SóProvas



Prova CEPERJ - 2011 - SEDUC-RJ - Professor - Administração


ID
423625
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acon- tecimentos. Leia atentamente a relação de eventos em Administração apresentada abaixo.
1. expansão do movimento do controle estatístico da qualidade na indústria de guerra
2. aplicação em larga escala de microcomputadores
3. abertura das economias nacionais, enxugamento do Estado e surgimento de mercados globais
4. a riqueza das nações que descreve e advoga o princípio da divisão do trabalho e a especialização dos trabalhadores
A seqüência cronológica correta desses eventos é

Alternativas
Comentários
  • Na sequência de acontecimentos: 4 1 2 e 3


    4-Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações, mais conhecida simplesmente como A Riqueza das Nações, é a obra mais famosa de Adam Smith.
    Publicada no mesmo ano da Declaração de Independência dos Estados Unidos, a obra foi objeto de um sem número de controvérsias, tendo sido lida como uma defesa irrestrita do individualismo e do liberalismo, visão que teria sido sintetizada na metáfora da mão invisível. Esta leitura é hoje em dia objeto de crítica pelos especialistas no pensamento de Adam Smith.


    1-  Com o impacto da produção em massa exigida pela II Guerra Mundial, tornou-se necessário utilizar um método mais rigoroso de controle de qualidade, o qual pode ser identificado como o controle estatístico de processo (SPC, na sigla em inglês). Alguns dos trabalhos pioneiros em SPC são creditados a Walter A. Shewhart do Bell Labs.
    Este sistema ocorreu com a compreensão de que o controle de qualidade não podia ser realizado item por item, mas sim através de amostragem, e deu aos inspetores ferramentas de trabalho tais como estatísticas de amostragem e gráficos de controle. Este tipo de inspeção, todavia, também conduziu à minimização da importância da engenharia da qualidade do produto.

  • (continua)

    2- Ainda mais avançados que os circuitos integrados, eram os circuitos de larga escala (LSI - mil transistores por "chip") e larguíssima escala (VLSI - cem mil transistores por "chip"). O uso desses circuitos na construção de processadores representou outro salto na história dos computadores. Em 1981 nasce o 286 utilizando slots ISA de 16 bits e memórias de 30 pinos. Quatro anos mais tarde era a vez do 386, ainda usando memórias de 30 pinos mas com maior velocidade de processamento. Ao contrário do 286, era possível rodar o Windows 3.11 no 386. Introduziu-se no mercado as placas VGA e suporte a 256 cores. Em 1989, eram lançados os primeiros 486 DX: eles vinham com memórias de 72 pinos (muito mais rápidas que as antigas de 30 pinos) e possuíam slots PCI de 32 bits - o que representava o dobro da velocidade dos slots ISA. Os três últimos computadores citados popularizaram tanto o uso dessas máquinas que foi cunhado o conceito de "PC", ou "Personal Computer" (Computador Pessoal em português).


    3- No final da década de 90 (século XX) , Theodore Levitt já escrevia em seu livro The Marketing Imagination: Uma única força poderosa impele atualmente o mundo a um único ponto convergente, e essa força é a tecnologia. Ela proletarizou comunicações, transportes e viagens, tornando-os baratos e acessíveis, nos lugares mais isolados do mundo e às multidões empobrecidas. Subitamente, nenhum lugar, ninguém, se acha isolado das fascinantes atrações da modernidade. Quase todas as pessoas em todos os lugares querem as coisas que ouviram, viram ou experimentaram, através dos novos veículos tecnológicos que estimulam suas vontades e desejos. E isso os impele cada vez mais para um ponto comum global, dessa forma homogeneizando os mercados em todos os lugares.
    O que escreve Levitt é o surgimento de mercados globais para produtos/serviços. É fácil imaginar, também, que para que isso aconteça é necessário o estabelecimento de um padrão mundial comum. Sobre este padrão é que falaremos em nosso trabalho.

ID
423628
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os autores Fayol, Follett e Barnard foram os principais personagens a enfatizar os aspectos:

Alternativas
Comentários
  • Se Taylor é o pai da produção em série e do conceito de indústria, Fayol é o pai da administração, enfocando a estrutura das instituições de produção e a idéia de departamentalização e gerência. O mapa abaixo traduz a idéia da escola clássica da administração. Clique para ampliar.

     

     
       Gabarito- C
  • Augusto,

    Obrigado pela excelente explicação e pelo mapa mental, ajudou muito.
  •  Não entendo porque não poderia ser o item B-definição de autoridade e estrutura das organizações, não lembro a quem ele se refere, mas mesmo com o mapa mental, não ficou claro, autoridade e estrutura não tem a ver com Fayol (Abordagem Clássica da Administração)?
  • Será que alguém pode tirar essa dúvida. Fayol lista 14 princípios administrativos na qual se encontra a Autoridade. então a Letra "B" não estaria tb correta. Obg.
  • Fayol trabalhou as funções da Administração - Teoria clássica ou Gestão administrativa.
    Follet e Barnad foram precursores do movimento das relações humanas. Essa escola aborda o poder dos líderes informais dentro da organização, diz também que o comportamento do grupo é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança.
  •  Valeu Augusto pelo mapa. Alguém teria o mapa das outras teorias? Abraço.
  • Entendi a questão da autoridade mais vinculado a Teoria da Burocracia.

  • Não consigo ver o mapa..quem tem? parece ter facilitado muito o entendimento da maioria.

  • A pior coisa que os administradores do qc fizeram foi eliminar a visualização de imagens nos comentários :(

  • Não consegui ver este mapa :/

  • c- definição de administração e o papel dos gerentes (Fayol, Follett e Barnard) - CERTO

    Complementando: Fayol ( Adminstração= PO3C); Follett ( Administração= focava suas pesquisas no ser individual e seu comportamento no grupo através da coordenação, seja ela pelo contato direto, processo do planejamento, pelos relacionamentos e como um processo contínuo); Barnard ( Administração=destacou-se por classificar a teoria das Relações Humanas nas Organizações como deslocamento da análise da organização formal para a informal- O foco é o homem como ser psicologico e social na organização)



    a- Aministração científica e burocracia (TAYLOR/ WEBER)

    b- definição de autoridade e estrutura das organizações(FAYOL)

    d-qualidade total e produção enxuta (KAIZEN/ KABAN = JUST IN TIME)

    e-organização racional do trabalho e engenharia da eficiência (Taylorismo ou Administração científica)

  • A explicação da professora é muito meia-boca...


ID
423631
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em administração, pode-se identificar pelo menos três tipos de sistemas organizacionais no ambiente empresarial: o social, o estrutural e o tecnológico. A alternativa que apresenta um componente de cada sistema, na ordem apresentada acima, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    De cara, dava pra matar as letras B, C e D, pois o examinador queria na seguinte ordem: social, estrutural e tecnológica.

    Social: grupos informais e cultura (A e E); estrutural: normas; e conhecimento: tecnológico.
  • Letra E


ID
423634
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ambiente empresarial pode ser composto pelo ambiente imediato e pelo macroambiente. A alternativa que apresenta apenas elementos do ambiente imediato é:

Alternativas
Comentários
  • Ambiente geral (macroambiente) e ambiente de tarefas (imediato).
                       O ambiente geral (macro ambiente) é constituído de um conjunto amplo e complexo de variáveis externas que envolve e influencia difusamente todas as empresas. Não é uma entidade concreta com a qual a empresa possa interagir diretamente, mas um conjunto difuso de condições genéricas e externas às empresas e que contribui de um modo geral para tudo aquilo que ocorre dentro de cada empresa, para as estratégias adotadas e para as conseqüências das ações empresariais. O ambiente geral é constituído das seguintes variáveis: tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas e ecológicas.

  •                Já o ambiente de tarefa( imediato), que é o meio ambiente específico da empresa, corresponde ao segmento do ambiente geral mais imediato e próximo da empresa. É constituído pelas variáveis, como outras empresas, instituições, grupos e indivíduos com os quais uma determinada empresa mantém interface e entra em interação direta para poder operar. É o contexto ambiental mais próximo da empresa e que lhe fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. As principais variáveis são: consumidores ou usuários, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores.  O ambiente de tarefa é a onde a empresa atua com mais influência, pois é nele que estão inseridas as variáveis, como os consumidores, fornecedores, bem como os concorrentes, tríade essa muito estudada e analisada na tomada de decisões: o que produzir, como produzir, para quem produzir são apenas algumas indagações que surgem quando se analisa essa parte do ambiente de vital importância para a sobrevivência do empreendimento.



    até mais!

    ;)

  • percebo que:

    AMBIENTE GERAL (MACROAMBIENTE) = AMBIENTE CONTEXTUAL (em alguns livros)

    AMBIENTE DE TAREFAS (IMEDIATO) = AMBIENTE OPERACIONAL (em alguns livros)


ID
423637
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O tipo de administração definido como “uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre diversos aspectos da administração das organizações” é a administração”:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

                          A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.

                         Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.

                        Administar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.

                        No modelo participativo, predominam a liderença, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.

  • Ela consiste na participação dos funcionários nas decisões o que gera aumento na qualidade das decisões, a visível melhora no clima organizacional, ajuda a desenvolver todo o potencial de seus colaboradores, assim tornando as organizações mais competitivas. Ser participativo não consiste somente em permitir que seus funcionários participem das decisões, mas também, seus clientes, usuários e fornecedores.


ID
423640
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística compõe-se de dois subsistemas de atividades: administração de materiais e distribuição física. A atividade que não pode ser considerada logística é:

Alternativas
Comentários
  • Analisando o mapa abaixo, note que nas atividades básicas, a única não contemplada como missão da logística é a de recursos humanos, esta de responsábilidade da gestão de pessoas. Clique no mapa abaixo para ampliar. Gabarito- B

     

     
  • Compras possui a competência de assegurar o bom andamento da logística de entrega da mercadoria comprada.


ID
423643
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

As informações básicas sobre as dimensões e a distribuição no tempo da demanda dos produtos acabados são classificadas em quantitativas e qualitativas. A alternativa que apresenta uma informação qualitativa é:

Alternativas
Comentários
  • A previsão deve sempre ser considerada como hipótese mais provável dos resultados. Asinformações básicas que permitem decidir quais serão as dimensões e a distribuição no tempo dademanda dos produtos acabados podem ser classificadas em duas categorias: quantitativas e qualitativas.

    a) Quantitativas
    * Evolução das vendas no passado;

    *Variáveis cuja evolução e explicação estão ligadas diretamente às vendas. Por exemplo: criação evendas de produtos infantis, área licenciada de construções e vendas futuras de materiais de construção;

    *Variáveis de fácil previsão, relativamente ligadas às vendas (populações, renda, PNB); eInfluência da propaganda.

    b) Qualitativas

    Opinião dos gerentes;

    Opinião dos vendedores;

    Opinião dos compradores;

    Pesquisa de mercado.

    Gabarito - D
  • As informações básicas sobre as dimensões e a distribuição no tempo da demanda dos produtos acabados podem ser classificadas em duas categorias:quantitativas e qualitativas.

    a)Quantitativas
    • evolução das vendas no passado;
    • variáveis cuja evolução e explicação estão ligadas diretamente às vendas. Por exemplo: criação e vendas de produtos infantis, área licenciada de construções e vendas futuras de materiais de construção;
    • variáveis de fácil previsão, relativamente ligadas às vendas (populações, rendas, PIB); e
    • influência da propaganda.
    b)Qualitativas
    • opinião dos gerentes;
    • opinião dos vendedores;
    • opinião dos compradores;
    • pesquisa de mercado.
  • Galera, eu sei que isso deve ter sido escrito em algum livro de algum fulano, mas alguém pode me explicar o motivo de a influência da propaganda ser quantitativa e a pesquisa de mercado ser qualitativa?
  • Caro colega, a influência da propaganda pode ser verificada com uma avaliação da própria loja. Por exemplo: depois da propaganda no jornal, as vendas de tal produto subiram 30%.

    Por outro lado, a pesquisa de mercado consiste em saber o que o consumidor externo deseja, por isso é, em regra, qualitativo. 
  • Pedro, eu acredito  que a influência da propaganda é medida através do aumento de vendas, por isso quantitativa enquanto a pesquisa de mercado busca o desejo ou expectativa que o cliente tem de determinado produto.


ID
423646
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Questão "anulada" (imagem não disponível na prova)

Um dos métodos de previsão de estoques é o da média ponderada. Determinada empresa apresentou a seguinte relação entre a quantidade de peças de um produto e o peso atribuído para cada período da amostra:
A quantidade de peças em estoque, a ser calculada para o próximo período, utilizando o método de previsão de estoques pela média ponderada e desprezando os arrendondamentos, é:

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca!

ID
423649
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Todo e qualquer armazenamento de material gera determinados custos, que podem ser agrupados em custos de capital, com pessoal, com edificação e de manutenção. Um exemplo de custo de capital é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo informação advinda da Apostila Vestcon: " A depreciação não é considerada como um custo no ponto de vista econômico, mas sim como uma fonte de recursos para utilização dentro do empreendimento. Porém, no geral, sua caracterização é de despesa operacional sem desembolso.
  • Todo e qualquer armazenamento de material gera determinados custos, que são: juros; deprecialçao; aluguel; equipamentos de movimentação; deterioração; obsolescência; seguros; salários; conservação.Todos eles podem ser agrupados nas seguintes modalidades: custos de capital (juros, depreciação); custos com pessoal (salários, encargos sociais); custos com edificação (aluguéis, impostos, luz, conservação); custos de manutenção (deterioração, obsolescência, equipamento).
    Marco Aurélio P. Dias - Administração de materiais: Princípios, conceitos e gestão - 6ª edição
  • A) Impostos. Custos de Edificações. (Errada)

    B) Deterioração. Custos de Manutenção. (Errada)

    C) Aluguel. Custos de Edificações. (Errada)

    D) Salário. Custos com Pessoal. (Errada)

    E) Depreciação. Custos de Capital. (Correta)

    Ao falar de "Custos de Armazenagem", lembrem-se de PECAM. P - Pessoal;  E - Edificações;  CA -  Capital; M - Manutenção.

    Um abraço e bons estudos!
  • Inventei outro mnemônico para facilitar: PEDI CAMA

    • Custos com Pessoal (salários, encargos sociais).

    • Custos com EDIficação (aluguéis, impostos, luz, conservação).

    • Custos de CApital (juros, depreciação).

    • Custos de MAnutenção (deterioração, obsolescência, equipamento). 


ID
423652
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O método de avaliação de estoque que, se aplicado em períodos de alta inflação resulta num lucro maior que em outros métodos, é o:

Alternativas
Comentários
  • PERÍODO INFLACIONÁRIO

    PEPS: MAIOR LUCRO
    UEPS: MENOR LUCRO

    PERÍODO DEFLACIONÁRIO

    PEPS: MENOR LUCRO
    UEPS: MAIOR LUCRO
  • PERÍODO INFLACIONÁRIO

    PEPS (FIFO): MAIOR LUCRO, MENOR CMV, MAIOR EF.

    UEPS (LIFO): MENOR LUCRO, MAIOR CMV, MENOR EF.

    PERÍODO DEFLACIONÁRIO

    PEPS: MENOR LUCRO, MAIOR CMV, MENOR EF.

    UEPS: MAIOR LUCRO, MENOR CMV, MAIOR EF.

    CMV: CUSTO DE MERCADORIA VENDIDA.
    EF: ESTOQUE FINAL.

  • Errado! O método mais utilizado em períodos inflacionários é o UEPS. 

  • Sim, munique. O método mais utilizado é o UEPS porque ele traz o menor lucro, logo ele traz uma concepção mais realista e, de certo modo, útil para o administrador.

    Porém, a questão pede qual método que resulta num maior lucro, nesse caso, PEPS.
  • Podemos estabelecer a seguinte regra para uma situação de aumento de preços (inflação):

    CMV: custo da mercadoria vendida
    EF: estoque final


    Para o caso de deflação (redução nos preços), a regra será inversa.

  • Letra A
    É uma questão lógica: Suponha que no momento 1 voce compra x itens por 10 reais cada e que num momento 2 (alta inflacão) voce compra x itens a 15 reais cada. Considerando, como a questão pede, o momento de inflação em alta teríamos pelo PEPS maior lucratividade, visto que os itens que sairão primeiro seriam os comprados num momento anterior qualquer, teoricamente de menor inflação (interpretação com base na questão), ao passo que pelo UEPS os últimos a entrarem, e portanto mais caros, seriam vendidos com uma margem de lucro menor.
  • Vejamos uma questão parecida e que confunde a mente do mero mortal

    CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio

    Julgue os itens seguintes, relativos à classificação de materiais, gestão de estoques e compras.

    Em períodos inflacionários elevados e duradouros, o método de avaliação de estoques mais indicado é o PEPS (FIFO).

    Gab. Errado

    Obs.: O método PEPS, apesar de proporcionar maior lucro em período inflacionário, não é o mais utilizado. O mais recomendável para fins gerenciais é o UEPS, pois os lucros ficam menores, reduzindo assim a carga tributável


ID
423658
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Transação Valor
1. aquisição de 10 peças por $10 cada $100
2. aquisição de 5 peças por $8 cada $40
3. aquisição de 3 peças por $11 cada $33
4. venda de 12 peças pelo preço de $12 cada $144





O valor do lucro bruto apurado pelo PEPS foi de:

Alternativas
Comentários
  • Total = 100 + 40 + 33 = 173; menos a venda = 144 então fica: 173-144=28
  • Usando os dados da questão Q141216:

    Venda: $ 144
    Custo do material: $ 116


    Cálculo do valor bruto:

    $144 - $116 = $28
  • Na realidade a subtração: 173-144 = 29 e não 28.

    Também tive este mesmo pensamento, porém errado. Visto que cheguei a um valor aproximado.
  • De acordo com o método PEPS “primeiro a entrar e o primeiro a sair” temos o seguinte cálculo:

    1º As primeiras peças a serem adquiridas foram aquelas de $10 cada, logo serão as primeiras a saírem. Se cada uma delas foram vendidas por R$ 2,00 (dois) reais a mais, temos, fora o valor de sua aquisição, R$ 20,00 (vinte) reais de lucro.

    2ª Sabemos que foram vendidas 12 peças, logo está faltando duas peças. Essas duas peças são oriundas das 5(cinco) peças adquiridas, tendo em vista que fazem parte da segunda aquisição. Assim, a venda de duas peças, dentre as cinco existentes, dão um lucro, fora o valor de sua aquisição, de R$ 8,00 (oito) reais.

    Somando os dois, temos R$ 28,00.

    Obs.: O comentário do Bruno está mais objetivo, no entanto é sempre bom sabermos vários meios.

    Um abraço e bons estudos!
  • Bem, se perceberem a tabela não mostra o valor das mercadorias vendidas de acordo com o método de valiação PEPS (FIFO) e antes mostra dados para que sejam feitos alguns cálculos. Logo se nos embasarmos no método PEPS a  saída ao final será de R$ 116,00.
    Exemplo:


    (10 X RS10,00) + (2 X R$8,00) = R$116,00

    Veja que a questão não quer que você calcule o lucro de acordo com o método PEPS, pois o examinador dá o valor das mercadorias vendidas (R$144,00), mas sim o lucro obtido na tabela com relação ao método PEPS. Assim, só teremos que subtrair do valor das vendas na tabela o valor obtido no Método PEPS:

    R$144,00 - R$ 116,00 = R$ 28,00 ( LUCRO OBTIDO PELO VENDEDOR EM RELAÇÃO AO MÉTODO PEPS)
  • LETRA D 

    É 144 - 116 

    R: 28 

    144 DA VENDA E 116 DO LUCRO OBTIDO COM O PEPS .
  • Bem, a questão pede o lucro bruto. Se vcs perceberem a tabela da questão já diz por quanto o empresário vendeu as peças,144. Na questão anterior a esta que é da mesma prova foi pedido para calcular o CMV, que é 116. Agora é só subtrair o preço que foi vendido as peças,144, pelo custo que o empresário teve ao comprá-las,116 para obter o lucro bruto.

    144-116=28

    Simples assim.

    Bons estudos.
  • Temos que ter em mente que o total da transação (vendas) foi : 12 peças x 12 reais/peça - 144 (Receita); os custos dessas 12 peças pelo PEPS, foram: 10 pcs. x 10 = 100, das primeiras vendidas,  mais 2 peças para completar as 12 vendidas (2 x8 - 16), dando um custo total de 116 ( 100 + 16). Portanto, o Lucro (das 12 vendidas) = 144 (receita) - 116 (custos) = 28 de Lucro


ID
423661
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Questão "anulada" (imagem não disponível na prova)

Considerando que todo valor aplicado na produção foi para atender a uma produção totalmente concluída no período, o valor do custo de produção é:

Alternativas

ID
423664
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Não definido

Questão "anulada" (imagem não disponível na prova)

O valor da margem de contribuição unitária é:

Alternativas

ID
423667
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Questão "anulada" (imagem não disponível na prova)

A quantidade de peças do ponto de equilíbrio é:

Alternativas

ID
423670
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Questão "anulada" (imagem não disponível na prova)

Observe o gráfico de produção mostrado abaixo.
A linha que representa o comportamento do custo variável unitário é:

Alternativas

ID
423679
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração de recursos humanos de hoje reconhece como valores organizacionais 12 tipos diferentes. O conceito do valor denominado eficácia é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Eficácia é dar resultados, alcançar os objetivos.
    Eficiência é fazer da maneira certa (tem relação aos meios, aos processos, a como alcançar as metas).

    Ainda há um terceiro 'E', que seria efetividade, que mede se os resultados estão correspondendo com o esperado. Exemplo: se as novas vacinas contra uma determinada doença estão surindo os efeitos esperados.
  • Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

    Sendo assim, através deste conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

    Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.

    Como exemplo de distinção entre os conceitos, temos a produção de um produto com eficiência, isto é, rapidamente e com baixos custos, mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. De acordo com Paulo Sandroni, em 1996, que resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

    Elaborando um pouco mais, podemos afirmar que a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

  • Este tipo de questão é bastante corriqueira em concursos.....

    Em uma conclusão simples, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.



    até mais!
  • Letra: B

    Eficácia consiste em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.

    Eficiência consiste em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar bem, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e precisos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, contar com um mínimo de custos operacionais, envolver gerências e suas equipes no processo de escolher candidatos etc.

    Fonte: Idalberto Chiavenato, 9º edição.
  • O conteúdo desta questão é de Teorias da Administração.
  • Mneumônico:

    EficÁcia é fazer A coisa certa 
    EficiÊncia é fazer cErto as coisas 


ID
423682
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento de gestão de pessoas, pode-se identificar cinco etapas da administração estratégica. Essas etapas, fora da ordem correta, são:
1. avaliar os resultados e fazer as correções necessárias
2. formular estratégia para alcançar os objetivos
3. definir o negócio e desenvolver o sentido da missão
4. implementar a estratégia
5. definir uma visão e estabelecer os objetivos
A seqüência correta das etapas é

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Vamos colocar na ordem para facilitar:

    1. definir o negócio e desenvolver o sentido da missão;
    2. definir uma visão e estabelecer os objetivos (note que missão (essência da empresa) vem antes de visão (onde a empresa quer chegar);
    3. formular estratégia para alcançar os objetivos;
    4. implementar a estratégia;
    5. avaliar os resultados e fazer as correções necessárias;
  • # Negócio da organização - corresponde ao que ela faz.
    # Missão - corresponde ao papel da organização, sua razão de existir.
    # Visão - Significa o que ela almeja para si.
    # Definir objetivos estratégicos
    # Formulção da Estratégia - "Qual caminho seguir, para atingir meu objetivo?"
    # Implantar a estratégia - Colocar em prática o "plano".
    # Avaliar os resultados e fazer as correções necessárias - Significa fazer o controle.

    Então a ordem fica assim : 
    3, 5, 2, 4, 1


ID
423685
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A área estratégica de RH pode se apresentar como conservadora ou como prospectiva. Identifique, em cada ação listada abaixo, o tipo de estratégia, usando as letras (C) para conservadora e (P) para prospectiva:
( ) Recrutamento interno
( ) Avaliação como desenvolvimento
( ) Treinamento em equipe
( ) Salário variável
( ) Demissões voluntárias
A seqüência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A


    Área estratégica de
    Gestão de Pessoas
    Estratégia conservadora
    e defensiva
    Estratégia prospectiva
    e ofensiva
    Fluxos de trabalho · Produção eficiente
    · Ênfase no controle
    · Discriminação de cargos explícitas
    · Planejamento detalhado do cargo
    · Inovação
    · Flexibilidade
    · Classes amplas de cargos
    · Planejamento vago do cargo
    Admissão · Recrutamento interno
    · GP decide sobre seleção
    · Ênfase nas qualidades técnicas
    · Processo formal de admissão e de socialização
    · Recrutamento externo
    · Gerente decide sobre seleção
    · Adequação da pessoa à cultura
    · Processo informal de admissão e de socialização
    Desligamentos de funcionários · Demissões voluntárias
    · Congelamento de admissões
    · Apoio continuado aos demitidos
    · Política de preferência à readmissão
    · Dispensas
    · Recrutamento quando necessário
    · Demitidos sem apoio
    · Nenhum tratamento preferencial
    Avaliação do desempenho · Padronização da avaliação
    · Avaliação como meio de controle
    · Foco estreito
    · Dependência exclusiva do superior
    · Avaliação customizada
    · Avaliação como desenvolvimento
    · Avaliação multiproposital
    · Múltiplas entradas para avaliação
    Treinamento · Treinamento individual
    · Treinamento no cargo
    · Treinamento específico
    · Comparar habilidades
    · Treinamento em equipe
    · Treinamento extenso
    · Treinamento genérico para flexibilidade
    · Construir habilidades
    Recompensa · Salário fixo
    · Salário baseado no cargo
    · Salário baseado na antigüidade
    · Decisões centralizadas sobre salário
    · Salário variável
    · Salário baseado no indivíduo
    · Salário baseado no desempenho
  • Discordo dessa tabela, ainda mais na parte em que os funcionários da conservadora são demitidos com apoio.
    Essa parte está invertida.
  • Boa noite.

    Denis,

    divulga a fonte pra gente...
    Obrigada.
  • A tabela acima é encontrada no livro do Chiavenato - Gestão de Pessoas.
    É uma tabela qua auxilia bastante a resolução de algumas questão.

    (:
  • Com um pouco de lógica também dava pra responder a questão

    Recrutamento Interno = Estratégia conservadora, 

    Demissão voluntaria = Estratégia conservadora 

    Apenas essa duas situações, (1° e ultima opção) mostra um setor de RH na defensiva, procurando mais conservar do que arriscar. 


ID
423688
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na avaliação de desempenho humano, existem fatores que afetam o desempenho no cargo. Dentre os fatores apresentados abaixo, aquele que não está incluído nesse caso é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C
     

    A Avaliação do Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

    É também, um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização.

    Existem uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano, os quais estão comentados no material de referência, dentre os quais os mais utilizados são:

    • Escalas gráficas;

    • Escolha forçada;

    • Pesquisa de campo;

    • Incidentes críticos;

    • Listas de verificação.

    No método de escalas gráficas, podemos destacar no quadro a seguir, os critérios de Avaliação do desempenho mais utilizados pelas organizações.

     

       

     Habilidades /capacidades/ necessidades/traços

    Comportamentos

    Metas e resultados  

    • Conhecimento do cargo
    • Conhecimento do negócio
    • Pontualidade
    • Assiduidade
    • Lealdade
    • Honestidade
    • Apresentação pessoal
    • Bom senso
    • Capacidade de realização
    • Compreensão de situações
    • Facilidade de aprender
    • Desempenho da tarefa
    • Espírito de equipe
    • Relacionamento humano
    • Cooperação
    • Criatividade
    • Liderança
    • Hábitos de segurança
    • Responsabilidade
    • Atitude e iniciativa
    • Personalidade
    • Desembaraço
    • Quantidade de trabalho
    • Qualidade do trabalho
    • Atendimento ao cliente
    • Satisfação do cliente
    • Redução de custos
    • Rapidez nas soluções
    • Redução de refugos
    • Ausência de acidentes
    • Manutenção do equipamento
    • Atendimento a prazos
    • Foco em resultados


  • Gabarito = Letra C

    De acordo com Chiavenato em seu livro "Gestão de Pessoas
    (3 ed., pág. 242):

    "O desempenho humano no  cargo 
    é extremamente contingencial. Varia de pessoa para pessoa, e de situação para situação, pois depende de inúmeros fatores condicionantes que o influenciam poderosamente. O valor das recompensas e a percepção de que as recompensas dependem de esforço determinam o volume esforço individual que a pessoa estará disposta a realizar. Uma apreciação da relação do custo/benefício que cada pessoa faz para poder avaliar até quanto vale a pena fazer um determinado esforço. Por sua vez, o esforço individual depende das competências individuais das pessoas e da sua percepção do papel a ser desempenhado. Assim, o desempenho é função de todas essas variáveis que o condicionam fortemente".

    Podemos notar, portanto, que o único fator não citado pelo autor é o da letra C, "relacionamento com empresário".

ID
423691
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conceito “processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais” refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • b) correto. Resumo do livro de Idalberto Chiavenato.

    "O capital humano deve ser bem aplicado e desemvolvido. O treinamento é uma fonte de lucratividade, porque aumenta esse capital. Ele enriquece o patrimônio humano da organização. Treinamento é um processo sistemático de melhoria do comportamento das pessoas no alcance dos objetivos organizacionais".

    Bons estudos!!!
  • Os processos de Gestão de Pessoas são os seguintes, e no Processo DESENVOLVER PESSOAS é que inclui o treinamento e desenvolvimento
    1) Processos de Agregar Pessoas 
    – São os processos utilizados para incluir novos funcionários na empresa. Diz respeito, portanto, a provisão ou suprimento de pessoas na organização. Este subsistema define quem irá trabalhar na empresa e tudo tem início com o planejamento de recursos humanos, pesquisa de mercado de RH, Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas e Integração de Pessoas (ambientação do novo funcionário) ;
    2) Processos de Aplicar Pessoas - São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, planejamento e alocação de Recursos Humanos (RH), plano de carreiras, orientação às pessoas e avaliação do desempenho; disseminação da cultura organizacional; 
    3) Processos de Desenvolver Pessoas – São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância (aplicação estratégica de mudanças visando à saúde e excelência organizacional);
    4) Processos de Manter Pessoas – São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias as atividade e tarefas das pessoas. Incluem administração de salários, plano de benefícios sociais, higiene e segurança do trabalho, recompensas, administração da disciplina, qualidade de vida no trabalho e estudo de clima organizacional;
    5) Processos de Monitorar Pessoas – São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem bancos de dados, sistemas de informações gerenciais, auditoria de recursos humanos e trabalhista. 
    fonte: 
    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/processos-de-gestao-de-pessoas/33239/
  • Trata-se de uma das definições de treinamento que está no livro de Gestão de Pessoas do Chiavenato.
  • O treinamento é uma oportunidade para a capacitação e o aperfeiçoamento da pessoa em sua função, com vistas à melhor adaptação e produtividade na organização. Ou seja, desenvolver qualidades para contribuir com o alcance dos objetivos organizacionais. 

    Já o desenvolvimento vai além da dimensão de desenvolver qualidades para a produção,  constitui o meio de descoberta, reconhecimento e promoção do potencial de realização e de desempenho, para ação instrucional continuada de aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e competências, bem mais amplo que o treinamento, em consonância com os objetivos estratégicos da empresa.


  • rpz, quando penso que é desenvolvimento, é treinamento. Impossivel resolver esse tipo de questão. Vai da banca, mas em nenhum momento vai do candidato


ID
423694
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Estudo de casos . É um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.

  • A alternativa correta é a letra B ESTUDO DE CASO

    O que significa cada termo das alternativas apresentadas

    A) Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

    coach (treinador, numa tradução à letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objectivos definidos por ambos, considerando idéias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/idéias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos.

    E) Rotação de cargos. Signi?ca a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargos pode ser vertical ou horizontal. A rotação vertical signi?ca uma promoção provisória da pessoa para uma nova posição mais complexa. A rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. A rotação de cargos representa um excelente método para ampliar a exposição da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas. Permite o aumento das experiências individuais e estimula o desenvolvimento de novas idéias, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e con?ável do funcionário.

    D) Participação em Seminários. A participação acontece apenas como ouvinte. Não é característica aqui a análise e solução de casos.

  • Só para completar:
    Jogos de empresa: também denominados 'management games'' ou 'business games', são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas nas empresas.

ID
423697
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na relação dos componentes da qualidade de vida no trabalho, não se pode incluir:

Alternativas
Comentários
  • d) salário elevado para execução de trabalho não desejado

    A própria opção resolve a questão!

    até mais!
  • Alternativa D
     

    Segundo FRANÇA citado por JULIÃO (2001) "O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho."

     

    Segundo Feigenbaum citado por Conte (2007) entende que QVT é baseada no princípio de que o comprometimento com a qualidade ocorre de forma mais natural nos ambientes em que os funcionários se encontram intrinsecamente envolvidos nas decisões que influenciam diretamente suas atuações.

     

    Indicadores do QVT

     

    Um modelo muito citado é o de Walton



     

  • Componentes da QVT ( Qualidade de Vida no Trabalho):

    1.Satisfação com o trabalho executado;
    2.As possibilidades de futuro na organização
    ;
    3.O reconhecimento pelos resultados alcançados;
    4.O salário percebido;
    5.Os benefícios auferidos;
    6.O ambiente psicológico e físico de trabalho;
    7.O relacionamento humano dentro do grupo e da organização;
    8.A liberdade e responsabilidade de decidir;
    9.As possibilidades de participar.


    Alternativa Correta : Letra D

ID
423700
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desempenho fraco, na avaliação genérica das práticas de gestão de pessoas, é representado por:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    DESEMPENHO FRACO DESEMPENHO BOM DESEMPENHO EXCELENTE
    • Pessoas como mão-de-obra
    • Orientação para o serviço
    • Orientação para a mediana
    • Oferta de serviços
    • Orientação para a função
    • Reage à concorrência
    • Tira vantagem das pessoas
    • Orientada para custo/preço
    • Hierarquizada
    • Integrada verticalmente
    • Orientada para o acionista
    • Pessoas como recursos
    • Orientação para a empresa
    • Orientação para segmentos
    • Serviços ampliados
    • Orientação para o processo
    • Compara-se à concorrência
    • Participação das pessoas
    • Orientada para qualidade
    • Estruturada em rede
    • Organizada horizontalmente
    • Orientada para os processos
    • Pessoas como parceiros
    • Orientação para o cliente
    • Diferenças individuais
    • Soluções para o cliente
    • Orientação para resultados
    • Supera a concorrência
    • Faz parceria com pessoas
    • Orientada para agregar valor
    • Equipes de trabalho
    • Alianças estratégicas
    • Socialmente orientada

    ATÉ MAIS!

    ;)
  • O quadro que responde a questão inserio pelo colega Diego está disponível no livro CHIAVENATO (2008), Gestão de Pessoas. Capítulo 17. Figura 17.8
  • Resposta letra D

    a) equipes de trabalho - Excelente

    b) pessoas como parceira - Excelente

    c) orientação para resultados - Excelente

    d) pessoas como mão-de-obra - Fraco

    e) orientação para agregar valor - Excelente

  • esse quadro tá inserido no conteúdo Avaliação de Desempenho? Não tenho o livro, por isso a pergunta. X) Se puder manda a resposta pra o meu perfil brigado!

ID
423703
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um aspecto da pesquisa de atitude quanto à organização é:

Alternativas
Comentários
  •   a) o estilo gerencia  - Atitude quanto ao supervisor b) as promoções  -  Atitude quanto a remuneração c) a segurança no emprego  - Atitude quanto às condições de trabalho d) a habilidade de negociação  - Atitude quanto ao supervisor e) as políticas de recursos humanos  - Atitude quanto a organização - correto Fonte: http://www.ufpel.edu.br/nupeec/admin/uploads/pec/8e3f2fb645.pdf

    Bons estudos!!!

  • Questãozinha típica esta. Mistureba de conceitos:

    a) o estilo gerencial - Teoria dos estilos Gerenciais(LIKERT).
    b) as promoções – DENTRO dos Subsistemas de RH(PROVISÃO); Quando se aproveita o potencial humanoexistente na própria organização- Recrutamento Interno. Geralmente se dão por programas de desenvolvimento pessoal, planos de carreira e transferências.
    c) a segurança no emprego- dentro dos Subsistemas de RH(MANTER PESSOAS); ou Hierarquia das necessidades(MASLOW); e Teoria dos 2 Fatores(HEZBERG).
    d) a habilidade de negociação- CHA(Competência, Habilidade e Atitude); habildade de negociar é uma das qualidades da competência interpessoal.
    e) as políticas de recursos humanos- Envolvem de certa forma, todos os itens anteriores. Só para complementar, a atitude organizacional está diretamente ligada ao Comportamento Organizacional,que é materializado na aplicação das Políticas de RHexistentes na organização. Letra maisCORRETA!
     
    Boa Sorte a todos!

ID
423706
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As contas “debêntures emitidas” e “ações de outras empresas” pertencem, respectivamente, aos grupos:

Alternativas
Comentários
  • As debêntures emitidas são classificadas no passivo não circulante, enquanto as ações de outras empresas é classificada do ativo não circulante no subgrupo investimento.
  • Atualmente os respectivas grupos são:
    Passivo não circulante e Ativo não circulante - Investimentos