SóProvas



Prova IF-PE - 2017 - IF-PE - Arquiteto e Urbanista


ID
2305306
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 01 para responder à questão.


TEXTO 01

MÃES SURPREENDEM TORCEDORES UNIFORMIZADOS EM CLÁSSICO EM PE

Jogo entre Sport e Náutico na Arena PE teve iniciativa inédita de combate à violência

Por Daniel Gomes (08/02/2015)


    Escoltados pela Polícia Militar, torcedores organizados chegam à Arena Pernambuco. Enfileiram-se e tiram o ingresso do bolso para passar pelas catracas. Entram no palco da partida e, quando começam a entoar gritos de ordem, se deparam com seguranças de rostos bem conhecidos: suas próprias mães. Foi o que aconteceu antes do clássico entre Sport e Náutico, neste domingo. A ação, inédita, logicamente pegou de surpresa os uniformizados. 

    A iniciativa foi idealizada por uma agência internacional como mais uma medida de combate à violência. Há uma semana, na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, cenas lamentáveis foram registradas antes de Sport x Santa Cruz.

  Cerca de 30 mães se dividiram nas seguranças do setor onde são instaladas normalmente as organizadas. Todas elas, na torcida do Sport. Cristyane dos Santos Almeida era uma delas. Mãe de Jonatas Santos da Silva, de 22 anos e membro da principal organizada do Sport.

  - Acho que ele é da Torcida Jovem desde a primeira vez que foi para o campo. Não sei nem quem levou. Ele escondeu de mim durante um bom tempo que era da Torcida Jovem. Só me disse quando já estava maior de idade. Ele já se meteu em algumas fugindo de confusões... Por isso que eu acho válida esta ação.

(GOMES, Daniel. Mães surpreendem torcedores uniformizados em clássico em PE (Adaptado). Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/noticia/2015/02/maessurpreendem-torcedores-uniformizados-em-classico-em-pe.html>. Acesso em: 08 out. 2016.)

Acerca das estratégias e elementos coesivos do TEXTO 01, considere as afirmações abaixo.

I. A expressão “torcedores organizados” (1º parágrafo) mantém-se sem a necessidade do uso de pronomes pessoais do caso reto.
II. Há uma relação anafórica entre “seguranças de rostos bem conhecidos” e “suas próprias mães” (1º parágrafo).
III. As expressões “a ação” (1º parágrafo) e “a iniciativa” (2º parágrafo) relacionam-se ao mesmo referente.
IV. O pronome relativo “onde” (3º parágrafo) foi utilizado adequadamente, pois refere-se à palavra “setor”, que constitui lugar.
V. O pronome demonstrativo “isso”, presente na última frase do TEXTO 01, se relaciona à presença das mães dos torcedores nos estádios disfarçadas de seguranças.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

Alternativas

ID
2305309
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções” (2º parágrafo), se os vocábulos destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos”, desse modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos.
II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores” (6º parágrafo), os termos destacados poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções” sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • I ' ERRADA. Muda o referente e altera o sentido do texto.

    II. ERRADA. "controlar" não precisa estar no plural necessariamente

    III. CORRETA. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    IV. CORRETO. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    V. ERRADA. Tornaria errada gramaticalmente

    "Segundo o artigo, as gestões das emoções depende de três fatores:..."

  • Aos especialistas, minha dúvida:

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

     

    Fazendo a alteração, a frase não deveria receber crase?

     

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com à (estratégia) que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

  • Caro R neto, não há crase, pois essa é vedada após preposição. 

  • questãozinha difícil! Mas ótima para aprender bem sujeito.

  • III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    Em “a estratégia que usavam era muito parecida com que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam”

    MUDOU!

    IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimentotornando-o mais positivo

    MUDARAM!

  • Para responder é só ler até o III


ID
2305312
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.

I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.

II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.

III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.

V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque nao pode ser a letra B?

     

  • Não pode ser a "B", pois o item IV está errado, nele a vírgula esta sendo usada para separar orações subordinadas. 

  • Alguém me explique a proposição l e lll, por favor? Obrigada

  • vamos ao que segue...

     

    I - ERRADA, pois a citação é do autor e não do cientista.

     

    II - CERTO - os dois pontos estão introduzindo uma enumeração.

     

    III - CERTO - pois a vírgula é opcional para adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. 

     

    IV - ERRADO - Nesse caso não é facultativo, pois a retirada da vírgula mudaria o sentido da frase. Passando de uma subordinada adjetiva explicatica para uma restritiva.

     

    V - CERTO - podem ser trocados sem alterar o sentido. 

     

    Espero ter ajudado.

     

    Abraço


ID
2305315
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto.

II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome.

III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente.

IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens 

Alternativas
Comentários
  • A V está errada porque a referência é anafórica e não catafórica!

  • I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto. Existia um conhecimento anterior, que é retomado com uma nova informação. Correto. 

    II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome. Eles= estudantes 

    ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior.

    III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente. Pesquisadores/Estudantes

    IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

    V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”. Errado

    pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.


ID
2305324
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.

TEXTO 05
RECEITA

Tome-se um poeta não cansado,
Uma nuvem de sonho e uma flor,
Três gotas de tristeza, um tom dourado,
Uma veia sangrando de pavor.
Quando a massa já ferve e se retorce
Deita-se a luz dum corpo de mulher,
Duma pitada de morte se reforce,
Que um amor de poeta assim requer.

(SARAMAGO, José. Receita. Disponível em: http://www.avozdapoesia.com.br/obras_ler.php?obra_id=7542. Acesso: 04 out. 2016.)

A leitura do TEXTO 05 nos permite constatar que

Alternativas
Comentários
  • Texto injuntivo tem como exemplo uma recita de bolo, um manual de instruções. E a metáfora que o autor utiliza é de como se fazer um poema. Porém não se pode afirmar que eleé pragmático.

    Gabarito letra E

  • odeio interpretação de poema! ter que advinhar oq o poeta pensou é uó


ID
2305327
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 06 para responder à questão.

TEXTO 06
BOB DYLAN VENCE NOBEL DE LITERATURA

  O prêmio Nobel de Literatura 2016 foi atribuído a Bob Dylan, por ele ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana, anunciou hoje (13) a Academia Sueca. Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941 - compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.
  Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
  Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.
  Em 2012 Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Autor não informado. Bob Dylan vence Nobel de Literatura (Adaptado). NE 10 – Portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Disponível em: <http://entretenimento.ne10.uol.com.br/literatura/noticia/2016/10/13/bob-dylan-vence-nobel-de-literatura- 642412.php>. Acesso: 15 out. 2016.

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito a relação entre os termos é catafórica, pois o trecho "uma de suas principais canções" refere-se ao próximo termo "Like a Rolling Stones" e se está depois logo a menção é catafórica.

  • concordo com Lucas. Pensei a mesma coisa. 

  • ​a)​ Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal é o sujeito da oração, nada tem a ver com omissão do nome do cantor.

    b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. ​​correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista.

    c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. ​Pode ser em qualquer dia o "hoje", não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura.​

    d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. ​A ênfase é dada na idade.

    e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. ​"Se" é parte integrante do verbo: voltar-se = tender.

     

    Esse foi meu entendimento, se alguém puder complementar/corrigir, agradeço...​

  • Lucas, entendo que seria catafórica se estivesse mencionando à canção. No entanto o termo "suas" é um pronome possessivo que remete às canções ao cantor.

  • Alguém sabe dizer se essa resposta é do gabarito oficial, se não houve alteração de gabarito? Eu penso igual ao Lucas Rangel.

  • Pq a letra C está errada?

  • letra C é coesão referencial, pois apesar do "hoje" normalmente ser abstrato, neste caso foi identificado pelo "(13)".

    Para mim, a letra E estaria certa, pois o "se" se refere ao cantor "O cantor voltou-se ao...", havendo substituição de "cantor" por "se".

     

  • LETRA B

    ->No trecho “Uma de suas principais canções” (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto.

    Sua não se refere a canção , se refere ao Bob. Por isso é anafórica mesmo.

  • Gabarito B.

    Ótima explicação da colega Priscilla Marcelle.

  • Inacreditável esse gabarito! Essa banca não tem lógica alguma! É marcar a mais absurda para tentar acertar!


ID
2305333
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 08 para responder à questão.

TEXTO 08
UMA ESPERANÇA

    Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.
    Houve um grito abafado de um de meus filhos:
  - Uma esperança! E na parede, bem em cima de sua cadeira!
    Emoção dele também que unia em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha: esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.
[...]

(LISPECTOR, Clarice. Uma esperança (trecho). In: Felicidade Clandestina (contos). Rio de Janeiro: Rocco, 2009.) 

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adversativa

    II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Concessivas

    III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessivas

    IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Consecutiva

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformativas

  • III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.

    CONCESSIVAS: EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, PIOR QUE, APESAR DE QUE, POR MAIS QUE, SE BEM QUE, CONQUANTO, DADO QUE, NÃO OBSTANTE, MALGRADO, NEM QUE

     

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

    CONFORMATIVAS: SENGUNDO, COMO, CONFORME, CONSOANTE

     

  • GABARITO B

    ATENÇÃO : Pessoal, cuidado com a conjunção "e". Ela pode ser ADITIVA ou ADVERSATIVA. NUNCA deixem de analisar o contexto. Vejam que na frase "A esperança não deveria ter pousado e pousou.", uma coisa não deveria ter acontecido MAS aconteceu. A esperança não deveria ter pousado MAS pousou. Conseguem ver a ideia contrária? Então sempre analisem a questão.

    bons estudos

  • Alguém explica o erro do IV, por favor!

  • Bárbara Fonsêca, a IV é uma conjunção consecutiva.


ID
2312572
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um ambiente qualquer de pequenas dimensões, como o de um quarto ou de uma sala de escritório, no qual vai ser instalado um aparelho de ar-condicionado, este, para melhor rendimento e distribuição confortável da refrigeração, deve ser projetado e instalado

Alternativas
Comentários
  • Ares-condicionados trabalham melhor quando posicionados na parte superior do ambiente, situação que promove a convecção do ar quente para cima e do frio para baixo.

    Ser centralizado no alinhamento da parede promove distribuição equitativa do condicionamento no ambiente.

    A instalação na própria parede que faz separação com o ambiente externo diminui a distância entre as unidades condensadoras e evaporadoras, implicando menos gastos com tubulação de cobre.

  • LEMBRANDO:

    Ar quente - SOBE

    Ar frio - DESCE

    Por isso, ar condicionado em cima é sempre a melhor opção.


ID
2312575
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura

A alvenaria tradicional está bem presente na cultura de construção da maioria da população brasileira. Para erguer uma casa simples, normalmente utiliza-se o tijolo cerâmico ou de concreto, sendo necessária a criação de uma estrutura formada por vigas e pilares para sustentação do conjunto. Entretanto, o mundo moderno, aliado à tecnologia, tem apresentado outras possibilidades construtivas dentro do contexto da construção civil, como por exemplo, a construção de casas com paredes de concreto moldadas in loco. Comparado com outros métodos, este sistema traz as seguintes vantagens. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2312578
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento. Assinale a resposta INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • inferiores a 1,5cm, 1mm é inferior a 1,5cm, e longe de ser acessível, poderia acertar a questão prestando apenas atenção nesta palavra.

  • c) Os controles, botões, teclas e similares devem ser acionados através de pressão ou de alavanca. Recomenda-se que suas dimensões sejam inferiores a 1,5 cm. - INCORRETA


    4.6.7 Controles (dispositivos de comando ou acionamento) - Os controles, botões, teclas e similares devem ser acionados através de pressão ou de alavanca. Recomenda-se que pelo menos uma de suas dimensões seja igual ou superior a 2,5 cm

  • Alguém sabe em qual norma a questão se referencia?

    A NBR 9050/2015 traz no item 6.11.2.7 que o diâmetro do puxador deve ter entre 25 mm e 35 mm, o que torna as alternativas A e D incorretas também.

  • Questão com gabarito desatualizado devido à atualização da norma em 2020.

    9050/2015

    4.6.6.2 Os puxadores verticais para portas devem ter diâmetro entre 25 mm e 45 mm, com afastamento de no mínimo 40 mm entre o puxador e a superfície da porta. O puxador vertical deve ter comprimento mínimo de 0,30 m. Devem ser instalados a uma altura que pode variar entre 0,80 m  e 1,10 m do piso acabado, conforme Figura 16.

    4.6.6.3 Os puxadores horizontais para portas devem ter diâmetro entre 25 mm e 45 mm, com afastamento de no mínimo 40 mm. Devem ser instalados a uma altura que pode variar entre 0,80 m 

     e 1,10 m do piso acabado, conforme Figura 16.

    9050/2020

    4.6.6.2 Os puxadores verticais para portas devem ter diâmetro entre 25 mm e 35 mm, com afastamento de no mínimo 40 mm entre o puxador e a superfície da porta. O puxador vertical deve ter comprimento mínimo de 0,30 m, afastado 0,10 m do batente. Devem ser instalados a 

    4.6.6.3 Os puxadores horizontais para portas devem ter diâmetro entre 25 mm e 35 mm, com afastamento de no mínimo 40 mm entre o puxador e a superfície da porta. O puxador horizontal deve ter comprimento mínimo de 0,40 m, afastado 0,10 m do batente (do lado das dobradiças), conforme Figura 24. Devem ser instalados na altura da maçaneta e, na sua inexistência, a uma altura entre 0,80 m a 1,10 m medidos do eixo do puxador ao piso acabado. Em caso de porta de sanitários deve atender os requisitos de 6.11.2.7.

  • Como o colega falou, está desatualizada, agora os diâmetros são entre 25 e 35mm

    Gabarito letra B

    7.6.7 Controles (dispositivos de comando ou acionamento)

    Os controles, botões, teclas e similares devem ser acionados através de pressão ou de alavanca. Recomenda-se que, pelo menos, uma de suas dimensões seja igual ou superior a 2,5 cm


ID
2312581
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em topografia, ângulos verticais são medidos entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte. Eles podem se apresentar

I. ascendentes, acima do plano do horizonte.

II. com origem no Zênite ou Nadir, a partir da vertical do lugar.

III. intermediários, quando abaixo de 45º.

IV. descendentes, abaixo do plano do horizonte.

V. zerados. Estão

CORRETAS as afirmações constantes nos itens 

Alternativas
Comentários
  • http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost01.pdf (Brandalize)

    11.2. Ângulos Verticais

    Como descrito anteriormente, a medida dos ângulos verticais, em alguns aparelhos, poderá ser feita da seguinte maneira:

    a) Com Origem no Horizonte

    Quando recebe o nome de ângulo vertical ou inclinação, variando de 0º a 90º em direção ascendente (acima do horizonte) ou (abaixo do horizonte).

    b) Com Origem no Zênite ou no Nadir

    Quando recebe o nome de ângulo zenital ou nadiral, variando de 0º a 360º.


ID
2312584
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 9050/15 aplica os seguintes termos e definições. Numere os termos a seguir com suas referidas definições.

I. ACESSIBILIDADE

II. ACESSÍVEL

III. ADAPTADO

IV. ADEQUADO

V. ÁREA DE APROXIMAÇÃO 


( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis.

( ) Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

( ) Espaço sem obstáculos, destinado a garantir manobra, deslocamento e aproximação de todas as pessoas, para utilização de mobiliário ou elemento com autonomia e segurança.

( ) Espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa.

( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

     

    NBR 9050/2015

     

    I. ACESSIBILIDADE

    3.1.1 acessibilidade possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edifcações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com defciência ou mobilidade reduzida

     

    II. ACESSÍVEL

    3.1.2 acessível espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edifcações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa

     

    III. ADAPTADO

    3.1.4 adaptado - espaço, edifcação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis

     

    IV. ADEQUADO

    3.1.5 adequado - espaço, edifcação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis

     

    V. ÁREA DE APROXIMAÇÃO 

    3.1.7 área de aproximação - espaço sem obstáculos, destinado a garantir manobra, deslocamento e aproximação

  • Primeira frase: ...cujas características originais foram alteradas posteriormente = adaptado.

    Somente a opção (B) começa com III.


    Próxima questão.

  • Gab. B

    (III. ADAPTADO ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis.

    (I. ACESSIBILIDADE ) Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

    (V. ÁREA DE APROXIMAÇÃO ) Espaço sem obstáculos, destinado a garantir manobra, deslocamento e aproximação de todas as pessoas, para utilização de mobiliário ou elemento com autonomia e segurança.

    (II. ACESSÍVEL) Espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa.

    (IV. ADEQUADO ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis.


ID
2312587
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os sistemas construtivos são formados por um conjunto de subsistemas e componentes que se relacionam entre si, segundo seus próprios processos e métodos de construção, e terão como resultado final o edifício. De acordo com a divisão do subsistema estrutural a seguir, relacione os elementos que compõem cada um deles. 

I. SUPRAESTRUTURA 

II. INFRAESTRUTURA 


( ) PILARES 

( ) BALDRAME

( ) RADIER

( ) VIGAS

( ) ALICERCE 

( ) SAPATAS

( ) COBERTURA

( ) ESTACAS

( ) LAJES 

A sequência CORRETA, de cima para baixo é 

Alternativas
Comentários
  • A supraestrutura é a parte superior da estrutura de uma edificação que suporta as cargas dos diversos pavimentos e as transmite para a infraestrutura.

    Entre os elementos que formam a supraestrutura estão:

    1. Lajes;
    2. Vigas;
    3. Pilares.

    Alternativa correta: (A)

    (I) SUPRAESTRUTURA

    (II) INFRAESTRUTURA

    (I) PILARES; (II) BALDRAME; (II) RADIER; (I) VIGAS; (II) ALICERCE; (II) SAPATAS; (I) COBERTURA; (II) ESTACAS; (I) LAJES

  • mais fácil que projetar uma porta! kkkkkkk


ID
2312590
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na fase de estudos de um projeto arquitetônico, a previsão de passagem de dutos de arcondicionado deve, preferencialmente, ser compatibilizada com os estudos da estrutura do edifício em questão, para evitar

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Evitar que façam vãos nas vigas para a passagem de dutos, o que pode comprometer a estabilidade da estrutura.


ID
2312593
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a norma ISO 7730, sobre o conforto térmico:

I. O calor produzido no corpo é determinado pelo nível de atividade da pessoa, sendo variável com a idade e sexo.

II. Este calor é trocado com o ambiente exterior por condução, convecção, radiação e vaporação.

III. A convecção não depende da temperatura do ar exterior.

IV. A radiação depende da temperatura média radiante.

V. A evaporação depende da umidade do ar e de sua velocidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A convecção DEPENDE da temperatura do ar exterior.

  • I. O calor produzido no corpo é determinado pelo nível de atividade da pessoa, sendo variável com a idade e sexo. Tanto o calor produzido quanto o dissipado pelo corpo dependem da atividade que o indivíduo desenvolve.

    II. Este calor é trocado com o ambiente exterior por condução, convecção, radiação e vaporação. O calor é dissipado através de condução, convecção, radiação (trocas secas) e evaporação (tocas úmidas).

    III. A convecção não depende da temperatura do ar exterior. As trocas de calor por convecção são ativadas pela velocidade do ar.

    IV. A radiação depende da temperatura média radiante.

    V. A evaporação depende da umidade do ar e de sua velocidade.


ID
2312596
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Há, na atualidade, uma enorme preocupação por parte dos formadores de profissionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo, que, na maioria dos cursos do Brasil, são professores também arquitetos, com o risco que pode acarretar para os sítios, lugares e cidades e, por conseguinte, para a sociedade, a contextualização da arquitetura “pelo edifício no lote de terreno” tal qual foi a prática por várias décadas no Brasil, sem considerar o território enquanto direito, na melhor forma de uso, por todos os cidadãos. Essa preocupação tem ditado alguns fundamentos, ora em artigos, muito em ementas de disciplinas, pouco em livros nacionais. Leia atentamente as colocações que seguem, e aponte, entre elas, a fundamentação abrangente e a não procedente, respectivamente, em consonância com esse diálogo. 

I. Cada profissional pode desenvolver uma metodologia ou uma ordem própria “de pensar” os projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, mas sempre com o foco no usuário/cliente e no contexto urbano, ou seja, indissociavelmente, no edifício e na cidade.

II. A identificação precisa do usuário, do tema e do contexto urbano; o programa de necessidades, as referências; a identificação autoral com sistemas construtivos e formas que possam influenciar o partido plástico; os dimensionamentos e leiautes, os traçados, esboços e maquetes até chegar na proposta.

III. O centro das atenções primeiro no objeto arquitetônico, no seu programa e nas possíveis formas plásticas; e segundo, no contexto urbano, com seus condicionantes naturais e suas interferências estruturais de serviços.

IV. A aptidão para o desenho à mão, atributo considerado por vários autores como fundamental e indispensável para a comunicação do arquiteto, urbanista e paisagista com o seu universo de trabalho e a sua clientela.

V. O exercício da percepção, do olhar sobre “o que se vê no dia-a-dia” e nas referências; o que se imagina sobre o tema; o que inspira a produção projetual e o que se representa ou apresenta por meio de modelos físicos.

Assinale a alternativa com a correspondência CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Gente quem entender essa questão e puder explicar por favor.

    não entendi pq a II está errada, sendo a I Mais correta q a II, e pq a IV está incorreta!? Mtos consideram o desenho a mão importante é essencial

  • A questão aborda a atualidade no ramo de arquiteura, em que não se pode pensar na edificação dissociada do entorno e do restante da cidade, por não fazerem isso no passado fomos impactados com desastres naturais de grande significância

    Única alternativa que contempla essa visão mais ampla é a I... logo, alternativa C


ID
2312599
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relacione a segunda coluna de acordo com o que indica a primeira acerca do diferencial dos softwares ou plataformas listados. 

(1) software autoCAD em 2D                  

(2) modelagem em 3D                            

(3) a sigla “CAD”                                     

(4) recursos do sketchup                        

(5) BIM (building information model)       


( ) imagens tridimensionais


( ) modelagem da informação da construção


( ) desenho técnico em duas dimensões


( ) modelagem da volumetria arquitetônica


( ) desenho auxiliado por computador


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é 

Alternativas
Comentários
  • (2) imagens tridimensionais

    (5) modelagem da informação da construção

    (1) desenho técnico em duas dimensões

    (4) modelagem da volumetria arquitetônica

    (3) desenho auxiliado por computador

    ✅LETRA E


ID
2312602
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura

De acordo com a Lei Municipal de Uso e Ocupação do Solo da Cidade de Recife, que estabelece critérios e parâmetros para orientar e ordenar o crescimento urbano, analise as afirmativas abaixo.

I. Entre os parâmetros urbanísticos reguladores da ocupação do solo estão: a Taxa de Solo Natural do Terreno – TSN e o Coeficiente de Utilização do Terreno - µ.

II. O Coeficiente de Utilização (µ), estabelecido em sintonia com os instrumentos da política de produção e organização do espaço, corresponde a um índice definido por Zona que, multiplicado pela área do terreno, resulta na área mínima de construção permitida, determinando, juntamente com os demais parâmetros urbanísticos, o potencial construtivo do terreno.

III. Para as edificações com até 2 (dois) pavimentos, o afastamento frontal poderá obedecer ao alinhamento dominante na testada da quadra, conforme estudo específico, elaborado para o local, pelo Órgão Municipal competente, por solicitação do interessado.

IV. As quadras esportivas e passeios ou acessos, quando revestidos por material impermeável, não serão consideradas áreas de solo natural.

V. Para o acesso às áreas de estacionamento de veículos, será permitido o rebaixamento do meio-fio, desde que o número de vagas seja inferior ou igual a 10 (dez).

Assinale a alternativa em que TODOS os itens seguem os requisitos da legislação.

Alternativas

ID
2312605
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura

Não será computado, no coeficiente de utilização de cada zona, o índice resultante da área destinada às vagas de estacionamento de veículos, desde que se atenda aos seguintes critérios:

I. Na hipótese de a área resultante do índice acrescido não ser totalmente utilizada para o estacionamento, a área remanescente não poderá ser destinada ao uso condominial.

II As vagas deverão ser numeradas e atender às dimensões mínimas constantes na tabela do inciso III, do artigo 76, da LUOS, sendo permitidas vagas duplas enfileiradas desde que vinculadas a uma mesma unidade.

III. O sistema de circulação adotado deverá ser dimensionado de forma a permitir as manobras necessárias, garantindo o acesso à vaga.

IV. Será estimada uma área de 25m² (vinte e cinco metros quadrados), destinada à guarda do veículo, circulação e manobra.

V. No caso de imóveis reformados ou com mudança de uso sem reforma, cuja área resultante seja menor ou igual a 60m² (sessenta metros quadrados), não será mantido o número de vagas existentes antes da reforma ou da mudança do uso sem reforma.

Assinale a alternativa que contem apenas os itens CORRETOS.

Alternativas

ID
2312608
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A construção de espaços que tragam condições de conforto ao homem em sua vida cotidiana, num ambiente fechado, é um assunto que cabe à Arquitetura encontrar as melhores soluções para minimizarem as diferenças de sensações térmicas existentes nestes locais. No nordeste brasileiro, o calor e luz intensos são fatores que se evidenciam no ambiente tropical. Analise as proposições a seguir.

I. Pés direitos baixos e paredes compactas prejudicam o isolamento térmico do ambiente.

II. Pés direitos altos e paredes vazadas não favorecem a circulação de ar no ambiente interno.

III. Elementos vazados e paredes recuadas amenizam a temperatura do local.

IV. Áreas sombreadas com uso de varandas criam agradáveis espaços de permanência.

V. Pinturas em cores escuras, em ambientes externos, absorvem menos calor.

Assim, num projeto arquitetônico, para uma realidade nordestina, devem ser considerados os seguintes fatores: 

Alternativas
Comentários
  • I. Pés direitos baixos e paredes compactas prejudicam o isolamento térmico do ambiente. CORRETO

    II. Pés direitos altos e paredes vazadas não favorecem a circulação de ar no ambiente interno. ERRO ESTÁ EM DIZER QUE NÃO FAVORECE

    III. Elementos vazados e paredes recuadas amenizam a temperatura do local.CORRETO

    IV. Áreas sombreadas com uso de varandas criam agradáveis espaços de permanência.CORRETO

    V. Pinturas em cores escuras, em ambientes externos, absorvem menos calor. ABSORVE MAIS CALOR

  • Pq a 1 é correta? Edificações compactas possibilitam que menos superfície fiquem expostas ao sol. Além disso, acho q as paredes compactas impactariam na inercia térmica e não no isolamento térmico. Alguém me explica?

  • Valter, como o enunciado deu o contexto da questão de passando no Nordeste, uma edificação compacta e com baixo pé direito favoreceria o acúmulo de calor e aumento da temperatura, o que seria o contrário de se isolar das altas temperaturas externas. Quem sabe em outro contexto, num lugar frio, essa alternativa seria falsa.

ID
2312611
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura

No Brasil, a questão da acessibilidade universal tem os seus paradigmas na Constituição Federal. Em cumprimento ao que por ela é preconizado, o que contribuiu e influiu para o detalhamento das normas brasileiras sobre o tema?

Alternativas

ID
2312614
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Desenho Universal tem sido decisivo na conquista de uma Arquitetura inclusiva. Com a Lei brasileira Nº 13.146/15, que dispõe sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o planejamento arquitetônico tem sido mudado e vem incorporando novas ideias com base nas normas no desenho universal. A NBR 9050/15 define aspectos relacionados às condições de acessibilidade no meio urbano. Analise as afirmativas a seguir e assinale a resposta CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • a) É opcional o uso de proteções laterais ao longo de rotas acessíveis. 

    4.3.7 Proteção contra queda ao longo de rotas acessíveis

    Devem ser previstas proteções laterais ao longo de rotas acessíveis, para impedir que pessoas sofram ferimentos em decorrência de quedas.

    -

    b) As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., necessitam ser acessíveis.

    Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

    1 Escopo

    [...] As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., não necessitam ser acessíveis.

    -

    C c) Considera-se o módulo de referência a projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não.

    4.2.2 Módulo de referência (M.R.)

    Considera-se o módulo de referência a projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não, conforme Figura 3.

    -

    E d) Quando rotas acessíveis, rampas, terraços, caminhos elevados ou plataformas sem vedações laterais forem delimitados em um ou ambos os lados por superfície que se incline para baixo com desnível, que seja superior a 0,60 m, pode ser prevista a instalação de proteção lateral com, no mínimo, as características de guarda-corpo

    4.3.7 Proteção contra queda ao longo de rotas acessíveis

    [...]  Quando rotas acessíveis, rampas, terraços, caminhos elevados ou plataformas sem vedações laterais forem delimitados em um ou ambos os lados por superfície que se incline para baixo com desnível superior a 0,60 m, deve ser prevista a instalação de proteção lateral com no mínimo as características de guarda-corpo, conforme indicação C da Figura 10.

    -

    E e) Mobiliários com altura entre 0,60 m e 2,10 m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências com menos de 0,10 m de profundidade.

    4.3.3 Mobiliários na rota acessível

    Mobiliários com altura entre 0,60 m até 2,10 m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências com mais de 0,10 m de profundidade.

  • É opcional o uso de proteções laterais ao longo de rotas acessíveis.

    Devem ser previstas proteções laterais ao longo de rotas acessíveis, para impedir que pessoas sofram ferimentos em decorrência de quedas.

    As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., necessitam ser acessíveis

    As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., não necessitam ser acessíveis.

    Quando rotas acessíveis, rampas, terraços, caminhos elevados ou plataformas sem vedações laterais forem delimitados em um ou ambos os lados por superfície que se incline para baixo com desnível, que seja superior a 0,60 m, pode ser prevista a instalação de proteção lateral com, no mínimo, as características de guarda-corpo

    Quando rotas acessíveis, rampas, terraços, caminhos elevados ou plataformas sem vedações laterais forem delimitados em um ou ambos os lados por superfície que se incline para baixo com desnível superior a 0,60 m, deve ser prevista a instalação de proteção lateral com no mínimo as características de guarda-corpo

    Mobiliários com altura entre 0,60 m e 2,10 m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências com menos de 0,10 m de profundidade.

    Mobiliários com altura entre 0,60 m até 2,10 m do piso podem representar riscos para pessoas com defciências visuais, caso tenham saliências com mais de 0,10 m de profundidade.  

  • Referente a letra (d); Houve atualização da norma em ago/2020

    Com a atualização, desníveis menores que 0,18 não precisam de proteções laterais como antigamente, além disso, mudou-se alguns detalhes.

    9050/20

    4.3.7 Proteção contra queda ao longo das áreas de circulação 

    Devem ser previstas proteções contra queda em áreas de circulação limitadas por superfícies laterais, planas ou inclinadas, com declives em relação ao plano de circulação e que tenham a altura do desnível igual ou acima de 0,18 m. 

    HÁ 3 SITUAÇÕES PREVISTAS NA NORMA:

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    DESNÍVEL: 0,18cm ≤ x ≤ 0,60cm

    ~~~~> SITUAÇÃO 1) Proteção contra queda com margem plana

    Margem plana 0,60cm

    A faixa de proteção deve ter piso diferenciado quanto ao contraste tátil e visual 30 pontos 

    Talude com inclinação ≥ 1:3

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    DESNÍVEL: 0,18cm ≤ x ≤ 0,60cm

    ~~~~> SITUAÇÃO 2) Proteção lateral vertical de no mínimo 0,15cm

    contraste tátil e visual 60 pontos 

    Talude com inclinação ≥ 1:3

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    DESNÍVEL: 0,60cm

    ~~~~> SITUAÇÃO 3) Proteção lateral contra queda com GUARDA CORPO

    contraste tátil e visual 60 pontos 

    Talude com inclinação ≥ 1:2

    OBS.Os guarda-corpos devem atender às ABNT NBR 9077(SAÍDA DE EMERGÊNCIA) e ABNT NBR 14718(GUARDA-CORPOS PARA EDIFICAÇÃO).


ID
2312617
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando as ocupações de edificações destinadas a escolas de 1º e 2º graus (hoje, ensino fundamental e médio), faculdades e universidades, centros e fundações de ensino em todos os graus (níveis), escolas técnicas e profissionalizantes, centros de formação, aperfeiçoamento, habilitação e atualização de profissionais; bem como ginásios de musculação e congêneres, academias de ginástica e congêneres, escolas de natação e congêneres, bancas de estudo e congêneres, escolas, centros e fundações de ensino e educação de deficientes (pessoas portadoras de deficiência) forem desenvolvidas no interior de edificações de ocupação diversa destas, prevalecerá, para fins de dimensionamento de sistemas de segurança contra incêndio e pânico,

Alternativas
Comentários
  • "Art. 5o. Os riscos serão classificados pelas respectivas classes de ocupação, em conformidade com a Tarifa de Seguro-Incêndio do Brasil do IRB, para fins de dimensionamento dos sistemas de Segurança contra incêndio e pânico de que trata o presente Código. 

    § 3º Sempre que não for constatado o devido isolamento dos riscos, a classificação será feita pela ocupação de maior risco. "

    COSCIP

    GAB. - E


ID
2312620
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao programa AutoCad 2014, assinale a alternativa que NÃO associa corretamente o comando a seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • • Dynamic Input – O AutoCAD, a partir da versão 2006, nos fornece uma interface de comando similar à LINHA DE COMANDO, próxima do cursor. Isto mantém o foco do desenhista na área de trabalho. Pode ser usada para substituir a LINHA DE COMANDO quando esta estiver desabilitada.

    http://www.ltc.ufes.br/CAD/CAD%20-%20Engenharia%20de%20Produ%C3%A7%C3%A3o-%20Apostila.pdf

  • Tecla - Recurso - Descrição

    F1 Ajuda. Exibe a Ajuda para a dica de ferramenta, comando, paleta ou caixa de diálogo atual.

    F2 Histórico estendido. Exibe um histórico de comando estendido na janela de comando.

    F3 Snap a objeto. Ativa e desativa o snap a objeto.

    F4 Snap ao objeto 3D. Ativa e desativa snaps ao objeto em 3D adicionais.

    F5 PlanoIso. Alterna entre configurações de plano isométrico bidimensional.

    F6 UCS dinâmico (somente AutoCAD). Ativa e desativa o alinhamento UCS em superfícies planas.

    F7 Exibição de grade. Ativa e desativa a exibição da grade.

    F8 Orto. Bloqueia o movimento do cursor na horizontal ou na vertical.

    F9 Snap à grade. Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados na grade.

    F10 Rastreamento polar. Guia o movimento do cursor aos ângulos especificados.

    F11 Rastreamento de snap a objeto.Rastreia o cursor horizontal e verticalmente de localizações de snap ao objeto.

    F12 Entrada dinâmica. Exibe as distâncias e ângulos próximos ao cursor e aceita a entrada ao usar a tecla Tab entre os campos.

  • Dynamic Imput (Entrada dinâmica) 

    Quando ativado mostra caixas e menus próximos ao cursor que auxiliam na execução dos comandos. Servem como uma extensão da Caixa de Comando, porém não servem como substitutos, pois podem não conter todas as opções disponíveis para os mesmos.


ID
2312623
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na representação de projetos arquitetônicos, são apresentados vários desenhos, entre eles a planta de situação, localização (locação) da edificação no terreno, a planta baixa e cortes, detalhes construtivos. De acordo com a NBR 6492/94, a planta de situação deve conter:

I. Curvas de nível existentes e projetadas.

II. Indicação do norte, vias de acesso.

III. Arruamento e logradouros adjacentes com respectivos equipamentos urbanos.

IV. Demarcação das paredes da edificação.

V. Representação gráfica de planos externos da edificação.

Assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492

    Planta de situação
    A planta de situação deve conter:

    a)  simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma;

    b)  curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais;

    c)  indicação do norte;

    d)  vias de acesso ao conjunto, arruamento e logra- douros adjacentes com os respectivos equipa- mentos urbanos;

    e)  indicação das áreas a serem edificadas;

    f)  denominação dos diversos edifícios ou blocos;

    g)  construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi;

    h)  escalas;

    i)  notasgerais,desenhosdereferênciaecarimbo. 

  • I. Curvas de nível existentes e projetadas. ( CORRETO) 

    II. Indicação do norte, vias de acesso. (CORRETO)

    III. Arruamento e logradouros adjacentes com respectivos equipamentos urbanos. (CORRETO)

    IV. Demarcação das paredes da edificação. (ERRADO) 

    V. Representação gráfica de planos externos da edificação.(ERRADO)

     


ID
2312626
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura

Para aprovação de projetos de legalização, analise os itens abaixo.

I. No ato de expedição do Alvará de construção, permanecerá arquivado, na Regional, um jogo completo do projeto aprovado e licenciado pelo Setor de Análise de Processos, contendo os carimbos comprobatórios das aprovações em todos os órgãos necessários.

II. Deve-se anexar comprovante de propriedade do imóvel.

III. A Tramitação dos processos poderá ser iniciada antes da apropriação do pagamento da taxa pelo sistema de arrecadação da SEFIN (Secretaria de Finanças) ou da apresentação na Gerência Regional pertinente, do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) pago.

IV. O número da Inscrição Imobiliária atualizada do imóvel deve ser apresentado.

V. Nem todos os documentos necessitam ser apresentados em cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais.

Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS. 

Alternativas

ID
2312629
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Associe a segunda coluna com a primeira, considerando o que é pertinente e adequado na prática do desenvolvimento das etapas de estudo de projetos de arquitetura, ainda recomendada nas salas de aula e ainda praticada por muitos profissionais mesmo que estes também usem os recursos de desenho digitalizados. 

(1) Detalhamentos                                    

(2) Croquis e estudo preliminar                 

(3) Memorial justificativo                           

(4) Projeto executivo

(5) Programa de necessidades        


( ) apresentado com croquis, gráficos e textos.

( ) desenhado por instrumentos ou digitalizado.


( ) representados em desenhos ampliados


( ) texto descritivo, ilustrações, fluxogramas.

( ) desenhados livremente à mão.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é 

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa (D)

  • (1) Detalhamentos                            (representados em desenhos ampliados)                  

    (2) Croquis e estudo preliminar        (desenhados livremente à mão)         

    (3) Memorial justificativo                  (apresentado com croquis, gráficos e textos)

    (4) Projeto executivo                        (desenhado por instrumentos ou digitalizado)

    (5) Programa de necessidades       (texto descritivo, ilustrações, fluxogramas)

     





     



     

     


ID
2312632
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura

O desenho do levantamento topográfico deve representar as características da superfície do terreno, suas curvas de nível e perfis. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às seguintes afirmações. 

Alternativas

ID
2312635
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 13532/95 trata da elaboração dos projetos de Arquitetura. De acordo com essa norma, nas etapas do projeto arquitetônico estão presentes, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Letra e

    Componentes construtivos não constitui etapa de Atividade Técnica, trata-se de um Objeto do projeto, segundo a NBR  13 531.

  • NBR cancelada em 15/12/2017 e substituída por : ABNT NBR 16636-1:2017.


ID
2312638
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura

As intervenções arquitetônicas objetivam a proteção, requalificação e valorização do patrimônio edificado. De acordo com a NBR 5674/99, o projeto de um serviço de manutenção deve incluir:

I. Especificações detalhadas dos materiais e procedimentos de execução.

II. Desenhos e plantas, incluindo detalhes.

III. Programação de atividades, incluindo, quando necessário, a previsão de estágios intermediários para o controle da qualidade dos serviços realizados.

IV. Dispositivos de sinalização e proteção dos usuários.

V. Acessos seguros a todos os locais da edificação onde sejam realizadas inspeções e serviços de manutenção.

Estão CORRETOS 

Alternativas

ID
2312641
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sinalização tátil e visual de alerta em pisos prevista na Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos deve ser utilizada para

I. informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa.

II. orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços.

III. informar as mudanças de direção ou opções de percursos.

IV. indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas.

V. indicar a existência de patamares nas escadas e rampas bem como as travessias de pedestres.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GAB = B

    Sinalização tátil e visual de alerta em pisos deve ser utilizada para:

    Informar as mudanças de direção ou opções de percursos.

    Indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas.

    Indicar a existência de patamares nas escadas e rampas bem como as travessias de pedestres.

    Informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa.

    Orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços.

  • Segundo a NBR 9050/15:

    5.4.6.3 Sinalização tátil e visual de alerta

    A sinalização tátil e visual de alerta no piso deve ser utilizada para:

    a) informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa; (item I)

    b) orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos, como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços; (item II)

    c) informar as mudanças de direção ou opções de percursos; (item III)

    d) indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas; (item IV)

    e) indicar a existência de patamares nas escadas e rampas; (item V)

    f) indicar as travessias de pedestres. (item V)


ID
2312644
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Associe os atributos listados na segunda coluna com os locais, elementos ou situações elencadas na primeira coluna.

(1) Em áreas comuns de pavimentos:                      

(2) Em degraus de escadas:                                     

(3) Em prédios com mais de 40 pavimentos:            

(4) Em casas de espetáculo e diversão:                   

(5) Nos incêndios em edifícios:                                 


( ) obrigatoriedade de heliponto.


( ) sinais luminosos, rotas de fuga.

( ) escada do tipo magirus.

( ) bypass (passagem secundária).

( ) tratamento antiderrapante. 


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe qual fonte estão essas informações sobre a escada magirus e o regime de bypass?

  • Escada Magirus são aquelas usadas nos carros do corpo de bombeiros que estende a altura.

  • bypass eu só tinha visto em Grey's anatomy

ID
2312647
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A topografia é um recurso “base” de qualquer projeto ou qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Segundo Domingues (1979), “obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento” se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. Considerando, agora, um assentamento de unidades habitacionais em terreno com declividade acentuada, quais medidas seriam mais indicadas para viabilizar um traçado viário adequado e otimizar a locação de habitações e equipamentos de uso comum de forma mais econômica? 

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Deve-se ter cuidado ao implantar as ruas para que os lotes que fiquem a jusante não fiquem prejudicados. Para evitar que isso ocorra, é necessário baixar o nível de implantação da rua, utilizando terra do corte para aterrar os lotes a jusante, de modo que todos os lotes terão uma boa implantação.

    FONTE: Loteamentos urbanos. Juan Luis Mascaró

  • Complementando...

    O modo de implantação de sistema viário mais econômico sempre será o que fizer menos alterações no ambiente.

    FONTE: Loteamentos urbanos. Juan Luis Mascaró


ID
2312650
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo o Artigo 216 da Constituição Federal, constituem patrimônio cultural brasileiro:

I. As formas de expressão.

II. Os modos de criar, fazer e viver.

III. As criações científicas, artísticas e tecnológicas.

IV. As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.

V. Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Assinale a alternativa que contém os itens, entre esses cinco referenciados no aludido Artigo 216, que dizem respeito ao Patrimônio Material enquanto bens.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.


ID
2312653
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em seu Artigo 30, decreta que: “nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior e de Educação Profissional e Tecnológica, públicas e privadas”, devem ser adotadas sete medidas. Sobre esse assunto, analise os itens a seguir.

I. Atendimento psicológico à pessoa com deficiência inclusive para seus familiares e atendentes pessoais.

II. Participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar.

III. Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços.

IV. Recebimento de restituição de imposto de renda pela pessoa com deficiência ou seu responsável.

V. Disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.

São CORRETAS e VERDADEIRAS as medidas constantes nos itens 

Alternativas
Comentários
  • Item correto letra B

    O art. 30 da LBI refere-se às regras básicas e não exaustivas a serem obedecidas com relação ao processo seletivo para o ingresso e a permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológicos, públicas e privadas, visando garantir o princípio da igualdade em relação à pessoa com deficiência. É óbvio que, em algumas situações, a deficiência apresentada pelo candidato pode interferir diretamente no processo seletivo, em face da forma ou do tempo utilizado para realizar a prova.

    Diante dessa situação e buscando dar tratamento igualitário a todos os candidatos, a lei em análise estabelece algumas regras a serem observadas. Trata do atendimento preferencial, da disponibilização de formulário de inscrição onde constem os recursos necessários para a sua participação no certame, disponibilização das provas de acordo com a deficiência do candidato, disponibilização de tecnologia assistiva adequada, dilação do tempo para realização do exame, critérios para avaliação e tradução do edital em Libras.

    Fonte: https://diariodainclusaosocial.com/2017/11/04/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia-parte-ii/

  • Lei n° 13.146/2015

    Art. 30. Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas
    instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem
    ser adotadas as seguintes medidas:
    I - atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de
    Ensino Superior (IES) e nos serviços;

    II - disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o
    candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários
    para sua participação;
    III - disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades
    específicas do candidato com deficiência;
    IV - disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados,
    previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência;

    V - dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na
    realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e
    comprovação da necessidade;
    VI - adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que
    considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da
    língua portuguesa;
    VII - tradução completa do edital e de suas retificações em Libras.

    Letra B.


ID
2312656
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Portaria 420/2010, expedida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), dispõe sobre os procedimentos a serem observados para a concessão de autorização para realização de intervenções em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno. Os estudos, projetos, obras ou intervenções em bens culturais tombados devem obedecer a princípios específicos. Assinale a alternativa INCORRETA segundo o que prevê a referida portaria. 

Alternativas
Comentários
  • gABARITO LETRA D

    I - prevenção, garantindo o caráter prévio e sistemático da apreciação, acompanhamento e
    ponderação das obras ou intervenções e atos suscetíveis de afetar a integridade de bens culturais de forma
    a impedir a sua fragmentação, desfiguração, degradação, perda física ou de autenticidade;
    II - planejamento, assegurando prévia, adequada e rigorosa programação, por técnicos
    qualificados, dos trabalhos a desenvolver em bens culturais, respectivas técnicas, metodologias e recursos
    a empregar na sua execução;
    III - proporcionalidade, fazendo corresponder ao nível de exigências e requisitos a
    complexidade das obras ou intervenções em bens culturais e à forma de proteção de que são objeto;
    IV - fiscalização, promovendo o controle das obras ou intervenções em bens culturais de
    acordo com os estudos e projetos aprovados;
    V - informação, através da divulgação sistemática e padronizada de dados sobre as obras
    ou intervenções realizadas em bens culturais para fins histórico-documentais, de investigação e
    estatísticos.

    FONTE: PORTARIA 420.


ID
2312659
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Associe as normas ou resoluções elencadas na primeira coluna com as respectivas competências elencadas na segunda coluna.

(1) Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos:

(2) Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e para o Estado de Pernambuco:

(3) Lei de Uso e Ocupação do Solo da Cidade do Recife e regulamentações:

(4) Norma de Desempenho de Edificações:

(5) Requisitos e critérios de desempenho aplicados ao sistema de pisos da edificação habitacional.


( ) ABNR NBR 15.575-3/2013.

( ) Lei nº 16.176/1996.

( ) Lei nº 11.186/1994.

( ) ABNT NBR 9050/2015.

( ) ABNR NBR 15.575/2013.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  •   ABNR NBR 15.575-3/2013.--Requisitos e critérios de desempenho aplicados ao sistema de pisos da edificação habitacional.

    Lei nº 16.176/1996. Lei de Uso e Ocupação do Solo da Cidade do Recife e regulamentações

    Lei nº 11.186/1994. Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e para o Estado de Pernambuco:

    ABNT NBR 9050/2015. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos:

    ABNR NBR 15.575/2013. Norma de Desempenho de Edificações:

  • Nessa questão, não é necessário saber decorado as leis locais. Sabendo as NBRs já é possível resolvê-la.

    ABNT NBR 9050/2015. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos:

    ABNT NBR 15.575/2013. Norma de Desempenho de Edificações:

    ABNT NBR 15.575-3/2013. Requisitos e critérios de desempenho aplicados ao sistema de pisos da edificação habitacional.

    A diferença das NBRs 15.575 é que uma contempla a NBR de forma geral: Norma de Desempenho em Edificações; já na outra uma parte especifica relacionada ao sistema de pisos - correspondente a parte 3.

  • Complementando a resposta da @arqeurb.concursos.... temos a norma de desempenho dividida em 6 partes! Geralmente as questoes nao cobram a ordem dessas partes. Porém, nessa questão cobrou...

    Então vamos lá:

    Parte 1: Requisitos gerais;

    Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais;

    Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos;

    Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas;

    Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas;

    Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários. 

  • Como a NBR 9050 é a mas conhecida, suponho. De cara dava para eliminar outras 3 alternativas.