SóProvas



Prova IF-RS - 2018 - IF-RS - Técnico de Laboratório - Informática


ID
2765296
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

João Pedro solicitou remoção a pedido, com fundamento no artigo 36 da Lei 8.112/1990, tendo seu pedido sido deferido pela Administração. Com base em tal informação, considere as assertivas a seguir:

I. Em razão do deslocamento para nova sede, João Pedro fará jus ao pagamento de indenização a título de Ajuda de Custo.

II. João Pedro terá no mínimo quinze e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

III. Tendo em vista a mudança do seu local de residência, João Pedro fará jus ao pagamento de Auxílio Moradia, pelo prazo máximo de 4 (quatro) anos.

IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Remoção

    Pode ser com ou sem mudança sede, o que elimina os itens I e III.

    O prazo de que trata o item II é, no mínimo 10 e no máximo 30 dias.

    Restando a assertiva IV como correta

    Gabarito A

  • GABARITO: LETRA A

     

    I: Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

     

    II:  Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

     

    III:   Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos: VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.

  •      Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:   

            I - não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor;                

            II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;                       

           III - o servidor ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação;                   

            IV - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;        

            V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes;                     

            VI - o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, § 3o, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;             

            VII - o servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comissão ou função de confiança, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse período; e                       

            VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.                        (

         

            IX - o deslocamento tenha ocorrido após 30 de junho de 2006.  


  • I- Ajuda de custo somente remoção de ofício.

     

    II-  Mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo.

     

     

  • I - F

    João Pedro solicitou remoção a pedido. Na remoção de ofício (somente nela), desde que haja mudança de sede, o servidor possuirá o direito à ajuda de custo, prevista no art. 53 da Lei 8.112/1990.

    II - F

    João Pedro terá no mínimo 10 e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    III- F

    O auxílio-moradia não será concedido por prazo superior a 8 (oito) anos dentro de cada período de 12 (doze) anos (não está na lei 8.112 e muito menos no artigo 36).

  • Gabarito: A

     

    I. Em razão do deslocamento para nova sede, João Pedro fará jus ao pagamento de indenização a título de Ajuda de Custo. (se fosse no interesse da adm faria jus ao pagamento)  art.53

     

    II. João Pedro terá no mínimo quinze e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (mínimo 10) art.18

     

    III. Tendo em vista a mudança do seu local de residência, João Pedro fará jus ao pagamento de Auxílio Moradia, pelo prazo máximo de 4 (quatro) anos. (auxílio moradia aplica-se somente a ocupantes de cargo em comissão de nível mais elevado (DAS 4, 5 e 6; Natureza Especial, Ministro de Estado ou equivalente). art 60-V

     

     

    IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento. Correto!

     

  • A título de situar-se de acordo com a lei:

    IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento. (Artigo 18, §1º, Lei)

  • Vejamos as assertivas propostas:

    I - Errado:

    A remoção a pedido tem apoio no art. 36, parágrafo único, II, da Lei 8.112/90, o que atrai a incidência da regra do art. 53, §3º, do mesmo diploma, in verbis:

    "Art. 53 (...)
    § 3o  Não será concedida ajuda de custo nas hipóteses de remoção previstas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 36."

    Logo, está errada esta assertiva, uma vez que a ajuda de custo não seria devida no caso.

    II- Errado:

    O exame desta proposição deve ser feito com apoio no art. 18, caput, da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Logo, revela-se equivocada a afirmativa, ao sustentar que o prazo mínimo seria de 15 dias, quando, na verdade, é de 10 dias.

    III- Errado:

    Na realidade, não será devido o pagamento de auxílio-moradia, porquanto não atendido o requisito versado no art.

    "Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:  

    (...)

    V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes."

    Ora, a hipótese aqui examinada nada dispõe acerca de o servidor passar a ocupar cargo em comissão ou função de confiança nos moldes acima delineados, tratando-se, portanto, apenas de remoção para outra localidade.

    IV- Certo:

    Por fim, cuida-se de afirmativa alinhada com o teor do art. 18, §1º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 18 (...)
    § 1o  Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento."    

    Do exposto, apenas a proposição IV é correta.


    Gabarito do professor: A


ID
2765299
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“Há casos em que, de acordo com a Lei Federal nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a administração pública pode ________________ seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade; por outro lado, não haverá faculdade, mas dever, de _______________ se constatar neles vício de legalidade. De outra feita, caso seja observado em ato administrativo um defeito sanável, poderá a administração pública, demonstrando a não ocorrência de lesão ao interesse público e nem de prejuízo a terceiros, ________________.”

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento das lacunas, na ordem em que aparecem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sinônimos de Repristinar: restabelecer, revalidar.

    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/repristinar/

  • Amei essa questão *-*

  • QUESTÃO NÍVEL PRIMÁRIO.

     
  • Resumo

    Anular --- Vício de LEGALIDADE

    Revogar - Conveniência e Oportunidade

    Convalidar (tornar valido ) - Não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros

    Citações dos artigos e mais detalhamento no comentário do André Aguiar

    Gab - E ( para os não assinantes. Basta ir na opção estatísticas que lá tem dizendo a resposta )


    Se você não sabe fazer um comentário que beneficie aos outros, por favor NÃO COMENTE.

  • Gab.: E

    revogar – anulá-los – convalidá-lo

  • Gabarito Letra E.

    Revogar - Anular - Convalidar.

    Sinônimos de Repristinar: restabelecer, revalidar.

  • Gabarito: E

    Anular - ato ilegal

    Revogar - ato conveniente e inoportuno

  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO XIV

    DA ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Gab E.

    FORMA E COMPETÊNCIA são elementos do ato que podem ser CONVALIDADOS.

    FO CO NA CONVALIDAÇÃO.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (lei 9.784/99) e exigiu conhecimento acerca do art. 53 e do art. 55 dessa legislação:

    Art. 53 da lei 9.784/99. “A Administração deve ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIO DE LEGALIDADE, e pode REVOGÁ-LOS por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos.”

    Em sentido semelhante, a súmula 473 do STF: “A administração pode ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, porque deles não se originam direitos; ou REVOGÁ-LOS, por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

    Ambos os dispositivos consagram o PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA, segundo o qual a Administração Pública:

    ANULA - atos ilegais

    REVOGA - atos incovenientes ou inoportunos

    Ademais, nos termos do art. 55 da lei 9.784/99:

    Art. 55 da lei 9.784/99. “Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, OS ATOS QUE APRESENTAREM DEFEITOS SANÁVEIS PODERÃO SER CONVALIDADOS PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO.”

    Portanto, de acordo com os referidos dispositivos, as lacunas são preenchidas corretamente com os vocábulos REVOGAR, ANULÁ-LOS e CONVALIDÁ-LO, respectivamente.

    GABARITO: “E”.


ID
2765302
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Caio Tácito, hipotético servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ingressou no ano de 2011, no cargo de técnico-administrativo em educação, cuja carreira é regida pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Trabalhou com dedicação e cumpriu todas as metas estipuladas em programa de avaliação de desempenho durante o período de 18 (dezoito) meses. Com isto, ele teve mudado seu padrão de vencimento para o imediatamente subsequente. O que ocorreu na carreira de Caio Tácito é intitulado legalmente de:

Alternativas
Comentários
  • Mudou o padrão de vencimento - 18 meses - Progressão por mérito Profissional;

     

  • B

    Mudou o padrão de vencimento - progressão por mérito profissional.

    Mudou o nível de capacitação - Progressão por capacitação profissional.

  • Art. 10 §2°: Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

     

    Art. 10-A: A partir de 1° de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o §2° do art. 10 desta Lei, passa a ser 18 (dezoito) meses de efetivo exercício.

     

    Gab. B

  • Obrigado Talita

     

  • Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    Observação:

    PCP: interstício de 18 meses.

    PMP: interstício de 18 meses, de efetivo exercício*.

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Desenvolvimento do servidor na carreira:

    exclusivamente

    _ Mudança de nível de capacitação = progressão por capacitação profissional.

    _ Mudança de padrão de vencimento = progressão por mérito profissional. (vencimento é mérito do servidor).

  • Eita, Gleice Raquel, arrasou nos comentários.
  • Pegando o gancho da Gleice, dá para pensar: Vencimérito. Kkk
  • so ganha mais dinheiro com merito.

  • Progressão por mérito: padrão de vcto;

    Progressão por capacitação: nível de capacitação.

     

    As progressões acima não mudam o nível de classificação.

  • Progressão por mérito profissional = avaliação de desempenho (palavras chave).

  • A questão leva o candidato a erro. Foi respeitado o interstício de 18 meses para a progressão por capacitação profissional. Contudo, a questão diz que o padrão de vencimento foi mudado e, quando acontece isso, ocorre progressão por mérito profissional

  •  Art. 10 da Lei 11.091

    .

    Progressão por Capacitação Profissional

    mudança de nível de capacitação

    certificação em Programa de capacitação

    respeitado o interstício de 18 meses

    .

    Progressão por Mérito Profissional

    mudança de padrão de vencimento

    resultado Programa de avaliação de desempenho

    a cada 2 anos de efetivo exercício

    .

    A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento

    não acarretará mudança de nível de classificação

  • Acertei, mas confesso que o que me deixou com a pulga atrás da orelha foi esse Progressão x Promoção, a banca quase me enrolou kkkk.

    Já dei essa dica em outra questão:

    Mérito vem com o tempo, tempo é dinheiro, logo Mérito é dinheiro -> Padrão de Vencimento

  • Gabarito: B

  • TEMPO + AVALIAÇÃO = PROGRESSÃO POR MERITO PROFISSIONAL


ID
2765305
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Analise as seguintes assertivas à luz do Código de Ética do Servidor Público Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171/1994:

I. Em sua conduta, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, exceto quando contrária aos interesses da própria Administração Pública.
II. Os professores contratados temporariamente pela Administração não estarão sujeitos às disposições do Código de Ética, tendo em vista que não ostentam a condição de servidores públicos.
III. A suspensão é uma das penas previstas no código de Ética do Servidor Público Federal, podendo ser convertida em multa, quando houver conveniência para o serviço.
IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • I. Em sua conduta, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, exceto quando contrária aos interesses da própria Administração Pública.

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    II. Os professores contratados temporariamente pela Administração não estarão sujeitos às disposições do Código de Ética, tendo em vista que não ostentam a condição de servidores públicos.

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional...

    III. A suspensão é uma das penas previstas no código de Ética do Servidor Público Federal, podendo ser convertida em multa, quando houver conveniência para o serviço.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura. (A única)

    IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. CORRETA

     

     

  • GABARITO B

  •  IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. CORRETA

  • O servidor não poderá omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos próprios interesses da administração pública.

    Os professores temporários também estão sujeitos ao Código de Ética.

     IV. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. 

    GABARITO B




ID
2765308
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Tendo por base as disposições contidas na Lei nº 11.892/2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento das lacunas, na ordem em que aparecem.

“A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Conselho Superior e o ______________, sendo seus Reitores nomeados pelo ________________, para mandato de ________ anos, ______________ recondução.”

Alternativas
Comentários
  • Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o  As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o  O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o  O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

    Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.

  • Fernanda, em qual lei você encontrou essas informações? Grata.

  • Gab.: C / Ivony, Lei nº 11.892/08.
  • Lei 11892, Ivony

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    4 ANOS

    PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    PERMITIDA RECONDUÇÃO


ID
2765311
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas disposições constantes na Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra D

     

    Lei 8112

     

    Letra (a) - Errado

     

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    Letra (b) - Errado 

     

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    Letra (c) - Errado

     

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

    Letra (d) 

     

     Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.​

     

    Letra (e)

     

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

  •  Letra D

     

    Letra (a) - Errado

     

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    Letra (b) - Errado 

     

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    Letra (c) - Errado

     

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

    Letra (d) 

     

     Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.​

     

    Letra (e)

     

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.    

     

     

  • O servidor pode pedir sua exoneração quando quer se desligar do serviço público, por exemplo, OU ela pode ser concedida de ofício, exemplo é quando ele toma posse mas não entra em exercício no prazo legal de 15 dias, nesse caso ele éexonerado de oficio

  • a)Recondução é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. ISSO É REINTEGRAÇÃO

     b)O servidor terá direito à licença remunerada durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral. SEM REMUNERAÇAO

     c)O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 10 (dez) dias. 5 DIAS

     d)A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício. ACERTOOOU, MISERAVI!!!

     e)O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 30 (trinta) dias para quitar o débito. 60 DIAS

     

  • Débito com o Erário:

    --> 30 dias pra avisar.

    --> 60 dias pra pagar.

  • A - Recondução Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    B - O servidor terá direito à licença (NÃO) remunerada durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    C - O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 10 5 (Cinco) dias.

    D - A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício. GABARITO

    E - O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 30 60 (sessenta) dias para quitar o débito.

  • A - Reitegraçao

    B - Sem remuneração

    C - 5 dias

    E - 60 dias

  • LEI 8.112

         Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90, que disciplina o estatuto dos servidores públicos civis.

    É exigido conhecimento de alguns dispositivos, e solicita que o candidato analise cada uma das afirmativas, devendo assinalar a correta. Passemos então à análise de cada assertiva.

    Alternativa “a” incorreta. Ao contrário do aqui aduzido, a alternativa carrega o teor do instituto da reintegração, no ponto, confira-se o art. 28 “Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens”. Na linha do exposto, o mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644) ensina que “Ocorre a reintegração quando o servidor retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão. O fato gerador dessa modalidade de provimento é o reconhecimento da ilegalidade, por sentença judicial, do ato que extinguiu a relação jurídica estatutária. O art. 41, §2º, da CF assegura ao ex-servidor o direito de retornar a seu cargo, desde que invalidada por sentença judicial o ato anterior de demissão”.

    Alternativa “b” incorreta. O art. 86 determina “sem remuneração”, verbis “Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral”.

    Alternativa “c” incorreta. O equívoco aqui está no fato de se afirmar “10 (dez) dias”. O art. 59 determina cinco, litteris “Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias”.

    Alternativa “d” correta. De acordo com o art. 34, que reproduzo, para melhor visualização “Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício”.

    Alternativa “e” incorreta. O erro reside no fato de se afirmar “30 (trinta) dias”. O art. 47 determina sessenta “Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito”.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644.

    GABARITO: D.


ID
2765314
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Mário, servidor público do IFRS, ofendeu fisicamente sua chefia imediata em serviço. Com base no regime disciplinar constante na Lei 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

( ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.
( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.
( ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.
( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos

        VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

     

     

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração

     

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Art 117-

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

     

     

     Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

    I - crime contra a administração pública;

    IV - improbidade administrativa;  

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

  • por quê a última afirmtiva está falsa, alguém sabe?

  • Tb não entendi pq a última esta errada!!!???

  • Letra C.

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos

        VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

     

     

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração

     

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

    .

    -> art. 132, incisos I, IV, VIII, X e X ( I - crime contra a administração pública; IV - improbidade administrativa;  VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;  X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;  XI - corrupção;)

    -> Art 117-XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro; IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

     

  • A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. Quer dizer então que só serve se for para cargo comissionado demitido ou destituído?

  • C

    Em relação ao último item:

    137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Art 117, XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

  • Alguém pode explicar pq a última afirmação é falsa? Até onde vi no enunciado, não houve crime contra a Administração e muito menos corrupção. Ninguém interpôs recurso?

  • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

     

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

            Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

     

    NADA É DITO SOBRE O ITEM VII DO ART 132 .....EM TERMOS DE INCOMPATIBILIZAÇÃO

  • MALDITO "INCOMPATIBILIZANDO" rs 

  • A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência. - É GRAVE!

    ( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias. NUM TEM PRA REINCIDENCIA - É DEMISSÃO NA LATA!

    Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração. - SIM! ART. 147

     A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão. - SIM!

    A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. - ERRADA PQ, NESTE CASO, A LEI N FALA NADA DA VOLTA DO SERV, acho q eh por isso

  • Acredito que o prazo de 5 anos para retorno ao serviço público é somente para:

     Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos. :

    Art 117:

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

     

    Não poderá retornar ao serviço público:

    Art 137  Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.   

    Art 132:   I - crime contra a administração pública;

      IV - improbidade administrativa VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos; 

     X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

     XI - corrupção;

    Dessa forma, a ultima afirmação nao é verdadeira, pois nao se encontra nas especificações acima.

     

  • A última não está mal elaborada, quem lê a 8112 iria acertar.

    Só têm 2 casos que um servidor público federal não poderá retornar ao serviço público federal durante 5 anos:

     

    - Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.

     

    - Atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, SALVO quando se tratar de benefício previdenciario ou assistências de parentes até o 2 grau.

     

    um forte abraço! 

  • ( ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência. (O cara bateu na mulher, é demissão!!!)

    ( ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias. (O cara bateu na mulher, é demissão!!!)

    ( ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    ( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    ( ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos. (a lei não cita isso)

  • Vejamos as assertivas, uma a uma:

    ( F ) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.

    Na realidade, a conduta de Mário, consistente em ofensa física em serviço, enquadra-se no art. 132, VII, da Lei 8.112/90, que prevê a penalidade de demissão. Confira-se:

    "Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;"

    ( F ) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.

    De plano, considerando que a conduta é passível de demissão, descabe cogitar de reincidência. Este instituto, na realidade, destina-se ao cometimento de condutas passíveis de advertência, de maneira que, quando o servidor volta a cometê-las, ao invés de ser advertido, deve ser suspenso, como se extrai da regra do art. 130 da Lei 8.112/90:

    "Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."

    ( V ) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Cuida-se agora de afirmativa devidamente apoiada na regra do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, que disciplina a figura do afastamento preventivo:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    ( V ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    Conforme exposto nos comentários à primeira afirmativa, a hipótese, de fato, seria de comportamento apenado com a sanção de demissão, por sua natureza grave. Correta, pois, esta proposição da Banca.

    ( F ) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.
    O exame deste item demanda que seja aplica a norma do art. 137 da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Parágrafo único. Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI."

    Como daí se vê, a infração prevista no art. 132, VII, não está arrolada no caput, tampouco no parágrafo único do citado dispositivo legal, de maneira que é incorreto sustentar que, neste caso, o servidor ficaria incompatível para uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Do exposto, a sequência correta sendo F – F – V – V – F.


    Gabarito do professor: C
  • (F) A infração praticada por Mário é considerada de baixo potencial, punível com a penalidade de advertência.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (F) Em caso de reincidência, Mário ficará sujeito à pena de suspensão por até 90 (noventa) dias.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (V) Como medida cautelar e a fim de que Mário não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    • Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    (V) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão.

    • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    • VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    (F) A conduta praticada por Mário é considerada grave, punível com a penalidade de demissão, incompatibilizando, ainda, uma nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    • a lei não cita sobre isso

ID
2765317
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise abaixo as assertivas relacionadas à Lei 9.784/1999, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

( ) As decisões de recursos administrativos e a edição de atos de caráter normativo poderão ser objeto de delegação.
( ) Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.
( ) Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo improrrogável de até trinta dias para proferir decisão.
( ) Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo; no entanto, havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, atribuir-lhe efeito suspensivo.
( ) O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     

    I - a edição de atos de caráter normativo;

     

    II - a decisão de recursos administrativos.

     

     

    Art. 23, Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

     

     

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

     

     

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

     

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

     

     

    Art. 63, § 2° O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

    -->Os atos tem que ser feito em dias úteis e no horário de funcionamento da repartiçao

    -->Prazo dos atos dos processos  geralmente são de 5 dias, podendo ser prorrogado até o dobro, com justificativa

     

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    Lembrando que após concluida a instrução ocorre a manisfestação dos interessados(prazo máximo de 10 dias

  • NÃO PODEM SER OBJETO DE DELEGAÇAO

    PRAZO DE 30 DIAS, PRORROGAÇÃO DE 30 DIAS EXPRESSAMENTE MOTIVADA.

  • I - Não se pode delegar a CENORA: Competência Exclusiva, Atos Normativos e Recursos Administrativos.

    III - 30 + 30.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito: Letra E.

  • I) ERRADO.

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    II)CORRETO.

    Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo.

    Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

    III) ERRADO.

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    IV) CORRETO

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

    Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

    V) CORRETO.

    ARTIGO 63

    § 2  O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

  • Gabarito: E

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) FALSA. A lei 9.784/99, em seu art. 13, apresenta 3 situações em que é vedada a delegação de competência: “NÃO podem ser objeto de delegação:  I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.” A alternativa cobrou justamente as hipóteses dos incisos I e II. Sugere-se memorizar esse dispositivo, pois costuma ser muito cobrado nas provas de concursos. O seguinte método mnemônico pode auxiliar nessa tarefa: CENORA

    CECompetência Exclusiva do órgão ou autoridade (art. 13, III da lei 9.784/99)

    NO – Edição de atos de caráter NOrmativo

    RA – Decisão de Recursos Administrativos

    II) VERDADEIRA. Literalidade do art. 23, Parágrafo único da lei 9.784/99: “Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.”

    III) FALSA. O referido prazo pode ser prorrogado por igual período, nos termos do art. 49 da lei 9.784/99: Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, SALVO PRORROGAÇÃO POR IGUAL PERÍODO EXPRESSAMENTE MOTIVADA.”

    IV) VERDADEIRA. A REGRA é que o recurso administrativo NÃO TEM EFEITO SUSPENSIVO, ou seja, o processo continua a andar normalmente até que sobrevenha uma decisão sobre o recurso. (OBS: Caso o recurso tivesse efeito suspensivo, o processo não teria sequência até ser proferida uma decisão sobre o recurso).

    Porém, EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS DE PREJUÍZO DE DIFÍCIL OU INCERTA REPARAÇÃO, pode ser concedido efeito suspensivo ao recurso administrativo. Vejamos o art. 61 da lei 9.784/99. “Salvo disposição legal em contrário, o recurso NÃO tem efeito suspensivo. Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, DAR EFEITO SUSPENSIVO AO RECURSO.”

    V) VERDADEIRA. A assertiva reproduziu o teor do art. 63, § 2º da lei 9.784/99: “O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.”

    GABARITO: “E”, vez que as assertivas II, IV e V estão VERDADEIRAS e as assertivas I e III estão FALSAS.


ID
2765320
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre o Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação, instituído através da Lei 11.091/2005:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, e MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  O Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constanto no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.


  • Espero uma questa desta na minha prova!

  •  Art. 22. Fica criada a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, com a finalidade de acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira, cabendo-lhe, em especial:

           I - propor normas regulamentadoras desta Lei relativas às diretrizes gerais, ingresso, progressão, capacitação e avaliação de desempenho;

           II - acompanhar a implementação e propor alterações no Plano de Carreira;

           III - avaliar, anualmente, as propostas de lotação das Instituições Federais de Ensino, conforme inciso I do § 1 do art. 24 desta Lei; e

           IV - examinar os casos omissos referentes ao Plano de Carreira, encaminhando-os à apreciação dos órgãos competentes.

    Galera ajuda ai quem não tem assinatura.

    Coloquem o artigo e a descrição. Povo enrolado.

  • A- A Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, tem como finalidade acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação. ART.22

    B- Ambiente organizacional consiste no conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram a carreira dos cargos Técnico-Administrativos em Educação. ART 5,I PLANO DE CARREIRA

    C- Para os fins de pagamento do Incentivo à Qualificação, a aquisição de título em área de conhecimento com relação indireta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual do que em área de conhecimento com relação direta. ART.12,I

    D- A avaliação de desempenho com resultado favorável não é condicionante na liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado. ART.10 PARAG.7ª

    E- O afastamento para prestar colaboração técnica a outra instituição federal de ensino poderá ser autorizado pela chefia imediata do servidor, não podendo exceder a 5 (cinco) anos. ART.26-A PARAG. UNICO

  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constando no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.

  • Gabarito A.

    Erros das demais questões:

    B - Essa definção de conceito se refere ao PLANO DE CARREIRA.

    C - Para incentivo a qualificação os percentuais serão MAIOR em áreas de conhecimento com relação DIRETA, MENOR para áreas com relação INDIRETA.

    D -  Art. 10 §7 deixa claro que a avaliação de desempenho com resultado favorável é sim condicionante para a liberação do servidor realizar cursos de mestrado e doutorado.

    E - Segundo o Art. 26-A e parágrafo único o afastamento é para colaboração, não constando no artigo menção sobre colaboração TÉCNICA. Outro erro da questão é que a autorização será dada pelo dirigente máximo do IFE, sendo que o prazo do afastamento será que no máximo 4 anos.


ID
2765323
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo por base as disposições do Regimento Geral do IFRS, preencha as lacunas da sentença a seguir, assinalando, abaixo, a alternativa que contempla todas as respostas corretas:

O orçamento do IFRS será aprovado por seu ______________, sendo a proposta orçamentária anual elaborada pela ________________ em articulação com as demais Pró-reitorias e com base nos elementos colhidos junto à Reitoria e aos campi.

Alternativas
Comentários
  • Regimento Geral do IFRS

    Art. 84 O orçamento do IFRS, aprovado pelo Conselho Superior...

    § 1º A proposta orçamentária anual do IFRS é elaborada pela Pró-Reitoria de Administração em articulação com as outras pró-reitorias e com base nos elementos colhidos junto à Reitoria e aos Campi, 

  • ha tá!Estava procurando isso na Lei 11.892. Classificação errada da questão.

  • Gab.: E

    Conselho Superior – Pró-reitoria de Administração.


ID
2769715
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre a memória RAM, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2769718
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) As controladoras PERC (Dell PowerEdge RAID Controller) são integradas aos circuitos da placa mãe do servidor e, portanto, não podem ser substituídas.
( ) O BIOS determina o dispositivo de inicialização percorrendo uma lista de dispositivos armazenados na memória CMOS.
( ) O barramento SCSI é um barramento lento e obsoleto, portanto não é mais usado em servidores atualmente, sendo substituído pelo IDE.

Alternativas

ID
2769721
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os sistemas operacionais atuais permitem usar o disco rígido para gravar dados caso a memória RAM se esgote, recurso chamado de memória virtual. Sobre a memória virtual, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    A taxa de leitura e escrita é inferior à obtida em módulos de memória RAM.

  • a) Apenas os sistemas operacionais da família Windows são capazes de utilizar memória virtual. Qualquer S.O pode utilizar a memória virtual;

    b) A taxa de leitura e escrita é inferior à obtida em módulos de memória RAM. A M.V é uma técnica de armazenamento secundário usado em disco, dessa forma, qualquer operação é inferior à memória principal.

    c) Por ser rápida, aumenta o desempenho do computador. Pelo contrário, ao usar uma extensão da MP o desempenho diminui, visto que é preciso usar esquemas de paginação, por exemplo. Se ocorrer uma falta de página na MP, é necessário recorrer à memória virtual para buscá-la.

    d) Trata-se de uma memória de alto desempenho e capacidade. Embora tenha alta capacidade, o seu desempenho é inferior à MP.

    e) Todo sistema operacional necessita de memória virtual para o funcionamento. Todos os S.Os podem usar a técnica de memória virtual, mas nem todos necessitam dela para funcionarem.

     

     

    At.te

    Foco na missão!

     

     


ID
2769724
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São tipos de sistemas de arquivos utilizados no Linux:

Alternativas
Comentários

  • Windows - FAT 12, FAT 16, FAT 32, ExFAT, NTFS, ReFS

    UNIX(Linux) - UFS, Ext, Ext2, Ext3, Ext4, Btrfs, SWAP, Reiser, HPFS, JFS, XFS, ZFS

    iOS(Mac) - HFS, HFS+

    Android - F2FS, Ext4

    Big Data (SAP/SAD) - HDFS, GDFS, LustreFS

  • Gabarito C

    Linux -> UFS, Ext, Ext2, Ext3, Ext4, Btrfs, SWAP, Reiser, HPFS, JFS, XFS, ZFS

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  •  a) FAT 16 (WINDOWS), FAT 32 (WINDOWS), NTFS (WINDOWS)

     b) FAT 32 (WINDOWS), HFS (MAC), ExFAT (WINDOWS)

     c) Ext2 (LINUX), Ext3 (LINUX), Btrfs (LINUX)

     d) Ext2 (LINUX), Ext3 (LINUX), HFS (MAC)

     e) Ext2 (LINUX), Ext3 (LINUX), NFS (n é sistema de arquivo), SMB (n é sistema de arquivo)


ID
2769727
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistema de arquivos projetado para solucionar problemas como falta de agrupamento de discos ou volumes, snapshots, checksums, e uso de múltiplos volumes simultaneamente nos sistemas de arquivos do Linux. Ainda existe a limitação de tamanho de arquivo que é de 16 EiB. Estamos falando do(a):

Alternativas
Comentários
  • Btrfs (B-tree file system) é um sistema de arquivos baseado no princípio cópia em gravação (do inglês copy-on-write (COW)), inicialmente desenvolvido pela Oracle Corporation para ser usado no Linux.

    É projetado para solucionar problemas como falta de agrupamento de discos ou volumessnapshots (imagem instantânea do sistema de arquivos), checksums (Soma de verificação), e uso de múltiplos volumes simultaneamente nos sistemas de arquivos do Linux.


    CTRL+C CTRL+V

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Btrfs

  • Btrfs (B-Tree file system) - Sistema de arquivos baseado no princípio cópia em gravação (Copy-on-write), inicialmente desenvolvido pela Oracle para ser usado no Linux.

     

    -Tamanho máximo arquivo 16EB.
    -Tamanho máximo volumo 16EB.
    -Nome arquivos 255 caracteres.
    -Utiliza b-trees (estrutura em árvore) para indexar todos os dados de usuários e metadados.
    -Aumento e redução de volume online.
    -Desfragmentação online.
    -Compressão, Backup, Checksums, Conversão ext2/ext3/ext4.
    -RAID 0, RAID 1 e RAID10

     

    Fonte: GranCursos


ID
2769730
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do RAID (Redundant Array of Inexpensive Drives ou Redundant Array of Independent Disks), é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) O RAID 1 (Mirroring) é um modo que permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro.

     

    b) O RAID 5 necessita de, no mínimo, 3 discos.

     

    c) No RAID 4 ou RAID 3, as informações sobre paridade para os dados do array são armazenadas num disco dedicado, oferecendo, assim, tolerância a falhas.

     

    d) No RAID 5, as informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array, ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo, assim, tolerância a falhas.

     

    e) O RAID 6 garante a integridade dos dados em caso de falha simultânea de até dois HDs.

     

    .: O RAID 4 divide os dados a nível de blocos, já o RAID 3 a nível de bytes.

     

    At.te.

    Foco na missão!!!

  • Alternativa correta: C.


    Letras C e D apresentam informações contraditórias. Sendo assim, uma delas é a resposta neste caso.

  • O RAID 5 fraciona os dados em blocos para obter alto desempenho e usa paridade distribuída por todos os discos.

  • RAID 3 /4 -> As informações de paridade são gravadas em uma unidade à parte, aumentando a condibilidade.

    RAID 5 -> As informações de paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array, ao invés de serem armazenadas num disco à parte.

    Gab. C


ID
2769733
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando uma Placa Mãe equipada com slots de Memória SDRAM DIMM 240 pinos/1.5 Volts, qual módulo de memória a seguir é compatível e pode ser usado?

Alternativas

ID
2769736
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) As fontes de alimentação ATX12V v1.x disponibilizam 3 pinos com tensão de +3.3V no conector principal.
( ) As fontes de alimentação ATX12V v2.x disponibilizam um pino com tensão de 24V no conector auxiliar.
( ) Todos os fios na cor preta representam "terra" nas fontes de alimentação ATX.
( ) O pino +5VSB está disponível no conector principal das fontes ATX e é identificado pela cor púrpura.

Alternativas

ID
2769739
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa correta, que representa o que o comando du faz quando digitado no modo terminal do Linux.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa e)

    DU - Disk Usage mostra o espaço ocupados por arquivos e subdiretórios atual.

     

  • Gabarito: letra E

    O comando du exibe o uso do espaço em um diretório.

  • A = WHOIS. Sei lá

    B = MAN

    C = LS

    D = MV

    GABARITO E

    DF = Partição/Disco/Sistema de Arquivos. Mostra espaço Livre/Ocupado. SISTEMA

    DU = Arquivos/Subdiretórios do DIRETÓRIO. Mostra Espaço Ocupado. USUÁRIO


ID
2769742
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual comando digitado no modo terminal do Linux mostra o conteúdo do arquivo ifrs.txt?

Alternativas
Comentários
  • "O comando cat (abreviação de "concatenate") é um dos comandos mais usados ​​nos sistemas operacionais Linux / Unix. O comando cat nos permite criar arquivos únicos ou múltiplos, visualizar o conteúdo do arquivo, concatenar arquivos e redirecionar a saída no terminal ou arquivos."

    https://www.tecmint.com/13-basic-cat-command-examples-in-linux/

  • Gabarito: A

    o comando cat exibe o conteúdo de um arquivo a partir da primeira linha.

  • GAB: A

    ▪CAT 》 serve para: unir, criar, exibir arquivos


ID
2769745
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual é o comando usado, nas distribuições Linux Debian e derivados, para mostrar informações detalhadas a respeito do pacote "zsh" disponível nos repositórios?

Alternativas
Comentários
  • apt-cache show zsh

  • Se você quiser uma descrição mais detalhada de um dos pacotes listados, basta digitar o seguinte comando:

    apt-cache show nomedopacote


ID
2769748
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere que se está logado com o usuário "root" no terminal de uma estação de trabalho com um sistema operacional Linux Debian ou derivado, e sabendo que esta estação de trabalho disponha de uma única interface de rede nomeada "eth0" e que está presente em uma intranet onde os IPs são de Classe C e a máscara de sub-rede é 255.0.0.0. Desconsiderando quaisquer conflitos de IP, quais são as instruções, escritas em uma linha, para atribuir um IP fixo compatível com a classe especificada e para configurar o primeiro IP desta classe como gateway padrão?

Alternativas

ID
2769751
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando que se está logado como "root" no terminal de uma estação de trabalho com um sistema operacional Linux debian ou derivado, qual comando configura o DNS para 8.8.8.8?

Alternativas
Comentários
  • O operador A > B redireciona a saída de A a B, sobrescrevendo o arquivo, se já existe (>> apenas adiciona o conteúdo ao final do arquivo, se existente). Portanto, o comando imprime (com o echo) "nameserver 8.8.8.8" no arquivo de configuração de DNS (/etc/resolv.conf). 8.8.8.8 é o endereço do servidor de DNS do Google. GABARITO: C.

ID
2769754
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando que se está logado como "Administrador" no Prompt de Comando de uma estação de trabalho com Windows 7, sabendo-se, ainda, que existe um processo chamado "notepad.exe" com a identificação de processo número 3252, qual o comando usando para finalizar forçadamente este processo?

Alternativas
Comentários
  •  e) taskkill /im notepad.exe /f

    Comando taskkill é utilizado para finalizar tarefas no Windows.

     

  • Gabarito: letra E

    As outras opções não são comandos do windows!

  • Dá para instalar o pskill e executar no windows.

    O erro da C está no "--force" que não existe

    https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/pskill


ID
2769757
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando que se está logado como "Administrador" no Prompt de Comando de uma estação de trabalho com Windows 7, qual o comando usado para exibir todas as conexões ativas incluindo as portas TCP e UDP em que a estação está ouvindo?

Alternativas
Comentários
  • # netstat: mostra várias informações relacionadas ao subsistema de rede. 

    -a:  todas as conexões ativas 

    -i:  informações sobre as interfaces de rede;

    -s: informações estatísticas.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 


ID
2769760
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a configuração dos sistemas operacionais para conectividade TCP/IPv4, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2769763
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos cabos de fibra óptica, classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Existem dois tipos de cabos de fibra óptica, chamados de cabos monomodo e multímodo.
( ) O cabo monomodo transmite apenas um sinal de luz, enquanto que o multimodo pode transmitir vários sinais.
( ) A velocidade de transmissão do sinal é maior nos cabos de fibra ótica monomodo.

Alternativas
Comentários
  • Letra B)

     

    Fibra óptica:


    * Multimodo: 

    Núcleo maior

    Menores distâncias

    Menores taxas de transmissão


    *Monomodo:

    Núcleo menor

    maiores distâncias

    maiores taxas de transmissão

  • Hum?? O cabo monomodo transmite apenas um sinal de luz, enquanto que o multimodo pode transmitir vários sinais. Alguém sabe a fonte disso??

  • Eriton, cara, a fonte que tenho são todos os professores dão aulas sobre o assunto afirmam isso
  • ✿ Cabo de Fibra Óptica

    Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é

    incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.

    A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.

    A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos


ID
2769766
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O IPv6 foi desenvolvido ao longo da última década com a finalidade de ser o sucessor do IPv4. Sobre o IPv6, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B)

    Espaço de Endereçamento. Os endereços IPv6 têm um tamanho de 128 bits.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6

  • Se eu acertasse a questão na prova, ficaria na minha. Mas, se errasse, entraria com recurso:


    a) Também está incorreta. A implementação de IPSec no IPv6 é obrigatória, sendo apenas a sua ativação na conexão facultativa.


ID
2769769
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das VLANS (Virtual Local Area Network), é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • VLAN opera na camada 2 do modelo de referência OSI e é padronizado pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), como IEEE 802.1Q. 

     

    Fonte: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/VLAN-entre-GNU-Linux-MikroTik-e-equipamentos-Ubiquiti

  • Gabarito C


    Opera na camada 2 (enlace de dados) do modelo OSI.


    Vamos na fé !



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2769772
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A suspensão do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil, recentemente, fez com que diversos usuários recorressem a aplicativos de VPN para conseguir driblar a proibição e continuar a se comunicar por meio do serviço. A respeito de uma VPN, classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Necessita de um link de dados dedicado para o seu funcionamento.
( ) Uma VPN faz com que todo o tráfego na rede passe por um servidor específico.
( ) Funciona apenas através de redes de dados móveis, por exemplo, 4G.
( ) IPSec e L2TP são exemplos de protocolos usados em VPN.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/12/entenda-o-que-e-vpn-e-conheca-o-risco-de-usar-este-servico-no-seu-celular

  • Gab: D

  • servidor específico? por quê? eu não posso configurar uma VPN entre os dois computadores que vão se comunicar, em teoria eu posso configurar um canal secreto entre dois computadores ué, sem um servidor/gateway VPN...


ID
2769775
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de cabos de rede de par trançado, classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Os cabos da categoria 5 suportam redes até 10Gbps.
( ) Os cabos com blindagem são conhecidos pela sigla BTP.
( ) Os cabos possuem 8 pares de fios.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    "Os cabos da categoria 5 suportam redes até 10Gbps." -> Se for FastEthernet, suporta 100Mbps; se for Gigabit Ethernet, suporta 1000Mbps.
    "Os cabos com blindagem são conhecidos pela sigla BTP."  -> FTP, STP e SSTP que blindam.
    "Os cabos possuem 8 pares de fios.​" -> 8 fios ou 4 pares de fios 

  • 10GBaseT - Utiliza cabos 6, 6a...


ID
2769778
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Numere as camadas a seguir segundo o Modelo OSI.


( ) Apresentação

( ) Física

( ) Enlace

( ) Transporte

( ) Sessão

( ) Rede

( ) Aplicação


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • não entendi :/

  • Aplicação - 7 

    Apresentação - 6 

    Sessão - 5

    Transporte - 4

    Rede - 3

    Enlace - 2

    Física - 1

     

  • Eu sempre recordo da camada OSI pelas iniciais mesmo: F-E-R-T-S-A-A, quase um mnemônico :P

  • Quero uma questão dessa na minha prova hahaha


ID
2769781
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual das seguintes alternativas apresenta um Media Access Control Address VÁLIDO?

Alternativas
Comentários
  • MAC tem 48 bits (6 bytes). 

    Cada algarismo em hexadecimal corresponde a uma palavra binária de quatro bits, desta forma, os 12 algarismos que formam o endereço totalizam 48 bits.

     

    logo, sobraram duas alternativas:  e) 28:00:ab:60:ff:eb   ///    b) b8:f9:h4:ef:22:11. 

    Como hexadecimal só vai até F. Gabarito letra E

     


ID
2769784
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um servidor com sistema operacional Linux CentOS 7 pode ser gerenciado através de comandos executados remotamente usando uma ferramenta de SSH. São exemplos de comandos interpretados pelo CentOS 7:

Alternativas
Comentários
  • # uname -m: Exibe informações sobre o sistema. Com a opção "-m", mostra a arquitetura da máquina;

     

    # uptime: Informa o tempo que o sistema está ativo;

     

    # top: Mostra, dinamicamente, os processos que estão sendo executados no sistema.

     

     

    At.te

    Foco na missão!!!


ID
2769787
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre o SSL (Secure Sockets Layer), é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Quando o HTTP é usado sobre SSL, ele se denomina HTTPS (Secure HTTP).

  • HTTP ➜ porta 80

    HTTPS ➜ porta 443

     

    .

    .

     

    At.te

    Foco na missão 

  • ⋄SSL -> significa Secure Sockets Layer, um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um site e um navegador.

    • HTTP + SSL ou TLS -> HTTPS

ID
2769790
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre a segurança da Web, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Domain Name System Security Extensions (DNSSEC) é um padrão internacional que estende a tecnologia Domain Name System (DNS). O que DNSSEC adiciona é um sistema de resolução de nomes mais seguro, reduzindo o risco de manipulação de dados e domínios forjados. O mecanismo utilizado pelo DNSSEC é baseado na tecnologia de criptografia que emprega assinaturas. DNSSEC utiliza um sistema de chaves assimétricas. Isso significa que alguém com um domínio compatível com DNSSEC possui um par de chaves eletrônicas que consistem em uma chave privada e uma chave pública. Em razão do mantenedor das chaves utilizar a chave privada para assinar digitalmente sua própria zona no DNS, é possível que todo mundo com acesso a chave pública desta zona verifique que os dados transferidos desta zona estão intactos.

    DNSSEC soluciona alguns problemas encontrados na atual tecnologia DNS. Falsas informações DNS criam oportunidades para roubo de informações de terceiros ou alteração de dados em diversos tipos de transações, como compras eletrônicas. Sem a tecnologia DNSSEC, um ataque DNS com informação forjada é extremamente difícil de ser detectado e na pratica impossível de ser prevenido. O objetivo da extensão DNSSEC é assegurar o conteúdo do DNS e impedir estes ataques validando os dados e garantindo a origem das informações.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2769793
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O _________ é um sistema open source, baseado no sistema operacional __________, utilizado principalmente para desempenhar a função de _______________ em uma rede.

Marque a alternativa que contém a sequência que completa CORRETAMENTE a expressão anterior.

Alternativas
Comentários
  • Aternativa Correta: B

     

    ... "pfSense é uma distribuição customizada, livre e open source (código aberto), do projeto FreeBSD criado para ser utilizado como um firewall ou roteador, inteiramente gerido em uma interface web fácil de usar”.

     

    Em outras palavras, o pfSense é uma robusta solução de firewall e/ou roteador amplamente utilizada hoje por empresas e usuários avançados (mais de 1 milhão de downloads foram feitos desde o seu lançamento). Por ser open source, consolidou-se como uma grande concorrente das principais soluções pagas disponíveis no mercado.

     

     

    Fonte: https://e-tinet.com/linux/pfsense-vantagens/

  • Gabarito B

    O Pfsense nada mais é do que um sistema livre baseado em FreeBSD adaptado tanto para o seu uso como roteador, como também para o seu uso como firewall. De maneira resumida, ele é um sistema de appliances que são prontas para serem instaladas e que contam uma série de recursos diferentes, como controle avançado de banda, VPN, autenticação Radius, balanceamento de link e muitos outros.

    Tudo isso serve para que o usuário de um computador ou de uma determinada rede tenha a possibilidade de compartilhar a sua conexão de internet de maneira segura e controlada.

    Uma das melhores opções de firewall existentes no mercado, o Pfsense é extremamente versátil, tendo utilização tanto em pequenas, quanto em médias e grandes empresas. O firewall foi criado em 2004 por Chris Buechler e Scott Ullrichfoi e já está em sua versão 2.3, tendo acumulado mais de 1 milhão de downloads até então. Tudo isso por conta de sua versatilidade, que o torna extremamente competente tanto para empresas domésticas quanto para grandes universidades e corporações, por exemplo.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !



ID
2769796
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A virtualização é um assunto que tem recebido destaque no mundo da tecnologia da informação, podendo ser feita de diferentes formas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O que é virtualização?

    Virtualização é o processo de criar uma representação de um processo físico através de software. A virtualização pode se aplicar a aplicativos, sistemas operacionais, servidores, armazenamento e redes, e pode ser considerada a maneira mais eficaz de reduzir as despesas com hardware, energia, profissionais de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade para empresas de todos os portes.

     

    Fonte: http://www.infortrendbrasil.com.br/virtualizacao/

  • Virtualização de periféricos não entra.

    GABARITO A.  

  • e o teclado virtual?

  • Quando não utilizar a virtualização

    a)     testes em virtualização da plataforma x86: Não se pode testar virtualização dentro de um ambiente virtualizado. Isto irá tornar o ambiente não usável. Esta é uma limitação da plataforma x86;

    b)     jogos no computador: Os requerimentos para execução de jogos de computador são extremamente grandes e ter a camada de virtualização entre o hardware e o jogo pode impactar no desempenho do mesmo;

    c)       hardware e periféricos especializados: Não há meios de poder colocar em ambientes virtualizados periféricos de hardware customizado. Isto porque não há emulação ou representação destes dispositivos em ambiente virtualizado;

    d)     testes de performance: A sobrecarga devido a camada de virtualização irá causar resultados errôneos na execução de testes de performance;

    e)     depurar drivers de hardware: Devido ao fato de todas as maquinas virtuais terem o mesmo hardware, não há como testar ou depurar drivers de hardware nesta plataforma.

    Fonte: https://projetoseti.com.br/o-que-e-virtualizacao/

  • 2018

    Recursos como CPU e memória, e dispositivos de entradas de dados, como teclados virtuais, podem ser virtualizados por um hypervisor e compartilhado para os sistemas convidados.

    Errada

  • A virtualização de recursos (o pool de recursos) pelo ESX, tais como placas PCI?

ID
2769799
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito da computação em nuvem, classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) A infraestrutura como serviço (IaaS) é uma infraestrutura de TI completa consumida como serviço. Cada usuário acessa uma parte de um pool consolidado de recursos agrupados para criar e usar sua própria infraestrutura de computação, conforme necessário.
( ) A Plataforma como Serviço (PaaS) refere-se a aplicações prontas que podem rodar diretamente no browser, por exemplo, o Google App’s, que substitui softwares instalados diretamente no dispositivo.
( ) Redução de custos de manutenção e de energia elétrica estão entre as vantagens em adotar um modelo de computação em nuvem.
( ) Nuvem Pública é um tipo de computação em nuvem onde os dados do cliente ficam disponíveis abertamente para qualquer pessoa com acesso à internet.

Alternativas
Comentários
  • I. Correta

    II. Incorreta, afirmação aborda o conceito de SaaS.

    III. Correta

    IV. Incorreta, nuvem pública o acesso é permitido para o público geral, mas com dados privativos de cada usuário. Porém a questao erra ao afirmar que "dados do cliente ficam disponíveis abertamente para qualquer pessoa" Um ótimo exemplo de nuvem pública é o google drive, qualquer pessoa pode se registrar (acesso público) porém os dados serão exclusivos de cada usuário.

     

    Gabarito alternativa A

  • A IV está incorreta pois o "nuvem pública" se refere ao meio de acesso, que é público (a internet é um meio de acesso público). Para quem tem curiosidade, uma nuvem privada utilizada meios de acesso ponto-a-ponto, ou seja, exclusivos.

  • O ponto principal da nuvem pública é o compartilhamento de recursos. O Azure e o AWS não vendem o serviço de infra apenas para uma empresa, eles vendem para várias. Cada empresa terá suas VMs com dados e aplicações isoladas das outras empresas.

    Isso é diferente da nuvem privada em que só existe uma empresa utilizando os recursos. E essa infra pode ser acessada via Internet se estiver em um Data Center fora da empresa.

  • a-

    Em um serviço do tipo IaaS, o provedor deve fornecer recursos com flexibilidade, efetividade, escalabilidade, elasticidade e segurança.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    nuvem publica sao os recursos disponiveis no provedor, o qual cuida de tudo (hardware, seguranca, manutencao, disponibilidade, fault tolerance etc). nuvem privada é no data center da empresa e tb é chamado de on-premises. a nuvem nesse caso pode ser open stack, usando sub-rede propria e publica. a nuvem híbrida usa recursos on-premises e publica, porem, é necessario tornar o acesso à nuvem seguro.


ID
2769802
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do Citrix XenServer, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Virtualização de servidor otimizada para todas as suas cargas de trabalho do datacenter

     

    O Citrix Hypervisor é uma plataforma de gerenciamento de virtualização otimizada para infraestruturas de virtualização de aplicativos, desktops e servidores. A consolidação e a contenção de cargas de trabalho no Citrix Hypervisor permitem que organizações verticais de qualquer porte transformem as infraestruturas de computação de TI de suas empresas.

     

    Fonte: https://www.citrix.com.br/products/citrix-hypervisor/