-
Esta é uma questão polêmica, porque a banca não foi específica quanto ao tipo de ataque que o firewall é capaz de combater.
O firewall trabalha impedindo conexões não autorizadas. Daí, ele princifalpode impedir certos ataques, mas nem todos. A própria banca, em concursos passados já demonstrou que o firewall não é apropriado para substituir o antivírus.
Pois bem, a banca deveria ter especificado qual o tipo de ataque a que se refere, pois uma engenharia social é um ataque que um cracker pode desferir e ganhar acesso ao computador de forma autorizada, por exemplo. Bem como a falsificação de e-mails ou ataques de vírus que venham de “dentro” da rede, após uma infecção.
Esta questão deveria ser anulada, pois pela falta de clareza, gera dificuldade de interpretação. Mas, certamente, correta ela não está.
PROF. JUNIOR MARTINS
-
Olá pessoal ( gabarito preliminar CORRETO com possibilidade de alteração para ERRADO)
Impetrei recurso para essa questão com o seguinte fundamento: " A questão afirmou que o firewall protege o computador contra ataques de vírus. No entanto, a CERT-BR ( Cartilha de Segurança da Informação) preleciona que o firewall tem por objetivo CONTROLAR O FLUXO DE REDE, usando políticas restritivas, sem avaliar o conteúdo do que entra e sai do computador. Na verdade, quem protege o computador contra ataques de vírus é o ANTIVÍRUS, e não o FIREWALL. Face ao exposto, solicita-se alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.
-
Inadmissível o gabarito ser CERTO, visto que, uma das "TARAS" do cespe é falar que firewall é antivírus, que protege contra vírus. Vide seus zilhões de questões, NUNCA, JAMAIS, firewall protegerá contra Antivírus!!
Firewall = parede de fogo,controla todo o tráfego da rede seja interna ou externa, ele elimna worms sim, mas vírus o antivírus está aí para isso.
Gabarito contestável!!!
GAB PRELIMINAR: Certo A palavra "capaz" poooode até justificar o gabarito, a meu ver, uma troca de gabarito!!
Aguardemos o definitivo!!
-
Um absurdo uma questão tão óbvia ter gerando essa polêmica. Fiz essa prova e jurei com toda certeza que estava certo. Deviam chamar professores gabaritados e não esses de beira de esquina.
-
ãhn? Só no pc do examinador que firewall é antivírus ¬¬
-
Também impetrei recurso contra essa questão! Aguardemos!
-
Também não me conformo com o gabarito dessa questão. Espero que o gabarito seja realmente alterado.
A meu ver, o firewall pode sim impedir a entrada de cracker ou vírus, mas não proteger contra seus ataques.
Vejam a definição de firewall do windowns:
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.
Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.
Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7
Se a afirmativa da questão fosse verdadeira, qual a necessidade de ter um antivírus instalado?
-
Também achei um absurdo e impetrei recurso. Só Deus agora para mudar esse gabarito. Estou com vocês e não abro.
-
Se o CESPE manter essa questão como certa, pode saber, é TRETA. Se é que vcs me entendem ..
-
Essa questão do próprio CESPE:
Com relação à segurança da informação, julgue os próximos itens.
Em uma rede local protegida por firewall, não é necessário instalar um software antivírus, pelo fato de o firewall proteger a rede contra mensagens de spam, vírus e trojans. (ERRADO)
-
O CESPE deve reverter esse gabarito para ERRADO.
Aguardemos.
-
Galera, essa é a definição de firewall. O firewall não encontra vírus já instalados no computador, mas pode impedir ataques vindos de fora, do meio externo, bem como ataques de crackers, que também vem de fora, pois o firewall e um controle de entrada e saída de dados entre o PC e a rede externa. É uma questão de interpretação e não somente de decoreba.
-
Questão mal-formulada, pois trás dupla interpretação na questão da segurança do firewall. Nenhum firewall é 100% seguro. A questão faz a pergunta dando a entender que essa ferramenta é capaz de deter ataques. CESPE, melhore suas formulações de questões, seja justa com quem passa horas estudando.
-
CESPE sempre querendo inovar!
-
Q460165
Vejam essa questão do próprio cespe de 2014 !!!!
-
Firewall não é capaz de proteger contra ataques internos de vírus porém é capaz contra externos - Q460165
-
Acertei a questão e até que achei bem fácil e muito lógica. Isso porque sou leigo nesse assunto e me parece que o próprio nome "firewall" explica sua função.Cheguei a ponderar que falar em "cracrer" poderia ser uma pegadinha, mas concluí que a ideia do firewall é proteger o computador de invasões externas em geral (eu que tô dizendo). Claro que na prática não funciona assim, mas a ideia original era essa.
Com isso quero dizer que a questão não afirma que o firewall protege 100%, como mencionou a colega, mas apenas que protege. Até onde eu sei, nem qualquer antivírus protege 100%... que dirá o firewall.E falando nisso, desculpem-me os colegas que entendem do assunto, mas no meu computador não uso nenhum antivírus porque não gosto daquelas notificações, parece que os antivírus querem ser mais donos do seu computador do que você mesmo... e também não me preocupo com firewall... o windows mesmo já me irrita querendo se atualizar todos os dias, e fazendo ameças: se você não atualizar agora seu computador será reiniciado em tantos minutos! Poxa, por mim podia ter ficado no XP que funcionava do mesmo jeito e não incomodava tanto...
-
O problema é a palavra "capaz". Essa palavra dá abertura para a ideia "existe pelo menos um". Ou seja, existe pelo menos uma possibilidade do firewall proteger o computador de ataques de vírus, ainda que remota? A resposta é sim, quando, por exemplo, um vírus do tipo worm tenta acessar uma máquina que está configurada com firewall para bloquear a porta que o worm tem preferência. Enfim, polêmica. Para constar, também errei.
-
Errei e nem recorri dessa questão. É o tipo de peguinha que cobra um pouco de análise da questão e não somente decoreba. Vejam bem: O firewall PODE impedir ataque de vírus? Pode, mas ele não funciona como um antivírus, visto que não rastreia e elimina vírus já instalado no computador. Portanto, acredito que eles não vão alterar o gabarito dessa questão, mas, o que me tranquiliza, é que 90% dos candidatos devem ter errado essa questão. Para conhecimento, vejam o que está escrito no próprio site da Microsoft.:Fonte: https://www.microsoft.com/pt-br/security/pc-security/firewalls-whatis.aspx
-
Prezado Mozart, worm não é um tipo de vírus, visto que ele não precisa de outros arquivos para se propagar. Abraço.
-
Questão polêmica essa mas se o CESPE levar em conta a definição do firewall do Windows que fala:
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares
mal-intencionados (como worms)
obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um
firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software
mal-intencionado para outros computadores.
E que traz com ele a definição de softwares mal-intencionados : Software criado para prejudicar seu computador deliberadamente. Vírus, worms e cavalos de Tróia são exemplos de software mal-intencionado. Também denominados malware
então o gabarito com certeza é CERTO.
-
Sabem quando o CESPE divulgará o gabarito Oficial?
-
Firewall é capaz de proteger de ataques sim , só não é recomendável e nem muito eficiente. Mas a questão não pergunta isso, só faz uma afirmação simples.
-
Em nenhum momento foi falado que o firewal é antivirus, falou que ele é capaz de proteger ataque de virus. E isso é verdade ele acaba protegendo sim dos cracker, do worm, do virus.. Apesar de nao destruir o virus e de nao ser antivirus. Já tiverem questoes semelhantes esse ano abordando dessa mesma maneira e considerada correta.Portanto será muito dificil mudar o gaba ;)
-
KD o Nishimura?
-
Bruce Lee... foi a pergunta que eu me fiz!!!
-
Tem gente com uma mania nova de justificar a resposta da banca. Firewall só poderia proteger contra vírus se ele "soubesse" o que é um virus. Para que ele "saiba" o que é vírus, ele deveria ser chamado de antivírus e o CESPE já bateu na tecla que ele não é!!! É preciso ir de encontro a essas coisas esdrúxulas que as bancas estão fazendo, já passamos tanto tempo estudando, nos preparando para sermos vítimas dessas viagens do examinador!!!!
-
Comentário de um colega aqui no Qc
"O firewall apenas filtra as portas e janelas de conexão. Ele não é antivírus, não é anti-spam, não é anti-spyware, não analisa o conteúdo do tráfego, etc."
E como agora essa questão afirma que o firewall protege contra ataque de vírus?
Difícil entender o CESPE!
-
Me parece que a partir do Windows 8 o firewall é antivírus também. Porém, resta saber se no edital estava previsto esse tópico.
-
Gente, de fato essa questão é polêmica pois Firewall e Antivirus são conceitos diferentes. Porém eu concordo que a palavra "capaz" foi determinante. É possível adicionar a um firewall esse recurso. A consequência disso é uma internet mais lenta. O correto não é trocar para errado e sim anular pois é pouco usual e isto conflita os conceitos.
Prof.Fr@nklin
-
Sempre os entendimentos considerados pelas bancas foi que o firewall não é capaz de proteger contra vírus. E... "pronto e acabou".
Porém, se forçarmos a barra, é capaz de considerar correto. Alguns vírus podem utilizar comunicações da rede para fazer seus ataques, e o firewall, neste caso, tem chance de impedir. Mas são casos específicos, não acho suficiente para considerar a questão certa.
Agora, a banca tem que decidir a sua interpretação para este tipo de coisa...
(Sempre falo que questões Certas e Erradas como estas são problemática... faça a,b,c,d,e CESPE!)
-
Galera, todos sabem o quanto a Cesp é fdp.. Mais fácil aceitar e entender o ponto de vista. Todos aqui sabem que 90% das questões têm NO MÍNIMO dois entendimentos.
A questão diz que é CAPAZ de proteger... ...crackers..vírus
O firewall: "não é capaz de proteger contra ataques internos de vírus porém é capaz contra externos"Se ele é uma parede de fogo que protege o que vem de fora e virus ou crackers podem vir/geralmente/quase sempre vem de fora ÓBVIO que ele PODE proteger.Ele não está combatendo, está bloqueando a entrada.
-
Mais uma vez prevalece o entendimento do STC (Supremo Tribunal do Cespe)
-
Use um firewall. O Firewall do Windows ou qualquer outro programa de firewall pode ajudar a alertar você sobre atividades suspeitas caso um vírus ou worm tente se conectar ao computador. Ele também pode bloquear vírus, worms e hackers que tentem baixar programas potencialmente prejudiciais ao computador. Para saber mais sobre o Firewall do Windows, consulte Noções básicas sobre o Firewall do Windows.
Retirei esse comentário da página da microsoft e, analisando bem, a assertiva não está errada. Claro, ela generaliza o bloqueio, mas permite enxergar que não disse mentira. Pelo que está posto, ele é capaz sim. Não de todos talvez, mas é. Não sou muito bom em informática, mas acho que a questão está correta sim.
Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/how-protect-computer-from-viruses#how-protect-computer-from-viruses=windows-7
-
Firewall pode ser um software (em cada computador) ou um hardware (na entrada da conexão de Internet). O firewall de hardware é pouco conhecido do público em geral, mas existe. É usado em empresas. A empresa instala, garante que nenhum usuário espertinho irá desativar o firewall local (de software) só para aumentar a velocidade de navegação, baixar pornografia, etc.
O firewall pode bloquear ameaças externas que tentem acessar o ambiente interno, e ameaças internas que tentem sair para o ambiente externo.
O bloqueio não é por conteúdo, mas pela porta de conexão que é utilizada. Os usuários podem acessar sites de phishing? Sim, pois o acesso é pela porta 80, HTTP, e esta porta é liberada pelo firewall para navegação na Internet.
O firewall é antivírus? Não. Ele não detecta e não remove vírus. O máximo que o firewall pode fazer em relação aos vírus, é impedir a sua propagação pela rede, caso o vírus tente enviar cópias de si mesmo em alguma porta TCP para outro dispositivo.
O firewall protege de ataque interno? Basicamente, não. Se observarem as propriedades de sua conexão de rede, de um computador Windows 7, usado em uma empresa, observará algo como: rede doméstica, rede corporativa, rede pública ou domínio. O ambiente interno, seja corporativa ou domínio, ativa o firewall com uma série de liberações, baseadas em uma relação de confiança entre os computadores integrantes da rede corporativa/domínio.
Enfim... A questão está mal elaborada (incompleta), porém está CORRETA.
É CESPE. Para a banca, incompleto não é errado #ficaadica.
-
A banca precisa arrumar esse gabarito!
OUTRA QUESTÃO DO CESPE QUE CONTRADIZ :
Firewalls são dispositivos de segurança que podem
evitar a contaminação e a propagação de vírus. Por outro lado, antivírus são ferramentas de segurança capazes de detectar e evitar ataques provenientes de uma comunicação em rede.
GABARITO: (ERRADA)
-
Eita questão polêmica. Fiz uma pesquisa no QC e encontrei essas questões abaixo confirmando que o firewall pode ser uma ferramenta que pode ajudar a impedir ataques de vírus ou software mal-intencionado.
Vejam outras questões nesse sentido:
Q279818 - Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANAC Prova: Técnico
em Regulação de Aviação Civil - Área 2.
Um firewall pessoal é uma opção de ferramenta preventiva
contra worms. Gabarito: Correta.
Q274701 - Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: FNDE Prova:
Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos
Educacionais.
Para proteger um computador contra os efeitos de um worm,
pode-se utilizar, como recurso, um firewall pessoal. Gabarito:
Correta.
Q294432 - Segurança da Informação Disciplina - Assunto
Malware Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AC Prova: Técnico Judiciário -
Informática
Para se combater a instalação de spywares em
computadores de uma empresa, recomenda-se a instalação dos programas chamados
de firewalls. Gabarito: Correta.
Enfim, vamos esperar para ver no que vai dar, rsrs.
-
E aê tem a definição do gabarito oficial?
-
Essa é a questão típica de acerto para quem não sabia a questão, já quem possui uma noção sobre o assunto, cai bonito.
-
Qual é sua fonte examinador CESPE?
Fiquemos de olho na FONTE que CESPE irá usar para justificar essa questão.
Se bem que eu to começando a achar que o examinador CESPE tem uma conta aqui no QC.
-
Estava assistindo a correção de prova com os Professores do Gran Cursos e até o professor de informática caiu nessa questão. Ele deu a questão como Errada. Agora é esperar o gabarito oficial.
-
Um firewall é um software aplicativo ou hardware que ajuda a bloquear hackers, vírus e worms que tentam invadir o seu computador por meio da Internet.
FONTE: https://www.microsoft.com/pt-br/security/pc-security/firewalls-whatis.aspx
Acho que foi daqui que o CESPE tirou essa questão.
-
Questão de interpretação mesmo. Também errei. De cara deduzimos que eles querem dizer que o firewall é um antivírus. Mas o CESPE não quer fazer questão para a gente acertar, não é? Sabemos que firewall não é antivírus, mas ele é "capaz" de proteger o computador contra ataques externos. Do glossário do ICP-Basil: "A função do firewall é controlar o tráfego entre duas ou mais redes, com o objetivo de fornecer segurança, prevenir ou reduzir ataques ou invasões".
-
Firewall pode proteger contra vários malwares e ameaças. Na verdade, ele nem sabe que são ameaças. Ele protege porque ele faz o bloqueio da conexão não autorizada. Resumindo: firewall protege contra tudo. Mas, não detecta e não elimina.
-
O firewall não é um antivírus, mas é um controlador de portas deixando passar apenas o que está cadastrado para passar por ali, os vírus assim como os crackers(hackers) acessão o computador pelas portas de forma ilegal, portanto não estão cadastrados a passar por lá e estão sujeitos a serem barrados pelo firewall o que valida a questão.
-
Olá pessoal ( 10/09/2015)
A banca manteve o gabarito definitivo como CORRETO, apesar da " chuva" de recursos impetradas contra essa questão. Mais um posicionamento do Tribunal Cespiano para guardamos..
http://www.cespe.unb.br/concursos/TCU_15_TFCE/arquivos/Gab_Definitivo_174TCUTEFC_CB1_01.PDF
-
Cespe(2014) - Agente da Polícia Federal
"Julgue o próximo item, acerca de vírus, worms, pragas virtuais e aplicativos para segurança.
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos."
CERTO.
-
Acertei a questão após me ater tão somente a pergunta, pois o examinador não estava adentrando em fatos por menores como, por exemplo, se o firewall é top dos top's. Ele só queria saber se o firewall pode proteger, e a resposta é sim com várias condicionais, mas a questão não adentrou no mérito das condições.
-
Cheguei a conclusão que o Cespe ama o firewall e pronto. :(
-
A despeito dos nobres comentários abaixo, gostaria de um profissional da área (professor) para comentar este item, já fiz milhares de questões do CESPE, centenas delas de informática e aprendi por meio de resolução de questões que o Firewall não protege o computador de vírus e fim de papo. Tanto é assim que um item relativamente simples gerou tanta polêmica, já entrando no 50º comentário!
-
To besta. Resolvi inúmeras questões do Cespe e até hoje não tinha visto uma afirmação dessa. O cespe enlouqueceu?
-
A palavra "capaz" validou a questão. Realmente precisamos de um antivírus para proteger o computador contra vírus, entretanto um firewall é capaz de combater um vírus. Se pensarmos bem, nem um antivírus protege contra todos os ataques de vírus, mas aqueles que ele possui assinatura, ou arquivos que de alguma forma tem alguma semelhança com vírus(que os antivírus "desconfiam" ser/ter um vírus). O firewall, assim como antivírus, não protege contra todos, obviamente, mas é capaz de proteger contra alguns vírus.
Esta questão que Stella Oliveira postou está errada pelo fato de que o firewall não é capaz de evitar a propagação do vírus, mas sim evitar a contaminação de alguns vírus, pois depois que o vírus passou pelo firewall ele não tem a funcionalidade de um antivírus para fazer a varredura nos discos.
Firewalls são dispositivos de segurança que podem evitar a contaminação e a propagação de vírus. Por outro lado, antivírus são ferramentas de segurança capazes de detectar e evitar ataques provenientes de uma comunicação em rede. GABARITO: (ERRADA)
-
Como diria o Fausto Silva: o louco meu! rsrs quero um firewall desse, se o CESPE desenvolvê-lo não dá pra quem quer.
-
O colega Mozart Fiscal, fez um comentário com precisão cirúrgica. A palavra "CAPAZ" é ao mesmo tempo a problemática e a solucionática da questão.
-
Cespe sendo " CAPAZ " de ser Cespe!
-
O FIREWALL PODE BLOQUEAR A AÇÃO DE UM VÍRUS, QUANDO ESTE TENTAR SE CONECTAR AO PC, PRINCIPALMENTE PELA REDE.
... só ratificando o que já havia falado.
... Quem procura, um dia acha...
-
Essa foi treta mesmo então. Gente, relevem, a vaga de alguém especial, comumente chamado de "apadrinhado" não podia ser perdida né? ¬_¬''
-
seria, Larissa, soh que cracker eh do mal, e hacker eh do bem.
-
Pisces ego o gabarito definitivo oficial foi dado como Certo
-
Pessoal, vamos solicitar o comentário do professor!!!
-
Ao meu ver não tem que ser anulado porque a questão disse simplesmente que protege de vírus ..... não disse q protege de todos os vírus e muito menos que o firewall deve ser substituído por um antivirus. ( temos que analisar a questão com frieza ela foi bem genérica)
-
Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle ExternoDisciplina: Noções de Informática | Assuntos: Antivírus;
A navegação segura na Internet, inclusive em redes sociais, depende, entre outros aspectos, dos procedimentos adotados pelo usuário, como, por exemplo, a atualização constante do antivírus instalado no computador e a utilização de firewall, procedimentos que contribuem para evitar a contaminação por vírus e worms, entre outras pragas virtuais.
GABARITO: CERTA.
-
De certo, deve ser capaz, sim... Contra vírus e crackers "fajutos"! ;)
-
Firewall é um software ou um hardware que verifica
informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou
permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações
do firewall.
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou
softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu
computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode
ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para
outros computadores.
correta
-
O firewall filtra o tráfego de entrada e saída de dados em uma rede. Deve ser previamente configurado para o que vai aceitar e bloquear. Pode ser implementado tanto em software quanto em hardware.
-
Galera, está correto.
A definição do Firewall indica que ele é capaz de proteger contra alguns ataques e alguns vírus. Vamos observar o seguinte:
- Em nenhum momento a Banca diz que o Firewall irá procurar os vírus já existentes no computador;
- Não há uma generalização. Perceba que é dito que existe proteção contra crackers e vírus, MAS NÃO TODOS. A CESPE costuma cobrar em suas questões este tipo de interpretação. O fato de dizer que protege contra crackers e vírus não indica que o Firewall faz o mesmo papel que antivírus, mas bloqueia as possíveis ameaças que possam entrar em seu computador.
A questão não tem porque ser anulada, lembrem de ler e observar se existem generalizações ou especificações.
Avante.
-
Se um virus tentar usar alguma conexão de saída não autorizada pelo firewall, ele será bloqueado.
Mas concordo, questão beeeem sacana.
-
Q323515 (2012/CESPE/MCT/Todos os Cargos)
Acerca de antivírus e sistemas de firewall, julgue os itens subsequentes.
Um firewall serve,
basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um
computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.
Gabarito: Certo
Q353475 - (2013/CESPE/PC-DF/Prova: Agente de Polícia)
Firewalls
são dispositivos de segurança que podem evitar a contaminação e a
propagação de vírus. Por outro lado, antivírus são ferramentas de
segurança capazes de detectar e evitar ataques provenientes de uma
comunicação em rede.
Gabarito: Errado
CESPE mudou de posição justamente na prova do TCU? Porr@#$%¨&*()!!!! Olha que dias antes eu tinha estudado Firewall
-
Essa questão derrubou todo mundo acostumado a resolver questões de Firewall do Cespe.
(CESPE / TRE-PR / 2009 / Operação de Computadores) Firewalls são equipamentos típicos do
perímetro de segurança de uma rede, sendo responsáveis pela detecção e
contenção de ataques e intrusões.
Gabarito: Errado.
(CESPE / EMBASA / 2010) Um firewall em uma rede é considerado uma
defesa de perímetro e consegue coibir todo tipo de invasão em redes de computadores.
Gabarito: Errado.
(CESPE / Ministério da Saúde / 2010) Firewall é o mecanismo usado em redes de
computadores para controlar e autorizar o tráfego de informações, por meio do
uso de filtros que são configurados de acordo com as políticas de segurança estabelecidas.
Gabaritp: Certo.
(CESPE / ICMBIO / 2014) Um
firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa.
Gabarito: Certo.
Na minha opinião, a palavra "capaz" foi determinante para o gabarito.
-
INDIRETAMENTE ELE PODE...SÓ QUE ATUARÁ AQUI NOS PACOTES DE DADOS, OU SEJA, A CAMADA MAIS BAIXA PRA FORMULAR UMA CONEXÃO DE DADOS, ASSIM, FALANDO QUE NEM GENTE : ele não protege se já estiver havendo uma transferência de dados ou se ja houver conexão. O FIREWALL SÓ BARRA INVASORES POR MEIO DOS BLOQUEIOS NAS PORTAS.
-> MINHA OPINIÃO...
GABARITO 'CERTO"
-
Noções de Informática. Para o CESPE firewall protege o computador de ataque de vírus. Descordo! mas na hora da prova vai ser verdade esta mentira.
-
O CESPE ter verdadeiro fetiche por firewall. :o
Não cai nas provas, choveeee!!!
-
"Data vênia" aos colegas que discordam, mas acho que se trata mais de português do que informática.
O item afirma que tal ferramenta é "capaz". Ou seja, tem capacidade para algo, pode agir de tal maneira. Ser capaz é bem diferente de ser 100% eficaz. Ser capaz, nesse contexto, é afirmar que tal ferramenta tem a possibilidade de agir em face de uma (ataques
de crackers) ou de outra (ataques de vírus) ameaça.
O item não exclui e nem diminui a importância do antivírus ou de outros cuidados..
-
varias Questões do Cesp diz que não protege de vírus. A doutrina cespiana foi alterada, é isso?
-
Aprovados TJDFT, Também percebi isso depois que saiu o gabarito do TCU. Fiquei revoltado porque justamente no dia da minha prova o CESPE mudou de posição acerca do firewall.
-
Segundo o professor Léo Matos, o Firewall não protege contra invasão interna (contaminação e infecção) e sim, protege os acessos externos (ataques e invasão), portanto, a questão está correta, pois o firewall protege os acessos de ataques tanto dos crackers quanto de ataques de vírus.
OBS: quando a assertiva vier com conceitos de ataques ou invasão, o firewall protege, mas quando vier com contaminação ou infecção o não protege.
-
Gabarito oficial deu a assertiva como correta.
Mudança de entendimento.
-
Firewall para O CESPE:
FIREWALL--------------------DETECTA = ERRADO.
FIREWALL--------------------TRÁFEGO = CERTO.
-
Administra o fluxo de entrada e saída (INTERNA E EXTERNA) ! Não é ANTIVÍRUS mas PODE IMPEDIR ENTRADA DE VÍRUS E OUTRAS PRAGAS VIRTUAIS !
-
CESPErou acertar?
-
A maioria das questões CESPE não considera que o Firewall protege a máquina de ataque de vírus, mas esta sim. Paciência.
--
Vamos deixar suor pelo caminho..
-
na correção da prova ( antes do gabarito oficial) o professor Luciano Antunes deu a acertiva como ERRADA. como dizem, jurisprudência da Cespe.
CESPE FAZENDO CESPICES.
-
Tb achei um absurdo esta questão! Várias outras, citando o firewall, nem fazem menção a este tipo de proteção! :/
-
Assim, fica difícil! Não há padronização de conceitos ou "opiniões" desta banca. Paciência.
-
O que é um firewall?
Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.
Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.
Quem vai entender essa CESPE.
Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7
-
Pensei que crackers era uma pegadinha com o biscoito Cream Cracker! \o/
-
Se o firewall controla os IPS de entrada e de saída que são permitidos, logo ELE PODE evitar a entrada de vírus e crackers que normalmente são enviados de IPS estranhos e bloqueados no Firewall.
A questão estaria errada se falasse ele deve bloquear ou sempre bloqueia, porque ai teria outros meios desse ataques serem feitos, mas alguns ele consegue proteger.
-
De fato, pois pensando que um firewall simula um filtro o qual impede a abertura de certas portas por certos acessos, logo se um vírus ou cracker tentasse invadir o sistema pelas ditas portas e não houvesse acesso, visto que foi bloqueada, indiretamente, o Firewall poderia bloqueá-lo, portanto..
CERTO.
-
questoes anteriores sobre firewall do cespe:
Firewall
não eliminam vírus, não impedem o acesso de usuários a qualquer rede externa.
·
Firewall
é um software que usa regras de segurança com as funções de aprovar pacotes de
dados que atendam essas regras e de bloquear as demais.
·
Firewall Além
de controlar e conectar o tráfego entre redes, um firewall pode
criar redes privadas virtuais (VPN), suportar varreduras de vírus no correio
eletrônico e filtrar aplicativos para bloquear acesso não autorizado aos
aplicativos remotos.
eu acho que ela mudou de ideia.
-
A questão não afirma que o Firewall substitui o anti-virus.
Em todas as outras questões a cespe diz que o firewall não detecta e não exclui vírus e que este não dispensa o anti-vírus.
Em nenhuma questão a cespe diz que o firewall não protege contra vírus.
O Firewall protege contra vírus, porem a proteção é muito branda, não é absoluta.
Questão certa
-
Cai nessa também, porém se observar a questão, ela diz que protege contra "contaminações externas"...
-
Logo o firewall estaria bloqueando a porta externa para entrada maliciosa....
Correto
-
Se caso fosse contaminação interna ( por pen drive ou outros dispositivos) ai não protegeria, pois não é um antivírus e sim um bloqueador de portas...
-
O firewall PODE proteger contra vírus, desde que tais vírus estejam chegando ao PC pela rede.
-
Galera, a questão deixa claro quando fala: capaz de proteger. Sabemos que o firewall é um software ou um hardware q serve p deixar seu computador mais seguro. Funciona como uma barreira q verifica informações vindas da internet ou de uma rede e, em seguida joga essas informações fora ou permite que elas passem pelo computador. Assim, oferece uma defesa contra hackers ou programas mal intencionados, que tentam conectar seu computador sem permissão.
Fonte: Ponto dos Concursos
-
Se você inserir um pendrive contaminado por vírus, é claro que firewall não dispará uma mensagem de alerta. Gabarito recorrível.
-
A infecção de um vírus é feita por meio da anexação de seu código malicioso a um arquivo ou programa, infectando-os. O Firewall não é capaz de analisar o conteúdo dos arquivos que o computador ou rede recebem com o objetivo de procurar estes códigos maliciosos, o que é muito simples de explicar: "Quantas vezes por semana o firewall do Windows é atualizado para receber a lista de assinaturas de vírus conhecidos ou novos e, então, poder detectá-los e bloqueá-los?" Pois é! O Firewall não faz papel de antivírus. Ele pode ajudar a bloquear acessos de Worms (que não são vírus) porque estes malwares tentam "invadir" o computador ou rede e esta invasão pode chamar a atenção do Firewall (IDS). Basicamente falando...
*O gabarito da banca está equivocado. Seria um simples erro se não tivesse influenciado na vida de tantas pessoas. Lamentável.
-
Para de ser volúvel,cespe.
-
Questão bem polêmica, todos nós sabemos da funcionalidade do firewall, mas de certa forma ele consegue bloquear o vírus! Bem típica questão de rááh, pegadinha do malandro! =/
-
AÍ DÁ VONTADE DE JOGAR TUDO QUE VOCÊ APRENDEU FORA! #AFF
-
absurdo vc estuda o dia inteiro, faz inumeros cursos, isola-se
de tudo, ai vem responder uma questao dessa e a banca CESPE simplesmente te faz passar por idiota aff, que Deus esteja conosco,,,
-
Questão ridícula!
-
Questão certa
O que é um firewall?
Firewall é um software ou um hardware que verifica informações
provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas
cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares
mal-intencionados (como worms)
obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet.Um firewall
também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado
para outros computadores.
Assim como uma parede de tijolos cria uma barreira física, um
firewall cria uma barreira entre a Internet e o computador
-
a questao diz que firewall protege computador contra ataque de cracker e de virus, ai o colega vem e diz que a questao esta CERTA, so q na sua explicaçao vc diz q pode AJUDAR A IMPEDIR, ora bolas é contraditorio isso!
-
106 comentários e eu ainda não entendi nada ;/
-
Tem algumas pessoas que tentam achar uma resposta a qualquer custo, pra justificar a imbelicidade da Banca, nesse tipo de questão...
Comentário do Professor Júnio Martins, estratégia concursos...
Esta é uma questão polêmica, porque a banca não foi específica quanto ao tipo de ataque que o firewall é capaz de combater.
O firewall trabalha impedindo conexões não autorizadas. Daí, ele
princifalpode impedir certos ataques, mas nem todos. A própria banca, em
concursos passados já demonstrou que o firewall não é apropriado para
substituir o antivírus.
Pois bem, a banca deveria ter especificado qual o tipo de ataque a
que se refere, pois uma engenharia social é um ataque que um cracker
pode desferir e ganhar acesso ao computador de forma autorizada, por
exemplo. Bem como a falsificação de e-mails ou ataques de vírus que
venham de “dentro” da rede, após uma infecção.
Esta questão deveria ser anulada, pois pela falta de clareza, gera
dificuldade de interpretação. Mas, certamente, correta ela não está.
-
O português é matéria essencial para os concursos, portanto estudemos!
O Bruno Nóbrega especificou a questão muito bem...
-
Quando eu vi a quantidade de comentários na questão sabia que o gabarito da questão era CERTA, e erraria a questão quando marcasse com convicção ERRADA.
O QC poderia também colocar a opção pra bloquear a visualização da QUANTIDADE de comentários, por enquanto tem somente a opção de não visualizar. Pela quantidade de comentários dá pra ter noção do gabarito aqui. Tenho rolado a tela com cuidado para não ver a quantidade de comentários, principalmente nas questões do CESPE.
Mas enfim, é a guerra.
Bons estudos.
-
A banca cespe esta mudando alguns conceitos seus em relaçao à informatica, pq ate onde eu sei para a cespe questao q fala em PROTEGER refere-se à antivirus (protege individualmente) mas nessa questao considerou como certo! fazer oq né!
-
Correto....
Um firewall pode
ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados(como worms) obtenham acesso ao seu computador
através de uma rede ou da Internet.........porém ele também é capaz de
proteger contra vírus........Vejam vc mantém a porta da sua casa fechada para
que pessoas não entrem.......porém esta mesma porta impede que um cachorro
entre em sua casa.....
-
Alguns conceitos básicos para resolvermos a questão:
Firewall é um software ou hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e impede que acessos ou conteúdos maliciosos cheguem ao seu computador.
Cracker é uma pessoa que quebra sistemas de seguranças com fins criminosos.
Vírus é um programa malicioso que infecta o seu computador, e tem a capacidade de fazer cópias de si mesmo e se espalhar para outros computadores.
A primeira parte da afirmativa é verdadeira ao indica que o firewall é capaz de proteger o computador de ataques de crackers, pois o firewall funciona como um guardião impedindo o acesso indevido realizado pelo cracker.
A segunda parte da afirmativa busca confundir o candidato ao trazer a figura de um vírus de computador, induzindo a marcação da questão como errada por associarmos a resposta ao conceito de antivírus.
Porém, percebam que não há referências ao combate ou a capacidade de propagação da praga virtual.
A afirmativa pode ser reescrita da seguinte forma:
"O firewall é capaz de proteger um computador de ataques originados de um computador infectado por um vírus."
A resposta é verdadeira, por ser função do firewall bloquear qualquer acesso indevido ou malicioso oriundo de um cracker ou de um vírus.
-
Questão mal elaborada. Horrível!
-
o firewall ajuda contra a invazão de hackers mas não é capaz de proteger um computador por si só, pois existem softwares maliciosos que facilmente agiriam no computador mesmo com um firewall , um firewall não defende contra ameaças internas por exemplo se colocar um pendrive e tiver vírus o firewall não fara nada, se houver rotas alternativas de acesso a uma rede o firewall também não servira de muita coisa, a questão foi mal elaborada, uma porcaria, essas pessoas brincam com o conhecimento dos candidatos.
-
Chegando o carnaval...e o Cespe já começou a sambar na nossa cara!
-
questão complicada. alguém sabe se o gabarito mudou?
-
1.
Como
ajudar a proteger o computador contra vírus?
Use um firewall. O Firewall do Windows ou qualquer
outro programa de firewall pode ajudar a alertar você sobre atividades
suspeitas caso um vírus ou worm tente se conectar ao computador. Ele também
pode bloquear vírus, worms e hackers que tentem baixar programas potencialmente
prejudiciais ao computador. Para saber mais sobre o Firewall do Windows,
consulte Noções
básicas sobre o Firewall do Windows.
http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/how-protect-computer-from-viruses#how-protect-computer-from-viruses=windows-7
-
Firewall protege contra alguns crackers e vírus? Sim, na prática protege de maneira ineficiente contra crackers e de maneira pouco mais eficiente contra vírus.
-
correto
''é capaz'' olha é a mesma coisa de ser possivel de poder possibilidade. o cespe adora a possibilidade o detalhe.
obrigado meu Deus, acertei não briguei com a banca acertei ,e estou aprendendo a fazer provas cespe.
''nunca brigue com a banca e resolva a questão''
-
A questão, realmente, é um pouco polêmica, pois, geralmente, a banca CESPE coloca a questão como errada quando diz que o firewall elimina vírus. Mas, no caso desta questão, a banca colocou o termo "proteger" e não "eliminar". E de fato, caso o firewall estiver configurado para impedir o trafego de dados em determinada porta, é possível a impossibilidade do Vírus se propagar através da mesma. A própria definição de firewall no site da microsoft ajuda a resolver a questão: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7
-
Segundo o professor do estratégia essa questão está errada. Entretanto, a suprema corte cespiana tem leis próprias. Também não concordo com o gabarito da questão.
Ver a partir de 1h52min
https://www.youtube.com/watch?v=omxiLls8558
-
Mais um argumento para o erro do gabarito dessa questão:
Q403615 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: FUB
Com relação à segurança da informação, julgue os próximos itens.
Em uma rede local protegida por firewall, não é necessário instalar um software antivírus, pelo fato de o firewall proteger a rede contra mensagens de spam, vírus e trojans.
Gabarito: ERRADO
-
Para o CESPE, tanto Webmail quanto Cliente de email são PROGRAMAS DE EMAIL ou PROGRAMAS DE CORREIO ELETRONICO. Notem:
CESPE - FUB - 2015 - NÍVEL INTERMEDIÁRIO
Julgue o próximo item, relativo a informática.
O Outlook Express é um programa de email que permite, entre outras opções, utilizar o calendário para agendar compromissos e lembretes e marcar reuniões com outros usuários.
Gab. C
-
o professor do qc concordou com o gabarito,mas não consigo concordar de forma alguma
-
O firewall consegue impedir as ações de invasores e de vírus, só não é capaz de detectar e eliminar os vírus existentes em uma maquina.
-
Fico me perguntando o que é correto para o CESPE?
Uma amiga me orientou a fazer fichas com as questões que a banca considera verdadeira, assim ficarei mais próximo das consideração dela.
-
Só eu que achei essa definição de vírus passada pelo professor incorreta ou ao menos estranha?
-
Se fosse capaz ninguém usaria antivírus...
É capaz de NÃO proteger isso sim!!! Proteção passa uma ideia de tempo real e efetividade.
Existe diferença entre questão DIFÍCIL e questão LIXO.
Essa entra na categoria lixo.
-
Eu não diria proteger, diria alertar sobre um ataque de vírus. O Firewall exibe uma notificação quando um programa é bloqueado, isso é uma forma de alerta.
-
Se eu colocar um pen drive infectado no PC como é que o Firewall vai alertar?
-
Firewall
Programa que cria uma “barreira” de proteção contra invasores (na verdade, contra,
especificamente, as tentativas de comunicação com o computador protegido). Um firewall pode
bloquear as comunicações por diversos critérios, previamente estabelecidos.
Informática para concursos: [teoria e questões] / João
Antonio Carvalho
-
Não sei se alguém já postou o comentário do professor do Estratégia (Victor Dalton), mas aí vai:
"Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE.
De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o
que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que
infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra
um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um
pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os
recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de
proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede".
-
O Firewall não consegue identificar os "bytes" que representam um código de vírus. Ele não recebe atualizações diárias a respeito das assinaturas de vírus. Firewall não é antivírus. Quando sites, como o da Microsoft, colocam informações sobre seus produtos, não levam em consideração questões de provas, técnicas, mas somente tenta facilitar o entendimento por parte dos clientes, em sua grande maioria "leigos", e que, por isso, faz-se comum o uso de termos, digamos "incorretos" ou "incoerentes" em prol do entendimento coletivo.
Se um Firewall bloquear uma conexão que levará a infecção da máquina protegida através da transferência de um arquivo infectado por um vírus, esse bloqueio não foi feito devido ao vírus contido no arquivo, mas devido a outros atributos advindos da conexão. O Firewall nem perceberia, nessa situação, que o arquivo estava infectado. O bloqueio foi por outros motivos, já que o Firewall não analisaria o conteúdo do arquivo, mas sim as informações a respeito da conexão, como IP, porta...
Aí alguém diz: "Ah! Então o firewall bloqueou o arquivo contendo um vírus".
Não! Ele simplesmente bloqueou ou arquivo devido a critérios na conexão. Ele não sabe e nunca saberá que o arquivo contém um vírus! Se fosse assim, poderíamos afirmar que o Firewall bloqueia arquivos contendo a foto da bandeira do Brasil (ora, e se o arquivo bloqueado possuísse uma bandeira do Brasil ao invés do vírus, nessa linha de pensamento, não "poderíamos" afirmar isso?)
Questão E R R A D A.
-
O problema não é entender a banca somente, o problema é qual a estratégia para uma pergunta como essa para a próximo certame.... que bost....
-
a pessoa já não gosta de informática, das poucas coisas q entendo está o firewall. o professor gritandoooo que não é anti-vírus. me deparo com uma questão dessa... desamina demaisssssss
-
Errei a questão, e após ler melhor percebi o mesmo que o Bruno Nóbrega: "Data vênia" aos colegas que discordam, mas acho que se trata mais de português do que informática.
O item afirma que tal ferramenta é "capaz". Ou seja, tem capacidade para algo, pode agir de tal maneira. Ser capaz é bem diferente de ser 100% eficaz. Ser capaz, nesse contexto, é afirmar que tal ferramenta tem a possibilidade de agir em face de uma (ataques de crackers) ou de outra (ataques de vírus) ameaça.
O item não exclui e nem diminui a importância do antivírus ou de outros cuidados..
-
Comentários
Esta é uma questão polêmica, porque a banca não foi específica quanto ao tipo de ataque que o firewall é capaz de combater.
O firewall trabalha impedindo conexões não autorizadas. Daí, ele princifalpode impedir certos ataques, mas nem todos. A própria banca, em concursos passados já demonstrou que o firewall não é apropriado para substituir o antivírus.
Pois bem, a banca deveria ter especificado qual o tipo de ataque a que se refere, pois uma engenharia social é um ataque que um cracker pode desferir e ganhar acesso ao computador de forma autorizada, por exemplo. Bem como a falsificação de e-mails ou ataques de vírus que venham de “dentro” da rede, após uma infecção.
Esta questão deveria ser anulada, pois pela falta de clareza, gera dificuldade de interpretação. Mas, certamente, correta ela não está.
GABARITO: C.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-tcu-tecnico-federal-de-controle-externo-informatica-basica-possibilidades-de-recurso/
-
craakers,é um usuário que ataca o sistema:: passa o word,documento ,programa ,tudo....vou vender e comprar toxíco...kkkkk
-
O firewall não é capaz de eliminar vírus, mas pode proteger o computador de vírus.
Pensem no firewall como a muralha do filme Troia, é capaz de proteger, mas não é capaz de eliminar.
-
É esse tipo de questao que faz bater o desânimo! Perde 2 pontos e cai 100 posições atras.
-
Um dos s sinônimo da palavra "CAPAZ" tem a ideia de possibilidade:
5) provável, plausível, suscetível, possível.
http://www.sinonimos.com.br/capaz/
na reescrita "É possível que o firewall proteja o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus.
resposta sim, é possível.
-
Errei, mas lendo e relendo acredito que esteja certa.
Um firewall seria sim capaz de proteger o computador de algum ataque de virus, neste caso pela rede, fato.
Logo como a questão não afirma que ele é capaz de proteger contra todos os ataques. Logicamente o contrário de Todo é Algum.
Basta ele proteger de 1 tipo que já pode ser considerado Capaz( ou seja de algum tipo). Questão bem polêmica, mas acredito que esteja certa.
-
Firewall é um software ou hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e impede que acessos ou conteúdos maliciosos cheguem ao seu computador.
Gabarito: CERTO
-
Fez de sacanagem o examinador! 1 milhão de vezes o cespe cobra que o firewall NÃO É CAPAZ DE DETER VÍRUS e agora faz isso?
-
Não entendo o Cespe quando ele fala em firewal, meu cada questão eles tem um entendimento, parece que é para tirar mesmo.
-
Claro que pode proteger.
Pense: Um virus que tenha a finalidade de alterar alguma porta padrão no windows,ou até mesmo empedir uma conexão não autorizada.
-
Meu Deus, não consigo entender a Cespe.
Se cair Firewall na minha prova, deixarei em BRANCO kkkkk
Cespe me deixandoo doidaaa!!
-
proteger = bloquear
Dicionário da Cespe
-
Fiz essa prova e marquei essa questão como errada com uma convicção. kkk Chega tomei um susto ao sair o gabarito. Já estou me preparando psicológicamente para os gabaritos escrotos do dia 17 de maio às 19:00. rs
-
Acredito que poderíamos pensar por dois lados: Se vim assim: " A principal função do firewall é proteger o computador do usuário contra vírus ou worms". Aqui estaria Errada, pois a função primordial do firewall é filtrar pacotes. Mas se vim " O firewall é capaz de proteger o computador do usuário contra vírus e worms". Aqui estaria correta.
Para ninguém cair em pegadinha, aqui vai algumas funções que não são do firewall:
- Procurar ataques na rede(função do IDS, detectador de intrusos)
- Não é anti-vírus
- Não é anti-spyware
- Não verifica conteúdo de mensagem de email
- Não protege o PC de pishing.
Avante! OBS: Essas funções que não são do firewall que coloquei acima são de um comentário do Nishimura que vi em uma questão e anotei no meu caderno. rs
-
capaz é!! ser eficaz nisso é outra coisa... questão CORRETA
-
Gabarito certo!
Não é tão eficiente, mas é CAPAZ!
-
Protege contra ataques, só não identifica e nao elimina.
Questão : Correta
-
De forma indireta sim.
-
quarta vez que faço essa questão, na proxa deixaria em Branco.
-
CESPE realmente gosta de brincar com as definições, encontrei uma questão similar a esta enquanto revisava, segue:
Q274701 / Ano: 2012 / Banca: CESPE / Órgão: FNDE / Gabarito: CORRETO.
Para proteger um computador contra os efeitos de um worm, pode-se utilizar, como recurso, um firewall pessoal.
-
O firewall não é antivírus. O firewall protege contra ataques, sejam provenientes de crackers ou de vírus, ou de worms, negação de serviço, etc. O firewall protege contra ataques.
-
Discordo de qualquer um que julgue essa questão como correta. Qualquer um habituado a fazer questão do CESPE sabe que eles entendem que firewall não protege de vírus. Agora, do nada, entendem que protegem. Isso, se não foi descuido, foi má-fé; como concurso público é uma coisa muito séria, não seria absurdo pleitear anulação judicial dessa questão com base na própria segurança jurídica.
-
157 comentarios para uma questao de firewall....DA CESPE
:)
kkkkkkk
-
Cespe Rapariga !
-
Interpretem a questão! Sabemos que o firewall não identifica vírus. Mas quando a questão cita: "É capaz de proteger". O firewall é sim capaz!
-
Era bom que o computador de quem fez essa merda de questão ficasse só com o firewal já que ele julga ser ele tão eficaz. Esse cara é um corno!!Ta de brincadeira ele!!
-
https://www.microsoft.com/pt-br/security/pc-security/firewalls-whatis.aspx
O que é um firewall?
Um firewall é um software aplicativo ou hardware que ajuda a bloquear hackers, vírus e worms que tentam invadir o seu computador por meio da Internet.
-
Então é só ativar o firewal e pronto? Está tudo protegido? Questão ridícula...
-
A questão não está dizendo que o firewall vai proteger ou que é o meio mais eficiente, apenas afirma que o firewall é CAPAZ (é possível) de evitar uma invasão, e sim, é possível que o firewall evite alguma invasão. Gab: CERTO.
-
Direto do Bill gates
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17228/windows-protect-my-pc-from-viruses
Use um firewall. O Firewall do Windows ou qualquer outro aplicativo de firewall pode notificá-lo sobre atividades suspeitas caso um vírus ou worm tente se conectar ao computador. Ele também pode impedir que vírus, worms e hackers baixem aplicativos potencialmente prejudiciais em seu computador.
É capaz? Sim capaz. Vai proteger? Não é garantia. Virus vindo da internet o firewall é capaz (nao é garantia) de proteger fechando uma porta por exemplo, vírus vindo de um pen drive ai não tem jeito. O segredo da questão realmente mora na palavra "capaz", é mais português do que informática como falaram.
-
puts... não li a palavra "capaz"
Ela já elimina a questão, uma vez q se fosse assim seria só ativar o firewall e todos os problemas seriam resolvidos...
atenção sempre em questões cespianas
-
Inadmissível o gabarito ser CERTO .... Eu fiz essa questão 15 vezes e errei todas :(
-
Gabarito: CERTO
Porém realmente essa questão é "malandra"
Algo que conseguir perceber depois de errar inúmeras vezes - Questão: " RACIOCÍNIO LÓGICO OU ILÓGICO" como queiram
-
é que SE a questão tivesse dizendo:
O FIREWALL PROTEGE o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus. ( Gab. ERRADO )
-
Pois não é antivírus
-
ENTRETANTO pergunte-se a si mesmo SE ele é capaz....
-
O FIREWALL É CAPAZ de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus? Resposta: SIM (Gab. CERTO)
Pois auxilia contra acessos não autorizados (Como já mecionado) através de portas
-
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11:1 (Bíblia)
-
Indice de erro nessa questão ta muito alto! Não concordo com o gabarito! Provavelmente vou errar denovo quando refazer!
-
gente, o firewall atua de forma que um vírus não entre pela rede externa para interna ou vice-versa. gab: correto!
-
Se você ERROU essa questão, na verdade você acertou. Esse caso é raro, a CESPE indo contra as próprias ideias.
Fecha os comentários e bola pra frente fazer mais questão, você vai ver que firewall não é antivirus e nem atua como tal. (para CESPE)
-
Errei novamente!!
:P segue o fluxo...
-
É CAPAZ: Não indica certeza de que protegerá sempre, mas que poderá proteger contra as referidas ameaças, o que é completamente aceitável!!!
" O impossível não é um fato, mas sim uma opinião."
-
Na prática, firewalls são utilizados para:
Registrar tentativas de acesso indevidas a um computador ou rede;
Bloquear o envio de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
Bloquear tentativas de invasão e exploração de vulnerabilidades, identificando a origem das tentativas; ( crackers )
Analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando CÓDIGOS MALICIOSOS (malware), aqui inclui-se vírus.
Barrar a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado.
Evitar que um código malicioso já instalado se propague, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
Fundamentação: Opostila do Estratégia Concurso
-
Dar para notar que são examinadores diferentes! Isso é fato!
-
Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..
O firewall não pode proteger contra transferência de arquivos ou programas infectada por vírus. Devido à variedade de sistemas operacionais e aplicações aceitas dentro do perímetro, seria impraticável e talvez impossível que o firewall varresse todos os arquivos, e-mail e mensagens que chegam, em busca de vírus.
Criptografia e Segurança de Redes.
Stalilings 4ª Edição, Pag 445,
-
Errei essa questão ontem, errei hoje, errarei amanhã e errarei todas as vezes. Questão extremamente ABSURDA.
-
Thiago, não se trata de decorar. Até quem decorou vai errar essa questão. Faça 100 questões sobre firewall que você vai ver que a CESPE não o considera como anti virus, cracker, etc.. essa questão é um ponto fora da curva
-
Nossa...
-
questão fdp!!!!!!!!!! que não apareça uma dessa no TRE-PE.
-
Julgue o próximo item, acerca de vírus, worms, pragas virtuais e aplicativos para segurança.
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.
Polícia federal 2014
Gabarito: CORRETO
-
É capaz.Correto.
Por exemplo, se o vírus ou o hacker (utilizando alguma técnica) tentar invadir pela porta TCP/IP, o firewall vai barrar.
-
Para CESPE:
1º firewall é antivírus!
2º Questão incompleta não é errada!
...depois dessa vou ali rasgar meu diploma de Bacharel em informática e processar o curso de pós graduação por dizer outra coisa!
-
Cespe sendo Cespe. Questões que dão margem a dupla interpretação são sua característica fundamental. Falta de precisão...
-
ABSURDO ISSO!! SOU DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E ESTA QUESTÃO É ABSURDA.... QUESTÃO PARA ELIMINAR ....
-
FERNANDO NISHIMURA DE ARAGÃO AGORA É PROFESSOR!!!!!!
Olhem comentarios de professor.
Ainda bem, fica mais rapido encontrar....hehehe
-
CERTO.
Na prática, firewalls são utilizados para:
1 Bloquear o envio de informações coletadas por invasores e
códigos maliciosos;
2 Bloquear tentativas de invasão e exploração de vulnerabilidades,
identificando a origem das tentativas;
3 Analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando
códigos maliciosos e BARRANDO A comunicação entre um invasor
e um código malicioso já instalado;
4 Evitar que um código malicioso já instalado se propague,
impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam
exploradas.
fonte: Victor Dalton
-
Comentario do FERNANDO MOREIRA explica bem o porquê do gabarito ser correto. Pensei assim tbm.
Foco, força e muita fé...
-
Pessoal, penso assim: Pode vir um vírus dentro do pacote que está tentando atravessar o firewall. Logo, nesse caso, pode haver sim proteção qto a vírus.
-
Gab CERTO
O firewall é antivírus? Não. Ele não detecta e não remove vírus. O máximo que o firewall pode fazer em relação aos vírus, é impedir a sua propagação pela rede, caso o vírus tente enviar cópias de si mesmo em alguma porta TCP para outro dispositivo. O firewall protege contra ataques. NISHIMURA
Outras questões referentes:
Q279818 - Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANAC
Um firewall pessoal é uma opção de ferramenta preventiva contra worms.
Gab CERTO
Q274701 - Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: FNDE
Para proteger um computador contra os efeitos de um worm, pode-se utilizar, como recurso, um firewall pessoal.
Gab CERTO
Q294432 - Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AC
Para se combater a instalação de spywares em computadores de uma empresa, recomenda-se a instalação dos programas chamados de firewalls.
Gab CERTO
-
Sempre vou errar essa questão
-
Questão passível de suicídio.
-
Pelo que aprendi o Firewall não é um antivírus, então como ele irá proter um computador de um vírus?
ALguem poderia explicar ?
-
Eu errei essa questão a primeira vez que eu fiz, mas depois de fazer ela várias e várias vezes eu continuo errando :)
-
Um firewall analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.
"Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.
Comentário do colega Thiago Brandao na questão Q589448
-
Para a CESPE vale, fazer oq né?!
-
Certo, ai o vírus do tipo verme, se instaura no computador através de um Pen Drive e assim o firewall o bloqueia? Ta correto mesmo Cespe?
-
porraaaaaa....firewall dedecta vírus ? sabia não...
-
Absurdo.
-
Firewall
* não evita vírus
* não evita ataque interno
* não evita rotas alternativas.
Bom... acho que vou ter que recomeçar os estudos.
-
Se formos pensar, a questão traz "é capaz",,, isso para mim quer dizer pode ou não, e realmente o firewall ele evita acessos indevidos (não autorizados) na rede, BARRA virus, worms, trojan, ping of dead etc. Lembre que nada é 100%, e a questão não afirma isso.
-
Firewall deve ser entendido como um filtro genérico.
Sua principal função é impedir acesso não autorizado a uma rede de computadores.
Aqui entra um ponto importante: ele não verifica ou apaga vírus existentes. Mas ele pode bloquear, por exemplo, a entrada de um vírus que está numa máquina conectada em uma rede para outros computadores.
Firewall também busca impedir a exploração de vulnerabilidades de serviços e programas.
Nesse caso, um cracker (tentando um ataque por força bruta, ou tentativa e erro) tem dificuldade em explorar brechas por conta do firewall.
-
É importante ficar atento ao que a questão quis dizer "é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus", de fato é verdade. Suponha que existam um vírus e um cracker que age alterando os dados da rede, dessa forma, o Firewall pode ser capaz de proteger o computador contra esse vírus e cracker.
Questão correta.
-
Errei essa questão hoje, ontem e sempre vou errar. Ela vai contra todas as outras questões CESPE sobre firewall
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo. Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica... (prof.Victor Dalton - Estratégia Concursos).
-
TA ERRADO ESSA QUESTAO O FIREWALL PROTEJE VIRIS VINDO PELA REDE , MAS SE TIVE NO PENRIVE ELA NAO VAI ACUSA O FIREWALL NAO E ANTIVIRUS CESPE IDIOTA
-
A palavra "CAPAZ" é que define o gabarito da questão.
-
Pessoal também errei a questão!
Mas a Banca está correta, para visualizar:
Suponhamos que eu com meu computador A esteja conectado numa Rede em com 03 computadores: A,B,C. (A: meu computador - B e C: outros computadores).
Meu computador A está infectado com um Vírus, cuja função dele é gerar ataques a B e C para obter dados.
Ao conectar meu computador na rede, o vírus automaticamente começou a gerar ataques em B e C;
B e C possuem firewall.
O FIREWALL de B e C irão se proteger dos ataques do vírus que está no meu computador A.
Não irão detectar, eliminar o vírus, apenas se proteger do ataque gerado pelo vírus que está em outra maquina (meu Computador A)
Espero ter ajudado!
-
CERTO
Existe sim a capacidade de proteção contra o vírus ou evitá-lo, mas nunca de eliminá-los.
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-RS Prova: Oficial de Controle Externo)
A navegação segura na Internet, inclusive em redes sociais, depende, entre outros aspectos, dos procedimentos adotados pelo usuário, como, por exemplo, a atualização constante do antivírus instalado no computador e a utilização de firewall, procedimentos que contribuem para evitar a contaminação por vírus e worms, entre outras pragas virtuais.(CERTO)
------------ ----------------
(CESPE - 2007 - SEAD-PA - Administrador)
Vírus é um programa pernicioso, que causa danos nos computadores, apagando ou corrompendo dados. Para se evitar um vírus, deve-se instalar e manter atualizado o antivírus e o firewall. (CERTO)
-
Para worms até que é aceitável, mas para vírus foi pesado. Vírus não se propaga pela rede e se for por uma solução para o host, a funcionalidade que costuma impedir a propagação do vírus em casos como recebimento de emails contaminados e pendrives infectados é do HIPS ou do próprio antivirus, não do firewall de host.
-
Olha os cara defendendo a banca escrota.
-
Marquei ERRADO !! Cadê o sentido da expressão 'Firewall não é antivirus"? '-'
-
Até o Nishimura (a quem admiro) defendeu o gabarito escroto do CESPE.
-
O fato de firewell não ser anti-vírus significa apenas que ele não pode fazer varredura no PC e colocar arquivos em quarentana etc. Mas ele pode proteger o PC de vírus da sua maneira. Veja proteger, não eliminar. Firewell é preventivo. Anti-virus, remediativo. O Firiwell impede acesso a certos sites suspeitos, evitando que o vírus entre no PC, então dessa maneira ele o protege.
-
Correto
firewalls são utilizados para bloquear tentativas de invasão e exploração de
vulnerabilidades, identificando a origem das tentativas.
* Evitar que um código malicioso já instalado se propague,
impedindo que vulnerabilidades em outros computadores
sejam exploradas.
estratégia concursos
-
A questão com mais cometários que já vi 8o)
-
Respondi milhões de questões do CESPE onde está questão estaria errada. Marcarei errado sempre!!!
-
Questão que favorece os candidatos que nao conhecem o conteúdo, ou seja , que acreditam que firewall impede contaminação por vírus ( e isso não é verdade). Examinador fdp!
-
No Windows 10 o firewall já e reconhecido como antivirus galera.
-
Questão mal intencionada...
Capaz é, mas não é 100% eficiente, assim como nada é na informática, quando estamos relacionando com segurança.
Cai na pegadinha...
-
Muito mimimi! A questão é simples: o firewall foi feito para servir como antivírus? Não! Mas ele é sim capaz de proteger o computador de vírus e de crackers.
Segue o baile!
-
Cai como um pato!
Mas realmente está correta sim, o firewall nao é antivírus, e a questão não diz que é só diz que pode vir a barrar vírus, e pode mesmo, se o vírus quiser usas as portas dele ele vai barrar!
-
Diante do gabarito dessa questão, penso, portanto, desinstalar o antivírus do notebook...rrsrsrs
Examinadores do Cespe e seus comportamentos esquizofrênicos..rsrs
Esquizofrenia; Um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza.
-
A questão fala sobre "ataques" e não de infecções. Então questão correta, visto que o firewall pode bloquear ações, como as atividades remotas, de alguns malwares.
Se a questão estive falando de infecções de vírus ou crackers, aí nesse caso estaria incorreta. Portanto, desistalar o antivírus não seria uma opção de segurança, pois esse software evita a infecção desses malwares.
Interpretação das questões CESPE é o que defini, na maioria, o seu sucesso ou fracasso na prova.
-
ESSE POVO NÃO DECIDE A FUNÇÃO DESSA BOSTA DIREITO OU PEGAR OU NÃO PEGAR A MERDA DO VIRUS...SAEM DO ARMÁRIO KKKKKKK
-
Observem o comando da questão:
- é capaz
- ataque (e não infecção)
-
Pode e não pode de acordo com o Cespe.
-
Sobre firewall: em cada questão a CESPE adota um posicionamento diferente.
-
Quando se tratar de ataques de vírus o "porteiro firewall" poderá impedir a sua entrada. Porém, uma vez infectado, o firewall não consegue conter sua infecção.
-
Que saco!!! Cespe tá parecendo o STF muda de posicionamento o tempo todo, só pra acabar com a nossa vida.
Firewall é um software ou hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e impede que acessos ou conteúdos maliciosos cheguem ao seu computador.
Capaz de proteger contra ATAQUES -----> malware; vírus; cracker ----> CAPAZ de impedir a entrada!
Resumindo entendi isso!
#avante #vamosdetonaracespe
-
Firewall protege contra ataques de virus,mas não é antivirus,faz tudo e ao mesmo tempo não faz nada.
questões de firewall do CESPE nem o filho do Bill Gates como o Steve Jobs e criado pelo Batman acerta.
-
Fernando Nishimura de Aragão, tu quer ser sabidão mais so fala conceito aprende a comentar a questão em si rapaz toma vergonha...
-
Cespe sendo Cespe affff
-
O firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus. Gabarito Correto porém anotei como errado. Quem protege de ataques de vírus não seria o antivirus? Firewall protege a entrada de portas contra IP maliciosos.
-
Gostaria de saber porque essa questão esta certa? se na questão abaixo a banca considerou como errada!
Q526316 - Um firewall é utilizado para controle de acesso lógico, bloqueando todos os arquivos infectados com vírus e programas maliciosos que tentam infiltrar-se em uma rede ou computador.
-
Pera aí professor Japonês: quem se propaga pela rede é WORM e não VÍRUS! Essa sua justificativa precisa ser revista, na minha humilde opinião.
-
Correto
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.
-
é um tipo de questão que eu deixaria em branco
-
MACONHAAAA!
-
Será que a questão não está certa pois diz que o firewall é CAPAZ de impedir ataques de vírus?
Ou seja, se você configurá-lo para barrar certo tipo de arquivo e por coincidência este estiver com vírus, ele nesse caso estaria impedindo o ataque kkk
-
Com todo respeito, discordo do gabarito. Imaginem só, um e-mail com um vírus em anexo é enviado para o destinatário por um remetente que consta em seus contatos. O e-mail irá chegar. Mesmo que um Firewall esteja instalado e corretamente configurado. Se alguém discordar do meu ponto de vista, por favor, me esclareçam onde estou errando.
-
Vou internalizar: Ser capaz de proteger o computador contra ataques de vírus não quer dizer que ele seja antivírus!
Com a CESPE é desse jeito, infelizmente!
-
Questão maldosa.
Faz parecer que o firewall agiu como um antivírus.
Acredito que a questão quis dizer o seguinte:
O programa age como uma alfândega ou filtro que restringe a passagem dos dados recebidos e enviados pelo seu computador. Caso uma comunicação seja barrada pelo programa, um eventual vírus será barrado também; assim o computador foi protegido de um ataque de vírus.
-
Se olharem as estáticas , mais de 50% errou, porque o CESPE quer inovar...
-
CERTO
Questão com requintes de crueldade , realmente o firewall tem sim a capacidade de fazer tais proteções , na verdade, essa é a real função do firewall, conhecido também como parede de fogo, ou , segurança de casa de show , onde verifica os bilhetes dos convidados , para vê se autoriza a entrada no recinto...
-
Vai lá Cespe, escolha o gabarito conforme lhe for conveniente!
-
Firewall é um software ou hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e impede que acessos ou conteúdos maliciosos cheguem ao seu computador. Função do firewall bloquear qualquer acesso indevido ou malicioso oriundo de um cracker ou de um vírus.
-
Firewall é um software ou hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e impede que acessos ou conteúdos maliciosos cheguem ao seu computador. Função do firewall bloquear qualquer acesso indevido ou malicioso oriundo de um cracker ou de um vírus.
-
Em 13/09/19 às 01:15, você respondeu a opção E.
!
Você errou!
Em 28/08/19 às 18:42, você respondeu a opção E.
!
Você errou!
Em 29/06/19 às 09:55, você respondeu a opção E.
!
Você errou!
-
JUAREZ júnior, A questão diz que é capaz de proteger contra ATAQUES de vírus, o que podem vir externamente (exemplo: ataque Dos), e não proteger contra VÍRUS. São coisas distintas.
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
-
kkkkkkkk é sério? Alternativa E?
-
A questão falou que firewall é capaz de proteger o computador de ataque de vírus.
Em resumo: É capaz??
A questão não falou que firewall é antivírus (até pq n é). Se focarmos no que a questão pede e não em o que pode ser ou n ser, acertamos!
-
Nada a ver, irmão.
-
Um programa de firewall pessoal complementa um programa de antivírus, já que este último não tem a capacidade de detectar as tentativas de acesso ao computador; o firewall minimiza as possibilidades de um ataque por vírus ou mesmo por crackers.
certo
-
Ow lasqueira!
-
QUESTÃO INCOMPLETO.
Foi considerada como certa, mas tomei para min o conceito de que questão incompleta do Cesp é errado, pois foi o que vim observando de varias outras questões incompletas, que foram tidas como certa.
-
Eita nós
-
Se o vírus estiver alojado em uma arquivo salvo no computador, é possível que quando o arquivo for executado o vírus também seja, e com isso, danifique o PC sem o Firewall impedir.
Meu raciocínio foi esse
-
Tem um povo que cisma em tentar justificar o ''erro'' da banca! NADA A VEEERR
-
Raciocínio simples, como o Firewall bloqueia acessos indesejados provenientes da porta TCP, se o vírus/cracker atacar por este caminho (necessariamente pela rede), é possível que o FIREWALL detecte e bloqueie o ataque.A questão generalizou " capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus. ", se tivesse especificado provavelmente estaria errada.
-
Essa questão é simples.
Quem errou acertou!
-
Firewaaaalll NAO E ANTIVURRRRRRRRRRRRRRUS !!!
-
Gab. CERTO
Ser CAPAZ é diferente de ser O MAIS INDICADO. Aprendi de tanto bater cabeça.
Questões de informática, as vezes, tira a gente do sério, mas eu sou mais teimoso do que elas!!! Uma hora eu chego lá.
-
NÃO QUEBRAREI MEU LINDO TECLADO POR CULPA DESSA QUESTÃO.
NÃO QUEBRAREI MEU LINDO TECLADO POR CULPA DESSA QUESTÃO.
NÃO QUEBRAREI MEU LINDO TECLADO POR CULPA DESSA QUESTÃO.
NÃO QUEBRAREI MEU LINDO TECLADO POR CULPA DESSA QUESTÃO.
NÃO QUEBRAREI MEU LINDO TECLADO POR CULPA DESSA QUESTÃO.
NÃO QUEBRAREI MEU LINDO TECLADO POR CULPA DESSA QUESTÃO.
NÃO QUEBRAREI MEU LINDO TECLADO POR CULPA DESSA QUESTÃO.
-
Banca sem futuro kkkk
-
CERTO
-
Não me imagino marcando essa alternativa como correta. Estranho afirmar que firewall protege contra vírus
-
vai tomar no ** CESPE
-
O firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus.
Daquelas questões que a banca coloca o gabarito que ELA quiser!
-
Sacanagem... kkkkk
E eu achando que já tava fera em Firewall...
-
O firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus = CESPE deu como CERTO, porque CESPE é CESPE.
-
Ataque... essa é a palavra chave da questão
-
O vírus pode usar diversas portas da internet, rede, disco removível, e-mail. O firewall não protege contra todas essas fontes de ataques.
A CESPE contradiz o que ela mesmo disse em outra questão.
Da mesma forma que o professor que comentou essa questão no qconcurso contradiz o que o outro professor comentou na questão que disse o contrário.
Fica difícil assim! =/
Ano: 2018 Banca: Órgão: Prova:
Mateus tem em seu computador o Windows 10 e um firewall pessoal instalado que funciona corretamente. Nessa situação, embora esteja funcionando corretamente, o firewall não é suficiente para conter vírus e(ou) perdas de arquivos devidas a eventual falta de becape.
CERTO
Comentário do professor do Qconcursos Flávio Lima, Servidor do MPU - Área de Informática: "o firewall é uma barreira (...) quem combate o vírus é o antivírus"
-
O firewall não é antivírus. O firewall protege contra ataques, sejam provenientes de crackers ou de vírus, ou de worms, negação de serviço, etc. O firewall protege contra ataques.-Fernando Nishimura de Aragao
-
Na prova eu marco como?
-
CESPE sendo CESPE.
-
Na moral, cespe é muito F.....; Já cheguei a responder várias questões que ela fala que FIREWALL é Antivirus. Assim é difícil entender qual doutrina devemos utilizar na hora da prova.
-
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPE-PI Prova: CESPE - 2018 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa
Mateus tem em seu computador o Windows 10 e um firewall pessoal instalado que funciona corretamente. Nessa situação, embora esteja funcionando corretamente, o firewall não é suficiente para conter vírus e(ou) perdas de arquivos devidas a eventual falta de becape.GAB: CERTO
Qual a lógica cespe?
-
Depois eu que tenho problema!
-
kkkkkkkkkk cespe!
-
Hora o Firewall não é antivírus, outra hora ele é.. Ah váááá!!!
-
CESPEEEE DO CAAAAAOOO
-
Certo.
Firewall só não vai proteger quando o vírus já se propagou no computador.
-
O papel do Firewall é atuar analisando o tráfego da rede a fim de impedir que dados não desejados consigam acesso.
-
O que eu entendi dessa questão é um ataque de vírus por pacotes que o firewall pode bloquear e não que o firewall seja um antivírus.
-
faz uma pergunta
garante ? não
É capaz ? sim
gab certo
-
CESPE e sua bipolaridade.
-
da vontade de joga tudo numa fogueira
-
Fernando Nishimura de Aragao
10 de Junho de 2016 às 20:26
O firewall não é antivírus. O firewall protege contra ataques, sejam provenientes de crackers ou de vírus, ou de worms, negação de serviço, etc. O firewall protege contra ataques.
-
Já cansei de toda hora tentar arrumar meu resumo.
-
certo, ele pode proteger.. ou pelo menos TENTAR PROTEGER !, MAS N É ANTI VIRUIS, NEM ANTI SPAM , NEM ANTISPYWARE
-
A resposta é verdadeira, por ser função do firewall bloquear qualquer acesso indevido ou malicioso oriundo de um cracker ou de um vírus.
-
Em 25/08/20 às 14:42, você respondeu a opção E. Você errou
Em 29/07/20 às 22:49, você respondeu a opção E.
Você errou!
Não adianta, não entra na minha cabeça que o firewall é capaz de proteger de virus, como diz a questão, tendo em vista que.. há várias questões do cespe erradas dizendo isso. poxa vida ein CESPE!!!
-
Já errei essa feb três vezes, Ô banca abençoada
-
Essa veio direto do inferno, já errei cinco vezes.
-
Questão caberia recurso, pois o Firewall não é Antivírus.
-
o ódio vem! ar maria, nammmmm
-
TEM CERTOS COMENTÁRIOS QUE SÃO MAIORES QUE OS MATERIAIS DO ESTRATÉGIA. OH PREGUIÇA...
-
O melhor a fazer é: questão de firewall da Cespe com redação polêmica...deixe em branco.
-
Cespe é @#%$#!!! Ela te ensina que toda pedra não tem vida e do nada resolve te perguntar se a pedra voa. Não dá pra entender!!! =(
-
Decorar a questão é uma maneira de dançar conforme a música, pq a Cesp ta de brincadeira com nosso esforço.
-
CESPE É UMA AGONIA DANADA!!!
Ora diz que não combate vírus (porque não é antivírus), ora diz que combate não somente os vírus mais os crakers também!
DECIDE AÍ POXA!
Ambiguidade danada pow, fica difícil de entender o que a banca quer afinal desse jeito!
-
Se tem 2 coisas que o brasileiro detesta nesse momento é:
CESPE com as questões de informática e o Marco Aurélio
-
Exemplo:
Dizer que você é capaz de ficar rico é diferente de dizer que você REALMENTE irá ficar rico.
Firewall é capaz de proteger de virus, mas isso não garante que ele realmente seja eficaz.
Treinem português.
-
A sensação é de frustração ¬¬
-
Vou continuar errado, tô nem aí kkkk vou errar tanto que se vier igual na prova é fácil matar, melhor q eu levar esse conceito para meu resumo e me lascar kkkk
-
capacidade é diferente de eficácia
-
ALGUMAS DEFINIÇÕES DE FIREWALL:
. FIREWALL
Além de executar suas funções típicas, os firewalls ainda podem bloquear alguns tipos de ataques de recusa de serviços e detectar varreduras simples na rede.
.
Firewall tem várias funções dentre elas controle de entrada e saída ou criptografia
Dica: Firewall = Muro de fogo = Segurança de Boate
Criptografar comunicações e autenticar usuário são algumas das funções auxiliares dos firewalls.
As configurações do firewall estão na categoria Sistema e Segurança.
O firewall, que é um filtro de conexões, não necessita realizar becape (cópia de segurança) de suas configurações.
O firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus.(CESPE)
GAB CERTO
-
Dica que peguei no QC
Firewall: é um porteiro, parede fogo.
RACIOCÍNIO- suponhamos que, no teu prédio, bandidos tentem ''atacar'' o teu residencial, nesse caso, o porteiro(porta de fogo), pode te proteger. Entretanto, quem irá atrás dos bandidos, será a polícia(antivirus)
-
COMO O FIREWALL PROTEGE DE VÍRUS, SE ELE NÃO É UM ANTI-VIRUS CESPE?
ME EXPLICA CESPE?
-
NADA COM NADA. INADMISSÍVEL ESSE GABARITO!
-
Essa foi pesada! Eu errrei e perguntei: pq errei?
-
Fiquem atentos, vejam essas duas questões de 2018.
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPE-PI Prova: CESPE - 2018 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa
Mateus tem em seu computador o Windows 10 e um firewall pessoal instalado que funciona corretamente. Nessa situação, embora esteja funcionando corretamente, o firewall não é suficiente para conter vírus e(ou) perdas de arquivos devidas a eventual falta de becape.
CERTO, é aquilo que todos nós já sabemos, entendimento da banca parece ter mudado.
Agora vejam essa da PF, também em 2018.
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Papiloscopista Policial Federal
Um dos objetivos do firewall é monitorar todo o tráfego de dados entrando e saindo de uma rede local e entrar em ação ao identificar um sniffer externo. (ERRADO)
Sniffer é um software espião, e a questão considerou que, mesmo sendo externo, o Firewall não tem poder de identificá-lo. Lembrando que um sniffer em alguns casos também pode ser um hardware, de acordo com a AVG, o que possibilitaria um ataque interno.
Então tomem muito cuidado!
-
ESSE EXAMINADOR NÃO TRANSOU..
QUE ABSURDO
-
Invasão pela rede para instalar um vírus, o firewall impede o acesso.
Se impede o acesso, não tem infecção. Ou seja, um efeito colateral, mesmo que não seja o papel do firewall lidar com vírus.
-
ataque de vírus?
-
O firewall é CAPAZ de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus.
Pode ser sim, porém de forma indireta.
-
Estudar não é suficiente. Tem que pegar na mão de Deus e da mãe Dináh pra saber o que se passa na cabeça do examinador, sério. PQP!!!
-
Quem errou, acertou!!
-
Eu lembro que essa questão deu muuuuuuuuuuuuuuita polêmica na época. O lance é o seguinte: notem que a questão afirma que "o firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus". Como ele diz "capaz", esse item só estaria errado caso não houvesse nenhuma possibilidade de um firewall proteger um computador do ataque de um vírus - e isso não é correto! O firewall é capaz de filtrar pacotes de dados de acordo com uma determinada política de segurança. Quando um vírus ataca um computador, sua atividade maliciosa pode acabar sendo bloqueada por um firewall, logo o firewall foi capaz de proteger o computador. Ele não detecta nem elimina malwares, mas é capaz – eventualmente – de proteger de seus ataques e atividades maliciosas. Questão bastante difícil e que teve centenas de recursos, mas todos foram indeferidos.
Diego Carvalho, PDF Estratégia
-
Não adianta tentar justificar. Se cair na minha prova eu marco errado.
-
Em novembro, eu fiz e errei...
Hoje, refazendo relembrei e acabei acertando...
Mas essa é aquela questão que realmente na hora da prova ( quem realmente estuda- falo com base em outras questões anteriores do Cespe) acabará errando...
-
Questão de quem quer causar, porque se o vírus tá atacando vai depender do tipo de ataque que ele ta realizando, se for por meio de um protocolo irc por exemplo ai o fw vai bloquear, mas se for por uma vulnerabilidade do S.O, de um software ou aplicação ou mesmo por um pen drive o fw vai nem saber o q ta acontecendo
-
"é capaz" = não restringiu.
Gab: correto
-
O CESPE sabe que o gabarito está errado, eles só não mudaram por orgulho e porque pega mal anular tantas questões.
-
A TAG está em conhecimentos básicos de informática, então poderia estar correta, por eu saber apenas o básico. Agora, se fosse um conhecimento aprofundado a respeito de informática, essa disgraça de questão estaria errada.
-
O engraçado é o pessoal tentando explicar a questão hahahha "não restringiu"... Não viaja
É o tipo de questão que a CESPE poderia colocar o gabarito que ela quisesse "cara ou coroa"
-
Mais uma funcionalidade do Firewall que vai pro caderno da CESPE...
FIREWALL
☑ Filtro de conexões.
☑ Permite ou bloqueia o tráfego das portas TCP do computador.
☑ É utilizado para bloquear acessos a determinados sítios ou endereços.
☑ Controla os pacotes que entram em uma rede privada, e
☑ Controla aqueles que saem da rede para a Internet.
☑ Protege ou restringe o acesso aos dados armazenados em um PC.
☑ Utiliza filtro de endereçamento.
☑ Utiliza criptografia e autenticação.
☑ Pode ser instalado tanto como software e hardware.
☑ Como um software --> habilitado em cada computador da rede.
☑ Como um hardware --> Instalado na conexão da rede com a internet.
☑ Ou seja, ele é uma combinação de hardware e software.
☑ Mas é dispensável o uso de equipamento de hardware na máquina.
☑ Impede a passagem de vírus, worms ou cookies oriundos da internet.
☑ Capaz de proteger o computador de ataques de crackers.
☑ Aprova pacotes de dados que atenda as exigências e bloqueia os demais.
________
Nunca desista dos seus sonhos!
-
Já fiz trocentas questões, e é sempre essa PALHAÇADA: uma hora firewall protege contra vírus, outra hora não protege contra vírus. Aí é pra fritar o lagarto.
-
Firewall não é eficaz contra vírus!!!
-
ChDeGefuipbÇADHKV HDV IHDBVÇHVHDVH\DVV \HZDI~V HV\D~CBZVIÇ\VHC\
-
328 comentário kkkk tenso
-
LÓGICA? CADÊ OS JUSTIFICANTES?
-
outro dia o trojan era virus, agora o firewall combate o vírus... na próxima questões o firewall é um vírus e antivírus ao mesmo tempo.
-
acho que esses examinadores da cespe são tudo alienígena.
-
Firewall = PORTEIRO
-
KKKK AGORA O FIREWALL TAMBÉM PROTEGE DO VIRUS.
-
CESPE: Firewall pode auxiliar a proteger a rede interna no caso de um terremoto.
GABARITO: CORRETO.
Aí terá um milhão de comentários idiotas querendo justificar o injustificável.
-
O FIREWALL NÃO É UM ANTIVIRUS! No entanto, PODE bloquear vírus e malwares! Ele pode impedir um vírus por meio de conexão! Ele bloqueia, não elimina!
-
AH PRONTO, AGORA É ANTIVÍRUS!
NÃO SEREMOS AVALIADOS PELO DESEMPENHO, MAS PELA CAPACIDADE DE ADIVINHAR O QUE O EXAMINADOR ACHA NO DIA QUE FEZ A QUESTÃO.
-
questão HORRÍVEL
-
Tal da questao de firewall é so paraa passar raiva.. Cada questao é um conceito diferente da banca...
-
Quanto comentário confuso.
Primeiramente, é nessário afirmar que o firewall não é um antivirus, ele não escaneia sua máquina, ele não para a propagação do virus dentro da sua máquina (Infectando outros arquivos).
Porém, contudo, entretanto, o malware utiliza, geralmente, a rede (internet) para se disseminar, ai entra o Firewall.
Exemplos.
Exploit usa determinada vulnerabilidade do windows, e para fazer esse ataque usa a porta: 1920, se por ventura o firewall estiver bloqueando essa porta, o exploit não vai ter sucesso em seu ataque. (Sasser)
Spyware, depois de capturar certa quantidade de dados, envia eles para o servidor de destino, por exemplo, a máquina do invasor, para isso deve usar uma porta, e advinha, essa porta está bloqueada, então o spyware não vai conseguir se comunicar.
E por ai vai...
-
REALMENTE O FIREWALL BLOQUEIA O VÍRUS, SE CASO ESSE VÍRUS TENTE UMA CONEXÃO POR ALGUMA PORTA TCP.
-
O firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus.
A assertiva está correta.
Errada estaria se afirmasse que o firewall combate vírus. O firewall é um muro, como o muro de uma casa .. impede a entrada não autorizada, PROTEGE CONTRA ENTRADA NÃO AUTORIZADA, mas caso alguém pule o muro ele não luta com o invasor.
-
Que ridículo
-
Qual é o problema ? Se o ataque for proveniente da rede o firewall pode intervir.
Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:
1 - Bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
2 - Bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
3 - Analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
4 - Evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
Bora parar de usar fórmula de bolo, método Nishimura ou qualquer método que "facilite" o caminho e estudar de verdade ?
Fonte - Cert.br
Mais uma para corroborar:
Q410941 - O Microsoft Windows 7 Ultimate possui originariamente um aplicativo de firewall, o qual permite verificar informações provenientes da Internet, bloqueando ou permitindo que elas cheguem ao computador do usuário. Um firewall pode ainda ajudar a impedir que hackers ou worms obtenham acesso ao computador por meio de uma rede de computadores = Correta.
Gabarito correto.
-
De modo geral, qualquer coisa que passe pela rede pode ser combatida por firewall, caso ele perceba alguma estranheza por lá mesmo. Isso não quer dizer que ele é um antivírus, tão pouco a ferramenta mais especifica.
-
Cespe fazendo cespisse
-
Soldado caiu, mas caiu atirando.
Minha casa tem MURO alto, tranco as portas, fecho janelas, e ativo as câmeras de segurança pra nenhum ladrão conseguir entrar: esse é o meu firewall. O meu firewall é capaz de proteger minha casa pro bandidinho loser não entrar.
Mas tem o ladrão que é profissa, com técnicas e ferramentas avançadas e consegue invadir minha casa: nesse caso, meu firewall não é eficaz não, preciso de um antivírus.
-
Cespe sendo cespe! Vamos aceitar que doi menos.
-
Parece um entendimento antigo da banca
-
GAB. CERTO.
Apesar de eu ter errado esta questão e não concordar muito com o gabarito, o professor Sylvio Rodrigues me explicou a fundo o porquê da questão está correta.
O firewall não é antivírus. O firewall protege contra ataques, sejam provenientes de crackers ou de vírus, ou de worms, negação de serviço, etc.
O firewall protege contra “ataques”, mas não protege especificamente contra vírus, apenas ajuda na proteção, principalmente nas redes.
Tenha fé em DEUS.
-
SE VOCÊ ERROU, ENTÃO ESTÁ NO CAMINHO CERTO.
AVANTE.
-
Firewall é capaz de proteger um computador de ataques originados de um computador infectado por um vírus."
É função do firewall bloquear qualquer acesso indevido ou malicioso oriundo de um cracker ou de um vírus.
Jessy Lima
PRF
-
PENSA: Se vc coloca uma porta na entrada sua casa, ela foi feita para impedir a entrada de ratos?? Não, não foi feita para isso.
Mas será que ela é capaz de contribuir para que eles não entrem? Sim, ela acaba protegendo, claro que não de forma tão eficiente como algo especifico para esse fim, mas protege!!!
É exatamente a mesma analogia, em que o firewall é a porta e o vírus é o rato.
Meio nada a ver mas facilita o entendimento.
Obs: Exemplo dado pelo Prof. Deodato em sala de aula.
-
Erro todas as vezes que respondo, misericórdia.
-
Capaz ele é, apesar de não ser das defesas mais fortes. A QUESTÃO ESTÁ CERTA.
-
356 COMENTÁRIOS, WTF. LITERALMENTE ABRIRAM OS PORTÕES DO INFERNO!
-
Senhores, se vocês estudaram, provavelmente erraram a questão.
-
Uma hora o Cespe diz que o Firewall é ineficaz contra vírus , outra hora diz ser eficaz, assim fica fácil fazer as tais pegadinhas dele !!
-
Cespe vai para a PQP
-
É, estou achando que vou entrar na polícia federal preso mesmo.
-
eu só sei que nada sei... e só sei que quanto mais estudo eu não sei nada kkkkkkkkk
-
O percentual de acerto é de quem refez a questão rs
-
como pode existir um ataque de vírus antes da condição essencial que é a execução pelo usuário ? ao meu ver não existe ataque de vírus sem a interação do usuário. uma coisa é um arquivo malicioso vim pela rede outra coisa é um ataque de vírus. firewall não protege de ataque de vírus.
-
O firewall não é um antivirus, porém, uma de suas funções é o bloqueio à ação de conexão de malwares, apesar de não os eliminar.
-
QUE?????????
-
Rapaziada se uma porr# dessas cair na prova da PF ou da PRF derruba a metade dos candidatos.
-
A cespe buga meu cérebro as vezes.
-
O firewall protege contra ataques de vírus, contra ataques de hackers, contra ataques de worms (vermes), etc.
Dica IMPORTANTE:
- ataques - o firewall protege, porque neutraliza o ataque, bloqueando o acesso à porta de conexão
- ameaças - o firewall não protege, e o usuário deverá usar ferramentas especializadas, além de ter um comportamento proativo em relação à segurança da informação.
DE TANTO ERRAR A GENTE APRENDE.
-
É capaz.
-
As vezes o CESPE fala que não é Antivírus, mas outras vezes o firewall é um antivírus, buguei agora
-
pessoal leve no coração:
firewall não elimina ameaças do tipo malware, como vírus e semelhantes, portanto, ele não é antivirus.
Porém, entretanto e todavia o firewall tem a capacidade de proteger contra virus.
EXISTE DIFERENÇA NO CONCEITO DE ELIMINAR E PROTEGER.
eliminar: antivirus
proteger: firewall
grande abraço!
-
O CESPE em momento algum disse que firewall é antivírus!
Entenda uma coisa:
Firewall funciona para impedir aquilo que vem de fora, ele fica nas portas barrando e verificando o que entra. Afinal, se ele não consegue barrar um vírus de um invasor que quer entrar na sua rede, para que ele serve? Óbvio que ele barra vírus, worms tudo o que é malicioso que vem de fora e ele consiga identificar.
Agora, se o vírus já entrou, quem faz o trabalho é o antivírus, o firewall não tem poder de eliminar aquilo que já está dentro.
Se o comentário te ajudou deixe o curtir para que mais pessoas vejam=)
Bons estudos!
Rumo APF 2021!
-
Ele é CAPAZ de proteger...
apesar de não ser um antivírus ele pode ajudar a não infecção
-
é mesmo? só vou usar o firewall no meu pc...meu antivírus indentificou até ele mesmo como vírus... eu tô é f3dido mesmo viu
-
Para a cespe o firewall é como um ministro do STF... Pode tudo!
-
Ele PODE barrar qualquer coisa que passe pela rede, já que ele filtra todos pacotes, ou seja, quando falaram que o firewall PODE, ele PODE barrar qualquer coisa que seja, qualquer coisa mesmo - pode ser a mãe de quem chora nos comentários, rodando bolsinha de perna aberta passando pela rede - ele realmente PODE barrar, mas isso não quer dizer que DEVA, já que ele faz a função de vigiar a entrada dos dados, mas não é especialista em nenhum, pode ser que algo passe batido e já dentro da rede um especialista precise intervir, como um antivirus, por exemplo.
Mas no geral, ainda mais pelo Cespe, ele PODE barrar sim qualquer coisa que passe por ele
-
firewall: a
cespe: ele é agro, ele é tech, ele é pop, ele é tudo
-
GENTE, AO COMENTAR AS QUESTÕES, ATENHAM-SE AO CONTEÚDO COBRADO. POR FAVOR!
-
Marquei ERRADO e marco novamente.
Da forma que a redação está feita , o Firewall não impede a ação de um vírus por si só
-
Se a CESPE fizer meu antivírus cantar "as suas definições de vírus foram atualizadas" eu pulo para área fiscal ...
-
Gabarito: Certo
Firewall --- é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.
Firewall não é um antivírus, eles colocam uma barreira entre redes internas protegidas e controladas que podem ser redes externas confiáveis ou não, como a Internet.
Um firewall pode ser um software, hardware ou ambos.
-
Esse ja é o firewall do futuro kkkk
-
Não entendi.... Desde quando firewall protege contra vírus??
-
De uma maneira geral - da forma como geralmente se cobra - a resposta seria Certo, mas, para quem minimamente lê e conhece o assunto sabe bem que a resposta é Errado, visto que nem sempre um bom cracker pode ser impedido por um firewall e por isso que os programas são sempre otimizados e atualizados.
-
Ela falou "é capaz" "é capaz" então pode sim o firewall proteger de ataques de vírus por meio da internet já que ele filtra os pacotes e pacotes não autorizados não entra, ou seja um vírus querendo entrar e barrado, porém não há garantia de barrar, mas é capaz de barrar.
Insta: @missaopmal
-
Cespe... Firewall não é antivírus!
-
"O firewall é capaz de proteger um computador de ataques originados de um computador infectado por um vírus."
A resposta é verdadeira, por ser função do firewall bloquear qualquer acesso indevido ou malicioso oriundo de um cracker ou de um vírus"
-
fiquem aí que o firewall pode isso, pode aquilo e na hora de outra questão, vá nesse pensamento que tu vai tomar um -2
-
Não consigo entender essa banca, tem hora que não protege contra vírus, tem hora que protege. Eles podiam sentar com os examinadores e chegar a um consenso.
-
Gente, o firewall monitora a rede, ele não é capaz de eliminar um vírus, mas pode proteger, veja:
"o firewall funciona como uma camada adicional de proteção contra ataques externos e aumenta a segurança da rede, equipamentos, sistemas e informações da empresa"
-
Oh bom era eles testar e ver se realmente ele era capaz de tal coisa, pqp a própria banca se contradiz nos argumentos, meu Deus cespe sendo cespe como sempre.
-
CESPE SE CONTRADIZENDO
CESPE - 2018 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa
No item seguinte, referente a conceitos de organização e de gerenciamento de informações e segurança da informação, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Mateus tem em seu computador o Windows 10 e um firewall pessoal instalado que funciona corretamente. Nessa situação, embora esteja funcionando corretamente, o firewall não é suficiente para conter vírus e(ou) perdas de arquivos devidas a eventual falta de becape.
Gabarito C.
-
Eu fui cego na questão. Errei kkkkkkkkkk
A CESPE é o caramba
-
Cespe fi da peste kkkkkkk
-
cespe do meu ódio
-
Gente, a Cespe nunca irá falar mal do filho queridinho dela: firewall.
-
NAAAAAO PO
Já vi a cespe complicando tantas vezes questões que envolvem firewall
-
mano??????????????????????????
-
Em 10/08/21 às 09:32, você respondeu a opção E.
!
Você errou!Em 05/08/21 às 09:34, você respondeu a opção E.
!
Você errou!Em 03/06/21 às 21:21, você respondeu a opção E.
!
-
ele pode ser capaz, mais não e suficiente!!!!
-
(Firewall NÃO É ANTIVÍRUS) Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não. (FAMOSO PORTEIRO)
-
Um vírus que tente passar pela porta tcp da rede pode ser identificado e barrado pelo firewall. Não é eficaz, mas pode funcionar
-
SEGURANÇA DA BOATE
-
Algum filho que um Auditor do TCU teve com a amante colocou CERTO no dia dessa prova, então o gabarito oficial teve que vim CERTO né, fazer o que?
A cespe já faz questões assim pra ajudar os apadrinhados, dai ela vem com o gabarito que a maioria dos apadrinhados colocou, se ainda assim não ajudar, anulam mais umas 8 ou 10, o importante é os peixes não ficarem de fora, senão ninguém contrata mais com dispensa de licitação para o próximo certame.
-
gabarito é ERRADO! Mais um absurdo como resposta.
-
Eu errei essa questão como tantas pessoas, mas concordo que o Firewall sendo uma proteção da rede contra a internet, e ele filtra a entrada ou saída de pacotes na rede de acordo com políticas de segurança preestabelecidas, então ele consequentemente e EVENTUALMENTE, pode evitar (tem a capacidade) alguns ataques a vírus, porque eles vem de fora da rede, mas é fundamental lembrar que ele, apesar de ser mais uma ferramenta que reforça a segurança dos dados, ele não substitui um antivírus, nem se quer tem este intuito.
-
Diferentes Tipos de Firewalls
Há 2 tipos de firewalls: os firewalls de rede e os individuais. Os de rede são tipicamente usados por empresas que contenham vários computadores, servidores e usuários. Esse firewall monitora as comunicações feitas entre os computadores da empresa e fontes externas. Se uma empresa deseja restringir determinados websites, endereços de IP ou serviços como Instant Messenger, ela pode fazer usando o firewall da rede.
Além de controlar o comportamento do funcionário com o equipamento da empresa, esse tipo de firewall protege os dados internos sensíveis da empresa, como dados de clientes e informações sobre os empregados. Firewalls impedem intrusos de acessarem estas informações e protegem o negócio contra ataques cibernéticos.
Firewalls individuais funcionam de forma similar, mas são armazenados localmente em um único computador. Todo computador doméstico deveria ter um instalado, pois estas funções são a primeira linha de defesa contra criminosos cibernéticos e vários golpes e ataques online.
Os firewalls individuais são também recomendados para computadores de empresas cuja rede não esteja protegida por um firewall de rede. Eles podem também ser úteis para múltiplos computadores que compartilham a mesma rede.
Na maior parte das vezes, computadores domésticos estão protegidos por um firewall de harware, como um roteador que protege a rede. Mas todo computador doméstico deveria também ter um sistema de firewall individual para proteger ataques específicos.
Firewalls individuais são fáceis de instalar e protegem seu computador contra malware, cookies, vírus de emails, janelas de pop-up e muito mais. Além de computadores, em dispositivos móveis podem ser instalados firewalls para proteger atividades online em movimento.
FONTE: https://community.norton.com/
-
essa eu erro com gosto rsrsrs
-
Claro que o Firewall é capaz de proteger o computador contra esses ataques, mas entenda esses ataques como ataques de REDE, se o vírus já estiver no computador o Firewall não protege mesmo, somente com um antivírus.
-
Eu respondo certo só de sacanagem.
-
CERTO.
O Firewall é como o porteiro de uma festa, só vai entrar se estiver com o convite. Vírus, é o cara que está sem o convite sendo assim, barrado na entrada. ( O Firewall protegendo a entrada contra o Vírus, como mencionado na questão. )
Errei a questão, mas, depois fui atrás de corrigir.!!!
-
Gente, a questão diz que ele é CAPAZ, em momento algum ela diz que a finalidade do firewall é eliminar vírus.
-
Esta questão é uma das mais polêmicas da história recente CESPE. De fato, o firewall protege o computador de ataques oriundos da rede (o que incluem ataques de crackers). Porém, vírus são arquivos que infectam o computador de forma local. Um firewall nada pode fazer contra um arquivo que já esteja dentro de uma máquina, ou que venha de um pendrive, por exemplo.
Porém, a banca considerou a questão como correta, mesmo após os recursos. Uma visão “benevolente” é afirmar que o firewall é “capaz” de proteger de um ataque de vírus quando ele vem pela rede.
Eu NÃO CONCORDO com essa abordagem, pois uma coisa é um arquivo malicioso vem pela rede, outra coisa é quando ele ataca um computador. O vírus é vírus apenas quando ele é executado. Enfim, fica aqui a polêmica...
Victor Dalton | Direção Concursos