SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel - PR - Bibliotecário


ID
2184541
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um processo direcional na vida

      Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado organismo está vivo ou morto.

      A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando. Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

      A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.

                                (Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)

Acerca da estratégia utilizada para expor as ideias no primeiro período do texto, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    "Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo."

     

    A conjunção ou exprime um valor de alternância e há uma enumeração de elementos(flor ou carvalho, minhoca ou passaro, maça ou pessoa...).

  • Posso concordar que os vocábulos exprimem valor alternativo?

  • Acredito que sim, Thiago Marques. 

    A alternância é evidenciada, no texto, pelo uso do conectivo "ou". Não há se falar em adição ou contraste no primeiro período do texto.

  • A conjunção que exprime o valor de alternância é o par "quer...quer". O primeiro par está explícito no início do período, já o segundo par está implícito pelas vírgulas que formam uma enumeração. O conectivo "ou",nesse caso, tem valor de adição.

     

    Reescrevendo, temos:

    Quer falemos de uma flor ou (também) de um carvalho,(quer falemos) de uma minhoca ou (também) de um belo pássaro,(quer falemos) de uma maçã ou (também) de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo.

     

    Sintetizando, a ideia de alternância fica mais perceptível.

    Quer falemos disso, quer falemos daquilo, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo.

  • ALTERNATIVO = ALTERNÂNCIA = OU

  • Por que flor e carvalho são distintos semanticamente?

  • por q não a c?

  • Interessante reparar que na C, quando se diz "dois elementos são apresentados", aí é que vislumbro a falha, pois, se interpretada como está, leva a crer que não há outros elementos.
  • http://www.soportugues.com.br/secoes/seman/

    SEMÂNTICA

    DEFINIÇÃO

    Em linguística, Semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.

    ÍNDICE

     

    Linguagem

    Linguagem / Tipos de Linguagem

    Língua

    Língua Falada e Língua Escrita

    Fala / Signo

     

    Significação das Palavras

    Sinônimos, Antônimos, Polissemia

    Homônimos - Homônimos Perfeitos

    Parônimos

  •  https://www.significados.com.br/semantica/

    O que é Semântica:

     

    Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua. A semântica está dividida em: descritiva ou sincrônica – a que estuda o sentido atual das palavras e emhistórica ou diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço.

    A semântica descritiva estuda o significado das palavras e também as figuras de linguagem.

    O estudo do significado das palavras pode ser dividido em: sinonímia, antonímiahomonímia e paronímia:

    Sinonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Ex.: cara/rosto, quarto/dormitório, casa/lar/morada.

    Antonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavra que possuem significados diferentes, ou seja, antônimos: Ex.: amor/ódio, dia/noite, calor/frio.

    Homonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, porém, possuem a mesma forma e som, ou seja, os homônimos. Estas se dividem em: Homófonas – acento/assento, conserto/conserto; Homógrafas – pode/pode, olho/olho;Perfeitas – rio/rio, são/são/são.

    Paronímia – é o estudo da particularidade de duas palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas têm significados diferentes: eminente/iminente, absolver/absorver.

    A semântica estuda também a denotação e a conotação das palavras:

    Denotação – é a propriedade que possui uma palavra de limitar-se a seu próprio conceito, de trazer apenas o significado original. Ex.: As estrelas do céu. Vesti-me de vermelho. O fogo do isqueiro.

    Conotação – é a propriedade que possui uma palavra de ampliar-se no seu campo semântico, dentro de um contexto, podendo causar várias interpretações. Ex.: As estrelas do cinema. O jardim vestiu-se de flores. O fogo da paixão.

  • Entendi que sejam distintos semanticamente porque não são sinônimos, antônimos, homônimos ou parônimos. Quanto a exprimirem um valor alternativo, qual o referencial? Alternativo em relação a quê? De denotativo passariam a conotativo? É isso? Então a resposta está errada porque todos os vocábulos passariam a ser semanticamente semelhantes porque, conotativamente, exprimem a ideia de vida. Pode isso, Arnaldo?

  • entrou para meu caderno: QUESTÕES RIDÍCULAS DA CONSULPLAN

    Valha-me meu padinho Ciço

  •  "Quer falemos de uma flor ou de um carvalho".

     

    -Expressões como "quer... quer", "ou...ou" e "quer... ou" são conjunções coordenativa alternativas.

    -No exemplo, que se repete nas outras orações do período, os vocábulos flor e orvalho não só são distintos semanticamente como também são relacionados pela conjunção alternativa.

     

    Gab B:  é apresentada uma enumeração em que vocábulos distintos semanticamente são relacionados exprimindo um valor alternativo.

  • Ainda não entendi porque não há relação de contraste entre os elementos (como diz na letra C), já que o primeiro elemento é sempre mais relevante que o segundo (flor - carvalho; minhoca - belo pássaro). Além disso, chega-se a uma conclusão...

  • Galera, que está questionando o gabarito letra B,me parece melhor resposta do que a C,porque ela contém mais elementos certos do que a C.

    Infelizmente com a Consulplan é assim,a alternativa certa é sempre a menos pior.Nunca encontrei uma questão da Consulplan que tivesse totalmente lógica.Então é isso,é tentar entender a cabeça do bendito do examinador.

    Vejam só:

    b) é apresentada uma enumeração em que vocábulos distintos semanticamente são relacionados exprimindo um valor alternativo. CORRETA

     

    Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo

     

    enumeração =  para separar as sentenças.

    Vocábulos distintos semanticamente = flor não significa a mesma coisa que carvalho,maça é fruta pessoa é gente,minhoca é diferente de pássaro.Entenderam?

    A alternancia está nas conjunçoes alternativas = quer , ou.

     c) através de uma relação de contraste, dois elementos são apresentados estabelecendo-se um raciocínio lógico evidenciando uma conclusão. ERRADA

    Agora olhem para a letra C e vejam que após analisado a opção acima ela tem mais significado que do a B?

    A intenção é acertar o gabarito e não ver quem tem mais razão se é a banca ou nós.

    Então é isso,gabarito letra B.


ID
2184544
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um processo direcional na vida

      Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado organismo está vivo ou morto.

      A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando. Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

      A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.

                                (Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)

A partir dos elementos estruturais que compõem – de forma predominante – o 2º§ do texto, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O 2º parágrafo apresenta uma narração.

     

    O texto narrativo caracteriza-se pelo relato de fatos retratados por uma sequência de ações no transcorrer do tempo, relacionadas a um determinado acontecimento, podendo ser estes fatos reais ou fictícios. 
    A narração tem como elementos: personagens, narrador, espaço, tempo e enredo.

  • Banca Bosta

     

  • Dale abstração na formulação das questões! Banca sem noção!

  • Reposta a)
    Demorei 20 minutos para resolver essa questão --'

    A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando. Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

  • excelente comentario Alexandre Henrique!

     

     

     

     

  • gente, caraterísticas de uma narração

  • "há um relato de mudanças progressivas de estado que ocorre através do tempo". Fiquei em dúvida se o que ocorre através do tempo é o relato ou as mudanças. Entendi que são essas que ocorrem. Não sei se o texto que vemos aqui é o mesmo da prova, mas fica muito estranho ter como alternativa correta uma que apresente tão gritante erro de concordância. De qualquer modo abstraí esse erro e escolhi a alternativa "a".

  • Colega Wilson Sato, o autor do texto optou por fazer a concordância com "relato", portanto, em minha humilde opinião, estaria correta gramaticalmente a frase. Quanto à alternativa A não consegui até agora enxergar as tais "mudanças progressivas de estado"... vejo muito mais uma fato passado sendo usado como metáfora para auxiliá-lo na conclusão de seus argumentos.

  • Pra mim a mudança de estado, que ocorre através do tempo, é o relato do autor em relação às batatas que foram colocadas no porão e com o tempo germinaram, mesmo sem terra, e viraram brotos que, por sua vez, cresciam mas não viravam plantas. Há uma clara mudança de estado nesse relato.  

  • caixa de batatas >> batatas germinando >> brotos brancos e pálidos >> brotos tristes e esguios os quais cresceram dois ou três pés em busca da luz.

     

     

    Mudança progressiva de estado que nesse caso ocorreu em um tempo passado, na memória do interlocutor. Também conhecido como enredo, todo texto narrativo tem.


ID
2184547
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um processo direcional na vida

      Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado organismo está vivo ou morto.

      A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando. Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

      A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.

                                (Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)

De acordo com o autor, “a vida é um processo ativo, e não passivo” (1º§) uma vez que

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    2º parágrafo: "...Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução."

     

    Ou seja, a vida é um processo ativo, porque um organismo vivo sempre fará ações que sejam essenciais ao seu desenvolvimento para que se mantenha vivo.

     

     

     

  • Resposta E

    "Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida."

    "Mas sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta."

    "A chave para entender seu comportamento é a luta em que se empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis."

  •  Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução.

  • O autor quis dizer que o estímulo gerador de mudanças em um organismo vem dele mesmo, portanto é ativo. Uma espécie está sempre tentando se desenvolver e reproduzir, garantindo dessa forma a sua sobrevivência. Isso é contrário a ideia na qual os organismos são modificados de acordo com o os ambiente em que vivem visto que nesse caso seria um processo passivo.


ID
2184550
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um processo direcional na vida

      Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado organismo está vivo ou morto.

      A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando. Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

      A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.

                                (Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)

Considerando-se as relações sintáticas estabelecidas nas orações que compõem o período “Ao lidar com clientes cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre penso nesses brotos de batatas.” (3º§), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vida torna-se sujeito devido a presença de cujas ( Pronome relativo ) na qual inicia oração subordinada adjetiva. 

     

    O pronome cuja exerce função de adjunto adnominal quando ligado a um substantvo, atribuindo-o relação de posse, sendo assim, conforme o trecho destacado  "vidas" pertence a "clientes".

  • alguém pode explicar a letra B ??????

  • na B desvirtuadas é PREDICATIVO DO SUJEITO(vidas) e não predicativo do objeto.

  • Reescrevendo o período na ordem direta e desenvolvendo as orações reduzidas de infinitivo, temos:

     

    (Eu) Sempre penso nesses brotos de batatas quando (eu) lido com clientes cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas, quando (eu) trabalho com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado.

     

    (A) Vidas foram terrivelmente desvirtuadas - "Vidas" é o sujeito da oração (Gabarito)

    (B) Vidas foram desvirtuadas - Predicativo do sujeito, pois "desvirtuadas" qualifica "vidas"

    (C) Está ligada indiretamente por meio da preposição "em"

    (D) Ocorre sujeito indeterminado com verbos na 3ª p. do singular + se, 3ª do plural sem referência ao agente e infinitivo impessoal

    (E) Todas as orações possuem sujeito simples

  • alguém pode me explicar pq nao é a letra D? considerando q há verbo no infinitivo, seriam sujeito indeterminado, não?

  • Lysa Basilio,

     

    Sujeito indeterminado é :

    1) Qualquer verbo na 3 pessoa do plural ( VTD, VTI, VL , VI )

            Bateram no meu carro

    OU

    2) VTI, VI e VL na 3 pessoa do singular acrescidos do SE ( indice de indeterminação do sujeito )

        Precisa-se de ajuda

     

    Espero que tenha ajudado

    @concurseira.nomade 

  • "Diogo Oliveira"

    na letra B) é um preditativo do sujeito. Para ter certeza é só trocar o sujeito ou variar seu número:

    cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas

    cuja vida foi terrivelmente desvirtuada

    cujo carro foi terrivelmente desvirtuado

  • Em 03/03/2018, às 19:24:16, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 23/02/2018, às 20:05:34, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 01/01/2018, às 20:13:11, você respondeu a opção .Errada!

    Em 20/12/2017, às 08:22:19, você respondeu a opção E.Errada!

    kkkkkk queria entender o motivo que não vi isso !Hoje a resposta foi tão óbvia que analisei todas para ver se eu estava equivocada
    Enfim,a repetição leva ao sucesso!
    #FOCO#PERSISTÊNCIA

  • Pessoal, me corrigam se eu estiver errada, mas na letra B "desvirtuadas" forma uma locução verbal com o verbo "foram", montando-se a frase, ficaria assim:

    * As vidas dos clientes foram terrivelmente desvirtuadas: (frase na voz passiva)

    - As vidas - sujeito paciente;

    - dos clientes - adjunto adnominal;

    - foram desvirtuada - locução verbal, mais especificamente locução de passiva

    - terrivelmente - adjunto adverbial

    Portanto, "desvirtuadas" não é nem predicativo do objeto nem do sujeito.

  • Gabarito letra A.

    a) o termo “vidas” classifica-se como sujeito da oração “vidas foram terrivelmente desvirtuadas”. 

    b) “desvirtuadas” apresenta-se como predicativo do sujeito já que indica uma característica específica deste termo.

    c) a expressão “sala de fundo dos hospitais do Estado” indica uma circunstância de lugar ligada ao verbo. Trata-se de um adjunto adverbial de lugar.

    d) O sujeito é determinado “eu”. Sujeito indeterminado é aquele cuja identidade não é conhecida.

    e) Não há sujeito composto nem indeterminado no período.


ID
2184553
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um processo direcional na vida

      Quer falemos de uma flor ou de um carvalho, de uma minhoca ou de um belo pássaro, de uma maçã ou de uma pessoa, creio que estaremos certos ao reconhecermos que a vida é um processo ativo, e não passivo. Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução. Essa é a própria natureza do processo a que chamamos vida. Esta tendência está em ação em todas as ocasiões. Na verdade, somente a presença ou ausência desse processo direcional total permite-nos dizer se um dado organismo está vivo ou morto.

      A tendência realizadora pode, evidentemente, ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que se destrua também o organismo. Lembro-me de um episódio da minha meninice, que ilustra essa tendência. A caixa em que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários pés abaixo de uma pequena janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a primavera. Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela. Em seu crescimento bizarro e vão, esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando. Nunca seriam plantas, nunca amadureceriam, nunca realizariam seu verdadeiro potencial. Mas sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta.

      A vida não entregaria os pontos, mesmo que não pudesse florescer. Ao lidar com clientes cujas vidas foram terrivelmente desvirtuadas, ao trabalhar com homens e mulheres nas salas de fundo dos hospitais do Estado, sempre penso nesses brotos de batatas. As condições em que se desenvolveram essas pessoas têm sido tão desfavoráveis que suas vidas quase sempre parecem anormais, distorcidas, pouco humanas. E, no entanto, pode-se confiar que a tendência realizadora está presente nessas pessoas. A chave para entender seu comportamento é a luta em que se empenham para crescer e ser, utilizando-se dos recursos que acreditam ser os disponíveis. Para as pessoas saudáveis, os resultados podem parecer bizarros e inúteis, mas são uma tentativa desesperada da vida para existir. Esta tendência construtiva e poderosa é o alicerce da abordagem centrada na pessoa.

                                (Carl Rogers. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U., 1983.)

De acordo com os sentidos contextuais produzidos pelos vocábulos, é possível realizar diferentes inferências. Diferentemente da denotação, a conotação permite que o significado usual de um vocábulo seja ampliado ou substituído por outro mantendo diferentes relações de acordo com o emprego realizado. Assinale o trecho destacado a seguir que apresenta um exemplo do emprego da linguagem conotativa anteriormente referenciada.

Alternativas
Comentários
  • "brotos tristes" é o x da questão. Conotação = sentido figurado. Letra "e".

  • personificação ou prosopopeia (português brasileiro) (ou prosopeia ou também propeia, no Brasil) é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais,sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.

    (fonte: wikipédia)

  • Resposta D

    "Mas esses brotos tristes e esguios cresceram dois ou três pés em busca da luz distante da janela"

  • Na década de 60 um broto triste poderia ser uma garota triste. Nesse contexto broto é uma metáfora ou há alguma figura de linguagem mais específica?

  • É por isso que temos que ler o texto antes de responder...

  • Observe os seguintes exemplos:

    A menina está com a cara toda pintada.
    Aquele cara parece suspeito.

     

    No primeiro exemplo, a palavra cara significa "rosto", a parte que antecede a cabeça, conforme consta nos dicionários. Já no segundo exemplo, a mesma palavra cara teve seu significado ampliado e, por uma série de associações, entendemos que nesse caso significa "pessoa", "sujeito", "indivíduo".

     

    Algumas vezes, uma mesma frase pode apresentar duas (ou mais) possibilidades de interpretação. Veja:

    Marcos quebrou a cara.

     

    Em seu sentido literal, impessoal, frio, entendemos que Marcos, por algum acidente, fraturou o rosto. Entretanto, podemos entender a mesma frase num sentido figurado, como "Marcos não se deu bem", tentou realizar alguma coisa e não conseguiu.

     

    Pelos exemplos acima, percebe-se que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado, ocorrendo, basicamente, duas possibilidades:

     

    a) No primeiro exemplo, a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo - ou denotação - do signo linguístico.

     

    b) No segundo exemplo, a palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo - ou conotação do signo linguístico.

     

    Obs.: a linguagem poética faz bastante uso do sentido conotativo das palavras, num trabalho contínuo de criar ou modificar o significado. Na linguagem cotidiana também é comum  a exploração do sentido conotativo, como consequência da nossa forte carga de afetividade e expressividade.

     

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil1.php

  • "Brotos tristes" - Prosopopeia ou personificação.

  • sentido conotativo - metafórico - figurado


ID
2184556
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A cassação de direitos políticos é vedada, podendo ocorrer a perda ou suspensão em caso de:

I. Algum tipo de incapacidade civil e probidade administrativa.

II. Cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado.

III. Condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.

É correto o que se complementa em

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Perda ou Suspensão dos Direitos Políticos:

     R I C C I - > Incapacidade civíl absoluta

     l   l   l  l------> Condenção criminal

     l   l   l--------> Cancelamento de Naturalização

     l   l----------> Improbidade Administrativa

     l-------------> Recusa a cumprir obrigação a todos imposta ou pena alternativa.

     

     

  • Li improbidade administrativa!!!

  • É "IM"PROBIDADE ADMINISTRATIVA NÃO PROBIDADE ADMINISTRATIVA

  • ERREI ESSA QUESTÃO POR FAZE - LA SEM ATENÇÃO.

  • Vamos nos concentrar, Robson. Você pode mais.

  • Gabarito E

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Na I esta escrito probidade administrativa !

  • Também acho que o erro da I está em dizer "Algum tipo de incapacidade civil" o que sugere que pode ser absoluta ou relativa, sendo que o art.15 da CF é claro ao dizer que é apenas incapacidade civil absoluta.

  • como a galerinha aqui no Q diz: é a consulplan....

  • Também errei por ler Improbidade ¬¬'

  • A galera que lê rápido já enxerga IMprobidade. Kkkkk.. atenção, galera. Vamos pra cima.
  • Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

     

     I -  cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; PERDA

           

    II -  incapacidade civil absoluta; SUSPENSÃO

     

    III -  condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; SUSPENSÃO

     

    IV -  recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; PERDA

     

    V -  improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º. SUSPENSÃO

  • PEGADINHA!

    Erro da I- Algum tipo de incapacidade civil e probidade administrativa.

    Algum tipo de incapacidade civil

    Há a suspensão no caso da incapacidade civil ABSOLUTA (apenas para aprofundamento, resta dizer que esse inciso não tem mais mera eficácia devido ao Estatuto da Pessoa com Deficiência que alterou o art. 3° do CC, e passou a regrar que apenas os menores de 16 anos são absolutamente incapazes. Logo, tal menor não possui direitos políticos, consequentemente, não haverá suspensão).

    Probidade Administrativa.

    ERRADO,  trata-se de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

  • Cometi o mesmo errado que a galera e já li IMprobidade adm. ATENÇÃO

  • I. Algum tipo de incapacidade civil e probidade administrativa.

    probidade não...se fosse IMPROBIDADE estaria correto.

  • GABARITO: E

     

  • Por questões de garantia, a consuplan considera a recusa de cumprir a obrigação a todos imposta ou prestação alternativa como caso de perda ou de suspensão dos direitos políticos? Já errei isso na Cespe, porque pensei como a FCC.

  • Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

     I -  cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; PERDA    

    II -  incapacidade civil absoluta; SUSPENSÃO

    III -  condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; SUSPENSÃO

    IV -  recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; PERDA

    V -  improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º. SUSPENSÃO

     

    Perda ou Suspensão dos Direitos Políticos:

     Re Im Cn Cr - > Incapacidade civíl absoluta

    Recusa a cumprir obrigação a todos imposta ou pena alternativa;

     Improbidade Administrativa;

     Cancelamento de Naturalização;

     Condenção Criminal.

     

     

  •  improbidade administrativa

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos políticos nos termos da Constituição Federal, mais especificamente no que tange aos critérios de perda ou suspensão dos direitos políticos. Vejamos as assertivas comentadas a seguir:

    I. INCORRETA. Apenas a incapacidade civil ABSOLUTA é caso de suspensão/perda de direitos políticos (art. 15, II, CF).

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    [...] II - incapacidade civil absoluta;

    A probidade administrativa NÃO é motivo de perda ou suspensão de direitos políticos, mas apenas a IMPROBIDADE que o é (art. 15, V, CF).

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    [...] V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

    II. CORRETA. O cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado ACARRETA a PERDA OU SUSPENSÃO dos direitos políticos (art. 15, II, CF).

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; [...]

    III. CORRETA. A condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos é uma das hipóteses constitucionais de suspensão ou perda dos direitos políticos (art. 15, III, CF).

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    [...] III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    Agora, vejamos as alternativas comentadas, lembrando que a questão pede a alternativa CORRETA:

    a) INCORRETA. I é incorreta.

    b) INCORRETA. I é incorreta.

    c) INCORRETA. III também é correta.

    d) INCORRETA. I é incorreta.

    e) CORRETA.

    GABARITO: LETRA “E”

  • As hipóteses de perda ou suspensão dos direitos políticos estão dispostas no art. 15 da Constituição Federal de 1988. Neste sentido, vamos assinalar a alternativa ‘e’, pois apenas os itens II e III estão corretos e correspondem, respectivamente, ao disposto nos incisos I e III do art. 15 da CF/88. Quanto ao item I, está incorreto, pois assim dispõe o texto constitucional: “é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: II – incapacidade civil absoluta; V – improbidade administrativa, nos termos do art. 37, §4º” – art. 15, II e V, CF/88.


ID
2184559
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

São regras morais que devem ser seguidas pelos servidores públicos, segundo o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

     

    Das Regras Deontológicas

     

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • LETRA C.

     

     

  • De forma irrestrita, a publicidade de todos os atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão e comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. 

    Ora, de forma irrestrita? Não mesmo. Alguns tipos de atos administrativos não podem ser divulgados, como os de:

    Segurança nacional

    Investigações do estado

    Interesse superior da Administração pública (repare que a administração publica tem o poder de definir um ato como restrito, ou seja, é um rol exemplificativo)

  • Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    LETRA C.

  • LETRA C

     

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • Redação péssima, embora tenha acertado!

  • Gabarito Letra C.

    O servidor não pode omitir a verdade ou falseá-la, ainda que contrário aos interesses da própria pessoa interessada ou da administração pública.

    A publicidade dos atos não deve ser feita de forma irrestrita, pois existem casos de sigilo.


ID
2184562
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Um importante benefício que o servidor público da Prefeitura de Cascavel pode obter é a licença-prêmio que se torna um direito quando o servidor permanecer, exclusivamente no Município de Cascavel, em exercício durante 05 (cinco) anos ininterruptos, sem durante cada período aquisitivo da licença-prêmio, faltar sucessiva ou alternadamente, 20 (vinte) dias ou mais ao serviço; sofrer qualquer penalidade administrativa prevista nesta Lei e ter gozado licença para tratamento de saúde, por prazo superior a 180 (cento e oitenta) dias, consecutivos ou não; para tratar de interesses particulares, por prazo superior a 30 (trinta) dias; ou por motivo de afastamento do cônjuge, quando funcionário ou militar, por mais de 90 (noventa) dias, consecutivos ou não. Ao adquirir direito à licença-prêmio, o servidor terá

Alternativas
Comentários
  • Lei Municipal de Cascavel 2215-91: Licença - Prêmio

    Art. 135 - O servidor que permanecer, exclusivamente no Município de Cascavel, em exercício durante 05 (cinco) anos ininterruptos, adquire direito à licença-prêmio de 90 (noventa) dias de cargo.


    § 1º - Perderá o direito à licença- prêmio:
    I - O servidor que durante cada período aquisitivo da licença- prêmio, faltar sucessiva ou alternadamente, 20 (vinte) dias ou mais ao serviço;
    II - O servidor que, durante cada período aquisitivo da licença-prêmio, sofrer qualquer penalidade administrativa prevista nesta Lei;
    III - Gozado licença; a) - Para tratamento de saúde, por prazo superior a 180 (cento e oitenta) dias, consecutivos ou não; b) - Para tratar de interesses particulares, por prazo superior a 30 (trinta) dias;
    c) - Por motivo de afastamento do cônjuge, quando funcionário ou militar, por mais de 90 (noventa) dias, consecutivos ou não.

     

    Resposta:B


ID
2184565
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Dentre as personalidades que marcaram a história do município de Cascavel, dois nomes representativos são o do primeiro prefeito do município ______________________________ que administrou Cascavel de 1952 a 1956, e o do pioneiro na tarefa de povoação de terras no município ______________________________, mais conhecido como Nhô Jeca.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • José Neves Formighieri, foi um empresário e político brasileiro, vereador e primeiro prefeito do município paranaense de Cascavel.

    José Silvério de Oliveira, conhecido como Tio Jeca foi um colonizador e político brasileiro


ID
2184568
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Localizado na região Sul do Brasil, cortado pelo trópico de Capricórnio, o Paraná NÃO

Alternativas
Comentários
  • recebeu grande influência da cultura açoriana na região próxima com a fronteira com o Paraguai. ´´D´´

  • DA PARA FAZER POR ELIMINAÇÃO.

    recebeu grande influência da cultura açoriana na região próxima com a fronteira com o Paraguai.

    GABARITO= D

  • Gab. D

    D de Dom Pedro II.


ID
2227924
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Informação, conhecimento e comunicação são palavras-chave e conceitos que contribuíram para o desenvolvimento da Ciência da Informação, seus métodos e suas ideias, com o objetivo de assegurar o surgimento de uma profissão com prestígio de

Alternativas
Comentários
  • A) C.I. não é uma língua. Eita. INCORRETA.

    B) Ciência da Informação é reconhecida como uma ciência pós-moderna e interdisciplinar. Embora não possua uma estrutura teórica que integre todos os seus conceitos, teorias e práticas, estes são consistentes, reconhecidos e partilhados por uma comunidade científica e profissional. CORRETA.

    C) A C.I. não é uma mera técnica. INCORRETA.

    D) Tampouco tem o prestígio de um registro. INCORRETA

    E) A Ciência da Informação também não é apenas um método. INCORRETA.

    Gabarito: B


ID
2227927
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto digital o conjunto de nós interconectados é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Uma rede é um conjunto de nós interconectados. Um nó é um ponto de intersecção, de uma curva por ela mesma. O que define um nó, concretamente falando, é o tipo de rede ao qual ele pertence

     

    Fonte: CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996


ID
2227930
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Biblioteca que tem por objetivo registrar e comunicar pensamentos, ideias, imagens e sons a partir do uso de instrumentos eletrônicos, de forma a torná-los disponíveis a um segmento determinado, mesmo que ilimitado de pessoas dispersas no local no qual a internet e a plataforma web alcance.” Trata-se da biblioteca:

Alternativas

ID
2227933
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em linguagem documentária a palavra conceito pode ser definida em duas acepções; assinale-as.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto, 2002. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. p. 80


ID
2227936
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Desenvolver produtos, sistemas e serviços que possibilitem construção, comunicação, armazenamento e uso da informação é o objetivo da:

Alternativas

ID
2227942
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale, entre as alternativas a seguir, a que corresponde nas bibliotecas e nos sistemas de informação, seja pelas características físicas ou pelas características do conteúdo, a função de descrever os documentos.

Alternativas
Comentários
  • "Contextualizando o tratamento da informação em sistemas de informação, Dias (2001, p. 3) o define como “a função de descrever os documentos, tanto do ponto de vista físico (características físicas dos documentos) quanto do ponto de vista temático (ou de descrição do conteúdo).”

    Letra E


ID
2227945
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Os sistemas de organização e representação do conhecimento, Knowledge Organization Systems – KOS servem para fazer a ________________ de recursos na Web com diferentes vocabulários, mesmo que eles estejam dentro do próprio domínio.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Os sistemas de organização e representação do conhecimento, Knowledge Organization Systems – KOS servem para fazer a INDEXAÇÃO de recursos na Web com diferentes vocabulários, mesmo que eles estejam dentro do próprio domínio.

    GONZALEZ, J. A. M. Linguagem documentária e vocabulários semânticos para web. Salvador: EdUFBA, 2011.

    Pg. 364 (book digital).


ID
2227948
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O que é folksonomia?

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D    

    O termo folksonomia foi cunhado em 2004 pelo arquiteto de informação Thomas Vander Wal, é uma analogia ao termo taxonomia tendo como principal característica a criação de tags (descritores) a partir do linguajar das pessoas que a utiliza. Dito de outra forma, folksonomia é uma forma relacional de categorizar e classificar informações disponíveis na Web, sejam elas representadas por meio de textos, imagens, áudio, vídeo ou qualquer outro formato. A finalidade da folksonomia seria ordenar o caos existente na Web. 

    Embora a sua característica de liberdade para classificar aponte para a idéia de uma falta de estrutura organizacional, o resultado para quem pesquisa é uma maior facilidade para encontrar termos que as demais linguagens de indexação não conseguem acompanhar em suas tabelas hierárquicas.
    (SILVA; BLATTMANN, 2007, p. 207). 

     

    FOCO E FÉ
     

  • Definição retirada do livro 'Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web: elementos conceituais'

    "Modo de indexação cooperativa que busca representar a informação através de palavras-chave de maneira espontânea e livre" (GONZÁLEZ, 2011, p. 46)


ID
2227951
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na ciência da informação o conhecimento que permite compreender por que as pessoas se envolvem num processo de busca de informação é denominado necessidade de:

Alternativas
Comentários
  • A) Embora a Ciência da Informação esteja atrelada ao uso de tecnologias, o conhecimento sobre esse tipo de necessidade não permite compreender o que leva as pessoas a se envolverem em um processo de busca de informação. Isso vale também para a letra C. INCORRETA

    B) Ao se deparar com um problema ou um objetivo a ser atendido que, para sua resolução, demande a aquisição de um novo conhecimento, está caracterizada uma situação de necessidade de informação. Para Figueiredo (1979), existem dois tipos de necessidade de informação: uma em função do conhecimento e a outra em função da ação. A necessidade de informação em função do conhecimento é uma necessidade que resulta do desejo de saber, e a necessidade de informação em função da ação é uma necessidade que resulta de necessidades materiais exigidas para a realização de atividades humanas, profissionais e pessoais. Ademais, o enunciado da questão é a reprodução de em um trecho do livro de Le Coadic (1996, pg 39): “(...) O conhecimento da necessidade de informação permite compreender por que as pessoas se envolvem num processo de busca de informação. (...)”. CORRETA.

    C) Vide letra A. INCORRETA.

    D) Necessidade de compreensão não é uma expressão utilizada no âmbito da Ciência da Informação. INCORRETA.

    E) A Informação é o meio para se alcançar o conhecimento. Uma vez que o conhecimento existe apenas na mente dos indivíduos, o acesso a ele é possível apenas indiretamente, por meio da informação. INCORRETA.

    Gabarito: B


ID
2227954
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Aquisição é um processo que possui por finalidade adquirir material bibliográfico e audiovisual por meio de compra, doação ou permuta para compor o acervo de uma biblioteca ou unidade de informação na busca de atender as necessidades de seus

Alternativas

ID
2227957
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em avaliação de coleção os itens retirados da coleção ativa e depositados em local menos acessível, permanecendo organizados e disponíveis aos usuários quando solicitado é denominado de itens

Alternativas
Comentários
  • C - Remanejados

  • Modalidades de desbastanmento 

    a) descarte: processo de retirada de títulos ou parte da coleção para fins de doação ou eliminação.

    b) remanejamento: processo de retirar títulos ou parte da coleção para outros locais menos acessíveis. (FIGUEIREDO, 1993, p. 64). 

    FIGUEIREDO, N. M. de. Desenvolvimento e avaliação de coleções. Rio de Janeiro: Rabiskus, 1993.


ID
2227960
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As categorias são as classes mais gerais de fenômenos em:

Alternativas
Comentários
  • categorias gerais classificação

  • Gabarito C

    Classificação -

    Categoria: São as maiores classes de fenômenos, as classes mais gerais que podem ser formadas. Conceito de alta generalização e de grande aplicação, que pode ser empregado para reunir outros conceitos. 

    (PIEDADE, 1983).


ID
2227963
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O que é método Delphi?

Alternativas
Comentários
  • A) Método de Observação

    B) Pesquisa Survey

    C) Método de Análise Documentária

    E) Abordagem Sense-Making

    Fontes: http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/CUNHA_1982.pdf

                 http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf

                 https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/12/usos-e-usuc3a1rios-da-informac3a7c3a3o.pdf

     

  • Delfos ou Delphi – também conhecida como método Delfos é útil para previsão de futuro, tendências de mercado. [...] com o seu uso, o processo de planejamento pode ser aprimorado com o conhecimento prévio de alternativas desejáveis, evitando as indesejáveis.

    (CUNHA; AMARAL; DANTAS, 2015, p. 209).


ID
2227966
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Auxiliar o usuário a encontrar a informação necessária e o documento de maneira mais simples e conveniente é o principal objetivo em bibliotecas digitais dos

Alternativas

ID
2227969
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A falta cometida em defesa de prerrogativa profissional, a ausência de punição anterior e a prestação de relevantes serviços à biblioteconomia serão considerados como atenuantes na aplicação de

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Seção V - Das infrações disciplinares e penalidades

    A) Art. 13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    B) Art. 16 - Na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes:

    a) falta cometida em defesa de prerrogativa profissional;

    b) ausência de punição anterior;

    c) prestação de relevantes serviços à Biblioteconomia.

    C) Art. 3º - Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

    i) citar seu número de registro no respectivo Conselho Regional, após sua assinatura em documentos referentes ao exercício profissional;

    D; E) Seção VII - Dos Honorários Profissionais

    Art. 17 - O Bibliotecário deve exigir justa remuneração por seu trabalho, levando em conta as responsabilidades assumidas, o grau de dificuldade no desenvolvimento e efetivação do trabalho, bem como o tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos honorários e salário.

    Gab. B


ID
2227972
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“São missões do profissional de ________________ ajudar os usuários a compreender o funcionamento da biblioteca e a selecionar as obras boas, responder as perguntas dos usuários, promover e personalizar os serviços da biblioteca.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
2227975
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Primeiros instrumentos a serem consultados, por permitirem definir melhor um termo e seu contexto, apresentar definições e históricos, além de orientar para outra fonte de informação na maioria das consultas formuladas pelo usuário.” Trata-se de obras

Alternativas

ID
2227978
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De maneira geral, dignificar por meio dos atos, a profissão, com o foco na elevação moral, ética e profissional da classe, com a observação aos ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, a iniciativa privada e a sociedade em geral, com respeito às leis, normas estabelecidas para o exercício da profissão, também as atividades de seus colegas e de outros profissionais, na busca de contribuir, como cidadão, como profissional para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país para o profissional de biblioteconomia são:

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Seção II - Deveres e Obrigações

    Art. 2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    Gab. B


ID
2227981
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Conduta do bibliotecário pautada nos princípios de consideração, apreço e solidariedade.” Tal conduta está relacionada a:

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002:

    Art. 4°: A conduta do Bibliotecário em relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, apreço e solidariedade.

     

    Gab. A


ID
2227984
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A transgressão do código de ética constitui infração sujeita às seguintes penalidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFB No 399/93, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1993 -

    Art. 42 – A transgressão de preceito do Código de Ética, constitui infração disciplinar, sancionada, segundo a gravidade com a aplicação das seguintes penalidades: a) Advertência reservada; b) Censura pública; c) Multa de um a cinqüenta vezes o valor atualizado da mensalidade; d) Suspensão do exercício profissional por prazo de até 3 (três) anos; e) Cassação do registro profissional “ad referendum” do Conselho Federal.

  • Resolução CFB N° 42/2002

    Art. 13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos;

    d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional;

    e) Multa de 1 a 50 (cinquenta) vezes o valor atualizado da anuidade.

    Gab. C


ID
2227987
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A repetição de uma ou mais operações ou modificações introduzidas nas respostas, a fim de avaliar os resultados de alguns dos processos relacionados à recuperação da informação denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Retroalimentação = Famoso Feed-Back

     


ID
2227990
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Corresponde à entrega a um órgão público de um ou mais exemplares de toda a publicação editada em um país, que possui sua exigência definida por Lei.” Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Depósito Legal.

    O Depósito Legal é definido pelo envio de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo as Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010. Tem como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.

    Fonte: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/deposito-legal

     

  • Segundo Campello no livro Introdução do controle bilbiográfico(2006, p.32)

    DEPÓSITO LEGAL É A EXIGÊNCIA, DEFINIDA POR LEI, DE SE EFETUAR a entrega a um órgão público(geralmente a biblioteca nacional) de um ou mais exemplares de toda publicação editada em um país, considerando seus limites geográficos.

    REPOSTA CERTA: LETRA A


ID
2227993
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerada metarrepresentações ou representações documentárias ao lado de outras formas de representação da informação, como resumos, catálogos, bibliografias, índices, inventários, repertórios, de acordo com a escala de complexidade das representações sociais é denominada linguagem

Alternativas

ID
2227996
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A indexação manual ou intelectual realizada por um ser humano consiste na atribuição de ______________ de indexação ou ______________ de indexação.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
2227999
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual a política em bibliotecas que apresenta por objetivos destacar o serviço de referência como a imagem da instituição, polo de excelência para a recepção, a orientação e a pesquisa de informação e fazer dele intermediário entre uma necessidade de informação e as fontes de informação?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Accart, 2012. p.32:

    A política de referência estabelece três objetivos gerais:

    1º objetivo: o serviço de referência como imagem da instituição

     

    2º objetivo:  o serviço de referência, polo de excelência para a recepção, a orientação e a pesquisa de informção

     

    3º objetivo: o serviço de referência, itermediário entre uma necessidade de informação e as fontes de informação.

     

     

     

     


ID
2228002
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa a seguir referente em descrição bibliográfica à área específica destinada à utilização apenas para materiais cartográficos, música impressa, publicações periódicas e recursos eletrônicos.

Alternativas

ID
2228005
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Construir representações de documentos publicados numa forma na qual torna-se possível a inclusão destas representações em algum tipo de base de dados é o propósito principal dos

Alternativas

ID
2228008
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A forma de divulgação contínua e regular das informações ou materiais recebidos pelas unidades de informação, por meio de serviços de alerta, elaboração de boletins informativos, e sumários correntes, com o objetivo de levar ao conhecimento dos usuários as informações de seu interesse denomina-se

Alternativas

ID
2228011
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto do processamento dos objetos digitais, a linguagem usada para organização do universo da Web é a linguagem

Alternativas