SóProvas



Prova COMPERVE - 2016 - UFRN - Enfermeiro


ID
2083798
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora estável lotada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte adotou uma criança com idade de dois anos. De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o prazo de duração de uma licença à adotante quando a criança adotada tem essa idade é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    Art. 210.  À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada.     

     

    Parágrafo único.  No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

     

    O Decreto 6.690/2008 instituiu o Programa de Prorrogação da Licença à Gestante e à Adotante para as servidoras públicas federais.
    No caso da gestante, o Decreto 6.690/2008 autoriza a prorrogação do afastamento por mais 60 dias. Assim, o prazo da licença à gestante passa a ser de 180 dias.


    Já para as servidoras adotantes, a prorrogação será de 45 dias no caso de criança de até um ano de idade, e de 15 dias no caso de criança
    com mais de um ano de idade. O total do prazo da licença à adotante passa a ser, então, de 135 dias e de 45 dias, respectivamente.

     

    Fonte: Direito Administrativo, Estratégia Concursos, Aula 05.

     

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  •                             Adoção                                                                 Gestante

    até 1 ano                          mais de 1 ano                       120 dias prorroga por mais 60

    90 dias                             30 dias

    prorroga por mais 45          mais 15

  • O STF mudou o entendimento em março de 2016. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão majoritária, decidiu que a legislação não pode prever prazos diferenciados para concessão de licença-maternidade para servidoras públicas gestantes e adotantes. Na sessão desta quinta-feira (10), os ministros deram provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 778889, com repercussão geral reconhecida.
  • A questão quer de acordo com De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90. 

    Mas para o STF como o colega falou não existe diferença entre licença-maternidade: adontante e gestantes.

    #FÉ

  • Os prazos da licença-adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença-adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada. STF. Plenário. RE 778889/PE, Rel. Min. Roberto Barroso, j. em 10/03/2016 (repercussão geral). 

  • -
    comentários à parte: acho um absurdo a pessoa adotar uma criança com apenas 2 anos e ter só 30 dias
    de licença para ficar com ela!

    Enfim, marcar o que na hora da prova? o que ta na Lei ou a Decisão do STF ¬¬

  • Segundo STF, hoje, o prazo máximo em qualquer situação é de 180 dias. Isso é a Jusrisprudência, mas a questão é taxativa ao pedir o que está escrito em lei.

     

    Gabarito A

  • Fernandinha, tem que ver o comando da questão se falar em recentes julgados vai pelo STF.

  • Art. 207. Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.
    Art. 210. À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada. (Vide Decreto nº 6.691, de 2008)
    Parágrafo único. No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

    O Decreto 6.690/2008 prevê a prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias, totalizando o prazo de 180 dias.

    O STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Gabarito: A

    Fonte: Lei 8.112 Esquematizada - Estratégia Concursos.

  • Adoção: Criança < 1 ano = 90 dias Criança > 1 ano = 30 dias Obs: Apenas mulheres
  • CRIANÇA ATÉ 1 ANO DE IDADE = 90 DIAS

    CRIANÇA + DE 1 ANO DE IDADE = 30 DIAS

  • Adotar ou obtiver guarda judicial de criança:

    - até 1 ano: 90 dias de licença remunerada.

    - com mais de 1 ano: 30 dias de licença remunerada.

  • De acordo com a 8112/90:

     

    Adotante---> ATÉ 1 ano = 90 dias / + de 1 ano = 30 dias /// STF = 120 dias (+60) de prorrogação sem prejuízo da remuneração.

    Maternidade --> 120 dias /// STF = 120 (+60) prorrogação

    Paternidade --> 5 dias /// STF= (+15) de prorrogação e ATÉ 20 (para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã)

    Natimorto e aborto (atestado) --> 30 dias

     

  • Sobre o art. 210 da lei 8.112/1990, o STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Lei nº 8.112/1990 atualizada e esquematizada (Estratégia Concursos)


ID
2083801
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo prescricional para a ação disciplinar considerando o tipo de penalidade prevista para a infração cometida. Para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a referida lei prevê o prazo prescricional de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

     

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • c)

    cinco anos.

  • Mnemônico: 1825

    180 dias - Advertência

    2 anos - Suspensão

    5 anos - Demais penalidades

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 142, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1º O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2º Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3º A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    § 4º Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se que, para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a lei 8.112 de 1990 prevê o prazo prescricional de 5 (cinco) anos.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083807
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O adicional por serviço extraordinário está no rol das vantagens previstas na Lei nº 8.112/90. Segundo estabelece essa lei, o referido adicional deve respeitar o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90

     

     Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

        Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • a)

    duas horas por jornada. 

  • Mais de 2 horas poderia inibir a realização de novos concursos (só pensar assim)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os artigos elencados acima, conclui-se que adicional por serviço extraordinário deve respeitar o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    Gabarito: letra "a".

  • O serviço extraordinário será acrescido 50% em relação à hora normal, respeitando o limite máximo de 2 horas por jornada.


ID
2083810
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas expressas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia

Alternativas
Comentários
  • GRATIFICAÇÃO NATALINA - Popularmente conhecida como décimo terceiro salário!! =D

     

    LEI 8.112/90

     Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • Gratificação natalina:

     

    - 1/12 avos da remuneração que o servidor fizer jus ao mês de dezembro 

    - Maior ou igual a 15 dias = 1 mês

    - Paga até o dia 20 do mês de dezembro

    - Não será considerada para o calculo de qualquer outra vantagem

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • d)

    20.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 63 e 64, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 63. A gratificação natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano.

    Parágrafo único. A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada como mês integral.

    Art. 64. A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia 20 (vinte).

    Gabarito: letra "d".


ID
2083813
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do que expressamente dispõe o regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas a seguir.

I - I A licença concedida dentro do período de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.
II - Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
III - O servidor da Administração Pública Federal não pode ser cedido à sociedade de economia mista.
IV - O servidor investido em mandato de Vereador será afastado do cargo, sendo -lhe facultado optar pela sua remuneração.

Das afirmativas, estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    III - ERRADA

    Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:
    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;
    II - em casos previstos em leis específicas.

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem.

    IV - ERRADA

    Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    III - investido no mandato de vereador:
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

     

     

  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissinal.

  • Lembrando que com a alteração do art. 93, caput da lei 8.112 o servidor poderá ser cedido para ocupar cargo de direção ou gerência em entidade de serviço social autônomo instituído pela União.

  • Os comentários já citados explicam perfeitamente todos os enunciados da questão.

    Apenas ratificando. GABARITO: A

  • GABARITO: LETRA A

    ITENS I e II CORRETOS

    Das Licenças

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o artigo 82, da citada lei, "a licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 87, da citada lei, "após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional."

    Item III) Este item está incorreto, pois dispõem o caput e o § 2º, do artigo 93, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:

    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;

    II - em casos previstos em leis específicas.

    (...)

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem."

    Logo, considerando os dispositivos acima e por não haver óbice legal previsto em lei, o servidor da Administração Pública Federal pode ser cedido, sim, à sociedade de economia mista.

    Item IV) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    - No caso do inciso I elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e receberá o subsídio do mandato eletivo (não há a opção de optar pela remuneração).

    - No caso do inciso II elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração.

    - No caso do inciso III elencado acima, se houver compatibilidade de horários com o cargo de Vereador, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. Todavia, caso não haja compatibilidade de horários, aplica-se o mesmo caso do Prefeito (afasta-se do seu cargo e poderá optar pela remuneração).

    Gabarito: letra "a".


ID
2083816
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede. Com base nos preceitos da Lei nº 8.112/90, esse servidor foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito " A "

     

            Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • LETRA A

     

    Lei 8.112/90

     

    a) Remoção. Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    b) Reintegração. Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    c) Recondução. Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:        I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;        II - reintegração do anterior ocupante.

     

    d) Readaptação. Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Gab A.

    Art. 36: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede

    Remoção: Desloca servidor.

     

  • a)

    removido.

  • REMOÇÂO: É o deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede;

    REDISTRIBUIÇÃO: É o deslocamento do cargo para outro órgão ou entidade;

  • Se desloca o servidor é REMOÇÃO.

    Se desloca o cargo é REDISTRIBUIÇÃO. 

    Reintegração, recondução e readaptação são formas de provimento (no caso da recondução é vacância também).

     

  • GABARITO: LETRA A

    Da Remoção

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração o que foi explanado, pode-se afirmar que, no caso de um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte o qual foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede, tal servidor foi removido. Ressalta-se que a reintegração, a recondução e a readaptação são conceitos os quais não se aplicam ao caso descrito em tela, sendo a remoção o único conceito cabível a partir do enunciado da questão.

    Gabarito: letra "a".


ID
2083819
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei nº 8.112/90, “reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado”. Com base nessa lei, um dos requisitos para a reversão no interesse da Administração é que

Alternativas
Comentários
  •   Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago. 

  • LETRA A

     

  •  a)

    o servidor aposentado a tenha solicitado. 

  • GABARITO: A

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão

  • >>>>>>>>>>>>>>> Voluntário Está(vel) Solicitando Vaga(vago) há 5 anos.<<<<<<<<<<<<<<<<<

     Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, sendo ela a alternativa que não apresente uma forma de provimento de cargo público. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Assim:

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou     

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.  

    Dito isso:

    A. CERTO. O servidor aposentado a tenha solicitado.

    Conforme art. 25, II, a, Lei 8.112/90.

    B. ERRADO. A aposentadoria tenha sido por invalidez.

    Conforme art. 25, II, b, Lei 8.112/90.

    C. ERRADO. O servidor esteja aposentado, também, em outro cargo público.

    Não há previsão legal.

    D. ERRADO. A aposentadoria tenha ocorrido nos últimos três anos, anteriores ao pedido.

    Conforme art. 25, II, d, Lei 8.112/90.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • UAI, MAS E O CASO DE REVERSÃO DE OFÍCIO PELA ADM. PÚB.???


ID
2083822
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A um servidor público federal em estágio probatório foi concedida a licença para o serviço militar. À luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, esse servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Gabarito letra C.

     

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

     

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

            Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

  •  c)

    trinta dias, sem remuneração.

  • Só para ajudar a fixar, são 30 dias SEM remuneração, para que ele queira voltar o mais rápido possível.

  • GABARITO: C

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo. 

    Obs.: Só lembrando que se o servidor não reassumir o cargo em no máximo 30 dias, ele será EXONERADO.

    Em caso de dúvidas sobre se o servidor, neste caso, tem ou não direito a remuneração, BASTA PENSARMOS QUE SE ELE TIVESSE DIREITO A ATÉ 30 DIAS REMUNERADOS, PARA QUE ELE VOLTARIA ANTES DO 30º DIA???  A administração, não remunera, portanto, para que instigue o servidor a reassumir o cargo o mais breve possível (antes dos 30 dias permitidos pela lei 8.112/90 no caso). 

    Tamos juntos nessa batalha!!!

    Que Deus nos ilimine!!!

     

  • GABARITO: LETRA C

    Da Licença para o Serviço Militar

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 85, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 85. Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único. Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração as explicações elencadas acima, conclui-se que, no caso de a um servidor público federal em estágio probatório ter sido concedida a licença para o serviço militar, à luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, tal servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de 30 (trinta dias), sem remuneração.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083825
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece prazos para a nomeação, posse e entrada em exercício de pretenso servidor. Nos termos dessa lei, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será

Alternativas
Comentários
  •   Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    [...]

            § 6o  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

    [...]

            § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Não respeitou o prazo da:

    Posse> tornará sem efeito o ato de provimento.

    Entrada em exercício> exoneração de ofício 

    ---

    #AFT

  • d)

    tornado sem efeito o ato de provimento.

  • Se não cumprido os prazos:

    Nomeaça a posse: em 30 dias, torna-se sem efeito.

    Posse ao exercicio: 15 dias, exonerado.

  • D) tornado sem efeito o ato de provimento

  • GABARITO: D

    Art. 13. § 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 2º Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.

    § 3º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    § 4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    § 5º No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    § 6º Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, pode-se afirmar que, nos termos da lei 8.112 de 1990, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será tornado sem efeito o ato de provimento de tal servidor.

    Gabarito: letra "d".

  • ART. 13. A POSSE DAR-SE-Á PELA ASSINATURA DO RESPECTIVO TERMO, NO QUAL DEVERÃO CONSTAR AS ATRIBUIÇÕES, OS DEVERES, AS RESPONSABILIDADES E OS DIREITOS INERENTES AO CARGO OCUPADO, QUE NÃO PODERÃO SER ALTERADOS UNILATERALMENTE, POR QUALQUER DAS PARTES, RESSALVADOS OS ATOS DE OFICIO PREVISTOS EM LEI.

    PARAGRAFO 1º A POSSE OCORRERÁ NO PRAZO DE TRINTA DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃODO ATO DE PROVIMENTO.

    PARAGRAFO 3º A POSSE PODERÁ DAR-SE MEDIANTE PROCURAÇÃO ESPECIFICA

    PARAGRAFO 4º SÓ HAVERÁ POSSE NOS CASO DE PROVIMENTO DE CARGO POR NOMEAÇÃO.

    PARAGRAFO 6º SERÁ TORNADO SEM EFEITO O ATO DE PROVIMENTO SE A POSSE NÃO OCORRER NO PRAZO PREVISTO NO PARAGRAFO 1º 


ID
2083831
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, sobre os aspectos clínicos e/ou epidemiológicos da infecção pelo vírus Zica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. A maior parte dos casos apresentam evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias

  • dengue provoca febre alta, dores por todo o corpo e atrás dos olhos, falta de ar e fadiga. Além disso, a dengue possui uma forma hemorrágica na qual o paciente pode sofrer sangramentos, principalmente pelo nariz.

    chikungunya,tem como principal manifestação dores fortes nas articulações. A dengue, em contraposição, costuma causar dores musculares pelo corpo. As dores articulares extremamente fortes - e que afetam principalmente os membros - provocadas pela doença podem se estender por semanas e até meses, mesmo quando o vírus já não é mais encontrado no organismo do paciente. Há casos em que o portador não consegue sequer sair da cama sem auxílio.

    zika, registrada pela primeira vez no Brasil em maio de 2015, é marcada por sintomas mais brandos que as outras duas doenças. Suas manifestações principais são febre (mais baixa que na dengue e chikungunya), olhos avermelhados, coceira no corpo e aparição de pequenas manchas na pele. Além de menos graves, os sintomas da zika também são raros. Em 80% dos casos de infecção pelo vírus, o paciente não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico. Apesar de ser a mais leve das três doenças, a zika vem provocando apreensão entre as pessoas e exigindo ações emergenciais das autoridades de saúde em todo o mundo devido à suspeita, a partir do caso brasileiro, de que a infecção de grávidas pelo micro-organismo está possivelmente associada ao aumento no número de casos de microcefalia, malformação que reduz o perímetro craniano dos recém-nascidos e provoca atraso no desenvolvimento cognitivo, no país. 

    Além disso, outros grupos de pacientes também podem desenvolver, por conta do vírus zika, a síndrome de Guillain-Barré, que paralisa a musculatura e, sem tratamento, pode provocar óbito caso o quadro paralítico se estenda para os músculos respiratórios. No entanto, em caso de tratamento adequado, a doença regride em pouco tempo.

    A dengue é a mais perigosa das três infecções. Isto porque ela é a única que pode provocar a morte do paciente. Porém, óbitos só ocorrem nos casos de dengue hemorrágica, que exigem internação para tratamento e acompanhamento especializado. 

     

    A prevenção das doenças também é igual e deve se basear no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti


ID
2083834
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, a microcefalia relacionada ao vírus Zika é uma doença nova que está sendo descrita pela primeira vez na história, com base no surto que está ocorrendo no Brasil. Em relação à microcefalia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A suspeita precoce, notificação adequada e registro oportuno de casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika é fundamental para desencadear o processo de investigação, visando classificar os casos notificados (confirmar ou descartar), bem como subsidiar as ações de atenção à saúde e descrição dessa nova doença.

    Portanto recomenda-se que todas as ações devem ser desencadeadas e conduzidas em caráter de urgência. Logo, faz-se necessário que os casos suspeitos de microcefalia e/ou alterações do SNC potencialmente relacionada à infecção pelo vírus Zika sejam notificados imediatamente às autoridades de saúde e registrados em um instrumento de registro específico e ágil, elaborado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de possibilitar a análise, consolidação e  caracterização do evento.

    O vírus Zika é usualmente transmitido ao homem pela picada de mosquitos do gênero Aedes, nas Américas, o principal vetor é o Ae. Aegypti. O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus emergente, que apresenta relação genética e sorológica com outros flavivírus de importância em saúde pública como o vírus da dengue, o da febre amarela e o do oeste do Nilo.

    Os principais sintomas da Zika são semelhantes aos de outras infecções por arbovírus, como a dengue, e incluem febre, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar ou dor de cabeça. Estes sintomas são, normalmente, ligeiros e duram de dois a sete dias.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central (SNC) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.


  • letra a 

    Notificação imediata- ficha avulsa não espeficífica SINAN online

  • microcefalia não é doença, é um sinal clinico, vale recurso para anulação?


ID
2083837
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

"O poder de polícia administrativa é uma atividade exclusiva da Administração Pública. Representa não só uma capacidade, mas também um dever de restringir ou condicionar as liberdades ou a propriedade individual, ajustando-as aos interesses da coletividade. Seu princípio básico é a supremacia do interesse público sobre o individual. No setor de saúde, esse poder incide apenas sobre estabelecimentos (pessoas jurídicas)." (DE SETA, REIS, 2009)
A vigilância que detém o poder de polícia administrativa é a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Vigilância Sanitária

  • Vigilância Sanitária é a parcela do poder de polícia do Estado destinada à proteção e promoção da saúde, que tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária, na produção e na circulação de bens, ou na prestação de serviços de interesse à saúde.

    A Vigilância Sanitária e seus agentes públicos são detentores do chamado "Poder de Polícia", que os permite realizar determinados atos administrativos, como a fiscalização, a autuação, e a interdição de estabelecimento irregulares, de modo a garantir a segurança adequada para a população, com base em um conjunto de normas legais estabelecidos pela legislação.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Vigilância_Sanitária


ID
2083843
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Portaria nº 77, de 12 de janeiro de 2012, em seu artigo 1º, afirma que compete às equipes de Atenção Básica realizar testes rápidos para o diagnóstico de HIV e detecção da sífilis, assim como para outros agravos, no âmbito da atenção ao pré-natal para gestantes e suas parcerias sexuais. No artigo 2º, enfatiza que a realização desses testes é de competência de profissionais devidamente capacitados, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. De acordo com a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem nº 7.498/86, e conforme exposto na referida portaria, o teste citado pode ser realizado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com PORTARIA Nº 77, DE 12 DE JANEIRO DE 2012

     

    Art. 2º Os testes rápidos para HIV e sífilis deverão ser realizados por profissionais da saúde de nível superior, devidamente capacitados para realização da metodologia, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/ SVS/ MS.

     

     

    De acordo com a LEI No 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986.Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências.

     

    Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

     

    I - privativamente:

    l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

  • Achei essa questão um pouco confusa e incoerente, uma vez que a  PORTARIA Nº 77, DE 12 DE JANEIRO DE 2012 afirma no  Art. 2º   que Os testes rápidos para HIV e sífilis deverão ser realizados por profissionais da saúde de nível superior, devidamente capacitados para realização da metodologia, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/ SVS/ MS. Portanto, se os testes rápidos podem ser realizados por profissionais de saúde de nível superior, subentende-se que enfermeiro, médico, assistente social, psicológo entre outros também podem realizar esses teste, logo, eles não são PRIVATIVOS do enfermeiro.

    Diante do exposto, considero que a questão deveria ser anulada.

  • Deveria ter sido anulada.Já que a questão faz coorelação  com a atenção básica, ou seja , as atribuições do Enfermeiro enquanto  integrante da equipe de saúde, e não as atribuições privativas do Enfermeiro. E no  enuciado já traz  : profissionais  devidamente capacitados. Confusa essa questão.

  • No final do enunciada a questão pede: 

     

    De acordo com a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem nº 7.498/86, e conforme exposto na referida portaria, o teste citado pode ser realizado 

     

     a) privativamente pelo técnico em enfermagem. ERRADA 

    De acordo com PORTARIA Nº 77, DE 12 DE JANEIRO DE 2012

    Art. 2º Os testes rápidos para HIV e sífilis deverão ser realizados por profissionais da saúde de nível superiordevidamente capacitados para realização da metodologia, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/ SVS/ MS.

     

     b) privativamente pelo enfermeiro. CORRETA .

    O Enfermeiro é profissional da saúde de nível superior devidamente capacitado.

     

     c) exclusivamente pelos profissionais de nível médio de enfermagem. ERRADA 

    ​Mesma justificativa do item B.

     

     d) exclusivamente pelo profissional de enfermagem devidamente treinado. ERRADA 

    Aqui a alternativa abrange profissionais tanto de nível medio como superior.

     

    Questão confusa mas analisando melhor realmente a alternativa se encaixa!

    Lembrando que não adianta reclamar e sim escolher a melhor alternativa! 

  • Essa questão está com o gabarito equivocado, pois desde 2016 o COFEN emitiu parecer técnico aprovando a realização de testes rápidos pelo profissional de níve médio. 

    Cofen aprova realização de teste rápido por profissionais de nível médio

    Teste de triagem poderá ser feita por profissionais de nível médio, sob supervisão de enfermeiros

    “A realização de testes rápidos por técnicos de Enfermagem pode contribuir para o controle do HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou a conselheira Nádia Ramalho

    A plenária do Conselho Federal de Enfermagem aprovou nesta quinta-feira (29/9), por unanimidade, parecer normativo atualizando as normas para a realização do testes rápidos pela equipe de Enfermagem. Os testes rápidos poderão ser feitos também por técnicos e auxiliares, sob supervisão de enfermeiro.

    “A realização de testes rápidos por técnicos de Enfermagem pode contribuir para o controle do HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou a conselheira federal Nádia Ramalho, ressaltando que se trata de exames de fácil realização, utilizados para triagem. Caso o resultado do primeiro exame seja positivo, o paciente deve ser encaminhado para profissional de nível superior. São necessários dois testes para a confirmação de diagnóstico.

  • Atualizando...

     

    Cofen aprova realização de teste rápido por profissionais de nível médio - Teste de triagem poderá ser feita por profissionais de nível médio, sob supervisão de enfermeiros.

    ==> Os testes rápidos poderão ser feitos também por técnicos e auxiliares, sob supervisão de enfermeiro.

    “A realização de testes rápidos por técnicos de Enfermagem pode contribuir para o controle do HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou a conselheira federal Nádia Ramalho, ressaltando que se trata de exames de fácil realização, utilizados para triagem. Caso o resultado do primeiro exame seja positivo, o paciente deve ser encaminhado para profissional de nível superior. São necessários DOIS testes para a confirmação de diagnóstico.

     

    Fonte: http://www.cofen.gov.br/cofen-aprova-realizacao-de-teste-rapido-por-tecnicos-de-enfermagem_45180.html

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!!

     

  • Questão desatualizada. Mas o gabarito é letra B


ID
2083846
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere o trecho reproduzido a seguir, presente em um documento do Ministério da Saúde (2013).

“[...] pressupõe a centralidade no sujeito, considerando seus desejos e possibilidades, com uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva, pois se evita ditar ou impor, a partir da autoridade profissional, quais seriam as escolhas e atitudes ade quadas ou não a serem adotadas. Considerando especificamente a atenção aos problemas de álcool e outras drogas, a estratégia visa minimizar as consequências adversas criadas pelo consumo de drogas, tanto na saúde quanto na vida econômica e social dos usuários e seus familiares. Nessa perspectiva, postula intervenções singulares que podem envolver o uso protegido, a diminuição desse uso, a substituição por substâncias que causem menos problemas, e até a abstinência das drogas que criam problemas aos usuários .”

O referido documento propõe, como uma das ações, uma abordagem para lidar com os diversos agravos e condições de saúde, entre os quais o uso de drogas. Essa abordagem é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    O Projeto Terapêutico Singular (PTS), principal instrumento de trabalho interdisciplinar dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), possibilita a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário / família em sofrimento psíquico.

     

    A estratégia de redução de danos pode ser definida como mais uma maneira de se abordar o usuário de drogas, descentrando o foco do problema da erradicação e da abstinência e privilegiando o direito à saúde de todos e o respeito à liberdade individual daquele que não deseja ou não consegue interromper o uso da droga. 

  • Fui seduzida pelo trecho "... intervenções singulares..." e acabei errando


ID
2083849
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), os erros de medicação são definidos como falhas no processo do tratamento medicamentoso que têm o potencial de ocasionar danos no paciente. Assim, é importante identificar os fatores causais de erros de medicação relacionados à redação da prescrição médica, visto que muitos deles são iniciados no processo de prescrição. Para isso, propõem -se algumas estratégias consideradas favoráveis à prevenção desses erros, entre as quais,

Alternativas

ID
2083852
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 1.271/2014, do Ministério da Saúde, os casos de tentativa de suicídio e de violência sexual passam a ser de notificação

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: D

    Imediata, em até 24h.


ID
2083855
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, paralelamente à notificação dos casos de violência doméstica, sexual e de outras violências (incluindo as tentativas de suicídio), deve ser realizada a comunicação dessas ocorrências

Alternativas
Comentários
  • Aos Conselhos Tutelares, no caso de violências contra crianças e adolescentes em conformidade com o ECA; ao Conselho do Idoso, ou ao Ministério Público ou à Delegacia do Idoso, no caso de violência contra pessoas com 60 anos ou mais de acordo com o Estatuto do Idoso e Lei nº 12.461/2011 e, no caso de violência contra mulher, deve -se orientar à vítima a procurar a Delegacia de Mulheres.

    Alternativa: D


ID
2083858
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), o termo infecção hospitalar tem sido substituído por Infecção relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), pois reflete melhor a causa de desenvolvimento desse tipo de evento adverso, especialmente por não limitar a sua ocorrência ao ambiente dos hospitais. Sobre as IRAS, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • INFECÇÃO COMUNITÁRIA:

    • Aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

    • Infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microorganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção.

    Infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada, e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS).  As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 horas.

  •  "exceção daquelas transmitidas de forma transplacentária ou associadas à bolsa rota superior a 24 horas."

     

    SERÁ CLASSIFICADO COM INFECÇÃO COMUNITÁRIA

  • questão desatualizada, pois agora a bolsa roto o tempo é de 18horas e não 24 horas

  • gab A, mas questão desatualizada

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
2083864
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os principais instrumentos e as estratégias de prevenção e controle das doenças transmissíveis, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2083867
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem

Desde o início da epidemia de AIDS no Brasil, até junho de 2015, foram registrados, no país, 798.366 casos. Em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS - NULA

     

    Letra B: CORRETA

     A infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de TB ativa em indivíduos com TB latente, sendo o mais importante fator de risco para TB identificado até hoje. Vários estudos mostram que em pacientes infectados pelo HIV, com prova tuberculínica positiva (PPD > 5 mm), a quimioprofilaxia com isoniazida é efetiva em prevenir a TB.

    Além disso, o paciente deve informar ao seu médico sua história em relação à tuberculose: se já realizou PPD previamente e qual foi o resultado; se já teve tuberculose doença e, em caso positivo, com que medicações tratou; se reside ou já residiu em local com elevada taxa de TB; se já teve exposição prévia a TB como, por exemplo, morou ou trabalhou com algum paciente bacilífero; e se já viveu situação de “falta de moradia” ou “encarceiramento”.

     

    Letra C: CORRETA

    A infecção aguda é definida como as primeiras semanas da infecção pelo HIV, até o aparecimento dos anticorpos anti-HIV (soroconversão), que costuma ocorrer em torno da quarta semana apos a infecção. Nessa fase, bilhões de partículas virais são produzidas diariamente, a viremia plasmática alcança níveis elevados e o individuo torna-se altamente infectante. Como em outras infecções virais agudas, a infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clinicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), que se apresenta geralmente entre a primeira e terceira semana apos a infecção. Entre 50% a 90% dos indivíduos infectados apresentam SRA.

     

    Fonte:

    http://saberviver.org.br/publicacoes/aids-e-tb-uma-combinacao-perigosa/

    https://central3.to.gov.br/arquivo/249353/


ID
2083870
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, o controle da sífilis é uma prioridade, sobretudo na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde. Para ampliar o diagnóstico precoce e o tratamento da gestante/parceiro, foram implantados pelo Ministério da Saúde, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  gabarito letra C


ID
2083873
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose recomenda a realização de cultura com teste de sensibilidade, principalmente para populações consideradas de maior risco de albergarem o bacilo da tuberculose resistente. Assim, são consideradas populações com esse risco:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com o Boletim Epidemiológico.Volume 44.N° 2 - 2013.SVS.MS

     

     

    O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) recomenda a realização de cultura com teste de sensibilidade principalmente para populações consideradas de maior risco de albergarem um bacilo resistente, como:

     

     

    pacientes com tratamento prévio;

     

    pessoas que vivem com HIV/aids;

     

    contatos sintomáticos de casos de TB resistente

     

    e populações consideradas especiais para o PNCT – pessoas privadas de liberdade, indígenas, entre outros.

  • pacientes com histórico de tratamento prévio; pessoas que vivem com HIV/AIDS, contatos sintomáticos de pessoas com tuberculose resistente e populações consideradas especiais para o programa. 


ID
2083876
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A percussão realizada durante um exame físico de um paciente permite observar não só o som obtido, mas também a resistência oferecida pela região golpeada. Ao se percutir sobre os intestinos, sobre o espaço de Traube ou sobre qualquer área que contenha ar recoberta por uma membrana flexível, o som obtido é o

Alternativas
Comentários
  • O Espaço de Traube é uma zona de percussão de timbre timpânico de formato semilunar, limitada à direita pelo lobo esquerdo do fígado, acima pelo diafragma e pulmão esquerdos e à esquerda pela linha axilar anterior esquerda. De modo geral, esse espaço tem largura de 12cm e altura de 9cm, projetando-se sobre da 6ª à 9-10ª costelas. A expressão “Traube Livre”, muito usado no cotidiano dos hospitais e acadêmicos, significa dizer que a percussão do espaço apresenta o timbre timpânico e que a loja de Traube encontra-se “livre” de ocupação, conforme normal.

    No entanto, alguns fatores podem alterar o timbre da percussão do Espaço de Traube, tornando-se, agora, maciços à dígito percussão do espaço. Além das esplenomegalias, comuns em doenças como Leucemias, doença de Chagas e Esquistossomose, as cardiomegalias, os aumento de volume do lobo hepático esquerdo e os derrames pleurais também correspondem ao “Traube preenchido” ou maciço.

    FONTE: https://semiologiasobral.wordpress.com/2015/04/21/espaco-de-traube/

  • Lembrem-se, cavidade com ar, refere-se a som de TAMbor -> TIMpânico


ID
2083885
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Maria, 50 anos de idade, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento, onde foi realizada uma gasometria arterial que demonstrava pH,7,20; PaCO2, 25mmHg; PaO2, 92mmHg; HCO3- , 10,2 mEq/L. A enfermeira deve interpretar esses resultados como uma

Alternativas
Comentários
  • Acidose respiratória (maior concentração de CO2) x Alcalose respiratória (maior concentração de íons bicarbonatos HCO3-)
  • Sabe td!!

  • Meu Deus... va estudar mais um pouco.

  • ACIDOSE METABOLICA!

  • Esta questão está incompleta quando não fala a etiologia da doença, ou pelo menos seus sinais e sintomas....

  • HCO3 e PH são diretamente proporcionais , portanto, quando a diminuição do PH , consequentemente o HCO3 irá também diminuir , ao passo que o PH é inversamente proporcional a PCO2.

    A resposta mais completa a questão é: Acidose Metabólica compensada parcialmente.

  • O bicarbonato está abaixo dos valores de referência, então seria uma ACIDOSE METABÓLICA

    Porém o CO2 está abaixo do normal, significando que está tento uma compensação respiratória

  • Acidose metabólica parcialmente compensada

  • Dica!

    Primeiro observa o Ph, se é ácido ou alcalino

    Segundo observa PaCO2 se é ácido ou alcalino

    Terceiro observa o HCO3 se é ácido ou alcalino

    Depois olha o que esta com o mesmo parâmetro do Ph.

    Em seguida se olha se Ph está compensado ou descompensado.

  • Acidose metabólica descompensada pois a PaCO² está Alcalino demais. Não está havendo compensação da parte respiratória


ID
2083888
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No pós-operatório de cirurgias ortopédicas, o enfermeiro deve estar atento aos sinais e sintomas da trombose venosa profunda que, se não tratada, pode levar a

Alternativas
Comentários
  • De acordo com: SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR

     

    Visão geral
    Trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando se forma um coágulo em uma das suas veias profundas, mais comumente nas pernas. Isso pode conduzir a uma embolia pulmonar, o que significa que o coágulo se deslocou para os pulmões e obstruiu uma artéria, que é uma complicação potencialmente ameaçadora da vida.
     

    Sintomas
    Os pacientes com TVP podem não ter quaisquer sintomas perceptíveis. Você pode, no entanto, apresentar sintomas na área afetada, tais como: dor, inchaço, calor, mudanças em sua cor da pele (tais como vermelhidão ou mudar para azul), inchaço das veias que estão perto da superfície do seu corpo. Além disso, você pode aumentar a temperatura corporal.
    Os sintomas de uma embolia pulmonar variam dependendo de quão grande é o coágulo e de quão bem o seu coração está funcionando. Os pacientes podem ter dificuldade de respirar e sentir dores nas costas. Outros sintomas incluem reações com risco de vida, tais como choque cardiogênico (quando o coração já não é capaz de bombear sangue suficiente) e hipoxemia grave (baixos níveis de oxigênio no sangue).

    Diagnóstico
    Um médico pode diagnosticar TVP através de ultrassom com Dopplerou tomografia computadorizada. Também pode ser necessário, para o médico, realizar outros procedimentos de imagem, como a angio-TC, para descartar ou avaliar o risco de uma embolia pulmonar. Isso envolve a injeção de meio de contraste na veia para realçar os vasos sanguíneos que transportam sangue do coração para os seus pulmões. Também pode ser feita uma arteriografia das artérias pulmonares, que permite identificar com bastante precisão a localização e o tamanho do trombo.

    Tratamento
    Se o médico diagnostica uma TVP, você deve, imediatamente, ser tratado com medicação anticoagulante, para reduzir o risco tanto de uma embolia pulmonar quanto de síndrome pós-trombótica, uma complicação crônica (de longo prazo) que pode se desenvolver depois da TVP.
    Em casos raros, um especialista pode ter que realizar um procedimento minimamente invasivo para reduzir, instantaneamente, a quantidade de coágulos. Isso envolve a inserção de um cateter para injetar medicamentos para dissolução do coágulo diretamente nele, ou associar comcateteres que permitem fragmentar mecanicamente os coágulos.


ID
2083891
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a American Heart Association 2015, a posição de recuperação recomendada para uma pessoa enferma ou ferida, que respire normalmente, sem suspeita de lesão da coluna, quadril ou pelve é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com AHA 2015.

     

    Posicionamento de uma pessoa enferma ou ferida

     

    2015 ( atualizado ): A posição de recuperação recomendada passou de supina para a posição deitada lateralmente para pacientes sem suspeita de lesão de coluna, quadril ou pelve.Há poucas evidências que sugiram que qualquer outra posição de recuperação ofereça mais benefício para um indivíduo que não responda,mas respire normalmente.

     


ID
2083894
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a American Heart Association 2015, na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de qualidade, durante o suporte básico de vida para adultos, os socorristas devem

Alternativas
Comentários
  •  a)comprimir o tórax a uma profundidade de, pelo menos, 1,5 polegadas (3 cm)No mínimo 2 polegadas (5cm) e no máximo 2,4 polegadas (6cm)

     

     b) limitar a interrupção das compressões torácicas a menos de 15 segundos. 10 segundos

     

     c)realizar compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120/min. Correto.

     

     d)permitir o retorno parcial do tórax após a compressão, para favorecer o retorno venoso. Total

     

    Espero ter ajudado!


ID
2083903
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem

Para ampliar a captação precoce das gestantes, o Ministério da Saúde, por intermédio da Rede Cegonha, incluiu o Teste Imunológico de Gravidez (TIG) nos exames de rotina do pré- natal, o que acelera o processo necessário para a confirmação da gravidez e o início do pré - natal. O TIG pode ser realizado em toda mulher cujo atraso menstrual é superior a 

Alternativas
Comentários
  • NULA - literatura diverge

     

    "Toda mulher da área de abrangência da unidade de saúde e com história de atraso menstrual de mais de 15 dias deverá ser orientada pela equipe de saúde a realizar o Teste Imunológico de Gravidez (TIG), que será solicitado pelo médico ou enfermeiro. Este teste é considerado o método mais sensível e confiável, embora seja também um teste caro [grau de recomendação D]. Alguns testes urinários têm baixa taxa de resultados falsos positivos, mas elevada taxa de resultados falsos negativos, o que pode atrasar o início do pré-natal".

    Fonte: Cadeno de atenção Básica nº 32 - Pré-natal de Baixo Risco

     

    "Sempre que uma mulher em idade fértil referir atraso menstrual igual ou superior a uma semana o enfermeiro deverá questionar a possibilidade de gestação. Ainda que a mulher se diga usuária de MAC, deve ser considerada a possibilidade de falha e realizado teste rápido (TIG) ou laboratorial (BHCG). Se positivo as medidas iniciais de pré-natal deverão ser encaminhadas a começar pela classificação de risco".

    Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/28_11_2016_22.36.14.03084a93d0f0eec988fa25f3095b594a.pdf


ID
2083906
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Placenta prévia é definida como a placenta que se implanta total ou parcialmente no segmento inferior do útero. O principal fator de risco para placenta prévia é a

Alternativas
Comentários
  • FATORES DE RISCO

     Cesariana anterior (fator mais importante)

     Multiparidade

     Idade materna avançada

     Gestação múltipla

     Antecedente de placenta prévia

     Curetagens prévias

    http://www.me.ufrj.br/portal/images/stories/pdfs/obstetricia/placenta_previa.pdf

  • As pacientes com placenta prévia freqüentemente têm cicatriz uterina, sendo este um dos fatores envolvidos na sua etiopatogenia. Ao compararmos os grupos com e sem acretismo, observamos diferença significativa na distribuição das pacientes quanto ao antecedente de cesáreas. O risco relativo para o acretismo foi 3 vezes maior para as pacientes com 2 ou mais cesáreas.

    Vários trabalhos também apontam a cesárea anterior como fator de risco para o acretismo na Placenta Prévia, concluindo que quanto maior o número de cirurgias, maior será este risco.

    É provável que na presença de repetidas cicatrizes o endométrio do segmento inferior, naturalmente delgado, tenha maior dificuldade em sofrer o processo de decidualização, favorecendo cada vez mais o acretismo.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032001000700002

  • Fatores de Risco:

    Cesariana anterior ( Principal fator);

    Multiparidade;

    Idade materna avançada;

    Curetagem prévia;

    Gravidez gemelar;

    Infecção puerperal;

    Deformidade na cavidade uterina.

  • Alguns fatores de risco da placenta prévia são parto prematuro, idade acima dos 35 anos e histórico de cirurgias anteriores, como cesárea (principalmente) e remoção de fibroide uterino.O principal sintoma é o sangramento vaginal vermelho brilhante sem dor durante a segunda metade da gestação. A condição também pode causar hemorragia grave antes ou durante o parto.

     

  • Fatores de Risco:

    Cesariana anterior ( Principal fator);

    Multiparidade;

    Idade materna avançada;

    Curetagem prévia;

    Gravidez gemelar;

    Infecção puerperal;

    Deformidade na cavidade uterina.


ID
2083912
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem

O Ministério da Saúde do Brasil, em março de 2016, publicou nota em que esclarece a alteração do ponto de corte na medida do perímetro cefálico (PC) dos recém-nascidos com 37 ou mais semanas de gestação, para o acompanhamento dos casos de microcefalia. O novo ponto de corte do PC para meninos e meninas passa a ser, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 centímetros e, para menina, igual ou inferior a 31,5 centímetros.

    A mudança está de acordo com recomendação anunciada recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da alteração é padronizar as referências para todos os países, valendo para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.

     

    Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/03/brasil-adota-norma-da-oms-e-reduz-medida-para-microcefalia


ID
2083915
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para atingir o objetivo geral de promover a melhoria das condições de saúde da população masculina no Brasil, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem como foco homens na faixa etária de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem-PNAISH

     

    População-alvo: os homens de 20 a 59 anos de idade.

  • Gabarito: A

    ''Na verdade, os tempos mudaram e o sistema de saúde deu-se conta de que o modelo básico de atenção aos quatro grupos - crianças, adolescentes, mulheres e idosos - não é suficiente para tornar o País mais saudável, principalmente por deixarde fora nada menos do que 27% da população: os homens de 20 a 59 anos de idade que no Brasil são, neste ano de 2009, nada menos que 52 milhões de indivíduos, na prática pouco visibilizados ainda nas estratégias públicas de atenção à saúde.''

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/21/CNSH-DOC-PNAISH---Principios-e-Diretrizes.pdf (página 7-8) 

  • "Desta forma, a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem se estabeleceu mediante um recorte estratégico da população masculina na faixa etária de 25 a 59 anos. Isto não deve configurar uma restrição da população alvo, mas uma estratégia metodológica." ( PNAISH, 2008)

    Acredito que essa é uma questão que caberia recurso.