SóProvas



Prova FUNCERN - 2015 - IF-RN - Enfermeiro


ID
1649296
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as opções a seguir, a sequência de ações que o usuário deverá desenvolver para aplicar o recurso Negrito em todo um parágrafo de um texto digitado no Microsoft Word 2013, na versão em Português para Sistema Operacional Windows, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito BCtrl+N = Negrito (botão N)


    Ctrl+S = sublinhado (botão S)

    Crtl+i = itálico (botão i)

    Com o mouse:1 click - negritará uma palavra, põe o curso onde for clicado.

    2 clicks - negritará uma palavra, marca uma palavra.
    3 clicks - negritará um parágrafo, marca um parágrafo.

    1 click antes da guia parágrafo - marca uma linha.

    2 click antes da guia parágrafo - marca um parágrafo.

    3 click antes da guia parágrafo - marca todo o texto.

  • b-selecionar todo o parágrafo desejado, aplicando três cliques sucessivos em qualquer parte dele, e pressionar o botão N (Negrito).

  • b) selecionar todo o parágrafo desejado, aplicando três cliques sucessivos em qualquer parte dele, e pressionar o botão N (Negrito).

    Resultado: todo o conteúdo do parágrafo será substituído pela letra N e não ocorrerá o negrito.

  • Leticia ...

    BOTÃO N (Negrito), DA BARRA DE FORMATAÇÃO     AQUELE ONDE TEM 

    NEGRITO, ITÁLICO E SUBLINHADO       N  I  S

    ESPERO TER AJUDADO

  • Word- negrito – CTRL N

     

    Writer – negrito - CTRL B

  • Gabarito: B

    Um clique: posiciona o cursor

    Duplo clique: seleciona a palavra

    Três cliques: seleciona o parágrafo.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de seleção de itens no Word 2013, bem como da localização dos comandos, mais especificamente quanto à localização do comando “Negrito”.

     

    A)      Incorreta – Ao posicionar o cursor e habilitar o comando “Negrito”, pressionando no ícone da letra “N”, o Word só aplicará o efeito negrito no texto que será digitado no local em que o cursor foi posicionado.

    B)      Correta – Para aplicar a formatação em negrito em um parágrafo, o usuário deverá selecionar o parágrafo, que pode ser realizado através de um triplo clique (com o botão esquerdo do mouse) sobre o parágrafo, e, em seguida, clicar na letra “N”, que simboliza o comando “Negrito”.

    C)      Incorreta – Ao posicionar o cursor no início do parágrafo e habilitar o comando “Negrito”, pressionando no ícone da letra “N”, o Word só aplicará o efeito negrito no texto que será digitado posteriormente no início do parágrafo.

    D)      Incorreta – Ao dar dois cliques, com o botão esquerdo do mouse, sobre uma palavra, apenas a palavra será selecionada, ou seja, somente ela receberá a formatação em negrito.

     

    Gabarito – Alternativa B.


ID
1649299
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando se utiliza um documento com muitas páginas no Microsoft Word 2013, na versão em Português para Sistema Operacional Windows, torna-se demorado localizar ou mesmo substituir uma determinada palavra apenas fazendo uma leitura e redigitação do texto.

No entanto, o referido aplicativo disponibiliza as ferramentas Localizar e Substituir que podem ser acessadas através do grupo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Ctrl+ L = localizar;


    Ctrl + U = substituir.

  • Letra D

    Tanto no Word quanto o Libre Office, ambos se encontra no menu Editar 

  • Aba Página Inicial >>> grupo Edição >>> Localizar, Substituir, Selecionar

    Avante!
  • Nao confundir os Grupos com Abas

    Eu confundi e acabei errando essa questao

    Bizu:

    Abas:  Tem 7: pagina incial, inserir, layout da pagina, referencia, correspondencia revisao, exibilicao

    Grupos : Em cada aba tem suas respectivas divisoes / GRUPOSSSS. A exemplo das abas da PAGINA INICIAL... nela há: area de tranferencia, fornte pagagrafo, estilo, edicao.


    Nesse exercicio, pede-se o GRUPO!!!! OU SEJA, edicao!!!!


    bons estudos... me sigam... sempre comento

  • Também me confundi e logo me toquei do "GRUPO".

    Serve para não errar na prova.

  • A guia PÁGINA INICIAL é dividida nos seguintes grupos:

     

    - ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

    - FONTE

    - PARÁGRAFO

    - ESTILO

    - EDIÇÃO

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2013, mais especificamente quanto à localização dos comandos “Localizar” e “Substituir”.

     

    A)      Incorreta – A guia “Revisão” possui comandos relacionados à revisão, à inserção de comentários, à proteção do documento contra edições, à acessibilidade etc.

    B)      Incorreta – A guia “Exibição” possui comandos relacionados à visualização do documento, como, por exemplo, alteração do zoom, modos de exibição do documento, movimentação das páginas, além de permitir a inserção de macro no documento.

    C)      Incorreta – Não há uma guia ou grupo chamado “Inserção”.

    D)      Correta - O comando “Localizar” tem como função localizar por determinadas palavras presentes no documento, enquanto o "Substituir" tem como função substituir palavras no documento por outras. Para acessar esses comandos, basta o usuário ir à guia “Página Inicial” e clicar no comando “Localizar” ou “Substituir”, localizados dentro do grupo “Edição”.

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
1649302
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao ligar um computador tipo PC (Personal Computer), o programa que se responsabiliza por verificar o hardware da máquina e iniciar o carregamento do sistema operacional instalado é o:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A palavra BIOS é um acrônimo para Basic (Input/Output) System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Ao iniciar o PC, a BIOS faz faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. 

    Fonte :http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/244-o-que-e-bios-.htm
  • Gabarito ADiscordo pois ou você considera a Bios que é um programa gravado de Fábrica na placa mãe que é executado na inicialização ou é Sistema Operacional de Disco (DOS, muito antigamente; o Windows, já incorporou o primeiro, em suas diversas versões; Linux em qualquer das suas versões e outros Sistemas de Inicialização).

  • Eu considerei BIOS e vi esse gabarito esquisito. Enfim. 

  • Sinceramente uma questão simples para quem tem o mínimo de conhecimento básico em informática, bastava lembrar de BIOS e traduzir o termo para o português. 

  • Basic Input Output (BIOS) 

  • É a famosa BIOS - Basic Input Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída

  • Letra A

    BIOS:  Basic Input/Output System, é responsável pelo suporte básico ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

  • Nessa questão, você tem que sacar de inglês além de saber o que é a nomenclatura BIOS e traduzi-la para o português, é claro. Em informática tem vários termos técnicos assim também em forma de nomenclatura de inglês: www, URL, FTP, VPN, HTTP...

  • Letra: A


    Questão muito inteligente!. Parabéns.

  • basic input output system=BIOS
  • BIOS (Basic Input Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída) é o sistema responsável por verificar o hardware da máquina e iniciar o carregamento do sistema operacional instalado. 

    Obs.: em informática, boot é um termo que se refere ao processo de arranque ou inicialização do computador durante o carregamento do sistema operacional quando a máquina é ligada. Durante o boot (processo de inicialização), a BIOS (Basic Input Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída) é acionada.

     

     


ID
1649308
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A ausência ou o afastamento é considerado como efetivo exercício, previsto pela Lei nº 8.112/1990, quando ocorre,

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 96. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração

    Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:


    XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

  • Correta letra C

    Ausências ou Afastamentos

    Em razão de casamento, 8 dias consecutivos

    Em razão de licença paternidade, 5 dias consecutivos

    para servir em organismo internacional de que o Brasil coopera não excederá 4 anos, com perda total da remuneração e é considerado como efetivo exercício.

    Para tratamento da própria saúde, até o limite de 24 meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado a união, em cargo de provimento efetivo.

  • LETRA C CORRETA 

    ART. 102°    XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere

  • Gabarito C

    Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

  • Afastamento para servir e organismo internacional, ato discricionário, remuneração> ocorre perda total quem paga é o órgão o qual o servidor foi cedido> pode em EP> é considerado como de efetivo exercício.  

  • a) casamento = 8 dias consecutivos 

    b) licenca paternidade = Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos

    d) tratamento de saúde propria =  limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo;
  • Atenção: licença paternidade agora é de 20 dias se e somente se a empresa fizer parte do programa empresa cidadã: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2016/03/09/quem-tem-direito-a-licenca-paternidade-de-20-dias-entenda-a-mudanca-na-lei.htm

  • Legislação direta

     

    Artigo 102 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

     

    Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

    I - férias;

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído;

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído, conforme dispuser o regulamento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído, ou em programa de pós-graduação stricto sensu no país, conforme dispuser o regulamento; (Redação dada pela Medida Provisória nº 441, de 2008)

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído ou em programa de pós-graduação stricto sensu no País, conforme dispuser o regulamento; (Redação dada pela Lei nº 11.907, de 2009)

    V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

    VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;

    VII - missão ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento;

    VII - missão ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento, conforme dispuser o regulamento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

    VIII - licença:

     

    a) à gestante, à adotante e à paternidade;

    b) para tratamento da própria saúde, até 2 (dois) anos;

    b) para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    c) para o desempenho de mandato classista, exceto para efeito de promoção por merecimento;

    c) para o desempenho de mandato classista ou participação de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores para prestar serviços a seus membros, exceto para efeito de promoção por merecimento; (Redação dada pela Lei nº 11.094, de 2005)

    d) por motivo de acidente em serviço ou doença profissional;

    e) prêmio por assiduidade;

    e) para capacitação, conforme dispuser o regulamento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    f) por convocação para o serviço militar;

    IX - deslocamento para a nova sede de que trata o art. 18;

    X - participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior, conforme disposto em lei específica;

    XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A questão deveria ser anulada pois tem mais de uma resposta correta.

    A e C

    A ausência ou o afastamento é considerado como efetivo exercício, quando ocorre

    de 1 a 8 dias consecutivos em razao de casamento esta dentro do prazo de 8 dias consecutivos , logo o servidor voltando ao exercicio no prazo de 7 dias tambem é considerado efetivo exercicio.

     

  • LETRA C

     

    SÃO CONSIDERADOS COMO DE EFETIVO EXERCÍCIO OS AFASTAMENTOS EM VIRTUDE DE:

     

    - FÉRIAS

    - EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO OU EQUIVALENTE

    - EXERCÍCIO DE CARGO OU FUNÇÃO DE GOVERNO OU ADMINISTRAÇÃO

    - JÚRI E OUTROS SERVIÇOS OBRIGATÓRIOS

    - LICENÇA À GESTANTE, À ADOTANTE, À PATERNIDADE

    - TRAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE (ATÉ O LIMITE DE 24 MESES)

    - ACIDENTE EM SERVIÇO OU DOENÇA PROFISSIONAL

    - DESLOCAMENTO PARA A NOVA SEDE

    - PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÃO DESPORTIVA NACIONAL

    - SERVIÇO MILITAR

    - CAPACITAÇÃO

    - MANDATO CLASSISTA

    - MANDATO ELETIVO, EXCETO PARA PROMOÇÃO POR MERECIMENTO

    - ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR, EXCETO PARA PROMOÇÃO POR MERECIMENTO

    - SERVIR ORGANISMO INTERNACIONAL

    - PÓS GRADUAÇÃO E TREINAMENTO

     

     

    #valeapena

  • Lei 8.112/90

    Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são consideradas como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    XI afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

  • GABARITO: C

    Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.


ID
1649311
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, ao entrar em exercício, ficará sujeito a estágio probatório por período de vinte e quatro meses, durante o qual a sua aptidão e a sua capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados, entre outros, os fatores de:

Alternativas
Comentários
  • 24 meses? nao sao 36 meses??

  • Segundo a literalidade da lei 8112/90, são 24 meses. Na constituição Federal é que são 36 meses, pois foi alterado por emenda posteriormente à edição da lei.


    Como CF > lei federal, então aplicam o disposto na CF. Nesse ponto especifico, a lei 8112/90 é inconstitucional.


    Nosso ordenamento juridico das cavernas ainda não evoluiu o suficiente para fazer esse acompanhamento automático da constituição. Para seguir a CF, o congresso teria que propor uma nova lei alterando a lei 8112/90, mas como eles não se interessaram em fazer isso até agora, fica por isso mesmo.


    Não espere muito de um congresso que levou 23 anos pra julgar as contas do Itamar Franco. :P

  • Complicado viu. Já vi várias questões citando a lei 8.112/90 e a resposta correta era 3 anos. 

  • Gab A

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

     I - assiduidade;

     II - disciplina;

     III - capacidade de iniciativa;

     IV - produtividade;

     V- responsabilidade.

  • Colegas, na hora de resolver certas questões atenham-se ao que realmente interessa. Se 24 ou 36 meses sinceramente é irrelevante para a resolução da questão.

    Um dica bacana que usei para resolver essa questão foi o comentário da colega Bianca Paulino Q544435.

    RAPIDis: itens considerados na avalição de desempenho durante o estágio probatório:

    Responsabilidade;

    Assiduidade;

    Produtividade;

    Iniciativa;

    Disciplina.

  • De acordo com a lei 8.112/90 = 24 meses 

    De acordo com a EC 19/98 = 36 meses

     

    PADRI:

     

    Produtividade

    Assiduidade

    Disciplina

    Responsabilidade

    Iniciativa

     

    Gab. A


ID
1649314
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Artigo 2º da Lei nº 11.892/2008,

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008.

    Art. 2° Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos desta Lei.

     § 2° No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

  • A) ERRADA.

    L 11892/08 - Art. 2. § 3o  Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica.


    B) ERRADA.

    L 11892/08 - Art. 2. § 1o  Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior, os Institutos Federais são equiparados às universidades federais.


    C) ERRADA.

    L 11892/08 - Art. 12. § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção.


    D) CORRETA.

    L 11892/08 - Art. 2. § 2° No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.


ID
1649317
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

O ensino médio, além de atender à formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. Segundo a Lei nº 9.394/1996,

Alternativas
Comentários
  • Art. 36-A.  Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    Parágrafo único.  A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

  •  a)

    a preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.


ID
1649320
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, as instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D Art. 42. As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)

ID
1649323
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos termos do Capítulo I do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, constitui-se como uma das responsabilidades e dos deveres dos profissionais de enfermagem,

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO I
    DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS DIREITOS

    Art. 1º – Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
    Art. 2º – Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
    Art. 3º – Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos e interesses da categoria e da sociedade.
    Art. 4º – Obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem.


  • Capitulo I - Das responsabilidades e deveres

    a) art. 6 Fundamentar suas relações (sentido abrangente) no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade  e na diversidade de opinião e posição ideológica. 

    b) Das Relações Profissionais - Direito

    d) Das Relações Profissionais - Direito

  • CAPÍTULO I

    DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS

    RESPONSABILIDADES E DEVERES

    Art. 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.


ID
1649326
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução nº 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem. De acordo com os termos dessa resolução, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: I - Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) - processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença. II - Diagnóstico de Enfermagem - processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados. III - Planejamento de Enfermagem - determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem. IV - Implementação - realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem. V - Avaliação de Enfermagem - processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

  • A) Histórico

    C)Diagnótico

    D) Avaliação



ID
1649329
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Capítulo IV – Do Direto à Saúde – do Estatuto do Idoso assegura, ao idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso universal e igualitário à saúde.
Em conformidade com as disposições desse capítulo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ART 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    Estatuto do Idoso


  • a)§ 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    b)§ 6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. 

    d) CAPÍTULO V Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer

     Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

      
  • Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10741/2003, é vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. Além disso, é assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. Ou seja, essa garantia não é para todo idoso, somente para os enfermos (doentes).
    No Capítulo IV, artigo 16 coloca que, ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
    A afirmação que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade, está correta, porém não faz parte do Capítulo IV – Do Direto à Saúde, mas sim, Capítulo V - Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia
    www.planalto.gov.br

ID
1649332
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para efeito da NR 9/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), consideram-se riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho os agentes,

Alternativas
Comentários
  • 9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.


ID
1649335
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria Nº 1.600/2011 do Ministério da Saúde reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). Nos termos dessa portaria, constitui-se em uma das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2° Constituem-se diretrizes da Rede de Atenção às Urgências:

    I - ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos;

    II - garantia da universalidade, equidade e integralidade no atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, gineco-obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e às relacionadas a causas externas (traumatismos, violências e acidentes);

    III - regionalização do atendimento às urgências com articulação das diversas redes de atenção e acesso regulado aos serviços de saúde;

    IV - humanização da atenção garantindo efetivação de um modelo centrado no usuário e baseado nas suas necessidades de saúde;

    V - garantia de implantação de modelo de atenção de caráter multiprofissional, compartilhado por trabalho em equipe, instituído por meio de práticas clinicas cuidadoras e baseado na gestão de linhas de cuidado;

    VI - articulação e integração dos diversos serviços e equipamentos de saúde, constituindo redes de saúde com conectividade entre os diferentes pontos de atenção;

    VII - atuação territorial, definição e organização das regiões de saúde e das redes de atenção a partir das necessidades de saúde destas populações, seus riscos e vulnerabilidades específicas;

    VIII - atuação profissional e gestora visando o aprimoramento da qualidade da atenção por meio do desenvolvimento de ações coordenadas, contínuas e que busquem a integralidade e longitudinalidade do cuidado em saúde;

    IX - monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços através de indicadores de desempenho que investiguem a efetividade e a resolutividade da atenção;

    X - articulação interfederativa entre os diversos gestores desenvolvendo atuação solidária, responsável e compartilhada;

    XI - participação e controle social dos usuários sobre os serviços;

    XII - fomento, coordenação e execução de projetos estratégicos de atendimento às necessidades coletivas em saúde, de caráter urgente e transitório, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidades públicas e de acidentes com múltiplas vítimas, a partir da construção de mapas de risco regionais e locais e da adoção de protocolos de prevenção, atenção e mitigação dos eventos;

    XIII - regulação articulada entre todos os componentes da Rede de Atenção às Urgências com garantia da equidade e integralidade do cuidado; e

    XIV - qualificação da assistência por meio da educação permanente das equipes de saúde do SUS na Atenção às Urgências, em acordo com os princípios da integralidade e humanização.

  •  a) ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos (casos crônicos não) demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e a intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos.

     

    b) coordenação de projetos de atendimento às necessidades individuais (coletivas não), de caráter de urgência e (Transitório), decorrentes de agravos (calamidades públicas e de acidentes com múltiplas vítimas), a partir da adoção de protocolos de prevenção.

     

    c) atuação profissional e gestora visando o aprimoramento da qualidade da atenção por meio do desenvolvimento de ações coordenadas, contínuas e que busquem a integralidade e a (longitudinalidade) do cuidado em saúde.  

     

     d) garantia da universalidade, equidade e integralidade no atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, gineco-obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e às relacionadas a causas externas (traumatismos, violências e acidentes). [RESPOSTA CERTA]

     

     

     

     

  • a)ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos e crônicos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e a intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos.

    I - ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos.

    b)coordenação de projetos de atendimento às necessidades individuais e coletivas, de caráter de urgência e permanente, decorrentes de agravos (calamidades públicas e de acidentes com múltiplas vítimas), a partir da adoção de protocolos de prevenção.

    XII - fomento, coordenação e execução de projetos estratégicos de atendimento às necessidades coletivas em saúde, de caráter urgente e transitório, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidades públicas e de acidentes com múltiplas vítimas, a partir da construção de mapas de risco regionais e locais e da adoção de protocolos de prevenção, atenção e mitigação dos eventos.

    c)atuação profissional e gestora visando o aprimoramento da qualidade da atenção por meio do desenvolvimento de ações coordenadas, contínuas e que busquem a integralidade e a verticalidade do cuidado em saúde

    VIII - atuação profissional e gestora visando o aprimoramento da qualidade da atenção por meio do desenvolvimento de ações coordenadas, contínuas e que busquem a integralidade e longitudinalidade do cuidado em saúde;

     


ID
1649338
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 293/2004 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o dimensionamento e a adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de enfermagem devem basear-se em características relativas

Alternativas
Comentários
  • Resolução COFEN nº293/2004: 

    Art. 2º – O dimensionamento e a adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de Enfermagem devem basear-se em características relativas:

    I – à instituição/empresa: missão; porte; estrutura organizacional e física; tipos de serviços e/ou programas; tecnologia e complexidade dos serviços e/ou programas; política de pessoal, de recursos materiais e financeiros; atribuições e competências dos integrantes dos diferentes serviços e/ou programas e indicadores hospitalares do Ministério da Saúde.

  • O dimensionamento e a adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de Enfermagem devem basear-se em características relativas:

    – à instituição/empresa: missão; porte; estrutura organizacional e física; tipos de serviços e/ou programas; tecnologia e complexidade dos serviços e/ou programas; política de pessoal, de recursos materiais e financeiros; atribuições e competências dos integrantes dos diferentes serviços e/ou programas e indicadores hospitalares do Ministério da Saúde.

    – ao serviço de Enfermagem: – Fundamentação legal do exercício profissional (Lei nº 7.498/86 e Decreto nº 94.406/87); – Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resoluções COFEN e Decisões dos CORENs; – Aspectos técnico- administrativos: dinâmica de funcionamento das unidades nos diferentes turnos; modelo gerencial; modelo assistencial; métodos de trabalho; jornada de trabalho; carga horária semanal; padrões de desempenho dos profissionais; índice de segurança técnica (IST); taxa de absenteísmo (TA) e taxa ausência de benefícios (TB) da unidade assistencial; proporção de profissionais de Enfermagem de nível superior e de nível médio, e indicadores de avaliação da qualidade da assistência.

     – à clientela: sistema de classificação de pacientes (SCP), realidade sócio-cultural e econômica.

    Logo, a alternativa que está de acordo com o exposto é “à instituição/empresa, no que concerne, entre outros elementos, à missão, ao porte e à estrutura organizacional e física"

    Resposta B

    Bibliografia

    www.cofen.gov.br

  • Art. 2º – O dimensionamento e a adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de Enfermagem devem basear-se em características relativas:

    I – à instituição/empresa: missão; porte; estrutura organizacional e física; tipos de serviços e/ou programas; tecnologia e complexidade dos serviços e/ou programas; política de pessoal, de recursos materiais e financeiros; atribuições e competências dos integrantes dos diferentes serviços e/ou programas e indicadores hospitalares do Ministério da Saúde.

    II – ao serviço de Enfermagem: – Fundamentação legal do exercício profissional (Lei nº 7.498/86 e Decreto nº 94.406/87); – Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resoluções COFEN e Decisões dos CORENs; – Aspectos técnico- administrativos: dinâmica de funcionamento das unidades nos diferentes turnos; modelo gerencial; modelo assistencial; métodos de trabalho; jornada de trabalho; carga horária semanal; padrões de desempenho dos profissionais; índice de segurança técnica (IST); taxa de absenteísmo (TA) e taxa ausência de benefícios (TB) da unidade assistencial; proporção de profissionais de Enfermagem de nível superior e de nível médio, e indicadores de avaliação da qualidade da assistência.

    III – à clientela: sistema de classificação de pacientes (SCP), realidade sócio-cultural e econômica.

  • NOVA REDAÇÃO PRESENTE NA RESOLUÇÃO COFEN N, 527/2016: 

    Art. 2º – O dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem deve basear-se em características relativas:

    I – ao serviço de saúde: missão, visão, porte, política de pessoal, recursos materiais e financeiros; estrutura organizacional e física; tipos de serviços e/ou programas; tecnologia e complexidade dos serviços e/ou programas; atribuições e competências, específicas e colaborativas, dos integrantes dos diferentes serviços e programas e requisitos mínimos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;

    II – ao serviço de enfermagem: aspectos técnicos – científicos e administrativos: dinâmica de funcionamento das unidades nos diferentes turnos; modelo gerencial; modelo assistencial; métodos de trabalho; jornada de trabalho; carga horária semanal; padrões de desempenho dos profissionais; índice de segurança técnica (IST); proporção de profissionais de enfermagem de nível superior e de nível médio e indicadores de qualidade gerencial e assistencial;

    III – ao paciente: grau de dependência em relação à equipe de enfermagem (sistema de classificação de pacientes – SCP) e realidade sociocultural.

  • RESOLUÇÃO COFEN 543/2017

     

    Art. 2º O dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem deve basear-se em características relativas:

    I – ao serviço de saúde: missão, visão, porte, política de pessoal, recursos materiais e financeiros; estrutura organizacional e física; tipos de serviços e/ou programas; tecnologia e complexidade dos serviços e/ou programas; atribuições e competências, específicas e colaborativas, dos integrantes dos diferentes serviços e programas e requisitos mínimos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;

     

    II – ao serviço de enfermagem: aspectos técnico-científicos e administrativos: dinâmica de funcionamento das unidades nos diferentes turnos; modelo gerencial; modelo assistencial; métodos de trabalho; jornada de trabalho; carga horária semanal; padrões de desempenho dos profissionais; índice de segurança técnica (IST); proporção de profissionais de enfermagem de nível superior e de nível médio e indicadores de qualidade gerencial e assistencial;

     

    III – ao paciente: grau de dependência em relação a equipe de enfermagem (sistema de classificação de pacientes – SCP) e realidade sociocultural.

     

    Fonte: www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-5432017_51440.html

     


ID
1649341
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a NR 32/2005 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), havendo necessidade de manipulação de produto químico, deve ser disponibilizado, pelo empregador, um local adequado que disponha, no mínimo, de:

Alternativas
Comentários
  • 32.3.7.1.3 O local deve dispor, no mínimo, de:

    a) sinalização gráfica de fácil visualização para identificação do ambiente, respeitando o disposto na NR-26;

    b) equipamentos que garantam a concentração dos produtos químicos no ar abaixo dos limites de tolerância estabelecidos nas NR- 09 e NR-15 e observando-se os níveis de ação previstos na NR-09;

    c) equipamentos que garantam a exaustão dos produtos químicos de forma a não potencializar a exposição de qualquer trabalhador, envolvido ou não, no processo de trabalho, não devendo ser utilizado o equipamento tipo coifa;

    d) chuveiro e lava-olhos, os quais deverão ser acionados e higienizados semanalmente;

    e) equipamentos de proteção individual, adequados aos riscos, à disposição dos trabalhadores;

    f) sistema adequado de descarte.


ID
1649344
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos termos da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D) Art 19 § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. 

  • Segundo o Estatuto da Criança e do adolescente incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
    Essa assistência deverá ser prestada também a gestantes e mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção, bem como a gestantes e mães que se encontrem em situação de privação de liberdade.

    A alternativa A está errada. Conforme o ECA no artigo 13 os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. Exatamente como descrito na alternativa B. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade. Ou seja, mesmo as mães privadas de liberdade têm o direito de amamentar seus filhos. Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta. Ou seja, a reavaliação é a cada 6 meses e não 12 meses.

    Gabarito do professor: Letra B

    Bibliografia
    www.planalto.gov.br
  • Garabito: LETRA B.

    a) §1º As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

    b) ART. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014).

    c) ART. 9. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

    d) ART. 19. §1º Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 13. 509, de 2017).


ID
1649347
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de crianças, realizada por uma equipe de saúde integrada por dois socorristas, um dos profissionais deve realizar compressões torácicas enquanto o outro mantém a via aérea aberta e executa ventilações a uma razão de:

Alternativas
Comentários
  • 1 Socorrista 30 comp. / 2 ventilações

    2 Socorristas 15 comp. / 2 ventilações

  • 2 Socorristas: 15 comp. / 2 ventilações

    APENAS EM CRIANÇAS E BEBÊS

    Em adultos e adolescentes é sempre 30 comp. / 2 ventilações

    Fonte: AHA 2015
    https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf
  • ADULTOS E ADOLESCENTES, SE 1 OU 2 SOCORRISTAS - 30:2

    CRIANÇAS E BEBÊS SE 1 SOCORRISTA - 30: 2 . OU 2 SOCORRISTAS - 15: 1


ID
1649350
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução da Diretoria Colegiada nº 306/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a Resolução nº 358/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), classificam os resíduos dos serviços de saúde em cinco grupos: A, B, C, D e E.

De acordo com essa classificação,

Alternativas
Comentários
  • Classificação:

    Grupo A: resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.Grupo B: resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.Grupo C: resíduos contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratório de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Grupo D: resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.Grupo E: materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas e lâminas de vidro, contaminados ou não.

  • Gabarito B. Grupo D de "domiciliares" .

  • GRUPO A --RESÍDUOS POTENCIALMENTE INFECTANTES

    GRUPO B --RESÍDUOS QUÍMICOS

    GRUPO C --RESÍDUOS RADIOATIVOS

    GRUPO D --RESÍDUOS COMUNS

    GRUPO E --RESÍDUOS PERFUROCORTANTES

  • ORGANIZANDO CONFORME QUESTÃO

    Grupo A: resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.

    Grupo D: resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    Grupo B: resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.

    Grupo C: resíduos contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratório de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia.

    *Grupo E: materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas e lâminas de vidro, contaminados ou não.


ID
1649353
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No âmbito dos riscos potenciais de transmissão de infecções para os pacientes, os materiais utilizados nos estabelecimentos de saúde podem ser classificados em três categorias: críticos, semicríticos e não críticos.

De acordo com essa classificação, assinale a opção que apresenta, na sequência, um artigo crítico, um semicrítico e um não-crítico.

Alternativas
Comentários
  • Artigos críticos Os artigos destinados aos procedimentos invasivos em pele e mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com este sistema, são classificados em artigos críticos. Estes requerem esterilização. Ex. agulhas, cateteres intravenosos, materiais de implante, etc. 

    Artigos semi-críticos Os artigos que entram em contato com a pele não íntegra, porém, restrito às camadas da pele ou com mucosas íntegras são chamados de artigos semi-críticos e requerem desinfecção de médio ou de alto nível ou esterilização. Ex. cânula endotraqueal, equipamento respiratório, espéculo vaginal, sonda nasogástrica, etc.

    Artigos não críticos Os artigos destinados ao contato com a pele íntegra e também os que não entram em contato direto com o paciente são chamados artigos não-críticos e requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível, dependendo do uso a que se destinam ou do último uso realizado. Ex. termômetro, materiais usados em banho de leito como bacias, cuba rim, estetoscópio, roupas de cama do paciente, etc. I

  • A alternativa "C" mostra exemplos de artigos Semi-criticos.


ID
1649356
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Lei nº 7.498/1986 que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem, é correto afirmar que cabe,

Alternativas
Comentários
  • b) privativamente ao enfermeiro observar, reconhecer, descrever sintomas, participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem. ( não configuração ação privativa do enfermeiro)

    c) à equipe de enfermagem a prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência hospitalar. ( ação de competência de TODOS da equipe de saúde)

    d)  equipe de enfermagem a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. (atividade privativa do ENFERMEIRO)

  • Não vejo a questão C como errada

  • GABARITO A

    Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

    b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

  • Também não consigo entender a alternativa C como incorreta.

     

  • Segundo a lei nº 7.498/1986 o Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente: - direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem; - organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços; - planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; - consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem; - consulta de enfermagem; - prescrição da assistência de enfermagem; - cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; - cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas; Observar, reconhecer, descrever sintomas, participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem, não é privativo do enfermeiro, o técnico de enfermagem pode auxiliar no que o couber. A prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência hospitalar, não cabe apenas a equipe de enfermagem, mas sim, a toda equipe de saúde. A prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde cabe a equipe de saúde, pois pode ser realizada tatno pelo enfermeiro quando autorizado, quanto pelo médico. Logo, a afirmativa correta é aquela que diz que cabe privativamente ao enfermeiro a organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços. Resposta A Bibliografia www.plantalto.gov.br
  • A alternativa C diz (EQUIPE DE ENFERMAGEM) O que seria EQUIPE DE ENFERMAGEM? Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro(a) obstétra, parteira, auxiliar de enfermagem... E o que é dito na alternativa C é competência do Enfermeiro como INTEGRANTE DA EQUIPE. OBS: DO ENFERMEIRO (COMO INTEGRANTE DA EQUIPE).

    Bons estudos.

  • à equipe de enfermagem a prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência hospitalar. Estaria correto se fosse assistência de ENFERMAGEM.

  • a alternativa C se refere a segurança do paciente. TODOS OS ENVOLVIDOS NA ASSISTENCIA SÃO RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DA CLIENTELA (FAMILIA, PACIENTES, E TODA A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL) e não apenas o profissional de enfermagem


ID
1649359
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via de administração de medicamentos a ser evitada em indivíduos que fazem uso de anticoagulantes é a,

Alternativas
Comentários
  • Devido a possível aumento de ocorrer hematoma

  • Letra c - A heparina é mal absorvida pelo intestino, por isso é administrada por via intravenosa ou subcutânea. Injeções intramusculares são evitadas por causa da formação de hematomas


ID
1649362
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A compressão do ponto cístico durante a inspiração do paciente com resposta de dor intensa no local pressionado associada à interrupção súbita da inspiração é sugestiva de colecistite aguda.

A técnica realizada durante esse exame físico é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Murphy é definido como dor intensa quando o examinador, com a mão no ponto vesicular, solicita que o paciente respire profundamente, mobilizando a vesícula doente em direção a sua mão e piorando o quadro álgico (Vol. 8 , N.  1  - Abdome Agudo NãoTraumático)

  • Sinal de Blumberg: dor ou piora da dor á descompressão súbita dp ponto de MCBURNEY. Indicação: peritonite

    Sinal de Rovsing: se a palpação no QIE do abdome do pct resultar em dor no QID diz que o pct é pisitivo para o sinal de Rovsing. Indicação: apendicite

    Sinal de Murphy: Ao comprimir o ponto cístico, solicita-se ao pct que inspire profundamente.A resposta de dor intensa no ponto pressionado causa a interrupção súbita da respiração. Indicação: colecistite aguda.

    Sinal de Piparote: com uma das mãos o examinador golpeia o abdome por piparotes, enquanto a outra espalmada na região contralateral, procura captar ondas líquidas contra a parede abdominal. Indicação: ascite.

  • Sinal de McBurney. - Sinal de Rosving = Apêndice

    Sinal de Murphy = Colicistite

    Sinal de Piparote = Ascite


ID
1649365
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do procedimento de prostatectomia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a)os pacientes devem apresentar, na bolsa de drenagem, uma quantidade de líquido recuperada MAIOR em relação à quantidade de líquido injetada.

    b)o sistema utilizado é o de TRêS vias, sendo uma para drenar e outra para irrigar.

    d)o sistema utilizado é o gravitacional, do tipo FECHADO e com frequência de troca CONFORME REGULARMENTO INTERNO E NA PRESENÇA DE SINAIS FLOGISTICO




ID
1649368
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.L.M, 16 anos, apresentou ferimento profundo em pé direito após pisar em prego durante uma partida de futebol no dia anterior. Não possui comorbidades. A mãe do jovem relatou que ela estava fazendo os cuidados no local afetado e, por isso, gostaria de obter orientações sobre como prevenir seu filho de contrair o tétano.

Ao analisar o cartão do jovem, constatou-se que a vacina DTP havia sido administrada, aos 2, 4 e 6 meses de idade, e o reforço antitetânico, aos 15 meses e 5 anos. Considerando que os cuidados posteriores do paciente serão realizados adequadamente por um profissional da enfermagem, a recomendação para a profilaxia do tétano no caso relatado, é:

Alternativas
Comentários
  • 3.14.5 Esquema, dose e volume

    A vacina dT é administrada nos maiores de 7 anos de idade para os reforços ou usuários com

    esquema incompleto ou não vacinados:

    a) com esquema vacinal completo: administre uma dose a cada 10 anos;

    b) com esquema incompleto: complete o esquema;

    c) sem comprovação vacinal: administre três doses.


    no caso não aplicaria reforço...esquema completo com reforço há menos de 10 anos!!! alguem poderia explicar????

  • porque em caso de acidente (como foi o caso ) e de gestantes,  o  reforço é antecipado para cinco anos após a ultima dose tomada.

  • Pelo que entendi o menino  havia tomado a vacina há mais de 10 anos , precisava do reforço.


  • Há necessidade de reforço, pois a última dose foi tomada aos 5 anos de idade, e como ele estava com 16 anos precisaria do reforço.

  • Na Bibliografia consultada a alternativa correta seria a assertiva A, pois, segundo o  Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 2014., na página 212, Quadro 04,  o ferimento descrito pode ser considerado de alto risco para o tétato, pois os mesmo são caracterizados como: 

    Ferimentos profundos ou superficiais sujos; com corpos estranhos ou tecidos desvitalizados; queimaduras; feridas puntiformes ou por armas brancas e de fogo; mordeduras; politraumatismos e fraturas expostas.

    O ferimento citado é: "ferimento profundo em pé direito após pisar em prego", logo independente dos cuidados posteriores serem prestados por algum profissional de enfermagem, nada garante a limpeza no que que tange as áreas não visíveis e profundas dessa lesão, logo indicativo de reforço vacinal e uso de soro antitetânico (SAT) ou imunoglobulina (IGHAT). 

     

    Força e Fé!

  • Tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, as quais provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Clinicamente, a doença manifesta-se com febre baixa ou ausente, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos ou contraturas paroxísticas. Em geral, o paciente mantém-se consciente e lúcido.

    A vacina contra tétano deve ser administrada conforme as doses recebidas quando criança pelo paciente do caso apresentado e deve ser realizado uma dose de reforço da dupla adulto (dT difteria e tétano) a cada 10 anos. Como a última dose que o paciente recebeu foi com 5 anos e ele está com 16 anos deve receber uma dose de reforço.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    http://portalsaude.saude.gov.br/

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.


  • Precisa de reforço e como o ferimento é profundo deve faze uso do soro antitetânico letra A

  • Como o menino tomou a última dose há 11 anos, ele precisa sim do reforço. Ademais, ele furou o pé profundamente, sendo necessária a administração de soro antitetânico.

    Gabarito: Letra A

  • questão mau formulada, cabe recurso

  • A resposta é letra D. O corte do paciente é profundo, mas o uso do soro só é necessário quando a vacinação é incerta ou tem menos de 3 doses. O reforço é necessário, visto que o paciente a última dose da vacina foi há 11 anos


ID
1649371
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

C.M., 26 anos, estudante do curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, realizou citologia oncótica que evidenciou lesão intraepitelial de baixo grau. Relata citologia prévia há um ano sem sinais de inflamação e malignidade.

A orientação a ser fornecida para a paciente é:

Alternativas
Comentários

ID
1649374
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante realização dos exames biomédicos dos alunos do IFRN, J.J.L., 15 anos, relatou possuir diagnóstico médico de asma.

Considerando a atuação do enfermeiro na assistência a esse tipo de paciente, é importante que o profissional saiba que a doença

Alternativas
Comentários
  • a) é caracterizada como uma enfermidade inflamatória crônica de caráter REVERSÍVEL e não difusa

    c)tem o tratamento com corticoide por via intramuscular como a principal escolha terapêutica de manutenção

     (As vias de administração podem ser oral, inalatória ou parenteral. Deve-se sempre dar preferência à via inalatória devido à menor absorção sistêmica, maior eficácia e menor taxa de efeitos colaterais)

    d) pode causar quadro de HIPERcapnia e acidose RESPIRATÓRIA.




  • A ) é caracterizada como uma enfermidade inflamatória crônica de caráter reversível e não difusa.( a inflamação é local)

    B) apresenta a falência respiratória,( que é quando o alvéolo está cheio de gás carbônico e o oxigênio não chega até os pulmões. Dessa forma, todos os órgãos podem ser comprometidos.) a pneumonia e a atelectasia como algumas das suas complicações.(pois esse tipo de inflamação também acometem os pulmões) .

    C) tem o tratamento com corticoide por via inalatória como a principal escolha terapêutica de manutenção.(Via inalatória: são inalados, têm ação predominante nos brônquios e pouca ação no restante do organismo. Esta ação limitada no restante do corpo faz com que os corticoides inalatórios tenham um bom perfil de segurança.. Via oral: têm atuação em todo o organismo (sistêmicos) e são muito mais potentes.1 Geralmente os corticoides orais só são prescritos para controlar a asma durante uma crise aguda por um curto período de tempo. O problema em usar os corticoides orais por muito tempo é que eles podem provocar graves efeitos colaterais, já que atuam em todo o organismo)

    D)pode causar quadro de hipercapnia e acidose respiratória.(Qualquer condição que resulte em hipoventilação alveolar devido a obstrução pode causar acidose respiratória).

  • A princípio, verifica-se a presença de hipocapnia e alcalose respiratória. À medida que a condição se agrava e o paciente fica mais fatigado, a PaCO2 pode aumentar.

    REFERÊNCIA: Tratado de enfermagem médico-cirurgica, BRUNNER E SUDDARTH, ed. 12º, 2014.


ID
1649377
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os aspectos relacionados à Diabetes Mellitus (DM),

Alternativas
Comentários
  • As insulinas disponíveis no SUS são:

    • as de ação rápida (regular)30 – 60min 30 minutos antes das refeições 1– 3x/dia A insulina regular está indicada em casos de emergência, como a cetoacidose, gravidez e trabalho de parto, em combinação com insulinas de ação média ou prolongada, ou em tratamento tipo bolus antes das refeições

    como assim a letra a tb esta certa!!!

  • a Insulina Regular leva em torno de 30 a 60 minutos para começar a agir. Seu pico de ação se dá em torno de 2 a 4 horas após a aplicação e seu efeito dura um total de 6 a 8 horas.


    Leia mais no MedSimples: http://medsimples.com/tipos-de-insulina/#ixzz3mWFXKpNv
  • cara juliane ! a letra A não esta correta , pois o inicio da ação é que é em torno de 30 a 60 minutos , e não o pico, como afirma a questão.


  • A insulinoterapia é o tratamento padrão para o DG, quando as medidas dietéticas e o exercício não conseguem manter as glicemias nos níveis desejados. As insulinas humanas, NPH e regular, são as mais recomendadas pela sua demonstrada eficácia e segurança.

    Fonte: http://www.diabetes.org.br/ebook/component/k2/item/59-tratamento-do-diabetes-gestacional-e-da-gestante-com-diabetes

  • a) A insulina regular tem inicio de ação de 30 a 60 minutos, mas seu pico de concentração se dá entre 2 a 3 horas após sua administração.        

    b) A cetoacidose ocorre principalmente em pacientes com DM tipo 1, sendo, diversas vezes, a primeira manifestação da doença.

    c) Embora já existam estudos com o emprego de hipoglicemiantes orais na gravidez, como a gliburida, os mesmos ainda não devem ser utilizados na prática clínica até que mais estudos possam confirmar a sua segurança. As mulheres que estiverem em uso dos mesmos devem interrompê-los ao engravidar. Nas grávidas com diabetes gestacional, o tratamento com insulina deve ser indicado se após duas semanas de dieta os níveis glicêmicos permanecerem elevados

    Referências: 

    - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012. 302 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

    - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 160 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36)

     

     

  • Gabarito: Letra D.

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 36 Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica_Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013

     

     

     

    Tabela 4 – Insulinas disponíveis no SUS

     

    Insulinas

                                         Início        Pico       Duração                             Posologia                                   Aspecto

    Ação Rápida

    Regular                      30 – 60min    2 – 3h      8 – 10h           30 minutos antes dasrefeições1– 3x/dia             cristalino

    Ação Intermediária

    NPH                              2– 4h        4 – 10h    12 – 18h               recomendar dose noturna às 22h                    turvo

     

     

    Todas as insulinas disponíveis no Brasil têm concentração de 100 unidades/ml.

  • Regular: Inicio 30-60min/ pico 2-3h / duracao 4-6h

ID
1649380
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente Mycobacterium leprae tem capacidade de infectar grande número de indivíduos, embora poucos adoeçam. Para efeito de tratamento, o Ministério da Saúde (MS) divide os pacientes em dois grupos: paucibacilares e multibacilares.

De acordo com a Portaria nº 3.125/2010 do MS, o esquema padrão poliquimioterápico para um paciente adulto recém-dignosticado com hanseníase apresentando cinco lesões cutâneas consiste no uso de rifampicina, combinado com,

Alternativas
Comentários
  • ESQUEMA TERAP. UTILIZADO PARA PAUCILAR COM 6 CARTELAS. Duração: 6 doses. Seguimento dos casos: comparecimento mensal para dose supervisionada. Critério de alta: o tratamento estará concluído com 6 doses supervisionadas, em até 9 meses. Na 6° dose, os pacientes deverão ser submetidos ao exame dermatologico, avaliação neurológica e do grau de incapacidade física e receber alta por cura.
  • ... Guia de bolso. Doença infec. E parasitárias. 8° ed. Pag. 209
  •  

    Até 5 lesões - paucibacilar - tratamento de 6 doses supervisionadas em até 9 meses - usar rifampicina e dapsona.

    + de 5 lesões - multibacilar - tratamento de 12 doses supervisionadas em até 18 meses - usar rifampicina, dapsona e clofazimina

  • desatualizada
  • O paciente PB receberá uma dose mensal supervisionada de 600 mg de Rifampicina,e tomará 100 mg de Dapsona diariamente (em casa). O tempo de tratamento é de 6 meses (6 cartelas). Caso a Dapsona precise ser suspensa, deverá ser substituída pela Clofazimina 50 mg por dia, e o paciente a tomará também 300 mg uma vez por mês

    na dose supervisionada.

    O paciente MB receberá uma dose mensal supervisionada de 600 mg de Rifampicina,100 mg de Dapsona e de 300 mg de Clofazimina. Em casa, o paciente tomará 100 mg de Dapsona e 50 mg de Clofazimina diariamente. O tempo de tratamento é de 12 meses (12 cartelas). Caso a Dapsona precise ser suspensa, deverá ser substituída pela Ofloxacina 400 mg (na dose supervisionada e diariamente) ou pela Minociclina 100mg (na dose supervisionada e diariamente).

    MS,2017.

  • Questão desatualizada


ID
1649383
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à saúde sexual e reprodutiva,

Alternativas
Comentários
  • letra A: Com relação às neoplasias, as pílulas podem diminuir a incidência de câncer de ovário, uma vez que determinam a inibição da ovulação, assim como reduzem o risco de carcinoma de endométrio em até 60%, em virtude do efeito protetor do progestogênio no endométrio.A maioria dos estudos, demonstra que os contraceptivos orais não guardam relação direta ou indireta com o aumento da incidência do carcinoma de mama.A respeito do câncer do colo uterino, os contraceptivos orais por serem muito eficazes em evitar a gestação, permitem que as mulheres apresentem fatores de risco como o início precoce da atividade sexual, freqüência elevada de coito em mulheres jovens e múltiplos parceiros. 

    letra b: O cancro moleúlcera mole venérea[1] ou cancroide é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela haemophilus ducrey. O cancro mole é uma úlcera dolorosa, com cerca de 3-50 milímetros, que sangra facilmente, ocorrendo na região genital. Os seus bordos (bordas) são irregulares, mas bem definidos contra a pele normal. A base apresenta um material amarelado-esverdeado purulento.

    Letra C:  Contra-indicações:

    a)Contra-indicações absolutas:
    - gravidez ou suspeita de gravidez;
    - infecção pélvica aguda ou subaguda;
    - más-formações uterinas tais como o útero bicorno ou didelfo;
    - presença ou suspeita de neoplasia uterina;
    - sangramento genital de etiologia desconhecida.

    b)Contra-indicações relativas:
    - cardiopatias valvulares;
    - afecções pélvicas de natureza inflamatória recorrente, história de aborto séptico ou endometrite pós-parto nos três primeiros meses antes da inserção;
    - anomalias da cavidade uterina, congênitas ou adquiridas, incompatíveis com a permanência do DIU contendo cobre;
    - estenose do canal cervical;
    - antecedente de gravidez ectópica;
    - hipermenorréia ou dismenorréia intensas;
    - cervicite aguda;
    - alterações de coagulação ou existência de algum tratamento com anticoagulantes;
    - nuliparidade;
    - alterações no metabolismo do cobre;
    - prolapso uterino ;
    - no período compreendido entre a 2a e o início da 7 a semana pós-parto;
    - anemias;
    - alergia ao cobre.

  • o herpes genital, a sífilis e a donovanose são doenças sexualmente transmissíveis caracterizadas pelo aparecimento de úlceras genitais, quando nos casos sintomáticos das doenças


ID
1649386
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS),

Alternativas
Comentários
  • O planejamento deve ser ASCENDENTE E INTEGRADO ,do nível local até o federal ,orientado por problemas e necessidades de saúde para a construção das diretrizes ,objetivos e metas.

    São instrumentos de planejamento do SUS: programação anual,relatório de gestão e planos de saúde

    A programação anual operacionaliza as intenções expressas no plano de saúde e tem por objetivo ANUALIZAR as metas do PLANO DE SAÙDE e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.

  • Os instrumentos para o planejamento no âmbito do SUS são o Plano de Saúde, as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. O Plano de Saúde norteia a elaboração do planejamento e orçamento do governo no tocante a saúde. O Plano de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS para o período de quatro anos, explicita os compromissos do governo para o setor saúde e reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades próprias de cada esfera. Já a Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados. O Relatório de Gestão é o instrumento de gestão com elaboração anual que permite ao gestor apresentar os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde. A alternativa A está correta. Região de Saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial; atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e vigilância em saúde. Ou seja, a alternativa B está errada uma vez que não refere, principalmente, a vigilância em saúde. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete controla e fiscaliza os procedimentos dos serviços privados de saúde e não a direção estadual. Alternativa D está errada. A participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Para garantia da autonomia dos Conselhos a participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. A alternativa D está errada. Resposta A Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) : uma construção coletiva – trajetória e orientações de operacionalização / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. www.planalto.gov.br
  • Gabarito: Letra A.

     

    a) Correto.

     

    b) Errado.

     

    De acordo com o DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

    Art. 5o  Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde. 

     

    c) Errado.

     

    De acordo com a LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990

    Art. 18. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:

    XI - controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde;

     

    d) Errado.

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde.

  • pra quem marcou  letra C como eu

    Art. 18. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:

    XI - controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde;

  • Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS),

     a) os instrumentos de planejamento do SUS (PlanejaSUS) são o Plano de Saúde (PS), a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG).

     b) ERRADA

    DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

    Art. 5o  Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde. 

     c) ERRADA

    a direção estadual MUNICIPAL do Sistema Único de Saúde (SUS) controla e fiscaliza os procedimentos dos serviços privados de saúde.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    Art. 18. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:

    XI - controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde;

     d) ERRADA

    os representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público podem ser membros dos Conselhos de Saúde.

    RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde.

  • ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1649389
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o Programa Nacional de Imunização,

Alternativas
Comentários
  • O esquema vacinal atual da vacina contra HPV oferecida pelo Ministério da Saúde é de duas doses, 0 e seis meses, para meninas de 9 a 13 anos de idade. Histórico e/ou diagnóstico clínico pregressos de coqueluche, difteria, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, tétano e tuberculose não constituem contraindicações ao uso das respectivas vacinas. As vacinas virais atenuadas (como a tríplice viral, tetra viral, as vacinas febre amarela e varicela) não devem ser administradas simultaneamente. Recomenda-se aguardar um intervalo de 30 dias. De forma geral a contraindicação é de 48 horas para vacina preparada com vírus ou bactéria mortos, toxoide ou recombinantes. Ex.: cólera, poliomielite (salk), difteria, tétano, febre tifoide (injetável), meningite, coqueluche, pneumococo e se recebeu vacina contra a gripe. De quatro semanas para vacina de vírus ou bactérias vivos e atenuados. Ex.: poliomielite oral (sabin), febre tifoide oral, caxumba, febre amarela, sarampo, BCG, rubéola, catapora, varíola etc. Resposta D Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. www.prosangue.sp.gov.br
  • As vacinas virais atenuadas (como a tríplice viral, tetra viral, as vacinas febre amarela e varicela) não devem ser administradas simultaneamente. Recomenda-se aguardar um intervalo de 30 dias. De forma geral a contraindicação é de 48 horas para vacina preparada com vírus ou bactéria mortos, toxoide ou recombinantes. Ex.: cólera, poliomielite (salk), difteria, tétano, febre tifoide (injetável), meningite, coqueluche, pneumococo e se recebeu vacina contra a gripe. De quatro semanas para vacina de vírus ou bactérias vivos e atenuados. Ex.: poliomielite oral (sabin), febre tifoide oral, caxumba, febre amarela, sarampo, BCG, rubéola, catapora, varíola etc. Resposta D Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, 


ID
1649392
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a Portaria nº 1.271/2014 do Ministério da Saúde, os casos de notificação compulsória imediata para as três esferas públicas são:

Alternativas
Comentários
  • Os casos de notificação compulsória imediata para as três esferas públicas são:
    - Botulismo - Cólera - Dengue - Óbitos - Doenças com suspeita de disseminação intencional: Antraz pneumônico, Tularemia, Varíola, Arenavírus, Ebola, Marburg, Lassa, Febre purpúrica brasileira - Evento de Saúde Pública (ESP) que se constitua ameaça à saúde pública - Eventos adversos graves ou óbitos pós-vacinação - Febre Amarela - Febre de Chikungunya - Febre do Nilo Ocidental e outras arboviroses de importância em saúde pública - Febre Maculosa e outras Riquetisioses - Influenza humana produzida por novo subtipo viral - Malária na região extra Amazônica - Poliomielite por poliovirus selvagem - Peste - Raiva humana - Síndrome da Rubéola Congênita - Doenças Exantemáticas: Sarampo e Rubéola - Síndrome da Paralisia Flácida Aguda - Síndrome Respiratória Aguda Grave associada a Coronavírus A doença meningocócica, febre tifoide e leptospirose não são de notificação nas três esferas. A sífilis congênita, hantavirose e Creutzfeldt-Jakob são de notificação semanal.

    Gabarito do professor: Letra A

    Bibliografia
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/a...
  • Gabarito: LETRA A.

    MS, SES e SMS:

    Febre amarela; Hantavirose; Influenza Humana produzida por novo subtipo viral; Malaria na região extra amazônica.

    SES e SMS:

    Doença meningocócica; Febre tifoide;

    SMS:

    Leptospirose;

    Semanal:

    Sífilis: adquirida, congênita e em gestantes; Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ); Malaria na região amazônica;

  • notificação imediata de todos os eventos de saúde que impliquem risco de dissemina- ção de doenças, com o objetivo de delimitar a área de ocorrência, elucidar o diagnóstico e deflagrar medidas de controle aplicávei

ID
1649395
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As precauções de isolamento destinam-se a prevenir a propagação de patógenos em hospitais, fundamentadas no modo de transmissão desses agentes.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, precauções de isolamento.

Alternativas
Comentários