SóProvas



Prova EXATUS - 2015 - BANPARÁ - Médico do Trabalho


ID
1707586
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler 

                                                                                                                            Paulo Freire  

1º Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos.

2º Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.

3º Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler" momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância" dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura" do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo".

4º A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler" o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos", as “palavras", as “letras" daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

                     FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.

A conjunção “mas" destacada no terceiro parágrafo do texto, pode ser substituída, sem prejuízo para o significado do período por:  

Alternativas
Comentários
  • A conjunção "mas" exposto no texto possui sentido de aversidade, portanto é uma conjunção adversativa.


    São conjunções adversativas: mas, porém, todavia, contudo, antes (no sentido de pelo contrário), não obstante, entretanto, no entanto, entanto, sem embargo, ao passo que , quando(=mas), que(=mas), nada obstante, senão(=mas), entrementes.e(mas),de outra forma, em todo caso, aliás(=de outro modo),…


    Gabarito: B

  • Por que não pode ser EMBORA?

  • André

    Porque "embora" é uma conjunção concessiva.

    Nesse caso, nem precisa voltar ao texto, basta decorar TODAS as conjunções.

    :)

  • André e Vanessa, a diferença das conjunções adversativas e concessivas é que:

    Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, semno entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
    Ex:  Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
    Ex: (..) que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo.

    Na dúvida a dica  é: coube ainda que ou mesmo que é concessiva. Se não couber e der a idéia de oposição é mas (adversativa).

    Deus é fiel!

  • DÁ ATÉ PRA FAZER UMA MUSICA : mas, no entanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante..tuns tuns.rsrs.


    GABARITO "B"
  • vamos substituir o "contudo" pelo "mas": vai ficar muito muito mal o texto 

  • Conjunções no sangue!


  • macete: MAS ENTRE NO POCOTO ( mas, entretanto, no entanto, porém, contudo, todavia) 

    dica professor Ridison - Porto Velho- RO 

  • A questão quer saber por qual conjunção podemos substituir a conjunção "mas" em "...mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo."

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. 

    Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção). 

    A já que.

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão... 

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que, na medida em que... 

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes. 

    B contudo.

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva ... 

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)... 

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas. 

    C embora.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa... 

    São elas: (muito) embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante... 

    Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação. 

    D conquanto.

    Conquanto é conjunção subordinativa concessiva.

    E dado que.

    Pode ser conjunção subordinativa causal, como no exemplo: Dado que o assunto estava resolvido, já não havia motivos para desentendimentos.

    Gabarito: Letra B


ID
1710247
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Assinale a alternativa em que o valor semântico da conjunção destacada no texto (enquanto) está indicado de forma correta em: 

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Oração subordinada adverbial Temporal: indicam o tempo em que se realiza o fato expresso na oração principal, podendo ser um tempo geral, concomitante, antes ou depois de um referente. Suas conjunções: quando, enquanto, logo que, mal (= logo que), sempre que, assim que, desde que, antes que, depois que, até que, agora que, ao mesmo tempo que, toda vez que.



  • Temporal

    • quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.

  • GABARITO: LETRA D

    Temporaisintroduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc. Por exemplo:

    A briga começou assim que saímos da festa.

    A cidade ficou mais triste depois que ele partiu.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR


ID
1710253
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Assinale a alternativa em que as palavras podem servir de exemplo de homônimas imperfeitas:  

Alternativas
Comentários
  • a) compreensão (substantivo) – compressão (substantivo) (parônimas - grafia e som parecidos)

    b) encerrar (verbo) – encerar (verbo) (parônimas - grafia e som parecidos)
    c) escrita (substantivo) – escriba (substantivo) (parônimas - grafia e som parecidos)
    d) possa (verbo) – poça (substantivo) (homônimas imperfeitas, pois são homófonas (mesmo som) mas não homógrafas (mesma grafia))
    e) veio (substantivo) – veio (verbo) (homônimas perfeitas (homófonas e homógrafas))

  • Sobre a Homonímia, vale lembrar:

    - Homônimos Imperfeitos -  Homógrafos:  Semântica ≠    |    Grafia =    |   Pronúncia do Som ≠
    Homônimos Imperfeitos - Homófonos:    Semântica ≠    |    Grafia ≠    |     Pronúncia do Som =
    - Homônimos Perfeitos:                                Semântica ≠    |    Grafia =   |     Pronúncia do Som =   
  • GABARITO: D
    possa (verbo) – poça (substantivo) = HOMÔNIMOS HOMÓFONOS (mesma pronúncia, grafias diferentes).

  • banca preguiçosa 3° questão igual para cargos de níveis diferentes.

  • Questão passível de anulação

    Possa e Poça tem pronuncia e escrita diferente logo são Parônimos e não Homônimos Imperfeitos. Possa é lida com O aberto enquanto Poça é lido com O fechado. Logo questão deveria ser anulada por não ter alternativa correta

  • entendi depois q errei. é só ver q tem mesmo som e significado diferente. as homonimas independentes se são imperfeitas ou não e as paronimas não tem mesmo som nunca

  • Concordo com o Lincoln André questão sem resposta, uma vez que o som de possa(ó) e poça(ô) são diferentes e a grafia também são, e claro significados diversos.

ID
1710256
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Em: “Ao ir escrevendo este texto" substituir o termo grifado por um pronome, de acordo com a norma culta tem-se:  

Alternativas
Comentários
  • LHE - substitui o O.I (objeto indireto) iniciado pela preposição ''a'' ou ''para'', somente.


    a partir disso já se pode eliminar as alternativas: A e C.


    a alternativa B também já pode ser eliminada, pelo falo de que o ''lo'' vem depois de verbos terminados em: ''r'', ''s'', ''z''.

    tiram- se o r s ou z e acrescenta o ''l'' ao pronome ''o'' formando -----> ''lo''


    e a alternativa E também pode ser facilmente eliminada pelo seguinte: no enunciado não há nenhuma palavra atrativa de pronome, para justificar a próclise.

     


    gabarito: D


ID
1710259
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

“Escolarização" se escreve com “z". Também se escreve com “z":

Alternativas
Comentários
  • Resp. letra C 

    aprazível - ojerizo

  • a) extaSiar \ repreSa

    b) evaSiva \ catequeSe

    c) CORRETA

    d) heSitar \ eXílio P.S (Hesitar= indecisão, receio; Exitar= junção do nome êxito e do sufixo -ar= ter bom êxito)

    e) requiSito \ êxtaSe

  • Extasiar - Represa

    Evasiva - Catequese

    Aprazível - ojerizo

    Hesitar - Exílio

    Requisito - êxtase


ID
1710262
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Analise as afirmativas referentes ao texto:

I - A leitura não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, ler é algo que se integra à inteligência do mundo, ou seja, à compreensão crítica do mundo.

II - Ler o mundo consiste em apreender o significado daquilo que nos rodeia: o valor social e afetivo de nossa realidade.

III - A palavra que se aprende está vinculada à experiência da realidade de que ela fala.

Quais afirmativas estão corretas?

Alternativas

ID
1710265
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 

Alternativas
Comentários
  • Tarcisio Carneiro, o seu comentário ajudou mais ainda.

  • Conseguir acertar pelas duas últimas lacunas. "...eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores.". Achei que pudesse ser a letra A, mas percebi pelo paralelismo (aconselho que estudem, caso não saibam) que não poderia, restando a D e E.

    "...eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais." Optei pela letra E, novamente levando em consideração o paralelismo.

  • GAB E

    (quem puder coloca a resposta com gabarito para quem não tem o acesso normal)


ID
1710268
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Assinale a alternativa em que as palavras recebem acento gráfico pela mesma norma gramatical: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta a correta?

  • São palavras paraxítonas.

    Letra:D



  • a) po-lí-ti-ca - proparoxítona - todas são acentuadas

        crí-ti-ca  - proparoxítona - todas são acentuadas

        tra-í-do.- são acentuadas letras i e u, formando hiatos, com segunda letra, tônicas e sozinhas na sílaba.

                                                        Não pertence a mesma norma

    b) pos - -vel – paroxítona terminada em L

        -tio - paroxítona terminada em ditongo

       po--ti-ca - proparoxítona - todas são acentuadas.

                                                        Não pertence a mesma norma

    c) da-í – são acentuadas letras i e u, formando hiatos, com segunda letra, tônicas e sozinhas na sílaba.

        a-té – oxítona terminada em E

         pé. -  monossílabo tônico

                                                        Não pertence a mesma norma

    d) importância – paroxítona terminada em ditongo

       dóceis –  paroxítona terminada em ditongo

        série.- paroxítona terminada em ditongo

                                                         Correto, pois pertence a mesma norma

    e)crítica – proparoxítona - todas são acentuadas.

       árvore – proparoxítona - todas são acentuadas.

       dóceis.-  paroxítona terminada em ditongo

                                          Não pertence a mesma norma

  • Resposta letra D

    importância, dóceis, série => paroxítonas terminadas em ditongo!

  • Todas são paroxítonas terminadas em ditongo.

  • Questão anulável, pela nova regra a palavra "dóceis" é proparoxítnona. dó.ce.is

  • Paroxítonas terminadas em ditongos decrescente.,  letra D

  • Dó - ce - is, não existe. Dó - ceis: onde na sílaba ceis possui um ditongo decrescente composto de V + SV.

  • Pessoal, acabei de ver a separação de sílabas aqui no meu dicionário e SÉRIE está separada assim: SÉ-RI-E. 

    Bem... Como é o dicionário Aurélio, eu confio. Então, a letra D estaria incorreta por não ser esta palavra a regra do ditongo e sim a da proparóxitona.

    Entretanto não estou conseguindo, entre as demais opções, achar outra que se encaixe melhor. Meu dicionário é de 2012. Alguma regra de separação de sílabas foi alterada desde então? Se sim, não me recordo. 

    A mesma situação para IMPORTÂNCIA: im-por-tân-ci-a (conforme o dicionário, proparóxitona).


  • Lendo os comentários, pelo visto sim.

  • LETRA D

    PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO

     

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...


    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
1710271
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Assinale a alternativa em que o verbo está flexionado no mesmo tempo e modo que o grifado em “tudo isso foi o meu primeiro mundo": 

Alternativas
Comentários
  • Letra A, o verbo PUS está no mesmo tempo e modo que FOI (Pretérito Perfeito do Indicativo)

    Verbo envolvia está no no pretérito imperfeito do indicativo

    brincava também está no PI do Ind.

    leio está no Presente do Indicativo

    traído está no Pretérito Mais Que Perfeito 

  • Na alternativa "e" o verbo está no particípio passado.

    não sou traído pela memória

ID
1710274
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 


1º   Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos. 
2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler.  
3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 
4º   A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra"... (3º parágrafo). Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal correta passa a ser: 

Alternativas
Comentários
  • Letra A 

    o verbo esta no presente (precede). portanto será substituído por ser no presente. 

    então ficará assim: 

    a leitura da palavra é precedida pela leitura do mundo. 

    bons estudos. 

    "Sem atenção e disposição não há aprovação". 

  • “A leitura do mundo precede a leitura da palavra"...

                                                            1. Transitividade do verbo:  "Precede" algo ou alguma coisa ( VTD), O que?  "a leitura da palavra" (OD)

                                                            2. O objeto direto da ativa vira o sujeito da passiva: A leitura da palavra

                                                            3. Adiciona o auxiliar de passiva ser ou estar : é

                                                            4. Coloca o verbo no participio: precedida

                                                           5. O sujeito da voz ativa vira o agente da passiva com adição de preposição por, pelo ou de: pela leitura do mundo

     

    RESPOSTA LETRA A) É PRECEDIDA

  • PS: Basta selecionar o texto para enxergar


ID
1710277
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se Aldo se casa com Bianca, então Bianca fica feliz. Se Bianca fica feliz, então Clara chora. Se Clara chora, então Dione consola Clara. Ora, Dione não consola Clara, logo:  

Alternativas
Comentários
  • Questão bem fácil, basta saber tabela-verdade. Tente fazer com que todas as afirmações sejam verdadeiras. Ao conseguir, o gabarito será a única opção de resposta que tem valor lógico V.


    Como existe uma proposição simples, vamos iniciar por ela, considerando-a verdadeira:

    1) Dione não consola Clara (V)  ---- Assim, sabemos que Dione consola Clara é F. [na prática, vamos fazer de "baixo pra cima"]

    2) Se Clara chora(F), então Dione consola Clara(F). --- Como o consequente é F, o antecedente também tem que ser F, pois na condicional V com F dá F e não podemos, em tese, chegar a essa possibilidade de premissa falsa.

    OBS: Observem que as opções de resposta são todas conjunções, logo se uma das proposições simples que a compõe for F, a proposição composta será F. Logo, podemos descartar esta alternativa, pois o gabarito é a única verdadeira.

    * Como Clara chora é F, podemos excluir a letra D.

    3) Se Bianca fica feliz (F), então Clara chora (F) --- Consequente F obriga o antecedente a ser F.

    * Como Bianca fica feliz é F, podemos excluir as opções A e D. Resta-nos saber se a correta é a B ou C.

    4) Se Aldo se casa com Bianca (F), então Bianca fica feliz (F) ---- Consequente F obriga o antecedente a ser F.

    * Como Aldo se casa com Bianca é F, a letra C está errada. Logo, por exclusão o gabarito é letra E. Observe:

    e) Clara não chora (V) e Aldo não se casa com Bianca (V). --- V com V na conjunção dá V.

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • Aldo casa com Bianca  ====> Bianca Feliz 

    Bianca Feliz ====> Clara chora

    Clara chora ====> Dione consola Clara 

    Ora, Dione não consola Clara (essa premissa que utilizamos como verdadeira). Então ficará assim:


                    F                                           F

    Aldo casa com Bianca  ====> Bianca Feliz  

                F                             F

    Bianca Feliz ====> Clara chora 

                  F                                F

    Clara chora ====> Dione consola Clara   


    Todas as proposições do enunciado estão falsas, porque quando acusamos ser FALSO a proposição Dione consola Clara, automaticamente cancelamos a proposição Clara chora (não pode existir V=>F no Se...então), e assim vamos completando as outros proposições do mesmo modo.

    Gab. LETRA E.



  • Chora logo Aldo.


ID
1710280
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Jarbas nasceu em um sábado. Considerando apenas anos não bissextos, é correto afirmar que 613 dias após o nascimento de Jarbas foi:  

Alternativas
Comentários
  • Observe que a questão quer saber o dia da semana apenas, não importando portanto, se o ano é ou não bissexto. Neste caso, como a semana tem 7 dias, basta dividir o tempo de 613 dias por 7 e olhar para o resto. Veja:

    613 : 7 = 87 e sobra 4. Este resto é o néctar da questão, pois ao dividir por 7, completamos 87 ciclos de 1 semana, então "paramos" no sábado. Agora, basta "andar" 4 casas a partir do sábado e chegar ao resultado: QUARTA - FEIRA --- Gabarito: Letra A


    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal:https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • Prof. Cesar, bom dia! Por favor a questão Q569263 é passivo de ser anulada? 

  • A questão é muito simples. É só pegar o valor é dividir por 7, que são os dias da semana: 613/7=87, com o resto de 4. Esse resto representa os dias que não completaram uma semana. É só contarmos a partir do Domingo (após o nascimento) quantos dias dará. 

     

    Resultado: Quarta-feira.

  • Para ser exato a divisão dá 87,5714, logo o resto são 5 dias. de sáb. a quarta. Resposta letra A,


ID
1710283
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma equipe formada por 8 pedreiros realiza o calçamento de um espaço em formato retangular, de largura medindo 60 m e de comprimento medindo o 4/3 da medida da largura, em 9 dias, trabalhando 6 horas por dia. Se essa equipe fosse formada por 10 pedreiros, trabalhando 5 horas por dia, o calçamento de uma área em formato de quadrado, cujos lados medem 80 m seria feito em:  

Alternativas
Comentários
  • Primeiro você tem que saber que 4/3 de 60 é 80. Foram 9 dias a 6 horas trabalhadas. Total trabalhado = 9*6=54 horas. 8 pedreiros trabalharam= 54*8=432 horas totais (somadas a individualidade de cada trabalhador). A calçada possui 80*60=4800metros². 4800/432=11,11 (metro² executado por cada trabalhador/hora). 
    Agora a segunda parte do enunciado. 

    10 pedreiros trabalham 5 horas por dia = 10*5= 50 horas totais por dia (somadas a individualidade de cada trabalhador). Vimos que cada trabalhador consegue fazer 11,11 metros² por dia, logo 50*11,11= 555,5 metros² (quantidade de metros² que a equipe consegue fazer por dia). A nova calçada possui lados de 80 metros (quadrado). 80*80= 6400 metros². Agora é só dividir a metragem da calçada com a quantidade de metros² que a equipe consegue fazer por dia. 6400/555,5=11,52. Isso significa que levará 11 dias mais um dia não completo de trabalho para finalizar a obra.    Resposta, letra d.


ID
1710286
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um grupo de 4 torcedores fanáticos por times de futebol da região nordeste do Brasil, discutiam sobre qual time de tal região havia sido rebaixado na primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol, nos anos de 2012, 2013 e 2014. A princípio, todos concordaram que o time do Bahia havia sido rebaixado em 2014. Mas houve divergência nas opiniões desses torcedores a respeito de outros times nordestinos rebaixados de 2012 a 2014. Os palpites de cada torcedor estão apresentados no quadro que segue:  

                                      2012                        2013                          2014
Cláudio                      Náutico                   Náutico                      Sport
Daniel                        Sport                       Vitória                         Náutico 
Evandro                     Náutico                    Sport                         Vitória
Fábio                         Sport                       Náutico                       Náutico
 
Considere que um time não pode ser rebaixado por dois anos consecutivos e que cada um dos torcedores acertou pelo menos um palpite. Dessa forma, é possível garantir que os rebaixados nos anos de 2013 e 2014 são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Questão chata!!! 

    Considerando que Sport seja o time rebaixado em 2012 teremos a seguinte situação: 


                               2012           2013            2014 
    Cláudio                  F                 V                 F
    Daniel                    V                 F                 F
    Evandro                 F                 F                 V
    Fábio                     V                 V                 F 

    GABARITO: A 

    Obs: Eu considerei que apenas uma equipe foi rebaixada por ano, mas a questão não deixou claro isso! 
  • Concordo com Einsten.

    Poderia ser Náutico, Vitória e Náutico (Alternativa E) que todos teriam palpitado pelo menos uma vez corretamente e não haveria time sendo rebaixado 2 anos consecutivamente.

    Questão anulável.


ID
1710289
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os primos Clóvis e Karla irão disputar na moedinha, o direito de dirigir o carro do avô durante uma viagem. A regra do jogo consistia em jogar uma moeda não viciada até que ocorressem três caras consecutivas e, nesse caso, Karla é quem iria dirigir o carro; ou três coroas consecutivas e, nesse caso, Clóvis é quem iria dirigir o carro. Sabe-se que num dado momento do jogo, haviam ocorridos 20 resultados coroa na moeda, mas que ainda não havia ocorrido um vencedor dessa disputa. Dessa forma, é correto afirmar que, até esse momento do jogo, o número mínimo de lançamentos dessa moeda foi:  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

    Partindo do pressuposto que NÃO poderemos ter cara e nem coroa repetidos três vezes consecutivas, podemos adotar o seguinte método: Vou representar C = coroa e K = cara
    C C K C C K C C K C C K C C K C C K C C K C C K C C K C C 
    Observe que há uma pegadinha na questão, pois nas alternativas consta o número 30, mas não é necessário colocá-lo porque eu já possuo o número de coroa que a questão disse "20", com isso o número MÍNIMO de jogadas será 29. 
  • 20 coroas e 9 caras = 29 lançamentos 

    C C K C C K C CC C K C C K C C K C C K C C K C C K C C

     

    Não precisa colocar mais cara nenhuma.


ID
1710292
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Pedro tem em uma planilha no Microsoft Excel® uma célula com a fórmula: =SE(B6>=C6;SE(B6>=D6;B6;D6);SE(C6>=D6;C6;D6)), qual vai ser o valor apresentado por esta célula se os valores presentes em B6, C6 e D6 são respectivamente: 3 (três), 5 (cinco) e 2 (dois):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "E"

      

    ☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼

    Primeiro passo, entender a função SE


    (leia a parte embaixo da fórmula olhando somente o que está em negrito, repeti a fórmula para facilitar)



    =SE(B6>=C6;SE(B6>=D6;B6;D6);SE(C6>=D6;C 6;D6))

    se isso for verdadeiro


    =SE(B6>=C6;SE(B6>=D6;B6;D6);SE(C6>=D6;C 6;D6))

    mostre o valor que resultar aqui


    =SE(B6>=C6;SE(B6>=D6;B6;D6);SE(C6>=D6;C 6;D6))

    caso contrário, mostre o valor que resultar aqui


    -------------------------------------------


    A função SE é composta de CONDIÇÃO;VERDADEIRO;FALSO

    No entanto, o examinador inseriu outra função SE onde se obtém o resultado verdadeiro ou falso.

    Mesmo assim é possível resolvê-la.


    -------------------------------------------


    Então, mãos à obra: 


    =SE(B6>=C6;SE(B6>=D6;B6;D6);SE(C6>=D6;C 6;D6))

    * FALSA, pois 3 é menor que 5


    =SE(B6>=C6;SE(B6>=D6;B6;D6);SE(C6>=D6;C 6;D6))

    * B6 é maior que D6, então usaremos B6 que é igual a 3


    =SE(B6>=C6;SE(B6>=D6;B6;D6);SE(C6>=D6;C 6;D6))

    * C6 é maior que D6, então usaremos C6 que é igual a 5



    ☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼

    Finalizando...

    =SE(B6>=C6;        SE(B6>=D6;B6;D6);            SE(C6>=D6;C 6;D6))

           FALSO..........................3............................................5................


    Como o teste deu FALSO, a fórmula não retornará o 3 e sim o 5, 

    pois ela só retorna o valor que condiz com o teste.


    ☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼

    Bom, dá um trabalho pra verificar, mas não é impossível... Seguimos na luta.

    Bons estudos!

  • a) 5.

  • o gabarito é letra A... questão idêntica de outra prova... Eles só alteraram a ordem das alternativas.

    Explicação perfeita do Osmar Franco.

  • A função SE é composta de CONDIÇÃO;VERDADEIRO;FALSO


ID
1710295
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Felipe está utilizando o Microsoft Excel® e deseja ordenar os dados deixando-os em ordem decrescente, referente a produção de uma agência em relação a um determinado produto, portanto ele deve utilizar o recurso de: 

Alternativas
Comentários
  • Letra a)  No menu inicio  -  Classificar e filtrar - Classificar de Z a A  

  • Guia Dados ---------- Grupo Classificar e Filtrar


ID
1710301
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao utilizar o software de planilha de cálculo Microsoft Excel®, um dos recursos interessantes do mesmo é permitir que ao copiar uma célula ou um conjunto de células, as fórmulas sejam ajustadas nas células de destino. Porém em alguns casos esta característica pode não ser bem-vinda e, para tanto existe uma forma específica para determinar o que deve ser mantido, sem qualquer alteração, seja quanto a coluna, quanto a linha, ou ambas. Portanto, qual das fórmulas abaixo indica que apenas a coluna seja alterada em uma eventual cópia:  

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, pois a questão de letra E só mantém a linha e não a coluna, a forma de concatenar seria =$C$5....assim estou mantendo a linha e a coluna.

  • ôxe o Gab. está correto Edvaldo veja o que a questão pede:  qual das fórmulas abaixo indica que apenas a coluna seja alterada em uma eventual cópia:  

  • Pra mim a unica alternativa que travou APENAS a coluna e na "C"

  • O gabarito está correto (letra E).

    A letra C mantém apenas a COLUNA, mas a questão pede a LINHA.


  • O enunciado pede que apenas a coluna seja alterada, logo a coluna pode ser alterada e a linha não --> C$5

     

    letra E

     

  • Gabarito: E

    C$5 Trava a linha e mantém a coluna livre.

    $C5 Trava a coluna e mantém a linha livre.

    $C$5 Trava coluna e linha

    A questão pede a que permite que apenas a coluna seja alterada (C$5)

  • Entendi nada...


ID
1710304
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Supondo que você tenha uma planilha no Microsoft Excel® que apresente em D6 o valor bruto de um produto e em E6 o percentual de desconto concedido ao mesmo, como deve ficar a fórmula para se determinar o valor líquido do mesmo? Obs.: D6 está formatada como número e E6 como porcentagem:  

Alternativas
Comentários
  • Letra A. A ordem das operações matemáticas indica que devemos primeiro calcular o valor do desconto (entre parênteses) e depois subtrair do valor bruto do produto, obtendo o valor líquido.

  • = D6 – (D6 * E6)

    = 100 - (100 x 10%)

    = 100 -10

    = 90


ID
1710307
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A localização do serviço médico em uma empresa de grande porte, com atividade industrial diversa, deve ser: 

Alternativas

ID
1710310
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando um trabalhador se acidenta repetidamente, cabe ao médico do trabalho:  

Alternativas

ID
1710313
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na questão identifique qual a doença ocupacional se refere  

Comum em trabalhadores de minas de ferro, que acabam desenvolvendo uma falta de ar constante por conta da inalação de partículas microscópicas de ferro, que se alojam nos bronquíolos:  

Alternativas
Comentários
  • Siderose Superficial do Sistema Nervoso Central acontece quando depósitos de sal de ferro se acumulam na superfície do cérebro, medula espinhal e ou nervos cranianos. O núcleo duro de sal de ferro é criado a partir de sangramento crônico no espaço subaracnóide ou superfície do cérebro, em baixo das três membranas protetoras. Na maioria dos casos a fonte do sangramento nunca é localizado devido a uma demora considerável antes do diagnóstico. Também é relatado que mais de um sangramento é necessário para causar SS.

    A pergunta fala do Pulmão e Siderose,acontece no SNC.Reavaliar a pergunta.

  • Cimei Sousa, Siderose é uma pneumoconiose causada pela inalação de poeira de ferro... Ela até pode se acumular em outros tecidos, mas o quadro pulmonar costuma ser mais exuberante.


ID
1710316
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na questão identifique qual a doença ocupacional se refere  

Doença pulmonar, que atinge trabalhadores da indústria algodoeira, por ser causada pela poeira das fibras de algodão, do linho ou do cânhamo:  

Alternativas
Comentários
  • Siderose Superficial do Sistema Nervoso Central acontece quando depósitos de sal de ferro se acumulam na superfície do cérebro, medula espinhal e ou nervos cranianos. O núcleo duro de sal de ferro é criado a partir de sangramento crônico no espaço subaracnóide ou superfície do cérebro, em baixo das três membranas protetoras. Na maioria dos casos a fonte do sangramento nunca é localizado devido a uma demora considerável antes do diagnóstico. Também é relatado que mais de um sangramento é necessário para causar SS. Avaliar melhor a pergunta.


ID
1710319
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na questão identifique qual a doença ocupacional se refere 

A lesão pulmonar pode gerar outros problemas mais graves, por isso demanda cuidados médicos imediatos e especiais. É comum em trabalhadores que têm contato direto com a fumaça do carvão, por inalarem diferentes agentes prejudiciais à saúde:  

Alternativas

ID
1710322
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na questão identifique qual a doença ocupacional se refere 

Trata-se de reações alérgicas cutâneas crônicas, recorrentes em trabalhadores que manuseiam graxa ou óleo mecânico:  

Alternativas

ID
1710325
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O nível de ruído e o tempo de exposição podem provocar danos auditivos irreversíveis a ruptura do tímpano pode ocorrer quando o nível do ruído atinge:  

Alternativas
Comentários
  • O ouvido humano suporta ruídos de até 70 decibéis. Acima disso a pessoa corre o risco de ter seu aparelho auditivo lesionado - próximo aos 140 decibéis pode ocorrer a ruptura do tímpano.

    Fonte:

    https://www.gazetadigital.com.br/suplementos/zine/ate-onde-nosso-ouvido-aguenta/136615#:~:text=O%20ouvido%20humano%20suporta%20ru%C3%ADdos,ocorrer%20a%20ruptura%20do%20t%C3%ADmpano.


ID
1710328
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à prática de vigilância em saúde do trabalhador, não é um elemento fundamental:  

Alternativas

ID
1710331
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São considerados riscos ambientais os agentes: 

Alternativas
Comentários
  • NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

     

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se RISCOS AMBIENTAIS os AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

     

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,

    tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não

    ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

     

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo

    pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da

    atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

     

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

     

     

     

    Gabarito: letra D.

     

     

    Bons estudos!


ID
1710334
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O exame médico periódico pode substituir o exame demissional quando realizado dentro do período de _____ dias antes da demissão. Complete a frase:  

Alternativas
Comentários
  • Questão maldosa, é necessário definir o grau de risco.

    7.4.3.5. No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

    135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;

    90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.

  • A questão exige do candidato conhecimento acerca das disposições contidas na NR-7, que versa sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.

    De acordo com a NR-07 vigente a partir de 03/01/2022:

    7.5.6 O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional;

    b) periódico;

    c) de retorno ao trabalho;

    d) de mudança de riscos ocupacionais;

    e) demissional.

    A questão solicita informações sobre o exame demissional. Ressalta-se que em relação a esse exame não houve alteração significativa de um texto da NR-07 anterior para a atual:

    Texto anterior:

    "7.4.3.5 No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada em até 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

    • 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;
    • 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4".

    Texto vigente:

    "7.5.11 No exame demissional, o exame clínico deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato, podendo ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de 135 (centro e trinta e cinco) dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 90 (noventa) dias, para as organizações graus de risco 3 e 4".

    Ou seja, os prazos se mantiveram e eles são os seguintes:

    • 135 dias (grau 1 ou 2) e 90 dias (grau 3 ou 4).

    Portanto, a alternativa que contempla um desses dois prazos (90 ou 135) é a letra "C".

    GABARITO: LETRA C


ID
1710337
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A sílica, é produto final e subproduto em vários processos industriais. Com relação à sílica, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) As células do pulmão que têm contato com o ar possuem uma alta taxa de reposição. Em função desta rápida regeneração, espera-se maior vulnerabilidade às alterações carcinogênicas pela presença da poeira.

( ) A exposição à sílica pode ocorrer em diversas atividades ocupacionais diretamente, mas também por contaminação ambiental indoor para outros setores ou postos de trabalho da mesma empresa, ou ainda pela contaminação do ambiente no entorno, como é o caso de pedreiras.

( ) A exposição ocupacional se dá por meio da inalação de poeira contendo sílica livre cristalina.  

Alternativas

ID
1710340
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A CIPA que tem como objetivo a prevenção de doenças e acidentes decorrentes do trabalho e te como incumbência inclusive, a promoção de programas relacionados à segurança e saúde do trabalhador como campanhas educativas demonstrando os efeitos nocivos do tabagismo. A NR que trata da obrigatoriedade da CIPA é?  

Alternativas
Comentários
  •  

    NR-5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

  • CIPA - CInco 

  • NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 

    A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

  • A questão quer saber qual o número correspondente à norma regulamentadora da CIPA - Comissão interna de prevenção de acidentes. Vamos analisar cada uma das alternativas:

    A- INCORRETA. NR-4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    B- CORRETA. NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    C- INCORRETA. NR-7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

    D- INCORRETA. NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. E em breve: Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos

    E- INCORRETA. NR-15 - Atividades e Operações insalubres.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
1710343
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Marque a alternativa em que a relação agente químico e indicador biológico está incorreta.  

Alternativas
Comentários
  • Deveria ser anulada. O indicador do xileno é o ÁCIDO METIL-HIPÚRICO. Várias questões de provas colocam o ácido hipúrico para induzir ao erro.

  • Xileno - ácido metilhipúrico.

    Nitrobenzeno - Metahemoglobina.

    N-hexano - 2,5-hexanodiona (2,5HD)

    Etil-Benzeno - Ácido mandélico.

    Ésteres Organofosforados - Acetil colinesterase.


ID
1710346
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a classificação das doenças relacionadas a trabalho, marque a alternativa incorreta:  

Alternativas

ID
1710349
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São sintomas da DORT, exceto:  

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O primeiro sinal é a dor. Depois a pessoa começa a sentir formigamento e dormência -espécie de insensibilidade ou fraqueza para segurar objetos. Nesse ponto, a inflamação pode começar a percorrer o corpo.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u560725.shtml


ID
1710352
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em locais de trabalho onde são exercidas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes é recomendado, exceto:  

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da NR-17, que versa sobre ergonomia.

    Em relação aos locais em que se executam atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a NR-17 traz uma série de condições, entre elas o índice de temperatura efetiva no ambiente, a umidade do ar e os níveis de ruído.

    Agora vamos trazer o texto contido da NR-17:

    "17.5.2 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

    17.5.2.1 Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.

    17.5.2.2 Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador."

    A questão quer a exceção, ou seja, o item incorreto em relação às condições estabelecidas na NR-17.

    Agora vamos analisar as alternativas:

     A- CORRETA. A alternativa está de acordo com a alínea "c" do subitem 17.5.2 da NR-17.

     B- CORRETA. A alternativa está de acordo com a alínea "d" do subitem 17.5.2 da NR-17.

     C- CORRETA. A alternativa está de acordo com a alínea "a" do subitem 17.5.2 da NR-17.

     D- INCORRETA. O nível de ruído deve obedecer ao que é estabelecido na NBR 10152 e caso não encontre equivalência, o aceitável será o seguinte: "o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB."

     E- CORRETA. A alternativa está de acordo com a alínea "b" do subitem 17.5.2 da NR-17.

    GABARITO: LETRA D

  • NOVA NR 17 - ERGONOMIA  

    17.8 Condições de conforto no ambiente de trabalho

    17.8.1 Em todos os locais e situações de trabalho deve haver iluminação, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

    17.8.2 A iluminação deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

    17.8.3 Em todos os locais e situações de trabalho internos, deve haver iluminação em conformidade com os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11) da Fundacentro - Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes Internos de Trabalho, versão 2018.

    17.8.4 Nos locais de trabalho em ambientes internos onde são executadas atividades que exijam manutenção da solicitação intelectual e atenção constantes, devem ser adotadas medidas de conforto acústico e de conforto térmico, conforme disposto nos subitens seguintes.

    • 17.8.4.1 A organização deve adotar medidas de controle do ruído nos ambientes internos com a finalidade de proporcionar conforto acústico nas situações de trabalho.
    • 17.8.4.1.1 O nível de ruído de fundo para o conforto deve respeitar os valores de referência para ambientes internos de acordo com sua finalidade de uso estabelecidos em normas técnicas oficiais.
    • 17.8.4.1.2 Para os demais casos, o nível de ruído de fundo aceitável para efeito de conforto acústico será de até 65 dB(A), nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderado em A e no circuito de resposta Slow (S).
    • 17.8.4.2 A organização deve adotar medidas de controle da temperatura, da velocidade do ar e da umidade com a finalidade de proporcionar conforto térmico nas situações de trabalho, observando-se o parâmetro de faixa de temperatura do ar entre 18 e 25 °C para ambientes climatizados.
    • 17.8.4.2.1 Devem ser adotadas medidas de controle da ventilação ambiental para minimizar a ocorrência de correntes de ar aplicadas diretamente sobre os trabalhadores.

    17.8.5 Fica ressalvado o atendimento dos itens 17.8.3 e 17.8.4.2 nas situações em que haja normativa específica com a devida justificativa técnica de que não haverá prejuízo à segurança ou à saúde dos trabalhadores.  


ID
1710355
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São situações que contra-indicam o trabalho em turnos, exceto:  

Alternativas

ID
1710358
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando o ruído é intenso e a exposição a ele é continuada, ocorrem alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da PAINPSE (Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados). A PAINPSE é o agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores, estando presente em diversos ramos de atividade, principalmente siderurgia, metalurgia, gráfica, têxteis, papel e papelão e vidraria, entre outros. São fatores que influenciam na PAINPSE: 

Alternativas

ID
1710361
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao grau de insalubridade, qual a forma de classificar um técnico em patologia que trabalha em um laboratório de análises clínicas e histopatologia:  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    NR 15 - Insalubridade, Anexo 14 - Agentes Biológicos

     

    Insalubridade de grau médio:

     

    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

     

    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);

     

    - hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);

     

    - contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;

     

    - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);

     

    - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);

     

    - cemitérios (exumação de corpos);

     

    - estábulos e cavalariças; e

     

    - resíduos de animais deteriorados.

     


ID
1710364
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É agente considerado como alergênicos em dermatose ocupacional:

Alternativas

ID
1710367
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a leptospirose, marque a alternativa incorreta:  

Alternativas

ID
1710370
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Osteossarcoma ou sarcoma osteogênico é uma neoplasia maligna primária de osso, constituída de estroma de osteoblastos malignos que fazem osteóide. Marque a alternativa incorreta:  

Alternativas
Comentários
  • Sobre a alternativa A, em caso de conflito entre o ECA e a lei 8.213, prevalece o ECA, tendo em vista o melhor interesse da criança e o critério da especialidade. Assim vinha decidindo as cortes superiores e, neste ano, 2021, decidiu o STF.


ID
1710373
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

 Infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma síndrome coronária aguda em que ocorrem lesão e necrose do miocárdio, irreversíveis, em consequência de isquemia miocárdica prolongada. Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) Entre os fatores relacionados ao trabalho, é clássica a descrição de uma maior incidência de doença coronariana, incluindo infarto agudo do miocárdio, em trabalhadores expostos ao sulfeto de carbono.

( ) A intoxicação por monóxido de carbono, a exposição ao sulfeto de carbono, a exposição e a cessação súbita da exposição aos nitratos em trabalhadores cronicamente expostos e os problemas relacionados com o emprego e o desemprego são exemplos de agentes patogênicos e/ou fatores de risco de natureza ocupacional relacionados com o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio.

( ) O infarto agudo do miocárdio é emergência médica e deve ser tratado em unidades de terapia intensiva ou unidades coronarianas. O diagnóstico e tratamento precoce são de suma importância. A demora nas condutas pode piorar muito o prognóstico dos pacientes e ser fatal.

( ) Todos os pacientes com dor torácica sugestiva de isquemia devem receber tratamento geral imediato (se não há contraindicação) com oxigênio (4 l/min), aspirina (160-325mg), nitrato sublingual e morfina ou meperidina EV, se a dor não é aliviada com nitrato.

( ) Se o ECG mostra isquemia ou corrente de lesão, deve ser iniciada a terapia associada com β-bloqueadores, nitrato e trombolíticos EV, nos dois casos, e com inibidores da enzima conversora de angiotensinogênio nos casos com corrente de lesão, sempre avaliando as contra-indicação. 

Alternativas

ID
1710376
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O exame médico periódico objetiva a identificação de sinais e sintomas para a detecção precoce do infarto agudo do miocárdio. Sua realização inclui a avaliação periódica de saúde por meio de:

Alternativas

ID
1710379
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Comprovado por atestado médico oficial, aborto não criminoso, a mulher tem direito a quantos dias de repouso remunerado?  

Alternativas

ID
1710382
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Trabalhador apresentou ao exame periódico, ostelise de falange distal dos dedos e fenômeno de Raynaud. Trabalha em fábrica de produtos de material plástico.

Qual dos elementos químicos abaixo deve ser o provável causador de intoxicação crônica desse paciente?

Alternativas

ID
1710385
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação às lesões por esforços repetitivos (LER/DORT), é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas

ID
1710388
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O médico do trabalho não deve:  

Alternativas

ID
1710391
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São consideradas Doenças Infecciosas e Parasitárias relacionadas com o trabalho, EXCETO:  

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre as doenças infecciosas que podem ser relacionadas ao trabalho.

    A questão quer saber qual alternativa traz uma doença que NÃO faz parte das doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho.

    O Manual de Procedimentos para saúde do MS (2001) traz a lista das doenças infecciosas e parasitárias que podem estar relacionadas ao trabalho, nos termos da Portaria do mesmo órgão nº 1.339/1999:

    • Tuberculose. ( Alternativa C)
    • Carbúnculo (Antraz).
    • Brucelose. ( Alternativa A)
    • Leptospirose. ( Alternativa B)
    • Tétano. ( Alternativa D)
    • Psitacose, ornitose, doença dos tratadores de aves.
    • Dengue (dengue clássico).
    • Febre amarela.
    • Hepatites virais.
    • Doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
    • Dermatofitose e outras micoses superficiais.
    • Candidíase.
    • Paracoccidioidomicose (blastomicose sul americana, blastomicose brasileira, Doença de Lutz).
    • Malária.
    • Leishmaniose cutânea (B55.1) ou leishmaniose cutâneo-mucosa.

    Analisando as alternativas e associando às doenças acima, vemos que a pneumonia é a única doença trazida nas alternativas que não consta na lista de moléstias da Portaria do MS. Logo, o item "E" é o gabarito da questão.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA E


ID
1710394
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São consideradas Doenças do Ouvido relacionadas com o trabalho, EXCETO:  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B.

    Acrocianose e Acroparestesia são doenças do sistema circulatório e não do sistema auditivo. 


ID
1710397
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As ações de saúde do trabalhador têm como foco as mudanças nos processos de trabalho que contemplem as relações saúde-trabalho em toda a sua complexidade, por meio de uma atuação:

I - Multiprofissional.

II - Interdisciplinar.

III - Intersetorial.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
1710400
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à saúde de trabalhador, marque a alternativa incorreta: 

Alternativas

ID
1710403
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Classicamente, os fatores de risco para a saúde e segurança dos trabalhadores, presentes ou relacionados ao trabalho, podem ser classificados em:  

Alternativas

ID
1710406
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as afirmativas e marque V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Ouvir o trabalhador falando de seu trabalho, de suas impressões e sentimentos em relação ao trabalho, de como seu corpo reage no trabalho e fora dele, é de fundamental importância para a identificação das relações saúde-trabalho-doença.

( ) Ainda que não seja possível fazer um diagnóstico de certeza, a história ocupacional colhida do trabalhador servirá para orientar o raciocínio clínico quanto à contribuição do trabalho, atual ou anterior, na determinação, na evolução ou agravamento da doença.

( ) Os exames toxicológicos são uma importante ferramenta auxiliar da clínica para avaliação da intoxicação pelas substâncias químicas presentes no trabalho. 

( ) O médico e a equipe de saúde responsável pelo atendimento de trabalhadores devem buscar um relacionamento de cooperação com os colegas envolvidos com o paciente, na empresa, em outros serviços de saúde e com os peritos da Previdência Social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas

ID
1710409
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A decisão quanto ao afastamento do trabalho é difícil, exigindo que inúmeras variáveis de caráter médico e social sejam consideradas. Marque a alternativa incorreta: 

Alternativas
Comentários
  • Os casos com incapacidade total e/ou temporária o paciente DEVERÁ SER AFASTADO!


ID
1710412
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os fatores de risco podem ser classificados, segundo sua natureza, em: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar esse gabarito da banca, letra B??


ID
1710415
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A forma primária do hipotireoidismo corresponde a mais de 90% dos casos. A associação com o trabalho tem sido descrita em trabalhadores expostos a:  

Alternativas

ID
1710418
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao delirium não podemos afirmar que: 

Alternativas

ID
1710421
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O tratamento do alcoolismo crônico envolve múltiplas estratégias terapêuticas que implicam, muitas vezes, em mudanças na situação de trabalho. As estratégias de tratamento do alcoolismo crônico incluem:  

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre as formas de tratamento do alcoolismo relacionado ao trabalho.

    De acordo com o Manual de Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), a definição de alcoolismo é a seguinte:

    "Alcoolismo refere-se a um modo crônico e continuado de usar bebidas alcoólicas, caracterizado pelo descontrole periódico da ingestão ou por um padrão de consumo de álcool com episódios frequentes de intoxicação e preocupação com o álcool e o seu uso, apesar das consequências adversas desse comportamento para a vida e a saúde do usuário."

    E no mesmo manual consta a forma de prevenção e de tratamento.

    As formas de tratamento, de acordo com o Ministério da Saúde (2001), são as seguintes:

    • PSICOTERAPIA: o paciente geralmente tem uma relação ambivalente com a terapia e pode perder sessões e apresentar recaídas com a bebida. O terapeuta deve lidar com o abuso do álcool como uma defesa psíquica, estar preparado para ser testado várias vezes e não pode se esconder atrás da falta de motivação do paciente quando as recaídas o ameaçarem.
    • TRATAMENTO FARMACOLÓGICO: tanto os ansiolíticos como os antidepressivos estão indicados no tratamento dos sintomas de ansiedade e depressão de pacientes com transtornos relacionados com o abuso de álcool;
    • GRUPOS DE MÚTUA AJUDA: Alcoólicos Anônimos (AA)/Grupos Anônimos de Familiares de Alcoólicos (Al-Anon) – os AA são agrupamentos voluntários de ajuda mútua de centenas de milhares de pessoas com transtornos relacionados ao álcool.
    • RECURSOS DE CENTROS DE ATENÇÃO DIÁRIA: após uma internação hospitalar em virtude de dependência de álcool, o retorno ao lar e à comunidade, incluindo o trabalho, requer medidas de suporte emocional, orientação e reabilitação psicossocial progressiva que podem ser disponibilizadas por serviços de saúde mental.

    Fonte: Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001. (pag. 177)

    Das alternativas trazidas pela banca, a única que NÃO É UMA FORMA DE TRATAMENTO é o item trazido na letra "b". Afastamento da família.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
1710424
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso): Suspeita ou confirmada à relação da doença com o trabalho, deve- se:

( ) informar ao trabalhador e examinar os expostos, visando a identificar outros casos.

( ) notificar o caso aos sistemas de informação do SUS, à DRT/MTE e ao sindicato da categoria. 

( ) providenciar a emissão da CAT, caso o trabalhador seja segurado pelo SAT da Previdência Social.

( ) orientar o empregador para que adote os recursos técnicos e gerenciais adequados para eliminação ou controle dos fatores de risco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas