Gab. Letra E
A. a elaboração feita por cidadãos éticos, capazes de acatar as autoridades, de manter um diálogo no interior do grupo e de impor seus valores aos demais, de mostrar às famílias os limites de sua atuação e um profundo conhecimento teórico-pedagógico por parte dos pais de alunos. ---> Errado: O que deve haver é um processo democrático, em uma relação horizontalizada (não há que se dizer que há uma autoridade e alguém deve acatá-la)
B. uma escola que prioriza a competência para a competição no mercado de trabalho, a instauração de um projeto hegemônico, relações sociais reducionistas e abordagem compensatória da educação que perceba a diferença como déficit e em que prevaleça o cognitivo sobre o emocional. ---> Errado: Se a escola prioriza a competência para a competição no mercado de trabalho, ela acaba destoando do seu real objetivo. A formação para a cidadania é a missão da escola como espaço de promoção do ser humano. Também, não há que se falar em hegemonia tendo em vista que ela leva ao acirramento das desigualdades sociais, concentração da riqueza e exclusão social.
C. a organização do trabalho que iniba conflitos e contradições, que afirme a autoridade hierárquica do diretor frente ao corpo docente, a construção do currículo apenas pelo corpo docente e a autonomia total da escola em relação à legislação educacional e à Constituição do país, objetivando a qualificação integral para o trabalho e o emprego. ---> Errado: Item completamente errado. Mas complementando, se a elaboração do projeto pedagógico deve ocorrer por meios democráticos, então devem ser inclusas questões muito mais amplas, ou seja, não se pode perder de vista as relações entre as classes, os conflitos, contradições e a perspectiva de superação das atuais relações. No mais, não há que se falar em uma autoridade total do diretor, ou um projeto pedagógico construído somente pelo corpo docente. O processo deve ser pautado na inclusão e não na exclusão.
D. a centralização da tomada de decisões pedagógicas, jurídicas e organizacionais, o aumento do desempenho da escola por meio de um planejamento eficiente e de um modelo empresarial de administração mediante um conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação com prazos e custos definidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. ---> Errado: Não há que se falar em centralização. Na verdade na elaboração do projeto pedagógico o que se busca é autonomia para romper com a centralização das decisões educacionais.
E. a seleção de valores a serem consolidados, a busca de pressupostos teóricos e metodológicos postulados por todos, a identificação das aspirações maiores das famílias em relação ao papel da escola na educação e na contribuição específica que a escola irá oferecer para o pleno desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania, seu preparo e sua qualificação para trabalho. ---> Certo: