- ID
- 2282734
- Banca
- IF-ES
- Órgão
- IF-ES
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
Considere a sequência abaixo:
(1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 ...)
Qual é o termo que ocupa a 211ª posição?
Considere a sequência abaixo:
(1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 ...)
Qual é o termo que ocupa a 211ª posição?
Sobre a Internet, marque a afirmativa INCORRETA.
É possível afirmar, com base na Lei nº 8112/90, que:
Leia as afirmativas acerca dos Institutos Federais de Educação, instituídos na Lei nº 11.892/08.
I) A oferta de curso superior de licenciatura é finalidade dos Institutos Federais, na medida em que o que se pretende é a formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.
II) É um objetivos dos Institutos Federais a ministração de cursos técnicos de nível médio prioritariamente integrados.
III) Uma das finalidades dos Institutos Federais é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os níveis e modalidades.
IV) O Instituto Federal deverá garantir até cinquenta por cento de suas vagas para o ensino médio técnico.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
I) Cianeto
II) Ácidos e álcalís
III) Chumbo
IV) Mercúrio
( ) Queima e corrói os tecidos com que entram em contato e, em casos extremos, podem fazer um orifício na parede estomacal.
( ) A não ser em doses muito pequenas, provoca o colapso da vítima. A morte é rápida em consequência da paralisia respiratória. Pode ser ingerido ou absorvido por um ferimento ou através da pele.
( ) Perigoso por ser razoavelmente volátil e facilmente assimilável pelas vias respiratórias, pela pele e pelo tubo digestivo. O envenenamento agudo provoca ferimentos na pele e nas mucosas, náusea aguda, vômitos, dores abdominais, diarreia sanguinolenta, lesões nos rins e morte num lapso de dez dias.
( ) O envenenamento agudo pode provocar anorexia, vômitos,
mal-estar, convulsões e injúria permanente no cérebro. Os casos
crônicos evidenciam-se pela perda de peso, fraqueza e anemia.
A condutividade elétrica é a medida da habilidade de uma solução aquosa de conduzir uma corrente elétrica devido à presença de íons. Para se fazer a medida desta propriedade, comumente é utilizado no laboratório o condutivímetro. Dado o exposto, analise as afirmativas abaixo sobre condutividade elétrica e o uso do condutivímetro.
I) A condutividade varia com a concentração total de substâncias ionizadas dissolvidas na água e da temperatura, porém independe da mobilidade e da valência dos íons dissolvidos.
II) O procedimento de medição de condutividade elétrica depende da marca e do modelo do condutivímetro utilizado, porém algumas etapas do procedimento são consideradas comuns, como a seguinte ordem: 1. Ligar o aparelho; 2. Deixar o equipamento ligado durante alguns minutos; 3. Lavar a sonda de condutividade elétrica com água destilada e enxugar com papel absorvente macio; 4. Calibrar o aparelho com solução padrão de condutividade elétrica; 5. Lavar e enxugar novamente a sonda; 6. Proceder a leitura de condutividade elétrica da amostra; 7. Após a leitura da amostra, lavar o eletrodo, enxugar e guardar conforme especificação do fabricante.
III) Como a condutividade elétrica é dependente da temperatura, os dados de condutividade elétrica devem ser acompanhados da temperatura na qual foi medida.
IV) A condutividade elétrica pode ser expressa por diferentes unidades. No Sistema Internacional de Unidades (S.I.), é reportada como Siemens por segundo (S/s).
O pH é uma medida da intensidade do caráter ácido ou básico de uma solução e é dado pela atividade do íon hidrogênio (H+). A medida do pH de uma solução pode ser realizada por diferentes métodos como o uso de indicadores ácido-base, indicadores universais e eletrométrico. O método eletrométrico utiliza um aparelho chamado pHmetro (peagâmetro ou medidor de pH) constituído basicamente de um potenciômetro e um eletrodo de hidrogênio. Assim, analise as afirmativas abaixo sobre pH e o uso e funcionamento do pHmetro.
I) A medição do pH pelo uso do pHmetro consiste na medição da diferença de potencial resultante da diferença de concentração de íons H+ entre a solução interna do eletrodo e a amostra, sendo convertido para a escala de pH.
II) O pH é uma propriedade expressa em mol/L. A escala de pH, compreendida entre 0 e 14, indica se o meio é ácido, básico ou neutro.
III) O eletrodo combinado de pH consiste de duas partes confeccionadas de vidro: um eletrodo de pH, que corresponde a parte interna, e outro eletrodo de referência, que corresponde a parte externa.
IV) Após o uso do pHmetro, o eletrodo de pH deverá ser guardado com a capa protetora do bulbo contendo água deionizada.
Equipamento
I) Autoclave
II) Bico de Bunsen
III) Bomba de Vácuo
IV) Agitador Magnético
V) Capela de Exaustão
Cuidados de utilização
( ) verificar o sistema de azeite e conectores de mangueira e o sistema dos recipientes no processamento para não haver vazamento dos líquidos.
( ) verificar a eficiência do filtro; a posição adequada, na área externa, em situação de altura de saída e nas condições recomendadas nas normas vigentes; utilizar, caso necessário, os equipamentos de proteção individual (barreira de proteção para os olhos, luvas especiais e adequadas para o produto a ser manipulado); deixar o material protegido até o final do procedimento; verificar a limpeza da área interna e arredores da manipulação e a limpeza do rótulo dos recipientes dos compostos químicos.
( ) verificar o nível de água, o funcionamento do manômetro, da marcação do tempo e pressão utilizados na esterilização; esperar o resfriamento antes da abertura da tampa ou porta; cuidar criteriosamente da utilização de material contaminado e sua separação de material não-contaminado; ao desligar o aparelho, deixá-lo esfriar completamente antes de abri-lo.
( ) verificar a adequação da instalação de gás, o sistema e
conectores de mangueira, e existência de vazamento; não
permitir a formação de aerossóis; não utilizar com amostras
potencialmente contaminadas com microorganismos patogênicos;
não utilizar próximo a compostos voláteis e explosivos.
Em relação às propriedades gerais da matéria, classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) A passagem do estado de vapor para o estado líquido é chamado sublimação;
( ) A fusão e a solidificação de uma substância ocorrem à mesma temperatura;
( ) Na vaporização de uma substância, durante a ebulição a temperatura permanece constante e coexistem as fases líquido e vapor.
( ) Conhecidos os pontos de fusão e ebulição de uma substância, é possível prever seu estado físico em qualquer temperatura.
Assinale a alternativa que apresenta nomenclaturas CORRETAS dos seguintes compostos:
I – Bicarbonato de sódio
II – Nitrato de potássio
III – Hidróxido de alumínio
IV – Ácido hipocloroso
Sobre biossegurança em laboratórios, analise as alternativas abaixo, verifique se são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e depois marque a resposta que contenha a sequência CORRETA:
( ) Entre os riscos individuais e coletivos de acidentes de laboratório, pode-se listar e classificar inicialmente os riscos em químicos, físicos e biológicos.
( ) De forma mais detalhada, a análise do risco no funcionamento integral de um estabelecimento pode ser originada ou relacionada com problemas hidráulicos e elétricos, sanitários e ecológicos, químicos, biológicos e radioativos, entre outros riscos físicos provenientes da utilização de instrumentos e aparelhos especiais.
( ) Em casos de acidente de causa química ou elétrica, alguns trabalhadores do setor, podendo ser um por turno de funcionamento, mesmo que cada turno tenha mais de um servidor, devem saber manipular correta e adequadamente os diversos aparelhos de controle e contenção de fogo (extintores específicos).
( ) A manipulação, acondicionamento temporário e descarte de resíduos tóxicos e contaminados dos setores devem ser acompanhados segundo recomendação técnica da Instituição e/ou órgão responsável no município, cidade ou estado.
( ) Os riscos hidráulicos e elétricos devem ser observados criteriosamente de forma ordenada e atenta e sua responsabilidade deve ser atribuída aos profissionais dos laboratórios, sem exceção, para minimização dos riscos de inundações, choques elétricos e incêndios.
Analise as afirmativas abaixo a respeito de alguns aparelhos e vidrarias utilizados em laboratório e suas aplicações:
I) O balão volumétrico possui colo longo, com traço de aferição situado em seu gargalo e é utilizado em reações, dissolução de substâncias e aquecimento de líquidos.
II) A bureta é um tubo cilíndrico graduado que possui uma torneira controladora de vazão na parte inferior e é utilizada principalmente em titulações.
III) A cápsula de porcelana é um recipiente de porcelana empregado na evaporação de líquidos em soluções.
IV) As pipetas graduadas e volumétricas são utilizadas em medições precisas de volumes, sendo que a pipeta graduada tem maior precisão do que a pipeta volumétrica.
Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas CORRETAS:
Analise as afirmativas abaixo sobre a classificação e propriedades dos óxidos, julgue se são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
( ) Os óxidos ácidos formam ácido quando reagem com água, e quando reagem com base formam sal e água.
( ) Óxidos neutros não reagem nem com água, ácido ou base. Podemos citar como exemplos de óxidos neutros o CO e o CO2.
( ) O óxido de cálcio, CaO, também chamado de cal viva, é um exemplo de óxido básico. Quando o CaO reage com a água, é formado o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, também chamado de cal hidratada ou cal extinta.
( ) O dióxido de enxofre é um óxido ácido e é um dos óxidos contribuintes para a chamada chuva ácida.