-
GAB A
II. Na voz reflexiva, a ação verbal não pode reverter-se ao próprio agente; não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes; e, em alguns casos, pode expressar sentido de pessoalidade, conforme promova interpretações diversas. errada -> ela ocorre sobre o mesmo agente.
III. Passividade e voz passiva são dois c coonceitos idênticos quando se fala em formas verbais flexionadas na voz passiva, seja ela sintética ou analítica, isto é,imposta por locução verbal ou partícula apassivadora. errada.
-> existe a passividade, que é uma característica semântica. Ocorre quando o sujeito recebe ou sofre a ação verbal. As orações na voz passiva possuem a passividade, mas a passividade não existe apenas em orações na voz passiva!2
-
GABARITO: LETRA A
I. A voz do verbo é a forma que este assume para indicar que a ação verbal é praticada ou sofrida pelo sujeito. A ativa é a forma em que o verbo se apresenta para normalmente indicar que a pessoa a que se refere é o agente da ação; a passiva é a forma que indica que a pessoa é objeto da ação verbal ? sendo, pois, paciente; a reflexiva é a forma que indica que a ação verbal não passa a outro ser (negação da transitividade).
II. Na voz reflexiva, a ação verbal não pode reverter-se ao próprio agente; não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes; e, em alguns casos, pode expressar sentido de pessoalidade, conforme promova interpretações diversas ? incorreto, a principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal (=ela se penteou ontem ? penteou a si mesma ? voz reflexiva).
III. Passividade e voz passiva são dois conceitos idênticos quando se fala em formas verbais flexionadas na voz passiva, seja ela sintética ou analítica, isto é, composta por locução verbal ou partícula apassivadora ? incorreto, Voz passiva é uma estrutura oracional. Portanto, quando se fala nesse conceito, é necessário, primeiramente, olhar os componentes morfossintáticos de um período. Ela pode ser representada em dois formatos:
? Por meio de uma locução verbal, em que o auxiliar é o verbo SER e o principal aparece no PARTICÍPIO. Ex.: Os crimes foram investigados pela polícia.
? Por meio de um verbo acompanhado do pronome -SE, que, necessariamente, deve ser uma PARTÍCULA APASSIVADORA . EX.: Vendem-se casas.
? Em contrapartida, existe a passividade, que é uma característica semântica. Ocorre quando o sujeito recebe ou sofre a ação verbal. As orações na voz passiva possuem a passividade, mas a passividade não existe apenas em orações na voz passiva! Veja os exemplos: ? O Brasil sofre com a corrupção; ? O funcionário recebeu o salário na data correta.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GABARITO: LETRA A
COMPLEMENTANDO:
A voz reflexiva é uma das três vozes verbais. Conforme o posicionamento do sujeito perante a ação verbal, os verbos podem estar na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva. Isso acontece porque os verbos sofrem flexão em número, pessoa, modo, tempo e voz.
Características da voz reflexiva:
A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal.
Eu me penteio sempre antes de sair de casa.
Quem penteia? Eu (sujeito)
Quem é penteado? Eu (sujeito)
Ele se cortou com a tesoura.
Quem cortou? Ele (sujeito)
Quem foi cortado? Ele (sujeito)
FONTE: WWW.CONJUGAÇÃO.COM.BR
-
A voz passiva tem passividade, mas nem sempre a passividade tem a voz passiva. Há casos em que o verbo tem sentido passivo (levei um soco), mas ainda assim, sintaticamente, a voz é ativa, porque o sujeito sintático pratica a ação, e a voz passiva é marcada por preposição.
Fonte: material do Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos
-
Os comentários ajudaram muito
-
Uma dúvida quanto a assertiva "I": e no caso da voz reflexiva recíproca? Nesse caso há o envolvimento de outro ser. por exemplo: Eles se cumprimentaram
-
Além do comentário do Gustavo, gostaria de saber o motivo de "negação da transitividade" estar correto, pois na voz reflexiva o pronome "se" assume a função de objeto. Ex: A moça se ama. Tem função morfológica de pronome reflexivo, mas função sintática de objeto direto.
-
Dá pra resolver esse tipo de questão mesmo que não se tenha domínio conceitual perfeito, basta compreender o texto, por exemplo, no item II percebe-se claramente o erro, pois aquilo que reflete, naturalmente, age sobre o próprio agente. No item III dificilmente os conceitos seriam idênticos (é uma afirmação por demais peremptória da Banca!). Sobra apenas a letra A ou o item I como certo.
-
FUI NA LETRA C IGUAL CRIANÇA ATRÁS DE DOCE ;)
-
É SEMPRE IMPORTANTE OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS
-
Nao entendo, penso que a voz reflexiva o sujeito pratica e sofre a ação verbal, então a ação verbal está se revertendo para o agente.
ex: ela se penteou.
Pra mim, a ação verbal esta se revertendo para o agente,
alguém pode me esclarecer esse pto?
-
Amarildo, o erro do item II está em dizer que na voz reflexiva "não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes". Sim, é possível. Ex: As amigas se abraçaram no curso. (Nesse caso, o 'se' dá ideia de reciprocidade).
-
Amarildo, o erro do item II está em dizer que na voz reflexiva "não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes". Sim, é possível. Ex: As amigas se abraçaram no curso. (Nesse caso, o 'se' dá ideia de reciprocidade).
-
Não entendi essa última afirmação da letra A: "a reflexiva é a forma que indica que a ação verbal não passa a outro ser (negação da transitividade)."
Esse "negação de transitividade" deu a entender que o verbo é sempre intransitivo na voz reflexiva. Porém não é bem assim, vejamos, por exemplo: Eu me cortei. Nesse caso, o verbo é transitivo direto que tem como objeto o "me". O que há de fato é que a ação não vai para outro ser, mas essa parada de negar a transitividade deixou a alternativa meio esquisita, sei lá
Help me, please