SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior - Administração


ID
565831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os termos que regem as obrigações de cada uma das partes em uma transação comercial internacional, quanto aos deveres e obrigações, principalmente nos serviços de logística, possuem regras claras e definidas previamente entre importador e exportador, representadas por siglas universais. Algumas das siglas mais utilizadas são as seguintes: FCA, FOB, CIF e CFR. No comércio internacional, a qual órgão ou tratado específico essas siglas estão associadas?

Alternativas
Comentários
  • Os Termos Internacionais de Comércio (ICOTERMS) são regras que definem os direitos e obrigações das partes, indicando em que local e momento termina a responsabilidade do exportador e começa a responsabilidade do importador.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Incoterms

  • Incoterms 2010 (Termos internacionais de comércio) - Deveres e obrigações do exportador e importador

    A partir de 1.º de janeiro de 2011 entrou em vigor a versão Incoterms 2010, que não incorpora quatro termos da versão 2000 e inclui dois novos termos, reduzindo de treze para onze o número de Incoterms. Observe-se, entretanto, que as versões 2000 e anteriores continuam valendo, e podem ser aplicadas desde que haja vontade manifesta das partes envolvidas.


ID
565834
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Entre as siglas FOB e FCA, empregadas no comércio internacional, existe uma pequena diferença de responsabilidades imputadas a importadores/compradores e exportadores/vendedores. Nessa perspectiva, analise os itens a seguir, referentes a essas responsabilidades.
I – FOB - responsabiliza exportador/vendedor por perdas e danos da carga até esta cruzar a amurada do navio.
II – FCA - responsabiliza o exportador/vendedor pela entrega da carga ao agente indicado pelo importador na origem.
III – FCA - responsabiliza o comprador/importador por danos à carga no momento de encher o contêiner marítimo na origem.
IV – FOB - importador/comprador contrata e negocia o frete marítimo.
Dentre as responsabilidades apresentadas, está(ão) corretas(s) APENAS a(s)

Alternativas
Comentários
  • FOB - (Free on board) - Vendedor tem obrigação de entregar a mercadoria A BORDO do navio escolhido pelo comprador, no porto de embarque. Somente transporte maítimo ou hidroviário interior. Frete e seguro por conta do comprador/importador.

    FCA ( Free Carrier) - Vendedor entrega mercadoria ao transportador arcando com o desembaraço aduaneiro de exportação. Qualquer modo de transporte ou multimodal.

  • Resposta: E


ID
565840
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Uma trading brasileira, representante dos vinhos portugueses Cruz de Malta, fez uma consulta ao Ministério da Indústria e Comércio para conhecer a melhor forma de importar os produtos em grandes quantidades, armazená- los e vendê-los em quantidades parciais, conforme os pedidos feitos, no Brasil, para o mercado de varejo. Os impostos devidos seriam pagos, na importação, na mesma proporção das quantidades nacionalizadas para entrega. A empresa que fez a consulta foi bem orientada. Segundo a resposta da consultoria, além de se beneficiarem da nacionalização parcial dos produtos até um período determinado, tendo a possibilidade de prorrogação, o faturamento poderia ser feito direto do exportador para os compradores no Brasil, sendo a trading apenas consignatária da carga. Com base na consulta e observando a resposta do Ministério, o regime atípico orientado foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E : entreposto aduaneiro.

    "O regime de entreposto aduaneiro é o que permite, na importação e na exportação, o depósito de mercadoria, em local determinado, com suspensão do pagamento de tributos e sob controle fiscal. O beneficiário do regime de entreposto aduaneiro na importação é o consignatário da mercadoria entrepostada.

    A mercadoria deverá ter uma das seguintes destinações, em até 45 dias do término do prazo de vigência do regime, sob pena de ser considerada abandonada:

    - despacho para consumo;
    - reexportação;
    - exportação; ou
    - transferência para outro regime aduaneiro especial ou aplicado em áreas 
    especiais."

     Fonte: 



ID
565843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Uma empresa brasileira de aviação civil costuma importar partes e peças de reposição para a manutenção de suas aeronaves. Para isso, mantém um pequeno estoque de peças de emergência adquiridas de seu fornecedor no exterior dentro de seu próprio armazém, antes da nacionalização da mercadoria. Esse é um direito concedido a alguns ramos de atividade. As peças importadas são transferidas diretamente para um depósito da empresa importadora e consignadas a um fiel depositário dentro da empresa, responsável pela chave do depósito. Os tributos serão recolhidos, total ou parcialmente, conforme forem sendo nacionalizados para utilização. Esse regime atípico de importação é denominado

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC,

    DEPÓSITO ESPECIAL ALFANDEGADO (DEA)

     É um regime atípico que permite a estocagem de partes, peças e materiais de reposição ou manutenção par veículos, máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumento, assim como seus componentes, estrangeiros, nacionalizados ou não, nos casos definidos pelo Ministério da Fazenda. A empresa beneficiária de DEA poderá, mediante prévia autorização da SRF, estabelecer depósitos subsidiários, para a estocagem das mercadorias de forma a racionalizar sua logística de assistência técnica. Somente mercadorias, importadas sem cobertura cambial poderão ser admitidas no regime especial de depósito especial alfandegado, com exceção dos casos autorizados pelo Ministério da Fazenda.

     

    fonte:

    http://www.aprendendoaexportar.gov.br

    grande abraço

  • Questao Desatualizada. Pela atual Legislacao o mais parecido seria a letra d, mas estaria errado assim mesmo.

    O atual, regime aduaneiro especial, denominado Depósito Especial, ou somente D.E., é a versão atualizada do antigo regime aduaneiro atípico, denominado de Depósito Especial Alfandegado, ou simplesmente, D.E.A. Criado pela Portaria MF nº 145, de 16 de março de 1977...

    O atual Regulamento Aduaneiro (Decreto nº 4543 de 26/12/02), publicado em 27.12.02, extinguiu a classificação anteriormente existente entre os diversos regimes aduaneiros, antes classificados como: “atípicos” ou “especiais” e “criou” o novo regime aduaneiro especial (O D.E.A. não foi regulamentado por este Decreto) que passou a denominar-se, Depósito Especial – D.E.

    O novo Depósito Especial (D.E.) têm como base legal os artigos 428 a 435 do Regulamento Aduaneiro (aprovado pelo Decreto nº 4543 de 26/12/02) e Portaria MF nº 284, de 18 de novembro de 2003 e sua aplicação foi normatizada pela Receita Federal, através da Instrução Normativa SRF nº 386 de 14 de janeiro de 2004 (publicada no D.O.U. em 15.01.04)...

    Fonte: depositoespecial.com.br/historico.htm

     

    Decreto 6759, Art. 488.  O regime aduaneiro especial de depósito afiançado é o que permite a estocagem, com suspensão do pagamento dos impostos federais, da contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação, de materiais importados sem cobertura cambial, destinados à manutenção e ao reparo de embarcação ou de aeronave pertencentes a empresa autorizada a operar no transporte comercial internacional, e utilizadas nessa atividade.

  • Realmente, fazer questões antigas requer muita atenção e cuidado, principalmente quando se trata de legislação. 

    Eu marquei a letra D, porque o antigo DEA, hoje,  se chama DAF ( depósito alfiançado) - Somente empresas de transporte comercial internacional são beneficiárias, permitindo estocagem de materiais para futura manutenção, sem cobertura cambial, com suspensão de tributos e com prazo de até 5 anos. 

    Detalhe importante: Atualmente, no Brasil, em razão da falta de regulamentação, somente existem depósitos afiançados operados por empresas de transporte aéreo internacional.

  • Questao Desatualizada. Pela atual Legislacao o mais parecido seria a letra d, mas estaria errado assim mesmo.

    Conforme a nati falou, resposta e letra D.

    Solicitem troca de gabarito


ID
565846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior – é um sistema administrativo informatizado, criado e aperfeiçoado entre os anos de 1992 e 1996, com o objetivo de simplificar as operações de comércio exterior NÃO pertence ao elenco de funções do SISCOMEX

Alternativas
Comentários
  • Siscomex ou Sistema integrado de comércio exterior é um sistema utilizado pelo governo do Brasil para o controle do comércio exterior, que por um fluxo único, registra atividades, acompanhamento e controla as referidas operações.


    O Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX, instituído pelo Decreto nº 660, de 25 de setembro de 1992, é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e automatizado de informações. O SISCOMEX permite acompanhar tempestivamente a saída e o ingresso de mercadorias no país, uma vez que os órgãos de governo intervenientes no comércio exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o exportador (ou o importador) trocam informações com os órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização.


    Resumidamente, destacam-se as seguintes vantagens do Sistema: harmonização de conceitos e uniformização de códigos e nomenclaturas; ampliação dos pontos do atendimento; eliminação de coexistências de controles e sistemas paralelos de coleta de dados; simplificação e padronização de documentos; diminuição significativa do volume de documentos; agilidade na coleta e processamento de informações por meio eletrônico; redução de custos administrativos para todos os envolvidos no Sistema; crítica de dados utilizados na elaboração das estatísticas de comércio exterior.


ID
568630
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração se utiliza de quatro funções básicas para cumprir seu papel no mundo organizacional. Considere as funções da administração conceituadas a seguir.

I - Planejamento – processo administrativo que consiste em verificar se tudo é realizado de acordo com o que foi planejado e com as orientações dadas.

II - Direção – processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas já planejadas.

III - Organização – processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com as necessidades, com vistas ao que foi planejado.

É (São) correta(s) APENAS a(s) conceituação(ões)

Alternativas
Comentários
  • I - CONTROLE – processo administrativo que consiste em verificar se tudo é realizado de acordo com o que foi planejado e com as orientações dadas. 

  • ACREDITO QUE A LETRA "E" ESTEJA CORRETA

  • l. Controle 

    ll. Correto 

    lll. Correto 

  • letra e.

    I- CONTROLE- processo administrativo que consiste em verificar se tudo é realizado de acordo com o que foi planejado e com as orientações dadas.errado

    II - Direção – processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas já planejadas. correto

    III - Organização – processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com as necessidades, com vistas ao que foi planejado. correto

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    As funções administrativas são as seguintes:

    ◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional.  São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    ◾ DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    ◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    I - Planejamento – processo administrativo que consiste em verificar se tudo é realizado de acordo com o que foi planejado e com as orientações dadas.

    ERRADO! Refere-se à função controle e não à função planejamento)

    II - Direção – processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas já planejadas.

    CERTO. De acordo com o que foi explicado acima.

    III - Organização – processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com as necessidades, com vistas ao que foi planejado.

    CERTO. De acordo com o que foi explicado acima.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    Itens corretos: II e III

    GABARITO: LETRA E.


ID
568633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

"Valores  e  princípios éticos  formam  a base da cultura de uma empresa, orientando sua conduta e fundamentando  sua missão social. A noção de  responsabilidade  social empresarial  decorre da compreensão de que a ação das empresas deve, necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e trazer retorno para os investidores".


                                                                                              Disponível em: http://www1.ethos.org.br/

Com base no texto acima, conclui-se que a ética empresarial deve ter como foco

Alternativas
Comentários
  • Definiu o conceito de stakeholders

  • Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria.

    Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.


ID
568636
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Responsabilidade Social tornou-se, na atualidade, um grande movimento no meio social e empresarial, procurando que todos – indivíduos e organizações – tenham consciência de seu papel como agentes transformadores da realidade, buscando ações que possibilitem o pleno desenvolvimento do ambiente econômico e social.

A esse respeito, considere as ações de Responsabilidade Social apresentadas a seguir.

I - Desenvolvimento local focalizando a cultura local, educação e qualificação para o trabalho.

II - Solidariedade humana focalizando a promoção da consciência cidadã e política.

III - Causa social focalizando a promoção do indivíduo, sem observar os aspectos do valor cívico, por se relacionarem aos regimes totalitários.

É (São) correta(s) APENAS a(s) ação(ões)

Alternativas

ID
568639
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ambiente empresarial é altamente competitivo e, por isso, as empresas procuram ter diferenciais para que consigam atrair e reter os clientes. Porém, essa tarefa é complexa, tendo em vista que são muitas as variáveis que influenciam a decisão de compra do cliente. O objetivo da empresa, ao oferecer serviços, é criar valor para o cliente. Os elementos que o cliente pode considerar para perceber o valor do serviço são apresentados para análise:

I - resultados para o cliente decorrentes da compra do serviço;

II - qualidade percebida no processo de prestação do serviço;

III - preço que o cliente paga pelo serviço;

IV - todas as etapas que a empresa realiza, internamente, no processo produtivo do serviço.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • IV - todas as etapas que a empresa realiza, internamente, no processo produtivo do serviço.

    O cliente não vê as etapas internas. Como ele perceber valor nessas atividades ?!


ID
568642
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Custos da Qualidade são aqueles que estão associados à qualidade existente nos processos de uma organização e em sua manutenção. Isso é válido para a indústria (manufaturas) ou para o setor de serviços.
Os Custos da Qualidade são aqueles que não deveriam existir se o produto saísse perfeito da primeira vez.
Nesse sentido, os custos da qualidade referem-se de forma mais abrangente

Alternativas
Comentários
  • b) às falhas na produção que levam a retrabalho, desperdício e perda de produtividade.

    Este é o conceito mais abrangente dentro das opções.

  • b) às falhas na produção que levam a retrabalho, desperdício e perda de produtividade.

    Este é o conceito mais abrangente dentro das opções.

  • b) às falhas na produção que levam a retrabalho, desperdício e perda de produtividade.

    Este é o conceito mais abrangente dentro das opções.


ID
568645
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma televisão LCD Full HD está sendo vendida à vista pelo preço de R$ 3.000,00, ou então por R$ 600,00 de entrada mais uma parcela de R$ 2.472,00 após 3 meses do ato da compra. Nesse caso, a taxa de juros simples anual utilizada é de

Alternativas
Comentários
  • A vista: R$ 3.000,00

    A prazo

    1ª a vista = R$ 600,00

    2ª 3 meses após = R$ 2472,00

    Deduzimos que:

    R$ 72,00 foi o juros sob o restante R$ 2.400. 

    Então

    72 = 2400 x i x 3

    i = 72/7200

    i= 0,01 ou 1% Pede-se a taxa anual 1x12= 12%.


  • peguei  2472,00 / 30000= 12% não incluie os 600,00 ele é a vista entrada.


ID
568648
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Irene fará uma aplicação de R$ 8.000,00 a uma taxa de juros composta de 6 % a.m. Ao final de 6 meses, o montante para resgate será, em reais, próximo de

Alternativas
Comentários
  • M = P . (1+i)^n

    M = 8.000 . (1 + 0,06)^6

    M = 8.000 . (1,06)^6

    M = 8.000 . 1,4185

    M = 11.348 (Alternativa E)

  • Aham victor! Ai na hora da prova, vc faz 1,06^6  no braço né?  Poderia nos dizer quantos dias demorou pra fazer isso? Pq na calculadora é fácil...  ¬¬''

  • Cristiano Curado, acredito que na prova eles disponibilizam a tabela de fator de acumulação de capital.

  • Podemos usar um macete para ver se encaixa nessa questão.

    Como a fórmula do juros simples é mais fácil de fazer à mão, vamos testá-la.

    J= C*j*t

    J= 8000*0,06*6

    J= 2880,00

    Logo, se fossem juros simples, o montante seria 8000 + 2880 = R$10880,00

    Como a questão pede juros compostos, sabemos que a resposta correta é um valor razoavelmente acima de R$10880,00, concluindo que só pode ser a alternativa E.

    Bons estudos!!


ID
568651
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma dívida deve ser paga em 8 parcelas mensais e iguais no valor de R$ 800,00. Serão cobrados juros de 10% ao mês, sendo que a primeira parcela será paga 30 dias após o recebimento do empréstimo. O valor do empréstimo é, em reais, próximo de

Alternativas
Comentários
  •          PMT*(1+i)^n - 1)
    PV = ---------------------- 
                   i*(1+i)^n          ---->   1+i = 1+0,1 = 1,1

                800*(1,1^8 - 1)
    PV = ---------------------- 
                    0,1*(1,1)^8

               800*(2,14358881 - 1)
    PV = ---------------------------- 
                    0,1*2,14358881

                914,871048
    PV = --------------------
                0,214358881

    PV = R$ 4267,94

  • Essa questão não eh dificil, mas não seria viável faze-la durante a prova (já que na prova não tinha a tabela financeira). Não daria tempo elevar 1,1 oito vezes. Se existir uma forma de faze-lo sem precisar multiplicar 1,1 oito vezes eu queria saber.

  • Essa questão é de juros composto ou o quê?

  • 4.267,94 x 1,1 = 4.694,73

    4.694,73 - 800 = 3.894,73

     

    3.894,73 x 1,1 = 4.284,20

    4.284,20 - 800 = 3.484,20

     

    3.484,20 x 1,1 = 3.832,62

    3.832,62 - 800 = 3.032,62

     

    3.032,62 x 1,1 = 3.335,88

    3.335,88 - 800 = 2.535,88

     

    2.535,88 x 1,1 = 2.789,47

    2.789,47 - 800 = 1.989,47

     

    1.989,47 x 1,1 = 2.188,42

    2.188,42 - 800 = 1.388,42

     

    1.388,42 x 1,1 = 1.527,26

    1.527,26 - 800 = 727,26

     

    727,26 x 1,1 = 799,98 (+ou- 800) Essa vai ser a última parcela

  • Questão fácil no sentido de que é só jogar os números na fórmula, mas díficil matematicamente porque exige que vc faça a conta de 1,1^8. Minha dica aqui pra diminuir UM POUCO o trabalho é dividir essa potência em 3 potências de 2. Em vez de 7 multiplicações, a gente faz 3:

    (1,1)^8 -> (1,1²)^4

    (1,21)^4 -> (1,21²)²

    (1,4641)² = 2,1435

  • Fiz a capitalização dos valores das parcelas e do valor do empréstimo (x) usando a data focal como sendo a da última parcela ________________________ X ( 1,1)^8 = 800 (1,1^7)+ 800 ( 1,1^6)+ ...+ 800 (1,1)^1 + 800 ________________________ Percebi q o segundo termo é soma uma PG, de razão 1,1; a1=800; q=8 Então, S8= 9148,71 ________________________ Assim, X (1,1)^8= 9148,71 ----> X= 4267,94

ID
568654
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

João solicitou um financiamento de R$ 100.000,00 para a aquisição de uma casa. O banco concedeu o financiamento pelo sistema SAC, a ser pago em 5 parcelas com juros de 1% a.m. O valor a ser pago para quitar a 3a prestação, em reais, será de

Alternativas
Comentários
  • É só montar uma tabela de Sistema de Amortização Constante

    Mês   Prestação  Juros    Amortização  Saldo   Devedor
    0                                                                   R$ 100.000,00
    1 R$ 21.000,00    R$ 1.000,00   R$ 20.000,00  R$ 80.000,00
    2 R$ 20.800,00    R$ 800,00     R$ 20.000,00   R$ 60.000,00
    3 R$ 20.600,00    R$ 600,00     R$ 20.000,00   R$ 40.000,00
    4 R$ 20.400,00    R$ 400,00    R$ 20.000,00   R$ 20.000,00
    5 R$ 20.200,00     R$ 200,00    R$ 20.000,00   R$ -

  • J=CIT/100

    Valor da parcela= 20.000

    Juros= 1% a.m.

    Tempo= 3 meses

    J= (20.000 x 1 x 3)/100

    J= 600

    Valor a ser pago

    C + J = 20.600

     

  • C=100.000

    T=5

    i= 1%=0,01

     

    A=C/T=100.000/5=20.000

    Sabe-se que no SAC a amortização é constante, dessa forma na 2 prest terá amortizado o valor de R$ 40.000. Diminuindo o capital teremos o SD2= 60.000

    J3= SD2*i = 60.000 * 0,01= 600

    P=A+J= 20.000+600= 20600

     

    LETRA E

  • P(t)=Am.[1+(n-t+1).i]

    P(t) = valor da parcela desejada

    Am = amortização por parcela

    n = total de parcelas

    t = n° da parcela desejada

    i = % de juros

    Fonte: Aulas QConcursos

  • sistema sac nem precisa de fórmula, a menos que exige cálculo de p.a. aí não tem jeito

  • VF= 100.000

    N= 5 prestações

    i= 1% am

    Amortização = SD/N

    A= 100.000/5

    A= 20.000

    J1= 1% x 100.000/100

    J1= 1000

    P1= J + A

    P1= 1000 +20.000

    P1= 21000

    SDATUAL= 100.000 - 20.000

    SDATUAL= 80.000

    J2= 1% x 80.0000/100

    J2= 800

    P2= 800 + 20.000

    P2= 20800

    P3 = P1 - 2R

    P3 = 21000 - 2 x 200

    P3 = 21000 - 400

    P3 = 20600


ID
568657
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

O Valor Presente Líquido de um fluxo de caixa, quando descontado pela Taxa Interna de Retorno, é

Alternativas
Comentários
  • A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos significa a taxa de retorno de um projeto.
    A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser

    • Taxa interna de retorno maior do que a taxa minima de atratividade, significa que o investimento é economicamente atrativo. TIR>TMA= VPL(+)
    • Taxa interna de retorno igual à taxa mínima de atratividade, o investimento está economicamente numa situação de indiferença. TIR=TMA =VPL(0)
    • Taxa interna de retorno menor do que a taxa mínima de atratividade, o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno. TIREntre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do investimento. (VPL=0)


    fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/taxa-interna-de-retorno-tir/30435/


ID
568660
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A filial de uma empresa americana fabricante de escadas móveis para utilização em redes elétricas e torres de telefonia, Step by Step S.A, localizada em São Paulo, Brasil, fechou um importante contrato para fornecimento de seus produtos a vários países da América Latina. Para a fabricação das escadas no Brasil, a Step by Step importa partes e peças de sua matriz, nos Estados Unidos. Para obter o benefício da suspensão de tributos na importação das peças a serem utilizadas na fabricação das escadas, visando a atender aos contratos fechados, a Step by Step recorrerá ao regime especial denominado

Alternativas
Comentários
  • O que é o Drawback? O Regime de Drawback, criado pelo Decreto-Lei 37/66, é a desoneração de impostos na importação vinculada a um compromisso de exportação.


    Quais são as normas de drawback?No âmbito da Secex, as normas vinculadas às operações drawback estão reproduzidas na Portaria Secex nº 23, de 14/07/11. 


    http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=247

  • a) Trânsito aduaneiro - É o regime que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão de tributos.

    O regime subsiste do local de origem (ponto inicial do itinerário) ao local de destino (ponto final do itinerário), e desde o momento do desembaraço para trânsito aduaneiro efetuado pela repartição da Receita Federal que jurisdiciona o local de origem até o momento em que a repartição que jurisdiciona o local de destino certifica a chegada da mercadoria. http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/2016-08-23-18-36-40/47-conhecendo-temas-importantes/regimes-aduaneiros/286-transito-aduaneiro

    b)"Drawback" regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

    O regime especial de drawback é concedido a empresas industriais ou comerciais, concedendo isenção ou suspensão do Imposto de Importação - II, do IPI, do ICMS, do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, além da dispensa do recolhimento de taxas que não correspondam à efetiva contraprestação de serviços, nos termos da legislação em vigor. http://www.portaltributario.com.br/guia/drawback.html

    d) Admissão temporária consiste no regime aduaneiro que permite a entrada de certas mercadorias no país, com finalidade e período de tempo determinados, com a suspensão total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na importação e com o compromisso de serem reexportadas.

    http://www.fazenda.gov.br/carta-de-servicos/lista-de-servicos/receita-federal-do-brasil/aduana-2013-admissao-temporaria-de-bens

  • a) Trânsito aduaneiro - É o regime que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão de tributos.

    O regime subsiste do local de origem (ponto inicial do itinerário) ao local de destino (ponto final do itinerário), e desde o momento do desembaraço para trânsito aduaneiro efetuado pela repartição da Receita Federal que jurisdiciona o local de origem até o momento em que a repartição que jurisdiciona o local de destino certifica a chegada da mercadoria. http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/2016-08-23-18-36-40/47-conhecendo-temas-importantes/regimes-aduaneiros/286-transito-aduaneiro

    b)"Drawback" regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

    O regime especial de drawback é concedido a empresas industriais ou comerciais, concedendo isenção ou suspensão do Imposto de Importação - II, do IPI, do ICMS, do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, além da dispensa do recolhimento de taxas que não correspondam à efetiva contraprestação de serviços, nos termos da legislação em vigor. http://www.portaltributario.com.br/guia/drawback.html

    d) Admissão temporária consiste no regime aduaneiro que permite a entrada de certas mercadorias no país, com finalidade e período de tempo determinados, com a suspensão total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na importação e com o compromisso de serem reexportadas.

    http://www.fazenda.gov.br/carta-de-servicos/lista-de-servicos/receita-federal-do-brasil/aduana-2013-admissao-temporaria-de-bens


ID
568666
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Uma empresa francesa presta serviços para a Petrobras por tempo determinado, possível de ser prorrogado, de acordo com as cláusulas contratuais que regem a  prestação de serviços, e previamente firmadas por ocasião da licitação. Como o serviço prestado necessita da constante importação de partes e equipamentos, a empresa francesa recorre aos benefícios garantidos pelo regime especial REPETRO, que possibilita a importação necessária para o cumprimento do estabelecido no contrato com a suspensão de tributos. De acordo com as regras que regulamentam a utilização dessa modalidade de importação,

Alternativas
Comentários
  • O REPETRO (Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação de bens destinados à exploração e à produção de petróleo e gás natural) é um regime aduaneiro especial, que permite a importação de máquinas e equipamentos sobressalentes, ferramentas, aparelhos e a outras partes e peças destinadas a garantir a operacionalidade dos bens, desde que sua utilização esteja diretamente relacionada com as atividades de pesquisa e lavra de petróleo e gás natural. 

    http://www.regimerepetro.com.br/

    Resposta: letra C


ID
568669
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Em algumas regiões alfandegadas do interior do Brasil, as empresas importadoras e/ou exportadoras possuem restrições quanto à utilização do frete marítimo, por não terem acesso ao mar. Essas restrições são minimizadas com os despachos ou nacionalizações de cargas feitos em porto seco, no EADI – Estação Aduaneira do Interior – através de transportes multimodais, quando a carga chega do exterior no porto mais próximo e segue viagem em outro modal de transporte até a alfândega de destino, antes de ser nacionalizada. Enquanto a carga segue do porto até a alfândega, para ser procedido o despacho aduaneiro, qual documento legal ampara o deslocamento da carga?

Alternativas
Comentários
  •  utilização de DTA somente é permitida para carga amparada por conhecimento de transporte internacional.

    A Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) é o documento para despacho em trânsito aduaneiro. É integrada pelo termo de responsabilidade firmado pelo beneficiário do trânsito e pela empresa transportadora.

    O Regime Especial de Trânsito Aduaneiro é o que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território Nacional. A mercadoria é retirada na Zona Primária (Porto ou Aeroporto) e transferida para a Zona Secundaria (EADI).

    O importador e exportador precisam ser habilitados pela Receita Federal para operar suas mercadorias sob o regime de trânsito, e a decisão deve ser tomada antes da chegada da carga na zona de desembaraço, assim o tempo será necessário para a operação do fluxo, diminuindo os custos.
     


ID
568672
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O regime aduaneiro especial de Admissão Temporária permite que uma empresa, no Brasil, importe um bem qualquer, com suspensão de tributos incidentes na importação. Após o cumprimento da finalidade para a qual o bem foi importado e vencido o prazo de permanência do mesmo em território brasileiro, a(o)

Alternativas
Comentários
  • "Admissão Temporária é o regime aduaneiro que permite a entrada no País de certas mercadorias, com uma finalidade e por um período de tempo determinados, com a suspensão total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na sua importação, com o compromisso de serem reexportadas."

    http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/regadmexporttemp/regadm/regespadmtemp.htm

  • No caso, ocorrerá uma REEXPORTAÇÃO!

  • b - é a coreta

  • Apos o prazo do regime:

    Voce devolve ao exterior (reexportação pode ser de forma parcelada)

    Faz despacho para consumo


ID
568675
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Desde 1995, a estrutura brasileira de comércio exterior adotou, no seu sistema harmonizado, a NCM, visando a facilitar a identificação de mercadorias comercializadas, de modo que tivesse uma representação reconhecível entre os países integrantes do Mercosul. Sendo assim, a sigla NCM indica

Alternativas
Comentários
  • NCM, Nomenclatura Comum do Mercosul, elaborada com base no Sistema Harmonizado.

  •  NCM, Nomenclatura Comum do Mercosul, elaborada com base no Sistema Harmonizado

    é composta por oito dígitos, sendo os seis primeiros formados pelo Sistema Harmonizado (capítulo, posição e subposição), e os dois últimos (item e subi-tem), criados de acordo com a definição estabelecida no âmbito do Mercosul

  • Vejo comentários de 2015 , creio que alguns queriam fazer a prova da RFB e até hoje ( final de 2021) não saiu autorização do concurso .

    É um escárnio


ID
568678
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A expressão: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido é a equação fundamental da contabilidade. Com base nessa informação, afirma-se que a riqueza ou situação líquida de uma empresa é o(a)

Alternativas
Comentários
  •  c)

    total de bens e direitos, menos as obrigações


ID
568681
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Tomando como base o balanço patrimonial de uma empresa, conclui-se que a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante define o(a)

Alternativas

ID
568684
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa recebeu, em dezembro de 2009, R$ 3.000,00 referentes ao aluguel do mês de janeiro de 2010 de um imóvel de sua propriedade. O lançamento contábil dessa movimentação, em dezembro de 2009, gerou um fato

Alternativas
Comentários
  • Comentários:


    Vejam como a situação é diferente.  Aqui, a empresa recebeu em dezembro o aluguel referente a janeiro de 2010. Ocorre que na contabilidade há algo que chamamos de regime de competência, ou seja, a receita só é reconhecida depois que o período a que o aluguel se refere incorrer.


    Nesta hipótese, quando ela recebeu, há uma obrigação. Por que obrigação? Pois o inquilino tem direito de usufruir do aluguel, já que ele já pagou.


    Então, o lançamento fica assim:
    D – Caixa (Ativo) 3.000,00
    C – Receitas Recebidas Antecipadamente (Passivo) 3.000,00


    Somente depois de janeiro é que reconheceremos:
    D – Receitas Recebidas Antecipadamente (Passivo) 3.000,00
    C – Receite de Aluguel (Receita) 3.000,00


    Todavia, a questão quer saber do primeiro lançamento apresentado, e como envolve somente conta de ativo e de passivo (caixa e receitas antecipadas) é um fato permutativo.


    Atenção! Se o recebimento de aluguel fosse no período de competência, aí mudava de figura e estaríamos frente a um fato modificativo aumentativo:


    D – Caixa (Ativo) 3.000,00
    C – Receita de aluguel (Resultado) 3.000,00


    Gabarito -> A.
     

    Gabriel Rabelo/Luciano Rosa - www.estrategiaconcursos.com.br

  • O primeiro lançamento não foi pelo regime de competência.....

    Deveria ser usado o regime de competência, visto que é a regra na contabilidade.... Não entendi o porquê de ser permitido.... Na minha opinião, deveria ser letra D

  • Aqui, a empresa recebeu em dezembro o aluguel referente a janeiro de 2010. Ocorre que

    na contabilidade há algo que chamamos de regime de competência, ou seja, a receita só é

    reconhecida depois que o período a que o aluguel se refere incorrer.

    Nesta hipótese, quando ela recebeu, há uma obrigação. Por que obrigação? Pois o inquilino

    tem direito de usufruir do aluguel, já que ele já pagou.

    Então, o lançamento fica assim:

    D – Caixa (Ativo) 3.000,00

    C – Receitas Recebidas Antecipadamente (Passivo) 3.000,00

    Somente depois de janeiro é que reconheceremos:

    D – Receitas Recebidas Antecipadamente (Passivo) 3.000,00

    C – Receite de Aluguel (Receita) 3.000,00

    A questão quer saber do primeiro lançamento apresentado, e como envolve somente conta

    de ativo e de passivo (caixa e receitas antecipadas) é um fato permutativo.

    Atenção! Se o recebimento de aluguel fosse no período de competência, aí mudava de figura

    e estaríamos frente a um fato modificativo aumentativo:

    D – Caixa (Ativo) 3.000,00

    C – Receita de aluguel (Resultado) 3.000,00

    O gabarito é letra A


ID
568687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com a alteração e a revogação da Lei no 6.404/76 pela Lei no 11.638/07 e, posteriormente, pela Lei no 11.941/09, o Ativo está composto pelos seguintes grupos

Alternativas
Comentários
  • Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:


    I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;
    II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;
    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

    IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens; (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

    VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)


ID
568690
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa adquiriu, em abril de 2009, uma máquina com 5 anos de uso por R$ 50.000,00 e vida útil de mais cinco anos ou 1.000.000 de unidades produzidas, de  acordo com laudo de avaliação técnica especializada. Sabendo-se que o valor residual estimado é de R$ 5.000,00, que a referida máquina será usada em dois turnos de trabalho e que a produção anual estimada será linear, conclui-se que a taxa de depreciação anual, de acordo com o método de unidades produzidas, será de

Alternativas
Comentários
  • SERIA 10.000,00 POR ANO  10/50 = 20%   

     

    QUE EM 10 ANOS SERIA 10 ao ano reduziu para 5 será 20% ao ano porque trabalha em 2 turnos

  • Maquina: R$ 50.000

    Vida útil: mil unidades produzidas ou 60 meses (que é o mesmo que 5 anos)

    Valor residual: R$ 5.000

    Depreciavel: R$ 45.000

    Quantidade mensal: 1.000 / 60 = 17

    taxa mensal: 17/ 1.000 = 1,7%

    taxa anual: 1,7 x 12 = 20%

    espero ter ajudado


ID
568693
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Bandeira S.A. apresenta um capital subscrito e integralizado no valor de R$ 5.000.000,00. Em janeiro de 2010, foi a mercado e adquiriu 1.000 ações da sua própria emissão por R$ 1.000.000,00 pagas à vista. Essa movimentação gerou um reconhecimento contábil através da saída de numerário do Ativo e um aumento na conta Ações em Tesouraria.
Com base nessas informações, conclui-se que a conta Ações em Tesouraria pertence ao grupo patrimonial

Alternativas
Comentários
  • PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    ( - ) Ações em tesouraria


    Trata-se de uma conta retificadora do PL
  • Lei. 6.404/76


    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.


    Art. 182, § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.


ID
568696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Uma empresa denominada α apresentou, no dia 31/12/ 2009, os seguintes saldos em R$:

Duplicatas a Pagar
Mercadorias
Receita Bruta com Vendas
Duplicatas a Receber
Capital Social
Custo das Mercadorias Vendidas
ICMS sobre Venda
Despesas Administrativas
Imóveis
Prejuízos Acumulados
Descontos Incondicionais Concedidos
Devolução de Vendas
ICMS a Recolher
PIS e COFINS sobre Vendas

Tendo em vista os saldos acima, a Receita Líquida e o Lucro Bruto foram, respectivamente, em R$, de

Alternativas

ID
568699
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Comercial Nação Ltda., tributada com base no lucro real, adquiriu, em março de 2010, mercadorias para revenda. A Nota Fiscal destacou as seguintes informações:

• Valor total da Nota Fiscal, R$ 220.000,00;
• IPI, R$ 20.000,00;
• ICMS destacado, R$ 36.000,00.

Sabendo-se que a empresa apenas comercializa produtos, os créditos referentes ao PIS e ao COFINS dessa operação são, respectivamente, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar essa questão? Não consigo entender por qual motivo o gabarito é PIS: R$ 3.630,00 e COFINS: R$ 16.720,00. Para isto, deveríamos considerar como base de cálculo desses tributos R$ 220.000,00, incluindo o IPI no cálculo. Mas se a aquisição foi de mercadorias para revenda, o IPI deveria ser retirado da base de cálculo do PIS e da COFINS! A base de cálculo deveria ser R$ 200.000,00 e, o gabarito, a letra C. O IPI só entra na base de cálculo do ICMS se estivermos tratando de consumo final...

  • Oi Nayara. A base de cálculo do PIS/COFINS é o faturamento (não as vendas brutas), por isso o IPI está incluído na base. Dessa forma, temos 3.630,00 (1,65% PIS) e 16.720,00 (7,6% COFINS), tributados no regime não cumulativo.


ID
568702
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Brasil S.A. trabalha com um único tipo de mercadoria e realizou, na ordem abaixo, as seguintes operações:

1a ) Compra de 20 unidades a R$ 20,00 cada e com destaque de 19% de ICMS;

2a ) Compra de 30 unidades a R$ 25,00 cada e com destaque de 19% de ICMS;

3a ) Venda de 35 unidades a R$ 50,00 cada e com destaque de 19% de ICMS.

Tendo em vista que essa empresa adota o Método PEPS – FIFO (First-in-First-out), o Custo das Mercadorias Vendidas relativo à 3a operação, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • DIMINUIR 19% do valor total na compra.

    20Uni- Valor Unit 20,00 - VT 400,00 - 19%: VT 324,00

    30Uni - Valor Unit 25,00 - VT 750,00 - 19% VT 607,50

    Na venda: não retem.

    35 Unid: 

    20Uni - VT 324,00

    15 Uni - VT 607,50/2: 303,75

    Custo da Venda: 324,00 + 303,75: 627,75

    Letra C



ID
568705
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou de prestação de serviços. Esse documento substitui a Nota Fiscal Modelo 1 e a 1-A em todas as hipóteses previstas na legislação em que possam ser utilizadas e, desde abril de 2008, passou a ser obrigatório para diversas atividades. Essa obrigatoriedade NÃO se aplica no caso de

Alternativas

ID
568708
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

A Cadeia de Suprimentos de uma empresa é constituída de

Alternativas
Comentários
  • E) 

     

    A palavra suprimento serve para designar todas as atividades que visam ao abastecimento ou fornecimento de materiais à produção. Assim, suprir significa programar as necessidades de materiais, comprar, receber os materiais, armazená-los no almoxarifado, movimentá-los para as seções produtivas, transportá-los internamente a fim de abastecer as necessidades da produção. O órgão de suprimentos está geralmente subordinado à área de produção.

  • Gabarito E

    CADEIA DE SUPRIMENTO:

    •      Cadeia de suprimentos - O fluxo de materiais e informações que vai desde compras/produção indo até o cliente, mediante distribuição/ serviço de entrega.

    •      A cadeia de suprimentos consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de um determinado produto ou serviço, desde o processo de fabricação (matéria-prima), até a entrega ao consumidor final.

    o  Projeto, planejamento e operação são as fases de decisão, cronologicamente dispostas na cadeia de suprimentos que, se otimizadas, exercem grande impacto na lucratividade da logística da empresa e no sucesso da empresa como um todo.

    •      1|aprovisionamento = abastecimento = suprimento|> 2|manufatura = produção|>3|distribuição|.


ID
568711
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

O comércio eletrônico vem crescendo rapidamente em todo o mundo e já assume grande parcela das vendas de grandes empresas varejistas, tornando a Logística ainda mais importante para sustentar os resultados atuais. Essa modalidade de comércio apresenta algumas características que a distinguem do comércio tradicional, EXCETO por

Alternativas
Comentários
  • Confiabilidade é uma desvantagem do CE.


ID
568714
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto no 2745/98, analise as afirmativas abaixo sobre o regulamento do procedimento licitatório simplificado da Petrobras.

I - Uma licitação pode ser dispensada em casos de guerra ou emergência de atendimento que possam ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas e equipamentos.

II - O objetivo das licitações é sempre contratar os fornecedores de menor preço.

III - Concorrência, tomada de preços e convite são exemplos de modalidades de licitações.

IV - Uma empresa pode ter seu registro cadastral de licitante suspenso na Petrobras se apresentar desempenho insuficiente na prestação de serviços.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O quê? Dispensada? A banca fez um jogo de palavras desrespeitando a própria doutrina. 

  • Vanessa, o que entendi é que no caso em questão ela é DISPENSÁVEL, então PODE SER DISPENSADA = DISPENSÁVEL. rsrsrs

    Acho que não desrespeitou a doutrina.
  • questão de difícil interpretação com relação a DISPENSADA vs DISPENSÁVEL

    realmente não sei
  • Segundo o Decreto no 2745/98:
    Alternativa I: correta

    2.1

    A licitação poderá ser dispensada nas seguintes hipóteses:

    a) nos casos de guerra, grave perturbação da ordem ou calamidade pública;

    b) nos casos de emergência, quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens;

    Alternativa II: incorreta
    As licitações podem ser de MELHOR PREÇO, TÉCNICA E PREÇO e MELHOR TÉCNICA. Nem sempre o menor preço é o mais conveniente.
    Alternativa III: correta

    3.1

    São modalidades de licitação:

    a) A CONCORRÊNCIA

    b) A TOMADA DE PREÇOS

    c) O CONVITE

    d) O CONCURSO

    e) O LEILÃO

    Alternativa IV: correta

    4.7

    A inscrição no registro cadastral de licitantes da PETROBRÁS poderá ser suspensa quando a firma:

    a) faltar ao cumprimento de condições ou normas legais ou contratuais;

    b) apresentar, na execução de contrato celebrado com a PETROBRÁS, desempenho considerado insuficiente;

    c) tiver títulos protestados ou executados;

    d) tiver requerida a sua falência ou concordata, ou, ainda, decretada esta última;

    e) deixar de renovar, no prazo que lhe for fixado, documentos com prazo de validade vencido, ou deixar de justificar, por escrito, a não participação na licitação para a qual tenha sido convidada.



ID
568717
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

As atividades de compra são de grande importância para empresas do ramo industrial e impactam fortemente na formação dos estoques, bem como na qualidade dos produtos e serviços adquiridos pela empresa. São responsabilidades típicas da área de compras, EXCETO a de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. A função acima é do Almoxarifado. 

  • Responsabilidade do gestor do estoque

  • estas duas não são responsabildiade da area de compras. para mim é função do almoxarifado

    assegurar a integridade dos materiais enquanto armazenados.

    evitar excessos de materiais obsoletos em estoque.


ID
568720
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

A sequência correta das etapas lógicas de um processo de compras típico é

Alternativas
Comentários
  • Comparando, é a que faz mais sentido, de acordo com o que eu aprendi sobre o assunto.


ID
568723
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

O uso adequado dos modais de transporte proporciona redução de custos logísticos, bem como a minimização dos riscos envolvidos no transporte da carga da origem até o destino. Com base nas principais características de desempenho de cada modal de transporte, associe cada produto e rota hipotéticos da Tabela 1 ao modal de transporte mais indicado na Tabela 2.

                                                          

                                                               Tabela 1

                        Produto              Quantidade            Origem                     Destino

             I       Eletrônicos                  30               Flórida (EUA)          Santa Catarina

            II      Gás natural            Alto volume          Bolívia                 Rio de Janeiro

           III      Livros didáticos       30.000            Rio de Janeiro          Bahia

           IV      Minério de ferro    Alto volume     Minas Gerais            São Paulo


                             Tabela 2

                     P      Rodoviário

                    Q       Dutoviário

                     R      Aéreo

                     S       Ferroviário

                     T       Aquaviário



A associação correta é


Alternativas

ID
568729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

Uma empresa precisa transportar uma carga de São Paulo (SP) para o Rio de Janeiro (RJ). A carga é constituída de 800 computadores, o que equivale a 5.000 kg, ocupando um espaço total de 200 m3 . São 8 h da manhã e é necessário tomar uma decisão para realizar o transporte da carga. O cliente agendou o recebimento da carga para as 14 horas do mesmo dia, e há penalidade contratual em caso de atraso. O valor da multa é de R$ 2.000,00 por hora de atraso. Cada caminhão possui capacidade de 8.000 kg de peso ou 20 m3 de espaço ocupado. No entanto, há outras opções de transporte, dadas pela tabela abaixo, assim como as características e custos de cada um.


 Modal         Próxima saída       Tempo até o       Tempo de deslocamento            custo
                                                        destino                      até o cliente
Rodoviário    Imediatamente           6 horas                         Não há                    R$ 600,00 por caminhão
Aéreo                     9 h                     1 hora                           2 horas                           R$ 4,00 / kg
Ferroviário           10 h                     4 horas                         1 hora                             R$ 1,00 / kg




As decisões acertadas de transporte, sob a ótica econômica (custo unitário) e sob a ótica do cumprimento do prazo, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Rodoviario - 600,00 até a entrega 

    Aereo 4 * 5000=20.000 custo auto o acima e baixo e entrega antes das 14:00

     


ID
568741
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

Um determinado produto possui demanda mensal de 1.000 unidades. O custo estimado por pedido é de R$ 50,00, e o custo anual de armazenagem é de R$ 120,00 por unidade. O preço unitário do item é de R$ 200,00 e a demanda pode ser considerada constante ao longo do ano. Pela abordagem do Lote Econômico de Compras (LEC), o tamanho ótimo do lote de fornecimento desse item será, em unidades, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • A resposta é 100 
    letra D.
    Existem duas maldades nesta questão:
    1) o custo de armazenagem é dado por ano, mas a demanda é mensal (então o custo de armazenagem na verdade é de R$ 10,00 por mês, que vezes 12 dá 120 por ano).
    2) o valor unitário do item não faz diferença. 

    Isso explicado, vamos a questão. 
    A fórmula do LEC é que o lote ótimo é
      

    Sendo: D = 1000, CE=10 (não é 120, lembra? ) CP = 50
    É só substituir, fazer a conta e dá tudo certo.

  • LEC = RAIZ           2 X  DEMANDA X CUSTO DO PEDIDO/ CUSTO DE ARMAZENAGEM
  • Por mes 10,00 que é 120/12

     demanda mensal : 1000/10 = a 100

  •  

       Custo de armazenagem é igual a 120/12(meses = 10,00 

      

       2*1000*50/10 = 1000 raiz quadrada 100


ID
568744
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

A eficiência das operações de um almoxarifado depende, fundamentalmente, da

Alternativas
Comentários
  • Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionados à política geral de estoques da empresa


    A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente :

    1. da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do conseqüente aumento do número das viagens de ida e volta;

    2. do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas;

    3. da melhor utilização de sua capacidade volumétrica;


  • pra quem tá com dúvida na b

     b)minimização do número de viagens de ida e volta para armazenar/retirar produtos.

    O que se deve minimizar é a distancia entre as cargas, logo, em um tempo X vc consegue fazer mais "viagens". Assim vc tem mais eficiência


    Se vc minimizar o número de viagens isso não garante eficiência. Pois pode estar fazendo menos do que seria considerado correto. Mas fazer no mesmo tempo mais coisas, isso é ser eficiente. Ou fazer em menos tempo o mesmo número de coisas

    Exemplo: fazer um bolo. Diminuir, minimizar o número de ingredientes, é ser eficiente? Não
    Comprar o mesmo tanto de ingredientes em um menor tempo ou em valor mais acessível é ser eficiente? Sim

     

  • LETRA E

     

    4.3 Eficiência, Organização e Controle do Almoxarifado

    EFICIÊNCIA DO ALMOXARIFADO
     

    A eficiência de um Almoxarifado depende fundamentalmente:
    a) Da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do consequente aumento das viagens de ida e volta;
    b) Do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas;
    c) Da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.

    ORGANIZAÇÃO DO ALMOXARIFADO
    a) Receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa;
    b) Entregar os materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da
    empresa;
    c) Manter atualizados os registros necessários

  • Redução das distâncias internas percorridas pela carga e do consequente aumento das viagens de ida e volta;

    Aumento do tamanho médio das unidades armazenadas e da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.


ID
568747
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

A atividade de recebimento de materiais tem grande importância na garantia de que os materiais adquiridos correspondam às reais necessidades da empresa. Sobre as atividades e os métodos de recebimento, analise as afirmativas abaixo.

I - A equipe de recebimento pode decidir pela recusa, pelo aceite ou pela devolução do material.

II - Os critérios de aceite de materiais são subjetivos e variam de acordo com a mão de obra empregada no processo.

III - A conferência qualitativa consiste em verificar se as quantidades recebidas correspondem às quantidades informadas na Nota Fiscal.

IV - Na conferência quantitativa, utiliza-se o princípio da contagem cega.

V - Balanças de precisão podem ser utilizadas na conferência quantitativa.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C) 


ID
568750
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

O consumo de determinado item de estoque foi acompanhado durante 5 meses, de acordo com a tabela abaixo.


                        Mês             Consumo 
                        Jan                   500
                        Fev                  400
                        Mar                 300
                        Abr                 400
                       Maio                200


Utilizando-se o método da média móvel simples para 3 períodos, qual a previsão de demanda para o mês de junho?

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, um dos cálculos mais simples do tópico previsão de demanda e consumo dentro da disciplina. 


    1) Ele pede a previsão de junho já indicando "quantos períodos". 

    2) Ele pede junho.

    3) Pegamos os valores de maio, abril e março

    4) Gabarito 300

  • Como é média móvel simples, é só pegar os Valores dos últimos 3 meses anteriores a junho, entao temos: 300+400+200 / 3 = 300


ID
568753
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

Para prever a demanda mensal de um item de estoque em 2010, o gerente do armazém coletou dados históricos de 2009, relativos a 12 meses, e utilizou o método de regressão linear simples, obtendo os seguintes resultados:

                                Y = 35 + 70 X

onde Y é a demanda estimada e X representa os meses, sendo que o número 1 representa o mês de janeiro de 2009.
Com base nas informações acima, conclui-se que a (o)

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa por favor? :)

  • Concordo, alguém explica please!!!

  • A) P(13) = 35 + 70 *13 =945 - a partir daí já da pra prever que todo o ano de 2010 terá valores acima de 800, pois o coeficiente linear da reta é positivo (70) - ERRADA

    B) Estamos avaliando somente 1 variável, portanto o coeficiente de correlação não interessa na previsão de demanda. - ERRADA

    C)P(16) = 35 + 70*16 = 1155 - ERRADA

    D) A equação é linear e o coeficiente da reta é positivo. Teremos valores crescentes à medida que aumentarmos os meses. Proporcionalmente a média também irá aumentar. 

    E) Não há coeficiente de correlação, já que temos somente uma variável. O que temos é o coeficiente linear da reta, mas que no caso é positiva (70).

    Esse foi o raciocínio que usei.


ID
568756
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

A armazenagem de materiais pode ser uma atividade extremamente simples ou exigir cuidados especiais e se tornar uma operação complexa e perigosa. Nessa perspectiva, são características dos produtos que acentuam a complexidade da operação de manuseio, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, o custo não interfere


ID
568759
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

O gerente de um armazém criou um programa anual de contagem cíclica do inventário, usando como base a classificação ABC e a premissa de equilibrar a carga de trabalho de inventário dos itens de cada classificação ao longo dos meses. A programação de inventário ao longo do ano ficou assim estabelecida.

                                   J          F        M        A        M        J         J         A        S         D        N        D 

Total de Itens A       300     300     300     300     300     300     300     300     300     300     300     300

Total de Itens B     1000   1000   1000   1000   1000   1000   1000   1000   1000   1000   1000    1000

Total de Itens C       500     500     500     500     500     500     500     500     500     500     500     500

      Total              1800   1800   1800   1800  1800   1800  1800  1800   1800  1800  1800   1800


Os critérios de frequência de inventário utilizados foram
- Itens A: a cada dois meses;
- Itens B: a cada 3 meses;
- Itens C: uma vez por ano.

Qual a proporção de itens A, B e C nesse estoque?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o que li no site Wikipédia, entendi da seguinte forma.

    Item A= 300 todo mês, inventário a cada 2 meses => 6 inventários por ano x 300 itens = 1800

    Item B= 1000 todo mês, inventário a cada 3 meses=> 4 inventários por ano x 1000 itens= 4000

    Item C= 500 todo mês, inventário uma vez por ano=> 1 inventário por ano x 500 itens = 500

    Depois disso dividimos os 1800, 4000 e 500 por 365 (número de dias de um ano) e teremos os seguintes resultados:

    Item A: 1800/365= 4,93 => arredondando para 5

    Item B: 4000/365= 10,95=> arredondando para 10

    item C: 500/365= 1,36=> arredondando para 1

    Com isso chega-se ao resultado 1:5:10

    Não tenho certeza desse meu raciocínio, se alguém tiver uma explicação melhor ficaria agradecida.

  • Eu fiz assim:

    Itens A: a cada 2 meses ----> 300 x 2 = 600 itens A

    Itens B: a cada 3 meses ---> 1.000 x 3 = 3.000 itens B

    Itens C: uma vez por ano ---> 500 x 12 = 6.000 itens C (seguindo a lógica ABC ou 80/20, o item C é exatamente o de maior quantidade no estoque) 


    Dividindo tudo por 600 (que é a menor quantidade) teremos exatamente a proporção A, B e C, respectivamente 1:5:10


    Foi assim que fiz.

    Bons estudos!

     


ID
568762
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

A localização interna do estoque no armazém é um problema de decisão de layout, cujos objetivos envolvem minimizar despesas de manuseio, maximizar o uso do espaço e satisfazer restrições específicas de determinados produtos. Sobre os métodos intuitivos e seus critérios utilizados para determinar o layout interno de armazéns, analise as afirmativas abaixo.

I - O critério da complementaridade se refere à ideia de que itens requisitados juntos devem estar localizados próximos uns aos outros.

II - O critério da compatibilidade assume restrições quanto ao posicionamento de produtos, questionando se os mesmos podem ser colocados próximos uns aos outros, ou não.

III - O critério de popularidade considera que itens mais baratos devam ser localizados próximos ao ponto de saída do armazém.

IV - O critério de tamanho considera o volume ocupado pelos itens e sugere que itens menores devam ser localizados mais próximos ao ponto de saída.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários

  • I - O critério da complementaridade se refere à ideia de que itens requisitados juntos devem estar localizados próximos uns aos outros.

    II - O critério da compatibilidade assume restrições quanto ao posicionamento de produtos, questionando se os mesmos podem ser colocados próximos uns aos outros, ou não.

    III - O critério de popularidade considera que itens mais baratos devam ser localizados próximos ao ponto de saída do armazém. 


    Não são itens mais baratos, mas com maior ROTATIVIDADE.

    IV - O critério de tamanho considera o volume ocupado pelos itens e sugere que itens menores devam ser localizados mais próximos ao ponto de saída.


ID
568765
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

De modo geral, as grandes empresas têm necessidade de identificar com facilidade seus materiais, classificando-os por meio de símbolos alfanuméricos ou simplesmente numéricos. São benefícios da codificação de materiais, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GAB = 

    d)

    proporcionar redução da área de armazenagem.