SóProvas



Prova IF-CE - 2017 - IF-CE - Técnico em Enfermagem


ID
2368987
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que reúne princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais, responda à questão.

Do ponto de vista das relações profissionais, são considerados direitos, exceto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. Trata-se de responsabilidade/dever.

    Art. 5o - Exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade. 

     

    Fonte: Resolução COFEN 311/07

  • Questão anterior ao Novo Código de Ética, mas que não ficou errada. 

     

    No novo código de ética o artigo ficou idêntico (mudou somente o número), e também está no rol dos deveres 

    Letra b - a correta - Art. 24 Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade

    Letra e - A redação do artigo mudou, mas ter o desagravo público continua sendo um direito 

     Art. 8º Requerer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, medidas cabíveis para obtenção de desagravo público em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional ou que atinja a profissão.

    Letra d - sem artigo correspondente no novo código 

    Letra c - No novo código continua sendo um direito e tem a seguinte redação 

    Art. 6º Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional.

    Letra a - a redação da letra A encontra correspondente no Novo Código de Ética no art. 1o. - Dos direitos

     Art. 1º Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.

     

     

     

  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

     

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

     

    Art. 24 Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

  • exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

  • exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade. DEVERES

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução COFEN 564/2017, que reúne princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais.

    A questão pede qual é a exceção entre os direitos dos profissionais e portanto, procuraremos a alternativa errada.

    A)
    Correto. De acordo com o Art. 1, é direito do profissional de enfermagem exercer a enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.

    B)
    Incorreto. De acordo com o Art. 24, é dever do profissional de enfermagem exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

    C)
    Correto. De acordo com o Art. 6, é direito do profissional de enfermagem aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação à sua prática profissional.

    D)
    Correto. De acordo com a Resolução 311/2007, o código de ética em vigor anteriormente, em seu Art. 3, é direito do profissional de enfermagem apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos e interesses da categoria e da sociedade. Ressaltamos que o concurso é de 2017 e não havia sido publicada a Resolução 564/2017.

    E)
    Correto. De acordo com a Resolução 311/2007, o código de ética em vigor anteriormente, em seu Art. 4, é direito do profissional de enfermagem obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem. Ressaltamos que o concurso é de 2017 e não havia sido publicada a Resolução 564/2017.

    Resposta do Professor: B.


ID
2368990
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que reúne princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais, responda à questão.

Constitui infração, sob pena de Cassação do Direito ao Exercício Profissional:

Alternativas
Comentários
  • artigo 69 não está previsto a pena de casação e sim o 82
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução COFEN 564/2017, que reúne princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais.

    A questão pede a infração que acarreta na pena de Cassação do Direito ao Exercício Profissional.

    A)
    Incorreto. De acordo com os Art. 75 e 79 somos proibidos de prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência, sob a pena de Suspensão do Exercício Profissional.

    B) Incorreto. De acordo com o Art. 68 somos proibidos de usar de qualquer mecanismo de pressão ou suborno, com pessoas físicas ou jurídicas, para conseguir qualquer tipo de vantagem, sob a pena de Suspensão do Exercício Profissional.

    C)
    Correto. De acordo com o Art. 82 somos proibidos de colaborar, direta ou indiretamente, com outros profissionais de saúde, no descumprimento da legislação referente aos transplantes de órgãos, tecidos, esterilização humana, fecundação artificial e manipulação genética, sob a pena de Cassação do Direito ao Exercício Profissional.

    D)
    Correto. De acordo com os Art. 69 e 83 utilizar, de forma abusiva, o poder que lhe confere a posição ou o cargo, para impor ordens, opiniões, atentar contra o pudor, assediar sexual ou moralmente, inferiorizar pessoas ou dificultar o exercício profissional, sob a pena de Suspensão do Exercício Profissional para o Art 69 e Cassação do Direito ao Exercício Profissional para o Art 83.

    E)
    Correto. De acordo com o Art. 64 somos proibidos de provocar, cooperar, ser conivente ou omisso com qualquer forma de violência, sob a pena de Cassação do Direito ao Exercício Profissional.

    Resposta do Professor: A questão deveria ser anulada. A banca considerou a letra D como correta.


ID
2368993
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que reúne princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais, responda à questão.

Em relação às Infrações e Penalidades, analise as afirmativas.

I. Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.

II. A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos do dano e de suas consequências.

III. As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação, são todas da alçada do Conselho Regional de Enfermagem.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, corretas as assertivas I e II. A cassação do direito ao exercício profissional é competência do COFEN e não do COREN.

     

     

    Fontes: Lei 5.905/1973 e Resolução COFEN 311/07

  • Gabarito: Letra A.

    Complementando

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN 311/2007

    Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     Item I- Correto.

     Item II - Correto.

     Item III- Errado.

     

    Art.119 

    São da alçada do Conselho Regional de Enfermagem ( COREN )

    As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional


    É de competência do Conselho Federal de Enfermagem ( COFEN )

    A pena de cassação do direito ao exercício profissional 

  • GABARITO: A

    RESOLUÇÃO COFEN 311/2007

    I) Art. 114 - Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.

    II) Art. 116 - A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos do dano e de suas conseqüências.

    III) Art.119 - As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional, são da alçada do Conselho Regional de Enfermagem, serão registradas no prontuário do profissional de enfermagem; a pena de cassação do direito ao exercício profissional é de competência do Conselho Federal de Enfermagem, conforme o disposto no art. 18, parágrafo primeiro, da Lei n° 5.905/73.

  • Em relação às Infrações e Penalidades, analise as afirmativas :

    I. Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem : CORRETO.

    II. A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos do dano e de suas consequências : CORRETO.

    III. As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação, são TODAS da alçada do Conselho Regional de Enfermagem : INCORRETO .

    ARGUMENTAÇÃO da III :

    AS PENALIDADES PARA AS INFRAÇÕES COMETIDAS SÃO DE ALÇADA ( RESPONSABILIDADE ) DO COREN E COFEN :

    VEJAMOS :

    ADVERTÊNCIA , II MULTA , IIICENSURA , IV SUSPENSÃO :

    PENALIDADES de responsabilidade do COREN ( registradas no prontuário

    do profissional ) .

    V CASSAÇÃO : essa pena é de responsabilidade do COFEN ( Instância superior Assembleia de Presidentes dos Conselhos de Enfermagem ) .

    Está(ão) correto(s) : GABARITO :

    A ) somente I e II .

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem ANTERIOR, Resolução COFEN 311/2007, que reúne princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais.

    I. Correto. De acordo com o Art. 114, considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.

    II. Correto. De acordo com o Art. 116, a gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos do dano e de suas consequências.

    III. Incorreto. De acordo com o Art. 119, as penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional são todas da alçada do Conselho Regional de Enfermagem. E a penalidade de cassação é de responsabilidade do Conselho Federal de Enfermagem.

    Resposta do Professor: A) Estão corretos somente I e II.
    Ressaltamos que a Resolução COFEN 564/2017, em vigor atualmente, não contem o item I. O item II consta no Art. 106; e o item III consta no Art. 109. 


ID
2368996
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista a Lei Nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O técnico de enfermagem poderá participar da orientação e da supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

II. O técnico de enfermagem poderá executar ações assistenciais de Enfermagem sem a supervisão do Enfermeiro, quando exercidas em instituições de saúde, públicas e privadas, e em programas de saúde.

III. Cabe privativamente ao enfermeiro o cuidado direto de Enfermagem a paciente grave com risco de vida.

IV. Na ausência do enfermeiro, o técnico de enfermagem poderá realizar consulta de Enfermagem.

São verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E, somente as assertivas I e III estão corretas. Corrigindo as demais:

    II- As atividades do técnico e do auxiliar, quando exercidas em instituições de saúde, públicas e privadas, somente podem ser desempenhadas sob orientação e supervisão do Enfermeiro.

    IV-  A consulta de enfermagem é competência exclusiva do enfermeiro (Art. 11, I- i) 

     

     

     

    FONTE: Lei 7.498/86. 

  •  

    LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986.

     

     

    Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

     

    I - privativamente:

    a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    d) (VETADO);

    e) (VETADO);

    f) (VETADO);

    g) (VETADO);

    h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    i) consulta de enfermagem;

    j) prescrição da assistência de enfermagem;

    l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    m) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

    II - como integrante da equipe de saúde:

    a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;

    b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;

    c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

    d) participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;

    e) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral;

    f) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem;

    g) assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera;

    h) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;

    i) execução do parto sem distocia;

    j) educação visando à melhoria de saúde da população.

    Parágrafo único. As profissionais referidas no inciso II do art. 6º desta lei incumbe, ainda:

    a) assistência à parturiente e ao parto normal;

    b) identificação das distocias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico;

    c) realização de episiotomia e episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando necessária.

     

     

     

     

    Art. 12. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:

     

    a) participar da programação da assistência de enfermagem;

    b) executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no parágrafo único do art. 11 desta lei;

    c) participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;

    d) participar da equipe de saúde.

     

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Lei Nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem.

    I. Correto. De acordo com o Art 12, inciso 3º o técnico de enfermagem poderá participar da orientação e da supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

    II. Incorreto. O técnico de enfermagem não poderá executar ações assistenciais de Enfermagem sem a supervisão do Enfermeiro. O Enfermeiro é responsável por coordenar a equipe e prescrever os cuidados em instituições de saúde, públicas e privadas, e em programas de saúde.

    III. Correto. Cabe privativamente ao enfermeiro o cuidado direto de Enfermagem a paciente grave com risco de vida, podendo aos demais profissionais cuidados de menor complexidade.

    IV. Incorreto. Na ausência do enfermeiro, o técnico de enfermagem não poderá realizar consulta de Enfermagem. Essa atividade é privativa do Enfermeiro e o Técnico de Enfermagem pode executar ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.

    Resposta do Professor: E) São verdadeiras somente I e III.



ID
2368999
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se a Resolução COFEN n° 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, analise os itens.

I. O processo de Enfermagem não precisa ser realizado nos ambientes dos domicílios, das escolas, das associações comunitárias e das fábricas.

II. O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.

III. O técnico de Enfermagem e o auxiliar de Enfermagem participam da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.

Está(ão) correto(s) somente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, assertivas II e III corretas. Corrigindo as demais:

    Art. 1º O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.

     

     

    FONTE: FONTE 358/2009

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Resolução COFEN n° 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes.

    I. Incorreto. O processo de Enfermagem deve ser realizado em qualquer lugar de cuidado, seja nos ambientes dos domicílios, das escolas, das associações comunitárias e das fábricas, como em instituições hospitalares e ambulatoriais.

    II. Correto. O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes, que devem ser realizadas nessa sequencia: Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.

    III. Correto. O técnico de Enfermagem e o auxiliar de Enfermagem participam da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro. Somente o enfermeiro pode programar a assistência a partir da sistematização da assistência.

    Resposta do Professor: C)  Estão corretos somente  II e III.



ID
2369002
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na Resolução COFEN n° 427/2012, que normatiza os procedimentos da Enfermagem no emprego de contenção mecânica de pacientes, analise as afirmativas.

I. A contenção mecânica de paciente será empregada, quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.

II. Os profissionais da Enfermagem, excetuando-se as situações de urgência e emergência, somente poderão empregar a contenção mecânica do paciente sob supervisão direta do enfermeiro.

III. Quando, em contenção mecânica, há necessidade de monitoramento clínico do nível de consciência, de dados vitais e de condições de pele e circulação nos locais e membros contidos do paciente, verificados com regularidade nunca superior a 1 (uma) hora.

IV. Todos os casos de contenção mecânica de pacientes, as razões para o emprego e sua duração, a ocorrência de eventos adversos, assim como os detalhes relativos ao monitoramento clínico, devem ser registrados no prontuário do paciente.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com RESOLUÇÃO COFEN Nº 427/2012

    Normatiza os procedimentos da enfermagem no emprego de contenção mecânica de pacientes

     

    a) Correta.

    Art. 2º A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.

     

    b) Correta.

    Art. 1º Os profissionais da Enfermagem, excetuando-se as situações de urgência e emergência, somente poderão empregar a contenção mecânica do paciente sob supervisão direta do enfermeiro e, preferencialmente, em conformidade com protocolos estabelecidos pelas instituições de saúde, públicas ou privadas, a que estejam vinculados.

     

    c) Correta.

    Art. 4º Todo paciente em contenção mecânica deve ser monitorado atentamente pela equipe de Enfermagem, para prevenir a ocorrência de eventos adversos ou para identificá-los precocemente.

     

    § 1º Quando em contenção mecânica, há necessidade de monitoramento clínico do nível de consciência, de dados vitais e de condições de pele e circulação nos locais e membros contidos do paciente, verificados com regularidade nunca superior a 1 (uma) hora.

     

    d) Correta.

    Art. 5º Todos os casos de contenção mecânica de pacientes, as razões para o emprego e sua duração, a ocorrência de eventos adversos, assim como os detalhes relativos ao monitoramento clínico, devem ser registrados no prontuário do paciente.

  • mano sou fã dos seus comentarios

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Resolução COFEN n° 427/2012, que normatiza os procedimentos da Enfermagem no emprego de contenção mecânica de pacientes.

    I. Correto. De acordo com o Art. 2, a contenção mecânica de paciente será empregada, quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.

    II. Correto. De acordo com o Art. 1, os profissionais da Enfermagem, excetuando-se as situações de urgência e emergência, somente poderão empregar a contenção mecânica do paciente sob supervisão direta do enfermeiro e, preferencialmente, em conformidade com protocolos estabelecidos pelas instituições de saúde, públicas ou privadas, a que estejam vinculados.

    III. Correto. De acordo com o Art. 4 § 1º, quando, em contenção mecânica, há necessidade de monitoramento clínico do nível de consciência, de dados vitais e de condições de pele e circulação nos locais e membros contidos do paciente, verificados com regularidade nunca superior a 1 (uma) hora.

    IV. Correto. De acordo com o Art. 5, todos os casos de contenção mecânica de pacientes, as razões para o emprego e sua duração, a ocorrência de eventos adversos, assim como os detalhes relativos ao monitoramento clínico, devem ser registrados no prontuário do paciente. 

    Resposta do Professor: A) Estão corretos I, II, III e IV.


ID
2369005
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando-se a Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, analise as afirmativas.

I. São determinantes e condicionantes da saúde, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

II. A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

III. Constitui um objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS): a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização das atividades preventivas em detrimento das ações assistenciais.

IV. A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico não está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

     

     

     

    Item I- Correto.

    Art. 3º  Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. 

     

    Item II- Correto.

    Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

     

    § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

     

    Item III- Errado.

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

     

    Item IV- Errado.

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

     

  • I. VERDADEIRA

    Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Art. 3º

     

    II. VERDADEIRA

    A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar Art. 4º § 2º​

     

    III. FALSA

    a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas Art. 5º inciso III

     

    IV. FALSA

    Estão incluídas No campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS )a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico Art. 6º inciso II

  • Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.


ID
2369008
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com a LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

     

    a) Errada.

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

     

    b) Correta.

     

    c) Errada.

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

     

    d) Errada.

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

     

    e) Errada.

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

     

    Art. 25. Na hipótese do artigo anterior, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS).

     

  • Equidade no SUS

    A equidade é uma das doutrinas fundamentais que constituem o SUS. Isto significa que todos os cidadãos têm o direito de usufruir do sistema de saúde.

    Apesar de todos terem acesso a cuidados prestados pelo sistema de saúde, a equidade contempla a realidade que locais e pessoas diferentes têm necessidades diferentes, e por isso soluções e esforços diferentes devem ser feitos de acordo com o contexto em questão.

    Fonte: https://www.significados.com.br/equidade/

    Mas gosto de lembrar do princípio da igualdade.

    Pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual:

    “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais (IGUALDADE) e desigualmente os desiguais (EQUIDADE), na exata medida de suas desigualdades”.

     

  • EQÜIDADE – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

     

    INTEGRALIDADE - É o reconhecimento na prática dos serviços de que:
    • cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade;
    • as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas;
    • as unidades prestadoras de serviço, com seus diversos graus de complexidade, formam também um todo indivisível configurando um sistema capaz de prestar assistência integral.
    Enfim:
    “O homem é um ser integral, bio-psico-social, e deverá ser atendido com esta visão integral por um sistema de saúde também integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.”

     

    UNIVERSALIDADE – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

     

    Fonte: ABC do SUS

     

    Letra B

  • Princípios são muito cobrados em provas!!


ID
2369011
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base na Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, analise as afirmativas.

I. O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.

II. A Conferência de Saúde reúne-se a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

III. Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos exclusivamente por representantes do governo, dos prestadores de serviços e dos profissionais de saúde.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • III - art 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários,

  • GABARITO: E

     

     

    Detalhes da Lei 8.142/90 sobre o Conselho de Saúde e a Conferência de Saúde.

     

     

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

     

    I - a Conferência de Saúde; e

     

    II - o Conselho de Saúde.

     

     

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

     

    § 3° O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

     

    § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

     

    § 5° As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

  • Resposta : E

    Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

    I- (CORRETA) Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    II- (CORRETA) Art.1º, § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais,

    para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    III- (ERRADA) Art.1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes

    do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • Com base na Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, analise as afirmativas :

    I. O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, com as seguintes instâncias colegiadas :

    Conferência e o Conselho de Saúde :

    CORRETO

    II. A Conferência de Saúde reúne-se a cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes : CORRETO .

    GABARITO : E ) somente I e II corretos .

    III. Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos EXCLUSIVAMENTE por representantes do governo, prestadores de serviços e profissionais de saúde :

    INCORRETO .

    CORRIGINDO : COMPOSTO PARITARIAMENTE :

    50 + 50 % :

    Rep .do gov ;

    Prest.de serviços ;

    Prof.de saúde .

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
2369014
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com a LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências

     

     

    CAPÍTULO II

    Dos Princípios e Diretrizes

     

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

     

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

     

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

  • GAB A

    o sistema de atendimento funciona de modo centralizado e hierarquizado, com a gestão de saúde passando para os municípios.,

    O correto é DESCENTRALIZADO

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

    A questão pede a alternativa incorreta.

    A)
    Incorreto. O sistema de atendimento funciona de modo descentralizado e hierarquizado, com a gestão de saúde passando pelas atribuições comuns e competências específicas à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

    B) Correto. A porta de entrada do sistema de saúde deve ser preferencialmente a atenção básica, com ações de prevenção de agravos e promoção à saúde.

    C) Correto. Quando o município não possui todos os serviços de saúde, ele pactua com as demais cidades de sua região a forma de atendimento integral à saúde de sua população, garantindo assim a assistência necessária. Essa pactuação pode ser por contrato direto ou consórcios intermunicipais.

    D)
    Correto. O município é o principal responsável pela saúde pública de sua população, garantindo assistência em todos os níveis, desde o primário até a complexidade.

    E) Correto. A União é o principal financiador da saúde pública no país. Os estados e municípios fornecem a complementação ao financiamento. 

    Resposta do Professor: A.

ID
2369017
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um aluno sai do consultório médico com uma prescrição de Amoxicilina de 500 mg via oral a cada 8 horas. Sabendo-se que só há disponível Amoxicilina na apresentação de 125 mg/5ml, o técnico de enfermagem deve orientar o aluno a ingerir, em cada horário, a quantidade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    Amoxicilina é um antibiótico eficaz contra grande variedade de bactérias, é indicado para tratamento de infecções bacterianas causadas por germes sensíveis à ação da amoxicilina.

     

     

                                       Prescrição                                                                                                   Disponível

                        Amoxicilina 500 mg de 8 em 8 horas                                                                Amoxicilina  125 mg/ 5 ml

     

    Regra de três simplês:

     

     125 mg -------------------------------------------------- 5 ml

    500 mg ---------------------------------------------------  X ml

     

    2500= 125 x      x= 20 ml.

     

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre calculo e administração de medicamentos.

    Um aluno sai do consultório médico com uma prescrição de Amoxicilina de 500 mg via oral a cada 8 horas.
    Há disponível Amoxicilina na apresentação de 125 mg em cada 5ml

    125 mg ---- 5 ml

    500 mg ---- x ml

    X = 500 x 5 = 2500 = 20

             125         125

    O aluno deve ingerir, em cada horário, a quantidade de 20 ml.

    Resposta do Professor: C)  20 ml.


ID
2369020
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a higienização das mãos, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • SO DE PREPARAÇÃO ALCOÓLICA

     

    Indicação

    Higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estas não estiverem visivelmente sujas, em todas as situações descritas a seguir:

    Antes de contato com o paciente

    Objetivo: proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos oriundos das mãos do profissional de saúde.

    Exemplos: exames físicos (determinação do pulso, da pressão arterial, da temperatura corporal); contato físico direto (aplicação de massagem, realização de higiene corporal); e gestos de cortesia e conforto.

     

    Após contato com o paciente

    Objetivo: proteção do profissional e das superfícies e objetos imediatamente próxi­mos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente.

     

    Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos

    Objetivo: proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos oriundos das mãos do profissional de saúde.

    Exemplos: contato com membranas mucosas (administração de medicamentos pe­las vias oftálmica e nasal); com pele não intacta (realização de curativos, aplicação de injeções); e com dispositivos invasivos (cateteres intravasculares e urinários, tubo endotraqueal).

     

    Antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico

    Objetivo: proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos oriundos 
    das mãos do profissional de saúde.

    Exemplo: inserção de cateteres vasculares periféricos.

     

    Após risco de exposição a fluidos corporais

    Objetivo: proteção do profissional e das superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

     

    [.....]

     

    http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/higienizacao.htm

  • Iten errado:

    A higienização das mãos, quando não estiverem visivelmente sujas, deve ser feita com preparação alcoólica (sob a forma gel ou líquida com 1%-3% de glicerina) antes e após a remoção das luvas.


ID
2369023
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), analise as afirmativas.

I. As quatro DCNT de maior impacto mundial são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.

II. O tabagismo, a alimentação saudável, a atividade física e o uso nocivo de álcool são fatores de risco em comum para as DCNT.

III. A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E, apenas assertiva I está correta. Para eliminar as demais alternativas, só é preciso interpretação:

    II- alimentação saudável é fator de risco??  O correto seria alimentação não saudável.

    III- como é possível modificar a genética?? O correto seria genética é um fator de risco não-modificável...

     

     

  • Letra e


ID
2369026
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao DM (diabetes mellitus), analise os itens.

I. O DM tipo 2 abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população, sendo seguido em frequência pelo DM tipo 1, que responde por aproximadamente 8%.

II. A apresentação do diabetes tipo 2 é, em geral, abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso.

III. O DM tipo 1 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos.

IV. O diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia, menos severo que o diabetes tipo 1 e 2, detectado pela primeira vez na gravidez.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • II. ERRADA Tipo 1

    III. ERRADA DM 1 sintomas podem aparecer repentina e drasticamente.

  • I. O DM tipo 2 abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população, sendo seguido em frequência pelo DM tipo 1, que responde por aproximadamente 8%. CORRETA!

    II. A apresentação do diabetes tipo 2 é, em geral, abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso. ERRADA! CONCEITO DO DM TIPO 1

    III. O DM tipo 1 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos.ERRADA! CONCEITO DO DM TIPO 2

    IV. O diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia, menos severo que o diabetes tipo 1 e 2, detectado pela primeira vez na gravidez. CORRETA! 

    GABARITO  E

  • O DM tipo 2 abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população, sendo seguido em frequência pelo DM tipo 1, que responde por aproximadamente 8%.

    NÃO SERIA 10%?



  • 90% diabetes tipo 2 8% diabetes tipo 1 e 2% diabetes gestacional
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o DM (diabetes mellitus).

    I. Correto. O DM tipo 2 abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população, sendo seguido em frequência pelo DM tipo 1, que responde por aproximadamente 8%. Outras formas de diabetes como o DM gestacional, LADA e MODY são menos comuns.

    II. Incorreto. A apresentação do diabetes tipo 1 é, em geral, abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso. O diabetes tipo 2 está ligado ao aumento de peso.

    III. Incorreto. O DM tipo 2 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos, geralmente em pessoas adultas, com excesso de peso e com fatores de risco para ocorrência.

    IV. Correto. O diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia, menos severo que o diabetes tipo 1 e 2, detectado pela primeira vez na gravidez. Deve ser acompanhado para não causar nenhum problema ao bebê.

    Resposta do Professor: E) Estão corretos somente I e IV.

ID
2369029
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São considerados sinais e sintomas clássicos que levantam a suspeita de diabetes mellitus, exceto

Alternativas
Comentários
  •  poliúria : Sinônimos: micção com volume excessivo

    Poliúria :é um sintoma comum caracterizado pela produção de urina acima de 2,5 litros por dia. Deve ser distinguida da frequência urinária, que é a necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou noite, mas com volumes normais.

    disúria: A definição de noctúria é uma doença caracterizada de estímulo da micção freqüente durante a noite, portanto as pessoas afetadas devem acordar várias vezes para urinar.

     polidipsia: é um termo médico que define o sintoma caracterizado por excessiva sensação de sede.

     polifagia : é um sinal médico que significa fome excessiva e ingestão anormalmente alta de sólidos pela boca.

     

  • Alternativa B.

    Tabela 2 – Elementos clínicos que levantam a suspeita de DM Sinais e sintomas clássicos:

    Poliúria; • Polidipsia; • Perda inexplicada de peso; • Polifagia.

    Sintomas menos específicos:

    • Fadiga, fraqueza e letargia; • Visão turva (ou melhora temporária da visão para perto); • Prurido vulvar ou cutâneo, balanopostite. Complicações crônicas/doenças intercorrentes: • Proteinuria; • Neuropatia diabética (câimbras, parestesias e/ou dor nos membros inferiores, mononeuropatia de nervo craniano); • Retinopatia diabética; • Catarata; • Doença arteriosclerótica (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, doença vascular periférica); • Infecções de repetição.

    Fonte: DUNCAN, B. B. et al., 2013.

  • DM: SINAIS E SINTOMAS ----------------------------                       --------- MNEMÔNICO: "PÔPÔ E PEPO"

    • Poliúria;

    Polidipsia;

    Perda inexplicada de peso;

    Polifagia.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os sinais e sintomas clássicos que levantam a suspeita de diabetes mellitus.

     

    São sintomas de início de diabetes, especialmente no tipo 2, o surgimento de poliúria (letra A), que é a necessidade frequente de urinar;  polidipsia (letra C) que é a sede excessiva;   perda inexplicada de peso (letra D); e a polifagia (letra E) que é a fome excessiva que acarreta em comer muito.

     

    O sintoma que não corresponde ao diabetes é a disúria (letra B) que é a dor ao urinar. Como a questão pedia a alternativa incorreta, devido ao exceto devemos identificar a questão errada.  

     

    Resposta do Professor: B.


ID
2369032
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as complicações agudas do diabetes mellitus (DM), é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • A. 60 a 70.

  • B) Sinais precoces da CETOACIDOSE

    C) Principalmente em pacientes DM tipo 1

    D) Ocorrendo apenas no diabetes tipo 2

    E) Sintomas de HIPOGLICEMIA

     

  • dificil


ID
2369035
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a HAS (hipertensão arterial sistêmica), é falso revelar-se que

Alternativas
Comentários
  • a primeira verificação da PA deve ser realizada em ambos os braços. Caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de MAIOR valor. O braço com o MAIOR valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas.

  • "Na primeira vez, medir a pressão nos dois braços; se discrepantes, considerar o valor mais alto; nas vezes subsequentes, medir no mesmo braço (o direito de preferência)."  (Caderno 37 - Atenção Básica)

  •  

    Gab D.

    A primeira verificação da PA deve ser realizada em ambos os braços. Caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de menor valor. O braço com o menor valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas. FALSO

    a primeira verificação da PA deve ser realizada em ambos os braços. Caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de MAIOR valor. O braço com o MAIOR valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas. CERTO

  • A primeira verificação da PA deve ser realizada em ambos os braços. Caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de MAIOR valor. O braço com o MAIOR valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas. 

  • NINGUEM VIU A LETRA B DIZENDO HAVER A NECESSIDADE DE 1 SEMANA ENTRE AS MEDIDAS?? MISERICORDIA

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a HAS (hipertensão arterial sistêmica).

    A questão pede a alternativa falsa, portanto a errada.

    A)
    Correto. A redução de peso é a medida não farmacológica mais efetiva para controlar a HAS. Perder 5% do peso corporal é importante para melhorar o controle da pressão arterial.

    B)
    Correto. O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da pressão arterial (PA) maior ou igual a 140/90mmHg, verificada em, pelo menos, três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas. É importante avaliar se o usuário não realizou atividade física, bebeu café ou fumou antes da medida, pois esses fatores podem elevar a pressão arterial.

    C)
    Correto. São fatores de risco para HAS: obesidade, abuso de bebidas alcoólicas, predisposição familiar, uso de contraceptivos hormonais e transtornos do sono. Todos esses precisam ser avaliados e, aqueles modificáveis, precisam ser controlados.

    D)
    Incorreto. A primeira verificação da PA deve ser realizada em ambos os braços. Caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de maior valor (e não o menor), para possibilitar a investigação e possibilidade de alteração. O braço com o maior valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas. 

    E)
    Correto. Sempre que possível, a medida da PA deverá ser realizada fora do consultório, para esclarecer o diagnóstico e afastar a possibilidade do efeito do avental branco no processo de verificação, ou seja, a pessoa ficar nervosa por estar próximo ao profissional de saúde e por esse motivo, tem a pressão arterial alterada.

    Resposta do Professor: D.


ID
2369038
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se a classificação da pressão arterial (PA) preconizada pelo Ministério da Saúde, um adulto maior de 18 anos que apresenta PA de 160/100 mmHg, em repouso, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. hipertensão estágio II. Nova classificação da SBCL: 

    CLASSIFICAÇÃO                              PAS (mmHg)                          PAD (mmHg)
    Normal                                                    <= 120                                       <= 80
    Pré-hipertensão                                    121- 139                                      81-89
    Hipertensão estágio I                            140-159                                       90-99
    Hipertensão estágio II                          160- 179                                  100-109
    ​Hipertensão estágio III                           >= 180                                       >= 110​

    FONTE:  VII DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL. Sociedade Brasileira de Cardiologia.

  • Gab c

    Adulto maior de 18 anos que apresenta PA de 160/100 mmHg, em repouso é hipertenso estágio 2.

    CLASSIFICAÇÃO                              PAS (mmHg)                          PAD (mmHg)
    Normal                                                    
    Pré-hipertensão                                    121- 139                                      81-89
    Hipertensão estágio I                            140-159                                       90-99
    Hipertensão estágio II                          160- 179                                  100-109
    ​Hipertensão estágio III                           >= 180                                       >= 110​

     

  • GABARITO C.


    CLASSIFICAÇÃO               PAS (mmHg)             PAD (mmHg)


    Normal                          <= 120                   <= 80


    Pré-hipertensão                  121- 139                   81-89


    Hipertensão estágio I              140-159                    90-99


    Hipertensão estágio II             160- 179                  100-109


    ​Hipertensão estágio III             >= 180                   >= 110​


    REFERÊNCIA : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hipertensao_arterial_sistemica_cab7.pdf

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a classificação da pressão arterial (PA) preconizada pelo Ministério da Saúde.

    Um adulto maior de 18 anos que apresenta PA de 160/100 mmHg, em repouso, é hipertenso estágio 2 (letra C). No estágio 2 a pressão arterial sistólica e diastólica devem estar entre 160-179 e 100-109, respectivamente.

    A)
    Incorreto. A hipertensão estágio 1 é quando a pressão arterial sistólica e diastólica está entre 140-159 e 90-99, respectivamente.

    B)
    Incorreto. A hipertensão estágio 3 é quando a pressão arterial sistólica e diastólica está >180 e >110 respectivamente.

    C) Correto.

    D)
    Incorreto. A hipertensão limítrofe é quando a pressão arterial sistólica e diastólica está entre 130-139 e 85-89, respectivamente.

    E)
    Incorreto. O paciente normotenso é quando a pressão arterial sistólica e diastólica está <130 e <85, respectivamente.

    Resposta do Professor: C.


ID
2369041
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o tabagismo, analise os itens.

I. Não é reconhecido como uma doença, mas uma “opção de estilo de vida”.

II. É uma dependência química à droga nicotina, um alcaloide contido nas folhas do tabaco, que causa dependência similar à de outras drogas, como álcool, cocaína ou heroína.

III. Ao tentar deixar de fumar, o paciente poderá ter sintomas da síndrome de abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, falta de concentração, tonturas, cefaleia e distúrbios do sono.

IV. Ainda não dispomos de métodos efetivos, para ajudar pessoas a deixar de fumar.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    I. Não é reconhecido como uma doença, mas uma “opção de estilo de vida”. FALSA

    II. É uma dependência química à droga nicotina, um alcaloide contido nas folhas do tabaco, que causa dependência similar à de outras drogas, como álcool, cocaína ou heroína.CERTO

    III. Ao tentar deixar de fumar, o paciente poderá ter sintomas da síndrome de abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, falta de concentração, tonturas, cefaleia e distúrbios do sono.CERTO

    IV. Ainda não dispomos de métodos efetivos, para ajudar pessoas a deixar de fumar. FALSA

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o tabagismo.

    I. Incorreto. É reconhecido como uma doença, que necessita de tratamento, pois é causadora de dependência física, psicológica e comportamental.

    II. Correto. É uma dependência química à droga nicotina, um alcaloide contido nas folhas do tabaco, que causa dependência similar à de outras drogas, como álcool, cocaína ou heroína. Por esse motivo, deve ser tratada como doença.

    III. Correto. Ao tentar deixar de fumar, o paciente poderá ter sintomas da síndrome de abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, falta de concentração, tonturas, cefaleia e distúrbios do sono. Todos esses sintomas são causados pela ausência de nicotina.

    IV. Incorreto. Há disponível métodos efetivos para tratamento e ajudar pessoas a deixar de fumar, como o uso de formas alternativas de reposição de nicotina como goma de mascar e adesivo transdérmico, além de medicamentos como a bupropiona, associado a mudanças de comportamento através de abordagem não farmacológica e tratamento cognitivo comportamental. 

    Resposta do Professor: C) Estão corretos somente II e III.


ID
2369044
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o envelhecimento e a saúde da pessoa idosa, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Segundo o manual Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, 2007.
    Quadro 21: Tipos de demências

    Doença de Alzheimer - Início insidioso, perda de memória e declínio cognitivo lento e progressivo. No início, a pessoa apresenta dificuldade para lembrar-se de fatos recentes e para aprender coisas novas, e lembra-se de coisas de ocorreram num passado mais distante.
    Demência Vascular - Início abrupto, geralmente, após um episódio vascular, com deterioração em degraus (alguma recuperação depois da piora) e flutuação do déficit cognitivo (dias de melhor e pior performance). Apresenta sinais focais, de acordo com a região cerebral acometida.
    Demências dos corpúsculos de Lewy - Flutuação na cognição, alucinações visuais recorrentes bem formadas (p.ex., a descrição de uma pessoa, produto da alucinação, com detalhes) e parkinsonismo precoce (rigidez, acinesia e fácies amímica)
    Demências Frontotemporais • Doença de Pick  - Início pré-senil (a partir de 45 anos), apresenta mudanças na personalidade e no comportamento e/ou alteração da linguagem como características iniciais bem marcantes. É comum alterações do comportamento sexual, com desinibição, jocosidade e hipersexualidade, além de hiperoralidade, hiperfagia com ganho de peso e obsessão em tocar objetos. O comprometimento da memória é geralmente mais tardio.

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 19 Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.Brasília-DF.2009

     

     

     

    a) Errada.

    Idosos com mais de 60 anos devem também receber ao menos uma dose de vacina anti-pneumocócica durante a vida.

     

    b) Errada.

    O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência - o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema.

     

    c) Errada.

    No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica que requeira assistência - senilidade.

     

    d) Correta.

     

    e) Errada.

    A vacina dupla adulto (dT – contra difteria e tétano) deve ser administrada a cada 10 ( dez ) anos podendo ser reforçada em 5 ( cinco ) anos no caso de ferimentos considerados “sujos”.

  • Segundo o manual Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, 2007.

    Quadro 21: Tipos de demências

    Doença de Alzheimer - 

    Demência Vascular - I

    Demências dos corpúsculos de Lewy - 

    Demências Frontotemporais • Doença de Pick  

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o envelhecimento e a saúde da pessoa idosa.

    A)
    Incorreto. Idosos com mais de 60 anos devem receber uma dose de vacina antigripal anualmente. A vacina pneumococcica 23 é indicada em 2 doses com intervalo de 5 anos entre doses.

    B)
    Incorreto. A senilidade pode ser compreendida como um processo patológico associado ao envelhecimento, com a diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos o que provoca problema em diversos sistemas como cardiovascular, respiratório, urinário, endócrino, dentre outros. é uma condição patológica que requer assistência, decorrente de situações de sobrecarga como doenças, acidentes e estresse emocional.

    C)
    Incorreto. A senescência pode ser compreendida como um processo natural do envelhecimento, com a diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos, o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. É o envelhecimento natural da pele, ossos e sistemas corporais.

    D)
    Correto. São os tipos mais comuns de demências irreversíveis nos idosos: Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demências dos Corpúsculos de Lewy e Demências Frontotemporais (Doença de Pick). Todas necessitam ser acompanhadas e tratadas para evitar maiores danos associados as complicações desses.

    E)
    Incorreto. A vacina dupla adulto (dT – contra difteria e tétano) precisa ser administrada no idoso, de rotina, conforme calendário a cada 10 anos. No caso de ferimentos considerados “sujos" é importante verificar se há necessidade de vacinação de reforço, caso o calendário não esteja adequado.

    Resposta do Professor: D.


ID
2369047
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se as atualizações das Diretrizes da American Heart Association 2015, para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de adultos, realizada por socorristas leigos, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Correção: a velocidade recomendada é de 100 a 120/minuto.

     

    Fonte: Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE.

  • 100/120/MINUTO AHA.

  • American Heart Association 2015

    Recomenda-se 100 a 120 compressoes por minuto

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Diretrizes da American Heart Association 2015, para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de adultos.

    A questão pede a alternativa incorreta.


    A)
    Correto. A profundidade das compressões torácicas, em adultos, é de, pelo menos, 2 polegadas (5 cm), mas não superior a 2,4 polegadas (6 cm), para proporcionar a massagem cardíaca de maneira satisfatória sem causar lesões.

    B)
    Correto. Um único socorrista deve iniciar a RCP com 30 compressões torácicas, seguidas por duas respirações (C-A-B em vez de A-B-C). Essa modificação ocorreu pois foi percebido que manter a circulação é de extrema importância para evitar hipóxia dos órgãos.

    C)
    Correto. Na RCP de alta qualidade, deve-se comprimir o tórax com frequência e profundidade adequadas, permitir o retorno total do tórax após cada compressão, minimizar interrupções nas compressões e evitar ventilação excessiva, proporcionando a circulação adequada e oxigenação dos tecidos.

    D)
    Incorreto. A velocidade recomendada para as compressões torácicas é no mínimo 100/min e máximo 120/min (e não até 100). 

    E)
    Correto. Pode-se considerar a administração de naloxona por transeuntes, em casos de suspeita de emergências potencialmente fatais associadas a opioides. Esse medicamento é um antagonista e por esse motivo, elimina o efeito do opióie.

    Resposta do Professor: D.



ID
2369050
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista as atualizações das Diretrizes da American Heart Association 2015, para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de adultos, realizada por profissionais de saúde, analise as afirmativas.

I. Socorristas treinados são encorajados a executar, simultaneamente, algumas etapas (ou seja, verificar se há respiração e pulso ao mesmo tempo), na tentativa de reduzir o tempo até a primeira compressão torácica.

II. Em pacientes com RCP em curso e uma via aérea avançada instalada, recomenda-se uma frequência de ventilação simplificada de 2 respirações a cada 6 segundos (20 respirações por minuto).

III. Os profissionais de saúde devem aplicar compressões torácicas e ventilação somente nos pacientes adultos com PCR de causa cardíaca.

IV. Em PCR de adultos presenciada, quando há um DEA disponível imediatamente, deve-se usar o desfibrilador o mais rápido possível.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, assertivas I e IV corretas. Corrigindo as demais:

    II-    Em pacientes com RCP em curso e uma via aérea avançada instalada, recomenda-se uma frequência de ventilação de 1 respiração a cada 6 segundos (10 por minuto).

     

    III-   Os profissionais de saúde devem aplicar compressões torácicas e ventilação em todos os pacientes adultos com PCR, seja por causa cardíaca ou não cardíaca. 

     

     

     

     

     

    Fonte: Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Diretrizes da American Heart Association 2015, para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de adultos.

    I. Correto. Socorristas treinados são encorajados a executar, simultaneamente, algumas etapas (ou seja, verificar se há respiração e pulso ao mesmo tempo), na tentativa de reduzir o tempo até a primeira compressão torácica e propiciar um socorro mais rápido, com recuperação mais adequada, evitando hipóxia e complicações.

    II. Incorreto. Em pacientes com RCP em curso e uma via aérea avançada instalada, recomenda-se uma frequência de ventilação simplificada de 1 ventilação a cada 6 segundos (10 respirações por minuto), e não 2 como a alternativa apresentou.

    III. Incorreto. Os profissionais de saúde devem aplicar compressões torácicas e ventilação em todos os pacientes com PCR, independentemente da causa. É necessário proporcionar a todos o direito de socorro adequado.

    IV. Correto. Em PCR de adultos presenciada, quando há um DEA disponível imediatamente, deve-se usar o desfibrilador o mais rápido possível, pois esse proporciona o aumento da probabilidade de sobrevivência do paciente.

    Resposta do Professor: B) Estão corretos somente I e IV.



ID
2369053
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as atualizações das Diretrizes da AHA e da American Red Cross de 2015, para primeiros socorros, é incorreto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com as Diretrizes da AHA e da American Red Cross de 2015

     

    O uso de colares cervicais por prestadores de primeiros socorros não é recomendado.Para as pessoas feridas que satisfaçam os critérios de alto risco para lesão na coluna, o método ideal a ser aplicado pelo prestador de primeiros socorros com o objetivo de ajudar a impedir o movimento da coluna requer um estudo mais aprofundado,mas pode incluir comandos verbais ou estabilização manual, enquanto se aguarda a chegada de profissionais avançados.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Diretrizes da AHA e da American Red Cross de 2015, para primeiros socorros.

    A questão pede a alternativa incorreta.

    A)
    Incorreto. Não é recomendado o uso de colares cervicais por prestadores de primeiros socorros e sim, por pacientes para evitar agravamento de lesões na coluna, especialmente na região cervical.

    B) Correto. Ao cuidar de uma pessoa que não responde, mas que respira normalmente, e na ausência de grandes traumas, como na coluna vertebral ou na pelve, pode-se melhorar a mecânica das vias aéreas, colocando a pessoa deitada de lado evitando que ocorra piora da respiração.

    C)
    Correto. Continua não havendo indicação para a administração rotineira de oxigênio suplementar por prestadores de primeiros socorros. Só há indicação em casos que a saturação de oxigênio esteja em níveis baixos (<94%).

    D)
    Correto. A aplicação de epinefrina é recomendada para a situação potencialmente fatal de anafilaxia. É indicado 1 dose e caso não haja melhora após 5 a 10 minutos pode-se considerar fazer a segunda dose.

    E)
    Correto. O método principal, para controlar a hemorragia, é a aplicação de pressão firme e direta do local para facilitar a hemostasia.

    Resposta do Professor: A.



ID
2369056
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à tuberculose, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E. Correção:

     A suscetibilidade à infecção é praticamente universal. Contudo, nem todos os expostos se infectam. Se a quantidade de bacilos inalados for pequena, eles podem ser destruídos antes de produzirem qualquer lesão ou de induzirem resposta imune.

     

     

    Fonte: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016.

  • Gabarito: Letra E.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o CAB nº 21 Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose.Brasília-DF.2008

     

     

    O bacilo é capaz de infectar grande número ( não todas) de pessoas (ALTA infectividade)mas poucos adoecem (BAIXA patogenicidade).

  • não entendi o erro da letra E

  • todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se infectam [?] NáããããããããããããUUUUUUUUUU..... @AVANÇANDO!!!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre à tuberculose. A questão pede a alternativa incorreta.

    A)
    Correto. A prova tuberculínica é indicada como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose. Deve-se realizar a coleta de escarro para identificação da doença.

    B)
    Correto. É uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria, o Mycobacterium tuberculosis, também denominado de Bacilo de Koch. Por esse motivo é importante avaliar os contatos, especialmente os domiciliares, para tratamento e evitar a disseminação para outros.

    C)
    Correto. Apenas cerca de 10% das pessoas infectadas adoecem. Mais da metade delas durante os dois primeiros anos após a infecção, e o restante ao longo da vida. Por isso é tao importante a identificação e evitar a disseminação para outras pessoas.

    D)
    Correto. Qualquer órgão pode ser atingido pela tuberculose; mais frequentemente pulmões, gânglios linfáticos, pleura, laringe, rins, cérebro e ossos. Somente a forma pulmonar é transmissível, pois o bacilo é eliminado pelas secreções aéreas.

    E)
    Incorreto. As pessoas expostas ao bacilo da tuberculose podem se infectar, ou não. As infectadas podem desenvolver a doença em diversas formas. 

     Resposta do Professor: E.



ID
2369059
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacina BCG, analise as afirmativas.

I. É indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea).

II. A administração deve ser adiada, quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo, e quando apresentar lesões graves de pele.

III. Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentaram cicatriz vacinal após 6 meses, não há mais necessidade de revacinação.

IV. A aplicação da vacina é intradérmica, de preferência no braço esquerdo, na altura da inserção inferior do músculo deltoide, cada dose com volume de 0,2 mL.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação.Brasília-DF.2014

     

    Item I-Correto.

     

    Item II-Correto.

     

    Item III- Errado.

    Notas:


    • A presença da cicatriz vacinal é considerada como dose para efeito de registro, independentemente do tempo transcorrido desde a vacinação até o aparecimento da cicatriz.


    • Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal após 6 meses, revacine-as apenas uma vez, mesmo que não apresentem cicatriz novamente.

     

    Item IV- Errado.

     

    3.1 Vacina BCG

    3.1.5 Esquema, dose e volume

    O volume de cada dose corresponde rigorosamente a 0,1 mL.

     

    6.3.2.1 Via intradérmica (ID)
    Na utilização da via intradérmica, a vacina é introduzida na derme, que é a camada superficial da pele. Esta via proporciona uma lenta absorção das vacinas administradas. O volume máximo a ser administrado por esta via é 0,5 mL.

     

    A vacina BCG e a vacina raiva humana em esquema de pré-exposição, por exemplo, são administradas pela via intradérmica.

  •                                                                                                         GAB. Letra B

     

     

    I. A vacina é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea).

     

    II. A administração da vacina BCG deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo (panículo adiposo), e quando apresentar lesões graves de pele.

     

    III. Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal após 6 meses, revacine-as apenas uma vez, mesmo que não apresentem cicatriz novamente.

     

    IV. A administração da vacina é feita por via intradérmica, na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. O uso do braço direito tem por finalidade facilitar a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação.

     

     

     

    - Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, MS, 2014.

     

     

  • I. É indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea).

    II. A administração deve ser adiada, quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo, e quando apresentar lesões graves de pele.

    III. Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentaram cicatriz vacinal após 6 meses,  há  necessidade de revacinação.

    IV. A aplicação da vacina é intradérmica, de preferência no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltoide, cada dose com volume de 0,1 mL. 

  • A VACINA BCG É INDICADA PAR PREVENIR FORMAS GRAVES DE TUBERCULOSE (MILIAR E MENÍNGEA).

    É CONTRAINDICADA PARA CRIANÇAS COM PESO INFERIOR Á 2000G.

    VOLUME E VIA - 0,1ML, INTRADÉRMICA EM INSERÇÃO INFERIOR DO DELTÓIDE DIREITO.

    PARA CRIANÇAS QUE FORMA VACINADAS COM A VACINA BCG E QUE NÃO APRESENTEM CICATRIZ VACINAL APÓS 6 MESES, REVACINE-AS APENAS UMA VEZ, MESMO QUE NÃO APRESENTEM CICATRIZ NOVAMENTE.

  • A resposta correta desta questão é a letra A. Pois agora em 2019 mesmo com a ausência da marca não é mais necessário revacinar. As doses também mudaram 0,05 ml para crianças < 1 ano 0,1 ml para crianças > 1 ano
  • Questão desatualizada.

  • Atualização do PNI 2019, diz que crianças que não apresentem cicatriz não há mais a necessidade de revacinar.
  • ******** QUESTÃO DESATUALIZADA *********

    RESPOSTA É LETRA (AAAAAAAAAA)

    Crianças que não apresentam cicatriz após a vacinação não devem ser revacinadas.

    (BCG NOS CASOS DE HANSENIASE)

    < 1 ANO - Vacinado sem cicatriz - receber 1 dose após 6 meses

    > ou = 1 ano - Sem cicatriz - receber 1 dose

    Vacinados - receber 1 dose depois de 6 meses

    Vacinados com 2 doses - NÃO FAZ MAIS

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a vacina BCG.

    I. Correto.  É indicada para prevenir as formas graves da tuberculose. É administrada ao nascer, preferencialmente ainda na maternidade.

    II. Correto. A administração é por via intradermica, provocando uma lesão cicatricial. Deve ser adiada, quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo, e quando apresentar lesões graves de pele.

    III. Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentaram cicatriz vacinal após 6 meses, não há mais necessidade de revacinação, desde 2018. Anteriormente a indicação do Ministério da Saúde era realizar a revacinação. Como o concurso é de 2017, essa alternativa era Incorreta. Porém, atualmente, essa questão seria considerada Correta.

    IV. Incorreto. A aplicação da vacina é intradérmica, de preferência no braço direito (e não esquerdo), na altura da inserção inferior do músculo deltoide, para facilitar a identificação da cicatriz. Cada dose com volume de 0,1 mL. 

    Resposta do Professor: a questão é passível de anulação atualmente. Porém, em 2017 como o concurso considerou B) Estão corretos somente I e  II.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a vacina BCG.

     

    I. Correto. É indicada para prevenir as formas graves da tuberculose. É administrada ao nascer, preferencialmente ainda na maternidade.

    II. Correto. A administração é por via intradermica, provocando uma lesão cicatricial. Deve ser adiada, quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo, e quando apresentar lesões graves de pele.

    III. Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentaram cicatriz vacinal após 6 meses, não há mais necessidade de revacinação, desde 2018. Anteriormente a indicação do Ministério da Saúde era realizar a revacinação. Como o concurso é de 2017, essa alternativa era Incorreta. Porém atualmente essa questão é seria considerada correta.

    IV. Incorreto. A aplicação da vacina é intradérmica, de preferência no braço direito (e não esquerdo), na altura da inserção inferior do músculo deltoide, para facilitar a identificação da cicatriz. Cada dose com volume de 0,1 mL. 

     

    Resposta do Professor: a questão é passível de anulação atualmente. Porém, em 2017 como o concurso considerou B) Estão corretos somente I e  II.


ID
2369062
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise os itens em relação à hanseníase.

I. Acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas também se manifesta como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.

II. Os casos de hanseníase podem ser classificados operacionalmente em Paucibacilares (até duas lesões de pele) e Multibacilares (mais de duas lesões de pele).

III. Contato intradomiciliar de caso de hanseníase (sem sinais e sintomas dessa doença), sem cicatriz de BCG, deve receber uma dose dessa vacina.

IV. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente (forma infectante da doença – Paucibacilar), sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o  CAB nº 21 VIGILÂNCIA EM SAÚDE Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose.Brasília-DF.2008.   e  Guia para o Controle da Hanseníase.Brasília-DF.2002.

     

     

     

    Item I- Correto.

     

     

    Item II- Errado.

    Paucibacilar (PB) – casos com até 5 lesões de pele;

     

    Multibacilar (MB) – casos com (+) mais de 5 lesões de pele.

     

     

    Item III- Correto.

     

     

    Item IV- Errado.

    Os casos Paucibacilares (PB), portanto, não são considerados importantes fontes de transmissão da doença devido à sua baixa carga bacilar. Algumas pessoas podem até curar-se espontaneamente.

     

    Os casos Multibacilares (MB), que são a fonte de infecção e manutenção da cadeia epidemiológica da doença.

  • I. Acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas também se manifesta como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.

     

    II. Os casos de hanseníase podem ser classificados operacionalmente em Paucibacilares (ATÉ CINCO lesões de pele) e Multibacilares (MAIS de CINCO lesões de pele).

     

    III. Contato intradomiciliar de caso de hanseníase (sem sinais e sintomas dessa doença), sem cicatriz de BCG, deve receber uma dose dessa vacina.

     

    IV. Os doentes com poucos bacilos – paucibacilares (PB) – não são considerados importantes como fonte de transmissão da doença devido à baixa carga bacilar. As pessoas com a forma MB, no entanto, constituem o grupo contagiante, mantendo-se como fonte de infecção enquanto o tratamento específico não for iniciado.

     

                                                                                 GAB. Letra C

     

    - Guia de Vigilância em Saúde, MS, 2016.

     

  • Me tirem uma dúvida. Quando o paciente apresenta-se sem cicatriz não devem ser admnistradas duas doses?

  • Deveria ser anulada , somente a I está correta

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre à hanseníase.

    I. Correto. Acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas também se manifesta como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. É característica dessa doença a alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular.

    II. Incorreto. Os casos de hanseníase podem ser classificados operacionalmente em Paucibacilares (até 5 lesões de pele) e Multibacilares (mais de 5 lesões de pele) e não 2 como a alternativa trouxe.

    III. Correto. Contato intradomiciliar de caso de hanseníase (sem sinais e sintomas dessa doença), sem cicatriz de BCG, deve receber uma dose dessa vacina. Vacinados com 1 (uma) dose: administrar outra dose de BCG, com intervalo mínimo de 6 (seis) meses após a dose anterior. Vacinados com 2 (duas) doses: não administrar outra dose de BCG.

    IV. Incorreto. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente, sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis. As pessoas paucibacilares não são considerados importantes fontes de transmissão da doença, devido à baixa carga bacilar.

    Resposta do Professor: C) Estão corretos somente I e III.


ID
2369065
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São doenças de Notificação Compulsória no Brasil, exceto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Shigelose não é uma doença de notificação compulsória. 

    Complementando:

    Shigelose é uma doença infecciosa causada por um grupo de bactérias chamadas Shigella. Caracteriza-se por dor abdominal e cólica, diarréia com sangue, pus ou muco; febre, vômitos e tenesmo. Geralmente, trata-se de infecção auto limitada, durando de 4 a 7 dias. A infecção grave, com febre alta, pode estar associada com convulsões em crianças menores de 2 anos de idade. Algumas cepas são responsáveis por uma taxa de letalidade de 10 a 15% e produzem uma enterotoxina tipo Shiga, podendo causar a síndrome hemolítico-urêmica (SHU), a doença de Reiter e artrite reativa.

    Modo de transmissão: A via fecal-oral é a principal forma de transmissão da Shigella entre humanos. No que diz respeito aos alimentos, a contaminação é muitas vezes devido a um manipulador de alimentos contaminado, por falta de higiene pessoal. Moscas carregam o patógeno para os alimentos a partir de latrinas e de disposição inadequada de fezes e esgotos. Alimentos expostos e não refrigerados constituem um meio para sua sobrevivência e multiplicação. Ambientes fechados como creches, hospitais e similares são propícios para a disseminação da doença. 

    Tratamento: O tratamento consiste na hidratação oral ou venosa. Em algumas circunstâncias antibioticoterapia é utilizado, dependendo da gravidade. 

     

     

    Fontes:   Portaria 204/2016- Lista de notificação compulsória & 

    http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/bacterias/201315shigella_revisado.pdf

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as doenças de Notificação Compulsória no Brasil.

    Segundo a Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020 a hantavirose (letra A), a coqueluche (letra B), a esquistossomose (letra C) e a leptospirose (letra E) são doenças de notificação compulsória.  

    A única exceção, doença que não esta na lista de notificação é a shigelose (letra D). Essa é uma infecção do intestino, aguda, causada pela bactéria Shigella.  

    Resposta do Professor: D.


ID
2369068
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às precauções universais, bem como aos procedimentos que devem ser seguidos após exposição ocupacional ao material biológico potencialmente contaminado, é incorreto revelar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o artigo Recomendações para atendimento e acompanhamento de exposição ocupacional a material biológico: HIV e HEPATITES B e C.

     

     

    Quando indicada, a PEP deverá ser iniciada o mais rápido possível, idealmente, nas primeiras horas após o acidente.Recomenda-se que o prazo máximo, para início de PEP, seja de até 72h após o acidente.

  • Segundo a RDC da Anvisa 222/2018 a caixa de perfuro cortante deve ser substituída quando atingir 3/4 da sua capacidade
  • -Trata-se de uma urgência médica, devendo ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas

    primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas.

    -A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa exposta deve ser acompanhada pela equipe de saúde.

      

    Segundo o Ministério da Saúde

    o primeiro atendimento após a exposição ao HIV é uma urgência médica.

    A (PEP) deve ser iniciada o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras 2 horas após a exposição,

    tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre às precauções universais, bem como aos procedimentos que devem ser seguidos após exposição ocupacional ao material biológico potencialmente contaminado.

     

    A questão pede a alternativa incorreta.


    A)
    Incorreto. A exposição ocupacional ao HIV deve ser tratada como um atendimento necessário, uma vez que a quimioprofilaxia deve ser iniciada o mais breve possível, idealmente até 72 horas após o acidente. Porém não é uma urgência médica, pois essa deve ser atendida imediatamente e deve ocorrer quando tem risco de morte.


    B)
    Correto. Para conhecimento do seu 'status sorológico', ou seja, verificar se a vacina foi capaz de conferir imunidade, todo profissional de saúde deve realizar a pesquisa do antiHBs, após um a dois meses do término do esquema vacinal contra a hepatite B, visto que estamos expostos ao risco de contaminação através de sangue e fluidos corporais.


    C)
    Correto. Os recipientes específicos para descarte de material perfurocortante não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total, para evitar que o profissional tenha um acidente ao desprezar um material e devem ser colocados sempre no local onde é realizado o procedimento para evitar acidente durante o transporte dos materiais contaminados. 


    D)
    Correto. Não existe nenhuma medida específica eficaz para a redução do risco de transmissão do vírus da hepatite C após exposição ocupacional. Por esse motivo é de extrema importância que o profissional de enfermagem não entre em contato direto com sangue ou fluidos corporais do paciente sem o devido uso de equipamentos de proteção individual.

    E) Correto. Após exposição ocupacional ao material biológico, para profissionais não imunizados, o uso da vacina, associado à imunoglobulina hiperimune para hepatite B (IGHAHB), é uma medida que, comprovadamente, reduz o risco de infecção.  Por isso todo profissional ao sofrer um acidente ou se expor a material contaminado deve comunicar imediatamente para que as devidas medidas de cuidado sejam implementadas para redução do risco de doença.

     

     

    Resposta do Professor: A.


ID
2369071
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o HIV/aids, analise os itens.

I. O HIV é um retrovírus com genoma DNA que utiliza, para multiplicar-se, uma enzima denominada transcriptase reversa.

II. Janela imunológica é o tempo compreendido entre a aquisição da infecção e a soroconversão.

III. Embora o HIV tenha sido isolado de vários fluidos corporais que contêm células inflamatórias, somente o contato com sangue, saliva, sêmen, secreções vaginais e leite materno tem sido implicados como fontes de infecção desse vírus.

IV. Uma vez instalada a aids, as pessoas portadoras do HIV apresentam sinais e sintomas de processos oportunistas, representados principalmente pelas seguintes doenças: infecções oportunistas (pneumonias, meningites e enterites), tumores (sarcoma de Kaposi e linfomas) e alterações neurológicas induzidas pelo HIV.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E, assertivas II e IV corretas. Corrigindo as demais:

    I- O HIV é um RNA vírus, necessitando da enzima transcriptase reversa justamente para transcrever o RNA viral em cópia de DNA, a fim de possa se integrar ao genoma do hospedeiro. 

    III-  O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (via parenteral e de mãe para filho) e pelo leite materno.

    Se fosse possível se infectar por intermédio de saliva, imaginem como seriam as relações entre as pessoas...

     

     

    Fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica. MS, 2016. 

  • Questão (1) O HIV é um retrovírus com genoma DNA !?

    Os retrovírus são um grupo de vírus de RNA que se replicam para produzir DNA a partir do RNA, usando uma enzima denominada transcriptase reversa. O DNA produzido é então incorporado ao genoma do hospedeiro.

    Eles não tem um DNA, eles replicam dentro da celula para produzir o DNA. 

  • QUESTÃO : HIV / AIDS :

    GABARITO :

    E ) Somente II e IV .

    II. Janela imunológica é o tempo compreendido entre a aquisição da infecção e a soroconversão :

    O período que antecede aos 30 dias é chamado de janela imunológica. Trata-se do intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da aids e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue .

    IV. Uma vez instalada a aids, as pessoas portadoras do HIV apresentam sinais e sintomas de processos oportunistas, representados principalmente pelas seguintes doenças: infecções oportunistas (pneumonias, meningites e enterites), tumores (sarcoma de Kaposi e linfomas) e alterações neurológicas induzidas pelo HIV .

    Outras alternativas erradas :

    I. O HIV é um retrovírus com genoma DNA que utiliza para multiplicar-se, uma enzima denominada transcriptase reversa.

    CORRIGINDO :

    I- HIV é Retroviridae RNA vírus, necessitando da enzima transcriptase reversa justamente para transcrever o RNA viral em cópia de DNA, a fim de possa se integrar ao genoma do hospedeiro.

    Retroviridae : família de vírus que possuem genoma constituído por RNA fita simples senso positivo e que replicam o RNA viral por meio de um processo denominado transcrição reversa, onde moléculas de DNA dupla fita são geradas a partir de RNA, pela ação da enzima transcriptase reversa .

    III. Embora o HIV tenha sido isolado de vários fluidos corporais que contêm células inflamatórias, somente o contato com sangue, saliva, sêmen, secreções vaginais e leite materno tem sido implicados como fontes de infecção desse vírus.

    Outras formas de contágio :

    Contato direto e indireto :

    Transfusão sanguínea ;

    Materiais contaminados ( alicates ; agulhas de injeção ou de uso de drogas compartilhados ; toalhas ou

    roupas íntimas com resto de secreções .. )

    Obs : Há possibilidade de contágio :

    Oral ( saliva ) :

    Pode ser transmitido pelo beijo na boca desde que a pessoa tenha uma ferida e a outra tenha o vírus .

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o HIV/aids.

     

    I. Incorreto. O HIV é um retrovírus com genoma RNA que utiliza, para multiplicar-se, uma enzima denominada transcriptase reversa. Por essa característica ele se replica para produzir DNA a partir do RNA.

     

    II. Correto. Janela imunológica é o tempo compreendido entre a aquisição da infecção e a soroconversão, ou seja, o desenvolvimento de anticorpos. No HIV esse período pode compreender até 30 dias da exposição.

     

    III. Incorreto. Embora o HIV tenha sido isolado de vários fluidos corporais que contêm células inflamatórias, somente o contato com sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno tem sido implicados como fontes de infecção desse vírus. A saliva não é considerada fonte de infecção.

     

    IV. Correto. Uma vez instalada a aids, as pessoas portadoras do HIV apresentam sinais e sintomas de processos oportunistas, representados principalmente pelas seguintes doenças: infecções oportunistas (pneumonias, meningites e enterites), tumores (sarcoma de Kaposi e linfomas) e alterações neurológicas induzidas pelo HIV. É importante cuidar da imunidade e evitar se expor a fatores que podem propiciar a ocorrência dessas condições.

     

     

    Resposta do Professor: E) Estão corretos somente II e IV.


ID
2369074
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Hepatites Virais, analise as afirmativas.

I. São doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias).

II. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

III. As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual).

IV. A imunidade para a hepatite D pode ser conferida indiretamente pela vacina contra a hepatite B.

Estão corretos:


Alternativas
Comentários
  • I. São doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias). CORRETO

    Notificação
    As hepatites virais são doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias). Portanto, todos os casos confirmados e surtos devem ser notificados e registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), utilizando-se a Ficha de Investigação
    das Hepatites Virais.

    II. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. CORRETO

    III. As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). CORRETO

    Modo de transmissão

    As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

    As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). A transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates e acessórios de manicure e pedicure, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, materiais para escarificação da pele para rituais, instrumentos para uso de substâncias injetáveis, inaláveis (cocaína) e pipadas (crack). 

    IV. A imunidade para a hepatite D pode ser conferida indiretamente pela vacina contra a hepatite B. CORRETO

    A vacina Hepatite B (recombinante) é recomendada, de forma universal, a partir do nascimento. A aplicação da primeira dose nas primeiras 12-24 horas de vida resulta em alta eficácia na prevenção da infecção transmitida verticalmente. A vacinação de crianças confere imunidade prolongada, persistindo mesmo com a queda de título de anticorpos que ocorre com o passar dos anos. Usualmente, não são recomendadas doses de reforço da vacina, que por sua vez protege também contra infecção pelo HDV, já que este vírus só existe em pessoas infectadas pelo HBV.

    Fonte: Guia de Vigilância em Saúde, 2016.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Hepatites Virais.

    I. Correto. São doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias), ou seja, semanal de acordo com a Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020 do Ministério da Saúde.  

    II. Correto. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. É importante realizar a higiene correta para evitar a transmissão dessas doenças.

     

    III. Correto. As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). É importante o uso de equipamentos de proteção individual e preservativos para evitar sua ocorrência.

     

    IV. Correto. A imunidade para a hepatite D pode ser conferida indiretamente pela vacina contra a hepatite B. Isso acontece pois o vírus D precisa do antígeno de superfície HBsAg para se replicar.

     

     

    Resposta do Professor: C) Estão corretas I, II, III e IV.


ID
2369077
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a dengue, analise os itens.

I. A infecção pelo vírus dengue é sempre sintomática.

II. São sinais de alarme: lipotimia, vômitos persistentes, dor abdominal intensa e irritabilidade.

III. A fase crítica tem início com a defervescência da febre, entre o terceiro e o sétimo dia do início da doença, acompanhada do surgimento dos sinais de alarme.

IV. A prova do laço deve ser realizada em todo paciente com suspeita de dengue, mesmo que apresente sangramento espontâneo.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o Guia de Vigilância à Saúde.Brasília-DF.2016

     

     

    São sinais de alarme:


    dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome;
    • vômitos persistentes;
    • acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);
    • sangramento de mucosa ou outra hemorragia;
    hipotensão postural e/ou lipotímia;
    • hepatomegalia maior do que 2cm;
    aumento progressivo do hematócrito.

     

     

    São sinais de choque:


    pressão diferencial convergente (pressão arterial diferencial
    hipotensão arterial;
    • extremidades frias, cianose;
    • pulso rápido e fino;
    • enchimento capilar lento (>2 segundos).

     

  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com Dengue diagnóstico e manejo clínico.adulto e criança.Brasília-DF.2016

     

     

     

    Item I- Errado.

     

    Espectro clínico

    A infecção pelo vírus dengue pode ser assintomática ou sintomática.

     

     

    Item II- Correto.

     

     

    Item III- Correto.

     

     

    Item IV- Errado.

    A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo.


ID
2369080
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o câncer de colo do útero, é correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com o CAB nº 13 Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama.Brasília-DF.2013
     

     

    a) Errada.

     

    3.2.3 Manifestações clínicas

    Lesões precursoras

     

    As lesões precursoras do câncer do colo do útero são assintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico.

     

    b) Errada.

     

    3.4 Prevenção primária

    Além disso, a adoção das vacinas anti-HPV não elimina a necessidade da prevenção secundária por meio do rastreamento, pois as mesmas não oferecem proteção para 30% dos casos de câncer do colo do útero causados por outros tipos virais oncogênicos.

     

    c) Errada.

     

    Quando a OMS estabeleceu as recomendações que deram origem às normas brasileiras, um estudo publicado um ano antes havia demonstrado que a proteção conferida por um exame prévio negativo era de 58% e de 80% se dois exames fossem negativos.

     

    Essas informações serviram de base para estabelecer controles 3 (trienais) após 2 (dois) exames negativos com intervalo de 1 (um) ano.

     

    d) Correta.

     

    e) Errada.

     

    3.2.3 Manifestações clínicas

    Câncer do colo do útero

     

    No estágio invasor da doença os principais sintomas são sangramento vaginal (espontâneo, após o coito ou esforço), leucorreia e dor pélvica, que podem estar associados com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

     

    Ao exame especular podem ser evidenciados sangramento, tumoração, ulceração e necrose no colo do útero. O toque vaginal pode mostrar alterações na forma, tamanho, consistência e mobilidade do colo do útero e estruturas subjacentes.

  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com o CAB nº 13 Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama.Brasília-DF.2013

     

     

    a) Errada.

     

    3.2.3 Manifestações clínicas

    Lesões precursoras

     

    As lesões precursoras do câncer do colo do útero são assintomáticaspodendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico.

     

    b) Errada.

     

    3.4 Prevenção primária

    Além disso, a adoção das vacinas anti-HPV não elimina a necessidade da prevenção secundária por meio do rastreamento, pois as mesmas não oferecem proteção para 30% dos casos de câncer do colo do útero causados por outros tipos virais oncogênicos.

     

    c) Errada.

     

    Quando a OMS estabeleceu as recomendações que deram origem às normas brasileiras, um estudo publicado um ano antes havia demonstrado que a proteção conferida por um exame prévio negativo era de 58% e de 80% se dois exames fossem negativos.

     

    Essas informações serviram de base para estabelecer controles 3 (trienais) após 2 (dois) exames negativos com intervalo de 1 (um) ano.

     

    d) Correta.

     

    e) Errada.

     

    3.2.3 Manifestações clínicas

    Câncer do colo do útero

     

    No estágio invasor da doença os principais sintomas são sangramento vaginal (espontâneo, após o coito ou esforço), leucorreia e dor pélvica, que podem estar associados com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

     

    Ao exame especular podem ser evidenciados sangramento, tumoração, ulceração e necrose no colo do útero. O toque vaginal pode mostrar alterações na forma, tamanho, consistência e mobilidade do colo do útero e estruturas subjacentes.


ID
2369083
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o câncer de mama, analise os itens.

I. Resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos.

II. A idade constitui o mais significativo fator de risco para câncer de mama.

III. A mamografia é o exame para rastreamento somente de lesões palpáveis.

IV. A recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização de mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas anual.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gab E

  • De acordo com o M. da Saúde sobre a realização da mamografia.

    Mulheres com menos de 50 anos ___ Não fazer!

    Mulheres entre 50 e 69 anos ____ Fazer a cada 2 anos!

    Mulheres com mais de 70 anos _____ Não fazer!

    As idades com "Não fazer" da-se por conta com custo benefício da exposição a radiação, que nessas idades aumentam mais o risco do que podem achar algo significativo.

  • de acordo com o M. da Saúde sobre a realização da mamografia.

    Mulheres com menos de 50 anos ___ Não fazer!

    Mulheres entre 50 e 69 anos ____ Fazer a cada 2 anos!

    Mulheres com mais de 70 anos _____ Não fazer!

    As idades com "Não fazer" da-se por conta com custo benefício da exposição a radiação, que nessas idades aumentam mais o risco do que podem achar algo significativo.

    De acordo com o CAB nº 13 Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama.Brasília-DF.2013

      Fatores de risco

    Os principais fatores de risco conhecidos para o câncer de mama estão ligados à idade, aos fatores genéticos e aos endócrinos. A idade constitui o mais importante fator de risco para câncer de mama. O risco de câncer de mama aumenta com a idade, com cerca de 70–80% dos tumores diagnosticados a partir dos 50 anos de idade (CANCER RESEARCH UK, 2011). A mortalidade também aumenta com a idade.

     

     Fatores de Risco:

    • Idade

    • Menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos)

    • Menopausa tardia (após os 55 anos)

    • Primeira gravidez após os 30 anos

    • Nuliparidade

    • Exposição à radiação

    • Terapia de reposição hormonal

    • Obesidade

    • Ingestão regular de álcool

    • Sedentarismo

    • História familiar

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o câncer de mama.

     

    I. Correto. Resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais na mama. Essas surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias (decorrentes de história familiar) ou adquiridas por exposição a fatores ambientais (exposição a tabaco, álcool, dentre outros) ou fisiológicos (como idade, endócrinos ou hormonais e história reprodutiva).

     

    II. Correto. A idade constitui o mais significativo fator de risco para câncer de mama. A partir dos 50 anos esse risco aumenta significativamente devido o acumulo de exposições a fatores de risco ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento.

     

    III. Incorreto. A mamografia é o exame para rastreamento em todas as mulheres. Independente da presença de sinais e sintomas. E não somente naquelas que apresentam lesões palpáveis.

     

    IV. Correto. A recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização de mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas anual, para aquelas que não apresentam nenhum sinal ou sintoma. Caso apareça algum indício, essa recomendação é modificada para realização imediata para identificação precoce e tratamento.

     

    Resposta do Professor: E) Estão corretos somente I, II e IV.


ID
2369086
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o aleitamento materno, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília – DF.2015

     

     

     

     

    Nas seguintes condições maternas, o aleitamento materno não deve ser contraindicado:

     

    Dengue: não há contraindicação da amamentação em mães que contraem dengue, pois há no leite materno um fator antidengue que protege a criança;

  •  

    Letra B,

     Dengue: não há contraindicação da amamentação em mães que contraem dengue, pois há no leite materno um fator antidengue que protege a criança

  • Metodo de lactação amenorreia não é AM predominante, e sim, exclusivamente, AME. Uma vez que ela dá agua, chás, o AM deixa de ser exclusivo o que compromete este metodo

  • Para que a mulher utilize a amamentação como prática contraceptiva, ela deve: (1) estar nos primeiros 6 meses pós-parto; (2) não ter menstruado; e (3) amamentar exclusivamente ou quase exclusivamente.

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572004000700005 

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o aleitamento materno.

     

    A questão pede a alternativa incorreta.


    A)
    Correto. A OMS recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Nessa fase inicial não é indicado a introdução se quer de água, chás ou qualquer alimento. A partir de 6 meses ele deve vir como livre demanda para complementação.

     

    B) Incorreto. Não há contraindicação da amamentação em mães que contraem dengue. As mulheres que adquirem a doença podem e devem continuar a amamentação, pois não há risco de transmissão através do leite materno.


    C)
    Correto. A grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob estímulo da prolactina. Por isso a pega correta é importante para evitar lesões devido a grande quantidade de leite produzido.


    D)
    Correto.  A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto, desde que a mãe esteja amamentando exclusiva e ainda não tenha menstruado. A partir do momento em que há introdução de qualquer alimento esse método pode falhar. Assim como quando vem a primeira menstruação após o parto.


    E)
    Correto. De acordo com a o art. 396 da CLT para amamentar o próprio filho, até que ele complete seis meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos, de meia hora cada um.

     

    Resposta do Professor: B.


ID
2369089
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A triagem neonatal, popularmente conhecida como teste do pezinho, feita na criança logo após o seu nascimento, possibilita o diagnóstico de certas doenças genéticas, endocrinológicas e doenças metabólicas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento. São doenças diagnosticadas nesse teste, exceto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, anquiloglossia não é doença diagnosticada por meio da Triagem neonatal. 

    Fundamento: Programa destinado à detecção dos casos suspeitos, confirmação diagnóstica, acompanhamento e tratamento dos casos das seguintes doenças:

    1- Fenilcetonúria;
    2- Hipotireoidismo Congênito;
    3- Doenças Falciforme e outras Hemoglobinopatias;
    4- Fibrose cística.

     

     

    Fonte: Portaria 822/2001. 

  • Complementando

     

    De acordo com o artigo Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língue em Bebês.2012

     

    Anquiloglossia, portanto, é uma anomalia oral congênita, que pode ocorrer de forma total ou parcial, limitando a mobilidade de língua em graus variados e podendo interferir nas funções orais.

  • O teste do pezinho detecta precocimente 6 doenças congênitas:

    - Fenilcetonúria;

    -Hipotireoidismo congênito;

    - Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias;

    - Fibrose cística;

    - Deficiência de Biotinidase;

    - Hiperplasia adrenal congênita.
     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a triagem neonatal, popularmente conhecida como teste do pezinho, feita na criança logo após o seu nascimento.

    Essa triagem possibilita o diagnóstico das seguintes doenças: doença falciforme e outras hemoglobinopatias (letra A);  fenilcetonúria (letra B); hipotireoidismo congênito (letra C); fibrose cística (letra E); hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

    A doença que não é diagnosticada nesse teste é a anquiloglossia (letra D) que é a anomalia congênita caracterizada por freio lingual muito curto. Essa pode resultar em diminuição da mobilidade lingual.

    Como a questão pedia a exceção.
    Resposta do Professor: D.


ID
2369092
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a anticoncepção na adolescência, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com os Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais.MS.2009 

     

     

    ANTICONCEPÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

     

    De maneira geral, os adolescentes podem usar a maioria dos métodos anticoncepcionais disponíveis. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida.

     

    A camisinha masculina ou feminina deve ser usada em todas as relações sexuais, independentemente do uso de outro método anticoncepcional, pois a camisinha é o único método que oferece dupla proteção, ou seja, protege ao mesmo tempo das doenças sexualmente transmissíveis, aids e da gravidez não desejada.

     

    Os métodos da tabela, do muco cervical e da temperatura basal são pouco recomendados, porque exigem do adolescente disciplina e planejamento e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas.

     

    A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 16 anos.

     

    O DIU pode ser usado pelas adolescentes, entretanto as que nunca tiveram filhos correm mais risco de expulsá-lo.

     

    O DIU não é indicado para as adolescentes que têm mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros/parceiras e não usam camisinha em todas as relações sexuais, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

     

    A ligadura das trompas e a vasectomia não são indicadas para os(as) adolescentes.

  • A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 18 anos.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a anticoncepção na adolescência.


    A questão pede a alternativa incorreta.


    A) Incorreto. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio (anticoncepcionais orais combinados, injetável mensal, adesivo anticoncepcional transdérmico e anel vaginal) podem ser usados na adolescência, pois, em geral, não há restrições ao uso. Alguns deles podem até ser interessante por não ter que ficar lembrando diariamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria “todos os adolescentes têm direito de obter informações adequadas sobre o uso de contraceptivos e preservativos e a escolherem o método que lhes é mais adequado".

    B)
    Correto. O diafragma é um método de barreira e ótimo para adolescentes motivadas a usá-lo desde que bem orientadas.

    C)
    Correto. O DIU deve ser usado com cuidado e com acompanhamento rigoroso da menarca até 19 anos de idade, em jovens nulíparas. Há preocupações pelo risco de expulsão e de infecções em mulheres muito jovens. Não podemos esquecer de orienta-las a usar preservativos concomitante para evitar infecções.

    D)
    Correto. Os métodos comportamentais (tabela, muco cervical, temperatura basal, entre outros) são pouco recomendados para adolescentes devido ao risco de falhas devido à possibilidade de ciclos anovulatórios. Porém elas tem, o direito de escolher essa possibilidade, sendo sempre orientadas da dupla proteção.

    E)
    Correto. Deve ser estimulado o uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais, por ser o único método que protege contra as DST/HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissiveis.

    Resposta do Professor: A.

    Referencia: Sociedade Brasileira de Pediatria. Anticoncepção na Adolescência. Guia Prático de Atualização, 2018.  


  • letra A, os adolescentes podem sim utilizar os metodos de anticoncepção descritos na letra a .


ID
2369095
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os acidentes por animais peçonhentos, analise as afirmativas.

I. O escorpionismo deve sempre ser considerado um agravo que necessita de atendimento imediato, pois o início das manifestações clínicas é precoce.

II. É uma medida que deve ser instituída no acidente ofídico por serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca): manter o membro picado elevado e estendido para alívio da dor e pressão sobre o compartimento.

III. Nos acidentes por abelhas, devem-se remover os ferrões da pele através de raspagem com lâmina, não sendo recomendada a remoção com pinça, pois pode comprimir a glândula ligada ao ferrão e inocular mais veneno no paciente.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Explicando a III:

    Em caso de acidente provocado por múltiplas picadas de abelhas, é preciso levar o acidentado rapidamente ao hospital, junto com alguns dos insetos que provocaram o acidente.

    A remoção dos ferrões pode ser feita por raspagem com lâminas, e não com pinças, pois esse procedimento resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão.

    FONTE: Ministério da saúde

  • todas as alternativas estão corretas

  • I. O escorpionismo deve sempre ser considerado um agravo que necessita de atendimento imediato, pois o início das manifestações clínicas é precoce.

    No escorpionismo, o tempo entre o acidente e o início de manifestações sistêmicas graves é relativamente mais curto do que nos acidentes ofídicos. Desse modo, em especial quanto às crianças, o diagnóstico e o tratamento oportunos são cruciais na reversão do quadro de envenenamento, sendo o suporte às condições vitais do acidentado indispensáveis para o sucesso do tratamento.

    II. É uma medida que deve ser instituída no acidente ofídico por serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca): manter o membro picado elevado e estendido para alívio da dor e pressão sobre o compartimento.

    Medidas gerais devem ser tomadas como:

    a) Manter elevado e estendido o segmento picado;

    b) Emprego de analgésicos para alívio da dor;

    c) Hidratação: manter o paciente hidratado, com diurese entre 30 a 40 ml/hora no adulto, e 1 a 2 ml/kg/hora na criança;

    d) Antibioticoterapia: o uso de antibióticos deverá ser indicado quando houver evidência de infecção.

    III. Nos acidentes por abelhas, devem-se remover os ferrões da pele através de raspagem com lâmina, não sendo recomendada a remoção com pinça, pois pode comprimir a glândula ligada ao ferrão e inocular mais veneno no paciente.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os acidentes por animais peçonhentos.

     

    I. Correto. O escorpionismo deve sempre ser considerado um agravo que necessita de atendimento imediato, pois o início das manifestações clínicas é precoce e, se não tratado com aplicação de soro, pode causar até a morte.

    II. Correto. É uma medida que deve ser instituída no acidente ofídico por serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca): manter o membro picado elevado e estendido para alívio da dor e pressão sobre o compartimento. Além disso, também se recomenda a higienização da área com água e sabão.

     

    III. Correto. Nos acidentes por abelhas, decorrente da injeção de toxinas através do aparelho inoculador (ferrão). Devem-se remover os ferrões da pele através de raspagem com lâmina, não sendo recomendada a remoção com pinça, pois pode comprimir a glândula ligada ao ferrão e inocular mais veneno no paciente. 

     

    Resposta do Professor: C)  Estão corretos I, II e III.


ID
2369098
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em caso de acidente ofídico, são medidas de primeiros socorros (primeiro atendimento) que devem ser tomadas, exceto

Alternativas
Comentários
  • Intervenções de enfermagem

     

    1. Coloque o paciente em repouso absoluto no leito, com elevação da região atingida pela picada (posição de drenagem de edema).

    2. Lave o local atingido com água e sabão e/ou solução antisséptica.

    3. Remova anéis, pulseiras, roupas ou quaisquer objetos constrictivos.

    4. Caso haja presença de garrote, não retirá-lo imediatamente (risco de choque).

    5. Instale acesso venoso em veia de médio calibre (antebraço/braço). Não puncione o membro afetado. A retirada do garrote deverá ser feita de forma gradual e lenta, levando-se em conta o nível de isquemia da extremidade.

    6. Na administração da soroterapia, verifique na prescrição o tipo e quantidade do soro. As ampolas deverão ser diluídas em 100 ml de SG 5% e infundidas, via EV, com gotejamento rápido.

    7. Realize profilaxia contra reações anafilactóides, com a administração prévia, 10 a 15 minutos, de anti-histamínico e corticóide conforme prescrição.

    8. Observe possíveis reações precoces durante a infusão, com vigilância permanente até 2 horas após o término.

    9. Caso seja observada urticária, tremores, tosse, náuseas, dor abdominal, rubor facial ou prurido, interromper imediatamente a infusão do soro e informar ao médico assistente, para a conduta específica. A soroterapia poderá ou não ser reiniciada a critério médico.

    10. Realize balanço hídrico rigoroso, mantendo hidratação adequada para diurese entre 30 a 40 ml/hora em adultos e 1 a 2 ml/kg/h em crianças.

    11. Mantenha o controle de sinais vitais.

     

    https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/12225/mod_resource/content/3/un03/top04p01.html

  • Não  entendi  porque a letra D está correta.Alguem poderia esclarecer  a minha dúvida?

  • Ana Elena, a questão pediu a ''exceção'', por isso é o gabarito!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre acidente ofídico e as medidas de primeiros socorros.

     

    A questão pede a alternativa incorreta.


    A)
    Correto.  É importante monitorar sinais vitais (pressão arterial e frequência cardíaca) para avaliar possíveis alterações após o acidente até o recebimento de atendimento adequado.


    B)
    Correto. Sempre que possível, manter o acidentado em repouso, evitando correr ou que se locomova por seus próprios meios para evitar o aumento da circulação sanguínea e consequentemente, espalhamento do veneno.

     

    C) Correto. Limpar o local da picada com água e sabão é sempre indicado para favorecer a higiene.


    D)  
    Incorreto. Não é recomendado fazer curativo, fechando o local da picada pois é comum a ocorrência de edema e necrose do local e esse tipo de curativo pode piorar a lesão.


    E)
    Correto.   Levar o acidentado, o quanto antes, para um hospital ou serviço de saúde mais próximo para que ele receba soro e atendimento adequado para evitar complicações.

     

     

    Resposta do Professor: D.


ID
2369101
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os procedimentos para a administração de vacinas, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação.Brasília-DF.2014

     

     

     

    a) Correto.

     

    b) Correto.

     

    c) Errado.


    Para a administração de vacinas, não é recomendada a assepsia da pele do usuário.

     

    Somente quando houver sujidade perceptível, a pele deve ser limpa utilizando-se água e sabão ou álcool a 70%, no caso de vacinação extramuros e em ambiente hospitalar.

     

    d) Correto.

     

    e) Correto.

  • Eu falaria em antissepsia.

  • A  E) TAMBEM ESTA ERRADA A VACINA CONTRA RAIVA É INTRAMUSCULAR

  • A vacina da raiva também pode ser administrada via ID.

  •                                                                                                          Vacina raiva (inativada)
    Via de administração: a vacina é administrada por via intramuscular, conforme orientação dada neste Manual, na Parte III, tópico 6.3.2.3.
    Notas: • Administre a vacina em crianças menores de 2 anos no músculo vasto lateral da coxa e, nos maiores de 2 anos, no deltoide, conforme orientação dada neste Manual, na Parte III, no tópico 6.3. • Em situação de pré-exposição, quando há necessidade de vacinar um grande contingente de pessoas, esta vacina também pode ser administrada por via intradérmica (0,1 mL) na inserção do músculo deltoide. 

    FONTE: file:///d:/user/Downloads/manual_procedimentos_vacinacao%20(3).pdf

  • eu tb fiquei surpresa com essa da vacina da raiva poder ser administrada intraderm
  • ID 0.5 ml? 

  • para a administração de vacinas, é sempre recomendada a assepsia da pele do usuário com água e sabão ou álcool a 70%. ERRADO

  • Comentando a letra E

    De acordo com o cartaz ''Esquema para profilaxia da raiva humana pós-exposição com vacina de cultivo celular''

    5. O volume a ser administrado varia conforme o laboratório produtor da vacina, podendo ser frascoampola na apresentação de 0,5mL ou 1,0mL.

    A) No caso da via intramuscular profunda (IM), deve-se aplicar a dose total do frasco-ampola para cada dia;

    B) para utilização da via intradérmica (ID), fracionar o frasco-ampola para 0,1ml/dose.

    Na via intradérmica (ID), o volume total da dose/dia é de 0,2 mL; no entanto, considerando que pela via ID o volume máximo a ser administrado é de 0,1 mL, será necessário duas aplicações de 0,1mL cada/dia, em regiões anatômicas diferentes.

    Assim, deve-se aplicar nos dias 0,3,7 e 28 - 2 doses, sempre em 2 locais distintos (sítio de administração).

  • NAO ENTENDI ESSA QUESTAO. ELE QUER A ERRADA OU A CERTA

  • A vacina da Raiva humana pode ser administrada tanto pela via intramuscular quanto a via Intradérmica.

    Todas essas informações estão no manual de procedimentos vacinação.


ID
2369104
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às contraindicações, às situações especiais, às situações para adiamento e às falsas contraindicações aos imunobiológicos, analise os itens.

I. Usuários com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave podem receber vacinas de agentes vivos atenuados.

II. A ocorrência de febre acima de 38,5ºC, após a administração de uma vacina, constitui contraindicação à dose subsequente.

III. O usuário que apresenta doença febril grave não deve ser vacinado até a resolução do quadro, para que os sinais e os sintomas da doença não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos relacionados à vacina.

IV. O uso de antibiótico, profilático ou terapêutico e antiviral, não contraindica o uso de imunobiológico.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação.Brasília-DF.2014

     

     

    Item I- Errado.

     

    2.2 Situações especiais

     

    • Usuários com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave não devem receber vacinas de agentes vivos atenuados.

     

    Item II- Errado.

     

    2.1 Contraindicações comuns a todo imunobiológico

     

    Notas:


    • A ocorrência de febre acima de 38,5ºC, após a administração de uma vacina, não constitui contraindicação à dose subsequente.


    • Quando ocorrer febre, administre antitérmico de acordo com a prescrição médica.


    • Não indique o uso de paracetamol antes ou imediatamente após a vacinação para não interferir na imunogenicidade da vacina.

     

     

    Item III-Correto.

     

     

    Item IV-Correto.


     

     

     

     

  •  

                                                                                                      GAB. Letra B

     

     

    I. Usuários com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave NÃO devem receber vacinas de agentes vivos atenuados.

     

    II. A ocorrência de febre acima de 38,5ºC, após a administração de uma vacina, NÃO constitui contraindicação à dose subsequente.

     

    III. O usuário que apresenta doença febril grave não deve ser vacinado até a resolução do quadro, para que os sinais e os sintomas da doença não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos relacionados à vacina.

     

    IV. O uso de antibiótico, profilático ou terapêutico e antiviral, não contraindica o uso de imunobiológico.

     

     

    - Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, MS, 2014.

     

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as contraindicações, situações especiais e para adiamento e falsas contraindicações aos imunobiológicos.

     

    I. Incorreto. Usuários com imunodeficiência clínica ou laboratorial não podem receber vacinas de agentes vivos atenuados devido ao risco de desenvolvimento de doença. Somente podem receber imunobiológicos de microrganismos inativados.

     

    II. Incorreto. A ocorrência de febre acima de 38,5ºC, após a administração de uma vacina, não constitui contraindicação à dose subsequente. Apenas quando os pacientes apresentam eventos adversos considerados graves.

     

    III. Correto. O usuário que apresenta doença febril grave não deve ser vacinado até a resolução do quadro, para que os sinais e os sintomas da doença não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos relacionados à vacina. Essa recomendação é de extrema importância para evitar complicações.

     

    IV. Correto. O uso de antibiótico, profilático ou terapêutico e antiviral, não contraindica o uso de imunobiológico pois esses não terão ação sobre o imunobiológico. 

     

    Resposta do Professor: B) Estão corretos somente III e IV.