reported that other neurological problems, such as babies born blind, may also be linked to Zika.
    Tradução: O surto do zika vírus agora centrado no Brasil tem sido associado a um súbito aumento de defeitos congênitos graves, incluindo microcefalia, bebês nascidos com cabeças e cérebros menores. A National Public Radio - USA (NPR) informou recentemente que outros problemas neurológicos, como bebês nascidos cegos, também podem estar ligados ao Zika.
    Portanto, entre os defeitos congênitos que podem estar ligados ao Zica vírus estão microcefalia e cegueira.
    Gabarito do Professor: D

ID
1945270
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

 TEXT 1

  Houston’s Poor Neighborhoods Could Be Prime Zika Real Estate


The World Health Organization (WHO) has warned of the potential for the explosive spread of the Zika virus through the Americas. Margaret Chan, the director of the WHO, advised that the Americas could be hit by 4 million cases of Zika this year. The outbreak of Zika virus now centered in Brazil has been linked to a sudden increase in severe birth defects including microcephaly, babies born with smaller heads and brains. The National Public Radio – USA (NPR) recently reported that other neurological problems, such as babies born blind, may also be linked to Zika. Researchers do not fully understand Zika or have not yet proven causality, but the circumstantial evidence connecting the Zika outbreak to the sudden, large increase in birth defects is very strong.

Reports quoted experts who said that Zika was a low risk to the United States because the U.S. doesn’t have the poverty and high population densities that have caused the explosive spread of Zika in Brazil. However, Dr. Peter Hotez, a tropical disease researcher who lives in Texas, has warned that poverty and high population density makes Houston highly vulnerable to a Zika outbreak. He warned that the whole Mexican Gulf coast is already suffering from increasing levels of tropical diseases spread by mosquitoes, in particular dengue fever. Because Zika virus is related to dengue fever and has the same mosquito vector, the expansion of dengue in the Gulf coast region is a good indicator of the potential spread of Zika virus.

 Adapted from: <http://www.democraticunderground.com/

112796307>

In TEXT 1, Margareth Chan has called people´s attention

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) to the imminent spread of the Zika virus in the Americas.

    Bons estudos!

  • No TEXTO 1, Margareth Chan chamou a atenção das pessoas
    A) para a importância da Organização Mundial de Saúde.
    B) para a disseminação iminente do vírus Zika nas Américas.
    C) para as investigações conduzidas pela NPR.
    D) para bebês recém nascidos na América Latina.
    The World Health Organization (WHO) has warned of the potential for the explosive spread of the Zika virus through the Americas. Margaret Chan, the director of the WHO, advised that the Americas could be hit by 4 million cases of Zika this year.
    Tradução:A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado para a propagação explosiva do Zika vírus nas Américas. Margaret Chan, diretora da OMS, informou que as Américas poderiam ser atingidas por 4 milhões de casos de Zika este ano.

    No texto 1, Margareth Chan chamou a atenção das pessoas para a disseminação iminente do vírus Zika nas Américas.
    Gabarito do Professor: B


ID
1945276
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 1

Houston’s Poor Neighborhoods Could Be Prime Zika Real Estate


The World Health Organization (WHO) has warned of the potential for the explosive spread of the Zika virus through the Americas. Margaret Chan, the director of the WHO, advised that the Americas could be hit by 4 million cases of Zika this year. The outbreak of Zika virus now centered in Brazil has been linked to a sudden increase in severe birth defects including microcephaly, babies born with smaller heads and brains. The National Public Radio – USA (NPR) recently reported that other neurological problems, such as babies born blind, may also be linked to Zika. Researchers do not fully understand Zika or have not yet proven causality, but the circumstantial evidence connecting the Zika outbreak to the sudden, large increase in birth defects is very strong.

Reports quoted experts who said that Zika was a low risk to the United States because the U.S. doesn’t have the poverty and high population densities that have caused the explosive spread of Zika in Brazil. However, Dr. Peter Hotez, a tropical disease researcher who lives in Texas, has warned that poverty and high population density makes Houston highly vulnerable to a Zika outbreak. He warned that the whole Mexican Gulf coast is already sufferingfrom increasing levels of tropical diseases spread by mosquitoes, in particular dengue fever. Because Zika virus is related to dengue fever and has the same mosquito vector, the expansion of dengue in the Gulf coast region is a good indicator of the potential spread of Zika virus

Adapted from: <http://www.democraticunderground.com/

112796307>

O conector “However”, no segundo parágrafo do TEXTO 1, estabelece uma relação de

Alternativas
Comentários
  • Reports quoted experts who said that Zika was a low risk to the United States because the U.S.  doesn't have the poverty and high population densities that have caused the explosive spread of Zika in Brazil. However, Dr. Peter Hotez, a tropical disease researcher who lives in Texas, has warned that poverty and high population density makes Houston highly vulnerable to a Zika outbreak.

    Tradução: Relatórios apontaram que o Zika era um risco baixo para os Estados Unidos porque os EUA não têm a pobreza e a alta densidade populacional que causaram a propagação explosiva do Zika no Brasil. No entanto, o Dr. Peter Hotez, um pesquisador de doenças tropicais que vive no Texas, alertou que a pobreza e a alta densidade populacional tornam Houston altamente vulnerável a um surto de Zika.
    O conector “However", no segundo parágrafo do TEXTO 1, estabelece uma relação de contraste entre as baixas taxas de pobreza e densidade populacional dos Estados Unidos, de uma maneira geral, e a pobreza e a alta densidade  populacional de Houston, no Texas.
    Gabarito do Professor: C