SóProvas



Prova Exército - 2018 - EsSEx - Primeiro Tenente - Farmácia


ID
3027115
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a esquistossomose está entre as doenças parasitárias mais importantes no mundo, afetando entre 200 e 300 milhões de indivíduos. As espécies mais importantes que afetam os humanos são: Schistosoma mansoni, Schistosoma japonicum, Schistosoma mekongi, Schistosoma haematobium e Schistosoma intercalatum. Em relação a estas espécies, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção correta:


I- O Schistosoma mansoni adulto vive principalmente na veia porta e na distribuição da veia mesentérica inferior.

II- Os ovos de Schistosoma japonicum são bem ovais, medindo de 75 a 90 µm por 60 a 68 µm e apresentam uma espícula lateral grande característica que emerge da sua lateral, próxima a uma de suas extremidades.

III- Na esquistossomose urinária, causada pelo Schistosoma haematobium, um dos sintomas mais precoces e comuns de infecção é a hematúria, especialmente no final da micção.

IV- Os ovos do Schistosoma intercalatum apresentam uma espícula terminal, ocorrem principalmente nas fezes e medem 140 a 240 µm por 50 a 85 µm.

V- Os ovos do S. japonicum são menores que os ovos do S. mekongi. Excetuando-se o fator tamanho, os ovos do S. japonicum são indistinguíveis dos ovos do S. mekongi.

Alternativas
Comentários
  • I- CORRETOSchistosoma mansoni adulto vive principalmente na veia porta e na distribuição da veia mesentérica inferior.

    II- ERRADO Os ovos de Schistosoma japonicum são bem ovais, medindo de 75 a 90 µm por 60 a 68 µm e apresentam uma espícula lateral imperceptível, a qual pode ser difícil de ser demonstrada

    III- CORRETO Na esquistossomose urinária, causada pelo Schistosoma haematobium, um dos sintomas mais precoces e comuns de infecção é a hematúria, especialmente no final da micção.

    IV- CORRETO Os ovos do Schistosoma intercalatum apresentam uma espícula terminal, ocorrem principalmente nas fezes e medem 140 a 240 µm por 50 a 85 µm.

    V- ERRADO Os ovos do S. japonicum são maiores que os ovos do S. mekongi. Excetuando-se o fator tamanho, os ovos do S. japonicum são indistinguíveis dos ovos do S. mekongi.


ID
3027118
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), disposto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, todo gerador de resíduos de serviços de saúde deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, o qual deve ser compatível com as normas locais de coleta, transporte e disposição final dos resíduos gerados nos serviços de saúde, estabelecidas pelos órgãos locais responsáveis por estas etapas. Em relação ao acondicionamento e identificação dos resíduos de serviços de saúde, considerados como etapas do manejo dos RSS, marque abaixo a afirmativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • D) Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto NÃO necessitam de tampa para vedação.

    ATENÇÃO!!!

    A) A identificação dos sacos de armazenamento e recipientes de transporte poderá ser feita por adesivos, desde que seja garantida a resistência destes aos processos normais de manuseio dos sacos e recipientes.

    A RDC 306 ACEITAVA A IDENTIFICAÇÃO COM ADESIVOS, MAS NA ATUAL LEGISLAÇÃO (RDC 222/18) NÃO É MAIS PERMITIDO O USO DE ADESIVOS, APENAS IMPRESSÕES!!!


ID
3027121
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, assinale a alternativa abaixo na qual a definição de “área órfã contaminada” está correta:

Alternativas
Comentários
  • C) Área contaminada cujos responsáveis pela disposição não sejam identificáveis ou individualizáveis. >> ÁREA ÓRFÃ CONTAMINADA

    D) Local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos. >> área contaminada

  • Conforme o art. 3º, III, Lei nº 12.305:

    Art. 3 Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    I - acordo setorial: ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto; 

    II - área contaminada: local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos; 

    III - área órfã contaminada: área contaminada cujos responsáveis pela disposição não sejam identificáveis ou individualizáveis; 

    Segue o BIZU:

    Por que a área é órfã? Ora, porque não tem "um pai e uma mãe" responsável (para o presente caso, identificáveis ou individualizáveis) por aquela contaminação; não se sabe quem gerou.

    #AVANTEPICAFUMO

    FOCO, FORÇA E FÉ!


ID
3027124
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a malária é a mais importante doença parasitária dos seres humanos, acometendo centenas de milhões de pessoas por ano. Quatro espécies de plasmódio comumente causam a malária humana e embora todas espécies possam causar doença significativa, o P. falciparum é o responsável pela maioria das complicações graves e mortes. Diversas classes de fármacos antimaláricos estão disponíveis atualmente. Em relação a estes fármacos, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I- A cloroquina permanece sendo o medicamento preferencial para tratamento do P. falciparum sensível e de outras espécies de malária humana.

II- A cloroquina é contraindicada em pacientes com psoríase ou porfiria embora seja considerada segura na gravidez e para crianças pequenas.

III- As doses terapêuticas de primaquina comumente causam um conjunto de sintomas chamado cinchonismo que compreende zumbido, cefaleia, náuseas, tontura, rubor e distúrbios visuais.

IV- A febre hemoglobinúrica é uma doença grave e rara que inclui hemólise acentuada e hemoglobinúria em cenário de terapia com quinina para malária.

V- A mefloquina é ativa contra os estágios hepáticos de todos os parasitas da malária humana, constituindo o único agente disponível ativo contra os estágios hipnozoítos latentes do P. vivax e P. ovale.

Alternativas
Comentários
  • I. V

    II. V

    III. As doses terapêuticas de QUININA comumente causam um conjunto de sintomas chamado cinchonismo que compreende zumbido, cefaleia, náuseas, tontura, rubor e distúrbios visuais.

    IV. V

    V. A PRIMAQUINA é ativa contra os estágios hepáticos de todos os parasitas da malária humana, constituindo o único agente disponível ativo contra os estágios hipnozoítos latentes do P. vivax e P. ovale.


ID
3027127
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, apresenta diversos métodos de doseamento de proteínas totais. Com base em seus conhecimentos sobre estes métodos, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- As proteínas em solução absorvem a luz ultravioleta no comprimento de onda de 280 nm, devido à presença na sua estrutura de aminoácidos aromáticos (especialmente tirosina e triptofano), propriedade que pode ser utilizada para o doseamento de proteínas.

II- As proteínas possuem a propriedade de reduzir ácidos fosfomolibdêniotungstênico contidos no reagente fosfomolibdênio e tungstênio; essa reação é cromogênica e traduz-se pela existência de um pico de absorção em 750 nm.

III- As proteínas possuem a propriedade de deslocar de 470 nm para 595 nm o máximo de absorção do azul ácido 90 quando se ligam ao corante. O corante azul ácido 90 apresenta uma afinidade marcada para os resíduos de arginina e de lisina na proteína o que pode provocar variações da resposta ao doseamento de diferentes proteínas.

IV– O método do biureto, foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de reduzir o íon cúprico (Cu2+) a íon cuproso (Cu+). O tratamento com ácido tricloroacético utilizado para reduzir as interferências pode igualmente permitir quantificar a proteína quando a sua concentração na amostra for inferior a 0,5 mg/mL.

V– O método do ácido bicinconínico (BCA) foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de interagir com o íon cúprico (Cu2+), em meio alcalino, dando um produto de reação que apresenta absorvância em 545 nm.

Alternativas

ID
3027130
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), os fungos dermatofíticos são causas comuns e importantes de morbidade humana. Em geral, as infecções são leves, e raramente os fungos a elas associados causam doenças invasivas. Marque a alternativa abaixo que apresenta os três gêneros reconhecidos como causadores de dermatofitose:

Alternativas
Comentários
  • Os fungos dermatofíticos são causas comuns e importantes de morbidade humana (Howard, 1999; Hainer, 2003). Em geral, as infecções são leves, e raramente os fungos a elas associados causam doenças invasivas (Chastain, 2001). São reconhecidos três gêneros como causadores de dermatofitose: Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Outros mofos, como espécies de Acremonium, Fusarium e Scopulariopsis,têm causado infecções das unha (Onicomicoses) (Gupta,2004). Os dermatófitos causam infecção da epiderme, dos pelos e das unhas. Em geral, a infecção é conhecida como tinha, nome derivado da natureza avançada serpiginosa das lesões (especialmente evidentes na pele).


ID
3027133
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), disposto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, o transporte interno consiste no translado dos resíduos dos pontos de geração até o local destinado ao armazenamento temporário ou armazenamento externo com a finalidade de apresentação para coleta. Em relação ao transporte interno, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- O transporte interno de resíduos deve ser feito separadamente de acordo com o grupo de resíduos e em recipientes específicos a cada grupo de resíduos.

II- O uso de recipientes para o transporte interno desprovido de rodas é permitido, mas deve observar os limites de carga permitidos para o transporte pelos trabalhadores, conforme normas reguladoras do Ministério do Trabalho e Emprego.

III- Os recipientes para transporte interno devem ser constituídos de material rígido, lavável, impermeável, provido de tampa articulada ao próprio corpo do equipamento, cantos e bordas arredondados, e serem identificados com o símbolo correspondente ao risco do resíduo neles contidos, de acordo com o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de RSS, anexo a RDC nº 306 de 7/12/2004.

IV- Os recipientes para transporte interno que tiverem mais de 400L de capacidade devem possuir válvula de dreno no fundo.

V- O transporte interno de resíduos deve ser realizado atendendo roteiro previamente definido e em horários não coincidentes com a distribuição de roupas, alimentos e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de pessoas ou atividades.

Alternativas

ID
3027136
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), em outubro de 2003, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou o azul da prússia para o tratamento de pacientes que foram expostos e contaminados com níveis prejudiciais de césio-137 (137Cs) ou tálio. Esses agentes radiativos são também utilizados por terroristas para a fabricação de bombas químicas, que seriam inaladas ou ingeridas pelas vítimas. Com base nos seus conhecimentos sobre o césio-137, tálio e antídotos para à exposição à radiação, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- Convencionalmente, o 137Cs é utilizado em vários aparelhos destinados ao tratamento de determinadas neoplasias.

II- O tálio não radiativo é empregado industrialmente como veneno de rato enquanto o tálio radiativo é usado em pequenas quantidades na obtenção de imagens.

III- O azul da prússia é administrado oralmente, em adultos e adolescentes, em uma dose de 3g, uma única vez ao dia, para combater a exposição à radiação ao tálio e/ou césio.

IV- O azul da prússia também é conhecido como hexacianoferrato cúprico.

V- Após administração oral, o azul da prússia atua capturando os íons césio e tálio presentes no trato gastrintestinal e interrompe a reabsorção para a circulação sistêmica.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    III- FALSA. O azul da prússia é administrado oralmente, em dose de 3 g, três vezes ao dia, em adultos e adolescentes, para combater a exposição à radiação ao tálio e/ou césio.

    IV- FALSA. O azul da prússia também é conhecido como hexacianoferrato FÉRRICO

  • também pensei a mesma coisa

  • também pensei a mesma coisa


ID
3027139
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), o eritrócito atua como veículo de transporte da hemoglobina, sendo também metabolicamente capaz de manter a hemoglobina em estado funcional. Em cada molécula de hemoglobina, há um grupo heme inserido em uma bolsa hidrofóbica de uma cadeia polipeptídica dobrada. Com base em seus conhecimentos sobre a hemoglobina, marque abaixo a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A- FALSA. CONSISTE EM DUAS CADEIAS ALFA E DUAS GAMA

    B- VERDADEIRA

    C- FALSA. MAIOR AFINIDADE PELO OXIGÊNIO.

    D- FALSA. REPRESENTA 97% E CONSISTE EM DUAS CADEIAS ALFA E DUAS BETA. 

  • A) A hemoglobina fetal, principal hemoglobina do feto, consiste em DUAS cadeias α E DUAS GAMA.

    B) A hemoglobina A é a principal hemoglobina do adulto normal. Ela consiste em duas cadeias α idênticas, cada uma com 141 aminoácidos, e duas cadeias β idênticas, com 146 aminoácidos cada. Cada cadeia está ligada a um grupo heme.

    C) A MAIOR afinidade pelo oxigênio do sangue fetal em comparação com o sangue do adulto deve-se à menor afinidade da hemoglobina F pelo 2,3-difosfoglicerato.

    D) A hemoglobina A2, representando 1,5 A 3,5% da hemoglobina total no adulto, consiste em duas cadeias α e duas cadeias DELTA.


ID
3027142
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a urina normal apresenta um leve odor aromático de origem desconhecida. Amostras com extensivo supercrescimento bacteriano podem ser reconhecidas pelo odor amoniacal e fétido. A ingestão de aspargos também confere um odor distintivo à urina. Assim, sabendo-se que alguns distúrbios de aminoácidos conferem à urina odores característicos, marque a alternativa abaixo que apresenta o distúrbio de aminoácido que confere à urina odor de repolho ou lúpulo.

Alternativas
Comentários
  • A urina normal apresenta um leve odor aromático de origem desconhecida. Amostras com extensivo supercrescimento bacteriano podem ser reconhecidas pelo odor amoniacal e fétido. A ingestão de aspargos ou timol também confere um odor distintivo à urina.

    Os odores de urina característicos dos distúrbios de aminoácidos são:

    Pé suado - acidemias isovalérica e glutárica

    Xarope de bordo-doença da urina em xarope de bordo (maple syrup urine disease - MSUD)

    Repolho, lúpulo - má absorção de metionina

    Pardacenta - fenilcetonúria

    Peixe podre - trimetilaminúria

    Rançosa - tirosinemia

    A urina inodora dos pacientes com insuficiência renal aguda sugere a ocorrência de necrose tubular aguda, em vez de insuficiência pré-renal.


ID
3027145
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

O Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), disposto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, descreve o armazenamento temporário como o local onde é realizada a guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- A sala para guarda de recipientes de transporte interno de resíduos deve possuir ponto de iluminação artificial e área suficiente para armazenar, no mínimo, cinco recipientes coletores, um para cada grupo de resíduo.

II- O armazenamento temporário poderá ser dispensado nos casos em que a distância entre o ponto de geração e o armazenamento externo justifiquem.

III- A sala para o armazenamento temporário não pode ser compartilhada com a sala de utilidades.

IV- No armazenamento temporário não é permitida a retirada dos sacos de resíduos de dentro dos recipientes ali estacionados.

V- Quando a sala for exclusiva para o armazenamento de resíduos deve estar identificada como “SALA DE RESÍDUOS DE SAÚDE”.

Alternativas
Comentários
  • I- Falso. Dois recipientes coletores

    II- VERDADEIRO

    III- FALSO. PODE SER COMPARTILHADA

    IV- VERDADEIRO

    V- FALSO. Deve estar identificada como “SALA DE RESÍDUOS”

  • ATUALIZANDO PARA RDC 222/2018

    I- A sala para guarda de recipientes de transporte interno de resíduos deve possuir ponto de iluminação artificial e área suficiente para armazenar, no mínimo, cinco recipientes coletores, um para cada grupo de resíduo. NÃO TRAZ ESSA INFORMAÇÃO...O abrigo temporário de RSS deve: I - ser provido de pisos e paredes revestidos de material resistente, lavável e impermeável;

    II - possuir ponto de iluminação artificial e de água, tomada elétrica alta e ralo sifonado com tampa;

    III - quando provido de área de ventilação, esta deve ser dotada de tela de proteção contra roedores e vetores;

    IV - ter porta de largura compatível com as dimensões dos coletores

    II- O armazenamento temporário poderá ser dispensado nos casos em que a distância entre o ponto de geração e o armazenamento externo justifiquem. Art. 30 O armazenamento temporário pode ser dispensado no caso em que o fluxo de recolhimento e transporte justifique.

    III- A sala para o armazenamento temporário não pode ser compartilhada com a sala de utilidades. Art. 31 A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, E e D, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso.

    IV- No armazenamento temporário não é permitida a retirada dos sacos de resíduos de dentro dos recipientes ali estacionados. NÃO TRAZ ESSA INFORMAÇÃO...

    V- Quando a sala for exclusiva para o armazenamento de resíduos deve estar identificada como “SALA DE RESÍDUOS DE SAÚDE”. "ABRIGO TEMPORÁRIO DE RESÍDUOS"


ID
3027148
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), as amebas fazem parte de um grupo de protozoários que habitam o trato intestinal dos seres humanos. Em relação às amebas, marque abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A- PARA DETECÇÃO DE TROFOZOÍTOS E NÃO CISTOS.


ID
3027151
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a avaliação da eficácia de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, embora aparentemente simples em princípio, é muito complexa. Em qualquer avaliação devem ser considerados diversos fatores como: resistência intrínseca do microrganismo, quantidade de microrganismos existentes, quantidade de material orgânico presente, dentre outros. Assim, com base em seus conhecimentos sobre antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- O etanol e o álcool isopropílico não são utilizados como esterilizantes porque não são esporicidas, não penetram em material orgânico contendo proteína, podem não ser ativos contra vírus hidrofílicos e carecem de ação residual, pois evaporam por completo.

II- A clorexidina é ativa em pH 7,5 a 8,0 e não deve ser empregada durante cirurgia na orelha média porque provoca surdez neurossensorial.

III- Os desinfetantes fenólicos não são recomendados para uso em berçários, sobretudo na proximidade de lactentes, porque sua utilização foi associada à hiperbilirrubinemia.

IV- O formaldeído e glutaraldeído são usados para desinfecção ou esterilização de instrumentos, como endoscópios de fibra óptica, equipamentos de terapia respiratória, hemodialisadores e instrumentais dentários que não suportam exposição às temperaturas altas da esterilização por vapor.

V- Os compostos fenólicos rompem as membranas e paredes celulares, precipitam proteínas e inativam enzimas. São bactericidas, fungicidas e esporicidas.

Alternativas
Comentários
  • II- É ATIVA EM PH 5,5 A 7.

    V- NÃO SÃO ESPORICIDAS.


ID
3027154
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, as técnicas espectrofotométricas estão fundamentadas na absorção da energia eletromagnética por moléculas que depende tanto da concentração quanto da estrutura das mesmas. De acordo com o intervalo de frequência da energia eletromagnética aplicada, a espectrofotometria de absorção pode ser dividida em ultravioleta, visível e infravermelho, podendo ser utilizada como técnica de identificação e quantificação de substâncias. Em relação às técnicas espectrofotométricas e a instrumentação utilizada, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- As lâmpadas mais empregadas como fonte de radiação na espectrofotometria na região do ultravioleta e visível são de deutério e tungstênio, que fornecem radiação compreendida entre 160 a 380 nm e 320 a 2500 nm, respectivamente.

II- Os compartimentos utilizados para receber a amostra são denominados cubetas. Para a região do UV são necessárias cubetas de vidro ou acrílico enquanto que, para a região do VIS, são necessárias cubetas de quartzo.

III- Os espectrofotômetros utilizados para aquisição de espectros no infravermelho médio e próximo consistem de uma fonte de luz, monocromador ou interferômetro e detector.

IV- A espectrofotometria no infravermelho próximo (NIR) é uma técnica que permite a obtenção de espectros na região compreendida entre 4000 a 400 cm-1 .

V- Espectrofotômetros utilizados na região do ultravioleta e visível são dotados, fundamentalmente, de fonte de radiação; seletor de comprimento de onda; celas de absorção (cubetas), para inserção de soluções de amostras no feixe de luz monocromática; detector de radiação e uma unidade de leitura e de processamento de sinal.

Alternativas
Comentários
  • II- FALSO. UV-QUARTZO E VIS- VIDRO OU ACRÍLICO

    IV- FALSO. Permitem a obtenção de espectros na região

    compreendida entre 750 a 2500 nm (13300 a 400 cm-1)

  • I- CORRETO - As lâmpadas mais empregadas como fonte de radiação na espectrofotometria na região do ultravioleta e visível são de deutério e tungstênio, que fornecem radiação compreendida entre 160 a 380 nm e 320 a 2500 nm, respectivamente.

    II- ERRADO - Os compartimentos utilizados para receber a amostra são denominados cubetas. Para a região do UV são necessárias cubetas de QUARTZO enquanto que, para a região do VIS, são necessárias cubetas de VIDRO OU ACRÍLICO.

    III- CORRETO - Os espectrofotômetros utilizados para aquisição de espectros no infravermelho médio e próximo consistem de uma fonte de luz, monocromador ou interferômetro e detector.

    IV- ERRADO - A espectrofotometria no infravermelho próximo (NIR) é uma técnica que permite a obtenção de espectros na região compreendida entre 13300 a 4000 cm-1 (750 a 2500 nm) .

    V- CORRETO - Espectrofotômetros utilizados na região do ultravioleta e visível são dotados, fundamentalmente, de fonte de radiação; seletor de comprimento de onda; celas de absorção (cubetas), para inserção de soluções de amostras no feixe de luz monocromática; detector de radiação e uma unidade de leitura e de processamento de sinal.


ID
3027157
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com KATZUNG, B. G. et al. (2017), o cálcio e o fosfato, principais componentes minerais do osso, também constituem dois dos minerais de maior importância para a função celular. Por conta disso, o organismo desenvolveu mecanismos complexos para manter cuidadosamente a homeostasia do cálcio e de fosfato. Assinale a alternativa abaixo que apresenta os hormônios que atuam como principais reguladores da homeostasia do cálcio e do fosfato:

Alternativas
Comentários
  • Três hormônios atuam como principais reguladores da homeostasia do cálcio e do fosfato: o paratormônio (PTH), o fator de crescimento dos fibroblastos 23 (FGF23) e a vitamina D por meio de seu metabólito ativo, a 1,25-di-hidroxivitamina D (1,25(OH)2D)


ID
3027160
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme descrito no Capítulo 4, do Vol. I da Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta:


1–Medicamento Intercambiável

2–Medicamento Genérico

3–Medicamento Similar

4–Medicamento Magistral


( ) É o medicamento equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.

( ) É todo medicamento cuja prescrição pormenoriza a composição, a forma farmacêutica e a posologia. É preparado na farmácia, por um profissional farmacêutico habilitado ou sob sua supervisão direta.

( ) É aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal, responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

( ) É o medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com esse intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.

Alternativas
Comentários
  • (1) INTERCAMBIÁVEL - É o medicamento equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.

    (4) MAGISTRAL - É todo medicamento cuja prescrição pormenoriza a composição, a forma farmacêutica e a posologia. É preparado na farmácia, por um profissional farmacêutico habilitado ou sob sua supervisão direta.

    (3) SIMILAR - É aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal, responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

    (2) GENÉRICO - É o medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com esse intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.


ID
3027163
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), os supositórios são formas farmacêuticas sólidas destinadas à inserção nos orifícios corporais onde se fundem, amolecem ou dissolvem, exercendo efeitos locais ou sistêmicos. Em relação aos supositórios, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • B- FALSA. SERIA OS SUPOSITÓRIOS VAGINAIS. 

    Supositórios vaginais, também chamados de pessários, são globulares ou apresentam forma de cone e pesam cerca de 5 g, quando a manteiga de cacau é usada como base.

    Os supositórios uretrais, também chamados de bougies, apresentam a forma de um lápis delgado e são aplicados dentro da uretra masculina ou feminina.


ID
3027166
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), o tratamento de pacientes com inflamação envolve dois objetivos primários: em primeiro lugar, aliviar os sintomas e preservar a função; em segundo lugar, retardar ou deter o processo responsável pela lesão tecidual. A redução da inflamação com AINEs frequentemente resulta em alívio da dor por um período significativo. Em relação aos AINEs, leia as as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:


I- Todos os AINES, com exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.

II- O celecoxibe é um inibidor não seletivo da COX, isto é, inibe a COX-1 e a COX-2.

III- O diclofenaco é um derivado do ácido fenilacético que é relativamente não seletivo como inibidor da COX.

IV- O ibuprofeno, um derivado simples do ácido fenilpropiônico, é um inibidor seletivo de COX-2, por essa razão é o mais utilizado na população.

V- Todos os AINEs podem ser encontrados no líquido sinovial após administração repetida.

Alternativas
Comentários
  • I- CORRETO - Todos os AINES, com exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.

    II- ERRADO - O celecoxibe é um inibidor não seletivo da COX, isto é, inibe a COX-1 e a COX-2. O celecoxibe é um inibidor SELETIVO da COX-2 – cerca de 10 a 20 vezes mais seletivo para a COX-2 do que para a COX-1.

    III- CORRETO - O diclofenaco é um derivado do ácido fenilacético que é relativamente não seletivo como inibidor da COX.

    IV- ERRADO - O ibuprofeno, um derivado simples do ácido fenilpropiônico, é um inibidor seletivo de COX-2, por essa razão é o mais utilizado na população. NÃO É SELETIVO

    V- CORRETO - Todos os AINEs podem ser encontrados no líquido sinovial após administração repetida.

  • Celecoxibe é seletivo da cox 2


ID
3027169
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e outras agências governamentais listam os agentes biológicos/doenças em três categorias (A, B e C), de acordo com a prioridade do risco e a capacidade de disseminação na população. Os agentes da categoria A, caracterizam-se por serem facilmente disseminados e/ou transmitidos de um indivíduo a outro e poderem conduzir a taxas de mortalidade elevadas, causando grande impacto na Saúde Pública. Marque a alternativa abaixo que apresenta um agente biológico pertencente à categoria A:

Alternativas
Comentários
  • A)Bacillus anthracis. A - OUTROS: Variola major (varíola), Yersinia pestis (peste), Toxina do Clostridium botulinum (botulismo)

    B) Coxiella burnetii. B - OUTROS: Espécies de Brucela (brucelose), Toxina e de Clostridium perfringens Enterotoxina B estafilocócica; Micotoxinas tricotecenos; Patógenos transmissíveis por meio dos alimentos e da água, incluindo (sem se limitar a) espécies de Salmonella; Shigella dysenteriae; Escherichia coli (0157:H7); Vibrio cholerae; e Cryptosporidium parvum Rickettsia prowazekii (febre tifoide)

    C) Burkholderia malleri.B

    D) Vírus Nipah. C - OUTROS: Hantavírus; Vírus causadores da febre hemorrágica transmitida por carrapato, Febre amarela


ID
3027172
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), dentre as injeções de pequeno volume mais usadas, estão as várias preparações de insulina. A insulina, o princípio ativo da glândula pancreática, está envolvida primariamente no metabolismo dos carboidratos, mas também afeta o metabolismo de proteínas e lipídios. Com base em seus conhecimentos sobre a insulina, marque abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • D- As insulinas bolus são de rápida ou curta ação e assemelham-se à quantidade extra de insulina

    que o pâncreas libera em resposta à elevação

    dos níveis de glicose pós-prandiais.

  • D- As insulinas basais - constituem insulinas de ação intermediária ou longa que mimetizam a secreção basal de insulina.


ID
3027175
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), uma ampla variedade de espécies bacterianas pode ser encontrada em amostras clínicas. Considerando seus conhecimentos sobre a bacteriologia clínica, marque abaixo a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A- FALSA. As espécies do gênero Listeria são bastonetes Gram-positivos não ramificados que não formam esporos.

    B- FALSA. Esse gênero são cocos Gram-negativos imóveis, aeróbicos e positivos para catalase e oxidase;

    C- FALSA. Campylobacter spp. são bacilos Gram-negativos pequenos (0,5 a 8 μm de comprimento por 0,2 a 0,5 μm de largura), móveis, não formadores de esporos, curvos (em forma de vírgula) ou em forma de S, que crescem otimamente em uma atmosfera que contenha 5 a 10% de oxigênio e, portanto, são considerados microaerofílicos.

  • A) As espécies do gênero Listeria são bastonetes Gram-positivos não ramificados que NÃO formam esporos.

    B) O gênero Neisseria se caracteriza por serem cocos Gram-negativos imóveis, aeróbicos, catalase e oxidase positivos.

    C) Campylobacter spp são bacilos Gram-NEGATIVOS pequenos, móveis, não formadores de esporos, curvos ou em forma de S, que crescem otimamente em atmosfera que contenha 5 a 10% de oxigênio, sendo considerados microaerofílicos.

    D) Gardnerella vaginalis é um cocobacilo ou bastonete Gram variável fino, que pode causar vaginose bacteriana, sendo o metronidazol o fármaco de escolha para o tratamento.


ID
3027178
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a hemostasia normal e a trombose envolvem inúmeros fatores, que incluem plaquetas, granulócitos e monócitos, bem como coagulação (formação do coágulo) e sistemas fibrinolítico (lise do coágulo) e de proteínas anticoagulantes (regulador). Cada um dos três sistemas de proteína equilibra as atividades do outro. Vários testes de triagem são usados no laboratório clínico para um paciente com um problema hemorrágico, no intuito de classificar e diagnosticar a base do distúrbio. "Hemostasia primária” refere-se à reatividade plaquetária no local da lesão vascular, sendo a contagem de plaquetas um exemplo de ensaio de triagem para hemostasia primária. Quanto aos ensaios para a “hemostasia secundária”, ou seja, a coagulação do plasma, analise as alternativas abaixo e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C- FALSO. Para realizar esse teste comum da coagulação, incuba-se uma mistura de superfície com carga negativa, fosfolipídeo e plasma anticoagulado do paciente por vários minutos


ID
3027181
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), pró-fármaco é o termo empregado para descrever um composto que requer biotransformação metabólica após sua administração para produzir a atividade farmacológica desejada. Com relação aos pró-fármacos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I- Os pró-fámacos podem ser empregados principalmente para fins de melhora na solubilidade, prolongamento da liberação, absorção e bioestabilidade.

II- A Levodopa é um exemplo de pró-fármaco da Dopamina, sendo capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e ser, então, convertido em Dopamina.

III- O Maleato de Enalapril e o Valaciclovir são exemplos de pró-fármacos.

IV- Uma das funções dos pró-fármacos é conferir proteção a fármacos, que podem ser destruídos prematuramente por processos enzimáticos ou bioquímicos, durante o transporte no organismo.

Alternativas
Comentários
  • Todas as afirmativas estão corretas.


ID
3027184
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Guia de Qualidade para Sistemas de Purificação de Água para Uso Farmacêutico da ANVISA, a água para uso farmacêutico deve ser produzida, armazenada e distribuída de forma a evitar contaminação microbiológica, físico-química ou biológica. Os sistemas de armazenamento e distribuição devem ser considerados como uma parte crítica de todo o sistema. Assim sendo, com base em seus conhecimentos sobre a produção, distribuição e o armazenamento de água para uso farmacêutico, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- A distribuição de água purificada (AP) e de água para injetáveis (API) deve ser realizada com anel de circulação contínua, uma vez que um sistema de água sem anel de recirculação pode ser considerado basicamente um “ponto-morto”.

II- Para produção e distribuição de água para injetáveis (API) a ausência de um sistema de armazenamento e distribuição é inaceitável devido ao alto risco envolvido no processo.

III- Os procedimentos e tecnologias de sanitização são de extrema importância para o controle microbiano dos sistemas de produção, armazenamento e distribuição de AP e API, sendo reconhecido que sistemas mantidos aquecidos em temperaturas entre 50 a 65ºC são autosanitizantes.

IV- Em sistemas mantidos e/ou sanitizados com altas temperaturas é importante destacar que os sensores de temperatura devem estar localizados nos pontos mais críticos do sistema. Esses sensores devem registrar e demonstrar que a distribuição térmica é homogênea por todo o sistema, de acordo com o definido no projeto.

V- Os sistemas de API mantidos em temperatura ambiente são mais fáceis de serem controlados através de sanitizações químicas do que sistemas de AP.

Alternativas
Comentários
  • III- FALSO. TEMPERATURAS ENTRE 65 a 80ºC.

    V- FALSO. SÃO MAIS DIFÍCEIS DE SEREM CONTROLADOS.

  • É reconhecido que sistemas mantidos aquecidos em temperaturas entre 65 a 80ºC são autosanitizantes e, portanto, menos susceptíveis à contaminação microbiológica do que sistemas que são mantidos em temperaturas mais baixas.

    Os sistemas de AP mantidos em temperatura ambiente são mais fáceis de serem controlados através de sanitizações químicas (por exemplo: ozonização) do que sistemas de API


ID
3027187
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), os estudos de pré-formulação são essenciais no desenvolvimento do produto. Estes estudos fornecem as informações necessárias sobre o fármaco e dão subsídios para a combinação do fármaco com adjuvantes farmacêuticos na fabricação da forma farmacêutica. Com base em seus conhecimentos sobre os estudos de pré-formulação, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • B- FALSA. Afetam as propriedades de fluxo e de compressão.


ID
3027190
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., o Fator Reumatoide auxilia no diagnóstico de Artrite Reumatoide, particularmente quando o diagnóstico clínico é difícil. Em relação ao Fator Reumatoide, marque abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • C- INCORRETA. Os autoanticorpos são habitualmente da classe IgM, embora cerca de 15% dos casos

    de AR exibam a classe IgG.


ID
3027193
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo seus conhecimentos sobre a Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 71, de 22 de dezembro de 2009, que estabelece regras para a rotulagem de medicamentos, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- Para fins de rastreabilidade de medicamentos, devem ser impressos nas embalagens de medicamentos, de forma facilmente compreensível, legível e indelével, utilizando letras com a maior dimensão possível para a sua fácil leitura e identificação, o número do lote, data de fabricação e data de validade, sendo facultativo, nas embalagens primárias, a impressão da data de fabricação (mês/ano).

II- Envoltório intermediário é a embalagem opcional que está em contato com a embalagem primária e constitui um envoltório ou qualquer outra forma de proteção removível, podendo conter uma ou mais embalagens primárias, conforme aprovação da ANVISA.

III- No caso de medicamentos injetáveis classificados como Soluções Parenterais de Pequeno Volume (SPPV), tais como solução de cloreto de sódio, água para injeção, solução de glicose e outros açúcares e eletrólitos, é facultativo usar nome comercial, nos rótulos das embalagens primárias e secundárias, podendo ser adotada apenas a denominação genérica.

IV- A denominação genérica de cada princípio ativo deve ser disposta nos rótulos imediatamente abaixo do nome comercial, respeitando as regras de proporcionalidade. Para os medicamentos com três ou mais princípios ativos, o nome genérico de cada um deve ser disposto com tamanho mínimo de 30% da altura do maior caractere do nome comercial.

V- Os rótulos das embalagens secundárias dos medicamentos com venda sob prescrição médica devem possuir faixa vermelha, em toda a sua extensão, no seu terço médio inferior e com largura não inferior a um quinto da maior face.

Alternativas

ID
3027196
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Resolução RE Nº 01, de 29 de julho de 2005, que dispõe sobre o Guia para a Realização de Estudos de Estabilidade, considere a realização do estudo de estabilidade de um creme dermatológico de dexametasona, envasado em uma bisnaga de material semipermeável, com condição de armazenamento pretendida entre 15°C e 30°C, e valor rotulado de peso de 10g. Sobre este estudo, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- No estudo de longa duração, os testes de doseamento do princípio ativo serão realizados nos tempos 0, 6, 12, 18 e 24 meses.

II- Utilizando câmara climática com UR de 75%, o valor de perda de peso deve ser multiplicado por 3 (três).

III- A temperatura da câmara a ser utilizada para o estudo de longa duração é de 40°C ± 2ºC.

IV- O estudo de estabilidade deve ser executado com o produto farmacêutico em sua embalagem primária.

Alternativas
Comentários
  • I- No estudo de longa duração, os testes de doseamento do princípio ativo serão realizados nos tempos 0,3, 6, 9, 12, 18 e 24 meses.

    III- A temperatura da câmara a ser utilizada para o estudo de longa duração é de no máximo 30 ºC


ID
3027199
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), como o infarto agudo do miocárdio (IAM) exige um diagnóstico rápido e acurado, especialmente agora que existem novas opções terapêuticas com agentes trombolíticos, o laboratório clínico tem sido requisitado para fornecer exames séricos que possibilitem o diagnóstico em um estágio inicial. Sobre as provas de função cardíaca, marque abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • o diagnóstico laboratorial baseava-se em determinações seriadas da fração MB da creatina fosfoquinase (CK- MB). A confirmação do diagnóstico era obtida pela chamada "relação inversa"

    (jlipped ratio) das isoenzimas da lactato desidrogenase (LDH) 24 a 36 horas após o evento agudo inicial e/ou pela observação da evo- lução característica de elevações das três enzimas: creatina fosfoquinase (CK), aspartato aminotransferase (AST) e LDH. 

    Como o nível de troponina aumenta de maneira relativamente rápida e permanece elevado durante um tempo prolongado, a determinação de troponina substituiu a chamada "relação inversa" das duas isoenzimas de LDH, LDHl e LDH2. A relação LDHl:LDH2 aumenta para mais de 0,75 e, com frequência, ultrapassa 1, ocorrendo apenas cerca de 36 horas após o início dos sintomas. 

    A troponina T não possui diferenças de sequência tecido-específicas. Contudo, provou-se que ela é eficaz no diagnóstico do IAM. Um problema com o uso da troponina T é que ela pode estar elevada em pacientes com doença renal (Diris, 2004) embora isso não afete o uso da troponina T na previsão do prognóstico de pacientes com síndrome coronariana aguda (Aviles, 2002). De modo geral, ambas as determinações de troponina apresentam sensibilidade e especificidade superiores a 90%, e o nível sérico elevado de troponina, 12 horas após o início da dor torácica, apresenta 100°/o de sensibilidade no diagnóstico do IAM. 

  • D- INCORRETA

    Como o nível de troponina aumenta de maneira relativamente rápida e permanece elevado durante um tempo prolongado, a determinação de troponina substituiu a chamada “relação inversa” das duas isoenzimas de LDH, LDH1 e LDH2. A relação LDH1:LDH2 aumenta para mais de 0,75 e, com frequência, ultrapassa 1, ocorrendo apenas cerca de 36 horas após o início dos sintomas.


ID
3027202
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), os carboidratos são os principais constituintes dos sistemas fisiológicos. Sobre o metabolismo de carboidratos no organismo humano, marque abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • C- INCORRETA. O diabetes melito de tipo 1 representa cerca de 10% de todos os casos da doença. É comum a destruição autoimune das células β nas ilhotas pancreáticas, levando à absoluta deficiência da produção de insulina

  • No diabetes tipo 1 ocorrem problemas nas células beta pancreáticas, não nas células alfa.


ID
3027205
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., os exames laboratoriais são parte integrante da medicina moderna, sendo importantes na tomada de decisão por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para o manejo geral em casos de doença. O Sistema de Saúde depende cada vez mais de serviços confiáveis dos laboratórios de análises clínicas. Assim sendo, antes que um método seja realizado rotineiramente, é indispensável que os protocolos de avaliação desse método assegurem que o procedimento de medida satisfaça critérios definidos. Para isto são utilizados alguns indicadores. Com base nos seus conhecimentos sobre os exames laboratoriais, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- Quatro indicadores são usados com frequência para determinar a fidedignidade de um exame laboratorial clínico. Dois deles, sensibilidade e especificidade, refletem o desempenho do método de teste no dia a dia do laboratório. Os outros dois, acurácia e precisão, indicam a capacidade do teste de distinguir entre doença e ausência de doença.

II- A sensibilidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que não têm a doença.

III- A precisão é a capacidade de um exame de apresentar o mesmo resultado quando repetido no mesmo paciente ou na mesma amostra.

IV- A especificidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que têm a doença.

V- A acurácia é a capacidade de um exame de medir o que afirma medir, e é definida como a proporção de resultados (positivos e negativos) corretos.

Alternativas
Comentários
  • A sensibilidade é definida como a capacidade do exame em identificar corretamente os indivíduos com a doença pesquisada.  

    especificidade é definida como a capacidade do exame em identificar corretamente os indivíduos que não apresentam a doença.  

    Acurácia” (exatidão) consiste na capacidade do exame em realmente determinar aquilo que deve descrever e é definida como a proporção de todos os resultados (tanto positivos quanto negativos) que estão correto.

    Precisão (repetibilidade) descreve a capacidade do exame reproduzir o mesmo resultado quando repetido no mesmo paciente ou na mesma amostra.  

  • I- FALSA. Quatro indicadores são mais frequentemente empregados para determinar a confiabilidade de um exame laboratorial. Dois deles, acurácia e precisão, refletem o desempenho cotidiano do método de exame no laboratório de análises clínicas. Os outros dois, sensibilidade e especificidade, mostram quão bem o exame diferencia a doença da ausência de alguma enfermidade.

    II- FALSA. A sensibilidade é definida como a capacidade do exame em identificar corretamente os indivíduos com a doença pesquisada.

    IV- FALSA. A especificidade é definida como a capacidade do exame em identificar corretamente os indivíduos que não apresentam a doença.


ID
3027208
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com STORPIRTIS, S. et al., dissolução é o processo no qual uma substância sólida entra em solução, ou seja, se dissolve. A velocidade de dissolução é crítica para a absorção de fármacos administrados por meio de medicamentos, tanto de uso humano como veterinário. É uma propriedade importante que influencia a velocidade e a extensão da disponibilidade do fármaco in vivo. Em relação ao teste de dissolução, assinale a alternativa que cita a forma farmacêutica para a qual não é recomendado realizar o teste de dissolução:

Alternativas
Comentários
  • QUANDO NÃO FAZER O TESTE DE DISSOLUÇÃO

    • soluções

    • pós e granulados para solução

    • sprays nasais de ação imediata

    • pós ou suspensões de ação pulmonar de açào imediata (metered-dose inbalers, dry powder tnbalers)

    STORPIRTIS, S. et al. BIOFARMACOTÉCNICA, 2009. pag: 100

    RDC nº 31/2010

    Art. 22. Não se aplica a realização do Estudo de Perfil de Dissolução Comparativo para as seguintes formas farmacêuticas:

    I - pós, granulados e formas farmacêuticas efervescentes que ao serem reconstituídos tornam-se soluções;

    II - semi-sólidos, excetuando-se supositórios;

    III - formas farmacêuticas administradas como sprays ou aerossóis nasais ou pulmonares de liberação imediata;

    IV - gases; ou

    V - líquidos, exceto suspensões.


ID
3027211
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 17, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, o controle de contaminação de recipientes para armazenamento de água para uso farmacêutico deve considerar alguns aspectos. Dentre as opções a seguir, assinale a afirmativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito, para mim o correto é a letra B. Pois os filtros de ventilação devem ser hidrofóbicos e não hidrofílicos.

    Art. 555. Os seguintes itens devem ser considerados para o controle eficiente de contaminação:

    I - o espaço entre a superfície da água e a tampa do reservatório é uma área de risco em que gotas de água e ar podem entrar em contato em temperaturas que incentivam a proliferação de microorganismos;

    II - os reservatórios devem ser configurados para evitar zonas mortas em que possa haver contaminação microbiológica;

    III - filtros de ventilação são colocados em reservatórios para permitir que o nível interno de líquido flutue. Os filtros devem reter bactérias, devem ser hidrofóbicos e devem ser configurados idealmente para permitir teste de integridade no local. Testes offline também são aceitáveis; e

    IV - quando são utilizadas válvulas de alívio de pressão e discos de ruptura em reservatórios para protegê-los contra

    pressurização excessiva, tais componentes devem ter desenho sanitário.

  • III - filtros de ventilação são colocados em reservatórios para permitir que o nível interno de líquido flutue. Os filtros devem reter bactérias, devem ser hidrofóbicos e devem ser configurados idealmente para permitir teste de integridade no local. Testes offline também são aceitáveis; e


ID
3027214
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com GIL, E. S. et al. (2010), métodos de identificação são métodos analíticos de natureza qualitativa, destinados à confirmação da identidade da matéria-prima ou de determinado componente de um produto. Os ensaios de identificação podem ser classificados em físicos ou químicos, ou ainda como métodos instrumentais ou clássicos. Os métodos clássicos de identificação são baseados em reações químicas de grupos funcionais importantes em insumos farmacêuticos. As reações químicas úteis em ensaios clássicos de identificação devem ser perceptíveis a olho nu, sejam com mudança de cor, formação de precipitado ou produção de gás. Com base em seus conhecimentos dos métodos clássicos de identificação, considere um amostra que foi tratada com uma mistura de 15mL de piridina e 5mL de anidrido acético, produzindo coloração vermelho carmim. Assinale a alternativa abaixo que cita a substância presente nesta amostra:

Alternativas
Comentários
  • Citrato - 15mL de piridina e 5mL de anidrido acético, produz-se cor vermelho carmim.

    Sulfato. - tratar a solução com cloreto de bário 10% , forma precipitado branco insolúvel em ácido clorídrico e nítrico.

    Cálcio. - umedecido com ácido clorídrico produz uma chama nao luminosa vermelho-alaranjada

    Acetila. - [acido fosfórico + sol. aquosa iodetada + iodo = cor azul


ID
3027217
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a cavidade pleural é um espaço em potencial revestido pelo mesotélio da pleura visceral e parietal. A cavidade pleural normalmente contém uma pequena quantidade de líquido que facilita a movimentação das duas membranas uma contra a outra. Esse líquido é um filtrado de plasma derivado dos capilares da pleura parietal. É produzido continuamente a uma taxa dependente da pressão hidrostática capilar, pressão oncótica plasmática e permeabilidade capilar. O líquido pleural é reabsorvido pelos vasos linfáticos e vênulas da pleura visceral. Considerando seus conhecimentos sobre o líquido pleural, assinale abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Proteína. A quantificação do conteúdo total de proteínas ou albumina do líquido pleural tem pouco valor clínico, exceto quando combinada a outros parâmetros para diferenciar os exsudatos dos transudatos. 

    Glicose. Os níveis de glicose do líquido pleural normal, transudatos e da maioria dos exsudatos são semelhantes aos observados no soro. Níveis de glicose reduzidos no líquido pleural (abaixo de 60 mg/dL ou 3,33 mmol/L).

    Lactato. Os níveis de lactato no líquido pleural podem ter utilidade como adjuntos no diagnóstico rápido da pleurite infecciosa. Esses níveis são significativamente mais altos nas infecções pleurais bacterianas e tuberculosas, comparado ao que se observa em outras efusões pleurais. Elevações moderadas em geral são observadas nas efu- sões malignas (Brook, 1980). Valores acima de 90 mg/dL (10 mmol/L) apresentam um valor preditivo positivo de 94% para pleurite infeccio- sa, e um valor preditivo negativo de 100°/o (Gastrin, 1988). 

  • a) Os níveis de lactato no líquido pleural podem ter utilidade como adjuntos no diagnóstico rápido da pleurite infecciosa. Esses níveis são significativamente mais ALTOS nas infecções pleurais bacterianas e tuberculosas, comparado ao que se observa em outras efusões pleurais.


ID
3027220
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., a ferritina é a proteína de armazenamento celular do ferro, em que 1 nanograma de ferritina por mililitro indica uma reserva de ferro total de 10mg. No exame laboratorial, seus valores encontram-se elevados em algumas situações. Marque a alternativa abaixo que apresenta uma das situações na qual os valores de ferritina se encontram diminuídos:

Alternativas
Comentários
  • VALORES AUMENTADOS:

    • Doença hepática aguda e crônica

    • Alcoolismo (declina durante a abstinência)

    • Neoplasias malignas (p. ex., leucemia, doença de Hodgkin)

    • Infecção e inflamação (p. ex., artrite)

    • Hipertireoidismo, doença de Gaucher, infarto agudo do miocárdio

    • Sobrecarga de ferro (p. ex., hemossiderose, hemocromatose idiopática)

    • Anemias diferentes da anemia ferropriva (p. ex., megaloblástica, hemolítica, sideroblástica, talassemia major e minor, esferocitose, porfiria cutânea tardia)

    • Carcinoma de células renais devido à hemorragia dentro do tumor

    • Doença renal terminal; não são raros valores ≥ 1.000 μg/ . Valores de < 200 μg/ são específicos de deficiência de ferro nesses pacientes.

    VALORES DIMINUÍDOS

    • Deficiência de ferro

    • Hemodiálise.


ID
3027223
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 17, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, define qualificação como “o conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e equipamentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados”. Com base em seus conhecimentos sobre esta Resolução, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I- Dependendo da função e operação do equipamento, utilidade ou sistema, em determinadas situações, somente se fazem necessárias a qualificação de instalação (QI) e a qualificação de operação (QO), assim como a operação correta do equipamento, utilidades ou sistemas pode ser considerada um indicador suficiente de seu desempenho (QD).

II- Os principais equipamentos, bem como as utilidades e sistemas críticos, necessitam da qualificação de instalação (QI), de operação (QO) e de desempenho (QD).

III- Especificações de compra, desenhos, manuais, listas de partes dos equipamentos e detalhes do fornecedor devem ser verificados durante a qualificação de projeto.

IV- Os controles de operação, alarmes, interruptores, painéis e outros componentes operacionais devem ser testados na Qualificação de Instalação.

V- Alterações de equipamentos que envolvam a substituição do equipamento por um equivalente normalmente não requerem revalidação.

Alternativas
Comentários
  • I CORRETO- Dependendo da função e operação do equipamento, utilidade ou sistema, em determinadas situações, somente se fazem necessárias a qualificação de instalação (QI) e a qualificação de operação (QO), assim como a operação correta do equipamento, utilidades ou sistemas pode ser considerada um indicador suficiente de seu desempenho (QD).

    II CORRETO- Os principais equipamentos, bem como as utilidades e sistemas críticos, necessitam da qualificação de instalação (QI), de operação (QO) e de desempenho (QD).

    III ERRADO- Especificações de compra, desenhos, manuais, listas de partes dos equipamentos e detalhes do fornecedor devem ser verificados durante a qualificação de INSTALAÇÃO.

    IV ERRADO- Os controles de operação, alarmes, interruptores, painéis e outros componentes operacionais devem ser testados na Qualificação de OEPRAÇÃO.

    V CORRETO- Alterações de equipamentos que envolvam a substituição do equipamento por um equivalente normalmente não requerem revalidação.


ID
3027226
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme determinado pela Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, que dispõe sobre a Validação de Métodos Analíticos, a utilização de método analítico não descrito em compêndio oficial reconhecido pela ANVISA requer a realização de uma validação analítica. Os parâmetros típicos a serem considerados para a validação dependem do ensaio a ser realizado. Assinale abaixo a alternativa que apresenta os parâmetros a serem avaliados na validação analítica de um teste de impureza de um medicamento por ensaio limite, para que o método analítico seja considerado validado:

Alternativas
Comentários
  • § 2º No caso de ensaio limite, em substituição aos parâmetros do caput, devem ser 

    avaliados os parâmetros de seletividade e de limite de detecção. 


ID
3027229
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), em relação à proteinúria de Bence Jones, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Proteinúria de Bence Jones. A proteinúria de Bence Jones está associada a mieloma múltiplo, macroglobulinemia e linfomas malignos.

    A proteína de Bence Jones pode passar completamente desapercebida se for utilizado apenas um único teste com tira reativa para proteínas.

    Os métodos de eletroforese e eletroforese por imunofixação (immunofixation electrophoresis - IFE) são os melhores métodos para sua detecção e quantificação.

  • Teste de tira reagente apenas detecta: ALBUMINA


ID
3027232
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), qual das alternativas abaixo apresenta a seguinte descrição: Glicoproteína constituída por duas subunidades α e β, ligadas de modo monocovalente. A subunidade α possui as mesmas sequências de aminoácidos que os hormônios LH, FSH e GCH. A subunidade β carrega a informação específica para a ligação aos receptores e consequente expressão das atividades hormonais?

Alternativas
Comentários
  • O TSH é uma glicoproteína constituída por duas subunidades, ALFA e BETA ligadas de modo monoconvalente. A subunidade ALFA possui as mesmas sequências de aminoácidos que os hormônios LH, FSH e GCH. A subunidade BETA carrega a informação específica para a ligação aos receptores e consequente expressão das atividades hormonais.  


ID
3027235
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com STORPIRTIS, S. et al., os estudos de biodisponibilidade e bioequivalência sob efeito de alimento são aplicados às formas farmacêuticas de administração oral, com liberação imediata ou modificada, na etapa de desenvolvimento e para o atendimento às exigências legais no processo de autorização de comercialização. Na condução desses estudos é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Os estudos de bioequivalência com alimentação são conduzidos para demonstrar a bioequivalência de um medicamento genérico com o medicamento de referência, sob condições de alimentação.

    b)Para medicamento genérico ou similar, com forma farmacêutica oral de liberação modificada, a bioequivalência com o produto de referência deve ser demonstrada somente mediante a realização de estudos sob condições de jejum e alimentação

    c) Recomenda-se o emprego de uma refeição que promova a maior alteração possível na fisiologia gastrintestinal, devendo ser gordurosa e calórica.

    d) Emprega-se a maior concentração do produto nos estudos de biodisponibilidade e bioequivalência sob efeito de alimento, exceto nos casos de risco de toxicidade- CORRETA


ID
3027238
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 17, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos são descritas as exigências para a tubulação de distribuição de água para uso farmacêutico. Em relação a estas exigências, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • C) A filtração não deve ser utilizada nos anéis de distribuição ou em pontos de uso para controlar a biocontaminação. Tais

    filtros podem mascarar a contaminação do sistema.

  • O Essex ama a 17/10


ID
3027241
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), o exame microscópico da urina, somado à análise bioquímica com vareta medidora de nível, auxilia na detecção de processos patológicos renais e do trato urinário. A microscopia possibilita a detecção dos elementos celulares e acelulares da urina que não produzem reações bioquímicas distintas. Para realizar uma avaliação microscópica de urina de forma competente é preciso reconhecer as inúmeras entidades morfológicas existentes como: organismos, células hematopoéticas e epiteliais, cristais e cilindros. Em relação ao exame microscópico de urina, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • a) Cristais de Tirosina formam agulhas finas. Cristais de Leucina são pequenas esferas que apresentam uma típica cruz


ID
3027244
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Leia as a afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta, segundo o que WILLIAMSON, M. A. et al., afirmam sobre os exames de Tempo de Protrombina (TP) e a Razão Normalizada Internacional (INR):

Alternativas
Comentários
  • D- INCORRETA. O Tempo de Protrombina avalia a atividade de coagulação das vias extrínseca e comum da coagulação

  • O tempo de protrombina, TP ou TAP é um teste para avaliar a via extrínseca e a via comum, ou seja, os fatores VII, X, V, II e o fibrinogênio.


ID
3027247
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, que dispõe sobre a Validação de Métodos Analíticos, fundamentais para a garantia da qualidade de produtos farmacêuticos, avalie as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

Alternativas
Comentários
  • C - Incorreta.

    Art. 13 O relatório de validação a ser protocolado, conforme resoluções de registro e pós-registro, deve conter os dados e cálculos obtidos durante a condução da validação analítica, bem como a abordagem estatística utilizada para a avaliação dos dados.


ID
3027250
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O artigo 31, da Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, determina que a faixa de trabalho deve ser estabelecida a partir dos estudos de linearidade, juntamente com os resultados de precisão e exatidão, sendo dependente da aplicação pretendida. Assim sendo, marque a alternativa abaixo que apresenta a faixa de trabalho que deve ser considerada para os estudos de linearidade, na validação de um método analítico do teste de uniformidade de conteúdo do comprimido de Nimesulida 100mg:

Alternativas
Comentários
  • Devem ser consideradas as seguintes faixas de trabalho:

    TEOR: 80 a 120%

    UNIFORMIDADE: 70 a 130%

    DISSOLUÇÃO: -20% a 20%

    IMPUREZA: Até 120%


ID
3027253
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), as anemias microcíticas e hipocrômicas refletem um defeito quantitativo na síntese de hemoglobina. Marque abaixo a alternativa incorreta quanto à ocorrência de tais anemias:

Alternativas
Comentários
  • As anemias sideroblásticas são um grupo de anemias refratárias com HIPERPLASIA eritroide da medula óssea, no qual um defeito na síntese de hemoglobina cria uma população de células microcíticas e hipocrômicas.


ID
3027256
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com GIL, E. S. et al. (2010), a Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica que complementa a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) em função de suas diferentes aplicações. Entretanto, a CG, em muitos aspectos, é uma técnica com melhores resultados que o HPLC e apresenta, normalmente, análises mais eficientes. Sobre as vantagens da CG sobre a HPLC, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Harris 8ª ed. pg. 617; o volume a ser injetado na CG é normalmente de 0,1 a 2 µL de amostra líquida.

    Sendo assim, a alternativa A está incorreta.

    Bons estudos!

  • Menor volume injetado: a quantidade que as colunas capilares suportam é muito pequena, portanto volumes em torno de 1 µL são mais que suficientes para o injetor.

    GIL, E. S. et al. (2010)


ID
3027259
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à estabilidade de fármacos e produtos farmacêuticos, ANSEL, H. C. et al. (2013), descreve a estabilidade como a extensão na qual um produto retém, dentro dos limites especificados e durante o período de armazenamento e uso (isto é, prazo de validade), as mesmas propriedades e características que possuía no momento de sua fabricação. Considerando seus conhecimentos sobre este assunto, avalie as afirmativas abaixo e assinale a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • B- FALSA. Para a maioria dos fármacos hidrolizáveis, a estabilidade ótima encontra-se na faixa de pH ácido de 5 a 6.


ID
3027262
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a bilirrubina é o principal metabólito do heme – o anel tetrapirrólico de ligação ao ferro encontrado em hemoglobina, mioglobina e citocromos. Aproximadamente 250 a 350mg de bilirrubina são produzidos diariamente em indivíduos adultos sadios. Em relação às causas da elevação dos níveis séricos de bilirrubina, marque abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • B- INCORRETA. A síndrome de Crigler-Najjar é caracterizada por elevados níveis séricos de bilirrubina não conjugada.