SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Área Judiciária - Conhecimentos Básicos


ID
782029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos apresentados nas opções a seguir integram, em sucessão, um texto adaptado de um jornal brasileiro, assinale a opção em que o trecho mostrado está correto gramaticalmente.


Alternativas
Comentários
  • correto:
    c) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, (vírgula assinala oração subord adj explicativa,modificando valor do benefício) que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador (vírgulas separam itens em uma enumaração). A regra compele os trabalhadores a se aposentarem (verbo compeliré vtdi e a regência está correta com prep 'a'.Como a oração é subord, forma verbal "aposentarem" deve vir no subjuntivo) mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

    a) O governo ainda não desistiu impôr...errado:O governo ainda não desistiu de impôr

    b) A rodada de negociação foi almejada pela decisão do presidente da Câmara, anunciada aos líderes de por...errado: ...anunciada aos líderes de pôr...

    d) Na rodada de conversa desta quarta-feira o governo ponderaria, sobre...errado. não se separa verbo de seu complemento: governo ponderaria sobre...

    e) Um dos líderes de um partido político da base aliada afirmou que, o governo...errado:- A vírgula não é usada nas orações subordinadas substantivas.
  • Entendo a alternativa C como incorreta.

    Pois não vejamos:

    c) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

    Neste caso imaginei que a palavra "Obter" deveria estar no plural para concordar com trabalhadores e manter o paralelismo com a palavra "aposentarem". Pois o sujeito de "obter" é "trabalhadores".

    Vejam como ficaria: 

    A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obterem o teto da aposentadoria.

    Alguém discorda?


  • Colega, 

    Realmente, é fácil confundir, mas analisando percebi ...

    Os trabalhadores vão obter o que? O teto da aposentadoria. Pelo o que eu entendi, o verbo no singular está concordando o próximo termo.



    No entanto, também marquei essa opção como errada, pois achei ela ambígua -> O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição... 

    O que leva em conta o tempo de contribuição? O fator beneficiário ou o valor do benefício?

    Pela lógica dá pra saber que é o valor do benefício, mas a frase não deixa isso claro!!!!


  • Pensei da mesma forma que o Victor.

    Para os trabalhadores OBTEREM o teto da aposentadoria. E não: "Para os trabalhadores OBTER o teto da aposentadoria."
  • A REGRA compele alguém a fazer algo:

    - "A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria."

  • O sujeito de obter é trabalhadores, logo deveria estar no plural para concordar. 
  • a)     Incorreta. A forma verbal “impor” nãoapresenta acento circunflexo e há dois erros de pontuação (colocação de vírgulas): “Em reunião, comos líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo, pediram prazo até o dia 10 de julhopara apresentar uma proposta (...)”.
    b)    Período completamente truncado, com problemas de coerência na construção dos períodos.
    d)  Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas.
    e) Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas. Além disso, a colocação do pronome relativo “onde”, equivocadamente.

    Resposta: C) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

  • Boa noite!

     Eu acertei a questão, porém julguei a alternativa "a" como errada não pela regência do verbo resistiu mas porque entendi que o verbo depor não possui acento gráfico por se tratar de uma oxítona terminada em "r". No meu ver não existe regra para acentua-la. Estou certo? alguém pode me explicar o porquê do acento? 


  • A palavra impor não recebe acentuação gráfica. O verbo de quem ele deriva (pôr) recebe o acento, mas os seus derivados não são acentuados.

    O verbo pôr recebe acentuação para diferenciar da preposição por.  

    Não existe a necessidade de diferenciar o verbo impor de outra palavra, por esse motivo não recebe acento.

  • Professora favor explicar porque o item esta errado, ja sabemos que esta com problemas de pontuacao e truncados, mas seria muito melhor se apontasse exatamente onde esses problemas ocorrem.

  • o infinitivo vem preposionado e completa substantivos, adjetivos e verbos: Não flexiona.

    MAS... Há uma EXCEÇÃO : Quando o verbo tiver o sentido um sentido reflexivo ou passivo.[...] A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.
    Percebam que trbalhadores praticam e recebem a ação expressa pelo verbo. Impende ressaltar também o seguinte: em uma oração subordinada, se o sujeito do infinitivo é o mesmo presente na principal, então o verbo fica no singular. Fonte:http://www.correiodeuberlandia.com.br/blogs/revisaonanet/ele-convocou-voces-a-sairem-ou-a-sair/
  • em que pese meu acerto, discordo do gabarito, pois o sujeito de obter é "aposentados", portanto equivocada a concordância e nula a questão.

  • Acertei a questão, porém, tive uma dúvida. 
    Se o trecho fosse substituído A regra compele "os" trabalhadores  POR "aos" trabalhadores. Também estaria correto? 

  • Caro colega Gabriel, a oração  poderia ser escrita dessa segunda forma (compelir aos trabalhadores), visto que o verbo "compelir" no sentido de forçar a algo é transitivo direto e indireto, de modo que o objeto direto pode ser "os policiais", pois quem compele, compele alguém (os trabalhadores) a algo, ou ainda, poderíamos inverter a ordem da preposição, de modo que ficaria "compelir aos trabalhadores se aposentarem". 

  • a) O governo ainda não desistiu [DE] impôr uma idade mínima às aposentadorias ligadas ao INSS. Em reunião, com os líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo, pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário.

     

    b) A rodada de negociação foi almejada pela decisão do presidente da Câmara, anunciada aos líderes de por o tema no plenário na próxima semana. Os deputados intentam votar o projeto, que extingue com o fator previdenciário, e institui a regra apelidada de 85/95, em cuja proposta há o apoio das centrais sindicais. Para aposentar-se com o teto do benefício, a soma da idade e tempo trabalhado [S] deve chegar a 85 anos para mulheres, e 95 anos, se homem.

     

    c) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

     

    d) Na rodada de conversa desta quarta-feira o governo ponderaria, [não pode ter vírgula] sobre a necessidade de se instituir uma idade mínima para aposentadoria que valesse no futuro não atingindo os trabalhadores que já estão no mercado e uma atualização periódica da regra alcunhada de 85/95.

     

    e) Um dos líderes de um partido político da base aliada afirmou que, o governo pretende instituir uma reavaliação dessa fórmula, [Errado o emprego de ambas vírgulas] considerando-se o aumento da expectativa de vida do trabalhador, segundo o qual vamos avançar na discussão até o dia 10 de julho, e levar a proposta ao plenário no mês de agosto, onde iremos votar independentes de chegar a um acordo, ou não.

  • CONCORDO COM O RAFA DUDA, NÃO SERIA OBTEREM O TETO ?

     

  • O nível de criticidade no q se refere a banca eh tão intenso q até qnd o camarada acerta o item ele a critica exigindo q a mesma seja anulada, putz!!!
  • Eficiência ir direto ao comentário do Gloomy.
  •  Comentário: Verônica Ferreira , Professora de Português

    "a)     Incorreta. A forma verbal “impor” nãoapresenta acento circunflexo e há dois erros de pontuação (colocação de vírgulas): “Em reunião, comos líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo, pediram prazo até o dia 10 de julhopara apresentar uma proposta (...)”.
    b)    Período completamente truncado, com problemas de coerência na construção dos períodos.
    d)  Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas.
    e) Período longo, com comprometimento da clareza, além de incorreção na colocação das vírgulas. Além disso, a colocação do pronome relativo “onde”, equivocadamente.

    Resposta: C) O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria."

  • Comentário do Glomy Gulch é perfeito. 

     

  • Galera,

    Gaba letra C - não há que se falar no item como errado. Está tudo bonitinho com a concordância correta; esta pode, contudo, nos fazer doer os ouvidos quando a lemos, mas está tudo certinho. O verbo é bitransitivo.

  • QUANTO A LETRA A, além do erro de regência:

    Devemos escrever IMPOR!!!!!

    Acentuamos PÔR para distinguir o verbo da preposição POR, mas não devemos fazê-lo com nenhum dos seus compostos: REPORDEPORCONTRAPORAPORSUPORIMPOR, etc.

  • a) O governo ainda não desistiu de (quem desiste, desiste DE algo) impor (sem circunflexo) uma idade minima às aposentadorias ligadas ao INSS. Em reunião com (sem vírgula, pois este COM está no sentindo de companhia, complementando "em reunião") os líderes de partidos da base do Ministério da Fazenda, interlocutores do governo (sem vírgula pois não se separa sujeito de verbo) pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário.

    b) A rodada de negociação foi almejada pela decisão do presidente da Câmara, anunciada aos líderes de pôr o tema no plenário na próxima semana. Os deputados intentam votar o projeto, que extingue com o fator previdenciário (sem vírgula) e institui a regra apelidada de 85/95, em cuja proposta há o apoio das centrais sindicais. Para aposentar-se com o teto do benefício, a soma da idade e tempo trabalhado deve chegar a 85 anos para mulheres, e 95 anos, se homem.

    d)Na rodada de conversa desta quarta-feira o governo ponderaria (sem vírgula pois não se separa sujeito de verbo) sobre a necessidade de se instituir uma idade mínima para aposentadoria que valesse no futuro, não atingindo os trabalhadores que já estão no mercado, (necessária a separação desta oração em vírgulas porque ela explica como seria a aposentadoria)e uma atualização periódica da regra alcunhada de 85/95.

    e) Um dos líderes de um partido político da base aliada afirmou que (sem vírgula, pois não se separa complemento de verbo) o governo pretende instituir uma reavaliação dessa fórmula, considerando-se o aumento da expectativa de vida do trabalhador, segundo o qual vamos avançar na discussão até o dia 10 de julho (sem vírgula, pois esta oração não serve para explicar a anterior. Na realidade, trata-se de novo período) e levar a proposta ao plenário no mês de agosto, em que (onde é um pronome relativo que só é utilizado para se referir a lugar) iremos votar independentes de chegar a um acordo, ou não.

    Se estiver equivocada, por favor, me respondam.

  • O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício, que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra compele os trabalhadores a se aposentarem mais tarde para obter o teto da aposentadoria. Correção gramatical OK.


ID
782038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca da redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.

             

    Exemplo de Ofício:  no ofício existe a caixa postal do destinatário.

    wpe6.jpg (71083 bytes)

    No memorando, só há o nome e cargo do destinatário.
    Exemplo de Aviso

    wpe9.jpg (42847 bytes)
  • Letra D



    texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:




      – introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;

            – desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

            – conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
     

  • a) Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.
    Errado: Em comunicação oficial expedida pelo Presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter apenas a assinatura.
    b) Deve constar do ofício o endereço da pessoa a quem é dirigido, que deve ser identificada por nome e cargo.
    Certo: Conforme comentários acima.
    c) Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.
    Erraod
    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.

    d) A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão
    Errado: A estrutura de uma memorando cuja finalidade não seja encaminhamento de dcos...

    e) Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.
    Errado: Acredito que esses tempos ferem a impessoalidade que deve conter um texto oficial. O manual de RO indica "
    Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta"

  • ·          a) Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.
    Errado. Motivo: Nos casos em que envolve a assinatura de documento por parte do Presidente da República não é a  assinatura que é dispensável, e sim  o nome  e o cargo da autoridade que a expede.
     
    ·          b) Deve constar do ofício o endereço da pessoa a quem é dirigido, que deve ser identificada por nome e cargo
    Correto.  É a correspondência oficial usada pelas autoridades públicas para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da administração. É também utilizado por particulares. O endereçamento fica 1 cm abaixo do local e data, com alinhamento à esquerda do texto:
    Excelentíssimo Senhor
    Deputado Fulano de Tal
    Câmara dos Deputados
    Praça dos três Poderes
    79165-900 – Brasília –DF
     
    ·          c) Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.
    Errado: Motivos: Todas as comunicações oficiais, excluídas as assinadas pelo Presidente da República, devem trazer digitado ou datilografado o nome e o cargo da autoridade que as expede, logo abaixo do local de sua assinatura.
     
    ·         d) A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão
    Errado. Motivos: Na verdade é o contrário nos casos de  mero encaminhamento de documentos, fica dispensado tal estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão).
     
    ·          e) Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.
    Errado. Motivos: A questão peca ao fazer a afirmação de que nas comunicações oficiais deve-se utilizar formas como a honra de... e Tenho o prazer de..., pois na verdade devem ser evitado o uso de frases feitas para iniciar o texto. O correto seria a utilização da forma direta: “Informo a Vossa Excelência que”, “ Submeto à apreciação de Vossa Excelência”, “ Encaminho a V. S.ª”.

ID
782041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos aplicativos dos pacotes Microsoft Office e BrOffice.org, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    No computador em que esteja instalada uma versão do PowerPoint anterior ao PowerPoint 2007, faça o seguinte:

    1. Abrir o site Downloads e Atualizações do Microsoft Office.
    2. Baixe o Pacote de Compatibilidade da Microsoft para Word, Excel e PowerPoint.

    Depois de instalar as atualizações e conversores, todas as apresentações que você abrir do PowerPoint 2010 serão automaticamente convertidas para que você possa editá-las e salvá-las.

    Você também pode simplesmente abrir sua apresentação do PowerPoint 2010. Caso ainda não tenha baixado e instalado o Pacote de Compatibilidade, você receberá instruções sobre como fazê-lo.

     IMPORTANTE   O PowerPoint 97-2003 não reconhece os elementos gráficos SmartArt e os novos objetosvisuais disponíveis no PowerPoint 2010 e os converte em bitmaps para manter sua aparência. Não é possível alterar alguns aspectos dos bitmaps, como largura de linha, cor de preenchimento e outras propriedades específicas do PowerPoint 2010.

  • d) Em uma caixa de texto, no aplicativo Excel 2010, é possível inserir ilustrações, gráficos e realizar operação matemática via fórmula ou função. ERRADA
    Não é possível a inserção de gráficos em uma célula do excel, os gráficos ficam em sobreplano à lista do excel.
  • Para a versão do office 2003, esta disponível extensões com conversores para office 2007 e 2010 
    E no caso dos office 2007 e 2010 basta salvar o arquivo em uma versão antiga na opção "salvar como" .

    gabarito = A

    :D
  • a) Documentos criados com as versões 2007 e 2010 do aplicativo PowerPoint podem ser abertos por versões anteriores desse programa, caso seja instalado um conversor adequado, fornecido pela Microsoft, ou os documentos sejam salvos com extensão compatível com as versões anteriores.

    YES!

    b) No aplicativo Calc do pacote BrOffice.org, o menu Arquivo apresenta a opção Versões, que, ao ser clicada, substitui o documento atual pela última versão salva.


    Não! Apresenta as outras versões do documento aberto.

    http://www.cafw.ufsm.br/~elisa/Apostila%20de%20OpenOffice-Calc.pdf

    c) Impress é um aplicativo do pacote BrOffice.org que desempenha funções similares às do aplicativo Word do pacote Microsoft Office.

    O Impress realiza funções semelhantes ao Power Point!

    d) Em uma caixa de texto, no aplicativo Excel 2010, é possível inserir ilustrações, gráficos e realizar operação matemática via fórmula ou função.

    Já explicado pelo colega acima.

    e) No aplicativo Word do pacote Microsoft Office, para alterar o espaço entre a margem esquerda e o início de um parágrafo, é necessário utilizar os elementos de ajuste disponíveis na régua horizontal.

    Necessário não!!! Uma outra alternativa seria pressionar a tecla TAB estando o curso posicionado à esquerda do início do parágrafo.

  • Letra A: correta.
    O tipo de arquivo docx é o padrão destes 2 pacotes de programas, sendo que quando o documento é salvo com este tipo não pode ser aberto no 2003 ou versões anteriores.
    Conforme a questão informa para abrir é necessário sim um conversor disponibilizado pela Microsoft empresa criadora destes pacotes. E também como esta na questão estes mesmos pacotes fornecem a opção de salvar já no tipo das versões anteriores dos programas.

    Letra B: 
    Quem tem a ação de recarregar a última versão salva é examente a opção com o nome “Recarregar”.
    Este recurso versões cria várias versões do mesmo documento no mesmo arquivo.

    Letra C:
    Alternativa simples de ser eliminada, só lembra que o concorrente de Impress é o PowerPoint e não Word.

    Letra D:
    Operações matemáticas tanto no Calc ou Excel só em célula.

    Letra E:
    Onde tem “é necessário” está errado, o correto seria “é possível”, já que pela opção paragrafo pode-se também realizar estes ajustes.
  • Apenas uma breve observação: A letra C por mais simples que pareça já caiu em prova duas vezes em 2012 por bancas diferentes. De maneira similar mais uma comprovação de que as questões se repetem.

    Esaf 2012- MI - Nível Superior na Q262296:
    "O aplicativo de edição de textos do Br Office é o Impress". Errado  É o Writer que edita textos no pacote BrOffice.

    A respectiva questão em tela do Cespe:
    c) Impress é um aplicativo do pacote BrOffice.org que desempenha funções similares às do aplicativo Word do pacote Microsoft Office. O impress não desempenha funções de edição de textos.Errado O impress é um gerador de apresentações gráficas, assim como o Power Point. O Impress não desempenha funções de edição de textos (é o Writer que edita textos no pacote BrOffice). Portanto, o Impress não exerce função similar ao aplicativo Word.
  • Boa noite Pessoal,

    Esta questão foi anulada pela banca.

    Motivo: "A opção que versa sobre o Excel 2010 também está correta, motivo pelo qual se opta pela anulação da questão"

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_AL_12_SERVIDOR/arquivos/TJ_AL_SERVIDOR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

    Abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Felipe, 
    Acho que você se confundiu.
    Essa questão na prova foi a questão 14, e esta não foi anulada.

    Resposta letra a.

ID
782044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos, ferramentas e aplicativos da Internet, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Para começar, o iCloud substitui o serviço MobileMe da companhia (que costumava ser alvo de críticas), oferecendo um repositório online central para seus e-mails, contatos, calendários, músicas, programas de TV, apps e e-books adquiridos, fotos, documentos e backup – tudo isso de graça.

    O iCloud é composto por várias partes: sincronização e backup direto para aparelhos iOS; um servidor que envia seus contatos, calendários, e-mails, notas e lembretes para todos os seus aparelhos; e acesso remoto para todas as suas compras no iTunes. Você precisará de um Mac rodando o sistema OS X 10.7.2 e do iOS 5 instalado em seu aparelho móvel da Apple para usar o serviço.

  • D) Quando o Twitter surgiu, em 2003, já existiam torpedos maiores. Mas, como seus criadores queriam que os microblogs fossem compatíveis com os celulares mais básicos, adotaram os clássicos 160 toques. Isso: 140 pro tweet, mais 20 pro nome do usuário.

    (fonte: site superinteressante)
     

  • c) O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é uma linguagem de descrição por hipertexto que foi desenvolvida para a criação e o armazenamento de páginas web acessíveis por browser ou navegador. Para que o navegador permita a seus usuários interagirem com páginas web criadas com o HTTP, é necessário que a essas páginas tenham sido associados endereços eletrônicos da Internet (URL ou URI). ERRADA
    HTTP é protocolo de internet, o certo seria HTML que é uma linguagem de referencia não linear padrão de construção de páginas web
  • a) iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet.-correto:

    iCloud- serviço de nuvem (cloud computing) da Apple.Funciona tb com Windows vista e 7 e inclui serviços de sincronização e salva mails,contatos e arquivos por serviços diversos (e.g. fotostream).
  • allintext: Procura o termo somente no corpo da página
  • ITEM A (CORRETO): iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet
    ITEM B (INCORRETO): No Google, ao se iniciar uma pesquisa com a palavra allintext, a busca vai restringir os resultados a páginas que se encontram armazenadas fora do país onde a consulta foi originada. Uma maneira correta de escrever o item é: No Google, ao se iniciar uma pesquisa com a palavra allintext, a busca será restringida aos termos informados.  Exemplo: se você digitar [allintext: orlando miami kissimmee] no campo de busca do Google, aparecerão somente os sites cujas páginas têm esses termos.


    ITEM C (INCORRETO): O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é uma linguagem de descrição por hipertexto que foi desenvolvida para a criação e o armazenamento de páginas web acessíveis por browser ou navegador. Para que o navegador permita a seus usuários interagirem com páginas web criadas com o HTTP, é necessário que a essas páginas tenham sido associados endereços eletrônicos da Internet (URL ou URI). Para que o item fique correto, basta substituir HTTP por HTML.
    ITEM D (INCORRETO): O Twitter é uma rede social na qual é permitido escrever mensagens de até duzentos caracteres. Essas mensagens podem ser recebidas por pessoas que estejam acessando diferentes redes sociais. Fiquei com um pouco de dúvida nesse item, pois para que uma pessoa receba as mensagens do Twitter em outras redes sociais faz-se necessária a configuração nessas outras redes sociais para que a pessoa consiga visualizá-las. Mas o limite de caracter é de 140 e não 200!

  • Letra A:
    Definição de iCloud segundo a Apple: O iCloud faz mais do que guardar o seu conteúdo.
    Ele deixa você acessar as suas músicas, fotos, calendários, contatos, documentos e muito mais, de qualquer dispositivo que você esteja usando.
    E ele está em todos os novos dispositivos com iOS e em cada Mac novo.
     
    Letra B:
    Este termo “allintext”, poder ser utilizado sim e uma busca só que tem a seguinte função: Mostra páginas que tenham todos os termos da pesquisa somente no seu texto.
    Exemplo: allintext:pacote viagem nacional (retorna páginas onde as palavras pacote viagem nacional aparecem no seu texto). Neste endereço tem mais informações:
    http://www.oocities.org/guia_rapido/google.html 
     
    Letra C:
    Http é um protocolo para buscar as páginas nos servidores Web e mostrar no seu navegador, só que essas páginas são criadas em HTML.

    Letra D:
    Twitter: é uma rede social de apenas mensagem texto de até 140 Caracteres.

    Letra E:
    A opção de anexar arquivo a e-mail não é função do programa específico, já é um recurso disponível pelo serviço de e-mail e seus respectivos protocolos:
    SMTP -> Envio de email / Pop/Pop3 -> Recebimento de E-mail e IMAP/IMAP4 – Administração de E-mail no navegador, ou seja, se o programa quer oferecer serviço de e-mail já tem por obrigação incluir todos os serviços básicos disponíveis.
  • Letra A. O serviço Apple iCloud substitui o MobileMe, e permite a sincronização de dados em diferentes dispositivos da marca, associados a uma única conta de e-mail usuário@me.com A letra B está errada porque o comando allintext procura no texto da página (exceto título, marcas HTML, etc). A letra C está errada porque protocolo não é uma linguagem (exatamente). A letra D aumentou o limite de 140 caracteres para 200, errado. Além de ser apenas para quem está dentro da rede ter autorização para postar tweets. A letra E lembra o aplicativo cliente de e-mail Eudora, muito famoso na década de 90, porém com uma restrição que não existe (e nem existiu nos mais de 40 anos de vida do e-mail).
  • http://blog.iobconcursos.com/fala-professor-com-ana-lucia/
  • CORRETA: A

    a) iCloud – (sucessor do MobileMe) é um sistema de armazenamento em nuvem desenvolvido pela Apple Inc. iCloud foi anunciado em 6 de junho de 2011 no evento Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). O sistema permite que os usuários compartilhem seu emails, contatos, marcações no calendário, documentos iWork e localizar o seus dispositivo iOS ou Mac Book.

    b) allintext - Restringe a pesquisa a documentos cujo texto contenha os termos da pesquisa. Exemplo: Se você digitar allintext:google search na caixade pesquisa, serão retornados somente os documentos que tenham tanto “google” como “search” no texto.

    c) URI - Identificador Uniforme de Recursos  (Uniform Resource Identifier) é uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. O principal propósito desta identificação é permitir a interação com representações do recurso através de uma rede, tipicamente a Rede Mundial, usando protocolos específicos. URIs são identificadas em grupos definindo uma sintaxe específica e protocolos associados.

    d) Twitter – é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

    e) Programa Eudora – Alguns programas ficam com fama de serem clássicos. Eudora está neste time. A primeira versão foi lançada em 1989. De lá pra cá se transformou num dos programas de gerenciamento de e-mails mais populares da internet. Eudora recebe, envia, imprime e arquiva e-mails de praticamente todos os tipos seguro e objetivo. A característica mais marcante do Eudora é a segurança. Os dispositivos de antispam e de antiphishing mantém o computador e os e-mails mais seguros. Outras funções úteis são o organizador de pastas, os emoticons para as mensagens e o conversor de imagens.


    Fonte: http://blog.iobconcursos.com/fala-professor-com-ana-lucia/

  • Por qualquer dispositivos?  Ou só dispositivos da Apple? 

  • ICloud = espécie de CLOUD STORAGE da APPLE! Gab: A

  • Letra A


    O serviço Apple iCloud substitui o MobileMe, e permite a sincronização de dados em diferentes dispositivos da marca, associados a uma única conta de e-mail usuário@me.com


    A letra B está errada porque o comando allintext procura no texto da página (exceto título, marcas HTML, etc).


    A letra C está errada porque protocolo não é uma linguagem (exatamente).


    A letra D aumentou o limite de 140 caracteres para 200, errado. Além de ser apenas para quem está dentro da rede ter autorização para postar tweets.


    A letra E lembra o aplicativo cliente de e-mail Eudora, muito famoso na década de 90, porém com uma restrição que não existe (e nem existiu nos mais de 40 anos de vida do e-mail).

  • LETRA A

  • Generaliza e da como certa, o cespe do cão.


ID
782047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que cita apenas exemplos de navegadores web.

Alternativas
Comentários
  • Eu errei a questão e marquei a letra C justamente por achar que o Dropbox é um navegador.

    Dropbox:  é um serviço para armazenamento de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem" ("cloud computing").
  • Shiira é um navegador web (browser) para o sistema operacional Mac OS X. Criado para ser "um navegador melhor e mais útil que o Safari", o Shiira utiliza o renderizador WebKit (baseado no KHTML).

    O Shiira é software livre e seu código fonte é disponibilizado sob a licença BSD

  • d) Mozilla Firefox, Safari, Opera e Shiira.-correto.
    Shiira- free software web browser para MAC OS X (assim como Safari)e usa Webkit da Apple para scripting e renderização (KHTML)
  • Dropbox = armazenamento em nuvem
    outlook express = serviço de email
    windowns explorer = ferramenta para funcionamento do windows
    opera = navegador
    safari = navegador
    shiira = navegador do MAC os
    mozilla firefox = navegador
    google = site para pesquisas

    Portanto : alternativa D
    onde todos são navegadores.
  • Gabarito: 'D'. Mozilla Firefox, Safari, Opera e Shiira. Este ultimo é um  web browser para MAC OS
     ..
  • Letra A: Dropbox: Servidor de Cloud Storage(Armazenamento nas Nuvens) Mozilla Thunderbird: Programa Cliente de E-mail Outlook Express: Programa Cliente de E-mail Google: Mecanismo de Busca

    Letra B: Windows Explorer: Gerenciador de Arquivos e pastas do Windows Mozilla Firefox: Navegador Safari: Navegador Outlook Express: Programa Cliente de E-mail

    Letra C: Google Chrome: Navegador Opera: Navegador Mozilla Firefox: Navegador Dropbox: Servidor de Cloud Storage (Armazenamento nas Nuvens)

    Letra D: Mozilla Firefox: Navegador Safari: Navegador Opera: Navegador Shiira: Navegador

    Letra E: Shiira: Navegador
    Windows Explorer: Gerenciador de Arquivos e pastas do Windows Google Chrome: Navegador Mozilla Thunderbird: Programa Cliente de E-mail

    Shiira é um navegador web (browser) para o sistema operacional Mac OS X. Criado para ser "um navegador melhor e mais útil que o Safari", o Shiira utiliza o renderizador WebKit (baseado no KHTML).

    O Shiira é software livre e seu código fonte é disponibilizado sob a licença BSD

  • Letra D. Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem (Internet) gratuito (instale em http://t.co/mG9RggEg e conheça outras opções em http://mediugorie.wordpress.com/2012/10/16/armazenamento-on-line-dicas-e-opcoes/ ), Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mail, Outlook Express é o cliente de e-mail do Windows XP, Google é a empresa de Internet que oferece serviço de buscas (entre muitos outros), Windows Explorer é o gerenciador de arquivos e pastas do sistema operacional da Microsoft, Mozilla Firefox é o navegador web da fundação Mozilla, Safari é o navegador web da Apple, Google Chrome é o navegador web da empresa Google, Opera é um navegador ideal para portáteis, Shiira é outro navegador web da Apple para Mac OS X.
  • Nunca ouvir falar nesse Shiira!

  • tbm não ,parceiro...
  • Esse Shiira cair em concurso??????Ele num é de Deus naummm Mano!!
  • Shiira é a esposa do He-man.
  • Mesmo ficando entre 2, em 90% eu marco errado
  • Olá, boa noite!

    Ninca ouvi falar nesse Shiira... Gente?! 
    No entanto,  fui por eliminação  e marquei a correta (item D).
    No item A > Dropbox e Outlook não são navegadores, mas sim, gerenciador de armazenamento de arquivo em nuvem e correio eletônico respectivamente - Errado.
    No item B >> Windws Explorer não é navegador, mas sim gerenciador de pastas e Outlook  é relativo a correio eletrônico - Errado.
    No item C >> Tem-se o Dropbox - Errado.
    No item E>> Tem-se Windows Explorer - Errado.
    Sé me restou o D (mesmo não sabendo o que seria esse Shiira).

    Abs,
  • esse Shiira ai nao é aquela mulher de 6 bracos do mortal kombat nao???

  • independente do shiira, dava pra ter acertado por eliminação.

  • Uma dessas n cai na minha prova ;/

  • Letra D. 



    Estava achando que shiira era a mulher do shiiro hahaha



    Pesquisei, eis que encontrei:



    Shiira é um navegador web (browser) para o sistema operacional Mac OS X. Criado para ser "um navegador melhor e mais útil que oSafari", o Shiira utiliza o renderizador WebKit (baseado no KHTML).

    O Shiira é software livre e seu código fonte é disponibilizado sob a licença BSD



    https://pt.wikipedia.org/wiki/Shiira

  • A questão é aparentemente fácil, mas não é. É só olhar a estatística.

  • navegadores mais conhecidos: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, Opera, Safari, Shiira, Konqueror.

  • Shiira, prazer.


ID
782050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  •  a) Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.-correto: Sistemas operacionais modernos (Linux & Windows) contêm bibliotecas que implementam a maioria dos serviços, que transformaram em comodidades os serviços de aplicações do dia a dia. Assim sendo, a maior parte do código utilizado em aplicações modernas está nestas bibliotecas.
  • Tipos de Arquivos
    Os tipos de arquivos existentes num sistema GNU/Linux são os seguintes: Arquivo regular: tipo comum que contém dados somente. Os arquivos regulares podem ser dos mais variados tipos, guardando os mais diferentes tipos de informações. Existem arquivos de áudio, vídeo, imagem, texto, enfim. Os arquivos se dividem em 2 (duas) categorias principais: Binários: arquivos binários são compostos por bits 1 e 0 e só podem ser interpretados pelo sistema operacional, sendo incompreensíveis por nós humanos. Se um arquivo binário for aberto por um editor de textos, serão exibidos vários símbolos estranhos. Programas e bibliotecas são exemplos de arquivos binários; Texto: arquivos do tipo texto são compostos por informações em forma de texto, que podem ser entendidas pelo usuário comum. Arquivos desse tipo não necessariamente contém texto propriamente dito. Quando se diz que um arquivo é do tipo texto estamos querendo dizer que, se o abrirmos num editor de texto, serão exibidos informações legíveis (ainda que possam não fazer muito sentido). Diretórios: os diretórios são utilizados para separar um grupo de arquivos de outros. Um diretório pode conter arquivos e outros diretórios, que serão chamados subdiretórios; Dispositivos: De bloco; De caracter; Fifo; Links: Simbólicos; Absolutos; FIFO. Força e fe.
    Sucesso!
  • Letra A:
    Correta
    Letra B:
    Opa a regra para o nome e caracteres permitidos é a mesma do Windows e Linux, ou seja, 255 caracteres no nome e não pode ser utiliza em nome de arquivo os seguintes caracteres: / \ | > < ? : ” *   Letra C:
    A banca esta mencionando o pesquisar, quando este recurso está ativo pode-se sim buscar em pastas e suas respectivas subpastas. Até mesmo em outros locais.   Letra D:
    A data da criação do arquivo não pode ser modificada.
      Letra E:
    Aqui esta sendo utilizado o recurso atalho.
    É possível fazer atalho, que no Linux é chamado de link, de tudo para qualquer lugar e de qualquer lugar independe do tipo de arquivo ou conteúdo.
  • Em relação a Letra B, deve-se lembrar que o Linux é case sensitive e o Windows não é. Portanto na criação de arquivos ou pastas deve-se atentar para isso.
  • Na letra A: bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.


    Não entendi essa parte. Se alguém puder ajudar.
  • Olá Rodrigo.
    Em um sistema de arquivos, como o NTFS do Windows, os atributos podem ser +A ou -A. Quando um item possui o atributo Archieve (arquivo regular), ele participa das pesquisas, é indexado, desfragmentado, etc. Se ele não possui o atributo Archive é considerado arquivo Morto, e não será indexado, não participará das pesquisas, poderá ser compactado para diminuir espaço em disco pelo Limpeza de Disco, não será incluído nos próximos backups, etc.
  • Só complementando o comentário do Fernando, o arquivo que já foi feito backup  é marcado como morto , por isso que ele não será mais incluído no backup.

  • O que é um tipo regular? E isso inclui os executáveis?

  • No Linux não dá para alterar a data Djanilsson? A letra d) para mim é a mais correta, só que se eu levar em conta, todas as palavras, pode ser alteradas pelo proprietário não é exclusivo. 

  • Cuidado Pessoal... 

    Dos caracteres / \ | > < ? : ” * o unico que não pode ser utilizado no Linux é a BARRA (/)

  • Se alguém souber o erro de cada uma das aalternativas e puder explicar, desde já agradeço. 

     

  •  A que que soa melhor em meus ouvidos é a letra A

     

  • A

    Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.

  • GABARITO A!

    Arquivo regular trata-se de um tipo de arquivo mais comum que podemos encontrar em um sistema Linux.

    Exemplo: arquivo de texto, de imagem, vídeo, programa executável etc.


ID
782053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação à segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é a D, isso porque o usuário pode sofrer o ataque de vírus quando insere, por exemplo um pen drive que possa estar contaminado, causando avarias no sistema daquele computador que não está ligado na rede.
  • Vírus são abertos na memória RAM quando executamos um programa ao qual ele está agregado, sendo assim mesmo que um computador esteja desconectado ele estará sujeito à infecção quando executado algum programa contaminado. 
  • Outras maneiras de adquirir vírus além de estar em LAN incluem usar mídia removível (floppy disks,CD/DVD-RW,flash drives,zip disks etc) e até o próprio usuário pode escrever uma aplicação de vírus usando batch scripts (ou qualquer formato para scripts).
  • a) Firewalls protegem computadores ou redes de computadores contra ataques via Internet. Os firewalls são implementados exclusivamente por mmeio de software. ERRADO
    Os firewalls podem estar integrados a hardwares dedicados com a função de isolar uma rede privada de ataques externos.
    http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/images/cluster-security-network-3.png
  • a) Firewalls protegem computadores ou redes de computadores contra ataques via Internet. Os firewalls são implementados exclusivamente por meio de software.
    ERRADA, pois existem firewalls que são implementados por hardware.
     b) O uso de aplicativos de segurança, em conjunto com procedimentos relacionados a tais aplicativos, garante totalmente a segurança da informação de organizações.
    ERRADA, porque não existe sistema totalmente seguro.
     c) Em computadores conectados à Internet, a adoção de procedimentos de backup é a garantia de que não haverá perda de dados, independente do ataque ao qual o computador seja submetido.
    ERRADA, tendo em vista que não existe garantia de manutenção de dados.
     d) Ainda que um computador esteja desconectado de qualquer rede de computadores, ele está sujeito ao ataque de vírus.
    CORRETA.
     e) Diferentemente dos antivírus, os antispywares agem exclusivamente analisando dados que chegam ao computador por meio de uma rede de computadores, em busca de spywares.
    ERRADA, os antispywares também analisam dados que chegam por diversos meios, como pendrives, bluetooth, etc.
  • Letra A: 
    Firewall é um sistema que protege seu computador de acessos não autorizados, esses acessos podem ser chamados de ataques, só que na questão esta defesa é delimitada apenas a internet é isso é uma mentira, essa defesa é para qualquer acesso seja da internet, intranet ou rede local(LAN).
      Letra B: 
    A segurança da informação não esta só relacionada a sistemas e procedimentos, esta também com as pessoas, ou seja, a empresa pode ter o melhor sistema do mundo mas se uma pessoa que tem acesso as informações deseja fazer uso desta informação de forma errada não tem quem o impeça.
      Letra C: 
    Quando a banca menciona “independe do ataque” é complicado afirmar com toda essa amplitude, por vários fatores. Primeiro: Se a ameaça recebida danificar apenas o conteúdo do arquivo, mesmo fazendo o backup será possível restaurar a informação? Se o backup foi feito já com problema com certeza não. Segundo: Se o backup foi feito antes do inicio do expediente e no meio do mesmo o servidor sofre um ataque. Todos os dados serão recuperados? Com certeza não, porque o backup da manhã não salva o que vai acontecer no decorrer do dia. Backup não é feito de dados futuros.
    Letra D:
    Com certeza já que o vírus pode vim de um pen-drive ou algo do tipo, o único computador que não está sujeito a vírus é aquele que não funciona, e olhe lá!
      Letra E:
    Antispywares tem a mesma função do antivírus só que em vez de vírus detecta spyware.
  • sobre a letra A

    O que é uma firewall?

    Uma firewall é um software ou hardware que ajuda a impedir que os hackers e alguns tipos de software maligno chaguem ao seu PC através de uma rede ou da Internet. A firewall faz isto verificando as informações que chegam da Internet ou de uma rede e bloqueando ou permitindo que passem para o seu PC.

    Uma firewall não é a mesma coisa que uma aplicação antivírus ou antimalware. As firewalls ajudam a proteger de worms e hackers, as aplicações antivírus ajudam a proteger de vírus e as aplicações antimalware ajudam a proteger de software maligno. São necessárias as três.

    http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-8/windows-firewall-from-start-to-finish

  • item d 

    EX:PODE SER TRANSMITIDO UM VÍRUS POR PEN DRIVE

  • A) ERRADA. Firewalls podem ser tanto hardware quanto softaware.
    B) ERRADA. Ainda que você utilize aplicativos de segurança, não haverá garantia de segurança das informações.
    C) ERRADA. O backup não protege contra todo e qualquer dano.
    D) CORRETA. Por exemplo, na inserção de um pen-drive contaminado.
    E) ERRADA. O antispyware analisa tanto os dados advindos da rede de computados quanto os que já estão no computador. 

  • Joguei duro

  • O computador contém informações importantes sobre o usuário ou a instituição que ele trabalha. O dispositivo é alvo constante de ameaças e ataques, que procuram obter acesso indevido às informações armazenadas.
    Para proteção, podemos usar:
    - firewall - filtro de conexões, que monitora as portas TCP/IP, permitindo ou negando o tráfego nelas
    - antivírus - para detectar e remover vírus de computador
    - antimalware - para detectar e remover softwares maliciosos
    Com todos os sistemas de proteção ativados, nada será 100% seguro.

    O computador que está desconectado da rede mundial, poderá ser atacado por vírus, como por exemplo, o vírus de pendrive, caso um usuário conecte um dispositivo infectado na porta USB dele.

    Gabarito: Letra D.

  • LETRA D

  • O computador que está desconectado da rede mundial, poderá ser atacado por vírus, como por exemplo, o vírus de pendrive, caso um usuário conecte um dispositivo infectado na porta USB dele.

  • Firewall é um dispositivo, podendo existir na forma de software ou hardware, de uma rede de computadores, que possui a função de filtrar o tráfego nocivo recebido e impedir que esses dados sejam propagados.


ID
782056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Diferentemente do ocorrido durante grande período de vigência do regime militar, quando se impôs ao país um bipartidarismo bastante artificial, com a redemocratização, a partir de 1985 e da promulgação da Constituição Federal de 1988, o pluripartidarismo pleno passou a caracterizar o cenário político brasileiro.


Entre as opções a seguir, assinale a que apresenta a agremiação político-partidária que, apesar de ter exercido importante papel na história brasileira, não integra o atual cenário político brasileiro.


Alternativas
Comentários
  • União Democrática Nacional (UDN) foi um partido político brasileiro fundado em 7 de abril de 1945, frontalmente opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas e de orientação conservadora Seu principal rival nas urnas era o Partido Social Democrático. Até as eleições parlamentares de 1962 a UDN era a segunda maior bancada do Congresso Nacional, atrás apenas da bancada pessedista. Nesse ano, o Partido Trabalhista Brasileiro tomou este segundo lugar da UDN. Como todos os demais partidos, a UDN foi extinta pelo governo militar que assumiu o poder em 1964.
     
  • GABARITO: D



  • Por Emerson Santiago

    UDN é a sigla correspondente a União Democrática Nacional, um partido político brasileiro criado a 7 de abril de 1945 e extinto em 27 de outubro de 1965. Surgiu originalmente como uma frente, ou seja, um grupo arregimentado de políticos e cidadãos sem uma agenda política específica. A causa fundamental dos udenistas era fazer oposição ao regime do Estado Novo de Getúlio Vargas e toda e qualquer doutrina originária de seu governo. Participou de todas as eleições majoritárias e proporcionais até 1965. O partido que rivalizava com a UDN era o PSD (Partido Social Democrata), que possuía representação majoritária no congresso. Sua principal força era na região nordeste, onde tinha vários governadores. Desde sua fundação, perdeu três eleições presidenciais consecutivas (1945, 1950 e 1955, respectivamente), ganhando a eleição de 1960, onde apoiou Jânio Quadros, e finalmente apoiou o golpe (então denominado revolução) Militar de 1964.

     

    A coesão não foi o forte do partido durante sua existência, pois ele basicamente sustentava-se em uma vaga idéia liberal conservadora, muitas vezes flertando com o autoritarismo, outras com a ideia progressista. O partido que votou a favor do monopólio estatal do petróleo é o mesmo que opôs-se à cassação dos integrantes do Partido Comunista em 1947. O partido ficou marcado pela ligação com os militares e o pensamento da classe média urbana da época.

    udenismo, expressão do modo de fazer política dos simpatizantes e filiados à UDN tem como característica básica a defesa de um liberalismo clássico, forte apego ao moralismo, sendo à época o mais conservador dos três partidos existentes (além de inúmeros outros partidos menores, sobressaindo-se, porém, a UDN, PTB e PSD).

     

  • Coexistiram na UDN teses liberais e autoritárias, progressistas e conservadoras. O partido que vota a favor do monopólio estatal do petróleo (1953) e contra a cassação dos mandatos dos parlamentares comunistas (1947) é o mesmo que se opõe à intervenção do Estado na economia, denuncia a "infiltração comunista" na vida pública e contesta os resultados quando perde as eleições. O partido ficou marcado pela vinculação com os militares e as aspirações das camadas médias urbanas, identificando-se, também extrapartidariamente, com o udenismo. Expressão de mentalidades e estilos de ver e fazer política, o udenismo caracterizou-se pela defesa do liberalismo clássico, o apego ao bacharelismo e ao moralismo e o horror aos vários "populismos".
    O símbolo da UDN era uma tocha olímpica com as labaredas e o lema "O preço da liberdade é a eterna vigilância".

    foto
    Símbolo da UDN

    http://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/u/uni_demo_nacional.htm

    Bons estudos!

ID
782059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Das ruas de Túnis à Praça Tahir e mais além, os protestos desencadeados em todo o mundo em 2011 nasceram na Internet e nos diversos recursos que permitem interagir com ela.
O Estado de S.Paulo, 6/1/2012, p. A13 (com adaptações).


Considerando o fragmento de texto acima e que a Internet é um dos fatores constitutivos da era da informação e do conhecimento que caracteriza a contemporaneidade, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • A revolução no Egito depende necessariamente da internet

      Na quarta-feira, os egípcios voltaram a ter acesso à internet. Foram cinco dias praticamente sem acesso à rede. A falta de Facebook, Twitter e outras redes sociais, no entanto, não impediu a população de ir às ruas. O uso dos meios digitais, portanto, foi supervalorizado?

    Não.

    É justamente o contrário: nenhum movimento político popular foi tão dependente da internet quanto a tentativa de revolução que corre no Egito.

    (Até o fechamento desta coluna, na noite de sexta-feira dia 4, Hosni Mubarak seguia na presidência e o povo não arredava das ruas.)

    Revoluções populares são complexas. Ainda mais quando surgem num repente sem líder determinado e objetivo claro por seguir. São também contagiosas. Quanto mais gente sai à rua num dia, maior será o número no dia seguinte. Todos comungam da impressão de que agora vai. O ditador pode descer com as forças de repressão – o Exército, a polícia secreta. Mas Mubarak não tem pleno controle destes. Tudo vira um teste de quem pisca primeiro.

    Quando o movimento já estava nas ruas, não era preciso mais ter internet. O contágio social se dava pela televisão ou pela janela com vista para a multidão lá fora. Aí é fácil. O difícil, numa ditadura, é encontrar uma brecha para falar da insatisfação quando ainda não está claro se é seguro ou não conversar sobre o assunto.

    É aí que entrou o Facebook.

    Em 6 de abril de 2008, os trabalhadores egípcios ensaiaram uma greve geral reclamando dos aumentos excessivos dos preços dos alimentos. Greves são ilegais por lá. O movimento teve sucesso apenas parcial e a polícia foi em peso para as ruas. Os protestos foram parcos. Mas, provocados pelo tema, um grupo de jovens começou a debatê-lo no Facebook. É ali que tudo começou.

    O diplomata Mohamed ElBaradei foi um dos primeiros a descobrir esse movimento incipiente. Gastou tempo para dominar as mídias sociais e ouvir o que seus jovens compatriotas diziam. E é por isso que terminou apontado como um dos líderes de consenso possíveis para a revolução.


  • GABARITO : D






  • Uma das Ferramentas utilizadas pelos rebeldes foi a Internet – redes sociais como Facebook foram veiculo de denuncia e critica social, bem como  de organização de movimentos contra o autoritarismo. Esse fato mostra que a tecnologia não e so uma ferramenta para  diversão, mas uma Arma do povo.

    Primavera Árabe   Luta por Democracia, Queda de Ditadores, Atualidades revoltas mundo arabe por democracia

    http://www.not1.xpg.com.br/primavera-arabe-luta-por-democracia-queda-de-ditadores-atualidades/

    Bons estudos!

ID
782062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O termo sustentabilidade — cunhado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum — foi incorporado definitivamente ao vocabulário mundial contemporâneo. O conceito de uso sustentável da natureza, por exemplo, já compõe a base de diversos programas, projetos e ações voltados para a preservação ambiental. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta a síntese da definição de sustentabilidade.


Alternativas
Comentários
  • Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.[1] Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.[2]

     (wikipedia)
  • Assertiva C

    Segue conceito de Sustentabilidade.


    Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

    Ações relacionadas a sustentabilidade

    - Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
    - Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
    - Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
    - Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
    - Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
    - Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

    - Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
    - Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
    Benefícios
    A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

    Bons Estudos
  • Alternativa correta letra C) os recursos naturais devem ser usados de modo que a natureza os possa repor,assegurando-se,dessa forma, o atendimento das necessidades atuais e futuras. 

     

    Sustentabilidade: termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligênte para que eles se mantenham no futuro.





    Preservar é sinônimo de sustentabilidade,por isso,devemos sempre usar os recursos naturais com cosciência e determinação.

    Ser sustentável é usar somente o necessário,promover o melhor tanto para as pessoas,assim como o meio ambiente.

  • O que é sustentabilidade?

    Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

    Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

    http://www.sustentabilidade.org.br/

    Bons estudos!
  • A letra "c" é o nosso gabarito. 

    "A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis, capazes de se autorreproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica. É também a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade_ambiental


ID
782065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O embargo da União Europeia ao petróleo iraniano — divulgado pela imprensa mundial em julho de 2012 — consiste em uma das mais duras sanções econômicas impostas ao Irã em trinta anos. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as pressões da comunidade internacional sobre o sistema político iraniano pretendem forçar o regime dos aiatolás a


Alternativas
Comentários
  • Os países-membros da União Europeia concordaram, no dia 23 de janeiro de 2012, em embargar o petróleo do Irã, como parte de uma série de sanções contra o país por seu programa nuclear. As medidas incluem um embargo imediato a novos contratos para petróleo e petroquímicos. Os contratos existentes poderão vigorar até 1º de julho. O Irã ameaçou retaliar o embargo com o fechamento do Estreito de Ormuz, por onde passam de 20% a 40% do petróleo exportado por ano, segundo diversas estimativas. Além do embargo ao petróleo iraniano, chanceleres dos 27 países da UE concordaram em congelar os ativos do Banco Central do Irã nos países do bloco europeu. A escalada da crise iraniana comporta vários riscos - de aumento do preço do barril do petróleo, de crescimento da instabilidade financeira mundial e de uma potencial ação militar para manter a passagem de Ormuz aberta.
     
  • Gabarito: C

    A) O Irâ realmente faz parte da OPEP*, porém, o embargo imposto pela União Europeia não tem esse objetivo.
    *Fazem parte da organização os seguintes países: 

    Do Oriente Médio: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar
    Da África: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria.
    Da América do Sul: Equador e Venezuela.

    B) O Curdos são minoria na região e justamente por isso não há qualquer possibilidade de divisão do poder, além disso, foge totalmente ao enfoque da questão.
    "

    Curdos no Irã

    Os curdos constituem aproximadamente 7% da população total do Irã. Alguns curdos iranianos têm resistido aos esforços do governo iraniano, tanto antes quanto depois da revolução de 1979, para assimilá-los na vida nacional. Junto com os curdos de regiões no Iraque e na Turquia, há movimentos separatistas que apóiam a idéia de se estabelecer um estado independente curdo."

    D) O Saddam já foi dessa p/ uma melhor há tempos.

    E)  O Iran não faz parte do Conselho de Segurança da ONU




  • Gabarito C

    Localizado numa das áreas mais tensas do planeta, no Oriente Médio, o Irã, república islâmica fundamentalista, tem sido motivo de preocupação da comunidade internacional. O responsável por essa situação é o programa nuclear desenvolvido naquele país.

    O domínio da tecnologia nuclear pode ser utilizado para a construção de usinas de energia elétrica, além da possibilidade de fabricação de armas nucleares. De acordo com o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), somente os países que explodiram a bomba atômica antes de 1° de janeiro de 1967 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) têm o direito de possuírem esse tipo de armamento.

    Porém, algumas nações não autorizadas possuem armas nucleares: Índia, Coreia do Norte, além de indícios da Ucrânia e de Israel. Em alguns anos, o Irã pode ser outra nação na lista dos países detentores de armamentos nucleares.

    O projeto nuclear iraniano teve início em 1950, com auxílio técnico dos Estados Unidos, recebendo a denominação de “Átomos para a Paz”. No entanto, após a Revolução Islâmica de 1979, houve a sua paralisação.

    Em 1995, através de um acordo com a Rússia, o programa nuclear do Irã voltou a ganhar forças. No entanto, somente com a eleição de Mahmoud Ahmadinejad, em 2005, o país deixou o mundo Ocidental e Israel com receio dos possíveis fins bélicos desse programa.

    Mahmoud Ahmadinejad, fundamentalista islâmico conservador, alega que o programa nuclear iraniano é destinado a fins pacíficos. Ele acusa o Ocidente de tentar impedir o desenvolvimento tecnológico do seu país. Entretanto, Estados Unidos e Israel, principais inimigos do Irã, afirmam que esse programa nuclear tem por objetivo a fabricação de armas nucleares. Conforme relatórios dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, o Irã será capaz de produzir uma bomba atômica em menos de dez anos.

    A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) decidiu levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU, que poderá adotar sanções econômicas para que o país desista de seu programa nuclear. Mas essa atitude desencadeará grandes problemas à economia global, visto que o Irã é o quarto maior produtor mundial de petróleo. Por conta disso, os embargos econômicos poderão gerar um aumento significativo no preço do petróleo.

    Manouchehr Mottaki, Ministro das Relações Exteriores do Irã, alegou que o programa nuclear iraniano não será interrompido por possíveis sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU. Ele ainda pede que, através da diplomacia, as potências mundiais cooperem com o projeto.

    Estados Unidos e Israel são os principais opositores desse programa nuclear. Por outro lado, Brasil e Turquia são defensores, sendo que os turcos realizaram um acordo para fornecerem urânio enriquecido para os iranianos.

  • c) CORRETA

        O Irã, apesar de não ser um país árabe (um dos temas sugeridos para a realização dos trabalhos) e sim persa, é um ator de grande importância no cenário do Oriente Médio e, principalmente, nas relações deste com o Ocidente.
        O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, foi em 2005 o primeiro não-clérigo ao chegar ao poder no país, um Estado teocrático. Foi reeleito em 2009 numa eleição controversa, com suspeita de manipulação dos votos.
    Seus mandatos são marcados por temas controversos como o não respeito aos direitos humanos, o apedrejamento de mulheres, a negação ao Holocausto e a assinatura com a Turquia – mediado pelo Brasil – de um acordo nuclear.
    O poder político exercido pelo Irã se dá, sobretudo, pela extensa rede de petróleo existente no país, sendo um dos maiores exportadores do produto da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).  A comunidade internacional teme que o conhecimento iraniano da construção da bomba atômica se torne uma ameaça real.
  • Pessoal, vamos postar a FONTE da pesquisa, please!
    Obrigada pelos comentários.
    Avante!
  • BRUXELAS, 16 Out (Reuters) - Governos da União Europeia impuseram sanções nesta terça-feira contra companhias estatais iranianas da indústria de petróleo e gás e reforçaram as restrições sobre o banco central, colocando pressão financeira sobre o programa nuclear de Teerã.

    Entre as mais de 30 empresas e instituições listadas no jornal oficial da UE como alvos de congelamento de ativos na Europa está a Companhia Nacional Iraniana de Petróleo (NIOC, na sigla em inglês), uma das maiores exportadoras de petróleo do mundo, e a Companhia Petroleira Nacional Iraniana.

    Ambas são elementos vitais da indústria de petróleo do país, principal fonte de receita do governo, que está sendo alvo de sanções do Ocidente.

    A importância delas aumentou nos últimos meses, com os governos na Europa e nos Estados Unidos buscando limitar o acesso de Teerã ao dinheiro, forçando companhias ocidentais a interromperem o comércio com o Irã e levando Teerã a depender mais de empresas domésticas.

    Justificando a decisão, os governos da UE disseram que ambas as empresas, NIOC e NITC, providenciam suporte financeiro ao governo.

    O Irã disse que as sanções não vão funcionar.

    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/10/16/sancoes-da-ue-tem-como-alvo-companhias-de-petroleo-e-gas-do-ira.jhtm

    Bons estudos!


ID
782068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Assinale a opção correta, de acordo com o Código de Organização Judiciária do estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    -------------------------------------------
    a) Ao corregedor-geral da justiça, é vedado compor o Conselho Estadual da Magistratura.

    Art. 42. Incumbe, ainda, ao Corregedor-Geral da Justiça: 

    II – compor, como membro nato, o Conselho Estadual da Magistratura; 

    -------------------------------------------
    b) A aposentadoria compulsória com subsídio proporcional ao tempo de serviço somente é aplicável a juiz substituto em estágio probatório.

    Art. 56. O Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça, aprovado pelo Tribunal Pleno, detalhará as atribuições do Corregedor-Geral da Justiça, bem assim de todos os órgãos dela integrantes, observados, quanto ao processo de sindicância contra Magistrados, os seguintes procedimentos: 

    V – aposentadoria compulsória, com subsídios proporcionais ao tempo de serviço

    Art. 57. O Regimento Interno do Tribunal de Justiça estabelecerá o procedimento para a apuração de faltas puníveis com remoção compulsória, disponibilidade com subsídios proporcionais ao tempo de serviço, aposentadoria compulsória, com subsídios proporcionais tempo de serviço e demissão, esta somente aplicável aos juizes substitutos, em estágio probatório. 

    -------------------------------------------
    c) Os conselhos de justiça militar são órgãos judiciários de primeira instância da justiça militar estadual, com jurisdição sobre todo o território de Alagoas.

    Art. 91. Os Conselhos de Justiça Militar são órgãos judiciários de primeira instância  da Justiça Militar Estadual, com jurisdição em todo o território do Estado de Alagoas. 

    -------------------------------------------
    d) Juiz de direito que integra turma recursal tem mandato de dois anos, sendo vedada a recondução.

    Art. 95.  3º O Juiz de Direito integrante da Turma Recursal terá mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução.

    -------------------------------------------
    e) A secretaria da turma de uniformização do sistema dos juizados especiais é composta de três analistas judiciários e do juiz de direito mais antigo, que deve ser o chefe da secretaria.

    Art. 95- A. § 2º A secretaria da Turma de Uniformização será composta de 03(três) Analistas Judiciários, um deles exercendo a função de Chefe de Secretaria. 

     

    LEI Nº 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. 

  • Único e excelente comentário. Obrigada, César!


ID
782071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação ao regime jurídico único dos servidores públicos civis do estado de Alagoas, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Errei a questão, marquei a letra C. O prazo para tomar posse é de 30 dias, porém, não é improrrogável. Conforme previsto no Art. 13, parágrafo 2, da Lei 8.112, em se tratando de servidor, que na data de publicação do ato de provimento, esteja de licença prevista na lei ou sofra algum impedimento também previsto na lei, será contado o prazo de 30 dias a partir da data do fim do impedimento.

    As opções B, D e E estão claramente erradas.

    Resposta correta letra A.


  • Resposta A

    a) O aproveitamento ocorre quando o servidor que se encontrava em disponibilidade retorna obrigatoriamente ao trabalho. Art. 8º São formas derivadas de provimento de cargo público: VIII – aproveitamento. Art. 24. Aproveitamento é o retorno obrigatório ao trabalho de servidor que se achava em disponibilidade, ocorrendo em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. 

    b) Para o ato de posse, é obrigatório que o servidor compareça pessoalmente, sendo vedada a representação de procurador para tal fim. Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei. § 6º A posse através de procurador fica condicionada à apresentação de instrumento público de mandato, com outorga de poderes especiais para tal fim. 

    c) A posse de servidor deve ocorrer no prazo improrrogável de trinta dias, contados da publicação do ato de provimento. § 2º A posse ocorrerá dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado.

    d) É vedada a transferência de servidor ocupante de cargo de quadro em extinção para outro órgão ou entidade. Art. 17. Transferência é a transposição do servidor estável de um cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo Poder. § 2º Será admitida a transferência de servidor ocupante de cargo de quadro em extinção para igual situação em quadro de outro órgão ou entidade. 

    e) A promoção é uma forma originária de provimento de cargos públicos. Art. 8º São formas derivadas de provimento de cargo público: I – promoção; II – ascensão; III – transferência; IV – readaptação; V – reversão; VI – reintegração; VII – recondução; VIII – aproveitamento. 

     5247_Regime Juridico Unico #sefaz-al

  • a) Art. 24. Aproveitamento é o retorno obrigatório ao trabalho de servidor que se achava em disponibilidade, ocorrendo em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado

    b) Art. 13, § 6º A posse através de procurador fica condicionada à apresentação de instrumento público de mandato, com outorga de poderes especiais para tal fim.

    c) Art. 13 § 2º A posse ocorrerá dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado

    d) Art. 17, § 2º Será admitida a transferência de servidor ocupante de cargo de quadro em extinção para igual situação em quadro de outro órgão ou entidade

    e) Art. 7º A nomeação é a forma originária de provimento dos cargos públicos. Todas as outras são derivadas. 

  • a O aproveitamento ocorre quando o servidor que se encontrava em disponibilidade retorna obrigatoriamente ao trabalho. ( é o retorno obrigatório ao trabalho de servidor)

    b Para o ato de posse, é obrigatório que o servidor compareça pessoalmente, sendo vedada a representação de procurador para tal fim. (através de procurador fica condicionada à apresentação de instrumento público de mandato)

    c A posse de servidor deve ocorrer no prazo improrrogável de trinta dias, contados da publicação do ato de provimento. (prorrogável por mais 30 trinta  dias).

    d É vedada a transferência de servidor ocupante de cargo de quadro em extinção para outro órgão ou entidade.  (Será admitida a transferência de servidor ocupante em cargo em extinção)

    e A promoção é uma forma originária de provimento de cargos públicos.(a nomeação é a forma)

  • A única forma originária de provimento de cargo público é a NOMEAÇÃO.

  • GABARITO ''A''

    Art. 24. Aproveitamento é o retorno obrigatório ao trabalho de servidor que se achava em disponibilidade, ocorrendo em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. 

  • #PCAL2021


ID
782074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com relação ao plano de cargos, carreiras e subsídios do Poder Judiciário do estado de Alagoas, assinale a opção correta, à luz da Lei n.º 7.210/2010.


Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    --------------------------

    a) A prestação de serviços mediante terceirização abrange as atividades de conservação, limpeza, segurança e as intermediárias do Poder Judiciário. mesmo sem conhecer a Lei dava para deduzir

    Art. 47. A prestação de serviços, mediante terceirização, apenas poderá abranger atividades de conservação, limpeza e segurança e nunca aquelas que são intermediárias ou finalísticas do Poder Judiciário. Parágrafo único. É vedada a convocação de servidores disponibilizados em virtude de contratos de terceirização para o cumprimento de jornadas prolongadas de trabalho, para deslocamentos dentro do território estadual ou nacional e para o desempenho de atividades insalubres ou perigosas. 

    --------------------------

    b) Para que um servidor seja nomeado, é obrigatória a produção de evidência documental do seu pessoal acervo patrimonial, por meio de apresentação da sua declaração de bens. que estudou a lei 8.112 para outros concurso poderá deduzir essa questão

    Art. 12. Ao novo servidor é obrigatória a produção, ao ensejo da sua posse, de evidência documental do seu pessoal acervo patrimonial, através da apresentação da sua declaração de bens, esta necessariamente atualizável até o dia 15 de junho de cada exercício fiscal, na conformidade do art. 13 da Lei Federal nº 8.429 de 02 de junho de 1992. 

    --------------------------

    c) Categoria funcional é o conjunto de classes vinculadas a determinado cargo, que previnem as linhas naturais de evolução horizontal e vertical do servidor. conceito usado em outras legislações estaduais, não teria como saber sem estudar

    Art. 2º Os vocábulos adiante enunciados, para os efeitos desta Lei, assumem as compreensões a saber: 

    II – CATEGORIA FUNCIONAL – subespécie funcional que, vinculada a cargo determinado, compreende conteúdo ocupacional específico inerente a profissão regulamentada e supõe grau de responsabilidade profissional pontualmente determinado; 

    correto seria III – CARREIRA – conjunto de classes que, vinculadas a determinado cargo, previnem as linhas naturais de evolução horizontal e vertical do servidor, como titular de função de natureza específica; 

    --------------------------

    d) Os servidores do Poder Judiciário fazem jus à diferença pecuniária decorrente de substituição. nunca que eles iam colocas os itens obvios como: aux.transporte, diarias, aux.saude...

    Art. 32. São complementos remuneratórios concessíveis aos servidores do Poder Judiciário: 

    I – Remuneração por Serviços Extraordinários; 

    II – Ajuda de Custo; 

    III – Diárias de Viagem; 

    IV – Auxílio-Transporte; 

    V– Diferença pecuniária decorrente de substituição; 

    VI – Auxílio Alimentação; e 

    VII – Auxílio-Saúde. 

    --------------------------

    e) Ainda que em disponibilidade, o servidor pode progredir verticalmente, mediante promoção.  mesmo sem conhecer a Lei dava para deduzir

    Art. 25. É vedada a progressão vertical, mediante promoção, do servidor que: 

    II – esteja em disponibilidade; 

     

    #TJAL

  • Legislação alterada pela Lei nº 7.889/2017.

    a) Não abrange os intermediários.

    b) Não se exige a declaração de bens no momento da nomeação, mas no momento da posse.

    c) Definiu a carreira, que é agrupada em classes (vertical) e padrões (horizontal) de uma mesma atividade profissional (cargo).

    d) Art. 60. Nas substituições de funções de confiança ou cargos comissionados de qualquer unidade do Poder Judiciário, o servidor designado fará jus ao pagamento da respectiva gratificação ou do cargo comissionado em valor proporcional ao período de substituição.

    e) Art. 20. É vedado o desenvolvimento funcional ao servidor:

    II – em disponibilidade;

     

  • LEI Nº 7.889, DE 16 DE JUNHO DE 2017

     

    DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE ALAGOAS, REVOGA A LEI ESTADUAL Nº 7.210, 22 DE DEZEMBRO DE 2010, E ADOTA PROVIDÊNCIAS CORRELATAS.


ID
782077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere aos princípios fundamentais e à organização do Estado, assinale a opção correta nos termos da Constituição do estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a Letra E. Utilizando-se a Constituição da República como fundamento é inevitável perceber que a dignidade da pessoa humana  é o fundamento da República. Ao lado disso está a igualdade como princípio fundamental, que no caso é a ausência de distinção de sexos. E como parâmetro para tal interpretação, cabe entender o preceito constitucional, disposto no art. 25 da mesma Carta: " Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição." Daí temos o postulado da decorrência das constituições estaduais, em relação à Constituição Federal, que se trata de matérias e diretrizes de observância obrigatória nos Estados.
    Abraços.
  • Correta. Letra: E

    Constituição do Estado de Alagoas

    Art.  2º  -    É  finalidade  do  estado  de  Alagoas,  guardadas  as  diretrizes  estabelecidas na  Constituição  Federal,  promover  o  bem-estar  social,  calcado  nos  princípios  de  liberdade democrática, igualdade jurídica, solidariedade e justiça, cumprindo-lhe, especificamente:
    I  -  assegurar  a  dignidade  da  pessoa  humana,  mediante  a  preservação  dos  direitos invioláveis a ela inerentes;
    III  -  contribuir  para  o  desenvolvimento  integral  e  harmônico  da  comunidade, de modo a remover as desigualdades regionais e sociais;


    A questão da orientação sexual foi somente para confudir.
  • Resposta E

    a) Se, por qualquer motivo que seja, determinado município não pagar a sua dívida fundada, o Estado deverá decretar a intervenção desse município.

    Art. 37. O Estado não intervirá nos Municípios, exceto quando: I – deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada; 

    b) Pelo princípio da independência dos poderes, compete à Câmara Municipal fixar a remuneração apenas de seus funcionários e vereadores.

    Art. 23. Compete à Câmara Municipal:  VI – fixar a remuneração dos Secretários Municipais, bem assim, a cada legislatura, aquela do Prefeito Municipal, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, para vigência no período subseqüente; 

    c) O controle interno e externo dos municípios é exercido pela Câmara Municipal, com o auxílio do tribunal de contas do estado.

    Art. 34. A fiscalização do Município será exercida mediante controle interno e externo. 

    Art. 35. O controle interno será desenvolvido pelo Poder Executivo Municipal, através de sistema instituído na forma da lei. 

    Art. 36. O controle externo incumbe à Câmara Municipal, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado. 

    d) Se o número de habitantes no município for superior a cinquenta e cinco mil, poderá ser criado um tribunal de contas municipal.

    Art. 36 § 3º: É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais. colaboração....  @estuda.ale (: 

    e) Uma das finalidades do Estado, expressamente disposta na Constituição do Estado de Alagoas, é assegurar a dignidade da pessoa humana, de modo a proporcionar idênticas oportunidades a todos os cidadãos, sem distinção de orientação sexual.

    Art. 2º I – assegurar a dignidade da pessoa humana, mediante a preservação dos direitos invioláveis a ela inerentes, de modo a proporcionar idênticas oportunidades a todos os cidadãos, sem distinção de sexo, orientação sexual, origem, raça, cor, credo ou convicção política e filosófica e qualquer outra particularidade ou condição discriminatória, objetivando a consecução do bem comum;

     #TJAL2018 #sefaz-al2020

     

  • Complementando o ótimo comentário do colega César Monteiro.

    A alternativa D está incorreta pelo disposto:

    Art. 36 § 3º: É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

     

    Bons estudos!

  • Gab. E

     

    Sobre a alternativa A  

     

    CF - Art. 35

    CE/AL - Art. 37

     

    O estado não intervirá nos municípios, SALVO:

     

    →  Quando deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por 2 anos consecutivos, a dívida fundada

     

    →  Quando não forem prestadas as contas devidas

     

    →  Quando não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e no desenvolvimento do ensino;

     

    →  Quando o TJ der provimento a representação para garantir a observância de princípios indicados nesta Constituição, ou para assegurar a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

  • A Fiscalização do MUNICÍPIO será exercida medidante CONTROLE INTERNO e CONTROLE EXTERNO.

    Controle Interno - Realizado pelo Poder Executivo municipal.

    Controle Externo - Realizado pela CÂMARA MUNICIPAL, AUXILIADA pelo Tribunal de Contas DO ESTADO.

    OBS - É vedada a criação de Tribunais, conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

  • #PCAL2021


ID
782080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação ao prefeito e ao vice-prefeito, assinale a opção correta, nos termos da Constituição do estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • Correta Letra: C

    Constituição do Estado de Alagoas

    Art.  28  -  Ocorrendo  vacância  dos  cargos  de  Prefeito  e  de  Vice-Prefeito,  far-se-á
    eleição  nos  noventas  dias  que  se  seguirem  à  data  em  que  se  deu  a  última  vaga, cabendo  aos
    eleitos completar o mandato interrompido.
    §  1º  -  Impedidos  o  Prefeito  e  o  Vice-Prefeito,  serão  sucessivamente  chamados  ao
    exercício do cargo o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores. 
  • Resposta C

    a) Nos municípios com até cinquenta mil habitantes, o subsídio do vice-prefeito será equivalente à metade ao que o prefeito faz jus.

    Art. 27. O Vice-Prefeito substituirá o Prefeito Municipal nos casos de impedimento e o sucederá nos de renúncia ou morte. Parágrafo único. A remuneração do Vice-Prefeito compreenderá representação correspondente à que percebe o Prefeito e subsídio equivalente a dois terços daquele que for a este devido. 

    b) A remuneração de vice-prefeito compreende a representação e o subsídio, ambos correspondentes ao que o prefeito percebe.

    Art. 27. O Vice-Prefeito substituirá o Prefeito Municipal nos casos de impedimento e o sucederá nos de renúncia ou morte. Parágrafo único. A remuneração do Vice-Prefeito compreenderá representação correspondente à que percebe o Prefeito e subsídio equivalente a dois terços daquele que for a este devido.

    c) Quando o prefeito, o vice-prefeito e o presidente da Câmara Municipal estiverem impedidos de exercer a chefia do Poder Executivo Municipal, o vice-presidente da câmara será chamado ao exercício do cargo.

    Art. 28. Ocorrendo vacância dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito, far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, cabendo aos eleitos completar o mandato interrompido. § 1º Impedidos o Prefeito e o Vice-Prefeito, serão sucessivamente chamados ao exercício do cargo o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores. 

    d) Se, após dois anos de exercício, ocorrer vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito municipal, far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, na forma do que dispuser a Lei Orgânica

    Art. 28 (...) § 2º Ocorrendo a dupla vacância nos últimos dois anos do mandato, dar-se-á a eleição, pela Câmara Municipal, trinta dias após a ocorrência da última vaga, na forma do que dispuser a Lei Orgânica.  (elydabahia referênciabibliográfica​)

    e) Se, após um ano de exercício, ocorrer vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito municipal, dar-se-á eleição, pela Câmara Municipal, trinta dias após a ocorrência da última vaga, na forma do que dispuser a Lei Orgânica.

    Art. 28. Ocorrendo vacância dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito (a dupla vacância), far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, (no 1º ano do mandato) cabendo aos eleitos completar o mandato interrompido. (elydabahia referênciabibliográfica​)

    #TJAL

    #sefaz-al

  • A/B) Art. 27 (...) §único. A remuneração do Vice-Prefeito compreenderá representação correspondente à que percebe o Prefeito e subsídio equivalente a dois terços daquele que for a este devido.

     

    C) Art. 28 (...) § 1º Impedidos o Prefeito e o Vice-Prefeito, serão sucessivamente chamados ao exercício do cargo o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores.

     

    D) Art. 28 (...) § 2º Ocorrendo a dupla vacância nos últimos dois anos do mandato, dar-se-á a eleição, pela Câmara Municipal, trinta dias após a ocorrência da última vaga, na forma do que dispuser a Lei Orgânica.

     

    E) Art. 28. Ocorrendo vacância dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito (a dupla vacância), far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, (no ano do mandato) cabendo aos eleitos completar o mandato interrompido.

     

    Alt. C é correta, e a “d” e “e” igual a Cf:

                                                   Vacância nos últimos 02 anos, eleição 30 dias após, aberta a última vaga, e

                                                   vacância nos primeiros 2 anos, eleição 90 dias após aberta a última vaga.

  • Gab. C

     

    a/b) ERRADO  →  Vereador recebe 2/3, do subsídio do prefeito - Art. 27

     

    c) CORRETO  →  Art. 28 § 1º ↓ 

     

    1) Prefeito

    2) Vice-prefeito 

    3) Presidente da Câmara dos vereadores

    4) Vice-presidente da câmara dos vereadores                                            

    5) Administrador municipal, nomeado pelo GOVERNADOR - Art. 28 § 3º

     

    d) ERRADO  →  Dupla vacância nos 2 últimos anos - Eleição em 30 dias - Art. 28 § 2º

     

    e) ERRADO  →  Dupla vacância nos 2 primeiros anos - Eleição em 90 dias - Art. 28


ID
782083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quando um servidor passa a ter exercício em nova sede, por interesse do serviço, com mudança de domicílio permanente, ele faz jus à ajuda de custo. Com relação a essa ajuda, assinale a opção correta, nos termos do regime jurídico único dos servidores públicos civis do estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • Corretíssima a letra D. Pessoal, a questão envolve conhecimento da legislação estadual de AL. Porém, é possível respondê-la a partir da noção correlata da matéria constante na Lei Federal 8.112. Segundo o que dispõe essa lei, em seu art. 53 , § 1o  "Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais."
    Abraços!
  • Eu não entendi o gabarito dessa questão, vejam:

    Lei 8.112

    Art. 55. Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.


    Alguém pode explicar pra mim?

  • LEI Nº 5247 DE 26 DE JULHO DE 1991 do Estado de Alagoas

    Art. 58. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercícios em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente.

    § 1º Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.

    § 2º A família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transportes para a localidade de origem, dentro do prazo de 01 (um) ano, contado do óbito.

    Art. 59. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme dispuser o regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 03 (três) meses.

    Art. 60.SERÁ CONCEDIDA ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo, desde que implique mudança de domicílio.

    Art. 61. Será concedida ajuda de custo aquele que, não sendo servidor do Estado, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicilio.

    Parágrafo único. Na hipótese de afastamento para exercício de cargo em comissão ou função de confiança, a ajuda de custo será paga pelo órgão cessionário, quando cabível.

    Art. 62. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30(trinta) dias.

  • GABARITO: D 

    a) Art. 61. Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor do Estado, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio

    b) Art. 62. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias

    c) Art. 59. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme dispuser o regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 03 (três) meses.

    d) Art. 58, § 1º Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais. 

    e) Art. 60. Será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo, desde que implique mudança de domicílio.

  • O comando da questão diz expressamente que se refere ao regime jurídico único dos servidores públicos civis do estado de Alagoas e ainda tem gente metendo a 8.112 no meio???!?!?!?!?!?!??! É sério? 

  • Gab. D

     

    a) ERRADO  →  Receberá ajuda de custo, desde que haja mudança de domicílio - Art. 61

     

    b) ERRADO  →  O servidor ficará obrigado a restituir, caso não se apresente na nova sede em 30 DIAS - Art. 62

     

    c) ERRADO  →  O limite da ajuda de custo não pode exceder a 3 meses de remuneração - Art. 59

     

    d) CORRETO  →  Art. 58 § 1º

     

    e) ERRADO  →  Será concedida ajuda de custo em virtude MANDATO ELETIVO - Art. 60

     

     

    OBS: Não confundir com a lei 8.112/90:

     

    →  É VEDADO ajuda de custo mediante MANDATO ELETIVO  -  8.112/90 - Art. 55

     

    →  O limite da ajuda de custo corresponderá ao valor de 1 mês de remuneração  -  8.112/90 - Art. 54

  • a Se um servidor do Estado for nomeado para cargo em comissão, ele receberá ajuda de custo, ainda que não ocorra a mudança de domicílio.  (com mudança de domicílio)

    b Se, após receber ajuda de custo, o servidor não se apresentar na nova sede em trinta dias, sem apresentar motivo de sua ausência, ele não estará obrigado a restituir o valor recebido. (ficará obrigado a restituir )

    c A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor e tem o limite máximo correspondente a um mês. (não podendo exceder a importância correspondente a 03 três meses.)

    d As despesas de transporte do servidor e de sua família são de responsabilidade da administração. Além da passagem e bagagem, as despesas compreendem as dos bens pessoais. (correto)

    e Se o servidor se afastar do cargo, em virtude de mandato eletivo, ele não poderá receber ajuda de custo, ainda que implique em mudança de domicílio ( terá direitro a ajuda de custo)

  • Art. 104. O servidor que, a serviço, se afastar do Distrito Federal em caráter eventual ou transitório faz jus a passagem e diária, para cobrir as despesas de pousada, alimentação e locomoção urbana. 

  • Art. 58...§ 1º Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais. 


ID
782086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação aos servidores públicos em exercício de mandato eletivo, assinale a opção correta, nos termos da Constituição do estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    a) Se for investido no mandato de vereador, o tempo de serviço do servidor será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.

    Art. 51. Ao servidor público em exercício de mandato eletivo aplicam-se as disposições a saber: III – investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, caso não haja compatibilidade, aplicar-se-á a norma do inciso anterior; IV – em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    b) Se for investido no mandato de prefeito, havendo compatibilidade de horários, reconhecida pelo plenário da Câmara Municipal, o servidor perceberá as vantagens do seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

    Art. 51. II – investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração;

    c) Se for investido no mandato de prefeito, o servidor perceberá as vantagens do seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, independentemente de haver compatibilidade de horário.

    Art. 51.  II – investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração; 

    d) Se for investido no mandato de senador da República, o servidor perceberá as vantagens do seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, observado o limite constitucional estabelecido.

    • Mandato eletivo FEDERALESTADUALDISTRITAL  ❌   NÃO acumula, será afastado do cargo com a remuneração do cargo eletivo. Sérgio Farias

    e) Se for investido no mandato de deputado estadual, o servidor ficará afastado do seu cargo, emprego ou função.

    Art. 75. Os Deputados Estaduais não poderão:

    I – Desde a expedição do diploma:  b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam livremente demissíveis, nas entidades constantes da alínea anterior; 

    II – Desde a posse: b) ocupar cargo ou função de que sejam livremente demissíveis, nas entidades referidas no inciso I, a; 

    #TJAL

    #MPEAL

    #SEFAZ-AL

  • 1º parabens pela Resposta, pois vi muitas de suas respostas e assim como eu, todos uma hora nos equivocamos, se assim não fosso todos os concursos terminariam empatados em 100% de acertos. 

                                                                                            Só gostaria de contribuir com as respostas das alternativas "D" e "E".

     

    Art. 51. Ao servidor público em exercício de mandato eletivo aplicam-se as disposições a saber:

              a)     III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, caso não haja compatibilidade, aplicar-se-á a norma do inciso anterior;

                        IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

     

              b)     II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração;

    ERRADO, isso só é possível para Vereador, e se houver compatibilidade de horário.

     

              c)     II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração;

    ERRADO, não há esta opção nem para vereador, ... que só receberá os dois “salários” se houver compatibilidade de horário.

     

    D / e) I - tratando-se de MANDATO ELETIVO Federal (leia-se Senador ou Deputado Federal)

                                                           Estadual (leia-se Deputado Estadual) ou

                                            Distrital (leia-se servidor do Estado de AL, q cedido p ex. ao DF, lá for eleito e diplomado em cargo eletivo do DF),

                                                                                                          ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

  • Gabarito - E

     

     

    CUMULAÇÃO

     

     

      Mandato eletivo FEDERALESTADUALDISTRITAL   ↓

     

     

       NÃO acumula, será afastado do cargo com a remuneração do cargo eletivo.

     

     

     

      Mandato de PREFEITO   ↓  

     

     

       NÃO acumula, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado OPTAR pela remuneração

     

     

     

      Mandato de VEREADOR  (sem compatibilidade de horário)   ↓

     

     

       NÃO acumula, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado OPTAR pela remuneração

     

     

     

      Mandato de VEREADOR  (com compatibilidade de horário)   ↓

     

     

       ACUMULA    -    (trabalhou 2x, recebe 2x)

     

     

     

     

    →  Nos casos de afastamento, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais.

     

     

    SALVO   -   Promoção por merecimento.

  • #PCAL2021

  • Comentários sobre a letra A:

    Art. 51, inciso IV: "em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento".


ID
782089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere à responsabilidade civil, administrativa e criminal do servidor, assinale a opção correta, nos termos do regime jurídico único dos servidores públicos civis do estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • a) Correta. Art. 122. § 2º Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva. §​3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    b) Errada. A responsabilidade civil de servidor apenas ocorre em caso de dolo ou fraude culpa no exercício da função.

    c) Errada.​ NÃO é vedada a aplicação simultânea de sanções civis e administrativas ao servidor que cometer irregularidade no exercício de suas atribuições.

    d) Errada.​ Quando o servidor é absolvido criminalmente independentemente do motivo, por negativa de autoria ou  inexistência do fato ele não pode ser responsabilizado administrativamente.

    e) Errada.​ A responsabilidade civil administrativa apenas ocorre por ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

  • Ana Mota essa questão que você respondeu não é a mesma da questão mencionada !

  • Resposta E

    a) A responsabilidade civil de servidor apenas ocorre em caso de dolo ou fraude no exercício da função. Art. 124. A responsabilidade civil de servidor apenas ocorre em caso de dolo ou fraude culpa no exercício da função.

    b) É vedada a aplicação simultânea de sanções civis e administrativas ao servidor que cometer irregularidade no exercício de suas atribuições. NÃO é vedada a aplicação simultânea de sanções civis e administrativas ao servidor que cometer irregularidade no exercício de suas atribuições. Art. 127. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. 

    c) Quando o servidor é absolvido criminalmente independentemente do motivo, ele não pode ser responsabilizado administrativamente. Quando o servidor é absolvido criminalmente independentemente do motivo, por negativa de autoria ou inexistência do fato ele não pode ser responsabilizado administrativamente. Art. 128. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria. 

    d) A responsabilidade civil administrativa apenas ocorre por ato omissivo praticado no desempenho do cargo ou função. Art. 126. A responsabilidade civil administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função. 

    e) Quando o servidor que causou danos ao erário e a terceiros falece, a obrigação de reparar o dano estende-se aos seus sucessores, que responderão até o limite da herança recebida. Art. 124. § 3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. 

     #TJAL #MPEAL

    #SEFAZ-AL

  • LEI Nº 5247 DE 26 DE JULHO DE 1991 do Estado de Alagoas

    Art. 124. A responsabilidade civil decorre de ato omisso ou comissivo, doloso ou culposo, que resulta em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Art. 126. A responsabilidade civil administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

  • GABARITO: E

    a) Art. 126. A responsabilidade civil administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

    b) Art. 127. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    c) Art. 128. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    d) vide letra a. 

    e) Art. 124, § 3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
     

  • Gab. E

     

    a) ERRADO  →  A responsabilidade ocorre por DOLO ou CULPA  -  Art. 124

     

    b) ERRADO  →  As sanções são CUMULATIVAS  -  Art. 127

     

    c) ERRADO  →  Caso ele seja absolvido criminalmente, por Inesxistência de Fato, ou Negativa de Autoria, ele não pode ser responsabilizado no âmbito administrativo e nem civil (Bizu: Servidor gente FI - NA)  -  Art. 128     

     

    d) ERRADO  →  Ocorre por ato OMISSIVO ou COMISSIVO  -  Art. 126

     

    e) CORRETO  →  Art. 124. § 3º

  • a A responsabilidade civil de servidor apenas ocorre em caso de dolo ou fraude no exercício da função. (ato omissivo ou comissivo)

     

    b É vedada a aplicação simultânea de sanções civis e administrativas ao servidor que cometer irregularidade no exercício de suas atribuições. (São cumulativas)

     

    c Quando o servidor é absolvido criminalmente independentemente do motivo, ele não pode ser responsabilizado administrativamente. (inexistência de fato, e/ou  negativa de autoia, este não pode ser responsabilizado) 

     

    d A responsabilidade civil administrativa apenas ocorre por ato omissivo praticado no desempenho do cargo ou função. (ato omissivo ou comissivo)

     

    e Quando o servidor que causou danos ao erário e a terceiros falece, a obrigação de reparar o dano estende-se aos seus sucessores, que responderão até o limite da herança recebida.

  • #PCAL2021