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Prova FUNCAB - 2014 - MDA - Complexidade Gerencial


ID
1257028
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


Abaixo são feitas afirmativas a respeito do texto.

I. A canonização do padre José de Anchieta representa um reconhecimento histórico de um homem cuja vida pautou-se pelos valores e princípios do Evangelho.

II. A visão missionária de Anchieta ultrapassa o seu tempo e deixa um legado religioso e cultural que se prolonga pelo campo da literatura, da antropologia, da dramaturgia e das origens da biogeografia brasileira.

III. A extraordinária capacidade demonstrada por Anchieta de entregar a própria vida a uma causa nobre, sem pretensões de poder, foi a razão principal que o levou a fundar as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

IV. A contribuição de Anchieta foi fundamental para a literatura no Brasil: lançou as bases da arte da poesia lírica e épica, proferiu sermões, foi missivista e escreveu uma gramática da língua tupi-guarani.

V. A visão de Anchieta, no sentido de buscar um entendimento integral dos fenômenos relativamente à real idade antropológica, etnológica, teológica e ambiental, é uma referência para o mundo contemporâneo.

VI. Espera-se que o exemplo do novo santo seja um estímulo à busca do diálogo entre diferentes culturas e religiões, promovendo a solidariedade entre os povos, e ainda um reconhecimento de quanto é preciso desvendar e aprender coma rica biodiversidade brasileira.

As afirmativas acima que estão em conformidade como texto são apenas:

Alternativas
Comentários
  • A sentença III é incorreta, pois o texto não diz que as capacidades e qualidades de Anchieta foram a razão principal que o levou a fundar São Paulo e Rio de Janeiro. Não há relação de causa aqui. O texto apenas indica que a fundação dessas cidades "supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas."


ID
1257043
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


“...mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas.” (§ 5)

Das alterações feitas na redação do trecho acima, aquela em que foi mantido o sentido original do texto é:

Alternativas

ID
1257046
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


Nas transcrições abaixo, feitas do primeiro e segundo parágrafos, estão informados os termos a que se referemos pronomes em destaque.

I. “...que deu a SUA vida pelos valores e princípios do Evangelho...” / José de Anchieta.
II. “...sobretudo quando ESTE se estende desde o campo da literatura...” / legado.
III. “...pois ISTO supõe capacidade de dialogar...” / algo trivial.
IV. “...de alguém que procurou trabalhar e gastar a SUA vida com gratuidade e simplicidade...” / alguém.
V. “...sempre defendendo AQUELES que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador...” / os povos indígenas.

A informação está correta apenas nos itens:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o motivo de a (A) estar incorreta.

  • porque na C, SUA está substituindo alguém?? não entendi. obrigada 

  • Também não entendi. Algum professor pode auxiliar? Obrigada.

  • Fiquei surpreso com essa questão, muito estranha!!


  • A letra A está correta sim. "Sua" se refere a que então? Absurdo o gabarito.

  • Gabarito: C

    Aos colegas que não estão compreendendo a razão da assertiva A estar errada, eis a explicação:

    "A notícia da canonização do padre José de Anchieta, [...], é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho [...]";

    Notem que o pronome "sua" faz referência ao substantivo "homem" que, por sua vez, refere-se à José de Anchieta. A assertiva A está errada ao afirmar que o "sua" referencia "José de Anchieta" de forma direta, quando na verdade o faz de forma indireta.


ID
1257049
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


– “Sem nenhuma intenção de PROSELITISMO...” (§ 2)

– “...considerado um ÍCONE da evangelização...” (§ 2)

– “...não é algoTRIVIAL...” (§ 2) – “ . . .os efeitos NEFASTOS do processo colonizador...” (§ 2)

Os quatro termos em destaque nas transcrições acima, nos contextos em que foram empregados, podem ser substituídos, sem prejuízo para o sentido, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • e-

    PROSELITISMO é uma expressao religiosa com conotacao negativa, designando mobilizacao para mover fieis de uma denominacao religiosa para outra.


ID
1257052
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


“...um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho...”

Das alterações feitas na redação do trecho transcrito acima, aquele em que o termo em destaque é resultado de crase, sendo obrigatório o emprego do acento, é:

Alternativas
Comentários
  • CRASE OBRIGATÓRIA EM: MESMA (O) ; OUTRA (O) ; PRÓPRIA (O)

  • Não se usa crase antes de pronomes indefinidos: ex qualquer ,nenhum!


  • Não se utiliza crase, em regra, antes de pronomes demonstrativos da 1ª e 2ª pessoa (esse, essa, vossa, cujo, todo, qualquer, etc), exceto em “outras, demais e várias). 

    Ex: Contou tudo a ela. 

    A pessoa cuja filha atentou. 

    Está igual às demais.

  • Não entendi. Se não se usa crase antes de pronomes demonstrativos, como disse o Marcelo, como a resposta é letra 'B'?

  • Alternativa B

    Usando a técnica de substituição:

    Um homem que deu A própria vida os valores e princípios do Evangelho.
    Um homem que deu AO próprio gato os valores e princípios do Evangelho.

    Se foi possível a flexão do AO ao substituir por substantivo masculino, é porque a frase anterior tem crase.

    Seria impossível: Um homem que deu A próprio gato os valores e princípios do Evangelho. Logo, é possível a crase.

  •  a)crase nao ocorre antes de pronome indefinido

     b)ok

     c)crase nao ocorre antes de pronome indefinido

     d) crase nao ocorre antes de pronome demonistrativo 

     e)crase nao ocorre antes de verbo

  • GAB= B

    PM/SC

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

     


ID
1257055
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


Abaixo são transcritos trechos do texto onde ocorrem orações reduzidas de gerúndio, à frente das quais aparece a forma desenvolvida.

I. “...sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.” / ainda que chegue até os primórdios da biogeografia brasileira.

II. “...a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil...” / pois lançou as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil.

III. “O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos.” / e ainda agregar informações sobre os fenômenos climáticos.

As formas desenvolvidas estão semanticamente correspondentes:

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode justificar as respostas?

  • n tem logica agregar esta no infinitivo


ID
1257058
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


“Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos...” (§ 4)

Na oração acima, a concordância verbal foi feita com o verbo no singular, num contexto em que o verbo também poderia ser expresso no plural.

Das orações abaixo, aquela em que a concordância verbal também é facultativa, podendo o verbo ser expresso no singular ou no plural, é:

Alternativas
Comentários
  • PRONOMES INDEFINIDOS OU INTERROGATIVOS NO PLURAL + DE NÓS, DE VÓS.

    - Quando o sujeito é formado de expressões constituídas de pronome indefinido ou interrogativo no plural, mais os termos "de nós", "de vós", o verbo vai para a terceira pessoa do plural (concordância mais lógica, na medida em que ela incide sobre o núcleo do sujeito, no caso o pronome da expressão). É possível, no entanto, o verbo concordar com os pronomes pessoais "nós e vós". Trata-se de um caso em que a forma verbal escolhida revela a posição do enunciador, do falante. 

    Exemplos: 

    Quais de nós (concluiremos) concluirão a faculdade? 
    Alguns de vós (viestes) vieram de bem longe. 
    Muitos de nós (deixamos) deixam a vida passar sem produzir nada. 
    Quantos de vós (contribuístes) contribuíram para a melhoria de vosso país? 

    Observações: 

    1. Com o pronome indefinido ou interrogativo no singular, como em "Qual de nós", "Qual de vós", "Qual de vocês", "Algum de nós", "Algum de vós", "Algum de vocês" ou casos semelhantes, o verbo deve ser flexionado na terceira pessoa do singular, porque o processo expresso pelo verbo só se refere a um elemento. 

    Exemplos: 

    Um de nós te levará em casa após a festa; Qual de nós poderá afirmar isso diante do juiz?; Qual de vocês quer assumir a responsabilidade deste trabalho?; Nenhum de nós consegue resistir a essa tentação; Algum de vós deseja participar do jogo?; Algum de vocês conhece um caminho mais curto?; Nenhum dos jogadores quis comentar a atitude do árbitro. 

    2. Quando o sujeito é formado pelas expressões "cada um de nós", "cada um de vocês" e semelhantes, o verbo deve ficar no singular, imposto pela expressão "cada um", que está no singular.

    Exemplos: 

    Cada um de nós sabe o que deve fazer; Cada um de vós tem de procurar fazer a sua parte; Cada um de vocês poderá realizar o melhor possível.

    http://www.projetosat.com/eea/site_beta/materias/portugues/gramatica/conc-verbal-pt.html

  • Rumooo PM SC


ID
1257061
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, que serão:

Alternativas
Comentários
  • Correta: Letra C


    Art. 189. Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, inegociáveis pelo prazo de dez anos.


    CF

  • Art. 189. Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, inegociáveis pelo prazo de dez anos.

    Parágrafo único. O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil, nos termos e condições previstos em lei.



ID
1257064
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Sobre a usucapião constitucional rural, é correto afirmar que será concedido:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D


    Art. 191. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade.


    CF


ID
1257067
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Sobre a desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B


    Art. 5° § 2º O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza a União a propor ação de desapropriação.


    Lei 8.629/93.

  • Por quê a questão A está errada?

  • LEI 8629/1993

    a) Art. 2º, § 1º. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social.

    b) Art. 5º, § 2º. O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza a União a propor ação de desapropriação.

    c) Art. 26. São isentas de impostos federais, estaduais e municipais, inclusive do Distrito Federal, as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária, bem como a transferência ao beneficiário do programa.

    d)  Art. 5º. A desapropriação por interesse social, aplicável ao imóvel rural que não cumpra sua função social, importa prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária.  § 1º As benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em dinheiro (...)

    e) Art. 25. O orçamento da União fixará, anualmente, o volume de títulos da dívida agrária e dos recursos destinados, no exercício, ao atendimento do Programa de Reforma Agrária.


ID
1257070
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a organização do Poder Executivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado

    B) Os cargos de Ministro de Estado são ad nutum e são de livre nomeação e exoneração pelo Presidente da República, logo não estão sujeitos a mandato.

    C) São requisitos para tomar posse e cargo de Ministro de Estado, dentre outras, a idade de 21 anos e ser brasileiro, salvo o Ministro de Estado da Defesa, o qual se exige que seja Brasileiro NATO, nos termos dos Artigos 87 e 12 §3 VII
    Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos

    D) Art. 86 § 1º - O Presidente ficará suspenso de suas funções:

    I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;


    E) Art. 84 compete privativamente ao Presidente da República:
    IX - decretar o estado de defesa e o estado de sítio;

    Bons Estudos

  • Mal feita a questao. O presidente exerce o poder executivo federal. e os estados? e os municipios?

  • a) CORRETA
    C.F => Art.76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    b) O mandato dos Ministros de Estado é de 4 (quatro) anos.ERRADO.

    Ministro de Estado não possui mandato, possui cargo de livre nomeação e exoneração pelo Presidente da República.

     c) Os Ministros de Estado devem ser brasileiros natos,maiores de 18 (dezoito) anos. ERRADO

    Erro 1) Não necessariamente os Ministros de Estado devem ser brasileiros natos.
             2) A idade mínima é 21 anos, conforme artigo 87.

    d) d) O recebimento de denúncia ou queixa-crime contra o Presidente da República pelo Supremo Tribunal Federal, em razão de infração penal comum, não acarreta a suspensão do exercício de suas funções.

    ERRADO. A parte que grifei corresponde ao erro, pois o recebimento da denúncia ou queixa crime pelo STF acarreta suspensão do exercício das funções, conforme art.86 CF.

    e) Compete privativamente ao Ministro da Defesa decretar o estado de sítio e o estado de defesa. ERRADO

    Compete ao presidente da república, e não aos Ministros da Defesa.


    Abraço, me adicionem como amigo.

  • Complemento: 

    No exercício do Poder Executivo o Presidente é apenas auxiliado pelos Ministros de Estado, que são pessoas de sua confiança e a ele subordinados, que pode nomeá-los e exonerá-los livremente. 

  • Art.76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
     

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Poder Executivo.

    A– Correta - É o que dispõe o art. 84 da CRFB/88. "Compete privativamente ao Presidente da República: (...) II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal; (...)".

    B– Incorreta - Os ministros não possuem mandato, pois não são eleitos. Seus cargos são de livre nomeação e exoneração pelo Presidente da República. Art. 84 da CRFB/88. "Compete privativamente ao Presidente da República: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; (...)".

    C- Incorreta - Devem ser brasileiros (natos ou naturalizados) e maiores de 21 anos. Art. 87, CRFB/88: "Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos".

    D- Incorreta - O recebimento da inicial acusatória acarreta a suspensão do exercício das suas funções. Art. 86, § 1º, CRFB/88: "O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; (...)".

    E- Incorreta - Trata-se de competência do Presidente. Art. 84 da CRFB/88. "Compete privativamente ao Presidente da República: (...) IX - decretar o estado de defesa e o estado de sítio; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


ID
1257073
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, será imediatamente chamado ao exercício da presidência, como sucessor imediato:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Esquema:
    Impedimento ou Vacância + PR e VPR
    1º Pres. Câmara dos deputados
    2º Pres. Senado Federal
    3º Pres. STF

    Bons Estudos

  • Excelente, Renato.

    Apenas complementando com um "macete":


    1º Pres. mara dos deputados
    2º Pres. Senado Federal
    3º Pres. Supremo Tribunal Federal

    CA

    SE

    SU


    Sucesso a todos!

  • Gabarito: C


    Art. 80 da CF88:

    Em caso de impedimento do Presidente da República e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.


    Esquema, para facilitar:

    1º) Presidente da Câmara dos Deputados (representantes do povo)

    2º) Presidente do Senado Federal (representantes dos Estados-Membros)

    3º) Presidente do Supremo Tribunal Federal (órgão máximo do Poder Judiciário).


    Bons estudos.

  • Se o Presidente e o Vice vacilam, há que se chegar a um "Camsensu" (Câmara, Senado, Supremo)

  • O Presidente da Câmara dos Deputados, pois é ele que representa o povo, depois o Presidente do Senado que representa o Estado.

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
     

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
     

  • GABARITO = C

    1- PRESIDENTE DA Câmara DOS DEPUTADOS

    2- SENADOR FEDERAL

    3- PRESIDENTE DO STF

    PM/SC

    DEUS

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre sucessão presidencial.

    A– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    C- Correta - É o que dispõe o art. 80 da CRFB/88. "Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal".

    D- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    E- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1257076
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei nº 11.952/2009 (Regularização Fundiária no Âmbito da Amazônia Legal), é correto afirmar sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, no âmbito da Amazônia Legal, o seguinte

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.952/2009:

    Art. 1 Esta Lei dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, no âmbito da Amazônia Legal, definida no  mediante alienação e concessão de direito real de uso de imóveis.

  • Correta Letra E

    a regularização fundiária poderá ser efetivada pela via da alienação ou concessão de direito real de uso, observadas as exigências legais.


ID
1257079
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo o Decreto nº 6.992/2009 (Regulamenta a Lei nº 11.952/2009), os títulos de domínio ou o termo de concessão de direito real de uso que promovam a regularização fundiária das ocupações deverão conter cláusulas sob condição resolutiva pelo prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. O título de domínio ou, no caso previsto no § 4  do art. 6 , o termo de concessão de direito real de uso deverá conter, entre outras, cláusulas que determinem, pelo prazo de dez anos, sob condição resolutiva, além da inalienabilidade do imóvel:                          


ID
1257082
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Segundo a Lei nº 4.504/1964 (Estatuto da Terra), na parceria agrícola, pecuária, agroindustrial e extrativa, observar-se-á o seguinte princípio:

Alternativas
Comentários
  • Correta: Alternativa C

    Art. 96 do est. da terra: Na parceria agrícola, pecuária, agro-industrial e extrativa, observar-se-ão os seguintes princípios:


     IV - o proprietário assegurará ao parceiro que residir no imóvel rural, e para atender ao uso exclusivo da família deste, casa de moradia higiênica e área suficiente para horta e criação de animais de pequeno porte;



  • A)  Art. 96. Na parceria agrícola, pecuária, agro-industrial e extrativa, observar-se-ão os seguintes princípios:

            I - o prazo dos contratos de parceria, desde que não convencionados pelas partes, será no mínimo de três anos, assegurado ao parceiro o direito à conclusão da colheita, pendente, observada a norma constante do inciso I, do artigo 95;

    B) Art 96, III - as despesas com o tratamento e criação dos animais, não havendo acordo em contrário, correrão por conta do parceiro tratador e criador;

    C) Art. 96, IV - o proprietário assegurará ao parceiro que residir no imóvel rural, e para atender ao uso exclusivo da família deste, casa de moradia higiênica e área suficiente para horta e criação de animais de pequeno porte;

    D) Art. 96, II - expirado o prazo, se o proprietário não quiser explorar diretamente a terra por conta própria, o parceiro em igualdade de condições com estranhos, terá preferência para firmar novo contrato de parceria;

    E) Art. 96, VI - na participação dos frutos da parceria, a quota do proprietário não poderá ser superior a:

     a) 20% (vinte por cento), quando concorrer apenas com a terra nua;

     


ID
1257085
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O mundo perdeu, no mês de abril de 2014, um dos ícones da literatura mundial. Vencedor do Nobel de literatura em 1982, esse escritor elevou a cultura latino-americana com textos literários e políticos que marcaram o seu tempo. O referido autor colombiano que morreu em abril de 2014 é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra: E


    http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/04/1440731-escritor-gabriel-garcia-marquez-morre-aos-87-anos-no-mexico.shtml

  • Gabriel José García Márquez[ foi um escritor, jornalista, colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais traduzidos no mundo.

    Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e oNobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra que, entre outros livros


ID
1257088
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Desde 1988, o INPE vem produzindo as taxas anuais do desflorestamento da Amazônia Legal. A partir do ano de 2002, estas estimativas estão sendo produzidas por classificação digital de imagens, seguindo a ‘Metodologia Prodes’. A principal vantagem deste procedimento está na precisão do georreferenciamento dos polígonos de desflorestamento, de forma a produzir um banco de dados geográfico multitemporal.”

(Fonte: < http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php >)

Entre as unidades da federação a seguir, todas integrantes da Amazônia Legal, as que apresentaram, respectivamente, a maior e a menor taxa absoluta de desflorestamento, segundo os dados do Prodes em 2013 foram:

Alternativas
Comentários
  • Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quinta-feira (14) apontam que foram desmatados 5.843 km²  no período de agosto de 2012 a julho de 2013 na Amazônia Legal, número 27,8% maior que no período anterior, quando foram registrados 4.571 km² de áreas derrubadas. É o equivalente a quase quatro vezes o município de São Paulo. A Amazônia Legal compreende todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão.

    Apesar de ter crescido, a taxa de 2013 é a segunda mais baixa da história. O recorde foi em 2012, quando a Amazônia Legal registrou desmatamento de 4.571 km².

    Em relação a cada estado, a maior área desmatada foi no Pará, que desmatou 2.379 km², 37% a mais do que em 2012. No entanto, o maior aumento de desmate (52%) ocorreu em Mato Grosso, onde 1.149 km² de floresta foram cortados.

    Por outro lado, três estados da Amazônia brasileira reduziram sua taxa de desmatamento. O Amapá foi o que percentualmente que mais reduziu em relação a 2012, baixando sua área desmatada de 27 km2 para 11 km2. A diferença foi de 59%.O Acre reduziu de 305 km2 para 199 km2, o que representou diferença de 35%. E o Tocantins baixou 17% de sua taxa de desmatamento, passando de 52 km2 de desmate em 2012 para 43 km2 em 2013.

    FONTE: (http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/dados-do-inpe-apontam-aumento-de-28-no-desmatamento-da-amazonia.html)

  •  

    Pará e Amapá.


ID
1257091
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Alguns termos relacionados com rede de computadores estão disponibilizados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os seus significados, disponibilizados na Coluna II.


Coluna I

1. PAN
2. MAN
3. WAN
4. LAN

Coluna II

( ) redes de tamanho muito reduzido.
( ) redes utilizadas em salas e pisos de umprédio.
( ) redes que abrangem uma cidade inteira.
( ) redes que interligam cidades, países e continentes.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Conceito por conceito (Samuel Lilo Abdalah) 

    PAN (PERSONAL AREA NETWORK) – Rede de área pessoal, tradução de Personal Area Network (ou PAN), é uma tecnologia de rede formada por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos uns dos outros (geralmente não mais de uma dezena de metros). Por

    exemplo, um computador portátil conectando-se a um outro e este a uma impressora. São exemplos de PAN as redes do tipo Bluetooth e UWB. 


    MAN (METROPOLITAN AREA NETWORK) – Metropolitan Area Network, também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si. A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo começaram a perceber que com algumas mudanças no sistema elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro. A televisão a cabo não é a única MAN. 


    WAN (WIDE AREA NETWORK) – A Wide Area Network (WAN), rede de área alargada ou rede de longa distância, também conhecida como rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, como um país ou continente. Difere, assim, das PAN, LAN e MAN. 

    RAN (REGIONAL AREA NETWORK) – RAN é a sigla para Regional Area Network, uma rede de dados que interconecta negócios, residências e governos em uma região geográfica específica. RANs são maiores que Local Area Networks (LANs) e Metropolitan Area

    Networks (MANs), mas menores que Wide Area Networks (WANs). RANs são comumente caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica ou outra mídia digital.

    CAN (CAMPUS AREA NETWORK) – A Campus Area Network (CAN) é uma rede que usa ligações entre computadores localizados em áreas de edifícios ou prédios diferentes, como em campus universitários ou complexos industriais. Deve também usar links (ligações) típicos de Local Area Networks (LANs) ou perde-se seu caráter de CAN para tornar-se uma MAN ou WAN, dependendo de quem seja o dono do link usado. 

  • PAN è redes de tamanha REDUZIDO. (P=pequeno)

    LAN è redes utilizadas em salas e pisos de um PRÉDIO. (L=clock london)

    MAN è redes que abrangem uma cidade inteira. (MANaus)

    WAN è redes que interligam cidades, países e continentes. (WORD)

  • personal area network (PAN) ---> uma rede pessoal

     

    local area network (LAN) ---> uma rede que abrange uma empresa ou um edifício, por exemplo.

     

    metropolitan area network (MAN) ---> uma rede que abrange um município, por exemplo.

     

    wide area network (WAN) ---> uma rede que abrange um país ou até mesmo continentes.

  • WAN .. vem de WIDE (largo, abrangente) e não de word (palavra)...

  • ´ÓTIMO EXERCÍCIOS PARA FIXAR

    ________________________________________

    RESUMO

    As redes de computadores podem ser classificadas de várias formas, e uma delas é com relação à distribuição geográfica dos nós (pontos de acesso, dispositivos conectados na rede).

    WMAN é uma rede metropolitana sem fio, como o sistema de bilhetagem eletrônica de ônibus do transporte público.
    WAN é a rede mundial de computadores.
    MAN é uma rede metropolitana.
    LAN é uma rede local.
    SAN é uma rede de armazenamento de dados (storage area network).

     

    >> Classificamos com estas siglas a partir do alcance e características de uma rede. LAN é rede local, até 100m, um andar de um prédio de uma empresa, por exemplo.

    >> CAN tem alcance maior (seja por repetidores de sinal ou diferentes access point), e cobre um campus universitário, por exemplo. MAN é metropolitana, até 100 km. E WAN é a Internet, a rede de alcance mundial.

     

    QUESTÕES >> Q618687 Q618687 Q898442 Q380778 Q663197

     

     

    SAN – Rede de Área de Armazenamento:  As SANs, ou Redes de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.

     RESUMO Possibilitam conexões de alta velocidade entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados, oferece suporte a longas distâncias, conexões ponto a ponto e habilidade de implementação de consolidação de armazenamento, compartilhamento de recursos e alta disponibilidade.

    Q39757 Q405863 Q315487

     

    Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.


ID
1257094
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Linux, é uma maneira de compartilhar arquivos como Windows por meio de um servidor de arquivos:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Squid é um 'firewall', LILO e GRUB são gerenciadores de boot, e KDE/GNOME/XFCE/FluxBox/OpenBox/WindowMaker são interfaces gráficas.

    O servidor Samba permite a troca de informações entre computadores Windows e outros com Linux.

  • Samba:

    É um software empregado em situações onde se deseja interoperabilidade entre sistemas Unix e Windows conectados a uma rede. Samba é uma implementação do protocolo SMB para sistemas Unix que permite tanto que sistemas Windows tenham acesso a arquivos do sistema Unix, quanto que sistemas tenhas acesso a arquivos do sistema Windows.

    Além de poder ser membro de um domínio Active Directory executado no Windows, o servidor de arquivos Samba executado no sistema operacional Linux tem a capacidade de compartilhar arquivos e diretórios e autenticar os usuários utilizadores do servidor de arquivos Samba no AD.


  • Para quem não tem acesso ao gabarito, a opção correta é a letra:

    e)

    SAMBA do criolo doido faz o linux e Windows "ficarem juntos" (trocar informações) 

  • Gabarito: E.

     

    SAMBA - software servidor para Linux que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com Windows.

     

    Como complemento:

     

    SAM (Security Account Manager) - BD no Windows que armazena contas do usuário e descritores de segurança para usuários no computador local.

  • Letra E.


    Squid é um 'firewall', LILO e GRUB são gerenciadores de boot, e KDE/GNOME/XFCE/FluxBox/OpenBox/WindowMaker são interfaces gráficas.

    O servidor Samba permite a troca de informações entre computadores Windows e outros com Linux.

  • famoso smb://

  • (a) Errado, Squid é um firewall;

    (b) Errado, LILO é um gerenciador de boot;

    (c) Errado, KDE é uma interface gráfica;

    (d) Errado, GRUB é um gerenciador de boot;

    (e) Correto, Samba é o servidor responsável pelo compartilhamento de arquivos do Linux (Letra E). 

  • Gabarito: Letra E

    O Servidor SAMBA é um software utilizado por servidores Linux e Unix que permite que esses servidores compartilhem recursos com computadores Windows. Para compartilhar arquivos num servidor Linux com computadores Linux é necessário usar o SAMBA.

    Letra A. Squid é um servidor Proxy Linux.

    Lera B. LILO é um gerenciador de Boot Linux.

    Letra C. KDE é uma interface gráfica Linux.

    Letra D. GRUB é um gerenciador de Boot Linux.

    Letra E. Servidor que permite compartilhamento de recursos entre Servidores Linux/Unix e Hosts Windows

    Fonte: Alfacon

  • O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003).

    Disponível em: <https://www.infowester.com/linuxsamba.php>. Acesso em 16 de janeiro de 2021.

  • Compartilhamento de arquivos do Linux com Windows vai dar SAMBA


ID
1257097
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao abrir o Outlook Express em sua configuração padrão, são algumas das opções disponíveis na barra de ferramentas:

Alternativas
Comentários


  • FIND E ADRESSES

  • Catálogo de endereços, que está na barra de ferramentas Localizar.

  • CRIAR, LOCALIZAR, ENCAMINHAR, DELETAR

    ENDEREÇOS, RESPONDER, IMPRIMIR


ID
2486464
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual a escala do mapa em que um trecho de estrada de 9,5 km aparece com 47,5 cm?

Alternativas
Comentários
  • 1 --------------- X 

    47,5 ---------- 950.000 

    47,5 * X = 950.000 * 1 

              X = (950.000 * 1)/ 47,5 

              X = 20.000 

    ESCALA  1: 20.000 

    ALTERNATIVA B 


ID
2486467
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma área de 14,3 cm2 medida em uma carta na escala 1:12.000 equivale a aproximadamente quantos hectares?

Alternativas
Comentários
  • 14,3/A = (1/12000)³

    14,3/A = 1/144000000

    A = 14,3*144000000

    A = 2059200000cm² => 205920m² ≃20,6 hectares.


    GABARITO A


    OBS.: 1 Hectare tem 10000m²

  • fórmula mágica p/ questões de escala: E=d/D.

    Obs1. como se quer área, as medidas são elevadas ao quadrado. (²)

    Obs2. desconsidere os "...." São apenas para melhorar a disposição gráfica da conta matemática ;)

    1² ...................14,3cm²

    ________ = __________

    12.000²................ D

    resolvendo:

    1....................... 14,3cm²

    __________ = ________

    144000000............ D

    multiplica cruzando:

    D = 2.059.200.000 cm² -> vamos passar para m² (então 'anda' 4 casas para esquerda) -> D = 205.920, vamos agora transformar em hectares (sabemos que 1 hectare = 10.000m²), então 205.920 / 10.000 = 20,59 hectares

    UfA! resposta letra: A.


ID
2486470
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relacionadas a sistemas geodésicos de referência e assinale alternativa correta.

I. O geoide serve como referência de medição das altitudes.

II. A caracterização do elipsoide não é matemática, mas física.

III. Como o elipsoide de revolução se aproxima muito da esfera, pode ser tratado na literatura como esferoide também.

Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas

ID
2486473
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia

Em um levantamento de campo obteve-se o valor de altitude de 172,3 m através de medição por equipamento GNSS. Sabendo-se que o desnível geoidal nesse ponto é de -8 m, qual o valor da altitude ortométrica obtido?

Alternativas

ID
2486476
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a divisão em fusos do sistema UTM, assinale a alternativa que apresenta o total de fusos UTM que abrangem o território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Resp: E

     

    Do fuso 18 ao 25

  • O Sistema Universal Transverse Mercator (UTM) é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude.

    O Brasil insere-se:

    -Fusos: 18 a 25 (Oeste para Leste)

    -Zona de H a N (Sul a Norte).

  • N entendi muito


ID
2486479
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual a dimensão de uma propriedade que apresenta 18,5 cm2 em uma carta na escala 1:5.000?

Alternativas
Comentários
  •  1 ----- 5.000 

    18,5 ---------- X 

    X * 1 = 5.000 * 18,5 

    X = (5.000 * 18,5 )/1

    X =  92.500 cm 

    X = 925 m 

    __________________________________________ 

    1 ------------ 5.000 

    1 --------------X 

    X = 5.000 cm 

    X = 50 m 

    925 m * 50 m = 46.250 m²

  • 18,5cm representa 92500cm ou 925m (só multiplicar 18,5 por 5000); na escala 1 cm equivale a 5000 cm ou 50m (da realidade), então multiplica-se a dimensão obtida do terreno (925m) pelo quanto equivale uma unidade de centímetro na escala e obtem-se 46.250m.

  • Boa, Luciano!!

  • d/D = 1/5000,

    18,5/d=(1/5000)2

    18,5/D=1/25000000

    D= 462.500.000cm2 ou

    D=46.250 m2


ID
2486482
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual das alternativas a seguir apresenta exemplos de sistemas de referência geodésicos topocêntricos?

Alternativas
Comentários
  • D.

    Corrego Alegre e SAD 69 - Topocentrico  -usa a superfície da terra como referência - utilizado para coordenas local.

    SIRGAS2000 e WGS84 - Geocêntrio - usam o centro da terra como referência, utilizados para amplas regiões, o Sirgas2000, por exemplo, é utilizado pela Améria do Sul.


ID
2486485
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As duas formas fundamentais de representação geográfica são objetos discretos e campos contínuos. Qual das alternativas a seguir apresenta exemplos de campos contínuos?

Alternativas
Comentários
  • OBJETOS DISCRETOS: Uma característica dos objetos discretos é que podem ser contados. A visão de objetos discretos representa o mundo geográfico como objetos com limites bem definidos sobre um espaço vazio.

    CAMPOS CONTÍNUOS: A visão de campo contínuo representa o mundo real como um número finito de variáveis, cada qual definida em cada posição possível. • Campos contínuos podem ser distinguidos em termos do que varia e o quão gradualmente isso ocorre • Exemplo: densidade populacional (número de habitantes/unidade de área), uso da terra etc.

    Fonte: http://www2.fct.unesp.br/docentes/carto/fernanda/Geoprocessamento/GEOAula2_TipoRepDados.pdf


ID
2486488
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual a escala de uma fotografia aérea obtiva sobre terreno plano com uma câmera com distância focal de 30,48 cm e situada a uma altitude de 20.750 m?

Alternativas
Comentários
  • ALGUÉM PODE AJUDAR NESSA?

  • Escala: distância focal/ altura de voo

    1/x = 0,3048/20750

    x = 68.077,42...

    Arredondando, a escala é 1:68.000

     

  • GABARITO - C

     

    1m à 100 cm

    x à 30,48 cm

     

    x = 3048/100 : 100

     

    x = 3048/100 . 1/100

     

    x = 3048/10000

     

    x = 0,3048m

     

     

    E = 1/n = 0,3048m / 20.750m

     

    0,3048n = 20750

     

    n = 20750 : 3048/10000

     

    n = 20750 . 10000/3048

     

    n = (20750/3048) . 10^4

     

    n ≈ 6,8 . 10^4

     

    n = 68000

     

     

    E = 1:68000

  • 2075000cm/ 30,5cm =~ 68.000 (C)


ID
2486491
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas à energia eletromagnética e assinale a alternativa correta.

I. O Sol produz um espectro contínuo de energia desde os raios gama até as ondas de rádio.

II. A energia eletromagnética pode ser descrita não apenas em termos de comprimento de onda e frequência, mas também em unidades de energia do fóton.

III. Ao contrário do vácuo, a atmosfera pode afetar não apenas a velocidade da radiação como também seu comprimento de onda, sua intensidade e sua distribuição espectral.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • GAb. E de ESTUDE !!!


ID
2486494
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sabendo-se que um determinado pixel em uma imagem obtida por um sensor de 8 bits apresenta os seguintes valores de brilho:

Banda do Verde = 52

Banda do Vermelho = 40

Banda do Infravermelho próximo = 225

Assinale a alternativa correta para esse exemplo.

Alternativas

ID
2486497
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quando a manipulação do contraste de uma imagem é dita com saturação, significa que:

Alternativas

ID
2486500
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

De acordo com a Norma de Execução do Incra – nº 107/2013, considera-se remembramento a ação de:

Alternativas
Comentários
  • Vamos ao que interessa:

    De acordo com a Norma de Execução do INCRA nº 107/2013, remembrar consiste em fundir duas ou mais parcelas certificadas.

    Não custa dizer que:

    Desmembramento/parcelamento, por sua vez, consiste na ação de fracionar uma parcela certificada.

    Bons estudos!


ID
2486503
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com as Normas Técnicas de Georreferenciamento de Imóveis Rurais do Incra – 3° Edição, na codificação dos vértices os quatro primeiros caracteres se referem:

Alternativas

ID
2486506
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de interpretação de imagens, vários fatores devem ser considerados. Dentre eles, os critérios de NIIRS constituem a métrica usada pela comunidade de inteligência norte-americana para caracterizar o potencial de uso das imagens para a detecção de determinados alvos. Analise as afirmativas a seguir relacionadas a esses critérios e assinale a alternativa correta.

I. Os critérios de NIIRS consistem em 10 níveis de avaliação (0-9).

II. Foram disponibilizados recentemente para finalidades militares.

III. A resolução espacial das imagens é apenas uma das muitas medidas de interpretabilidade, embora seja uma das mais importantes.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
2486509
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os sistema GNSS GPS é composto por 3 segmentos principais, sendo eles:

Alternativas

ID
2486512
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A opção de nomenclatura que representa uma carta topográfica na escala 1:50.000 é:

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe me explicar isso?

  • não faço a mínima idéia Jones

  • Alguém sabe o porque dessa existência? kkk

  • tomara que só cobrem questões assim na PM-PR que aí todo mundo erra kkk
  • Pessoal, essa pergunta é especifica da área de Geografia e/ou Cartografia.

    Minha dica é para que atenham-se ao edital de seus respectivos concursos.

    Sem entrar em muitos detalhes, aos que desejam saber a resposta:

    Para responder esse tipo de pergunta é necessário conhecer a Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo, suas nomenclaturas, e como fazer os seus respectivos desdobramentos em folhas.

    Essa informação geralmente encontra-se presente na parte superior direita de uma carta topográfica (bem no cantinho da malha de coordenadas).

    Das escalas possíveis:

    1:1.000.000 (Onde uma carta corresponde a 4 cartas na escala 1:500.000)

    1:500.000 (Obtida da divisão da escala anterior, uma carta que corresponde a 4 cartas na escala 1:250.000)

    1:250.000 (Obtida da divisão da escala anterior, uma carta que corresponde a 6 cartas na escala 1:100.000)

    1:100.000 (Obtida da divisão da escala anterior, uma carta que corresponde a 4 cartas na escala 1:50.000)

    1:50.000 (Obtida da divisão da escala anterior, uma carta que corresponde a 4 cartas na escala 1:25.000)

    1:25.000

    Do gabarito da questão "letra A", infere-se que da nomenclatura do mapa índice (MI) SH-22-Y-B-III-2, temos:

    S - indica o hemisfério, no caso "Sul";

    H - é o paralelo em que se encontra o quadrante da carta, começando por A, podendo chegar a W, valendo para ambos os hemisférios;

    22 - é o fuso em que se encontra a carta ao milionésimo, sendo as mesmas especificações adotadas na projeção UTM (60 cilindros secantes a superfície da Terra, em fusos de 6º);

    Na escala 1:1.000.000, teríamos a nomenclatura "SH-22", podendo se desdobrar em 4 novas cartas na escala 1:500.000.

    Y - é a nomenclatura do desdobramento na escala 1:500.000 (lembre-se que essa se desdobra em 4 outras), e sua respectiva posição, podendo ser V, X, Y ou Z;

    Desta forma, na escala 1:500.000 teríamos a nomenclatura "SH-22-Y";

    B - é a nomenclatura do desdobramento correspondente na escala 1:250.000, podendo ser A, B, C ou D;

    Na escala 1:250.000 teríamos a nomenclatura "SH-22-Y-B".

    III - em algarismo romano, é o desdobramento na escala 1:100.000, podendo ser de I a VI, tendo em vista que a carta na escala 1:250.000, desdobra-se em 6 na escala 1:100.000;

    Na escala 1:100.000 teríamos a nomenclatura "SH-22-Y-B-III".

    2 - é o desdobramento na escala 1:50.000, podendo ser de 1 a 4. desta forma, teríamos a nomenclatura na escala 1:50.000 sendo "SH-22-Y-B-III-2";

    Desta escala, poderia haver ainda o desdobramento para escala 1:25.000, podendo ser NO, NE, SO e SE. Hipoteticamente, teríamos uma nomenclatura como p. ex. "SH-22-Y-B-III-2-NO".


ID
2486515
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A necessidade de padronizar a cartografia internacional favoreceu a criação da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo – CIM. Segundo o desdobramento da CIM, as cartas na escala 1:50.000 apresentam um recobrimento de:

Alternativas

ID
2486518
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O sistema GNSS permite o posicionamento na superfície da Terra e indicação de coordenadas aos mais variados usuários. A sigla GNSS significa: 

Alternativas

ID
2486521
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia

O sistema GNSS __________ representa um sistema Russo com 03 planos orbitais a uma altitude aproximada de 19.100 km, fornecendo dados de posicionamento aos receptores com possibilidade de identificação do sinal.

Alternativas
Comentários
  • Os satélites do sistema GNS GLONASS estão a 19,100km de altitude com um ângulo de inclinação de 64,8º. São utilizados em altitudes elevadas pois são mais confiáveis que o sistema GPS nessa situação.


ID
2486524
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os receptores GPS podem ser divididos considerando a aplicação em:

Alternativas
Comentários
  • A aplicação dos receptores de GPS:

    - NAVEGAÇAO

    - TOPOGRAFICO

    - GEODESICO

    Geralmente os receptores de NAVEGAÇAO são destinados ao uso comum/civil. Já o GEODESICO, ao uso militar/governamental.


ID
2486527
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia

Analise as afirmativas a seguir sobre levantamentos geodésicos e assinale a alternativa correta.

I. O sistema GLONASS pode proporcionar em relação ao GPS, melhor cobertura para altitudes elevadas, devido ao ângulo de inclinação ser maior.

II. Como as frequências do GPS e do GLONASS são relativamente próximas, é possível usar uma antena combinada e um amplificador comum no mesmo equipamento.

III. O sistema GLONASS estará totalmente operacional a partir de 2015.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
2486530
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na coluna I, estão apresentadas denominações de alguns erros obtidos em levantamentos geodésios e topográficos realizados com a utilização de sistemas GNSS. Estabeleça a correta correspondência com as definições da coluna II.

Coluna I

1. Cintilação ionosférica

2. Multicaminho

3. Refração ionosférica


Coluna II

( ) quando o receptor recebe além do sinal que chega diretamente à antena, sinais refletidos em superfícies vizinhas como construções, carros, árvores.

( ) atinge principalmente usuários com receptores de frequência simples, sendo considerado(a) razão de fonte de erros em bases longas. O uso de modelos da ionosfera pode melhorar os resultados.

( ) representa flutuações da amplitude ou fase de onda de rádio devido à propagação através da região na qual existem irregularidades na densidade de elétrons.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
2486533
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas à energia eletromagnética e assinale a alternativa correta.

I. No método cinemático, o receptor coleta dados enquanto está se deslocando.

II. O posicionamento por RTK utiliza como observável fundamental o Código CA.

III. No posicionamento relativo, a posição de um ponto é determinada em relação a outro, cujas coordenadas são conhecidas.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi. GABARITO E de Estude cara alho.

  • Sangue de Jesus tem poder. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
2486536
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia

Analise as afirmativas abaixo e assinale se as afirmativas apresentadas são corretas (C) ou incorretas (I).

( ) Mapas temáticos podem ser gerados a partir de imagens de satélite por meio de classificações.

( ) Uma imagem de satélite é um exemplo de dado matricial.

( ) Um vetor em ambiente SIG pode ser representado por no máximo 100 vértices.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
2486539
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ideia de combinar informações de uma base de dados com informações derivadas diretamente dos sentidos é denominada:

Alternativas

ID
2486542
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os atributos geográficos podem ser classificados em:

Alternativas

ID
2486545
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O termo que se refere à combinação de sites para oferecer serviços que, isoladamente um site, não poderia fornecer é:

Alternativas
Comentários
  • Mashup se resume a diferentes serviços que podem funcionar simultaneamente. Lembra que Mashup significa misturar? Então, em poucas palavras quer dizer: a combinação de dois aplicativos que podem complementar e melhorar a oferta de determinado serviço.

    Fonte:

  • GABARITO: A

    Mashup → Combinação de vários sites em um.

    Fonte: Professor Rodrigo Schaeffer

    Informática para Concursos 2020 - Aula 98


ID
2486548
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A estrutura que permite identificar a proximidade e vizinhança entre diferentes objetos, possibilitando a geração de análises espaciais é conhecida como:

Alternativas

ID
2486551
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os tipos de dados e representações em sistemas SIG, é correto afirmar que:

Alternativas