SóProvas



Prova FATEC - 2014 - FATEC - Vestibular


ID
3798595
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A escritora Zélia Gattai, em seu livro “Chão de meninos”, narra que acompanhou a visita dos filósofos franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre ao Brasil, em 1960. Segundo a escritora, naquela época, ainda havia fotos da seleção de futebol vitoriosa na Copa do Mundo de 1958 espalhadas nas casas, nos botequins e restaurantes por onde os visitantes passaram. Sinal de orgulho para os brasileiros!

Naquele momento, afirma Gattai: “vivíamos a euforia da vitória, que coroava o clima de entusiasmo e de otimismo criado pelas realizações do governo democrático e progressista de Kubitschek”.

Refletindo sobre as informações apresentadas, é correto concluir que o governo mencionado

Alternativas

ID
3798598
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No último dia 12 de junho, a seleção brasileira de futebol jogou contra a Croácia, na cidade de São Paulo, em partida inaugural da Copa do Mundo de 2014. A próxima partida da seleção brasileira está prevista para o dia 17 de junho, em Fortaleza, no Ceará.

Num mapa, na escala de 1 : 25 000 000, a distância aproximada (em linha reta) entre São Paulo e Fortaleza é de 10 cm.

Um torcedor da seleção brasileira, que assistiu à partida do Brasil em São Paulo, pretende também assistir ao outro jogo dessa equipe em Fortaleza. A distância, em linha reta, que ele terá de percorrer entre as cidades de São Paulo e Fortaleza será, em quilômetros, de

Alternativas

ID
3798601
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Brazuca, a bola oficial da Copa do Mundo de 2014, quando completamente cheia, pode ser considerada perfeitamente esférica e possui circunferência máxima de 68 cm.

Nessas condições, podemos afirmar corretamente que a medida do raio da Brazuca mais se aproxima, em centímetros, de

Alternativas

ID
3798604
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O sorteio dos grupos das seleções de futebol para a Copa do Mundo de 2014 determinou a seguinte formação para os dois primeiros grupos:

   Grupo A        Grupo B
       Brasil         Austrália
    Camarões       Chile
       Croácia      Espanha
        México      Holanda


Pelas regras da competição, na fase de grupos, as seleções de um mesmo grupo jogam entre si. Assim, fica estabelecido o posicionamento dentro do grupo do 1º ao 4º colocado. Na fase seguinte, denominada oitavas-de-final, o 1º colocado do grupo A enfrenta o 2º colocado do grupo B e o 2º colocado do grupo A enfrenta o 1º colocado do grupo B.

Com base nessas informações e admitindo-se que todas as seleções tenham a mesma chance de vencer, a probabilidade, antes do início dos jogos, de o Brasil enfrentar a Holanda nas oitavas-de-final é

Alternativas

ID
3798607
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Governo e Fifa apresentam medidas de saúde para a Copa do Mundo

SÃO PAULO – [...] O governo federal e a Fifa apresentaram, neste sábado, em São Paulo, medidas relativas à área da saúde visando à Copa do Mundo de 2014. Entre as novidades apresentadas, uma mochila contendo um desfibrilador, que deve prevenir a morte súbita cardíaca em jogos de futebol.
Avaliado em 20 mil reais, esse equipamento foi distribuído para todos os países participantes da Copa de 2014. A expectativa da entidade é de que esse aparelho fique como um legado dessa competição. Todas as atividades ligadas à Copa, como jogos e treinos, terão a presença desses desfibriladores.
Outra novidade é uma campanha de comunicação aos visitantes, por meio de folhetos, chamados de Saúde do Viajante, elaborados em português, espanhol, inglês e francês. Além disso, em maio, será lançado um aplicativo para celulares denominado Saúde na Copa 2014. Ele trará informações, tais como, as principais doenças da região, indicará o hospital mais próximo e dará outras dicas de saúde.
Com relação ao risco à saúde dos atletas, por conta dos jogos sob sol forte, o diretor médico da Fifa afirmou que, nas sete partidas no horário de risco (13h), a equipe médica vai avaliar se é necessária a parada técnica [...].

(http://tinyurl.com/estadao-governo-fifa Acesso em: 20.03.14. Adaptado)


De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que, na Copa do Mundo de 2014,

Alternativas

ID
3798610
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assim como qualquer atleta, um jogador de futebol deve tomar muitos cuidados em relação à sua dieta e hábitos alimentares, pois o que ele ingere no dia a dia fará grande diferença para o rendimento nos treinos, para a recuperação do corpo e nos dias de jogo.

Se o jogador não se organizar em relação à sua dieta e suplementação, poderá perder força, rendimento e velocidade dentro do campo.

Uma alimentação balanceada deve apresentar alguns itens, como:

I. Carboidratos
II. Proteínas
III. Gorduras
IV. Vitaminas e Minerais

(http://www.anutricionista.com/como-deve-ser-o-cardapio-de-um-jogador-de-futebol.html Acesso em: 14.02.2014. Adaptado)

Considerando os quatro itens mencionados no texto, assinale a alternativa que exemplifica cada um deles, respectivamente.


Alternativas

ID
3798613
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, são realizados testes anti-doping nos atletas, em busca de substâncias estimulantes, como as anfetaminas, utilizadas para melhorar o desempenho de forma artificial. Essas substâncias são, em geral, ingeridas por via oral ou então injetadas diretamente na corrente sanguínea do indivíduo. O modo mais comum de detectá-las é por meio do exame da urina ou do sangue dos atletas.

Considerando as duas formas de utilização dessas substâncias dopantes, o exame de urina pode ser um método eficiente na detecção

Alternativas

ID
3798616
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Cada vez mais tem-se discutido o uso racional e sustentável dos recursos naturais. Devido a isso, várias obras vêm sendo realizadas atualmente, adotando soluções sustentáveis. Entre essas obras estão alguns dos novos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014.

Em alguns desses estádios, duas soluções chamam a atenção: uma, é a captação de águas pluviais por dispositivos que são instalados em suas coberturas e se conectam com o local de armazenamento no subterrâneo. Essa solução permite que as águas coletadas, após um tratamento químico, sejam reutilizadas em sistemas de irrigação e limpeza. A outra solução, também instalada na cobertura, conta com células fotovoltaicas que poderão gerar energia suficiente, inclusive, para abastecer milhares de casas em seus arredores.

Podemos afirmar que, em pelo menos uma das soluções sustentáveis instaladas em alguns desses estádios citados no texto, haverá conversão de energia

Alternativas

ID
3798619
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Learning to Speak Brazinglish

By VANESSA BARBARA

Published: November 8, 2013


Brazilians are trying hard to get ready to host the 2014 FIFA World Cup.

     Despite having a big territory rich with natural scenery, Brazil is not accustomed to many international visitors. The World Tourism Organization, which ranks tourist spending in different countries, puts it 39th on the list, behind much smaller countries like Lebanon, Croatia and Malaysia. Next year, the government expects tourism spending in Brazil to grow by 55 percent, thanks largely to the World Cup. But as that time draws near, the general feeling among my compatriots is one of disbelief (...). The prevailing feeling is captured by the expression “Imagina na Copa ...” — Imagine during the Cup — spoken every time we see a 112-mile-long traffic jam, an overcrowded airport or the rising prices of hotels and flights. If things are already bad, imagine what they’ll be like during the World Cup.

     Such pre-tournament pessimism is common. Last year the British were skeptical about the Olympics, which turned out to be O.K. (...)

    And yet Brazilians are doing what we can to welcome tourists. (...)


(http://www.nytimes.com/2013/11/09/opinion/barbara-learning-to-speak brazinglish.html pagewanted=1&_r=0 Acesso em: 13.02.2014. Adaptado)


O texto afirma que o Brasil

Alternativas
Comentários
  • grato!

  • "..the government expects tourism spending in Brazil to grow by 55 percent..."

    Alt D


ID
3798628
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere verdadeira a seguinte afirmação.

Todos os irmãos de Pedro estudam na Fatec.


Assim sendo, pode-se concluir corretamente que

Alternativas

ID
3798631
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma reunião, há N alunos da Fatec-São Paulo. Sabendo que essa Instituição oferece 13 cursos de graduação tecnológica, o valor mínimo de N, de modo que se possa garantir que, pelo menos, dois desses alunos façam o mesmo curso é

Alternativas

ID
3798634
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Beatriz, Eduardo, Luísa, Regina e Ronaldo formaram um grupo para realizar um serviço para a Empresa Junior da Fatec-Bauru.

Para identificar o seu grupo, esses alunos criaram uma sigla de 5 letras contendo, necessariamente, a primeira letra do nome de cada um deles: B, E, L, R e R.

Nessas condições, a quantidade de siglas distintas que é possível formar é

Alternativas

ID
3798640
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O uso da pólvora teve início na China e chegou à Europa em torno do século XIII. Sua utilização, na forma de canhões e outras armas de fogo, contribuiu para a transformação das táticas de guerra e para a diminuição do poder dos cavaleiros medievais, que dominavam o mundo da guerra, no sistema feudal. A partir do emprego dessa importante tecnologia, as guerras passaram a ser mais rápidas e eficientes, e os valores da cavalaria medieval tornaram-se gradativamente obsoletos.

Considerando as informações apresentadas, podemos afirmar corretamente que, durante a Idade Média,

Alternativas

ID
3798643
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há cem anos, em 1914, teve início a Primeira Guerra Mundial.

Nessa guerra, foram utilizadas como recursos de combate, pela primeira vez em larga escala, tecnologias como metralhadoras, submarinos, rádios, tanques e até aviões. O uso dessas tecnologias contribuiu para que esse fosse um dos conflitos com maiores índices de mortalidade da História.

A utilização de recursos tecnológicos avançados como esses foi possível, porque a Primeira Guerra Mundial

Alternativas

ID
3798646
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2014, completaram-se 50 anos do Golpe de Estado que depôs o presidente João Goulart (Jango), evento que marcou o início de uma ditadura civil-militar no Brasil.

Para compreender esse golpe, é preciso recuperar a atmosfera da época, os tempos da Guerra Fria. De um lado, os EUA e o chamado mundo livre, ocidental e cristão. De outro, a União Soviética e o mundo socialista. Não havia espaço para meios termos. A luta do Bem contra o Mal. Para muitos, Jango era o Mal; a ditadura, se fosse o caso, um Bem.

(http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/03/31/a-ditadura-civil-militar-438355.
asp Acesso em: 08.01.2014. Adaptado)

Refletindo sobre as informações acerca do Golpe de Estado referido no texto, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • A) o governo João Goulart foi associado ao modelo soviético, no contexto da Guerra Fria.

    tomo le o gorpe

  • A situação política no país agravava-se à medida que o governo Jango perdia apoio político e que os dois polos da nossa política radicalizavam-se. Entre os eventos que demonstravam o enfraquecimento do governo, destacam-se a rebelião dos sargentos em setembro de 1963 e a derrota da proposta do governo de impor Estado de Sítio no país em outubro de 1963.

    O enfraquecimento das bases de apoio a Jango levou-o a reforçar seu compromisso com o reformismo e com as esquerdas. No comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964, Jango discursou a favor das Reformas de Base e assumiu o compromisso de realizá-las a todo custo. Esse posicionamento foi enxergado como a guinada definitiva do governo à esquerda.

    A resposta conservadora veio de forma imediata por meio da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que aconteceu em São Paulo e mobilizou milhares de pessoas. O golpe em si foi iniciado em 31 de março de 1964 com uma rebelião liderada por Olímpio Mourão Filho, que liderava a 4ª Região Militar em Juiz de Fora.

    As tropas de Olímpio Mourão marcharam em direção ao Rio de Janeiro com o objetivo de destituir o governo. A rebelião de Olímpio não fazia parte dos preparativos organizados por Humberto Castello Branco e pelo Ipes – ambos foram pegos desprevenidos. De toda forma, esses dias do golpe também ficaram marcados pela inércia de Jango.

    Os acontecimentos dos dias seguintes levaram o presidente do Senado a convocar uma reunião extraordinária no dia 2 de abril de 1964. Nessa reunião, Auro de Moura decretou vaga à presidência do país, fato que consolidou, politicamente, o golpe no país. Além de Auro de Moura, o Golpe Militar contou com o apoio de nomes como Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Ademar de Barros, etc.

    Ranieri Mazzilli assumiu a presidência de maneira provisória. Enquanto isso, a Junta Militar que se formou começou a organizar as bases para o início da ditadura no país. Em 9 de abril de 1964, foi emitido o Ato Institucional nº 1. Dois dias depois, Humberto Castello Branco foi eleito indiretamente presidente do país.

    O AI-1 afirmava o seguinte a respeito daqueles que haviam realizado o golpe e tomado o poder no país:

    A revolução vitoriosa se investe no exercício do Poder Constituinte. Este se manifesta pela eleição popular ou pela revolução. Esta é a forma mais expressiva e mais radical do Poder Constituinte. Assim, a revolução vitoriosa, como Poder Constituinte, se legitima por si mesma. Ela destitui o governo anterior e tem a capacidade de constituir o novo governo1.

    Iniciava-se, assim, a Ditadura Militar, que se estendeu por 21 anos, encerrando-se somente em 1985.


ID
3798649
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período colonial, a exploração de trabalhadores escravos de origem africana foi fundamental para o desenvolvimento das atividades produtivas em toda a América Portuguesa.

No ciclo do ouro, no século XVIII, os escravos não foram responsáveis apenas pela parte braçal, mas também pelo desenvolvimento de técnicas que nunca tinham sido aplicadas na região de Minas Gerais como, por exemplo, a técnica das canoas (que eram lavadouros, espécies de mesas) em que se depositava o cascalho retirado dos rios ou tabuleiros em pequenos montes para ser lavado e apurado.

(http://www.palmares.gov.br/2008/06/livro-valoriza-historia-afro-brasileira-do-ciclo-de-ouro/ Acesso em: 08.01.2014. Adaptado)

Considerando os elementos apresentados, é correto concluir que a mineração no período colonial

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B)agregava procedimentos técnicos desenvolvidos pelos escravos africanos.

    "mas também pelo desenvolvimento de técnicas que nunca tinham sido aplicadas na região de Minas Gerais como, por exemplo, a técnica das canoas"


ID
3798652
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A platina é um metal nobre, encontrada livre na natureza na forma de pepitas, e é muito empregada na produção de catalisadores, que são utilizados para

Alternativas

ID
3798655
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O radônio, símbolo Rn, pertencente à família dos gases nobres, encontrado no grupo 18 ou 8A da tabela periódica dos elementos, é usado na radioterapia e na composição de cápsulas para aplicação em pacientes com câncer.

Certo isótopo desse elemento possui 86 prótons, 86 elétrons e número de massa 222, logo o número de nêutrons desse isótopo é

Alternativas

ID
3798658
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para responder a questão , considere a tabela que apresenta os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE), a 25°C e 1 atm


Substância                                                                   PF (°C)                          PE (°C)

Ácido acético (presente no vinagre)                                 16,6                                118
Álcool etílico (bebidas alcoólicas e combustíveis)            -117                               78,5
Amônia (presente em produtos de limpeza)                      -78                                  -33
Cloreto de sódio (sal de cozinha)                                      801                               1 413
Ouro (presente em joias)                                                 1 064                              3 080

(http://www.alunosonline.com.br/quimica/ponto-fusao-ponto-ebulicao.html Acesso em: 14.02.2014)

O composto molecular gasoso, a 25°C e 1 atm, é

Alternativas

ID
3798661
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para responder a questão , considere a tabela que apresenta os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE), a 25°C e 1 atm


Substância                                                                   PF (°C)                          PE (°C)

Ácido acético (presente no vinagre)                                 16,6                                118
Álcool etílico (bebidas alcoólicas e combustíveis)            -117                               78,5
Amônia (presente em produtos de limpeza)                      -78                                  -33
Cloreto de sódio (sal de cozinha)                                      801                               1 413
Ouro (presente em joias)                                                 1 064                              3 080

(http://www.alunosonline.com.br/quimica/ponto-fusao-ponto-ebulicao.html Acesso em: 14.02.2014)

A fórmula estrutural do composto orgânico com menor ponto de ebulição presente na tabela dada é

Alternativas

ID
3798664
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para responder a questão , considere a tabela que apresenta os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE), a 25°C e 1 atm


Substância                                                                   PF (°C)                          PE (°C)

Ácido acético (presente no vinagre)                                 16,6                                118
Álcool etílico (bebidas alcoólicas e combustíveis)            -117                               78,5
Amônia (presente em produtos de limpeza)                      -78                                  -33
Cloreto de sódio (sal de cozinha)                                      801                               1 413
Ouro (presente em joias)                                                 1 064                              3 080

(http://www.alunosonline.com.br/quimica/ponto-fusao-ponto-ebulicao.html Acesso em: 14.02.2014)

A reação que ocorre para a formação do sal presente na tabela é

Alternativas

ID
3798682
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A Sabesp lançou um incentivo econômico para estimular moradores da Grande São Paulo a reduzir o consumo de água. Essa medida foi adotada por causa do calor recorde e da inédita falta de chuvas no Sistema Cantareira, que atingiu o nível crítico no início de 2014. Teve direito a um desconto de 30% na conta o consumidor que reduziu o consumo de água em pelo menos 20%, em relação ao consumo médio mensal de um período de 12 meses: de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Considere a seguinte situação:

• o consumo médio mensal de água em uma casa foi de 30 m³ de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014;
• nessa casa, em fevereiro de 2014, o consumo de água foi reduzido em 20%, em relação ao consumo médio mensal acima;
• o valor da conta de água dessa casa, referente ao mês de fevereiro de 2014, foi de R$ 30,00.

Com base nessas informações, podemos afirmar corretamente que o consumo de água, em metros cúbicos, e o valor aproximado do desconto, em reais, referentes ao mês de fevereiro de 2014 para essa casa foram, respectivamente, de

Alternativas

ID
3798685
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Observe a tabela referente à oferta interna de energia a partir de fontes renováveis, no Brasil, em 2011/2012.


Energia (em Mtep*)

Fontes Renováveis 2012 2011

Energia hidráulica e eletricidade 39,2 39,9

Biomassa da cana 43,6 42,8

Lenha e carvão vegetal 25,7 26,0

Outras 11,8 11,1


*Milhões de toneladas equivalentes de petróleo

(Fonte dos dados: https://ben.epe.gov.br/BENRelatorioSintese2013.aspx. Acesso em: 08.03.2014)


Com base nos dados apresentados, podemos afirmar corretamente que, de 2011 a 2012, em relação à oferta total de energia a partir de fontes renováveis, houve variação de

Alternativas

ID
3798691
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Leia o texto a seguir sobre o mercado dos jogadores de futebol no Brasil:

“Os salários de jogadores no Brasil são baixos, se considerarmos os sonhos de mobilidade social e econômica dos jovens, em sua maioria, oriundos das camadas populares e médias. A pirâmide salarial dos jogadores profissionais, no Brasil, não mudou muito nos últimos anos. O ano de 2003, por exemplo, revela a seguinte distribuição: 82,41% recebiam entre um e dois salários mínimos; 2,05% entre 10 e 20 salários mínimos e apenas 3,57% acima de 20 salários mínimos. Os dados disponibilizados em 2009 pela CBF mostram que 84% dos jogadores, de todas as divisões do futebol profissional no Brasil, recebem salários de até R$ 1.000,00; 13% recebem entre R$ 1.000,00 e R$ 9.000,00 e apenas 3% recebem acima de R$ 9.000,00 por mês.”

(www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892011000400008&script=sci_arttext Acesso em: 12.03.2014. Adaptado)


Considerando o texto e sabendo que, em 2009, o salário mínimo no Brasil era de 465 reais, podemos afirmar corretamente que, em 2009, dentre todos os jogadores das divisões do futebol profissional no Brasil

Alternativas

ID
3798706
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois tópicos estudados no curso de Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos são as teorias ondulatória e ópticas aplicadas em componentes eletrônicos. Um dos elementos importantes nesse ramo é a fibra óptica. Nela, a luz emitida em pulsos é inserida por um lado da fibra e sofre reflexões totais sucessivas pelas paredes internas da fibra, até atingir a outra extremidade, levando as informações necessárias.

Essas reflexões são possíveis porque o ângulo de incidência do feixe é maior que o ângulo limite (ou crítico). Sabe-se que esse ângulo limite pode ser calculado pela relação entre dois índices de refração, o da fibra óptica (nF) e o do meio externo (nM).

Considerando os valores de nF igual a 3/2 e o valor de nM igual a 4/3, podemos afirmar que o valor do seno do ângulo limite é, aproximadamente, igual a

Alternativas

ID
3798712
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No contexto da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em dois Estados rivais: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Observe, na tabela a seguir, algumas informações sobre esses dois Estados.

                                                         As duas Coreias
Dados                                                            Coreia do Norte        Coreia do Sul

Área (km²)                                                           122 762                      99 617
População (milhões)                                                 23,9                          48,4
Expectativa de vida M/F (em anos)(1)              65,1/69,3                  75,1/82,3
PIB (bilhões de dólares)(2)                                     26(3)                           888
Exportações (milhões de dólares)(4)                     1 980                     325 465
Exército (efetivo em milhares)(5)                              950                            560

(1)M/F – Masculina/Feminina; (2) PIB – Produto Interno Bruto; (3) Estimativa; (4) 2006; (5) 2007.
Todos os demais dados são referentes a 2008.
Fonte dos dados: Almanaque Abril 2009. 

A respeito das Coreias, analise os dados da tabela e assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3798718
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise a tabela.


Distribuição da quantidade produzida por tipo de produção/ produto, segundo o tipo de agricultura (em %) – Brasil 2006


Tipo de produção/ produto              Agricultura

                                                   Familiar          Não familiar

Arroz                                                33,9                   66,1

Feijão preto                                     76,8                    23,2

Feijão de cor                                   53,9                    46,1

Feijão fradinho                                83,8                    16,2

Mandioca                                        86,7                    13,3

Milho                                               45,9                     54,1

Soja                                                15,7                     84,3

Trigo                                                21,2                    78,8

Café arábico                                   34,2                     65,8

(Fonte dos dados: Estatísticas do meio rural 2010-2011. 4.ed. / Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos; Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural; Ministério do Desenvolvimento Agrário. São Paulo: DIEESE; NEAD; MDA, 2011.)


A partir da análise da distribuição da produção agrícola brasileira, pode-se concluir corretamente que

Alternativas

ID
3798727
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo das últimas décadas, muito esforço tem sido feito para conter a propagação do mosquito Aedes aegypti no Brasil e em diversas regiões no mundo. Essa espécie de mosquito está relacionada a duas doenças graves que ocorrem no território nacional, a dengue e a febre amarela.

Com relação ao agente causador e ao modo de transmissão dessas doenças, está correto afirmar que

Alternativas

ID
3798733
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Vírus de computador são programas que, geralmente, causam algum dano aos computadores. O técnico em Segurança da Informação precisa estar sempre atento para impedir a contaminação de sistemas por esses programas.
De um modo geral, os vírus de computador contêm instruções que serão lidas pelo computador infectado e irão determinar que ele crie cópias desses programas e as espalhe para outras máquinas.

A denominação vírus, dada a esses programas, deve-se à analogia que é possível estabelecer entre o modo de replicação deles e dos vírus biológicos.

A analogia é possível, porque os vírus biológicos, para se multiplicar,

Alternativas
Comentários
  • Eles adicionam seu material genético ao material genético da célula atacada, controlando o metabolismo celular em função de suas necessidades. A utilização da apa�relhagem enzimática da célula parasitada pelo vírus leva a célula a um descontrole metabólico (ela passa a produzir as proteínas do vírus e para de produzir suas próprias proteínas), que acaba morrendo. Fora da célula, entretanto, eles são inertes, não agindo como seres vivos e assumindo a forma de partículas denominadas vírions. Por esse motivo, os vírus são ditos parasitas intracelulares obrigatórios


ID
3798742
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

O futebol repete a vida

Tostão

(Colunista da Folha)


     Há muitas analogias entre o esporte e a vida. Por isso, as empresas, principalmente as americanas, adoram convidar pessoas do futebol para darem palestras aos seus funcionários e executivos. Por ter sido campeão do mundo e ser agora um cronista, recebo muitos convites. Recuso todos.

     As empresas confundem as razões e as emoções do esporte com as experiências pessoais. Querem criar um manual e um perfil dos vencedores. Não existe. As experiências não se transmitem. Cada um faz do seu jeito.

     Um jogo de futebol é um espetáculo, uma metáfora da vida. Estão presentes a alegria e a tristeza, a glória e o ocaso, a razão e a paixão, a ganância e a solidariedade, o invisível e o previsível, o evidente e o contraditório, o real e o simbólico, a ternura e a agressividade e outras ambivalências que fazem parte da alma humana.

     Nos esportes coletivos e na vida, todos querem brilhar mais do que os outros. Muitos aprendem que só vão se destacar e melhorar de vida se participarem de um grupo ou de uma sociedade organizada, forte e solidária. Por outro lado, são os talentos individuais que iluminam o coletivo. Parece contraditório. A vida é contraditória.

    O esporte é uma boa analogia entre razão e paixão. Um grande jogo precisa ter técnica e emoção. Para formarmos um grande time, é necessário talento, criatividade, disciplina tática e garra. Os grandes atletas são sábios e guerreiros. Quanto mais difícil a partida, mais Pelé vibrava em campo.

   O futebol está tão próximo da brincadeira e da descontração quanto da disciplina e da seriedade. Garrincha foi barrado antes da Copa de 58 porque era considerado uma criança irresponsável. Ele mostrou que o futebol pode ser uma brincadeira séria.

    Em qualquer atividade, a base da criatividade está na brincadeira com seriedade. Craques brincam com a bola; poetas e artistas brincam com as palavras, as imagens e os sons. O ideal seria brincar com a vida, com responsabilidade e sem sentimento de culpa.

  Em um jogo de futebol é muito estreita a linha divisória entre a ética, a responsabilidade e a ambição e a busca pela vitória de todas as maneiras. Na emoção de uma partida, no desejo intenso de ser um campeão, muitas vezes se perdem esses limites. Aí, o atleta dribla a ética. Alguns se arrependem. Assim é também na vida.

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0405200342.htm Acesso em:12.02.14. Adaptado)

É correto afirmar que, no terceiro parágrafo do texto, há a predominância da figura de linguagem denominada

Alternativas

ID
3798745
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

O futebol repete a vida

Tostão

(Colunista da Folha)


     Há muitas analogias entre o esporte e a vida. Por isso, as empresas, principalmente as americanas, adoram convidar pessoas do futebol para darem palestras aos seus funcionários e executivos. Por ter sido campeão do mundo e ser agora um cronista, recebo muitos convites. Recuso todos.

     As empresas confundem as razões e as emoções do esporte com as experiências pessoais. Querem criar um manual e um perfil dos vencedores. Não existe. As experiências não se transmitem. Cada um faz do seu jeito.

     Um jogo de futebol é um espetáculo, uma metáfora da vida. Estão presentes a alegria e a tristeza, a glória e o ocaso, a razão e a paixão, a ganância e a solidariedade, o invisível e o previsível, o evidente e o contraditório, o real e o simbólico, a ternura e a agressividade e outras ambivalências que fazem parte da alma humana.

     Nos esportes coletivos e na vida, todos querem brilhar mais do que os outros. Muitos aprendem que só vão se destacar e melhorar de vida se participarem de um grupo ou de uma sociedade organizada, forte e solidária. Por outro lado, são os talentos individuais que iluminam o coletivo. Parece contraditório. A vida é contraditória.

    O esporte é uma boa analogia entre razão e paixão. Um grande jogo precisa ter técnica e emoção. Para formarmos um grande time, é necessário talento, criatividade, disciplina tática e garra. Os grandes atletas são sábios e guerreiros. Quanto mais difícil a partida, mais Pelé vibrava em campo.

   O futebol está tão próximo da brincadeira e da descontração quanto da disciplina e da seriedade. Garrincha foi barrado antes da Copa de 58 porque era considerado uma criança irresponsável. Ele mostrou que o futebol pode ser uma brincadeira séria.

    Em qualquer atividade, a base da criatividade está na brincadeira com seriedade. Craques brincam com a bola; poetas e artistas brincam com as palavras, as imagens e os sons. O ideal seria brincar com a vida, com responsabilidade e sem sentimento de culpa.

  Em um jogo de futebol é muito estreita a linha divisória entre a ética, a responsabilidade e a ambição e a busca pela vitória de todas as maneiras. Na emoção de uma partida, no desejo intenso de ser um campeão, muitas vezes se perdem esses limites. Aí, o atleta dribla a ética. Alguns se arrependem. Assim é também na vida.

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0405200342.htm Acesso em:12.02.14. Adaptado)

De acordo com as informações presentes no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3798748
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

O futebol repete a vida

Tostão

(Colunista da Folha)


     Há muitas analogias entre o esporte e a vida. Por isso, as empresas, principalmente as americanas, adoram convidar pessoas do futebol para darem palestras aos seus funcionários e executivos. Por ter sido campeão do mundo e ser agora um cronista, recebo muitos convites. Recuso todos.

     As empresas confundem as razões e as emoções do esporte com as experiências pessoais. Querem criar um manual e um perfil dos vencedores. Não existe. As experiências não se transmitem. Cada um faz do seu jeito.

     Um jogo de futebol é um espetáculo, uma metáfora da vida. Estão presentes a alegria e a tristeza, a glória e o ocaso, a razão e a paixão, a ganância e a solidariedade, o invisível e o previsível, o evidente e o contraditório, o real e o simbólico, a ternura e a agressividade e outras ambivalências que fazem parte da alma humana.

     Nos esportes coletivos e na vida, todos querem brilhar mais do que os outros. Muitos aprendem que só vão se destacar e melhorar de vida se participarem de um grupo ou de uma sociedade organizada, forte e solidária. Por outro lado, são os talentos individuais que iluminam o coletivo. Parece contraditório. A vida é contraditória.

    O esporte é uma boa analogia entre razão e paixão. Um grande jogo precisa ter técnica e emoção. Para formarmos um grande time, é necessário talento, criatividade, disciplina tática e garra. Os grandes atletas são sábios e guerreiros. Quanto mais difícil a partida, mais Pelé vibrava em campo.

   O futebol está tão próximo da brincadeira e da descontração quanto da disciplina e da seriedade. Garrincha foi barrado antes da Copa de 58 porque era considerado uma criança irresponsável. Ele mostrou que o futebol pode ser uma brincadeira séria.

    Em qualquer atividade, a base da criatividade está na brincadeira com seriedade. Craques brincam com a bola; poetas e artistas brincam com as palavras, as imagens e os sons. O ideal seria brincar com a vida, com responsabilidade e sem sentimento de culpa.

  Em um jogo de futebol é muito estreita a linha divisória entre a ética, a responsabilidade e a ambição e a busca pela vitória de todas as maneiras. Na emoção de uma partida, no desejo intenso de ser um campeão, muitas vezes se perdem esses limites. Aí, o atleta dribla a ética. Alguns se arrependem. Assim é também na vida.

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0405200342.htm Acesso em:12.02.14. Adaptado)

Segundo Tostão, alguns atletas, para obter a vitória a todo custo num jogo de futebol, são capazes de

Alternativas

ID
3798751
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

O futebol repete a vida

Tostão

(Colunista da Folha)


     Há muitas analogias entre o esporte e a vida. Por isso, as empresas, principalmente as americanas, adoram convidar pessoas do futebol para darem palestras aos seus funcionários e executivos. Por ter sido campeão do mundo e ser agora um cronista, recebo muitos convites. Recuso todos.

     As empresas confundem as razões e as emoções do esporte com as experiências pessoais. Querem criar um manual e um perfil dos vencedores. Não existe. As experiências não se transmitem. Cada um faz do seu jeito.

     Um jogo de futebol é um espetáculo, uma metáfora da vida. Estão presentes a alegria e a tristeza, a glória e o ocaso, a razão e a paixão, a ganância e a solidariedade, o invisível e o previsível, o evidente e o contraditório, o real e o simbólico, a ternura e a agressividade e outras ambivalências que fazem parte da alma humana.

     Nos esportes coletivos e na vida, todos querem brilhar mais do que os outros. Muitos aprendem que só vão se destacar e melhorar de vida se participarem de um grupo ou de uma sociedade organizada, forte e solidária. Por outro lado, são os talentos individuais que iluminam o coletivo. Parece contraditório. A vida é contraditória.

    O esporte é uma boa analogia entre razão e paixão. Um grande jogo precisa ter técnica e emoção. Para formarmos um grande time, é necessário talento, criatividade, disciplina tática e garra. Os grandes atletas são sábios e guerreiros. Quanto mais difícil a partida, mais Pelé vibrava em campo.

   O futebol está tão próximo da brincadeira e da descontração quanto da disciplina e da seriedade. Garrincha foi barrado antes da Copa de 58 porque era considerado uma criança irresponsável. Ele mostrou que o futebol pode ser uma brincadeira séria.

    Em qualquer atividade, a base da criatividade está na brincadeira com seriedade. Craques brincam com a bola; poetas e artistas brincam com as palavras, as imagens e os sons. O ideal seria brincar com a vida, com responsabilidade e sem sentimento de culpa.

  Em um jogo de futebol é muito estreita a linha divisória entre a ética, a responsabilidade e a ambição e a busca pela vitória de todas as maneiras. Na emoção de uma partida, no desejo intenso de ser um campeão, muitas vezes se perdem esses limites. Aí, o atleta dribla a ética. Alguns se arrependem. Assim é também na vida.

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0405200342.htm Acesso em:12.02.14. Adaptado)

Leia o fragmento do texto: “[...] muitos aprendem que só vão se destacar e melhorar de vida se participarem de um grupo [...]”.

É correto afirmar que a palavra destacada estabelece entre as orações uma relação de

Alternativas

ID
3798754
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A cidade está alegre, cheia de sol. Os dias da Bahia parecem dias de festa, pensa Pedro Bala, que se sente invadido também pela alegria. Assovia com força, bate risonhamente no ombro de Professor. E os dois riem, e logo a risada se transforma em gargalhada. No entanto, não têm mais que uns poucos níqueis no bolso, vão vestidos de farrapos, não sabem o que comerão. Mas estão cheios da beleza do dia e da liberdade de andar pelas ruas da cidade. E vão rindo sem ter do que, Pedro Bala com o braço passado no ombro de Professor. De onde estão podem ver o Mercado e o cais dos saveiros e mesmo o velho trapiche onde dormem.”

(http://www.culturabrasil.org/zip/ Acesso em: 20.03.14. Adaptado)


É correto afirmar que esse fragmento foi extraído do romance

Alternativas