- ID
- 3342856
- Banca
- IDECAN
- Órgão
- Prefeitura de Simonésia - MG
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
No primeiro parágrafo, o uso de reticências em “patriarca para... para o quê?” tem por objetivo
Analise as inferências a seguir que tratam das características gerais do espaço brasileiro.
I. O Brasil ocupa, dentro do continente sul-americano, a posição centro-leste, tendo fronteira com quase todos os países sul-americanos, exceto o Equador, Chile e Trinidad e Tobago.
II. O Brasil se situa, quase inteiramente, na zona tropical da Terra. Somente 8% do território nacional se localiza na zona subtropical; cerca de 7%, no Hemisfério Norte; o restante, no Hemisfério Sul.
III. Em face de sua enorme extensão territorial, observa-se a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a enormes abalos sísmicos.
IV. Praticamente toda a superfície territorial brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos e elevadas cadeias montanhosas.
V. Somos o único país do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e pelo Trópico de Capricórnio.
Dentre as inferências anteriores aquelas que podem ser consideradas como características do espaço brasileiro estão apenas nas afirmativas
Sobre as inferências que tratam das atividades vulcânicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Quanto à atividade vulcânica, podemos dizer que existem: vulcões ativos ou constantes, que apresentam erupções lentas; vulcões ativos periódicos, que entram em erupção em período variável, sendo violentos; e, vulcões passivos ou extintos, que já não apresentam mais atividade eruptiva.
II. Grande parte dos vulcões localiza-se próximo ao mar. As mais importantes atividades vulcânicas estão próximas ao mar em áreas fraturadas da crosta terrestre. Dos 400 vulcões ativos, cerca de 300 circundam o Pacífico, o restante fica na área do Atlântico-Índico e Bacia do Mediterrâneo.
III. Atualmente, o Brasil não possui nenhum vulcão ativo. O vulcanismo mais moderno foi o responsável pela formação de diversas ilhas do Atlântico brasileiro, como o Arquipélago de Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz, Penedo (Rochedos) de São Pedro e São Paulo, que são ilhas oceânicas, e Abrolhos, ilha litorânea.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
“Na evolução da geografia, observamos a participação de geógrafos germânicos como Alexander Von Humboldt, autor da Descrição Física do Mundo, e Friedrich Ratzel, considerado o pai da geografia humana. Foi a principal figura da escola ‘determinista’. Na segunda metade do século XIX, começaram a destacar-se os geógrafos franceses. Entre eles, ocupou um lugar especial Paul Vidal de La Blache, como o chefe da escola possibilista. Graças à colaboração desses importantes mestres, a geografia deixou de ser meramente descritiva e passou a ter um caráter explicativo. A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”
(ANTUNES, Vera Lúcia da. Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano. Objetivo – Sistema de Métodos de Aprendizagem 2010, p. 1-2.)
De acordo com o exposto, relacione adequadamente os princípios metodológicos às suas respectivas características e autor(es).
1. Princípio da extensão.
2. Princípio da analogia (ou da geografia geral).
3. Princípio da causalidade.
4. Princípio da conexidade ou interação.
5. Princípio da atividade.
( ) Permite a generalização dos fatos semelhantes. (Ritter e Vidal de La Blache.)
( ) Deve-se localizar os fatos estudados, determinando-lhes a área geográfica. (Ratzel.)
( ) O fato tem caráter dinâmico, daí a necessidade do conhecimento do passado, para a exploração do presente e previsão de sua evolução futura. (Brunhes.)
( ) Deve-se buscar as causas e examinar as possíveis consequências dos fatos examinados. (Humboldt.)
( ) É preciso identificar as relações locais e interlocais, pois os fatos nunca estão isolados, e sim ligados entre si. (Brunhes.)
A sequência está correta em
A teoria de transição demográfica foi formulada a partir de 1929 e reformulada ao longo da década de 1940 em diferentes momentos posteriores. De acordo com os defensores dessa teoria, o crescimento populacional tende a se equilibrar no mundo, com a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, a partir de um processo dividido em três etapas, a saber: 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase. Com base em seus conhecimentos, associe adequadamente as fases da transição demográfica às suas respectivas características.
1. 1ª fase.
2. 2ª fase.
3. 3ª fase.
( ) Também denominada transicional, caracteriza-se por importantes mudanças. Redução das taxas de mortalidade e manutenção das taxas de natalidade elevada, apresentando-se uma redução mais lenta do que a mortalidade, fato que resultou em um crescimento populacional exagerado.
( ) Também conhecida como evoluída, é a etapa em que a transição demográfica se completa, com a retomada do equilíbrio demográfico, agora apoiado em baixas taxas de natalidade e mortalidade.
( ) Também conhecida como pré-industrial, é marcada pelo equilíbrio demográfico resultante da ocorrência de baixos índices de crescimento vegetativo, em decorrência de elevadas taxas de natalidade e mortalidade.
A sequência está correta em
O êxodo rural é o deslocamento de indivíduos das zonas rurais (campo) para as zonas urbanas (cidades). No Brasil, ganhou intensidade a partir da década de 1940, em razão do surto industrial ocorrido no Sudeste e das próprias condições precárias de vida existentes nas zonas rurais. Acerca da inferência que constitui uma consequência do êxodo rural na zona rural, analise as alternativas a seguir.
I. Rápido aumento da população na cidade.
II. Maior oferta de mão de obra nas cidades.
III. Formação de favelas.
IV. Queda geral da produção ou estagnação econômica das áreas rurais, quando a saída dos trabalhadores não é compensada pela mecanização.
Está correta apenas a alternativa
Sobre as características do relevo brasileiro, analise as afirmativas a seguir.
I. O relevo brasileiro é bastante recente.
II. Enrugamentos pré-cambrianos que atuam sobre os escudos, formando montanhas, hoje reduzidas pela erosão.
III. Altitudes modestas (7,83% do território brasileiro com mais de 800 m).
IV. Forte ação do intemperismo.
Estão corretas as afirmativas
Analise os tipos de minerais descritos a seguir.
I. Manganês.
II. Estanho.
III. Tungstênio.
IV. Enxofre.
Dos minerais listados anteriormente, qual deles é considerado um recurso mineral não metálico?