SóProvas



Prova Crescer Consultorias - 2019 - Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE - Professor Educação Básica I


ID
2978299
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A temática do financiamento da educação tem assumido importante papel na compreensão da organização e da gestão da educação, particularmente a partir de estudos e análises que exploram a relação entre o financiamento, as políticas educacionais e o Estado no Brasil, ganhando densidade também no sub-campo da economia da educação. Essa discussão constituise em tarefa complexa em vista das condições materiais nas quais o financiamento se efetiva no país envolvendo os diferentes entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios) e a esfera privada. Apesar da complexidade da temática, a compreensão da estrutura e das bases do financiamento da educação coloca-se como uma necessidade para toda a sociedade, devendo envolver, especialmente, os gestores educacionais, os profissionais da educação, os pais, os estudantes e a comunidade local. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir sobre o financiamento da educação pública.


I. Se compreendermos o orçamento como o cálculo da receita que se deve arrecadar em um exercício financeiro e das despesas que devem ser feitas pela administração, podemos inferir que o planejamento das ações da educação, dos sistemas e das escolas deve ser cuidadosamente pensado, tendo em vista que colocar essas ações em prática depende, em grande parte, das condições objetivas (condições financeiras, materiais e humanas) do poder central e local.

II. Além de definir a educação como um direito de cidadania e estabelecer a responsabilidade de cada ente federado (União, estados e municípios) para que a oferta da educação básica seja garantida, a Constituição Federal de 1988 vincula um percentual de recursos específicos que cada ente governamental deve aplicar na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).

III. Segundo o artigo 212 da Constituição Federal de 1988, alterado pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996, o ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas, na forma da lei. A base do salário-educação é a folha de contribuição da empresa para a previdência social. 

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s).

Alternativas
Comentários
  • O item III do comando da questão não está condizente com o § 5º do artigo 212 da CF/88, o qual foi alterado pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006.

    O § 5º do artigo 212 da CF/88 dispõe o seguinte: "A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA TERÁ COMO FONTE ADICIONAL DE FINANCIAMENTO A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO, RECOLHIDA PELAS EMPRESAS NA FORMA DA LEI."

    Estamos em 2019 e quem estudar o texto constitucional atual não vai encontrar o texto da Emenda Constitucional nº 14 de 1996 no tocante à fonte adicional de financiamento do "ENSINO FUNDAMENTAL".

    Creio que a banca agiu de muita má fé quando inseriu um texto que não compõe a atual redação do artigo 212, caput, § 5º da CF/88. Portanto, essa questão seria passível de anulação.

    Esse tipo de sacanagem desconstrutiva só beneficia ao candidato paraquedista de concurso ou pessoas com interesses escusos por trás desses "erros" involuntários. Mas o que se poderia esperar de uma banca beira de esquina que faz prova de concursos de municípios insignificantes do ponto de vista político-econômico?

    Quem estiver duvidando, basta comparar o item III desta questão em análise com o que dispõe a atual redação do 212, caput, § 5º da CF/88.

  • "O salário-educação é uma contribuição social recolhida de todas as empresas e entidades vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social, a partir de uma alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento. Após a arrecadação, feita pela Receita Federal, cabe ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repartir os recursos até o dia  entre todos os entes federados."

    Então a Receita Federal recolhe a contribuição social das empresas para compor os valores da aposentadoria, porém junto estão também os recursos do salário-educação que é o FNDE que irá retirar do total arrecadado.

    Fonte: Ministério da Educação. Salário-educação de junho estará disponível até 20 de julho. 2018.

  • Concordo a respeito de não haver no texto recente da Constituição Federal, nada a respeito do ensino fundamental, pois se compararmos e analisar só está mencionado sobre a Educação Básica receber como fonte adicional ao financiamento a contribuição social do salário-educação, e não menciona o ensino fundamental especificamente.

  • No item III - não lembrava dessa contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas. A I e II sabia que estava correta.

  • O comando da questão pede para considerar a Emenda Constitucional nº 14, de 1996, cujo Art. 4º consta:

    Art. 4º É dada nova redação ao § 5º do art. 212 da Constituição Federal:

    "§ 5º O ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário educação, recolhida, pelas empresas, na forma da lei."

    O item III relaciona a mudança do FUNDEF (que era restrito ao Ensino Fundamental) para o FUNDEB (que passou a abranger toda a Educação Básica).


ID
2978302
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente metas desse PNE, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio.

    Alternativa: C

  • Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

    Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

    Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

    Fonte: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

  • Acho uma put# sacanagem uma questão dessas.

  • Errei, pensei que tava pedindo a correta

  • Wandizia, mas está pedindo a incorreta.

  • Wandizia, mas está pedindo a incorreta.

  • é Joyce, eu pensei que era a CORRETA que eles estavam pedindo, vim responder e errei de novo kkkk

  • Letra C e a alternativa correta, tem que decorar até a porcentagem que nesse caso seria 25%.

  • letra C errada

    é 25% das matriculas de jovens e adultos. Essas questoes de decoreba de porcentagens é de cair o queixo.

  • Alternativa C.

    Oferecer, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.


ID
2978305
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ProUni, Programa Universidade para Todos, foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao programa.

Assinale a alternativa incorreta a respeito dessa política de incentivo ao ensino superior.

Alternativas
Comentários
  • Não tem nada haver com o Ministério de Esporte.

  • Este trecho está aponta o FIES e não PROUNI.

    A gestão do programa é efetivada conjuntamente pelo Ministério do Esporte (Ministério da Educação) , na qualidade de agente supervisor responsável pelas políticas educacionais norteadoras do programa, e pela Caixa Econômica Federal, agente operador e financeiro, responsável pela administração dos ativos e passivos do fundo, assim como pelo sistema informatizado do FIES e pela concessão e manutenção dos financiamentos.


ID
2978308
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Mesmo depois que o Brasil elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes continuam valendo porque os documentos são complementares: as Diretrizes dão a estrutura; a Base o detalhamento de conteúdos e competências. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum". O processo de definição das diretrizes curriculares conta com a participação das mais diversas esferas da sociedade. Dentre elas, o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de docentes, dirigentes municipais e estaduais de ensino, pesquisadores e representantes de escolas privadas.

  • Resposta: D


ID
2978311
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no , compõem o .

    O índice de desenvolvimento não é composto exclusivamente pelas médias do SAEB, mas eles (os índices) fazem parte. Não sei porque a opção "c" está erada, haja visto que ela não usou o termo exclusivamente composta

  • Saeb é composto pela: Aneb(1990), Anresc(2005), Ana (2013)

  • Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

  • A alternativa C está errada porque em 2019 houve uma reforma e as siglas Ana, Anresc e Aneb foram extintas etodas passaram a se chamar Saeb, não existindo mais a diferenciação das provas pelo nome e sim pela a etapa em que é aplicada.

    No site do INEP tem todo o histórico de evolução do Saeb. Nesse vídeo do canal oficial do INEP tem uma explicação sucinta sobre todas as mudanças ocorridas em 2019.

  • Verifiquei aqui que alguns ficaram com dúvida no motivo que A letra C está errada. Se olharmos o panorama do SAEB, podemos verificar que quando foi criado ele era apenas uma avaliação; a prova brasil começou a ser utilizada a partir de 2005. ''Desde 1990, quando foi criado, o Saeb é composto por duas avaliações'' logo, a C é falsa.

    A alternativa A é mais completa também, importante sempre escolhermos a alternativa mais completa.

  • Letra A

    A) Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. Correta o Saeb avalia a Educação Básica brasileira pra melhoria de políticas públicas.

    B) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é composto pelas médias de desempenho do Saeb somente. Errado média dos alunos da prova Brasil + fluxo escolar, aprovação e reprovação.

    C) Desde 1990, quando foi criado, o Saeb é composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas. Errada a prova Brasil, a Aneb e Ana deixaram de existir em 2019. O erro está em afirmar também que avalia apenas a rede pública, a rede privada também é avaliada porém amostral.

    D) Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi excluída do Saeb por não conseguir aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. Errada a Ana deixou de existir em 2019, pois tudo virou SAEB.


ID
2978314
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Art. 214 da Constituição Federal de 1988, a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a alguns objetivos. Assinale a alternativa que indica corretamente alguns desses objetivos.

Alternativas
Comentários
  • pormenorizar : Expor ou descrever com detalhes, pormenores; esmiuçar, detalhar, minuciar.

  • GAB- D

  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: 

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. 

  • O item IV diz: "melhoria da qualidade da educação". Não seria cabível recurso? Alguém poderia ajudar?

  • Não minha, RAINHA!

  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. 


ID
2978317
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    LDB Art 1º - § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

    § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

  • Predominantemente e preferencialmente são a mesma coisa?

  • Ailton Carlos sim, são sinônimos, porém a bancas cobram a letra da lei e na LDB está escrito "preferencialmente".

  • 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

    Segundo o dicionário:

    advérbio

    De modo predominante; de um modo dominante ou que possui maior relevância em relação aos demais.

    advérbio

    De maneira preferencial; em que há preferência por; que escolhe uma coisa ou pessoa em detrimento de outra; escolhidamente

  • a) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, impreterivelmente (pontualmente), por meio do ensino, em instituições próprias e a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

    Não necessariamente, existe o EJA. EJA é uma educação para os alunos que passaram da idade compreendida do ensino fundamental ou médio.

    b) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, unicamente, por meio do ensino, em instituições próprias e a educação escolar deverá vincular-se à prática social.

    Acontece mais por meio do ensino, e não unicamente.

    c) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, preferencialmente, por meio do ensino, em instituições próprias e a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

    d) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, preferivelmente, por meio do ensino, em instituições próprias e a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.

    Deverá vincular-se à prática social também.

    GAB C

  • Exatamente por perceber que essa banca formulou a questão querendo a letra da lei, achei estranho por eles mudarem uma palavra, conforme o amigo Genilson respondeu. Obrigado!

  • § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. PREDOMINANTEMENTE.
  • Questão que avalia se o concurseiro decorou a lei e não se a interpreta...

  • Um tipo de questão como essa deveria ser banida de qualquer concurso. Não avalia o conhecimento do candidato.

  • questão fraca, que não mede o conhecimento de ninguém.....tinha que ser municipal

  • Questão confusa! São sinônimos e cabe recurso. Literalmente, a banca "preferiu" (escolheu) a questão certa, pois teve duas alternativas para isto ("C" e "D"). Não concordo com questão! (minha opinião!).

  • O problema da letra D não é apenas a palavra "preferivelmente", mas também o fato de a alternativa não incluir "à prática social".

  • LDB Disciplina educação escolar:

    > Prática social

    > Mundo do trabalho

    > Instituições próprias

  • Para os que estão reclamando da letra D, ela está incompleta !!!

    Logo a C é a mais correta

    Não cabe recurso.

    Normal de algumas bancas fazerem isso: colocar duas alternativas parecidas, porém uma incompleta e a outra completa.

    GABARITO C CERTÍSSIMO

  • TÍTULO I

    Da Educação

    Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

    § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.


ID
2978320
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o prazo?
  • O PRAZO É DE 90 DIAS ( ART 19-A , PARAGRAFO TERCEIRO)

  • § 3o A busca à família extensa, conforme definida nos termos do parágrafo único do art. 25 desta Lei, respeitará o prazo máximo de 90 (noventa) dias, prorrogável por igual período.

  • Art. 19 -A

    § 3  A busca à família extensa, conforme definida nos termos do parágrafo único do art. 25 desta Lei, respeitará o prazo máximo de 90 (noventa) dias, prorrogável por igual período.            

    Essa questão deveria ser anulada.

  • Genteeeee são 90 diais prorrogavel por igual periodo... entao o maximo é 90 +90 é 180 ... gente é só ler o que voces mesmas escreveram ...

  • A gestante ou mãe será ouvida pela equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude, que apresentará relatório à autoridade judiciária, considerando inclusive os eventuais efeitos do estado gestacional e puerperal. art 19- A §1º

    A busca à família extensa, conforme definida nos termos do parágrafo único do art. 25 desta Lei (família natural), respeitará o prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, prorrogável por igual período. art 19- A §3º - Prazo correto de 90 dias

    De posse do relatório, a autoridade judiciária poderá determinar o encaminhamento da gestante ou mãe, mediante sua expressa concordância, à rede pública de saúde e assistência social para atendimento especializado. Art 19- A §2º

    Na hipótese de não haver a indicação do genitor e de não existir outro representante da família extensa apto a receber a guarda, a autoridade judiciária competente deverá decretar a extinção do poder familiar e determinar a colocação da criança sob a guarda provisória de quem estiver habilitado a adotá-la ou de entidade que desenvolva programa de acolhimento familiar ou institucional. art 19- A § 4º

  • Gabarito B.

    Prazo de 90 dias, prorrogável por mais 90 dias.

  • 90 dias prorrogado por igual período.

    lei 8069/90

    Gab: B

  • Ue @Bruno, e na alternativa foi dito que são 180 dias e prorrogável, ou seja, 360 no total...


ID
2978323
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Art. 9 da Lei nº 9.424 de 24 de dezembro de 1996, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, no prazo de seis meses da vigência desta Lei, dispor de novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, de modo a assegurar algumas situações. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente tais situações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • é uma pouca vergonha isso viu ,o enunciado de um site concursos coloca lei educacional errada 9424 não ´sim 9394/96

  • Para os que não são assinantes... alternativa B.

  • Quanto ao número da legislação a questão está correta! Pois é justamente a Lei 9424/96 que trata do assunto em deslinde.

    Dentre as alternativas a única que não está contemplada na legislação é a alternativa B.

    Bons Estudos!

  • ART. 9??? NÃO ENTENDI ESSA QUESTÃO

  • A questão não trata da LDB - Lei 9.394/96 e sim da Lei 9.424 de 24 de dezembro de 1996 que:

    Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências.

    Complicado viu, o QConcursos carece de melhor classificação de questões de alguns assuntos.

  • Acredito que algum concurso além de pedir a LDB 9394/96, também pediu essa lei 9424 de 24 dez de 1996.

  • Art. 9º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, no prazo de seis meses da vigência desta Lei, dispor de novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, de modo a assegurar:    

    I - a remuneração condigna dos professores do ensino fundamental público, em efetivo exercício no magistério;

    II - o estímulo ao trabalho em sala de aula;

    III - a melhoria da qualidade do ensino.


ID
2978326
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos não devem ser trabalhados como simples transmissão. É necessária uma abordagem crítica para que o ensino proporcione ao aluno uma melhor compreensão da realidade, possibilitando uma ação consciente sobre a mesma. É no contexto escolar que o professor deverá ter clareza sobre a integração entre os conteúdos, os objetivos, a metodologia utilizada e a avaliação para que os alunos consigam, através de atividades propostas pelo professor, perceber a importância e a significação da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • A educação problematizadora possibilita uma leitura e intervenção consistente sobre a realidade e a valorização de todos os atores no processo de construção coletiva.

  • Gabarito:"A"

    A educação problematizadora possibilita uma leitura e intervenção consistente sobre a realidade e a valorização de todos os atores no processo de construção coletiva.

  • Pessoal vamos nas palavras chaves, educação problematizadora possibilita uma leitura e intervenção consistente da realidade e sempre prevalece nela o coletivo!!!

    letra A

  • Acredito que o erro das assertivas B e D é a questão da transmissão do conhecimento. A letra C estava mais óbvio o erro. Além disso, a alternativa A está mais completa.


ID
2978329
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. Nesse sentido, foram então estabelecidos alguns critérios para definir e escolher os temas transversais. Relacione cada um dos critérios a seguir com sua respectiva justificativa.


1 – Urgência social.

2 – Abrangência nacional.

3 – Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.

4 – Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.

( ) Por ser um parâmetro nacional, a eleição dos temas buscou contemplar questões que, em maior ou menor medida e mesmo de formas diversas, fossem pertinentes a todo o País. Isso não exclui a possibilidade e a necessidade de que as redes estaduais e municipais, e mesmo as escolas, acrescentem outros temas relevantes à sua realidade.

( ) Esse critério norteou a escolha de temas ao alcance da aprendizagem nessa etapa da escolaridade. A experiência pedagógica brasileira, ainda que de modo não uniforme, indica essa possibilidade, em especial no que se refere à Educação para a Saúde, Educação Ambiental e Orientação Sexual, já desenvolvidas em muitas escolas.

( ) Esse critério indica a preocupação de eleger como Temas Transversais questões graves, que se apresentam como obstáculos para a concretização da plenitude da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas e deteriorando sua qualidade de vida.

( ) A finalidade última dos Temas Transversais se expressa neste critério: que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença, intervir de forma responsável. Assim, os temas eleitos, em seu conjunto, devem possibilitar uma visão ampla e consistente da realidade brasileira e sua inserção no mundo, além de desenvolver um trabalho educativo que possibilite uma participação social dos alunos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (2 ) Por ser um parâmetro nacional, a eleição dos temas buscou contemplar questões que, em maior ou menor medida e mesmo de formas diversas, fossem pertinentes a todo o País. Isso não exclui a possibilidade e a necessidade de que as redes estaduais e municipais, e mesmo as escolas, acrescentem outros temas relevantes à sua realidade.

    ( 3) Esse critério norteou a escolha de temas ao alcance da aprendizagem nessa etapa da escolaridade. A experiência pedagógica brasileira, ainda que de modo não uniforme, indica essa possibilidade, em especial no que se refere à Educação para a Saúde, Educação Ambiental e Orientação Sexual, já desenvolvidas em muitas escolas.

    (1 ) Esse critério indica a preocupação de eleger como Temas Transversais questões graves, que se apresentam como obstáculos para a concretização da plenitude da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas e deteriorando sua qualidade de vida.

    (4 ) A finalidade última dos Temas Transversais se expressa neste critério: que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença, intervir de forma responsável. Assim, os temas eleitos, em seu conjunto, devem possibilitar uma visão ampla e consistente da realidade brasileira e sua inserção no mundo, além de desenvolver um trabalho educativo que possibilite uma participação social dos alunos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2978332
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é o resultado de reflexões sobre os objetivos da educação, uma definição de caminhos e procedimentos a serem empreendidos por todos os envolvidos com o processo educativo. Sobre o PPP, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA "D"

  • O PPP resgata a identidade da escola e sua intencionalidade, além de revelar seus compromissos, de acordo com a visão da equipe gestora da escola.

  • O PPP é a construção coletiva da escola

    Possue três fundamentos:

    1- ético-político> se cumpre na prática pedagógica, esclarecem as opções adotadas pela escola quanto a valores;

    2-epistemológico> estabelece como a escola entende  e irá trabalhar o conhecimento;

    3-didático-pedagógico> como a escola entende o aluno

     Possui três marcos:

    a) marco referencial> posicionamento político e pedagógico guiados por um ideal do que se quer alcançar;

    b)marco diagnóstico> a busca das necessidades a partir da realidade orientada pela indagação do que nos falta para ser o que desejamos;

    c)marco da programação> elaboração de uma proposta de ação estruturada a partir da ideia do que faremos concretamente para suprir as necessidades.

  • "De acordo com a equipe gestora" torna a questão D incorreta!!!

  • O Projeto Político Pedagógico, ou simplesmente PPP, é uma ferramenta de planejamento e avaliação fundamental para definir a identidade da escola e os caminhos que ela irá percorrer para fornecer um ensino de qualidade. O Projeto Político Pedagógico da Escola faz parte de uma gestão escolar democrática, e deve ser elaborado por e para todos, gestores, professores, funcionários, alunos e familiares. Segundo especialistas é essencial que o PPP contemple a missão escolar, clientela, dados sobre aprendizagem, relações familiares, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.


ID
2978335
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao longo da idade escolar (de 6 a 11 anos), o crescimento cognitivo possibilita que as crianças desenvolvam conceitos mais elaborados sobre ela mesma, assim como maior controle emocional. Essas emoções podem ser positivas ou negativas, são automáticas, inconscientes e preparam o nosso corpo para agir diante do perigo, de situações incômodas ou mesmo diante de situações prazerosas. Ao tomarmos consciência dessas reações emocionais, experimentamos sentimentos que precisamos aprender a reconhecer e a lidar. Sobre o desenvolvimento emocional de crianças em fase escola, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Empatia faz toda diferença na educação.

    resposta: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2978338
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.

  • A letra A está mais completa, mais a D está errada por qual motivo? Alguém sabe?

  • Rafael, talvez a D esteja errada por causa da palavra "planejada". Quando estudamos currículo, aprendemos que ele se apresenta de 3 formas: o oficial, o real e o implícito. Este último diz respeito às situações inesperadas vivenciadas no momento da aula ou trazidas de fora pelos alunos, as quais podem ser aproveitadas pelo professor para trabalhar o conteúdo. Ou seja, nem sempre as intervenções são planejadas. Abraço!

  • " No entanto, não se trata de compreendê-los da forma como são comumente aceitos pela tradição escolar. O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. " Simplesmente e como sempre, as bancas copiam e cola partes de textos de documentos oficiais. Neste caso, retiraram da página 48 dos PCN: Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997

  • A resposta D esta errada, pois no texto dos PCN´s não existe o trecho : "os parâmetros curriculares nacionais retratam a". O termo substituido foi : "reafirma-se a ......"

  • Letra A

    Os conteudos exigem uma ressignificação que amplia a noção de conteúdo escolar, pois passa a incorporar, procedimentos, normas, valores e atitudes

  • A alternativa "A" é a única que não traz os conteúdos como o foco principal da aprendizagem/ensino. Portanto, a única correta.


ID
2978341
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social foi delegada à instituição escola. Pensando na escola em seu contexto social, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • D - Uma escola que pretende atingir, de forma gradativa e consistente, crescentes índices de democratização de suas relações institucionais deve deixar de considerar, como parte integrante de seu projeto, o compromisso de participação.

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2978344
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Com isso, busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispomos para conhecê-la e não porque o seja em si mesma. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.


I. Com a interdisciplinaridade questiona-se essa segmentação dos diferentes campos de conhecimento. Buscam-se, por isso, os possíveis pontos de convergência entre as várias áreas e a sua abordagem conjunta, propiciando uma relação epistemológica entre as disciplinas.

II. Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, porém para trabalhar os temas transversais adequadamente deve-se ter uma perspectiva disciplinar única.

III. Através da interdisciplinaridade torna-se possível a aproximação com mais propriedade dos fenômenos naturais e sociais, que são normalmente complexos e irredutíveis ao conhecimento obtido quando são estudados por meio de uma única disciplina. As interconexões que acontecem nas disciplinas são causa e efeito da interdisciplinaridade.

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s). 

Alternativas
Comentários
  • A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Com isso, busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispomos para conhecê-la e não porque o seja em si mesma. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

    I. Com a interdisciplinaridade questiona-se essa segmentação dos diferentes campos de conhecimento. Buscam-se, por isso, os possíveis pontos de convergência entre as várias áreas e a sua abordagem conjunta, propiciando uma relação epistemológica entre as disciplinas. correto

    II. Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, porém para trabalhar os temas transversais adequadamente deve-se ter uma perspectiva disciplinar única. Esse é erro.

    interdisciplinaridade e transversalidade engloba varias áreas do conhecimento

    III. Através da interdisciplinaridade torna-se possível a aproximação com mais propriedade dos fenômenos naturais e sociais, que são normalmente complexos e irredutíveis ao conhecimento obtido quando são estudados por meio de uma única disciplina. As interconexões que acontecem nas disciplinas são causa e efeito da interdisciplinaridade. correto

  • Resposta C. Vamos lá guerreiros (as)!!


ID
2978347
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia, dos conteúdos ou dos objetivos. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:" A"

    Uma proposta para a adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na alteração da metodologia de trabalho em sala de aula no sentido de uma atuação mais participativa e um contexto mais significativo.

  • Uma proposta para a adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na alteração da metodologia de trabalho em sala de aula no sentido de uma atuação mais participativa e um contexto mais significativo. CERTO

    Na visão transformadora da educação, o ato tradicional de rituais desvinculados das ações metodológicas e centrados em provas é fundamental. ERRADA

    A avaliação possibilita a percepção da aprendizagem do aluno, suas elaborações sintéticas e possibilita o acompanhamento do processo de construções das suas representações apenas quando é pensada de maneira pontual, focada no rendimento. ERRADA

    A efetivação de uma prática avaliativa transformadora no sentido de torná-la formativa, pressupõe a utilização de instrumentos rígidos de avaliação. ERRADA


ID
2978350
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No Brasil, o sistema de numeração de sapatos ou tênis é diferente do sistema adotado nos Estados Unidos. Um estadunidense que pretende comprar um sapato no Brasil deve utilizar-se da fórmula N = 5p+28/4 , que indica o valor aproximado do número do calçado N em função do comprimento p, em centímetros, do pé. Um estadunidense que está passando as férias no Brasil e quer comprar um sapato para o seu filho, que está nos Estados Unidos, tem a informação de que o comprimento do pé de seu filho é 22,8 cm. Qual é o número de sapato que ele deverá comprar?

Alternativas
Comentários
  • Esqueceram de colocar o parênteses na equação.

    N = (5p+28)/4 

    N = (5 x 22,8 + 28) /4

    N = (114,0 + 28)/4

    N = 35,5

    N ~ 36

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
2978353
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em cada uma das salas de aula de uma escola, existem 30 carteiras. Distribuídos os alunos da escola nas salas, uma delas fica com exatamente 20 carteiras vazias e, as demais, totalmente ocupadas. Utilizando quatro salas a menos e acrescentando 10 carteiras em cada uma delas, todas ficam totalmente ocupadas. O número de alunos da escola é:

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, não há gabarito.

    x ---> salas

    y ---> alunos

    y = 30x - 20 (primeiro caso)

    y = 40*(x-4) (segundo caso)

    30x - 20 = 40(x-4)

    x = 14

    y = 30*14 - 20 ---> y = 400 alunos

  • Não consigo resolver, cheguei no resultado de 400 alunos

  • Não há gabarito nessa questão mesmo. O resultado é 400. Tentei de tudo aqui.

  • Também encontrei como resultado 400 alunos. Será que a questão não foi anulada??

  • =/ de fato não alcancei como interpretar a questão para fazer a resolução! Estou boiando!

  • Também só alcanço 400 alunos.

  • x---- salas

    Y---- alunos

    (Primeiro caso) y= 30x-20

    (Segundo caso) y= 40. (x-4)

    30x-20= 40.(x-4)

    30x-20=40-160

    -40x+ 30x = 20-160

    -10x = -140

    x = -140/10

    x = -14

    Y= 30(-14)-20

    Y= -420-20

    Y= 440

  • x---- salas

    Y---- alunos

    (Primeiro caso) y= 30x-20

    (Segundo caso) y= 40. (x-4)

    30x-20= 40.(x-4)

    30x-20=40-160

    -40x+ 30x = 20-160

    -10x = -140

    x = -140/10

    x = -14

    Y= 30(-14)-20

    Y= -420-20

    Y= 440

  • Não saio do 400 também. A Resolução que foi proposta no comentário anterior está equivocada, pois -x=-14 é igual x=14 e não x=-14.

  • Não há gabarito:

    y=salas

    x= alunos

    1º caso =30y-20=x (30 carteiras por salas menos 20 (carteiras que sobraram vazias) é igual total de alunos

    2º caso = (y-4)*40=x (diminui-se 4 salas e multiplica por 40 (10 a mais por sala)

    40y-160=x

    substituição de x

    40y-160=30y-20

    10y=140

    y=14 = numero de salas

    encontrando os alunos:

    30*14-20=x

    x=400

    Resolvi fazer a substituição como se a C estive-se correta

    caso 2º

    440 alunos / 40 mesas = 11 salas

    caso1°

    mais 4 salas e menos 10 mesas por sala

    440 alunos / 30 mesas = 14,666

    14,6666 representa 15 salas porem somente 10 mesas sobrando (0,33333*30=10)

  • Questão digna de recurso, pois o resultado pelas vias normais só dá 400.

  • tem algo errado pois:

    -10x = -140

    é x = 14 e não -14!

  • Eu apenas fui no múltiplo de 40. Já que todas as salas tem que estar com 40 carteiras, todas ocupadas.

  • Não há gabarito. Resposta da questão é 400

  • primeiro o número tem que ser divisível por 40, depois ele somado à 10 deve ser divisível por 30; das opções só o 440 serve...

  • Raciocinei dessa forma:

    Cada sala tem 30 carteiras, porém em uma sala só há 10 carteiras ocupadas. Certo?

    Ele deixou de utilizar 4 salas, logo ele ficou com 120 carteiras. (4 x 30= 120)

    Depois ele distribuiu as 120 de forma que cada uma recebesse exatamente 10 carteiras.

    Podemos concluir então que ele está ocupando 12 salas.

    Se ele ocupa 12 salas e deixou de ocupar 4, antes ele ocupava 16 salas. Logo 30 x 16 - 20 (carteiras vazias)= 460

    Segui o enunciado à risca. Acredito que o resultado seja esse.

    Observei o cálculo da Carolina Luz feito a cima, porém está errado.

    Houve um erro no jogo de sinais que fez total diferença no resultado dela.

  • Galera, é óbvio que a resposta é 400. Sigam o raciocínio: 400/40 (total de alunos dividido pela quantidade de carteiras/sala) é igual a 10, que é a quantidade de salas. 400/30 (que é o total de alunos dividido pela antiga quantidade de carteiras em sala, tem como RESTO 10, ou seja, os alunos da última sala que sobravam 20 carteiras, portanto, sobravam 10 alunos nessa sala. Se adotarmos o 440, achamos logo o erro. 440/40 temos 11 salas, mas se dividirmos pela antiga quantidade de carteiras, que era 30 por sala, encontramos 20 alunos como resto da divisão, o que está completamente errado.

  • Fui pela lógica. se adicionou mais 10 carteiras em cada sala então vamos ter 40 alunos em cada é óbvio. fui pras alternativa e dividi por 40 aquela que não sobrou resto é a correta , pois todas ficam totalmente ocupadas!

  • Professores do qconcursos poderiam resolver essa questão por favor??

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    Se cada sala tem 30 carteiras, então n salas terão um total de 30n carteiras.

    Mas, se os alunos ocupam todas as salas, exceto uma, então temos 30(n-1) carteiras ocupadas. Como nessa única sala não totalmente ocupada ficaram 20 carteiras vazias, então foram ocupadas 30 - 20 = 10 carteiras, totalizando

    30(n-1) + 10 alunos sentados.

    Mas, se tirarmos 4 salas e adicionarmos 10 carteiras nas salas restantes todas ficam ocupadas, então o total de alunos também pode ser escrito como

    30(n-4) + 10(n-4) = 40(n-4)

    Assim, temos Alunos = 30(n-1) + 10 ou Alunos = 40(n-4).

    Igualando, temos

    30(n-1) + 10 = 40(n-4)

    30n - 30 + 10 = 40n - 160

    160 - 30 + 10 = 40n - 30n

    140 = 10n

    10n = 140

    n = 14

    Portanto, o total de alunos vale 40(14 - 4) = 40.10 = 400.

    Espero ter ajudado!


ID
2978356
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No início de um ano, uma pessoa investiu R$ 5.000,00 em um fundo de ações. No 1º trimestre do ano, ela perdeu 30% do que havia investido e, no 2º trimestre, recuperou 30% do que havia perdido. Dessa forma:

Alternativas
Comentários
  • (D)


    Atentar para o seguinte trecho:  no 2º trimestre, recuperou 30% do que havia perdido

    1º trimestre--> R$ 5,000 - 30 %(1500) =R$3,500

    2º trimestre-->  30% sobre 1500 =  R$ 450 

    R$3,500 + 450 = R$3,950

    5000-----100%

    3950------X 

    395000/5000 = 79 

    100 - 79 = 21%


     

  • R$ 5.000,00 - 30 %

    30 % de R$ 5.000,00 são R$ 1.500,00

    R$ 5.000,00 - R$ 1.500,00 = R$ 3.500,00

    Resumo 1º semestre:

    Investiu R$ 5.000,00

    Perdeu : R$ 1.500,00

    Finalizou o semestre com R$ 3.500,00

    2º trimestre, recuperou 30% do que havia perdido.

    Recuperou 30 % de R$ 1.500,00

    30 % de R$ 1.500,00 = R$ 450,00

    Resumo do 2º semestre:

    R$ 3.500,00 (saldo do 1º semestre) + R$ 450,00 (recuperou no 2º semestre) = R$ 3.950,00

    Resumo geral:

    Iniciou com R$ 5.000,00

    Encerrou com R$ 3.950,00

    R$ 5.000,00 ---------- 100%

    R$ 3.950,00 ______ ? = 79%

    Iniciou com 100 %, terminou com 79% então teve um prejuízo de 21% no final.


ID
2978359
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na compra de um televisor de LCD, Rodrigo optou por pagar o valor de R$ 2.000,00 em duas prestações iguais: a primeira, no momento da compra e, a segunda, após um mês. Considere que a loja cobra a taxa de juros de 5% sobre o saldo devedor e marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão Muito Mal Formulada !!!

  • ainda não entendi como chegou a esse resultado

  • 2000 / 2 parcelas = 1000 reais cada parcela.

    há um acréscimo de 5% por ser parcelado o pagamento, totalizando 1050 reais.

    devido o problema falar que ele paga em duas parcelas iguais... divide-se 2050 (total do valor com acréscimo do juro) / 2 = 1025 reais.

    como ele vai pagar em 2 prestações iguais, ele pagará 1025 reais

  • "Na compra de um televisor de LCD, Rodrigo optou por pagar o valor de R$ 2.000,00 em duas prestações iguais: a primeira, no momento da compra e, a segunda, após um mês. Considere que a loja cobra a taxa de juros de 5% sobre o saldo devedor e marque a alternativa correta."

  • Essa questão deveria ser anulada, pois existe duas respostas.

  • Então, temos a formula de m=c * ( 1 + i * t)

    c= 2000,00

    t=1 m.m

    i=5%

    Então ... o resultado é a expressão 2000 - 1000 + 25 = 1000 + 25 = 1025.

  • Essa questão deveria ser anulada , pois ele afirma "Considere que a loja cobra a taxa de juros de 5% sobre o saldo devedor e marque a alternativa correta " saldo devedor seria só a segunda parcela , pois a primeira ele pagou no dia da compra !!

  • duas prestações iguais:

    Considere que a loja cobra a taxa de juros de 5% sobre o saldo devedor

    questão horrível !

  • Quando a questão fala do Saldo devedor, ela para mim deixa claro que é sobre 1000,00 reais restantes, pois ele pagou a primeira, seria 1050,00.

  • Gente, não existem 2 respostas. A questão deixa claro que ele pagou a primeira prestação na hora, logo o saldo devedor é de R$ 1.000,00. 5% sobre R$1.000,00 = R$ 50,00. As duas parcelas são iguais, então R$ 1.025,00 cada.

  • O x das questão está na parte" duas parcelas iguais" ou seja a alternativa A não pode pq mostra valores diferentes. E a C também não pq mostra valor sem os 5%. só sobra a B mesmo.

  • Rodrigo pagou juros sobre um tempo que ainda nem passou? Essa questão é bizarra. Se ele pagou a primeira no ato da compra, não existe de incorrer juros.

  • NADA DE ERRADO com a questão. Só prestarem atenção no enunciado

  • Banca pequena é assim mesmo.

  • Ô "BANQUINHA" RUIM VIU... AF

    R$1000,00 ELE JÁ TINHA PAGO. RESTAVAM R$1000,00 PARA PAGAR...

    O JUROS É SOBRE O SALDO DEVEDOR, E NÃO PELO TOTAL...

    DIGO NOVAMENTE, ÔOOO "BANQUINHA" RUIM!!!

  • Encontrei um valor próximo, mas o raciocínio é o seguinte:

     

    Duas prestações iguias: para que as pretações sejam iguais, é necessário que ele pague um valor maior à vista, de modo que no segundo valor incidirão juros e eles se tornarão iguais.

     

    Então:

     

    P1 = P2

     

    P2 = (2.000 - P1)x 1,05 

    P1 = (2.000 - P1)x 1,05 

    P1 = 2.100 - 1,05P1

    2,05P1 = 2.100

    P1= 1.024, 39 - Aproximadamente R$ 1.025

     

     

     

     

  • Oxe, mais a questão afirmou que ele pagou 1..000 de entrada, se a TV FOI 2..000 e os juros é sobre o saldo devedor que é de 1.000,00 ele vai pagar a 2 parcela: 1.050,00....

  • esssa questão é tipica de anulação. Mal formulada, duplo sentido.

  • Galera, para de chorar

    Em que momento a questão diz que ele pagou a primeira parcela no valor de 1000,00? Onde está essa afirmação?

    "2 parcelas iguais", querem mais clareza do que isso? ¬¬

    2 parcelas iguais = 1000 + 1000 e juros de 5% em cima de 1000 = 2050 (Até o momento nao disse em nenhum momento a maneira que isso seria pago)!

    Eis que então vc se lembra que a unidade informação relevante que a questão realmente oferece de fato é as 2 parcelas iguais...

    FIM

  • Felix silva, não é choro, é questão de falta de nexo. Até concordo c vc sobre duas parcelas iguais, mas ai nesse seu pensamento deveria ser duas parcelas calculadas no valor de 2000 q ai seria 2 parcelas de 1050, pq seria 5% em cima dos 2000. Se eu vou pagar logo de cara uma parcela, logo, esta parcela ou vai ser calculada c base no valor de 2000,00, ou vai ser calculada só a segunda parcela, percebe q o examinador se atrapalhou todo. Eles também erram, eles não precisam de advogados kkk

  • QUESTÃO MUITO MAL FEITA e sem resposta (alguém fala pra banca que "Rodrigo" esta bagando 5,12% de juros) pois a TV a vista por R$ 2000,00 com a primeira parcela de R$ 1025,00 (De acordo com gabarito C) o saldo devedor seria de R$ 975,00 após um mês com juros de 5,1282% daria uma prestação igual a primeira de R$1025,00......

  • Compra TV por R$ 2000,00

    Entrada => x

    Sobra para financiar => 2000-x , o qual se aplica a tx de juros de 5% a.m.

    Então,

    Segunda parcela é também igual a x

    x= (2000-x)(1+0,05)

    x= 2100-1,05x

    2,05x= 2100

    x= 1024,39024

    Teria que ser duas parcelas de 1024,39

    A questão deveria ser anulada


ID
2978365
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Educação ambiental é uma área do ensino voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente. Sobre a Educação Ambiental, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2978368
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Ceará é o 11º menor estado do Brasil em área, distribuído ao longo de 148.887,632 km², e apresenta uma formação geomorfológica relativamente simples. Sobre a geografia do Estado do Ceará, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2978371
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise as afirmativas a respeito da história do Estado do Ceará.


I. A partir de 1680, o Ceará tornou-se capitania subalterna de Pernambuco, desligando-se do Maranhão. O Forte holandês teve seu nome mudado para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, local a partir do qual surgiria a vila que daria início ao município de Fortaleza, fundado em abril de 1726.

II. O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a libertar os escravos (25 de março de 1884 - quatro anos antes da Lei Áurea), fato que lhe rendeu o cognome de Terra da Luz, título dado por José do Patrocínio.

III. Em 1914, um grupo de jagunços, apoiados pelo padre Cícero Romão Batista, líder político-religioso da região do Cariri, dirigem-se à capital do Estado e depõe o governador indicado pelo Governo Federal.

IV. Nos anos 40 e 50 do século passado, o Governo Federal construiu uma série de açudes no Ceará, a fim de melhorar a vida dos sertanejos que, em função da seca, não podiam plantar pra comer, criar gado e tinham de deixar suas terras para sobreviver em outros estados.

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s) 

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas. Ótima questão pra revisar sobre História do Ceará.

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Otima revisao

  • passeiiiiiiii