SóProvas



Prova IF-RS - 2018 - IF-RS - Técnico de Tecnologia da Informação


ID
2765296
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

João Pedro solicitou remoção a pedido, com fundamento no artigo 36 da Lei 8.112/1990, tendo seu pedido sido deferido pela Administração. Com base em tal informação, considere as assertivas a seguir:

I. Em razão do deslocamento para nova sede, João Pedro fará jus ao pagamento de indenização a título de Ajuda de Custo.

II. João Pedro terá no mínimo quinze e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

III. Tendo em vista a mudança do seu local de residência, João Pedro fará jus ao pagamento de Auxílio Moradia, pelo prazo máximo de 4 (quatro) anos.

IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Remoção

    Pode ser com ou sem mudança sede, o que elimina os itens I e III.

    O prazo de que trata o item II é, no mínimo 10 e no máximo 30 dias.

    Restando a assertiva IV como correta

    Gabarito A

  • GABARITO: LETRA A

     

    I: Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

     

    II:  Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

     

    III:   Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos: VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.

  •      Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:   

            I - não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor;                

            II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;                       

           III - o servidor ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação;                   

            IV - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;        

            V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes;                     

            VI - o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, § 3o, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;             

            VII - o servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comissão ou função de confiança, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse período; e                       

            VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.                        (

         

            IX - o deslocamento tenha ocorrido após 30 de junho de 2006.  


  • I- Ajuda de custo somente remoção de ofício.

     

    II-  Mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo.

     

     

  • I - F

    João Pedro solicitou remoção a pedido. Na remoção de ofício (somente nela), desde que haja mudança de sede, o servidor possuirá o direito à ajuda de custo, prevista no art. 53 da Lei 8.112/1990.

    II - F

    João Pedro terá no mínimo 10 e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    III- F

    O auxílio-moradia não será concedido por prazo superior a 8 (oito) anos dentro de cada período de 12 (doze) anos (não está na lei 8.112 e muito menos no artigo 36).

  • Gabarito: A

     

    I. Em razão do deslocamento para nova sede, João Pedro fará jus ao pagamento de indenização a título de Ajuda de Custo. (se fosse no interesse da adm faria jus ao pagamento)  art.53

     

    II. João Pedro terá no mínimo quinze e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (mínimo 10) art.18

     

    III. Tendo em vista a mudança do seu local de residência, João Pedro fará jus ao pagamento de Auxílio Moradia, pelo prazo máximo de 4 (quatro) anos. (auxílio moradia aplica-se somente a ocupantes de cargo em comissão de nível mais elevado (DAS 4, 5 e 6; Natureza Especial, Ministro de Estado ou equivalente). art 60-V

     

     

    IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento. Correto!

     

  • A título de situar-se de acordo com a lei:

    IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento. (Artigo 18, §1º, Lei)

  • Vejamos as assertivas propostas:

    I - Errado:

    A remoção a pedido tem apoio no art. 36, parágrafo único, II, da Lei 8.112/90, o que atrai a incidência da regra do art. 53, §3º, do mesmo diploma, in verbis:

    "Art. 53 (...)
    § 3o  Não será concedida ajuda de custo nas hipóteses de remoção previstas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 36."

    Logo, está errada esta assertiva, uma vez que a ajuda de custo não seria devida no caso.

    II- Errado:

    O exame desta proposição deve ser feito com apoio no art. 18, caput, da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Logo, revela-se equivocada a afirmativa, ao sustentar que o prazo mínimo seria de 15 dias, quando, na verdade, é de 10 dias.

    III- Errado:

    Na realidade, não será devido o pagamento de auxílio-moradia, porquanto não atendido o requisito versado no art.

    "Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:  

    (...)

    V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes."

    Ora, a hipótese aqui examinada nada dispõe acerca de o servidor passar a ocupar cargo em comissão ou função de confiança nos moldes acima delineados, tratando-se, portanto, apenas de remoção para outra localidade.

    IV- Certo:

    Por fim, cuida-se de afirmativa alinhada com o teor do art. 18, §1º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 18 (...)
    § 1o  Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento."    

    Do exposto, apenas a proposição IV é correta.


    Gabarito do professor: A


ID
2765299
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“Há casos em que, de acordo com a Lei Federal nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a administração pública pode ________________ seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade; por outro lado, não haverá faculdade, mas dever, de _______________ se constatar neles vício de legalidade. De outra feita, caso seja observado em ato administrativo um defeito sanável, poderá a administração pública, demonstrando a não ocorrência de lesão ao interesse público e nem de prejuízo a terceiros, ________________.”

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento das lacunas, na ordem em que aparecem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sinônimos de Repristinar: restabelecer, revalidar.

    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/repristinar/

  • Amei essa questão *-*

  • QUESTÃO NÍVEL PRIMÁRIO.

     
  • Resumo

    Anular --- Vício de LEGALIDADE

    Revogar - Conveniência e Oportunidade

    Convalidar (tornar valido ) - Não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros

    Citações dos artigos e mais detalhamento no comentário do André Aguiar

    Gab - E ( para os não assinantes. Basta ir na opção estatísticas que lá tem dizendo a resposta )


    Se você não sabe fazer um comentário que beneficie aos outros, por favor NÃO COMENTE.

  • Gab.: E

    revogar – anulá-los – convalidá-lo

  • Gabarito Letra E.

    Revogar - Anular - Convalidar.

    Sinônimos de Repristinar: restabelecer, revalidar.

  • Gabarito: E

    Anular - ato ilegal

    Revogar - ato conveniente e inoportuno

  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO XIV

    DA ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Gab E.

    FORMA E COMPETÊNCIA são elementos do ato que podem ser CONVALIDADOS.

    FO CO NA CONVALIDAÇÃO.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (lei 9.784/99) e exigiu conhecimento acerca do art. 53 e do art. 55 dessa legislação:

    Art. 53 da lei 9.784/99. “A Administração deve ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIO DE LEGALIDADE, e pode REVOGÁ-LOS por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos.”

    Em sentido semelhante, a súmula 473 do STF: “A administração pode ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, porque deles não se originam direitos; ou REVOGÁ-LOS, por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

    Ambos os dispositivos consagram o PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA, segundo o qual a Administração Pública:

    ANULA - atos ilegais

    REVOGA - atos incovenientes ou inoportunos

    Ademais, nos termos do art. 55 da lei 9.784/99:

    Art. 55 da lei 9.784/99. “Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, OS ATOS QUE APRESENTAREM DEFEITOS SANÁVEIS PODERÃO SER CONVALIDADOS PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO.”

    Portanto, de acordo com os referidos dispositivos, as lacunas são preenchidas corretamente com os vocábulos REVOGAR, ANULÁ-LOS e CONVALIDÁ-LO, respectivamente.

    GABARITO: “E”.


ID
2765302
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Caio Tácito, hipotético servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ingressou no ano de 2011, no cargo de técnico-administrativo em educação, cuja carreira é regida pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Trabalhou com dedicação e cumpriu todas as metas estipuladas em programa de avaliação de desempenho durante o período de 18 (dezoito) meses. Com isto, ele teve mudado seu padrão de vencimento para o imediatamente subsequente. O que ocorreu na carreira de Caio Tácito é intitulado legalmente de:

Alternativas
Comentários
  • Mudou o padrão de vencimento - 18 meses - Progressão por mérito Profissional;

     

  • B

    Mudou o padrão de vencimento - progressão por mérito profissional.

    Mudou o nível de capacitação - Progressão por capacitação profissional.

  • Art. 10 §2°: Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

     

    Art. 10-A: A partir de 1° de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o §2° do art. 10 desta Lei, passa a ser 18 (dezoito) meses de efetivo exercício.

     

    Gab. B

  • Obrigado Talita

     

  • Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    Observação:

    PCP: interstício de 18 meses.

    PMP: interstício de 18 meses, de efetivo exercício*.

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Eita, Gleice Raquel, arrasou nos comentários.
  • Pegando o gancho da Gleice, dá para pensar: Vencimérito. Kkk
  • so ganha mais dinheiro com merito.

  • Progressão por mérito: padrão de vcto;

    Progressão por capacitação: nível de capacitação.

     

    As progressões acima não mudam o nível de classificação.

  • Progressão por mérito profissional = avaliação de desempenho (palavras chave).

  • A questão leva o candidato a erro. Foi respeitado o interstício de 18 meses para a progressão por capacitação profissional. Contudo, a questão diz que o padrão de vencimento foi mudado e, quando acontece isso, ocorre progressão por mérito profissional

  •  Art. 10 da Lei 11.091

    .

    Progressão por Capacitação Profissional

    mudança de nível de capacitação

    certificação em Programa de capacitação

    respeitado o interstício de 18 meses

    .

    Progressão por Mérito Profissional

    mudança de padrão de vencimento

    resultado Programa de avaliação de desempenho

    a cada 2 anos de efetivo exercício

    .

    A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento

    não acarretará mudança de nível de classificação

  • Acertei, mas confesso que o que me deixou com a pulga atrás da orelha foi esse Progressão x Promoção, a banca quase me enrolou kkkk.

    Já dei essa dica em outra questão:

    Mérito vem com o tempo, tempo é dinheiro, logo Mérito é dinheiro -> Padrão de Vencimento

  • Gabarito: B

  • TEMPO + AVALIAÇÃO = PROGRESSÃO POR MERITO PROFISSIONAL


ID
2765305
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Analise as seguintes assertivas à luz do Código de Ética do Servidor Público Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171/1994:

I. Em sua conduta, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, exceto quando contrária aos interesses da própria Administração Pública.
II. Os professores contratados temporariamente pela Administração não estarão sujeitos às disposições do Código de Ética, tendo em vista que não ostentam a condição de servidores públicos.
III. A suspensão é uma das penas previstas no código de Ética do Servidor Público Federal, podendo ser convertida em multa, quando houver conveniência para o serviço.
IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • I. Em sua conduta, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, exceto quando contrária aos interesses da própria Administração Pública.

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    II. Os professores contratados temporariamente pela Administração não estarão sujeitos às disposições do Código de Ética, tendo em vista que não ostentam a condição de servidores públicos.

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional...

    III. A suspensão é uma das penas previstas no código de Ética do Servidor Público Federal, podendo ser convertida em multa, quando houver conveniência para o serviço.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura. (A única)

    IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. CORRETA

     

     

  • GABARITO B

  •  IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. CORRETA

  • O servidor não poderá omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos próprios interesses da administração pública.

    Os professores temporários também estão sujeitos ao Código de Ética.

     IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. 

    GABARITO B




ID
2765308
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Tendo por base as disposições contidas na Lei nº 11.892/2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento das lacunas, na ordem em que aparecem.

“A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Conselho Superior e o ______________, sendo seus Reitores nomeados pelo ________________, para mandato de ________ anos, ______________ recondução.”

Alternativas
Comentários
  • Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o  As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o  O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o  O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

    Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.

  • Fernanda, em qual lei você encontrou essas informações? Grata.

  • Gab.: C / Ivony, Lei nº 11.892/08.
  • Lei 11892, Ivony

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    4 ANOS

    PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    PERMITIDA RECONDUÇÃO


ID
2765311
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas disposições constantes na Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra D

     

    Lei 8112

     

    Letra (a) - Errado

     

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    Letra (b) - Errado 

     

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    Letra (c) - Errado

     

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

    Letra (d) 

     

     Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.​

     

    Letra (e)

     

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

  •  Letra D

     

    Letra (a) - Errado

     

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    Letra (b) - Errado 

     

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    Letra (c) - Errado

     

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

    Letra (d) 

     

     Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.​

     

    Letra (e)

     

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.    

     

     

  • O servidor pode pedir sua exoneração quando quer se desligar do serviço público, por exemplo, OU ela pode ser concedida de ofício, exemplo é quando ele toma posse mas não entra em exercício no prazo legal de 15 dias, nesse caso ele éexonerado de oficio

  • a)Recondução é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. ISSO É REINTEGRAÇÃO

     b)O servidor terá direito à licença remunerada durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral. SEM REMUNERAÇAO

     c)O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 10 (dez) dias. 5 DIAS

     d)A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício. ACERTOOOU, MISERAVI!!!

     e)O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 30 (trinta) dias para quitar o débito. 60 DIAS

     

  • Débito com o Erário:

    --> 30 dias pra avisar.

    --> 60 dias pra pagar.

  • A - Recondução Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    B - O servidor terá direito à licença (NÃO) remunerada durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    C - O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 10 5 (Cinco) dias.

    D - A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício. GABARITO

    E - O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 30 60 (sessenta) dias para quitar o débito.

  • A - Reitegraçao

    B - Sem remuneração

    C - 5 dias

    E - 60 dias

  • LEI 8.112

         Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90, que disciplina o estatuto dos servidores públicos civis.

    É exigido conhecimento de alguns dispositivos, e solicita que o candidato analise cada uma das afirmativas, devendo assinalar a correta. Passemos então à análise de cada assertiva.

    Alternativa “a” incorreta. Ao contrário do aqui aduzido, a alternativa carrega o teor do instituto da reintegração, no ponto, confira-se o art. 28 “Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens”. Na linha do exposto, o mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644) ensina que “Ocorre a reintegração quando o servidor retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão. O fato gerador dessa modalidade de provimento é o reconhecimento da ilegalidade, por sentença judicial, do ato que extinguiu a relação jurídica estatutária. O art. 41, §2º, da CF assegura ao ex-servidor o direito de retornar a seu cargo, desde que invalidada por sentença judicial o ato anterior de demissão”.

    Alternativa “b” incorreta. O art. 86 determina “sem remuneração”, verbis “Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral”.

    Alternativa “c” incorreta. O equívoco aqui está no fato de se afirmar “10 (dez) dias”. O art. 59 determina cinco, litteris “Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias”.

    Alternativa “d” correta. De acordo com o art. 34, que reproduzo, para melhor visualização “Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício”.

    Alternativa “e” incorreta. O erro reside no fato de se afirmar “30 (trinta) dias”. O art. 47 determina sessenta “Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito”.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644.

    GABARITO: D.


ID
2765314
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Mário, servidor público do IFRS, ofendeu fisicamente sua chefia imediata em serviço. Com base no regime disciplinar constante na Lei 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

( ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.
( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.
( ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.
( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos

        VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

     

     

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração

     

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Art 117-

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

     

     

     Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

    I - crime contra a administração pública;

    IV - improbidade administrativa;  

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

  • por quê a última afirmtiva está falsa, alguém sabe?

  • Tb não entendi pq a última esta errada!!!???

  • Letra C.

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos

        VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

     

     

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração

     

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

    .

    -> art. 132, incisos I, IV, VIII, X e X ( I - crime contra a administração pública; IV - improbidade administrativa;  VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;  X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;  XI - corrupção;)

    -> Art 117-XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro; IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

     

  • A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. Quer dizer então que só serve se for para cargo comissionado demitido ou destituído?

  • C

    Em relação ao último item:

    137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Art 117, XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

  • Alguém pode explicar pq a última afirmação é falsa? Até onde vi no enunciado, não houve crime contra a Administração e muito menos corrupção. Ninguém interpôs recurso?

  • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

            Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

     

    NADA É DITO SOBRE O ITEM VII DO ART 132 .....EM TERMOS DE INCOMPATIBILIZAÇÃO

  • MALDITO "INCOMPATIBILIZANDO" rs 

  • A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência. - É GRAVE!

    ( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias. NUM TEM PRA REINCIDENCIA - É DEMISSÃO NA LATA!

    Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração. - SIM! ART. 147

     A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão. - SIM!

    A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. - ERRADA PQ, NESTE CASO, A LEI N FALA NADA DA VOLTA DO SERV, acho q eh por isso

  • Acredito que o prazo de 5 anos para retorno ao serviço público é somente para:

     Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos. :

    Art 117:

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

     

    Não poderá retornar ao serviço público:

    Art 137  Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.   

    Art 132:   I - crime contra a administração pública;

      IV - improbidade administrativa VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos; 

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

    Dessa forma, a ultima afirmação nao é verdadeira, pois nao se encontra nas especificações acima.

     

  • A última não está mal elaborada, quem lê a 8112 iria acertar.

    Só têm 2 casos que um servidor público federal não poderá retornar ao serviço público federal durante 5 anos:

     

    - Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.

     

    - Atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, SALVO quando se tratar de benefício previdenciario ou assistências de parentes até o 2 grau.

     

    um forte abraço! 

  • ( ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência. (O cara bateu na mulher, é demissão!!!)

    ( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias. (O cara bateu na mulher, é demissão!!!)

    ( ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    ( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    ( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. (a lei não cita isso)

  • Vejamos as assertivas, uma a uma:

    ( F ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.

    Na realidade, a conduta de Mário, consistente em ofensa física em serviço, enquadra-se no art. 132, VII, da Lei 8.112/90, que prevê a penalidade de demissão. Confira-se:

    "Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;"

    ( F ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.

    De plano, considerando que a conduta é passível de demissão, descabe cogitar de reincidência. Este instituto, na realidade, destina-se ao cometimento de condutas passíveis de advertência, de maneira que, quando o servidor volta a cometê-las, ao invés de ser advertido, deve ser suspenso, como se extrai da regra do art. 130 da Lei 8.112/90:

    "Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."

    ( V ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Cuida-se agora de afirmativa devidamente apoiada na regra do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, que disciplina a figura do afastamento preventivo:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    ( V ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    Conforme exposto nos comentários à primeira afirmativa, a hipótese, de fato, seria de comportamento apenado com a sanção de demissão, por sua natureza grave. Correta, pois, esta proposição da Banca.

    ( F ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.
    O exame deste item demanda que seja aplica a norma do art. 137 da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Parágrafo único. Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI."

    Como daí se vê, a infração prevista no art. 132, VII, não está arrolada no caput, tampouco no parágrafo único do citado dispositivo legal, de maneira que é incorreto sustentar que, neste caso, o servidor ficaria incompatível para uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Do exposto, a sequência correta sendo F – F – V – V – F.


    Gabarito do professor: C
  • (F) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (F) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (V) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    • Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    (V) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (F) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    • a lei não cita sobre isso

ID
2765317
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise abaixo as assertivas relacionadas à Lei 9.784/1999, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

( ) As decisões de recursos administrativos e a edição de atos de caráter normativo poderão ser objeto de delegação.
( ) Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.
( ) Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo improrrogável de até trinta dias para proferir decisão.
( ) Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo; no entanto, havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, atribuir-lhe efeito suspensivo.
( ) O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     

    I - a edição de atos de caráter normativo;

     

    II - a decisão de recursos administrativos.

     

     

    Art. 23, Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

     

     

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

     

     

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

     

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

     

     

    Art. 63, § 2° O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

    -->Os atos tem que ser feito em dias úteis e no horário de funcionamento da repartiçao

    -->Prazo dos atos dos processos  geralmente são de 5 dias, podendo ser prorrogado até o dobro, com justificativa

     

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    Lembrando que após concluida a instrução ocorre a manisfestação dos interessados(prazo máximo de 10 dias

  • NÃO PODEM SER OBJETO DE DELEGAÇAO

    PRAZO DE 30 DIAS, PRORROGAÇÃO DE 30 DIAS EXPRESSAMENTE MOTIVADA.

  • I - Não se pode delegar a CENORA: Competência Exclusiva, Atos Normativos e Recursos Administrativos.

    III - 30 + 30.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito: Letra E.

  • I) ERRADO.

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    II)CORRETO.

    Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo.

    Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

    III) ERRADO.

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    IV) CORRETO

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

    V) CORRETO.

    ARTIGO 63

    § 2  O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

  • Gabarito: E

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) FALSA. A lei 9.784/99, em seu art. 13, apresenta 3 situações em que é vedada a delegação de competência: “NÃO podem ser objeto de delegação:  I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.” A alternativa cobrou justamente as hipóteses dos incisos I e II. Sugere-se memorizar esse dispositivo, pois costuma ser muito cobrado nas provas de concursos. O seguinte método mnemônico pode auxiliar nessa tarefa: CENORA

    CECompetência Exclusiva do órgão ou autoridade (art. 13, III da lei 9.784/99)

    NO – Edição de atos de caráter NOrmativo

    RA – Decisão de Recursos Administrativos

    II) VERDADEIRA. Literalidade do art. 23, Parágrafo único da lei 9.784/99: “Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.”

    III) FALSA. O referido prazo pode ser prorrogado por igual período, nos termos do art. 49 da lei 9.784/99: Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, SALVO PRORROGAÇÃO POR IGUAL PERÍODO EXPRESSAMENTE MOTIVADA.”

    IV) VERDADEIRA. A REGRA é que o recurso administrativo NÃO TEM EFEITO SUSPENSIVO, ou seja, o processo continua a andar normalmente até que sobrevenha uma decisão sobre o recurso. (OBS: Caso o recurso tivesse efeito suspensivo, o processo não teria sequência até ser proferida uma decisão sobre o recurso).

    Porém, EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS DE PREJUÍZO DE DIFÍCIL OU INCERTA REPARAÇÃO, pode ser concedido efeito suspensivo ao recurso administrativo. Vejamos o art. 61 da lei 9.784/99. “Salvo disposição legal em contrário, o recurso NÃO tem efeito suspensivo. Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, DAR EFEITO SUSPENSIVO AO RECURSO.”

    V) VERDADEIRA. A assertiva reproduziu o teor do art. 63, § 2º da lei 9.784/99: “O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.”

    GABARITO: “E”, vez que as assertivas II, IV e V estão VERDADEIRAS e as assertivas I e III estão FALSAS.


ID
2765320
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre o Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação, instituído através da Lei 11.091/2005:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, e MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  O Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constanto no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.


  • Espero uma questa desta na minha prova!

  •  Art. 22. Fica criada a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, com a finalidade de acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira, cabendo-lhe, em especial:

           I - propor normas regulamentadoras desta Lei relativas às diretrizes gerais, ingresso, progressão, capacitação e avaliação de desempenho;

           II - acompanhar a implementação e propor alterações no Plano de Carreira;

           III - avaliar, anualmente, as propostas de lotação das Instituições Federais de Ensino, conforme inciso I do § 1 do art. 24 desta Lei; e

           IV - examinar os casos omissos referentes ao Plano de Carreira, encaminhando-os à apreciação dos órgãos competentes.

    Galera ajuda ai quem não tem assinatura.

    Coloquem o artigo e a descrição. Povo enrolado.

  • A- A Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, tem como finalidade acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação. ART.22

    B- Ambiente organizacional consiste no conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram a carreira dos cargos Técnico-Administrativos em Educação. ART 5,I PLANO DE CARREIRA

    C- Para os fins de pagamento do Incentivo à Qualificação, a aquisição de título em área de conhecimento com relação indireta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual do que em área de conhecimento com relação direta. ART.12,I

    D- A avaliação de desempenho com resultado favorável não é condicionante na liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado. ART.10 PARAG.7ª

    E- O afastamento para prestar colaboração técnica a outra instituição federal de ensino poderá ser autorizado pela chefia imediata do servidor, não podendo exceder a 5 (cinco) anos. ART.26-A PARAG. UNICO

  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constando no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.

  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constando no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.


ID
2765323
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo por base as disposições do Regimento Geral do IFRS, preencha as lacunas da sentença a seguir, assinalando, abaixo, a alternativa que contempla todas as respostas corretas:

O orçamento do IFRS será aprovado por seu ______________, sendo a proposta orçamentária anual elaborada pela ________________ em articulação com as demais Pró-reitorias e com base nos elementos colhidos junto à Reitoria e aos campi.

Alternativas
Comentários
  • Regimento Geral do IFRS

    Art. 84 O orçamento do IFRS, aprovado pelo Conselho Superior...

    § 1º A proposta orçamentária anual do IFRS é elaborada pela Pró-Reitoria de Administração em articulação com as outras pró-reitorias e com base nos elementos colhidos junto à Reitoria e aos Campi, 

  • ha tá!Estava procurando isso na Lei 11.892. Classificação errada da questão.

  • Gab.: E

    Conselho Superior – Pró-reitoria de Administração.


ID
2765341
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

De acordo com a documentação do banco de dados PostgreSQL, observa-se a possibilidade de utilizar funções que suportam expressões regulares. Nesse sentido, ao executar a consulta SQL a seguir no banco mencionado, versão 9.2, qual será o resultado produzido?

select frase[4] ||' '|| frase[2] as resultado
from
(
select
regexp_split_to_array('Instituto Federal de Educação e Tecnologia', E'\\s+') as
frase
) X

Alternativas
Comentários
  • s+ um ou mais espaço em branco

     

    go @head!!

  • Quem não tem acesso:  - -> D

  • Tem que lembrar que índice em SQL sempre começa em 1, não em 0.

    Acho que só SQL e Matlab são assim


ID
2765344
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise o código PL/pgSQL (SQL Procedural Language) a seguir compilado no banco de dados PostgreSQL, versão 9.2, esquema public.

create or replace function obter_candidatos()
returns table
(
inscricao candidato.inscricao%type,
nome candidato.nome%type
)
as
$body$
declare
begin
return query (select inscricao, nome from candidato);
end;
$body$
language plpgsql;

Qual alternativa apresenta a instrução SQL CORRETA para executar a função “obter_candidatos”?

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> C

  • LETRA C

    Para funções que geram uma tabela:

    SELECT * FROM obter_candidatos();

    Para funções normais

    SELECT function_identifier (arguments);


ID
2765359
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na reunião de gestão, ficou definido que uma nova regra de negócio precisaria ser implementada no sistema WEB do IFRS. Após realizar um estudo técnico sobre esta melhoria, o desenvolvedor responsável percebe que será necessário alterar a instrução SQL de um método específico e algumas tags HTML de um arquivo. O sistema em questão foi arquitetado respeitando rigorosamente o padrão três camadas MVC (Model-View-Controller). Considere um arquivo por camada. A partir deste contexto, marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os arquivos que este desenvolvedor precisará modificar.

Alternativas
Comentários
  • instrução SQL de um método específico = Dao = Model???? é isso será??

  • DAO= Data Acess Object, usado para gerenciar instruções SQL, fica na camada MODEL


    Tags HTML ficam em paginas HTML, logo fazem parte da camada VIEW


    Letra A



  • LETRA A:


    O modelo (model) consiste nos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções. Uma visão (view) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É possível ter várias visões do mesmo dado, como um gráfico de barras para gerenciamento e uma visão tabular para contadores. O controlador (controller) faz a mediação da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou visão. As ideias centrais por trás do MVC são a reusabilidade de código e separação de conceitos.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MVC


ID
2765368
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

JSON (JavaScript Object Notation) é um formato para intercâmbio de dados baseado em texto e independente de linguagem. A respeito das características que apresenta este formato de acordo com o padrão ECMA-404, classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Suporta os seguintes tipo de dados: object, array, number, string, true, false e null.
( ) É indicado para aplicações que requerem transferência de dados binários.
( ) Não pode ser considerado uma especificação de intercâmbio completo de dados.
( ) Sua sintaxe é formada por chaves, colchetes, dois pontos, vírgulas e cifrões.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E.



    ( ) Suporta os seguintes tipo de dados: object, array, number, string, true, false e null.

    Correta, mas cabe recurso. "True" e "false" não são tipos de dados, mas valores. O correto seria boolean.


    ( ) É indicado para aplicações que requerem transferência de dados binários.

    Errada. JSON é um formato não-binário.


    ( ) Não pode ser considerado uma especificação de intercâmbio completo de dados.

    Correta. Não sei justificar.


    ( ) Sua sintaxe é formada por chaves, colchetes, dois pontos, vírgulas e cifrões.

    Correta.

  • Corrigindo o colega @Luis Henrique Forchesatto:

    ( ) Sua sintaxe é formada por chaves, colchetes, dois pontos, vírgulas e cifrões.

    Errada. JSON não utiliza "cifrões" em sua sintaxe.

    Gabarito: E


ID
2765371
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito da tag <datalist> disponível em HTML5, conforme aponta FREEMAN (2011) no livro The Definitive Guide to HTML5, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A tag < datalist> especifica uma lista de opções predefinidas para um elemento < input>.

    A tag < datalist> é usada para fornecer um recurso "preenchimento automático" em elementos < input>. Os usuários verão uma lista suspensa de opções predefinidas conforme eles inserem dados.

    Use o atributo list do elemento < input> para associá-lo a um elemento < datalist>.

    < datalist> Não suportado no navegador Safari

  • <input list="browsers">

    <datalist id="browsers">

      <option value="Internet Explorer">

      <option value="Firefox">

      <option value="Chrome">

      <option value="Opera">

      <option value="Safari">

    </datalist>

  • <!DOCTYPE html>

    <html>

    <body>

    <h1>The datalist element</h1>

    <form action="/action_page.php" method="get">

     <label for="browser">Choose your browser from the list:</label>

     <input list="browsers" name="browser" id="browser">

     <datalist id="browsers">

      <option value="Edge">

      <option value="Firefox">

      <option value="Chrome">

      <option value="Opera">

      <option value="Safari">

     </datalist>

     <input type="submit">

    </form>

    <p><strong>Note:</strong> The datalist tag is not supported in Safari 12.0 (or earlier).</p>

    </body>

    </html>

    https://www.w3schools.com/tags/tag_datalist.asp


ID
2765374
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre as práticas encontradas na metodologia ágil de desenvolvimento de software, conhecida por Programação Extrema (XP Programming), de acordo com Dooley (2017) no livro Software Development, Design and Coding, classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Participação intensa do representante do cliente no desenvolvimento do projeto.
( ) Testes são realizados continuamente. Quando todos os testes forem aprovados, o módulo foi concluído.
( ) Programação em par: enquanto um escreve o código, o outro monitora falhas, realiza testes, faz sugestões e planeja próximas ações.
( ) Lançamentos frequentes de novas versões.

Alternativas
Comentários
  • Práticas de Extreme Programming:

    .: Planejamento incremental;

    .: Pequenos releases; (IV)

    .: Projeto simples;

    .: Desenvolvimento test-frist; (II)

    .: Refatoração

    .: Programação em pares; (III)

    .: Propriedade coletiva.:

    .: Integração contínua;

    .: Ritmo sustentável;

    .: Cliente no local. (I)

    Gabarito D;

    At.te

    Foco na missão!

  • Apenas corroborando com a colega Lopes, uma questão muito parecida:

    Q153083

    Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP,

    ...

    C) a programação deve ser feita em dupla, onde dois programadores trabalham em um único computador. Um desenvolvedor implementa o código, enquanto outro observa continuamente o trabalho que está sendo feito, procurando identificar erros sintáticos e semânticos.

    ...


ID
2765377
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Kanban foi criado pela Toyota com o objetivo de controlar melhor os níveis enormes de estoque em relação ao consumo real de materiais. Devido à sua eficiência, muitas empresas adotaram esse sistema para controlar tarefas das equipes do setor de Tecnologia da Informação. A respeito do Kanban, conforme visto em Dooley (2017), classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Através do quadro Kanban, compartilhado por todos, torna-se possível visualizar as tarefas com que cada membro da equipe está envolvido.
( ) Diferente do Scrum, Kanban baseia-se em iterações de tempo fixo. Os projetos são divididos em ciclos semanais denominados Sprints.
( ) Usa três ideias para influenciar um processo de desenvolvimento: trabalho em andamento (WIP), fluxo de trabalho e o custo médio financeiro.
( ) Geralmente utilizam-se post-its ou cartões de índice para representar uma tarefa no quadro Kanban.

Alternativas
Comentários
  • O interessante é não encontrei essa bibliografia recomendada ( Dooley 2017) em português, mas vamos a questão...

     A meu ver, questão bem chatinha, pra não dizer complicada! Pois foi copia e cola do livro, e poucas palavras foram mudadas para invalidar as questões.

    Como resolvi a questão?

    Primeiramente, sei que Kanban é just in time e faz uso de post-it, eliminei alternativa C;

    Segundamente, também sei que através do Kanban podemos sim visualizar as tarefas de todos os membros da equipeeliminei alternativa E;

    Posteriormente, Kanban pode ser usado em  desenvolvimento Ágil então não faria sentindo diferenciar do  Scrum, eliminei as alternativas A e D;

     

    GABARITO ALTERNATIVA B

     

    O erro na opção III é afirmar que  custo médio financeiro é uma das ideias do kanban,sendo elas:

          - Trabalho em andamento (WIP)

          - Fluxo de trabalho; e

          - Prazo de Entrega;

    Mas conforme citei acima, a questão foi ctrl+c e ctrl+v do livro:

    https://books.google.com.ar/books?id=LGRADwAAQBAJ&pg=PA27&lpg=PA27&dq=Dooley+(2017)+sobre+kanban&source=bl&ots=SDodgnYnZ_&sig=hZ2A6W4QRxTrXDn2fz4Wdibuu-Q&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjp__S5ufXcAhVCDpAKHabNCq0Q6AEwFXoECAoQAQ#v=onepage&q=WIP&f=false

    Página 24, está em inglês.

  • I. V. Com o Kanban visualiza todo o progresso do trabalho, identificando problemas e oportunidades de melhoria. Cada membro tem acesso as tarefas que estão sendo executadas.

    II. F. Quem trabalha com iterações e usa sprints é o SCRUM. No kanban não definição de artefatos, eventos.

    III. F. Não há custo médio financeiro.

    IV. V


ID
2765380
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Usabilidade de software pode ser conceituada como a qualidade do uso do sistema para a realização de uma atividade. Softwares com problemas de usabilidade geram aborrecimentos aos usuários, perda de tempo, baixa produtividade, etc. Para evitar estas consequências, surge a necessidade de se realizar constantemente medições quanto à qualidade do software. De acordo com os autores do livro Ergonomia e Usabilidade (2015), a norma ISO 9241:11 estabelece medidas para avaliação da qualidade do software. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Pela definição da International Organization for Standardization, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico (ISO 9241-11).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Usabilidade


ID
2765383
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um dos grandes recursos existentes no CSS3 são as consultas ao tipo de mídia (media queries). De acordo com Meyer e Weyl (2018) no livro CSS - The Definitive Guide, elas permitem adicionar parâmetros seletivos ao atributo de mídia e, assim, especificar condições mais precisas na mídia que está sendo direcionada, tais como sua resolução, orientação e o tamanho da tela de exibição. Com relação à aplicação de consultas ao tipo de mídia, classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Pode ser aplicado ao atributo de mídia de um elemento de link.
( ) Pode ser aplicado ao atributo de um elemento HTML.
( ) Pode ser aplicado à parte do descritor de mídia de uma declaração @import.
( ) Pode ser aplicado à parte do descritor de mídia de uma declaração @media.

Alternativas
Comentários
  • Um determinado ID só pode ser aplicado a UM elemento HTML.

  • Quem não tem acesso:  - -> A


ID
2765386
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando o código Java a seguir:


1 public class Programa {

2 public static void main(String[] a) {

3 long c = m(5L);

4 System.out.println(c);

5 }

6 static int m(long a) { return a*2; }

7 long m(int a) { return a * 4; }

8 }


É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •            A questão aborta o assunto CASTING (conversão) da linguagem Java;

    Primeiramente, os valores dos tipos primitivos em java:

           byte  -8 bit                                   char -16 bit-

           short -16 bit-                                float -32 bit-

           int -32 bit-                                    double -64 bit-

           long -64 bit-                                   boolean - 1 bit-

     

    Basicamente, possuimos 2 tipos de casting em  java, são eles:

    1) Casting implicito

           Quando convertemos um tipo primitivo de tamanho menor para um tipo primitivo de tamanho maior ( ex.: int para long)

    2) Casting explicito

         Na conversão de um tipo primitivo de tamanho maior para um tipo primitivo de tamanho menor. Ao realizar o casting explicito, como o próprio nome já menciona, devemos faze-lo EXPLICITAMENTE.(ex.  x = //(int)i; )

     

     

    Sabendo do conceito acima, podemos verificar que na linha 6, temos uma parametro do tipo long (64 bits) sendo atribuido para uma método com o tipo primitivo int ( ou seja long para int, 64 bits para 32 bits) como não houve o casting explicito possuimos um erro de compilação na linha 6

     

    GABARITO LETRA B

     

    Adendo:

    Se na linha 6 possuíssemos: static long m (...  , o código iria imprimir na tela  o valor "10", valindando a alternativa D.

  • Long x Inteiro = Long


ID
2765389
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando o código Java a seguir:


1 public class Gato extends Animal {

2 public static void main(String[] a) {

3 Animal animal = new Gato();

4 ((Gato)animal).fala();

5 } public void fala() {

6 System.out.println("miau");

7 }} class Animal {

8 protected void fala() {

9 System.out.println("..."); }}


É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> D

  • Para visualizar melhor:

    public class Gato extends Animal {

    public static void main(String[] a) {

    Animal animal = new Gato();

    ((Gato)animal).fala();

     } public void fala() {

    System.out.println("miau");

    }

       

    }

    class Animal {

    protected void fala() {

    System.out.println("..."); }

       

    }

  • Entender o código com essa indentação lixo é o verdadeiro desafio da questão


ID
2765392
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando o código Java a seguir:

1 public class Loop {
2 public static void main(String[] a) {
3 int cont=0;
4 for (int i=0; i>=0; i+=2, cont++);
5 System.out.println("cont:"+cont); }}

É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • IF-RS querendo técnico para a NASA? Enfim...

    Acredito que QUEM ACERTOU ESSA QUESTÃO merece ir pra NASA DIRETO, sem pensar ..

     

    a) O código não compila devido a um erro na linha 4.

              Incorreta, o laço for está perfeito for ([inicialização]; [condição]; [expressão final]) 

     

     b) O código não compila devido a um erro na linha 5. 

            Incorreta,  o que poderia confundir um pouco são as 2 chaves ao final da linha, porém são os fechamentos, das respectivas chaves, da linha 2 e da linha 1;

     

     c) O código compila e executa normalmente imprimindo "1073741824".

              Correta, nunca vi uma questão abortando isso mas vamos lá...

                   Qual valor do tipo primitivo INT? Rapidamente, vocês falariam 32 BITS!!!!  Porém qual o valor máximo que cabe em 32 bits? Puts complicou né... o valor máximo é 2.147.483.647 .

                      Após esse valor a variável i ESTOURA!! Sim overflow !!!

                        Após isso , 'RENASCE' com o valor negativo de - 2.147.483.648. como  QUALQUER VALOR NEGATIVO É MENOR QUE ZERO! Saimos do laço for e executamos a linha 5

                       Mas da onde saiu o valor 1073741824??   Dividam 2.147.483.647 por 2. Mas por que por 2? Porque o incremento de i+=2. 

                        Arredondando o valor da divisão chegamos ao valor 1073741824.

     

     d) O código compila e executa, mas fica preso em um laço infinito.

               Incorreta, por mais que pareça um laço infinito a explicação acima nos mostra que NÃO É!

     

     e) O código compila e executa normalmente imprimindo "false".

             Incorreta, não há sentido nessa afirmação

  • Os infra pira !!!!!

    Gabarito C

  • Explicação quase perfeita do `MAX Q`, assumindo que as contas estejam corretas (não fui conferir). De qualquer modo, essa questão deveria ser ANULADA!

    É impossível imprimir apenas o valor dito por ele (ou qualquer outro número) quando o código é: `System.out.println("cont:"+cont);`. No mínimo seria impresso `count: 1073741824`.

    Ou seja, fora os problemas que ficam na cara (formatação, pegadinha, ...), a questão está errada.

  • O diabo elaborou essa prova do IF-RS

  • Pensei que era letra A por ter colocado um ";" depois do for. Mas ele fez uma declaração vazia propositalmente

  • quem acertou de primeira merece NASA mesmo kkkk


ID
2765395
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise o código Java SE 6 que segue:


1 public class Strings {

2 public static void main(String[] a) {

3 String[] fs = {"um\\teste",

4 "dois\\testes", "tres\testes"};

5 int cont = 0; for (String f : fs) {

6 System.out.println(f.contains("teste"));

7 for (char c : f.toCharArray())

8 cont = c == '\\' ? cont + 1 : 0; }

9 System.out.println(cont); }}


Classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:


( ) O programa imprime pelo menos um "true".

( ) Ao fim do programa cont vale 0.

( ) O programa imprime pelo menos um "false".

( ) Ao fim do programa cont vale 2.

Alternativas
Comentários
  • Em strings Java, "\\" é um escape pra imprimir uma barra, e "\t" é um símbolo de tabulação. 

     

    Por isso, o programa detecta que na primeira e segunda strings contém a substring "teste", portanto imprime dois "true". 

    Na terceira string "tres\testes" não tem a substring "teste", porque o \t é interpretado como uma tabulação. 

     

  • @Fernando Pientka

     

    esse detalhe ai (\t) mata viu!!!!!!!

     

    go @ahead!

  • Por que B e não E?
  • Questão boa.

    .

    \t - tab.

    \b - backspace (a step backward in the text or deletion of a single character).

    \n - new line.

    \r - carriage return. ()

    \f - form feed.

    \' single quote.

    \" double quote.

    \\ backslash.


ID
2765404
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na linguagem Java, escrever na mesma classe dois ou mais métodos com as mesmas assinaturas, exceto pelos conjuntos de parâmetros, é um recurso conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E.


    - sobrecarga: métodos com mesmo nome, mas assinaturas diferentes;

    - sobrescrita: métodos com mesmo nome e assinatura, o que muda é a implementação.

  • Letra E


    Ressalta-se que para ocorrer "sobrescrita" deve haver necessariamente o processo de herança entre classe, ou seja, a presença de classe pai e classe filha.

    A sobrecarga é a única que ocorre dentro da mesma classe.


ID
2765407
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da linguagem Java versão 6+, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> B

  • Gabarito: B

    As classes abstratas não podem ser instanciadas, elas servem apenas para que outras classes usem-a como modelo (herdem atributos/propriedades e métodos delas).

  • a) C++ e Python são as únicas famosas que suportam herança múltipla 

    b) Classe abstrata pode ter construtor, mas não pode ser instanciada

    c) Interface pode estender (não implementar) múltiplas interfaces

    d) Nenhuma classe java pode estender múltiplas classes

    e) Classes final não podem ser estendidas


ID
2765410
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da linguagem Java versão 6+, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D.


    Um hashmap não permite chaves duplicadas. Valores duplicados são admitidos.

  • Map<Chave, Valor>

    lembrando que MAP não estende de Collection

    Ele não pode ter chave duplicada, mas valores sim!

    belo peguinha

  •  A HashMap stores items in "key/value" pairs, and you can access them by an index of another type (e.g. a String).

    One object is used as a key (index) to another object (value). It can store different types: String keys and Integer values, or the same type, like: String keys and String values

    https://www.w3schools.com/java/java_hashmap.asp

  • Questão completamente errada. Como HashMap "não permite valores duplicados"? Claro que permite.

    O gabarito deveria ser a C. Essa questão foi feita por quem não entende de Java.

    "A HashSet is a collection of items where every item is unique"

    https://www.w3schools.com/java/java_hashset.asp


ID
2765413
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da linguagem Java versão 6+, assinale a instrução INCORRETA, isto é, que não compila:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão aborda sobre a declaração de variáveis em Java, que basicamente nos diz "Devem começar com letras, cifrão ($) ou um underline (_)"

     Ou seja, observem que na alternativa D, a variável é declarada com a  inicial de 7(número), portanto NÃO IRÁ COMPILAR!

                                                                    String 7s = "sssssss"; 

     

     

    Obs.: A alternativa pode estar errada por outros motivos também , porém não identifiquei nenhum. Qualquer dúvida estarei a disposição!

  • Quem não tem acesso:  - -> D

  • Eu pensei que a letra C o Object estava junto do "_o"