SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Engenheiro/Engenharia de Produção


ID
1466032
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de Concurso Público.


I Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.


II O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.


III O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.


IV O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada à inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. 


Conforme dispõe expressamente a Lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) (Regulamento)

     Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

      § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

  • O item II não é decreto federal, será publicado em EDITAL.

  • A CF/88 não veda a abertura de novo concurso público quando o anterior ainda encontra-se vigente, mas impõe prioridade na convocação dos aprovados no certame mais antigo: “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira”. Assim, há o reconhecimento da prioridade, mas não há vedação constitucional expressa para a realização do novo concurso. Entretanto, o art. 12, § 2ᵒ, da Lei 8.112/90, veda expressamente esta prática em âmbito federal, com a seguinte determinação: “não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado”. A questão perguntou sobre a L8112/90, logo a alternativa correta é D.

  • Devemos nos atentar ao enunciado, já que na Constituição Federal não possui regra que vede a abertura de novo concurso durante o prazo de validade do anterior, mas expressamente garante aos candidatos aprovados no certame anterior a prioridade na sua nomeação, perante aqueles indivíduos que vierem a ser aprovados na nova seleção, nos termos do art.37, inciso IV da CF/88. E nesse caso, é perguntado sobre a Lei 8112/90.


    Rumo a aprovação!!

  • I.  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. (Art. 12, § 2º da Lei 8.112/90) - CORRETA

    II. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. (Art. 12, § 1º da Lei 8.112/90) - ERRADA (não é decreto federal, mas edital)

    III. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (art. 12, caput da Lei 8.112/90) - CORRETA

    IV. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. (art. 11 da Lei 8.112/90) - ERRADA. 

    O verdadeiro teor é Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Gabarito D

    I CERTA
    II ERRADA - § 1o  O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.
    III CERTA
    IV ERRADA - Art. 11.  O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Pode até abrir novo concurso só não pode nomear.

     

  • Pode abrir um novo concurso, mas antes tem que chamar todas as pessoas do concurso anterior. Questão que requer recurso. 

  • Lei 8.112/90

    I.  CORRETA. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Art. 12, § 2º

     

    II. ERRADA. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. 

    Art. 12, § 1º - O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

     

    III. CORRETA. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Art. 12

     

    IV. ERRADA. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto.

     

    Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.

  • d)

    I e III.

  • Claro que pode abrir um novo concurso....questão doida.

     

  • Relativo ao item I, o entendimento da CF quanto à abertura de novo concurso difere da 8.112. Como este artigo não está revogado, vai ser necessário que a questão seja clara: "De acordo com a 8.112..." Corretos I e III
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à realização de concurso público.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 1º, do artigo 12, da citada lei, "o prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 11, da citada lei, "o concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466035
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo de quinze dias, contados da data da posse, para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício.
De acordo com a referida lei, exercício é o

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  •  A letra "b" se refere a cargo público

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     A letra "d" se refere a exercício  (é a resposta)

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • art. 15 da lei CRT. C + CRT. V

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Gabarito D.

    Art 15 da Lei 8112.

  • Essa é uma questão que é pra pegar os apressadinhos! De cara você fica logo na A e B mais se você interpretar com detalhes irá perceber que a alternativa correta se trata da alternativa D.

  • Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • LETRA D CORRETA 

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor: CARGO PÚBLICO

    EXERCÍCIO é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • d) efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Nomeação: Provimento originário o ingresso na carreira pública, seja por cargo efetivo ou cargo em comissão.

    Posse: Investidura no cargo público.

    Exercício: Efetivo desempenho do cargo público ou função de confiança.

     

    Nomeação -- 30 dias -- > Posse-- 15 dias -->Exercício

  • "COLOCAR A MÃO NA MASSA"

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido do candidato conhecimento sobre o conceito de exercício.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644), leciona que “o exercício representa o efetivo desempenho das funções atribuídas ao cargo. O exercício, como é óbvio, só se legitima na medida em que se tenha consumado o processo de investidura. É o exercício que confere ao servidor o direito à retribuição pecuniária como contraprestação pelo desempenho das funções inerentes ao cargo”.

    A resolução demanda o acionamento do caput do art. 15 e §1º, que assim estabelece:

    “Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    §1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”.             

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao conceito legal é aquela indicada na letra "d".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644. 


ID
1466038
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • nHAHAHAHA. quem é servidor sabe que essa é piada ( segurança pública então!). 

    mas é bom saber

  • Gabarito A.

    Art.74 da Lei 8112.

  • Fácil! Só lembrar da CLT pq nesse fator elas são iguais!

  • LETRA A CORRETA 

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.
  • a)

    duas horas por jornada.

  • Horas extraordinárias:

        *Limite de 2 horas por jornada 

        *Acrescimo de 50% ao valor da hora.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao adicional por serviço extraordinário.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que, conforme o disposto no artigo 74, da lei 8.112 de 1990, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Gabarito: letra "a".


ID
1466041
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas do regime jurídico dos servidores federais (Lei nº 8.112/90), a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. 

  • A gratificação pode ser dada ao servidor e incorpora-se para cálculo de proventos de aposentadoria, PORÉM, a gratificação por encargo em curso ou concurso, não se incorpora e não poderá ser usada para cálculo....tenso!!

  • Art. 76-A Lei 8.112/90 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:
    I - atuar como instrutor em curso de formação (...);
    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames (...);
    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público (...);
    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público (...).

    a) ERRADA. Art. 76-A § 1º I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    b) ERRADA. Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    c) CORRETA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

    d) ERRADA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

  • Gabarito C.

    Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  • LETRA C CORRETA 

    ART. 76-A § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões
  • Gratificação Encargo Curso/Concurso

    -> NÃO SE INCORPORA AO VENCIMENTO

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


    Gratificação Natalina

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


  •  

     c)

    não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca da gratificação por encargo de curso ou concurso, examinemos cada alternativa, à procura da correta, à luz da Lei 8.112/90:

    A) não terá o valor calculado em horas e independerá da natureza da atividade exercida.

    “O valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida”, conforme o art. 76-A, §1º, I, da Lei 8.112/90. De tal modo, INCORRETA esta alternativa.        

    B) poderá ser utilizada para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria.

    Ocorre que “a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões”, conforme o art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90. Do exposto, INCORRETA esta alternativa.

    C) não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

    CORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    D) poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens.

    INCORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    GABARITO: C.


ID
1466044
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • I) ERRADA - Art. 84. § 1o A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.


    II) CORRETA. Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.


    IV) CORRETA - Art. 91. Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
  • Servidor em estágio probatório não pode abrir a MATRACA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

  • Gabarito D.

    I) ERRADA - Art. 84. § 1o Prazo indeterminado e sem remuneração.
    II) CORRETA. Art. 91.
    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro...
    IV) CORRETA - Art. 91.

  • Servidor em estágio probatório não dança MC CATRA

    Mandato Classista

    CApacitação

    TRAtar de assuntos particulares

  • Essa do MC CATRA foi massa!

  • Servidor em estágio probatório, não abre a MATRACA

    MAndato Classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação

  • I. Art. 84 § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. Correta

    III. Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. Correta

    Um abraço e bons estudos!

  •  d)

    II e IV.

  • Licença por afastamento do conjuge - Ocorre por periódo indeterminado, não possui remuneração.

     

    Licença para tratar de assuntos particulares- Ocorre por até 3 anos seguidos sendo 6 anos no total da vida publica de um servidor, sem remuneração, podendo ser interrompida a qualquer momento a pedido da administração ou a pedido do servidor, não pode ser concedida a servidor em EP.

     

    ps: Gostei da dica do MC CATRA.

  • GABARITO D

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração. ERRADO (PERÍODO INDETERMINADO/SEM REMUNERAÇÃO)

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares. CORRETO

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior. ERRADO (PODERÁ SER CONCEDIDA)

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. CORRETO

  • Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

    Errado - § 1  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Errado - Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às licenças, previstas em tal lei.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 84, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo"

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 20, da citada lei, “ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.”

    Nesse sentido, dispõe o artigo 81, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    Portanto, por a licença para tratar de interesses particulares não estar compreendida nas licenças descritas no § 4º, do artigo 20, da lei 8.112, no que tange às licenças as quais podem ser concedidas aos servidores públicos em estágio probatório, pode-se afirmar que o servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme destacado nas explicações do comentário referente à alternativa "a", a licença por motivo de afastamento de cônjuge será concedida, sim, se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o artigo 91, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466047
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Gabarito A.

    Art. 103 da Lei 8112.

  • Letra (a)

     

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses

      III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

      IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

      V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

      VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

      VII - o tempo de licença para tratamento da própria saúde que exceder o prazo a que se refere a alínea "b" do inciso VIII do art. 102.

      § 1o O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.

      § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra.

      § 3o É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, Estado, Distrito Federal e Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.



  • LETRA A CORRETA 

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

     I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Basta lembrar que  a remuneração do servidor em disponibilidade será proporcional a seu tempo de serviço, logo, ele conta também para disponibilidade.

  • Lembrando que, o tempo de serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos.

  •  a)

    apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

  • Gabarito letra a).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Afastamentos e ausências considerados como efetivo exercício do cargo:

     

    * Férias; 

     

    * Exercício de cargo em comissão;

     

    * Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado pelo Presidente da República;

     

    * Participação em programa de treinamento ou pós-graduação stricto sensu no País;

     

    * Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento;

     

    * Júri e outros serviços obrigatórios;

     

    * Missão ou estudo no exterior;

     

    * Participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior;

     

    * Afastamento para servir em organismo internacional;

     

    * Deslocamento p/ nova sede;

     

    * Licença à gestante, à adotante e licença paternidade;

     

    * Licença para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses;

     

    * Licença para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção;

     

    * Licença por acidente em serviço ou doença profissional;

     

    * Licença para capacitação;

     

    * Licença para o serviço militar;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, até trinta dias em período de doze meses (período de até 30 dias);

     

    * Ausência (Art. 97) de um dia para doação de sangue;

     

    * Ausência (Art. 97) para período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias;

     

    * Ausência (Art. 97) de oito dias consecutivos em razão de: (i) casamento; (ii) falecimento de familiar.

     

     

    Situações que contam apenas para aposentadoria e disponibilidade:

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses (período de 31 até 60 dias);

     

    * Licença para atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses);

     

    * Licença para tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses;

     

    * Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal;

     

    * Atividade privada, vinculada à Previdência;

     

    * Serviço em tiro de guerra.

     

     

    Licenças não computadas para nenhum efeito:

     

    * Por motivo de doença em pessoa da família (período não remunerado) + (período de 61 até 90 dias);

     

    * Por motivo de afastamento do cônjuge;

     

    * Para atividade política (período não remunerado);

     

    * Para tratar de interesses particulares.

     

     

    * DICA: RESOLVER A Q810336

     

    ** Recomendo a seguinte apostila sobre a Lei 8.112/90 para concursos (esquema sobre esse assunto na página 70): 

     

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • CCV cobrou msm questão. 

  • Serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos. Quais são TODOS os efeitos fora aposentadoria e disponibilidade?

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do tempo de serviço do servidor público federal, à luz da Lei 8.112/90.

    A resolução demanda o acionamento do art. 103, I, da Lei 8.112/90, que assim estabelece: “Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal”.

    Como se vê, de acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466050
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, pois há duas respostas (Letra a e b)


    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Três anos para a penalidade de advertência, a questão se refere a suspensão - letra B

  • mais estranho que comentario de tiago foram as 6 curtidas que ele recebeu.

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros
    cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício,
    respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova
    infração disciplinar.

    * Advertência  03 anos 

    * Suspensão 05 anos

    Gabarito: B

  • Tiago Costa, existe uma palavra importante no meio deste artigo 131, RESPECTIVAMENTE, o que define para a suspensão, 5 anos.

  • CUIDADO COM QUESTÕES ASSIM, SEGUEM OS PEGUINHAS RECORRENTES:

    Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (o cara foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  • Gabarito B.

    Art. 131

    advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

  • Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  •                      Tabelinha do SAC D2

                   Canc. Reg  /   Prazo punir  / Recorrer

    Adv ____3 anos_____180 dias______120 dias

    Susp____5 anos_____2 anos_______120 dias

    Cass______X_________5 ANOS para todos__

    Dest______X__________________________

    Dem______X__________________________

    Basta decorar advertência e suspensão, todos os outros são iguais, ou seja, não se cancelam os registros e todos os outros prazos são de 5 anos.

  • SUSPEN5ÃO

    ADVERT3NCIA

    OU

    SUSPENCINCO E ADVERTRÊS

  • advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

    S muito semelhante ---> 5

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver nesse período, praticado nova infração disciplinar

  • Cuidado. Não confundir prescrição com o registro cancelado.

  • cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • adv3rt3ncia - 3 anos

    5uspen5ão - 5 anos.

  • Prescrição da ação diferente de cancelamento dos registros

  •  

    cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Alternativa - B

  • A penalidade de suspensão sairá da ficha do servidor em 5 anos! Isso se ele não houver cometido uma nova infração durante esse período.

  • GABARITO: B

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 131 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    B) cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    C) cinco anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração disciplinar praticada pelo servidor nesse período.

    D) três anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração praticada pelo servidor nesse período.

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “b”.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
1466056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de revisão do processo disciplinar, a pedido ou de ofício.
De acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  • Sindicância

    - Pode punir infrações leves advertência e suspensão até 30 dias.

    - Prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por até 30 dias.

    - Pode ser inquisitorial (não requer ampla defesa) ou punitiva (requer ampla defesa).

    - Pode resultar na instauração de PAD, mas não é uma etapa deste.



    PAD

    - Comissão de 3 servidores estáveis, presidida por um deles.

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

    - Pode decretar o afastamento preventivo do servidor, pelo prazo de 60 dias.

    - Servidor pode acompanhar, pessoalmente ou por procurador (não precisa ser advogado).

    - Confirmada a infração, o servidor é indiciado e citado para apresentar defesa escrita, no

    prazo de 10 dias. Em caso de revelia, é nomeado um defensor dativo (preferencialmente

    formado em Direito).

    - Julgamento não é vinculado às conclusões do relatório. A autoridade julgadora pode agravar

    ou abrandar a sanção, ou mesmo isentar o servidor.

    - Em caso de vício insanável: anula o processo e constitui outra comissão para um novo PAD.

    - Revisão em caso de elementos novos: não pode agravar a penalidade aplicada.


  • Correção quanto ao post abaixo:  O prazo da sindicancia é 30 + 30:

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Gabarito A.

    Art. 179 da Lei 8112.

  • Mario, essa parte dos 20 dias de julgamento tem na lei 8112?

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

  •  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Andrei Braga: Na aula do professor Denis França, ele diz: " Julgamento deve ocorrer em até 20 dias pela autoridade competente" e " Segundo o STJ, essa interrupção pode durar no máximo 140 dias, pois esse é o prazo máximo para conclusão do PAD (60+60+20). Em seguida, a contagem do prazo recomeça do zero. " 

    Acrescentando Mário: o afastamento preventivo é de até 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias, se em 120 dias não for concluído o PAD o servidor volta a trabalhar não sendo mais necessário o afastamento preventivo, e esse SEM prejuízo da remuneração.

  • Gabarito A.  Art. 179 da Lei 8112.

    Dica Rápida:

    PAD SUMÁRIO: 30 DIAS (ATÉ + 15) = 45 DIAS

    PAD ORDINÁRIO: 60 DIAS (ATÉ + 60) = 120 DIAS + 20 DIAS PARA JULGAMENTO = 140 DIAS

    SINDICÂNCIA: 30 DIAS ( ATÉ + 30) = 60 DIAS

  •  revisão correrá em apenso ao processo originário.

     Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

     Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

     Art. 180. Aplicam-se aos trabalhos da comissão revisora, no que couber, as normas e procedimentos próprios da comissão do processo disciplinar.

     Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

  • Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

     

    Ufaaaaa!!!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 179.  A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  •  a)

    sessenta dias.

  • Tá difícil? Pede pra sair.

  • A presente questão trata do Processo Disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/90. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 179 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos”.

    Diante do exposto, de acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de sessenta dias, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Auxílio-Funeral é um benefício devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado.
À luz das disposições da Lei nº 8.112/90, pode-se afirma que o citado benefício

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • Lei n° 8112/90

    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

      § 1o No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

      § 2o (VETADO)

      § 3o O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

      Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

      Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

          Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • b)

    tem o valor equivalente a um mês da remuneração ou provento do servidor falecido.

  • AUXÍLIO-FUNERAL - Benefício paga à família de servidor falecido (ativo ou inativo).

    Valor: Equivalente a 1 mês de remuneração

    Pago em até 48 horas

    Por meio de Procedimento sumário

    Acumulação de cargos: recebe valor referente ao cargo de Maior remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao auxílio-funeral.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 226 a 228, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2º (VETADO).

    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos destacados acima, infere-se que, em conformidade com o caput, do artigo 226, da lei 8.112 de 1990, somente a alternativa "b" se encontra correta, por complementar, corretamente, o contido no enunciado da questão em tela.

    Gabarito: letra "b".


ID
2665279
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considere as duas colunas a seguir, que contemplam, respectivamente, as abordagens da qualidade e seus conceitos.


(1) Baseada na produção

(2) Baseada no valor

(3) Baseada no produto

(4) Transcendental


(a) A qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível, não necessitando de complemento algum para a qualificação de um produto ao chegar a esse estágio.

(b) A qualidade é considerada uma variável precisa e mensurável.

(c) A qualidade trabalha com dois conceitos relacionados, mas distintos, não sendo bem definidos, além de depender da variabilidade das necessidades de cada cliente.

(d) A qualidade está diretamente ligada à oferta e fundamentada na conformidade com as especificações do projeto.


A associação correta entre as colunas é expressa por

Alternativas

ID
2665282
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considere as seguintes afirmações relacionadas às ferramentas gerenciais da qualidade:


I O Diagrama em Matriz permite uma compreensão rápida e clara da rede de relacionamentos dos diversos conjuntos de variáveis envolvidas na solução de um problema.

II O Diagrama da Rede de Atividades é empregado para planejar a distribuição mais adequada das atividades ao longo do tempo, tendo em vista a execução de qualquer atividade/tarefa complexa e seus respectivos desdobramentos.

III Usado para organizar em grupos um pequeno número de ideias, opiniões, ou preocupações relativas a determinado tópico, o Diagrama de Afinidades é empregado na fase de execução do projeto.

IV O Diagrama PDPC objetiva identificar medidas/caminhos alternativos em resposta aos problemas que possam surgir durante a implantação e/ou aplicação de um plano ou projeto.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2665285
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A gestão de processos é uma forma eficaz de organizar e gerenciar a maneira como as atividades da empresa agregam valor, permitindo uma visão interdepartamental das ações e de seus resultados. Levando-se em consideração os conceitos relacionados à gestão de processos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Erro da letra A - Não é uma forma esquemática para a resolução dos problemas. Ele permite a visualização das várias causas que levam aos problemas em um processo.

  • Erro da letra C: A ação preventiva é usada para ELIMINAR (...) - o correto seria mitigar, diminuir.

    Erro da letra D: (...) são ações SUFICIENTES para garantir o sucesso(...) - é necessário mas não é suficiente.


ID
2665291
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considere as duas colunas a seguir, que contemplam, respectivamente, a gestão da qualidade e conceitos a ela relacionados.


(1) SEIS SIGMA

(2) FMEA

(3) DMAIC

(4) Confiabilidade


(a) Metodologia que visa à melhoria contínua, baseada na otimização e controle de processos, onde se procura identificar e analisar resultados indesejáveis, priorizando a resolução dos problemas.

(b) Probabilidade de um ativo desempenhar determinada função de forma adequada, durante um intervalo de tempo, sob condições especificadas.

c) Metodologia que trata da prevenção de defeitos por meio da utilização de ferramentas estatísticas e que pode ser aplicada a qualquer processo dentro da organização.

(d) Ferramenta que tem como objetivo detectar as falhas antes que se produza uma peça e/ou produto.


A associação correta entre as colunas é expressa por

Alternativas

ID
2665294
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O acesso aos mercados vem exigindo maior capacidade das empresas em se adequarem às barreiras técnicas. E, para atender aos requisitos dos clientes é preciso implementar uma sistemática que propicie adequado grau de confiança no produto, processo ou servi ço e que se adapte aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico. Tais regras são pré-estabelecidas e devidamente acompanhadas e avaliadas. Com relação à normalização, à auditoria e à certificação para a qualidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar a B? Não sabia da existência desse procedimento compulsório de certificação...

  • Acredito que seja quando a empresa precisa obrigatoriamente adquirir tal certificado para continuar ofertando seus produtos e serviços.


ID
2665297
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Toda organização que pretende atingir o sucesso desejado deve estar sempre focada nos seus objetivos e metas, capacitando as pessoas a pensar estrategicamente, promovendo uma mudança de comportamento dos tomadores de decisões. A esse respeito , é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADO: Descrição de planejamento estratégico e não gestão estratégica.

    B - CORRETO: Copiado e colado do livro - SILVEIRA J, A. e VIVACQUA, Guilherme. Planejamento estratégico como instrumento de mudança organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999

    C - ERRADO: ... "companhar e gerenciar os passos de implementação". (É DIREÇÃO)

    D - ERRADO: "A imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro"... (VISÃO)


ID
2665300
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os projetos têm desempenhado um papel importante na gestão estratégica das organizações. São os projetos, e não as atividades operacionais rotineiras, que direcionam a inovação e as mudanças na organização, promovendo transformações, implementando estratégias, criando novas oportunidades ou ganhando vantagens competitivas. A esse respeito, considere as seguintes afirmações sobre gestão de projetos:


I Termo mencionado com frequência pelos gerentes de projetos a “Restrição múltipla” – escopo, tempo e planejamento do projeto – consiste em balancear essas partes conflitantes que tendem a se integrar a todo o tempo, durante as etapas do projeto.

II O sucesso ou fracasso de um projeto está relacionado com a percepção dos stakeholders sobre o valor criado pelo projeto e com a natureza do relacionamento com a equipe do projeto.

III Para o PMBOK, o gerenciamento de projetos acontece segundo um ciclo de vida que inclui iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

IV A norma ISO 21500:2012 fornece diretrizes para gerenciamento de projetos e pode ser usada por qualquer tipo de organização, incluindo pública, privada ou organizações comunitárias, e para qualquer tipo de projeto, independentemente de complexidade, tamanho ou duração.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I-Errada (Tripla restrição = Custo, Prazo e Escopo)


ID
2665303
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Pessoas e organizações – públicas ou privadas – dependem da informação em seus processos decisórios. E para ser utilizada estrategicamente, é fundamental que a informação seja gerida em favor da sobrevivência e da competitividade organizacional. Nesse sentido, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
2665306
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A avaliação dos esforços biomecânicos relacionados ao trabalho, com vistas à prevenção de possíveis distúrbios osteomusculares em trabalhadores, pode ser realizada através da aplicação da fórmula de cálculo (Equação) do NIOSH – National Institute Occupational and Safety Health, conforme orientação do Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora NR - 17, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE em 2002. É correto afirmar que a equação do NIOSH:

Alternativas

ID
2665309
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à norma NBR 14280 – Cadastro de Acidente do Trabalho (Procedimento e Classificação) leia as afirmações:


I No período destinado à refeição ou ao descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local de trabalho ou durante o trabalho, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

II Acidente de trabalho é ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.

III Definem-se como dias debitados os dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado.

IV Para o cálculo da taxa de frequência de acidentes, deve-se levar em conta o número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período, e, para o cálculo da taxa de gravidade, deve-se levar em conta o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2665312
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A aplicação dos conceitos da ergonomia no ambiente corporativo possuiu inúmeros benefícios que só são percebidos se observados de maneira atenta, pois, de modo geral, eles estão atrelados, de maneira subjetiva, ao bem-estar e à produtividade das pessoas nas organizações. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas:


I Um dos parâmetros da ergonomia, denominado de ergonomia cognitiva, refere -se à otimização dos sistemas sociotécnicos, com destaque para o estudo da carga mental de trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, distúrbios musculoesqueletais relacionados ao trabalho, dentre outros.

II Segundo a OHSAS 18001:2007, a análise de risco é definida como um processo para avaliar os riscos originados dos perigos, levando em consideração a adequação dos controles existentes, e para decidir se o risco é aceitável ou não.

III Algumas mudanças da norma OHSAS 18001:2007 podem ser destacadas em relação à edição anterior: 1) maior ênfase à importância dada à segurança; 2) ela agora se autodenomina uma especificação ou documento; 3) o termo “risco tolerável” foi substituído pelo termo “risco aceitável”.

IV O procedimento ergonômico é orientado pela perspectiva de transformação da realidade, cujos resultados obtidos irão depender em grande parte da necessidade da mudança. Mesmo que o objetivo possa ser diferente – de acordo com a especialização de cada pesquisador –, o objeto do estudo não pode ser definido a priori, pois sua construção depende do objetivo da transformação.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2665315
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considere as seguintes afirmações com relação à engenharia da sustentabilidade:


(1) Sistema de gestão ambiental

(2) Gestão integrada dos recursos

(3) Desenvolvimento sustentável

(4) Gestão de recursos naturais


(a) Consiste no estabelecimento de um conjunto de ações de natureza administrativa, em um determinado espaço ou unidade de planejamento, que considere as inter-relações entre os recursos naturais e as atividades socioeconômicas.

(b) Preocupa-se em especial com o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações determinadas e conceituadas pelos agentes socioeconômicos, públicos e privados, que interagem no processo de uso dos recursos naturais, garantindo-lhes sustentabilidade.

(c) Conjunto de responsabilidades organizacionais, procedimentos, processos e meios que se adotam para implantação de uma política ambiental em determinada empresa ou unidade produtiva.

(d) Promove o atendimento das necessidades e das aspirações das gerações presentes, garantindo a continuidade dos recursos, sem comprometer a capacidade de satisfação das necessidades e das aspirações para as gerações futuras.


A associação correta entre as colunas é expressa por

Alternativas

ID
2665318
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2665321
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, por meio do controle dos impactos de suas atividades, produtos e serviços sobre o meio ambiente, coerente com sua política e seus objetivos ambientais. Nesse sentido, é correto afirmar sobre as normas relacionadas à gestão ambiental:

Alternativas

ID
2665327
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Plano-mestre de produção (MPS) formaliza as decisões tomadas quanto à necessidade de produtos acabados para cada período analisado. Uma das informações necessárias para elaborar o Plano-mestre de produção é

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?


ID
2665330
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma peça deve passar por três máquinas (A, B e C), nessa sequência, para ficar pronta. O tempo padrão em cada uma é de: 0,3 minutos em A, 0,5 em B e 0,4 minutos em C.


Dadas essas condições simplificadas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A (0,3) - B (0,5) - C (0,4)

    3 operadores

    Tempo de ciclo= 0,5 minuto

    Qntdd de produção por hora= 60/0,5=120 peças/h

    A errada

    1 operador

    Tempo de ciclo= 1,2 minuto

    Qntdd de produção por hora= 60/1,2= 50 peças/h

    B errada

    Gargalo = maior tempo de operação

    C correta

    D errada


ID
2665339
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O sistema logístico deve se adaptar ao ciclo de vida do produto, de maneira a atingir um equilíbrio entre custos logísticos e nível de serviço. Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B: Disponibilidade ilimitada? Não existe disponibilidade ilimitada pra fase nenhuma...mitigar o risco da falta é caro demais, no máximo uma superprodução, ilimitada jamais....

    Letra E

  • Corrigindo o colega abaixo: Gabarito D

  • A a fase de declínio requer que o produto esteja presente na totalidade de armazéns do sistema de distribuição a fim de alavancar as vendas.

    B o estágio de lançamento requer que o sistema logístico garanta disponibilidade ilimitada do produto para evitar perda de vendas.

    C no período de maturidade, o controle sobre a disponibilidade do produto se torna inviável devido às incertezas e às oscilações da demanda.

    D no estágio de crescimento, a disponibilidade do produto deve aumentar rapidamente numa ampla área geográfica, porém não se conhece a demanda com certo grau de confiabilidade.


ID
2665342
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A logística reversa cuida dos fluxos de materiais que vão do consumidor ao fabricante no sentido inverso ao da distribuição física. Dentre outras causas possíveis, esse fluxo reverso acontece quando

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos, a Logística Empresarial vem sofrendo uma constante evolução, sendo considerado um dos principais elementos na elaboração do planejamento estratégico, e muitas vezes responsável por enorme geração de vantagem competitiva às empresas. A partir dos anos 90 com a constante preocupação sobre a utilização dos recursos naturais, assim como o acúmulo de produtos industrializados nos grandes centros. As grandes empresas passaram a ser as culpadas pela sociedade por este problema. As grandes organizações passaram a ter uma nova preocupação; como seria possível encontrar a resolução para esta situação sem gerar aumento de custos e despesas. Com o advento deste cenário surgiu o conceito de Logística Reversa.

    Define-se como Logística Reversa, a área que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo, de imagem corporativa, dentre outros.

    Enquanto a Logística Tradicional trata do fluxo dos produtos fabrica x cliente, a Logística Reversa trata do retorno de produtos, materiais e peças do consumidor final ao processo produtivo da empresa. Devido à severa legislação ambiental e também por grande influência da sociedade e organizações não governamentais, as empresas estão adotando a utilização de um percentual maior de material reciclado ao seu processo produtivo, assim como também passaram a adotar procedimentos para o correto descarte dos produtos que não possam ser reutilizados ou reciclados.

  • Opção: E

  • A


ID
2665345
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A estratégia de distribuição física de um produto deve ser coerente com o seu tipo: 1) bens industriais, 2) bens de consumo. Estes se subdividem em: 2.1) conveniência; 2.2) de concorrência; e 2.3) de especialidades.


A opção que relaciona de forma correta o tipo de produto com a estratégia de distribuição adequada é

Alternativas

ID
2665348
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um fabricante de ventiladores se diferencia por ter modificado o projeto do produto para diminuir a cubagem do produto acabado. Para tanto, a base é constituída de duas partes que se encaixam: a hélice e as peças que a protegem, que são colocadas soltas na caixa. Porém, o produto foi desenvolvido de forma que o cliente possa montá-lo sem precisar recorrer a nenhuma ferramenta.


O relato acima é um exemplo

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia explicar?


ID
2665354
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um profissional de sucesso quer estabelecer um fundo permanente de bolsas de estudos de pós-graduação na universidade na qual se formou. Ele quer ajudar a dez estudantes por ano, à perpetuidade (considerar este fluxo como de final de período ou fluxo postecipado), concedendo bolsas no valor de R$ 100 mil anuais.


Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A renda perpétua tem duração infinita e os juros são sempre iguais. Ex.: se a pessoa ganha R$1 milhão na megasena e aplica essa grana na poupança a 6% ao ano, a cada ano receberá R$60.000 enquanto a poupança permanecer em 6%.

    J = C i onde J = Juros, C = Capital inicial e i = taxa por período de tempo

    Na questão, o milionário quer dar 10 bolsas de R$100 mil ao ano:

    10*100.000 = C * 0,08

    logo

    C = R$12.500.000 é quanto ele deve aplicar inicialmente para ter uma renda perpétua que pague as 10 bolsas todo ano


ID
2665357
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

No portfólio de serviços de um banco, consta um tipo de aplicação financeira com prazo igual a 4 meses e remuneração com taxa de juros simples de 2 %. Os ganhos são tributados pelo imposto de renda pago no final da aplicação (20%).


O montante líquido (montante menos imposto de renda) de um cliente que pagou R$ 48,00 de imposto de renda é

Alternativas
Comentários
  • O IR só é cobrado sobre juros, então

    IR= tx * J

    48= 20/100 * J

    J= 240


    J= C * i * n

    240 = C * 2/100 * 4

    C = 240 * 100/8

    C = 3000


    M = C + J - IR

    M = 3000 + 240 - 48

    M = 3192


    Resposta : B

  • Pessoal, fiz da seguinte foma e espero poder ajudá-los com meu raciocínio:

    48,00 corresponde a 20%, logo X corresponde a 240,00.

    Assim, 240,00 são meus juros, aí você pode me perguntar por quê? Porque eu só pago IR sobre meu juros e não pelo montante!!!!

    Portanto, com juros em mãos, acho meu capital aplicando a fórmula J = C.i.n

    Logo, meu capital é 3000,00

    Juntando meu capital com meus juros tenho o montante: 3240,00

    Agora, por fim, acho meu montante líquido, que é o montante que achei menos o IR dado no enunciado (3240,00-48,00= 3192,00)

    Espero ter ajudado. É meio chatinho de fazer, mas Finanças é bem legal

    Gab: B

  • Fiz da seguinte forma:

    Fórmula do Juros Simples:

    J = C*i*n

    J = C * 2/100 * 4

    J = 8C/100

    Os ganhos foram tributados em 20%, e essa quantia é igual a 48 reais, ou seja:

    (20/100) * (8C/100) = 48

    Com isso, acha-se o Capital (C) de 3000 reais. Botando no juros (8C/100) iremos ver que o juros foi de 240 reais, logo: (3000 + 240) que é o montante, menos 48, o desconto do IR, teremos 3192 reais. Gab B


ID
2665360
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considerando os conceitos de “custo incorrido”, “custo comprometido” e “ciclo de vida do produto”, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia explicar?

  • Custo incorrido é aquele que já aconteceu e não tem mais como recuperar. Custo comprometido é aquele que ainda não ocorreu mas ocorrerá no futuro com certeza.

    O PDP (processo de desenvolvimento de produto) é responsável por todo o ciclo de vida do desenvolvimento dos produtos, desde a identificação dos requisitos dos clientes até o acompanhamento dos produtos no mercado. As decisões referentes à escolha de alternativas ocorridas no início do ciclo de desenvolvimento são responsáveis por 80 a 90% do custo final do produto (ou seja, 80 a 90% dos custos comprometidos que ocorrerão no futuro são definidos na fase de desenvolvimento do produto). Os custos incorridos na fase de desenvolvimento do produto são relativamente baixos em relação ao custo final. No entanto a fase de desenvolvimento é bastante crítica quanto ao comprometimento do custo final do produto o que resulta numa pequena margem de redução de custos na fase de produção do produto. 


ID
2665363
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No desenvolvimento de produto, a conversão das necessidades do consumidor em objetivos técnicos é fundamental para o controle de qualidade do projeto. Este, por sua vez, cumpre a dupla função de direcionar o processo de desenvolvimento do novo produto e de filtrar o desenvolvimento, deixando prosseguir apenas as alternativas que se aproximam da meta estabelecida.


A opção que descreve a sequência correta de etapas desse processo é

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar?

  • Gabarito Letra A: Questão difícil, mas da para responder por eliminação. Sabemos que a fase de pré projeto é a fase inicial chamada planejamento do produto, logo podemos eliminar os itens B, C e D.