SóProvas



Prova FEPESE - 2016 - Prefeitura de Lages - SC - Auxiliar de Administração


ID
2119414
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise a frase abaixo:

Santa Catarina é uma das unidades federativas do Brasil, localizada no ...................... da região ............................ do Brasil.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • b

    centro • Sul

  • Região sul tem 3 estados e SC fica no meio!

    Paraná ao norte e Rio Grande do Sul ao sul.


ID
2119417
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A população atual do Brasil, segundo projeção do IBGE, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Fonte: http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/

  • D , hoje é superior a 207 milhões

     

  • https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/

     

    Passou de 209 milhões em 2018!

  • Atualmente a população brasileira é de 208,4 milhões de habitantes.

  • A população brasileira foi estimada em 208,5 milhões de habitantes, conforme divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estimativas da população para estados e municípios, com data de referência em 1 de julho de 2018, foram publicadas no Diário Oficial da União.

  • 209,3 milhões já no ano de 2017.

  • 210 milhões. Lembrei do Ônibus da seleção brasileira na copa que tinha a quantidade estampada nele.

  • Junho 2020 : 211 milhões

  • Atualmente a população é de 210 milhões, vai saber o que a banca quer, poderia colocar o numero exato!

  • Hoje, segundo projeção do IBGE é de 212,6 milhões.

    Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/box_popclock.php>.


ID
2119420
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Denominação de Lajes, no século XVIII:

Alternativas
Comentários
  • e

    Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lages.

  • Para contribuir com algumas informações pertinentes:

     

    O Estado começou a ser realmente povoado em 1637, com a chegada dos bandeirantes, que iniciaram a ocupação da futura capital, Nossa Senhora do Desterro, mais tarde nomeada de Florianópolis. Em 1660, foi fundada a vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul. Em 1714, era criado o segundo município de Santa Catarina, chamado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, conhecido hoje como Laguna.

  • Essa questão tem um erro, no enunciado deveria consta LAGES, na alternativa LAJES, mas não prejudicou.


ID
2119423
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica as atividades industriais que se destacam no Planalto Serrano Catarinense.

Alternativas
Comentários
  • c

    Indústrias de papel, celulose e da madeira

  • Principais polos produtivos de Santa Catarina:

     

    A Grande Florianópolis destaca-se nos setores de tecnologia, turismo, serviços e construção civil.
    O Norte é polo tecnológico, moveleiro e metal-mecânico.
    O Oeste concentra atividades de produção alimentar e de móveis.
    O Planalto Serrano tem a indústria de papel, celulose e da madeira.
    O Sul destaca-se pelos segmentos do vestuário, plásticos descartáveis, carbonífero e cerâmico.
    No Vale do Itajaí, predomina a indústria têxtil e do vestuário, naval e de tecnologia

     

    Fonte: http://www.sc.gov.br/conhecasc/economia

  • São as principais atividades em cada região do estado:

    Grande Florianópolis: setores de tecnologia, turismo, serviços e construção civil.

    Norte: polo tecnológico, moveleiro e metal-mecânico.

    Oeste: produção alimentar e de móveis.

    Planalto Serrano: indústria de papel, celulose e da madeira.

    Sul: vestuário, plásticos descartáveis, carbonífero, extração de carvão e produção de pisos e revestimentos cerâmicos.

    Vale do Itajaí: indústria têxtil, de vestuário, naval e de tecnologia, além de produção diversificada de produtos agrícolas com ênfase no tabaco, cebola, arroz e leite.

    Resposta: C


ID
2119426
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A chamada “Lei da Ficha Limpa” atrapalhou os planos de muitos políticos que pretendiam concorrer às eleições deste ano e que tiveram seus registros de candidatura impugnados.

Assinale a alternativa que indica um motivo que pode tornar um candidato “ficha suja”, segundo a referida lei.

Alternativas
Comentários
  • Não poderão se eleger os políticos que:

    Renunciam ao seu cargo a fim de não mais serem processados ou para fugir de condenação – esses não poderão se candidatar nas próximas duas eleições;

    Foram condenados por crimes de várias naturezas, variando entre improbidade administrativa, crimes contra o patrimônio público, delavagem de dinheiro e ocultação de bens, abuso de autoridade, entre vários outros.

    Descumpriram prerrogativas de seus cargos previstas na Constituição, como de não serem donos de empresas que tenham contratos com o poder público, por exemplo;

    Que foram condenados por qualquer má prática relativa ao seu serviço no governo, que tenha a ver com a administração pública;

    Que perderam seus cargos por alguma infração que cometeram durante seus mandatos;

    Os que têm processos em andamento (que já foram aprovados) na Justiça Eleitoral;

    Os que têm processo de apuração de abuso de poder econômico ou político para a eleição na qual concorrem.

  • Gabarito A 

    "Lei da ficha limpa": LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE JUNHO DE 2010

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp135.htm

  • O conteúdo que consta na alternativa E não está nessa lei?

  • GABARITO A

    LEI COMPLEMENTAR 135/2010

    Art. 2° 

    g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição;

     

    A respeito da alternativa E

    Art. 2°

    e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes [...]


ID
2119429
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Lages, o plano diretor será revisto, pelo menos, uma vez a cada:

Alternativas
Comentários
  • 5 anos.


ID
2119432
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Lages, ao Município é vedado:

Alternativas
Comentários
  • recusar fé aos documentos públicos.

  • b-

    Ao Município é vedado:

    I - estabelecer cultos religiosos e igrejas, subvencioná-los, impedir-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da Lei, a colaboração de interesse público;

    II - recusar fé dos documentos públicos;

    III - criar distinções entre brasileiros ou preferência entre si;

    IV - permitir ou fazer uso de estabelecimentos gráficos, jornal, estação de rádio, televisão, serviço de auto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, de sua propriedade para fins estranhos à administração.

    V - contrair empréstimo no exterior sem aprovação do Senado e sem prévia autorização da Assembléia do Estado e da Câmara Municipal;

    VI - estabelecer distinções tributárias entre bens de qualquer natureza, em razão da procedência ou do destino;


ID
2119435
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n° 293, de 6 de setembro de 2007, Reversão é:

Alternativas
Comentários
  • LC 293/07

    Art. 29 - Reversão é o retorno à atividade do servidor aposentado por invalidez, quando forem declarados
    insubsistentes os motivos da aposentadoria, por junta médica designada pelo Município.

    Letra d


ID
2119438
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 293, de 6 de setembro de 2007, quanto às infrações puníveis com advertência, a ação disciplinar prescreve em:

Alternativas
Comentários
  • advertência: 180

    suspensão : 2 anos

    demissão : 5 anos


ID
2119441
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 293, de 6 de setembro de 2007, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - a investidura ocorrerá com a posse.

    B- É de 5 dias o prazo pra entrar em exercício.

    C- correta.

    D-para pessoas portadoras é assegurado até 5% das vagas.

    E-a posse ocorrerá no prazo de 15 dias.


ID
2119444
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a(s) tecla(s) de atalho padrão do Windows que possibilita(m) renomear um arquivo ou uma pasta a partir do Windows Explorer ou Explorador de Arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Comando: F2

     

    [Gab.B]

     

    bons estudos

  • Letra B

    o Famoso F2 server para renomear o arquivo

    CTRL + A seleciona os arquivos ou pastas. 

    Já as outras opções nada faz. 

  • F2 – Quando um arquivo estiver selecionado, esse atalho permite renomear o documento;

  • De todos os atalhos que a questão apresenta os únicos que apresentam funcionalidade no Windows Explorer é o Ctrl+A= Seleciona tudo e o F2= Renomeia o arquivo selecionado.

     

    Gab.B

  • F1 = ajuda

    F2 = renomear o arquivo.

  • Renomear se dá de diversas formas. Além do atalho F2, existem as opções

    - Botão direito do mouse > renomear

    - No menu > arquivos > opções de organizar > renomear

    - 1 clique 

  • CTRL + A -> Selecionar tudo
    CTRL + L -> Acessa a barra de endereços (no windows explorer)
    F2 -> Renomear
    F4 -> Abre as opções da barra de endereços (no windows explorer)

    GABARITO -> [B]

  • Letra B

    o Famoso F2 server para renomear o arquivo

    CTRL + A seleciona os arquivos ou pastas. 

    Já as outras opções nada fazem. 


ID
2119447
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS Excel pode trabalhar com células de diferentes formatos.
Para que o Excel realize uma operação com o conteúdo de uma célula (como somar, multiplicar ou subtrair, por exemplo) no lugar de exibir o conteúdo da célula de forma literal, o primeiro caractere do conteúdo da célula deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Exemplo: 

    =A1+A2

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos

  • Ordem de cálculo

     

    As fórmulas calculam valores segundo uma ordem específica. Uma fórmula no Excel sempre começa com um sinal de igual (=). O sinal de igual informa ao Excel que os caracteres a seguir constituem uma fórmula. Depois do sinal de igual estão os elementos a serem calculados (os operandos), que são separados por operadores de cálculo. O Excel calcula a fórmula da esquerda para a direita, de acordo com uma ordem específica para cada operador da fórmula.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/Operadores-de-c%C3%A1lculo-e-preced%C3%AAncia-48be406d-4975-4d31-b2b8-7af9e0e2878a

  • gente cabe recurso pois o @ também serve como inicio de cálculo.

  • puta que paril, que banca de lixo! o @ também pode ser utilizado.

  • Prezados,

    Apesar de podermos usar o @ + e o sinal de - para iniciar uma fórmula no que diz respeito a sua literalidade ou seja como esta sendo escrita, o excel só irá considerar que é uma fórmula com a presença do sinal de = . Não obstante ao se digitar @soma(a1:a10) o excel irá mostrar ao se pressionar ENTER =SOMA(A1:A10) removendo o sinal de @. 

    O Sinal de - OU + podem também ser usados mas logo ao pressionar ENTER não serão extintos e sim mudarão o valor absoluto do resultado mas o excel irá autormatica adiconar o simbolo = . Simbolo este único para transformar o texto literal em fórmula propriamente dita. 

    Bons estudos. 

    Prof. Washington Luis
    Youtube.com/profwashingtonluis 

  • Para a introdução de cálculos, os símbolos aceitos pelo Excel são: =, +, -, @. O @ apenas para o uso de funções.

  • O @ também cabe, mas o símbolo "oficial" é o =

     

  • Pegadinha sem vergonha: Deve ser o sinal de =, mas pode ser o sinal de @. O DEVE SER do enunciado matou a questão. 

  • Resolvi fazer a questão no Excel para tirar a dúvida e, por surpresa, a resposta é mesmo a letra C, não podendo ser a E.
    Basta fazer um exemplo de função em uma célula tal como @SOMA(A1:A2) e, ao verificar a BARRA de FÓRMULAS, não aparecerá o "@" e sim o "=", sendo que é esta a pergunta da questão...

  • O @ pode introduzir a fórmula, mas ao digitar a fórmula com "@", o Excel transformará em sinal de =

    Mas como a questão colocou: Deve ser

  • C

     

     

    = Para introduzir uma função no excel

    __________________________________________________________________________________________________________

    Quais são as funções com ''operadores?''

    Principais

     

    *Multiplicação -> =(a2*a3)

    ^Potenciação

    /Divisão

    &Concatenar

    +adição

    -subtração

    __________________________________________________________________________________________________________

    Por onde começar 1°

    ( )

    ^

    / ou *

    + ou –

    __________________________________________________________________________________________________________

    Funções com argumentos ;exemplos

     

    MED

    =med(A2:A5) Busca pela mediana dos números em ordem decrescente ,depois de pegar o número do meio (se for 2 ou 3, soma! E faça uma média )

     

     

    MOD

    =mod(a2;a5) Busca pelo resto da divisão

    A2 = 5

    A5 = 5

    10/2 = (5) resultado!

     

    __________________________________________________________________________________________________________

    Bons estudos pessoal! Forte abraço.

     

  • Impossível fazer "@A1+A2", na função é possível e o @ vira =.

  • QUESTÃO PODE SER ANULADA! sabendo que o excel nao tem FUNÇÃO SUBITRAIR!

ID
2119450
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No contexto de noções de internet, para obter uma navegação na internet livre de propagandas ou banners comerciais de terceiros ao abrir páginas de internet, deve-se utilizar:

Alternativas
Comentários
  • AdBlock é uma extensão de código aberto, para a filtragem de conteúdo e anúncios.

    Ela está presente para os navegadores Google Chrome, Opera, Microsoft Edge e Safari.

    O AdBlock permite evitar aos usuários que os elementos da página, tais como propagandas, sejam exibidos.

     

    [Gab. A]

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/AdBlock

     

    bons estudos

  • Filtro de bloqueio de propagandas: filtros, como o Adblock, permitem o bloqueio de sites conhecidos por apresentarem propagandas - http://adblockplus.org/

     

    http://cartilha.cert.br/mecanismos/

  • Acresentando que recentemente, surgiu técnicas que burlam os bloqueios dos AdBlocks, tornando-os ineficientes em alguns casos.

  • ADblock = acaba com os ADware

  • Queria saber por que não pode ser a letra C, os antivírus também não têm essa funcao? (Pelo menos alguns). 

  • Porque propaganda não é vírus .

  • alguém poderia me explicar o erro da letra B?

    abraços galera !!!

  • Acabei de baixar a extensão AdBlock. Obrigado Fepese!

  • SOBRE A ALTERNATIVA "B": Existe uma configuração no Google que permite desativar a vizualização de anúncios, porém há algumas ações que essa desativação não modifica: 1) Interromper os anúncios definitivamente (Depois da desativação, os anúncios do Google continuam aparecendo, mas deixam de se basear em tópicos como suas visitas a websites de anunciantes ou informações demográficas. Em vez disso, eles passam a ser exibidos com base em fatores como o conteúdo da página ou seu local geral); 2) Desativar anúncios personalizados de outras empresas (A desativação não interrompe os anúncios personalizados que não são veiculados pelo Google. Sendo assim, ao navegar na Internet e acessar websites, vídeos e aplicativos que utilizam serviços de publicidade de outras empresas, você não verá anúncios personalizados); 3) Desativar de uma só vez os anúncios em vários navegadores ou computadores caso você não esteja conectado à sua Conta do Google (Você utiliza diferentes navegadores no seu computador? Mesmo que desative os anúncios personalizados do Google em um navegador (como o Chrome), é provável que você ainda veja anúncios personalizados do Google nos demais navegadores (como o Internet Explorer e o Safari); 4) Manter a desativação depois que você apaga os cookies do seu navegador ( Se você excluiu seus cookies depois de desativar os anúncios, é provável que eles também tenham sido desativados no navegador em questão); 5) Manter a desativação se o navegador bloquear cookies; 6) Desativar anúncios personalizados em serviços que não possuem tecnologia de cookies. 

  • Rodrigo Lustosa, acredito que o erro da letra "B" é devido a banco só especificar que seria o sistema da Google e tem outros navegadores que tem essa mesma função.

  • informatica cada ano q passa fica mais impossivel mapear as possiveis questoes, onde se pode encontra a resposta dessa pergunta em uma apostila.

  • Um recurso do Painel de Controle do MS Windows denominado Desativar anúncios, localizado no item Sistemas e Recursos do Windows. -> ISSO NÃO EXISTE NO WINDOWS.
    Uma atualização do Windows com o recurso Desativar anúncios, da Área de trabalho do Windows.   -> ISSO NÃO EXISTE NO WINDOWS.

  • AdBock é uma ferramente especialisada para bloqueios de anúncios. Algumas empresas que desenvolvem softwares de antivírus, também possuem essa função de bloqueio.

    Eu marcaria a letra: A

  • Gab:A

    Puxada a questão!

    Acertei pq utilizo Adblock há alguns anos.

  • Ao meu ver passível de anulação pois muitos antivirus possuem essa mesma função.

  • Vot ! sabia não, Jesus.


ID
2119456
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O navegador de internet padrão do Windows 10 é o:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Microsoft Edge é um navegador web em desenvolvimento pela Microsoft. Está incluído no Windows 10 ao lugar do navegador Internet Explorer. Segundo a Microsoft, sua evolução a partir do Internet Explorer, permite vê-lo e senti-lo de forma diferente

  • Microsoft Edge é o novo navegador web da Microsoft. Exclusivo para Windows 10, o browser tem suporte para baixar aplicativos da web

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/microsoft-edge.html

  • Muito veloz e não consome memória como o google chrome. No entanto, existe uma restrição: não tem a possibilidade de tela cheia.

  • Isto, uma das novidades do Windows 10 é o navegador Microsoft Edge.

  • É o 'filho' do I.E: mais rápido e não consome muito da máquina como o Chrome.

  • Microsoft Edge -->>navegador de internet padrão do Windows 10

    CUIDADO -->>internet explorer continua no windows 10

    GABA  D

  • ATENÇÃO, Windows 10!

    Microsoft Edge

  • Apenas para complemetar o explorer agora é um acessório!!!

  • Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows 10, embora o I.E. ainda venha instalado no SO. Se o elaborador da questão fosse um pouco mais inteligente colocaria o Internet Explorer nas questões.

  • Essa questão vai pegar muita gente ainda! Mais um recurso do Windows 10 que também vai pegar muita gente é a opção do "Wifi compartilhado". 

  • Microsoft Edge é um navegador web em desenvolvimento pela Microsoft. Está incluído no Windows 10 ao lugar do navegador Internet Explorer

  • Lembrando o Microsoft Edge é um navegador exclusivo do Windows 10, porém caso você tenha feito a atualização do 8 para o 10, irá ficar os 2 navegadores, tanto o Internet Explore como o Microsoft Edge, mas se vier instalado de fabrica o Win 10 só virá com o Microsoft Edge. Tenham cuidado vocês que fizeram atualização pra não pensarem que vem os 2 navegadores. O  Internet Explore na atualização para o 10 só continua por motivos para não excluir o navegador antigo, fazendo com que o usuario que migrou perca seu cache e/ou historico. Espero ter esclarecido algo que possa servir futuramente. 

  • O Windows 10 possui dois navegadores nativos. O Internet Explorer 11 e o novo navegador da Microsoft, o Microsoft Edge, que é definido como o navegador padrão.

     

    Fonte: www.acasadoconcurseiro.com.br

     

  • Microsoft Edge é o novo navegador web da Microsoft. Exclusivo para Windows 10, o browser tem suporte para baixar aplicativos da web

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/microsoft-edge.html

  • MD kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Pelo menos me fez lembrar, e não errei !


ID
2119459
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal ou nominal.

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • Gabarito: d

     

    Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos. (O verbo "fazia" está no singular porque expressão com horas é impessoal, sem sujeito, ou seja, mesmo "dez horas" estando no plural, o verbo tem que ficar no singular. O verbo haver, nesse caso, está no plural porque esse "haviam" não tem sentido de existir, logo concorda com o sujeito "os trabalhos", que está no plural. 

  • Letra C: está errada porque o termo HAJA VISTO, não existe. Diz-se haja vistA.

    Frase está na ordem indireta:

    " Haja visto as últimas olimpíadas, pode-se dizer que precisamos de investimento em atletismo."

    Frase corrigida e na  ordem direta:

    Pode-se dizer que precisamos de investimento em atletismo, HAJA VISTA as últimas olimpíadas.

  • Sobre a letra B

     Quando o sujeito é formado por expressão que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de, perto de...) seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo. Observe:

    Cerca de mil pessoas participaram da manifestação.
    Perto de quinhentos alunos compareceram à solenidade.
    Mais de um atleta estabeleceu novo recorde nas últimas Olimpíadas.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint50.php

  • Haja vista ou haja visto? Tendo em vista que somente a primeira é a correta, ela representa uma expressão com a qual usualmente nos deparamos, sendo expressa somente no feminino e isenta de quaisquer flexões.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/haja-vista-ou-haja-visto.htm

     

  • Haja visto não existe.

     

    haja vista é o correto. 

  •  

    Naquela cidade, existia(EXISTIAM) muitos cidadãos que falavam corretamente. (VERBO EXISTIR DEVERÁ CONCORDAR COM MUITOS CIDADÃOS)

    Mais de três atletas já ganhou(GANHARAM) a medalha de ouro. (CONCORDA COM O NUMERAL)

    Haja visto(HAJA VISTA) as últimas olimpíadas, pode-se dizer que precisamos de investimento em atletismo. (INVARIAVEL)

    Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos.(CORRETO) (FAZER INDICANDO TEMPO É INVARIAVEL, HAVER QUANDO NÃO TIVER SENTIDO DE EXISTIR É VARIAVEL)

    É proibido(PROIBIDA)a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos. (PROIBIDO INGESTÃO, ou PROIBIDA A INGESTÃO)

  • N entendi o erro da b. Se a regra diz q sujeito é expressao de sentido coletivo com adjunto no plural verbo no singular ou plural.

     

  • Letícia Cardoso 

    Quando o sujeito é formado por expressão que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de, perto de...) seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo.

    :)

  • A Expressão “Haja Vista”

     

    a) A expressão fica invariável (seguida ou não de preposição).

    Haja vista as explicações dadas. ( = por exemplo)

     

    b) O verbo haver pode variar (desde que não seguido de preposição), considerando-se o termo
    seguinte como sujeito.

    Hajam vista os exemplos. ( = vejam-se)

  • Eu não intendi essa, porque já ouvi dizer que o verbo haver e impessoal

  • Sirlene, o verbo haver é impessoal quando estiver no sentido de existir ou ocorrer. Agora pare de ler e tente substituir "haviam" por esses verbos. Deu certo? Não, né! rsrs. Nesse caso, o verbo haver é pessoal e concorda com seu sujeito "os trabalhos". 

     

    É até nomear! 

  • O verbo haver no sentido de EXISTIR ou OCORRER é impessoal, portanto ficando na 3ª pessoa do singular, mas ele pode, por exemlo, possuir um sentido de TER e portanto ir para o pural.

     

    EX: Eles haviam chegado cedo / Eles tinham chegado cedo.

           Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos.

     

    GABARITO D

     

  • b) Quando o sujeito é formado por expressão que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de, perto de...) seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo. Observe os exemplos abaixo:

    Mais de um atleta estabeleceu novo recorde nas últimas Olimpíadas.

    Mais de três atletasganharam a medalha de ouro.

     

    Obs.: quando a expressão "mais de um" se associar a verbos que exprimem reciprocidade, o plural é obrigatório:

    Por Exemplo: Mais de um colega se ofenderam na tumultuada discussão de ontem. (ofenderam um ao outro)

     

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint50.php

  • Letra E alguém ?

  • Derek, quando houver o artigo "a",  o nome precisa concordar, (É proibida a entrada. / A entrada é proibida) ou apenas (Proibido entrada...).

  • Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos). Nesse caso, o verbo é conjugado no plural.

    Exs.:

    Eles haviam chegado cedo.

    Eles tinham chegado cedo.

     

    [ Fonte: http://escreverbem.com.br/como-flexionar-o-verbo-haver-2/ ]

  • Eu acho que é a letra E !

    a letra não eu creio que não é porque o diz fazia , eu acho que é faziam dez horas ..

    e a letra está certa ..

    quando não tem artigo feminino ou masculino antes é sempre no masculino ..

    Não consegui achar erro na letra E , portanto meu chute seria letra E ..

    se alguem souber, Posta qual vcs acham que é.. porque se atracam a escrever, escrevem horrores e não falam o que é..

     

  • Deu bug na minha postagem anterior..

    Eu acho que é a letra E !

    Quem souber qual é a resposta fala ai pq escrevem um mundo de coisa e não falam o que é , só copiam do google e colam ai e não falam o que é.. kkkkkkk

    brincks..

     

  • O verbo “fazer” é amplamente utilizado como sinônimo de “realizar”, “executar” e, nesse caso, não há segredo em sua conjugação. Mas há também o uso do verbo “fazer” para indicar tempo, caso que gera dúvidas e até erros gramaticais. Por exemplo, deve-se escrever “faz” ou “fazem” vinte anos que ele é diretor da empresa?

    O correto é o verbo “fazer” no singular (“faz”), pois, quando indica tempo, esse verbo se torna impessoal e invariável, isto é, deve ser usado apenas no singular. Assim, o correto é escrever:

    Exs.:

    Faz um mês que assumiu a coordenação da equipe.

    Não encontro você faz mais de cinco anos.

    A sede da empresa mudou faz apenas dois meses.

    Vale esclarecer que o verbo auxiliar (dever, ir) que acompanha o verbo “fazer” (no sentido de tempo) também é flexionado no singular:

    Exs.:

    Vai fazer cinco meses que trabalho na empresa.

    Deve fazer dois meses que criamos esse projeto.

    Fonte : escreverbem.com.br/o-verbo-faze

    GABA D

  • Lucas, há duas maneiras corretas:

    É proibido ingestão.
    Ou
    É proibida a ingestão.

    Só isto. :)

  • alternativa D.

     

    O verbo ''fazer'' é IMPESSOAL  quando exprimir tempo transcorrido ou futuro; e ou exprimir fenômeno e assim ficará ná 3ª pessoa do singular sempre.

  • Ele quer a correta, na minha opinião é a letra E.

    Entrada é proibido

    A entrada é proibida

  • Paulo Alberto a correta é a letra D!

     

     e) É proibido a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos. INCORRETA!

     

     e) É proibida a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos. CORRETA! ou....

     e) É proibido ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos.

     

    Espero ter ajudado! Bons estudos!!! ;)

     

  • Simples : o verbo fazer quando indica tempo, é impessoal e invariável.

    Quando dizemos :'faziam dez horas' é muito lindo de ouvir, mas esta errado!

    O certo é : 

    Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos.

     

     

  • Camila FocoForçaFé

    Acredito que a oração subordinada [que se haviam iniciado os trabalhos] está  na voz passiva. Portanto, o núcleo do sujeito desta oração é "trabalhos".

                                                                    P.A.   LOC. VERBAL

     

    Corrijam-me caso esteja equivocada.
    Grata!

  • Letra E qual o erro

  • Letra A Errada.

    Naquela cidade, existia muitos cidadãos que falavam corretamente.

    Muitos cidadãos que falavam corretamente existiam naquela cidade

  • a) Naquela cidade, existia muitos cidadãos que falavam corretamente. (existiam)

     

    b) Mais de três atletas já ganhou a medalha de ouro. (ganharam)

     

    c) Haja visto as últimas olimpíadas, pode-se dizer que precisamos de investimento em atletismo. (podem-se)

     

    d) Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos.
         Verbo fazer fica             verbo haver no sentido de existir = plural
    no singular quando indica tempo

     

    e) É proibido a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos. (É proibida a)

  • NÃO ENTENDI.

  •  

    Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos. (haviam iniciado = tinham iniciado) concorda, periodo composto.

    Haver não concorda no sentido de "existir", "ocorrer". 

  • Gente parem de tentar divinhar e por nos comentários informações incorretas. A letra C esta errada porque na linguagem formal se utiliza "haja vistA"

  • @ Ana Cruz, seu comentário está equivocado em relação ao verbo HAVER na letra D. A letra C já foi corrigida pela colega abaixo, xo ana.

     

    d) {Fazia dez horas} {que se haviam iniciado os trabalhos.}

     

    Fazia dez horas >>> O verbo fazer com sentido de tempo decorrido é invariável, ou seja, fica no singular.

     

    que se haviam iniciado os trabalhos >>> Aqui há uma locuçao verbal, "haviam iniciado", a qual o verbo "haver" é o auxiliar do verbo principal no particípio "iniciado". Verbo HAVER + Particípio = formaçao de tempo composto do Indicativo, isto é, é voz ativa e aqui o verbo haver nao está com sentido de "existir," e sim com sentido de "ter", por isso nao é impessoal e nem invariável, ele tem sujeito e concorda com ele, ficando assim no plural. "Os trabalhos haviam iniciado fazia dez horas"

     

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    OBSUm erro muito comum, observado principalmente na comunicação oral, é a flexão do verbo “haver”. Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. 

    Ex.: Haverá mudanças.

    Como sinônimo dos verbos “ocorrer", "acontecer" e “existir”, portanto, o verbo “haver” permanece invariável.

    Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos). Nesse caso, o verbo é conjugado no plural.

    Exs.:

    Eles haviam chegado cedo.

    Eles tinham chegado cedo.

    Além disso, como verbo pessoal (com sujeito), pode assumir o sentido de “obter”, “considerar”, “lidar”, ainda que esses usos sejam menos recorrentes:

    Houveram (= “obter”)  do juiz a comutação da pena (sujeito: “comutação da pena”).

    Nós havemos (= “considerar”) por honesto. (sujeito: “nós”)

    Os alunos houveram-se (= “lidar”) muito bem nos exames. (sujeito: “os alunos”)

    O verbo “haver”, portanto, precisa ser usado com atenção, para evitar erros gramaticais.

     

    FONTE: http://escreverbem.com.br/como-flexionar-o-verbo-haver-2/

  • Ana Cruz, a sua observação na letra c está incorreta pois não seria adequado o uso do "podem-se", pois o vebo pode, apesar de estar na voz passiva sintética (se = p.a) concorda com um sujeito oracional, devendo estar flexionado na 3º p.singular : então a forma correta seria PODE-SE mesmo. 

     

    acredito que o erro da C está no HAJA VISTA, como os colegas vêm expondo. 

  •       

    A)Naquela cidade, existia muitos cidadãos que falavam corretamente. --EXISTIAM.

    b) Mais de três atletas já ganhou a medalha de ouro. -- GANHARAM.

    c) Haja visto as últimas olimpíadas, pode-se dizer que precisamos de investimento em atletismo. -HAJA VISTA/ HAJAM VISTA - QUALQUER UMA DAS DUAS ESTÁ CORRETO, PORÉM "HAJA VISTO" NÃO EXISTE.

    d) Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos.

    e) É proibido a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos. - PROIBIDA.

  • A)Naquela cidade, existia muitos cidadãos que falavam corretamente.  o EXISTIR flexiona, o haver no sentido de exixtir não !.

    b) Mais de três atletas já ganhou a medalha de ouro. -- Mais de 3 é mas de 1, então flexiona GANHARAM

    c) Haja visto as últimas olimpíadas, pode-se dizer que precisamos de investimento em atletismo. -é HajA vistA !!!

    d) Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos. OK

    e) É proibido a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos. - A ingestão... é proibidA !

  • Explicação dessa questão aos 17 minutos do vídeo:

    https://youtu.be/5fk7KagEqMc

  • verbo Haver com o sentido de ter ==> "tinham iniciado", flexiona.diferente do sentido de existir e ocorrer, que nestes casos, não flexionaria.

  • fui por eliminação

  • O comentário da Ana Cruz está extremamente errado e cheio de curtidas, CUIDADO gente

     

     a) EXISTIAM


      b) GANHARAM


      c) HAJA VISTA


      d) CERTO, o cerbo haver está com sentido de "ter" e não de existir.

    -> Fazia dez horas que se haviam (tinham) iniciado os trabalhos. Tenta trocar esse haver por exisitir e verá que não dá certo. "... que EXISTIAM iniciado os trabalhos?? não faz sentido...

     
      e) PROIBIDA

  • Haja vista as últimas olímpiadas, pode-se dizer que precisamos de mais investimento em atletismo.

    Fazia dez horas. Fazer em sentido de tempo decorrido é invariável. O verbo haver quando não está no sentido de existir é invariável.

    Fazia dez horas que se haviam iniciado os trabalhos.


       Verbo fazer fica       verbo haver no sentido de existir = plural


    no singular quando indica tempo

     

    e) É proibido a ingestão de bebidas alcoólicas nos estádios olímpicos. (É proibida a)


ID
2119462
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Chama o “Aurélio”

Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas vezes algumas piadas trazem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.

Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada, cerca de 20 anos atrás, entre um prefeito de uma cidade e o então secretário estadual do interior.

Conta certo deputado que o secretário sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que a cidade sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado, expediu logo um telegrama ao prefeito: “Movimento sísmico previsto para essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar as providências logísticas cabíveis”.

O secretário esperou ansioso pela resposta. Quatro dias depois, chegou o telegrama do prefeito: “Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”.

in Ernani &Nicola: Redação para o segundo grau – adaptado

Avalie as afirmações feitas sobre o texto.
1. “Debelado” é sinônimo de derrotado.
2. “Sísmico” é parônimo de “abalos da terra”.
3. Na expressão “Epicentro preso” tem-se exemplo de polissemia.
4. Pode-se afirmar, pelo texto, que a comunicação entre o prefeito e o secretário não aconteceu.
5. O texto ratifica a seguinte expressão: “Falar difícil não garante a comunicação entre os interlocutores”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 2)Parônimos é a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.

    3)Polissemia é quando a mesma palavra apresenta vários significados.

  • comunicação: ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

    p.met. a informação transmitida; seu conteúdo.

    "sua c. foi claramente entendida"

  • fui na letra C errei por eliminação... mas... 

    Debelado significa vencer, lutar etc. 
    Como pode ser sinonimo de derrotado? 
     

  • Emanuella Soares, o ato de debelar significa vencer, portanto em contrapartida, se você vencer aquele que está contrário a você, então podemos dizer que ele foi debelado.

    Espero ter ajudado, Bons Estudos!!!

  • 2. “Sísmico” é parônimo de “abalos da terra” - abalos da terra é o significado da palavra sísmico, e não parônimos.

  • gab B

     

  • Essa questão está sem sentido. Debelado = vencer. Derrotado = perder. Sinônimo: Palavras diferentes com significados semelhantes. 

    Não encaixa a resposta aí. 

  • Debelar: Vencer, sujeitar, dominar, conter: debelar uma revolta. / Reprimir, refrear. / Curar (doença). "Governo turco tenta debelar crise com reforma política."
    (dicionário)

    No caso o "Movimento Sísmico" foi "debelado", ou seja... foi vencido.

    [Não sabia o significado, mas dava para responder sem saber... por eliminação das outras alternativas.]

     

  • Na minha opinião a afirmativa 4  está errada, pois houve até mesmo uma resposta. Se alguém conseguir exlpicar agradeço.
    Obrigado!

  • - debelado com sentido de derrotado 
    - não ocorreu comunicação entre as partes 
    - em conclusão o texto confirma na conclusão a não comunicação

  • Claro que houve comunicação,o que não houve foi uma comunicação efetiva e de qualidade ,mas houve.

  • povo vamo estudar mais ai heein

    correta a letra B

    file:///C:/Users/SUS/Downloads/1M03.pdf

  • Em caso de duvida vai para a mais certa se pedir ou mais erradas e logo apois veja as alternativas e compare-as.

    letra B certo

    acertei Uhuuun \o/ 

  • Gab. B

     

    Significado de comunicação:

    substantivo feminino

    1. ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

     

    Se houve eficácia na comunicação, ou se a mesma sofreu ruído, são outros "500"

  • Na minha opinião, as afirmativas 4 e 5 não podem ser consideradas corretas. 

     

    O secretário enviou uma mensagem e recebeu outra em resposta, portanto, houve comunicação entre os interlocutores, mas o resultado dessa comunicação não foi o esperado. O que aconteceu foi um mal-entendido, ou seja, o prefeito não entendeu a mensagem do secretário e a respondeu de forma inadequada.

     

    Em relação a afirmativa 5, o texto fala sobre determinadas características da cultura política, salientando uma delas, o jeito de falar "difícil" de certos políticos. Portanto, a ideia central é mostrar que falar dessa maneira, usando palavras complicadas, apenas dificulta o entendimento pleno de uma mensagem, acabando por atrapalhar qualquer tentativa de comunicação. O texto não afirma, e portanto, não ratifica, que o secretário falava difícil porque ele queria garantir a comunicação entre ele e seu interlocutor, apenas diz que ele gostava de falar assim. 

  • Afirmativa 4. Correta

     

    "A transmissão de informações de uma pessoa para outra, assim como a compreensão da mensagem transmitida, pode ser entendida como comunicação. No caso de não compreensão, é sinal de que a função da comunicação não foi efetivada."

     

    Fonte:

    http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/155-comunicacao-empresarial#.WJiXDziBjIU

  • não entendi a piada

  • PolissemiaSentidos diferentes da mesma palavra.
    “Epicentro preso” tem-se exemplo de polissemia >> Essa opção passou longe.
    Só sobrou a opção B

  • Desde quando não houve comunicação se ele enviou a resposta?

    Se puder levar bola de cristal na prova da Fepese, por favor me avisem

  • alexsandro baldicera, não houve comunicão entre o secretário e o prefeito. Encontra-se a resposta claramente, nesta parte do texto: Quatro dias depois, chegou o telegrama do prefeito: “Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”.​

    Conforme destacado em vermelho, o prefeito recebeu telegrama depois que houve o terremoto, só então pôde responder. 

    GABARITO: B

     

    PAZ E BEM...

     

  • Definição:

    co.mu.ni.ca.ção

    1.ato ou efeito de comunicar

    2.troca de informação entre indivíduos através da fala, da escrita, de um código comum ou do próprio comportamento

    3.o facto de comunicar e de estabelecer uma relação com algo ou alguém; relação; correspondência

    4.o que se comunica; mensagem; informação; aviso; anúncio

    Enfim, ainda não concordo moça THal Leite (não entendi o nome) e concordo com a resposta do Bruno. Mas a banca não gosta de mudar entendimento, isso é fato.

  • Pessoal, a comunicação não aconteceu pelo seguinte motivo: 

    Foi uma piada contada pelo deputado.

    Uma das hipóteses do texto ("algumas vezes algumas piadas trazem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.") foi a hipótese na qual se encaixou a "correspondência trocada." 

  • Concordo com alguns comentários, inclusive  descordo que a alternativa 4 esteja correta. Porque houve comunicação sim e retorno a mensagem emitida , tardia mas houve,  o que não houve foi a compreensão  . 

  • Bom, eu sempre estudei que, para haver comunicação, uma parte deve compreender o que a outra transmite.

     

    Se há falha na compreensão, não há comunicação, mas somente tentativa de.

     

    De qualquer forma, eu também errei, marquei D.

  • Se o receptor não recebeu a mensagem do emissor, logo não houve comunicação, apesar de a tentativa ter ocorrido.

    Bons estudos!

  • Vou tentar sanar todas as dúvidas.

    1. “Debelado” é sinônimo de derrotado. (Correta, debelado significa vencer, porém, quando se vence o que está de encontro significa que o derrotou)
    2. “Sísmico” é parônimo de “abalos da terra”. (Errado pois é SINÔNIMO)
    3. Na expressão “Epicentro preso” tem-se exemplo de polissemia. (Errado)
    4. Pode-se afirmar, pelo texto, que a comunicação entre o prefeito e o secretário não aconteceu.
    R: Sim. Não confuda comunicação com meio de comunicação. Há comunicação quando os interlocutores se entendem, não importa o meio usado para tal. Se houve entendimento houve comunicação.
    5. O texto ratifica a seguinte expressão: “Falar difícil não garante a comunicação entre os interlocutores”.
    R: Questão interpretativa, se não houve comunicação por conta de uma linguagem excessivamente rebuscada há de enteder que esta não garante aquela.

    *Errei algo? Por favor me ajudem. Bons estudos.

  • 2. Parônimo não é sinônimo de sinônimo. Vou explicar melhor.

    O exemplo da 2 é Sinônimo (siginificados), mas a escrita nao é parônima, visto que parônimos são palavras semelhantes.

    Parônimo > O cumprimento foi dado ao rapaz que tinha o comprimento exato daquelas paragens.

  • Engraçado esse secretário rsrsrs...

  • A 4 e a 5 não podem estar corretas mesmo!

    A comunicação entre o secretário e o prefeito foi tardia, mas aconteceu.
    E o texto mostra a ideia de que a comunicação verbal/escrita tão rebuscada não garante a compreensão das partes. Mas não ratifica absolutamente nada, porque o texto não é direto sobre essas informações, não diz nada sobre, apenas aponta que o secretário gosta de "falar difícil".

  • Um secretario desse deve ter muita galha.

  • Gente, NÃO houve comunicação porque o prefeito NÃO entendeu a mensagem do secretário, e, por falhas na compreensão, agiu a favor de OUTRA situação, não a favor da situação pedida no telegrama. O prefeito demorou para responder o telegrama, e não para agir. Algumas pessoas estão alegando aqui que NÃO houve comunicação porque o bilhete chegou atrasado devido ao terremoto. Eu entendo que o telegrama chegou em tempo hábil e o prefeito agiu, pois afirma: “Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”. Porém, ele agiu de forma errada porque houve FALHA na compreensão da mensagem, logo pode-se afirmar, pelo texto, que a comunicação entre o prefeito e o secretário não aconteceu – afirmativa 4. Se a afirmativa 4 está correta, a 5 também está (O texto ratifica a seguinte expressão: “Falar difícil não garante a comunicação entre os interlocutores”).

     

    GABARITO B

  • Uma boa alma poderia me explicar o erro da 3?

     

    Até onde sei POLISSEMIA, em linhas gerais, é a palavra que possui mais de um significado.

     

    No contexto apresentado, para o secretário, a palavra EPICENTRO foi utilizada no sentido técnico de cetro do terremoto, enquanto para o prefeito EPICENTRO representava uma pessoa, que dada a aparente periculosidade que representava foi preso. Temos, portanto, duas palavras com significados diferentes, não?

  • @ Pug Concurseiro, a polissemia ocorre quando a ESCRITA da palavra é a mesma e apenas o SIGNIFICADO desta palavra é diferente. Ex: manga (manga da blusa/ manga fruta).

    Neste caso (epicentro preso), não há o que falar em polissemia.

  • A comunicação pôde até não ter sido compreendida, mas houve sim!

    É a mesma coisa de um anúncio publicitário; a pessoa pode até não entender, mas houve comunicação!

  • Acredito que houve comunicação, porém não efetiva, tendo em vista a definição do dicionário:

    COMUNICAÇÃO: ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

  • Não entendo a alternativa "a" estar errada.

    Até porque, pode até não ter sido uma comunicação efetiva e de qualidade, mas que houve, houve!

  • Questão com certeza passível de anulação.

    Pelo "texto", conforme sugere a questão.

    4: A comunicação entre eles ocorreu SIM, porém não foi efetiva.

    Quanto a ocorrência 5: Não há nenhuma frase “Falar difícil não garante a comunicação entre os interlocutores”.

  • Comunicação neste caso está no sentido de se fazer entender. O secretário não foi compreendido.

  • Com dúvida no item (I), acertei eliminando os itens (II e III) que estão errados.

  • LETRA B

  • Questão super passível de recurso.

  • Debelado: Obter a vitória numa luta armada; vencer, sujeitar, dominar: debelar uma revolta. Cessar o efeito ou o poder, geralmente maléfico, de alguma coisa; reprimir, refrear: debelar uma doença, encontrar sua cura. 

  • Que texto horrível.

  • Debelar: derrotar, dominar, vencer.

    Debelado: derrotado, vencido, dominado.

    Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”.

    Deduz-se que o movimento sísmico terminou.


ID
2119465
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Chama o “Aurélio”

Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas vezes algumas piadas trazem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.

Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada, cerca de 20 anos atrás, entre um prefeito de uma cidade e o então secretário estadual do interior.

Conta certo deputado que o secretário sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que a cidade sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado, expediu logo um telegrama ao prefeito: “Movimento sísmico previsto para essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar as providências logísticas cabíveis”.

O secretário esperou ansioso pela resposta. Quatro dias depois, chegou o telegrama do prefeito: “Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”.

in Ernani &Nicola: Redação para o segundo grau – adaptado

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • sou muito ruim d português helpe helpe, qual a correta?

  • a)

    A expressão sublinhada no texto pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “há vinte anos”.

  • Não concordo com o gabarito. 

    Cerca de 20 anos implica dizer que é APROXIMADAMENTE POR 20 anos( poderia ser 19,8 meses, ou 21,2meses) Já, HÁ 20 anos, confirma que foi num tempo exato.

     

  • Gostaria que algum professor comentasse a questão. Não concordo com o gabarito, pois a expressão "há vinte anos" dá o sentido de "há exatamente 20 anos". Já a expressão "cerca de 20 anos atrás'', dá uma idéia de "aproximadamente 20 anos atrás."

  • Gabarito oficial, letra A

    Questão esquisita.

  • Questão louca! A letra ''E''estar certo?

  • Galera, essa questão facilmente poderia ter sido respondida por eliminação. A letra A é contestável mas fácil observar que nenhum dos itens pede correção semântica. Gramaticalmente falando, o item A está correto. Mas a reclamação dos colegas é válida.

     

     

    Gabarito Letra A

  • Cerca de  = aproximadamente (19, 18 anos...)

    Há 20 anos = precisamente...

    Questão deveria ser anulada.

  • Acertei por eliminação. A menos errada é a letra "A" kkk

  • A gente nunca sabe o que a BANCA realmente quer.

  • "A vinte anos é vinte anos, nao pode ser substituido por "cerca de vinte anos"

  • A) GABARITO - Há vinte anos e cerca de 20 anos não são equivalentes, mas as outras opções estão claramente contrárias às regras gramaticais.

    B) Política - inacreditáveis - anedotário, são respectivamente: proparoxítona, paroxítona, paroxítona. 

    C) Verbo haver no sentido de existir é impessoal. Houve Teremotos na cidade, sendo terremotos na cidade o objeto direto do verbo.

    D) Virgula separando o sujeito do verbo??? aff... sem comentários.

    E) A palavra sublinhada é um adjunto adverbial.

  • Tem que ser pela opção menos errada né... e outra... "Há vinte anos atrás" não se torna uma redundância?

    Já falava o Raul Seixas: Eu nasci "há" dez mil anos "atrás"...

  • Cerca de, dá ideia de valor aproximado.
    , dá ideia de exatidão.

  • A - GABARITO 

    B -  Política (proparoxítona ) - inacreditáveis ( paroxítona ) - anedotário ( paroxítona ).

    C - haver NO SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL E DEVE FICAR SEMPRE NA 3 PESSOA DO SINGULAR.

    D- “Preocupado, expediu logo um telegrama ao prefeito”, a vírgula está corretamente empregada.

     “O secretário, expediu logo um telegrama ao prefeito” a vírgula está incorreta, pois separa o sujeito do predicado.

    E - O secretário sempre gostou de falar difícil. De falar dificil = objeto indireto, Dificil é adjunto adverbial.

     

    opinativo.

  • "SEM PREJUÍZO DE SENTIDO", é válido ressaltar. Logo, a alternativa A é correta.

  • Na minha opinião, ele não pensou nessa ideia de:valor aproximado ou exatidão.

    Porque o "há" é usado no passado, como diz abaixo:

    Significado de Há:

    Usado para indicar tempo passado.

    Fonte:

    http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/h%C3%A1/3671/

  • Banca lixo,questão passível de anulação

  • Essas bancas de fundo de quintal, já sabe né. Affs 

  • Não tem alternativa correta. Qualquer uma que for escolhida estará errada.

    Cerca de... não certeza, inexatidão.

    Há 20 anos... certeza, exatidão.

  • São pertinentes as reclamações, só uma correção quanto ao comentário da colega Mariane Silveira, veja que a alternativa pede para a expressão sublinhada no texto ser trocaada por "há 20 anos" e não "há 20 anos atrás". Lembrando que a expressão sublinhada é "cerca de 20 anos atrás", Nessa parte está correto, porque o "atrás" foi retirado na troca, uma vez que também está sublinhado no texto. 

  • Por mais que a alternativa A não esteja 100% correta, as outras estão totalmente erradas. As vezes prova de concurso é isso, nem sempre haverá a questão totalmente correta.

  • Alamir Kommling, exatamente !

    Foi por eliminação, as demais letras não poderiam ser de jeito nenhum.

  • Não concordo com o GABARITO.

  • a) A expressão sublinhada no texto pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “há vinte anos”.

    Está correto o gabarito. Apresentar a circunstância de tempo, com um número fechado, comodez, vinte é por si uma aproximação e por isso a substituição é correta.

  • A) A expressão sublinhada no texto pode ser substituída, com prejuízo de sentido, por "há vinte anos".

     

     vinte anos : o verbo haver é empregado para expressar tempo decorrido;

     

    cerca de 20 anos atrás : "cerca de" traz consigo o sentido de aproximadamente, de mais ou menos.

     

     

    B) Na primeira frase do texto temos três palavras acentuadas graficamente (...)

     

    po..ti.ca - proparoxítona; i.na.cre.di..veis - paroxítona terminada em ditongo decrescente, a.ne.do..ri.o - proparoxítona eventual.

     

     

    C) Supondo que acontecesse mais de um terremoto na cidade, o prefeito deveria corretamente escrever: "Houve terremotos na cidade".

     

    O verbo haver será impessoal (entende-se sem sujeito) quando tivér sentido EXISTENCIAL.

     

    Neste caso, o substantivo "terremotos" que acompanha o verbo é objeto direto e não sujeito.

     

     

    D) Exemplo de uso incorreto da vírgula está na frase: "O secretário, expediu logo um telegrama ao prefeito".

     

    * é proibido o uso da vírgula para separar o sujeito do predicado;

     

    * é proibido o uso da vírgula entre o verbo e seus complementos;

     

    * é proibido o uso da vírgula entre o nome e o adjunto adnominal ou o complemento nominal.

     

     

    E) "O secretário sempre gostou de falar difícil".

     

    Sujeito simples, adjunto adverbial, verbo transitivo indireto, objeto indireto, predicativo do objeto.

  • Acertei a questão por verificar somente o emprego da correção gramatical, mas o sentido realmente não é o mesmo. Zero pra banca!

  • Regra:
    é usado para indicar tempo passado.

    Exemplos:

    Já me formei pelo menos sete anos.

    Regra:
    A é usado para indicar tempo futuro.

    Exemplos:

    Daqui a cinco minutos sairei de casa

    https://www.normaculta.com.br/ha-ou-a-na-expressao-de-tempo/

  • Questão sem gabarito. Na alternativa a, ocorre alteração de sentido, pois cerca de indica imprecisão e há 20 anos é uma expressão que indica precisão. Já na alternativa b, são quatro palavras acentuadas, não três. Logo, não há nem que se falar em menos errada, meu povo.

  • a)A expressão sublinhada no texto pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “há vinte anos”. (CORRETO)

     

    b)Na primeira frase do texto temos três palavras acentuadas graficamente, uma por ser oxítona e as outras duas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente, respectivamente. (1 proparoxitona, duas paroxitonas e uma monossílaba)

     

    c)Supondo que acontecesse mais de um terremoto na cidade, o prefeito deveria corretamente escrever: “Houveram terremotos na cidade”. (Verbo haver no sentido de existir é invariável e impessoal, assim como seus verbos auxiliares)

     

    d) Na frase: “Preocupado, expediu logo um telegrama ao prefeito”, a vírgula está corretamente empregada. Exemplo idêntico de uso correto da vírgula está na frase: “O secretário, expediu logo um telegrama ao prefeito”. (No segundo período o sujeito está sendo separado do verbo)

     

    e) Em “O secretário sempre gostou de falar difícil”, a palavra sublinhada é um complemento verbal, classificado como objeto direto.(Predicativo do objeto)

  • Concordo com o comentário do colega WARRIOR ==]]::::::::::::::::::> . Não há gabarito para essa questão. No entanto, na hora da prova essa seria a menos errada.

    Mas a meu ver deveria ser anulada, porque a expressão há vinte anos expressa a certeza de que o fato se passou 20 anos atrás. Já a expressão cerca de 20 anos atrás passa a ideia de que o fato ocorreu por volta de 20 anos atrás, isto é, não se tem certeza se foi há 20 anos ou 19 anos e meio ou 19 anos e 10 meses, o que afetaria o sentido da frase fazendo com que essa assertiva também fique incorreta. 

     

  • A questão trouxe a forma errada ' a cerda de' que se refere à (curta distância), porém na alternativa 'a' ela trouxe a forma correta que no caso é ' há cerda de ' que se refere à (tempo aproximado).

    obs. no texto o artigo 'A' não está escrito

    cerda de x a cerca de

     

     

  • Parabéns pro ser que fez essa questão. Parabéns. ...
  • Questão passível de recurso.

  • Então, andei pesquisando e percebi que há uma diferença entre:

    A CERCA DE.... e "CERCA DE"...

    Na primeira opção refere-se ao conceito de aproximadamente, perto de.

    Na segunda opção, no entanto, seria o mesmo que dizer: HÁ CERCA DE,  que dá ideia de tempo mesmo

     

    Obs: essa banca gosta de uma pegadinha e sacanear geral, estamos de olho FEPESE

  • Questão fácil. Acerta de 1ª, contudo merecia ser anulada devido à má formulação da alternativa B. O examinador vacilou bonito por duas razões explícitas.

    O gabarito está correto: A   

     

  • Gabarito A

    Devemos usar há quando o verbo haver tem o significado de existir e se apresenta como verbo impessoal, sem sujeito. Nessa situação, deve ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular, independentemente da restante oração estar no singular ou no plural.

    EX: Há uma criança correndo no parque.

    NO CASO DO GABARITO: Também devemos usar há quando nos referimos a tempo passado, usando o verbo haver como sinônimo de faz ou tem. 

    EX: Eu já sou mãe há 15 anos.

  • a) GABARITO

     

     

     b) ERRADO : POTICA (PROPAROXÍTONA) , INACREDIVEIS (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO) , ANEDORIO (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE)

     

     

     c) ERRADO: VERBO HAVER COM SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL;

     

     

     d) ERRADO: NÃOOO PODE SEPARAR O SUJEITO DO VERBO; 

     

     

     e) ERRADO: DIFÍCIL É UM ADJUNTO ADVERBIAL DE MODO 

     

  • "cerca de 20 anos atrás..." semanticamente transmite uma ideia de aproximação, um dado impreciso.

    Agora quando eu digo "Há 20 anos..." é completamente diferente. Dá a ideia de exatidão, logo, semanticamente a substituição está incorreta. 

  • Questão deve ser anulada, pois "cerca de " aproximação ou quantidade, Há 20 anos indica tempo passado. 

    Na minha opinão deve ser anulada.

  • Semântica

    Há cerca de: (Faz aproximadamente)

    A cerca de,  cerca de: (Aproximadamente)

    Acerca de: (sobre, a respeito de)

  • Boa dica Rosangela Zaidan

  • Discordo do Gabarito.

    na letra A, ha uma sutíl mudança de sentido. Logo não pode-se fazer essa substituição.

    na letra B também há um pequeno deslize da banca que pode derrubar muitos candidatos.

    Repare que o enunciado não descreve que há somente tres palavras acentuadas. 

  • Depois que li a letra "a", nem precisei averiguar as demais.

  • Daniel Provesi, então é melhor você rever, pois até o professor do QC discorda do gabarito!

  • Affff, essa desgraça que vai fazer as provas de escrivão e agente da PC-SC. Essa você não acerta nem por eliminação, todas erradas.

  • Absurdo!

    Fui na menos pior ....

  • Nessa questão tem que ir na menos errada. Após chegar na alternativa E e ver que todas estavam erradas, fui na A.

  • Acertei a questão por eliminação. Mas, "cerca de 20 anos atrás" não é o mesmo que "há 20 anos" está errado. Quem respondeu achando estar certo, pode ter acertado essa questão, mas em uma banca séria estaria errando. O próprio professor comentou em vídeo.

    Fé em Deus. Força!

  • Gente nessa banca tem que marcar a "mais correta"

  • Que ridículo a banca não ter anulado essa questão.

    Não tem essa de "mais correta". Nesse caso, estão todas nitidamente erradas. Nenhuma se salva.

    É triste...

  • Essa questão eu fiz por eliminação.

    Eliminei TODAS.

    Questão bizonha da p...

  • sabendo que as outras estão totalmente erradas sobra a "A", mesmo assim estranha...

  • Fiz por eliminação, mas como eu fiquei em dúvida na letra A, eu respondi e acertei, mas as outras eu tinha certeza dos erros.


ID
2119468
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique abaixo as frases com sentido denotativo ( D ) e as com sentido conotativo ( C ).
( ) O atleta foi fera no salto com vara, ganhou medalha de ouro.
( ) Fiz um doce para comemorar sua vitória.
( ) Minha alegria afundou-se em um mar de tristezas.
( ) O jornal embrulhava peixes.
( ) Tomei meia xícara de chá, ao sol poente!
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Denotação

    Uma palavra é usada no sentido denotativo (próprio ou literal) quando apresenta seu significado original.

    Conotação

    Uma palavra é usada no sentido conotativo (figurado) quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

  • De de Dicionário. 

  • Sentido Denotativo = Dicionário

    Sentido Conotativo = Contexto

    Assim me ajuda sempre!! =)

  • Li uma vez em outros comentários, DENOTATIVO= DE VERDADE, e não esqueci mais, ajudou-me bastante!

    Bons Estudos!

  • Gab. E

  • Se alguém puder explicar essas duas alternativas, pois fiquei com dúvida ..

    ( ) O atleta foi fera no salto com vara, ganhou medalha de ouro.

    ( ) O jornal embrulhava peixes.

  • priscila barbosa, na frase:"O atleta foi FERA no salto com vara, ganhou medalha de ouro. (não tem como uma pessoa ser fera)

    O jornal embrulhava peixes. (não vi nenhum sentido conotativo nessa frase, afinal, um jornal pode sim embrulhar peixes). Não sei se deu pra entender... mas espero que tenha ajudado.

  • CORNOtativo = CORNO (figurado), palhaço... kkkk

    Denotativo = De verdade , Dicionário.

  • (D)enotativo - (D)icionário

    (C)onotativo - (C)ontexto

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido realdicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html

  • @Priscila Muniz

    Herbert, a ASSINATURA DIGITAL garante simmmm a INTEGRIDADE, além de garantir a AUTENTICIDADE e o NÃO REPÚDIO, edita seu comentário por favor, pode prejudicar uma galera.

     

    --> O erro está em dizer que é feita por meio de chave privada, sendo que é por meio de CHAVE PÚBLICA.

    Comentário errado, galera!


ID
2119471
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Faça a associação entre as colunas 1 e 2 abaixo.

Coluna 1 Frase com termo sintático destacado
1. Chegou mais tarde o prefeito.
2. Aconteceram abalos sísmicos.
3. A cidade ficou vazia.
4. O secretário esperou ansioso pela resposta.
5. Certos casos da política acabam virando parte do anedotário.

Coluna 2 Classificação do termo sintático destacado
( ) adjunto adverbial
( ) predicado da oração
( ) predicativo do sujeito
( ) adjunto adnominal
( ) sujeito da oração

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Questão sem maiores dificuldades.

    gabarito c

  • Sério?

     

    Acertei pela probabilidade

  • Gabarito: Letra C

     1-- Adjunto Adverbial é o termo da oração que indica uma circunstância ( de TEMPO, de LUGAR, de MODO, de CAUSA, de FINALIDADE )

    Chegou mais tarde o prefeito ( MAIS TARDE ) Adjunto adverbial de tempo

    2-- Sujeito da oração: Temos aqui um sujeito inexistente. Um dos casos que vamos ter sujeito inexistente vai ser qdo os verbos EXISTIR, ACONTECER, e OCORRER que são pessoais devem concordar com o sujeito da oração.

    Aconteceram abalos sísmicos ( o verbo ACONTECER concorda com o sujeito)

    3-- Adjunto Adnominal: Vem representados por artigos, adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos e numeral.

    A cidade ficou vazia ( A ) Artigo definido

    4--Predicativo do sujeito: É o termo da oração que complementa e caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece apenas com o predicado nominal juntamente com um verbo de ligação.

    O secretário esperou ansioso pela resposta. ( Ansioso ) Predicativo do sujeito

    5--Predicado da oração Certos casos da política acabam virando parte do anedotário

    ( acabam virando parte do anedotário ) Predicado da oração

  • Qual a regência do verbo esperou na 4 frase 

  • Alexandre, o verbo "esperou" nesse contexto é VTI, quem espera espera POR alguma coisa (POR + A = PELA)

     

    Bons estudos

  • A palavra vazia não seria o predicativo do sujeito já que faz referência a cidade?

  • aconteceram abalalos cismicos 

    o verbo aconteceram na 3ª p do plural não teria o sujeito indeterminado? e abalos cismicos seria o objeto direto?

    Alguem sabe me explicar?

    grata

  • Débora, nem sempre que o verbo está na terceira pessoa do plural é oração sem sujeito, você precisa verificar o restante da frase. Lembre-se que o sujeito concorda com o verbo, logo se o verbo está na terceira pessoa do plural o sujeito também pode estar, foi o que aconteceu nessa questão. O sujeito está apenas deslocada, ficaria assim: Abalos sísmicos acontecerem.

  • I. o prefeito chegou mais tarde.

     

    Sujeito simples (adjunto adnominal - núcleo), verbo intransitivo, adjunto adverbial de tempo.

     

    IIabalos sísmicos aconteceram.

     

    Sujeito simples (núcleo - adjunto adnominal), verbo intransitivo.

     

    IIIa cidade ficou vazia.

     

    Sujeito simples (adjunto adnominal - núcleo), verbo intransitivo, predicativo do sujeito.

     

    IV. o secretário esperou ansioso pela resposta.

     

    Sujeito simples (adjunto adnominal - núcleo), verbo transitivo direto, predicativo do sujeito, objeto direto preposicionado.

     

    V. Certos casos da política acabam virando parte do anedotário.

     

    Sujeito simples, predicado da oração: locução verbal (verbo auxiliar - verbo principal [ transitivo direto ] ), objeto direto.

     

    C) (gabarito) 1, 5, 4, 3, 2

  • Errei o sujeito da oração e o predicado da oração. Os mais simples. :/

  • 1. Chegou mais tarde o prefeito.   (adjunto adverbial)  OBS. Quem chegou? O prefeito. Chegar é VI, logo mais tarde adjunto adverbial de tempo.

     

    2. Aconteceram abalos sísmicos. (sujeito da oração) OBS. O que  aconteceu? Abalos sísmicos, portante é o sujeito.

     

    3. A cidade ficou vazia.  ( Adjunto adnominal)   OBS. Tudo aquilo que se refere a um nome( adjetivo, adverbio ou substantivo) será um adjunto adnominal, como é o caso, que o artigo liga a um substantivo.

     

    4. O secretário esperou ansioso pela resposta. (predicativo do sujeito)   OBS. O verbo é verbal-nominal, pois ansioso  uma caracteristica de como esperou, logo será PS.

     

    5. Certos casos da política acabam virando parte do anedotário. ( Predicado da oração) OBS. Neste caso será um predicado verbal, pois o verbo é VTD, logo será o predicado da oração.

     

    Gabarito: C

  • 13) Em todas as frases abaixo, transcritas do texto, as formas verbais destacadas estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO, em:

    A) “... o Dr. Johnson O’Connor (...) submeteu a um teste de vocabulário..

    .” B) “... estamos em melhores condições de assimilar..

    .” C) “Pensamento e expressão são interdependentes...

    ” D) “... nossos hábitos lingüísticos afetam e são ....

    ” E) “... um vocabulário escasso e inadequado (...) mina o próprio desenvolvimento mental...”

     

    esta questão, eu marquei a A, mas está errada, a correta é a C e eu não compreendo por quê, obrigada.

  • 1 • 5 • 4 • 3 • 2

     

     

    1. Chegou mais tarde o prefeito.

    2. Aconteceram abalos sísmicos.

    3. A cidade ficou vazia.

    4. O secretário esperou ansioso pela resposta.

    5. Certos casos da política acabam virando parte do anedotário.

     

     

     

    (1 ) adjunto adverbial

    (5 ) predicado da oração

    ( 4) predicativo do sujeito

    (3 ) adjunto adnominal

    (2 ) sujeito da oração

     

     

     

     

     

     

     

  • Em relação a frase  O secretário esperou ansioso pela resposta. temos o verbo de ligação "estava" oculto.

    O secretário esperou pela resposta e estava ansioso.

  • Eu gosto deste tipo de banca: Colocam a resposta certa dentre apenas duas alternativas quase iguais, por exemplo:

    b)  1 • 5 • 3 • 4 • 2

    c)  1 • 5 • 4 • 3 • 2

    Fica muito fácil, pois basta ir por eliminação!

  • Gemaque Neto,

     

    ou não, né?

     

    Se vc tem dúvida de algum, nem que seja entre 3 e 4 como na questão, vai permanecer na dúvida.

     

    Bons estudos! AVANTE

  • Dica: Faz pelas quais você tem mais facilidade :)

  • Uma questão dessa é uma aula.

    letra C 

  • Fui pelo o que eu já tinha conhecimento... O restante, foi por lógica. 

  • 1) "Chegou mais tarde o prefeito". Chegar é um VI, de modo que admitem apenas complemento de ordem circunstancial (adjunto adverbial);

     

    2) "Aconteceram abalos sísmicos". Podemos observar que o verbo está concordando com o termo "abalos sísmicos", o que significa que este exerce função sintática de sujeito (sujeito);

     

    3) "A cidade ficou vazia".  O termo "a" é um artigo definido e a  função sintática exercida pelo artigo é sempre adjunto adnominal do substantivo a que se refere (adjunto adnominal);

     

    4) "O secretário esperou ansioso pela resposta". Ansioso é um adjetivo que está modificando a ideia do substantivo secretário (que é o sujeito). Portanto, trata-se de um predicativo (predicativo do sujeito);

     

    5) "Certos casos da política acabam virando parte do anedotário". Predicado é tudo aquilo que não é sujeito, portanto, tirando o sujeito "certos casos de política", todo o resto é um predicado (predicado);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Questões assim não são relevantes p fim de classificação, pois só eliminam os despreparados, mas os q estudaram acertarão com certeza, pois é muito fácil responder.

  • Que questão ruim de responder.

  • Letra C

    DICA: tenha em mãos papel e lápis para resolver esse tipo de questão. Não é difícil, mas sem organizar as ideias fica ruim para responder.


ID
2328394
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Documentos que, esgotados os prazos de vigência e precaucional estabelecidos em tabelas de temporalidade, apresentam no seu conteúdo ou forma, informações que devam ser preservadas para a memória da administração, ou possam servir de pesquisa ou prova à coletividade, são definidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina como:

Alternativas
Comentários
  • Eu fui pela guarda permanente e acertei, mas não seria valor Mediato e não Imediato? associo Imediato (imediatamente) ao valor primário, Mediato seria o secundário, me corrijam se estiver errado, não sei se a banca na prova ou a plataforma erraram, ou foi meu raciocínio


ID
2328397
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


ID
2328400
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A escolha do método de arquivamento deve considerar as características dos documentos a serem classificados, identificando a maneira como o documento é mais frequentemente consultado.

  • Gab. C

    O método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade e, no sistema indireto de busca documental, faz-se necessário consulta prévia a um índice ou código.

  • Para quem marcou letra E ,assim como eu:

    A aplicação dos critérios de avaliação, atividade essencial do ciclo vital dos documentos de arquivo, se efetiva na fase permanente, a fim de se distinguirem os documentos de valor eventual daqueles de valor informativo ou probatório.

    Mas o correto é:

    A avaliação deve ser feita na fase corrente, a fim de se distinguirem não só os doc. de valor eventual, de eliminação sumária, como os de valor informativo e probatório. Numa avaliação, primeiro observamos o valor 'probatório' dos documentos.


ID
2328403
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre o uso de comunicações por meio do correio eletrônico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Preciso tomar um café 

  • PENSA UMA CLASSIFICAÇÃO DE QUESTÃO NADA A VER.

    Deveria estar em redação oficial, e não em ARQUVOLOGIA/MICROFILMAGEM kkkkk

    Enfim:

    De fato, a mensagem eletrônica é uma ferramenta muito versátil, mas que requer alguns cuidados conforme seu uso, para uma melhor otimização e aproveitamento das comunicações oficiais internas ou externas.

    Acompanhe algumas dicas sobre como melhorar suas comunicações enviadas por correio eletrônico:

    ·        A linguagem formal deve ser mantida e aproximar-se à da carta, principalmente se a correspondência for enviada para fora do setor;

    ·        Não deve haver exagero no uso da linguagem informal em mensagens enviadas internamente, mesmo quando estas substituem memorandos;

    ·        As regras gramaticais devem ser observadas e o assunto exposto com clareza e boa organização das ideias, mesmo que seja para um companheiro de trabalho próximo;

    ·        Para e-mails que contiverem carta anexa, é interessante manter nesta a padronização estética estudada anteriormente;

    ·        A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo;

    ·        Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text (arquivos com extensão *.rtf ); e Unidade 2 – Comunicações e Documentos Oficiais Optativa 61

    ·        Se estiver disponível, deve-se utilizar sempre o recurso de “confirmação de leitura”. Caso não seja possível, deve constar na mensagem o pedido de confirmação de recebimento (BRASIL, 2002).

    https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401192/1/RedacaoOficial-3ed-web-atualizado.pdf

  • A menos pior continua sendo a única correta. Segue o jogo.


ID
2328406
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O requerimento é constituído de invocação, texto (identificação do requerente, pedido e fundamentação legal), fecho, data e assinatura.

Neste caso, invocação é formada pelo vocativo e pelo cargo da pessoa......................................................... ; deve ser escrita no.................................... da folha, a partir da margem............................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Invocação: é formada pelo vocativo e pelo cargo da pessoa a quem o documento é dirigidodeve ser escrita no alto da folha, a partir da margem esquerda.

    GABARITO: E


ID
2328409
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o instrumento de que se valem as autoridades para transmitir ordens internas, de caráter uniforme, não relativas às atividades sistêmicas, expedidas a determinados servidores incumbidos de certos serviços ou do desempenho de certas atribuições em circunstâncias especiais. É ato de menor generalidade que a Instrução Normativa, embora tenha o mesmo objetivo de ordenamento do serviço. Seu conteúdo pode consistir de regras novas a serem adotadas no serviço público ou de instruções interpretativas de princípios instituídos nos regulamentos ou nas leis.

Alternativas
Comentários
  • A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

    Tem o nome de circular porque indica a função de divulgar as informações entre todos os destinatários.

    Gabarito: B

  • CIRCULAR:

    Do latim circulare, é ATO ADMINISTRATIVO formal que objetiva a transmissão de ordens internas emitidas de forma uniforme das autoridades administrativas aos diversos subordinados de uma repartição. São, portanto, ordens escritas emanadas pelos superiores hierárquicos aos funcionários e subordinados.

    Então tanto circular quanto ato administrativo estariam corretos, não?!

    https://direitoadm.com.br/120-circular/


ID
2328412
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

1. Por ser utilizado para comunicação entre diferentes órgãos, o memorando é uma forma de comunicação externa.
2. A tramitação do memorando deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
3. O memorando segue o modelo do requerimento, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
4. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2328415
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A - "A sequência numérica atribuída aos ofícios deve ser crescente e iniciada a cada ano."

  • a) A sequência numérica atribuída aos ofícios deve ser crescente e iniciada a cada ano. (CORRETA)

    b) O ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. (ver explicação ao final)

    c) O tipo do ofício e o número devem ser apresentados à margem esquerda; o local e a data devem ser escritos por extenso, também alinhados à margem esquerda. (Local e data do documento:alinhamento: o texto da data deve ser alinhado à margem direita da página)

    d) Nos ofícios mais extensos, em que haja a necessidade de se utilizar mais de uma folha, é recomendado deixar a assinatura em página isolada do expediente. (Recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente)

    e) Ofício é comunicação interna que as autoridades de um mesmo órgão fazem entre si. (ver explicação ao final)

    ATUALIZAÇÃO:

    "Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; (erro da "b")

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão. (erro da "e")

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    Fonte: MRPR 3ª edição (2018)


ID
2328418
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público 


ID
2328421
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre a forma de linguagem requerida pela comunicação oficial, identifique a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E